A insubordinação e a quebra de hierarquia no Judiciário e no Ministério Público

Tornou-se fato sabido e confirmado que uma promotora do Distrito Federal solicitou quebra ampla, geral e irrestrita de sigilo telefonico do Palácio do Planalto.

Assim, o Ministério Público, através de um dos seus membros, atenta e comete um crime contra o Estado Brasileiro, ao solicitar quebra de sigilo da Presidência da República sem amparo funcional e legal para isto, e sabendo, /*por dever de ofício*,/ que apenas ao Procurador-Geral da República é dado o poder de investigar a Presidência da República, nos limites estritos da Constituição e das Leis.

O Poder Judiciário, através de um dos seus juizes, sabedor, /*por dever de ofício*,/ da flagrante ilegalidade e inconstitucionalidade do pedido, em vez de repeli-lo, chamar a atenção e denunciar a tentativa de crime contra o Estado Brasileiro por parte do membro do MP, ignora a tentativa criminosa e criminosamente dá sequencia legal ao pedido, encaminhando-o ao Presidente do Supremo Tribunal Federal.

O Presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, sabedor, */por dever de ofício/*, da flagrante ilegalidade e inconstitucionalidade do pedido, não toma as atitudes a que é obrigado, pela Lei e pela Constituição, de rejeitá-lo de imediato, repreender o juiz da VEP e ordenar que seja investigado, e solicitar do Procurador-Geral da República, Chefe do Ministério Público, a imediata investigação da quebra de hierarquia do membro do MP em questão.

O mesmo ministro Joaquim Barbosa, que há pouquíssimo tempo /aprovou a insubordinação e quebra de hierarquia /praticada pelo mesmíssimo juiz da VEP, ao questiionar diretamente um Governador, poder atribuído pela Constituição apenas ao STJ e ao STF, no Poder Judiciário. /E que, inclusive, mandou arquivar o procedimento disciplinar aberto no TJ-DF contra este juiz da VEP, incentivando assim a insubordinação e quebra de hierarquia no Poder Judiciário/.

O Chefe do Ministério Público, o PGR Ricardo Janot, não demonstra ter tomado qualquer iniciativa contra o membro do MP que, insubordinando-se e quebrando a hierarquia do MP, /arvorou-se as funções do próprio PGR /numa tentativa de crime contra o Estado Brasileiro, nos seus três poderes constituintes. Detentor da iniciativa penal, tampouco toma atitudes contra o juiz da VEP, e nem mostra que tenha, pelo menos, solicitado informações a respeito do TJ-DF e do Supremo Tribunal Federal.

A Presidência da República e o Congresso Nacional, talvez aguardando as iniciativas claramente devidas pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público, se mantêm em silêncio.

Fica a pergunta: o Presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa pode, impunemente, abrir as portas da anarquia, ao aprovar a insubordinação e a quebra de hierarquia no Poder Judiciário e no Ministério Público ? 

 

 

Luis Nassif

91 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. JB vai fazer qualquer coisa

    JB vai fazer qualquer coisa que lhe der na telha, como é próprio de personagens de sua natureza. O remédio para isso é uma dose mamute de rivotril. Para JB, ou para nós.

      1. Pois é,ele já mostrou que

        Pois é,

        ele já mostrou que está disposto a fazer o der na telha para depois se colocar na posição de vítima do pt, pt, pt na remota hipótese de este reagir. E o pessoal do pt, pt, pt, ainda não entendeu o jogo. Acham, os cavalheiros, que juridicamente vão resolver o assunto.

  2. Taí, esse é o resumo da

    Taí, esse é o resumo da situação que estamos vivenciando. Vamos ver se ainda aparece alguém alegando uma suposta estratégia dos movimentos sociais, partidos e parlamentares de esquerda. Além disso, continuamos aguardando a opinião da OAB sobre tudo isso…

  3. Uma hora a casa cai

    De tanto sapar as estruturas da nossa combalida República, uma hora a casa cai. Desde que não seja na nossa cabeça…

  4. joaquim barbosa… exemplo de trampa golpista!

    Então o joaquim barbosa é, no mínimo, cúmplice do crime.

    Ou será o  mandante?

    Considerando o histórico… o psico-batman deve boas explicações.

  5. Presidência da República na mira da espionagem

    “Num país em que o presidente do Supremo Tribunal Federal se vê objeto de escutas telefônicas clandestinas, não há dúvida de que o direito à privacidade, garantia fundamental num regime democrático, encontra-se ameaçado.”
     
    Esta foi abertura do editorial da Folha de São Paulo, em 1 de setembro de 2008, a respeito de uma suposta gravação de um suposto telefonema do então senador Demóstenes Torres ao então presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. A tal gravação da suposta conversa nunca apareceu e todas as investigações concluíram que ela nunca existiu. Demóstenes Torres, depois se soube, era cúmplice do bicheiro Carlinhos Cachoeira e foi cassado.
     
    Hoje – 13 de abril de 2014 – ficamos sabendo que há fortes indícios, incluindo documentos assinados, de que a promotora Márcia Milhomens Sirotheau Corrêa, do Distrito Federal, tentou, através de um ardil, grampear ilegalmente os telefones do Palácio do Planalto. Não está claro se o STF tomou conhecimento deste ardil. Esperamos que seu atual Presidente, o ministro Joaquim Barbosa, se manifeste sobre a extrema gravidade do fato.
     
    Esperamos também editoriais indignados sobre esta grave ameaça ao regime democrático.

    http://www.casacinepoa.com.br/o-blog/jorge-furtado/presidência-da-república-na-mira-da-espionagem

     

  6. Se conderam SEM

    Se conderam SEM PROVAS…. 

    Insubordinação é cafezinho…

    Daí pra pior!

    De novo eu digo!

    O próprio José Dirceu ajudou a criar esse ambiente nojento, asqueroso no STF.

    Lula teve toda a boa intenção do mundo em querer um negro no STF, hoje sabemos que STF não é lugar para cota racial.

    Dilma queria colocar mulheres… se não fosse o Mensalão iria colocar mais duas mulheres no STF…

    Ainda bem que acordaram…

    O que não falta no STF é canalha, aliás nunca faltou!

    Gilmar, Joaquim e Fux… ninguém merece!

    Agora aguenta… infelizmente.

  7. Quando o Lula aceitou o

    Quando o Lula aceitou o esporro do gilmar, no caso do falso grampo, sem dar um chega-pra-lá no meliante, deu sinal de que qualquer um pode invadir o poder e prerrogativas constitucionais do Presidente da República.

    O episódio deixou claro que era a disposição dele dar continuidade ao estilo “lulinha paz e amor”. A sucessora só deu sequencia. Tudo pela tal de “governabilidade”.

    Não ter exercido o poder que lhe foi conferido pela maioria da população deu nisso (além de ser crime).

    E ficam os petistas reclamando quando se fala desse tipo de tibieza e covardia. 

    Faz parte da estratégia do PT, para se manter no poder, lotear algumas parte dele, poder, para qualquer um… Essas partes podem ser representadas por meio de “doação” de ministérios e outros cargos de primeiro/segundo escalão. Aí, baixam a cabeça, põem o rabo entre as pernas para “não criar confusão”.

    Exemplo? O julgamento do mensalão. Engoliram a maior farsa do judiciário caladinhos, cordeirinhos, em nome da “governabilidade” e “para não arrumar confusão com a Casa Grande”. Queimaram quadros do partido, sem dó nem piedade, para manter essa estratégia “vencedora”.

    Quem aceita que governos estrangeiros declarem que espiona tudo o que o governo faz e que vai continuar espionando, é capaz de aceitar coisas impensáveis.

    E, provavelmente, teremos de conviver com isso por mais 4 anos.

      1. Será?
        Não seria uma situação

        Será?

        Não seria uma situação na qual só queremos ver o que está posto?

        Não poderiamos exigir (sim, exigir!), alternativas melhores?

        Já vi candidatos perderem por que, diziam que, “não tinham voto” mesmo tendo qualidades.

        Pode isso? Como assim?

    1. Luiz Cesar, você tem toda

      Luiz Cesar, você tem toda razão.

      Não é apenas Dilma que se acovarda, e quando se fala em protestar contra a parcialidade nos noticiários das emissoras, candidamente diz que a solução não está na regulamentação da TV, mas sim no “controle remoto”.

      A “tenho medo” Regininha Duarte comemorou esse pronunciamento  da presidenta que orgasmos pessedebistas.

      Não, não é só Dilma. Lula, ele mesmo, que engoliu umn seco as acusações infundadas que Gilmar Dantas/Mendes lhe fez sobre grampos telefônicos, também fica de boca fechada quando a oposição e a grande imprensa inventam, um após outro, factóides para desmoralizar os governos petistas.

      Não é de espantar que o ator José Abreu, petista de quatro costados, tenha protestado pela atitude passiva, covarde do PT diante das arbitrariedades cometidas pelo STF e o Judiciário com Josê Dirceu, José Genoino e demais réus petistas na farsa que foi a AP 470.

      Esses petistas, eleitos por um povo que neles acreditou e ainda, se não acredita, pelo menos espera que tomem alguma atitude, estão demonstrando ser uns bundas moles, uns pamonhas, um bando de masoquistas que gostam de apanhar.

  8. Ministério da Justiça e ABIN

    Para que serve o ministério da justiça e os arapongas da ABIN?

    E tudo fica por isso mesmo?

    O governo fica calado?

    Não é um governo de merda?

    Pensando bem acho que Lula, Dilma e todo o PT tem um medo extremo da direita. Um bando de gagões que só põem o galho dentro. Até agora só o PC do B que está neste governo encarou de frente a direita. O resto finge que não existe e vive de aproveitar as mordomias do poder.

  9. Garras do Judiciário….

    Todos PREVARICAM e fica por isso mesmo! Não falta muito, pelo andar da carruagem, e estaremos sendo governados pelo Poder Judicário, tudo isso  graças à incompetência e leniência do nosso Senado.

    1. Qual a função do zé?

      A função do zé ninguém sabe. Será que ele tá lá para dizer que atualmente não existe ministro da justiça no Brasil?

      1. O ministério da justiça, o

        O ministério da justiça, o ministério, não tem atribuição nenhuma atualmente. Sobretudo na mão do pt, pt, pt. Nem na PF ele dá pitaco. Nem no cade. Se falar qualquer coisa é stalinismo pra cá, fidel, cuba pra lá; uma loucura.

  10. se JB conheceu da estrada e não impediu…

    desejou que seguissem com a insubordinação ou, no meu entender, uma tentiva de golpe

    perigo maior: todas as estradas levam ao STF

     

  11. vergonha

    O Brasil tem juizes e orgaos judiciarios, mas nao possui UM poder judiciario, para isso precisaria ter um Estado desenvolvido, o Brasil ainda tem um Estado (pelo menos em parte) disfuncional, ineficiente pela sua imensa buRRocracia e unificado no papel, na pratica eh fragmentado, por tras da informatica da receita federal, existe algo ainda meio medieval com os “donos do poder” se apoderando de um orgao como se fosse um pedaco de terra a se constriur seu castelo. 

  12. A marcha da bundamolice.

    O poder tornou o PT esse aglomerado de carneirinhos conformados e assustados.

    Não é nem sombra do PT dos 80/início dos 90. 

    Muita batalha, muita luta, muita determinação e coragem para chegar ao poder. Tem agora o poder, não tem? Tem a maioria da população brasileira ao seu lado, confere? Então por que catso não exercer o poder? Por que ficar levando botinadas de qualquer funcionário público? Sendo confrontado por qualquer subalterno de quinto escalão?

    Só vejo a essas alturas uma solução: Zé Abreu para presidente!!

    1. Sinto-me desprotegido pois o

      Sinto-me desprotegido pois o meu partido transformou-se em uma glomerado de covardes que tem medo de exercer o poder, e irradia este sentimento aos ouitros poderes, que fazem o que bem querem, pois sabem que não haverá reação. Até quando aguentaremos esta covardia?

  13. Justiça que provoca injustiças

    Tudo vai ao encontro da celebre frase de Montesquieu: “A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos.” Permitem injustiça a um individuo, protagonista de toda a situação, agora esses que ocupam cargos na justiça ou ligado a esse poder, podem atuar com ameaça a todos. Permitir a injustiça contra um, aquele que atua com injustiça se sente com o poder de atuar contra todos, bem, aqui foma-se o autoritarismo. Isso é o que está caracterizado. Uma tentativa de ditadura de um órgão do judiciário que atua contra o equilíbrio dos três poderes e contra a democracia. Lamentável…

  14. O Judiciário Brasileiro está corrompido!

    Isso só mostra que o Judiciário Brasileiro está corrompido! Tomado por foras da lei, que pelo que tudo indica, já formaram uma quadrilha com o objetivo de derrubar as bases da democracia brasileira. Se o Ministério Público é capaz de pedir a quebra de sigilo de toda a cúpula do governo instalada no Palácio do Planalto, incluindo o sigilo da Presidente da República, com a anuência do Judiciário, imagina o que o mesmo não pode fazer contra um cidadão comum como eu? Faz-se necessário uma atitude firme contra esse crime, cometido por um membro do Ministério Público e com a omissão da mais alta corte desse país, na figura de seu presidente Joaquim Barbosa. Falando em omissão, onde está o Senado que ainda não convocou a promotora e o presidente do STF Joaquim Barbosa para dar explicações sobre essa tentativa de golpe.

  15. Pasta e coordenadas erradas.

    Já tivemos um membro do MP que guardou uma denúncia do trensalão tucano numa pasta errada, agora temos outro membro do MP que pede a quebra de sigilo telefonico em coordenadas erradas. depois o TCU quer “enquadrar” a Dilma – e de quebra outros membros do Conselho de Administração da Petrobras – por ter tomado a decisão de autorizar a compra de Pasadena baseada num documento falho. E o PT bovinamente assiste a tudo isso. Vá dar a outra face pra bater assim lá em Jerusalém.

  16. Caro Nassif e demais
    Me

    Caro Nassif e demais

    Me desculpem vocês todos, mas não é o STF que está rompendo a Hierarquia, Dilma foi eleita, grupos de deputados, senadores etc, foram eleitos, mas a estrutura é a mesma.

    Dilma, e setores progressistas, é que estão rompendo a Hierarquia Quinhentista. Acontece com a Dilma, mas jamais aconteceria com FHC, ou ainda, com Alckmin em SP, ambos estão dentro da Hierarquia vigente.

    Há que se construir uma nova Hierarquia.

    A luta é muito maior do que, o que se vê.

    Saudações

     

     

  17. Acho que vai vir muita coisa

    Acho que vai vir muita coisa ainda pela frente, até as eleições de outubro. Barbosa vai deitar e rolar. Não digo nada se não chegar, em conluio com o MPE, a questionar a candidatura da Dilma.

  18. Não pode, mas…

    Fica a pergunta: o Presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa pode, impunemente, abrir as portas da anarquia, ao aprovar a insubordinação e a quebra de hierarquia no Poder Judiciário e no Ministério Público ?

    Não, meu caro Assis, definitivamente não pode, mas enquanto tivermos ocupando os dois principais poderes da república (legislativo e executivo), agentes que não têm noção da grandeza da função que ocupam e do juramento público que fizeram de defendê-la com ombridade e firmeza, o judiciário de Barbosa vai continuar, sim, aprovando insubordinações e quebras de hierarquia onde ele achar que deve.

     

    1. Simples, é GOLPE.
      Nos moldes

      Simples, é GOLPE.

      Nos moldes que ocorreu no Paraguai e em Honduras.

      Agora a tentativa de  golpe vem do poder Judiciário e do Ministério Público, o monstro, segundo Sepulveda Pertence.http://www.cartacapital.com.br/politica/criei-um-monstro.

      Frase lançada pelo advogado Sepúlveda Pertence, quando se despediu da função de procurador-geral da República (no governo Sarney): “Eu não sou o Golbery, mas também criei um monstro”.

      Vejam bem ( não estou a  defender o judiciário) que Joaquim, ex-procurador da Republica,  é oriundo do Ministério Público Federal.  Assim como Gilmar Mendes que é ex- procurador da republica e Marco Aurelio Mello ex-procurador do trabalho.

       

  19. mamãe Joana, liberou geral

    as polícias,

    como se fosse uma fortaleza do jogo do bicho, (nem a pau, juvenal) invadem a Petrobrás, 

    com  ordem de quem, mesmo? qual ministro foi sumariamente despedido? oue ficou por isso mesmo!!!

    o helicóptero do senador é apanhado com 60 MILHÕES de Reais em cocaina e já está todo mundo solto, ninguem foi indiciado, o crime não existiu?

    dia após dia, a mídia PRESStituta fez a maioria de meus amigos transbordarem de ódio, estão preparadinhos para o golpe, assim como em 1964.

    um único juiz, a seu talante, resolve prender (E TORTURAR) um conhecidíssimo cidadão, ao arrepio da lei, e ninguém (exceto os José de Abreu) e os senadores e deputados do PT (partido da presidenta da república) nada fazem a não ser “cara de macho alfa” na esperança de serem convidados para a “ilha de Caras”? para aparecer no Jô ou ainda para dar entrevista nas páginas amareladas?

    MOMENTO HARIOVALDO:

    será que para acabar essa bagunça teremos de chamar a quarta frota ou então eleger o mais preparado dos brasileiros, ÇERRA45?

  20. bom, se o ministro não faz o

    bom, se o ministro não faz o seu trabalho, que a presidencia da republica não se acovarde e exiga providencias e chame as falas o chefe do judiciario!

    pois da mesma forma como o Gilmar questionou o Lula quando do pseudo grampo, cabe agora a presidente Dilma exigir explicações e não ficar calada com medo de represalias!

    que tenha a dignidade que o cargo exige!

  21. Tenho impressão que essa

    Tenho impressão que essa semana será decisiva para o futuro do PT. Não dá mais para usar a politica do avestruz. A máfia jurídico-midiática perdeu a vergonha de vez. Os ataques agora são escancarados e escabrosos.

    Se Dilma, Petrobrás e o PT não reagirem energicamente, adeus paçoca!

    Se antes a mídia “testava hipóteses”, agora estão testando a coragem do governo e do PT. 

    Aprenderam com o PMDB. Ou vice-versa!  E estão gostando da brincadeira.

    A eleIção mais fácil da história pode se tornar um pesadelo para o PT.

    Espero que não estejam esquecendo a nova embaixadora americana em Brasília! Será que nossos “intrépidos agentes” da ABIN estão de olho nela? Ou acham que os americanos já não acenderam a luz de emergência ante a aproximação cada vez maior da indústria bélica russa com o Brasil e demais países da América Latina?

  22. Nunca pensei que ainda iria

    Nunca pensei que ainda iria sentir vergonha do Judiciário e do Ministério Público do meu país, mas é o que está acontecendo, e mais vergonha ainda de quem pode fazer alguma coisa contra tudo que está acontecendo e não faz nada. O Senado é o que mais envergonha a todos.

    1. STF

       Vc não se lembra daquela velhíssima piada sôbre a existência  de um Ministério da Marinha num país vizinho sem mar? Pois é, continua atualíssima.

  23. Vou aloprar

    Eis o motivo porque JB não se afastou do STF:

    Ele sonha com a deterioração da situação política nacional antes dele deixar a Presidência do STF, em novembro de 2014.

    De um lado as elites empresariais, a oposição partidária, a mídia oligopolista, setores do Judiciário e do MP impregnados de ódio contra o PT e contra a maioria da sociedade brasileira que nos últimos 11 anos apoiou os Governos Petistas à frente da União Federal, alguns Estados e muitas Prefeituras.

    De outro lado, um Partido dos Trabalhadores, minoritário no Congresso Nacional, que não fortaleceu e consolidou, depois das eleições de 2002, suas bases políticas junto às organizações de massa que o apoiaram, portanto, um Partido fragilizado que perdeu as condições de chamar a população para ocupar as praças e ruas.

    Entretanto, se, mesmo assim, a população entender que não há alternativa viável (e não há mesmo) ao Partido dos Trabalhadores que permita continuar implementando políticas em defesa do emprego, da renda, da habitação, da saúde, da educação, do transporte e da assistência social, mesmo que apenas satisfatórias e continuar votando no PT, estarão postas as condições para um Golpe de Estado como ocorreu em 1964.

    Só que, naquela ocasião, apesar da aprovação popular a Jango, os donos do Poder Econômico, fortalecidos pelo apoio do império americano, chamaram os militares, impregnados pela propaganda anticomunista, para ocupar o papel de capitão-do-mato.

    Hoje, não existem as condições objetivas para uma nova intervenção militar. O cargo de capitão-do-mato está vago. É neste quadro que os aventureiros procuram implementar suas ousadas jogadas no xadrez político nacional.

    A aposta, agora, será feita no Poder Judiciário. Este é o poder, por natureza, conservador, reacionário (muito mais que o poder militar), zeloso de suas prerrogativas e privillégios, de suas altas remunerações, por dentro e por fora, uma casta originária da monarquia, que tem desprezo pelo povo e que considera o Partido dos Trabalhadores uma ameaça ao seu “status quo” .

    JB não se afastou do STF, para tentar concorrer, nas próximas eleições, a algum cargo público, porque, espertamente, percebeu que ele seria apenas mais um barnabé à cata de votos e de financiadores de campanha.

    Na Presidência do STF, ele se coloca como um ator de 1ª grandeza, participando do jogo político com todo o poder que lhe confere o cargo. Ele se coloca como a alternativa que pode “legitimar” o golpe. Os militares apenas respaldariam o golpe civil em substituição a “esculhambação” que esta aí, como assim foi batizada a situação atual por um colunista da mídia velhaca.

    JB é um jurista menor, mas é mais maquiavélico e inteligente do que se imaginava. Ele e o grupo que o comanda, planejaram e executaram seu plano desde a sua escolha como relator da Ação Penal 470.

    Não vou descrever o plano (e sua execução) pois seria ocioso fazê-lo dado que todos já o conhecem. Mesmo aqueles que, até pouco tempo atrás, o chamavam de mais uma teoria conspiratória aceitam que uma ação orquestrada foi executada, pela cúpula do Poder Judiciário, a mídia velhaca e a oposição, para retirar o Partido dos Trabalhadores do comando do Poder Político Nacional, tendo como plataforma estratégica o julgamento da Ação Penal 470. o conhecido Mentirão.

    A ação planejada de antecipar a prisão política e manter José Dirceu em cárcere privado, como prisioneiro especial aos cuidados dele, JB, visa afastar o petista de qualquer possibilidade de realizar articulações políticas. José Dirceu é considerado o grande responsável por levar Lula e o Partido dos Trabalhadores ao poder. José Dirceu não irá para o regime semiaberto enquanto JB comandar, como um monarca, o Poder Judiciário. 

    Manter José Dirceu como seu prisioneiro político pessoal não é consequência apenas da vontade psicótica da mente perturbada de JB, como resultado de uma vingança pessoal, pelo fato de  ter tido de recorrer ao apoio de José Dirceu para conseguir ser nomeado por Lula e o PT para Ministro do STF.

    Faz parte da estratégia maior de conseguir acuar o PT até as eleições de outubro de 2014 e conseguir estabelecer as condições do golpe civil-midiático-judiciário, caso necessário, tendo como ocupante do cargo de capitão-do-mato, Joaquim Barbosa I.

    Ninguém imaginava, entretanto, que JBI e os poderosos que o comandam, teriam a ousadia de espionar a própria Presidência da República, conforme denúncia de Jânio de Freitas, à cata de informações privilegiadas, com o fim de se armar de um míssel de prata, capaz de derrubar a Presidenta da República, como a invenção de um telefonema da Presidenta Dilma em direção à Papuda, para manifestar solidariedade a José Dirceu. 

      1. “”Arrasou” 2, Escreveu tudo.

        “”Arrasou” 2, Escreveu tudo. As ações de Joaquim Barbosa só passam a ter sentido se analisadas por esse viés. Se por outro somente a loucura, 

  24. Desculpe a franqueza
     
    Mas

    Desculpe a franqueza

     

    Mas vou lembrar que quem colocou o JB lá no STF foi o Lula. Lula pode ter sido infinitamente melhor na política econômica e social do que o seu antecessor, mas se alguém errou com relação à nomeação de JB, foi quem nomeou.

    Um erro que custará muito caro ao futuro do PT, nomeação para o STF é seríssimo e não se pode errar nesta hora. Quando li que o Lula protelou a escolha por saber que haviam processos contra JB aí eu não acreditei mesmo no vacilo do Lula. Nomear Ministro do STF com processos na Justiça contra ele.

    Que o PT aprenda com os seus erros para não cometê-los sempre de novo.

    1. Se fosse só o JB…

      Lula nomeou nada menos de 8 ministros. Tirando o Lewandowski, foi infeliz, para dizer o mínimo, na indicação dos demais. Eis a lista:

      Eros Grau, Carlos Alberto Menezes Direito, Ayres Britto, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso, Joaquim Barbosa e Dias Toffoli.

      A Dilma começou com uma mancada extraordiária: o Fux. Depois se emendou com o Teori e o Barroso. Já a ministra Weber, por ora não se tem mostrado à altura do cargo.

      1. É fácil para nós criticarmos

        É fácil para nós criticarmos agora, mas como se pode prever qual será  o comportamento das pessoas em situações-limite?   Como Lula iria adivinhar que Joaquim Barbosa seria capaz dos atos torpes que está adotando? Até eu tive uma impressão favorável de Barbosa anos  atrás, quando ele bateu de frente com Gilmar Mendes (aliás, lembro que a mídia ficou contra Barbosa e a favor de Gilmar).

        Além do mais, encontrar gente com mentalidade  progressista nesse meio (o do judiciário) é muito difícil. Uma agulha no palheiro. E não é só no STF, também nas instâncias inferiores. Um dos méritos do julgamento da AP 470, para quem acompanhou o andamento e pode observar o comportamento dos personagens, desnudar a podridão que habita naquele universo.

    2. É uma simplificação tola

      É uma simplificação tola ficar culpando o Lula por tudo o que o Joaquim ou outro ministro que ele tenha nomeado, pelos seus comportamentos posteriores. O Lula queria um negro com currículo notável para o STF e o Joaquim preenchia os requisitos. Como o Lula disse na entrevista para os blogueiros progressistas, ele não pode ser responsável pelo comportamento do sujeito após a nomeação e nem havia “mensalão” naquela época. Oras, quem poderia prever que o Joaquim iria se tomar de ódios pelo Lula e pelo Dirceu e fazer o que fez? Só se o Lula tivesse bola de cristal.

      1. Não se trata de culpar
        Culpar

        Não se trata de culpar

        Culpar não leva a nada. O que foi feito não pode ser desfeito. Mas se trata de aprender com os erros passados.

        Devemos muito ao Lula sim, e a arte de escolher pessoas é dificílima. Mas é uma área que não se pode errar de jeito nenhum. E Lula deixava esta escolha toda à resonsabilidade de seu Ministro da Justiça, Marcos Thomas. Um candidato à Ministro do STF devia ser entrevistado pessoalmente pelo presidente da República. Ter a ficha analisada. Até uma candidata a cozinheira é entrevistada pessoalmente pela patroa antes de conseguir o emprego. E rejeitar qualquer candidato que tenha processos contra ele na Justiça.

        JB tinha até histórico de ter batido na própria esposa. Tinha vários processos. Seria tão difícil ter puxado este histórico na internet antes de nomear o Ministro? E se soubessem disto antes? Será que teriam nomeado? Não se pode confiar em uma pessoa sem analisar, cada cabeça uma sentença, tem de analisar muito bem os aliados, como diz um ditado bíblico “Os inimigos são os de tua própria casa”.São aqueles que se “dizem” aliados.

        Este foi o tendão de aquiles do PT. Acreditar nas pessoas e ser ingênuo. O Lula também disse que daria um cheque em branco para Roberto Jeferson, e deu no que deu. O PT fez alianças com o PMDB, acreditou em todo mundo. Uma mentalidade perigosa nos dias de hoje em nosso país.

        Mas o Lula tá perdoado e eu votaria nele de novo. Até porque não há ser humano que acerte em tudo, nem que seja perfeito. Espero que o PT aprenda a tempo, e que tenha humildade para aceitar esta crítica construtiva, porque a oposição já sabe disto muito bem.

    3. O sociopata eh um camaleao,

      O sociopata eh um camaleao, Quando almeja algo, eh sedutor, envolvente, penetra em qualquer estrutura que se propoe a entrar. Ai meu amigo, quando o poder lhe chega as maos. O monstro se manifesta. Infelizmente o nosso Judiciario e as Procuradorias estao infestados deles.

  25. E como fica a omissão, a

    E como fica a omissão, a covardia e a falta de coragem do ministro e do ministério da justiça em repudiar, punir e criar barreiras de segurança (junto com o judiciário) para que essa grave fragilidade do sistema seja reparada e não permita mais que portas vulneráveis da segurança, de qualquer poder, seja invadida por outro poder através de ações de malfeitos amplamente arquitetadas e premeditas com um fim específico, mas que devem ser consideradas e tratadas rigorosamente como um crime de grau superior de traição?

  26. A coisa está preta.

    Das duas, uma: ou os citados membros do MP e do Judiciário são extremamente incompetentes e ignaros e precisam voltar depressa pra faculdade para reaprender a matéria, ou eles formam, em um poder da República, uma camarilha perigosa – porque acima da Constituição e das leis – que coloca em risco a democracia brasileira, os direitos fundamentais  e o Estado de Direito tão duramente conquistados.

  27. Imaginem se na presidência da

    Imaginem se na presidência da república estivesse alguém do PSDB? No mesmo dia a mídia tradicional exigiria a imediata exoneração e prisão da promotora e do juiz – e talvez até do presidente do STF caso demorasse a agir. Infelizmente no Brasil de hoje estamos reféns de patifarias como esta, já que o congresso é totalmente omisso, incluindo a base de apoio ao governo, e o executivo morre de medo de enfrentar a mídia. Não fossem os sites e blogs na Internet e tudo isso já teria levado ao impeachment da presidenta Dilma.

  28. Estrategia

    A artimanha de usar este subterfugio para espionar a Dilma, parece coisa do estilo Cachoeira & Veja. Talvez  o JB ainda esteja  trabalhando junto com o PIG contra o governo, conforme a sociedade que mantinham no julgamento do mensalão.

  29. Caixa preta

    Já escrevi, por inúmeras vezes, e volto ao mesmo tema hoje. O judicíário é , de longe,  o pior poder da república. Ao lado do Ministério Público, o Judiciário constitui a maior caixa preta da república e é nele que depositam todas as fichas os golpistas brasileiros de plantão aí incluídos a mídia, o DEM, o PSDB e outros assemelhados. O assalto ao poder está nitidamente desenhado: denúncias avassaladoras na mídia, ampla repercussão dos chiliques inflamados da oposição e, para completar o quadro, vem uma ajudinha do MP e do Judiciário. Resta saber se o governo vai reagir ou vai permanecer fleumático e republicano enquanto é açoitado pela mídia em praça pública e flagrantemente desrespeitado por um dos poderes da república.

  30. vácuo de poder

    alguma dúvida de onde vieram os US$10.00 pagos pelo ap de ‘alto padrão’ em miami, comprado pelo presidente do stf?

    o atual pgr deve seguir a trilha do anterior que foi dezenas de vezes acusado de prevaricador e chantagista da tribuna do senado.

    onde está o ministro da justiça?

    tem ministro da justiça?

    onde está a presidente da república?

    tem presidente esta república?

  31. judiciário virou casa de mãe Joana

    Virou mesmo um bordel esse judiciário brasileiros. Só indo às ruas salvar a Dilma e o PT. Por medo de dar margem ao golpe, eles ficam sem ação. Só os movimentos sociais podem salvá-los: mas onde se escondem todos? Preocupante!!!

  32. acho que o judiciario é um

    acho que o judiciario é um poder a parte dessa republica… paira soberano sobre todos os outros poderes, sobre a sociedade. tem autonomia. é algo assim…

    1. vitalício

      E, diferente dos outros poderes, não foi eleito, não tem mandato definido. É cargo vitalício. Um poder à parte da democracia, a serviço da elite, e só dela.

      1. Falou e disse, Locatelli!

        Falou e disse, Locatelli! Estamos vivendo a ditadura do Judiciário. Está na cara que querem porque querem mandar e desmandar, à revelia da Constituição, pintando e bordando. Daqui há pouco estarão nomeando filhos e filhas de juízes e que tais para altos cargos – mesmo de juíz e até desembargador – sem concurso; mostrando estarem acima do bem e do mal. Isso não é nada bom!

  33. Arapuca Judiciária

    Nassif: é ai que mora o equívoco dos que pensam estar sendo manchada a imagem do Judiciário —não se mancha o que se funda numa imundice. Pois é disto que se constitui hoje o Judiciário, composto, numa maioria, de “terroristas” legalizados. Não de hoje, denuncia-se os conchavos e outros atos baixos, infames e ao arrepio da lei e da moral social, acobertados pelos de “punhos de renda”, a partir dos Tribunais mais altos. E dentro deste contexto, tente imaginar o que se passa nas esferas menores, monocráticas, e mesmo no sub-ramo, denominado Ministério Público, quando os “discípulos” seguem à risca a lições dos mestres instaladas nos Cortes superiores, contando com o manto da impunidade estendida por estes. A gravidade o problema é somada a outras, em todas as esferas nacionais. Triste saber que Cortes Superiores se prestam a antro de conspiração contra um governo democraticamente instalado, induzidos por ideologias internas e externas, buscando desestabilizar os eleitos pelos do Povo. Como dizia Drummond —“a mão esta suja; não adiante lavá-la, temos que corta-la”. Imagine a piada de que se constitui o Governo ou o Congresso buscando no Judiciário a proteção garantida pelo Estado Democrático de Direito. E não seria estranho descobrir que a chamada “espionagem do Obama”, na realidade, não partisse do próprio Supremo Tribunal Federal, que poderia combater o governo local enquanto agradaria a oposição, de que é parte integrante, e a governos do exterior. Quem duvida, que investique.

  34. Terça-feira, haverão

    Terça-feira, haverão audiências no Senado com a presidente da Petrobrás. Segundo eu andei sabendo, um dos presidentes de audiência tem pelo menos oito anos encalacrado com processos por desvio de dinheiro público no STF. Que sequer julga. Caindo na real, este é realmente um país de ladrão!

    1. É verdde Charlie, o mp se

      É verdde Charlie, o mp se tornou o maior defensor da direita depois da mídia.

      Já o mp de sp é um caso a parte. Esse já comporta como um partido politico e não como orgão publico. A atuação desse orgão no caso trensalão de sp é algo não só vergonhoso, mas inaceitável.

      1. Nâo é o MP, é UMA procuradora

        Nâo é o MP, é UMA procuradora do MP, são coisas diferentes. Não adianta taparmos o sol com a peneira. A responsabilidade maior é do Governo. Ele quem indicou o PGR, que manda no MP. Ele quem indicou os ministros do STF, que também poderiam neutralizar este caso. Ele quem não age, seja pelo Min. da Justiça, seja pela AGU, seja pela ABIN, seja no congresso ou mesmo pela própria Presidente, nos bastidores ou na mídia. Não adianta tirarmos a responsabilidade do Governo, é ele quem a tem e é ele quem vai sofrer as consequências se o caldo entornar mais ainda.

        Estão usando uma estratégia política – ou falta de estratégia – de ficarem esperando para ver o que acontece. É opção.

  35. Ainda ha esperanca. 
    O

    Ainda ha esperanca. 

    O Mensalao nao causou apenas estragos no PT, causou estragos ainda amiores na sociedade que agora, acha que qualquer mida para corrigir arbitrariedades do MP e o STF, eh a vinganca do petismo.  Percebam que guarda-chuva poderoso eh esse para usar de armas ainda mais sofisticadas para o intuito maior…Outubro de 2014.

  36. Triste semelhança
    Barbosa e Obama mantém semelhanças pouco encomum porém com alumsdifeas. Enquanto Obama ataca seus inimigos com um sorriso no rosto e vale dizer, até com um certo charme, nosso reizinho tem a sutileza de um elefante em loja de cristais Obama adora espionar pessoas, o reizinho também. Obama tem um presídio no caribe, barbozinha em brasilia. S´não estou certo se Obama tem apartamento em Maiame.

  37. Dilma precisa mudar seu modo

    Dilma precisa mudar seu modo de agir em relação a seus opositores, porque tem havido muita falta de respeito à pessoa dela, já nem falo à Instituição por ela chefiada, e o que assistimos é um silêncio sepulcral. Nesse sentido, se ouvisse Lula talvez estivesse vivendo mais confortavelmente. Se a imprensa não lhe quer, não lhe dá espaço, tome o espaço da imprensa pelos seus meios legais, entrando em cadeia nacional todos os dias que bem entender, e nem que seja só pra chatear.

  38. Isso só acontece porque ao

    Isso só acontece porque ao contrário do que se imagina, de que apenas dá suporte, nossa grande Imprensa – que deveria estar atenta e denunciando isso – na verdade é a mentora intelectual desses crimes. JB só age como age porque sabe que faz parte de um amplo esquema golpista onde a nossa grande Imprensa é o eixo central. Não contente em divulgar mentiras e factóides, a Folha agora anuncia a criação de um “Protestômetro” que será uma espécie de divulgador (e  patrocinador) dos protestos que, segundo ela, acontecerão durante a Copa. E não age sozinha… o grande espaço dado pelo JN ao Paulinho da Força, no que parecia ser apenas um movimento de reinvidicações tipicamente sindical, começa a fazer sentido quando vemos na manchete principal da Folha que as centrais sindicais aproveitarão a Copa para protestar… ou seja, a mensagem não poderia ser mais clara: estamos aqui para repercutir qualquer protesto; desde que possam afetar a imagem do Governo Federal. Como bem disse a repórter da Globo a colegas, “Estamos aqui apenas para conversar com o Paulinho”. Pano rápido…

  39. Se não fosse o Advogado de

    Se não fosse o Advogado de Dirceu a situação seria mesmo muito grave e iriam espionar o planalto, ilegalmente. Muito provavelmente com essa revelação, o JB vai negar o pedido de maneira discreta, talvez limitando o alcance das escutas.

    Mas é incrível a leniência do Governo que ja deveria ter chamado o Janot a partir para cima dessa procuradora bizarra.

  40. Convenhamos, também não
    Convenhamos, também não gostei do Barbosa.

    Contudo, um juiz não se acha subordinado administrativamente a ninguém, nem um procurador, uma vez inamovíveis.

    Respondem por seus erros administrativos ou criminais, mas nenhum deles tem dever de obediência.

    Fiam-se pelo executivo, corpo único, diferente do legislativo e do judiciário, cujos membros são independentes.

  41. Ausência

    O autor deixou de citar a Polícia Federal, que tem se esmerado em produzir notícias contra o governo e as empresas estatais. Não é o caso da PF se omitir, quando há irregularidades. O problema é a seletividade e, sobretudo, o conluio com a mídia oposicionista. Afinal, o Ministro da Justiça tem alguma ascendência sobre o comando da PF? E esse comando concorda que seus subordinados atuem como auxiliares da mídia?

  42. Caro Nassif e demais
    E se

    Caro Nassif e demais

    E se esse tipo de “oposição”, fosse na França, nos EUA, na Alemanha???!!!

    Saudações

  43. Sem ter sido eleito pelo voto

    Sem ter sido eleito pelo voto direto do POVO, de quem todo poder emana, joaquim barbosa é hoje a pessoa mais poderosa da república federativa do brasil- tudo com minúsculas-, para fazer jus ao detentor do poder. Faz o que bem quer com quem quer, dá poder a  seus sabujos para desrespeitar as autoridades constituídas e eleitas pelo voto direto do POVO brasileiro. Ninguém pode nada contra esse sujeito  covarde que mantém preso José Dirceu ilegalmente, manda espionar a PR, desrespeita seus pares. Enfim, é o imperador da ilegalidade. Sou eleitor do PT e estou humilhado e envergonhado vendo que os deputados, senadores, ministros e nem mesmo a Presidenta Dilma reagem aos desmandos e arbitrariedades cometidas pelo presidente do stf. Estão todos de joelhos diante do imperador. Parabéns aos manifestantes que achincalharam esse sujeito em um bar de Brasília. Faria a mesma coisa se lá estivesse.

  44. A Constituinte não deu poder

    A Constituinte não deu poder de investigar ao MP porque este não possui fiscalizador externo. 

    A PEC 37, ao conferir tal poder ao MP, conforme vemos no caso em comento, institui um quarto poder, quase como o MODERADOR dos tempos de império. 

     

  45. LAMENTAVELMENTE a Dilma segue

    LAMENTAVELMENTE a Dilma segue os passos do Jango. Logo, logo estará embarcando para Porto Alegre e de lá para Montevideo e em total desprezo aos seus milhões de eleitores. Chama-se isso falta de respeito com o codadão brasileiro. Se não tem aptidão (coragem?) para exercer os poderes que lhe foram conferidos pelo VOTO, por que se candidatou?

  46. UM CIDADÃO ACIMA DA LEI. PODE ISSO, REPÚBLICA?

    Afinal de contas, quantos votos tem Joaquim Barbosa e por que a classe média, quando empregada, se volta aos que a desempregam, quando no poder?

    Onde está estabelecido que temos que aturar representatividade zero e masoquismo de classe sem identidade, a atrapalhar o governo que elegemos, para alcançarmos o Brasil que queremos?  

    E se o grampo solicitado canhestramente pela promotora é inadmissível, pior e mais incompreensíveis são, o silêncio ensurdecedor das instituições envolvidas e responsáveis pela obediência dos preceitos legais e a mudez pusilânime do governo, que atacado não reage, deixando pendurados no vazio da incompreensão e do abandono, dezenas de milhões de brasileiros que creditaram a ele a condução de suas esperanças e certezas, no Brasil de todos e não no Brasil da Casa Grande.    

  47. Que estranho…. não me

    Que estranho…. não me lembro dessa indignação toda quando surgiram os grampos do BNDES, contendo falas de FHC, Belluzzo e outros….

    1.   Que estranho… não me

        Que estranho… não me lembro de SUA indignação em NENHUM caso envolvendo roubo praticado por membros do PSDB… dá até a impressão de que você apoia…

    2. Quebra de Hierarquia

      O Juiz ao se deparar, num processo com a prática em tese, de qualquer crime, é obrigado a extrair as peças e mandar para o MP tonar as providências!  Joaquim Barbosa pelo busto, mais uma vez Prevarica e o Janot tbem se não tomar providências! Pelo visto, o STF tá muito mal é que segurança jurídica tem o cidadão comum? ..

       

  48. Onde está o Senado?


    Onde  está o Senado diante de tamanha innsubordinação?

    Os senadores,  os quais foram votados por mim, apequenaram-se. Jamais terão meu voto.

  49. Eu vou “aloprar” mais do que o Jorge Vieira

    A se confirmar o afã criminosamente golpista, é praticamente uma quadrilha de toga! Hahahahaha

  50. Parece que virou um “vale
    Parece que virou um “vale tudo” desde que seja para atacar um governo petista, eleito pela vontade soberana do povo brasileiro. Reforma democrática já do judiciário e demais instâncias golpistas !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador