Despolitização em grau máximo, Tiririca fazendo escola no Rio Grande

SARTORI, O TIRIRICA GAUDÉRIO – Aqui no Rio Grande do Sul já houve disputas fortemente polarizadas, onde os oponentes sempre se digladiaram em defesa de seus projetos programáticos. E isto é absolutamente normal e salutar na democracia.

Foi assim com Olívio x Britto em 1994 e 1998, com Tarso x Rigotto em 2002, com Olívio x Yeda em 2006 e com Tarso x Yeda e Fogaça em 2010 (Tarso venceu no primeiro turno).

É incrível o que está acontecendo nessa disputa de 2014.

Tarso está debatendo com um não candidato, com alguém que não se compromete com nada, que não tem uma única proposta política, que não defende projeto político nenhum, que omite o seu passado, a sua história e a sua trajetória.

É o processo mais despolitizador que já vi em toda a minha vida.

Sartori do PMDB, qualquer um sabe, representa os projetos defendidos por Antônio Britto, por Yeda Crusius, por Pedro Simon e por Germano Rigotto.

No plano nacional ele representa FHC, Serra, Alckmin e Aécio Neves.

Infelizmente o candidato do PMDB omite os votos que deu no passado, omite as participações que teve nos governos aqui do Estado e se esquiva de todo e qualquer questionamento se fazendo de ofendido (enquanto ataca sem parar, o que é normal).

Quem perde com essa postura sui generis é a população gaúcha.

O candidato insípido, inodoro e incolor não se comprometeu com os professores, nem com os sindicatos, nem com coisa alguma e a ”grande proposta” do cidadão é estender para todo o Rio Grande o ”revolucionário” programa de, acreditem, trocar lixo por comida!

O Rio Grande do Sul sempre teve uma tradição de polarização e de fortes debates, com projetos antagônicos se confrontando.

O que acontece hoje aqui no Pampa é um acinte, uma vergonha e um fiasco.

Sartori não é burro, ele apenas utiliza a estratégia de se fazer de vítima, de apagar o próprio passado, de não se comprometer com nada e de atacar enquanto quase chora na frente das câmeras.

Nunca havia visto um candidato ao governo estadual tão coitado quanto este Sartori. Ele é de fato a cara do PMDB gaúcho: fingido, conservador e que corre da disputa como o diabo corre da cruz.

Esses slogans estúpidos do tipo ”meu partido é o Rio Grande”, ”acima de qualquer sigla”, ”acima da esquerda”, ”acima da direita”, entre outros, além de serem totalitários e fascistas, porque se colocam acima das disputas reais que existem na sociedade, são também a face nefasta de agremiações que prezam pelo engôdo e pelo embuste no debate público.

A ”nova política” tem se mostrado, ao fim e ao cabo, uma usina de sensos comuns, de manipulações e de disfarces. A direita se fantasiou com esse mote vazio e juntou a ele o seu vazio ideológico (aliás, a sua ideologia muito bem camuflada).

A sociedade gaúcha está anestesiada pelo nonsense da campanha mais simplória e patética de todos os tempos. Nem mesmo o fato do vice deste cidadão se orgulhar de dizer que na sua fazenda não existem direitos trabalhistas parece capaz de despertar o torpor passageiro que agora se verifica. 

Mas quando a anestesia passar o Tiririca da Serra, que se apresenta como um palhaço de circo ou animador de auditório, e não como um candidato, vai perceber que não se engana a todos durante todo o tempo. 

 

Redação

68 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. a insensibilidade política e

    a insensibilidade política e ausencia de discernimento do que seja

    o repubicanismo parece que  impregnam mesmo

    as candidaturas retrógrads pelo paísa afora.

    daí tudo vira um circo de horrores

    para preparar a cena final do terror.

  2. E Tarso vai perder a eleição

    E Tarso vai perder a eleição com a maior surra eleitoral da história da republica..

    Qualquer um é melhor que o PT.

    Uma pena que Sartori vai governar um estado falido sem condições de pagar o 13% salário do funcionalismo este ano, vão ter que pedir ” empréstimo” para o BANRISUL..

    Tarso Genro teve que desviar dinheiro dos precatórios para custear o estado.

    O RS tem uma divida com a União impagável, os juros são maiores que os cobrados da Odebrech, OAS, etc.

    1. Dívida que cresceu muito mais

      Dívida que cresceu muito mais no governo Yeda, uma pena porque a direita está viciada em austeridade (mesmo provado que ela apenas piora a situação).

      Que bom o PT ter vencido em Minas, vamos ter um governo “ruim” como essa notícia:

       

       

      Indústria do RS registra o maior crescimento do País em 2013

      Produção do Estado teve um aumento de 6,8%

      0Comentários Rádio Guaíba     

      A produção industrial do Rio Grande do Sul fechou 2013 com um crescimento de 6,8%, o maior entre os Estados e bem acima do índice do País, que fechou em alta de 1,2%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números decorrem da expansão dos setores de refino de petróleo e produção de álcool, de máquinas e equipamentos e de produtos químicos. 

      O PIB acumulado até setembro (último dado disponível) mostrou um crescimento de 6,6% na economia regional, ante 2,4% no Brasil. Nas exportações, o Rio Grande do Sul recuperou a terceira posição no ranking nacional, com US$ 25,1 bilhões em vendas externas, com uma evolução de 44,3%.

      Na passagem de novembro para dezembro, na série com ajuste sazonal, a diminuição no ritmo da produção industrial nacional também foi observada em termos regionais, já que 11 dos 14 locais pesquisados apresentaram taxas negativas, com destaque para as perdas assinaladas por Minas Gerais (-8,6%), Paraná (-7,3%) e Ceará (-6,2%). São Paulo (-5,5%) e Espírito Santo (-3,6%) também mostraram recuos mais intensos que a média nacional (-3,5%), enquanto Rio Grande do Sul (-3,2%), Rio de Janeiro (-3,0%), Bahia (-0,6%), Amazonas (-0,6%), Santa Catarina (-0,1%) e Região Nordeste (-0,1%) completaram o conjunto de locais com taxas negativas nesse mês. Por outro lado, Goiás (8,2%) e Pernambuco (3,3%) registraram os avanços mais intensos em dezembro de 2013, enquanto Pará (0,9%) mostrou expansão mais moderada.

      Conforme o IBGE, a Região Metropolitana de Porto Alegre foi a que apresentou a menor taxa de desemprego em relação à população economicamente ativa do país em 2013, com 3,5%. A média nacional foi de 5,4%. 

       

      1. Todo mundo sabe que quando

        Todo mundo sabe que quando você tem uma divida a solução é gastar mais ainda.

        Sua sapiência e tamanha que não tenho resposta para contrapor.

    2. Tá nervoso?

      Tá com medo do Tarso ganhar e seu carguinho de aspone dar xabú? É meu, estude e faça concurso público. É a única forma de você garantir sem precisar lamber botas dos tubarões.

      1. 74 ANOS E MUITO ESTUDO!
        aproveitei meus estudos e hoje tenho uma excelente aposentadoria. Saber que TARSO é um candidato que nos representaria com excelência, ao contrário do Sartori que apresenta vantagem nas pesquisas me deixa muito TRISTE.
        Creio que os gaúchos estão com a lavagem cerebral feita por alguns “aspones” atucanados, Sem esquecer do PRBS e que tais.
        Se as previsões malévolas forem consolidadas, vou aceitar a pecha de que o gaúcho é o povo mais despolitizado do Brasil.
        Tiririca diz a que veio, não se esconde, assume, ao contrário do candidato do “partido do Rio Grande do Sul.” Que coisa mais insana! Triste pela ERA DAS TREVAS.

      2. 74 ANOS E MUITO ESTUDO!
        aproveitei meus estudos e hoje tenho uma excelente aposentadoria. Saber que TARSO é um candidato que nos representaria com excelência, ao contrário do Sartori que apresenta vantagem nas pesquisas me deixa muito TRISTE.
        Creio que os gaúchos estão com a lavagem cerebral feita por alguns “aspones” atucanados, Sem esquecer do PRBS e que tais.
        Se as previsões malévolas forem consolidadas, vou aceitar a pecha de que o gaúcho é o povo mais despolitizado do Brasil.
        Tiririca diz a que veio, não se esconde, assume, ao contrário do candidato do “partido do Rio Grande do Sul.” Que coisa mais insana! Triste pela ERA DAS TREVAS.

        1. poste

          quem chamou de poste foi a  direita e tomarão no c……..hoque, a divida do estado podem agradecer com velas todos os dias pra a pobre mulher (ne tio Simon?) que os ruins do PT não deixavam brincar com o DETRAN, pedágios, escolinhas de lata, alias a secretaria vem aí de novo!!!!!!

    3. repetitas juvant

      Sem meias palavras, te rotular como desinformado é um elogio à ignorância, portanto não se orgulhe por este tipo de tratamento. Má-fé tampouco te pertence, pois é das pessoas muito perversas, aquelas que podem, tem um plano e uma finalidade, as que têm o verdadeiro poder.

      Para falar, escrever e divulgar bobagens os argumentos invocados devem ser apresentados como algo que na duvida possa despertar duvidas para o leitor, quase uma verdade a ser avaliada em seguida. Agora como troll de direita morta(n)dela, um goebbel caricato o efeito é: quais os idiotas que pagam este coiso?

    4. Qualquer um é melhor que o PT.

      Qualquer um é melhor que o PT………….palavras do aliança……….liberal, mas sempre com dor de cotovelo.

  3. Representatividade

    Um dia desses estava conversando sobre política com um amigo…

    Dizia ele que não deveriam deixar uma pessoa sem cultura(sem curso superior) ser canditado a cargo político…

    Aí perguntei pra ele!

    Se um médico/deputado(deputado/médico) estivesse prestes a votar um projeto sobre saude…

    Ele votaria a favor dos pacientes ou votaria a favor dos médicos?

     

     

  4. Os mais politizados

    O que acontece hoje aqui no Pampa é um acinte, uma vergonha e um fiasco.

    Ué! os gaúchos sempre se pomparam que era o Estado masi sabido e politizado do Brasil!

    Ou não?! Que houve?!

    1. Acho que o artigo é

      Acho que o artigo é exatamente sobre isso: como um estado politizado como o RS está caindo nessa onda “tiririca”. O autor não vai em busca de explicações (ainda). Apenas registra seu espanto.

  5. Fator Previdenciário e salário mínimo – por Wadih Damous

    No debate entre candidatos à Presidência e nas entrevistas de seus assessores nem tudo é dito às claras. Remédios amargos são omitidos, mesmo que estejam nos planos para o futuro. Mas não há como evitar o debate em torno de certos temas.

    Nesse quadro, a Previdência, com seu propalado deficit, e a fórmula para a correção do salário mínimo foram trazidas à discussão, ainda que da forma oblíqua usada quando se trata de retirar direitos ou vantagens das pessoas.

    No primeiro caso, não se discute que os cálculos atuariais para que se mantenha o equilíbrio dos sistemas de Previdência tenham que ser atualizados regularmente. Isso ocorre tanto no Brasil, como no resto do mundo. A razão é simples. O aumento da expectativa de vida das pessoas faz com que elas tenham que ser sustentadas por pensões e aposentadorias durante mais tempo. Assim, a equação de despesas e receitas do sistema tem que ser acompanhada ao longo do tempo, pois a ninguém interessaria quebrar a Previdência.

    Mas, atenção, não se pode comprar gato por lebre. O propalado deficit na Previdência brasileira não existe. É fruto de um truque estatístico, que não leva em conta fontes de receita para a Seguridade Social previstas na Constituição.

    Vale a pena ver isso de perto.

    A partir de 1988, os trabalhadores rurais foram incorporados ao rol de beneficiários da Previdência. Até então, isso não acontecia. A medida, justíssima do ponto de vista social, acarretou um custo adicional para o sistema, pois eles não tinham contribuído ao longo da vida. Por isso, a própria Constituição apontou novas fontes de receita para a Seguridade Social, de forma a equilibrar o sistema: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e um percentual de concursos de prognósticos (loterias).

    Assim, essas receitas têm que ser computadas e não se pode falar em rombo na Previdência simplesmente comparando-se a receita obtida com a contribuição de empregadores e empregados e a despesa com pagamento de benefícios.

    Há, ainda, outro problema: a chamada Desvinculação das Receitas da União (DRU). Criada por Fernando Henrique Cardoso em 1994, com o nome de Fundo Social de Emergência, ela permite retirar até 20% dos recursos originalmente previstos no Orçamento para uma determinada destinação. Assim, um quinto do que seria destinado à Seguridade Social tem sido subtraído para engrossar o superavit primário, reserva usada para pagamento dos juros da dívida pública aos banqueiros.

    Pois bem, sem computar todas as receitas e subtraindo 20% dos recursos destinados à Previdência, aí, sim, temos deficit. Mas, como se vê, fictício.

    Foi esse suposto deficit que levou à criação, no período FHC, do tal Fator Previdenciário. É um mecanismo perverso, que diminui em até 30% o valor dos benefícios pagos a aposentados e pensionistas. Por isso, com razão, as entidades de trabalhadores reivindicam a sua extinção. E, perto de eleições, volta e meia um candidato fala em extingui-lo. Foi o que fez Aécio Neves, numa reunião com sindicalistas.

    Depois, advertido por seus economistas, o tucano recuou. Disse que não se trataria de extinguir o Fator Previdenciário, mas de estudar, com cautela, um mecanismo que o substituísse.

    Ora, vamos falar claro. Qualquer outro mecanismo de compensação do Fator Previdenciário que parta da premissa de que a Previdência tem um rombo e que se proponha a enfrentá-lo com o aumento do valor das contribuições, com a diminuição dos benefícios ou com a prorrogação do tempo de contribuição antes da aposentadoria vai prejudicar os trabalhadores.

    Diga-se com todas as letras: o Fator Previdenciário é injusto. Baseia-se na falsa premissa de que a Previdência está quebrada. Ele deve ser extinto, e não substituído por outro mecanismo igualmente perverso.

    Outra questão levantada por economistas ligados a Aécio Neves, que também afeta a Previdência, é a questão do salário mínimo. Ele estabelece um piso para os trabalhadores que ganham menos e serve de indexador para o rendimento de muitos outros. É também o piso dos benefícios pagos pela Previdência a cerca de 20 milhões de pessoas (70% dos atendidos por ela).

    O aumento do poder de compra do mínimo – significativo nos últimos anos – foi responsável pela inclusão social de milhões de brasileiros. Ainda está longe do valor calculado pelo Dieese como necessário para prover o sustento de uma família (R$ 2.861,55), mas sua valorização foi essencial para uma melhor distribuição de renda. E ela fez com que não só melhorarassem de vida os que recebem o mínimo, mas os que quem ganham um pouco mais e têm os rendimentos empurrados para cima cada vez que ele é aumentado.

    Hoje o reajuste do salário mínimo é calculado tendo-se por base a inflação do último ano, acrescida do índice de crescimento do PIB dos dois anos anteriores.

    Acenando com a pressão da valorização do mínimo sobre a Previdência (e sempre usando o suposto deficit desta última) economistas neoliberais ligados a Aécio querem mudar o cálculo de reajuste, de forma a interromper (ou a diminuir) a recuperação de seu poder de compra.

    O custo social disso seria altíssimo.

    Como se vê, o suposto deficit da Previdência está sendo usado para justificar “maldades” contra o povo brasileiro.

    Quem acha que uma vitória eleitoral de Marina ou de Aécio não prejudicaria os trabalhadores deve estar atento a essas duas questões.

  6. Tarso não merece perder, se a

    Tarso não merece perder, se a Dilma derrotar o Aécio no RS, que ele também seja beneficiado pelo voto 13 e ganhe também.

    Tarso tem crédito, um dos poucos petistas que não se deixa levar pela Realpolitik.

  7. Datafolha-TV Globo/ jornal “Folha de S.Paulo”.

    Dilma tem 52%, e Dilma, 48% dos votos válidos, aponta Datafolha

    Levantamento com 4.389 eleitores foi feito nesta segunda (20).——Margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

    Do G1, em São Paulo—20/10/2014 20h02 – Atualizado em 20/10/2014 20h04

     

    Pesquisa Datafolha (Foto: G1)

    Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:
    Dilma Rousseff (PT): 52%
    Aécio Neves (PSDB): 48%

    Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

    A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

    De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas Dilma aparece pela primeira vez numericamente à frente de Aécio em um levantamento feito após o primeiro turno.

    No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.

    Votos totais
    Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

    Aécio Neves (PSDB): 46%
    Dilma Rousseff (PT): 43%
    – Em branco/nulo/nenhum: 5%
    – Não sabe: 6%

    Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente.

    O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.

    Certeza do voto
    O Datafolha também perguntou, entre os dois candidatos, em quem os eleitores votariam com certeza, em quem talvez votassem e em qual não votariam de jeito nenhum. Veja os números:

    Dilma
    45% – votariam com certeza
    15% – talvez votassem
    39% – não votariam de jeito nenhum
    1% – não sabe

    Aécio
    41% – votariam com certeza
    18% – talvez votassem
    40% – não votariam de jeito nenhum
    2% – não sabem

    1º turno
    No primeiro turno, Dilma teve 41,59% dos votos válidos e Aécio, 33,55% (veja os números completos da apuração no país).

    URL:

    http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/10/dilma-tem-52-e-dilma-48-dos-votos-validos-aponta-datafolha.html

     

  8. O ENROLÃO
    Não sei o que houve com o povo gaúcho. Época das Trevas? Que preço vamos pagar? Nunca vi uma estratégia dar tão certa como essa. “Meu partido é o Rio Grande”, o candidato tem vergonha de dizer que é do PMDB; desconversa, qualquer pergunta ele vai e vem, diz que o coração é que vai governar, é um bnrinquedo de esconde-esconde, quando é pego se faz de vítima e apela para dizer como foi criado pela mamãe. É uma parada!
    Encarna um personagem sonso. Merece uma análise de um profissional. Ao contrário de Tiririca que mostra quem é, o seu Sartori se esconde . É impossível que o povo gaúcho esteja tão “tacanho”, ao validar esse verdadeiro “Conto do Pacote”.
    Enquanto Tarso, um político inteligente e honrado, vítima da lavagem cerebral que sofre o PT, tém desvantagem nas últimas pesquisas. Quem sabe merecemos mesmo . Chega de dizer que o Rio Grande do Sul é politizado. Trevas!

  9. Força de Trabalho, Cidadania e Despolitização

    São Paulo, mais do que qualquer outro estado brasileiro, conseguiu formar nas escolas, especialmente nas públicas estaduais e em algumas municipais, mão de obra para ser explorada pelo capital (aliás, a queda da qualidade do ensino paulista em relação ao “resto” do Brasil – como diriam os paulistas – durante os governos psdbistas é notável e lamentável). O estado paulista incumbe-se, às expensas da população como um todo, daquilo que Marx chama de reprodução da força de trabalho. Assim, principalmente em SP, em vez do capital patrocinar a reprodução da mão de obra que explora, a exemplo do que faz quando substitui equipamentos, tecnologia, bens imóveis e bens de consumo, quem o faz graciosamente para o capital é a sociedade paulista. Uau!

    Mas a paulistada “goxxta muitxo”, tanto que reelegeu Alckmin, prêmio paulista de excelência em gestão (o sujeito que determinou à Sabesp dar lucro, em vez de água, hehehehe), governador. Alckmin é um dos que crê que a escola serve para reproduzir a força de trabalho. São Paulo vai morrer de sede, mas altivamente, de pé contra o PT, de boca seca, mas opondo-se ao Brasil! Avante, São Paulo! Esse é o caminho!

    Entende-se, porém, a alienação política dos paulistas. As escolas paulistas públicas, mormente estas, preocupadas em atender as demandas dos capitalistas, em vez de preparar cidadãos, prepara mão de obra. Diferentemente dos cidadãos, a mão de obra existe, especialmente a paulista, para obedecer, para trabalhar até se arrebentar, para se conformar com as enchentes, para aceitar ser tratada nos meios de transporte como gado, ou sardinha em lata; para aceitar enchentes a cada chuva, poluição exacerbada dos rios, do ar e sonora; para se submeter aos exploradores e, mais do que isto, para admirá-los nas Caras (e bundas) da vida, como na síndrome de Estocolmo.

    Cidadão, ao contrário, sabe a que classe pertence. Sabe quais são seus interesses, e luta por eles. Não vê candidatos e partidos como clubes de futebol. Organiza-se para se defender. Tem coragem de se opor aos exploradores e tem discernimento para identificá-los. É por isso que os cidadãos, os verdadeiros cidadãos, que remanescem em São Paulo tomam porrada da polícia, pois o PSDB não aceita a existência de cidadãos (coisa que igualmente ocorre em MG, mas os mineiros, diferentemente dos paulistas, introjetam criticamente e reagem como cidadãos).

    Dilma, em seu próximo governo, pois será reeleita, tem como principal tarefa fazer com que as escolas formem cidadãos. A principal tarefa de seu novo governo é a reforma educacional, mais do que qualquer outra, reforma que faça com que a escola forme pessoas para o exercício da cidadania (é triste de se ver médicos formados em escolas públicas que são inimigos do governo, do Estado e da população brasileira, como atestam suas atitudes em relação ao “Mais Médicos”). A reforma educacional, perdoem-me os educadores, pedagogos etc., é coisa muito séria para ser tratadas por eles. Formar cidadãos é estratégico para a coesão e, mesmo, permanência da nacionalidade.

    As escolas paulistas, com o concurso de Veja, Folha, Estado, Época e outros lixos, fez da sociedade paulista uma massa moldável ao gosto da elite “bandeirante” e imbecilizada política, histórica e culturalmente (e, por isto, violentíssima) que elege Alckmin e Tiririca, e que rejeita o Brasil.

  10. Pros guaipecas que balem aqui…

    Tarso está desmascarando o ‘bom gringo’ (sua condução nas votações do governo Britto estão na história, não podem ser apagadas, são inesqueciveis). Seguramente Genro será o ganhador do segundo turno.

  11. Aqui em Brasília um dos

    Aqui em Brasília um dos deputados mais votados é da bancad da bala. Outro um quase desconhecido, foi governador tampão por um curto período, ninguém se lembrava mais dele e, de repente, aparece com mais de 170 mil votos. No RS, um candidato a vice-governador se vangloria de não ter direitos trabalhistas nas fazendas dele. E essas pessoas estão encontrando eco em parcelas significativas da sociedade. Algo muito estranho está acontecendo, muito dinheiro sendo despejado em determinados lugares e suspeito que sejam notas verdinhas.

  12. Saudades do Ivan Lessa…

    … que tinha uma frase parecida no Pasquim: “O Rio Grande do Sul, a cada 4 anos, esquece o que aconteceu nos últimos 4 anos”.

  13. Diz o autor: “o candidato (…)

    se esquiva de todo e qualquer questionamento se fazendo de ofendido (enquanto ataca sem parar, o que é normal)”. Pior é que esse comportamento também ocorre no nosso candidato a presidente, o Aecinico.

  14. DO VIOMUNDO

    Maria das Neves: Lugar de agressor de mulher é na cadeia e não Presidência

    publicado em 19 de outubro de 2014 às 18:49

    Maria-das-Neves

    Carta aberta de Maria das Neves ao candidato Aécio Neves; sugestão enviada por Luana Tolentino

    Caro candidato, tamanha é minha indignação como jovem, mulher e feminista que não poderia deixar de escrever essas linhas.

    Sua candidatura tem servido para estimular o ódio contra as mulheres e reforçar a cultura machista que tanto temos lutado para combater.

    Muito tem me incomodado e a milhares de brasileiras a forma como você tem se referido as mulheres. Para você o Brasil ainda se divide entre “donas de casas” e “trabalhadores”. A velha divisão sexual do trabalho.  Parece que você não sabe, mas as donas de casa também são trabalhadoras. E, as mulheres tem ocupado entre tantas funções, aquelas que no passado eram apenas masculinas. Hoje, temos mais oportunidades, alto-estima e direitos conquistados. Somos o Brasil da seleção hexacampeã da Copa América de futebol feminino, golaço! As mulheres hoje são bandeirinhas, empresárias, engenheiras. Batem um bolão dentro e fora de campo. E, imagine só, chegamos até a Presidência da República.

    Como se não bastasse o caso de agressão contra sua namorada, publicamente divulgado nas redes sociais e demais meios de comunicação, são frequentes os ataques de ódio e incitação à violência contra as mulheres através de seus correligionários e apoiadores. No último debate, seus assessores receberam a Presidenta da República aos gritos de: Vaca!  Enquanto isso o Pastor Malafaia, em seu twitter fazia piada com a violência doméstica e a Lei Maria da Penha, direito conquistado com muita luta pelas mulheres brasileiras.  Piadas sem graça, xingamentos machistas.  Ofendem não apenas a Presidenta Dilma. Mas, a todas as brasileiras que nos últimos anos escreveram uma nova página na história desse país. Quanto as propostas para as mulheres a resposta foi: nenhuma. Essa é a proposta de sua campanha para as mulheres? Mais violência, menos respeito?

    Somos mais 52% da população e do eleitorado brasileiro, somos a maioria nas universidades, a maioria no PRONATEC. Somos as mais beneficiadas com o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Somos 67% da população economicamente ativa com carteira assinada. E, ao contrário do que o candidato disse no debate da Band não queremos um salário “mais próximo do que tem os homens”. Queremos um salário igual ao dos homens. Essa é uma luta histórica dos movimentos feministas e centrais sindicais: salário igual para trabalho igual!

    É candidato, saiba que essa geração de mulheres, que nascem e crescem num país governado por mulher e as que lutaram para chegarmos até aqui, não toleram o “dedo em riste”, não são “levianas”, nem “mentirosas”, muito menos “ignorantes”! Enquanto você saía de Minas para passear. Dilma saiu de Minas Gerais perseguida por lutar por liberdade e democracia.

    Dilma, representada todas nós, mulheres, jovens, idosas, brancas, negras, indígenas, quilombolas, ciganas, trabalhadoras do campo e da cidade, casadas, solteiras, héteros, lésbicas, bi e transexuais que lutam ainda hoje para nos libertar das correntes do patriarcado. Lutamos para ocupar mais espaços de poder e ajudar a decidir os rumos do país que ajudamos a construir. Por isso, lutamos por uma reforma política que aprofunde e consolide a democracia brasileira empoderando as mulheres.

    Por muito tempo o machismo tentou nos calar e afastar da política. Dilma, representa a força e a voz das brasileiras que tem coração valente!  Há apenas 82 anos conquistamos o direito de votar e sermos votadas. Depois da conquista do voto feminismo a eleição de Dilma, é a principal conquista das mulheres brasileiras.

    Lugar de mulher é na política, candidato. Não nascemos para ser apenas primeira- damas, mais para governar ao lado dos homens. Independente do peso, da cor da pele, do cabelo, do tamanho. Nossa beleza não tem padrão! E, não é critério para participação na política como afirmam as declarações machistas de seus apoiadores nas redes sociais que chegam à exaltá-lo como “herói” ao apresentar suas ex-namoradas como “troféu”.

    Para você as mulheres ainda são “donas de casas”. No Brasil de Dilma as mulheres podem sonham em ser Presidentas da República. No Brasil que você defende violência contra a mulher é piada. No Brasil de Dilma, a violência doméstica é crime. O Governo da primeira mulher Presidenta da República fez pelas mulheres o que nenhum outro governo fez. Não vamos retroceder! Lugar de agressor de mulher é na cadeia, candidato. E não na Presidência da República!

    No próximo dia 26 as mulheres votarão contra o desemprego, contra o neoliberalismo, contra o machismo, pelo fim da impunidade e da violência contra as mulheres.

    Não voto em homem que bate em mulher!

    * Maria das Neves, Diretora Nacional de Jovens Feministas da UJS

  15. Depois meu caro, será tarde

    Depois meu caro, será tarde demais, eo video, que coisa, é isso o governador que querem o povo gaúcho? Meu Deus, onde chegamos.

  16. Excelente

    Agora deram para isso;

    ”meu partido é o Rio Grande”, ”acima de qualquer sigla”, ”acima da esquerda”, ”acima da direita”

    É isso que eles pretendem chamar de novo?

  17. Por isso digo e repito: quem

    Por isso digo e repito: quem vota em aócio é o antipetista raivoso, aquele que a mídia cospe nele todo dia e ele gosta. O Governo Tarso está fazendo um ótimo governo, o estado está saindo do atoleiro que o psdb enfiou e roubou muito, e o governo tarso não tem qualquer vínculo com corrupção. Então os que roubaram merenda escolar estão doidos para voltar e assaltar os cofres públicos e as merendas escolares para serem usadas como moeda de troca e para seus prazeres fúteis de status. Gentinhas da pior espécie, roubar merenda escolar, agora, é coisa pouca pra eles. O negócio deles é muita corrupção, muito carguinho estratégico, como na era fhc, para ´se sustentarem sempre com o dinheiro público.

  18. Nassif, publique sobre o Ato Médico

    Ainda não disseram nada sobre isso!

    “AÉCIO E O ATO MÉDICO!

    Para os colegas, profissionais da saúde: enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, TO’s, dentre outros. Aécio Neves, quando senador, no ano passado, votou a favor do Ato Médico em plenária, e, posteriormente, a favor da derrubada dos vetos feitos por Dilma. Vale lembar que, sem os vetos, seriam atividades privativas  do médico o diagnóstico, a prescrição terapêutica, o encaminhamento para (nós!) outros profissionais de saúde e a gerência dos serviços de saúde. Isso nos deixaria atados e  nos tornaria meros executores de tarefas ou, num termo mais popular, “ParaMédicos”. Aécio já enviou uma carta para o sindicato nacional dos médicos com propostas para a classe, assim como fez José Serra em 2010!
    E para o seu (o nosso!) sindicato ele enviou alguma carta? Se você não sabe, lhe informo que não!

    Isso demonstra a partir de qual conceito esse sujeito pretende (des)construir políticas “públicas” (ou privadas!?) de saúde! Além disso, o Ato Médico não está morto, ele  ressurge novamente em um novo projeto de lei criado e apresentado logo após os vetos do primeiro! Dentre tantos motivos, está aí mais uma prática de Aécio Neves que demonstra claramente seu projeto de continuar privilegiando os grupos dominantes e de tolher de vez o mínimo de redução das desigualdades conquistados nesses últimos 12 anos! Falta muito,  ainda, para reduzir as desigualdades que também estão entre as categorias profissionais, mas não podemos retroceder! Por isso, profissional de saúde, se você quer continuar ocupando um lugar de ParaMédico, pois acredita ser a medicina a ciência universal da saúde, vai lá, vota no Aécio. Agora, se você tem o minimo de entendimento do conceito de  saúde enquanto uma produção biopsicossocial, que não pode ser reduzido ao discurso de apenas um campo de saber (a medicina!), não aceite o 45 nem em número de prontuário!”
    Alexandre Ceconello

    https://www.facebook.com/AecioNevesOficial/photos/a.703554293022788.1073741856.411754008869486/619529014758650/?type=1&fref=nf

    http://www.psdb.org.br/tucanos-defendem-aprovacao-do-ato-medico-na-comissao-de-educacao/

  19. Pesquisa Vox Populi/Rede Record

    Vox Populi indica Dilma à frente de Aécio, mas empate técnico persiste

    Instituto aponta presidente com 46% das intenções de voto totais, e tucano aparece com 43%

    Do R7—20/10/2014 às 20p5 (Atualizado em 20/10/2014 às 20p8)

    Pesquisa do Instituto Vox Populi, encomendada pela TV Record, Record News e R7, divulgada nesta segunda-feira (20) indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) permanece numericamente à frente do senador Aécio Neves (PSDB) na corrida à Presidência da República, mas o cenário ainda é de empate técnico entre os candidatos.

    Dilma aparece com 46% das intenções de voto totais e Aécio registra 43% da preferência do eleitorado. Em relação à semana passada, os dois candidatos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa — de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

    No último levantamento Vox Populi, Dilma registrou 45% e Aécio somou 44%. A pesquisa divulgada hoje aponta que brancos e nulos são 5%, e eleitores indecisos somam 5%.

    CNT/MDA Pesquisa: Dilma e Aécio aparecem empatados na margem de erro

    Leia mais notícias de Eleições 2014

    Datafolha: Dilma ultrapassa Aécio, mas candidatos estão empatados

    Considerando apenas os votos válidos, ou seja, descontando-se brancos, nulos e eleitores indecisos, Dilma aparece com 52% enquanto o tucano soma 48%. É com esses números que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) chega ao vencedor da eleição. Também há empate técnico.

    A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre o último sábado (18) e domingo (19) em 147 cidades do País. O levantamento, que tem nível de confiança de 95%, foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01136/2014.

    Intenção de voto por região

    O Vox Populi fez a divisão das intenções de voto totais por região do País. Dilma vence no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, enquanto Aécio tem melhor desempenho no Sul e no Sudeste.

    No Centro-Oeste/Norte, Dilma tem 50% das intenções de voto contra 42% do tucano — brancos e nulos são 5% e indecisos, 3%.

    No Nordeste, Dilma também vai melhor: tem 66% das intenções de voto contra 26% do tucano — brancos e nulos são 3% e indecisos somam 4%.

    No Sudeste, onde está o maior colégio eleitoral do País (São Paulo, com mais de 22% dos eleitores brasileiros), Aécio tem 50% das intenções de voto contra 34% da petista. Brancos e nulos são 8%, enquanto 1% não pretende votar e 5% não sabem ou não responderam.

    No Sul, de novo, Aécio tem melhor desempenho. O tucano tem 56% da preferência do eleitorado, contra 34% da presidente. Brancos e nulos são 2%, e indecisos somam 8%.

    Desempenho de Dilma

    A pesquisa também quis saber dos eleitores as impressões sobre a presidente Dilma Rousseff. Para 43% dos entrevistados, a forma de governar de Dilma é “ótima” ou “boa”.

    Outros 36% julgam “regular” o desempenho da presidente. Os eleitores que consideram a forma de administrar o País “ruim” ou “péssima” são 21%. Por fim, 1% não sabe ou não respondeu.

    URL:

    http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/vox-populi-indica-dilma-a-frente-de-aecio-mas-empate-tecnico-persiste-20102014

  20. O que quiéisto? O candidato

    O que quiéisto? O candidato mais se parece aquela senhora, não me lembro se esposa do Iris Rezende ou de outro da mesma “fábrica”, cujo marido foi substituído por ela durante a campanha. A pobre não sabia nem falar. quá, quá, quá. Em Goiás ainda vai, mas no R.Grande do Sul?

    1. Porque no RGS não?

      … já tivemos uma Yeda, um Brito – hoje lobista de laboratório – um “Amaralsinho” (já ouviu falar?), sem dos outros nomeados durante a ditadura militar (toc! toc! toc!).

      Já elegemos e reelegemos como senador um radialista cuja qualidade maior – o Seu Sérgio – erta distribuir remédios e cadeiras de rodas, dadas pelos ouvintes, é claro…. e acabamos de eleger senador outra “coisa da rbs” chamada Lasier não sei das quantas…. já ouviu falar de luiz carlos heinz?… o mais votado como deputado federal e eleito pela ong inglesa Survival o “parlamentar racista do ano”?

      Sou gaúcho morador de Porto Alegre, mas respeito o estado de Goiás.

      1. E eu tb respeito o estado de

        E eu tb respeito o estado de Goiás e até peço desculpas aos goianos. Mas  o sr. há de convir comigo que o candidato do seu estado fala tão mal (é a 1a. vez que o ouvi, que posso estar enganada) que me lembrou a substituta do marido. Eu sou mineira e nem por isso deixo de falar mal do Aécio, pq além dele merecer, em 1º lugar sou brasileira.

  21. Se Tarso for derrotado será

    Se Tarso for derrotado será uma pena. Os governos petistas do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre sempre foram referência na implementação de bons projetos. Foram pioneiros na implantação do Orçamento Participativo e da utilização de software livre na administração pública, para ficar em dois exemplos.

  22. Diogo, eu so discordo do uso

    Diogo, eu so discordo do uso do nome do Tiririca, que eh palhaco e tem treino extensivo com palhaco, no item. Quando chegou aas bicase ele foi eleito, o cara foi um trabalhador e tanto para a direita.  Tenho certeza que detestaria TODOS os votos dele, mas…

    Nao da pra ignorar isso.

  23. Tarso não vai perder para

    Tarso não vai perder para Sartori, vai perder para Dilma. 

    Assim como Requião perdeu para Dilma no Paraná.

    Assim como Padilha, Vignatti e Gleisi não decolaram por estarem a sombra de Dilma.

    Como está escrito aí em outro postagem, de São Paulo para baixo, Dilma não chegará a um terço dos votos.

    E podem escrever aí, essa cisão demonstrada nas urnas, não termina com a contagem dos votos.

    O que se apresenta no horizonte não é nada animador para o próximo governante. 

  24. Tiririca e Romário

    Falam-se de políticos profissionais, mas… quando surgem, pelo menos Tiririca fez projetos em favor de seu meio, o circo. Merece respeito, não só por isto, mas pelos votos que parcela do povo depositou nele, seja por protesto, provavelmente. Romário é outro desdenhado, mas são cidadãos que não têm rabo preso ou não têm os vícios de políticos anos e anos e décadas nos parlamentos federal, estadual e municipal, em reeleições para as quais nunca há questionamento de limi- tações. Siglas pouco importam no Brasil, ao q me consta (não moro no RJ, pelo qual pouco me interesso) ele não teria recebido apoio explícito pelas lideranças de seu partido, nem foi procurá-los. E peita cartolas. E aplaude Dilma, não sei se no 2. turno.

    1. Sartori – RS

      por esperteza ou não, contribuiu para o antigo PCB. É da ala decente do PMDB, mas, claro, não é o indivíduo, mas todos que o cercam, anti-PT. Sobre o RS, um nazistóide foi reeleito como dos mais votados. Não é disputa direita x esquerda, é disputa ainda mais irracional anti-PT e pró-PT. O Prefeito de P. Alegre é pro-Dilma, apesar de um PDT dividido.

  25. Parece

    O texto parece choro de perdedor antecipado, as eleições serão no dia 26 e o cara ja esta profetizando que o tarso sera derrotado?, que pelo menos tenha um pouco de fe em seu candidato e acredite em sua vitoria, e não pega bem ficar reclamando de uma derrota antes do dia.

     

     

    1. Fábio, veja entrevista com Olívio Dutra

      no Sul21.O que precisamos é de usar mais a racionalidade,  não de oba-obas q enganam outros crentes.E não me venha com ladainha de q estou antevendo uma derrota de Tarso Genro,q evoluiu de um grupo de extrema esquerda para uma posição mais realista,mas tem,como ser humano político,vaselinas,como já presenciei ao perguntá-lo sobre determinado assunto em palestra-debate(era s/sua posição qto ao voto distrital misto, puro ou com gelo,assunto do qual um Wanderley Guilherme dos Santos,não político no sentido estrito,não vaselina e argumenta ser contra e faz um histórico dos sistemas eleitorais noutros países,em linguagem simples,em artigo de jornal já antigo e tão atual e em livretos de fácil acesso a quem interessar).

  26. O Rio Grande não é mais o mesmo

    Trabalhando no Rio Grande, tive o prazer de conhecer e entender aquele povo. Um povo diferenciado, que valoriza sobremaneira a sua história e a sua cultura. Algo que nunca havia visto em nenhum outro lugar que conheci. Infelizmente, nos últimos tempos, está havendo um empobrecimento dessa riqueza cultural, com reflexos inclusive na política. Não duvido nada que elejam o Sartori. E não se trata de achar que o Genro é o cara. A questão é que o Sartori é um fanfarrão.

  27. O que é isso, companheiro?

    Ninguém duvide das credenciais do companheiro Diogo Costa.

    Mas este seu texto é um primor de preconceito e desentendimento daquilo que o cerca, o que é natural do calor da disputa.

    Para sua informação, o deputado Tiririca fez um bom trabalho legislativo sobre as populações mais carentes ligadas ao circo e outros espetáculos mabembes. É um dos mais presentes entre seus colegas.

    A vinculação de seu nome ao pejorativo é ruim demais.

    Por outro lado, se o candidato é ridículo, cabe perguntar: e o eleitor que parece disposto a elegê-lo também o é?

    Se o estilo do cara ‘tá dando resultado, é porque o ambiente político dentre os “descolados” e “inteligentes” não anda bom…

    Não adianta brigar com o eleitor.

    Agora, estilo é escolha: eu prefiro rir com Tiririca em campanha a ter que engolir a esquerdaloide Luciana Genro querendo ser a palmatória do mundo…

    1. Companheiro El

      Companheiro El Fuser,

      Primeiramente, não entendo como uma pessoa com esse nick qualifique Luciana Genro como esquerdaloide.Mas, vamos em frente.

      Eleitor erra, sim, tanto individualmente, quanto coletivamente. E as causas destes erros compõem questão complexa. Algumas reflexões sobre o assunto, porém, podem ser feitas.

      Primeiramente, vejamos os eleitores que não erram: como foi mostrado aqui no blog, os eleitores que estão respectivamente no topo e na base da pirâmide econômica indicam que votarão racionalmente, isto é, de acordo com seus interesses: os do topo, no PSDB; os da base no PT.

      Já a turma do meio, a turma do quase-quase, ou seja, a turma quase proleletária cuja vida melhorou com os governos trabalhistas, padece de distorção cognitiva que lhe foi imposta, pasme, pela escola! Essa turma teve a criatividade castrada na escola, foi educada para servir aos  poderosos e para admirá-los; para rejeitar a própria classe e para repudiar seus representantes políticos! É o que chamo de lumpenclassemediano.

      Essa turma não vota com base na razão, mas em símbolos. Quem a defende politicamente é esquerdaloide, ou, pior, comunista. Sujeito de macacão é desagradável, já ricaço, mesmo sendo um crápula, um agressor de mulher, adversário dos interesses populares é conspícuo. É por isto que o voto em Tiririca, vindo certamente dessa classe média amorfa (é uma suposição minha, não verifiquei os dados) nada tem de racional, ninguém, ou quase ninguém, votou nele por causa de seu desempenho legislativo, votou para desqualificar a política, para ridicularizar os que, oriundos do Povão, lutam pelo Povão, aí incluídos os classe medianos transformados pela escola em marionetes dos poderosos.

      Estamos despreparados, nós da classe média, para o exercício da cidadania e, em consequência, para o exercício da política, esta é a triste realidade.

      Abraço.

  28. O Blog seção Posts Recentes tá superlento

    À Equipe, pelo menos até o resultado final e próximos tempos, sugiro uma reavaliação da programação do site para que não haja tanta lentidão,o que neste instante 23:12 horas, horáriode Brasília) estou sentindo.

  29. Não só o RS

    Todo o Sul está anestesiado com a imprensa.

    Como não se viu aqui muito resultado do governo (vamor fazer um acordo, ninguém liga aqui para a fome e o  desemprego, até reclamam que antigamente era “fácil” contratar por qualquer salário), o PT virou o pior partido do mundo. Como também aqui há muitos rentistas (locadores, gente que gosta de dinheiro fácil) é claro que o PSDB é o melhor partido. Não me impressiona a votação de Aécio em certas cidades do Sul. Dilma ganha nas áreas mais pobres do Estado. Nas mais ricas, de gente mais “estudada”, Aécio leva. E vamos falar também, o preconceito contra o homem pobre sem diploma que ameaçou mudar o país ainda é muito grande por aqui. 

  30. A chave dos mistério é: Com

    A chave dos mistério é: Com tudo que a midia semeou contra o PT estes anos todos, criou-se o ambiente formador dos adversários, e como PT é um termo diretamente ligado à politica, partido etc, para derrotá-lo quanto mais distante disto for melhor . . . . então, quanto mais tosco melhor . . . 

  31. RBS

    O RS não tem mais cidadãos, tem telespectadores. O Sartori conseguiu o feito inacreditável de ser mais inconsistente do que o Rigoto do coraçãozinho e do que a Yeda que prometia governar como uma “dona de casa” na busca do déficit zero. Se ganhar, seremos a vergonha nacional. Triste fim de Policarpo Gaúcho.

  32. Quem Diria, Picolé de Bombachas no RGS!

    Resolvi assistir o video do debate no SBT para ver quem é o tal de Sartori que ameaça tirar o Tarso do governo do Rio Grande do Sul e descobri que os gaúchos arrumaram um picolé de chuchu, piorado, para chamarem de seu.

    O chuchu nosso é melhor, por que é um govereador de ontem, com ideias de anteontem, já o gaudério, também é um govereador de ontem, mas sem mesmo as ideias de anteontem apresenta. Triste, muito triste, tratando-se do RGS.      

  33. O que está fazendo Sartori perder votos.

    O melhor da campanha no estado do Rio Grande do Sul está sendo esta entrevista de Sartori a um grupo de jornalistas que faziam um programa que começou humorístico e terminou dando no que deu, olhem a entrevista que não vão se arrepender, não é o humorismo escroto que alguns fazem por aí.

    .[video:https://www.youtube.com/watch?v=EQGyaNlLhTA%5D

  34. O que está fazendo Sartori perder votos.

    O melhor da campanha no estado do Rio Grande do Sul está sendo esta entrevista de Sartori a um grupo de jornalistas que faziam um programa que começou humorístico e terminou dando no que deu, olhem a entrevista que não vão se arrepender, não é o humorismo escroto que alguns fazem por aí.

    .[video:https://www.youtube.com/watch?v=EQGyaNlLhTA%5D

  35. Sinal da completa ignorância

    Sinal da completa ignorância do processo político por parte da população. O povo fica sem ter referências para saber o que está em jogo, e vota por símbolos secundários. O povão, sentindo que está abandonado em seus problemas, vota em quem mais com ele se identifica, ou seja, no Tiririca. É preciso restabelecer os ritos cívicos e ensinar desde a infância as atribuições e o funcionamento das instituições da República, bem como as noções básicas de História. Quando os propagandistas do neoliberalismo falaram que a História havia morrido, sabiam que isso não era verdade. O que queriam dizer realmente é que, para o sucesso pleno na implementação global de seu sistema, o ensino da História deveria ser, por toda parte, banido ou amesquinhado ao máximo nas escolas.

  36. Talvez o Tarso esteja

    Talvez o Tarso esteja perdendo a eleição seja por excesso de propaganda do seu governo È inadmissivel gastar mais em propaganda do que em segurança publica,segundo o site Ponche verde

  37. Os liberais transvestidos de fascistas

    ”acima de qualquer sigla”, ”acima da esquerda”, ”acima da direita”. Sartori é mais um desses liberais transvestidos de fascistas.

  38. Diogo: concordo com quase


    Diogo: concordo com quase tudo que escreveste. O tal sartorri é um embuste, como todo pmdbista. Não sabe como vai governar. Esse resultado, foi o “resultado” arranjado para despistar os votos que iriam para o aócio no turno. Cartas marcadas. O sartorri está, até agora, em estado de choque, pois nem na cabeça dele passava a idéia de ir para segundo turno. Mas, não concordo quanto ao Tiririca. Ontem mesmo, na faculdade, em um evento no salao de atos, tivemos  palestra de uma agrônoma da UFRGS e mais alguns “gênios” e professores. Pois bem, ao final, no menento das peguntas, surgiu uma bobinha na platéia tentando culpar o governo federal pela importação de defensivos agrícolas proibidos em todo o mundo. A dona agrônoma , então, disse, que elegendo o tiririca, e o professor “complementou”, que só poderia fazer projetos´para a classe dele, palhaços(desdenhando mesmo), como poderíamos esperar alguma coisa boa. Pois bem, não resisti, levanei o braço e disse que a mídia nos educou a culpar o pobre por tudo, ele é o ladrão, o incapaz, e, assim na política. Perguntei ao professor e aos presentes, quem era pior: tiririca que fazia projetos para “sua classe”, ou um alvaro dias, rico, sem projetos para o país, pego em várias malandragens com dinheiro público? Bom, não preciso dizer que foi um mal estar danado dos “gênios”. Eu, ainda  acrescentei  que rico tinha bolsa para quase tudo e nunca ninguém questionou. Então, temos que perceber que o maior ladrão(não mais me envergonho de assim chamá-los), sempre foram os “grandes” senadores, deputados, vereeadores. Esses tem as armas necessárias( grana, mídia, justiça) para sairem ilesos e posando de santos. Então, digo e repito, não há pior analfabetismo do que o analfa político. E não há diploma que dê jeito.

  39. Extou vexado,

    com 78 anos de idade, não vi nada igual: a situação é muito, mas muito pior que a escolha do Tiririca, este se mostra, todos que votaram nele, sabem o que esperar.  Sartori é um “personagem”, ensinaram o que deveria fazer e interpreta o papel de um amorfo, escorregadio, inconsequente. É um deboche à pseudo alta politização do nosso Estado. Um engano, terrível engano, caso as pesquisas confirmema sua eleição. Como votar num Enrolão que traz consigo pessoas que já demonstraram ineficiência no governo? Yeda Crusius, Antonio Brito, e ainda um senhor que foi um regular político, no tempo da ditadura e pós ditadura,  na atualidade tb fala, fala, fala, gesticula, gesticula e tb vai vem no conversê. Preferia então Ana Amélia, tem posição definida, direita.  Mas não votar em Tarso, um homem inteligente, propositivo, levantou  o Estado após a ruína da Yeda? Pelo amor de Deus, é um espanto! Gaúchos sem noção? Gaúchos para onde levam o Rio Grande? Acordem!

  40. candidato é ainda pior

    Infelizmente, o quadro é ainda mais feio do que o pintado aqui nesta matéria.

    O candidato não trata apenas de esconder o seu PASSADO, enquanto líder do Governo Britto (1994-1998), que foi reconhecidamente um dos piores da História do Rio Grande do Sul – tanto que o candidato Rigotto, do PMDB, em 2002, apresentou-se (e venceu) como uma “proposta intermediária” entre os dois extremos, o Britto (que tinha sido do seu partido, mas à época passou para o PPS, se não me engano) e o PT.

    O Sartori também não tem qualquer opinião sobre o PRESENTE (ele não se posiciona sobre nada) e não tem qualquer projeto sobre o FUTURO. Com a desculpa de “não fazer promessas” ele simplesmente se absteve de apresentar propostas, e não anuncia nada além de medidas genéricas como “cortar gastos” (que sequer diz onde) e “manter o que está dando certo”.

    É o ponto mais baixo ao que eu, aos 43 anos de idade, já vi descer a política gaúcha – que, diga-se de passagem, nunca foi grande coisa…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador