Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

A crise do PT, por Aldo Fornazieri

A crise do PT é uma evidência que ganhou relevo a partir da entrevista da senadora Marta Suplicy ao Estadão, asseverando que ou o partido “muda ou acaba”. O presidente Lula já vinha emitindo juízos acerca da crise do partido mesmo durante a campanha eleitoral. Afirmou que o PT se tornou um partido igual aos outros, que se transformou num partido de gabinetes e que se corrompeu, tornando-se “uma máquina de fazer dinheiro”. Em diagnósticos mais recentes, Lula tem emitido a opinião de que o partido está burocratizado, de que está distante dos movimentos sociais e da juventude e de que há uma excessiva centralização. A existência da crise do PT, assim, não é uma invenção de intelectuais, da imprensa ou do PIG. É uma realidade admitida pelo maior líder do partido.

A redução da bancada federal petista, a estrondosa derrota do partido em São Paulo, a redução da margem de votos na vitória de Dilma em 2014 são resultados que devem ser debitados a dois grandes fatores: 1) aos erros do governo na condução da política econômica no primeiro mandato; 2) à imagem desgastada e de partido corrupto do PT, que carrega nos ombros os escândalos do mensalão e da Petrobras, além de outros escândalos que ganharam repercussão na opinião pública, com o empenho da grande mídia. Mas é preciso dizer que o empenho da mídia em desgastar o partido e o governo não anula e não isenta o PT e integrantes do governo da prática dos mal feitos. Também o fato de que no caso do mensalão a corrupção foi praticada para financiar campanhas, como admitiram ex-dirigentes, não torna a prática menos condenável. A imagem do PT como partido corrupto e a disseminação do antipetismo em amplos setores sociais são realidades que precisam ser enfrentadas se o partido quiser se reposicionar de forma correta nas disputas futuras.

A burocratização e a oligarquização são tendências naturais dos partidos, mesmo daqueles que nascem de bases populares e de massa, como é o caso do PT. Robert Michels evidenciou essa tendência em seu clássico “Sociologia dos Partidos Políticos” que completa, neste ano, o centenário de sua publicação. Michels mostra que os partidos de massa no início se caracterizam pela participação espontânea, pelo sentido coletivo e pelas práticas democráticas internas. Na medida em que a organização se consolida, os partidos se tornarem estruturas profissionais burocratizadas comandadas por chefes oligarcas que fazem perdurar seu mando no tempo e se tornam quase que inamovíveis. A militância vai se tornando cada vez mais uma massa de manobra, perde sua relevância e as direções só mudam quando ocorre uma feroz luta de novos chefes contra os velhos oligarcas. O PT não fugiu a essa “lei de bronze da oligarquia”, descoberta por Michels.

A corrupção partidária se relaciona a causas mais complexas. Em primeiro lugar há a questão clássica de que o poder corrompe. Ela se relaciona à natureza humana: sendo os seres humanos ambiciosos e egoístas propendem mais ao mal do que ao bem e só fazem o bem quando obrigados ou quando são portadores de grande virtù, sacramentou Maquiavel. Admitindo-se que o PT cresceu e se fortaleceu, na oposição, como partido da virtude, não só por defender a ética na política, mas por ser o partido que lutava por direitos e se colocava nas ruas ao lado dos movimentos sociais e dos mais necessitados, pode-se dizer que o poder provocou uma corrupção de princípios no partido. Lideres petistas e quadros intermediários, provenientes do movimento sindical, dos movimentos sociais e da intelectualidade da classe média, ascenderam social e economicamente com a ascensão do PT ao poder. Com o colapso da ideologia socialista e com a ausência de uma ideologia republicana da virtude no partido, houve um processo de acomodação às benesses de poder e de status social e econômico de muitos petistas. Arrogância, exibicionismo, sinais exteriores de riqueza e falta de humildade acompanharam essa acomodação. O cálculo pragmático dos interesses de poder substituiu as considerações de princípios e as virtudes necessárias para realizar as grandes transformações e construir a grandeza da república.

O PT perdeu a vitalidade virtuosa

Com a perda da vitalidade virtuosa do partido, os grandes embates congressuais e as mobilizações de rua em torno das reformas estruturantes, como a taxação das grandes fortunas, a reforma tributária equitativa e a reforma política, deixaram de existir. Daí à corrupção pecuniária e do Estado, seja para financiar campanhas, seja para benefício pessoal, foi um desdobramento natural da corrupção de princípios. Enfim, o poder enfraqueceu as antigas virtudes partidárias e amoleceu a disposição para a luta, resultando o afastamento das ruas, dos movimentos sociais e um bloqueio do debate interno. Muita gente, com razão, se sentiu traída pelo partido. Se o PT não desfizer sua imagem de partido corrupto estará realizando sua anti-história, seu anti-destino, pois ele foi a principal promessa da história republicana do Brasil de resgatar a justiça e conferir dignidade à política.

O PT pode mudar a ponto de retomar a trajetória de um partido virtuoso, capaz de apontar os caminhos das grandes reformas e mudanças do Brasil? A resposta a esta indagação é incerta. O poder, a perda da vitalidade virtuosa, a existência de um dirigismo burocrático e pragmático que vai se sobrepondo à antiga militância, são fatores que bloqueiam a mudança do partido. Nestes termos, o PT tende a se firmar como um partido normal, com diferenças circunstanciais em relação aos outros partidos. Com isso, o Brasil continuará penando na trágica normalidade da desigualdade, dos carecimentos sociais e da violência, por muito tempo. O PT ficará na história como o partido que promoveu uma política social integradora, mas insuficiente para uma transformação paradigmática do país.

Em que circunstâncias o PT poderia mudar? Infelizmente, não existem correntes internas ao partido com força suficiente e com lucidez política e programática capazes de liderar uma luta reformadora. As próprias correntes mais à esquerda são um misto de perdição em devaneios ideológicos com o pragmatismo necessário ao jogo dos interesses próprios.

Mesmo assim, restam algumas alternativas para o PT mudar. A primeira consiste na possibilidade de Lula assumir um movimento, fundado num projeto, de reforma e refundação do partido. Esse movimento, por um lado, deveria resgatar princípios virtuosos antigos, que davam força a combatividade militante ao partido e, por outro, precisaria construir um programa capaz de apontar o caminho da grande transformação do Brasil orientada para a redução das desigualdades, para a revolução científica e tecnológica e para o reposicionamento do país no contexto global. O que há de positivo neste aspecto é que Lula vem se mostrando inquieto com os descaminhos do partido. E só ele teria força e liderança suficientes para provocar essa reviravolta.

A segunda alternativa consiste na possibilidade de o governo Dilma se tornar um demiurgo capaz de construir um novo caminho, assentando não só as bases, mas fincando os principais pilares das grandes transformações do Brasil. Se o governo for capaz dessa façanha poderá exercer um poder de arrasto sobre o PT, obrigando-o a uma reforma interna. A terceira alternativa consiste na derrota eleitoral em 2018. Nesse caso, o saldo da experiência do partido em 16 anos de governo se revelaria negativo. O partido, provavelmente, passaria por um período de conturbações internas, de intensas disputas e de tentativas de mudança de rumos. E, por fim, poderá a administração Haddad alcançar estrondoso sucesso a ponto de ressignificar a imagem e o programa do partido junto à sociedade? Ainda não há elementos conclusivos para responder afirmativamente essa indagação. Como se vê, a história é generosa em oferecer ocasiões para que as grandes transformações ocorram. Mas ela é avarenta no que concerne ao surgimento de líderes virtuosos e capazes de comandar corpos coletivos com força suficiente para promover essas transformações.  

Aldo Fornazieri – Cientista Político e Professor da Escola de Sociologia e Política.

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PT e a imprensa

    Discordo de que os problemas do PT não são criados pela imprensa. Qual partido é mais corrupto nesse país que PSDB? Como nada se fala na imprensa, ele segue se passando por vestal. No caso de SP por exemplo: se a sigla de Alckmin fosse PT, e essa falta absurda de água, onde estaria Alckmin? Certamente teria sofrido impeachment caso conseguisse se eleger,o que duvido, e certamente estaria na cadeia. Como é tucano no entanto, é culpa de São Pedro. PT  e seu caixa 2, perto do que tem feito o PSDB nos últimos 30 anos, é nada.

    1. Apoiado.
      Não esquecendo que a

      Apoiado.

      Não esquecendo que a origem do mensalão foi a busca de obtenção maiorias no congresso. Tanto Vargas em 1954 como João Goulart em 1964 perderam suas maiorias no congresso e assim as condições de governabilidade, sofrendo golpes. Esse teria sido também o destino do Lula. O problema é  fazer alianças com grupos que são na verdade quadrilhas de corruptos e não partidos políticos, como vem ficando claro no caso do PP. De tudo isso fica um dano irreversível para a imagem do PT.

      1. Exato, foram as escoilhas

        Exato, foram as escoilhas erradas dos lideres partidários que embutiram a pecha de corrupto no partido. A imprensa, pormais tendenciosa que seja, não trabalha só com suposições, há também fatos.

        1. Nem me venha com essa, nada

          Nem me venha com essa, nada foi por deicsão de liderança coisa nenhuma, pois isso só tem valor se aprovado em convenção nacinal. O que ocorre é que toddo petista é livre para fazer o que quiser e nas isntituições públicas estatais sempre se  pode roubar o quanto quiser  que nunca houve controle e uma vez que os outros puderam roubar impunimente, não deve agora fazer só por ser petista que chegou ao poder

        2. A diferença é que o

          A diferença é que o noticiário silencia sobre a corrupção PSDBista. Aqui em Goiás a corrupção  é de conhecimento dos servidores públicos, mas abafada por um  grande pacto de silêncio da imprensa.

  2. Diz aí professor

    Qual o partido que não está em crise?

    Quais instituições representativas, como sindicatos e associações, não enfraqueceram?

    O problema estaria no partido ou na cultura do pragmatismo, hegemônica na atual sociedade?

    Você já leu sobre o mundo líquido de Bauman ou Ehrenreich e English  “No mundo pós-romântico”?

    O senhor tem acompanhado a política dos demais países e o que tem ocorrido nas suas eleições?

    É um problema do PT, ou da forma – pensamento da pós modernidade?

    1. Ou como dizia Milton Santos:

      “Os atores que vão mudar a história são os atores de baixo. Vão agir de baixo para cima. Os pobres em cada país, os países pobres dentro dos diversos continente, os continentes pobres em face dos continentes ricos. De tal forma, não teremos uma revolução sincronizada: haverá explosões aqui e ali em momentos diferentes, mas que serão impossíveis de conter.”

  3. Decadência

    O PT segue um caminho semelhante ao do PRI, do México, que também nasceu como uma esperança de novos rumos para o país e, depois de muitos anos no poder, deu no que deu. Se não houver uma revolução interna – e imediata – o partido vai se acabar, como profetizou a Marta.  Um dos erros essenciais na condução das coisas foi cometido pelo Lula, ao ignorar que a Presidência da República é um cargo político, não técnico, e fazer a indicação que fez. Agora, a presidente age como  uma administradora de empresa, o que implicará numa redução fatal da militância. E, além de tudo, temos a burocratização interna do partido, coisa que, aliás, acontece também com os outros.

  4. O mal é que se acredita que entropia, só irrompe no físico

    Absolutamente tudo se desgasta. O natural é ir de novo ao velho. De pouco complexo a muito complexo. A questão maior é que o próprio mundo e tudo o que nele há está, neste momento em um ponto crítico e apocalíptico. Os partidos políticos fazem parte deste caldo já tão partido e desgastado. O negócio é que para gerar algo novo, a partir do velho, só é possível quando nos desvencilhamos do velho. Podemos até aprender (ou não) com aquilo que se vai, mas tem de aceitar ao que se esvai.

  5. Delirosc

    Veremos a transição da militância de massa de manobra para base incontrolável deixando os novos chefes perplexos e os velhos oligarcas obsoletos?

  6. O que vai acabar é dona marta

    O que vai acabar é dona marta e seu novo partido(se terá um), como acabaram heloisa helena, luciana genro, erundina e tais. Por enquanto, o povo elege o PT e corre com os corruptos que a mídia eleva como heróis(demostenes, aécio e iguais). O psdb só existe em sp e na mídia. São criaturas virtuais. Não conseguem fazer nada que seja importante para o país. Até em sp, o curral dos corruptos psdbistas, está tendo que ser ajudado pelo governo federal e Haddad. Se não fosse sp, o psdb e seus politiqueiros corruptos, já estariam no esquecimento e, sem mídia, pobres e, talvez, presos, pois não teriam acesso ao maior balcão de negócios, justiciaria..Mas, os urubus, sócios do psdb, juram que o PT é que está em grangalhos. Aposta: PT e psdb, sem a ajuda sistemática da mídia ao psdb, quem estaria no calabouço? Com os “feitos” do partidinho midiático, psdb, não há menor dúvida que o enterrado seria esse partido de trensalões, de banestado, de sabesp, de tantas roubalheiras explícitas, mas não onvestigadas. Não há currículo relevante na vida pública desses políticos bicudos, eles não fazem nada a não ser para eles mesmos. O dia que sp tiver a dignidade de chutar quem o consome, literlamente, o BRASIL será um país de vencedores. O pmdb, sem os aliados do psdb, não teria força e perderia a facilidade de ser  prostituto que só quer grana.

  7. Se o PT está ruim como anda

    Se o PT está ruim como anda os outras partidos ?

    PMDB,PSB,DEM.. estão melhores ?

    E vejam bem, nenhum outro partido sofreu desgaste de imagem pela mídia que o PT sofreu.

    Portanto, a minha esperança é que se o PT está ruim, os outros não estão melhores.

    Ou seja, estão todos nivelados por baixo, com o PT um patamar acima pois o povo lhe deu mais quatro anos de mandato.

    Agora diga aí, qual dos partidos grandes aguentaria 12 anos de porrada diária na mídia e mesmo assim se manteria em pé.

    Se está ruim para o PT está muito pior para os outros.

    1. Até agora foi assim E daqui

      Até agora foi assim E daqui pra frente? Qual a estratégia do partido para recuperar votos e apoio popular? Se o PT continuar mudo, inerte, talvez não haja 2018 mesmo com o Lula…

  8. o pós-modernismo e a grande

    o pós-modernismo e a grande mídia avacalham com

    a política há muito tempo  e a culpa da crise partidária é só do pt?

    só se fala em apolitização.

    o único partido que ainda tem  algum índice de

    aceitação acima de um dígito é o pt.

    por que não faz um artigo do psdb ou do dem, este em decadencia

    tão evidente que o acm neto da bahia quer tirar o time de campo tb?

    o articulista não disse , mas dá a impressão que quer que engulamos

    a tese de que   mensalão foi um processo decente,de que não

    foi um escandaloso mentirão.

    e de que a grande mídia não usa o famigerado

    esquema de trucidar o pt desde 2003.

    é muito tempo para que qualquer        sistema partidário  aguente o tranco.

    milagre é o pt ter permanecido   no    poder por   tanto   tempo.

    1. A questão aqui não é PSDB. É

      A questão aqui não é PSDB. É PT x qualquer um. Uma grande parcela da população está pensando assim e a outra logou o foda-se, não vota simplesmente. “Milagre é  o PT ter permanecido no poder tanto tempo.” Concordo. Apanhando diariamente e não reagindo, parte da população acredita que “quem cala consente”. O mentirão é uma corrente minoritária. A maior parte do povo acredita que houve mensalão, e mesmo assim vota no PT. Parte pelo direitos conquistados e parte por ser “tudo igual”, “todo mundo rouba”, então vou votar no menos pior. A diferença de votos entre Dilma e Aécio, e a votação do PT para parlamentares também mostra que o povo está cansando. Enquanto isso, o PT não reage…

  9. De tempos em tempos aparece um

    A cada eleição vencida aparece um pra dizer que o PT acabou, que está desgastado, que aquela será a última eleição que ele vence.

    E na eleição seguinte o PT vence de novo, e depois vêm mais previsões idênticas, e tudo segue num loop infinito…

        1. A opsição não tem projeto a

          A opsição não tem projeto a não ser terminar de vender o Brasil e pilhar os cofres públicos. Então espera isso mesmo: Vencer pelo cansaço. Um dia vai…

      1. Nerm tanto , é a oposição que

        Nerm tanto , é a oposição que vem se fragmentando..aliás

        a melhor oposição ao PT é filha do mesmo, o resto  é´”lixo”

        não reciclavel.

         

  10. embora critique esse tipo de

    embora critique esse tipo de artigo do professor, muito recorrente, aliás,

    ele tem uma virtude.

    empurra o pt e os movimentos sociais para as chamadas reformas

    ou políticas mais profundas, isto é, a uma revolução social.

    a ver no que dá….

  11. Essa turma “majoritária” é

    Essa turma “majoritária” é engraçada…

    Passa anos ferrando com a democracia interna, restringindo os canais de comunicação, desapoderando os núcleos, acabando com os encontros democráticos, impedindo o Partido de ter imprensa própria (para que cada estrelinha possa ter seu próprio jornalista de estimação, e influir na disputa interna de fora pra dentro), etc, etc, etc, etc, etc, etc e etc. E etc.

    (e etc. também, que a lista é longa.)

    Depois de repente de dá conta de que “o partido está em crise” e que “tem que mudar” pra não acabar.

    Deviam estar felizes, construiram essa crise com esmero e dedicação.

    Naturalmente, temo que, vindo de onde vêm, essas “mudanças” para que o partido “não acabe” terminem exatamente por matar o partido.

  12. Cuidado para não ficar parecendo fofoca, seu Aldo

    Às vezes tenho dúvida se o seu Aldo é realmente cientista politico tamanha são as mentiras que ele escreve, deveria ao menos citar  suas fontes, cuidado para não ficar parecendo fofoca, seu Aldo

    Em parte está certo(https://www.youtube.com/watch?v=F3ehCbMbVKw), mas esse blábláblá do “fim” do PT é conversa antiga, Jorge Bornhausen previu há anos o fim “dessa raça”, o Sérgio Moro e cia jura sepultar de vez o PT agora no comecinho de fevereiro, veremos…

     

  13. Essa turma “majoritária” é

    Essa turma “majoritária” é engraçada…

    Passa anos ferrando com a democracia interna, restringindo os canais de comunicação, desapoderando os núcleos, acabando com os encontros democráticos, impedindo o Partido de ter imprensa própria (para que cada estrelinha possa ter seu próprio jornalista de estimação, e influir na disputa interna de fora pra dentro), etc, etc, etc, etc, etc, etc e etc. E etc.

    (e etc. também, que a lista é longa.)

    Depois de repente de dá conta de que “o partido está em crise” e que “tem que mudar” pra não acabar.

    Deviam estar felizes, construiram essa crise com esmero e dedicação.

    Naturalmente, temo que, vindo de onde vêm, essas “mudanças” para que o partido “não acabe” terminem exatamente por matar o partido.

  14. “Qual partido é mais corrupto

    “Qual partido é mais corrupto nesse país que PSDB? Como nada se fala na imprensa, ele segue se passando por vestal.”

    Não concordo que o PSDB se passe por vestal.

    A base do PSDB não está nem aí para a moralidade pública, para a ética na política, para o combate à corrupção.

    O que ela quer é o fim das políticas de inclusão social, para que não precise dividir aeroportos e estradas com a ralé ignara.

    “Corrupção” é mera conversa fiada, uma “buzz word”, que mais do que para enganar os incautos serve para que os neo-escravocratas se reconheçam uns aos outros e possam começar o mimimi organizado em qualquer situação.

    Como conversa fiada é o preço da gasolina (que tem de aumentar e diminuir ao mesmo tempo), o combate à inflação (que está alta por que baixou), a seca (que é culpa do governo federal, embora só afete os estados que a oposição governa (São Pedro deve ser petista de carteirinha)), a política econômica do governo (que é ruim por que é igual à deles), a soberania nacional (que deve valer contra a Bolívia, mas jamais contra os States), ou a educação (cuja inexistência é a causa de todos os males do país, inclusive e principalmente das sucessivas derrotas da oposição, mas que não pode jamais ser aprimorada ou ampliada, onde já se viu filho da empregada fazendo faculdade?)

    Esse é o problema. Você pode expor a corrupção do PSDB na primeira página dos jornais, isso não é problema. São capazes de dizer, “os nossos corruptos são melhores que os deles”. Agora, noticia que o governo de São Paulo distribui camisinha, pra você ver como logo surge a conversa de que o PSDB “também é socialista que nem o PT”…

    A imprensa naturalmente potencializa tudo o que pode, contra o PT e a favor do PSDB. Mas o nível de insanidade que acomete a nossa classe média alta não pode ser atribuído a maquinações da imprensa; é o resultado de frustrações muito profundas, causadas pela perda da sensação de superioridade social alicerçada na imensa desigualdade característica da economia e da sociedade brasileiras.

  15. O sr.Aldo parece o Diógenes,

    O sr.Aldo parece o Diógenes, aquele grego que andava com uma lamparina a procura de um homem virtuoso. Não vai achar. 

    Esse papo que o PT “perdeu a bandeira da ética” já venceu. Na minha opinião, a virtude não é de esquerda nem direita. Não se apropriar do bem público é uma obrigação de todos os partidos, e não deveria ser o que difere um de outro.

    O que difere um partido de esquerda de um de direita é um projeto para as políticas públicas. É evidente que em nenhum dos dois projetos, vai constar que se “possa apropariar-se do dinheiro da nação”. Todos se dizem seguidores da virtude. E não se deve confiar em nenhum deles. A democracia precisa aprimorar as instituições (que não são de esquerda nem de direita) responsáveis por fiscalizar o uso de bem público.

     O PT deixou para lá esse papo classe média de “bandeira da ética, que é puramente decorativo e aderiu ao pragmatismo, como dizem. A questão aí é, o udenista de sempre diz que foi um “projeto de poder” chegar lá e não sair mais. Já o petista “pragamático” defende que foi para viabilzar seu projeto de uma social-democracia brasileira. Bom, esse último tem resultados para mostrar. O primeiro apega-se a placitudes para esconder seu reacionarismo, como se o PSDB não tivesse querido ficar no governo até hoje.  

    A questão do “pragmatismo” é até que ponto ele se confunde ou simplesmente vira corrupção pura e simples. Isso é papel das instituições da república dterminar. Até mesmo da imprensa. Só que o critério do pig é o seguinte: O pragmatismo do PT é corrupto o do PSDB é natural. E o que se vê é que o Judiciário e o MP muitas vezes adotam esse critério.

    E só para terminar. O Marcos Coimbra na Carta mostra pesquisas do Vox em que os governos petistas são vistos como os que mais combatem a corrupção, muito na frente do FHC. Isso o Aldo não fala.

    PS: Para não dizer que o post não se salva em nada, é preciso admitir que está certo em relação à burocratização e afastamento dos movimentos sociais. Mas ao misturar isso com “o homem virtuoso do Diógenes”, comprometeu toda a análise 

  16. [   A terceira alternativa

    [   A terceira alternativa consiste na derrota eleitoral em 2018[   Os  mais de 300 anos de poder petista, coisa garantida até por ações do Tumão, já é verdade histórica, vai se atualizaar%$$##@@%¨¨&

  17. ponderou

    Felizmente, ponderou bem o Sr Aldo Fornazieri, deixou sua posição de cátedra expressa em análises anteriores sobre o tema e abriu-se para o imponderável.

    Sugestivamente retomou a idéia de refundação, cara ao seu ex-companheiro de PRC, Tarso Genro, e oriunda daquele marxismo italiano, historicista e crociano, com suas idéias-força.

  18. A mesma história de sempre…
    Como a crise verdadeira nunca aparece, eles ficam tentando materializa-la pela fofoca e intriga. É sempre a mesma coisa: Briga de Lula e Dilma, PT inventou a corrupção, a economia do pais foi a breca (com pleno emprego, salários preservados, inflação controlada e uma das maiores reservas em dólares do mundo!), crise de energia (com um apagão anunciado todo ano, que teima em não vir; veio com eles, quando não era anunciado…) etc. etc.
    Agora, diante da fragilidade de seus argumentos, o “analista”, verdadeira praga no novo (não) jornalismo, tenta legitimar-se escorando-se em Lula (ah, se houvesse um imposto para cada vez que alguém tenta por palavras na boca do maior líder político brasileiro das últimas décadas!). Mas Lula, embora já tenha reiteradas vezes apontado problemas no PT (com a autoridade e responsabilidade de seu maior expoente), não falou em “crise”. Parte-se, assim, o “argumento” principal do articulista, baseado única e exclusivamente numa atribuição falsa, para emprestar autoridade alheia.
    Não há crise no PT como não há crise no Brasil. Ocorre que o PT, assim como o governo federal, é o único partido que fala de seus problemas (porque tem interesse em corrigi-los, pelo bem do Brasil) e o único que os tem sistematica e diuturnamente dissecados na imprensa corporativa. Isso deve ser saudável, haja vista o partido ter levado os brasileiros a um Brasil bem melhor que seus antecessores. Deve ser por isso que não perde o cargo de 1° mandatário há 4 eleições consecutivas, desde que o ocupou pela 1a vez na história; e deve ser por isso que, em pesquisas de opinião, ainda paira acima de todos os outros partidos, sobretudo os eternamente “sem crise” que fazem oposição ao PT. Apesar dos desejos e sistemáticas campanhas de seus adversários, sendo o maior deles o oligopólio midiático nacional, e o menor os radicais de esquerda, que jamais se confirmaram em estarem alijados do poder central, apesar de nunca terem se esforçado suficientemente para alcança-lo.

  19. p { margin-bottom: 0.25cm;

    p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); line-height: 120%; }p.western { font-family: “Liberation Serif”,”Times New Roman”,serif; font-size: 12pt; }p.cjk { font-family: “Droid Sans Fallback”; font-size: 12pt; }p.ctl { font-family: “FreeSans”; font-size: 12pt; }

    Delirante a ideia de que Lula assumiria um movimento para reforma e refundação do PT. O ex-presidente é um líder nato mas os tempos são outros. Lula e o PT tem importância histórica pelo bem sucedido movimento pela redução das desigualdades no Brasil. O reposicionamento do país no contexto global e revolução científica e tecnológica, detestada pelo setor privado nativo pois implica anos e anos de trabalho continuado, será possível com dirigentes do PT que compreendam as transformações globais e faça o empresariado perceber que eles dependem do estado. Lula refundaria o PT usando a fórmula que indiretamente conduziu Eduardo Cunha, Bolsonaro e quetais ao parlamento. Figuras tenebrosas como o empresário Eike Batista ganharam surpreendente notoriedade por suas relações com o governo federal. Lula, Dona Marta, Dona Dilma, Mercadante e Rui Falcão formam a gerontocracia do PT e o estado democrático de direito deve se encarregar de eclipsá-los.

  20. “Elementos conclusivos” , “recorrente” – Com Açúcar e com Afeto

    as primeiras aspas tiro do próprio Aldo, as segundas de um participante. Caio na tentação do argumento contra o homem: quando jovem, no diretório central dos estudantes, UFRGS, por dessas coincidências da vida, estava ao lado do balcão e vi e ouvi Aldo barbudo espumando contra o PT nascente (recusando um convite pra nele ingressar). Psicologismos à parte, ainda não há elementos conclusivos… (PS – O que não quero dizer que discordo totalmente de Aldo. O apego religioso fortíssimo e persistente entre militantes e simpatizantes quando não cega, afasta e é um dos fatores do antipetismo. E…cá entre nós… conquistar maiorias parlamentares com açúcar e com afeto, com diálogos? por mais que possa ter havido safadezas pelo STF ?

    1. não me refiro a religiões

      Nesses dias postei vídeo de Michel Lowÿ desfazendo alguns equívocos do que escreveu Marx (ou melor, do que dele se interpretou) sobre as religiões. O alemão tinha mais o que fazer, só quase nenhum trecho ele teria falado, escrito, sobre o assunto. Foi aula , de uma série sobre o tema, na USP. Quem não viu, tá pelo youtube, promovido pela boitempo, cerca de 1 hora e meia, e toda a programação. Mais fácil é – quem tiver estômago – ir a meu arquivo (click em Nickname) e, entre muita besteira minha, encontrar.

  21. PT partido que já nasceu em

    PT partido que já nasceu em crise e vem acabando desde então.

    Se esta melhor ou pior..  Ok. A ambrosía dos articulistas e dos analistas.

  22. O PT TEM DUAS OPÇÕES!

    OU O PT MUDA O PARTIDO, OU O POVO MUDA O GOVERNO!

    Se o PT não evoluir, e adotar mecanismos internos de participação popular, como partido Podemos na Espanha, por exemplo. Essas novidades passarão como um trator por cima dele. É notável como o partido está perdendo militância, e consequentemente votos. Vocês acham que alguém se interessa em ser militante hoje em dia, para ser desprezado pelo partido?

    Com os modernos meios de comunicação, é possível a ampla participação popular nos partidos. Chega a ser um absurdo, ver partidos ainda elegendo delegados, para representar militantes em suas assembleias; quando podemos transmitir e votar nominalmente (voto aberto) pela própria internet. Os filiados não deveriam apenas ter direito de participar diretamente, sem precisar eleger delegados; como também de propor plebiscitos internos, com quórum determinado apenas entre os membros ativos; determinar como deveriam votar seus parlamentares nas assembleias legislativas, sem exigência de quórum; além de dar a palavra final nos casos de ética do partido. Quem não é capaz de se democratizar internamente, jamais seria capaz de democratizar efetivamente o próprio país.

    Vejam como isso é possível e extremamente simples, requerendo apenas boa vontade e respeito aos militantes:

     http://democraciadiretanobrasil.blogspot.com.br/2013/03/proposta-de-criacao-de-um-partido-da.html

    Será que a militância petista não seria recuperada?

  23. Socorro PIG, não estou

    Socorro PIG, não estou aguentando mais o Blog do “seo” Nassif e seus posts prá lá de PIGUENTOS. Melhor jogar paciência. Tá loco sô ! Se não fossem alguns comentaristas que nos salvam. Adeus às ilusões perdidas diariamente. Só indo mesmo prá Pasargada , pq a “deprê” não passa mais. Não pelo PT somente, mas pela JUSTIÇA, pela MIDIA, pelos FOFOQUEIROS, pelos MPLs, pelos Moros, etc, etc.

  24. De novo esse sujeito? Já nao basta o PIG, agora o GGN também?

    Puxa, esse cara parece disco quebrado, repete, repete e repete sempre a mesma lenga-lenga. 

  25. Alô, Nassif, Convida Ciro Gomes ! (Mas… ele aceitaria?)

    Hà uma rusga entre Nassif e Ciro num Roda Viva (tá no youtube um trecho). Espero que grandes homens superem essas coisas. Não entendo porra nenhuma de Economia, mas Ciro me parece passar tanta segurança (e por ser interlocutor de Mangabeira Unger, poucos o são). A dúvida é se Ciro acha relevante o GGN e o Brasilianas. Continuo a não entender. CG já teve briga feíssima com um parente distante meu Severino Cavalcanti (so soube disso por um acaso recente) , mas, numa longa entrevista (youtube, idem, em várias partes), faz menção a Severino sem tecer a mínima referência negativa, pelo contrário, citou um elogio (assim compreendi). Vejam só !

    1. Ciro Gomes, aquele que

      Ciro Gomes, aquele que começou na Arena, depois foi pra “esquerda”, foi próximo de FHC e depois “virou à esquerda” no discurso elegendo o irmão demagogo no Ceará?

      Cara, a imagem que vcs do Sudeste formam sobre essas figuras é algo totalmente fora da realidade. Procurem saber o que as pessoas dos estados de origem pensam desses indivíduos pra emitir certas opiniões sobre políticos.

      Eu fico realmente preocupado quando vejo gente de esquerda ou progressista achando que Ciro Gomes represneta algo à esquerda com aquele discurso demagogo (potente, ele bate bem) aplicando um neoliberalismo com discurso nacionalista, seria a pior combinação possível prum presidente, fora a truculência do cidadão.

      Eu sempre ria quando via alguém de SP ou Rio chamar Eduardo Campos de “esquerdista” sem saber o que os pernambucanos (a parte crítica, que acompanha política e sabe do que se passa, não a manada que foi pro enterro dele como claque) pensam dessa figura e sua trajetória. Se a esquerda do Sudeste acha que Ciro é algo à esquerda, dá pra entender porque o PT afundou em SP (é que o PT paulista estaria tão à direita pra alguém considerar Ciro Gomes como nome de esquerda).

      Eu faria campanha pro diabo pra não ver Ciro Gomes presidente.

      P.S. sou de esquerda e eleitor do PT.

  26. O assassinato político das

    O assassinato político das lideranças petistas foi realizado com um sucesso estonteante, empobreceu a política, violentou as leis, acirrou o discurso de ódio e impediu avanços para um pacto nacional, chega-se ao ponto de que Eduardo Cunha, que sequer devia estar no congresso, possa vir a ser o 3º homem da República, a mídia aviltou a política a tal ponto que o descrédito grassa. Todos os grandes nomes do PT foram sendo assassinados fisicamente ou politicamente, uma nova geração está sendo desenvolvida, mas o tempo é curto e não se cria um José Dirceu, um Gushiken, um Celso Daniel, um Carlinhos, ou um Genoíno Neto de uma hora para outra, sem esquecer daqueles que a luta de egos, fratricida, dentro do PT empurrou para o lado e isolados tornaram-se o que não queriam ou almejavam, mas pela primeira vez estão conseguindo esgarçar o Partido dos Trabalhadores, espera-se que Fernando Haddad, Rui Costa, Fernando Pimentel, Rui Falcão, Tarso genro, Wellington Dias, e a própria Dilma tragam novos ares ao PT. 
    Dilma deve recuar das medidas que afetam negativamente a classe trabalhadora, sob o risco do titulo da matéria estar correto, por gestos como estes o PSOE (Partido Socialista Espanhol) perdeu seu eleitorado deixando o caminho aberto para o PP (Partido Popular) que esta fazendo um estrago monumental na economia espanhola e destruindo direitos civis e conquistas sociais históricas, mas ainda ha chances de se corrigir rumos, vamos aguardar o que reserva o saco de bondades, afinal de contas a Política tem seu próprio tempo. O PT esta em recesso, mas pode retornar saudável e implementar bandeiras históricas, é preciso vontade política para mudar por dentro, acordem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador