Um ataque à legitimidade do Supremo Tribunal Federal

Um ataque a legitimidade da instituição Supremo Tribunal Federal

A divergência é aceitável, é salutar, é a essência do ato de julgar, e, é exatamente o contrário da suspeição, da intriga, da maledicência, uma vez que estas são a negação da virtude, do bem julgar, do livre decidir.

Não é a primeira vez que Gilmar Mendes atinge diretamente os Ministros Luis Roberto Barroso e Teori Zavascki, e coloca sob suspeita suas decisões e motivos de convencimento.

E mais, coloca sob suspeita também o futuro integrante a ser escolhido pela Presidenta Dilma, ou, ao menos, tenta, astuciosamente, direcionar a escolha, de modo a vetar eventuais candidatos que, a despeito de ilibada reputação e elevado conhecimento  jurídico tenham, em alguma oportunidade, defendido bandeiras oriundas dos movimentos sociais (bolivarianos).

Comete, neste ponto, o vedado arbítrio a uma parte dos elegíveis, o que, em tese, revela uma atuação eivada de inconstitucionalidade.

E, não se avente a livre expressão, pois, trata-se de acusação/suspeição de futuros atos do mandatário maior da Nação (bolivarianismo – em sua conotação de cerceamento de liberdade pública), vinda de um componente de um dos poderes da República.

Lembro de um episódio, no julgamento da AP470 em que o Ministro Joaquim Barbosa forçou de tal forma as estruturas da Corte Suprema que, por ocasião do prosseguimento da ação penal, em sede de embargos declaratórios,  a deixou de tal forma fragilizada,  que o que estava em julgamento não eram mais os réus, mas a instituição Supremo Tribunal Federal (https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/um-julgamento-fora-da-curva-ou-uma-mudanca-de-rota)

Neste momento, coube aos recém egressos, Luis Roberto Barroso e Teori Zavaszki, terem a fina percepção do impasse institucional, e, com extrema abnegação, por um breve lapso, relevaram suas convicções, e, em nome da defesa da instituição, acederam em descartar os embargos declaratórios como hábeis a alterar o julgado.

Pois bem.

Novamente é chegado o momento.

Sem sombra de dúvidas, a instituição Supremo Tribunal Federal, na figura de seus componentes, está novamente sob ameaça, e isto exige a atuação enérgica e firme de seus integrantes.

Não há mais espaço para “chicanas”, como a produzida naquela oportunidade.

O Judiciário não pode se deixar encurralar ou ser amordaçado por situações limites, a Constituição Brasileira que, ao fim e ao cabo é quem lhes dá poder e lhes outorga a máxima honraria de defende-la e ao povo, não pode ser um joguete em palavras que acusam seus outros componentes de conspurca-la.

Devido às circunstâncias, ao atual Presidente do STF, Ricardo Lewandowski, cabe atuar em defesa da instituição e de seus mais recentes membros.

Sua biografia não se conforma com retrocessos, nem a Constituição Brasileira permite.

 

Redação

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Gostei!

      Espero que a Presidente Dilma escolha grandes juristas de reputação ilibada e que não sejam pautados pela mídia. Sanctis tem reputação ilibada e não se curva diante da mídia golpista. Ah, como vai ser duro esperar Gilmar Dantas Mendes e Fux  se aposentarem pela compulsória. Será que esses dois não topariam seguir o exemplo de Joaquim Barbosa e pedir logo aposentadoria? Teriam meu apoio irrestrito e, acredito, de muitos outros brasileiros.

  1. tem que dar o crédito da foto

    tem que dar o crédito da foto impagável no perfeito resumo da ópera de Cesare Pavese: TRABALHAR CANSA…

    Trabalhar cansa é o livro de estreia de Cesare Pavese, considerado um dos grandes escritores italianos e intelectual pertencente ao grupo formado na época da Segunda Guerra por Norberto Bobbio, Leone Ginzburg, Ellio Vittorini e Italo Calvino, entre outros. Com um verso mais narrativo, aberto à prosa da vida cotidiana, Pavese retratou as noites insones das cidades, as figuras de proletários, camponeses, prostitutas, bandidos, bêbados e mendigos vivendo seu drama diário. No contexto da Itália fascista, o poeta marca um momento de virada, renovação e revitalização da poesia italiana, dominada então por tendências mais herméticas e de “poesia pura”. Depois dessa primeira experiência, Pavese passou a dedicar-se quase exclusivamente à prosa, como em Diálogos com Leucó.

  2. GMendes fantástico

    Nassif,

    Cabe aos outros juízes do STF, já que impossibilitados de se manifestarem a respeito das animalidades ditas pelo seu colega cangaceiro, simplesmente fazerem o que lhes compete e ignorando qualquer juízo de valor que venha ( e virá) a ser dita por aquele fantástico juiz que, certamente, não tem memória e muito menos espelho em casa.  

    Distribui HCs a torto e adireito para criminosos, inventa conversas com outro igual a ele, Demóstenes Torres, senta em cima de um processo importante, aquele a respeito de financiamento de campanha com recursos privados, além da patranha do terreno da escola, ou seja, tem um CV no STF que é mais sujo que pau de galinheiro e ainda tem a coragem de falar o que quer e bem entende.

    GMendes parece ter se tornado um celerado.

  3. Nassif é um eterno otimista,

    Nassif é um eterno otimista, não tenho a mesma esperança em relação ao ministro Lewandowski, o papel que ele teve no julgamento de exceção da AP 470 foi de fazer um contraponto mínimo, sem ameaçar o desenrolar da farsa, apenas para conferir certo ar de legitimidade desta que foi uma das maiores agressões à Democracia braisleira desde 1964. Também tenho receio quanto às futuras nomeações. A presidente acertou com Barroso e Zavascki, mas esses rumores sobre uma eventual nomeação do advogado de Daniel Dantas ao STF são preocupantes.

    1. Daytona, é que o tempo vai

      Daytona, é que o tempo vai passando e a gente vai esquecendo o que rolou na Corte durante a AP 470; o Ministro Lewandowski era, apenas o REVISOR da AP 470;  No desespero, muitos de nós, acabamos quase exigindo que ele atuasse como advogado dos réus.JB era o relator, presidente, promotor, imperador, etc… com o apoio da maioria dos ministros. Inventava regras, manipulava pauta, criava resoluções… ele podia TUDO na AP 470. Não foi um embate entre JB e Lewandowski; o plenário já estava fechado com o JB e o Gurgel, muito antes da AP ser colocada em pauta. Caso os “direitos autorais” do julgamento da AP 470 não sejam da Globonews, seria bom colocarmos todos os videos, em sequência ( vou sugerir ao pessoal do Megacidadania ) para que possamos ter bem claro o que se passou. Com certeza, o julgamento foi a maior agressão à democracia desde  64, concordo com vc. Mas isso ainda não acabou. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que nossos companheiros condenados e cassados, assumam a liderança dessa luta. Não há decisão judicial que possa impedir um militante de militar… Zé Dirceu, Genoíno, JPC, Protógenes… eles tem que vir ajudar a gente.

  4. “Novamente é chegado o

    “Novamente é chegado o momento.

    Sem sombra de dúvidas, a instituição Supremo Tribunal Federal, na figura de seus componentes, está novamente sob ameaça, e isto exige a atuação enérgica e firme de seus integrantes.

    Não há mais espaço para “chicanas”, como a produzida naquela oportunidade.

    O Judiciário não pode se deixar encurralar ou ser amordaçado por situações limites, a Constituição Brasileira que, ao fim e ao cabo é quem lhes dá poder e lhes outorga a máxima honraria de defende-la e ao povo, não pode ser um joguete em palavras que acusam seus outros componentes de conspurca-la.

    Devido às circunstâncias, ao atual Presidente do STF, Ricardo Lewandowski, cabe atuar em defesa da instituição e de seus mais recentes membros.

    Sua biografia não se conforma com retrocessos, nem a Constituição Brasileira permite.”

     

    Isso precisa ser ecoado em todos os cantos do Brasil.

     

    Gilmar Mendes, a heranla maldita de FHC!, sempre foi um atento à Democracia.

  5. Caro Nassif e demais
    Sempre

    Caro Nassif e demais

    Sempre teve e sempre teremos os calhordas. GM é mais um deles.Não vejo diferença entre ele e aqueles madamos e madames, querendo um novo golpe militar, apoiado por uma midia ídem.

    É contra isso, que o PT e outros segmentos sociais, lutam.

    Quanto mais perto deles os movimentos sociais chegam, tanto mais eles arrepiam.

    Saudações

     

  6. E O TRIBUNAL DA BAHIA

    NASSIF TENHO MUITA CURIOSIDADE COMO BRASILEIRO DE SABER COMO ANDA AQUELE PROCESSO ONDE GILMAR MENDES É REU NO TRIBUNAL DA BAHIA, AQUELE DE MAI DE R$ 10,000,000,00 QUE O MINISTRO TERIA RECEBIDO DAQUELE TRIBUAL.

  7. Gregório de Matos já dizia:

    Senhor(…)
    Quem sobe ao alto lugar, que não merece,
    Homem sobe, asno vai, burro parece,
    Que o subir é desgraça muitas vezes.

    A fortunilha, autora de entremezes
    Transpõe em burro o herói que indigno cresce:
    Desanda a roda, e logo homem parece,
    Que é discreta a fortuna em seus reveses.

    Homem sei eu que foi vossenhoria,
    Quando o pisava da fortuna a roda,
    Burro foi ao subir tão alto clima.

    Pois, alto! Vá descendo onde jazia,
    Verá quanto melhor se lhe acomoda
    Ser homem embaixo do que burro em cima.

  8. Tem de deixar esse Energúmeno

    Tem de deixar esse Energúmeno representante do PIG, falar à vontade……vai se queimando a cada Explanação ……

  9. se nenhum dos seus “pares do stf” responder ao crápula…

    … estará confirmado o que tenho reiteradamente escrito aqui, sobre o stf (minusculo mesmo) :

    Só Tem Farsante !!!

    É um bando de bananas que arrepiam para quem grita grosso e para a midia venal… e “produzem” resultados contra os 4p’s (preto, pobre, prostituta e petistas).

    O mais é… bem deixa pra lá…

     

  10. A atuação deste ministro não

    A atuação deste ministro não honra o Supremo. Ao contrário, compromete seriamente a honradez da Corte. Se ele ficar só com seu escancarado partidarismo político, entre outras mazelas que causam asco, o Supremo terá recuperada sua integridade e confiabilidade, embora os que se aproveitaram politicamente deste ministro se sintam prejudicados e estrilem.

    1. Caro Emerson57
      Por favor,

      Caro Emerson57

      Por favor, respeite o Joâo Plenário, apesar da grande semelhança.

      Não suporto Danilo Gentili, mas esse, mesmo quando mete a bronca no PT, acho fantástico.

      Muitas vezes assisto a Praça é Nossa, por causa dele.

      Saudações

       

       

       

  11. e o presidente nao se manifesta.
    E o presidente do STF nada diz da corte suprema.
    Quem cala consente. Assinou.
    Ha liberdade de expressao e GM so abre a boca para dizer o que a midia manda. Onde esta os grampos, o senador seu amigo e contraventor, onda esta seus investimentos e capangas.
    Um juiz da suprema corte de um pais fazendo este papelao e nao vai parar por ai senhores.
    Ha um vergonha e um pensamento como faz nas qualidades profissional do meliante perante um caso em juizo e suas decisoes.
    Um cidadao perigoso a seus, ao povo e ao BRASIL.

  12. A razão de ser do STF é a defesa da Constituiçao.

    A Constituição Federal determina que o Presidente da República indique os ministros com aprovação do Senado. Também determina aposentadoria compulsória após 70 anos. 

    O PSDB foi o responsável pela aprovação da PEC que instituiu a reeleição. Mudou rapidinho de posição, quando os ventos sopraram favoráveis à reeleição de seus adversários e o povo brasileiro renovou por duas vezes os mandatos dos candidatos do PT. Atualmente os tucanos buscam ressuscitar a PEC da Bengala, baseados, novamente, em interesses imediatos, ou seja,  impedir a indicação futura de 5 ministros do STF pela presidenta Dilma. 

    As instituições do Estado brasileiro não podem ficar à mercê de interesses conjunturais e de grupos de poder. Isso é casuísmo, oportunismo e desrespeito aos valores democráticos. Gilmar Mendes ofende seus colegas legitimamente indicados e ofende à decisão soberana do povo brasileiro, do qual emana todo o Poder e também os altos recursos que remuneram os magistrados. 

  13. A PEC da bengala não vai

    A PEC da bengala não vai passar e espero que as próximas indicações da Dilma para o STF   contrariem tanto o GM que, acuado no corner, peça ao PSDB para jogar a toalha e, para felicidade geral dos brasileiros,  antecipe sua aposentadoria. Poderá se juntar ao JB na tarefa de “emitir pareceres”.

  14. Sem sombra de dúvidas o

    Sem sombra de dúvidas o ministro Gilmar Mendes merece uma puxão de orelhas tanto da presidênca do STF como dos seus próprios pares. E puxão de orelhão se dá em quem mesmo? Deduzam a resposta.

    Em toda a história do Supremo Federal poucos foram dos seus membros que ousaram ir tão longe em termos de ataques ao decoro de uma Corte Suprema.

    Para ilustrar:  o ex-ministro Joaquim Barbosa deixou várias marcas quando da sua passagem pelo STF; algumas péssimas, outras boas. A melhor, a merecedora de todos os aplausos, foi quando descascou, desnudou, o caráter do “líder” do PSDB no Supremo, ao afirmar que ele “estava destruindo a Justiça deste país”. 

    Vamos relembrar:[video:http://youtu.be/ioWehAoxoa0%5D

    1. Aí a gente se anima com os

      Aí a gente se anima com os discursos do Lewandowski e do Barroso na abertura da XXII conferência Nacional dos advogados no RJ e  vem o Jabor de Toga  mandando o balde d’ água gelada…  tá completamente pirado, fingindo ver bolivariano em tudo qto é canto. Bela tentativa de lutar por seus interesses simulando preocupação democrática. GM tá parecendo cunhado no churrasco; todo mundo numa boa e chega o cara com a Schin quente mas só bebe a Original gelada outros trouxeram; fica chapado, canta a mulher dos outros; resolve jogar alguém na piscina ; coloca umas músicas nada a ver  e tira a sogra, super na dela, pra dançar… O que adianta exigir de uma pessoa que não tem qq noção de limite, notório saber e reputação ilibada? De onde GM foi tirar que o Ministro Teori dá ousadia para alguém incluí-lo em seus barracos? Tem que ser muito espaçoso mesmo, para ir tomando intimidade com alguém que se comporta de maneira tão circunspecta, pelo menos pra quem tá vendo de fora. Um absurdo isso que tá acontecendo no STF; os malucos resolveram meter o pé na jaca. O mesmo aconteceu com o JB e o Ministro Lewandowski. MAM que tb gosta ou gostava de implicar com o Barroso… Espero que Dilma mande reforços, pq tá feia a coisa. Com esse Senado, vai ser difícil emplacar um ministro decente. Protagonismo do judiciário com Lewandowski (s), Teori(s) e Barroso(s) é ruim mas dá pra respirar. Com GM, JB & Cia, não rola nem com ajuda de aparelhos.

  15.  
    Recebi hoje pelo twitter

     

    Recebi hoje pelo twitter que Gilmar Mendes foi um dos beneficiados pelo Mensalão Tucano.

    Eu não duvido. O histórico desse senhor é o pior possível.

    Mas dou-lhe o beneficio da dúvida.

    Qualquer um pode fazer uma lista com nome e valores e postar na internet.

    Mas não deixo de me perguntar por que Gilmar Mendes teme tanto o PT.

    Mas uma coisa não tenho dúvida: Que Gilmar Mendes enxovalha o STF, envergonha a corte!

    Joaquim Barbosa já foi! 

    Foi um dos dias mais felizes da minha vida, quando Joaquim Barbosa saiu do STF pelas próprias mãos sujas de lama.

    Entrou para história de forma negativa, como o pior ministro que o STF já teve!

    Chegou-se ao cúmulo de a OAB negar ao ex-ministro a licença para Advogar com a justificativa de que o mesmo não tinha ÉTICA!

    Aquele dia foi um outro de grande felicidade. 

    Como diz minha querida e amada mãezinha: Fiquei de alma lavada!

  16. Houvesse senado no Brasil e

    Houvesse senado no Brasil e esse GM teria sido defenestrado há tempos. Ele enxovalha qualquer tribunal onde pretensamente atue. É criminoso sintomático. Mentiroso contumaz. Golpista sempre. É só alinhavar sua trajetória – entre grampos sem áudio e mentiras em reuniões com Nelson Jobim, por exemplo – para verificar o baixíssimo “cantareira” que sempre foi. Mas, infelizmente, nem há senado no Brasil, nem presidência no STF que possa enfrentá-lo e mandá-lo, pelo menos, calar a boca. Pobre país.

  17. Gilmar Mendes

    Se o Brasil fosse um país serio, e não fosse o manto protetor da toga do STF, esse cara deveria estar na cadeia desde as privatizações do PSDB.

  18. observei que desde sempre

    observei que desde sempre tudo o que

    gilmar mendes fala revela seu próprio caráter.

     

    como disse alguém,

    reflexo condicionado.

    ele fala e ao falar se denuncia.

    todas as provas são contra ele.

    sempre.

  19. Desde que foi nomeado por FHC

    Desde que foi nomeado por FHC para o STF, Gilmar Mendes já aprontou o suficiente para perder o cargo várias vezes. Vai ficando e emporcalhando o Tribunal porque não temos um Senado à altura de sua missão de processar e julgar os pedidos de Impedimento contra os pilantras e os cretinos empossados no STF. A mediocridade de Gilmar Mendes é endossada pela mediocridade do Senado Federal. Simples assim. 

  20. quem cala

    Quem cala consente. O silêncio (lamentável silêncio) de seus pares fala por si só. Silêncio de capanga diante do coronel.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador