Huna vai à escola

Por Josias Pires

https://www.youtube.com/watch?v=LiRuXPJ5R1o width:700 height:394

Vídeo doméstico realizado em 2011, quando minha filha Huna estudava na Universidade Católica do Salvador (UCSAL), onde fez o curso de Letras no prédio do antigo convento da honorável soror Joana Angélica, que foi reformado na década de 1960 para sediar a Bienal de Artes Plásticas da Bahia e, posteriormente, passou a abrigar a universidade.

A nossa intenção foi mostrar, como a personagem diz logo no início, a guerra diária que enfrenta para garantir o direito de ir e vir. “Pessoas como eu, com dificuldade de locomover-se, penam todos os dia em Salvador para trabalhar, estudar ou se divertir. Ruas esburacadas, calçadas e ônibus com os  batentes altos, ladeiras muito íngremes ou com piso inadequado… É uma Via Crucis!!!”, depõe.

Mostramos algumas algumas dificuldades para transitar pelos ambientes internos. “Logo na entrada tem alguns batentes. Na época sugeri à direção que providenciasse uma rampa para que fosse mais fácil o acesso. Pedido negado. Justificativa? O convento é um imóvel histórico, tombado, que não pode  ter a sua estrutura modificada. O banheiro só foi equipado com rampa, depois que levei uma queda, não muito grave, mas poderia ter  sido pior e reclamei na Direção. As  longas escadas que desço e subo ainda existem, mas atualmente – coincidentemente depois deste vídeo postado no youtube – colocaram elevador. Mas acham vocês que  a mentalidade a  respeito da acessibilidade mudou completamente? Ledo engano! Na entrada, que não podia ser mexida para não danificar a estrutura do imóvel, agora tem rampas móveis… Mas, para motocicletas!”, escreve Huna.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. estudei na UCSAL

    fiz Filosofia no Convento da Palma e 2 anos de Direito no campus da Federação, ambos instalções em prédios da Igreja Católica que além de não pagar IPTU ainda explora esses monumentos com as mensalidades dos alunos..no Convento da Palma tinha uma sala que era tão lá no alto com escada de madeira bem antiga e com degraus estreitos e em espiral, que nós alunos a chamámos de “céu”, era difcíl subir e descer para qualquer um..pelo jeito a coisa não mudou muito..o Papa andou metendo o cacete esse dias nessa mercantilização da fé católica.

  2. Ito acontece em Salvador, São

    Ito acontece em Salvador, São Paulo, RJ, etcc…No Brasil todo .

    Se aqueles animais que foram badernar em junho de 2013 tivessem ao menos como pauta, melhorias nas acessibilidades para os nossos deficientes…..

    Uma sociedade que relega nossos irmãos mais fragilizados é uma sociedade doente e violenta .

     

    É isso aí Huna ! 

    Parabéns e vamos a luta !! 

  3. Nossa, que dificuldade!  O

    Nossa, que dificuldade!  O video eh muito tocante.  Lembro desses passeios quebrados ou nem sequer feitos em BH tambem.  (Na minha cidade eles te multam ate se voce nao cortar a grama.)

    Josias e Huna:  qualquer pessoa coloca tirinhas de velcro nessa bengala dupla -nao sei o nome- e fica bem mais facil ela segurar junta em uma posicao pra guardar ou em posicao contraria pra descer  e subir escada ou pro onibus.  Tem que ter tambem outra tira de pano na parte de cima atraz do braco de pontas velcradas e soltas pra segurar as duas nas barras do onibus.  Velcro eh baratinho com cola, uns 6 ou 8 dolares pelo de polegada (as costuradas precisam de uma costureira, claro, mas a cola eh bem confiavel).

    Boa sorte, Huna!

  4. O coronel, a familia e seus

    O coronel, a familia e seus sócios estão muito bem de vida. Enquanto a Bahia tem um longuíssimo caminho a percorrer para se tornar uma terra livre para as pessoas viverem.

    Vivi 30 anos em Salvador. Mudei há 5 para Curitiba. E vejo o quanto a herança do coronelismo deixou marcas na minha cidade.

    Custei a acreditar que o neto do coronel-mor foi eleito para governar a capital do Estado, depois de tudo que o avô não fez pelo estado e pela capital.

    Realmente, depois de mudar para Curitiba e conhecer um pouco do Paraná entendi porque se diz que o sul do Brasil é a nossa Europa.

    Os coronéis daqui do sul tiveram uma preocupação mínima com a bem estar da população em comparação aos nordestinos.

  5.  
    Eh uma guerreira, desde

     

    Eh uma guerreira, desde pequenininha!

    Quando estava na Casa Via Magia, onde meus filhos estudaram também, eu tinha certeza que ela venceria!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador