Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

O dia em que vi o fascismo de perto, por Daniel Valença

Enviado por Ion de Andrade

Por Daniel Valença

Fui ver com meus próprios olhos o ato em Natal pró-impeachment. Eram cerca de 15 manifestantes e mais 10 “seguranças” contratados para “proteger” os bonecos de Dilma e Lula. Como em todo o Brasil, novamente a UJS rasgou os bonecos – o fizeram, aliás, em São Paulo, no Recife e em João Pessoa.

Corri para acalmar a confusão e impedir que os jovens fossem agredidos fisicamente. No meio do caminho, um dos organizadores do ato me aplicou um mata-leão, hora em que perdi meus óculos e celular. A PM assistiu a tudo e nada fez, exceto deter os jovens da UJS que, já algemados, continuaram sendo agredidos física e verbalmente.

Fui cercado por todo esse grupo que berrava “petista!”, “comunista!”, “bandido filho da puta”. Respondi insistentemente que era petista e comunista com muito orgulho e que tinha o direito de sê-lo. Foi então que um manifestante fascista veio por trás e me aplicou um choque elétrico, prática comum aos torturadores do DOI-CODI. Resisti para não cair. E me vi sendo chutado e agredido por pessoas que teoricamente eram jornalistas, até que um amigo finalmente conseguiu me retirar do cerco.

Pela primeira vez, vi o fascismo de perto. Ao contrário daquele das décadas de 1920-1940, não havia uma multidão, contavam-se nos dedos. Mas eram pessoas com muito recurso financeiro, com armas proibidas, com ódio estampado na face, não contra um sujeito, mas contra Ideias, e contavam com a cumplicidade do aparelho coercitivo do Estado.

Há meses, quando tudo isto começou, não faltavam setores no governo e na sociedade para advogar que os atos puxados por “movimentos” pró-impeachment eram democráticos: seriam as inúmeras ocorrências de violência coletiva apenas excessos individuais. Agora que tais “movimentos”, sem identidade nem história, não conseguem mobilizar trinta pessoas para subsidiar o golpe intentado por Eduardo Cunha, o rei se revela nu: é quem lidera tais atos que são os proponentes da violência legitimada, do ódio de classe e preferência política. Eles refletem na sociedade civil o que intentam na política; a retirada do artigo que protegia os movimentos sociais da tipificação do crime de terrorismo por parte do relator do PSDB é um exemplo. O projeto de lei do PSDB que criminaliza a liberdade de cátedra dos docentes, outro.

Marx denunciava que as pessoas aceitam viver numa ordem desumana porque a realidade lhes aparece invertida. Em situações específicas da história, como a que estamos vivendo, isso toma contornos ainda mais intensos. O incipiente fascismo atual transforma o crime em manifestação democrática, o violento agressor em “democrata”, a vítima em “bandido”. Com a cumplicidade dos meios empresariais de comunicação e das forças coercitivas do Estado.

Por fim, gostaria de fazer um apelo. Aqueles que, como eu, têm inúmeras críticas e estão descontentes com a política do segundo mandato da presidenta, ou até mesmo os que defendem o impeachment: não se deixem envenenar. Não se deixem envenenar, porque nas ruas e no parlamento, os que lideram essa tentativa de golpe, usando dos instrumentos mais desonestos, ilegais e violentos possíveis, buscam um projeto de sociedade muito distante do  país soberano, justo e solidário que a maioria dos brasileiros compartilha.

Às dezenas de pessoas que prestaram solidariedade, minha sincera gratidão.

Daniel Valença é professor licenciado do curso de Direito, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), onde leciona  Ciência Política, Trabalho e Ética. Está fazendo doutorado em Direitos Humanos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)).

https://www.youtube.com/watch?v=dVY9HMBoCZo

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. protesto contra o governo.
    Fico feliz por ver que existem jovens com coragem de defender os ideais democráticos mesmo em meio à barbárie cega de uma elite alucinada. A sociedade não pode retroceder, o ódio social não conhece limites. A sociedade que humaniza não pode conviver com tamanha violência.

  2. Quando Dilma afirmou que

    Quando Dilma afirmou que esses movimentos eram a expressão da democracia, eu postei um comentário no Blog do Luiz Nassife de teor seguinte: não se pode, em nome da democracia, ser favorável a um movimento que atenta contra a democracia.

  3. Já queimaram o arquivo:
    “Este

    Já queimaram o arquivo:

    “Este vídeo não está mais disponível devido à reivindicação de direitos autorais Via Certa Natal Trânsito”

     

  4. A ignorância política e “social” fermentada no ninho

    da propaganda partidária, da comunicação, desleal, cabotina e excrementosa faz monstros; no momento em que o fermento reage torna-se um pão de ódio, de exclusão e de violência insuportáveis.

    Tenho me calado há quase um ano para poder sobreviver, por aqui, nos círculos familiares etc. pode-se dizer que vive-se quase um caso perdido; já não adianta mais ouvir, tentar explicar, argumentar e contrargumentar. É um fim que não se sabe onde vai dar mais.

    1. Oi Odonir
      Vivêncio e sinto a

      Oi Odonir

      Vivêncio e sinto a mesma coisa.

      Sendo, e já classificado, como único petralha na família, coisa que já deixei claro, que  tenho orgulho. 

      A onda do ódio é fantástica, gigantesca, sem chance de conversa.

      Já existia isso antes, agora tomou conta.

      Saudações

      1. hehehe

        essa semana um colega disse que parece que eu estou envolvido no meio das ‘roubalheiras’. só por que contesto veementemente as notícias do pig. e se julga inteligente e dotado de discernimento, assistindo a rede lodo e lendo a óia.

        1. Mas todo direitista é assim

          Eles até tentam se dar uma cara de intelectuais, mas são tão burros que não conseguem disfaraçar as ideias rasas, o festival de frases-feitas e a disposição pra atacar virulentamente a quem não concordar com eles.

  5. jamais conseguirão…

    por mais que tentem inverter a realidade, não passarão impunes

    esconder até se consegue, como faz o PIG, mas inverter jamais

    tudo o que escondemos nos destrói antes de a todos afetar

  6. Todo intolerante precisa da

    Todo intolerante precisa da intolerância do outro para se manter. “Eram cerca de 15 manifestantes e mais 10 seguranças…”. Nesse cenário, parece que a melhor reação seria a indiferença.

    1. Liberdade de expressão

      Liberdade de expressão democrática???? O soco na cabeça do menino tb…

      Agredir o Suplicy é sintoma de desordem mental severa.

  7. Acabou o “romantismo”

    Acabou o “romantismo” conceitual; o floreio intelectual: tais demonstrações estão e vão além do fascismo ou de qualquer outro ismo que tente explicá-las. 

    Isso é simplesmente desespero existencial. Ou como se entender que seres humanos se prestem a papéis e situações desse tipo? Se exporem num espaço público portando bonecos que buscam humilhar outro ser humano, gritanto palavras de ordem de fundo anacrônico ou que buscam marcar distinções morais, tipo “aqui se trabalha”, absolutamente despropositadas?

    Por se tratar de surtos aconselho que nesses momentos se mantenha muita calma e se busque ganhar tempo até a chegada de um psiquiatra. 

  8. Democracia serve a todos

    Nada Justifica a violência, é óbvio.

     

    Mas o termo DEMOCRACIA nos diz que temos que respeitar a posição ideológica dos outros. Caso o contrário, não é DEMOCRACIA. Agora, você acha que o que fez é democrático?? Rasgar um boneco que é símbolo de uma manifestação que é diferente ao seu ponto de vista?? Será que eles não podem protestar da maneira que quiserem, como bonecos, camisas, e outras coisas??? O que te faz pensar que a manifestação deles NÃO é legítima e democrática enquanto a sua é??? Gostaria apenas entender o seu ponto de vista, o que te dá LEGITIMIDADE de agradir o símbolo de uma MANIFESTAÇÃO pacífica que faz parte do jogo democrático

     

    1. Sabe ler?
      O senhor sabe ler? Ou comentou só por bobeira mesmo?
      E mais, ninguém tem o direito de agredir ninguém. Integridade de patrimônio é uma coisa, integridade de pessoas outra. Ou o senhor acha que é a mesma coisa?
      Aliás seguindo o seu raciocínio eu posso meter porrada no senhor só por discordar do meu ponto de vista quando estiver perto de mim. O senhor só poderia discordar longe… É isto?
      Eu sei que o senhor não vai entender, mas são pessoas como o senhor que atrasam a vida dos outros!

      1. Saber ler até que ele sabe

        Mas o problema é que todo direitista é muito burro pra entender qualquer coisa além das frases-feitas que ele lê no facebook…

      2. democracia

        Eu tenho direito de ter a minha opinião. Eu acho o Cunha bandido. Precisa ser preso.  Eu acho o Aécio bandido. Tem que ir para a cadeia também. E acho o Lula bandido. Tem que ir para a cadeia. A Dilma para mim tem responsabilidade no caso da Petrobrás. Isso é a minha opinião. E se eu quiser protestar, vou colocar um boneco do Lula, da Dilma, do Cunha, do Aécio em forma de presidiário.  Isso na maior paz possível. Sem agredir ninguém só realizando meu direito de protestar solitariamente.

         

        Com qual direito vem alguém e rasga o meu boneco??? Será que eu não tenho direito de montar um bonceco do Cunha, da Dilma, Do aécio, do Brizola que seja, em forma de presidiário?? Aonde está na constituição que isso é proibido. E mesmo que fosse. Quem tem que me interpelar é o estado policial. Alguém com o poder de polícia. Não meia dízia de pessoas da “joventude solcialista” querer se passar por um estado policial. E isso SIM É FACISMO!!!! Não respeitar o ponto de vista alheio. 

        1. Me mostra boneco do Cunha e do Aécio

          Aproveita e me mostra os seus protestos contra Cunha e Aécio, os protestos de rua contra Cunha e Aécio.

          Enquanto não fizer isso, vai continuar só tentando disfarçar a sua parcialidade descarada.

      3. Sabe ler:??

        Amigo,

         

        eu defendi a violência?? Aliás, quem partiu para a violência doi quem furou os bonecos!!!!! Vá estudar um pouco de interpretação…. Imagine que eu faça um boneco do bandido do Aécio vestido de presidiário, e do bandido do Cunha, e os coloque ao lado da Bandilma e do Pixuleco. Faço esse protesto sozinho, PACIFICAMENTE. Isso é proibido?? Me mostre na CONSTITUIÇÃO aonde é proibido fazer bonecos e protestar. E mesmo que fosse, o QUE LHE DÁ O DIREITO DE IR LÁ E FURAR O MEU BONECO????

    2. Sofista
      Tem gente burra que compra o teu discurso. Aqui, não.
      O sujeito foi apartar uma briga e apanhou do grupelho de fascistas, que usou inclusive arma de choque elétrico.
      Esse é o ponto de vista.

    3. Ah, certo, certo…

      Democrático deve ser espancar, dar choque e chamar de “bandido filho da puta” sem nem conhecer a pessoa.

      (E não venha com esse papo que você condenou a violência. Você só escreveu isso pra tentar mascarar a parcialidade descarada do seu comentário!)

    4. Oi Vinicius 
      A sua escrita já

      Oi Vinicius 

      A sua escrita já é uma apologia da violência.

      A sua democracia é a mesma das usadas nas salas de torturas do DOI CODI, ou das masmorras medievais.

  9. Fiz comentário semelhante

    Fiz comentário semelhante sobre esse pequeno protesto anti-petista em Natal, quando alguns furaram os bonecos representando caricaturas de Lula e Dilma. Ficou muito claro pelos vídeos divulgados nos programas locais, que a PM caiu de pau nos que furaram os bonecos, e até nos que eles dizem que tentaram a ajudá-los na provável fuga, concluindo: “Eles estavam com uma faca, que furou os bonecos, e se diziam nazistas e comnistas”. 

    A PM deu clara demonstração de que não estava ali para acalmar os ânimos, mas para dizer aos anti-petistas que eles estavam do lado deles. 

    Há poucos dias houve outro envolvimento do gênero no Ceará, o que mostra que a gente está presenciando o início de uma guerrilha civil (?). Há quem diga que isso acontecerá, inevitavelmente. Não duvido, porque os coxinhas estão dispostos a tudo. Resta saber, se com as manobras tucanas, não veremos nos próximos dias manifestações com bolinhas de papel caindo nas cabeças dos tucanos para dizerem que foram lançadas por petistas. Ano que vem, com novas campanhas, a gente ainda vai ter que ver de tudo mais um pouco.

  10. Contra a ação desses

    Contra a ação desses reacionários, a contra reação deverá vir de multidões.

    Quero ver eles aguentarem a pressão.

    Na boa, tem que partir para a porrada, para o confronto aberto  com esses putos.

    Quem achar que sou violento, que deem a outra face para eles.

    Porrada nesses putos que eles vão botar o galho dentro.

    Sai fora !

  11. Pelo visto um grupo totalirio

    Pelo visto um grupo totalirio encontrou outro grupo totalitario e algue apanhou e muito.

    O direito de manisfestaçao é democratico e os bonecos tambem fazem parte dele até que o poder judiciario possa considerar em contrario.

    Agora se alguem se acha no direito de ir furar boneco de manifestação que não lhe agrade nao pode achar ruim de tomar umas porradas.

    Democracia é para todos, direita ou esquerda se alguem resolve partir para censurar algo, deve ser contido.

    O hilário é que citam a ditadura para condenar os tapas na orelha que levaram m as nao citam ela para falar do tempo que ela tambem furaria ou rasgaria bonecos em manifestaçoes da qual discordaria né?

    rs

    1. Esse “comentário” seu é de uma

      cretinice impar.

      Eu me pergunto qual sintoma de doença mental são esses “rssss” depois de vomitar essas horrores.

    2. Façamos um boneco seu vestido

      Façamos um boneco seu vestido de presidiàrio, mesmo que você não tenha um mero processo na justiça. Humilhemos seu nome, chamemos voce de corrupto. Gritemos q você deve ir para cuba…

      O direito de um termina quando começa o do outro. Isso que ocorreu so é democracia na sua cabeça debiloide, 

      você é mais um dos imbecis facistas que estão ai pela rua achicalhando as pessoas. 

      1. O boneco era seu??

        Por acaso amigo o boneco era seu??? Você é uma autoridade policial, ou um juiz, para determinar em que ponto uma manifestação é legítima ou não?? Porque se doeu tanto com os bonecos do Lula e da Dilm??

        1. Olha o nível do comentário do

          Olha o nível do comentário do idiota. Em primeiro lugar, tenho formação em direito sim e com cargo público jurídico, mas isso pouco vem ao caso já que desde quando é necessário que qualquer pessoa para omitir uma opinião, ainda mais embasado em fatos recorrentes e pelo direito posto no país não tenha o condão de saber o que é ou não legítimo?

          Falei uma coisa no texto anterior e vou repetir aqui, o direito é extremamente simples de ser compreendido: o seu direito termina exatamente onde começa o do outro. E só. Faça um teste e se coloque no lugar dos ofendidos, veja que coisa simples.

          Eu não fico “doído” por ver bonecos, eu fico “doído” por ver uma direito facista, semi-analfabeta política fazer bonecos de outras pessoas que não respondem a processo algum travestidos de bandidos. Fico “doído” por ver pessoas sendo humilhadas, chamadas de corruptas no meio da rua só porque tem uma ideologia de esquerda. 

          E sim, também achei absurdo quando a blogueira de cuba foi alvo de manifestações, mas um erro não é compensado por outro. Um não, que essas atitudes facistas estão se repetindo a exaustão. Todo dia uma pessoa é agredida agora. Haddad, Suplicy, Mantegna, Padilha, a lista é incomensurável.

          Até para debater tem que se ter um certo nível, mas cada vez mais eu concordo com os daqui, o nível da direita é baixissimo é assim como o seu, frases feitas de Facebook e uma pobreza intelectual de dar pena.

           

           

           

  12. PT e comunista
    Sou apartidário e qualquer tipo de violencia é injustificavel, mas petista e comunista não podem ser levados a sério. São os verdadeiros facistas. Falar que é comunista demonstra sua ignorância, pois comunismo não existe faz algum tempo devido ao seu inevitável fracasso. Em Cuba temos um socialismo que resistou com o tempo devidoao próprio isolamento político, agora abre novamente suas portas ao mundo.
    Como disse Fernando Gabeira (ex-petista): “Os revolucionários de esquerda aplicaram um golpe na sociedade para impor uma ditadura socialista. Nunca lutaram pela democracia”.
    Deveriam todos lutarem por uma única causa que é a educação, como fez hoje o maior e melhor emergente do mundo (Coreia do Sul). Mas aqui não, não importa quem está no poder vai apenas brigar para se manter, pouco se importando com o próximo, seja PT, PSDB. Nenhum político me representa, por isso, devemos votar no menos pior e nada poderia ser tão ruim do que deixar o PT no poder. PT é a maior mentira socialista que existe.

  13. O triste não é ver os donos da Casa Grande. . .

    O mais triste de tudo é que a maioria dos que saem às ruas vomitar ódio contra o PT não são os capitalistas, mas pessoas da classe média/média e até da classe média/baixa, pobres com complexo de ricos.

  14. Revolução é esta merda aí!!!

    Os mais poderosos vão mandar na merda que ficar no país. O governo deposto que ficava inerte antes no golpe deixa o país e a população fica com os facistas no colo. Quem abrir a boca é logo jogado nos porões sem julgamento algum.

    Governo inerte favorece o facismo. Este governo peca ao não controlar estas manifestações e punir agressores.

    O ambiente é muito favorável a uma ditadura militar, tem que perguntar aos militares se querem isto…

    Se vc tiver um parente desempregado na família recentemente é melhor se converter ao facismo ou receberá toda culpa por este governo…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador