Ministro tem razão, mas também existe corruptor no condomínio

O Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo pode ter razão: “Síndico de prédio superfatura capacho”. Mas o corruptor também é figura presente nos condomínios. Como síndico de meu prédio, há quatro anos, vi de tudo.

Nesse tempo, toquei o caixa com “escorpião no bolso”.  A declaração do ministro foi feita em um evento recente, dentro de um contexto em que atribui a corrupção a um problema da sociedade brasileira, e não somente da classe política.

A indústria que se transformou administrar condomínios criam relações perigosas entre síndicos e empresas. Para prestar serviço à área comum do condomínio, algumas embutem “servicinhos” em área privada “na faixa”.

Um exemplo: a contratação de uma firma de dedetização pode vir incluída informalmente na proposta “uma geral” contra baratas e insetos na casa do síndico.

Quer outro exemplo? Televisão por assinatura. Para puxar um cabo da rua para dentro do condomínio, as operadoras precisam de autorização do síndico para a execução da tarefa. Para tornar as “coisas mais fáceis”, oferecem um “gatonet” por algum tempo na residência do administrador do prédio.

Os serviços regulares de manutenção de bomba de água, interfone, portão eletrônico etc. também são “cheios de dedos”. Certa ocasião, penei para conseguir que empresas me cobrassem por um novo interfone e um novo controle de acesso à garagem que precisei trocar – tenho que pagar por eles como qualquer condômino.

Por não quererem que me coçasse por isso, “esqueceram” de me mandar a fatura. Mas o motivo era outro: estavam interessados em me agradar já que, como síndico, tenho controle dos contratos do condomínio.

A Petrobras deve ter escaramuças semelhantes. Corruptores-empreiteiros pagam por fora para conquistar contratos, ou porque foi pedido isso a ele (o síndico que não presta) ou já fizeram de caso pensado (agindo igualzinho ao prestador de serviço mal intencionado da indústria do condomínio).

O doutor-ministro resolveu pôr todo mundo no mesmo saco em sua opinião em torno do tema, sem separar aqueles que só pisam no capacho e os que se prestam a ser um capacho a serviço da corrupção.  A culpa não é de todos!

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. UM SÍNDICO JÁ ME AMEAÇOU DE MORTE – RECIFE

    Claro que deve haver inúmeros casos em todo o Brasil. Reporto-me a curiosidades de Porto Alegre e o oposto Recife.

    Num pequeno prédio de clase média metida a alta, bairro Graças,Recife.

    Eu obtive provas. Aki o conformismo é enorme (raríssimas exceções comoo Ocupe Estelista). Só perdi na justiça por falha do mal advogado, a justiça arquivou, e tive que pagar o advogado da outra parte. O incrível é que diante de provas o restante dos condôminos não ficaram do meu lado… todfos. E havia, claro, o Conselho Fiscal que era da tchurma do síndico e dos síndicos que se revezavam mantndo a corrupção. Uma vez na Rádio CBN Porto Alegre (q foi desativada) reortagem dizia que POA era a capital de todo o Brasil, com cerca de 95% de predios RESIDENCIAIS com Administração externa, além do Síndico. Mesmo assim, a taxa média de condomínios em Recife (onde moro atuamente e onde nasci) é MAIOR do que os de POA, mesmo só tendo adminsitração interna !… Mesmo o mercado imobiliáriode POA sendo mujito mais caro do que o de Recife. Nalgumas edições (não a atual) O professor e desembargador João Batista Lopes, em “Condomínio” desmistifica que sairia mais econômico a adminsitração própria, que  esta é uma lenda, por deconhecimento, por tradição,por conformismo de nssa sociedade, e pra que um ou outro condômino venha a ter sua chance de ocupar o posto de síndico(a) e roubar, sob a cumplicidade dos demais (o brasileiro emm geral não reclama no cotidiano, no que está mais próximo,porque acha que ou é falta de edfucação, ou por temer ser considerado chato, e o ditado “É melhor fechar os olhos do que pegar aborrecimento” – no caso, como em tantos, até ameaças de morte!. Recife, ao contrário de outra enda, é violentíssima, o maior indice de pessoas com pressão alta, o pior trãnsito no Brasil em horários de pico (em 2 medidas recente por um órgão holandês, isso se explica, em parte, pelas ruas e avenidas estreitas e abusos de motoristas de clase média e não só). Sao Paulo fica em… 5º lugar – acreditem ou não. Cai outro mito de que onordestino é gente de amizade fácil, liberal, etc (noutro momento me deterei no assunto – se tiver saco. Sabemos que Nassif por exemplo, como visitante e por conviver em nichos adora Recife, p ex. Assim com quem for de fora de outras cidades ou país, ou quem não tiver senso de observação das coisas do cotidiano).

  2. Em termos legais e morais, não há qualquer diferença

    Quem aceita propina por iniciativa do corruptor é tão corrupto quanto quem teve a coragem de pedir. A diferença pretendida no post é inexistente, tanto em termos legais quanto em termos estritamente morais. A única diferença é mecânica, procedimental. Num caso, o corrupto pede, exige, impõe. No outro, ele aquiesce. Em ambos os casos, da mesma forma, o corruptor pagou porque quis concordar com a corrupção. A diferença pretendida simplesmente não existe.

  3. A sociedade…

    A sociedade tem um lado bem corrupto, a comparação é ótimo para isso, se compararmos nossa sociedade em termos de moral, com a sociedade do japonesa, conseguimos saber por que lá há bem menos corrupção, lá eles respeitam uma simples fila, um bom exemplo foi nos jogos da Copa em que os japoneses limparam a sujeira das arquibancadas. 

    Devemos mudar a legislação colocando na ilegalidade o financiamento por empresas, isso já ajuda, mas somente uma mudança na moral e na ética poderá deixar nossa sociedade menos corrupta.

  4. diretoria anti corrupção

    Como a administração de prédios é enxuta, não cabendo diretoria anti corrupção, no mínimo os moradores devem ter por prática impedir a segunda reeleição de Síndico. Como já acontece no pais, estados e municípios, a exceção naturalmente do estado de São Paulo onde o governador é vitalício.

    A mera troca de síndico é um facho de luz sobre a administração passada. 

  5. Não é bem assim… Ja

    Não é bem assim…

     

    Ja tentou vender um serviço a um prefeito? Um serviço de interesse do Povo do seu município! 

    Vc vai se surpreender em 100% das tentativas!

  6. Saiu o IDH no país (16 capitais e tb suas regioes metropolitanas

    meio fora do assunto… Mas vejamos! Apesar de polêmicos métodos e divergências por especialistas quanto aos métodos e aos dados, alguma coisa se depreende do IDH, saiu do forno a divulgação. A mídia é safada, uma amostra são os 3 jornais de Recife-PE, na capa só o jornal mais barato e mais acessível ao povo, a Folha de Pernambuco foi o mais decente e maior destaque, os péssimos índices de Recife e o pior contraste entre as classes sociais na Reg. Metropolitana. O pior horroroso foi o DIário de Pernambuco. O segundo melhorzinho foi o Jornal do Commercio, a meu ver, em conjunto, é o melhor de Pernambuco/Recife. Isso é amostra q deve se reptir noutras capitais. Acesso gratuito na home, capa, na web. Acho que “pequenas” coisas como esta amostra devem ser destacadas nalgum lugar quer dizer de boca em boca, etc. (Não me refiro a elevar a post-título, isso compete à equipe do Blog por todo o levantamento IDH no país).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador