A crise política e a Tríplice Aliança

A crise política atual é uma crise de poder da Presidência da República. É lá que se cria o vácuo político. Vários grupos tentam prevalecer-se desse vácuo para ampliar seu poder e influência no país. E, nesse jogo oportunista, acabam se constituindo em fatores de desestabilização política.

***

O principal fator de desestabilização reside na aliança pontual – e precária – de três grupos principais: o Ministério Público Federal, os grupos de mídia e a geleia geral representada pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha, na qual se misturam evangélicos, baixo clero, interesses econômicos obscuros entre suspeitas mais graves.

***

No primeiro momento, há quase um triângulo em que a hipotenusa são os grupos de mídia e os catetos o MPF e o grupo de Cunha. Ao mesmo tempo, o MPF investiga Cunha, o que aumenta a confusão e a instabilidade da tríplice aliança.

***

A recente visita do procurador Deltan Dallagnol à Folha e o prêmio de O Globo recebido pelo juiz Sérgio Moro são a parte mais visível e menos importante dessa parceria. O MPF e o juiz Moro conseguiram midiatizar o julgamento da Lava Jato e, com isso, se impor sobre o Judiciário e sobre as restrições constitucionais ao seu trabalho.

É sintomática a maneira como levaram o caso José Dirceu para esse campo. O procurador diz que Dirceu recebeu pagamento de empreiteiras da Lava Jato. Dirceu mostra que houve trabalho de consultoria visando abrir mercado em países onde mantém relacionamento político. As empreiteiras confirmam. Ai o procurador diz que, de fato, o trabalho ocorreu, mas o pagamento foi descontado da propina do PT.

A informação não está em nenhum prova ou mesmo em delação premiada. Um dos prisioneiros comentou com um dos procuradores. Simples assim. Quem necessita de Código Penal tendo a chance de fazer justiça com as próprias mãos e as próprias manchetes?

***

A mídia dá respaldo a essas arbitrariedades, da mesma maneira que puxou o tapete do MPF quando o alvo foi Daniel Dantas, da Operação Satiagraha, ou a Camargo Correia, da Operação Castelo de Areia. Aliás, na consultoria internacional de Dirceu não há nenhuma explicação para o contrato com uma empresa do grupo de Nizan Guanaes.

A pauta está com a mídia e será tirada sempre que ela quiser. Os procuradores e o juiz Moro sabem disso, mas aproveitam o momento para manobras oportunistas.

***

Por sua vez, Eduardo Cunha aproveitou o vácuo para avançar firmemente sobre a estrutura de poder. Como atrapalha Dilma, recebe blindagem dos grupos de mídia. E aí o jogo fica curioso.

Numa ponta, o MPF investiga Cunha; na outra, a mídia blinda, escondendo sua biografia da forma mais canhestra possível – já que não existe político mais notório que Cunha.

Acontece que Cunha representa, também, os grupos evangélicos, que cada vez mais se apresentam como força política e midiática – a maior ameaça ao predomínio da Globo vem dos canais evangélicos e a maior ameaça às democracias têm sido de grupos religiosos que resolvem militar na política.

Em algum ponto do futuro, a parceria deixará de interessar ao establishment da mídia. Aí trará à tona a extensa capivara de Cunha e o MPF dará o golpe final.

***

Resta saber qual o grau de influência que cada grupo acumularáæ até a implosão da Santa Aliança.

Luis Nassif

85 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Moro mandou para a

    O Moro mandou para a penitenciária alguns presos com a desculpa de falta de estrutura e ficou com os presos da alcaguetacao premiada,  isto é,  criou a prisão de primeira e segunda classe, ou seja, quem se sentir psicologicamente pressionado convivendo com os criminosos, pode voltar para a primeira classe “se resolver” alcaguetar, não é isso?

    1. Ridículo

      Na defesa das teorias conspiratórios as pessoas, via de regra, se expoem ao ridículo para corroborar suas teorias.

      o Almada, que entregou o Vaccari, também foi transferido para a penitenciária. Não mereceria ele um tratamento “de luxo”  pelos bons serviços prestados ???

    2. Zé Carosso é chantagista.

      Segundo informações da cocheira do planalto, Zé Carosso mantém a Dilma refém, ameaçando envolve-la no caixa dois de campanha.

    3. Na hora que eu li

      que o delator da UTC , parece que o único que falou alguma coisa do Dirceu ficou no prédio da pf em Curitiba , pensei a mesma coisa. Essa inverstigação está sendo manipulada na cara dura.

  2. Ou seja: vale tudo para tirar

    Ou seja: vale tudo para tirar a Dilma do poder, se aliar à baixeza moral, ou à afronta legal descarada; quanto ao juíz se ompor ao judiciario é meio estranho, há instancias superiores e se tambem ficarem inertes que se apele para organismos internacionais.

  3. Exceção ?
    “O Estado de Exceção é uma situação temporária de restrição de direitos e concentração de poderes que, durante sua vigência, aproxima um Estado sob regime democrático do autoritarismo.”

    Ninguém decretou, logo de Direito não vige, no entanto, de fato o que temos aqui?

    Começo a me preocupar com as liberdades individuais, com privacidade, com os rumos que as coisas estão tomando fora mesmo do âmbito das operações, investigações, escaramuças. ..

    Há dois comentários no post do Diogo (excelente) se não me falha a memória, que comemoram a reação do dia 15 como uma prova de pujante democracia que estaríamos vivendo. A tese é interessante apesar de ir contra minha visão muito particular dos acontecimentos.

    Lendo o que você nos traz aqui, como alimentar esta esperança? Não há quem controle a Mídia – fazem o que se lhes dá. Não há controle sobre o Sr. Eduardo Cunha – ele é útil, não é a hora de descartá-lo. Não há controle sobre o Judiciário – que agora legisla e age como se nada acima houvera: nem a CF.

    Quando finalmente o ínclito parlamentar for descartado, terá sido por já termos perdido os anéis com os dedos?

  4. Argumento interessanre

    A linha argumentativa do texto do Nassif é interessante (tende a consistência factual), entretanto às analogias são estrepitosas…. ahhh quanta falta faz aos jornalistas o domínio do raciocínio calcado na lógica, seja formal ou dialética. 

    1. Então que confusão

      O ditado diz que na briga de dois o terceiro leva vantagem, mas agora temos o quarto. Embolou o meio de campo.

      Na verdade esta aporia do governo favorece a quem comanda das sombras, com sussuros sibilantes e aleivosias salaciosas.

      Vivemos em tempos interessantes.

      1. Os representantes estão

        Os representantes estão ativos e animados: encontram espaço, encontram e arregimentam por sintonia sua infantaria. Para vencê-los, só a Luz.

  5. Qual é o preço de Dilma?

    Dilma já era, Só não vale a pena descartá-la agora  porque ela e seus acólitos poderão criar uma barreira à candidatura Lula nas próximas eleições.  Lula voltará e consertará o erro que cometei ao indicar a dilma como sua   candidata.   A mala sem alça será lembrada com o mesmo fervor que se lembra do presidente collor  e a casa da Dilma, quer dizer da casa da Dinha.

    1. Impeachement

      Será que o impeachement não seria uma boa saida ao PT? Com o impeachement ou forçando a renuncia de dilma, o PT ao mesmo tempo se livra dela e ganha um discurso vitimista contra a midia, as classes dominantes, pig, etc, etc,,, que vai alimentar a militancia petista que esta muito desanimada. Se livraria de dilma, daria um discurso a militancia (que afinal aceita qualquer coisa, são irracionais) e torceria para a economia continuar mal.

      O PMDB iria adorar o impeachement, tomaria o poder imediatamente agora, visto que de fato já governa. O risco do PMDB é a economia continuar indo pro buraco e não apresentar melhora antes de 2018. Neste caso correria o risco de perder as eleições para Lula (seria franco favorito) e, muito improvavelmente, para o psdb (que não consegue nem definir um candidato que una o partido).

      Ao PSDB resta torcer pelo sangramento lento e gradual do PT. Quanto mais o PT sangrar melhor para o PSDB.  Melhor ainda se arrastar o “aliado” PMDB junto. Impeachement? Jamais. Entregaria o poder ao PMDB e daria uma chance ao PT em 2018 de voltar forte com Lula em caso de economia fraca. Se a economia melhorar, o PMDB leva com folga em 2018.

       

       

       

        1. Sou contra

          Sou contra o impeachement.

          A menos que apareçam provas contundentes contra dilma. O que não é improvável ou alguem acredita que ela esta inocente nisso?

          Meu palpite foi apenas politico. Entendo que o que o PDMB quer é que o discurso do impeachement continue ai nas ruas para forçar a renuncia de dilma. Ao PMDB interessa a saida de dilma. Eles assumirão o risco de ter que levantar a economia.

          Ao PSDB não interessa a saida de dilma, afinal, não faria sentido algum entregar agora o poder ao PMDB. 

          Ao PT a saida (renuncia ou impeachement, tanto faz) pode ser uma boa saida caso a economia não melhore. O partido esta sangrando em praça publica e só a melhora na economia pode ajuda-los, mas para isso precisarão do PMDB. Por que o PMDB ajudaria o PT? Obvio que eles querem o poder e acharam o momento certo para atacar.

          A questão é politica não constitucional. A constituição preve o impeachement. Estranho os petistas esquecerem disso. Ontem estavam pedindo o impeachement do hoje aliado Collor forçando-o a renuncia. 

          A vida dá voltas e, parece que a politica tambem.

           

           

        2. Sou contra

          Sou contra o impeachement.

          A menos que apareçam provas contundentes contra dilma. O que não é improvável ou alguem acredita que ela esta inocente nisso?

          Meu palpite foi apenas politico. Entendo que o que o PDMB quer é que o discurso do impeachement continue ai nas ruas para forçar a renuncia de dilma. Ao PMDB interessa a saida de dilma. Eles assumirão o risco de ter que levantar a economia.

          Ao PSDB não interessa a saida de dilma, afinal, não faria sentido algum entregar agora o poder ao PMDB. 

          Ao PT a saida (renuncia ou impeachement, tanto faz) pode ser uma boa saida caso a economia não melhore. O partido esta sangrando em praça publica e só a melhora na economia pode ajuda-los, mas para isso precisarão do PMDB. Por que o PMDB ajudaria o PT? Obvio que eles querem o poder e acharam o momento certo para atacar.

          A questão é politica não constitucional. A constituição preve o impeachement. Estranho os petistas esquecerem disso. Ontem estavam pedindo o impeachement do hoje aliado Collor forçando-o a renuncia. 

          A vida dá voltas e, parece que a politica tambem.

           

           

        3. Sou contra

          Sou contra o impeachement.

          A menos que apareçam provas contundentes contra dilma. O que não é improvável ou alguem acredita que ela esta inocente nisso?

          Meu palpite foi apenas politico. Entendo que o que o PDMB quer é que o discurso do impeachement continue ai nas ruas para forçar a renuncia de dilma. Ao PMDB interessa a saida de dilma. Eles assumirão o risco de ter que levantar a economia.

          Ao PSDB não interessa a saida de dilma, afinal, não faria sentido algum entregar agora o poder ao PMDB. 

          Ao PT a saida (renuncia ou impeachement, tanto faz) pode ser uma boa saida caso a economia não melhore. O partido esta sangrando em praça publica e só a melhora na economia pode ajuda-los, mas para isso precisarão do PMDB. Por que o PMDB ajudaria o PT? Obvio que eles querem o poder e acharam o momento certo para atacar.

          A questão é politica não constitucional. A constituição preve o impeachement. Estranho os petistas esquecerem disso. Ontem estavam pedindo o impeachement do hoje aliado Collor forçando-o a renuncia. 

          A vida dá voltas e, parece que a politica tambem.

           

           

          1. Marcio100
            Voce acredita nas

            Marcio100

            Voce acredita nas sandices que escreveu. Rapaz o collor não renunciou não. E depois, quem elegeu e quem derrubou o collor foi a toda poderosa. Lembra que até debate eles editaram? de que mundo voce veio?

  6. Triplice aliança

    Olá, de fato há interesses que querem desestabilizar o governo federal. Mas, te pergunto há corrupção na petrobrás, o pt está envolvido? Estamos vivendo uma ilusão manipulados pela mídia, ministério público? SErá que os juízes não estão se utilizando da mídia para que os fatos denunciados não sejam jogados pra baixo do tapete, como na época do engavetador geral da república? E a presidenta não está demonstrando fraqueza? Na minha opinião o PT passou dos limites ao querer se perpetuar no poder pelo poder. Votei no Lula, lamento o mensalão, lamento o que está acontecendo na Petrobrás, Não confio nos políticos que ai estão. Defendo a separação do Estado e da Igreja. Peço a gentileza que separem os evangélicos, muitos não vêem nos deputados “da bancada evangélica” como seus representantes. Eu não votei em nenhum. Deus abençoe o seu dia.

    Waldemar Garcia Carvalho Jr.

  7. Meus amigos, não se enganem,

    Meus amigos, não se enganem, não cabe mais nenhum engano, o nome disso é Golpe com “G” maiúsculo, os maiores não mandam mais, mas sim quem a mídia designar e ungir para mando. O Estado de Direito já foi para o brejo há tempos, a tradição jurídica do país está despedaçada na lata do lixo e o Congresso está completamente dominado. Resta saber se a central do golpe está no Brasil ou se aqui estão apenas departamentos executivos estanques que não sabem dos próximos passos uns dos outros.

  8. Alianças política no Brasil.

    É lamentável o que estamos vendo em nosso país, as pessoas estam se preocupando com tudo, menos com nosso país, com o nosso povo, essa alianças tem se aprofundado cada dia mais e tem sido uma traça para o Brasil.

    É triste vê um país como o nosso se desfiando nas mãos de pessoas inescrupolosas e sem carater, pessoas egoístas e avarentas, pessoas que só tem um foco,”tirar o máximo que puder  da política”

    Eu sonho em ter um país onde as pessoas lutem uns pelos outros, se preocupem com quem não tem nada e ajude-o; um país onde as nossos riquezas naturais possam ser explorada de forma saudavel levando vida e saúde a todos que moram aqui.

    Em fim, eu sonho com o dia em que todos seremos tratados igualmente, sem distinção de raça, cor, posição social ou política;  que sejamos tratados como gente, pessosa, irmãos, amigos e sermos todos reconhecidos como criatura de um só Pai.

    Que Deus abençoe nossa NAÇÃO.

     

    Paulo Marques

     

  9. E o PT
    A análise é interessante, mas não senti independência na exposição. Onde entra o PT na disputa por poder? O PT briga diretamente com o PMDB e está no centro doa escândalos. O PT tenta ao máximo negar tudo, fingir que não fez nada de errado. E o governo Dilma, faz o mesmo, está vendo a corrupção no centro do seu governo e fingi que está fazendo sua parte deixando a PF e o MPF trabalhar. Não basta isso, partidos com corruptos têm que tomar atitudes radicais contra os corruptos e o PT tem que ser o primeiro a dar o exemplo.

  10. Se o STF tiver a coragem de

    Se o STF tiver a coragem de ser independente, provavelmente, todas as provas obtidas por meio da forçada delação-prisão serão anuladas porque é gritante o abuso de poder do judiciário e MP. 

    Prender primeiro para investigar depois fez muito sucesso em regimes autoritários, notadamente, na ditadura…. em regimes democráticos não passa de uma aberração jurídica. 

  11. Há tempos este MPF extrapola

    Há tempos este MPF extrapola seus limites.

    Agora chegamos ao cúmulo: Procurador esconde requerimentos da Justiaçã suiça em uma gaveta, escondem a denúncia do Youssef contra o Aécio Neves e querem transformar doações de campanha legais ao PT em ilegais para tentar derrubar a Dilma. A prisão do Vaccari foi o primeiro passo.

    O Nassif já tinha cantado esta bola.

     

    O Conversa Afiada reproduz discurso do Senador Fernando Collor, da tribuna do Senado, nessa segunda-feira, 23/3:

    Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores,

    “A contínua disputa entre instituições relevantes do Estado por espaço de atuação com impacto midiático e a ânsia de alguns membros do Ministério Público e de defensores públicos de mostrar musculação capaz de interferir na governança – com evidente busca de prestígio que os valoriza para as reivindicações de classe – tem o potencial de enfraquecer sobremodo a capacidade de ação da administração pública na execução de políticas necessárias para o desenvolvimento do país.”

    “Não que o Ministério Público não deva exercer seu controle de legalidade sobre as ações da administração; deve fazê-lo, porém, sem perder a disposição ao diálogo, à parceria, sem querer reivindicar justiceiramente um monopólio do espírito público que não lhe pertence. Não deve, com seu controle, inviabilizar escolhas políticas e bloquear sua execução, mas garantir qualidade e eficiência no processo e no resultado, dentro do marco legal existente.”

    “É importante que o Ministério Público, ao invés de confrontar com as instâncias políticas ou de formulação política, reconheça a legitimidade do processo político e busque apoiá-lo. Quando se recusa a fazer parte desse processo – muitas vezes por vê-lo como intrinsecamente viciado, outras vezes, porque o confronto eleva seu cacife de risco –, passa a se conduzir num mundo à parte que privilegia a instância da decisão burocrática, como a mais pura, a menos ‘contaminada’. A rejeição do político, entretanto, é autoritária, é a rejeição, também, da democracia como forma de governo, em que decisões sobre o que é melhor para o coletivo são tomadas por quem tem voto popular e não por quem passa num concurso público. E, por mais que se queira apartado do mundo dos políticos, o Ministério Público age politizadamente ao fazer oposição cerrada a determinadas opções governamentais. Só que esse agir politizado carece de legitimidade, porque desconsidera as instâncias decisórias do governo democrático. Talvez padeça, por 
    vezes, o parquet, de certa aporia com o mundo externo, que o vai sufocando aos poucos, confinando dentro de sua dinâmica interna peculiar, sem se perceber que sua imagem vem se desgastando ao longo do tempo em importantes setores do Estado e, até, da sociedade.”

    “O Ministério Público foi vítima de seu sucesso e de seu prestígio inicial. A independência funcional de seus membros e a autonomia da instituição, que eram seu maior capital, acabaram se revelando, também, como sua maior fragilidade. No mais, ao longo dos anos, parte dos membros passou a se encantar com seu poder de admoestação administrativa. O idealismo orgânico do momento constituinte foi dando lugar à atuação frequentemente individualista, politizada e corporativista.” 

    “Cada procurador – nessa linha de atuação – passou a se portar como um procurador-geral em menor escala, falando pela instituição como um todo, dando entrevistas, lançando seus disparos contra qualquer autoridade constituída, sem consideração com eventual privilégio de foro, com o grau de imunidade do alvo. A independência funcional, mal entendida, porque dissociada do agir institucional para ser vista como atributo individual, foi erigida em valor absoluto, fazendo sombra à unidade e à indivisibilidade.” 

    Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, essas, que acabo de ler, são algumas das reflexões do subprocurador-geral da República Eugênio José Guilherme de Aragão, ex-Corregedor-Geral do Ministério Público Federal e hoje Vice-Procurador Geral Eleitoral. Faço minhas as suas palavras.

    Sr. Presidente, a mais fiel caricatura desse eixo político e individualista do Ministério Público, aqui agora traçado, foi a atitude do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao compartilhar a foto daquele momento deprimente em que ele fez questão de empunhar um cartaz aludindo-o como o salvador da pátria. Vejam bem, o Sr. Janot como salvador da pátria. Resta saber a que pátria se refere. A pátria do Ministério Público? A pátria dos procuradores? Ou pátria dele mesmo? Na verdade, sua tentativa naquele momento teve também o intuito de engabelar, de iludir, antecipando-se a eventuais incursões sobre ele e o órgão que desafortunadamente dirige. E digo isso com a consciência do dever público e de ofício que me cabe para mostrar a outra face dessa encenação montada, desse campo coletivo de distorção da realidade criado pelo procurador-geral – e coadjuvado pelos meios –, em que se coloca o Ministério Público e seus integrantes no grande pedestal da moralidade pública e no mais elevado altar da ética institucional. É o ‘modelo justiceiro’ incorporado por grande parte dos integrantes do Ministério Público e, com desfaçatez, promovido a todo custo pelo procurador-geral da República. 

    Denúncias e informações que me chegam de várias partes revelam o cambaleado comportamento que o Sr. Janot tem assumido diante dos desdobramentos da operação Lava-Jato. Nas conversas internas de suas frequentes e destiladas tardes, Rodrigo Janot vem pompeando que, antes mesmo das conclusões das diligências em curso e das investigações iniciais, já estão prontas, em seu poder, todas as denúncias que tentará promover junto ao Supremo Tribunal Federal contra os supostos envolvidos naquela operação. Ou seja, Sr. Presidente – e isso é gravíssimo, sob todos os aspectos –, o procurador-geral da República, em seus vespertinos devaneios, alardeia as condenações que fará antes de concluídas as investigações oficiais da Polícia Federal e do próprio Ministério Público. Ora, se as diligências da Polícia Federal mal começaram, como pode ele já ter prontas em suas mãos todas as denúncias? Baseadas em que provas foram feitas as mesmas?

    O fato é que o ilegal conceito do pré-julgamento já está arraigado em sua covarde essência e nos seus ilegítimos propósitos. Vejam bem, Sras. e Srs. Senadores. É este o entendimento estreito, curto e maniqueísta do Sr. Janot, em que todo o universo se resume a apenas duas opções: o bem e o mal, ou melhor, os bons e os maus, antes mesmo de qualquer julgamento, de qualquer investigação, de qualquer diligência. Esta é a sua estratégia, corroborada diariamente pelos meios: jogar previamente a população contra os supostos envolvidos, sem ao menos lhes dar a chance de se defender, de serem investigados e, pior, de serem julgados. Sinceramente, não é esse o papel institucional de um órgão vital para o Estado Democrático de Direito; não é essa a responsabilidade e menos ainda o exemplo que o chefe maior do Ministério Público Federal deve demonstrar. 

    Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, a grande verdade é que, sob a inspiração de Oscar Wilde, que disse que “os outros são realmente terríveis e que a única sociedade possível é a de nós mesmos”, setores do Ministério Público tentam se autoconstituir como mais um poder da República. Seu chefe se considera um arremedo de presidente da República e parte de seus subprocuradores, arremedos de ministros de Estado. O processo de empoderamento desse órgão – aliás, não só dele, não é só dele! – verificado nas duas últimas décadas tem se revelado um risco, uma ameaça à própria governança do país. É um perigo republicano real, que poucos percebem e que muitos ainda estimulam e exaltam. E eles, do grupelho instalado na Procuradoria-Geral da República, são os artífices, os estrategistas e mentores desse golpe institucional aos poderes da União, que somente – como nós sabemos – à Constituição Federal cabe reconhecer e instituir.

    Na prática, mais do que um poder, esse grupelho quer se tornar um poder acima dos poderes. Quer cobrir com os véus da presunção as próprias deficiências. Quer transformar os poderes da União numa pirâmide cujo vértice superior caberia ao Ministério Público, e os vértices inferiores ao Executivo, Legislativo, Judiciário e, enquanto lhes convier, à imprensa. A ousadia é tanta, Sr. Presidente, que agora querem fazer política de Estado, política de governo, política de Justiça, política da política, a ponto de querer legislar e até propor reformas para o Estado com pacotes de ocasião em todas as áreas. Querem redescobrir o Brasil, salvar a pátria e refundar a Nação, como se o restante da sociedade vivesse na caverna, sendo eles os únicos capazes de criar uma utópica república de Platão, com sua linha a dividir o inteligível do sensível, a ciência da opinião e, no ápice de tudo, o Bem supremo, representado por ele, Ministério Público.

    O mais grave, Sr. Presidente, é que todo este deprimente quadro foi exatamente o mote da campanha de Rodrigo Janot para conseguir se alçar ao cargo de procurador-geral. Tratava-se de mais uma armadilha, de mais uma ilusão. Infelizmente, o tempo mostrou que o comportamento dele foi o oposto do que prometera. Juntou-se a um grupelho do Ministério Público para dar continuidade à nefasta política do antecessor. Tanto é assim que o Sr. Janot continua aplicando a reserva de domínio dos processos de autoridades com prerrogativa de foro; e chamo a atenção de V. Exªs: continua chantageando – o Sr. Janot –, continua chantageando e sendo chantageado; continua promovendo mais e mais privilégios para a sua categoria; continua desviando condutas, descumprindo leis, normas, súmulas e ritos. Esse grupelho, esta parte disfuncional da Procuradoria-Geral da República é que, por excelência, desnatura o seu trabalho e desqualifica seus membros. Por isso, o chefe maior, Sr. Rodrigo Janot, enquadra-se naquela máxima de que “quando vemos um gigante, temos primeiro que examinar a posição do sol e observar – observar bem – para termos certeza de que não é a sombra de um pigmeu.”  

    Mais uma vez o Ministério Público vem sendo sacudido por uma chefia que não tem – não tem, esta chefia – estatura moral; a chefia do Ministério Público, Sr. Rodrigo Janot, não tem estatura moral,  não tem estrutura emocional para conduzir um órgão tão importante, com a isenção, a correção e a altivez que se espera. Pior ainda quando isso ocorre em momentos complexos e delicados, como o atual período que o Ministério Público atravessa.    

    Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, pelo cenário aqui descrito, por toda a atual conjuntura que estamos vivendo, e, principalmente, pelo momento político por que passamos, é sempre oportuno rememorar o ensinamento de Montesquieu. Segundo ele, “Não existe tirania mais cruel do que a que se exerce à sombra das leis e com a coloração da justiça.” Tomara que o Sr. Janot absorva a lição, antes que seja tarde.    

    Era o que tinha a dizer, por enquanto, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores. 

    Muito obrigado a todos pela atenção. 

    1. Parabéns pelo corajoso discurso Collor

      Para a nudez do espírito, um manto diáfano de fantasia.

      Ontém coloquei uma lição do Bill Bonner onde ele escreve sobre a nova cara dos estados modernos, com base em uma moeda surgida do nada e as distorções que isto causa, mas só é percebido por poucos e entendido por menos pessoas ainda: 

      “Como vocês estão descobrindo, esta ultima transformação (do Estado) é a mais salaciosa de todas.

      Nem Republica, nem Democracia.

      “O Governo não pode ter mais de dois legítimos objetivos, escreveu o filósofo-político Inglês William Godwin, a supressão da injustiça contra os indivíduos dentro da comunidade e a defesa comum contra a invasão externa.””

      Quando um grupelho se arvora de “salvador da pátria” e começa a agir como um esquadrão da morte, fica claro que temos problemas a resolver. O discurso corajoso do ex-presidente coloca o dedo na ferida.

      É esta procuradoria que os brasileiros querem para eles?

  12. Nassif esclareça.

    Caro Nassif.

    Uma contribuição de Campanha advinda das Empreiteiras da Lava Jato, isto é “Propina”,,mesmo como dizem estar” Registrada e Legalizada”; Pode? 

    É crime Eleitoral ou não?

    Agora pergunto?

    Qual o Partido Politico que não tem esta “Contribuição”. 

    Em minha cidade que é administrada pelo PSDB ,tem sim, varias “contribuições ” de Empresas e Construtoras que prestam serviços a Prefeitura .

    Mas cade o MP pra fiscalizar tb.

    Sou apartidario e por isso tenho convicção que TODOS  os Partidos são assim..

    Abraços

     

    1. Propina é sinônimo de roubo

      Com a permissão do articulista.

      Não existe almoço grátis e nem empresário altruísta, quando se tem um “agrado” ou é para pagar um “mal feito” anterior ou uma antecipação  para um “mal feito” futuro. Idependente de partido,ou nível do governo, nacional,estadual ou municipal.

      O que diferencia as pessoas é o caráter, e no caso de política vale a máxima:

      ” Se pleiteiar uma candidatura é suspeito, se eleito é ladrão”

       

      1. Mente coxinha – segundo os representantes da turma no blog

        Se o zé povinho fica na dele, é covarde.

        Se se organiza e vai a luta é pelego

        Se se candidata é suspeito

        Se é eleito é ladrão

         

  13. A velha mídia dá e tira, com

    A velha mídia dá e tira, com a mesma tranquilidade. EC poderá ser substituído a qualquer momento como blindado predileto. Idem o dr. Moro e seu MP, como paladino da moral & bons costumes. Quem age e tem o $ para afzer e acontecer é a velha mídia, pois tem “quens” a sustente, mesmo com toda a perda de audiência e credibilidade. Então, essa tríplice aliança não deve durar muito, se a tarefa não for cumprida a contento e em tempo hábil.  

  14. Contribuições de Campanha

    Nassif, interessante que as mesmas empresas que doaram para a Dilma  tb doaram para o Aécio; tendo  a arrecadação das duas campanhas terem sido muito parecidas.  Qual o motivo de uma ser propina e a outra legal??????????????????????????????????????

    1. Dilma é governo, Aécio

      Dilma é governo, Aécio não.

      Pode ser um “investimento futuro”, mas que vantagem a oposição daria para empreiteira agora.

      1. Para refrescar:

        Aécio – psdb – São Paulo – trens – rodoanel – empreiteiras – psdb – Alckmin – aeroportos – aécio – Minas Gerais – Anastasia – psdb – cidade aministrativa BH – aécio – irmã – psdb – empreiteiras – judiciário – mpf – mpe sp – psdb – aécio.

        Realmente, nada a ver.

  15. A coisa está tão confusa que

    A coisa está tão confusa que o Mainardi está brigando com a Veja!

    Diz o Nassif, coberto de razão, que no vácuo da falta de autoridade da Dilma, a gente está vendo essas alianças oportunistas, do tipo escorpião com escorpião. No momento é quem grita mais alto e quem mais esconde seus podres. Quem tem esse khow how é o pig. Mas a internet pode expor os barões e os globais que estão na lista do HSBC. Impossível abafar algo com tanta celbridade junto. Maitê Proença, Marilia Pera, Claudia Raia, Ratinho e por aí vai.

    O que nós temos que contar é com o pessoal silencioso que articular nos bastidores para botar ordem nessa confusão. Me parece que o Temer e Lula estão fazendo isso. Acho também que a parte não golpista e sensata dos empresários prefere essa solução. Um impeachment é complicado se não há fato determinado. E pode provocar reação na militância do PT com junto a esquerda independente. Se fossse algo mais simples e rápido como com o Collor, creio que os donos do capital iam prefeir, mas não é o caso.

    Chega uma hora em que os sensatos tomam a rédea da coisa. Assim se espera, né. Nassif?

  16. Tá chegando a hora….

    Comentário da internet:

    “O Palácio do planalto hoje é uma verdadeira “Casa da mães Juana” a “Dona” não manda em mais nada, as decisões são tomadas por pessoas de fora do governo, é ministro demitido pelo Cunha,é articulação política ora na mão de um ora na mão de outro, cada um procurando passar a perna no outro, Barbosa querendo o lugar do Levy, Mercadante rifado, Cardoso querendo mandar em tudo, Levy se intrometendo fora de sua área, Wagner doido para ir para a casa Civil,O Lula mesmo de fora transmitindo recado do PMDB (isto mesmo, garoto de recados), e sempre aquele clima de a “casa tá caindo”.

    ” Na casa que falta “pão” todo mundo briga e ninguém tem razão”, beira da morte!
    O PMDB como bom URUBU só está esperando o cadáver esfriar para fazer o banquete.”

     

    Fim melancólico para o governo natimorto da Dilma! 

      

  17. É impressionante a

    É impressionante a desenvoltura dos canalhas e sua capacidade de multiplicarem-se. E como antídotos, jornalistas como você Nassif e a Normose. Alguma chance de sairmos do jugo dos bacharéis?

  18. Midia Golpista????

    Por Favor me esclareçam como deveria se comportar a Midia? Não falar nada a respeito do assalto praticado na Petrobras? Dizer que são todos uns anjinhos querendo o bem da classe operaria? Que um dia essa classe operaria vai chegar ao paraiso, que é preciso esperar nas filas dos Pronto Socorros ate a morte. Que as creches um dia virão? Que o transporte publico é maravilhoso. Que nossa infra estrutura é coisa de primeiro mundo? è isso que deve ser informado aos pobres coitados que ralam dia e noite e pagam impostos escorchantes?

    Sim porque ja não é mais possivel enganar as varanda Gurmers..

    Olha sugiro que O Juiz Sergio Moro acabe com essas investigações que são todos inocentes que é tudo fruto da imaginação tudo isso.

    Sugiro ao Dep. Eduardo Cunha que abandone toda essa postura independente, esse topete de desafiar o PT, e va para o Cadafalço e deixem lhe cortar a cabeça, afinal é pelo bem do povo.

    O Brasil sobrevivera a voces podem crer……

  19. Verdade verdadeira

    Nassif, concordo com todo seu comentário. Peço permissão, para dizer que a presidente de todos brasileiros, foi a única presidente que teve a coragem, através da polícia federal de botar homens de grosso calibre na cadeia e investigou e não escondeu como outros fizeram. Hoje é comum, a maioria da população dizer que nunca  tivemos uma presidente tão corrupta. Acredito ser a maldade da nossa mídia e outros endinheirados que possuem verdadeira fortunas no exterior e com grande medo da descoberta de suas contas ilegais fora do Brasil.

    1. Quanta bobagem

      A Sra. Dilma não indicou ou nomeou muitos dos que comprovadamente saquearam a Petrobras? A dignisima presidenta não manda prender ou  investigar ninguem e muito pelo contrário!.A Policia federam tem autonomia . O PT tentou interferir no judiciario querendo que as nomeações do procuradores fossem por indicação politica. Seu partido sempre tenta perpretar leis de carater ditatorial na calada da noite para  se perpetuar no poder a qualquer custo.Se essa mulher tivesse um pingo de dignidade renunciaria. Ou se tivesse coragem de verdade eliminaria metade dos ministerios e deixaria  de ser refem do nefasto PMDB ou capacho do Sr. Lulla.

      1. E as porteiras ?

        Sr. Moraes, se os ilustres oposicionistas brasileiros, aqueles que são contra a corrupção, não tivessem feito uma lei s/ licitação especial p/ a Petrobrás, as porteiras não teriam sido abertas.

    1. Não existe mais teoria da

      Não existe mais teoria da conspiração, meu caro poeta. Depois do advento da Victoria Nuland, que fala tudo o que pensa e sabe sem se preocupar com “diplomacia”, tudo passou a ser a cristalina verdade. Não é necessário mais fingir nada.

  20. O texto de hoje lembra a

    O texto de hoje lembra a piada do português, que vinha dirigindo pela Marginal, quando escutou no rádio “Atenção motoristas que se encontram na pista da Marginal, muita cuidado pois há um doido dirigindo na contramão”, ao que o português, tenso ao volante, fala consigo mesmo: “um doido só não; são centenas!”.

    Sei lá, mas quando surgem essas situações limite em que parece que o mundo está errado e só você está certo, a menos que seu nome seja Charles Darwin ou algo parecido, há grandes chances de que o errado seja você… Enfim,..

    1. Interessante – aqui na avenida Nassif tem uns 5 portugas

          nos últimos 12 anos os portugas queriam recolonizar o país gritando contra a “massa ignara”. Mas calma  na paulista sem trânsito não tem contramão e cabe uns 12 por metro quadrado, o PIG jura.

  21. Quando e como, Dilma vai reagir?

    Se a crise é da Presidência, e em parte é, não haverá solução alguma que não passe por ações da presidente. A questão é que Dilma não aparenta ter em sua personalidade o jogo de cintura (desfaçatez mesmo!) tão necessário a um político, nesses momentos de crise e de ataques brutais da grande mídia e da oposição.

    Qualquer análise nesse sentido deve assumir um óbvio algo assustador: Dilma não é política! É guerreira, é gerentona, é séria, tem alguns objetivos muito claros para o Brasil no quesito obras e programas sociais (seu forte, em minha opinião) mas não é aquilo que chamamos “ser político”, dotada de alta capacidade de diálogo, e articulação de ideias, e o poder de chamar os outros a si, conquistando-os para serem liderados em um projeto.

    Lula era mestre nisso, FHC, ao menos tinha uma certa aura sedutora e encantava alguns, Itamar Franco, brilhantemente conduziu seu tempo de governo para fazer o plano Real, todos, ao seu modo, foram agentes políticos, gostemos deles ou não. Dilma aparentemente, só sabe dar ordens e cobrar resultados. Num país fraturado, onde a mentira vale mais que a verdade, e o teatro é a tônica da política, torna-se pouco para a sobrevivência pessoal dela. Brilhou, sobre a proteção constante e absoluta de Lula, quando ministra, claro, todos os embates, todos os conflitos, tinha um craque para fazer o jogo por ela.

    E daí? Jogamos a toalha, esperamos para ver como é que fica? Ninguém aceita isso, só a oposição canhestra e golpista e os oportunistas de sempre.

    A questão é Dilma “terceirizar”, literalmente, essa parte do jogo, como parece finalmente fazer, dando campo a bons jogadores, como Temer, e se permitir agir naquilo que é boa, cobrar que as obras andem, agir com força e determinação em programas como o “Mais médicos”, em que sua posição foi fundamental para o sucesso do mesmo, e tentar, minimamente, compor uma base de confiança, no Congresso, e com as associações civis, estudantes, empresários, movimentos sociais, etc.

    Terminar seu governo com dignidade, deixando um legado de boas obras, a economia em crescimento, e um país menos vulcânico socialmente, penso, deveriam ser suas prioridades, seu foco maior. As grandes lutas, como reforma política e regulação da mídia, me parecem, infelizmente, gigantescas demais para sua atual fragilidade.

    Que busque então, com força total, o que lhe é plausível.

  22. Sinceramente eu não entendo.

       Nassif, me ajuda. Em que mundo vc vive, não só vc, como outros por aqui? Existem investigações na Holanda, Suíça, EUA e no Brasil, depoimentos e até senador do PP que admitiu ontem que pediu “ajuda” e todas apontam para o roubo do século, mas com certeza é conspiração da burguesia mundial. Vivem criticando o ministério público, mas quando atua está errado. De onde vc defende um partido que em menos de 10 anos está envolvido em dois grandes escândalos…esqueça Dom Pedro, Pedro Alvarez Cabral…o negócio é hoje, agora. Nem vou comentar do Dirceu, fala sério, conheço pessoas em cadeias lotadas, presos pq roubaram 10 reais…Senhor Nassif, me ajude. Estelionato eleitoral, quanta hipocrisia, bandeiras vermelhas fracas na sexta e verde amarelo em abundância no domingo, é conspiração dos ricos. Quem criou o Cunha foi quem votou nele e não fui eu e pq vc isenta o Renan? O povo só quer a verdade…Na campanha Dilma falou uma coisa, está gravado, é público e agora faz outra e pronto…100 dias…ricos…mídia…EUA…o bizonho do deputado sibá, do PT, fala até em conspiração da CIA…me faça um favor, minha conta de luz era 120 reais e gastando a mesma coisa estou pagando 280 reais, mas com certeza é culpa minha…conspiração e enrolação…vc só sabe falar mau da PF, MPF, do procurador, do entregar de pizza e do carteiro…vc e outros aqui são mesmo é desiludidos, isso sim. Imagina se abrir a caixa preta da Copa, do BNDES…ai cai todo mundo. Vamos trabalhar gente…temos mais impostos e juros pra pagar…e eu não ganho bolsa família para passar o dia inteiro aqui defendo PT, PSDB, PMDB…eu trabalho é pra sustentar família com meu suor e não com suor ou dinheiro dos outros.

     

    1. Concordo 100%

      Claudio, concordo 100% com o que encreveu e digo mais, nem sei como seu texto foi publicado. 

      Temos uma elite branca de só 80% da população…rs

      A melhor forma de subir de classe é protestar contra este desgoverno, imediatamente é promovido para outro estrato social.

      Não vimos nem 1/3 dos demandos da quadrilha e ainda continuam defendendo, meu Deus !

      Em qual lugar no mundo/história o comunismo deu certo e trouxe ganho para a sociedade?

      Por que insistem nessa ideologia falida?

      Ou será uma questão de dominação da população para que os “líderes” vivam como reis, assim como em Cuba?

      1. Os líderes cubanos vivem como

        Os líderes cubanos vivem como reis, Enormidade Cerebral? Nem sabes onde fica Cuba, e se te disser que fica a poucas milhas da Austrália? O que diráis vozes? Olha, se você não é um troll e não está ganhando dinheiro com estes comentários, então fique caladinho na sua, não passe o vexame da suprema ignorância com touquinha, fralda e mamadeira na mão.

        1. CUBA!!!!!!!!!!!

          O que é Cuba?????, uma ilha pobre no meio do nada dominada por ditadores, esse papo de comunismo já está enchendo o saco, comunismo hoje em dia é apenas uma palavra vazia de sentido, o papo que rola com o “Mais Médicos”  é que por questões “ideológicas” o governo brasileiro direcionou o programa para ajudar Cuba e seu governo falido, isso é balela vcs vão ver quando seguirem o dinheiro que é enviado a Cuba, suspeito que %%% deve ter ido mesmo é pro bolso dos estrelas vermelhas.

      2. Porque devemos rerererererereeleger o PT seguindo os coxinhas

          Porque devemos rerererererereeleger o PT seguindo os coxinhas!

          Segundo eles “O POVO” estava fielmente representado no último domingo.

          Qual é o novo perfil do “povo” que bateu o ponto em porto alegre:

        —  5% recebem entre um e dois salários mínimos
        — 22,7% recebem entre três e cinco salários mínimos
        — 31,9% recebem entre seis e dez salários mínimos
        — 40,5% recebem mais de dez salários mínimos

        La revolucion chegou e nem percebemos, nem o mais vermelho dos petistas falava por aí que estávamos tão bem assim.

        40% da população com mais de 10 mínimos

        72% com mais de seis mínimos,

        só 5% abaixo de 2 mínimos

        E pasmem 68,4% tem curso superior

        VIVA DILMA VIVA LULA VIVA O PT

        http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/03/institutos-de-pesquisa-fazem-levantamentos-sobre-o-perfil-dos-manifestantes-em-porto-alegre-4719348.html

    2. TRABALHO!!!

      Senhor Cláudio, como o sr. também trabalho em média 60-80 horas por semana para dar uma melhor qualidade de vida para minha família, mas diferentemente de nós que esporadicamente entramos em alguns blogs para nos estarrecermos com esse apoio absurdo ao imoral, tem gente que o faz por dinheiro, o PT investiu muitos dos milhões desviados para formação do chamado exército digital que defende esses bandidos a todo custo, tem muito blog por aí financiado por sei lá quem, resumindo é errado afirmar que esses caras não trabalham, eles trabalham sim mas é uma pena que defendam o absurdo e o escuso; quando vejo pessoas cultas defenderem o indefensável a todo custo só me vem na cabeça uma coisa :$$$$$$$$$$$$$$$$

    3. #podemostirarseacharmelhor, tira se não ele pira Nassif

      Afinal o dinheiro tucano já não deve valer mais para ser devolvido. Mas com o cabral ,digo, o Lula lá em 1° de janeiro de 2003 as notas já começam a valer segundo fhc.  E vamos fazer uma campanha pra Bolsa pro Cláudio ele tá desesperado já deve estar entrando pra faixa de renda que recebe o bolsa ou será só manha ?

      reut

       

      https://jornalggn.com.br/noticia/nota-da-reuters-abafando-mencao-ao-governo-fhc-na-lava-jato-vira-piada-na-rede

      Outros revoltadinhos com dificuldades

       

      Primo manifestante primo “pobre” do richa é preso”    

       

       

  23. BRASIL PASSADO A LIMPO POR UMA “SAIA”

    A verdade é que os “CALÇAS” sempre jogaram a sujeira para debaixo do tapete, agora uma “SAIA” resolveu escancarar, permitindo que os órgãos controladores pudessem investigar, julgar e punir (mesmo dentro das leis existentes”risos”) aqueles que tem conta pra pagar, inclusive os “COMPANHEIROS”. Imagine como não estão os ‘NÃO COMPANHEIROS” que pensão em roubar, se com eles deu cadeia, imagine com os opositores. Que ótimo Brasil, quando pessoas do governo foram presas no BRASIL da forma como vem sendo feito.

    A máxima do povo sempre foi que rico não ia para a cadeia. Depois de ajudar na medida do meu possível a democratização de NOSSO PAÍS e não dos OUTROS (como muitos querem que seja) não pensei que iria estar vivo para ver uma “SAIA” primeiro enfrentar BANCOS (baixando juros exorbitantes) e depois EMPREITERAS, fazendo com que inclusive os com conta pra pagar, fossem para a cadeia, apesar de as LEIS (risos) serem uma piada quanto a permanência, mas esta acontecendo sim, tem gente rica indo pra cadeia.

    O que vocês acham que iria acontecer com alguem que mexe com BANQUEIROS E EMPREITEROS. Vão pedir a cabeça, principalmente através dessa mídia podre (salvo as exceções, se é que existe), que para ganhar dinheiro se sujeita a tudo quanto é coisa, de acordo com a conviniência.

    Um saudoso professor meu de Sociologia me alertou quanto a que quem inventou a política foi a economia, e não ao contrário, afinal quem manda mesmo é a economia ou a política? Sabe-se perfeitamente que quem tem poder é quem tem dinheiro, pois a moeda foi inventada para poder se medir quanto vale um serviço prestado ou um bem produzido (infelizmente lícido ou não), consequentemente o acúmulo de moeda permite pagar a até mesmo a alma das pessoas nos dias de hoje.

    A s reinvidicações do povo são legítimas, mas cuidado, – ontem ouvi um cidadão no RODA VIVA representando o VEM PRA RUA, cheio de boas intenções, quando começaram a perguntar sobre propostas concretas que poderiam fazer a mais do que esta sendo feito (risos) nada de novo, a mesma baboseira de sempre.

    VAMOS LÁ BRASIL “VIVA AS SAIAS” QUE ME DESCULPEM OS MACHISTAS DE PLANTÃO.

     

    1. O MPF não é subordinado ao executivo

      Desculpe, não foram as saias que permitiram a investigação o termo correto seria, apesar das saias as investigações estão acontecendo.

      Todos os movimentos realizados pelo desgoverno visaram criar condições de as investigações e processos darem em pizza, vide acordo de leniência no CGU.

       

      1. mas é um ignorante de marca.

        mas é um ignorante de marca. A presidente pode nomear e demitir o Procurador Geral. FHC nomeou um procurador alinhado com ele, que engavetava todos os inquéritos. O governo de São Paulo só nomeia procuradores estaduais afinados com ele. Por isso todas as denúncias são engavetadas. Os governos Lula e Dilma pecaram pela supina ingenuidade de nomear procuradores eleitos pelos seus colegas. Por isso, seu ignorante, pare com essa bobagem de dizer que o Executivo não pode interferir no MP.

        1. Mas e o Toffoli

          Desculpe amigo.

          Mas quem nomeou o Dias Toffoli, foi quem. Ora sejamos honestos.

          Na politica e no Governo seja de que partido for,salvo raras excessões .Ninguem vale o que come.

          A Dilma não nem melhor nem pior que o Aecio  e o Lula  com o FHC.

          Alias pq to falando isso.

          Todo mundo sabe, inclusive vc.não é não

        2. Mas e o Toffoli

          Desculpe amigo.

          Mas quem nomeou o Dias Toffoli, foi quem. Ora sejamos honestos.

          Na politica e no Governo seja de que partido for,salvo raras excessões .Ninguem vale o que come.

          A Dilma não nem melhor nem pior que o Aecio  e o Lula  com o FHC.

          Alias pq to falando isso.

          Todo mundo sabe, inclusive vc.não é não

          1. Sejamos honestos e

            Sejamos honestos e inteligentes. Foi a mesma pessoa que nomeou o Joaquim Barbosa, o Ayres Britto. MInistro é 1 em 11. PGR é um entre os pares.

            Captou ou precisa que desenhe?

        3. Não pode e não deve são coisas distintas

          Claro que o executivo pode interferir, tanto que interferiu na formação do STF que ajudou a reduzir drasticamente as penas aplicadas na quadrilha, principalmente ao núcleo político, também interfere para barrar a “lei da bengala”.

          Mas o executivo não deve interferir e têm tentado de todas as formas, seja em pressão (já divulgado pela mídia os encontros espúrios entre Ministro e advogados das empreiteiras envolvidas), seja em declarações “Graças a Deus, não existem indícios de envolvimento da Dilma e Lula…”, seja em legistação como a lei “anti-corrupção” que permite os acordos de leniência sem participação do MPF (que é quem tem todos os dados, muitos deles ainda sigilosos).

          A questão agora do porque o PGR não engaveta é simples, o buraco é gigantesco (isso falando só de Petrobras…), trata-se de uma empresa listada na bolsa de NY, com investigação/ações abertas inclusive no mercado americano, com provas de corrupção, seria simplesmente impossível engavetar um processo desse tamanho sem que as pessoas percebessem.

          Se “deixando investigar” já temos 80% da população contra o governo e mais de 60% favoráveis a um impeachment, como acha que “a elite branca” reagiria?

           

           

      2. Pois é !

        Pois é, meu caro, vc quer é ver o país quebrado?, sem condições de fazer mais uma obra siquer?  ou vc não se lembra do PROER no governo do “limpíssimo” FHC ? Não foi p/ evitar a quebradeira de bancos? Ou vc é um jovenzinho q não sabe de nadaou vc é um velhinho de lembranças seletivas ?

  24. BRASIL PASSADO A LIMPO POR UMA “SAIA”

    A verdade é que os “CALÇAS” sempre jogaram a sujeira para debaixo do tapete, agora uma “SAIA” resolveu escancarar, permitindo que os órgãos controladores pudessem investigar, julgar e punir (mesmo dentro das leis existentes”risos”) aqueles que tem conta pra pagar, inclusive os “COMPANHEIROS”. Imagine como não estão os ‘NÃO COMPANHEIROS” que pensão em roubar, se com eles deu cadeia, imagine com os opositores. Que ótimo Brasil, quando pessoas do governo foram presas no BRASIL da forma como vem sendo feito.

    A máxima do povo sempre foi que rico não ia para a cadeia. Depois de ajudar na medida do meu possível a democratização de NOSSO PAÍS e não dos OUTROS (como muitos querem que seja) não pensei que iria estar vivo para ver uma “SAIA” primeiro enfrentar BANCOS (baixando juros exorbitantes) e depois EMPREITERAS, fazendo com que inclusive os com conta pra pagar, fossem para a cadeia, apesar de as LEIS (risos) serem uma piada quanto a permanência, mas esta acontecendo sim, tem gente rica indo pra cadeia.

    O que vocês acham que iria acontecer com alguem que mexe com BANQUEIROS E EMPREITEROS. Vão pedir a cabeça, principalmente através dessa mídia podre (salvo as exceções, se é que existe), que para ganhar dinheiro se sujeita a tudo quanto é coisa, de acordo com a conviniência.

    Um saudoso professor meu de Sociologia me alertou quanto a que quem inventou a política foi a economia, e não ao contrário, afinal quem manda mesmo é a economia ou a política? Sabe-se perfeitamente que quem tem poder é quem tem dinheiro, pois a moeda foi inventada para poder se medir quanto vale um serviço prestado ou um bem produzido (infelizmente lícido ou não), consequentemente o acúmulo de moeda permite pagar a até mesmo a alma das pessoas nos dias de hoje.

    A s reinvidicações do povo são legítimas, mas cuidado, – ontem ouvi um cidadão no RODA VIVA representando o VEM PRA RUA, cheio de boas intenções, quando começaram a perguntar sobre propostas concretas que poderiam fazer a mais do que esta sendo feito (risos) nada de novo, a mesma baboseira de sempre.

    VAMOS LÁ BRASIL “VIVA AS SAIAS” QUE ME DESCULPEM OS MACHISTAS DE PLANTÃO.

     

  25. Mentira tem perna curta.

    Falar e falar e falar. É só o que fazemos. Lá nos bastidores tudo segue por outros caminhos. O quadro já está montado e a moldura está sendo trabalhada para enquadrar seus componentes. A mídia fala, a mídia defende. O juiz fala o outro defende. E o Ministério Público Federal fica no meio desta avalanche. Não há acordo, não a conluio, não há esquema para impeachment. Tudo segue um curso normalíssimo dos fatos e pelos quais não há contestação. Alguém em sã consciência pode por mais ingênuo que seja, sequer imaginar que Dilma não sabia da compra de Pasadena? Que Dilma não sabia da corrupção da Petrobrás? Que Dilma mentiu descaradamente para ganhar as eleições? Que Dilma vive lambendo regimes ditatoriais alinhados com a ideologia marxista? Que Dilma fez a única obra de vulto em seu governo em Cuba? Quem Dilma perdoou dívidas de países ditatoriais? Que Dilma impede a investigação do caso Rosemary Noronha? Que Dilma impede a investigação do BNDES tido hoje como 100 vezes maior que o petrolão? Que Dilma fez os estádios da copa em detrimento da saúde, da segurança e da educação? Que Dilma prometeu uma infraestrutura em torno dos estádios da copa que nunca aconteceram? Quer mais… Que Dilma disse em público na reunião do Foro São Paulo que nunca vai se arrepender de ter matado inocentes durante a guerrilha contra o regime militar? Então eu lhe pergunto: “QUE DILMA É ESSA”??? e por consequência “QUE LULA É ESSE”??? Meu caro: – “MENTIRA TEM PERNA CURTA”.

  26.         Senhor:  
     
             

            Senhor:  

     

                                  É  impressionante  tantas pessoas  idiotas que existem nete mundo.  O empresário americano que afirmou certa vez que a cada segundo nasce um otário  no mundo, nunca esteve tão certo.  O fato da pessoa então escrever com regularidade em um meio de comunicação,  então, o eleva ao nível de Deus. Sua defesa do PT, da senhora Dilma,  e do  (des) fgoverno que está aí  é no minimo patética.  No caso do condenado José Dirceu, por exemplo, que recebeu cerca de 29 milhões de reais para “consultoria”…..     Se for verdade,  se o dinheiro foi obtido de forma honesta é só apresentar as declarações de renda do período, ou dos períodos em que auferiu esses rendimentos. É claro que não vale declarações retificadoras feitas após afirmações,  ou  do julgamento do mensalão.   O ministério  público ainda não investigou estas  declarações de renda??    

                                  Será que todos os petistas pensam  que todos os outros são imbecis??

     

     

     

                                

    1. Caro amigo patético, 
      No

      Caro amigo patético, 

      No julgamento do mensalão vasculharam a vida do José Dirceu, seus sigilos fiscal, telefônico e bancário foram quebrados e não foi encontrado nada incriminador. NADA !! Vá nos autos da AP 470 e veja com seus próprios olhos. Por isto o Joca Barbosa inventou o domínio de fato, e o condenou dizendo que era natural que ele soubesse de tudo.

      Daí o JD sai do governo, volta a trabalhar e faz contratos de consultoria, pois ele é reconhecidamente competente, e vem vc dizer que ele é ladrão?

      Ladrão é vc que rouba a verdade dos fatos e inventa suas mentiras.

    2. Meu caro . Foi provado que

      Meu caro . Foi provado que nâo havia provas contra os que foram condenados. No entanto inventaram, Este é o termo, Inventaram uma teoria (domínio do fato) para condena-los. Cuidado! Isto pode virar contra você sem perceber. Estamos num país que faz justiça por conveniência.  Para melhor compreensão leia o livro de Paulo Moreira leita A outra história do mensalão editora geração” Boa leitura

       

    3. Petistas somente, não !

      Nem  só os petistas pensam assim, não.  Há outros tão imbecis como os petistas, por exemplo: 1) aqueles que acreditaram que a Marina tb viveu de suas palestras mundo afora. 2)  Que o avião, que matou o Eduardo Campos, não tinha dono, foi simplesmente “ofertado” ao governador p/ sua campanha  pq ele tinha lindos olhos azuis 2) Que a droga levada p/ helicóptero do sr. senador Perrela,  não tinha dono 3 ) Que foi o FHC quem criou o Plano Real e não o Itamar Franco. 4)  que todos os que trabalharam com o FHC na implantação do Plano real, ficaram ricos somente pq são “inteligentes” e podem inclusive mandar levar cavalos de avião daqui p/ Portugal 5) Que a filha do Serra é  uma garota prodígio em finanças, podendo até presentear o pai c/ uma mansão no Alto de Pinheiros e ser sócia da irmã do Daniel Dantas e agora é sócia do João Paulo Lehmon.

      Tanta coisa que esses otários acreditam. Concordo plenamente c/ o Sr. E os petistas não poderiam ser diferentes, afinal são todos Brasileiros, e crentes, não é?

    4. “a cada segundo nasce um otário”

           Mas nada como um exemplo concreto!

      “Será que todos os petistas pensam  que todos os outros são imbecis??”

      Agora tenho ainda mais certeza

      “o dinheiro foi obtido de forma honesta é só apresentar as declarações de renda do período, ou dos períodos em que auferiu esses rendimentos.”

         Já foi feito ho caro “esperto” foi daí que tiraram os valores, agora o que vale é “corrupção com recibo” para a mídia e seus geniais seguidores.

      1. Concordamos plenamente, é só

        Concordamos plenamente, é só ver a quantidade de coxinhas que criam coragem, saem do limbo e começam a escrever besteiras!

  27. a entrevista sobre o assunto por Carlos Araújo

    sobre crise,crises,sobre problemas no PT,no PMDB,sobre o q Araújo e sua amiga e ex companheira qdo se encontramem em Porto Alegre.Ainda q pública…, dá pra notar q não há surpresas,nem crises e golpistas diariamente a se combater,pelo menos na intensidade q tanto prazer dá a grupos de sinais opostos mas q se encontram e se realimentam entre si. Link  ontem(a Folha não permite copiar/colar,mas coloquei o título da reportagem, de acesso livre).Foi sob título afim,como este).Mas o mal da internet é a leitura ligeira,e a negação ou o compartilhamento de mesmas opiniões em cada grupo.Parece que não foi apreciada, não se leu, e não se gostou, nem se concordou, nem se comentou.1 estrelinha e só .

    1. Sugiro: Barra na lateral extrema direita, melhor visualizar

      pois como está, essa inovação, na esquerda lateral atrapalha quem lê e quem escreve/digita. Mais de uma pessoa já vi reclamar por aki como ela atrapalha, mesmo com uma setinha quase invisível que reaparece, e que devia ficar ocultada como opção do visitante/participante (cadastrado ou não), ou só tb. pros visitantes que vêm ver, sem participar (que deve ser uma imensa maioria, mas números e estatísticas podem ter várias interpretações. Podem ser apenas números).

  28. Mandou bem Nassif !

    Vamos pensar que no ranking de corrupção mundial em mais de 190 Países, nós “Brasil” aparecemos com a posição de numero 68 (bem melhor que nas olimpiadas de matemática “antípenultimo”) enquanto a china que adota a Pena de Morte esta na posição de número 99 (já nas olimpiadas de matemática esta entre os 10 melhores) . Gostaria de dizer que em 1970 o Brasil possuia o mesmo numero de patentes internacionais que a coreia do sul, já em 2010 (40 anos depois) a coreia do sul tinha 30 vezes o numero de patentes do Brasil. Considerando os 30 anos de regime civil (sem os governos militares), é preciso ressaltar que o governo FHC (Professor universitario)1994-2002 entregou as Universidades Federais com um deficit de 8000 professores(pesquisadores) para o Tão depreciado analfabeto LULA, e foi este “ignorante” que investiu pesadamente na Educação. Procurem se informar sobre qual ex-presidente é convidado para falar Mundo Afora sobre a erradicação da fome, não é o FHC. Quanto a corrupção deixemos para a justiça apurar e punir pois se cadeia e execução resolvesse era pra china estar muito bem, penso que este governo que aí esta pelo menos está permitindo apurar, coisa que o Geraldo Brindeiro (Procurador Geral da Republica) do FHC engavetou pelo menos 68 Processos.  

  29. BBC
     
    Por que os bancos

    BBC

     

    Por que os bancos brasileiros lucram tanto?

    Ruth Costas Da BBC Brasil em São Paulo

    23 março 2015

     

    Consultoria afirma que rentabilidade de bancos brasileiros foi o dobro da dos bancos americanos

    Quando a economia brasileira vai bem, os bancos vão bem. Quando a economia vai mal… bem, ao menos alguns bancos parecem ir melhor ainda.

    Segundo um levantamento feito pela consultoria Economatica para a BBC Brasil, apesar da desaceleração econômica, a rentabilidade sobre patrimônio dos grandes bancos de capital aberto no Brasil foi de 18,23% em 2014 – mais que o dobro da rentabilidade dos bancos americanos (7,68%).

    Foram considerados no levantamento os bancos com ativos acima de US$ 100 bilhões. Apenas o Banco do Brasil teve queda de rentabilidade em 2014 na comparação com 2013 (de 24% para 16,6%). O Itaú teve alta de 20% para 22,6%. O Bradesco, de 17% para 19,8%. E o Santander passou de 3,61% para 3,9%.

    O Itaú teve ainda um aumento de seu lucro de 30,2% em 2014 – registrando o maior lucro da história dos bancos brasileiros de capital aberto segundo a Economatica (R$ 20,6 bilhões).

    O lucro do Bradesco também se expandiu bastante – 25,6%. E isso em um momento em que consultorias econômicas estimam um crescimento próximo de zero para o PIB de 2014.

    Diante desses números, não é de se estranhar que dos 54 bilionários brasileiros citados no último levantamento da revista Forbes, 13 estejam ligados ao setor bancário.

    Mas afinal, o que faz os bancos terem resultados financeiros tão positivos no Brasil mesmo em meio a desaceleração econômica? E se o seu negócio principal é emprestar dinheiro não seria natural esperar resultados menos robustos em tempos de retração do crédito?

    Leia mais: O que acontece quando se estoura a meta de inflação?

    Resiliência

    Analistas e entidades ligadas ao setor explicam essa resiliência com fatores de duas ordens.

    De um lado, há os que enfatizam a solidez do sistema financeiro brasileiro, os ganhos de eficiência e avanços tecnológicos promovidos pelas empresas.

    Uma das explicações para o lucro do Itaú, por exemplo, é que o banco teria conseguido melhorar a qualidade de sua carteira, cortando custos com inadimplência.

     

     Itaú registrou maior lucro da história dos bancos brasileiro de capital aberto

    Os avanços tecnológicos também estariam tornando as empresas mais competitivas e ajudando a reduzir despesas.

    “É uma boa notícia que os bancos estejam apresentando bons resultados e demonstrem solidez em tempos de estagnação econômica, porque ninguém ganha com uma crise bancária”, diz Ricardo Rocha, professor do Insper.

    “Problemas no sistema financeiro tendem a agravar crises econômicas – e, se há contágio, no final todos pagam a conta.”

    Rocha lembra que nos anos 80 e 90, alguns bancos brasileiros quebraram ou tiveram de ser socorridos.

    “Desde então, avançamos muito na regulação do setor e houve um movimento de consolidação desse mercado. Além disso, com tantos anos de instabilidade e inflação as empresas se tornaram mais resistentes, aprenderam a lidar com adversidades.”

    Leia mais: De bancos a agronegócio – o que fazem os bilionários brasileiros

    Juros altos

    De outro lado, porém, há quem tenha uma visão mais crítica, chamando atenção para a importância de fatores como a alta dos juros e do spread bancário nesses bons resultados.

    “Parte dos retornos dos bancos é garantida com aplicações financeiras que não são empréstimos a pessoas físicas ou empresas”, diz o economista e professor da USP, Fernando Rugitsky.

    “Se a Selic (taxa de juros básicas da economia) sobe, como tem acontecido, temos um aumento do piso de rendimento do mercado financeiro. Em última instância, se os bancos não conseguem emprestar seus recursos, podem aplicá-los em títulos do tesouro. Então quanto maior os juros pagos por esses títulos, mais os bancos ganham nesse tipo de operação.”

    Einar Rivero, da Economatica, diz que a diferença da taxa de juros básica de cada economia de fato ajuda a explicar a distância entre a rentabilidade de bancos americanos e brasileiros.

    “No Brasil, as operações de curto prazo podem ser rentáveis e ao mesmo tempo ter uma liquidez elevada – e isso não ocorre em muitas partes do mundo”, diz o economista Luiz Fernando de Paula, da Uerj.

    Rocha, porém, diz que é mito dizer que os bancos sempre lucram com os juros altos. “Depende da situação, já que, por outro lado, a alta dos juros também tende a aumentar a inadimplência”, opina.

    Leia mais: Como o HSBC ‘ajudou’ milionários a sonegar impostos

    Spreads

    Segundo os bancos, o ambiente de negócios no Brasil – com altos impostos e risco de inadimplência relativamente elevado – é o que faz com que o spread bancário tenha de ser maior que o de outros países.

    O spread, simplificando, é a diferença entre o que banco cobra para emprestar recursos e o que paga para tomá-los emprestado. É dele que a empresa tira o lucro, depois de pagar os impostos e cobrir os custos administrativos e ligados ao risco de inadimplência.

    “Aqui não é raro o Judiciário entravar a execução de uma garantia pelo banco, por exemplo, o que faz com que o risco de fazer um empréstimo e não receber seja maior”, exemplifica Rocha.

    De Paula, porém, diz que o fato de esse mercado ser relativamente concentrado no Brasil também impulsiona as taxas cobradas pelos empréstimos.

     

     Bancários afirmam que, apesar de lucros, houve demissões no setor

    “Os bancos procuram se precaver dos efeitos negativos da desaceleração da economia aumentando o spread bancário”, diz o economista.

    “O crédito não é como um produto de supermercado que o cliente escolhe na hora. São poucos bancos e há um índice de fidelização elevada – então não há muita resistência a elevação da taxa cobrada dos empréstimos ou mesmo das tarifas bancárias.”

    Em 2014, os juros bancários para as operações com pessoas físicas por exemplo, subiram 5,4 pontos percentuais, em média – três vezes mais que a alta da Selic no período (1,75 ponto porcentual). Já a taxa de captação dos bancos para operações desse tipo ficou praticamente estável.

    Leia mais: Alta de juros terá impacto bilionário na dívida pública

    Demissões

    Curiosamente, entre as vozes mais críticas aos altos lucros dos bancos estão representantes de seus funcionários.

    Os sindicalistas reclamam, por exemplo, que, apesar dos ganhos extraordinários, o setor demitiu no ano passado.

    “Só a ganância explica isso. Houve um fechamento de 5 mil vagas e cada vez mais há uma sobrecarga de trabalho entre os empregados do setor porque as empresas querem reduzir suas despesas cortando a folha salarial”, critica Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

    Moreira diz que, em alguns casos, há funcionários responsáveis por mais de 400 clientes.

    Na busca por resultados, segundo a líder sindical, muitos seriam submetidos a metas abusivas e pressionados a vender para os clientes não os produtos e aplicações financeiras melhores para eles, mas sim o que dá mais retorno para o banco.

    “Os bancos são uma concessão pública e têm um papel social. Eles poderiam ter um lucro menor, se preocupando mais com o emprego ou cobrando juros menores. Não há porque as instituições financeiras brasileiras ganharem muito mais que as americanas”, opina Moreira.

    Magnus Ribas Apostólico, diretor de relações do trabalho da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nega que haja um corte de pessoal significativo no setor.

    Ele diz que nos últimos anos o número de funcionários de bancos passou de 400 mil para 511 mil “mesmo considerando as mudanças tecnológicas – entre elas o avanço das operações eletrônicas.”

    Na sua versão as recentes demissões seriam um “pequeno ajuste”.

    “É difícil pensar que os trabalhadores estejam sobrecarregados”, diz Apostólico.

    “O setor bancário tem o maior índice de permanência dos funcionários em uma mesma empresa, depois do setor público. Isso não aconteceria se não oferecessem boas condições de trabalho e oportunidades de carreira.

     

     

  30. CAMPANHA PRA BOTAR A FAIXA LATERAL FIXA PRO NASSIF

    ABAIXO ASSINADO PRA TURMA DO GGN – EQUIPE. BOTAR A FAIXA LATERAL FIXA PRO NASSIF e EQUIPE GGN.

    TERRÍVEL. PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS …(o ditado tem outra versão… mas a época e a região, um país moralista e católico, me acusará de ir contra a moral e os bons costumes – ai, meu fino vocabulário que não e cansa de um enorme autocontrole). – tem gente que em vez de curtir e rir, fica chateado pela “Irmandade”, “Beatice” (Gunter”), “Carmelitas Descalças”.

    1. Preconceitos (sempre são inconscientes)

      Falta seriedade ao blog, que confunde com sisudez, ou com quantidade de comentários. Seriedade quando não se lêem um interessanate post (citei), passam por cima (por ser um Gunter, por ser um Nickname, por ser um Fornazieri?). Não existe pureza, nem santos x pecadores. Perdem os preconceituosos – maioria? Essa porra de barra me irrita, principalmente pra quem entra rapidissimamente nessas profundidades e visões de conjunto, e como se perde. Mais e mais artigos pelo amor de deus, vamos atiçar o pessoal pra ver direita debaixo da cama e que come criancinhas.

      1. Dizer nada, por não ter o que dizer!

        Não é confundir para conquistar, é confundir por ser confuso!

        Escreve, escreve, escreve, sem nexo, sem eira nem beira e acha que mandou um recado profundo, bota até uma frase de efeito do Bertrand. Típico.

        A direita não come criancinhas, as negociam!

        coxinhas = alienados

        Tem coxinha: honesto, desonesto, bandido, corrupto, pobre, rico, velho, novo, a favor da ditadura, defende redução da maioridade penal, que votou no Collor, em cargo público, empresário, desempregado, peão, que idolatra Bolsonaro, que idolatra Cunha, manso, nervoso, calmo, resumindo: de todos jeitos, de todas cores, de todas as idades, em todos os lugares. Em comum, e o que define ser coxinha, são: alienação, fontes de desinformação, falta de argumentos, ignorância e em muitos casos, má educação a truculência!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador