Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Sonho de um carnaval

 

 

Carnaval, desengano

Essa morena me deixou sonhando

Mão na mão, pé no chão

E hoje nem lembra não

Quarta feira sempre desce o pano

 

Era uma canção, um só cordão

E uma vontade

De tomar a mão

De cada irmão pela cidade

 

No carnaval, esperança

Que gente longe viva na lembrança

Que gente triste possa entrar na dança

Que gente grande saiba ser criança

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          1. Maria d’Apparecida!

            Amigo Almeida,

             

            Será a Maria d’Apparecida que inspirou A MULATA É A TAL?

             

            Resenha da foto: Maria D’Aparecida, locutora da Rádio Globo. Foi eleita a mulata mais bonita do programa Trem da Alegria. Para ela, João de Barro e Antonio Almeida compuseram a marcha “A Mulata é a Tal” que diz: Branca é branca/preta é preta/ mas a mulata é a tal etc. gravada por Ruy Rey. Atuou como locutora da Eldorado. Mais tarde na Itália foi aplaudida como cantora! (Arquivo Osmar Frazão).

            [video:https://www.youtube.com/watch?v=iTIrCFdgPpE%5D

          2. Descobri! É a própria!
             « 

            Maria d’Apparecida

            Publicado 20 de setembro de 2014

            Maria d’Apparecida

            Tua voz, d’Apparecida, é aparição

            Fulgurante, sensitiva, dramática

            E vem do fundo negroluminoso de nossos corações

            E vai e volta e vai,

            Maria d’Apparecida do Brasil,

            Aparecedoramente cantaril

            (Poema “A Voz” de Carlos Drummond de Andrade).

            artworks-000049575424-zkiyq9-t500x500“Maria conhece todos os segredos e mistérios mágicos da música de seu belo país. Seu talento vocal flui da fonte (Jean-Louis Barrault, consagrado diretor de cinema e teatro).

            Maria venceu concurso da mais bela mulata do Rio de Janeiro e serviu de inspiração para Braguinha e Antonio Almeida: a marchinha A mulata é a tal, cantada por Ruy Rey estourou no carnaval.

            O prêmio: viagem a Paris. Que Maria soube aproveitar muito bem. Estudou. Foi fundo no canto lírico. Com determinação alcançou o estrelato em terras francesas, européias. Maria d’Apparecida, a primeira negra a interpretar Carmen, de Bizet, no Ópera de Paris. Brilhou em Porgy and Bess, West Side Story, La Voix Humaine.

            Participando em campanhas internacionais Maria destacou-se no mundo artístico e social de Paris. Homenageada com a Orphée d’Or, o Grand Prix de L’Academie du disque français. L’ordre pour l’encouragement ET progrés français. Medalha de La Ville de Paris. Chevalier dês Arts ET dês Lettres. Condecorações da Itália, Suécia. Com o disco Brasileiríssimo ganhou o Grand Prix International Du Disque da Academia Charles Cros.

            Maria d’Apparecida: primeira negra a interpretar Carmen no Ópera de Paris. Brilhou em Porgy and Bess, West Side Story, La Voix Humaine. Substituiu a diva  Maria Callas.          

            imagesY9GN5U4BO seu repertório inclui composições de Villa Lobos, Heckel Tavares, Jayme Ovalle, Turíbio dos Santos, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Gil, Tom Jobim. Maria d’Apparecida canta Baden Powell. Nos clássicos, destacou-se em Carmen, Mireille, Danação de Fausto, Mefistófeles, Dialogo das Carmelitas, Les beautitudes, Jeanne D’Arc, Le roi David.

            Maria sofreu com a incompreensão de críticos. Bisnetos, netos, filhos, herdeiros ideológicos dos que ofenderam e magoaram Carmen Miranda. Segundo eles, ela, “Voltou americanizada. Está a soldo do Departamento de Estado norte-americano”. Era a Guerra Fria. As redações estavam cheias de partidários e simpatizantes dos interesses ideológicos da União Soviética.

            Mesmo maltratada, a “maior bilheteria da Broadway, The Brazilian Bombshell”, a cantora, estrela do cinema, que colocou o Brasil no mapa mundial do entretenimento e turismo, foi incisiva em seu testamento: “quero ser enterrada no Brasil”. E foi.

            Assaltada no Rio. Maltratada por “críticos” que a consideravam afrancesada demais para o “gosto deles”, Maria d’Apparecida voltou a Paris, para ser mais uma vez, consagrada: “Maria d’Apparecida é a voz do Brasil. Uma extraordinária embaixatriz vocal de seu país tropical” (Jornal L’OFFICIEL).

            Na cultura do coitadinho, alimentada por pilantras na política, sucesso ofende.

            untitledaparecida“Quando ouço Maria d’Apparecida, penso em Tom Jobim, tantas vezes criticado por sua parceria musical com Frank Sinatra: “Sucesso no Brasil é ofensa pessoal”. Disse Antonio Brasileiro. Sem ele, e seus amigos da bossa nova, o Brasil continuaria um anão no circuito mundial da música pop.

            “Penso em quanto os nossos governantes e grande parcela da mídia, são insensíveis. Muitos, invejosos, ciumentos, com a vitória e o sucesso de compatriotas no exterior. E são eles os que, de fato, sem ajuda oficial, promovem e divulgam o Brasil. Com Maria d’Aparecida todo dia é Dia do Brasil. (Jota Alves).

             http://www.odiadobrasil.com/?p=1259

             

  1. Além de ser um discaço, tem

    Além de ser um discaço, tem uma capa linda do grande Elifas Andreatto que, por sinal, é autor da maioria dos projetos gráficos dos discos(vinis e CD’s) de Paulinho da Viola. Na parede do  meu cantinho de ouvir músicas estão penduradas as capas dos”Memórias”, Cantando e Chorando.

    “Coisas do Mundo Minha Nega”

    https://www.youtube.com/watch?v=9uoaSgo79Vs

    “Cantando”

    https://www.youtube.com/watch?v=nr4vb-otLgk

    PS. Observem no link acima a opinião de José Ramos Tinhorão sobre os discos” Memórias” que foram lançados simultaneamente em 1976.

    1. Amiga Maria Luisa

      O carnaval de rua de Fortaleza, a meu ver, tem um ponto alto que é o desfile dos maracatus. O resto eu, com toda humldade e sinceridade, acho muito fraco.

      Por favor responde quem á o artista dessa pintura do vinícius ok?

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=BfilW6ONxX4%5D

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=suKm_p5W1rY%5D

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=TNa2vwfPADM%5D

       

      Há que se falar de vários polos que estão pegando pra valer: Mercado dos Pinhões; Bar da Mocinha; Sanatório Geral, na pracinha da Gentilândia, etc…

      Enfim!!!

      1. Artistas

         

         

        14/03/2014 20p1 – Atualizado em 15/03/2014 07p8

        Exposição no Centro do Recife reúne

         

         

        aquarelas sobre Vinícius de Moraes

         

        Retratos foram pintados com participação de nomes da música brasileira.
        Mostra, assinada por Elifas Andreato, é gratuita e será aberta na terça (18).

         

        Após o centenário do poeta Vinícius de Moraes, o artista gráfico Elifas Andreato resolveu presentar os fãs do compositor com desenhos em homenagem à memória do “poetinha”, através da mostra “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius”, que chega ao Recife na terça-feira (18), na Caixa Cultural, no Centro da cidade.

        Autor de capas históricas de LPs de Paulinho da Viola, João Nogueira e Clara Nunes, além de Chico Buarque, o também jornalista e cenógrafo Elifas Andreato convidou 15 artistas para pintar retratos de Vinícius em aquarela. “Fiz uma base nos retratos e depois eles foram concluindo o desenho. Tanto é que você pode ver a marca pessoal de cada um deles. Uma vez definido o retrato, a pintura era uma coisa que eles iam fazendo enquanto eu ensinava a técnica”, explica.

        Martinho da Vila em momento de criação das pinturas que remetem à obra de Vinícius (Foto: Divulgação)Martinho da Vila em momento de criação das pinturas que
        remetem à obra de Vinícius (Foto: Divulgação)

        O sambista Paulinho da Viola, com quem ganhou o Prêmio Sharp de Música pela capa “Bebadosamba”, de 1996, foi um dos que participou da produção dos desenhos. Chico Buarque, Renato Teixeira, Toquinho, Antonio Nóbrega, Chico Buarque e Martinho da Vila também se reuniram na oficina. O time ainda conta com os traços dos artistas Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Teresa Cristina, Edvaldo Santana, Badi Assadi, Celso Viafora, Chico Cesar, Gabriel O Pensador e Rildo Hora. Cada um deles musicou um poema de Vinícius ao final da oficina.

        O artista também trabalha com as estrofes de poemas de Vinícius. São 14 pinturas no total, mais um DVD exibindo as experiências das oficinas com os músicos. O material em vídeo ainda não estará à venda. Na exposição, o público pode participar de oficinas de pintura e desenho com monitores orientados pelo próprio Elifas.

        Conselhos de Vinícius
        Ao conhecer Vinícius, em 1974, quando fez a primeira capa de disco para o poeta – a de Toquinho e Vinícius –, Elifas conta que não ganhou apenas um amigo, mas uma perspectiva nova em sua vida. “Nesse disco tem a canção “O filho que eu quero ter”, que é maravilhosa. Eu repensei essa história minha de não querer ter filhos e acabei tendo. Essa canção mudou minha vida”, relembra.

        Do conselho vindo da melodia, nasceram Bento, em 1976, e Laura, em 1978. Hoje, com duas netas gêmeas de 5 anos e um neto, de 2, ele não se arrepende da decisão. “Ele me dizia: ‘se você não tiver filhos, a vida não será plena, nem completa, e você não será capaz de perdoar seu pai’”. Minha história é longa, meu pai me deixou com a responsabilidade de criar meus irmãos, tínhamos uma relação complicada. Hoje, eu entendo. Isso mudou quando ele [Vinícius] me aconselhou”, conta Andreato.

        O artista, que já conhece o Recife e revela adorar a cidade e o carnaval, participa da abertura da exposição, na terça.

        Serviço
        Exposição “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius”
        Caixa Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero (Bairro do Recife)
        Abertura na terça-feira (18), às 19p0
        Visitação de 19 de março a 18 de maio, das 12h às 20h (de terça a domingo)
        Entrada Gratuita
        Classificação Livre

         

      2. Mon cher ami

        Essa pintura, que retrata um aspecto importante do Nosso Vinicius, foi feita pelo querido Elifas Andreato. Você sabe que ele fez muitas capas de discos, como essa do Paulinho da Viola que esta no alto do post. Desenho magnifico, que retrata fidedignamente o artista. Nessa era pré compact disc, nos tivemos as grandes criações de capas de LPs, algumas fantasticas, e muito delas foram imaginadas e desenhadas por esse artista modesto que é o Elifas Andreato.

        Ontem aqui no Blog, havia um post sobre um pequeno documentario em que Elifas conta a sua “divida” para com Vinicius e leva musicos ao seu simpatico ateliê, onde compõem as mais diversas facetas do poetinha entre seu poema O Haver, musica e pintura. O documentario é uma pequena ode à vida. 

        O documentario “O Haver – pinturas e musicas para Vinicius” esta aqui:

        [video:http://youtu.be/zpxdCZOOE5o%5D

        Aqui outro documento sobre “Elifas Andreato, Um Artista Brasileiro”:

        [video:http://youtu.be/Z7ljiThxWBE%5D

         

         

         

  2. Lulu

    Como foi o carnaval cearense ? Ou pelo menos ai em Fortaleza, revitalizado ou moribundo ?  E você, saiu em que bloco, mesmo ? Bom, se puder nos diz como foi seu sonho de carnaval. O meu ficou entre “ca e la” e até o ano que vem.

    Porque é preciso cantar

    Mas que nunca é preciso cantar!

  3. pega pra capar

     

    A Muvuca de Responsa da Siriúba Espaventada no Cafundó do Judas Mineiro

    Top 10 mulheres mais quentes no LFL

    A fase preparatória para a apresentação vulcânica das Capetinhas do MÉ (o nominho carinhoso dado ao bloco do Maracatu Excomungado), que agita a vibe do famoso Bar da Mocinha, em Fortaleza, acontece no Triangulo da Condenação, lá no Cafundó do Judas, em Minas Gerais.

    Mustache Growing

    O satânico MÉ encontra-se sob o frenético comando da Siriúba Espaventada (na foto acima).

    [video:http://youtu.be/7X-lpDZzW9E width:600 height:450]

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador