A mídia não tem força tarefa para interpretar as notícias

 
Uma força-tarefa do Ministério Público significa um conjunto de especialistas em diversas áreas relacionadas ao tema, trabalhando de forma conjunta.
 
Já os jornais não conseguem trabalhar de forma compartilhada. O modo de produção continua anacrônico: cada repórter por si, e o diretor por todos.
 
Os bravos repórteres policiais divulgam aos borbotões as informações da Lava Jato. Mas não conversam com colegas da Internacional, com colegas especializados em diplomacia ou em economia para poder avaliar o teor das informações mais técnicas.
 
Surge, então, essas conclusões extraordinárias, de que executivos da Odebrecht tratavam com autoridades  brasileiras “até mesmo de suas desavenças em outros países, como no Equador”.

 
É assim mesmo. Quando uma empresa de qualquer país tem problemas com outro país, seguramente elas não vão se queixar ao bispo, mas solicitar a mediação da diplomacia do seu próprio país.
 
“As trocas de e-mails do maior empreiteiro do País, Marcelo Bahia Odebrecht, o ‘MBO’, e seus executivos durante os governos de Luiz Inácio da Silva (2003/2010) revelam os contatos com o primeiro escalão do presidente petista nas tratativas de negócios internacionais da empreiteira e até mesmo em suas desavenças em outros países, como no Equador.”.
 
Do Estadão
 
E-mails de Odebrecht revelam contatos no Itamaraty de Lula
 
POR RICARDO BRANDT, MATEUS COUTINHO, JULIA AFFONSO E FAUSTO MACEDO

Ex-ministro de Relações Exteriores do governo Lula, Celso Amorim, e assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia teriam tratado com executivo do grupo sobre expulsão de empreiteira do Equador, em 2008, durante almoço com Lula, nos EUA

EMAIL ENCONTRO LULA NY 2008 CONVERSA CELSO AMORIM E MARCO AURELIO PARTE 1

As trocas de e-mails do maior empreiteiro do País, Marcelo Bahia Odebrecht, o ‘MBO’, e seus executivos durante os governos de Luiz Inácio da Silva (2003/2010) revelam os contatos com o primeiro escalão do presidente petista nas tratativas de negócios internacionais da empreiteira e até mesmo em suas desavenças em outros países, como no Equador.

EMAIL ENCONTRO LULA NY 2008 PARTE 2

Em setembro de 2008, em e-mail enviado pelo executivo Roberto Dias, da Odebrecht, ele cita conversa em Nova York com o então presidente, com o ministro das Relações Exteriores à época, Celso Amorim, o ‘CA’, e com o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia, o ‘MAG’. O tema se referia aos problemas que a empreiteira enfrentava com o governo do Equador. Os dois membros do governo foram os interlocutores do assunto.

“Após o jantar oferecido a Lula aqui em NYC conversei separadamente com Celso Amorim e Marco Aurélio Garcia. Ambos tomaram a iniciativa de perguntar como estava o affaire Equador. Ficaram desapontados porque as informações que detinham indicavam o caminho da solução do problema”, escreveu o executivo.

marcoaureliogarciaestadao

Marco Aurélio Garcia. Foto: Estadão

Naquela oportunidade, Lula foi a Nova York para lançar o programa Brasil Sensacional, do Ministério do Turismo, cujo objetivo era aumentar o fluxo de turistas estrangeiros para o País.

Os e-mails que denotam proximidade da maior empreiteira do País com o Itamaraty foram anexados dia 25 de setembro ao inquérito da Lava Jato. Eles foram resgatados pela Polícia Federal durante missão de buscas e apreensões realizadas na Erga Omnes, desdobramento da Lava Jato que pegou as duas maiores construtoras do País, Odebrecht e Andrade Gutierrez. A Erga Omnes foi deflagrada em 19 de junho.

A análise das correspondências confirma a proximidade de Marcelo Bahia Odebrecht com o governo Lula, seus assessores e ministros.

celsoamorimevaristosa

O ex-ministro Celso Amorim. Foto: Evaristo Sá/AFP

Em um dos e-mails, o então ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, “afirma que esteve com os presidentes (do Brasil e da Namíbia) e que ‘PR fez o lobby’, provável referência ao Presidente Lula”, registra análise prévia da PF.

Miguel Jorge havia sido procurado para interceder em nome da Odebrecht em encontro do presidente Lula com o presidente da Namíbia, em visita ao Brasil em 2009.

Na série de e-mails em que os executivos falam sobre as conversas com o ministro Celso Amorim e com o assessor da Presidência Marco Aurélio Garcia sobre o Equador, novamente é feita menção a tratativas do empreiteiro com o ministro Miguel Jorge.

“Informei Mauro Couto que MBO pretente ligar para Miguel Jorge para o atualizar o andamento e de iminente desenlace”, acrescenta Roberto Dias. “MAG e Celso acham difícil RC aceitar estas condições antes do plebiscito, e deveriamos ganhar mais tempo negociado para discutir estas questões após as eleições. Em se tratando de um mote de campanha eleitoral de especial interesse de RC. eu argumentei que não via viabilidade na postergação sugerida.”

“RC” a que se referem na conversa é Rafael Correa, presidente do Equador. O “affaire” foi a decisão do presidente equatoriano tomada naquele ano de expulsar do país a Odebrecht e confiscar seus bens. Ele militarizou obras que era tocadas pela empreiteira, que se recusava a pagar uma indenização por supostos danos que causaram a paralisação da hidrelétrica San Francisco, a segunda maior do país.

A Odebrecht tocava no país, além de uma nova hidrelétrica, projetos de irrigação e um aeroporto em Tena. “Devido ao tumulto no final do jantar só foi possível cumprimentar o PR. Sei que MAG e CA estão mantendo o PR informado porque ambos fizeram referência a conversas recentes sobre Equador com o PR”, conclui o executivo da empreiteira. Os e-mails foram copiados à secretária de Odebrecht, Darci Luz, que recebia a maior parte das correspondências do empreiteiro.

O Relatório de Análise da PF 438/2015, assinado pelo agente Marcos Hiroshi Inoue, foi anexado dia 25 aos autos da Lava Jato pelo delegado Eduardo da Silva Mauat.”Aparentemente, os executivos da Odebrecht mantêm contatos com autoridades da embaixada a fim de colocar em pauta, no encontro, assuntos de interesse da construtora”, registra analise da PF, ao tratar de uma visita de Lula a Angola.

Com o título “Agenda Lula – URGENTE”, há citação a contatos no Itamaraty e o pedido para inclusão de Emílio Odebrecht – pai de Marcelo – em agenda do presidente na visita a Angola, em 2007.”Rubio já fez os primeiros contatos junto ao Ita e me informou que é tradição: cabe ao anfitriaõ a escolha dos 20 convidados.”

Na visita, nos dias 17 e 18 de outubro, o empresário monitora a agenda do presidente Lula, lembra que da última vez o pai, Emílio, foi um dos convidados e reitera o pedido para incluir representante da empresa no evento. “Importante incluir Emílio no almoço. Novamente, segundo o Embaixador, é o lado daí quem decide.”

A reportagem do Estadão tentou contato com o ex-ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) e com o assessor especial da Presidência (Governo Lula), Marco Aurélio Garcia, em diversas oportunidades, desde a semana passada, mas não houve retorno.

Na semana passada, quando teve seu nome mencionado na Lava Jato, o ex-ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) foi enfático. “Eu fazia lobby pra todas as empresas brasileiras.”, disse, lembrando que a primeira visita da rainha da Inglaterra ao Brasil nos anos 70 foi especificamente para vender aviões ingleses, de uma empresa que depois foi uma das que formaram a Airbus. Acho que esse é o papel dos governantes, de realmente se esforçarem para ter um comércio exterior maior para os seus países.”

COM A PALAVRA, A ODEBRECHT:

“A Odebrecht Infraestrutura esclarece que os trechos de mensagens eletrônicas divulgados apenas registram uma atuação institucional legítima e natural da empresa. No caso do Equador, o executivo apenas atendeu a um pedido de informação feito pelas autoridades. A empresa lamenta a divulgação e interpretações equivocadas sobre mensagens sem qualquer relação com o processo em curso.”

 

Luis Nassif

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vale tudo

    Vale tudo por parte de certa mídia de posição para incriminar o ex e (se Deus quiser) futuro presidente em negócios escusos. Com a PF parcial e desleal que temos, a alimentação dessa mídia continua constante. Por sinal, nas barbas do inútil ministro da justiça, mantido por Dilma, provavelmente, para isso mesmo. 

  2. Eu tendo a acreditar que não

    Eu tendo a acreditar que não se trata apenas da incapacidade do PIG em processar informação técnica, mas uma deliberada tentativa de corromper os fatos.

  3. Ô, Nassif!

    Ô, Nassif! Lendo apressadamente seu artigo, algum incauto é capaz de supor que a mídia nacional não integre uma força-tarefa, articulada, cá no Brasil, pelo Instituto Milenium (que, aliás, nem é o cabeça pensante da matilha). Ou terei sido eu que não percebi uma finíssima ironia?

  4. Halliburton

    “Os e-mails que denotam proximidade da maior empreiteira do País com o Itamaraty foram anexados dia 25 de setembro ao inquérito da Lava Jato. “

    A Halliburton americana nem precisava mandar email para o vice-presidente e ex-secretário de Defesa Dick Cheney. 
    Ele é o dono, quem mandava os emails era ele para seus funcionários!

    A Halliburton é uma das empresas de petróleo que mais faturou com a invasão do Iraque!

    Eles têm escritório na Av. Ana Costa 482 em Santos e duas de suas “instalações” no Brasil receberam certificação API americana. Se não conseguirem o que querem no pré-sal vocês acham que eles vão reclamar ao Procon…?

    12. Dec 2003. Halliburton, without competitive bidding, is given a contract to restore the Iraqi oil sector. It is billed initially as a contract for putting out oil-well fires, something in which Halliburton has little expertise. It turns out that the contract is really for the full restoration of the oil business in Iraq. It is kept secret because of the “emergency conditions”. It is one of the highest military logistics contracts in history.

    13. June 2004. Cheney has said all along that he had no contact with government officials who coordinated Halliburtons many contracts with the military. A March 2003 Pentagon email refutes this claim. It says that action on a no-bid Halliburton contract to rebuild Iraq’s oil industry was “coordinated” with Cheney’s office. This has to do with a no-bid contract given to Halliburton for rebuilding Iraq.

     

    https://www.cs.cornell.edu/gries/howbushoperates/haliburton.html

    HOUSTON – Sept. 3, 2015 – Two of Halliburton’s Brazilian facilities – Macaé and Rio de Janeiro – and nine of the company’s business lines located there have received the American Petroleum Institute (API) Specification Q2 Certification, an advanced industry certification standard for oil and natural gas service companies. They are the first in Latin America to receive the certification.

    http://www.halliburton.com/en-US/default.page
     

    1. Minha sugestão: envia a

      Minha sugestão: envia a íntegra para a equipe do ‘estadinho’ e convide os repórteres para um debate. Ah, eles sabem disso! Nesse caso fica provada a má-fé e o golpismo da mídia comercial, diàriamnete denunciados por nós, leitores atentos e progressistas.

  5. DEBATE SOBRE A MÍDIA, NO VALE DO PARAÍBA
    Para estendermos a luta pela democratização da Mídia, estamos lançando o núcleo regional do Centro de Estudos da Mídia alternativa Barão de Itararé, no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. São quarenta cidades, cerca de três milhões de habitantes e pelo menos 85 blogs voltados para Política e Cultura, a maioria progressistas e alguns com alcance nacional. O ato será no dia 17, sábado, com um debate com Altamiro Borges e Eduardo Guimarães, às 10:00 hs., no Departamento de Comunicação da Universidade de Taubaté (Av. Prof. Walter Thaumaturgo Jr., 700). Estão todos convidados.

  6. São tudo negocios e é assim em todo mundo

    Ontem a TV5 Monde da França transmitiu um programa sobre o ministerio das relaões exteriores, do ministro (Fabius) e respectiva burocracia. É natural o envolvimento do estado frances  e empresarios na defesa dos interessa do país. É  tudo negocios. Só  o PIG  faz escandalo com isso e naõ é por ignorancia é pura má fé.

  7. Nos trechos “bombásticos”

    Nos trechos “bombásticos” divulgados não há ABSOLUTAMENTE NADA de comprometedor, ilegal ou mesmo suspeito. Uma grande construtora brasileira pedir ao governo do País para que a diplomacia brasileira possa ser interlocutora junto ao governo de outro país em que a empresa brasileira tenha contratos não constitui atividade ilegal, muito menos criminosa. Os governos de países europeus como Alemanha, França e Suécia, assim como o dos EUA, sempre fizeram e continuam fazendo isso.

    Ao contrário do que afirma o ‘estadinho’, Celso Amorim nunca se negou a esclarecer nada a respeito do objeto dessa ‘reporcagem’. O mesmo se diga em relação a Marco Aurélio Garcia e ao ex-presidente (e se Deus quiser futuro presidente) Lula. O ‘estadinho’, em comatoso estado não vale, mas solta mais um “peido seco”; fede, mas não tem efeito prático que cause estragos

    E essa PF, “diligentíssima” e “republicaníssima”, se esmera em tentar incrimiar Lula, o PT, os petistas ou qualquer figura pública que tenha prestado serviços aos governos trabalhistas ou ao partido. Mas os 445 kg de pasta-base de cocaína, encontrados num helicóptero da família Perrela, família essa que possui um senador que é amigo pessoal do candidato derrotado e senador Aécio Cunha, não são notícia nem objeto de investigação. A droga não tinha dono, não tinha destino; não se sabe o que foi feito com a valiosa carga (se de boa qualidade e alta pureza iria ou irá ela para a incineração?). Onde está o empenho e a diligência da PF, para investigar esse crime de tráfico de drogas?

  8. Garcia e Amorim são culpados por outra coisa!

    De jogar o Brasil prá fazer comércio com “o sul da Antártida”, agora que metade do mundo se virou para o Pacífico com o tratado Transpacífico assinado.

    1. Óh!!!

      Que horro!!!…. paredão ou cadeia perpétua para eles, Calvin?…. e além disso jogaram a China para a Antártida…. quanta ignoráncia, digo, quanto horror!

    2. m…
      Nassif , desculpe a franqueza , mas como se fala m… aqui!
      É o que acabamos de ouvir do “distinto” acima !
      Quer dizer que China , Índia , Rússia , África do Sul e Europa inteira são , comercialmente , o resto insignificante do mundo ” ?
      Ou você acha que aqui tem um bando de ignaros e idiotas? O mais certo é que você , Calvin , é que é assim ! Cara , vê se tenha um pouco de pudor e vergonha na cara antes de dizer tanta asneira , mentira e desonestidade ( e você sabe disto muito bem! )!
      PS . Pior que o “distinto” somente a desonesta e bandida UOL dando destaque a uma barbaridade dessa hoje pela manhã . Também , com tantas figuras desse naipe ( como o dito cujo acima) para reverberar tais idiotices !

  9. Jornalismo investigativo

    Se houvesse jornalismo investigativo eficiente na imprensa brasileira talvez estas empreiteiras não tivessem levado boa vida por tanto tempo.Superfaturamento e corrupção ,pelo desconfiômetro da sociedade como um todo, é uma praxe antiga entre o Estado e o Capital. Apenas os incautos se autoenganam pelo biombo da presunção de inocência da malandragem.

  10. No nosso jornalismo,

    No nosso jornalismo, praticado pela mídia nativa, o pré-requisito é escrever o que o patrão quer. O resto não vem ao caso.

  11. Celso Amorim

    Essa reportagem ajuda afirmar que o Brasil, com Celso Amorim, se tornou um país soberano e não dependente, mas articulador e desbravador de caminhos próprios.

  12. inclua-se a mídia (alternativa). Isenta? Ora…

    cansa essa presunção de que somos, ou se é o melhor canal, a alternatividade, boa marca, bom marketing.

  13. Tristeza ver uma zelite
    Tristeza ver uma zelite zelote tão ignara e depravada como a de Pindorama…com essa gente como o Brasil poderá um dia figurar como grande potencia de fato…ta dificil…..com esse sistema midiatico penal puxando o pais pro buraco, ta dificil

  14. Muita coisa nessa reportagem do Estadão.

    Ela mostra por que as empresas jornalísticas estão demitindo seus reportes. Não precisam mais deles. Foram substituídos pelos investigadores da Polícia Federal. Nas redações, apenas o pessoal que diagrama a material recebido e o pública acriticamente.

    O resultado acaba sendo contrário ao pretendido. Quem sabe ler, percebe um presidente Lula, moderno e atuante, trabalhando pelos interesses do país no exterior.

    Não é à toa a frase de Obama em relação a Lula: “Ele é o cara”.

    Quando voltar a amanhecer no Brasil, e voltará, Lula será elogiado pelo do que hoje o acusam.

    Nossa “elite”, inclusive a sua mídia, se acostumou a ser periférica, a psicologia explica por que ela se sente superior sendo humilhada nos aeroportos de Miami. Basta ver a foto de FHC posando de cachorrinho sorridente do Clinton, até com a linguinha de fora. Um Brasil protagonista bagunça as relações de poder inscritas em sua mente há gerações. O tal complexo de vira-latas, para ficar na analogia canina.

    Um relato pessoal, um vez, na África, um francês disse-me que considerava um luxo o Brasil ter como ministro da cultura um artista como Gilberto Gil. Lamentava que, na França, não tivessem do mesmo. Foi no governo Lula.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador