A Ficha, a Folha e a Propaganda, por Andre Borges Lopes

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

No dia 5 de abril de 2009, início de campanha da eleição presidencial passada, o jornal Folha de São Paulo publicou na capa da sua edição de domingo a reprodução de uma ficha policial falsa da então candidata Dilma Roussef. Uma falsificação tão tosca e grosseira, que embora circulasse há meses na internet, não valia a pena perder tempo com ela, Ao menos até a hora em que essa fraude foi parar na capa do maior jornal do País como se fosse um documento legítimo, a comprovar a acusação mentirosa de que Dilma teria sido presa pela ditadura como terrorista, assaltante de banco e assassina.

Nesse momento, eu  – por amor ao ofício e por simpatia pela candidata – me armei de paciência para elaborar e divulgar na internet (inclusive aqui no Blog do Nassif) um relatório técnico mostrando por A + B que – ao contrário do que defendia a Folha – não havia a menor possibilidade daquela ficha ser um documento válido. Para completar, falei com o então ombudsman do jornal (profissional sério, meu ex-professsor na ECA) e ele, na sua coluna, deixou claro que a posição da Folha era insustentável. Mas a Folha não deu o braço a torcer e manteve a posição de que a autenticidade “não poderia ser assegurada nem descartada”. Uma grande bobagem, como comprovaram posteriormente outros dois laudos técnicos encomendados pela própria Dilma.

Vencida a eleição, a presidenta retribuiu os bons tratos recebidos durante a campanha prestigiando – com pompa, circunstância e grande séquito de acólitos – a festa de 90 anos do jornal pouco honesto. Mas até aí, dava para colocar essa deferência na conta da diplomacia e do protocolo do cargo.

Agora, quatro anos depois, eis que ressurge a ficha falsa. Onde? Na propaganda política na TV. Mas não na dos adversários. Surgiu na propaganda do PT, feita pelos marqueteiros da própria candidata Dilma. Meio de relance, é verdade, mas tempo o suficiente para que a Folha tripudie sobre a história. Com toda razão, aliás. Eu, na mesma situação, tampouco perderia essa chance.

É um bom retrato do precário nível de politização dos assessores e da completa falta de noção dessas equipes profissionais contratadas – certamente a peso de ouro – para vender a imagem da presidenta.

E depois se queixam da imprensa. Haja paciência.

Aqui o PDF do relatório sobre a ficha falsa:

http://idiarte.files.wordpress.com/2010/08/fichafalsa.pdf

Aqui a coluna do Ombudsman:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ombudsma/om0507200902.htm

Aqui a notícia da Folha falando da ficha que aparece na propaganda da Dilma:

http://www.naofo.de/18o1

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Certas atitudes são

    Certas atitudes são incompreensíveis. O tratamento dispensado por Dilma ontem a Marina salta aos olhos pela indiferença ante uma candidata que está seriamente prestes a vencer as atuais eleições. Era como se Marina fosse uma candidat nanica, não merecesse ser desconstruída no seu ponto mais fraco, as contradições do discurso que apregoa. Dilma se mostrou uma candidata insegura, tropeçando nas palavras, sem concluir claramente seu raciocínio, em total alheiamento à realidade presente. Os marqueteiros de Dilma têm que trazê-la urgentemente de volta para o mundo real se ela quiser vencer as eleições. Tratá-la como um produto de marketing não vai funcionar. É uma candidat a muito pesada do ponto de vista da personalidade, sem carisma, não consegue formular com clareza seu pensamento e parece que está disputando as eleições pela primeira vez. Eu achei a atuação da presidenta muito a quem das expectativas que tinha. Dilma tem que fazer política. É preciso desconstruir a partir de agora esse discurso fantasioso de Marina antes que o desastre iminente se consuma.

    1. Estratégia

      “O tratamento dispensado por Dilma ontem a Marina salta aos olhos pela indiferença ante uma candidata que está seriamente prestes a vencer as atuais eleições. Era como se Marina fosse uma candidat nanica, não merecesse ser desconstruída no seu ponto mais fraco, as contradições do discurso que apregoa.”

      Já comentei ontem que esta seria a estratégia da Dilma. Acertei na mosca, pelo menos nos primeiros embates. A candidata do PT vai aguardar os acontecimentos contando estrategicamente em descobrir mais  pontos fracos da oponente.Certamente Marina comenterá erros de comunicação, credibilidade e de falta de substância nas suas propostas de governo.Quando isto acontecer de forma consistente à compreensão do eleitor,  começarão os ataques.Inicialmente pelos flancos que signfica, nos campos de batalha , os pontos mais vulneráveis porque confundem o inimigo , supostamente pelo peso do elemento surpresa.

      1. nao creio
        Por que vi ontem e nao tive a visao anterior, errei, tiveram muitos contactos diarios quando ministras, foi que ficou claro que Marina conhece mais a Dilma que a Dilma a Marina. Ha uma passagem que Marina catucava relembrando-a. Outra que Marina foi clara e simples no desmonte de gestora. Ate pensei que Marina sabe o Dilma nao sabe, algo assim, pode ser ate que Marina tem bala na agulha, nao sei.
        Tambem penso que sei, se Marina nao for para 2o turno nao vai coligar com ninguem.
        Falou em Lula como referencia muito simples e varias vezes se construiu neste degrau.
        Foi taxativa em varios momentos e consciente de suas posicoes, como dos palanques.
        Dilma e Aecio se perderam e gagos. Brigaram.
        Marina parecia uma jovem tranquila

    2. Também achei Dilma meio

      Também achei Dilma meio insegura ontem, principalmente ao lidar com Marina.

      Arrebentou Aécio no assunto da Petrobrás.

      Penso que Dilma deve usar um discurso mais parecido com o de Lula e se dirigir às classes sociais mais baixas com uma linguagem simples e menos técnica.

    3. tatica

      Meu caro,

      Pra mim é tática. 

      Uma vez Emersom Fitipaldi disputou uma corrida de exibição na Australia (?)às vespera do grande premio oficial , ficou atras de seu adversari a corrida toda. Quando perguntaram pq ele nao ultrapassou, ele respondeu que na corrida oficial elesaberia exatamente onde ultrapassar .

      Dilma nao precisa se preocupar agora com Marina. Deixa pro Aecio o serviço sujo.

    4. tatica

      Meu caro,

      Pra mim é tática. 

      Uma vez Emersom Fitipaldi disputou uma corrida de exibição na Australia (?)às vespera do grande premio oficial , ficou atras de seu adversari a corrida toda. Quando perguntaram pq ele nao ultrapassou, ele respondeu que na corrida oficial elesaberia exatamente onde ultrapassar .

      Dilma nao precisa se preocupar agora com Marina. Deixa pro Aecio o serviço sujo.

  2. Chego a pensar que se Dilma

    Chego a pensar que se Dilma tivesse lido mais os blogues que a favorecem muito não teria ficado sem resposta, e, talvez, sua situação hoje fosse bem outra. Infelizmente Dilma não sabe fazer política como Lula. Este, se Deus quiser, voltará ao Poder em 2018, quando o povo estiver cansado de Marina, pra mim já eleita.

    1. A presidenta Dilma é a

      A presidenta Dilma é a favorita pra vencer estas eleições, basta que nós consigamos fazer aquilo que não tem sido possível a presidenta: Mostrar o quanto o país avançou nestes anos de seu governo e do presidente Lula e tudo que está em andamento através do PAC.

  3. O vento que ventar cá tem que ventar lá também.

    Vou votar e fazer campanha para Dilma, claro. Desde a sua fundação participo das campanhas eleitorais do PT.

    Só não poso ignorar a frase de um amigo também militante do PT: “Dilma fez o governo mais brochante do PT até hoje”. 

    Espero que se reeleita Dilma seja, vamos dizer, um pouco mais incisiva e bem menos tolerante, principalmente com os bonners da vida.  O PT nasceu pedra. Dilma idem. Não tem porque assumir o papel de vidraça nessa altura do campeonato. 

  4. Perco o sono, com isso!

    Como explicar que o PT depois de 12 anos no poder, ter muito capital financeiro e político pra investir naquilo que julgar importante, não sai desse percentual de eleitores?

    Parece que seus eleitores permanecem os mesmos desde sempre. Com uma margem de erro pra mais ou pra menos… Muito volátil. Sem fidelidade…

    Por que não garantiu, talvez, uns 60 por cento do eleitorado até agora?

     

  5. Alguém tem cópia do laudo

    Alguém tem cópia do laudo feito por peritos dessa ficha? Embora a lei eleitoral não proiba que se mostre imagem falsa na propaganda eleitoral, o seus marqueteiro deveria ter certeza que era verdadeira.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador