Pesquisa da PROTESTE mostra que ciclistas descuidam da segurança

Pesquisa sobre o comportamento dos ciclistas realizada pela PROTESTE Associação de Consumidores em sete cidades brasileiras aponta imprudência que pode ser desastrosa. Segundo os entrevistados, 56% já sofreram acidentes na cidade de Salvador; 55%, em Curitiba; 52%, em Brasília; outros 52%, em São Paulo; 51%, no Rio de Janeiro; e 37%, em Porto Alegre. Mas a maioria (75%) sofreu machucados leves ou de média gravidade. Mas 13% se feriram gravemente.

Entre os 1.857 pesquisados, 21% afirmaram avançar sinais de trânsito e 10% não respeitam outras regras de trânsito – como, por exemplo, trafegar na mesma mão dos carros.

O uso de acessórios de segurança não é vista como prioritária: 27% dos brasileiros confessaram que nunca usam capacete. E 20% revelaram que nunca usam refletores ou sinais luminosos (como colete ou adesivos) ao pedalar à noite. E 41% não têm buzina em suas bicicletas.

Por outro lado, os resultados do levantamento mostram que há muitos ciclistas interessados em mudar de atitude: 96% dos entrevistados acham que sinais luminosos dianteiro e traseiro deveriam ser obrigatórios no período noturno (só que, de acordo com as normas de trânsito, eles já são – mas muita gente não os usa).

E na opinião de 82% deles, também deveria ser obrigatória a utilização de gestos e sinais durante a condução do ciclista em ruas e estradas. Embora, há muito tempo, já existam leis de trânsito para quem se locomove de bicicleta, poucos as seguem.

Por isso, 77% dos brasileiros afirmam que os ciclistas deveriam ser multados em caso de direção perigosa em vias públicas. E, para começar, quem anda de bicicleta deve adotar acessórios de segurança. Isso sem contar a necessidade de respeitar as regras de trânsito e não sair por aí pedalando como um louco. As atitudes conscientes sobre uma bicicleta farão toda a diferença para baixar as tristes estatísticas de acidentes.

Para o levantamento, realizado entre novembro e dezembro de 2013, foram enviados questionários online para associados e não associados de sete cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Foram questionados sobre o grau de satisfação com as ciclovias, seus hábitos enquanto pedalam e os cuidados que têm com suas bicicletas.

No Brasil, 82% das pessoas têm pelo menos uma bicicleta em casa. E, entre os entrevistados, 27% pedalam de duas a quatro vezes por semana e 14% de cinco a sete vezes.

Os capacetes para ciclistas não são obrigatórios, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mas ele é recomendável como item de segurança, sobretudo para os iniciantes, protegendo a cabeça em caso de queda e diminuindo as chances de traumatismo craniano.

Para evitar acidentes, também é preciso manter a bicicleta em bom estado. Para 68% dos entrevistados, assim como carros, motos e caminhões, as bicicletas deveriam ter o mínimo de manutenção e condição para transitar pelas ruas e estradas, podendo ser recolhidas em caso de má conservação.

Entre os principais defeitos que os  brasileiros relataram já ter enfrentado, estão problemas com freios (24%), pedais, correntes e rodas dentadas (23%), rodas e pneus (23%) e sistema de engrenagem (22%).

A sinalização noturna na lateral colocada nas rodas e nos pedais também é uma exigência do Contran. Pela lei, os fabricantes já devem colocar nas lojas produtos com esses acessórios. Mas se o modelo for antigo (ou se estiver mal conservado), pode não ter. Nesse caso, o cliclista precisa providenciar.

Para pedalar com consciência é preciso seguir algumas dicas, como não ultrapassar veículos pela direita; não andar pela contramão, nem mesmo se estiver na ciclofaixa; não andar entre veículos e não pegar rabeira de caminhão.

Redação

5 Comentários

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  1. Eu gostaria de saber o que

    Eu gostaria de saber o que está havendo com os brasileiros. Acho que é baixa auto-estima ou diminuição brutal do instinto de sobrevivencia. Não é somente os ciclistas que se descuidam da segurança:

    é o pedestre que acha que o motorista em qualquer situação tem preservar a sua – dele – vida. Não pensa que em caso de acidenrte a vitima será sempre ele;

    é o motoqueiro que anda desabalado sem se importar com as consequencias de seus atos. Não raciocina que a vitima será sempre ele;

    é o motorista que ‘enfia’ o carro em qualquer brecha, etc. etc.

    Aquele acidente em que um argentino atropelou e matou um brasileiro numa rodovia do sul, é o que mais se observa nas ruas e avenidas. O motorista após estacionar, abre a porta e sai do carro sem se preocupar se vem um carro ou uma moto. Parece até que está na garagem de casa. os outros é que devem parar para não atropelar.

    O que está havendo? Falta de educação para o transito? 

  2. O mais forte sempre dá

    O mais forte sempre dá passagem para o mais fraco, em locais onde há muitos ciclistas os acidentes são raros.  O que mata mesmo é o celular na orelha!

  3. Ok a pesquisa, mas o título

    Ok a pesquisa, mas o título que está na matéria não é uam conclusão que possa ser tirada da pesquisa.

    Primeiro: a partir de qual percentagem de respostas dada às perguntas se pode concluir que ciclistas descuidariam da segurança? Seria 50% sem usar capacete, ou apenas 20%, por exemplo?

    Segundo: tomando o exemplo de avançar sinal vermelho. Avançar o sinal vermelho não é necessaramente sinal de descuido da segurança. Pode ser até mesmo sinal contrário. Uma bicicleta avançar sinal vermelho obviamente significa algo muito diferente de um carro avançar sinal vermelho, pelo tamanho dos veículos, velocidade etc. Ora, é batsante normal ciclistas avançarem sinais vermelhos, vemos todos os dias, mas na maioria das vees que vemos, não é imprudência. O ciclista o faz em segurança, dobrando uma esquina pelo canto da rua por exemplo, sem colocar em risco a si próprio e nem terceiros. Pelo contrário, o avanço do sinal vermelho nessas circunstâncias é muito mais um sinal de prudência, pois arracancar quando abre o sinal verde ao lado de carros é geralmente mais perigoso, principalmente quando se vai dobrar a esquina.

  4. A claro, coitado dos

    A claro, coitado dos motoristas, são vitimas dos imprudentes pedestras e perigosos ciclistas. 

    Faça-me o favor!!!!!! Não existe medida de segurança contra uma roda de caminhão.

  5. Não ultrapassar pela direita?

    Mas que bobagem é essa que ciclista não pode ultrapassar veículos pela direita? Quem escreveu esse artigo com certeza não pesquisou ciclista nenhum!

    E sim, os ciclistas são um bando de irresponsáveis que ficam se jogando na frente dos indefesos veículos automotores provocando imprudências no trânsito #ironia

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