A brincadeira do impeachment e os desvios de Aécio

Há que se ter um mínimo de responsabilidade e parar com essa brincadeira de impeachment. O que está em jogo não é o governo A ou B, mas a normalidade democrática e a necessidade de interromper esse terceiro turno para superar o momento econômico atual.

É irresponsável a exploração do senador Aécio Neves em relação à proposta do governo federal de flexibilizar as metas fiscais.

A política fiscal, no governo Dilma Rousseff, de fato, foi de uma irresponsabilidade à toda prova. Tudo o que Dilma pedia era aceito acriticamente pelo Secretário do Tesouro Arno Agustin, ainda que forçando a mão nas contas, para o pedido poder caber na ficção criada.

Tem que haver formas institucionais de impedir a repetição dessas aberrações.

***

Pretender transformar essas barbeiragens em crime de responsabilidade, para levantar a tese do impeachment de Dilma – como pretende o senador Aécio Neves – é uma ação ao mesmo tempo irresponsável e hipócrita

Em 2012 o estado de Minas foi obrigado a assinar com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) um Termo de Ajustamento de Gestão por infração muito pior do que o não cumprimento da meta fiscal: o inadimplemento dos gastos mínimos em saúde e educação. As metas fiscais estão na Lei de Responsabilidade Fiscal. Os limites legais de gastos em saúde e educação estão na LRF e na Constituição Federal.

E Minas não cumpriu.

O TAG previu um escalonamento gradual para o reenquadramento de Minas nas despesas mínimas obrigatórias – por saber não ser possível cavalos de pau em política fiscal. O limite mínimo de 12% na saúde e 25% na educação só seriam alcançados em 2014.

Não pode ter ato pior do que descumprir, e reconhecer mediante confissão, percentuais constitucionais e orçamentários definidos em lei complementar. Seria hipótese de crime de responsabilidade evidente.

***

Pior, houve influência política no trabalho do Tribunal de Contas do Estado. Acatou a tese do déficit – proposta pela procuradora do TCE -, mas não impôs nenhuma medida compensatória.

Como explica um especialista, quem ajusta conduta confessa a inadimplência e recebe o benefício da presunção de boa-fé mediante o ônus de compensar o dano”. Isso não ocorreu em Minas mesmo sendo expressamente exigido no art. “25 da Lei Complementar 141/2012.

Poderia ter ocorrido até a suspensão das transferências constitucionais para o Estado, mas nada foi feito. O tema mereceria uma análise do STF (Supremo Tribunal Federal), para questionar os argumentos de Aécio contra direitos sociais.

Ninguém propôs empichar o governador Antônio Anastasia nem incluir Aécio Neves em crime de improbidade administrativa.

***

Para se passar o país a limpo, o primeiro passo é acabar com esse festival de hipocrisia.

Há um conjunto de práticas daninhas e há uma corrupção generalizada entranhada em todos os poros do sistema político, do PT ao PSDB. Assim como Lula, FHC conhece muitíssimo bem esse jogo, porque ambos praticaram em nome da governabilidade.

Pretender utilizar as denúncias em benefício político próprio, ao preço de desestabilizar a própria economia, é tão imoral quanto praticar a própria corrupção política.

Em vez de brincar de conspirador, faria melhor Aécio em assumir o desafio da construção de uma verdadeira oposição. Se Dilma insistir no estilo do primeiro governo, Aécio precisará esperar apenas quatro anos a mais para conquistar o poder.

Luis Nassif

217 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desde

    Desde quanto o atual quadro partidário do PSDB é responsável ou se preocupa com o futuro do Brasil? Pedir seriedade e responsabilidade ao Aécio é forçar um pouco. Não acha, Nassif? 

  2. Que eu saiba, so existe UM

    Que eu saiba, so existe UM “termo de ajuste de gestao” e ele foi arquitetado especificamente para esconder as contas de Minas Gerais.

    Alguem sabe se ja existiu outro?  Nao eh nem legal fazer isso!

    1. Choque de Gestão

      De forma surrealista, um dos coordenadores da campanha do Aécio, apropriou-se da administração de uma cidade de média para grande envergadura no interior de Minas

      Oriundo das forças de segurança, com passagem em cargos no segundo escalão do governo federal, o “interventor impostor” indicou cerca de seis ou mais delegados para ocupar cargos de confiança na prefeitura municipal.

      Eles portavam armas com elevado potencial ofensivo, que eram depositadas sobre a mesa para intimidar o impassível prefeito durante as reuniões.

      O prefeito fantoche foi investigado por roubalheiras detectadas na compra de materiais escolares.

      Foram descobertos desvios de verba para a aquisição de software para administrar o sistema de saúde da cidade, contrariando a avaliação de especialistas da área que garantiam, na época, que o sistema que estava implantado era superior ao recém-adquirido.

      Sem surpresas, mais tarde, a sede do fornecedor, que recebeu a sua polpuda bolada antes da implantação e a liberação do software para uso, foi localizada em um barracão desocupado em um bairro da periferia de BH.

      Mais desfalques estão sendo investigados em torno das desapropriações realizadas para a construção de uma importante avenida construída às margeia um rio da cidade, que, por ora, encontra-se interrompida.

      Após cumprir o seu mandato, o  paspalho confessou em restrito círculo de amizade que não decidia nada na prefeitura e que apanhou dentro da prefeitura.

      Quem bateu na cara do prefeito foi o secretário de governo e coordenador da campanha do senhor Neves.

  3. No final do artigo, o Nassif

    No final do artigo, o Nassif escreve o que eu penso que deve acontecer = dúvido que a oposição vá entrar com tudo pelo impeachment. Até porque quem está do outro lado é o partido mais estrututrado do Brasil = o PT. E que nem a antiga guerra fria = se lançar o primeiro míssel atômico, virá resposta do lado e aí ninguém sabe como a brincadeira vai terminar. Acho que tudo isso é só pra fazer a dilma ter que se desdobrar em várias frentes – o que aumentará ainda mais a incompetência dela. 

    Pelo início do segundo mandato de Dilma (na prática começou dia 27 de outubro), Dilma vai repetir as bobagens do primeiro. Se eu fosse Aécio, me preocuparia mais em sair vivo da briga interna do psdb pra ver quem será o candidato em 2018. Deveria lembrar do que Napoleão disse = “Que Deus me ajude com meus amigos; dos inimigos eu dou conta sozinho.” Leia-se amigos = Alckimin e Serra e FHC (rs). 

    1. Essa (esse?) troll é de uma audácia!

      Realmente, Dilma faz muitas “bobagens”. A Jo Lima é que é competente. Haja falta de senso de ridículo

  4. Nassif, FHC eh reconhecivel

    Nassif, FHC eh reconhecivel em Aecio.  Ambos fazem um enorme esforco pra piorar o Brasil de todas as maneiras possiveis, sabem que o estao fazendo, e gostam de fazer.  E ambos fazem qualquer jogada pelo poder.

  5. Cara de pau e falsa coragem.

    Só faz isso por que goza de blindagem na mídia.

    Agora, quanto a assumir o desafio da construção de uma verdadeira oposição, dá uma trabalheira danada. O que não é bem o estilo do nobilíssimo senador.

  6. Aviso ao PT, ao PT, ao PT

    CONTINUAM OS ALERTAS DO NASSIF SOBRE AS MANOBRAS DE GILMAR E TOFFOLI
    E O PT APARENTEMENTE NÃO ESTÁ NEM AÍ. TOMEM UMA PROVIDÊNCIA, PORQUE
    EU, MILITANTE, ESTOU CANSADO DE CARREGAR PIANO SUBINDO ESCADA DE APARTAMENTO

    Gilmar dá mais um passo em direção ao terceiro turno
    sex, 21/11/2014 – 00:43
    https://jornalggn.com.br/noticia/gilmar-da-mais-um-passo-em-direcao-ao-terceiro-turno

    Jornal GGN – Ontem, o Ministro Gilmar Mendes convocou técnicos do Tribunal de Contas da União, da Receita Federal e do Banco Central para se debruçarem na análise das contas de Dilma Rousseff.

    As investigações serão tanto das contas do comitê de campanha, como da própria candidata Dilma Rousseff, segundo informações do blogueiro Fernando Rodrigues. Há uma montanha de documentos para serem analisados.

      

  7. Corrupção

    Exemplar o artigo de Ricardo Semler hoje na Folha:

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/196552-nunca-se-roubou-tao-pouco.shtml

    RICARDO SEMLER

    TENDÊNCIAS/DEBATES

    Nunca se roubou tão pouco

    Não sendo petista, e sim tucano, sinto-me à vontade para constatar que essa onda de prisões de executivos é um passo histórico para este país

    Nossa empresa deixou de vender equipamentos para a Petrobras nos anos 70. Era impossível vender diretamente sem propina. Tentamos de novo nos anos 80, 90 e até recentemente. Em 40 anos de persistentes tentativas, nada feito.

    Não há no mundo dos negócios quem não saiba disso. Nem qualquer um dos 86 mil honrados funcionários que nada ganham com a bandalheira da cúpula.

    Os porcentuais caíram, foi só isso que mudou. Até em Paris sabia-se dos “cochons des dix pour cent”, os porquinhos que cobravam 10% por fora sobre a totalidade de importação de barris de petróleo em décadas passadas.

    Agora tem gente fazendo passeata pela volta dos militares ao poder e uma elite escandalizada com os desvios na Petrobras. Santa hipocrisia. Onde estavam os envergonhados do país nas décadas em que houve evasão de R$ 1 trilhão –cem vezes mais do que o caso Petrobras– pelos empresários?

    Virou moda fugir disso tudo para Miami, mas é justamente a turma de Miami que compra lá com dinheiro sonegado daqui. Que fingimento é esse?

    Vejo as pessoas vociferarem contra os nordestinos que garantiram a vitória da presidente Dilma Rousseff. Garantir renda para quem sempre foi preterido no desenvolvimento deveria ser motivo de princípio e de orgulho para um bom brasileiro. Tanto faz o partido.

    Não sendo petista, e sim tucano, com ficha orgulhosamente assinada por Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC, sinto-me à vontade para constatar que essa onda de prisões de executivos é um passo histórico para este país.

    É ingênuo quem acha que poderia ter acontecido com qualquer presidente. Com bandalheiras vastamente maiores, nunca a Polícia Federal teria tido autonomia para prender corruptos cujos tentáculos levam ao próprio governo.

    Votei pelo fim de um longo ciclo do PT, porque Dilma e o partido dela enfiaram os pés pelas mãos em termos de postura, aceite do sistema corrupto e políticas econômicas.

    Mas Dilma agora lidera a todos nós, e preside o país num momento de muito orgulho e esperança. Deixemos de ser hipócritas e reconheçamos que estamos a andar à frente, e velozmente, neste quesito.

    A coisa não para na Petrobras. Há dezenas de outras estatais com esqueletos parecidos no armário. É raro ganhar uma concessão ou construir uma estrada sem os tentáculos sórdidos das empresas bandidas.

    O que muitos não sabem é que é igualmente difícil vender para muitas montadoras e incontáveis multinacionais sem antes dar propina para o diretor de compras.

    É lógico que a defesa desses executivos presos vão entrar novamente com habeas corpus, vários deles serão soltos, mas o susto e o passo à frente está dado. Daqui não se volta atrás como país.

    A turma global que monitora a corrupção estima que 0,8% do PIB brasileiro é roubado. Esse número já foi de 3,1%, e estimam ter sido na casa de 5% há poucas décadas. O roubo está caindo, mas como a represa da Cantareira, em São Paulo, está a desnudar o volume barrento.

    Boa parte sempre foi gasta com os partidos que se alugam por dinheiro vivo, e votos que são comprados no Congresso há décadas. E são os grandes partidos que os brasileiros reconduzem desde sempre.

    Cada um de nós tem um dedão na lama. Afinal, quem de nós não aceitou um pagamento sem recibo para médico, deu uma cervejinha para um guarda ou passou escritura de casa por um valor menor?

    Deixemos de cinismo. O antídoto contra esse veneno sistêmico é homeopático. Deixemos instalar o processo de cura, que é do país, e não de um partido.

    O lodo desse veneno pode ser diluído, sim, com muita determinação e serenidade, e sem arroubos de vergonha ou repugnância cínicas. Não sejamos o volume morto, não permitamos que o barro triunfe novamente. Ninguém precisa ser alertado, cada de nós sabe o que precisa fazer em vez de resmungar.

    RICARDO SEMLER, 55, empresário, é sócio da Semco Partners. Foi professor visitante da Harvard Law School e professor de MBA no MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA)

    Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo. [email protected] –http://www.folha.com/tendencias

     

     

    1. Gsoto muito da opiniões e

      Gsoto muito da opiniões e inovações do Semler, desde a década de 80, só não entendo como ele ainda é tucano… O artigo é coerente e corajoso.

  8. Hipocrisia
    Me veio a mente a célebre frase de PC Farias em seu depoimento à CPI do golpe em 1992, que amplamente divulgada pela imprensa, escandalizou o pais:
    “Estamos sendo todos hipócritas.”

  9. Esse Aécio, que se diz

    Esse Aécio, que se diz democrata, não passa de um perseguidor e repressor. Caso um sujeito desse chegue à Presidência do Brasil sentiremos saudades do período da ditadura militar.

     

  10. Comentario

    O que mais me admira a e falta de criartividade dos jornalistas e propio Governo, uma comparação de corrupção não justifica a outra. O pt montou a maquina mas engenhosa para roubar o dinheiro do povo e voces querem comparar a outro rombo, vamos para com isso e tentar montar uma maquina engenhosa em prol do povo, quissa da humanidade.

  11. A campanha do impeachment

    A campanha do impeachment prospera em função do criminoso partidarismo da imprensa. O que há é verdadeiramente um “Partido da Imprensa Golpista.

    Ontem, 20/11, um primo do governador de Goiás, PSDB, de nome Marcelo Perillo, foi convocado a depor em um esquema de corrupção  de Rondônia. Há denuncias de similar atuação em estados governados pelo PSDB (São Paulo, Minas Gerais, Pará) entre outros estados.

    Em Goiás há denuncia de milhões desviados da Secretaria de Saúde durante a gestão de Marconi Perillo em função de superfaturamento de contratos.

    “A empresa Hospfar e o dono dela, Marcelo Perillo, primo do governador Marconi Perillo (PSDB), foram denunciados pelo MPE por lesar os cofres de Goiás em mais de R$ 6 milhões, através da venda superfaturada de remédios a Secretaria Estadual de Saúde. A Hospfar responde pelo mesmo crime no DF e em outros estados”.

    Nada disso é  noticiado.

    Veja o link:

    ednasantos.jusbrasil.com.br/noticias/114155051/primo-de-marconi-perillo-depena-os-cofres-da-saude.

     

     

     

    1. Porque as doações ao PSDB são limpas e a do PT , PMDB e PP não?

      engraçado ver pessoas que deveriam serem insetas no falar, que deveria só lançar as suas convicções, juizo de valor apos praticar a sua instrumetalidade juridica.

      encontramos uma verdadeira conspiração em curso no pais!

      Isso povo não pode engolir, onde que percebir sempre a globo faz uma inlação para o publico, e depois para confirma como verdade , vem  uma pessoa para dar credibilidade ao anuciado…..

      Outra coisa que me chama a atenção é que a globo faz um jogo que parece partidario, ela mostra um lado da historia e omiti a  outra, e quando fala , só entre linhas….dos demais. e isso não impresa insenta.

      Ela divulga com toda a enfase que as doações das campanahas do Pt, PMDB e PP estão ligadas a crime…..e esquece de falar que se ha crime nas doações do PT.PMDB e PP  , nas não fala que a dos demais serão também…..

      Poderiamos pedir que a CGU  verifcasse todos repaces feitos do pac  em MINAS GERAIS,  como em Belo Horizonte, onde ninguem fala do viaduto que caiu, obra essa constatada em laudo da pericia tecnica da PC que usaram a metade dos materias, e até hoje só ouvimos falar que a empreiteira teria um certo tempo pra construir de novo a obra….. esqueceram que houve um crime nisso ai…….a obra foi declara um custo e um uso de um certo numero de  material  X , e custo X,  e quando foi periciado é outra ! foi realizadas com as metade dos materiais,  Morreram pessoas , e varias foram prejudicadas com tudo isso.

      AINDA  porque as investigações em que o PSDB são citadas ninguém fica sabendo?? e não vemos esse estardalhaço todo!   isso é estranho , pois até modo quando se fala o tom e diferente!  seria o PSDB um partido acima de qualquer suspeitas?

      Temos em  Minas Gerais uma obra faraonica realizada pelo o send,.AECIO ,  a cidade administrativa , onde custou muito dinheiro, não seria a hora de verificar o gastos , e também ver quem foram as empreiteria que os valores que doram para a sua campanha?   ou seria intocavies esse dados ?

      Por um Brasil limpo e puro!  doe a quem doer !

      que se faça a justiça !         Liberter! Fraternite!  igualiter!

      1. Francamente nao sei como um

        Francamente nao sei como um edificio desses passou batido pois eu nunca ouvi falar na minha vida de qualquer governo construindo um edificio “administrativo” de um bilhao de dolares.

        Inconcebivel!

  12. Todos devem ser punidos

    Olha aí, defender Dilma com o argumento de que “todos fazem” é amador.

    Tanto Dilma quanto Aécio, se descumpriram as leis (LRF, CF etc.), devem ser punidos. Se Dilma estivesse fora, deveria ser punida com improbidade, já que não daria o impechment. O mesmo vale para Aécio: pau nele, ações na justiça, no STF, tem que punir o larápio, como deve ser punida a larápia: improbidade para um, impechment para a outra.

    Isso é democracia: todos devem respeitar as leis.

    1. “Todos devem respeitar as

      “Todos devem respeitar as leis” grande frase !  Isso vale para a nossa grandona imprensa tb? Não é ela exatamente quem seleciona o que deve e o que não deve ser ESCANDALIZADO ? Se nem um helicóptero cheio de droga, de um SENADOR DA REPÚBLICA , foi escandalizado ! E um jatinho caido e sem dono foi  escandalizado! E um governador que está deixando o povo do seu estado s/ ´gua p/ beber, foi escandalizado ? Abra os olhos meu senhor e aprenda a analisar as coisas e ver quem manda ( ou pretende)  no país. Abra os olhos, ou pode estar compactuando tb c/ a “bandalheira”

  13. Impeachement é istrumento democrático

    Flexibilizar as metas fiscais do País, deturpando a Lei de Responsabilidade Fiscal, para acomodar a ingerência política econômica do País é realmente uma irresponsabilidade criminosa.

    Quanto a impeachement, deve-se lembrar que é um instrumento democrático que quando aplicado é exemplo de maturidade política do País.

    O próprio PT pregou isso contra o Collor. Seria bom o PT manter a mesmo juízo de antes.

  14. Não entendi a mensagem do

    Não entendi a mensagem do autor sobre a materia ou acredito que entendi errado. Primeiramente comparar as situações do governo de FHC com os do PT, mesmo se considerando não haver nada de anjo na figura do primeiro é no mínimo querer subestimar a inteligencia do leitor. Nunca houveram tantos escandalos conhecidos (deve haver muito mais abaixo  da linha d’agua) na historia da republica como nesses ultimos 12 anos de (des)governo. E agora querer que a primeira e única figura oposicionista que surgiu em mais de uma decada de marasmo politico e abaixamento de cabeça por parte do Congresso aos desmandos do governo, vem o nobre articulista e dispara que a oposição deve ser feita jogando flores no adversário e não citar seus (para repetir a frase famosa da presidenta) malfeitos porque isso não é de bom tom. Lamentável!!!!!

    1. Não entendi a mensagem do

      O que você disse, já esclarece.

      Nunca houve tantos escândalos conhecidos, pois eles eram engavetados por Geraldo Brindeiro.

      Ele mesmo, aquele “Engavetador Geral da República”, que engavetava todos os casos de corrupção do governo FHC.

      Simples assim.

    2. Alerta!

      Prezado Marcos (permita a liberdade de trata-lo pelo primeiro nome): este é um dos problemas do Nassif. Não poucas vezes, ele precisa desenhar para que alguns entendam. Eu também acredito que você entendeu com larga margem de desvio conceitual. Mas não se desespere ou desanime. Vamos pedir que ele desenhe.

      1. Eu sou de Minas e somente

        Eu sou de Minas e somente tomei conhecimento dos “programas” do aécio/anastasia no Estado, durante a campanha eleitoral. Por aqui a única coisa dita era o tal “Choque de Gestão”, que  foi um belo marqueting feito pelo ex governador e a sua construção da famosa “cidade administativa”. O que víamos de fato era “nada” na saúde e na Educação, ou melhor, só sabíamos das queixas dos professores, e de um jornalista preso por denunciar as mazelas do governador.Mais nada. Ah! sabíamos tb das noitadas dele no Rio de Janeiro. Aí o Pimentel  e a Dilma venceram em MG.

    3. Continua não entendendo a

      Continua não entendendo a mensagem do autor, pois ele não dissse que o Governo está certo, apenas criticou a hipocrisia do Aécio, que também está errado, como sempre esteve e, se é assim, deeveria fazer um “mea culpa” e pedir desculpas aos desavisados e bobos de Minas que o elegeram governador. Quem joga pedra no telhado do vizinho quando tem telhado de vidro é, no mínimo, inconsequente. E o maior problema do nosso país atualmente é a mídia, que deixou de “buscar” a notícia e passou a “fabricá-la”, assumindo a postura de fofoqueira de beirada de córrego, levando as conversas irresponsáveis de uma direita que precisa ser esquerda mas não sabe como fazê-lo. Estamos ferrados…  

    4. O presado comentarista jamais

      O presado comentarista jamais deve ter ouvido falar de um tal de Brindeiro, aquele que engavetava todos os processos. Ou nunca assistiu a um debate da presidente na última eleição, onde ela elencava todos os processos contra a corrupção “escondidos”. E sabe quem era o Advogado Geral do FHC ? Não deve saber tb ! Era um homem chamado gilmar dantas, ops neves, que agora analisa, mesmo contra as normas do STE,  as contas do PT na eleição. Mas o sr. deve concordar com isto, não é, já que faz parte ou da seita dos tucanos, ou dos pobres inocentes úteis.

      1. A desinformação e despolitização

        Lenita, infelizmente a grande maioria dos jovens de hoje, não conhece nosso passado recente e é totalmente despolitizada. Pautam-se somente pela TV, Veja e também pelas primeiras páginas dos jormais. Além das redes sociais, onde iguais, colocam suas sandices. Uma pena!

    5. Marcos Célio, a sua

      Marcos Célio, a sua observação de que nestes 12 anos teve mais corrupção que no governo anterior de F.H.C. é digna de um papagaio de mídia, que só repete e jamais reflete. O que vocês não conseguem entender é que os governos tucanos são blindados pela “grande imprensa” e pelos “gilmares mendes” da justiça, que fingem de cega, surda e muda para os seus desmandos, roubalheiras e prevaricações de toda a espécie. Ou seja, a sujeira vai pra debaixo do tapete dando a impressão de está tudo maravilhoso e que o único governo a se envolver em corrupçao é o petista. Nunca se combateu a corrupção como nestes 12 anos e é bom que fique bem claro, que se dependesse desses opositores a Petrobrax hoje nem seria objeto de investigação, pois na privataria tucana, meu caro, ela já pertenceria aos gringos.

       

      1. 12 anos de PT

        O PT esta a 12  anos no governo e porque não investigou ou apresentou para a nação estes casos que foram engavetados ou acobertados? Oportunidade não faltou. Justificar os próprios pecados com os pecados dos outros é unico discurso dos petistas. Tenho 46 anos e me lembro bem do discurso moralizador do PT a 20 anos atrás. Aonde foram parar os principios e a ética que tanto apregoavam? Esta conversa de privatização já nao cola e convenhamos que este nacionalismo anacrônico e inutil não serve de nada. O PT inflou a máquina criando burocracia e dificuldades para pelegos venderem faciliades.

    6. gaveta

      Marcos Celio : gaveta, engavetador geral, Brindero, privataria tucana, etc,,,………………..faça uma pesquisa no google………..

  15. Eu me assombro vendo a mídia

    Eu me assombro vendo a mídia que pregava junto com seus amigos da centro esquerda, durante mais de 20 anos, que a culpa das mazelas deste país era a tal da corrupção. Maluf, Delfim e os governos militares eram a “Geni” da imprensa nacional. Agora em quase todos os veículos de mídia (notoriamente a imprensa brasileira tem uma queda pelo discurso da esquerda, e isto é fato) buscam amenizar as consequências deste crime.  “Corrupção generaliuzada praticada por Lula e FHC e seus asseclas em nome da governabilidade” é a cereja do bolo.

  16. a brincadeira do impeachment

    Eu me assombro vendo a mídia que pregava junto com seus amigos da centro esquerda, durante mais de 20 anos, que a culpa das mazelas deste país era a tal da corrupção. Maluf, Delfim e os governos militares eram a “Geni” da imprensa nacional. Agora em quase todos os veículos de mídia (notoriamente a imprensa brasileira tem uma queda pelo discurso da esquerda, e isto é fato) buscam amenizar as consequências deste crime.  “Corrupção generaliuzada praticada por Lula e FHC e seus asseclas em nome da governabilidade” é a cereja do bolo.

      1. O importante é que não se

        O importante é que não se resume em quem vai ser o sucessor e sim quebrar essa hegemonia do PT que está comprovado a incapacidade de governo ….

      2. Uma visão visionária

        Edna, parabéns!!!

         

        Pouquissímos tem, ou tiveram, esse olhar cliníco que temos: PARA O PSDB qualquer um serve, CONTRA O PT, desde que seja o PSDB.

  17. Muito simples, caso resolvido

    Qualquer problema nas contas da Dilma, assina-se o segundo TERMO DE AJUSTAMENTO DE GESTÃO, igualzino ao do Aécio, que tal? Simples assim!!!

  18. Alô! Tem alguém em casa?

    Os abutres sobrevoam… as hienas sorriem… os chacais avançam fora de seus limites. E o governo quieto. Não faz nada. Parece morto. Tomara que só pareça. Golpismo se combate mostrando força política (com uma base sólida no Congresso), social (com os movimentos sociais defendendo suas conquistas), e popular. O governo precisa atuar de forma pragmática no Congresso, para recompor sua base política. Mas não pode esquecer de recompor sua base popular, reconquistando a Classe C, especialmente a do Centro-Sul do país. Recomendo os textos abaixo, que fazem uma reflexão sobre o assunto:

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html#

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

  19. Oposição irresponsável, um

    Oposição irresponsável, um bando de medíocres, não pensam no bem da população, o seu maior objetivo é ter o poder, os candidatos derrotados à predidência e vice presidência não param de tentar dar um golpe na democracia.

  20. Falando nele, cadê ele? Ele e

    Falando nele, cadê ele? Ele e o candidato a vice sumiram essa semana. Dizem que estão descansando da campanha.  Acho que estão no qurtel general do 3o. turno. Onde será o local da conspiração? Tá um silêncio danado no que diz respeito à oposição barulhenta do congresso. Cadê eles? Não trabalham mais?

  21. Aécio é um alienado.

    O gosto da derrota é realmente muito amargo, mas as ações desse senhor prepotente e arrogante mostram que além de um péssimo perdedor ele tem fome de poder a qualquer custo, um típico alienado. 

    Tem um trecho bíblico bem apropriado para as falcatruas desse senhor:

    Mateus 7

    …E como podes dizer a teu irmão: Permite-me remover o cisco do teu olho, quando há uma viga no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão.”

    Amém.

    Bom dia.

     

  22. O amor é lindo!
    OS PREPARATIVOS PARA A TENTATIVA DE IMPEACHMENT O repentino caso de amor de Noblat por Dias Toffoli. Nem sempre foi como agora. O caso (de ódio) entre os dois se intensificou em 2012 nos primeiros dias do julgamento do mensalão. Noblat, como que buscando constranger o ministro enquanto julgava o mensalão, divulgou uma história sobre ele. Abaixo, post do Blog do Noblat de 11 de agosto de 2012.   Blog do Noblat 11/08/2012 Dias Tóffoli, ministro do STF, me agride com palavrões e baixarias Acabo de sair de uma festa em Brasília. Na chegada e na saída cumprimentei José Antônio Dias Tóffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal. Há pouco, quando passava pelo portão da casa para pegar meu carro e vir embora, senti-me atraído por palavrões ditos pelo ministro em voz alta, quase aos berros. Voltei e fiquei num ponto do terraço da casa de onde dava para ouvir com clareza o que ele dizia. Tóffoli referia-se a mim. Reproduzo algumas coisas que ele disse (não necessariamente nessa ordem) e que guardei de memória: – Esse rapaz é um canalha, um filho da puta. Repetiu “filho da puta” pelo menos cinco vezes. E foi adiante: – Ele só fala mal de mim. Quero que ele se foda. Eu me preparei muito mais do que ele para chegar a ministro do Supremo. Acrescentou: – Em Marília não é assim. Foi em Marília, interior de São Paulo, que o ministro nasceu em novembro de 1967. Por mais de cinco minutos, alternou os insultos que me dirigiu sem saber que eu o escutava: – Filho da puta, canalha. Depois disse: – O Zé Dirceu escreve no blog dele. Pois outro dia, esse canalha o criticou. Não gostei de tê-lo encontrado aqui. Não gostei. Arrematou: – Chupa! Minha pica é doce. Ele que chupe minha pica. Matéria completa: http://www.blogdacidadania.com.br/2014/11/como-o-odio-de-noblat-por-toffoli-virou-amor/

  23. Sofisma

    O governo do PSDB em Minas foi tratado de acordo com a lei po rtê-la descumprido. O governo do PT está tentando mudar esta lei justamente para não ter que reconhecer que a descumpriu.

    Difícil?

  24. Aécio, toma jeito!

    Ao invés de ficar esbravejando aos 4 cantos sobre Impeachment, Aécio deveria é comparecer às sessões do Senado, pois como sabemos, das 12 que houve até agora (após o final das eleições), Aécio só compareceu a 5 sessões. O povo brasileiro está pagando o salário deste senhor que não gosta de trabalhar! Sou mineira e sei muito bem quem ele é! Ele deveria aceitar logo a perda (Democracia é isso, vence quem tem a maioria e, conforme a nossa Constituição Federal, pode ser por apenas 1 voto de diferença, sendo que na realidade, foram mais de 3 milhões!!!).  Estou ficando de saco cheio deste cara…

  25. A BOLA É DO POVO

    Nassif eles precisam respeitar a decisão soberana do povo e esperar mais 4 anos e não se comportarem como aqueles meninos mimados, que levam a bola, quando não são escolhidos, pelos outros, para jogarem uma peladinha.

  26. Vai ser duro ficar ouvindo as

    Vai ser duro ficar ouvindo as lamentações e espasmos políticos do Aécio nos próximos quatro anos. Ele precisa se modernizar politicamente, deixando de tentar ser esperto, coisa que ele não é e prova isso a cada dia, para ser inteligente.

  27. Rs.
    Repetindo, depois que o

    Rs.

    Repetindo, depois que o Nassif ( e colaboradores do blog) arrebentou

    com o golpe via Veja/Globo nas vesperas da eleição, a “cambada”  do

    PIG montou um batalhão de ataque ao “blog”.Tudo ok.mas realmente

    são piores que tudo , beirando ao infantil.Assim não pode!Assim não

    dá! Mandem os trolls antigos já!!Quanto a tentativa  de impeachment

    esta a hora de contra-atacar, se querem arriscar as fichas que arrisquem

    mas serão as últimas.Vamos lá Dilma!

  28. Não misture alhos com bugalhos

    Prezados,

     

    Uma coisa é vc adequar as contas à uma nova legislação que entra em vigor e passar por dificuldades para se adequar à ela. Outra bem diferente é vc herdar uma situação plenamente estabilizada e deteriorá-la, por conveniência ideológica (“nova matriz economica”), gerando apenas resultados negativos…

    … Pior ainda, durante todo este último ano e especialmente durante toda a campanha eleitoral, vinha afirmando que estava tudo em “ordem” na área fiscal. Se isto não é estelionato eleitoral, não sei que outro nome dar…

    … Mais grave ainda, quer subverter o conceito de superávit, o que mostra que não reconhece o grave erro cometido…

    … Se Aécio esteve errado, deveriam ter sim insistido naquela ocasião em puni-lo adequadamente e exigir que os problemas fossem escancarados em praça pública, para que todos se apropriassem das informações…

    … Não se justifica um erro presente apontando um erro passado. Essa é a fórmula perfeita da estupidez. Não sei a quem atribuir a frase (alguns citam Einsten), mas ela cabe perfeitamente aqui: “Burrice é fazer a mesma coisa exatamente do mesmo modo, e esperar um resultado diferente”…

    Já passou da hora de mudarmos…

  29. O que mais me incomoda é que

    O que mais me incomoda é que esses oportunitas, até mesmo ministros do Supremo, deixam de lado os problemas realmente sérios do país e partem para uma cruzada de vingança por terem perdido as eleições. Se eu estivesse no lugar deles, resolveria o máximo de problemas e erros que acreditasse que o governo não teria competência para realizar e mostraria ao povo e ao mundo a incompetência do governo que eles tanto propalam por aí. Mas a grande verdade é que “quem sabe faz e quem não sabe critica”. Essa foi a campanha para presidente neste ano, quando o governo ficou calado governando e a direita fracassada há 12 anos, ficou resmungando na tv e nas redes sociais. ESTE GOVERNO NÃO É O QUE EU QUERO PARA O MEU PAÍS, MAS É MUITO MELHOR DO QUE O PSDB PODE OFERECER. 

  30. Critica

    Sr. Luis Nassif! Com apreço e admiração;

    Impeachment não é brincadeira não. Do jeito que você pensa sempre em normalidade democratica dá o que deu e que vai dar.

    A corrupçãotomou conta do País Brasil. O lobo perde o pêlo mas nãoperde o vicio.

    Veja já o acordo que estão fazendo com as empreiteiras sob a ameaçã de paralisação das obras. NovaOnde um País  corrução ninguém vai ser punido.

    Esse o Brasil dos sonhos mil. Sr. Luis Nassif a imoralidade campeia no Brasil. O privilégio criou um ABISMO na sociedade “uns tudo podem outros nada podem” daí os crimes, o descalabro filhos matando pais, a droga comandando a politica.

    E vem sempre a história da normalidade democratica. Democracia para locupletar o poder. Onde um País um trabalhador dá um duro para pagar seu plano de saúde e também paga para Senador, Deputado.com altos salários. Pôde!

    Pensa no Brasil não na politicagem. 

    A moral se constroe com atitudes com decencia.

    Abs.

    1. Concordo plenamente com voce

      Concordo plenamente com voce Lourenço, apenas creio que para tudo isso a solução não está no Aecio como muitos insitem em nos empurrar goela abaixo, o problema está muito mais para estrutura e educação politica do nosso povo do que qualquer outra coisa. Pensar em Aecio e PSDB como solução seria apenas trocar o sofá de posição já que na posição anterior voce pegou sua mulher te traindo.

    2. O problema é que o discurso dos Tucanos é tirar o PT do poder

      A proposta dos Tucanos é tirar o PT do poder como se isso, por si só, resolvesse os problema de corrupção do Brasil.  Mas não resolvem!

      Ninguém fala em instituições mais fortes e legislativo e judiciário mais atuantes.

      Ninguém fala do financiamento de campanha que acaba com a representatividade do congresso.

      Ninguém fala em maiores punições e ritos precssuais mais ágeis para corruptos e corruptores.

      O programa do Aécio falava em redução da maioridade penal!!! Nem uma palavra sobre punir corruptos e corruptores.

      Agora querem fazer o impeachment quando até o momento nem se abriu processo contra Dilma no caso da Petrobras.

      Já estão falando em problemas na contabilidade da campanha, sendo que as contas SEQUER foram enviadas para análise!

      Estão falando em problemas nas contas de campanha do PT quando o PSB sequer explicou o Jato do Eduardo Campos!

      Essa moralidade seletiva que mostra que o Brasil não vai pra frente.

       

       

  31. Vale a pena ler aqui o comentário do tucano Ricardo Semler

    Repetindo o já dito aqui algumas vezes:

    1) A corrupção é histórica e generalizada no Brasil, inclusive na população e nas empresas privadas, entre si ou não, em todas as camadas socio-econômicas.

    2) Não se pense que a corrupção não existe em outros países. Nos EEUU por ex. ela é muito disfarçada sob o “lobismo”. Embora a impunidade lá seja menor, não se punem ações “legais”, ainda que imorais.

    3) Nestes últimos 12 anos ela tem sido aqui diminuida e desfacilitada. (5% para 0,9%, conforme o tucano Semler). Daí a forte e contínua escandalização e desespero daqueles que não sabem viver sem ela (a meRdiocrelite* e sua oposimíRdia*), em qq. marotagem que conhecem melhor do que nínguém.

    4) Prejudicar esta conjunção de interesses externos com a meRdiocrelite que os representa com seus privilégios, em países humanamente imaturos como, inacreditavelmente ainda é o nosso, é o caminho dos golpes. Até que por maturidade (humana), eles não consigam mais produzir efeito.

    5) O uso político da corrupção onde os corruptos que estão fora do poder (ter a “caneta e a chave”) apontam os 20 dedos para os que estão no poder e “não são parceiros” é uma tática comum para gerar golpes onde o povo começa a ser beneficiado pelos governos que elege e os “negócios ficam mais difíceis”. 

    6) No caso já carimbado espertamente com a marca “petrolão” (assim como no “mensalão”), não há nenhuma novidade, desde que, pelo menos, se construiu Brasilia, Itaipu, etc.. Tornou-se “praxe”…

    7) A unica novidade é que este governo é o primeiro na nossa História a permitir, sem usar de suas ferramentas e prerrogativas institucionais, uma devassa de tal porte na corrupção, que TODOS SABEMOS (não apenas “Lula e Dilma”) existe generalizada. Corajosamente aceitando inclusive as inevitáveis fagulhas do processo.

    8) Na política é comumente sábio entregar os anéis para não se perder os dedos … que serão úteis até para poder recuperá-los oportunamente. Parece-me ser este hoje exatamente o caso. Não se governa “puro” e sozinho.

    9) Ingênuo quem espera que alguém vai “acabar” com a corrupção (aqui ou em qq. lugar). Nunca na História, em lugar algum se acabou com o crime. O que se pode fazer é levá-las a níveis civilizados, com aculturação e imposições de alto risco a quem as pratica. Minimizá-la.

    10) A maioria dos eleitores “indignados” com a corrupção fará igual ou pior, se tiver acesso a ela e será hipócrita em dizer a si mesma que não. Estão apenas torcendo pelos seus times e xingando o juiz quando erra na falta contra, mas fazendo vista grossa quando é gol roubado a favor.

    Enfim, se queremos mudar o roubo no Brasil, que se prendam os ladrões, e não que se acabe com o Brasil … 

    E continuem os ladrões…

     

     

    (*) MeRdiocrelite é a (maior) parte de nossa elite (sim, há exceções) que sequer compreende seu nobilíssimo papel de liderar seu país para altos níveis de desenvolvimento humano. Preferem usurpar, explorar e “mandar”. OposimíRdia é a (avassaladora) parte da mídia que ao invé de desenvolver cultura, informação, conhecimento e diversidade, prefere agir panfletariamente, como assessoria de imprensa e RP de interesses inconfessáveis.

     

    1. resposta

      Caro INDIGNADO DE OCASIÃO, concordo totalmento com sua conclusão, ou seja; QUE SE ACABEM COM OS LADRÕES MAS NÃO SE ACABE COM O BRASI. E crescento, por minha conta, que o Brasil vai muito bem sem o retorno aos cofres do FMI.

      1. Manuel PT

        O maior conto do Lula foi dizer que pagou o FMI, realmente pagou, mas trocou uma dívida de 4% por empréstimos a Bancos Internacionais em que passou a pagar quase 19%, onde aumentou nossa dívida externa no governo dele para 450 bilhões de dolares.

  32. Ele não é chegado no batente…

    “Em vez de brincar de conspirador, faria melhor Aécio em assumir o desafio da construção de uma verdadeira oposição.”

    O problema, caro Nassif, é que o que você muito acertadamente propõe dá trabalho e o Aécio definitivamente não é chegado no batente.

    Nas 11 primeiras sessões do Congresso o senador Aécio faltou a 6, mais da metade. E não tocou nenhum projeto, até porque apresentou pouquíssimos projetos nos quatro anos em que está no Senado, nem fez algum pronunciamento relevante. Com essa moleza toda, que é a regra de sua “atuação” (se é que pode-se chamar assim) no Senado, como poderá “assumir o desafio da construção de uma verdadeira oposição”?

    O fato é que Aécio não tem qualidades nem interesse para assumir tal desafio, daí a tentativa de conquistar espaço na malandragem, com expedientes insidiosos e usando a falta de inteligência dos mais toscos inimigos da democracia.

    Falta ao Brasil um quadro oposicionista que tenha alguma qualidade.

    1. o pessoal do Aécio anda por

      o pessoal do Aécio anda por aí pregando uma intervenção militar, o que resultaria provavelmente no fechamento do congresso, suspensao dos partidos, etc e tal, como foi em 1964.

      então, pra que ele iria pro congresso??

       

  33. Artigo do Nassif

    Recordo que o Presidente da Petrobrás, no  governo Lula, o sr. Gabrielle em entrevista à um programa 

    jornalistico de televisão, respondeu ao entrevistador a uma pergunta sobre a Empresa, que quando assumiu

    o comando sua equipe fes estudos minuncioso nos contratos existente, chegaram a conclusâo que os mesmos estavam

    tão nocivos que não podemos fazer nada no momento. 

    Olha a confusão formada,pouca vergonha ou discaramento, isto tem que acabar,reforma politica já,doação de campanha

    por qualquer Empreiteira não.

    Hoje o sr. Aecio pega carona na ação da PF.do lava-jato,esquece seu passado de quando era Governador de Minas Gerais;

    e pirrasando quer o impeachment da presidente Dilma.

  34. Empixar.

    Antes, parabéns ao Sr. Nassif pela sua extraordinária capacidade em dar viés distintos para um mesmo fato (político), no caso o IMPEACHMENT da Exma. PresidentA da RF do Brasil, a Sr.a Dilma Roussef, pelo menos no entendimento do signatário. O peimwieo swlwa, fundamenta-se numa potencial Teoria da Conspiração, enquanto que o outro, como no texto em comento, a impossibilidade da sua realidade, em face de antecedentes pretéritos e atuais, gerando um encadeamento para além das calendas grecae. Assim se fundamentava, quando das suas preliminares, o IMPEACHMENT de Me. Richard Milhous Nixon, ex-Presidente dos EUA, o que se potencializou, no caso conhecido como Watergate. Ali, presumo, arguiu-se tão somente a Teoria da Conspiração, eis que não me conta antecedente. Como se sabe, um simples pedaço de papel com rabiscos deu origem àquele episódio da História yankee. Por último, quanto ao neologismo empregado pelo articulista, no caso EMPICHAR, serei obrigado a adquirir nova edição do Aurélio, dado que a antiga, aonde me socorro, na apresenta o vocábulo. Outrossim, na rede mundial, está assinalado que o “Aulete” (digital) se refere a IMPICHAR, que se traduz por “afastar (autoridade política) por meio de IMPEACHMENT; DESTITUIR, constando também, entre parênteses: “De uso não recomendável em qualquer contexto ou em qualquer flexão”.e, idem, “do ing. IMPEACH + AR”.-

  35. Assino em abaixo

    Parabéns ao seu comentário ! Eu também repúdio essa  inominável conduta por parte do Aécio. Quer ajudar e fazer uma respeitada oposição , proponha mudanças na constituição , pois , segundo ele , são 51 milhões de brasileiros que ele representa , e acredito também que a outra parte da sociedade brasileira , que também deseja por mudanças , uniar-se-ia a essa premente necessidade de reformular o estado brasileiro, para erradicar o crime organizado da corrupção na administração pública.  Como , por exemplo, Reformas políticas , no judiciário , também no código penal , e de ordem tributária que desonerassem  as empresas , seriam dígnas de um pré-candidato à presidência , e não apenas colocar em risco a estabilidade  das instituições democraticas no país em prol de um mesquinho desejo pelo poder central. Assim, ele estaria demonstrando efetivo compromisso com o Brasil, isento de apenas uma representação de um seletivo e influente  grupo social e econômico no país , com é visto por uma grande parcela da população. 

  36. PUNIÇÃO EXEMPLAR

    Meu Caro Luiz Nassif, tenho pelo senhor profunda admiração e respeito, sempre que pude recorri a seus conselhos que me foram úteis e são até hoje, pesquiso sempre seus editais e seus comentérios, muito bons por sinal; mas agora estou ficando um tanto decepcionado com sua conduta.

    Alarmado estou com sua tendência política, sendo que seria de sua responsabilidade a neutralidade total com relação a isso e não pessoal como esta sendo. Apontar a culpa de um para salvaguardar a irresponsabilidade de outro e perigosamente defender os interesses deste estado de corrupção que se instala no poder público é no mínimo falta de ética jornalística. Acredito que o senhor não deveria ser tendencioso neste assunto.

    Imputar uma manobra democrática, como o IMPEACHMENT, à sociedade seria uma medida DURA, porém necessária e daria aos novos governantes, fosse quem fosse, um sinal de que certos absurdos serão contidos e estirpados do meio político, tantas quantas vezes fossem necessárias, até que se chegue a um consenso adequado para se governar o País, um governo do povo para o povo.

    Assim como uso seus conselhos e muitas vezes pondero sobre o que é e não é bom, vou lhe aconselhar, limite-se a comentar os fatos e não permita jamais que sua opinião pessoal influencie seus comentários. Agindo dessa maneira o que nos dá a entender é que o senhor esta confortávelmente conivente com essa bandalheira!

  37. Desçam do palanque. A eleição

    Desçam do palanque. A eleição terminou. A candidata de alguns foi eleita e, é hoje, a representante de todos!

  38. contribuição

    Quem tiver alguma dúvida sobre os comportamentos durante o governo do Senador Aécio Neves quando no governo de Minas Gerais, por favor, leia uma revista semanal “isenta”, chamada Isto É, em seu nº 1997, de 19 de setembro de 2007. Creio ser suficientemente esclarecedora sobre o grupo que pede o impeachment e suas intenções. No mais, é só por interesse de grupo, e nunca de nação.

  39. Apos o fim das eleições,

    Apos o fim das eleições, Aécio poderia ter “crescido”, amadurecido politicamente, tornado-se um candidato melhor para um brasil que tanto precisa de bons politicos e lideranças que esteja a altura dos desafios que tanto atrapalham ao brasil se desenvolver e crescer para o patamar que tanto esperamos.

    Mas acontece, que ao encabeçar estas ações, que seriam mais a cara de um Serra, demonstra um lado raivoso, vingativo e terrivel que no devido tempo fará mais mal do que bem ao seu personagem. Alias nem o Serra, em toda sua megalomania, andou fazendo o que o pessoal do Aécio está fomentando..

    Do proceso não emergiu um candidato com postura, com lideranca, que aglutine as criticas e projetos de um pais melhor, mas pelo contratio, fica a imagem de uma pessoa ranzinza, mediocre, sem ideias que não sejam um arrazoado de maluquices como achar que a violencia de um outro golpe militar rersolveria alguma coisa….

    O Aécio que surgiu esta mais para aspirante a ditador que uma liderança democrática.  Logo se perceberá que este candidato não está a altura do jogo democrático.  No tempo certo as pessoas entenderam que este não é um candidato sério para 2018.  Aécio não está construindo sua imagem, está ele mesmo colaborando para destrui-ĺa.

     

     

     

  40. Mesmo sem LDO, nada de Impedimento

    Nassif, não vejo nada na lei, nem mesmo naquela de 1950 que puna a presidente por não cumprimento da meta de superavit. Falar em impedimento por conta disso é brincadeira…. Mesmo que não passe a revisão da LDO, isso é um desgaste extra para o governo, mas não é crime.

    Preocupa mais as investigações da lava-jato e a possivel vinculação com os gastos de campanha, aqui é possivel que encontrem brechas, mas na LDO? Só barulho pra fazer mais desgaste.

    Aécio tá sumido, deixa ele lá, esquecidinho…

  41. Destino

    Nassif: entendo sua preocupação com a preparação de golpe. O alerta é válido. Mas, temos que penetrar o espirito mineiro.

    O Playboy das Alterosas me faz lembrar uma passagem registrada por um conterrâneo dele, o Dr. Paulo Pinheiro Chagas. No seu livro “Esse Velho Vento da Aventura”, lá pela página 309/310, registra um diálogo entre José de Magalhães Pinto, com sua mãe, após declarada a falência do Banco da Lavoura de Minas Gerais, que ele presidia.

    “— Juqinha, meu filho, você ia tão bem no Banco. E agora tudo acaba assim, de repente. Como é que vai ser?”

    E a velha raposa mineira, curtida em muitas batalhas políticas, responde sem pestanejar:

    “— Ora, minha mãe, não se preocupe. Seu filho não nasceu para ser banqueiro. Seu filho nasceu para ser Presidente da República”.

    Não é de hoje que mineiros perseguem o cargo maior da política brasileira. Sempre morrendo na praia. Essa de senador é apenas um disfarce.

    Mas, se não se emendar, se não parar de ser o “novo Corvo”, esse garoto terá semelhante destino…

  42. política

    Concordo plenamente com o que você falou, na verdade a única maneira de nos livrar-mos dos problemas da tal governabilidade onde temos como obstáculos o congresso nacional e o senado que se mobilizam em causa própria é uma grande mobilização por parte da imprensa e orgãos como a ong transparência no sentido de se fazer um plebescito para o povo apontar oque ele gostaria de mudar de maneira ampla na política no Brasil para acabar com toda essa roubalheira e impunidade, onde estão envolvidos o três poderes, executivo, legislativo e principalmente o judiciário que existe principalmente para embarreirar os outros dois nas suas tramóias mais vem se vendendo a muitos anos (desde o império)seja por dinheiro ou cargos.

  43. é a ttécnica do tucanato do

    é a ttécnica do tucanato do quanto pior, melhor

    para o tucanato e seus interesses ilegítimos da privatização de tudo.

    1. PRIVATIZAÇÃO

      SOU TOTALMENTE A FAVOR DA PRIVATIZAÇÃO, DEFENDENDO EM ALGUNS CASOS COMO PETROBRAS, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E OUTRAS DE GRANDE IMPORTÂNCIA, UMA PRIVATIZAÇÃO MISTA, ONDE O GOVERNO TERÁ UM SÓCIO PARA FISCALIZA-LO.

      1. Sempre foi assim

        Vc é “A FAVOR” do que já é.

        ENTENDEU?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        1. QUANTO A CAIXA ALTA irei me

          QUANTO A CAIXA ALTA irei me corrigir, quanto a privatização sou totalmente a favor……não sou funcionário, fornecedor ou governo, sou meramente um empresário que tem que andar na linha e trabalhar arduamente para pagar todos os impostos e ficar com algum, para pagar por educação, saúde e segurança. Certa vez meu avô que já faleceu me disse ¨se em algum momento de sua vida você entrar em uma empresa, pelo menos mude a sua mesa de lugar¨ e está mais do que na hora de mudar esse governo.

          1. Mudar o Governo?

            Numa democracia, quem muda o governo é o povo, através dos processos eleitorais.

            Aonde você estava em 05 e 26 de outubro?

            Você ficou sabendo que teve elição e o povo decidiu reeleger a Presidenta Dilma, decidiu trocar vários governadores, e reeleger alguns, eleger senadores, deputados estaduais e federais?

            Acho que você, ou perdeu a chance, ou perdeu a eleição.

            Não vai ser com CAIXA ALTA que você vai reverter isso.

            Tem a turma que não enche uma quadra da Avenida Paulista, que nem o Lobáo aguentou …

            O Cantareira é o seu grande exemplo da competência privada. Tome uns goles do volume morto, que logo logo vem o lodo.

          2. Empresário que tem que andar

            Empresário que tem que andar na linha. Estamos vendo alguns símbolos de honestidade visitando as grades da polícia federal.

            Todos honestos. E pagadores de impostos, como gostam de ressaltar.

          3. a hora de mudar o governo?

            Ela foi encerrada às 17 horas do dia 26 de outubro de 2014.

            Não desanime, daqui a quatro anos haverá outra oportunidade.

    2. equivoco

      Equivoco seu Sr. Altamiro. Durante o governo do FHC, esta foi uma tática intrínseca ao PT, votaram contra a responsabilidade fiscal, contra o Real, contra os planos assistenciais que iniciaram no FHC, …. nunca se ativeram ao fato de ser para o melhor da nação.

       

      Agora vc querer estampar no PSDB essa pecha, o Sr. está sendo leviano. O partido está sendo contrário ao crime da irresponsabilidade fiscal, que estamos vendo. A presidente da república demonstra sua incapacidade administrativa ao querer derrubar a lei de responsabilidade fiscal, com a inflação no teto, a divida pública subindo, os investimentos caindo, o pib em queda, a pobreza crescendo, a corrupção como nunca antes se viu.

      Vamos analisar de uma forma correta, pois essa repetição sem pensar de frases petistas só leva o país ao estado que estamos. Quero ver todos vcs ano que vem, pois se preparem, analistas inclusive petistas já alertaram que o ano que vem não vai ser facil.

  44. A brincadeira do impeachment e os desvios de Aécio

    Será esse o “choque de gestão” do Aécio e do PSDB?

    Fala sério!

    Vai trabalhar, Aécio Never.

  45. O típico menino mimado. Não
    O típico menino mimado. Não ganhou. ..mas quer de qualquer maneira. Aí, na cabeça dele, vale tudo. Muito perigoso esse comportamento

  46. impeachment

    Não concordo, se fulano ou fulana descumpriu a LRF, tem que ser responsabilizado.

    Senão fica parecendo boteco.

    Se outros também fizeram, que respondam também. 

    1. Luis Nassif fan farrão!

      O Sr. Nassif está mais preocupado em explicar os malfeitos do governo da Dilma do que se ater na sua lógica, ou seja, se o PT faz besteira e o PSDB também fez, então fiquemos como está. Eu não sou PSDB e quero o impeachment da Sra. Dilma e , já que o sr. diz que o Aécio fez besteira, que pague pelo ocorrido. 

       

      Está bem mais justo assim, né? Sr. Nassif, pra quem o sr. trabalha?

    2. “Descumpriu” é conjugação pretérita, não exatamente fato

      Quando se faz um plano de vôo não so pode prever que se terá vento contra e outros contratempos que forcem a consumos diferentes do previsto.

      O que se discute aqui não é que se descumpriu, mas que se altere o limite de consumo a ser cumprido, para se contornar uma rota melhor para todos.

      Se puder, o vôo será mais confortável, Se não, teremos que cortar caminho sob condições adversas;

      .Ninguem descumpriu nada até agora. Apenas propôs-se beneficiar o país.

      E não apenas cumprir, em seu detrimento,  a responsabilidade bancal, digo fiscal.

      Portanto, acalmemo-nos. A tripulação está no controle. Mas tem quem queira criminalizar até o futuro!

       

  47. Aprendeu com o PT

    O Partido que atacava a todos e a tudo de forma irresponsável quando era oposição se chamava PT. Agora que está na situação não aceita que os outros façam o mesmo? De tanto apanhar se aprende a brigar! 

  48. Ta ganhando quanto Nassif..!!!!!!

    Logico que é para impechment sim , esse governo é extremamente corrupto ou  imcopetente… já sabemos que são as duas coisas .Se o sr acha que está tudo bem que as coisas estão mil maravilhas é melhor analizar direito e não se trata de Aecio Neves e sim tirar esse governo que até o momento não fez nada de útil para a população .Todos sabemos que por muito menos o Collor sofreu esse impedimento só nao sei o porque de defender essa política incapaz e corrupta …

     

    1. “Se o sr acha que está tudo

      “Se o sr acha que está tudo bem que as coisas estão mil maravilhas”:

      Mentira.

      “não se trata de Aecio Neves”:

      Mentira.

      “e sim tirar esse governo que até o momento não fez nada de útil para a população”:

      Mentira.

      “defender essa política incapaz e corrupta”:

      Mentira.

       

    2. DANDO NOME AOS BOIS…

      ESSE ¨GOVERNO¨ QUE SE FALA É O GOVERNO DE LULA NO QUAL VOTEI 2 VEZES E DE DILMA QUE VOTEI NO 1º MANDATO, É CASO SIM DE IMPECHMENT POIS NUNCA SE VIU NA HISTÓRIA DESSE  PAÍS TAMANHA QUANTIDADE  DE ESCANDALOS, CHAMA O SENADOR LINDBERG FARIAS, NÃO FOI ELE UM DOS PROTAGONIZADORES DO INPECHMENT DO COLLOR, FICO PASMO DE VER UM ZELADOR DE ZOOLÓGICO SE TRANSFORMAR DO DIA PARA A NOITE EM UM RICO EMPRESÁRIO E NINGUÉM FAZ NADA….. VIVA A REVOLUÇÃO FRANCESA…

      1. KKKKKK. Tá dose hoje. Quem

        KKKKKK. Tá dose hoje. Quem abriu a porteira?

        Tava vendo um tuĩte que mostrava as contribuições de campanha da Friboi, aquela que pertence ao Lulinha (pelo menos de acordo com as mentes mais evoluídas do país) e ela doou 7 milhões para o PSDB, ou “Mais Alguns”, e 5 milões para o PT.

        O Lula tá precisando ter uma conversa com o menino, né?

    3. Pensamentos…

      Espero que o Sr. Rogerio Amaral não tenha idade suficiente para ter vivido os ditames do PSDB, quando no poder.

       

      Conheço apenas um que só pode olhar para a frente e não ver o passado.

  49. Nós precisamos ter o senso

    Nós precisamos ter o senso crítico para não aceitar o que todo mundo diz sobre economia. 

    O sistema econômico é uma idiotice em que o Estado paga o aluguel para que possamos trabalhar aqui a partir do que é produzido pela sociedade. Digamos o seguinte, O dono do Brasil (pais e banco estrangeiro) produzem uma moeda corrente (papel moeda e valor digital) em que asseguram para si as riquezas brutas que devem ser exportadas; como comoodities ou manufaturadas, para a liquidez do aluguel.

    A Responsabilidade Fiscal. O recebimento do aluguel do país, de modo geral, pressupõe que a moeda em circulação deve ser correspondente ao crescimento da riqueza que se expressa como investimento externo em troca de juros. Ou seja: O investimento externo é um pacote de aluguel de longo prazo que o país paga em termos de juros para haver a transferência equitativa do crescimento das riquezas com o valor recebido das exportações ao mesmo tempo.

    Não vou me enredar sobre o aumento dos juros 11,25  com um crescimento econômico de 0,27.já que as exportações e importações se anulam, e temos que sustentar o investimento externo com mais investimento externo e pagar os bancos privados com mais aumento de impostos. Caso contrário isso vira crime de responsabilidade fiscal.

    A minha pergunta é: Não está na hora do país pensar em pedir aos bancos públicos para aumentarem a inclusão social a partir do que é produzido na sociedade e nos tirar do aluguel, com o programa do tipo minha patría minha vida?  

  50. A brincadeira do impeachment e os desvios de Aecio

    Concordo com aqueles que acham que os dois estão errados (DILMA E AÉCIO).

    Enquanto ficamos discutindo o sexo dos anjos, o nosso querido BRASIL está caminhando a passos largos para ser a proxima VENEZUELA. o plano do PT de marginalizar a ELITE, está em franco desenvolvimento, e logo a mídia estará de quatro para ao poder instalado, implorando algum espaço para poder , em nome do PODER, divulgar notinhas sociais.

    O escalabro em que vivemos , com tantos informes de corrupção em todos os niveis do governo, nos afasta do nosso

    foco que é uma DEMOCRACIA, EM FUNÇÃO DO POVO, SEJA LÁ DE QUE NÍVEL SEJA

    1. Só faltou dizer: “eu tenho 18

      Só faltou dizer: “eu tenho 18 anos e eu não tenho liberdade de expressão, porque o PT tira todos os direitos” .

  51. Aecio

    Nassif, parabens pelo seu comentários sobre o Aecio, parece uma criança, gostaria que sua mãe ou irmão ajudasse a ser mais adulto.  Precisa crescer para ser representante do Brasil.

  52. Jornal da tosse

    Nassif você se recorda do antigo Record em Notícias ( jornal da tosse)? Se recorda do discurso  do Genuino e  Mercadante quando participavam deste jornal? Quanta diferença não é?

  53. IMPEACHMENT

    A tucanada esta falando em Impeachment, como se o VICE fosse do PSDB!!!

    É o Michel Temer do”PMDB” o partido que mais esteve envolvidos em escandalos de corrução

    desde que este pais virou uma democracia, este que sería o sucessor legitimo da presidente,

    Assim como aconteceu com o Collor quando assumiu o Jose Saney!

    Ai eu pergunto alguem tem saudade do Sarney????!!!!Falasério….

    1. Qual o medo de investigação???

      Qual o medo de investigação???…qual o medo da palavra impeachment ??? estão com medo de que, cada enxadada se ache uma minhoca ???..não sou PT, não sou PMDB, nao sou DEM, não sou PSDB..só estou tentanto entender este mar de lama que estamos agora…

    2. Maurício, desculpe eu me

      Maurício, desculpe eu me intrometer, mas o PSDB, ou melhor, o “Mais Alguns”, já tomou esta dianteira. É o partido que mais tem políticos cassados e impedidos pela ficha suja.

      E o Collor foi substituído pelo falecido Itamar, que teve seu plano real surrupiado por um certo “ociólogo”.

  54. A esso é demais… o rico e o pobre

    Quem não assistiu um daqueles filmes em que, um menino rico sempre levava desvantagens do menino pobre e, 

    ai, ele fazia de tudo para tentar destruí-lo e, sempre, ficava na pior.

  55. Parebéns pelo comentário Sr.

    Parebéns pelo comentário Sr. Francisco Carlos De Martino.

    É assustador viver em um país onde 54.501.118 são incrivelmente desinformados, estupidos, irresponsáveis ou com desvio de carater. E ainda se sentem bem e felizes com tamanha ignorância. Eu teria vergonha de ficar estampanho isso pras pessoas. Fico feliz de fazer parte, assim como toda minha família, de fazer parte das pessoas coerentes, inteligentes e responsávés que ainda existem nesse país. 

    1. Que pessoas sagazes e

      Que pessoas sagazes e inteligentes são você e sua família, né? Ficquei com inveja.

      Mas, olha, em toda família tão inteligente e esperta, tem sempre uma ovelha vermelha. Cuidado! Vigie bem!

    2. …-depois de ler um poporry
      …-depois de ler um poporry de mediocridades, quando a análise da matéria ,que em ter mos, tem algum fundamento… o Sr alexandre Garcia, a quem eu imagi no um eunuco mental descabidamente passa a ofen
      der a grande maioria da população brasileira,sem base alguma real para assim agir…acredito que pessoalmente ele e´dos que tremem so em imaginar
      a possibilidade de ter que repetir esse palavrório no seu baixo linguajar diante de um homem…ele demonstrará quem á que tem des vio de carater…
      -conhecí muitos tipos assim durante a ditadura…esses s/o a pior expécie de homem…o
      cobarde… -quem sabe ô palhaço,nos e ncontraremos pessoalmente um dia deste…este mundo é pequeno…-e eu gostaria de fazê-lo engulir todas as ofensas de olho no olho…-aos senhores ledores deste espaço, me desculpo por usar o linguajar desse projeto de homem…e desejo a todos um feliz fim de semana… Shallon !… -Goethe-Br.

  56. Isso comprova a incompetência do Gov.Federal e fazer valer a LEI

    Boa tarde, só para ficar claro, não sou partidário de Aécio ou do PSDB, mas esse seu argumento só reforça a incompetência do Governo Federal, se tivesse comprido o que manda a lei ao invés de se esquivar de sua responsabilidade, com certeza teria sido melhor para MINAS. Se o Povo de Minas não puder contar com a fiscalização do Governo FEDERAL de onde estão sendo os gastos e se estão sendo gastos da forma correta, com quem vamos contar?

    A incompetência de Aécio, não anula a incompetência de Dilma, os crimes de AÉCIO, não inocentam Dilma. O fato é, Aécio cometeu coisas que deveriam ser punidas, a pergunta é, por que não foi? Outra pergunta, se Aécio cometeu “CRIMES”, e não foi punido, isso autoriza outros como a Presidenta a fazer o mesmo e não ser punida? Se a resposta for sim! Abram as cadeias e soltem todos os PRESOS…

    1. Hoje tá cheio de não

      Hoje tá cheio de não simpatizantes do “Mais Alguns”, né? 

      E concordo, evidentemente, que o PT e a Dilma são culpados pelos crimes cometidos pelo Aécio e pelo “Mais Alguns”. 

      Assim como dissseram alguns perspicazes eleitores de Aécio, que provavelmente também não eram simpatizantes dele: O “Mais Alguns” não tem culpa do governo federal não conseguir provar as falcatruas da privataria tucana ou do metrô de São Paulo. Isto é culpa da incometência do PT.

    2. Olá. 
       
      Acredito que por um

      Olá. 

       

      Acredito que por um lapso você não interpretou adequadamente a reportagem. Em momento algum se disse que um crime inocenta o outro. O que se questionou foi a hipocrisia de o sujo agredir o mal lavado. O PSDB e Aécio possuem em seu histórico desvios tão sérios quanto os do PT. Espero que você não acredite que os desvios do PT inocentam Aécio, ou nisso você acredita? E mais: quanto ao TAG assinado em MG, houve o aval do TCE (influenciado politicamente ou não) para que a assinatura ocorresse. Decisões políticas envolvem toda uma população. Você acredita que é realmente simples a União cortar o repasse para o Estado e deixar a população à deriva pela irresponsabilidade do governante estadual. Essas questões envolvem muitos fatores, não são meramente técnicas: há um erro, corta-se o recurso financeiro. 

      Só estou dando esses toques porque realmente acredito que você não tenha se atentado bem ao teor do que Nassif expôs, os objetivos dele, bem como ao contexto social, financeiro, político e econômico do Brasil.

  57. Aécio e o Impeachment de Dilma

    Caro Nassif.

    Acompanho muitas de suas matérias e as tenho em nivel elevado, contudo a pauta abordada sobre o senador Aécio Neves me trouxe a reflexão de um equivoco que esta sendo enunciado, e saiba que não sou simpatizante do PSDB, mas creio que pelos absurdos politicos, as mentiras de melhorias sociais, a alta corrupção do Pt e de seus membros, a irresponsavel manipulação fiscal da presidenta Dilma e seu ministro da fazenda, por demonstração da falta de controle sobre o pais, do ganho facil dos banqueiros, da maquiagem exuberante da baixa inflação e de seu controle o processo de IMPEACHMENT é pouco, pois entendo que a população em sua maioria não votou nela, isto é mentira das urnas eletrônicas, muito embora o ministro  e presidente do TSE, Tofolli afirma serem seguras as urnas e dados ali armazenados, mas para quem desvia dinheiro da Petrobras e ainda faz caixa dois com dinheiro de campanha já deveria ter sido expulsa além das nossas fronteiras e com ela todos os integrantes do PT, talvez a Venezula, Uruguai, Cuba, Paraguai ficassem felizes em recebe-los.

    São pessoas inescrupulosas que os generais da ditadura deixaram-os viver para que pudessemos hoje avaliar e comparar o certo do errado e assim concluo, os generais eram ditadores assumido Lula, Dilma e sua quadrilha são inrrustidos, contudo DITADORES e da pior espécie, pois tudo fazem em nome da não existente DEMOCRACIA .

     

    FORA DILMA E SUA TRUP

    AÉCIO TAMBÉM NÃO É, E NÃO SERÁ O MELHOR PRESIDENTE SEM SOMBRA DE DUVIDAS

    Vamos ter que garimpar novos nomes, talvez em pequenos e insignificantes partidos.

    Não podemos pensar nem mesmo no Alckmim, só é bom das portas do palacio pra dentro.

     

    Abraços

    Marcos Gentil

    1. KKKKKKKK, Marcos Gentil, você

      KKKKKKKK, Marcos Gentil, você não é simpatizante do PSDB???? Pelamordedeus, assuma que é tucano de carteirinha que fica mais autêntico, né!

      1. Gentil?

        Idalma,

        engano seu, o PSDB é muito de esquerda para esse Gentil(?)homem.

        Ele é das viúvas da ditadura, daqueles que não conseguiram encher uma quadra na Avenida Paulista.

        O Ricardo Semler (tucano proclamado) tem a resposta para ele: ‘nunca se roubou tão pouco’.

      2. E qual o problema de ser PSDB

        E qual o problema de ser PSDB de carteirinha???? Democracia só fucionou realmente para o PT chegar ao poder, pois combateram a ditadura por maior representação partidária, foram uma oposição super atuante, mas não aceitam oposição. Partido dos trabalhadores deveria estudar mais a própria cartilha, pois essa ditadurazinha bolivariana que querem impor que está trazendo os fantasmas dos militares.

    2. Ricardo Semler

      Sr Gentil, sugiro, gentilmente, que leia o artigo de Ricardo Semler na pg 3 da Folha de hoje. Trata-se de empresário de renome internacional e filiado ao PSDB. Acho que todos os brasileiros deviam ler esse artigo. E chega de brincadeira de impeachment. Sou professora universitária aposentada, tenho 71 anos de idade e desde que me entendo por gente acompanho o que acontece no Brasil do ponto de vista político. Morte do Getúlio, tentativa de impedir a posse de Jango Goulart por ocasião da renúncia do Jânio, golpe militar e todas suas consequências nefastas. E tem mais, já estou cansada de ler bobagens de pessoas pouco informadas e, ou enganadas por essa grande mídia despudorada, manipuladora e mentirosa que não se conforma com a melhoria das condições de vida da população mais pobre e sofrida desse país nesses últimos 12 anos. Dilma foi eleita Presidente da República apesar de toda a canalhice de Veja e das repercussões que as redes de TV fizeram das mentiras dessa revista. Até envenenar Youssef, envenenaram! Perderam nas urnas e agora querem ganhar no tapetão? Não basta a cartolagem no futebol? Concordo com Semler em gênero, número e caso, como se dizia antigamente. A investigação da corrupção tem em Dilma Roussef uma ferrenha defensora. E não sou eu que estou dizendo, mas Semler. Aliás recomendo a você, Gentil, que leia “Virando a própria mesa” e “Você está louco” (não tenho certeza quanto à exatidão do título do segundo llivro). Boa leitura.

    3. De acordo!!!!

      Ver um jornalista defender as roubalheiras que estão acontecendo em nosso país, é, no mínimo, um absurdo!!!!!!

      O impeachment, hoje, é o que de menos grave deveria acontecer. Na realidade, todos esses ladrões deveriam estar na cadeia. Afinal, não há mais suspeita de nada, tudo já esta comprovado, pois muitos dos ladrões estão devolvendo parte do que foi roubado, então, não ha o que se questionar. É impeachment mesmo!!!!!!

    4. A gente acha que é só no Prof

      A gente acha que é só no Prof Hariovaldo que tem comédia, mas às vezes alguns não simpatizantes do “Mais Alguns”* nos racham o bico.

      * Mais Alguns – Criado pela imprensa para não nominar certos partidos envolvidos em situações pouco republicanas.

  58. Que coisa mais triste!

    Que coisa mais triste ler muitos dos comentários aqui. Eu, que nunca fui petista, observo com muita tristeza que o antipetismo mais primitivo, mais picapedra, mais rasteiro, transformou-se numa droga e tanto, numa cachaça que retroalimenta as vítimas até destruir a capacidade de raciocinar. Que coisa terrível, ver pessoas incapazes de desenvolver um raciocínio político além do “Fora PT”. É realmente desolador.

    Ao ponto que esa cachaça convenceu muitos que apelar para o impeachment da Dilma vai conduzir o Aécio Neves ao Planalto, sem entender como funciona um sistema republicano. Seria uma idéia hilária não fosse que se trata de uma maluquice perigosa.

    Mas Nassif acertou na mosca: Aécio MAIS DO QUE NINGUÉM tem a obrigação de se distanciar dessa maluquice, a risco de ver seu nome (ou o que resta dele) ir para o saco de lixo da história.

    1. Quanta desinformação! Que coisa triste!

      Aécio se distanciar dessa maluquice…  Mas pelo que a mídia sempre informou, a vida de Aécio sempre foi uma maluquice. E por tudo que tomamos conhecimento, o nome dele jamais estará na história desse país. Infelizmente sua história de vida, pode sim levá-lo para o saco de lixo da história.  É muita desiformação ou ingenuidade!   

  59. Igual o trenzinho do PSDB

    Igual o trenzinho do PSDB……………….O pessoal do playboy vollllllllllltoooou, o pessoal do playboy vollllllllllltooooou, o pessoal do playboy vollllllllllllllltooooou….

    1. Eu ser branco, do sul ou

      Eu ser branco, do sul ou sudeste e ter ensino superior e ter votado no Aécio não faz de mim playboy ou um brasileiro de segunda classe menos merecedor de qualquer direito ou dever do que o negro do norte ou nordeste, somos iguais, e não sou eu quem diz isso, é a nossa carta magna que tanto quer ser rasgada pelos petistas.

      O Aécio ser de família rica não o faz menos capaz assim como uma pessoa que veio do agreste pernambucano (Lula) não faz dele mais capaz. Argumentos na base da agressão sem base ou fundamento fazem desta nação ser a rabeira dos indices educacionais internacionais, pois temos pessoas que bradam o analfabetismo, a pobreza e a ignorância como bandeiras de qualidade, enquanto o Sr. Lula e correligionários mais próximos vivem de maneira nababesca rindo desta divisão criada por eles.

       

      Enquanto o povo se mata, eles surfam nesta realidade. Ser Playboy não é agressão, é taxar de forma desrepeitosa alguém, me admira o moderador deste blog que não permite comentários similares a Sra. Presidente.

       

  60. brincadeira do impeachment….

    Sr. Luis Nassif,

     

    Não tem sentido, anos de trabalho, deixou o sr. de miolo mole. O país não pode viver de mulecagem 

    no comando de governo. 

    1. Vcs só dão outro nome a

      Vcs só dão outro nome a privatização. E graças a deus as teles foram privatizadas, pois desta forma vocês está tendo espaco neste blog que funciona gracas a privatização das teles e melhora da internet. Repense, não critique sem saber, não repita falsas verdades ou verdades que não sejam suas..

  61. Pura incoerência?

    Salvo melhor juízo, constitui ato de extrema irresponsabilidade e de insensibilidade profissional se pretender justificar o crime de responsabilidade fiscal cometido pela presidente da República sob a legação de que, no passado alguém teria incorrido em inflação semelhante ou mais grave, porque uma coisa não tem nada com a outra e ainda por se tratarem de situações administrativas completamente distintas, inclusive quanto às em instâncias, e que cada qual envolvido deva ser responsabilizado, na forma da lei, por seus atos.

    Trata-se de verdadeiro contrassenso se alegar a existência de irregularidades por alguém, praticadas no passado, como motivo impeditivo para que esse infrator não tenha legitimidade para acusar ou denunciar irregularidades passíveis de enquadramento em crime de responsabilidade fiscal.

    Cada irregularidade deve ser analisada à luz da legislação aplicável, não se justificando que um erro possa respaldar outro similar ou que um infrator não tenha legitimidade para denunciar o outro, à vista, em especial, das peculiaridades e das circunstâncias que deram causa às suas ocorrências, inclusive as suas implicações sobre o interesse nacional.

    No caso da inobservância da meta fiscal, em que o governo federal pretende eliminar a meta de superávit primário para 2014, para ficar livre no abatimento da meta o volume de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento e de desonerações que forem feitas até o final do ano, fica evidenciado crime de responsabilidade fiscal cometido pela presidente da República, por contrariar, de forma flagrante, a norma estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, por força do que dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).

              Na forma da Constituição Federal, existe, na República brasileira, o instituto dos crimes de responsabilidade, inclusive o de responsabilidade fiscal, que, no caso específico do descumprimento da meta fiscal, a presidente do país, que é parte essencial do Poder Executivo, incorre no alcance do enquadramento nele, ou seja, no crime de responsabilidade fiscal, em razão da configuração da conduta inadequada de seus atos administrativos diante a função política, que é, no caso em comento, o indiscutível descumprimento da meta fiscal, prevista na LDO.

    Como se sabe, os crimes de responsabilidades são infrações político-administrativas previstas no regramento jurídico, destinados ao enquadramento daqueles que causarem danos às normas constitucionais e legais do país, no desempenho da função pública, podendo implicar consequências graves e negativas à segurança interna da nação, à probidade da administração pública ou à lei orçamentária, cujas punições podem variar entre perda do cargo, inabilitação político-eleitoral ou perda dos direitos políticos, por até oito anos, além de outras penalidades capituladas em lei, conforme a gravidade da infração cometida contra o Estado.

    Impende se ressaltar que crime de responsabilidade fiscal não é considerado delito, mas sim infração de caráter político-administrativo, somente praticado por agentes públicos, em plenas atividades públicas.

    Nos termos do disposto nos arts. 73 e 73-A da Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para denunciar o presidente da República e os ministros de Estado ao Tribunal de Contas da União e Ministério Público, por infringência aos dispositivos da aludida lei, cujos atos são enquadráveis, conforme o caso, como crime de responsabilidade fiscal.

    Como se vê, a lei é clara ao nomear qualquer cidadão, partido ou entidade de classe com suficiente capacidade para denunciar aos órgãos competentes irregularidades passíveis de punição capitulada no crime de responsabilidade, não fazendo qualquer restrição quanto à parte denunciante, nem mesmo se ela teria cometido inflação semelhante ou pior, fato que põe por terra a ridícula e absurda ilação do articulista, que deveria analisar os fatos com imparcialidade, isenção ou sem demonstração de paixão por A ou B, para que não se cometesse grave injustiça aos processos democrático e republicano.

    No caso do ex-governador mineiro, é possível que ele tenha feito uso do tráfico de influência para se livrar do enquadramento no crime de responsabilidade fiscal, fato que é também condenável e censurável, mas nem por isso deixa de ser questionável se a presidente da República tem algum direito, por minimamente que seja, para deixar de responder pelo crime de responsabilidade fiscal, em razão do flagrante descumprimento da meta fiscal, ao jogar para o espaço sideral a meta do superávit primário, previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o corrente exercício, independentemente quem seja o denunciante, que, no caso, deve ter sido o presidente de um partido, em conformidade com a norma legal.

    Urge que a sociedade se conscientize sobre a sua responsabilidade acerca da avaliação dos atos da administração pública, evitando manifestar-se em apoio às irregularidades que são abomináveis até mesmo nas republiquetas, onde o regramento jurídico é rigorosamente observado, inclusive sobre a obrigatoriedade do cumprimento da meta de superávit primário, caso esse instituto exista por lá. Acorda, Brasil!

  62. Que morram ambos

    Que morram ambos, aliás todos. Político é ladrão. Sociopata. O Brasil está podre há décadas e essa de ficar falando que a democracia isso ou aquilo. Não existe democracia aqui. Nunca existiu. Aqui é o famoso “me enagana que eu gosto”.

  63. Que morram ambos

    Que morram ambos, aliás todos. Político é ladrão. Sociopata. O Brasil está podre há décadas e essa de ficar falando que a democracia isso ou aquilo. Não existe democracia aqui. Nunca existiu. Aqui é o famoso “me enagana que eu gosto”.

  64. A brincadeira do impeachment e os desvios de Aécio

    Acho de um mau gosto tremendo achar porque os outros fizeram esse pode fazer também. Se, à época, houve alguma artimanha utilizada pelo Aécio, que a oposição gritasse, esperneasse, tomasse providências. Quer dizer,  se ele se utilizou desse mecanismo, a Dilma pode utilizar também, que absurdo! Com tantos desvios, roubalheiras, má gestão e incompetência, acho o impeachment pouco. Acho que o articulista não deveria deixar a sua simpatia partidária tomar conta da sua razão

  65. Parece que o PSDB está

    Parece que o PSDB está tentando, ao menos, melhorar o nível de seus comentaristas. Já estão conseguindo escrever em várias linhas o que os anteriores escreviam em apenas 1 frase. Vamos “encher mais linguiça” e seremos mais respeitados hahahahah. Mas ainda não tem argumentos p/ refutar nada. Qual será a próxima aula ?

    1. Sra. Lenita, o problema é que

      Sra. Lenita, o problema é que este blog filtra os comentários anti petistas e que defendam a moralidade. Quem sabe argumentar contra a falta de ideias e repetição da macacada petistas distribuída em encartes, quem tem estudo e quer debater é vetado e seus comentários nem entram neste blog.

       

      Esta é a forma que a esquerda caviar encontrou para debater, deixar gente com opinião tenebrosa como a sua falar a vontade sem ninguém que debata ou refute.

      1. É Nassif…

        É, Nassif!

        Hoje a coisa tá feia.

        Escancararam a porteira, deixando uma verdadeira manada de babacas, fãs do “Néscio Neves”, à solta, para escrever besteiras. 

      2. Pq o Nassif não aceita certas

        Pq o Nassif não aceita certas palavras de baixo calão, que é o mt  comum nos blogs que os srs. costumam postar. Aqui, NÃO . Entendeu ? Nem sei como ele deixou as palavras “macacada petista” passar. Ele está mt camarada hoje, com os srs.

         

    2. DILMA DEMONSTRA FRAGILIDADE.

      Desde a campanha e nos debates, a Dilma não sabia se defentder ou retrucar as babaquices do Aécio. Todos sabemos que a corrupção campeia solta em todos os níveis e que (como já foi publicado) SEM PROPINA NADA SE FAZ.. 

      Infelizmente, a história comprova a frase dita acima aqui mesmo no IG (não me recordo agora o autor).   

      Foi assim nos governos do PT, do PSDB , do PP, do PMDB, nas obras todas de todos os estados e maioria dos municípios. É claro que tal não deveria (e não aconteceu) ser levado à discussão no debate, mas deixar que o Aécio falasse sozinho sem nenhum retruco? Chamar desavergonhadamente a Presidenta de mentirosa e ela se calar? É sem dúvida muita fraqueza. Pq ela não disse que mentira era o governo de Minas onde o povo mineiiro deu o troco por 2 vezes ao desgoverno do Aécio?

      Mas a Dilma não sabia ou não quis se defender de um opositor tão fraco e irresponsável, mal educado e babaca. Se ela foi assim diante do Aecinho, imagine se terá a força necessária para administrar o Brasil. 

    3. POBRE MOÇA


      Como sempre a esquerda se escondendo por trás de idéias quase religiosas onde o Deus PT é onipotente, onisciente e onipresente; a completa incapacidade desses esquerdistas em discutir em alto nível qualquer assunto é algo espantoso, acredito que defender um partido que simplesmente dilapidou e dilapida o País inteiro por meio de aparelhamento completo de todos os níveis institucionais com intuito único de permanência no poder para poder se regalar no dinheiro da corrupção, é uma defesa impossível, aí o resultado é esse o desespero, desespero por não ter argumentos que defendam o mérito das acusações contra os “companheiros”, sobra então, acusar a PF, MP, juízes, mídia, oposição e tudo mais de parciais, direitistas, PSDBistas, enfim tentar culpar o mundo inteiro por ter mostrado a verdade sobre o “Deus-PT”.

      Sra. Lenita, o seu partido está agonizando no leito de morte, está infectado por um vírus inoculado por ele próprio, os espertos já estão se flexibilizando e mudando de lado para não serem engolidos junto com os “companheiros”, até para os mais sectários está ficando cada vez mais difícil defender o indefensável, fechar os olhos ao óbvio, apoiar o “rouba mais faz”; te digo que os pecados dos outros não tornam os nossos perdoáveis, apenas mais alguns irão para a fogueira.

  66. Miopia…

    O tema da LRF em MG já foi abordado outras vzs.

    Alega-se que o recuros da saúde foi investido em temas que o governo considerou que é saúde e os adversários dizemque não é saúde.

    Até aqui, nada de mais, coisa corriqueira na política.

    A tal imprensa, que nos blogs de esquerda, e este entre eles, é acusada de golpista, manchetou ‘Aécio desvia X milhões da saúde em MG’. Ao ler a manchete, parece que ele desviou a verba, surrupiou… ao ler a reportaem, coisas que nem todos que lêem a manchete fazem, fica claro que o recurso foi investido em matéria afim á saúde, que uns consideram saúde, outros não. Mas não foi roubado, que é o que a manchete dá a entender.

    Agora vem a questão da LRF no governo federal. Discussão para lá, para cá… isso não é o mais importante agora, mas SIM, o tema da etrobrás, que o PT afirma ser ‘coisa de oposição’ e ‘coisa eleitoreira’. Mas as eleições passaram. E nem adianta dizer que o PSDB quer o impedimento para que eles governem. Qdo comprovarem os problemas, muito provavelmente, levará todos os partidos juntos.

    A corrupção é endêmica, não foi inventada pelo PT, mas, querendo ou não, são eles que estão por hora no poder e ficam insistindo em fdizer que não houve nada. Isso é ridículo. Os governos de EUA e da Holanda já confirmaram e estão agindo em seus territórios em empresas de lá.

    O melhor é admitir o problema e punir, afastando-se dos envolvidos, coisa que o PT não fez no mensalão e insiste em proteger e defender envolvidos que foram julgados e puderam se defender. Perfeita a justiça não é, falhas existem aos montes, mas dizer que não teve roubo de $$$ público tb não dá.

    E outra, esse modus operandi das empreiteiras é de décadas.

    É uma oportunidade de tentar mudar isso.

    Não dá para ter que pagar caixinha para político ou seus indicados para que se consiga ganhar uma obra pública.Tem que ser o melhor preço/técnica. Mas isso é sonho…

    O PT entrou em 2002 prometendo ética, reformas e social. Conseguiu fazer o social.

    A ética e as reformas ficaram pelos 12 anos de caminho. Nesse tempo, não respeitaram o plebiscito que foi contra o desarmamento e desarmaram na marra, usando leis que dificultam o cidadão, ao invés de leis para controlar o porte/posse.

    Falta governança ao BraSil.

    Talvez este seja um momento de oportunidade para mnelhorar um pouco nosso país.

    Por favior, parem de ficar o tempo inteiro falando em direita/esquerda, PT/PSDB.

    Todos roubam e este é o problema principal.

     

  67. Política Fiscal

    Nassif,

    você é um dos críticos dos desvios e flutuações das políticas fiscais no governo Dilma, mas o nó é que a cada ano, as perspectivas de arrecadação em cada ano fiscal, ficam aquém do planejado com 10, 12, 18 meses de antecedência. Por conta dos humores internacionais e locais. A execução da LDO vai sendo ajustada ao que se arrecada.

    Suas críticas apontavam para pipocações de circunstância frente aos incêndios que iam se acendendo, sem uma estratégia explicitada.

    Adequar a lei ao arrecadado, chamando o Congresso para apreciar é crime em qual planeta? O Congresso não pode adequar as leis que ele mesmo deliberou?

  68. Petrolão, quem são os culpados?

    A pergunta que não quer calar: quem indicou os diretores corruptos para os cargos que utilizaram para praticar corrupção e quem eram os membros do Conselho de Administração que nomearam estes individuos?

  69. A brincadeira do impeachment e os desvios de Aécio

    Ficar discutindo se Aecio tem moral ou não pra falar de Dilma, os dois são imorais , mas dai achar que Dilma pode ou não enfiar os erros dela num saco e enterrar como se nada tivesse acontecendo de errado, votei sim no PT, mas se todos passam a achar que todo presidente pode ou não ignorar contratos e leis, pra tapar seus erros. Vamos esquecer todos esse desvios de conduta de nossos políticos e achar que apenas com uma nova regra nas leis isso tudo vai mudar.

    Nós que votamos na presidente eleita precisamos cobrar retidão em seus atos e rigor com seus comandados, ela estreitou tanto as relações com os partidos de oposição que agora esta de mãos atadas, não tem como reduzir os ministérios por consequência seus gastos, Não tem como assistir de camarote 

  70. Desculpe Nassif, mas

    Desculpe Nassif, mas justificar um erro com outro não é o mais correto. Se houve (digo isso por não trer lido ainda sobre) todos os erros no período do governo de Aecio e Anastasia, estes devm ser punidos, mas se a presidente teve conhecimento prévio de tudo na Petrobrás, tb deve ser punida. Pedir impicheament é lícito sim, estamos em uma democracia. diferente do que tem sido alardeado, isso não é golpe. Está previsto na CF. Tem que ter base lega e ser feito segundo as leis, mas é previsto. Quanto a Aecio, eu vi uma entrevista em que o mesmo repudia essa idéia. Outra, se o governo da presidente descumpriu a LRF deve ser punido sim. Você é da tese que já que não punimos A, B ou C não devemos punir mais ninguém? Desculpe, mas não vejo desta forma, pois uma hora esse país tem que começar a punir os corruptos e os irresponsáveis. Afinal, Aécio, Dilma, deputados, governadores e outros, são todos meus empregados e eu quero que eles trabalhem bem e com eficiência, se não eu os demito. Não é assim? Não são eles empregados do povo e eu como povo não sou o patrão? Obrigado

  71. Erro é continuar só elogiando

    Mesmo diante de tantos acertos e tantos erros, o erro maior é tentar esconder os erros, se nós eleitores não criticamos os erros do governo, parece que estamos aplaudindo, temos que criticar é exatamente os desacerto os acertos são obrigação ( é o falariamos a um amigo ou um filho ). Não que tomar um puxão de orelha então não de motivos.

  72. AÉCIO/PSDB

    O Senador, Aécio está fazendo “birrinha” porque não ganhou as eleições. Concordo com o Nassif, quando diz para o Senador parar com “esse festival de hjipocrisia” . Aécio está fazendo igual Busch, quando presidente dos Estados Unidos: quando criança não deve ter brincado de guerra, então aproveitou a oportunidade da posição e começou a fazer guerra com tudo e todos. Aliás, o próprio nome de Busch já é um conceito de guerra: George W. Busch. W é igual a War.que , traduzido, é guerra. O senador pode ser oposição, mas com postura, não simplesmente dizer: “eu estarei representando os 51 milhões de votos que recebi.” Eu pergunto ao senador: E os demais brasileiros que optaram pela Presidenta Dilma, como ficam. Onde está a brasilidade desse senador? Já falei em outra oportunidade: o avô do senador não iria gostar das atitudes desse seu neto.  

  73. Economia equivocada

    Um economista que acha certo, a politica dos últimos 4 anos que se deve afrouxar as metas, que bolsa família deve ser politica partidária que o ministro da economia despedido a 4 meses ainda manda, que as medidas adotadas que não deram certo esta certo e que por razoes desconhecida apoia esse governo que em todos paramentos não deu certo? sinto pena dos economista e economia Brasileira.

  74. Blindagem

    Aecio só existe por causa da  blindagem da midia, dentro e fora de Minas Gerais. Se sofresse a fiscalização e as  ilações maldosas que Dilma e Lula sofrem, não duraria 2 dias. Seu governo em Minas foi um mar de lama. Mas ele e seu eleitorado fazem de conta que não é com eles. Esquecem que esse sujeito perdeu no primeiro e no segundo turno em Minas Gerais. Esquecem que com a midia jogando em seu favor,  mesmo assim, ele perdeu em seu estado natal. PERDEU. Isso não é pouco. Se os aecistas  não fossem tão cegos pelo ódio, poderiam ao menos perguntar: por que Aécio perdeu em Minas? Por que o PT (repito, o PT), como todo estigma, ganhou em Minas???Por que será …???? Mas sei que tem um bando de mentecaptos que só sabem gritar que houve fraude, que o povo é burro, etc etc … Olha só que ironia. Quem chama os outros de burro, são justamente aqueles que passam  o maior atestado da mais completa idiotia …

  75. A proposito

    Qual vai ser o proximo vazamento do Juiz e dos delegados  aecistas??? Eu arrisco um palpite: foi  culpa do  PT e “mais alguns” …

  76. Impeachment

    No meu entender  Nassif como outros comentaristas deveriam se preocupar em não somente contratacar adversários do PT como se este comete falcatruas, corrupção, mal uso do bem público, auqele também cometeu. Temos que dar um basta nestas comparações e partirmos para interromper com essas ondas de assalto ao bem  público, no passado por muito menos Color foi sacriificado, porque não fazer o mesmo com a Presidende atual – Dilma- e encerrarmos esse comodismo, se aquele fez porque este não pode fazer.

    1. Por acaso a Presidente Dilma

      Por acaso a Presidente Dilma está impedindo a operação Lava Jato, ou o Nassif está pedindo que ela mande parar ?  Irresponsável é o seu candidato que deseja o impedimento da Presidente, antes do final da operação, antes que se chegue ao seu partido, coisa jamais feita, pois teve gente que recebeu p/ impedir CPI, como acontece em todos os governos do PSDB.  Cadê o inquérito s/ o metro de SP? além de outros cabeludos? Se o Sr. fizesse a gentileza de me responder, eu agradeceria. Mas, de antemão, sei que nenhuma resposta virá.

      1. A politica aqui no brasil
        A politica aqui no brasil esta igual ao futebol da selecao . Perdedora fica um bando de pessoas querendo um encriminar o outro e a populacao desacreditada se vendendo por miserias dadas por este governo sujo e corruptp . E nao me venha responder que eu nao sei o estou falando porque quem apoia um governo que quer implantar o comunismo e porque faz parte da mesma quadrilha e o sem dedo e o chefao de todos estes ratos . Quem ler e nao gostar pouco me importa .

    2. [  no passado por muito menos

      [  no passado por muito menos Color foi sacriificado,]  a tolice é achar que caras pintadas estavam na ruas pelo roubo dos colloridos, mas por acharem que não se deveria roubar tão pouco. Tanto é fato que quase tudo que se projetou políticamente derrubando Collor viraranm corruptos bilhões de vezes maiores, defendendo que os mensaleiros petistas deveriam eram ter roubado mais até que o pessoal da petrobras para não virarem casos de piada de salão.

  77. Esquece este papo de impeachment

    Petistas e PSDBistas, esqueçam este papo de impeachment. Dilma e PT já foram enquadrados e terão que fazer uma gestão neoliberal porque há muitos interesses poderosos envolvidos. Vocês não sabem nada de bastidores! Acabou a utopia.

  78. TRAIÇÃO DESCARADA DA PÁTRIA

    Tá provado, Aécio Neves é golpista junto com FHC e o sen Aloísio Nunes, o degenerado apoiados pelo PIG. Politiqueiros a serviço subalternos das nações centrais como os EUA e o rentismo de Wall Street. É golpista subalterno rasteiro. Entreguistas traidores da pátria. 

  79. TRAIÇÃO DESCARADA DA PÁTRIA

    Tá provado, Aécio Neves é golpista junto com FHC e o sen Aloísio Nunes, o degenerado apoiados pelo PIG. Politiqueiros a serviço subalternos das nações centrais como os EUA e o rentismo de Wall Street. É golpista subalterno rasteiro. Entreguistas traidores da pátria. 

  80. TRAIÇÃO DESCARADA DA PÁTRIA

    Tá provado, Aécio Neves é golpista junto com FHC e o sen Aloísio Nunes, o degenerado apoiados pelo PIG. Politiqueiros a serviço subalternos das nações centrais como os EUA e o rentismo de Wall Street. É golpista subalterno rasteiro. Entreguistas traidores da pátria. 

  81. Cansei de vcs. Fiquem aí na

    Cansei de vcs. Fiquem aí na sua patota achando que estão com o destino do Brasil nas mãos e que a salvação da democracia tem nove dedos. Mais à frente vcs vão se deparar nas ruas com gente agressiva, fascista e politicamente incorreta como eu e aí a porca torce o rabo. Vão brincando enquanto podem, já já acaba.

    Fui.

    1. “Fiquem aí na sua patota

      “Fiquem aí na sua patota achando que estão com o destino do Brasil nas mãos e que a salvação da democracia tem nove dedos”:

      Nao, eh dentuca e tem vestido vermelho…

    2. Não conformado com a derrota nas urnas
      Em 1989, quando o Collor derrotou o Lula nas urnas, o Lula inconformado, montou um governo paralelo..
      Será que a opnião do Nassif era a mesma de hoje, naquela ocasião?

    3. A porca não torce o rabo

      A porca não torce o rabo porque gente agressiva, fascista e politicamente incorreta como você é uma minoria covarde e anônima que não solta um pum sem pedir a ajuda de milicos golpistas. Vá tomar o seu Toddynho e jogar Call of Duty pra fingir que é soldado.

       

       

    4. A brincadeira do impeachment e os desvios de Aécio


      é isso aí. cansei de ler besteiras de petistas fanáticos que não conseguem ver a realidade do país depois de 12 anos de PT.

      Fui

  82. TRAIÇÃO DESCARADA DA PÁTRIA

    Tá provado, Aécio Neves é golpista junto com FHC e o sen Aloísio Nunes, o degenerado apoiados pelo PIG. Politiqueiros a serviço subalternos das nações centrais como os EUA e o rentismo de Wall Street. É golpista subalterno rasteiro. Entreguistas traidores da pátria. 

  83. Doutor Freitas apareceu e Aécio Neves sumiu

    Operação Lava Jato

    Polícia Federal chega no ‘Doutor Freitas’ e Aécio Neves desaparece

    No blog da Helena: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/11/policia-federal-chega-no-doutor-freitas-e-aecio-neves-desaparece-1885.html

    Após depoimentos de executivos que fizeram acordos de delação premiada afirmando que existia um ‘clube’ de empreiteiras que fraudava licitações e pagava propinas, misteriosamente o tucano sumiu da imprensapor Helena Sthephanowitz publicado 21/11/2014 15:22, última modificação 21/11/2014 18:56  reprodução aecio neves

    De 11 sessões no Senado, Aécio só apareceu em cinco. Precisa aparecer para explicar o que sempre chamou de ‘corrupção’

    Nas últimas entrevistas, o senador Aécio Neves (PSDB), apareceu histérico tentando pautar desesperadamente a mídia na Operação Lava Jato para atacar o governo Dilma e afastar os holofotes dos tucanos. Parece que vai ser difícil agora.

    Depois de muita enrolação, com direito a manchete do tipo “Doações de investigadas na Lava Jato priorizam PP, PMDB, PT e outros”, para não citar PSDB, apareceu o Doutor Freitas. Notinhas tímidas, em letras miúdas, no rodapé de páginas dos grandes jornais informam que o dono da UTC, Ricardo Pessoa,__ disse em depoimento à Polícia Federal que tinha contato mais próximo com o arrecadador de campanha do PSDB, o Doutor Freitas, Sérgio de Silva Freitas, ex-executivo do Itaú que atuou na arrecadação de campanhas tucanas em 2010 e 2014 e esteve com o empreiteiro na sede da UTC. Ainda de acordo com o depoimento, objetivo da visita do Doutor Freitas foi receber recursos para a campanha presidencial de Aécio.

    Dados da Justiça Eleitoral sobre as eleições de 2014 mostram que a UTC doou R$ 2,5 milhões ao comitê do PSDB para a campanha presidencial e mais R$ 4,1 milhões aos comitês do PSDB em São Paulo e em Minas Gerais, além de R$ 400 mil para outros candidatos tucanos.

    Depois dos depoimentos de dois executivos da Toyo Setal que fizeram acordos de delação premiada, e afirmaram que existia um “clube” de empreiteiras que fraudava licitações e pagava propinas, misteriosamente o tucano Aécio Neves sumiu da imprensa.

    Aécio é senador até 2018, mas também não é mais visto na casa. De 11 sessões, compareceu apenas a cinco. O ex-candidato tucano precisa aparecer para explicar a arrecadação junto à empreiteira, o que, para ele, sempre foi visto como “escândalo do PT”, e outras questões. Como se não bastassem antecedentes tucanos na Operação Castelo de Areia, como se não bastasse a infiltração de corruptos na Petrobras desde o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), como se não bastasse o inquérito que liga o doleiro Alberto Youssef à Cemig, basta observar o caso da construção do palácio de governo de Minas na gestão de Aécio quando foi governador.

    Para quem não se lembra, a “grande” obra de Aécio como governador de Minas, além dos dois famosos aecioportos, não foi construir hospitais, nem escolas técnicas, nem campi universitários. Foi um palácio de governo faraônico chamado Cidade Administrativa de Minas, com custo de cerca R$ 2,3 bilhões (R$ 1,7 bi em 2010 corrigido pelo IGP-M). A farra com o dinheiro público ganhou dos mineiros apelidos de Aeciolândia ou Neveslândia.

    Além de a obra ser praticamente supérflua para um custo tão alto, pois está longe de ser prioridade se comparada com a necessidade de investimento em saúde, educação, moradia e mobilidade urbana, foi feita com uma das mais estranhas licitações da história do Brasil.

    O próprio resultado deixou “batom na cueca” escancarado em praça pública, já que os dois prédios iguais foram construídos por dois consórcios diferentes, cada um com três empreiteiras diferentes.

    Imagina-se que se um consórcio ganhou um dos prédios com preço menor teria de construir os dois prédios, nada justifica pagar mais caro pelo outro praticamente igual.

    Se os preços foram iguais, a caracterização de formação de cartel fica muito evidente e precisa ser investigada. Afinal, por que seis grandes empreiteiras, em uma obra que cada uma teria capacidade de fazer sozinha, precisariam dividir entre elas em vez de cada uma participar da licitação concorrendo com a outra? Difícil de explicar.

    O próprio processo licitatório deveria proibir esse tipo de situação pois não existe explicação razoável. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

    No final das contas, nove grandes empreiteiras formando três consórcios executaram a obra. Cinco delas estão com diretores presos na Operação Lava Jato, acusados de formação de cartel e corrupção de funcionários públicos.

    Em março de 2010 havia uma investigação aberta no Ministério Público de Minas Gerais para apurar esse escândalo. Estamos em 2014 e onde estão os tucanos responsáveis? Todos soltos. A imprensa mineira, que deveria acompanhar o caso, nem toca no assunto de tão tucana que é. E a pergunta do momento é: onde está Aécio?

     

     

  84. Sinceramente…. se eu
    Sinceramente…. se eu pudesse eu tirava o PT do governo. Não aguento mais ouvir a voz do ex e da atual presidente. Sabe quando o estômago chega a dar embrulhos? tô falando sério! A voz, o péssimo português, as frases desconexas onde um assunto começa mas se mistura entre vários e acaba numa frase que conclui coisa nenhuma. Eu não quero julgar e nem posso, mas não consigo entender o que leva um pouco mais da metade do povo brasileiro a achar que as coisas estão boas…. Cegos? Surdos? Pode ser…. afinal de contas virou moda não ver e não saber de nada! Minha avó sempre dizia: – na maioria das vezes as “coisas” se parecem com seus donos! segue o barco… PS . Não pedi opinião!

    1. Mas acontece que você não

      Mas acontece que você não pode tirar o PT do governo. Perdeu, paulista. O Choro é livre.

      PS1. O advérbio “onde” somente pode se referir a lugar

      PS2. O seu companheiro Luís Nassif também acha que está tudo ruim, então chore com ele.

       

    2. Pessoa sem nome, o que leva
      Pessoa sem nome, o que leva mais da metade dos eleitores a escolher Dilma de novo, não é por achar que tudo esteja uma maravilha. É simplesmente por falta de opção melhor. É pela certeza de que o PSDB é pior. Isso é simples. Só não vê quem não quer.

      1. Fale por você. Eu votei na

        Fale por você. Eu votei na Dilma pelas grandes realizações do seu governo, incluindo a erradicação da miséria, as obras de infraestrutura, programas habitacionais, proteção ao emprego durante a crise mundial. Não votei no menos pior e acredito que a maioria dos que votaram em Dilma também não.

         

          1. Exatamente. Não só aumentou a

            Exatamente. Não só aumentou a produção, batendo recordes sucessivos, como também combateu a corrupção, revelando um esquema de propina que existe desde a década de 70. Nomeou uma funcionária de carreira e não um político para presidente da empresa e não interferiu na autonomia da polícia federal.

             

    3. Resposta ao internauta: Sinceramente, se eu…

      Por que você não pesquisa e descobre quem é Aécio Neves e o que ele fez em MG? Por que não lê Privataria Tucana, o Principe da Privataria e Operação Banqueiro (todos você baixa na internet de graça) e descobre o que a imprensa escondeu durante a gestão do PSDB? E aí sim você terá como avaliar os dois partidos, ok?

  85. censura

    Aviso aos adeversarios do PT. Alegam que Nassif censura seus comentarios. Nao sou PT, mas na campanha descobri um botao magico ao lado dos comentarios DENUNCIAR. Bastava clicar nele e os comentarios desapareciam. Eu deletei varios comentarios do PSDB.

  86. A verdadeque precisamos ouvir…

    SEMLER: NÃO SE

     

    VENDE SEM PROPI

     

    NA DESDE

     

    1970

    :

     

    Declarando-se tucano, o empresário Ricardo Semler afirma que sua empresa desistiu de fazer negócios com o setor público há muito tempo, em razão das propinas exigidas por agentes públicos; ele fala ainda em corrupção institucionalizada no País; “Cada um de nós tem um dedão na lama. Afinal, quem de nós não aceitou um pagamento sem recibo para médico, deu uma cervejinha para um guarda ou passou escritura de casa por um valor menor?”, questiona; “Deixemos de cinismo. O antídoto contra esse veneno sistêmico é homeopático. Deixemos instalar o processo de cura, que é do país, e não de um partido”

     

    21 DE NOVEMBRO DE 2014 ÀS 08:43

     

     

    247 – O empresário Ricardo Semler, que fez sucesso quando lançou o livro “Virando a própria mesa”, afirma que a cultura da corrupção está entranhada no setor público e diz que deixou de fazer negócios com estatais, porque era impossível vender sem pagar propina.

    Ele critica ainda o cinismo que impera no País. “Cada um de nós tem um dedão na lama. Afinal, quem de nós não aceitou um pagamento sem recibo para médico, deu uma cervejinha para um guarda ou passou escritura de casa por um valor menor?”, questiona. “Deixemos de cinismo. O antídoto contra esse veneno sistêmico é homeopático. Deixemos instalar o processo de cura, que é do país, e não de um partido.”

    Leia, abaixo, seu artigo desta sexta-feira:

    Nunca se roubou tão pouco

    Não sendo petista, e sim tucano, sinto-me à vontade para constatar que essa onda de prisões de executivos é um passo histórico para este país

    Nossa empresa deixou de vender equipamentos para a Petrobras nos anos 70. Era impossível vender diretamente sem propina. Tentamos de novo nos anos 80, 90 e até recentemente. Em 40 anos de persistentes tentativas, nada feito.

    Não há no mundo dos negócios quem não saiba disso. Nem qualquer um dos 86 mil honrados funcionários que nada ganham com a bandalheira da cúpula.

    Os porcentuais caíram, foi só isso que mudou. Até em Paris sabia-se dos “cochons des dix pour cent”, os porquinhos que cobravam 10% por fora sobre a totalidade de importação de barris de petróleo em décadas passadas.

    Agora tem gente fazendo passeata pela volta dos militares ao poder e uma elite escandalizada com os desvios na Petrobras. Santa hipocrisia. Onde estavam os envergonhados do país nas décadas em que houve evasão de R$ 1 trilhão –cem vezes mais do que o caso Petrobras– pelos empresários?

    Virou moda fugir disso tudo para Miami, mas é justamente a turma de Miami que compra lá com dinheiro sonegado daqui. Que fingimento é esse?

    Vejo as pessoas vociferarem contra os nordestinos que garantiram a vitória da presidente Dilma Rousseff. Garantir renda para quem sempre foi preterido no desenvolvimento deveria ser motivo de princípio e de orgulho para um bom brasileiro. Tanto faz o partido.

    Não sendo petista, e sim tucano, com ficha orgulhosamente assinada por Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC, sinto-me à vontade para constatar que essa onda de prisões de executivos é um passo histórico para este país.

    É ingênuo quem acha que poderia ter acontecido com qualquer presidente. Com bandalheiras vastamente maiores, nunca a Polícia Federal teria tido autonomia para prender corruptos cujos tentáculos levam ao próprio governo.

    Votei pelo fim de um longo ciclo do PT, porque Dilma e o partido dela enfiaram os pés pelas mãos em termos de postura, aceite do sistema corrupto e políticas econômicas.

    Mas Dilma agora lidera a todos nós, e preside o país num momento de muito orgulho e esperança. Deixemos de ser hipócritas e reconheçamos que estamos a andar à frente, e velozmente, neste quesito.

    A coisa não para na Petrobras. Há dezenas de outras estatais com esqueletos parecidos no armário. É raro ganhar uma concessão ou construir uma estrada sem os tentáculos sórdidos das empresas bandidas.

    O que muitos não sabem é que é igualmente difícil vender para muitas montadoras e incontáveis multinacionais sem antes dar propina para o diretor de compras.

    É lógico que a defesa desses executivos presos vão entrar novamente com habeas corpus, vários deles serão soltos, mas o susto e o passo à frente está dado. Daqui não se volta atrás como país.

    A turma global que monitora a corrupção estima que 0,8% do PIB brasileiro é roubado. Esse número já foi de 3,1%, e estimam ter sido na casa de 5% há poucas décadas. O roubo está caindo, mas como a represa da Cantareira, em São Paulo, está a desnudar o volume barrento.

    Boa parte sempre foi gasta com os partidos que se alugam por dinheiro vivo, e votos que são comprados no Congresso há décadas. E são os grandes partidos que os brasileiros reconduzem desde sempre.

    Cada um de nós tem um dedão na lama. Afinal, quem de nós não aceitou um pagamento sem recibo para médico, deu uma cervejinha para um guarda ou passou escritura de casa por um valor menor?

    Deixemos de cinismo. O antídoto contra esse veneno sistêmico é homeopático. Deixemos instalar o processo de cura, que é do país, e não de um partido.

    O lodo desse veneno pode ser diluído, sim, com muita determinação e serenidade, e sem arroubos de vergonha ou repugnância cínicas. Não sejamos o volume morto, não permitamos que o barro triunfe novamente. Ninguém precisa ser alertado, cada de nós sabe o que precisa fazer em vez de resmungar.

     

    1. Deixemos de cinismo. O que

      Deixemos de cinismo. O que Ricardo Semler diz é, antes de tudo, uma chamada à responsabilidade; a que passemos a não tolerar, a partir de nós, as atitudes que deveriam nos envergonhar em vez de acharmos que os que se dão bem com a roubalheira é que são “espertos”.

  87. A brincadeira do impeatchment e os desvios de Aécio

    Acompanho sempre a coluna de Luiz Nassif no C. Sul de Sorocaba, sempre muito esclarecedora, mas nesta do titulo acima fiquei estarrecido, pois o jornalista, segundo a minha apreenção, que devemos dar um “jeitinho” brasileiro para aliviar  a governabilidade da presidenta Dilma. a coluna cita que em governos tucanos houve semelhantes casos e deu no que deu. A minha indignação com o jornalista é que sempre foi assim e que nunca vai ter solução. O pedido e impeatchmente, não é só do senador Aécio é tb de uma grande parcela da população e cada vez cresce mais a medida que os escandalos vão sendo anunciado. Ao meu o pedido de impeatch. pelo superati primario é apenas a ponta de “icerbeg”  de corrupção que se estalou nos governos do PT, a prova mais cabal foi o mensalão cujo julgamento foi definitivo. Esse “iceberg” vai continuar e se de fato houve dinheiro do escandola da Petrobras para o PT e aos partidos da “base alhiada”   essa eleição foi ilegal e merece o IMPEATCHMENT de que se serviu desse escandaloso saque dos cofres publico, inclusive para zerar o deficit publico.

    1. PSDB na folha de pagamento dos corruptores;

      Polícia Federal chega no ‘Doutor Freitas’ e Aécio Neves desaparece Após depoimentos de executivos que fizeram acordos de delação premiada afirmando que existia um ‘clube’ de empreiteiras que fraudava licitações e pagava propinas, misteriosamente o tucano sumiu da imprensa Nas últimas entrevistas, o senador Aécio Neves (PSDB), apareceu histérico tentando pautar desesperadamente a mídia na Operação Lava Jato para atacar o governo Dilma e afastar os holofotes dos tucanos. Parece que vai ser difícil agora. Depois de muita enrolação, com direito a manchete do tipo: “Doações de investigadas na Lava Jato priorizam PP, PMDB, PT e outros”, para não citar PSDB, apareceu o Doutor Freitas. Notinhas tímidas, em letras miúdas, no rodapé de páginas dos grandes jornais informam que o dono da UTC, Ricardo Pessoa, disse em depoimento à Polícia Federal que tinha contato mais próximo com o arrecadador de campanha do PSDB, o Doutor Freitas, Sérgio de Silva Freitas, ex-executivo do Itaú que atuou na arrecadação de campanhas tucanas em 2010 e 2014 e esteve com o empreiteiro na sede da UTC. Ainda de acordo com o depoimento, objetivo da visita do Doutor Freitas foi receber recursos para a campanha presidencial de Aécio. Dados da Justiça Eleitoral sobre as eleições de 2014 mostram que a UTC doou R$ 2,5 milhões ao comitê do PSDB para a campanha presidencial e mais R$ 4,1 milhões aos comitês do PSDB em São Paulo e em Minas Gerais, além de R$ 400 mil para outros candidatos tucanos. Depois dos depoimentos de dois executivos da Toyo Setal que fizeram acordos de delação premiada, e afirmaram que existia um “clube” de empreiteiras que fraudava licitações e pagava propinas, misteriosamente o tucano Aécio Neves sumiu da imprensa. Aécio é senador até 2018, mas também não é mais visto na casa. De 11 sessões, compareceu apenas em cinco. O ex-candidato tucano precisa aparecer para explicar a arrecadação junto à empreiteira, o que, para ele, sempre foi visto como “escândalo do PT, e outras questões. Como se não bastassem antecedentes tucanos na Operação Castelo de Areia, como se não bastasse a infiltração de corruptos na Petrobras desde o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), como se não bastasse o inquérito que liga o doleiro Alberto Youssef à Cemig, basta observar o caso da construção do palácio de governo de Minas na gestão de Aécio quando foi governador. Para quem não se lembra, a “grande” obra de Aécio como governador de Minas, além dos dois famosos aecioportos, não foi construir hospitais, nem escolas técnicas, nem campi universitários. Foi um palácio de governo faraônico chamado Cidade Administrativa de Minas, com custo de cerca R$ 2,3 bilhões (R$ 1,7 bi em 2010 corrigido pelo IGP-M). A farra com o dinheiro público ganhou dos mineiros até apelido de Aeciolândia ou Neveslândia. Além da obra ser praticamente supérflua para um custo tão alto, pois está longe de ser prioridade se comparada com a necessidade de investimento em saúde, educação, moradia e mobilidade urbana, foi feita com uma das mais estranhas licitações da história do Brasil. O próprio resultado deixou “batom na cueca” escancarado em praça pública, já que os dois prédios iguais foram construídos por dois consórcios diferentes, cada um com três empreiteiras diferentes. Imagina-se que se um consórcio ganhou um dos prédios com preço menor teria de construir os dois prédios, nada justifica pagar mais caro pelo outro praticamente igual. Se os preços foram iguais, a caracterização de formação de cartel fica muito evidente e precisa ser investigada. Afinal, por que seis grandes empreiteiras, em uma obra que cada uma teria capacidade de fazer sozinha, precisariam dividir entre elas em vez de cada uma participar da licitação concorrendo com a outra? Difícil de explicar. O próprio processo licitatório deveria proibir esse tipo de situação pois não existe explicação razoável. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. No final das contas, nove grandes empreiteiras formando três consórcios executaram a obra. Cinco delas estão com diretores presos na Operação Lava Jato, acusados de formação de cartel e corrupção de funcionários públicos. Em março de 2010 havia uma investigação aberta no Ministério Público de Minas Gerais para apurar esse escândalo. Estamos em 2014 e onde estão os tucanos responsáveis? Todos soltos. A imprensa mineira, que deveria acompanhar o caso, nem toca no assunto de tão tucana que é. E a pergunta do momento é: Onde está Aécio?

    2. Que grande parcela da população??

      Você tomou um ácido? Tá viajando? Que viagem na maionese é esta de  “O pedido e impeatchmente, não é só do senador Aécio é tb de uma grande parcela da população”. “Grande parte da população” para você é a meia dúzia de gatos pingados que foi a passeata do Lobão na Av. Paulista?? Para de ver TV e anda na rua no meio das pessoas para ver se você encontra essa ” grande parcela da população” da qual você fala… É cada um que me aparece para falar asneiras nesse blog…

  88. Sejamos todos atalaias

    Sejamos todos atalaias destemidos da Democracia, da Liberdade, do Estado de Direito e do nosso querido Brasil que os aloprados ultrarradicais de direita querem mergulhar na escuridão do arbítrio.

  89. Golpista é, essencialmente, podre.

    Todo golpe é realizado com interesses próprios, Foi assim no do Collor e será assim caso consigam derrubar Dilma. O gado  acha que o que interessa é tirar do governo alguem que não conseguem vencer democraticamente, nas urnas.Para essas serpentes rastejantes, tudo é valido. Acham que estão fazendo um gesto para o bem do Brasil…Pobres coitados! São capitaneados por uma imprensa sórdida que os faz crer que isso é o unico meio de “salvar” o País. E os coxinhas acreditam, realmente, que poderão viver sem estarem juntos aos menos favorecidos, que a corrupção vai acabar e outras besteiras do mesmo quilate. Vejam os partidos que estão juntos nesse caso da Petrobras. DEM, PSDB, PT,PP  e vão aparecer outros. Portanto, saindo  de um entram em outro. Só que esse outro, atinge as metas que interessam a midia que precisa de um governo que a atenda em suas necessidades financeiras. E o gado aplaude!

  90. A brincadeira do impeachment…

    Palhaçada..

    Administrador público tem responsabilidade….

    Se está sentado na cadeira e não vê, das duas uma:

    1 – Ou é imcopetente; 

    2 – Ou é conivente….

    Não existe essa de eu não sabia….

    Um Presidente dizer que não sabia, que não viu.., até rimou… só aqui no Brasil mesmo…

     

  91. A brincadeira do impeachment…

    Palhaçada..

    Administrador público tem responsabilidade….

    Se está sentado na cadeira e não vê, das duas uma:

    1 – Ou é imcopetente; 

    2 – Ou é conivente….

    Não existe essa de eu não sabia….

    Um Presidente dizer que não sabia, que não viu.., até rimou… só aqui no Brasil mesmo…

     

  92. E os 90 mil contratados que o

    E os 90 mil contratados que o governador Aécio “converteu” em funcionários públicos estáveis com uma canetada? Será que isso seria suficientemente grave para o impeachment do mineiro?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador