A mão que ajuda o facismo, por Paulo Moreira Leite

Benevolência com atos contra a democracia explica cenas de violência e tentativas de intimidação

Do Blog Paulo Moreira Leite

Imagine você que na quarta-feira passada eu me encontrava no café da Câmara de Deputados, quando apareceu um dos líderes do PSDB, conhecido de várias entrevistas e conversas civilizadas. Ao reparar que eu tinha um livro aberto, perguntou do que se tratava. Mostrei: era a edição, em espanhol, de “O Fascismo e a marcha sobre Roma” reportagem histórica de Emilio Gentile sobre o assalto ao poder comandado por Benito Mussolini, em 1922, na Itália.

Comentando o que se passava fora do Congresso, onde se fazia uma concentração com barracas de acampamento e faixas que pediam ” intervenção militar,” “extinção do PT já,” e outras afirmações de óbvia inspiração fascista, comentei:”É para ajudar a entender o que está passando lá fora.” Meu interlocutor, cujo nome será preservado porque não se tratava de uma conversa para ser publicada, me corrigiu em tom benevolente:

— Não é nada disso. Os fascistas são uns poucos, que deveriam se juntar com o Jair Bolsonaro e formar um partido de extrema-direita. Mas a maioria dessas pessoas não são nada disso. São democratas, inconformados com a corrupção e os desmandos da turma do PT.

A conversa prosseguiu mais um pouco, incluiu com algumas provocações de parte a parte, mas o essencial está aí. Voltei a minhas leituras. Já me encontrava nas páginas finais da narrativa sobre a ascensão de Mussolini, naquele trecho da história em que a marcha dos fascistas sobre a capital italiana se transformou no golpe de Estado mais pacífico da história europeia, sem enfrentar resistência alguma.

O aspecto mais instrutivo da obra de Emílio Gentile é que ele descreve, detalhadamente, a paralisia das autoridades que tinham o dever legal e político de defender a Constituição italiana e os direitos democráticos da população, inclusive de escolher governos através do voto. Um gabinete que unia liberais e conservadores assistiu à ação das esquadras fascistas pelo país inteiro — invadiam prefeituras, fechavam jornais, atacavam quartéis para pegar armas, feriam e assassinavam — sem mover um músculo. Conforme o autor, os comandantes militares tinham disposição de resistir ao fascismo, possuindo instrumentos e homens para isso. Mas a ordem, que deveria partir do poder civil, não veio.

Horas antes da chegada do próprio Mussolini a Roma, os principais ministros conseguiram imaginar que tudo estava tão tranquilo que recolheram-se a seus aposentos e foram dormir — acredite!

Apenas numa reunião de emergência, alta madrugada, decidiu-se, enfim, convocar o Estado de Sítio, que na pior das hipóteses poderia ter ajudado a retardar a escalada fascista. Mas cabia ao Rei, Vitório Emanuel III, decretar a medida. Quando Sua Majestade, enfim, foi encontrada, ocorreu a cena decisiva. O Rei não apenas se recusou a assinar o Estado de Sítio, como demitiu o ministério e chamou o próprio Benito Mussolini a formar o novo governo, dando início, assim, a uma ditadura que durou 20 anos.

Sabemos que a paralisia daqueles governantes que tinham a responsabilidade legal de preservar o regime democrático obedecia a considerações variadas. A principal dizia respeito a definição de quem era seus verdadeiros adversários políticos e quem poderiam ser seus aliados. Quatro anos antes, o Partido Socialista — muito mais à esquerda do que se tornaria com o passar dos anos — havia se tornado a maior força do parlamento italiano. Ao mesmo tempo, a mobilização de operários ganhou força nos centros industriais do país, onde se formaram conselhos de trabalhadores. O exemplo da Revolução Russa de 1917 estava em muitas mentes — para temer ou admirar.
“Muitos temiam que a ação da força legítima do Estado contra a força ilegal do fascismo pudesse provocar um banho de sangue” que terminaria por fortalecer a esquerda socialista e comunista, escreve Gentile.

A visão da esquerda como adversária principal a ser vencida de qualquer maneira contribuía enormemente para que muitos ministros já sonhassem em chamar Mussolini para integrar o ministério, oferta que ele sempre recusou, deixando claro que não pretendia ser coadjuvante num governo de base parlamentar.
Ex-diretor do Avanti,jornal socialista de tendencias revolucionárias, Mussolini tinha aquela postura problemática de quem passou por uma mudança radical nas próprias convicções. Manifestava um ódio profundo pelos partidos de esquerda, como se quisesse dizer que ele, e apenas ele, fora um ” verdadeiro” socialista em seu devido tempo, enquanto seus adversários de hoje não passavam de farsantes. (Acho que todos nós jã vimos esse comportamento em nossa paisagem, não é mesmo?)
Mussolini também não escondia que sentia “asco, muito asco,” pelo jogo parlamentar. Mesmo assim, fazia o possível para apresentar-se com um perfil político moderado, necessário para abrir as portas dos salões do capitalismo italiano. Ao mesmo tempo, estimulava atos violentos e criminosos contra lideranças de trabalhadores e do movimento popular, cultivando uma ambiguidade de aparências, que ajudava a convencer quem queria queria ser convencido mas tinha um certo pudor de assumir isso abertamente.
O tempo mostrou que a postura política em relação a comunistas e socialistas contribuiu para o embelezamento do fascismo, enfraqueceu toda possível visão crítica e diminuiu todo esforço que poderia impedir sua ascensão ao poder — inclusive na reta final, quando as milicias passaram a atacar com violência e ameaças militantes católicos e liberais que recusavam a liderança dos camisas negras.

Poucas leituras podem ser instrutivas, sobre a época, como os registros de elogios e avaliações positivas sobre Mussolini e seus aliados. “Estamos assistindo a uma bela revolução de jovens. Nenhum perigo,” escreveu o embaixador dos Estados Unidos numa carta familiar. Sempre lembrando os méritos do fascismo pela derrota do socialismo e comunismo a revista L ‘ Illustrazione Italiana, leitura preferida da elite do país, também elogiava um governo jovem (“sem barbas grisalhas”) e profetizava: “nunca um governo teve possibilidades tão grandes (de sucesso) como o de Benito Mussolini”, escreveu a revista, torcendo ainda para que o ele “saneasse a Itália” do ódio político.

A ilusão durou pouco mas se desfez quando era tarde. Avaliando, meses mais tarde, o estado ditatorial que se esboçava, meses mais tarde o Corriere della Sera publicou um artigo no qual fazia uma constatação dolorosa: a grande massa dos italianos, incluída “a totalidade de sua classe dirigente,”havia demonstrado “ser capaz de perder todas as suas liberdades civis sem protestar.” Assinado por Giuseppe Prezzolini, o texto dizia: “Somos todos um pouco culpados de termos nos iludido de que as liberdades eram um fato consumado, que não se poderia perder; e descuidamos, deixando que alguém começasse a pisoteá-las.” Sem mencionar o nome de Mussolini, o que poderia revelar-se perigoso, o artigo conclui: “e esse tal indivíduo terminou por defenestrá-las.”

Juro que seguia na leitura do mesmo livro, comprado numa viagem recente a Buenos Aires, quando ocorreu aquela cena inacreditável de sexta feira, no Congresso Nacional. Um bando de fascistas atacou — com empurrões, gritos, e vários atos de provocação — um grupo de parlamentares do PT que convocava uma coletiva para fazer uma denúncia grave: a segunda votação sobre financiamentos de campanha políticas foi um ato juridicamente nulo, pois violou o artigo 60 da Constituição Federal, que estabelece regras claras para se votar um projeto de emenda constitucional.

Isso aconteceu no Salão Verde do Congresso, endereço de tantos atos de resistência democrática durante o regime. No dia seguinte, fiquei sabendo da história do empresário ameaçado durante um voo Brasilia-São Paulo porque lia a Carta Capital.

Quarenta e oito horas antes, naquela conversa no café da Câmara, um parlamentar do PSDB tentava me convencer, explicava, em tom benevolente, que não havia motivos de preocupação com ameaças fascistas.

Redação

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Depende do que vc chama de

      Depende do que vc chama de fácil.

      A diferença principal foi que o Rei da Itália chamou Mussolini para chefiar o gabinete, e continuou rei depois disso; o presidente de Brasil, depois que seu esquema militar desmoronou, fugiu para o exterior (depois de uma rápida passada pelas suas fazendas no Rio Grande do Sul, para ver se a extração de mais-valia seguia conforme o planejado) sem dar boas-vindas a quem o vinha derrubar.

      1. Me desculpe Donadio, mas estás redondamente enganado!

        Primeiro, o esquema militar de Jango não demoronou, mas sim não foi ativado.

        Jango, como qualquer outra pessoa na época não imaginava que os militares se perpectuariam no poder, nem mesmo a base política civil do golpe de 1º de abril não pensava nisto, tanto que quando tentaram reagir ao esquema militar foram cassados! Lembre-se que Lacerda um dos principais articuladores civis do golpe de 1964 pelo lado da UDN foi cassado em 31 de dezembro de 1968 após a proibição da Frente Ampla que reunia todos os civis em 5 de abril de 1968.

        A extensão do movimento militar, com o apoio ativo do governo Norte-americano, só foi comprovado mais tarde quando governos ditatoriais dofam implantados em quase toda a América do Sul.

      2. Pã, me explique melhor!
        Quer

        Pã, me explique melhor!

        Quer dizer que os milicos e a Liga das Senhoras Católicas diziam que o Jango era comunista. Mas segundo o seu ‘post’, ele passou em suas fazendas pra ver a extração de mais-valia. Então se deduz que além de latifundiário (tinha as fazendas) ainda era capitalista ferrenho…

        Então alguém aí estava enganando outro alguém….

        Golpista arranja explicação pra tudo….

        Passar bem!

         

  1. Tenho diagnosticado o mesmo

    Tenho diagnosticado o mesmo cenário junto a amigos de esquerda e/ou moderados.

    Se algo nesse sentido acontecer, embora vitima, o PT , o governo e a esquerda também serão culpados, mas por neglicencia.

    Porque os parlamentares não sacaram o Smartphone e começaram a filmar o malucos do Revoltados Online e jogaram na internet, igual eles fazem?

    Não tem PF pra investigar da onde vem a grana desse revoltados on-line? Ha alguns anos atrás, quando surgiu esse movimento, o DCM fez uma investigação rápida e conseguiu mapear relações com o Serra. Membros ligados aos grupos ja defenderam a volta da ditadura, o que é crime… Ninguem investiga? E esses parlamentares frouxos, não chamaram a segurança? “Ah mas vão falar que ta censurando”… Ué, PM da soco em estudante que luta por causa nobre, tranquilo… Ai lunático vem falar bazófia no congresso é normal? Cade o Min. da Justiça? O governo não articula com outros setores da sociedade alertando para esse perigo? Não consegue mapear no mundo empresarial, juridico, jornalistico, alguns de bom senso para começarem e repudiar esse tipo de atitude? Não tem como entrar na justiça contra certos abusos?

    E a juventude de esquerda? Não é capaz de mobilizar pessoas de esquerda ou não em um movimento de paz, sem cor vermelha e sim branca? Ninguem conhece taticas de protesto do Gandi? Junta 5 mil pessoas e senta no meio da avenida paulista pedindo paz e respeito… Não levanta por nada… Com mosaico gigante… Faz isso repetidamente… Equanto essa insanidade durar…. Denunciem para orgãos internacionais (só assim algo contra a direita é feito no Brasil)… Chame a imprensa internacional, porque a nacional ta comprometida com esses tipos…

    Fico perplexo, para não dizer indignado com essa inoperancia… Cade um movimento a esquerda, não vinculado ao PT? Porque não fomentam uma terceira via a esquerda antes que se forme uma a direita?!

    É muita cegueira, pessoal!… Infelizmente não sou vinculado a nenhum movimento ou partido… Não tenho acesso ao poder e nem aos movimentos organizados… Mas ta na hora de usar a cabeça, arejar a mente e pensar fora da caixa…

    Convocar passeata de sexta-feira com MTST não vai atrair quem ta em cima do muro… Infelizmente a direita contratou mobilizadores muito mais efetivos que a esquerda, que achava que dominava as ruas e pecou pela prepotencia. É OBVIO que Movimento Vem pra Rua, Brasil Livre, Revoltados OnLine são movimentos do PSDB e/ou seus aliados da elite. São grupos empresariais, mercado financeiro, e outros circulos da elite que se mobilizaram de maneira camuflada para atrair grande parte da população (que é analfabeta politica) de maneira superficial (corrupção)… Quem não está nem a esquerda e nem a direita vai aderir muito mais facil a quem sai de verde amarelo do que quem sai de vermelho com camiseta do Che Guevara… Parece ser besta, mas faz a diferença… Você acha que quem ja não é politicamente engajado vai se juntar aos “vermelhos”? Eles tambem não se juntariam as elites, mas não sabem que Vem pra Rua ou Revoltados On Line, ou MBL são da elite… Com o tempo a mascara cai (veja entrevista do tal do Rogerio Chequer no roda viva), mas até la pode ser tarde…

    É preciso se adaptar a realidade.!Tem MUITA GENTE de classe média que não gosta do PT mas também não tem simpatia alguma por Bolsonaros e Felicianos da vida e/ou PSDB … Tem que oferecer uma alternativa através de principios/ideias progressistas, mas não caracterizado como um movimento esquerdista. A dialética é outra no século 21. Temos que superar a linguagem da guerra fria embora ela continue existindo de outra maneira! Mas essa leitura e cultura (cores, termos, idolos) precisa ser superada se quiserem expandir a base na sociedade. E precisa começar do básico… Nosso povo, do rico ao pobre, é politicamente ignorante, então temos que começar pelo básico…

    Triste, mas é a realidade…

     

     

     

  2. Mussolini, quem é esse!

    O grande problema é que a grande maioria da classe media e classe media baixa não sabe que foi Mussolini, nem tem interesse. Pensam que é uma pasta!!!

    1. E muitos acham que a Ditadura

      E muitos acham que a Ditadura Militar foi boa, que não havia crimes, corrupção e não fazem a mínima idéia de que perderão toda a liberdade que têm hoje de falarem o que quiserem. Não sabem que se fizerem de alvo a silhueta de um general irão direto para o paredão. Ou se mandarem um general tomar no uc ficarão sem os seus. Pobres coxinhas imbecilizados pelo pig. São de dar dó.

  3. Vemos que num mesmo ambiente

    Vemos que num mesmo ambiente Cunha e Gilmar vem dando demonstrações de como se exerce o poder com uma desenvoltura que outros, com maior poder e em maior número, não exercem. E, ao contrário de quem está nas cordas, teriam o apoio das forças armadas e até de intelectuais. Apenas aguardam mais determinações da grande mídia. Antigamente o pessoal das artes e da cultura também não simpatizava com gente asqueroza e projetavam cenários e situações que poderiam ser submetidos nossos velhos, crianças, empregos ocupaçõe. Que chances teriam no caos? A nossa sorte é que as elites secretas também envelheceram e não se arriscariam a lançar bumerangues. Pena algumas igrejas e alguns pastores, tipo o Malaco, estarem incentivando o ódio localizado sem incentivar o nascimento de propostas ou alternativas por vias pacíficas.

  4. Esses braços levantados em

    Esses braços levantados em riste me apavoram. Braços levantados guiam rebanhos cegos, braços levantados é o símbolo da opressão e do autoritarismo. 

    Braço levantado com um soco no ar é símbolo, eternizado por Pelé, da alegria do gol,..

     

  5. Baixíssimo Clero.

    “…— inclusive na reta final, quando as milicias passaram a atacar com violência e ameaças militantes católicos e liberais que recusavam a liderança dos camisas negras. …”

    Como dito no meu título: Atacaram com violência militantes católicos ( só se for os integrantes do baixíssimo clero, que como Jesus e seus apóstolos pescadores, incomodaram e incomodam, aqueles que têm ambições à ditadores do mundo e aqueles que não conseguem identifica-los, e acabam negociando com os mesmos as custas do sacrifício de muitos)

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo

    FASCISMO

    Achille Ratti, Cardeal Arcebispo de Milão, tornou-se o Papa Pio XI em 1922. Ele havia testemunhado a luta dos comunistas e dos anarco-sindicalistas na área industrial milanesa. Ele também testemunhou a ascensão do fascismo, já que Milão foi um dos principais centros de atividade fascista.116 Os fascistas milaneses serviram como fura-greves, espancavam adversários políticos e envolviam-se em brigas de rua com os comunistas. Mesmo assim, Pio XI, aparentemente, estava convencido de que o fascismo era uma força menos destrutiva do que o comunismo e que Mussolini seria um líder responsável. 117 Depois de se tornar Papa, ele ativamente promoveu uma frente política unida contra a Esquerda, repreendendo o Partito Popolari que queria se aliar-se com socialistas e outros contra a rápida ascensão do partido fascista. Um pequeno número de líderes católicos – por exemplo, aqueles em torno da revisão jesuíta La Civilità Cattolica – clamou que o fascismo tinha efetivamente sintetizado os valores do Popolari, tornado-o redundante.117

    Recentemente a relação da igreja católica com o fascismo italiano voltou a ser discutido após uma reportagem investigativa do jornal britânico The Guardian. A reportagem revela que por trás de uma estrutura de paraíso fiscal disfarçada de empresa, o portfólio internacional da Igreja foi construído ao longo dos anos, usando o dinheiro originalmente entregue por Mussolini em troca do reconhecimento papal do regime fascista italiano em 1929, o jornal cita como fonte das pesquisas, arquivos públicos antigos e históricos de empresas, que indicariam que o início dos investimentos da Igreja aconteceu depois de milhões recebidos do regime fascista em troca da independência do Estado do Vaticano – e do reconhecimento do governo do ditador. Após anos, o capital se multiplicou e teria chegado a €680 milhões, cerca de US$ 904 milhões.118 119 o Vaticano declarou que a reportagem como “um conjunto de notícias imprecisas ou infundadas, reunidas de forma tendenciosa e pouco rigorosa”120

    1. Não foi da mesma forma. O

      Não foi da mesma forma. O Partido Nazista foi ELEITO legalmente em eleições legitimas ao tempo da Republica de Weimar. Só depois de nomeado regularmente como Chanceler é que Hitler assumiu poderes ditatoriais pela lei Habilitante e consolidou esses poderes com a morte do Presidente Hindenburg. Hitler não tinha ninguem acima dele, Mussolini tinha o

      Rei Vittorio Emanuele III.

  6. http://pt.wikipedia.org/wiki/Benito_Mussolini

    Logo após a sua subida ao poder, iniciou uma campanha de fanatização que culminaria com o aumento do seu poder, devido à interdição dos restantes partidos políticos e sindicatos. Nessa campanha foi apoiado pela burguesia e pela Igreja. Em 1929, necessitando de apoio desta e dos católicos, pôs fim à Questão Romana (conflito entre os papas e o Estado italiano) assinando a Concordata de São João Latrão com Pio XI. Por esse tratado, firmou-se um acordo pelo qual se criava o Estado do Vaticano, o Sumo Pontífice recebia indemnização monetária pelas perdas territoriais, o ensino religioso era obrigatório nas escolas italianas, o catolicismo virava a religião oficial da Itália e se proibia a admissão em cargos públicos dos sacerdotes que abandonassem a batina. A 19 de Abril desse ano foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito de Portugal.

    De fato, tudo o que está escondido, deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo, deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.  ( Lucas 8, 17)

     

  7. A mão que ajuda o fascismo no

    A mão que ajuda o fascismo no Brasil é a mão dos jornalistas do PIG.

    Sem o PIG essa história não teria 1/3 da octanagem que tem.

    E o governo não consegue enfrentar essa mão midiática oligopólica, não tem apoio no Congresso e não tem um povo com o necessário conhecimento para entender o que está acontecendo e apoiar uma medida para freiar esse movimento infame.

    Turbinado, repito, pelo PIG.

     

     

  8. No fim dos anos 80 fazia

    No fim dos anos 80 fazia música e a música que fazia FOI VARRIDA em pról das músicas dos ritmos do AXÉ, do PAGODE e SERTANEJO!

    Não que ache que estes ritmos não mereçam o que conquistaram, mas acho que deveria haver como HÁ NOS ESTADOS UNIDOS VALOR E ESPAÇO PARA TODOS OS RITMOS!

    Então parte dos valores culturais que vinham dos anos 50 e 60 de uma certa forma não continuaram e isso só se tornou um problema depois dos 7 x 1 da Alemanha na copa do mundo onde passamos a entender a pobreza que caiu sobre nosso futebol!

    Ainda não ficou claro para nossa sociedade que o FUTEBOL É UM REFLEXO CULTURAL DE NOSSA SOCIEDADE.

    Isso que aconteceu o futebol, com o Brasileirão, aconteceu com a música no início dos anos 90!

    Hoje constatamos uma VIOLÊNCIA TRANSBORDANDO PELAS RUAS com respostas cínicas em cada esquina.

    O Morte ao PT é apenas mais uma parte desta decadência cultural.

    É A  REDEGLOBALIZAÇÃO CULTURAL!

    Avançamos em algumas coisas, mas regredimos em outras, se não houver uma nova cultura, uma nova BELEZA que irradie dentro de nós algo novo, caminhamos a passos firmes para decadência bem antes da decadência cultural que enfrentarão EUA e Europa.

  9. A razão pela qual a população

    A razão pela qual a população italiana e a Casa de Savoia aceitaram Mussolini foi o estado de anarquia e ingovernabilidade em que a Italia foi prostada no pós Primeira Guerra.  O pais estava caotico, ingovernavel, com revoltas no campo e greves nas cidades. Mussolini foi aceito a partir de um acordo com a Monarquia que ele garantiu preservar.

    Um navio sem timoneiro aceita qualquer marinheiro no leme. Os gabinetes parlamentares não se seguravam, a economia estava péssima e o desemprego arrasador. Mussolini parecia a UNICA chance de algum rumo para a Italia.

    De 1923 a 1938 fez um bom governo mesmo com as arbitrariedades de uma ditadura mas a economia se recuperou,

    o Duce teve grandes iniciativas no campo industrial e de infra estrutura, criou o  IRI, base da industria italiana até hoe, a Cassa per il Mezzogiorno, o ente de desenvolvimento do sul pobre, a petrolifera ENI, a eletrica ENEL, reorganizou as ferrovias, drenou os pantanos, revigorou as universidades e a cultura, deu grande importancia à diaspora italiana pelo mundo, especialmente a do Brasil e Argentina, acabou com a Mafia, tornou a educação universal e boa qualidade, fez um fundamental acordo com o Vaticano, regularizando a “”questão romana!!. Em 1933 foi elogiado por Churchill que o tachou de grande lider e bom adninistrador. Desenvolveu enormente a Libia, que passou a exportar trigo para a Italia e onde colocu 200 mil colonos italianos. Seu primeiro erro foi a invasão da Abissinou que o fez perder o apoio da Inglaterra.

    Seu segundo erro e seu fim inglorio foi a aliança com a Alemanha.

    1. meu xará prova meu lema: o neoliberalismo é um fascismo,

      Quando eu digo que neoliberalismo é fascismo, meu xará neolibi dá a prova: “De 1923 a 1938 fez um bom governo mesmo com as arbitrariedades de uma ditadura mas a economia se recuperou,” É claro, de 1923 até a crise o governo de Musoline aplicava uma politica econômica liberal; então mesmo com as arbitrariedades de uma ditadura era um bom governo(uma ditadura é um bom governo??? ah? é essa a opinião dos neoliberais!). É a mesma opinião de Von Mises no seu livro liberalismo, escrita de outra forma

      1. São conceitos diferentes.

        São conceitos diferentes. Neoliberalismo é um conceito ECONOMICO, de organização do sistema economico através da

        diminuição da participação do Estado na vida economica, pela privatização e desregulamentação. FASCISMO é um conceito politico que em economia costuam ser ESTATIZANTE. O fascismo italiano era muito estatista, tanto que criou todo um sistema de regencia da economia pelo Estado, o IRI-Istituto pela Riconstruzione Industriale controlava 400 empresas, Mussolini estatizou os bancos, as ferrovias, a energia eletrica, o petroleo. No geral o NEOLIBERALISMO prefere o regime democratico, é da sua natureza mas em certos contextos pode funcionar oom regime autoritario.

         

        1. André, há um grande ponto em comum.

          O fascismo assim como o neo-liberalismo são duas ideologias que procuram a sobrevivência do capitalismo.

          O que o Fascismo tinha de intervencionaista era uma verdadeira farsa, pois o apoio sempre foi o grande capital contra as organizações sindicais e partidos de esquerda.

          Ou seja, a confusão entre neo-liberalismo e fascismo tem a sua lógica.

  10. La casa de los espíritus

    Essa história de arrependimento por apoiar grupo radical que se volta contra quem lhe deu suporte para tomar o poder, também foi contada por Isabel Allende em seu livro e filme, “A Casa dos Espíritos” onde a escritora chilena narra uma história inspirada em sua própria família. O personagem principal do livro, Esteban Trueba, era um fazendeiro bem sucedido que usou todo seu poder e influência como senador em fazer com que os militares dessem o golpe para derrubar os “esquerdas’ que haviam ganhado, democraticamente, a eleição. Porém, os milicos, após tomarem o poder, preferiram governar à sua maneira. As regalias e o poder exercido pelas castas que os apoiaram foi extinto. Assim, Esteban Trueba mudou sua concepção política. 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=ldXgn91S6UM%5D

    1. Recordemos que recordar é

      Recordemos que recordar é viver, CARLOS LACERDA, o CORVO, que apoiou o GOLPE de 1964, para logo depois ser CASSADO e exilado nos USA. Carlos Lacerda tentou em vão criar com jango e JK uma Frente Ampla contra a ditadura. Morreu misteriosamente….

      1. Morreu em 1977 de infarto do

        Morreu em 1977 de infarto do miocardio na Clinica São Vicente ao lado da familia, não tem nada de morte misteriosa.

        A tese da conspiração da morte de  JK, Jango e Lacerda já não se fala mais, todoas as mortes foram completamente periciadas na época e agora, JK foi acidente com laudo conclusivo aceito pela familia, Jango foi exumando e não estava envenenado e Lacerda era cadiaco e morreu de infarto, a familia jamais teve duvidas.

         

  11. Eu só queria saber por onde

    Eu só queria saber por onde andava essa gente quando facista derrubaram Color para produzir polítocos bilhões de vezes mais corruptos, pois até Lula em palanque de Alagoas, chorando e beijado mão que Collor tinha acabado de coçar a bunda, reconheceui que tudo foi obra de politicagem safada. 

    1. mais um comentario fascista

      mais um comentario fascista de um leitor da VEJA, do GLOBO(aquela q não paga os impostos)

  12. Paulo,

    pouquíssimos no Congresso, e muito menos na população, têm a menor ideia de como nasce, se reproduz e toma o poder o fascismo. Acabamos ficando com nossas leituras históricas esclarecedoras, que servirão apenas a poucos. Eles nunca perdem.

  13. Ontem, pedi uma comida

    Ontem, pedi uma comida mexicana a um restaurante do Rio Vermelho, em Salvador. Demorou um pouco além do previsto para chegar. Brinquei com o motoboy perguntando se ele tinha se perdido. A resposta: “não, é porque tinha muita entrega. E a essa hora da noite (22h…), eu aqui trabalhando!” Eu respondi: “que bom é trabalhar, né?”. Então, ele lascou: “sim, porque com esse governo FASCISTA que temos aí, com o país em crise (?!) e eles dizendo que não tem crise…”

    Entendeu? Nem eu! Ele, empregado, fazendo milhões de entregas e acha que o país está em crise! Mas claramente o carinha não sabe o que é fascismo, apenas repete bordões. Mais um contaminado pela imbecilidade, inclusive a da falta de comunicação do governo. 

    Eu, cansado e faminto às 22h de sábado, não tive paciência para tentar explicar ao rapaz qual o tipo de fascismo que ele deveria evitar. Se é que não é um revoltado off-line…

  14. Recomendo a leitura do artigo

    Recomendo a leitura do artigo de Eduardo Guimarães e destaco o trecho constitucional. E espero que os juristas que leiam os artigos de Paulo Moreira Leite postado aqui no GGN e de Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania, se pronunciem sobre a violação da Constituição Federal que grupos de fascistas tem promovido. O número de pessoas agredidas por usarem camiseta vermelha, por lerem revistas que os fascistas consideram de esquerda, como o  comerciante gaúcho agredido no aeroporto de Brasilia porque lia CartaCapital, as agressões sofridas pelos ex-ministros Mantega e Padilha, na última semana e a agressão aos deputados do PT  na sala verda da Câmara dos Deputados em Brasília pelo grupo Revoltados On-line  também na semana passada são indícios dessa violência que atenta contra o estado de direitos, a democracia, já que o direito a liberdade está sendo cerceado por esse grupo. Os juízes devem ser os guardiões da Constituição, que façam que a lei seja cumprida, que todos aqueles que violam o artigo 5º sejam punidos.

     

    Constituição da República Federativa do Brasil

    Dos Direitos e Garantias Fundamentais

    Capitulo 1

     

    Dos Direitos e Deveres  Individuais  Coletivos

     

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País a inviolabilidade  do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IV- é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    VIII – ninguém será privado de direitos por motivos de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    ” Se é ‘livre a manifestação de pensamento’, quem manifesta pensamento favorável a um determinado grupo político está sendo tolhido em sua liberdade. Se ninguém pode ser privado de direitos por motivos religiosos ou de convicção  filosófica ou política, os ataques aos petistas e simpatizantes do PT violam também esse dispositivo consttucional” (Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania em 27de maio de 2015).

     

     

  15. Reacionarios da elite branca

    REACIONÁRIOS DA ELITE BRANCA

     

    Aos que dizem que as manifestações contra o governo foram de uma elite branca, facista, racista, reacionária… fica a foto abaixo: https://www.facebook.com/photo.phpfbid=1043949078953032&set=p.1043949078953032&type=1&theater do mesmo dia no qual Lula convocou o exército de Stédile para as ruas…

    Esses extremismos – como a pedida pela volta dos militares – aconteceram dos dois lados.https://www.facebook.com/porcocapitalista/photos/a.215726958544754.46765.168100783307372/723428784441233/?type=1&theater E envergonham todos nós… mas porquê os “esquerdistas e progressistas”, generalizam e chamam todos da oposição de direitas, facistas, reacionários e racistas? Afinal, os protestos de domingo foram da elite? Foi um protesto extremista?

     

    Aliás, uma generalização encaixa-se bem com que é veiculado pela esquerda atualmente em seus sites progressistas: não admitem qualquer erro, mesmo com a economia indo para o buraco. A culpa é sempre da conjuntura internacional, do imperialismo americano!!! Existem teorias fantasiosas que identificam o ódio da classe média contra os pobres, negros ou nordestinos. Teorias, incluindo gráficos e análises pseudocientíficas, associando períodos de protestos e “golpismo” a períodos de “aumento” do salário mínimo (pode isso? Veiculado nesse blog)… teorias conspiratórias contra a liberdade de imprensa, a Rede Globo, Revista Veja, teorias sobre financiamento internacionais a movimentos brasileiros com intuito de privatizar ou destruir a Petrobrás, até insinuando a ocorrência de “cover actions” da CIA por trás dos protestos atuais… não podemos negar a criatividade!

     

    Uma vergonha a mais, vejam o exemplo: – o site Carta Maior – defende a ditadura venezuelana: http://cartamaior.com.br/…  onde ocorrem prisões de estudantes e oposicionistas – e pior – o assassinato de oposicionistas como apenas uma resposta a tentativa dos EUA em controlar o petróleo venezuelano! Lá, como aqui, a oposição é desqualificada. http://www.pt.org.br/…/nota-do-pt-sobre-a-situacao-na-vene…/ Há um tempo atrás eu provocava colegas “progressistas” e dizia que caso eles vivessem na época da ditadura eles provavelmente defenderiam o governo militar e os militares – comparando o papel vexatório de se defender hoje o Governo – tambem autoritário, populista e em muitos aspectos comparável a ditadura militar! Aliás, existe lógica em movimentos saírem as ruas para defenderem qualquer Governo? Mas vejam, os “progressistas” defendem as atrocidades que acontecem na Venezuela, hoje! Mas não é uma ditadura? Cadê os heróis para se rebelar contra a opressão do Estado? Nao estao matando e prendendo opositores e estudantes por la? Ou seria apenas mais uma propaganda elaborada do PIG? 

     

    Por fim – seria realmente sinal de ignorancia comparar o lulo-petismo com “facismo”? Ou sera que o “facismo” e o socialismo com suas vertentes stalinista, etc… seriam gemeos siameses com discursos ate comparaveis? Mas acredito que o autoritarismo com um discurso em defesa dos pobres e mais aceitavel… que nos digam os irmaos Castro, nao e mesmo? Desqualificar a critica – incluindo a de chamar esse governo de facista – e o que sobrou a esquerda? Que nao seja facista, que o qualifiquemos seguindo preceitos historicamente corretos de – socialista – o autoritarismo permanece, com o agravente de o defenderem em “nome do povo”… filme que ja vimos antes…

     

    Prefiro a critica incorreta a cara-de-pau!!!

     

  16. O ponto principal do texto é

    O ponto principal do texto é esse: “Mussolini tinha aquela postura problemática de quem passou por uma mudança radical nas próprias convicções. Manifestava um ódio profundo pelos partidos de esquerda, como se quisesse dizer que ele, e apenas ele, fora um ” verdadeiro” socialista em seu devido tempo, enquanto seus adversários de hoje não passavam de farsantes. (Acho que todos nós jã vimos esse comportamento em nossa paisagem, não é mesmo?)”

    Na base desse fascismo está o antiesquerdismo neurótico que acusa nos outros tudo que ele é. Foi assim com Lacerda e todos da linhagem dele que hoje se dizem “liberais”. Acham que estão combatendo aquilo que eles eram. Pra eles todos os esquerdistas são aquilo que eles eram… Não é só um espantallho retórico, não…

    E isso eu estou falando desde a década de 90…

    Podem não conseguir as condições que Roger Griffin, Laqueur, Mosse e Poulantzsas, é claro, lembram; mas vamos ter que conviver com isso por mais tempo do que muitos que hoje acordaram imaginavam.

    O PT, um partido com todas as características da social democracia europeia, que botou pra fora o PSTU e ourtos jamais explicou isso e foi tratado como o PCB da década de 30… E aceitou… Com a ajuda da UDN de macacão do PSOL….

    Não sabem muitos que se não fose o PT, o PT, o PT jjá teríamos há muito entregado a Petrobras,o Presal, os bancos públicos e os direitos trabalhistas… E famesses engenheiiros de obra pronta apontando “erros” do PT.

    Parece aquela correspondência de Karl Jaspers com Heidegger sobre o convite de Marcuse para irem para os EEUU: “acusam-nos de permanecermos vivos!”

    A serpente já foi chocada. Vão continuar “procurando” alguma essência moral” no passado, em alguma leitura religiosa, costumes, etc. Mas o bode expiatório e o uso da violência já estão definidos como alvo e forma de “luta”.

    Vale tudo contra o Mal; o Mal não tem limites…

    É contra isso que estão “lutando”….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador