Brazil: a Report on Torture de 1971

Soube por intermédio do Diário do Centro do Mundo da existência do documentário Brazil: a Report on Torture realizado em 1971 por dois jornalistas norte-americanos que entrevistaram os exilados brasileiros, na época no Chile, que relataram as torturas a que foram submetidos.

É muito emocionante , de sangrar o coração , ver e ouvir uma geração brilhante, certamente a mais brilhante que nosso país forjou, ser massacrada emocional, física e socialmente. Por outro lado, é de correr gelo pelas veias, fazer a memória lembrar que há seres humanos desprezíveis, brutais e diabólicos, capazes de torturar outros seres humanos de tal forma que ao descrevê-las somos lançados a nossa insignificância.

A ditadura militar e civil no Brasil passou longe de ser branda. Foi cruel, sanguinária, cínica.

O jornalista Paulo Nogueira escreve um lindo texto sobre Dodora (1945-1976) (aqui) , uma das entrevistadas que relata sua tortura e que suicidou-se em 1976, sequela das torturas sofridas. Frei Tito de Alencar Lima também está no documentário.

Enfim.. tristes relatos ,mas de fundamental importância histórica, porque eles deixaram registrado,  para esta nova geração, o que foram aqueles anos de chumbo. A nova geração, por exemplo, minhas sobrinhas que hoje estão com 30 anos, nem imaginam , nem chegam perto de imaginar o que foi viver a juventude em ditadura militar e civil. Nem eu mesma que em 1971 tinha 11 anos consigo compreender por completo o que foram aqueles anos. Lembro-me que eu tinha medo, medo de tudo, até da sombra,de  tanta  recomendação de meus pais:: não converse em grupos, cuidado com a polícia, não pegue nenhum panfleto, não leia isso ou aquilo, não escute isso ou aquilo, vista-se assim e não assado… tinha até medo de pensar… Mas pensei, apesar de todas as instruções para não fazê-lo.

Golpe, nunca mais. Tortura, nunca mais.

 

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. continua

    A tortura, com os mesmos interêsses e executada pelo mesmo tipo de gente, continua firme e forte.

    Senão, como explicar a perseguição a prisão a condenação de brasileiros como Dirceu, Genoino e Delúbio?

    O pior é a redenção aos torturadores por parte dos  políticos e do governo trabalhista, 

  2. Brazil: a Report on Torture de 1971

    Excelente documentário, jóia rara, de verdade, para exibirmos em sala de aula e mostrar a jovens alunos e alunas que não sabem sobre a ditadura militar/civil do Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador