A guerra dos Rose, entre Dilma e Gabrielli

Não se sabe onde a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli  pretendem chegar insistindo em uma polêmica inútil sobre a compra da refinaria Pasadena.

Depois de um ano e meio de investigações do TCU (Tribunal de Contas da União), de pedidos de informação do PSDB, de declarações de um procurador irresponsável, nada foi descoberto além de um uma aposta errada na compra da refinaria.

Um bilhete de Dilma ao Estadão transformou uma questão administrativa em uma suspeita de corrupção, uma notícia de página interna na manchete do dia de todos os jornais, por vários dias, quase resultando na abertura de uma CPI em pleno ano eleitoral.

Agora, com a questão da CPI nas mãos da Ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), com o assunto quase superado – após os depoimentos da presidente da Petrobras Graça Foster e do ex-diretor da área internacional Nestor Cerderó ao Senado – Gabrielli reacende a discussão com uma entrevista ao Estadão, na qual pretendeu dividir as responsabilidades da compra de Pasadena com Dilma. E Dilma bota de novo lenha na fogueira, respondendo e alimentando uma discussão inócua.

Ontem, Dilma orientou o Ministro-Chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para passar aos jornais as atas do CA provando que não foram divulgadas as cláusulas “put” e “Marlim” (1)

Na entrevista ao Estadão, Gabrielli admitiu a omissão das duas cláusulas. E afirmou que, se tivessem sido apresentadas, não mudariam a tendência do Conselho de aprovar a operação. Dilma discorda. É essa a discussão.

As informações distribuídas aos jornais – sobre a não apresentação das duas cláusulas – foram inócuas e tiveram apenas uma utilidade: reacender um debate que estava se esvaziando e reforçar o fantasma de uma CPI que ameaça o próprio governo de Dilma.

É de um non-sense que lembra o filme “A guerra dos Rose”, no qual o casal Michael Douglas  e Kathleen Turner se envolve em um embate mortal, ao final do qual nenhum dos dois sabe mais direito  porque estão brigando.

(1) A cláusula “put” permite a um sócio oferecer sua parte para o outro. O outro tem duas alternativas: ou vende para o primeiro, pelo preço que lhe foi oferecido; ou compra. A cláusula “Marlim” garantia à Astra uma remuneração fixa de 6,9% sobre os investimentos que fizesse na mudança da refinaria para processar óleo pesado. Essa cláusula foi colocada porque o refino do óleo pesado beneficiaria diretamente a Petrobras, que seria a fornecedora; e a Astra queria parte desse ganho de rentabilidade.
 

Luis Nassif

104 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não entendi nada o motivo da celeuma

    Não entendi nada o motivo da celeuma, que dirá o povão que não tá nem ai para esses detalhes tecnicistas, contábeis ou seja lá o que for, para o povo interessa se Pasadena está dando lucro  e está. 

    1. Não precisa o povo entender

      Não precisa que o povo entenda. O que a Oposição queria ela já conseguiu: disseminar entre o povo a ideia de que a Petrobrás virou um saco de gatos, é mal-administrada e está falindo.

      1. Casa da mãe Joana

        Se está falindo não sei , mas que é um saco de gatos e mal-administrada isso é ==> http://oglobo.globo.com/pais/auditoria-mostra-que-us-10-milhoes-sairam-de-conta-de-pasadena-com-autorizacao-verbal-12278744

         

        ———————————————————————————————————————————————————————

         

        Como se vê , caro Nassif, não foi “apenas” uma aposta errada…

  2. a cada manchete sobre o pouco

    a cada manchete sobre o pouco caso da petrobras com o dinheiro publico, fica claro que a Dilma despediu o Gabriele por sua má gestão, ou indigestão, da Petrobras!   E injusto agora jogar a conta para a Dilma, quando o pai da criança, o Lula, fica posando de apaziguador!

    Dilma tem mais que responder a entrevista traiçoeira de Gabriele onde ele diz que ela não deveria fugir de suas responsabilidades,  uma trairagem maior que do Dudu ao PT!

     

     

  3. Eu ainda insiso, quem estah

    Eu ainda insiso, quem estah criando guerra somos nos e a imprensa marrom do Brasil. As duas declaracoes sao compativeis em 99%. Agora me diz: para que estamos fazendo isso? Como o Marcelo Mascimento disse, o povo nem quer saber disso.

    1. De fato. caro(a) Francy

      De fato. caro(a) Francy Lisboa, o povo não quer nem saber, mas, julga pelo que a mídia mercantil tem vomitado. Afinal, é um tema complexo que não alcança o senso comum, entretanto, tem se transformado num eficiente cavalo-de-batalha para oposição. Este tema da PETROBRÁS tem repercutido muito negativamente para o governo DILMA

  4. Lí certa vez não me lembro

    Lí certa vez não me lembro onde, um comentário de um especialista de que o PT só perderia a reeleição, para o próprio PT. Pelo jeito estão fazendo um esforço grande neste sentido.

  5. Enquanto isso….

    Enquanto isso na tribo tucana na Câmara o Sr. Carlos Alberto Leréia anda de cabeça erguida esperando a votação do pedido de cassação que está há 7 meses na gaveta.

     

    Sem mais.

  6. JORNALISTAS ?????????

    Caro Nassif, infelismente não somos ainda um povo politizado, e alguns jornalistas desonestos sabendo disso colocam reportagens com chamadas espetaculosas e tendenciosas para tentar enganar o povo Brasileiro, mas isso tambem não vai dar certo porque apesar de não ser politizado não somos bobos como eles pensam.

  7. Se fosse uma coisa tão boa

    Se fosse uma coisa tão boa Pasadena seria alvo de propaganda politica do governo.

    A guerra dos rose é quem vai assumir a paternidade do filho.

    Quem vai assumir que errou.

    Gabrielli  ta aumentando seu preço.

  8. Governar Para Todos?

    Isto não é só para ser lido. É para ser pensado, também!

    Nassif: você tem razão, nesta particular dos “Rose”. A forma como vem sendo tratada a questão deixa dúvida se não há mais “caroço no angu” Mas o Marcelo, seu atendo leitor, matou a pau o problema. “Se Pasadena está dando lucro”, que parece inquestionável, o discurso ressoa somente “político-partidário”. O Povão tá nem ai. Mas acho que a culpa é toda da Presente. Se já deu “Minha Casa Minha Vida”, “Bolsa Família” e outras mais, porque não cria logo um “Bolsa CPI” para a oposição, ou um “Bolsa TV” para o Supremo? E até mesmo um “Bolsa Cargos Públicos” para os dissidentes da base aliada? Afinal, ela foi eleita (e dizem, vai continuar) para “governar” para todos

  9. É uma palhaçada tremenda, que

    É uma palhaçada tremenda, que demonstra a extrama incompetência de Dilma e do Governo principalmente na área de comunicação.

    Estão se formando consensos sobre erros do Governo:

    1) Campeos do bndes

    2) gasolina petrobras

    3) Etanol, que se refere ao fator acima

    4) Comunicação.

    Ou o Governo melhor esses pontos em um segundo mandato ou terá sérios problemas em 2018. E o País também.

    1. Segundo mandato?
      Uma coisa de

      Segundo mandato?

      Uma coisa de cada vez. É como jogo de futebol, só depois dos 90 minutos, isso se não houver prorrogação e penaltys.

      A comunicação da Dilma é show de horror. Graça Foster não fica muito longe.

      Dos quatro ítens que voce listou o n° 4 tem que ser visto agora, pois a possibilidade de segundo mandato vai se deteriorando por falha de comunicação. (Ítem em que Lula era (e ainda é) muito bom).

      Não há consensos sobre erros do Governo, tem uma metralhadora rotatória, vai atirando, se pegar pegou, sempre mirando na dificuldade de comunicação da atual administração.

      1. Consensos 100% nunca há

        Consensos 100% nunca há mesmo.

        Mas estes que citei estão chegando perto, isso por parte de quem entende dos assuntos, é claro. Nâo estou falando do ponto de vista da população que passa ao largo disso, é claro.

        Fiz estimativa baseado na falta de propostas da oposição. Mas é verdade, Dilma ainda pode perder sim, apesar de ser improvável.

  10. Pasadena

    Como avaliador de Assets petrolíferos não vi nada de errado sobre a compra da refinaria naquele momento, de acordo com as informações que disponho. Todo o CA da Petrobrás foi responsável pela compra, aliás mui oprtuna e barata dentro do contexto que foi feito. Que o diga Gerdau e companheiros de CA que, aliás, nada falam ou não são ouvidos.

    Acho que o Gabrielli tem toda a razão de dizer o que disse no Estadão pois  não desmente a Dilma, como, aliás, sempre discorreu. Não entendo o motivo dela alegar que se as clásulas Put e Marlim fossem colocadas na mesa do CA este não aprovaria o negócio. Porque não? sao cláusulas comuns em contratos.

    Independente de partidos (não sou filiado a nenhum) o Gabrielli é um grande quadro do pensamento nacional e baiano, com formidáveis e lúcidas idéias e projetos desenvolvimentistas. Tenta-se jogar seu nome na lama com o intuíto absolutamente político, sem quaisquer investigações ou fatos que o desabone. Nem indícios tampouco evidências. É macunaímico.

    A Dilma presidente, têm feito uma administração de mais acertos que erross e devemos ter muito orgulho dela ser a primeira mulher presidente deste  nosso Brasil. Entretanto tantoa Dilma lcomo  a Graça exibem traços autoritários e todas as vezes tentam desmerecer a gestão do Gabrielli, que fez uma notável administração da empresa, como destacado na imprensa internacional durante a sua vigência. A Veja também tenta jogar o nome do Guilherme Estrella na lama. Conheco-o há tempos e sei da sua dignidade e ele está processando a Veja pelas mentiras que insistem em tornaram verdade.

    Também não entendo o PSDB, o PSB etc.,  querendo enlamear a Petrobrás vendo chifre em cabeça de cavalo. A Petrobras é uma empresa ímpar, com as melhores perspectivas de incremento de produção principalmente no pré-sal. Nenhuma companhia do mundo tem esse difícil e agradável problema. O pré-sal na sua infância louco para ser produzido. Concordo com todos que o preço de venda dos seus produtos têm que ser ajustados como é a opinião de todos, sobrando apenas uma pergunta que sinceramente não sei responder. O que é melhor para o País no momento? Preços desajustados ou inflação descontrolada vias rejustes de combustíveis. Lembro-me que há dez anos atrás o questionameto era: de que adianta ter uma empresa estatal se os seus preços são iguais as demais acompanhando o mercado internacional. Como agora sou da iniciativa privada acho que os preços devem ser de mercado e a inflação tem queser domada por outros motivos. Sou geólogo e não economista felizmente e infelizmente

    Em tempo, não sou favorável a muitas das posições políticas do Gabrielli e Estrella pois muitas vezes acho muitas delas atemporais e porque não superadas pelo contexto diferente.Daí a desmerecer os dois é demais. Ambos falarma a verdade e assim Dilma e Graça deveriam se expressar. O tempo dirá. Esta é a minha opinião e concordo com o Nassif quando chama a discussão de inócua. Uma batalha de Pirro.

    1. Ué, se não tem nada de errado

      Ué, se não tem nada de errado com a compra desse refinaria, me explica porque a Dilma e sua turma estão se portando como vítimas dessa negociação????

      1. Acorda, Brasileira(o) !!!

        “Não entendo o motivo dela alegar que se as clásulas Put e Marlim fossem colocadas na mesa do CA este não aprovaria o negócio. Porque não? sao cláusulas comuns em contratos.”

        Vai entender a teimosia da presidente… tem momentos que creio a presidente se (DES)informar apenas pela #MidiaBandida. Ela deveria acompanhar mais aos blogues sujos.

         

        Tá dificil!

  11. A culpa é da oposição que não

    A culpa é da oposição que não tem plano de governo e o planalto sabe disso, então fica arrumando picuinha… é o pugilista que baixa a guarda quando o advesário não tem nenhuma iniciativa .. como eu digo:  o pior adversário do PT é ele próprio. 

  12. QUESTÃO DE EGO


    Tudo começou como um factóide do PiG.Uma refinaria de US $ 42 milhões! Nunca existiu, mas encontrou uma pinimba não resolvida entre Gabrielli e Dilma. Se existe algum desgaste político decorrente deste episódio, isto só cabe ser cobrado de ambos. Ficou patente que mais do que desacerto entre entre parceiros, Petrobras e Astra o desacerto entre o presidente da empresa e a presidenta do conselho administrativo que já trouxeram outros prejuizos ainda estão fustigando a maior companhia brasileira. Juizo gente , baixem esta bola. A Petrobras não merece isto.

    1. Não existe refinaria de 42

      Não existe refinaria de 42 milhões de dólares em lugar nenhum do mundo. Isto não paga sequer o projeto de engenharia de uma refinaria, que custa cerca de 3 bi de dólares. Simples assim. 

      Não importa se foi comprada por 1,00 (uma empresa do Eike foi vendida por este valor). Se a empresa belga comprou uma massa sucateada e falida e a recuperou investindo milhões e milhões de dólares, óbviamente vai cobrar pelo valor de mercado, como qualquer capitalista o faria. 

      Se o PSDB acha que uma refinaria custa 42 milhões de dólares, encomende-se umas 50 delas ao partido. Seria um ótimo serviço ao país, como nunca o fizeram.

  13. O  pior é que não serpercebe

    O  pior é que não serpercebe a mesma disposição do governo (e da pópria presidente Dilma) em responder prontamente as críticas da oposição. Assim fica difícil até para a militância defender o governo. 

  14. Quando alguém vai conseguir

    Quando alguém vai conseguir explicar por que a Petrobras foi aniquilada na justiça norteamericana?

    Resolveu não fazer acordo com os belgas e a justiça lhe aplicou uma penalização altíssima. Tirando os custos deste processo o valor da compra estaria bem explicado. Então existe algo no contrato que forçou a petrobras a procurar a alternativa jurídica.

  15. O PSDB tem razão, o PT copia tudo deles

    O PSDB vai protestar!

    Estão copiando as idéias de Serra e Aécio!!!

    O Bolsa Família é deles…

    Agora só falta acabar como eles!

  16. Como viajar em estradas forradas de óleo sob cascas de banana?

    A míRdia está careca de criar escândalos e intrigas sacadas da sua infinita cartola, quealém de tentar jogar adversários aliados uns contra os outros também é usada para esconder os reais escândalos e fatos de relevância pública.

    Desde futricos e intrigas de um Kennedy Alencar até o “recorta e cola” (e como cola na cabeça de muitos!) de frases específicas especialmente pinçadas de longos artigos, entrevistas, discursos e depoimentos.

    Se eu disser a frase: “Sou louco para ir ao Disneyworld é um desejo que nunca me passou pela cabeça”, o repórter reportará (ou o editor editará) em manchete que eu declarei s”er apaixonado pela Disney” ou apenas colocará uma manchete: “Macaco Velho diz: ‘Sou louco para ir ao Disneyworld”. E não disse mesmo?

    Ou não foi assim com o “mau negócio” da Foster? Ou com a “acusação de fuga responsabilidade” de Gabrelli.

    Estão criando umabriga que não existe. Foster disse o mesmo que Gabrielli. Gabrielli não fez tal acusação de “fuga de responsabilidade”. Como eu mesmo comentei logo no início deste diversionismo de Pasadena), ele foi apenas didático sobre o assunto responsabilidade. É só ler a frase toda, onde ele inclusive dá razão à declaração da presidenta! 

    Uma coisa é responsabilidade, outra é culpa. Gabrielli disse que ambos tem o dever de assumir suas reponsabilidade (como Dilma não negou sua responsabilidade pela decisão). Mas nem Gabrielli nem Dilma (ou Foster) se julgam “culpados” pelas consequências dela, até porque elas não são incomuns em negócios (só para a míRdia e oposição meRdíocres). Mas ninguém negou suas responsabilidades.

    Quanto ao ministro da Casa Civil, considero-o (opinião pessoal) uma péssima escolha de Dilma (aí sim, culpa e responsabilidade) pois já evidenciou factualmente ser um trapalhão e ter um jogo de cintura igual ao de um tonel de carvalho… Um técnico turrão desastroso politicamente, requisito indispensável na Casa Civil, principalmente em ano eleitoral.

    Reparem quantas manchetes vc achará na míRdia falando algo como: “fulano (do governo) contesta (ou desmente) beltrano (do governo) sobre …(escândalo qualquer).

    É praticamente impossível nos dias de hoje, alguém dar declarações de “mais de 3 palavras” que não sejam recortadas, tiradas de contexto ou distorcidas pela míRdia, que se tem algum profissionalismo é o de saber distorcer qualquer assunto para o víes que desejar. Nos casos em que não der, simplesmente não publica.

    Portanto se Dilma errou, foi em responder diretamente ao Estadão, municiando-o(s).

    Quando a Petrobrás criou seu blog, este fogueteio todo arrefeceu, até com protestos da própria míRdia (sempre “zelosa” pela liberdade de expressão … só dela!), que percebeu a eficácia da solução, já que não pode manipular o que lá estava escrito.

    Resumo da ópera: quando mais trela se dá a esta míRdia, pior será, já que se transformou numa mera máquina de distorção. Esta míRdia monolateral, não plural não serve como interlocutora de um governo “adversário”. Que se achem outras formas de falar publicamente. Ou não lhes municiar.

    O que é uma missão quase impossível, em uma estrada congelada, coberta de óleo e forrada com cascas de banana.

    COMO RESOLVER ESTA INTRIGA EM 5 MINUTOS: Juntar Dilma, Foster, Gabrielli (e até Cerveró) e gravar ou publicar uma declaração conjunta. Ponto!

    A frase completa de Gabrielli, onde pinçaram apenas o negrito:

    Eu sou responsável. Eu era o presidente da empresa. Não posso fugir da minha responsabilidade, do mesmo jeito que a presidente Dilma não pode fugir da responsabilidade dela, que era presidente do conselho. Nós somos responsáveis pelas nossas decisões (nb: explicação didática). Mas é legítimo que ela tenha dúvidas.

    (ou ele precisa informar que ele era presidente e ela idem do conselho? ou alguém não sabe disso? Ou alguém fugiu de responsabilidade (diferente de “culpa”, que até o momento nem é tão relevante).

     

     

     

  17. Muito mais que Pasadena…

    Eu entendo que há uma certo equívoco e preconceito em dizer que o “povo não esta interessado no assunto ou na petrobrás…”

    A anos atrás o sr.Lula declarou que a Petrobras era autosuficiente.. porém ainda continuamos a pagar um dos preços mais altos na gasolina se comparado a outros países da Amer. Latina (Ecuador por exemplo o o litro é menos que R$1,00 gasolina pura… sem subsídio o preço seria R$ 1.45)… a pensar que 25% (por enquanto) da gasolina que compramos é alcool o preço se torna maior ainda… é o “povo” que paga pela compra da gasolina e ainda paga mais impostos sobre esta.

    Não se trata apenas de Pasadena, trata-se do “apadrinhamento” político usado pelo governo desde épocas do sr.Lula que loteou cargos de importância a partidos do apoio (colocando pessoas com outros objetivos que não o da organização Petrobras)… trata-se de projetos no nordeste e RJ que tiveram seus preços reajustados em muito mais que 400% que o projeto inicial….pagamento de propinas (comum em muitas esferas do governo federal, estaduais e municipais)….trata-se da falsa informação de que dezenas de plataformas de extração foram construidas, sendo que 60% destas foram alçadas ao mar ainda em construção (informação confirmada pelo próprio sindicato dos pretoleiros)…

    Trata-se de $$$ da empresa empregada em sindicatos, movimentos sociais que não trazem benefícios a empresa !!

    Trata-se do uso político da empresa que hj não pertence apenas ao estado, parte dela (grande parte) pertence a milhares de investidores (pessoas físicas) que investiram seu FGTS na compra de ações da empresa.

    Levando-se em conta estes pontos… sim Pasadena é apenas a ponta do Iceberg !!!

     

  18. cretinice

    esta guerrinha é uma grande cretinice, de gente que não tem mais o que fazer…

     

    Alo LULÃO, dá um puxão de orelha nestes dois babacas, que estão fazendo o jogo da midia venal e dos partidos de oposição.

     

    Vão ser cretinos assim lá em brasilia. Eita falta de noção.

     

     

     

  19. Não votei no Serra porque

    Eu não votei em José Serra porque ele era um sujeito agressivo, teimoso, centralizador e dono da verdade.

    Na reforma do Setor Elétrico o mesmo comportamento, diria, pouco agregador de Dilma Roussef. Percebem-se de todos os lados rombos nas alianças e até gente que estava ao lado de “Dilma gestora” está pulando do barco, como o Gerdau. O próprio comportamento do Nassif, incentivador de práticas administrativas de ponta no setor público, e “encampador” de várias posições tomadas pelo governo em um determinado momento (que não se sustentaram, diga-se de passagem) já dá sinais de arrefecimento.

    Dilma  eleitoralmente  leva até aqui na inércia e no WO, e um eventual segundo mandato corre o risco de se tornar um FHC 98-2002. Arrastando-se melancólicamente.

    Enfim…cansado…

     

     

     

     

     

  20. É perfeita sua colocação

    Infelizmente estamos presenciando a incompetência astronômica da Dilma na comunicação com o o povo. Dilma, o PiG te agradece e muito.

  21. MELHOR É IMPOSSÍVEL!

    na original chave de análise política através dos títulos de filmes…Melhor é Impossível! pra tucanada alvoraçada no ninho cartelizado com água saindo pelo ladrão… enquanto população paulista paga conta da sabesp tucana captando volume morto no fundo do poço da cantareira sem a devida estudada análise das consequências socioambientais e alckmin puxa a procissão de ladainhas e rezas para os deuses da chuva de todas as religiões salve-nos quem puder!

  22. Não adianta tentar escamotear

    Não adianta tentar minimizar esse escandalo que é a Compra da Refinaria de Pasadena e outras Maracutais feitas na Petrobras.

    Os esforços não serão recompensados.Petrobras virou caso de Policia e tudo tem que vir a tona, doa a quem doer.

    Chegando a hora do salve-se quem puder o como puder.Irmão não reconhece irmão e amigo vira inimigo.

  23. Cala a boca Magda !!!

    cala a boca zérrueli, ops gabrielli… 

    que tipo de presidente este país tem ? para que bater boca, em público, com um demitido com rancor e já sujo por outras lambanças ?

    aonde ela quer chegar ? 

    chega a dar dó de dois dementes assim. manés !

     

  24. Dilma está abusando nas bobagens

    A única explicação possível para tanta besteira de Dilma e Graça, é a teoria de que o governo adotou, aliás desde o seu começo, a estratégia de atirar os suspeitos de qualquer coisa na fogueira para se blindar. Politicamente isto é um desastre, e eticamente lamentável.

  25. A cristianização da Posta

    A cristianização da Posta segue a passos largos!

    Que PIG que nada! Gabrielli é da patota do Lula! Óbvio ululante!

    O problema é que o governo Dilma é duro de ser defendido, sem nenhuma marca própria e ainda piorando o que recebeu.

    A herança maldita vem aí, nem sei se é bom negócio ganhar a próxima eleição.

    Em casa qie falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão.

     

  26. Não foi apenas mau negócio

    Nassif , mau negócio é nós irmos á esquina no mercadinho do “Manel” e comprar-mos um quilo de açúcar por R$ 10,00 sendo que no supermecado ele é vendido á R$ 2,50. Isso é mau negócio. Desperdiçar dinheiro público como o que aconteceu , é algo que deve ser profundamente investigado . Resumir a “só isso” chega a ser infantil , no mínimo. A CPI é um DIREITO do povo brasileiro , por muitas razões.

    1. Vamos falar sério !
      Caro Marcos, comparar um negócio desta envergadura, com a compra de um kg. de açúcar, que pode custar de R$ 2,50 a R$ 10,00, dependendo de onde se compra, com a compra de 50% de um negócio, que entre valor dos passivos e ativos(incluindo a premissa de lucros futuros) chegava aos U$ 2 Bilhões de Dólares, e que no contrato de propriedade mixta, constava a cláusula “Put Option, que na prática era o seguinte: Qualquer uma das partes,poderia a qualquer hora, vender ou comprar a outra metade da empresa, pelo preço que remunerasse a outra parte, e isso teria que ser referendado(como efetivamente foi) por auditorias independentes, só lembro-lhe, que a Astra, antes de oferecer a sua parte, tentou comprar a parte da Petrobrás, e é claro, que isso, seria feito, a preço de mercado, portanto, não houve mau ou bom negócio. Foi um negócio, como outro qualquer, com todos os riscos, que isso implica.

  27. Me lembro de um evento na

    Me lembro de um evento na campanha da Dilma em 2010 que ilustra bem isto. Uma funcionária da receita acusa a Dilma de ter influenciado numa ação com o filho do Sarney, numa reunião que não tinha registro e nem data de onde ocorreu. A Dilma ia responder rápido desmontando a acusação, quando o Lula disse. Não responda. É exatamente isto que eles querem que voce faça. Isso vai morrer porque não faz sentido nenhum.

    A Dilma não aprendeu a lição e como disse o Nassif, respondeu na lata, a provocação.

    Taí….

    1. O “poste” só acende quando alguém aperta o interruptor

      E o Lula estava certo.O grande problema é que é preciso o Lula MANDAR ela fazer isso e aquilo. Ela não têm discernimento algum. Pode permanecer no poder um(a) governante(a) assim? Acho que não.Aliás , não deveria nem ter chegado ao poder.

  28. Fofoca do PIG levada a sério

    Fofoca do PIG levada a sério é brincadeira. Essa guerrinha fabricada para insulflar a Rosa Weber Condeno Por Que a Leitura Jurídica Me Permite.

      1. Não sei não, se não estamos

        Não sei não, se não estamos embarcando na conversa deles. Note que há muita gente perdendo (não estão gastando) seu tempo respondendo a comentários estapafúrdios.

        Quando vejo um troll escrevendo asneiras faço como os zoológicos – não alimento! É só isso que buscam – provocar!

  29. O episódio do André Vargas

    O episódio do André Vargas também faz parte desse processo de autofagia do PT, e a direita vai aproveitar para explorar o assunto dentro de seus interesses: a questão das doações para campanhas.

    O que notamos com esses episódios, é que muitos petistas dão mais atenção para disputas internas pelo poder do que pelas políticas de interesse nacional, e, infezlimente, a presidenta resolveu se cercar exatamente desse tipo de petista.

    Lula e seu grupo constituem o núcleo positivo do petismo, o desastre que vem sendo o governo Dilma é um exemplo do que seria o PT sem Lula.

    1. resposta

      O PT com Lulla ou Dilma foi e é ,cheio de contradições,de coisas mal explicadas e nebulosas.Acho que a CPI da PTbrás

      tem,sim,de ser implementada,assim como a do metrô.

      Este país tem que ser passado(novamente) à limpo!

      1. Vai tirando seu cavalinho,

        Vai tirando seu cavalinho, boi, vaca, e bezerro da chuva, e seu “Lulla” tambm, ok?  O blog nao eh casa da sua sogra, idiota.

    2. resposta

      Carissimo não fale que o lula é inocente, pois ele tambem e responsavel pois tudo iniciou no governo dele e foi o mesmo  que colocou a dilma la e so lembrando que este não é a primeira vez que pessoas muito proximo ao lula estão envolvido em escanda-lo…. Você nao acha que é muita coincidência, ah… não esquecendo que o lula acredita que o mensalão nao existiu…….é brincadeira né 

    3. resposta

      Carissimo não fale que o lula é inocente, pois ele tambem e responsavel pois tudo iniciou no governo dele e foi o mesmo  que colocou a dilma la e so lembrando que este não é a primeira vez que pessoas muito proximo ao lula estão envolvido em escanda-lo…. Você nao acha que é muita coincidência, ah… não esquecendo que o lula acredita que o mensalão nao existiu…….é brincadeira né 

  30. Impostos

    O Governo atravez dos seus instrumentos “pensantes” criou, ainda que com alguns defeitos um sistema de tributação que dificilmente deixa a desejar. As pessoas ficam debatendo sobre quem comprou, quanto pagou ou quanto deveria ser as Instalações da Pasadena. Quando vejo que há gastos aviltantes com politica suja desonestas aonde tudo parece não fazer o menor sentido, fico imaginando o que passa na cabeça da população (os politizados) em ver o seu rico dinheiro pago com muito suor para satisfazer o ego e a vaidade de politicos que nem tem compromisso com o povo que os elegeram !!! Falam mal da midia, mas é graças a ela que muita sujeira aparece, se dependesse dos politicos tudo ficaria embaixo do tapete. O que falta é que todos possam participar do Governo de um jeito ou de outro e cobrar quando for preciso. Esse é apenas um caso que apareceu !! Quantos outros ficam no esquecimento !! Se fazem essas coisas é porque já estão acostumados a fazer sem se preocupar em esconder !! O PT realmente veio pra fazer diferença !! E quanta diferença esta fazendo !!!

  31. Texto infeliz

    Infelizmente a polarização política brasileira faz com que muitos escrevam comentários totalmente passionais aqui, a turma do PT não cansa de colocar panos quentes no caso e dizer que é intriga da imprensa golpista. A turma do PSDB só enxerga vantagens eleitorais com o caso.

    O fato é que foi feita uma grande lambança, alguém pode ter ganho dinheiro com isso e o caso deve ser investigado. Independentemente da credibilidade dos que pedem a CPI, a mesma deve ser criada SIM, pois é um instrumento existente para tais situações.

    Achei o texto cima um tanto quanto infeliz, pois da forma que está escrito sugere que está tudo certo, e sabemos que não é bem assim.

    Que a força esteja com quem assumir o Brasil em 2015, porque o abacaxi vai ser duro de descascar.

    1. Fla X Flu e a banca dos juros pornográficos

      Só interessa a eles a não opção de candidatos.

      O Povo não é bobo, vai votar em branco ou anular.

  32. O PhD da míRdia em futricagem profissional. Prestenção pessoal!

    Se há alguma competência da opisição e sua míRdia (hoje na verdade, o contrário), é em fazer futrico.

    CAUSAR!

    E sempre conseguem. Observem que mesmo aqui, onde há mais “antenas”, até trolls e progressistas estão se unindo numa resultante que varia desde meter o pau na “incompetência” da Dilma e seu governo até idem na Petrobrás.

    Trensalões, privatarias e tantos outros roubos (não “maus negócios”) bilionários, sequer são minimamente discutidos ou investigados. No momento (e como sempre) só falamos da bola da vez DELES: a comum e proporcionalmente desimportante “operação Pasadena”. Pasadena teve erros, o que é diferente de ser um erro.

    Com a raiva (que também sinto) pela descomunicação impressionante do governo e da Petrobrás, acabamos nos “unindo” no mesmo bloco de opositores e trolls, ainda que com um samba diferente.

    Prestenção pessoal:

    As opções à (insuflada) “incompetência” da Dilma são:

    Dudu e Aécio.

     

     

     

    1. Não ao plebiscito de novo!

      O PMDB, com o Requião  e o Pros com o Ciro têm uma chapa muito melhor do que a do Aécio ou do Eduardo.

      Fingir que o jogo das eleições já está  fechado no plebiscito em que só têm farinha do mesmo saco é querer que branco e nulos ganhem a eleição.

  33. Nunca vi tamanha insensatez.

    Nunca vi tamanha insensatez. Nunca vi, nem de muito longe, nada parecido em qualquer partido da oposição.

    O que eles querem? Dificultar ou inviabilizar a reeleição?

    Porque apresentar à imprensa, divergências pessoais? E logo esta nossa imprensa, ávida por exterminar o partido?

    As vezes o PT se apresenta como um grupo de políticos incompetentes, completamente alienado e sem compromisso com o governo federal, agindo por emoção ou por interesses puramente pessoais.

     

     

    1. como insensatez??? voce defende o roubo de bilhão?acha que o aí?

      como insensatez??? voce defende o roubo de 1 bilhão?acha que deveria parar por ai?

      quanto mais o “bando” brigar entre si, mais aparece provas para enviar todos para a cadeia. 

      1. Insensatez é a divergência

        Insensatez é a divergência política exposta propositadamente na imprensa e vc sabe disto.

        Nunca nenhum deles falou em roubo, e principalmente roubo de bilhões.

        Só vc e os trolls querem enxergar isto!

         

      2. Você está misturando

        Você está misturando estações, Vianna. No caso da Petrobrás/Pasadena não houve roubo algum nem milhões nem de tostões. Onde houve, segundo o que se apurou até agora,  uma roubalheira desgraçada foi no metrô de São Paulo. 

    2. Insensatez é o deficit recorrente da conta petróleo

      A Petrobras tinha dinheiro para produzir a gasolina que o Brasil precisa, não produziu. 

      Deve explicação.

      1. Não troque as bolas !
        Oh Alexandre ! Por favor, não troque as bolas.
        A refinaria de Pasadena, não “produziria” petróleo. A citada e criticada compra desta unidade de refino, visava melhorar a rentabilidade do petróleo extraído em outros lugares, pela Petrobrás, que sendo refinado e vendido no mercado norte-americano(o maior comprador mundial) era o melhor negócio, naquela oportunidade. Com as mudanças ocorridas neste setor, aqueles esperados resultados financeiros não vieram na velocidade esperada, porem hoje, esta refinaria prodúz 100 mil barrís diários,de derivados de alta qualidade, e já “se paga”sem maiores investimentos, após aqueles que foram necessários, para adequa-la às leis norte-americanas de proteção ao meio ambiente, e de atingir a qualidade que aquele exigente mercado exige.

      2. Não troque as bolas !
        Oh Alexandre ! Por favor, não troque as bolas.
        A refinaria de Pasadena, não “produziria” petróleo. A citada e criticada compra desta unidade de refino, visava melhorar a rentabilidade do petróleo extraído em outros lugares, pela Petrobrás, que sendo refinado e vendido no mercado norte-americano(o maior comprador mundial) era o melhor negócio, naquela oportunidade. Com as mudanças ocorridas neste setor, aqueles esperados resultados financeiros não vieram na velocidade esperada, porem hoje, esta refinaria prodúz 100 mil barrís diários,de derivados de alta qualidade, e já “se paga”sem maiores investimentos, após aqueles que foram necessários, para adequa-la às leis norte-americanas de proteção ao meio ambiente, e de atingir a qualidade que aquele exigente mercado exige.

  34. Tudo vale pelo Poder, até

    Tudo vale pelo Poder, até mesmo quebrar a maior Estatal do País; seja com a péssima administração ou com os prejuízos do dia a dia. O que importa é Dona Dilma se reeleger; é o velho lema comunista de que vale fazer um pequeno mal agora para um bem futuro maior. Hitler também pensava assim.

    1. comunista, comunista, comunista,

      comunista, comunista, petralha, petralha, petralha, petralha, petralha, corrupção, corrupção, corrupção….é muito cansativo tentar dialogar com quem faz oposição ao governo do PT.

       

       

      Em tempo, quem quando governo o Brasil quebrou o pais 3 vezes?????Me ajudem a lembrar…..esqueci o nome, ah! FHC do PSDB.

    1. Então o PSDB não é diferente…

      É… se esse é o pensamento do PT, o do PSDB não é diferente para conseguir voltar ao poder, até porque não fez o serviço por completo, já que não privatizou a Petrobras. Se considerarmos que privatizar todas as empresas públicas era o projeto principal do governo do PSDB/DEM, convenhamos: isso é um atestado de incapacidade e uma mancha na autoestimada dos “gestores” tucanos.

      1. responder comentario

        O problema no Brasil não está no nas empresas privadas ou publicas. O problema é o estado que é podre e não funciona direito. Se o estado funcionar como deve funcionar, as empresas publicas ou privadas tem que entrar na linha e funcionar como deve funcionar uma boa empresa bem administrada e gerar lucros para o país.

    1. Aonde não existe corrupção ?

      Companheiro, na Petrobrás e em 99 entre 100 empresas nacionais, públicas ou privadas, este câncer existe, e seria preciso evidentemente, curarmo-nos desta doença, porem ainda não foi inventado um remédio, para este mal crônico, que corrroi nossas empresas.

      Nesta caso específico, não há nenhuma intenção de nenhum parlamentar nesta CPI, de punir a quem quer que seja, de dentro da Petrobrás, e sim tentar “grudar” este câncer” na campanha da Dilma, para quem sabe, alterar o rumo da eleição. Tanto é assim, que os mesmos parlamentares que querem a CPI para apurar possíveis irregularidades na Estatal, não aceitam que nada seja investigado, nos desvios e subôrnos dos governos paulista(do PSDB)no cartel do metrô e do governo pernambucano( do PSB) no caso dos portos daquele Estado, onde só tem sujeira. 

    2. Alexandre,
      Isso é outra

      Alexandre,

      Isso é outra questão. Agora, se existe ou não, cabe ser investigado, agora você acha mesmo que a inteção da CPI é investigar isso?

  35. APAGÃO POLÍTICO DO

    APAGÃO POLÍTICO DO GOVERNO

    CHEGA A SER IRRITANTE A PRIMARIEDADE DO GOVERNO NO CASO PASADENA, AO SE DEIXAR PAUTAR POR QUESTÕES MENORES, INSIGNIFICANTES, DE SOMENOS IMPORTÂNCIA.

    RESPONSABILIDADES TODOS NÓS TEMOS.

    PASADENA FOI UM ÓTIMO NEGÓCIO PARA A PETROBRÁS, ANTES E DEPOIS.

    A REFINARIA DE PASADENA ESTÁ IMPLANTADA NOS EUA, ESTÁ EM OPERAÇÃO E DANDO LUCROS, É DA PETROBRÁS POR INTEIRA, LIVRE DE SOCIEDADES E, AINDA MAIS,  ESTRANGEIRA COMO ERA

    “Dilma precisa tomar mais cuidado com a turma a seu redor. O que está em jogo não é apenas a eleição dela, Dilma, mas o destino de um projeto político de caráter popular, que vem transformando a vida de milhões de brasileiros

    http://www.ocafezinho.com/2014/04/22/ideias-para-superar-o-apagao-politico/

     

    1. Caro amigo do cafezinho,

      Caro amigo do cafezinho, projeto politico com cunho social não é manter sob custódia pobres e miseravéis, para mim , pertencente a famosa classe média, só tenho visto deteriorar a cada ano minhas possibilidades economicas , e olha que chego a trabalhar em torno de 15 horas por dia , temos uma estabilidade ficcticia, com intervenção até na divulgacão de indices pelos orgãos oficiais , me baseio por todos os dados divulgados e sinto na pele a cada dia. Diz o ditado popular que quem não deve não teme , não adianta se esquivar agora e ter que responder mais adiante , mesmo que a resposta seja que não sabia de nada, aliás, resposta bem comum nos ultimos anos.

      1. não sabia de nada

        Bem, a turma do Pt nunca sabe de nada e a turma do Psdb está careca  de saber de toda a sua competência para entregar de bandeja o pré-sal para as Chevron da vida.

  36. Por quê o medo de uma CPI para a PETROBRAS.

    É sim ano eleitoral. Azar da Presidente e do Conselho que criou o problema. Bons e maus negócios são realizados todos os dias por muitas empresas e pessoas. Se não há nada a esconder, por que negar o direito de uma população, que como o PT diz,a PETROBRAS pertence ao Povo Brasileiro. Então há de se demonstrar, que mesmo sendo um mau negócio, foi feito de forma lícita e honesta  e o ocorrido foi erro de avaliação estratégica. Há mais casos de corrupção em Pernambuco e em São Paulo e para os PT, que tem maioria tanto no Senado, quanto na Câmara, que peça também a abertura de CPI para esses dois casos. Tentar misturar os assuntos é manobra de quem tem mais a esconder de que apenas um mau negócio. SERÁ QUE DILMA tem mais a esconder do que apenas a ocultação das cláusulas que obrigaram a PETROBRAS a comprar Passadena.

  37. Sinceramente, isto é a coisa

    Sinceramente, isto é a coisa mais ridícula e estúpida que poderia acontecer. A princípio pensava que se tratava só de wishful thinking da mídia, mas depois me dei conta de que poderia ser real, tanta falta de responsabilidade com o próprio eleitorado às vésperas de mais um embate sangrento onde se decidirá o futuro do projeto que com tanto sacrifício veio para transformar e dar dignidade novamente ao país. É demais da conta.

  38. o que está esclarecido?

    Pelos comentários do sr.Nassif parace que tudo foi esclarecido nos depoimentos dados ao congresso, o que não é verdade. Uma das condicões para que a refinaria fosse viável financeiramente era de que houvesse um investimento significativo para aumento de capacidade de refino, todo mundo sabia que a tal da ASTRA não tinha a menor intencão de faze-lo pois a mesma tem como atividade principal a distribuicão de derivados e não refinar petróleo. Se os investimentos eram obrigatórios porque não amarrar isso em contrato? o que parece é que foi uma grande maracutaia onde já se sabia de antemão que a ASTRA recorreria a tal cláusula com taxas de retorno altíssimas para  realidade do mercado naquele momento e que geraria um ganho financeiro astronômico, e certamente várias pessoas tiraram seus nacos nessa negociata. Precisa ser muito inteligente para fazer as perguntas certas? os genios da Petrobras, inclusive a presidente do conselho sequer pensaram em colocar cláusulsa que defendessem os interesses da Petrobras no negócio? me faca rir né meu véio!!!

    1. A refinaria seria e era

      A refinaria seria e era viável sem aumento da capacidade de refino. A Petrobras poderia ter deixado a refinaria como estava quado comprou metade dela e ela seria viável. A Astra havia feito os investimentos necessários para fazê-la funcionar. Acontece que a Petrobras observou que havia potencial ocioso para dobrar a capacidade da refinaria, de 100.000 barris diários para 200.000 barris, já que tinha terreno para isso, mais todas as condições inclusive de comercialização já estabelecidas. Com três bilhões de dólares isto poderia ser feito, uma ninharia para tal empreendimento. Mas três bilhões a Astra não queria investir, mesmo porque é uma empresa de comercializaçaõ, quer retorno a curto prazo, e não estaria disposta a investir tanto dinheiro para retorno a longo prazo, como fazem as empresas de exploração de petróleo. Este impasse gerou na Petrobras a ideia de comprar a parte da Astra. foi feita uma oferta para compra, mas a Astra pediu mais. A Petrobras partiu para a arbitragem, e no fim comprou a parte da Astra, por um montante próximo do que a Astra pediu. Até aí, tudo bem. O problema só surgiu quando o Conselho da Petrobras resolveu não mais investir os três bilhões de dólares. E resolveu desistir do projeto de ampliação. O Conselho fez isso porque, nesse ínterim, o Brasil havia descoberto o pré-sal e todo o cenário mudou. O Conselho considerou que a empresa precisava de todo e qualquer reciurso de que pudesse dispor para arcar com os altos investimentos dos quais o pré-sal iria necessitar. Sem mais a perspectiva de dobrar a capacidade da refinaria para 200.000 barris, a Petrobras foi obrigada a contabilizar um prejuízo. Um prejuízo de um investimento inicial que foi feito e que ficaria sem retorno e sem razão de ter existido. Foi um prejuízo relativo. Só aconteceu por causa da opção adotada pelo Conselho, e não pela Diretoria da Petrobras, mas foi uma opção acertada, o Conselho agiu acerrtadamente, melhor ter um relativo prejuízo e poder dispor de três bilhões a mais para o pré-sal do que empregar este precioso dinheiro em um negócio digamos “conservador”. Entretanto, a refinaria continuou a funcionar e dando lucro, refinando 100.000 barris diários, como faz até hoje. Foi o que aconteceu. Não há em toda esta sucessão de acontecimentos o mais mínimo e menor vestígio de qualquer sombra de maracutaia, e é isso que mais tem desesperado a Oposição. Fugiu-lhe das mãos o pássaro azul de todas as suas esperanças, que possibilitaria levar a eleição para o segundo turno. E é por isso que agora colocam em ação o plano B, que é pelo menos fazer fofoca e cavar fuxicos e plantar a cizânia entre membros do governo, jogando um contra outro, apostando no faturamento pelo menos do alvo secundário, que é o desgaste que uma briguinha interna nas hostes trabalhistas pode trazer.

    2. Camarada, o Cerveró mostrou

      Camarada, o Cerveró mostrou que com a refinaria operando a 100 mil barris a TIR seria de 10% e com os investimentos para expansão a TIR seria de 18%. Ou seja, seria lucrativa em qualquer caso. Tanto é que é lucrativa nas condições atuais

  39. Meu caro Nassif
    A comparação

    Meu caro Nassif

    A comparação está ótima. Faltou apenas um detalhe: se não me engano, na Guerra dos Roses, eles acabam por destruir o seu bem mais precioso: a mansão (aqui,  na sua imaginação admirável, ao lembrar o filme, a nossa Petrobras). Aliás, nossa? abs. Miro Mazzaro

  40. Entendo que deveria, sim,

    Entendo que deveria, sim, haver uma CPI na Petrobrás para investigar várias coisas. Partindo da época do FHC, deve ser explicado porque afinal com uma gestão tão competente a Petrobrás dava lucros pífios e tinha um valor de mercado tão baixo? Com a entrada de um governo tão incompetente quanto o PT, a empresa aumentou estratosfericamente os lucros e valor de mercado. O PSDB / DEM deve esta explicação.

    Já o PT tem que explicar porque, afinal, não comprou mais refinarias pelo mundo ao custo de cerca de 1 bi de dólares, quando qualquer pessoa da área sabe que uma refinaria custa mais de 3 bi para ser construída. E porque, afinal, estão gastando quase 18 bi para fazer uma simples refinaria hoje?

    O assunto central está totalmente desfocado, deve ser por isso que o FHC não queria CPI. Depois foi forçado a mudar de idéia. O PT jamais vai querer CPI também. No fundo, ninguém quer. O PSDB só precisa de argumentos para dizer que a CPI foi impedida pelo PT, e que jamais uma CPI de verdade investigue a empresa a fundo. Ao PT não interessa CPI de forma alguma.

     

  41. CPI petrobras – passadena

    Fala-se tudo e o mais importante não entra na pauta.

    Quem não deve não teme, Tem que ter CPI, mas como esta daqui a pouco querem investigar os 5400 municipios juntos. Não da são assuntos separados.

    O que não dá é a essencia da coisa. Mais de 20.000 cargos em esfera federal para nomeação. O loteamento é fantastico.

    Algum duvida do péssimo desempenho da Petrobrás nos ultimos anos ou é Miragem. Ela esta loteada pelos partidos virou cabide de emprego. Por que não copiamos os modelos de gestão e de cargo de confianças de outras democracias.

  42. Não há necessidade de

    Não há necessidade de publicar meus comentários, posto que sempre serão contrários a sua dinâmica marxista-leninista.

    O que importa é que serei um eterno Cícero a fustigar um Catilina. Um Diógenes de Corinto satirizando um Platão. Um Carlos Lacerda no calcanhar de um Getúlio Vargas. Um Gustavo Corção exorcizando um Alceu de Amoroso Lima.

    “Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. (Prov. 9:8).

     Se porventura já leu essa passagem, embora sendo ateu, aprenderá a odiar-me “ad aeternum.”

    No frigir dos ovos o que importa é que: “Quod scripsi, scripsi”. “Verba volant scripta manent”. Como seu blog só publica aquilo que massageia seu ego pode ficar tranquilo que nada obstante sempre o criticarei no face book.

    1. Se não é preciso publicar

      Se não é preciso publicar comentário inóquo, tampouco faz sentido enviá-lo.

      Por sinal, preferir criticar no facebook, quando é justamente aqui que o debate se faz em melhor nível, é postura de quem quer evitar ser contrariado e confrontado — muito aquém de um Cícero…

  43. A autofagia macunaímica de nossa esquerda…….

    Quando vejo estes embates de nossa esquerda fico pensando nas gargalhadas que a oposição está dando, pois é só jogar a isca, neste caso o lead jornalístico que a moçada sai mordendo as proprias penas, braços e pescoços.

    É sangue prá todo lado, e repito, os bandidos cascudos tocam a rir e a realimentar o processo sempre turbinados pela mídia e com o beneplácito de sempre da mão amiga da justiça deste País.

    Tudo isto me lembra uma história fantasiosa, folclórica,  que lí na blogsfera há alguns anos onde era narrado um baile no sertão nos tempos de Lampião e seus cangaceiros.

    Contava que o Coronel numa de suas incursões, numa noite qualquer, chegara a um povoado onde havia um baile próximo ao local onde a tropa dele acampara. E tocava o sanfoneiro o seu infindável repertório e tal era o fudunço do baile que ele logo enchera o saco, pois queria dormir e descançar um pouco.

    Assim, ele junta alguns de seus jagunços e adentra o baile e comanda: -Sanfoneiro, pare de tocar, vice? -Mas, Coroné…-Já parou, fidumaégua? Murmúrios e chiação gerais, eis que o Coroné ordena: -todo mundo nú! Mas, Coroné!   – Num tem mais, nem menos, seomenino! Toca sanfoneiro! E faz a roda aí e agora  todo mundo girando e dançando!

    – Agora, o dedão da mão direita na boca e da esquerda no fiofó! Chiação geral, balbúrdia  e ranger de dentes, mas as papo amarelo estavam engatilhadas e prontas para despejar fogo e chumbo,  com tal argumento todo mundo dançou.

    Lá  pelas tantas ele disse: -inverte a roda e troca de dedos!  Comoção geral, chiação, xingamentos entre dentes até que um sujeito da roda diz: -êta, que tá danado, Coroné! -Danado de quê, cabrasafado? -Nada não, Coroné é que tá danado de ‘bão!

    Por aqui o baile tá comendo solto, os coronés estão logo alí na porteira e logo logo, quando a roda girar ao contrário, vai ter gente achando que tudo está danado de bão. Acorda PT, ou será isto que você quer que aconteça?

    E vamos nessa.

  44. Avalio Dilma mais sensata do que Gabrielli na compra em Pasadena

     

    Luis Nassif,

    Você quer entrar na briga como um Tertius. Só que é muito cedo para ser o Tertius no caso. E, além disso, os seus textos sobre a compra da refinaria em Pasadena pela Petrobras têm uma leve tendência a ser crítico da presidenta Dilma Rousseff e defensor de José Sérgio Gabrielli Azevedo. Embora, o Tertius seja mais um oportunista, ou talvez em razão do oportunismo, não fica bem para ele aparecer como favorável a um determinado grupo.

    Não dar para ser Tertius ainda mais um Tertius com viés e, além disso, você deveria ter sinalizado para a briga entre o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli de Azevedo e a presidenta Dilma Rousseff lá no início em que a questão foi levantada. Não que esteja errado você apontar para a briga, mas que fique claro que você chega tarde na caracterização do imbróglio e quando você veio você já trazia o viés.

    Sobre o seu viés que é antigo, eu destacaria no dia de hoje alguns posts. Além deste seu post “A guerra dos Rose, entre Dilma e Gabrielli” de terça-feira, 22/04/2014 às 12:32, há ainda o post “Dilma insiste em alimentar polêmica com Gabrielli sobre Pasadena” de terça-feira, 22/04/2014 às 08:36, transcrevendo a matéria do jornal O Globo intitulada “Dilma rebate Gabrielli e diz que atas de conselho provam a sua versão” de autoria de Paulo Celso Pereira. No caso do post “Dilma insiste em alimentar polêmica com Gagrielli sobre Pasadena” o único viés que é por sua conta é o do título do post. E destaco também o seu post “O etanol e o samba de uma nota só da política econômica” de terça-feira, 22/04/2014 às 06:00.

    O endereço do post “Dilma insiste em alimentar polêmica com Gabrielli sobre Pasadena” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/dilma-insiste-em-alimentar-polemica-com-gabrielli-sobre-pasadena

    E o endereço do post “O etanol e o samba de uma nota só da política econômica” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-etanol-e-o-samba-de-uma-nota-so-da-politica-economica

    Bem há um terceiro e interessante post que vale ser mencionado aqui. Trata-se do post “Os números atuais de Pasadena” de terça-feira, 22/04/2014 às 07:46, aqui no seu blog e originado de comentário de Rubim. O endereço do post “Os números atuais de Pasadena” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/os-numeros-atuais-de-pasadena

    Bem, não se trata de um post de sua autoria, mas, de certo modo, o post “Os números atuais de Pasadena” pode ser visto como um post favorável a José Sergio Gabrielli de Azevedo. Os números apresentados por Rubin mostram que em cinco anos a refinaria de Pasadena ficará lucrativa. Eu ia até dizer que o post “Os números atuais de Pasadena” não seria totalmente favorável a José Sergio Gabrielli de Azevedo porque eu lera nele que “no contencioso com a Astra na Justiça americana, a Petrobrás ainda conseguiu um preço melhor pelos restantes 50% da Astra”. Voltei ao post atrás desta informação, mas não a encontrei no post. Na verdade a frase que eu transcrevi está no comentário de Jorge Vieira que ele enviou terça-feira, 22/04/2014 às 08:47, para junto do post “Os números atuais de Pasadena”.

    Parece-me, pelo que eu tenho lido, que a Petrobras fora totalmente derrotada na justiça. E sendo assim o preço teria ficado mais alto do que se a Petrobras não tivesse recorrido. Este talvez seja o ponto em que muito provavelmente a Dilma Rousseff tenha errado. Se a Petrobras recorreu à justiça por pressão da presidenta Dilma Rousseff, e se o preço ficou maior com o recurso ao judiciário americano, haveria ai um ponto a se ficar a favor de José Sergio Gabrielli de Azevedo.

    No entanto em relação à decisão da presidenta do Conselho de Administração da Petrobras de dizer que só ficou a favor da compra porque houve omissão das cláusulas no resumo, eu penso que ainda que seja praticamente impossível se voltar no tempo, sem levar o conhecimento do futuro, a ideologia de Dilma Rousseff dificilmente aceitaria que a Petrobras uma empresa pública estivesse em consórcio com uma empresa privada em que se asseguraria um determinado rendimento à empresa privada.

    Creio até que José Sergio Gabrielli de Azevedo tenha instruído Nestor Cuñat Cerveró a não informar sobre as cláusulas, pois imaginou que se Nestor Cuñat Cerveró informasse ao Conselho de Administração da Petrobras a ideologia da então presidenta do conselho de Administração da Petrobras iria ficar contra a aquisição da refinaria de Pasadena pela Petrobras e se perderia um grande negócio para o Brasil.

    Eu creio que a origem da desavença entre José Sergio Gabrielli de Azevedo e a presidenta Dilma Rousseff, e que levou a substituição de José Sergio Gabrielli de Azevedo, na presidência da Petrobras se prende a ausência das cláusulas no resumo repassado ao Conselho de Administração da Petrobras. Aliás o que eu expus acima é semelhante ao que eu venho dizendo de modo um tanto implícito desde o início desta discussão e que recentemente, em comentário enviado comentário sexta-feira, 18/04/2014 às 02:48, eu deixei de modo mais explícito junto ao post “Começaram as interpretações da fala de Cerveró” de quarta-feira, 16/04/2014 às 15:52, e de autoria de Luis Nassif. O endereço do post “Começaram as interpretações da fala de Cerveró” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/comecaram-as-interpretacoes-da-fala-de-cervero

    O meu comentário junto ao post “Começaram as interpretações da fala de Cerveró” fora endereçado ao Autonomo em comentário enviado quinta-feira, 17/04/2014 às 08:31, em uma troca de comentários entre ele e Alfredo Machado e que se iniciou com outro comentário de Autonomo enviado quarta-feira, 16/04/2014 às 19:27. Do meu comentário eu retiro a seguinte passagem:

    “Creio que é sobre critérios subjetivos que há discrepância entre a avaliação da Dilma Rousseff e a de Nestor Cerveró. A presidenta Dilma Rousseff defendeu que se tivesse recebido a tempo a informação completa não aprovaria a decisão de compra da refinaria e o Nestor Cerveró considerou que mesmo com as cláusulas, a compra da refinaria de Pasadena teria sido um bom negócio. A questão dos critérios subjetivos é que Dilma Rousseff pensa na compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras como uma compra feita por empresa estatal. Nestor Cerveró, se procedeu com honestidade, isto é, se ele não defende um interesse escuso, e pela manifestação dele no depoimento dele, que assisti apenas no resumo feito pelo Jornal Nacional, ele não me parece ter defendido interesses escusos, pensa na compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras como uma compra feita por empresa da iniciativa privada que tem que crescer e auferir mais lucros.

    A razão da presidenta Dilma Rousseff dizer que com a informação completa ela ficaria contra a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras reside no fato que ela não toleraria uma cláusula em que uma empresa estatal asseguraria a uma empresa privada uma margem de lucratividade. Então, se ela pudesse voltar ao passado sem o conhecimento do presente, e fosse informada da cláusula da lucratividade para a Astra, ela provavelmente pela índole (ideologia) dela não concordaria com a compra”.

    Ficou repetitivo o que eu disse com o que já havia escrito antes neste comentário. De todo modo, além de mostrar uma opinião minha já velha eu fiz questão mais de salientar que embora negócios como esse sempre se sujeitam à apropriação indevida de dinheiro público, o negócio não parece ter-se encaminhado neste sentido. E ao contrário do que preconiza Alexandre-Weber-Santos-SP que, em comentário enviado terça-feira, 22/04/2014 às 18:01, aqui para este post “A guerra dos Rose, entre Dilma e Gabrielli”, diz que se não existir corrupção a questão deve ser encerrada, os órgãos de controle tem atuação permanente e, portanto, nunca encerram uma questão antes do prazo de decadência de controle dos atos públicos. É claro que se trabalha com indícios ou com denúncias e muitas vezes mesmo existindo sejam os indícios sejam as denúncias e mesmo sendo objetiva a corrupção, ela ainda assim pode não ser detectada.

    E que se ressalte aqui que eu sempre foi mais rigoroso com um governo por o considerar incompetente do que por o considerar corrupto. Reconheço, entretanto, que salvo circunstâncias muito especiais não há como avaliar objetivamente a incompetência de um governo, enquanto a corrupção pode ser objetivamente constatada. É claro, em quaisquer circunstâncias em qualquer governo, comprovada a corrupção, eu não vou ficar a favor de um governo mesmo que ele venha adotando políticas com as quais eu concorde. Considerei competente um governo que adota políticas com as quais eu concordo porque normalmente este é o critério que todos usam para avaliar um governo como competente.

    E por fim considero que se eu pensasse como a presidenta Dilma Rousseff e as cláusulas fossem levadas ao conselho de Administração da Petrobras, eu provavelmente não apoiaria a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras e hoje não se estaria chorando sobre o leite derramado e o Brasil não teria uma grande refinaria na foz do rio Houston.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 22/04/2014

  45. re

    É incrível quando acontece algo que possa arranhar a imagem do Pt do LL ou Dilma , a militância do PT entra em rede social para defamar quem quer que seja. Ora meu Deus . Pasadena  é fato , mais de 1 bilhão foi para ralo.”É uma escola que não chega, um hospital que não chega”. E eles dizem que são melhores que os outros para fazer negócios. Não querem largar o osso de jeitos nenhum . Pobre de nós que em troca do esmolão teremos que atura-los pela eternidade

    1. “Pasadena  é fato , mais de 1

      “Pasadena  é fato , mais de 1 bilhão foi para ralo”. JN detected. Depois de ver a entrevista inteira de Gabrielli eh puro mau caratismo esse papo de 1 bilhao. Eh muita mah vontade para ver o inimigo longe…putz grila.

  46. Não assisti o filme ao qual é

    Não assisti o filme ao qual é feito a analogia, mas no caso de Dilma e Gabrielli eles sabem muito bem por que e pelo que  estão brigando.

    Não chegaram onde chegaram por serem idiotas, muito pelo contrário. Não são pessoas que brigariam por nada ou simplesmente por seus egos. Se não soubessem engolir sapos quando lhes é conveniente já teriam ficado pelo caminho há muito tempo.

    Meros comentaristas de blog querendo dar conselhos a esses tipos de animais políticos chega a ser cômico.

     

  47. Vcs nunca…

    …trabalharam em um ambiente / situação, em que um chefe que fez uma c… joga a responsabilidade pra cima de um subordinado, mas:

    1) todo mundo aqui é altamente qualificado, especializado, pós-doutorado, nunca passou por essas vicissitudes de peão;

    2) o cara que foi presidente da Petrobras não é um zé mané qualquer que vai botar o galho dentro assim.

    Ai em Marte, onde vcs vivem de disputar vaidades em cada caractere postado, pode não ser assim, mas aqui no mundo real, é.

     

     

  48. querra dos rose

    Caro Nasif !!! o sr. tem toda a razão, tem tudo a ver esta analogia…

    Mas isto tudo sobre a Petrobras e apenas a ponta de um imenso lar de lama.

    Pois não é só a Petrobras que foi leiloada politicamente, tem a Eletrobras, o BNDS, CAIXA ECONOMICA FEDERAL

    e por que não dizer do escandalo que se aproxima do climax o tão respeitado não só no Brasil nas no exterior tambem,

    o IBGE que esta sendo sucateado, assim como a POLICIA FEDERAL.

    Estes problemas criados pelo governo do PT. vão ditar o rumo da campanha eleitoral que se arpoxima.

     

    1. comentário

      Voce tem toda razão. A grande pena é que o grosso da população é enganada pelas esmolas, mas com o tempo estão começando a entender.

      Além de todo este leilão politico temos as grandes asneiras feitas. O rolo compressor da base é ignorante e não debate nada só obedecem como ovelhas.

      A votação da reserva raposa serra dourada, foi o exemplo, Aldo Rebelo em entrevista comentou que a maioria dos deputados da base sabiam dos erros e do que aconteceria mas aprovaram porque era um projeto da Presidência.

      Outra fato foi a mudança do marco regulatório do Petróleo, voltando o monopólio da Petrobrás, o mercado nesta area ficou parado sem leilões de 2007 ao final de 2013, 6 anos perdidos. Todos os invetimentos de multinacionais sumiram no setora praticamente nestes anos.

      A criação da Petrosal mais uma estatal ineficiente a troco de nada. O modelo poderia continuar a ser em vez de barris de petroleo no présal, simplemente aportes em dinheiro equivalente ao Tesouro.

      Politica industrial nula. Financiamento do BNDES privilegiando os grandes negócios e até governos internacionais em obras de duvidoso retorno para o Brasil.

      E os grandes erros vão por ai afora.

      Agora fico atemorizado com o marco regulatório da Internet aprovado nestes dias no rolo compressor de novo pela pressão do executivo.

  49. Nassif,
    Agora sim, acho que

    Nassif,

    Agora sim, acho que caiu a sua ficha sobre a questão. Perfeito a análise

    Só uma observação, a cláusula Marlim visa proteger a Astra Oil porque o contrato estabelecia que 70% do Petroleo processado seria da Petrobrás, que poderia transferir o lucro da refinaria para a petroleira. Seria aplicada se fosse ultrapassada uma diferença mínima de preços entre o petroleo pesado e leve, o que nunca ocorreu

  50. Para o povão em geral o PT

    Para o povão em geral o PT acabou com a Petrobrás. Ouvi isto até no velório do meu pai, mas não estava com ânimo de debater e deixei pra lá, só saí de perto pra não me aborrecer mais do que já estava.

    1. Pêsames

      Oi Nilva!!!

      Imagino a tristeza que vc deve estar sentido, e sei que nada que eu disser aplacará a sua dor.

      Portanto só posso desejar  muita força e fé.

      Que DEUS esteja contigo.

      NAMASTÊ!!!

       

    1. Tem pessoas que se expõe ao

      Tem pessoas que se expõe ao ridículo sem o menor constrangimento, talvez por isso ocultem seus nomes.

      Neste caso, como trata-se de um profissional, podemos dizer que se passar por um idiota completo, são ossos do ofício.

  51. Quanta bobagem por causa de

    Quanta bobagem por causa de uma refinaria que já está começando a dar lucro e que não restou provado nenhuma corrupção na sua compra. Esses dois estão entrando no jogo da imprensa “amiga” e da trollaiada desesperados porque sabem que vão perder a eleição. Vejam bem, Dilma e Gabrielli, não vale a pena fazer o jogo da turma da tempestade em copo d’água em prol da eleição que já está perdida para eles, nem ficar batendo palmas para doido dançar. E lembrem-se, na Guerra dos Rose, os dois morrem no final.

  52. A imprena bandida só fala dia

    A imprena bandida só fala dia e noite sobre ASTRA, ASTRA, ASTRA. Sobre a ALSTOM ela não fala nem a pau. Onde tem corrupção efetiva, comprovada de tucanos ela simplesmente faz cara de paisagem.

  53. Petrobras

    Se é tão simples assim como quer induzir a coluna, “uma aposta errada na compra de uma refinaria ” porque não deixam abrir a CPI? O PT competente vai lá se defende , fica tudo bem, e ganha a eleição de barbada. Porque preferem o desgaste da discussão , com sérios prejuízos na eleição, do que ir a CPI explicar tudo direitinho , como a coluna diz que foi, e saem como heróis, guardiões da Petrobras? Qualquer executivo que fizesse uma transação como esta sairia pela porta dos fundos de qualquer Empresa, a Sra.Dilma pode, o PT pode, e tudo normal, só que o Brasil não agüenta mais 4 anos de incompetência .

  54. Pasadena.. passa…

    PML: OPOSIÇÃO COMEÇA A PERDER EM PASADENA

    :

     

    Colunista da Istoé diz que dados dos últimos dias mostram que a compra da refinaria norte-americana foi um negócio menos feio do que se divulgou; segundo ele, Sérgio Gabrielli, que presidia a Petrobrás no momento da compra, colocou um dado importante: lembrou que em 2014, com a nova conjuntura econômica americana, Pasadena deu um lucro de US$ 54 milhões num único mês

     

    23 DE ABRIL DE 2014 ÀS 08:48

     

    247 – O colunista da Istoé Paulo Moreira Leite diz que a oposição começa a perder a batalha pela criação da CPI da Petrobras diante dos dados divulgados recentemente sobre a compra a de Pasadena. Leia: 

    OPOSIÇÃO COMEÇA A PERDER EM PASADENA

    Dados dos últimos dias mostram que a compra da refinaria norte-americana foi um negócio menos feio do que se divulgou

    O governo mostrou-se desarticulado e dividido no debate sobre Pasadena, assunto que a população acompanha de olhos atentos – justamente por compreender o lugar da Petrobrás no desenvolvimento do país.

    Ocorreram acusações e cobranças que só beneficiam os adversários de Dilma-Lula.

    O balanço de três semanas de denúncias mostra que aí reside o maior risco.

    O debate sobre a compra de Pasadena (eu acho esquisita essa mania de falar Pasadíiina, com pronuncia inglesa para uma palavra castelhana) está ficando mais claro do que parecia no início. 

    E isso não é bom para a oposição, que queria transformar o negócio no escândalo de entrada da sucessão presidencial.

    Não sou especialista em petróleo e por isso evitei fazer comentários e observações antes da poeira baixar. Diante dos dados surgidos nos últimos dias, a pura lógica comercial permite considerar que a compra de 50% da refinaria, entre 2006-2007, era um bom negócio.

    Tanto é assim que, quando surgiram as primeiras divergências, os belgas se ofereceram para desfazer a compra e pegar a empresa de volta. Se fosse aquele mico escandaloso, do qual teriam tido a chance de se livrar aplicando um conto do vigário no governo brasileiro, a reação natural seria de deixar a Petrobrás com o prejuízo, vamos combinar.

    Em vez disso, em 2007 os belgas fizeram duas tentativas para desfazer o negócio. Engraçado, não?
    Também parece claro que boa parte dos esforços da oposição para criminalizar o diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró não funcionaram. 

    Cerveró deu um depoimento firme e consistente no Congresso, a tal ponto que os deputados do PSDB e do PSB foram embora trocando sorrisos amarelos.

    No esforço para seguir justificando a convocação de uma CPI exclusiva para debater o caso, um deles chegou a dizer que nesta situação seria mais fácil promover um massacre sem apelação do depoente.

    Quanto espirito cívico, quanta preocupação para esclarecer um negocio de US$ 1,2 bilhão, não é mesmo?

    Em sua entrevista ao Estado de S. Paulo, Sérgio Gabrielli, que presidia a Petrobrás no momento da compra e assume sua responsabilidade pelo que ocorreu, colocou um dado importante. Lembrou que em 2014, com a nova conjuntura econômica americana, Pasadena deu um lucro de US $ 54 milhões num único mês.

    Fazendo uma projeção linear de ganhos futuros, Gabrielli argumentou que, a seguir nesse ritmo, em dez meses o prejuízo do negócio terá sido coberto. Pode ser otimismo excessivo, claro. Mas, como nada indica uma recaída no crescimento norte-americano nos próximos meses, a projeção faz sentido.

    Coube a Gabrielli esclarecer um ponto importante sobre a compra. Lembrou que grande parte do custo final se refere ao que a Petrobrás teve de pagar a Astra Oil por decisão da justiça norte-americana. Estamos falando de conflitos jurídicos, que tiveram um resultado desfavorável, e não de pagamentos feito voluntariamente, numa insinuação que tinha a finalidade de dar a impressão de que tudo havia sido uma compra superfaturada e a partir daí sustentar …você sabe o que.

    Ninguém precisa imaginar que não podem aparecer novos esqueletos no armário da Petrobrás. Não se sabe, até agora, o que se apurou em torno dos negócios de Paulo Roberto da Costa, o ex-diretor que se encontra preso. Também não se sabe se os R$ 10 bilhões do doleiro Alberto Youssef podem trazer informações relevantes a respeito. É preciso aguardar pelas investigações.

    O que está claro, hoje, é o lugar da oposição e do governo.

    Com apoio de empresários que desde a fundação da Petrobrás se dedicam a combater o monopólio estatal do petróleo e defendem a privatização da empresa, a oposição contou com muitas mãos amigas para encenar um teatro que não lhe cabe.

    Fingir que quer defender a empresa quando sua história e seu discurso aponta na direção contrária. Não custa lembrar que em 2003 o patrimônio em Bolsa da Petrobrás se encontrava em US$ 15 bilhões e que hoje vale US$ 180 bilhões.

    Ou seja: se for para fazer brincadeiras estatísticas, a oposição ainda deve R$ 165 bilhões. 

    Em qualquer caso, é bom relativizar o valor da Petrobrás na Bolsa. A remuneração de acionistas não pode ser o único critério para se julgar o desempenho de uma empresa que não é um investimento privado igual a tantos outros, mas foi formada com recursos da população – ou do contribuinte, com diz a turma do impostômetro. Sua finalidade é atender à necessidades do país e não enriquecer acionistas. 

    A verdade oculta sobre a desvalorização da Petrobrás consiste em dizer que ela deveria reajustar o preço dos combustíveis, o que deixaria seus acionistas felizes. Pode ser. Muita gente gosta de lembrar que milhares de assalariados investiram seu FGTS em ações da Petrobrás e agora perdem patrimônio. Verdade.

    Mas um salto para equiparar o preço dos combustíveis ao mercado internacional teria efeitos daninhos para as famílias de trabalhadores, também. Os preço dos alimentos e dos principais bens de consumo iria subir consideravelmente, criando dificuldades no orçamento doméstico, aqui e agora, além de gerar novas pressões inflacionárias.

     

  55. TROPA DE CHEQUES

    Pelo tamanho e “qualidade” dos membros da “tropa de cheques” em torno de Passadena.

    Chego a conclusão de que ela realmente pós privatização mexicana, se tornou a menina dos olhos das petrolíferas americanas.

    Vide mapa do STANLEY BURBURINHO.

    Donde se conclui hoje que: quem fez mau negócio foi a ASTRA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador