FHC e sua nada poética dança macabra e multiforme

Por Fabio de Oliveira Ribeiro

Em novembro/2014 disse aqui mesmo no GGN que FHC deixado de ser o “príncipe da sociologia” para se tornar o “rei da hipocrisia” https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/fhc-de-principe-da-sociologia-a-rei-da-hipocrisia. Volto a falar sobre FHC porque ocorreu una nova evolução.

Há algum tempo, acusado de ser o mentor e primeiro grande beneficiário da corrupção na Petrobras (FHC assinou o decreto que dispensou a petrolífera de licitações para contratar fornecedores e prestadores de serviços), o fundador do PSDB disse que corrupção era uma mocinha http://oglobo.globo.com/brasil/corrupcao-na-petrobras-uma-mocinha-de-muito-poucos-anos-quase-um-bebe-diz-fh-1-15648967 fazendo uma dupla referência a Dilma Rousseff. A presidenta é muito mais nova que FHC; ela participou do Conselho de Administração da Petrobras antes de ganhar seu primeiro mandato presidencial. Há alguns dias, no momento em que o Impedimento de Dilma passou a ser abertamente cogitado, o ex-presidente  disse que a oposição não deveria negociar ou se aproximar do governo http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/07/fhc-diz-que-momento-nao-e-de-aproximacoes-com-o-governo.html. Hoje ficamos sabendo que na entrevista dada a uma revista alemã FHC afirmou que Dilma é honrada e não está pessoalmente envolvida em corrupção http://www.jornalggn.com.br/noticia/dilma-e-honrada-e-nao-esta-envolvida-em-corrupcao-diz-fhc. Ele praticamente sepultou o envolvimento do PSDB com o golpe de estado encenado por Eduardo Cunha e seus parceiros no Congresso Nacional.

FHC já não representa nada, nem ninguém. Num dia ele morde o PT e Dilma Rousseff, no outro assopra a ferida que abriu como se não tivesse feito absolutamente nada. No centro da crise não está apenas o PT. O comportamento errático de FHC, a indecisão do PSDB (o partido não sabe se quer dar um golpe de estado ou se ajudará a preservar a normalidade constitucional) complicam a situação do país. Os tucanos estão alimentando o pesadelo político idealizado por Eduardo Cunha para se safar de uma eventual condenação por, segundo o delator da Lava Jato, ter pedido e recebido propina.

Um político deve ser inteligente e ardiloso, capaz de construir cenários para envolver seus adversários. Também precisa ser firme  para não se deixar envolver em esquemas duvidosos que coloquem em risco a normalidade democrática, a segurança do Estado e sua própria carreira. Um verdadeiro estadista é capaz de, a cada ação ou omissão, reafirmar seu projeto de nação e ideal de governança. FHC não é mais capaz de fazer isto.

Em razão de sua proximidade com a imprensa, o “ex-príncipe da sociologia” perdeu o contato com a realidade social e política brasileira. É evidente que FHC não consegue mais fazer uma distinção entre realidade brasileira e a propaganda partidária disfarçada de jornalismo que é diariamente vomitada por jornalistas cada vez menos acreditados pela população. O fato dele ter se auto exilou em Paris provavelmente reduziu muito a bolha em que ele já vivia quando comandava um país que, por incompetência dele, foi obrigado a pedir dinheiro ao FMI.

O comportamento de FHC, reforçado pela imprensa, evoca em mim o último estrofe do soneto “Dança do Ventre” de Cruz e Souza:

Era a dança macabra e multiforme

de um verme estranho, colossal enorme

do demônio sangrento de luxuria.”

O ataque terrorista ao Instituto Lula não causou vítimas. Mas o “demônio sangrento de luxúria” continuará solto e rodopiando enquanto FHC e o PSDB não pararem de dançar sua dança macabra e multiforme que alimenta os planos insanos do verme estranho, colossal e enorme que comanda a Câmara dos Deputados. A “espiral de elétricos volteios” desta imprensa que, frustrada por causa da derrota do seu candidato, flerta com a extrema direita, também podem comprometer a paz civil e colocar em risco a segurança do Estado. Até quando os comandantes das Forçar Armadas realmente conseguirão comandar seus soldados? Aqueles que hoje explodem pequenas bombas, amanhã estarão disparando tiros de canhão! Melhor impedir que os macacos autoritários entrem nos seus tanques. Quando isto ocorrer nada irá impedir o despedaçamento do país, da oposição e da própria imprensa.

Fábio de Oliveira Ribeiro

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Até quando os comandantes das

    Até quando os comandantes das Forçar Armadas realmente conseguirão comandar seus soldados?

    Teve envolvimento de militares no atentado ?

    1. Não sei. Mas é fato que

      Não sei. Mas é fato que existem elementos radicalizados dentro das Forças Armadas. Já encontrei vários deles no Facebook. São os discipulos do Jair Bolsonaro que fazem propaganda do golpe de estado. Alguns não escondem que preferem uma nova ditadura militar. Alguns deles acreditam que fazem parte de uma elite e desdenham a imbecilidade do povo que é conduzido como massa de manobra pelos petistas (e pelos líderes polítidos dos outros partidos também). 

      As Forças Armadas são organizadas hierarquicamente. Mas o clima de “vale tudo” produzido pela imprensa e instigado por alguns líderes do PSDB (como Aécio, Serra e Aloysio Nunes)  pode afetar o moral e a disciplina da tropa prejudicando o comando dos oficiais no topo da hierarquia que declararam seu compromisso com a estabilidade democrática.  

      Uma crise artificial pode se transformar em crise real à medida que começar a dividir os soldados em facções. Isto é um fato que os idiotas parecem estar desdenhando.

  2. a múmia e o tartufo

    Esta múmia tem o poder de acordar de tempo em tempo, não consegue identificar o tempo em que está. Os comentários são pertinentes com o tempo que a múmia identifica na sua cronologia.

    A múmia deve ser preservada em lugar apropriado.

     

  3. Não disse que há uma fixação

    Não disse que há uma fixação doentia da blogosfera a e da mídia corporativa por esse sujeito ?

    Espero que a cota dele aparecer por aqui neste sábado já esteja cumprida.

    Vamos ver amanhã.

    1. Não tenho nenhuma “fixação

      Não tenho nenhuma “fixação doentia” por FHC, mas confesso que gosto de exercitar minha paixão teórico-prática pela ironia literária. FHC para mim é apenas um personagem com algum potencial farcesco-cômico. 

    1. Você certamente está entre os

      Você certamente está entre os anarquistas que seguem aquele velho dançarino que está anarquizando o país. Seus comentários aqui são absolutamente dispensáveis. Vá planejar e executar atentados com seus amigos anti-petistas. Continuarei dando apoio às forças da legalidade que irão meter terroristas na cadeia ou no cemitério.

      1. Tu ta ficando maluco. Ta

        Tu ta ficando maluco. Ta fazendo deduções que não pode sustentar , não tem conhecimento dos fatos e já pré julga.

        Eu sei de pessoas como você que no decorrer da história  mataram judeus, mandaram ps Kulaks para os Gulags, homoxesuais para campos de reorientação socialista.

        Pessoas como você fazem isso então menos paixão e mais razão.

         

    2. Porque essa criatura perdeu o

      Porque essa criatura perdeu o senso de ridículo e não para de falar besteiras. Nem parece que foi presidente. mas sim um capataz.

  4. Discordo caro Fabio. O FHC

    Discordo caro Fabio. O FHC apesar de ser tudo isso que voce disse, ainda dá a direção da oposição, que opera numa sintonia fina entre o pig e o PSDB, o que manda de fato, o paulista. 

    O jogo da oposição parece que está ficando claro. Ao isentar a presidenta de envolvimento com corrupção, o ainda líder tucano tenta mostrar grandeza para o público externo, principalmente o internacional. Ele se preocupa com sua imagem no primeiro mundo. Além de ser bom para sua imagem, ele coloca o tucanato paulista acima da truculência da trupe do Aécio.

    Pode ter certeza que o cenário que eles estão tentando impor é de manter a Dilma em constante desgaste. Se por exemplo o TCU rejeitar as contas, melhor ainda. Aí o PSDB articula com o PMDB para que o governo se mantenha encurralado pelo congresso, mesmo sem Cunha, que parece já descartado pelo pig. Aí ela se arrasta até 2018.

    Nessas condições, e o Lula sofrendo uma ofensiva que já virou até física, o PSDB e o PMDB se preparam para, ou juntos serem pule de 10 em 2018, ou cada um lance um candidato e que ganhe o “melhor”. 

    Se eles se precipitarem e colocarem logo o Temer, derrubando a Dilma, 2018 torna-se imprevisível. Lula vira oposição se livrando do desgaste do governo. Temer vira traíra e o PMDB assume o fardo da vacas magras na economia. Fardo esse que o também traíra e mau-carater FHC vai tentar manter só no colo do Temer, apesar de posar de “fiador da governabildiade”.

    Nessa bagunça em que ninguém quer o ônus do pós golpe, em 2018 todo mundo vai ser oposição

    1. Você tem o direito de

      Você tem o direito de discordar. Apresentou argumentos racionais que sustentam sua posição. Parabens. 

  5. FHC se credencia para ser um

    FHC se credencia para ser um dos ministros do governo de salvação nacional de Michel Temer. Aliás, é um nome certo senão o principal.

    Ninguém pode acusá-lo de estar embuído de espírito revanchista e ele tem muita credibilidade internacional pois conduziu o Brasil com segurança  sem levar o Brasil à recessão quando países como Argentina, México, Coréia e Russia quebraram.

    Incrível é ver que, mesmo quando FHC dá declaração favorável à presidenta Dilma, mesmo assim os petistas sacam críticas e xingamentos contra a sua pessoa.

     

     

  6. Eu ainda não entendi qual a

    Eu ainda não entendi qual a necessidade de colocar uma foto para acompanhar o texto. Um texto sobre essa coisa já é suficiente pra me dar azia. Além disso tem os comentários dos trolls auditores de quantidade de comentários,  o que me ataca o fígado. Aí ainda colocam a foto da carniça? Assim não há quem aguente. 

  7. Caro Fabio

     

    Na minha modesta opinião “Rei da hipocrisia” é um imenso elogio a Fhc.

    “Um verdadeiro estadista é capaz de, a cada ação ou omissão, reafirmar seu projeto de nação e ideal de governança. FHC não é mais capaz de fazer isto.”…

    E quando essa coisa foi capaz de fazer isso?

    Considero ele a Ofélia da política brasileira.

    http://blogdobriguilino.blogspot.com/2010/08/fhc-ofelia-da-politica-brasileira-abre.html

     

  8. O mais perigoso de todos,

    O mais perigoso de todos, pois nasceu para capataz. O título de doutor é um bom verniz, mas não engana. Seu problema com Lula é a origem pobre e nordestina, que Lula nunca fez questão de ignorar e superar. Para FHC, Lula não pertence à classe dos que podem ser presidentes, porque isso não é uma questão de votos para ele, mas de estirpe. Uma estirpe que FHC não tem, mas acredita ter conseguido sendo um bom capataz. Não admite que Lula divida a mesma galeria que ele; é uma humilhação. Por isso, tenta a todo devolver a humilhação, como nunca antes na história de país nenhum um ex-presidente tentou fazer com outro. 

    Infelizmente, conheço vários desse tipo, os quais, coincidentemente, são todos eleitores do PSDB. Essa é a fonte de todos os ódios: pessoas presas num limbo identitário que veem na eliminação ou subjugação do outro o único meio de afirmação de sua existência. Não considero FHC um caso psiquiátrico ou psicanalítco. Está mais para estelionato intelectual em moral mesmo. Vende o que não tem e o que não é. Tem quem compre, eu tô fora.

  9. Certamente

    A declaração em favor de Dilma, para uma revista alemã, é apenas uma farsa. Ele só quer posar de estadista e conciliador. Aqui na tribo, ele incita a violencia e o clima de golpe. Não é comportamento pendular, é coisa calculada. A gota dágua foi o factoide sobre o convite de encontro com Lula. Carta Capital (que não faz jornalismo de esgoto tipo Veja), informa que foi tudo armação. Mais uma mentira dita como verdade pelo lixo midiático. Também acho que eles querem manter o pais em constante estado de beligerancia contra a Dilma e o Lula. Mas não vão promover o golpe. Estão estraçalhando o país, com Dilma no governo, e depois jogam a culpa no PT.

    1.  
      Realmente, as declarações

       

      Realmente, as declarações de FHC são uma farsa, uma vez que sabemos que a Dilma tem responsabilidade pela corrupção da Petrobrás, uma vez que foi presidenta do conselho da Estatal pelos anos onde a corrupção correu solta.

       

  10. De zero a dez……..

    O que motivou o post? Há algum pronunciamento recente do personagem alvo? A entrevista dada na Alemanha? Não pode ser; foi diplomática, conciliatória e até certo ponto elogiosa  e favorável à Presidente. Como sempre o autor mistura bobagens sem sentido. Ah!….e acrescenta versos de um poeta maluco e esquisofrênico para dar verniz intelectual a sua literatice. O texto é infantilóide, despropositado e chatérrimo. Dou….ZERO COM LOUVOR.

    1. Tucano trolando na internet.
      Tucano trolando na internet. Seu ataque pessoal é ridículo, preconceituoso e não diz nada sobre mim ou sobre meu artigo. Sobre você mesmo seu comentário diz muito.

    2. Eterno retorno do não entronado

      Nietzch também era maluco e talvez esquizofrenico, mas sua filosofia explica a eterna tentativa de reviver um passado querendo ser presente. Talvez por isto alguns prefiram o citado poeta ao ex-príncipe nunca entronado.

  11. lá vem de novo o espectro que ronda o GGN Posts do Dia

    1 – Acho bom as pessoas se manifestarem; 2 – Pro meu gosto, o expositor podia ficar no artigo e ponto, sem mais intervir, nem se defendendo, nem criticando, nem elogiando comentaristas. Mas gosto é gosto; 3 – “FHC já não representa nada, nem ninguém” – meu Deus! é o tal espectro que ronda desde o Blogueiro a comentaristas. Se não representasse, não se ficaria batendo tanto em cachorro morto. O artigo é das várias amostras de que FHC está presente, é importante no cenário político (aqui não estou emitindo juízo de valor se positivo ou negativo). 4 – Tem gente que antes de dormir aposto que vai espiar se tem FHC sob a cama.

     

    1. eu boto um monte de bobagem

      1 – más é aquilo: é bom as pessoas se manifestarem, cada um a seu jeito (que não raro se estranham entre si ou estranham minoria ou maiorias, pra quem liga pra números); 2 – na web, há uma tendência à homogeneização, seja em chamadas redes sociais, seja em blogs abertos a opiniões. Uso um termo pra tal fenômeno, evito por não ser bem curtido. O Facebook tem mecanismos que nos notificam (por e-mails, não raro com vírus ou malwares) e nos apresentam perfis de quem, por sofisticados mecanismos, tiverem as mesmas ou muito semelhantes opiniões, e terminamos achando que é opinião majoritária, ou que é a certa, a mais plausível, porque encontramos, assim, mais e mais gente que pensa como a gente.

      1. as besteiras que não deleto (mesmo depois de ter me dado conta)

        1 – deixo que deletem por mim (é bem previsível): cutucadinhas vaidosas arranhando as folclóricas vaidades de jornalistas e afins. 2 – Não deleto nem incorreções, nem falhas de digitação, nem erros de português (pra quem aprecia gramatiquices e, mesmo assim, às vezes se pensa que se conhece gramática, essa coisa dinâmica); 3 – Pelo que toquei na “linha editorial” de Facebooks, fica parecendo que há um consenso, uma subentendida autoregulamentação pelos que vêm ao Posts do Dia se manifestar, e de que haja uma clara linha editorial no Posts do Dia, o vago, vaguissimo “bom senso”.

        1. Regulamentação desta Mídia / Uma Frente Democrática

          Mudanças cosméticas têm sua validade, mas as repetidíssimas sugestões pra uma placa-campo bem visível e fixa é  uma proposta e necessária (pra pelo menos ficarmos sabendo se saímos fora da linha, ou tamos bem na fita): Regulamentação desta Mídia. Com uma escala de infrações e respectivas punições (a inocência julga isso uma proposta de censura. Se não a inocência, a pretensão de … bom senso…). O Simancol é muito vago, assim como é uma bobagem o uso e abuso do vasto vocabulário “troll”, “coxinha”, “direita do blog”. Por falar nisso, precisamos de uma Frente Democrática, contendo uma frente de esquerdas, quer dizer, se estas últimas se entenderem entre si.  😉

  12. FHC é o rei da

    FHC é o rei da hipocrisia.

    Para cada tipo de mídia ele tem uma entrevista pronta.

    Para o PIG ele fala o que os Marinhos querem ouvir.

    Para imprensa internacional o discurso é outro.

    Ou seja… FHC não tem caráter.

  13. Será que o FHC está sofrendo

    Será que o FHC está sofrendo de algum transtorno mental que o faz numa entrevista esquecer o que disse em outra?

  14. que não me desculpe o Fábio

    mas é pobreza essa de ficar clickando ou de seus camaradas ficarem clickando em estrelinhas. Sabe o que acho de estelhinhas , e de apoios? Em blogs, e na Web? ZERO. Criancices. Carências humanas (todos temos). Daí a classificar de esquerda, de direita, de centro, ah, lá se vai um longo papo, impossível em blog como este.

    1. Se considera este blog
      Se considera este blog ridículo, irrelevante e povoado por idiotas que acionam recursos virtuais indigentes, você deve se afastar daqui ao invés de ficar postando comentários que revelam apenas uma coisa: que você é capaz de se rebaixar em razão de ignora ou desprezar o princípio da não contradição. Seja coerente e vá elogiar e defender FHC em blogues tucanos.

  15. Enterrem de vez o príncipe da privataria
    A melhor forma de anular está figura nojenta é nunca mais citar este nome nas reportagens, comentários. O prejuízo causado por este indivíduo à nação jamais será recuperado. Ele não tem personalidade, caráter, ele é o que há de pior no Brasil. Um verdadeiro entreguista.

  16. FHC, o rei dos hipócritas. . .

    FHC, o rei dos hipócritas, morre de ciúme e inveja de Lula, de seu sucesso internacional e vive dizendo que Lula “apenas” continou o que ele (FHC) vinha fazendo em seu governo, se esquecendo que quebrou o Brasil três vezes  e que em seu governo havia um arremedo de Bolsa Família, o Bolsa Escola, não havia FIES, nem PROUNI, e o povo não financiava casas nem autos. Triste fim de um hipócrita.

  17. Simplificação grosseira

    O decreto de dispensa de licitação harmonizava as condições da Petrobrás com as novas entrantes estrangeiras, evitando assimetrias contra a estatal após a queda do monopólio. Só isso.

    1. Tucanóia no pedaço. Qual foi
      Tucanóia no pedaço. Qual foi o “pedaço” que voce recebeu do “suposto cartel” do Metrô para legitimar roubalheira da quadrilha de FHC na Petrobrás?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador