O que, exatamente, é a onda conservadora?

Por Gunter Zibell – SP

Eu realmente espero que essa circunstância de haver parlamentares propondo coisas absurdas não leve a uma onda de preconceito contra evangélicos.

Pessoas de fé pentecostal também são vítimas de discriminação. Já conheci religiosos no armário, o que é compreensível em uma sociedade onde há recorte social de classe também de religião, e não apenas de raça. Há que se trabalhar essa inclusão também.

Em quase nenhuma casa legislativa do país há uma maioria de bancada fundamentalista. Usualmente se fica em 15-20% nas Assembleias Legislativas e Câmaras de capitais.

Quando um projeto tosco é protocolado, o bom senso diz que comissões e presidentes de mesas não o encaminharão para votação. Mas, e se for a votação? Basta que esta seja aberta que a opinião pública ‘cai em cima’. É essa a razão porque aquela tolice de ‘cura gay’ não foi sequer levada a votação, seria constrangedor.

Que eu me lembre nada disparatado foi aprovado. O Estatuto do Nascituro, por exemplo, não avançou.

No entanto, há o problema oposto: bons projetos secularistas, como o de incluir discussão de gênero em Planos Municipais de Educação ou realizar o aborto legal (desde 1940) no SUS, são barrados.

Isso acontece por uma onda reacionária? Como, se as bancadas são relativamente pequenas?

Isso acontece, na verdade, por negociação cruzada de apoios. Se há quem ofereça tempo de TV, elogio em púlpitos, apoio para não abertura de CPIs, etc, é porque há quem aceite.

Combinado não é caro, mas por outro lado não há tantos santos no Legislativo.

Se políticos influentes ou pessoas detentoras de elevados cargos executivos quiserem se mostrar contrários a projetos retrógrados ou quiserem se mostrar favoráveis a projetos evolutivos, podem.

Não existe nenhuma proibição para líderes políticos dizerem “eu sou contra a redução da maioridade penal” ou “eu apoio a criminalização da homofobia”. Ou ainda “o aborto em função de estupro deve ser oferecido pelo SUS”.

Não fazem porque querem manter um sistema de negociações em casas legislativas.

Então, vamos parar com esse muxoxo de que a sociedade está se tornando reacionária porque não está, não há nenhuma pesquisa de opinião que indique isso. (obs.: existe a circunstância de 90% da população apoiar a redução da maioridade penal, mas isso é um caso particular consequente de omissão do Poder Público nos três níveis desde a implantação do ECA. Questões de segurança pública são um gargalo no Brasil, um dos poucos grandes países onde a criminalidade aumentou nos últimos 20 anos.)

Fora a questionável redução da MP (e inclusive já temos uma alternativa sendo divulgada para isso), para que outro assunto há mesmo uma real pressão da Opinião Pública em prol de conservadorismo?

Para que bandeira conservadora moral/fundamentalista haveria artistas, acadêmicos, jornalistas, empresários – a chamada Opinião Pública, portanto – clamando por conservadorismo ou reacionarismo?

Um pouco menos de criação de espantalhos e um pouco mais de sinceridade são elementos bem-vindos para o Brasil atual.

Redação

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. é mesmo? então me ajudem,

    é mesmo? então me ajudem, leitores.

    guardinhas municipais começam a usar armas letais (quem serão suas vítimas? quando é que estupraram a CF88 que deixava claro que função destes era patrimonial?)

    redução maioridade penal na ordem do dia (quem serão os sentenciados?),

    proposta de terceirização total, até na adiministração pública direta (aspecto estranhamente negligenciado nos debates a respeito, via blogues/mídia. bye bye concursos públicos?! novo estupro, art37 CF?), 

    reza de missa no plenário da câmara (mais do que o simbolismo aparente, esse o perigo),

    compra ou venda de candidatos empresariais, 

    um presidente da câmara saído ou posto no que há de mais mentiroso e doentio no congresso: a tal bancada evangélica (que faz dobradinha com os da bala).

    por favor, me ajudem a completar a lista.

  2. Tá respondido?

    http://brasil.estadao.com.br/noticias/rio-de-janeiro,menina-leva-pedrada-na-cabeca-na-saida-de-culto-de-candomble,1707182

    Menina leva pedrada na cabeça na saída de culto de candomblé no Rio

    CARINA BACELAR – O ESTADO DE S. PAULO

    16 Junho 2015 | 09h 15

    Garota desmaiou e perdeu a memória momentaneamente; ela teria sido atacada por evangélicos, vítima de intolerância religiosa

     

    RIO – Uma menina de 11 anos foi ferida por uma pedra na cabeça ao deixar um culto de candomblé na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, a menina foi atacada por evangélicos e foi vítima de intolerância religiosa. Com a pedrada, a jovem chegou a desmaiar e perder momentaneamente a memória. 

    Os autores da pedrada, que seriam dois homens, conseguiram fugir. Pouco antes da agressão, eles teriam xingado e provocado os adeptos do candomblé que estavam com a menina.

  3. Não sei a qual país o Gunter

    Não sei a qual país o Gunter se refere. Nas redes sociais, nas manifestações públicas, mesmo nas relações sociais, o conservadorismo saiu do armário. Na arena legislativa é óbvio, é só comparar o perfil das bancadas eleitas em 2010 e 2014. Quantos votos Bolsonaros e Felicianos da vida conseguiram nas duas eleições?

  4. “Fora a questionável redução

    “Fora a questionável redução da MP (e inclusive já temos uma alternativa sendo divulgada para isso), para que outro assunto há mesmo uma real pressão da Opinião Pública em prol de conservadorismo?”

    O fato é que a terceirização passou sem nenhuma pressão da “opinião pública” em contrário. Projetos de entrega do presal estão na pauta e só os “vermelhos” se manifestam contra. O da “”criminalização da cristofobia” também está na agulha e vem sendo usado para “espantar os progressistas”. Sem falar no financiamento de campanha…

    Pra mim esses são claramente temas centrais da agenda conservadora e reacionaria. Que não precisa nem nunca precisou de “mobilização social” para moldar as instituições ao seu gosto. Quando precisou foi unica e exclusivamente para enfraquecer os setores progressistas. E aí, lamentavelmente, sempre contando com o apoio do “fogo amigo”.

    Negar que vanguardas fascistas quebraram a casca do ovo é pura perda de tempo; que pode custar caro até mesmo para quem hoje se alia a eles para combater o “inimigo comum”.

    Compartilhar ressentimentos não dá boa coisa.

    1. É isso Lucinei. Não se pode,

      É isso Lucinei. Não se pode, não se deve baixar a guarda em reação às bancadas do 3 ‘b’s sob pena de só muito custo e sacrificio reveter o mal que eles planejam, executam e consegem. Por exemplo, essa entrega do presal dificilmente se conseguirá barrar. E o mal será enorme e, se passar, nunca mais será revertido. Que o Gunter chore/lamente sozinho.

  5. Discordo do uso da palavra

    Discordo do uso da palavra “conservador” neste contexto.

    Eu quero conservar o sistema constitucional tal como ele foi erigido em 1988: Estado laico e secular que garante tanto o pluralismo religioso quanto a liberdade de consciência e de expressão de quem não aderiu, não quer aderir e não pode ser forçado a fazer parte de uma religião.

    Os evangélicos querem exatamente o oposto: criar uma Teocracia que lhes permita perseguir seus inimigos religiosos em razão dos costumes e credos que serão banidos ou criminalizados por Lei.

    É, portanto, um erro chamar “terroristas religiosos” de conservadores.

  6. Gunter, aqui neste espaço já

    Gunter, aqui neste espaço já existe esse preconceito, inclusive em vários posts distorcidos.

    No geral concordo com voce.

    O pessoal não entendeu ainda que o Cunha, de religioso, não tem nada. Ele apenas usa isso como cortina de fumaça para conseguir outros objetivos principais.

     

  7. A tal onda conservadora é um mito…

    para não encarar o fato de que temos uma presidente bem intencionada, trabalhadora, honesta, franca e mais um monte de bons elogios, mas,  mas que é uma negação para fazer política.  Ela vem cometendo erro atráz de erro.  O mais monumental foi tentar enfrentar a candidatura Cunha com uma candidatura petista.  Ela tem sido muito mal orientada, e o pior é que mantém a mesma assessoria que a tem levado para o buraco. Eles não tinham a mínima ideia do que estava acontecendo no Congresso.  Santa Igonorância.  No vácuo político deixado pela presidente e seus ministros,  os oportunistas tem ocupado cada vez mais espaço.  Ora direis, fazer política com estes congressistas.  Sim, é preciso dar o que eles querem, e tudo se resolve em dar dinheiro através do orçamento para que eles irriguem suas bases eleitiorais e tirem um tanto para o leite das crianças de sua família.  Simples assim.  É necessário fazer o jogo sujo, meter a mão na merda, sem vergonha, pois assim é que se faz política no Brasil. Pelo menos até que se possa fazer as mudanças necessárias. 

    Que raio de onda conservadora é esta que elegeu, pela primeira vez em nossa história, um governador do Partido Comunista do Brasil? Que reelegeu Dilma apesar do massacre produzido pelos partidos de Oposição, com a apoio de quase  100% da grande imprensa e de setores importantes da Justiça, do Ministério Público, da Policia Federal et caterva?

    Como é possível que a PF venha cometendo tanto desatino e o ministro da  justiça não faça nada? Como é possível que a PF invada a casa do governador de Minas e nada acontece? Quer saber de uma coisa? Este ministro é quinta coluna plantado no governo.  O que ele pretende?  Ser indicado para o STF? Que segredos este homem detém para que seja inamovível no cargo que ocupa?  E Mercadante? um fazedor de intrigas que se mantém impoluto fazendo cagadas e nada acontece.  Se é verdade que se conhece um dirigente através dos seus assessores, então Dilma é nota zero, reprovada, apesar de ser boazinha do coração. 

    Quem orientou Dilma para lançar um pacote de medidas que só tira dos trabalhadores, sem nem fazer de conta que também tiraria dos bacanas?  Então ela pensa que os trabalhadores são trouxas e estão dispostos a apertar os cintos para tirar o país da crise? Isto até poderia acontecer desde que viesse também a exigir um esforço dos bacanas.

    Alguém pode me dizer qual foi o lucro obtido por ter dado uns 100 bilhões de reais para os empresários através das desonerações?  E este dinheiro está fazendo falta e ela quer tirar dos trabalhadores.  Os bacanas, é claro, agora querem continuar com a mamata e tem o Cunha para ajudá-los.  Mama mia, que tristeza.

    Por fim, parece que todo mundo se esqueceu, mas Dilma, logo ao ser reeleita veio com a ideia de vender ações da CEF.  Como houve muita resistência, enfiou a viola no saco e saiu devagarinho. Privatizar a CEF, é mole ou querem mais?

    Sim, há uma onda e esta é a onda da total incompetência política e da prepotência em sequer ser agradecida com os que tanto lutaram para reelege-la.  Dilma é o seu nome!

  8. “A Cesar o que é de Cesar…”

    O pessoal religioso elege seus líderes espirituais para cargos políticos e depois vem chorar… lágrimas de crocodilo.

  9. Urge

    Estava querendo dizer isso há mais tempo e neste post vi  a possibilidade de tratar da governabilidade do segundo governo Dilma, no que tange à hegemonia política que viabilize a agenda positiva e se contraponha  à ofensiva black block da imprensa, do judiciário e do legislativo. O primeiro governo Dilma foi um governo pautado em conflitos internos e externos. Fez faxina interna, ok, mas com isso  enfraqueceu a base aliada. Adotou posturas e diretrizes unilaterais, centralizando tudo. Nãounificou nem divulgou os discursos setoriais deixando os ministros falando no vácuo em situações vexatórias. Comprou briga com o setor elétrico, com o setor financeiro, até com o próprio PT e não efetuou as alianças que contrabalançassem o equilibrio de poder. No fim do seu governo um monte de gente ressentida se agarrou no lava a jato, mesmo que não exclusivo do PT como as turbas ensandecidas faziam nos julgamentos das bruxas, uma catarse que não tem nada a ver com a razão ou com justiça e sim com desequilíbrio de poder e ressentimentos.

    Uma das virtudes do Lula foi fazer limonadas, ou caipirinhas se preferirem. Assim como no judô,em cada passo nunca deixar sua base fraca. Resumindo a história Dilma precisa de uma base para governar. Para conciliar é preciso buscar afinidades. Os evangélicos, ou religiosos em geral , são o mais próximo de humanismo  e diretrizes não pautadas por interesses externos possivel de encontrar no congresso. Creio que o melhor para Dilma é encontrar uma estratégia solida de aliança com evangelicos e religiosos, sem entregar o governo de bandeja e sem ficar de birrinha

  10. Imagina que tem uma onda

    Imagina que tem uma onda conservadora no país. Temos só um presidente da Câmara que disse ” discutir a questão do aborto só por cima do meu cadáver”. Que reduziu a representação das mulheres nas comissões parlamentares, que agrediu com violência os trabalhadores que se manifestavam sobre as tercerizações e que esvaziou a Câmara quando protestaram contra a redução da maioridade penal. Em compensação permitiu a a rezação da bancada da fé numa casa que deve ser todos os brasileiros, indenpendente da fé que professam.

    Da questão da homossexualidade e dos direitos da  cidadania plena dos homossexuais, nem é bom falar. O Gunther deve estar informado.

    Mas como para coxinhas o grande inimigo e tudo é culpa do  PT, partido que patrocina as causas liberais e libertárias, assim ficamos. O grande inimigo inicial do nazismo era a esquerda, depois foram os homossexuais (vai lá em Dachau e veja quantos homossexuais ali estiveram presos a partier de 1935), depois os estrangeiros, depois os ciganos, depois os judeus….

  11. É verdade a sociedade não

    É verdade a sociedade não esta se tornando concervadora, sempre foi, esta e botando suas azinhas para fora, no oba oba de todos são corruptos, ficaram aliviados. 

    O Brasileiro é mestre na hipocrisia, conservador na hora de julgar os outros mas libertino na sua intimidade. Contra as drogas em publico mas cheira uma com os coleguinhas. Contra a promiscuidade mas tem sua manteuda com orgulho.

    O problema é quando as pessoas acham que estão sendo sinseras mas estão cirando espantalhos.

  12. As posições conservadores ganham espaçoe

    É verdade que a bancada evangélica sózinha não pode muito coisa; também é fato que exsitem evangélicos progressistas, infelizmente eles estão sub-representados no Congresso.

    A onda conservadora avança porque há uma associação momentânea entre: bancada da bala + bancada do agronegócio + bancada evangélica (os conservadores). Soma-se a isto, o apoio de uma parcela da oposição raivosa (que apostou até ontem no impeachment) e a conivência de setores da grande mídia e de parcela da centro-esquerda (PPS, PV, setores do PDT, setores da Rede em formação)  que querem a todo custo derrotar o governo e principalmente o PT, mesmo que para isso haja este retrocesso que estamos assistindo.

    1. Exatamente. Eu só

      Exatamente. Eu só acrescentaria o PSB na lista dos partidos de centro esquerda e tiraria o PPS.

      De todo modo, negar que essa legislatura ´´e mais conserrvadora que a anterior também é pura perda de tempo. Assim como olvidar a votação de Bolsonaros, etc.

    2. É, mas o Gunter, coxinha

      É, mas o Gunter, coxinha ssumido, quer porque quer que a culpa seja da real politk do governo e do PT. Para isso ignora que a presidenta já declarou-se ser contrária a diminuição da maioridade penal.

      E também afirma algo totalmente sem comprovação. De que a unica tese conservadora apoiada pela opinião publica é essa da maioridade. E pena de morte? Aposto que se houvesse plebicito ganhava. Sem contar que pelo que eu saiba a maioria é contra a discriminalização do aborto. 

      Está aí para tudo mundo ver que o Cunha e sua turma das bancadas BBB, junto com a oposição raivosa, estão usando a agenda fundamentalista para fustigar o governo. Todo mundo, menos o autor do post que vê o que quer

      1. Não há personalidade

        influente defendendo Pena de Morte.

        Se fizerem plebiscito para reduzir impostos ou dobrar o salário mínimo também ganha. Não funciona assim.

        A maioria hoje ser contra a descriminalização do aborto não é um retrocesso porque nunca houve momento melhor. Onde houve trerocesso foi no aborto legal no SUS, o qual, como você lembrou, foi consequência de realpolitik.

        http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,polemica-sobre-aborto-aproximou-eduardo-cunha-de-dilma,1141502

        http://www.redebrasilatual.com.br/saude/2014/05/governo-recua-e-revoga-portaria-que-inclui-aborto-legal-no-sus-767.html

        Quanto a Cunha não estar satisfeito com a pauta do governo, notadamente Lei de Meios e Reforma Política, foi falado aqui:

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-pro-rede/cunha-como-espantalho

        Mas eu não considero Reforma Política necessária nem acho que se ficou nem mais nem menos conservador que antes. Lei de Meios, então, nunca foi mesmo uma pauta impactante. São mitos construídos pelo governismo para se autojustificar.

        Declarar-se contra a redução da maioridade penal Marina e Alckmin já fizeram. Falta Lula. Aécio é a favor.

        Por que Lula não usa a liderança dele para falar em público contra a maioridade penal? Porque está entretido em imaginar uma frente de esquerda, quando a sociedade está cada ve mais conservadora em economia?

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-pro-rede/o-crescimento-de-uma-ideologia-coxinha

        Todo comentarista vê o que quer, claro.

        Mas será que vê a realidade?

    3. Desconhecimento
      A maioria dos comentaristas parece desconhecer que um dos mais ativos deputados da bancada da bala, o Bolsonaro, é católico praticante, e não é o único!

      1. Conforme iniciei o meu

        Conforme iniciei o meu comentário, existem evangélicos progressistas, assim como também existem católicos progressistas e reacionários. O recorte não é este. O que ocorre é que o presidente de Câmara tem se apoiado na ala mais conservadora da bancada evangélica, além das outras já citadas, para avançar sua pauta, ou seja, estas bancadas conseguiram formar uma maioria ocasional no congresso e tem agido de forma mais orgânica. 

        1. Epiteto

          O que acho desnecessário é a alcunha pesada que vem sendo usada com relação as forças existentes no legislativo. Existem os parlamentares empresários, os advogados, os médicos, os ex-prefeitos, os ligados a sindicatos, os que representam as minorias, entre outros grupos. Agora, usar “bancada da bala” é realmente uma demonstração de menosprezo e preconceito contra o outro.

        2. Epiteto

          O que acho desnecessário é a alcunha pesada que vem sendo usada com relação as forças existentes no legislativo. Existem os parlamentares empresários, os advogados, os médicos, os ex-prefeitos, os ligados a sindicatos, os que representam as minorias, entre outros grupos. Agora, usar “bancada da bala” é realmente uma demonstração de menosprezo e preconceito contra o outro.

  13. Big brother brasil

    Olá,

    desculpe-me mas é claro que não dá para concordar com a OPINIÃO do autor do texto acima.

    A propósito,  o que se tem por ai são OPINIÕES. E das mais diversas. Tem OPINIÃO para qualquer freguês.

    Nesse sentido, vai aí a minha OPINIÃO:

    Tudo nos leva a crer que nossos “adoráveis” representantes – vale enfatizar – os representantes do povo dentro da “democracia” de meia tigela á brasileira, resolveram fazer o seu próprio big brother.

    Trata-se de um congresso BBB. 

    B de bala

    B de bíblia

    B de boi

     

    E você? Tem opinião própria ou aguarda a dos “formadores de opínião”?

    Saudações 

     

  14. Acabei de lembrar que a

    Acabei de lembrar que a marina é evangelica!!!

    Por isso esse texto?

    Alias qual a opnião dela quanto a união homoafetiva?

    realmente sinceridade na politica é dificil né?

  15. Edir Mais Cedo

    Outro dia ganhei uma Folha Universal, me dei ao trabalho de abrir e vi noticias seculares. Dentre estas um discurso otimista para o Brasil. Já prefiro noticias universais  às Globais.

  16. He, he, he! O gunter com suas

    He, he, he! O gunter com suas profecias de que nenhum conservador é tao ruim. Mayjesus! Um congresso pra lá de conservador, arcaico, velhaco de ideias e de açoes e, ainda assim, quase elogiado pelo SANTO GUNTER.

  17. Povo conservador vota em congresso conservador

    Concordo com a idéia do post, só não entendo como criminalizar crimes hediondos de menores nem drogas não funciona, mas criminalizar homofobia sim…. 

  18. Gunter e Daniel.dois

    Gunter e Daniel.dois comentáristas elegantes,mas estão beirando a omissão ,nessa  busca eterna por um equilibrio…estão se tornando espantalhos.Daniel ,Constantino não vacilou em se declarar catolico fervoroso,quando percebeu que a unificação da religião lhe traria poder absoluto!

    Hoje com as rede sociais se criminaliza rapidamente qualquer grupo…está ai o exemplo dos haitianos e nordestinos.

    Sou de orientação espirita pautada no evangelho de Jesus.qual não foi minha surpresa em ouvir de colegas espiritas palavras a favor da lei esdruxula Cristofobia! e ataques decepicionantes a comunidade LGBT. tentei argumentar a ficha suja do Cunha que usa as questões religiosas como opio para o povo.ouvi que ele está certo em defender Cristo! mesmo que seja necessário atacar os gays!

    Cuidado…alguém lembra das baixarias de 2010…ninguém levou a sério imaginou que permaneceria eternamente na internet…

  19. evangélicos e política

    Não devemos generalizar ódio contra seguidores de igrejas evangélicas, mas temos que fazer críticas pesadas a essas igrejas sim. Quem quer ser tolerado tem que saber tolerar. Feliciano fez apologia ao assassinato de John Lennon por questões religiosas, esse deputado não deve ser tolerado como simplesmente “alguém que tem opiniões diferentes das nossas”. Seguidores de religiões africanas estão sendo hostilizados.

    Mas o que gostei do texto do Gunter foi a parte dos conchavos políticos. Realmente, alguns petistas colheram o que plantaram. Mesmo com Lula tendo 80% de aprovação em 2010, foram atrás de Eduardo Cunha e Marco Feliciano para conseguir o apoio à candidatura da Dilma. Não existe almoço grátis. E também era comum ver petista comemorando o fato dos indicadores de audiência da Record estarem superando os da Globo.

  20. E essa “reforma política” a toque d caixa, s/ discussao nenhuma?

    Distritao (que felizmente nao passou), financiamento privado de campanha mantido, exatamente quando o STF estava para decretar a ilegalidade dele, etc? Culto religioso no Congresso?

    Ah, nem vale a pena citar. O Gunter vive os sonhos dele, e nao há nada que o faça acordar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador