Relembrando Zilá Fonseca

Foi na capital paulista que Zilá Fonseca iniciou sua carreira de cantora, sendo durante muito tempo, considerada uma craque na arte de interpretar tangos e boleros. Mas como veremos no decorrer deste post o Samba não ficou atrás. Atuou bastante no rádio, primeiramente em São Paulo, posteriormente, no Rio de Janeiro e nas principais gravadoras da época, no período de 1938 até o início dos anos de 1960.

Ela gravou em 1956, pela Columbia, um LP de 10 polegadas contendo oito músicas, quatro de cada lado. Este disco é raríssimo e caro, podendo ser adquirido no site Mercado Livre ao preço de R$ 1.190,00. O pesquisador, escritor e amigo Luiz Américo Lisboa Júnior, atendendo um apelo que fiz no grupo “Arquivo Confraria do Chiado” (Facebook), disponibilizou o referido disco em mp3, ao qual agradeço e enalteço seu espírito altruístico. Post completo aqui.

 

Laura Macedo

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Maravilha, Jair!

      A motivação para este post foi uma foto da Zilá Fonseca que garimpei na Revista Carioca (1938). A partir daí comecei a procurar dados e, principalmente, suas gravações. Com o material coletado consegui fazer este pequeno mosaico visando homenageá-la e, fundamentalmente, divulgá-la às novas gerações.

      Deixo de presente pra você “Sei lá si tá” (Valfrido Silva/Alcyr Pires Vermelho). Clique no nome da música.

      Abraços.

       

  1. Uma senhora homenagem

    Fui ao portal e ouvi cada uma das canções – e foram muitas as canções! Zilá Fonseca… E pensar que você, emérita pesquisadora de considerável percurso, somente agora descobriu essa cantora tão especial. Por aí se imagina a enormidade de ícones (ostensivos uns, esquecidos outros) que compõem o painel de nossa MPB!

    Zilá realmente merece ser lembrada, como você afirmou. 

    Valeu a homenagem!

    (Uma observação final: em certos momentos, Zilá me fez lembrar a notável Carmen Miranda…).

    Beijos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador