A morte de Deda e o exercício do ódio

Quando o delegado Romeu Tuma morreu, vetei qualquer celebração de sua morte aqui no blog. Custou-me ataques de radicais inescrupulosos.

Dá arrepio as celebrações pela morte do governador sergipano Marcelo Deda. Na última vez que estive com ele, alguns anos atrás, mostrou-me orgulhoso o filho caçula, com síndrome de Down, dizendo-me que era a alegria da casa.

Independentemente do caráter das pessoas – e Deda era um homem e político diigno – um dos poucos sentimentos que unem homens e animais é o do constrangimento em relação a morte.

Anos de luta  política inclemente, com o exercício reiterado do ódio, criaram uma geração animalesca, que se diz presente nas redes sociais celebrando a morte de um pai de família.

Por Mirane Albuquerque, pelo Facebook
há 10 minutos · 

Não me recordo qual era o ano, nem vou olhar no google. Lembro-me bem quando o filho do ACM morreu, abruptamente, de um ataque cardíaco. A despeito de todas as divergências políticas implicadas, meu sentimento foi de choque. Uma pessoa jovem, deixando a família arrasada, uma vida que não cumpriu todos o seu potencial, mesmo que uma parte significativa deste fosse radicalmente contrário aos meus ideais. Senti pena vendo aquele homem tão poderoso, de quem sempre discordei e de cujo legado discordo, despido, naquele instante doloroso, de toda sua pompa. Era somente um pai, destruído, ao lado do caixão do filho morto prematuramente.

Essa recordação hoje está muito presente, após ler os comentários mais odiosos e torpes, em alusão à morte de Marcelo Déda. Também houve inúmeros assim, quando outro dia foi a vez de Luiz Gushiken. E, infelizmente, muitos haverá, talvez em breve, se José Genoino não aguentar o tranco. Alguns anos atrás, teve gente comemorando o câncer de Lula e, depois, de Dilma.

Eu pensava que sabia o que era ódio, mas descubro que não sei. Quantas vezes eu disse “eu odeio” sem ter noção. Eu achava que odiava meu pai, quando adolescente, toda vez que ele me proibia de ir a uma festinha ou de namorar determinado garoto. Eu achava que odiava jiló. Eu achava que odiava um ou outro namorado que me decepcionou. Eu achava que odiava este ou aquele político contrário à minha ideologia. Eu achava que odiava amarelo. Eu achava que odiava o Flamengo (rs).

Amadora, isso é o que eu sou, e sempre fui, em matéria de ódio. Eu e, felizmente, “a torcida do Flamengo”, como se diz, a grande maioria do povo brasileiro.  

Luis Nassif

164 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O resto é silêncio

    Pensa-se que a morte de um inimigo é um alívio; menos um a combater e, eventualmente, menos um a matar. Ainda pensamos como a 100, 200, 1.000 anos e mais para trás. A democracia seria a chegada a um patamar ético distinto, capaz de elevar o ser humano a uma dimensão de tolerância. Infelizmente não é assim que acontece. Me olho no espelho e reconheço que não sou melhor que os outros. Sentia, sim, alívio diante do desaparecimento de um inimigo. Logo, partilho com todos meus inimigos um grau de barbárie que, supostamente, não habitaria em mim, por minhas, er, “posições progressistas”. O resto, já foi dito, é silêncio.

  2. Câncer…

    Outro dia atendendo um professor de Viçosa no consultório estávamos debatendo sobre os estudos de alimentação e Câncer. Realmente o nosso consumo de agrotóxicos é monstruoso e o Câncer vai fazendo suas vítimas pelo país, encurtando vidas e destruindno famílias.

    Mas, ninguém quer pagar etudos sérios sobre isso….

    Uma pena.

     

    1. O câncer que vitimou o companheiro Marcelo Deda.

      Doutor, permita-me contradizê-lo, porem esta “praga”que vitimou nosso companheiro Deda, foi daqueles que nenhum dinheiro conseguiria cura-lo, embora eu tambem compartilhe com seu pensamento, de que é possível sim, minimizar a incidência do câncer, porem, há casos, em que nenhum dinheiro impede, que ele leve nossos entes queridos.

      O governo, até que investe bastante nos estudos em busca de alguma medicação ou tratamento que cure esta praga, porem…

      Uma pena, são as pessoas que tentam vincular a incidência do câncer aos governos. 

  3. Tem que deixar esse pessoal

    Tem que deixar esse pessoal falar, porque  mostram o que são e se desmoralizam sozinhos.

    Não aqui no blog, evidentemente, que é um blog sério.

  4. Eu acho é que esse pessoal tá

    Eu acho é que esse pessoal tá confundindo as coisas… Quer jogar mas não conhece as regras… Esse “ódio” que o pessoal anda destilando pelas redes e que foi bem estimulado, sobretudo em junho, parece mais uma reação de quem quer falar alguma coisa e não sabe bem o que dizer… No caso dos políticos, em função da campanha eterna de desqualificação da “categoria” é sempre a mesma palhaçada ” menos um ladrão”; ” já vai tarde”… Não dou muita confiança a esse tipo de comentário pq fico sempre com a sensação de que o sujeito só quer se manifestar ( sim pq tem que falar alguma coisa mesmo que não tenha absolutamente nada para dizer ) para parecer entendido no assunto. A rede é um paraíso para poser de qq naipe.

    Minha solidariedade aos amigos e familiares do governador Marcelo Deda… Ano difícil para o PT está sendo esse…

    1. Concordo com você, Cristiana.

      Concordo com você, Cristiana. A tchurma ( e convenhamos, há de todos os lados ) quer mais é se manifestar, mesmo que nada tenha a dizer. As tais redes são realmente um paraíso para esse tipo de manifestação . Nesse caso, melhor nem ligar muito, ou passar um dia sem acessar, para não envenenar o fígado. Ou entrar só para se alienar no candy crush…

    2. Pela padronização que há nos

      Pela padronização que há nos comentários anti-PT e os termos que usam, ao se referirem ao Lula, por exemplo, esses comentários não são de pessoas comuns que querem se manifestar e não entendem nada de política. São comentários (a maioria deles) de profissionais, gente que deve ficar numa espécie de central de telemarketing, escrevendo aquelas idiotices e votando nos comentários dos colegas de trabalho. Sempre esse tipo de comentário anti-PT fica entre os primeiros por terem mais votos. Um pequeno grupo de 10 pessoas, o dia todo fazendo isso, se ganham por produtividade, já deve ser suficiente para escrever centenas ou milhares de comentários por dia. E assim fazem a cabeça de outros, desavisados, que acabam concordando e seguindo a manada. 

      A PF deveria investigar isso. 

  5. Teve um poeta sabio que

    Teve um poeta sabio que escreveu numa canção:

    “Quem semeia vento colhe tempestade”.

    Tenho medo do momento em que esses semeadores do odio começarem colher contra si o que plantaram contra os outros.

    O sertão vai virar mar e o mar virar sertão.

    É so um idiota desses resolver encrencar com o Lula.

    1. O problema é que, neste caso,

      O problema é que, neste caso, a tempestade pode vir a cair sobre todo o País e não apenas sobre quem está plantando o ódio.

  6. Mas

    o que não é esse ódio visceral antipetista senão um exercício diário feito nos jornais, revistas e tv alcunhados de PIG?

    Porque surpresa? Não tem sido assim?

    Ora, um jornal paulista matou o Tuma e depois o ressucitou para ajudar seu candidato preferido.

    Nem é necessário listar aqui o monte de detritos fétidos publicados diáriamente nos blogs ligados ao PIG.

    Esse ódio é um exercício diário, não seria diferente na morte de uma pessoa considerada inimigo.

    Não gosta? Não compactue, não leia, desligue aquela porcaria, o face.

    Simples.

  7. Parecia  ser  uma  pessoa 

    Parecia  ser  uma  pessoa  do  bem.  Era  ,  também,  um  dos  melhores  políticos do PT e do País.   Lamentável  perda.

     

     

  8. Saudades do companheiro Deda.

    O PT, e toda os militantes políticos que entendem a política como um lugar aonde não temos inimigos, e sim adversários, hoje, todos os brasileiros estariam orando, como este humilde escriba, pela salvação deste nosso companheiro morto, que foi um dos maiores ícones políticos dos últimos anos de luta.

    Sempre que alguem desta seara falece, devemos esquecer nossas diferenças partidárias, e considerar, que antes de ser político, aquela pessoa, era um ser humano, que dentro das suas crenças e ensinos, tinha o direito de professar sua ideologia, mesmo que esta fosse contrária à nossa.

    Que Deus receba em seus braços, o companheiro Deda, e conforte os seus familiares, e que surja em Sergipe, alguem com o mesmo brilho político do companheiro, que agora, descança em paz, enfim.

  9. Caro Nassif e demais
    Fui um

    Caro Nassif e demais

    Fui um dos que no passado, também vibrava com a morte de algumas pessoas, mas com o passar dos tempos, percebi que a luta de classes é maior do que a morte de alguns.

    Hoje, já não compactuo com essa forma de vibrar.

    Saudações

     

  10. Marcelo Deda, um exemplo de governante

    Que fique o exemplo

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=8ziZhy6OpPI%5D

    Enviado em 25/03/2011

    Nesta sexta-feira, 25, no Hotel Parque dos Coqueiros, o Governador Marcelo Déda reuniu o seu Secretariado e demais autoridades para apresentar o Planejamento Estratégico – Quadriênio 2012-2015 do Governo do Estado. Falando sobre os desafios que Sergipe tem pela frente, Déda explicou as políticas sociais que nortearão a sua segunda gestão e de que forma a nova conjuntura governamental dará continuidade aos projetos de desenvolvimento. Déda cita os pocedimentos que serão desenvolvidos para dar continuidade ao crescimento de Sergipe em eixos como a inclusão produtiva e o desenvolvimento econômico.

     

  11. Este ódio todo foi criado e

    Este ódio todo foi criado e continua sendo instigado pela mídia velhaca, o PIG, e o governo continua finaciando com dinheiro dos nossos impostos. Pior ainda, não cobra os impostos que essa midia sonega. Quem cria corvos têm os seus olhos comidos por eles.

  12. inacreditável
    Custo a acreditar que vivemos hoje esse momento que beira o nazifascismo. Genocídios se iniciaram com o ódio a certos grupos (armênios, judeus, e agora, “petistas”).

  13. Ódio

    Ai é que está! Este ódio é instilado em uma parte da população, penso eu, por interesses, por orgãos da imprensa que tem como núcleo uma revistinha podre e que, dizem, pertence àqueles que já foram vítimas históricas do ódio. Se eu disser que é a revistinha do ódio, alguem dúvida quem ela é? E a técnica deste destilamento é nazista, preconceituoso.

    Em conclusão: a imprensa tem tudo a ver com este ódio e este é um crime em andamento. Vai entender o ser humano!

  14. Eu queria que o Nassif expusesse um artigo que não nos deixasse

    tão pra baixo . Que tal este, do brilhante Leonardo Boff ?

     

    Leonardo Boff: Barbosa não honra o STF

    Edição247-Divulgação / Nelson Jr-STF:

    Pensador diz que, da estátua que representa a Justiça, Joaquim Barbosa ficou sem as vendas porque não foi imparcial, aboliu a balança porque ele não foi equilibrado, e só usou a espada para punir mesmo contra os princípios do direito: “O animus condemnandi (a vontade de condenar) e de atingir letalmente o PT é inegável nas atitudes açodadas e irritadiças do Ministro Barbosa”

    2 de Dezembro de 2013 às 06:44

     

    247 – O filósofo e teólogo Leonardo Boff criticou a postura de Joaquim Barbosa, presidente do STF diante da condução das prisões dos condenados na AP 470. Segundo ele, a vontade de condenar e de atingir o PT foi maior do que os princípios do direito. Leia:

    Uma justiça sem venda, sem balança e só com a espada?

    Tradicionalmente a Justiça é representada por uma estátua que tem os olhos vendados para simbolizar a imparcialidade e a objetividade; a balança, a ponderação e a equidade; e a espada, a força e a coerção para impor o veredito.

    Ao analisarmos o longo processo da Ação Penal 470 que julgou os envolvidos na dita compra de votos para os projetos do governo do PT, dentro de uma montada espetacularização mediática, notáveis juristas, de várias tendências, criticaram a falta de isenção e o caráter político do julgamento.

    Não vamos entrar no mérito da Ação Penal 470 que acusou 40 pessoas. Admitamos que houve crimes, sujeitos às penas da lei.

    Mas todo processo judicial deve respeitar as duas regras básicas do direito: a pressunção da inocência e, em caso de dúdiva, esta deve favorecer o réu.

    Em outras palavras, ninguém pode ser condenado senão mediante provas materiais consistentes; não pode ser por indícios e ilações. Se persistir a dúvida, o réu é beneficiado para evitar condenações injustas. A Justiça como instituição, desde tempos imemoriais, foi estatuída extamente para evitar que o justiciamento fosse feito pelas próprias mãos e inocentes fossem injustamente condenados mas sempre no respeito a estes dois princípios fundantes.

    Parece não ter prevalecido, em alguns Ministros de nossa Corte Suprema esta norma básica do Direito Universal. Não sou eu quem o diz mas notáveis juristas de várias procedências. Valho-me de dois de notório saber e pela alta respectabilidade que granjearam entre seus pares. Deixo de citar as críticas do notável jurista Tarso Genro por ser do PT e Governador do Rio Grande do Sul.

    O primeiro é Ives Gandra Martins, 88 anos, jurista, autor de dezenas de livros, Professor da Mackenzie, do Estado Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra. Politicamente se situa no pólo oposto ao PT sem sacrificar em nada seu espírito de isenção. No da 22 de setembro de 2012 na FSP numa entrevista à Mônica Bérgamo disse claramente com referência à condenação de José Direceu por formação de quadrilha: todo o processo lido por mim não contem nenhuma prova. A condenação se fez por indícios e deduções com a utilização de uma categoria jurídica questionável, utilizada no tempo do nazismo, a “teoria do domínio do fato.” José Dirceu, pela função que exercia “deveria saber”. Dispensando as provas materiais e negando o princípio da presunção de inocência e do “in dubio pro reo”, foi enquadrado na tal teoria. Claus Roxin, jurista alemão que se aprofundou nesta teoria, em entrevista à FSP de 11/11/2012 alertou para o erro de o STF te-la aplicado sem amparo em provas. De forma displicente, a Ministra Rosa Weber disse em seu voto:” Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”. Qual literatura jurídica? A dos nazistas ou do notável jurista do nazismo Carl Schmitt? Pode uma juiza do Supremo Tribunal Federal se permitir tal leviandade ético-jurídica?

    Gandra é contundente: “Se eu tiver a prova material do crime, não preciso da teoria do domínio do fato para condenar”. Essa prova foi desprezada. Os juízes ficaram nos indícios e nas deduções. Adverte para a “monumental insegurança jurídica” que pode a partir de agora vigorar. Se algum subalterno de um diretor cometer um crime qualquer e acusar o diretor, a este se aplica a “teoria do domínio do fato” porque “deveria saber”. Basta esta acusação para condená-lo.

    Outro notável é o jurista Antônio Bandeira de Mello, 77, professor da PUC-SP na mesma FSP do dia 22/11/2013. Assevera:”Esse julgamento foi viciado do começo ao fim. As condenações foram políticas. Foram feitas porque a mídia determinou. Na verdade, o Supremo funcionou como a longa manus da mídia. Foi um ponto fora da curva”.

    Escandalosa e autocrática, sem consultar seus pares, foi a determinação do Ministro Joaquim Barbosa. Em princípio, os condenados deveriam cumprir a pena o mais próximo possível das residências deles. “Se eu fosse do PT” – diz Bandeira de Mello – “ou da família pediria que o presidente do Supremo fosse processado. Ele parece mais partidário do que um homem isento”.

    Escolheu o dia 15 de novembro, feriado nacional, para transportar para Brasília, de forma aparatosa num avião militar, os presos, acorrentados e proibidos de se comunicar. José Genuino, doente e desaconselhado de voar, podia correr risco de vida.

    Colocou a todos em prisão fechada mesmo aqueles que estariam em prisão semi-aberta. Ilegalmente prendeu-os antes de concluir o processo com a análise dos “embargos infringentes”.

    O animus condemnandi (a vontade de condenar) e de atingir letalmente o PT é inegável nas atitudes açodadas e irritadiças do Ministro Barbosa. E nós tivemos ainda que defendê-lo contra tantos preconceitos que de muitas partes ouvimos pelo fato de sua ascendência afrobrasileira. Contra isso afirmo sempre: “somos todos africanos” porque foi lá que irrompemos como espécie humana. Mas não endossamos as arbitrariedades deste Ministro culto mas raivoso. Com o Ministro Barbosa a Justiça ficou sem as vendas porque não foi imparcial, aboliu a balança porque ele não foi equilibrado. Só usou a espada para punir mesmo contra os princípios do direito. Não honra seu cargo e apequena a mais alta instância jurídica da Nação.

    Ele, como diz São Paulo aos Romanos: “aprisionou a verdade na injustiça”(1,18). A frase completa do Apóstolo, considero-a dura demais para ser aplicada ao Ministro.

     

    1. Com todo respeito ao

      Com todo respeito ao Sr.Leonardo Boof , eu ainda questiono esta atitude odiosa do PT ao Minis. Joaquim , quando ele não condenou sozinho , ali existiam mais Juizes , que formam um colegiado e a maioria votou pela condenação . Portanto quando se fala num político da mais alta estirpe como foi  Sr Deda , não se viu de sua parte um pronunciamento sequer condenado o Juiz Barbosa e esta é a diferença daqueles que se deixam levar pela paixão e doas pessoas equilibradas como o próprio Lula que foi contido em suas declarações e tal qual Dilma .

      1. Não, senhor, desculpe

        Só estamos pleiteando junto a Nassif um post separado deste com o conteúdo sugerido, e não ocupar o espaço sagrado dessas manifestações merecidas. 

      2. Com todo respeito ao

        Você opina de forma parcial, posto que, parte de um falso pressuposto:

        O senhor Joaquim Barbosa não condenou sozinho os réus, entretanto, utilizou de todo tipo de pressão com o escopo de enquadrar os demais juízes, e, assim induzí-los a seguir o seu voto enquanto relator.

        Prova cabal, dessa minha afirmação, foi a estupidez e arrogãncia quase bestiais com as quais tratou o Ministro Lewandowski, um dos mais garantistas juristas do STF.

        Não há como negar esse poder de intimidação do senhor Barbosa, ao ponto da senhora ministra Rosa Weber, proferir uma assertiva tão insana.

        Parece, até, que a Rosa Weber  nunca se deu ao trabalho de ler o clássico, DOS DELITOS E DAS PENAS, do grande CESARE BECCARIA, pioneiro na defesa do princípio jurídico: in dubio pro reo. O famoso favor rei. 

         

         

         

      1.  
        A morte do Deda já dá uma

         

        A morte do Deda já dá uma tristeza danada, e ficarmos debatendo as degenerações dos inqualificáveis fascistas aí já é demais . Não merecemos tamanha desgraceira .

         

    2. A Frase completa: São Paulo aos Romanos

      ”A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade.”
       

    3. Quando estudou na Alemanha, o

      Quando estudou na Alemanha, o Joaquinzão foi contaminado pelos nazistas e quer ser um novo Hitler, que amava os negros, como se sabe! HAI JOAQUIM!

      1. Acusar um cidadão de nazista

        Acusar um cidadão de nazista e que deseja ser o novo Hittler neste país é crime, especialmente sendo uma autoridade da republica,  presidente do STF, não vou denunciar para que fique registrado, a estupidez de um equerdista.

        1. Você a viu ou visitou outros

          Você a viu ou visitou outros blogs?  Aqueles que cotidianamente e habitualmente ofendem “o BRAZÃO” da República, a personalidade da Presidenta em exercicio, além que macular a BANDEIRA NACIONAL  e outros itens mais?. Então, para defender esse que tanto defende basta ele moralizar a sua atuação no STF e principalmente fazer cumprir as LEIS que estão escritas, não as que cria através de chicanas…………..

  15. Chocante

    Lembro-me de quando o PT era oposição, e o MST invadiu a fazenda pertencente ao então presidente da República, FHC. O Lula se levantou e criticou a atitude, dizendo: “Isto não ajuda em nada a luta democrática”. E eu me impressionei, pois achava que os políticos se tratavam como inimigos… Mas pelo menos o Lula não. Posteriormente vi trocas de amabilidades entre políticos opositores, e entendi que entre alguns, adversários não são iguais a inimigos.

    Infelizmente muitos encaram a política como um campo de batalha, e o ódio destilado e estimulado pela nossa direita “cheirosa” faz com que o Facebook seja um celeiro de asneiras, proferidas por acéfalos metidos a “comentaristas políticos” e que abrem a boca cheia de dentes enquanto deveriam ficar calados.

    Outro dia minha esposa veio me mostrar um comentário na linha do tempo (no Facebook) da esposa de um amigo meu, onde ela dizia que aquela enfermeira assassina, do Paraná, é que deveria tratar da Dilma e do Lula. O que mais me choca é que essa pessoa é cristã, de linha evangélica. Se como cristão, eu creio que toda vida é sagrada, uma dádiva de Deus, e por isso sou contra a pena de morte, o que dizer de alguém que professa a mesma fé que eu e q fala tamanho absurdo? Ou o q eu creio está errado, ou o q ela crê, está. Onde está, na vida dela, o mandamento, “ame ao seu próximo como a ti mesmo”? Esqueceu? O ódio nublou o amor? Triste, muito triste.

    Quanto ao Marcelo Dêda, eu não o conhecia. Mas lamento a sua morte. É um pai de família, um trabalhador, que fará falta para muita gente. No caso dele, para todo o estado do Sergipe.

  16. Vez por outra entro posto

    Vez por outra entro posto comentários com críticas ao PT, divergindo do conteúdo do Nassif. Mas, nesse post, tenho que concordar com 100% do que foi dito.

    Acho Marcelo Deda um bom político, mas, ainda que não achasse, não comemoraria sua morte. Lembro de ter visto há alguns meses, estarrecido, comemorações à morte de Margareth Thatcher nos blogs progressistas, notadamente no blog do Sr. Paulo Nogueira.

    O fato de discordar das idéias de alguém não me leva a ser seu inimigo nem desejar sua morte.

    O clima de rivalidade política instalado no país leva a esse tipo de radicalismo. Basta ver que os comentários a seus posts. Quando alguém comenta criticando o PT, em vez de outras pessoas rebaterem o conteúdo do comentário, partem logo para o ataque à pessoa.

    Infelizmente, estamos regredindo.

    1. Mas existe uma diferença.

      Mas existe uma diferença. Pode-se fazer críticas civilizadas ao PT, com argumentos. Nesse caso, as respostas também  apresentam argumentos. Mas os blogs progressistas estão infestados de trolls pagos pela direita que entram  para postar provocações e inviabilizar o debate. A melhor resposta a esses é ignorar, mas nem sempre as pessoas conseguem. O que você sugere  que se faça?

      1. Eu só comento pra debater

        Eu só comento pra debater conteúdo. Mesmo assim, só obtenho como resposta tucanalha, urubulino, etc… Inclusive aqui. Poucos são os que se dispõem a debater conteúdo.

        1. “Quando alguém comenta

          “Quando alguém comenta criticando o PT, em vez de outras pessoas rebaterem o conteúdo do comentário, partem logo para o ataque à pessoa.”

          Eu pensava como  vc , ate entender que não querem diálogo, o intuito é destruir.

           

  17. Maldade explícita: nada é SAGRADO, menos …

    A explicitude parece ser uma marca destes tempos. Tudo foi devassado e exibido à exaustão _ menos as corrupções dos expositores midiáticos, claro, isso é sagrado, tem que ficar bem oculto, não pode nem ser mencionado ou investigado, tem que ser protegido pelo tabu segredo de justiça. Chegou a vez da crueldade exibir ostensivamente sua face. Pode fazê-lo sem constrangimento algum, sob a proteção do neo-liberalismo: tudo pela libertinagem sem censura e sem responsabilidade, é a sua máxima, respeitando o tabu, claro. Uma crise muito grande dos valores éticos maquiados e reduzido a pequenos adereços que as classes médias expõem como símbolo de distinção social aos pobres incultos. Aqueles tão sensibilizados com o uso de animais nas pesquisas científicas não estão imunes de serem os que professam crueldades tais, claro, a vida de certos animais vale mais que a de muitos homens. Assim como os civilizados que ficam horrorizados ao verem um sem educação não se utilizando das lixeiras na rua ( ! ) o que não é politicamente correto. Pois já não houve também uma ministra do meio ambiente que lutou bravamente pela preservação de um cardume de bagres, em detrimento do fornecimento de energia para milhares de pessoas que nunca tinham tido acesso a esse bem ?  é considerada defensora da ecologia.

  18. Onde foi parar a solidariedade diante da morte?

    Sou de um tempo que ela ainda existia e quando menina nunca vi ou ouvi comemorações diante da morte, havia o silêncio por parte dos inimigos. Uma coisa que ficou marcada quando criança foi saber que a multidão que subia em direção ao Catete para exigir a deposição do Getúlio, quando soube da morte do Presidente, voltou, destruiu e ateou fogo na sede do jornal que brigava com ele, se não estou enganada era a Tribuna da Imprensa que tinha por trás o Lacerda.  Hoje há a banalização do ódio, se odeia desde pirulito a político. O imediatismo que reina entre os jovens atuais na política, não os fazem querer o bom debate, mas desejar a imediata e definitiva eliminação do adversário, debater para quê? Como se o simples desaparecimento físico eliminasse o problema. Onde foi que perdemos nossa humanidade, seria na ditadura? Ainda não tenho certeza. Pessoalmente não desejo a morte dos meus adversários políticos, antes os quero vivos e com saúde para debater, se for o caso pagar por seus erros e testemunhar nossa vitória. Meus pêsames aos familiares do Marcelo Deda, fiquem em paz.

  19. A verdade é que a sociedade

    A verdade é que a sociedade esta muito doente , seres humano na mais pura acepção da palavra anda dificil de se encontrar .  O que faz grande sucesso por exemplo no esporte são lutas crueis e sangrentas que nos remete aos gladiadores , na política o escárnio e a brutalidade contido no vocábulario de debatedores que não se limitam a discutir com moderação , tem que agredir e dequalificar o comentário do outro de forma torpe .

    As letra das músicas ja não tem a poesia pura e bela , mas pelo contrário e recheada de sexo e violencia eté as danças são pura representação do ato .

    Um político como o Marcelo Deda é um apêndice neste conturbado mundo em que opositores se tornam inimigos e velhas raposas politcas na verdade são lobos sanguinários que seguram se no poder a todo custo e pra eles o fim justificam os meios .

     Que a paz do senhor conforte a família do nobre governador .

    Saudações a todos  do Botelho.

    1. Christopher Lash falou sobre isso

      Armando, tem um livro muito bom, acho que é de 1969, que chama-se A CULTURA DO NARCIZISMO, de Christopher Lash, um psiquiatra que também era filósofo, que caracteriza muito bem essa doença que é da sociedade, e que produz esse tipo de ser humano. É bem difícil de achar em português e até em espanhol, a gente tem que encomendar. Mas, vale a pena.

        1. Tem que pedir para importar ( ! )

          Armando, essa obra é contundente, mas, inexplicavelmente, não há nas livrarias. O que eu tenho foi uma xerox que tirei na USP/FFLCH/Departamento de Ciências Sociais ( podia, era matéria de curso ). Queria comprar o livro e, inclusive presenteá-lo a amigos, mas vi que não tinha disponível, tinha que mandar importar em castelhano. Sou socióloga, mas, atualmente me dedico a estudos de psicanálise, que apreende mais a dimensão do social que a psicologia, e, essa obra  integra as perspectivas sociológicas e psiquiátricas, antes tinha na PUC. 

          1. Nilccemar, esse livro pode

            Nilccemar, esse livro pode ser encontrado no sebo virtual Estante virtual, mas é coisa de louco : em inglês o preço é R$ 30,00,  já em português começa em 144,00 e daí para cima. Desisti, né.

    2. Ficamos procurando onde está

      Ficamos procurando onde está a raiz disso, mas você tem razão, a sociedade está doente e não é só a sociedade brasileira que está acometida  por essa despiedade, acho que é um fenômeno mundial. Veja que as redes sociais, algumas delas colocam comunidades: Eu Odeio isso, Eu odeio aquilo… Nas famílias, o que antes era impensável, hoje se comete com banalidade, as crianças são estimuladas a falar dos seus “ódios” desde pequenas, já cansei de ouvir filhos dizendo à mãe e pai: “Eu te odeio!” por qualquer contrariedade banal. Isso era impensável na minha infância e adolescência, no mínimo, se eu tivesse essa ousadia, seria castigada. Bem, esse assunto já ficou sério e está merecendo estudos.

      1. Sinceramente Malú, acho que

        Sinceramente Malú, acho que esses 11 anos de governança petista ( e em especial Lula em seus discursos) ajudou muito a criar esse clima de bons e maus, pretos e  brancos, olhos azuis vs olhos negros, pobres vs ricos e classe média demonizada. Sempre fui de oposição, se há governo sou contra, governos existem, seja qual for,  é para serem vigiados 25 horas por dia, na época do FHC eu era PT, agora sou oposição unicamente porque o lulopetismo é governo.Reconheço méritos no petismo assim como reconheçõ méritos na década passada. 

         

        1. O PT tem as costas largas,

          O PT tem as costas largas, não é? Identificado um problema, a culpa é do PT. Não acho que quem primeiro se desumanizou foi o PT ou outro partido qualquer, acho que as raízes disso estão mais profundas, acho que estão nas famílias que afrouxaram a civilização com os filhos e na mídia que se encarrega de propagar ódios. Só posso dizer, por já ter vivido mais de 65 anos, que antes era mais contido, era mais civilizado, estive lá atrás e vi como era antes e estou vendo como está sendo agora. Talvez, arrisco a dizer, por conta da extrema contenção de antes, tenha liberado geral a expressividade de sentimentos dentro de casa, lá por volta dos anos 60/70, não houve um meio termo, é 8 ou 80. Talvez, se Hitler morresse hoje haveria um carnaval geral, mas naquela época não tive notícias de comemorações e olha que aquele até merecia como outros carniceiros que já passaram por esse mundo de meu Deus.

        2. Caro Walker , concordo

          Caro Walker , concordo contigo em gênero , numéro e grau , realmente o Lula tem esta coisa de pegar no pé da elita branca , agora é a mídia . Acho que uma personlidade com a importancia dele não pode disseminar esta idéia de luta entre classes é um perigo, sabemos a que ponto pode chegar , a história ai esta .

          É bom lembrar que o nosso amado Lula faz parte desta tal elite , e a muito tempo deixou de ser o metalurgíco.

  20. A culpa é da direita.

    Creio que todo ódio, rancor, preconceito, mágoa, inveja, parte do seguimento da direita e seus seguidores.

    A culpa é dos reinaldos azevedos e afins.

    1. A culpa é de uma elite sócio

      A culpa é de uma elite sócio econômica rancoroza por ver milhões de brasileiros sainda da miséria, ocupando parques, shoppings, escolas privadas, hospitais particulares, aeroportos, enfim, se tornando gente como essa elite. É isso que eles não suportam, ela é egoista só pensa nela mesma, e odeia os pobres, e por lógico, aqueles que lutam por eles. Dai vem o ódio do thc contra o Lula e o PT. Lembram daqueal fulaninha que queria que cada paulista matasse um Nordestino? Parece que começaram….

      1. Mentira sua. Quem usa o ódio

        Mentira sua. Quem usa o ódio como elemento aglutinador de sua ideologia é a direita. Quem usa a violência como métoido de ação é a direita. Quem deixa o dinheiro livre e o Homem escravo é a ideologia criminosa do liberalismo econômico, a qual você defende.

        1. Meio estranho liberal a favor

          Meio estranho liberal a favor da escravidão não acha Ruy.

          Não leu Marx, Lenin, Stalin então Ruy?

          Vc vai argumentar que deturparam Marx, Stalin chega ao poder afirmando que Lenin deturpu o marxismo, depois foi Mao que afirmou que os soviéticos deturparam Marx, um matou 40 milhões o outro 70 milhões, tenha medo quando alguém falar que deturparam Marx, a vida de milhões estão em risco.

          O que não falta é texto para comprovar a cultura de ódio da esquerda.

          [video:http://www.youtube.com/watch?v=dKftEdUQvKs%5D

           

           

          1. Vamos trocar figurinhas de ódio?

            Vamos trocar figurinhas de ódios?  Assassinatos aos milhares, milhões, até bilhões? Pois, quantos morrem de fome hoje sob o capitalismo? Não são assassinatos, diria você. São vítimas da obsolescência. Assassinatos silenciosos, incontáveis, de todos os matizes ideológicos. Mas quem odeia é sempre o outro. E é sempre o outro que odiamos.

          2. Marcos a humanidade passa

            Marcos a humanidade passa fome desade sua origem e quem conseguiu reduzir muito a fome no mundo foi o capitalismo atravéis do aumento da produtividade, fome existe ainda onde não existe capitalismo.

            A China morreram 60 milhões por fome no periodo  Maoista, a estatização do campo provocou a redução da produção, somente em 1976 com a morte de Mao que um grupo de agricultores da província de Anhui se rebelaram contra a lei que não permitia a comercialização da produção. A renda do grupo melhorou muito, felizmente o secretário do partido comunista, Wan Li, que era o responsável pela Província de Anhui à época, ficou sabendo da ocorrência e acabou aprovando o “experimento”.

            O desenvolvimento Chinês começou no campo e o fim da grande fome se deve a implantação mesmo que parcial do capitalismo.

          3. Outro que arrota teses sobre

            Outro que arrota teses sobre o Brasil sem conhecer sua história…

            Liberalismo e escravidão e a origem e a desgraça do nosso país, querido.

            Vai estudar um pouquinho, depois vc volta.

      2. Esse distinto senhor talvez

        Esse distinto senhor talvez jamais tenha entado, mesmo só por curiosidadenos sites do UOL, da Folha para sentir até onde vai o ódio que pode ser destilado através de seus comenaristas, ao PT ou a qualquer pessoa que algum dia tenha dito algo de bom s/ o partido. Cito somente esses 2, pq jamais entrei nos demais como Reinaldos, etc. Acredito que são pessoas pagas p/ isso e só assim diminui minha sensação de que o mundo  todo está ficando intolerável.

      3. …enquanto a direita

        Só faltava essa, alguém dizer que a direita não usa discurso de ódio de classes, não usa violência…

        Deve pensar que a direita é legalista. Usa exércitos. Depois aparelhos brutais de repressão para torturar e matar. Exila uns tantos privilegiados ou com sorte de nascimento em famílias tradicionais. Porque a direita é assim: a tradição conta muito. A tradição somos nós. O resto, bem, o resto que se…

  21. esperar o que?

    Quando um ex presidente, dito intelectual, no caso ociólogo, destila em um jornal decadente todo o seu ódio e rancor contra condenados “não estou entrando no mérito” demostra o nível um cinismo indisfarçável. Quando um “colonista” da maior publicação da nação “sem entrar na qualidade discutível da mesma” afirma que os hóspedes do hotel que um dos condenados irá trabalhar em regime semi-aberto teaão que levar seus pertences, inclusive bijoterias de $1,99 só podemos esperar ódio. O mesmo ódio que uma singela dona de casa ou um cidadão pacato demosntra ao pedir rudução de maior idade ou pena de morte para um não condenado qualquer. O que quero dizer é; estamos plantando ódio, não esperemos colher nada diferente disso.   

  22. Minha homenagem à Marcelo Déda.

    “As constatações apontadas no Atlas de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM) 2013,(…), demonstram um patamar de evolução sem precedentes nos municípios sergipanos nos indicadores avaliados que contemplam, sobretudo, três dimensões: renda, educação e longevidade. O estudo é fruto de uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD) e do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). A análise dos dados aponta que a evolução do Índice de Desenvolvimento em Sergipe cresceu (…) bem mais que a média nacional.   Outro fato importante obtido no estudo vem da análise do desenvolvimento dos municípios fora da área metropolitana, justamente um dos focos principais da atual administração.” 

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=TzI4xDalfw4%5D

  23. A crítica seja ela política

    A crítica seja ela política ou pessoal não pode se tornar escárnio de uma vida, independente do partidarismo de cada um, uma vida se foi, se ele errou ou acertou, é porque ele foi um ser humano como todos nós, afinal ninguém nessa vida é perfeito… Meus sentimentos aos familiares, e por favor, não debochem do sofrimento alheio…

  24. Eu nem leio mais os

    Eu nem leio mais os comentarios quando ocorre algo assim. Daria nojo.

    E isto se repete sempre, seja quem for. Lembro as barbaridades que se escrevia quando o Chico Anisio estava no hospital.

    Então, prefiro pensar que são comentários da escória da escória. E que na vida virtual procuram externar toda a maldade, ignorancia, preconceito, recalques que suas mentes doentes não demonstram na vida real.

    Desconfio que a maioria destes animais sequer sabe quem é que morreu. O objetivo é apenas ferir. 

    1. Não os elogie chamando de

      Não os elogie chamando de animais. Eles são vermes. Animais sofrem com o sofrimento do outro e podem ser capazes de morrer para defender um semelhante ou humano.

  25. Não é só com políticos do PT


    Não é só com políticos do PT não. Os comentários postados com relação a morte do ator americano que morreu num desastre de automóvel são horripilantes.  A maldade e a violência do brasileiro chegou num ponto que me faz perder toda e qualquer esperança.

    1. “A maldade e a violência do

      “A maldade e a violência do brasileiro chegou num ponto que me faz perder toda e qualquer esperança”

      Não é do brasileiro, isto está acontecendo em todos os países. Em alguns outros chega a ser pior. O que que você acha que um árabe palestino passa nas mãos dos israelenses ?

       

  26. Ódio disseminado

    Tenho parentes e amigos que compartilham deste sentimento lamentável. Vejo que eles foram induzidos, ao logo dos tempo, pelo espírito do noticiário de tv e jornais. Mas principalmente são sujeitos às influencias de amigos que enviam notinhas venenosas e acabam entrando na onda conservadora, muitas vezes pensando que estão lutando por um mundo melhor.

    A maioria dele são difíceis de esclarecer, pois é um ódio cego e sem base teórica, que é fruto das influências. Para não perder a amizade de alguns prefiro ignorar os comentários e alusões.  Mas mando para ele as notícias realmente importantes com o histórico dos fatos, para não ser totalmente covarde. Alguns conseguem absorver alguma coisa. A outros, menos radicais, explico a história do Pizollato, da Visanet, da corrupção dos corruptores, como os congressista são obrigados a atenderem os corruptores etc.

    Realmente dá pena. Muitos se dizem cristão mas odeiam com bastante força. Tenho um conhecido que diz que eles confundem o “amar ao próximo como a si mesmo” com a amar só os parentes,amigos e iguais. Daí o ódio pelos que eles consideram diferentes, os nordestinos, os pobres, os petistas, os umbandistas e outros…

  27. A comodidade de odiar nas redes sociais

    Infelizmente, muitos de minha geração, eu inclusive, não terão oportunidade de conhecer algum estudo sério, com profundidade, e que use o surgimento das redes sociais para reconhecer o verdadeiro caráter do brasileiro. É certo que teses sociológicas e antropológicas, como a do “homem cordial”, de Sérgio Buarque de Hollanda, mas não só, pelas contingências da época já estavam sendo contestadas.Talvez, mesmo a magnífica folclorização de que “mestiço é que é bom”, como escrito por Darcy Ribeiro, tenha que voltar a um “mais ou menos bom”.

    Não acredito seja plausível, como muitas vezes aparece aqui, colocar a culpa nas folhas e telas cotidianas, o que dirá em uma só publicaçãozinha ou um ou dois articulistas imbecis.

    Esse é um processo que corre celeremente há, pelo menos, meio século, no Brasil. mesmo em períodos históricos passados, colonização, escravidão, longos períodos de ditadura, o ódio sempre esteve presente entre nós, apenas glamourizado por uma classe média de extração cultural europeia.

    Lembro-me de um documentário com Chico Buarque, não estou certo se de João Moreira Salles, algo como “O País que perdeu a delicadeza”. Não é assim tão recente, creio que nem existia internet.

    As redes sociais redefinem um país que odeia com facilidade; que tinha medo de mostrar sua verdadeira natureza; que sempre se mostrou covarde ao lutar ou reivindicar direitos seus ou de injustiçados; elites que sempre acharam naturais diferenças meritocráticas.

    Cientistas sociais têm um papel importantíssimo para nos ajudarem a saber quem realmente somos. Nunca houve material de pesquisa tão forte para reideologizar o sentido do povo brasileiro.

    1. Cordialidade

      Rui, a concepção da cordialidade brasileira não tem a ver com gentileza, afabilidade, delicadeza, etc, mas principalmente com o pensar e agir impulsivamente, com o “coração” (cordis, em latim), de acordo com interesses particulares. O maior problema disso é que atinge a esfera pública.

  28. O 247 manfa seus leitores

    O 247 manfa seus leitores denunciar baixarias, mas não há nenhum mecanismo prático no site que estimule a isso, exceto a ultra canalhice de grande parte de seus frequentadores.

  29. Paz

    Li a noticia do falecimento do governador Marcelo Deda no Uol e fui ler os comentarios. Mais que tristeza. Gente sem a menor noção de quem foi Deda, dizendo idiotices, tolices, quando não, dizendo do porque não ter levado  Lula, Genoino e Dirceu junto… A Folha conseguiu ter o mesmo padrão de leitor da Veja. Eh impressionante, o jornal que eu mais gostava de ler nos anos 90 e esperava ansiosa pela Folha Mais nos fins de semana, se transformou num panfleto de quinta, eivado de odio contra pobres, contra nordestino, contra petistas…. 

    Malu,

    falando sobre como as pessoas antes eram solidarias, lembro de uma historia particular que aconteceu com meus pais. Minha mãe foi vitima durante anos de uma vizinha invejosa, que vivia caluniando meus pais e tal, até que um dia, a filha dela, que era minha coleguinha, morreu num terivel acidente. A primeira pessoa a correr para socorre-la foi minha mãe, que cuidou daquela mulher como se fosse alguém da familia, apesar de todo o sofrimento que ela causou à minha mae.

    A partir dali, aquela senhora mudou. Nunca mais foi a mesma pessoa rancorosa e faladeira. E o gesto da minha mãe me marcou profundamente.

    1. Realmente, Maria Luisa,

      Realmente, Maria Luisa, somente ações contrárias ao ódio é que vão acabar fazendo retornar a solidariedade, revertendo esse quadro atual, mas isso é um trabalho de formiguinha, já que a imprensa não ajuda, é cada indivíduo tentando se transformar.

    2. Não há ninguém mais cruel que

      Não há ninguém mais cruel que um perdedor recalcado que vive remoendo seu inconformismo imerso em inveja e mesquinharia, pior ainda se a pessoa for arrogante.

      Como esse é o quadro da extrema direita raivosa que se aglutinou em torno da oposição tucanomidiática, não seria de se esperar outra coisa além de um espetáculo de baixaria e falta de noção dessa escumalha que comenta no UOL, Folha e outras porcarias.

      Mas a mesquinharia é um pecado autopunitivo, pois corrói o mesquinho por dentro. A minha vingança é saber que a cada vitória do PT e seu projeto de inclusão social com desenvolvimento sustentável essa súcia se descabela de ódio e se envenena na bile fétida de sua própria boçalidade.

  30. Suspeita de material explosivo na plataforma Frade.

    A marinha do Brasil, atravez de sua acessoria de Imprensa soltou nota comunicando que ontém dia 30/11, por volta das 19,00h foi encontrado à bordo da plataforma Frade uma caixa suspeita de conter material explosivo.

    Um gabinete de crise foi intalado.  Os navios patrulhas Amazonas e Guarupá e a corveta Barroso foram deslocadas para o local assim como mergulhadores e pessoal da PF.

    A nota na íntegra pode ser lida ni blog Podert Naval.

  31. Acho que, como Mirane, ainda

    Acho que, como Mirane, ainda não conhecíamos o ódio que vem sendo construído por uma gente que foi amputada de sua humanidade. Não sei quem “os” amputou desse sentimento, mas sei que conseguem passar adiante esse sentimento tão horroroso.Cmd+V

  32. Morteiro de Deda.

    Na hora de lamentar a morte de um político jovem, promissor de vida pública intensa, venho render homenagem a sua um brasileiro que se dedicou a política, no seu melhor sentido. Um abraço aos familiares sei correligionários de solidadriedade pela perda. Perdemos todos.

  33. Tachter morreu e foi alvo de

    Tachter morreu e foi alvo de mensagens de ódio. Alguns ingleses chegaram a “comemorar” o passamento dela.

    O ódio e a paixão cegam.

    Alguns definem política é a forma de se tomar o Poder até parece), que vicia e torna o Poder como fim do Poder. Acredito que a política seja uma forma de tornar a vida das pessoas em sociedade melhor, a busca permanene de melhorias, seja qual for o espectro político.

    Entender que a política se faz por políticos, e quando nos afastamos da política deixamos o espaço livre para que políticos manobrem em razão de interesses prórpios.

    Deda, por ser sergipano, era próximo do carlismo e de ACM (situação que não me agradava por ser estar próximo de um filhote da Ditadura). Mas ele entendia que mportava o momento presente. Não era político de “explodir pontes”, e sim de procurar as construir. Enxergar há adversários na política, não só enxegarmos inimigos (claro, há sim inimigos do Brasil em todos os espectros políticos).

    Uma pena. Um homem que faz falta ao PT e ao Brasil. Pêsames aos familiares.

    1. Não sejamos também hipócritas

      Não há dívidas que certas ausências podem provocar uma certa sensação de alívio, isso não podemos negar, nem todas ausências são lamentáveis. Se algum agente sócio-político desses mais nefastos vier a falecer, não vou também me esforçar para demonstrar pesar: ficarei omissa, silente, talvez, imaginando como vai ser o futuro sem ele.  

    2. O problema é a honestidade

      Pois é, o problema é a honestidade.

       

      Quando Thatcher morreu, não comemorei. Só pensei: “Pois, poderia ter sido 30 anos antes…”.

      Só depois pensei o óbvio: Thatcher, como qualquer líder político, é só um agente necessário de um movimento que o sustenta e, muitas vezes, até dirige.

      Ouvindo Thatcher você percebia que ela não tinha ideias próprias: só punha em circulação aquelas afins aos interesses do mercado e do desmonte do Estado do Bem-Estar Social.

      É claro que se você tem um líder carismático fica mais fácil fazer com que a maioria digira bem suas ideologias. Mas… Thatcher era carismática? Era um Churchill? Acho que não.

      Vi um documentário – sobre futebol e sociedade, diga-se – onde Thatcher é tratada pelos ingleses como uma governante medíocre em meio a uma sociedade em crise, crise esta que ela só fez aprofundar, segundo o dito documentário.

      Daí que a “personalidade” da dona Maggie parece ter contado menos do que a desilusão inglesa com a contrapartida trabalhista.

      Mas o quadro não pode ser pintado em tão sumárias linhas, com tão grosseiras tintas. Thatcher morreu. Longa vida ao “liberalismo”!, já gritaria o Aliança Liberal e tantos outros. Mesmo porque, em seguida, veio o “trabalhista” Blair, segundo os padrões locais, “homem de esquerda”. E hoje a Inglaterra está novamente às voltas com um conservador no poder, pensando que trocou seis por meia dúzia umas tantas vezes nos últimos 50 anos. Ou 100, quem sabe.

      1. Thatcher foi eleita para

        Thatcher foi eleita para resolver problemas que a esquerda criou.

        Não foi atoa que ela foi eleita, veja que se tudo estivesse uma maravilha não faria sentido o povo inglês elege la.

        Thatcher tem rejeição por que enfrentou interesses corporativistas, enfrentou a máquina sindicalista.

        A politca não é feita para agradar todos, aqui onde o populismo reina é dificil entender.

        1. Ideologia, não mais

          A cegueira ideológica de sempre. Filiação político-partidária. Submissão a preceitos que parecem lógicos e perfeitos, mas são apenas ditados por determinados interesses de poder. Enfim, você é só mais um igual aos outros.

        2. problemas que a esquerda?

          problemas que a esquerda? onde?  na Irlanda no Norte? na Escócia?……..tá de sacanagem, heim “Aliança para o progresso ups!!!!    liberal”………

    3. > Tachter morreu e foi alvo

      > Tachter morreu e foi alvo de mensagens de ódio. Alguns ingleses chegaram a “comemorar” o passamento dela.

      Acho compreensível o ódio contra Thatcher. Depois de tantos anos de Europa, acho que captei bem como pensa o europeu médio. É bem européia essa crença quase religiosa no poder do Estado de resolver todos os problemas que existem numa sociedade: trabalho, moradia, alimentação, educação, saúde, tudo de qualidade e “gratuito”. As pessoas querem mais e mais direitos, não menos. Querem mais e mais segurança de que não sofrerão as agruras da vida, não menos. E a “solução” pra conta fechar, porque há um custo imenso associado a tantas bondades, qualquer político demagogo (como o atual presidente francês) tem: basta passar a conta pros ricos, que são ricos e, consequentemente, sempre podem pagar mais impostos.

      Como bem disse um jogador brasileiro que atua hoje na França, ninguém trabalha pra deixar 75% da sua renda pro Estado. Bater a carteira do rico porque é rico resolve realmente alguma coisa? Muito bem fez Gerard Depardieu, ao dizer “Au revoir, France”.

    4. A morte da Virgem de Ferro.

      Peraí. Vi cenas de britânicos comemorando a morte de Thatcher em centenas de pubs espalhados por toda a ilha. Quem critica não perdeu o emprego sob o governo dela, não passou fome, não foi despejado nem virou sem teto em Londres.
      Quem festejou o passamento da ex-primeira ministra, teria festejado com igual ardor a morte de Hitler, Eichmann, Reagan, Mussolini, Médici e outros. A pergunta que não quer calar: Quem festeja a morte de Déda está se vingando de qual agressão sofreu do governador? Nenhuma. Apenas postura fascistóide de torcedores de determinado partido político. São torcedores e não militantes, porque esses idiotas não militam, não acrescentam, apenas torcem. E sentem orgasmos múltiplos lendo a Revista do Esgoto ou assistindo aos comentários do Jabor, ex-cineasta. Aliás, qual foi o último filme que ele dirigiu?

  34. O ódio é incentivado pela

    O ódio é incentivado pela mídia e religiões. Chegamos, devido aos programas medíocres e que idolatram a violência, ao olho por olho, dente por dente. É a barbárie de volta ao século XXI. Esse ódio ao PT, teve inicio aqui no RS pela corrupta e corruptora rbs e seus funcionários que concorrem, toda bendita eleição, a um cargo político por partidos de direita. A rbs tem funcionado como braço direito da globo nos estados do sul. São tentáculos difíceis de combater, pois, por termos uma justiça empregadinha(e nós pagamos os salários dessess justiceiros) para  trabalherem só para  o capital e lhes dar total poder  para  liquidar todo ser humano não seguidor dessa doutrina do ódio. E, observem, todos esses destiladores de ódio, falam em deus. O casamento da religião com o capitalismo, foi fatal para o amor humano.

    1. òdio pela religião

      Discordo completamente, ao menos no que tange à religião. Através do sentimento religioso tem-se consciência da transcendência e da metafísica da vida, ou seja, que o valor do homem não se restringe ao aqui e ao agora, à matéria, às coisas visíveis e tangíveis. Como cristão me indigno ao ver a fé cristã ser manipulada por espertalhões que se locupletam com a ingenuidade alheia. Mas também fico indignado com a generalização fashion e irresponsável que há hoje em dia. Generalização essa, diga-se, também fruto de um profundo sentimento de ódio àquele que pensa de modo diferente.

      1. Sentimento religioso é uma

        Sentimento religioso é uma coisa, religião é outra e igreja é ainda outra.

        O sentimento religioso é questão de foro íntimo de cada um, embora as religiões procurem enquadrá-lo em suas respectivas doutrinas.

        As religiões são constructos mentais humanos, onde se desenvolvem doutrinas que procuram atender ao sentimento religioso, mas submetendo-o a um conjunto de dogmas, muito freequentemente influenciados por interesses econômicos e políticos.

        As igrejas são instituições como quais quer outros e infelizmente sou obrigado a concordar com as críticas que se fazem a muitas delas, devido à propagação da intolerancia e pregação do ódio que praticam, com evidentes interesses políticos e econômicos.

        Isso evidentemente não desmerece o sentimento dos fiéis que embuídos de boa-fé, expressam seus sentimentos religiosos através dessas instituições. Por outro lado a legitimidade dos sentimentos das pessoas que fazem parte de uma igreja não justifica os erros e manipulações de espertalhões que utilizam as mesmas instituições com objetivos bem menos nobres.

        1. Substitui religião e igreja

          Substitui religião e igreja por partido e petismo que ate da pra aproveitar o texto.

          Trocar se  uma religião por outra (religião politica)

          1. Por liberalismo também, certo?

            Também dá para por no lugar partido e liberalismo. Religião política, certo? Ah, esqueci. Liberalismo é ciência, é razão. Foram os discos voadores que trouxeram. Não fosse isso, ainda seríamos neandertais políticos. Mil perdões!

          2. Pelo visto, é adepto do “boi

            Pelo visto, é adepto do “boi zebú”, “saci-pererê”, “bode-preto”……..cuja pratica é sempre tentar advinhar o que o outro pensa……………..enquanto não veste a carapuça. 

        2. Caro Ruy , não sou um

          Caro Ruy , não sou um fánatico religioso mas tenho minha fé e acredito que somos crianças no entendimento dos mistérios do universo . Agora o que percebo a minha volta é que o ateismo esta em franca evolução , e isso me assusta um pouco pois a religião segura um pouco os mais afoitos e despreparados até culturalmente que confunde o ateismo com libertinagem e o tudo poder e até associo isto a criminalidade , posso estar enganado mas com os anos vivido posso comparar épocas e na minha juventude pelos idos dos anos 50 /60 , o respeito entre as pessoas era maior , com a disseminação principlmente das drogas a coisa ficou complicada .

          Mas falando sobre o Marcelo Deda , realmente ele era um politíco um pouco fora da curva , isso do que a jente vê ai da maioria que quer mais é se “arrumar”.

          Saudações .

  35. Animais

    Paradoxalmente, o constrangimento em relação à morte nos aproxima de animais, enquanto que o ódio em relação aos mortos nos transforma em bestas feras.

    Paz à alma de Marcelo Déda.

  36. Ódio lamentável

    É lamentável a atitude de muitos destes que se dizem cristão mas odeiam com bastante força. Acho que eles confundem o “amar ao próximo como a si mesmo” com a amar só os parentes,amigos e iguais. Daí o ódio pelos que eles consideram diferentes, os nordestinos, os pobres, os petistas, os umbandistas e outros. Tudo, claro, incentivado pela grande mídia.

  37. Grande Nassif, desta vez

    Grande Nassif, desta vez discodo de sua posição. É altamente salutar que os fascistas, tucanos e marineiros, se não é que isso é tudo igual, se unam  e comemorem o falecimento do companheiro Marcelo Deda. São abutres que precisam ser identificados aos olhos da sociedade brasileira. Canalhas que se iludem com a perda de um grande brasileiro e que torcem para que o mesmo aconteça na prisão com o companheiro Genoino,que está sendo lentamente torturado por Barbosa e sua corja. Daremos o troco nas ruas e nas urnas!

  38. Toda solidariedade à família

    Toda solidariedade à família do governador Marcelo Deda que, por tudo que tenho notícia, foi um homem digno, inclusive na doença.

  39. A Marina, depois de anos de

    A Marina, depois de anos de convívio com Marcelo Déda,  deu uma declaração apenas protocolar. Até políticos do DEM e do PSDB foram mais humanos em suas declarações. Lamentável.

  40. Já faz um par de anos que

    Já faz um par de anos que discuto com colegas e alunos a teoria da evolução social. Pra mim, pessoalmente, por todos os exemplos que acompanho diariamente, é uma falácia brava essa história que a evolução humana é uma espiral ascedente rumo à perfeição. Se por um lado jamais tivemos acesso a tamanha tecnologia, por outro, como seres humanos, a impressão que tenho é que regredimos em direção ao Neanderthal – se é que saímos algum dia daí – em velocidade diametralmente oposta aos avanços tecnológicos: Sujeitos infantilóides travestidos de homens, com brinquedinhos perigosos à disposição. Não sei se falhamos, se exageramos no otimismo, se nosso olhar foi enviesado por um ideal positivista exacerbado, a verdade é que a realidade humana é bem mais dura e crua do que queremos crer. E assim caminha a humanidade, felizmente ainda recheada daquelas excessões que comprovam a regra.     

  41. Tudo isso que acontece em

    Tudo isso que acontece em relação a políticos do PT hoje, acontece como uma morte que foi anunciada em reação ao inusitado processo da ap470, antecedida por oito anos de ataques diários desferidos pela mídia em todos os seus setores: da política ao humor (hoje um tremendo mau humor mal elaborado). Se os blogues se unissem poderiam até contrapor à pesquisa recente do Datafolha que diz que cerca de 80 % de  pró petistas aprovaram o julgamento. Um livro ou uma publicação que mostre que muitos de nós anunciamos, com todas as palavras, que seria um julgamento de exceção. Seria a outra opinião não publicada, a outra  pressão que lutava, antes de tudo por um julgamento justo como nunca será o do mensalão tucano. E que o STF ignorou.

  42. Mirane, quando o Luiz Eduardo

    Mirane, quando o Luiz Eduardo morreu eu me coloquei no lugar do pai e me emocionei; quando o vi pela televisão, devastado pela dor, eu pensei: para que serve tanta arrogância, prepotencia, vaidade etc? E o pior é que mesmo depois disso o velho ACM continuou o mesmo.

     

     

    Heli fonseca, de Marataízes (ES)

  43. Morte e vida

    A morte não melhora ninguém, mas pode piorar muito.

    Quando se fala em, ódio e homem mau, de imediato lembro-me de Reinhar Tristan Heydrich, o “carniceiro de Praga”. Deveriámos chorar seu assassinato em 1942? Seu assassinato valeu a morte de milhares de inocentes para vingar o Reich.

    Resumo: a morte não muda o caráter. Quem era canalha continua canalha. Quem era bom sujeito continua o mesmo. Lembro-me da tentativa chinfrim de um “historiador” da Folha querendo engrandecer Geise, Gobery e a mulher de Geisel após a morte destes elementos. Conseguiu? Acho que não.   

  44. Lembro da morte do filho do

    Lembro da morte do filho do ACM. Não vou dizer que fiquei triste, mas não vi sentido nenhum em comemorá-la. Ainda mais vendo o sofimento incalculavel do pai. Nem do Serra, que na minha opinião é o político mais nefasto já surgido no país. Alguém reune todos defeitos e nenhuma qualidade que um politico pode ter.

    Talvez o unico que eu diria “já vai tarde” seria o Hitler

    1. Ah, sim, concordo com você.

      Ah, sim, concordo com você. Você pode ser solidário com o sofrimento de uma família, o que não implica que tenha de se sentir triste, emocionalmente atingido, pela morte da pessoa. Eu também não vou chorar nem mudar minha rotina por causa da morte de gente que não conheço, só porque se trata de uma personalidade pública. Posso me sentir mais ou menos atingido se for alguém com quem simpatizo, mas minha dor eu reservo só pro círculo das pessoas que fazem diferença pra fim (e pra quem eu faço diferença também).

  45. sobre a matéria concernente ao exercício do ódio.

    É IMPRESSIONANTE… COMO SE PODE DEIXAR-SE LEVAR PELO ÓDIO, POR ATITUDES INESCRUPULOSAS NUMA HORA TÃO CRUCIAL COMO A QUE ESTAMOS TODOS VIVENDO EM NOSSO ESTADO? PESSOAS, SOMOS TODOS HUMANOS, “DEMASIADO HUMANOS”… RESPEITO E ÉTICA SÃO ELEMENTOS ESSENCIAIS HOJE E DE AGORA EM DIANTE! POR QUE VANGLORIAR-SE DA TRAGÉDIA PESSOAL DE MARCELO DÉDA OU DE QUEM QUER QUE SEJA? ISSO NÃO NOS LEVARÁ A LUGAR NENHUM. NINGUÉM É OBRIGADO A APROVAR O SEU GOVERNO OU POSSÍVEIS ATITUDES ENQUANTO REPRESENTANTE DA INSTITUIÇÃO POLÍTICA “ESTADO DE SERGIPE”! MAS O RESPEITO AO SER HUMANO, AO CIDADÃO MARCELO DÉDA TEM QUE HAVER. HISTÓRIA NÃO É SÓ PRESENTE E TEM UM PASSADO DELE QUE NÃO PODE NEM DEVE ESQUECIDO POR NINGUÉM!

  46. Marcelo Deda sempre foi um

    Marcelo Deda sempre foi um sujeito muito idealista e merece demais ser homenageado e a maior não homenagem que podemos prestar a ele é darmos importância a quem não tem importância alguma e fica atacando-o morto. Ou alguém aqui acredita que o rosnar que vem do “mundinho feicibuquituiteiro”, o velho “footing de roupa moderna”, tenha profundidade além de uma tampinha de cerveja?   Na terra do Deda é o chamado, “dar milho prá bode”, portanto falemos de Deda, ao invés de fugazes dementes vorazes.

  47. Me lembro de outro político

    Me lembro de outro político valoroso, que levou paulada de professor em frente à praça ao ir ao trabalho, cujo líder do movimento (agora preso na papuda) sentenciou: “eles vão apanhar nas urnas e nas ruas”.

    Meses depois, morria Mário Covas, de câncer…

    1. Interpretação errônea.

      Caro Calvin, você está interpretando erroneamente as situações.

      Naquela manifestação(que ao contrário das atuais, não depedram as cidades) o Gov. Covas, perdeu a calma e não quis discutir as reinvindicações(justas, diga-se de passagem) e foi agredido por um exaltado manifestante, e certamente sofreu uma agressão menor, que o Tnte paulistano, recentemente agredido em São Paulo, à toa, por um extremista, o que não justifica o fato, enfim…

      Quanto à frase do companheiro Dirceu, ela foi dita numa outra perspectiva, a de que a resposta dos professores, seria dada nas ruas, pela revolta popular, contra o arrôcho salarial, e nas urnas, quando eles mostrariam quem manda no país, e jamais para incitar qualquer tipo de violencia.

      Nunca coloque palavras na boca das pessoas, e nem queira associar situações semelhantes, sem ter argumentos suficientes e sustentáveis.

      Mesmo tendo sido nosso adversário político, nós do PT, lamentamos profundamente a morte do ex-governador Covas, na mesma intensidade e pêsames, como a morte do Marcelo Déda. Afinal, somos todos irmãos, mesmo quando pensamos politicamente diferente.

      1. Nada contra o Dirceu, antes

        Nada contra o Dirceu, antes pelo contrário, mas se é para ficar interpretando oque cada um quiz dizer haja texto.

    2. Foi lamentável.

      Aquilo foi lamentável, qualquer que o tenha feito. Aliás o Covas esta sendo massacrado hoje por ignorância dos que nãosabem que o psdb já foi um bom partido e se tentava livrar do pmdb corrupto. Covas, duvido que estivesse em falcatruas do trensalão, certamente não estava, está sendo desrespeitado entre nós indevidamente e com a covardia dos que acusam quem não pode se defender, mesmo porque o psdb de hoje nasceu desentendendo com o próprio Covas e o deixando “na estrada” (mas no sentido contrário ao do ppreto).

      Aqui há covardia e ódio infundado também. Não tão grande como o que a grande imprensa hoje dissemina e leva o psdb como cordeirinho, no fundo também uma vítima do pig.

  48. DE QUEM É A CULPA?

    Esse ódio doentio contra petista tem que ser debitado na conta do PIG e especialmente na conta de elementos como Reinaldo Azevedo, Diogo Maynardi, Arnaldo Jabor e outros da mesma laia.

  49. Consequências

    O ódio consome quem o sente, alimenta e espalha.

    É provável que todos já o sentimos, e já provamos em nossa própria saúde os males disso.

    Aqueles que alimentam o ódio como estratégia política, insulando-o nos outros, arcarão com as consequências. De certa forma, são responsáveis pelo ódio dos outros que o sentiram porque neles foi plantado.

    E não conseguirão seu intento: receberão de volta muita rejeição do eleitorado, leitores, clientes, etc.

    Os ofendidos, por outro lado, serão recompensados. Nesta e em outra vida se existir. 

  50. Desumanidade, intolerância

    Vejo isso muito mais como manifestações desenfreadas de desumanidade, de intolerância ao outro. O ódio não é necessariamente negativo, não é ruim em si. Por exemplo, odiar as discriminações, odiar a injustiça, odiar as tiranias, pode ser um sentimento excessivamente “figadal”, emocional, mas ruim? Já ser desumano e intolerante a quem é diferente de si, além de não ter nada de positivo, ao contrário, são atitudes unicamente destrutivas, alicerce das discriminações, das injustiças, das tiranias.

  51. Se alguém quer comemorar a

    Se alguém quer comemorar a morte de uma figura pública, que o faça, mas que tenha pelo menos o decoro de fazê-lo em silêncio. É o tipo de atitude pequena que depõe contra o caráter do vivo, não do morto. Há hoje os que comemoram a morte de Marcelo Déda como houve antes os que comemoraram a morte de Mário Covas e Luiz Eduardo Magalhães. Alguns desses eu conheço pessoalmente e tenho por amigos, e disseram o que disseram porque vêem no adversário político não um adversário, mas um inimigo, que quando se vai, já “vai tarde”. Muita gente, podem ter certeza, vai comemorar a morte do Lula e do FHC, cada um achando que tem bons motivos pra isso. Fazer o que? Temos que conviver com a incivilidade, mas sem medo de apontá-la.

  52. Quem comemora são os mesmos

    Quem comemora são os mesmos de sempre, o sonho da morte do PT, o sonho do retorno, sonhos   e

    de quem sabe que tudo é sonho, acabou, nem em pesadelo ” eles voltarão. Por onde anda aquela

    camisetas vermelha com a estrela? Era arriscado usar lá no começo dos anos 80, mas a galera usava

    segurando todo tipo de provocação e agressões, mudou muito  com a “net da até  da prá reagir  rapidamente

    em pé de igualdade. A  camiseta vermelha que vestiram nos sequestradores do  Abilio Diniz, por onde anda?

    Nova militância, novos tempos e muitas filiações a vista…quanto a tucanada/demo/pig e suas apelações..rs

    compreensível.

     

     

  53. As pessoas se constituem no ódio

    Não há nada melhor para unir um grupo em amor do que um outro grupo, estranho, para se odiar. A frase é de Sigmund Freud. As pessoas se constituem no ódio ao outro. Odiar em grupo permite participar com outros, sentir-se apoiado e apoiando, militando, construindo um país “melhor” (intolerante, imutável, sem luta de classes, onde cada um saiba o seu lugar, ou seja, cristalinamente fascista).

    Ocorre que a interpelação ideológica fascista vitima os que já têm uma patologia psíquica, o “narcisismo das pequenas diferenças”, que consiste exatamente na capacidade de odiar os que são minimamente diferentes (brasileiros X argentinos, sudeste X nordeste etc). Detecta essa diferença quem precisa colher alguma vantagem disso, pois não consegue se constituir de outra forma. Acusar a diferença do outro me coloca, antes dele, na posição de acusador operante e definidor de significantes. E abriga sob o edifício ideológico dos interpelantes: o mundo fica bonitinho, cheio de certezas, claríssimo, transparente: se há algo de errado, são eles os culpados.

    Pobres os que necessitam do ódia para ser alguém.

  54. Odio, fascsimo e irracionalidade a espreita

    Os grandes sites de internet (uol, terra, globo) publicaram centenas de mensagens da ultra direita raivosa, aquela que está a espreita do golpismo neste país, celebrando a morte do gov Marcelo Déda. Uma coisa para dar nauseas a um cidadao digno. Eu temo que 1964 esteja novamente a espreita. Desta vez nao sera o golpismo militar, mas comandado pela midia reacionaria e pelo judiciario de exceção. Voce disse tudo Nassif, quando citou o “embrutecimento e o odio tomando conta da politica’.

      1. ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

        Vc é um exemplo de que todo anti-petista é de direita e incluo aqui até mesmo a psolista Heloisa Helena abraçada a ACM quando da derrota da CPMF

    1. Até que tem um lado positivo

      Até que tem um lado positivo que isso se explicite. Assusta não só a nós, mas à grande maioria. Ninguém gosta de tanto extremismo, da propagação de tanto ódio: as pessoas acordam com a gritaria insana. Ficam com medo deles também, se mobilizam para impor-lhes limites. Não há dúvida que foi JB/STF que abriu/ram aqui as compotas do inferno com falta de educação, de civilidade. Elas estavam contidas no mundo desde o pós-guerra, quando houve uma reflexão sobre mecanismos para impedir a propagação do nazismo. Muitos estudos surgiram com essa finalidade. A propagação da perseguição a grupos é condenada, não consta isso como liberdade de opinião e expressão, são condutas desagregadoras da sociedade, por isso esteve contida. Se revelando, pode ser mais facilmente combatida, os democratas, religiosos, pacifistas e pessoas boas em geral se unem para combater essa violência. 

      1. JB é um perigoso e frio extremista

        Nilcemar, também concordo que JB seja um extremista[de direita, diga-se de passagem]dos mais radicais e perigosos, por isso virou herói dessa direita secularmente perversa e escravocrata que, se na ditadura apegou-se à palavra “terrorista” para massacrar, humilhar, excluir, hoje faz uso da palavra “mensaleiro”, os presos políticos são os mesmos, há também parte da população desinformando e até aplaudindo o extremismo, e os Merdal Pereira da vida tomando seus vinhos imorportados enquanto presos políticos setenciados ao semi-aberto são mantidos no regime fechado, tendo os cuidados da uma elite torturadora(refiro-me a Vara de Excecuções Penais, cujo juiz que dita as regras é ligado ao pessoal do Mensalão do DEM do DF). Um extremista como Barbosa, dissimulado até dizer chega(cujo extremismo foi detectado por teste psicológico do Itamaraty, com o  diagnóstico de “ressentido”), só poderia ter esta utilidade que está tendo por uma elite como esta que suga este país há séculos e que nunca aceitou a eleição do PT, a saudade da cozinha do Planalto incomoda e muito essa gente, sim JB tem inspirado este tipo de comportamento, o brasileiro piorou e muito com JB.

         

  55. Um momento de grandeza e sensibilidade de um governador

    Janeiro/2012, evento Verão Sergipe, 20 mil pessoas presentes em um show gratuito e aberto na praia de Atalaia Nova, em Aracaju. No palco, Rita Lee, em um mau momento, implica e insulta os policiais e praticamente incita 20 mil pessoas a se insurgirem contra a presença deles próximos do palco. O Governador Marcelo Deda estava presente com suas duas filhas, e percebeu a gravidade do momento. Rapidamente acionou o comandante da PM, assumiu o controle da situação e não permitiu que a noite terminasse em tragédia. Um momento raro de grandeza e sensibilidade de um governador: 

    Veja a nota do governador

    “No último sábado, 28, fiz um programa igual ao de outros 20 mil sergipanos e turistas que curtiam o Verão Sergipe na praia de Atalaia Nova, no município de Barra dos Coqueiros, uma ilha paradisíaca entre o Atlântico e o Rio Sergipe – fui ver o show da Rita Lee.

    Era a segunda vez que ela se apresentava no evento, um Festival gratuito, realizado nas praias próximas a Aracaju e organizado pelo governo do Estado, com o apoio de patrocinadores privados. Dessa vez seria especial, a rainha do rock pretendia encerrar neste espetáculo a sua presença nos palcos. Tenho 51 anos de idade e o som da Rita Lee sempre eseteve na minha “playlist”. No local do evento me encontrei com minhas duas filhas, Marcella e Yasmin que também foram prá festa.

    A minha expectativa era a melhor possível, o ambiente ajudava. A arena aberta, sem cercas ou qualquer restrição de entrada, na Praça de Eventos Jugurta Barreto, inaugurada na sexta, acolhia uma multidão bonita e alegre. Na noite anterior a banda de rock The Baggios abrira a noite e fora seguida pelos Paralamas do Sucesso e por Margareth Menezes. Um lindo espetáculo, pacífico, e sem qualquer incidente digno de nota, como é a característica do evento.

    Mal sabia que iria testemunhar uma imensa confusão. Ainda no início do show, Rita Lee implicou com a presença da Polícia no evento. Reclamou da presença dos “capacetes”. Disse que tinha “paranóia”de políca e que se sentia incomodada com a sua presença. Exigiu que os policiais saísem da praça, aconselhando-os a fumar um baseado e prender políticos corruptos. Era só o começo…

    Alguns minutos depois, aparentemente sem nenhuma razão, sem que se pudesse perceber qualquer conflito ou briga no público, a artista começou a agredir verbalmente os policiais que faziam a segurança do evento com palavrões, ao mesmo tempo que pedia ao público um “baseado” e desafiava a polícia a prendê-la. “Cachorros”, “cavalos”, “cafajestes”, “f.d.p.”, foram algumas das expressões dirigidas aos policiais. O público, excitado e incentivado pela artista, respondia aos seus apelos de vaia e repetiam em coro as ofensas.

    Foram momentos de grande tensão. Imagens produzidas por várias fontes foram postadas no You Tube e estão acessíveis a todos que queiram examiná-las.

    Sou pai e pensei nos pais que esperavam em casa a volta daqueles meninos que ali estavam. Se um policial prendesse um dos fãs da cantora, como reagiria a multidão? Se um dos expectadores agredisse um policial, como reagiria a polícia? Se os policiais aceitassem a provocação e tentassem subir ao palco, o que poderia acontecer naquele evento? Confesso que temi uma tragédia. Um conflito entre policiais e um público de 20 mil pessoas jamais acabaria bem. A integridade física dos cidadão e dos policiais estavam em risco. Talvez o show terminasse com um ou mais corpos estendidos no chão… Orientei o comando a retirar os policiais do meio da multidão. A polícia atendeu a ordem e se comportou exemplarmente: ferida nos seus brios, agredida e vaiada, não revidou, não perdeu o controle, não agiu por impulso. Retirou-se de forma pacífica e organizada.

    O show foi apresentado integralmente, com o tradicional “bis”, sem que qualquer intervenção externa fosse produzida. Finda a apresentação as autoridades policiais presentes adotaram as medidas previstas na lei, registraram a ocorrência e ouviram a cantora, sem qualquer agressão ou ameaça à sua integridade, nem a da sua equipe.

    As redes sociais amanheceram em reboliço. Opiniões de todo o tipo. Manifestações críticas e de apoio com a passionalidade tradicional nessas mídias. Quem lá estava apresentava suas versões, quem sequer chegara perto também fazia questão de baixar decreto e assinar sentença condenando a parte que julgasse culpada

    O episódio foi encerrado, eu e a minha equipe lamentamos profundamente o acontecimento. Uma noite que tinha tudo para ser uma homenagem do público a uma das mais importantes artistas brasileiras transformou-se numa ocorrência policial. No entanto, como governador e cidadão não posso aceitar que o carinho natural que dedicamos aos artistas que admiramos, encubra a realidade e nos afaste de algumas reflexões necessárias:

    1) Não é correto pedir para retirar a polícia de um evento em praça pública, aberto, gratuito, com um público estimado em quase 20 mil pessoas. É dever inafastável do poder público policiar a área e proteger o público e os próprios artistas.

    2) A ação da polícia sergipana não foi abusiva. Não há um registro de excesso até agora. Se os policiais agissem de forma ilegal e violenta eu seria o primeiro a adotar as medidas para a punição de quem assim agisse. Eu estava no evento e não vi nenhum ato da polícia que justificasse a reação da cantora.

    3) O artista tem o direito de expressar livremente a sua arte e as suas convicções sobre qualquer tema político, social, comportamental , etc., sem sofrer qualquer restrição ou ameaça. O artista tem o dever, inerente ao seu papel social, de denunciar a violência e o abuso quando os testemunha. Mas não pode se valer do seu prestígio e do carinho dos seus fãs para, sem qualquer justificativa, criar um clima de tensão e incitar o público contra a polícia, ofendendo e desacatando quem está ali com o dever legal de garantir a segurança pública, justificando-se com a afirmação de que aquilo “é rock’n roll”.

    4) Cumprir a lei pode ser chato e careta para alguns, mas ninguém está acima dela: nem o governador, nem o policial, nem o artista. Todos temos o dever de observá-la e o direito de buscar mudar aquelas que julgamos injustas.

    5) Ninguém foi preso. O show foi concluído sem qualquer interferência. Prestar depoimento, com opção de poder fazê-lo 7 horas depois da ocorrência, não é prisão nem constrangimento ilegal. A artista foi conduzida à delegacia ao sair do evento porque preferiu assim e registrou no seu perfil no twitter. Foi ouvida com tranquilidade, sem mais incidentes e os seus argumentos registrados na forma legal.

    6)Criticar a polícia pode ser mais fácil . Condenar aprioristicamente qualquer ação policial pode até dar ibope para alguns, mas eu não farei isso. Ninguém me contou, eu estava lá . Portanto, é meu dever solidarizar-me com os homens e as mulheres da Polícia Militar de Sergipe ofendidos de forma injusta e grosseira e elogiá-los pela forma como reagiram às provocações, evitando o conflito e preservando a integridade de todos.

    Não sei se foi Chico Buarque quem disse certa vez que nem toda loucura é sinônimo de genialidade e nem toda lucidez é sinal de velhice. Ouso dizer que viver o equilíbrio entre ambas – loucura e lucidez – produz grandes obras e eterniza grandes artistas. Continuarei a aplaudir e respeitar todos os que na vida e na arte constroem essa maravilhosa síntese.

    Marcelo Déda.

  56. Na realidade, muitas vezes já

    Na realidade, muitas vezes já me perguntei se vale a pena ser um HUMANO. 

    O que tem sido nossa trajetória desde que surgimos, seja lá como, onde e para quê? 

    Mas está próximo, espero, o momento da grande revelação: somos fruto de erro de cálculo, ou, alternativamente o produto de uma grande sacanagem. 

    1. De porcos, chimpanzés e homens

      Costa, deixe de ser pessimista. Até porque não adianta se rebelar contra nosso estado de humanos, mesmo porque não é um estado, é um ser: não estamos humanos (se apenas estivéssesmos, daria para mudar), somos humanos, com todas as nossas virtudes e defeitos, as primeiras superando em muita as segundas. E somos e estamos cada dia em melhor situação nos meandros da vida. Ou não acha melhor estarmos aqui neste blog nos instruindo, batalhando à nossa medida pela melhora do nosso mundo/nosso país, nos divertindo também, do que numa caverna sem luz vivendo quase ao sabor dos caprichos da natureza? Sem falar nos filhos e netos (tenho 7!) que dão gosto e razão a qualquer existência.

      Talvez a matéria abaixo explique alguma coisa sobre nós, frutos talvez  de dois encantadores animais: o porco e o chimpanzé. Ah, note que o porco, além de ser um animal deveras inteligente, de porco por natureza (sujo) não tem nada. Chafurda na lama como vários outros bichos, inclusive certos bichos-homens que até vão a Guarapari e congêneres para tanto, compram caríssimo lama do Jordão e, se comem lavagem, os porcos, é porque o bicho-homem lhes dá (ou dava) em exclusividade. E fast food não é muito pior que lavagem? De minha parte, gostei de saber que são meus ancestrais, embora adorasse a hipótese de descendermos de outro adorável animal, a baleia.

      P.S. Quanto à dúvida final da matéria, acho muito menos implausível uma chimpanzé-fêmea se interessar por um porco do que uma mulher se interessar por certos homens que dão sopa por aí…

       

      Humanos são fruto de acasalamento entre chimpanzé e porco, diz geneticista

       

      A espécie humana começou como a cria híbrida de um porco macho e uma chimpanzé fêmea – pelo menos é o que sugere um geneticista americano. A afirmação foi feita por Eugene McCarthy, da Universidade da Geórgia, detentor de um pós-doutorado na área e considerado uma autoridade na “hibridização” de animais. Ele argumenta que, enquanto os humanos têm muitas características em comum com os macacos, também têm um grande número de atributos distintivos que não são encontrados em outros primatas. As informações são do Daily Mail.

      O geneticista afirma que essas características são muito provavelmente resultado de uma origem híbrida em algum ponto no início da história da evolução humana. Além disso, ele sugere, há um animal que conta com todos os traços que diferenciam os seres humanos dos “primos” primatas no reino animal. “Qual é o outro animal que possui todas essas características? A resposta é: Sus scrofa (domesticus), o porco comum.”

      Cientista sugere que uma pele sem pelos e com gordura subcutânea seria explicada por ancestrais suínosCientista sugere que uma pele sem pelos e com gordura subcutânea seria explicada por ancestrais suínos

      Cientistas concordam que os chimpanzés são os animais vivos com mais semelhanças com os humanos, uma teoria que conta com grande evidência genética. No entanto, há muitas características anatômicas entre as duas espécies. A pele sem pelos, uma espessa camada de gordura subcutânea, olhos claros, narizes protuberantes e cílios pesados seriam atributos suínos, segundo McCarthy.

      A hipótese foi recebida com relutância pela comunidade científica. Em primeiro lugar, porque McCarthy é um especialista em pássaros, e nunca publicou um artigo sobre genética em mamíferos. O texto em que ele defende a tese foi publicado em um site organizado por ele, o Macroevolution.net. Além disso, o geneticista lançou um livro no ano passado chamado The Department, que – em tom de sátira -, mistura suspense, ciência e poesia em uma trama cujo personagem principal é um híbrido entre porco e chimpanzé. O romance, em formato de e-book, está disponível na Amazon. Também se questiona, afinal, como seria possível um chimpanzé acasalar com um porco.

      http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2013/12/02/humanos-sao-fruto-de-acasalamento-entre-chimpanze-e-porco-diz-geneticista/

      1. Realmente, Luiz, meu

        Realmente, Luiz, meu pessimismo muitas vezes beira ao mais completo niilismo. Diria mais: me desespera essa racionalidade que não consegue tolher o Mal. Ao contrário: parece cultuá-lo.

        Temos todas as condições de nos libertar de grande parte dos flagelos que nos atingem, incluindo alguns que não são da nossa lavra. Mas por que ainda a fome, as guerras, a ganância? 

        Qual espécie parece ter a propensão para a autodestruição, se não a nossa? Só poucos  por cento do esforço humano em termos de evolução política e tecnológica é destinado para o bem-estar e a sobrevivência do homo “sapiens”. O resto é para armas e superflúos. 

        A recente guerra do Iraque consumiu DOIS TRILHÕES DOLÁRES e deixou o rastro de 200 mil civis iraquianos mortos. Tudo por conta de uns poços de petróleo. Se gasta mais hoje mais com comida e assistência veterinárias para “lalaus” nos EUA que toda a ajuda humanitária para a África.

        Apelo agora para o sarcasmo: não sou eu que sou pessimista. É o mundo que não presta mesmo.

        Resta, sim, nesgas de esperanças e luz. Mas são poucas perante tanta escuridão.

      2. ou, pela teoria criacionista…

        Infelizmente discordo de sua visão cientificista da criação humana, usando o cruzamento do chimpanzé com o porco para dar origem a nossa raça humana..

        …na minha visão, o homem foi criado divinamente através, não de um punhado de barro,  mas pelo que anda fazendo atualmente,  certamente  por um punhado de “mierda” !! 

        Aff!!

      3. Homens e porcos.

        Na verdade, a única confusão que vi entre homens e porcos é no final de “Animal Farm”, de Eric Blair, que ficou conhecido pelo pseudônimo, George Orwell. Pelas pesquisas realizadas até o finalo do século passado, a vida surgiu nos oceanos, mas teriam sido no máximo 3 ocorrências, a maioria dos cientistas defende que foi uma só. Portanto, todos os seres vivos têm coisas em comum, quase todos (exceto alguns vírus) têm DNA. Há cerca de 6 milhões de anos, um primata desceu das árvores e passou a caminhar sobre duas patas. Os primatas que ficaram nas árvores evoluíram para chimpanzés e os outros, em homo sapiens. Uns 98,5% do DNA de homens e chimpanzés são idênticos. Nossas diferenças estão nesses 1,5%. Se um extraterrestre descesse na África, não saberia distinguir entre homens e macacos. Para nós, somos muito diferentes, mas esses supostos extraterrestres teriam muitas dúvidas, a única diferença seriam as roupas. Andamos vestidos e os macacos, nús. Chimpanzés, não parece, são muito violentos quando em bandos, na natureza. Apenas são um pouco mais civilizados do que os leitores de Veja,

         

  57. Ódio

    Estão fazendo considerações demais dobre um assunto simples. Estamos em um período no qual a grande imprensa, por preconceito contra estes “não nobres” e “não deles” que governam o país, instila o ódio contra estes. Tirem o poder nocivo e bandido da mídia bandida e tudo voltaria ao normal. O psdb, por falta de liderança, se associou a este pig e paga o erro de se associar também ao ódio que ele, o pig , dissemina. É um dos crimes modernos na sociedade a ação bandida da mídia. E dela deriva este ódio no qual o meio jornalistico e os jornalistas embarcaram em má hora. Este ódio é o resultado dos crimes que a imprensa comete no seu dia a dia.

    O resto é o resto.

    1. Quem morre deixa um pouco de

      Quem morre deixa um pouco de si nas lembranças daqueles que o conheciam em sua vida privada ou pública e, sobretudo, daqueles que com ele conviveram. Seu exemplo de vida não morre jamais, pois é óbvio que damos muitos desses exemplos durante toda a nossa existência. A morte, nesse sentido, tolhe apenas o corpo físico, não o corpo energético que a pessoa deixou, digamos, no Universo. No caso de Marcelo Deda, seus exemplos foram Universais e ficaram muito cristalinos. Dignidade, honestidade, honra, trabalho honesto voltado para a ideologia progressista e, jamais, para a ideologia do conservadorismo. Pensava no ser humano, especialmente no oprimido. Quando Roberto Marinho morreu, eu estava de férias na praia e um amigo me telefonou comunicando. Contou-me que a Globo tinha feito um estardalhaço, parecendo que um deus havia partido, como se fosse um faraó do Antigo Egito que estivesse recebendo os últimos ofícios para ser depositado dentro da pirâmide. Eu não expressei nenhum sentimento, pois não estava estava disposto a pensar nisso em meus últimos dias de férias, apenas ponderei a meu amigo que Roberto não seria depositado em uma pirâmide, mas sim que a Globo o depositaria dentro de um globo. Eu não estava brincando ou falando com sarcasmo, estava dizendo aquilo que eu achava que seria a verdade. E acho não errei. Até porque, seus filhos, cujos nomes não sei ao certo, deram continuidade as suas ideias. A energia de Roberto Marinho, que é muito diferente da de Marcelo Deda, ficou impregnada em sua prole e em seus funcionários, presa dentro de um globo.

  58. Mais perto de Deus

    Meus sentimentos para a família e  amigos. Marcelo Déda não morreu, só partiu para outro plano, o superior, mais perto de Deus. 

  59. Ódio

    O sentimento de ódio é algo perfeitamente aceitável como qualquer outro sentimento.

    Trata-se aquí, a meu ver, de algo muito mais terrível para o qual talvez nem haja um nome apropriado.

  60. O falecimento de Deda

    Incríveis, as coisas que li acima.  Me pergunto: será que  os petistas são um bom exemplo de comportamento ?

    Pensem bem nisso.  Pensem em determinadas figuras igualmente dignas como Marcelo Deda.  Heloisa Helena,

    por exemplo. Uma vida inteira dedicada a uma causa. Acreditou piamente no discurso que colocaram em sua boca.

    Resultado ?  Não lembro de ter visto alguem tão desesperadamente magoada na política como ela.  Quem ditou aquela sentença ?  Ódio ?  A compreensão ?  A ingratidão ?   CANALHAS !!!

  61. A exemplo do que eu disse

    A exemplo do que eu disse após a morte do meu pai e após a morte do Civita, digo para o caso do Déda:

    “Que ele tenha no pós-vida o dobro do que plantou aqui na Terra aos homens de bem.” Só isto.

    O mesmo direi para quando chegar a vez do FHC, do Sarney, do Maluf ou do Lula.

  62. Procurei por toda a internet.

    Procurei por toda a internet. Vejo os blogs progressistas e reacionários. Não encontrei nenhuma alusão odiosa à morte do Marcelo Deda. Procurei em portais de jornais e também nada, a não ser a referência jornalística a sua morte.

    Assim, não consegui ver a relação entre “A morte de Deda” e o “Exercício do ódio”…

    1. É nos comentários!

      Se tiver estômago forte leia alguns dos comentários que a  zumbizada da Veja faz nos “blogs reacioários” e nas reportagens dos jornalões!

    2. sim há ódio

      Não busque nas páginas oficiais, fala-se aqui não somente daqueles que têm a voz reconhecida, mas daqueles que tomam seu tempo em comentar os tópicos ou as postagens, em geral, para fazer pouco do sentimento dos outros. Muita gente não se importou com a condição humana, resolveu descarregar ódio por puro prazer, veja as redes sociais.

    3. Seria exposição demais do

      Seria exposição demais do ódio que a velha mídia sente pelo PT. Mas basta ver os comentários às notícias relativas à morte de Déda nos sites da Globo, UOL, Terra e Folha de São Paulo, para ver a quantidade de ódio, sectarismo, regionalismo, racismo e preconceito que os leitores destes meios destilam. São o fiel reflexo de seus heróis : Merval Pereira, Alexandre Garcia, Arnaldo Jabour, Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo, fascistas que defendem explicitamente a extinção do PT e de forma covarde e implítica, o golpe.

       

  63. Já que o assunto é “ódio”,

    Já que o assunto é “ódio”, não esquecer que quando uma certa velha coroca que disse que odiava a “classe média”  a esquerda inteira aplaudiu.

    Semear e insuflar ódio de classes é muito mais perigoso para a sociedade do que ódio a políticos, isso a história demonstra.

  64. Marcelo Deda e sua relação com o PT

    Marcelo Deda e sua relação com o PT

    Porque o ódio dos ricos, e dos que querem serem iguais a eles,  ao PT??

    Será porque o PT  fez do bolsa família um programa para todos os brasileiros,  que morriam de fome…e com isso deu escola e comida para as crianças e para as mães deles???

    Será porque é um partido que tem em sua origem operários, e se orgulha disso???

    Será porque tirou milhões de brasileiros da miséria e defende o pleno emprego??

    Será porque diz que  o trabalho dignifica o homem e é um crime contra a humanidade não oferecer tal oportunidade???

    Será porque seus heróis lutaram contra o regime militar, sofreram torturas, mas nunca desistiram de lutar pelo povo, ainda que na prisão???

    Será porque são oriundos da classe trabalhadora ou com ela nutrem laços de parceria e identidade??

    Ou será porque são iguais a maioria dos brasileiros, que trabalham, que não são ricos, mas que são solidários, e querem  dar estudo e um mundo melhor para seus filhos??

    Pois bem.

    Esse é o Partido dos Trabalhadores…com todos os problemas e interesses que envolvem tal intenção..

    Mas, em nome dele, da idéia generosa de sociedade que proporcionou sua criação, muitos lutam, muitos trabalham, muitos morrem, e deles são dignos e o tornam digno..

    Mas todos, todos eles, sem exceção, sabem o valor e a necessidade de defenderem estas bandeiras…até mesmo os que porventura não as dignifiquem…e as traiam por dinheiro ou poder.. mas, ai não permanecem…pois são expulsos pelo partido ou pelo povo…o qual não mais representam….

    E, tarefa árdua, cabe a estes homens valentes…e ao povo… distinguir quem merece continuar a fazer parte deste sonho…

    Alguns mais, outros menos, outros um pouco mais,e…  aqueles chamados imprescindíveis sobre os quais se escrevem poesias e tem seu nome escrito a ferro na história dos homens.

    Marcelo Deda, merece esta distinção..

    Foi, não somente um trabalhador ou um grande líder desta classe …

    Foi um ser humano iluminado, por cuja luta pelos excluídos por este sistema econômico desumano, teve o condão de dignificar a todos nós, sem exceção, a toda a raça humana…

    E, assim, trouxe  a nossos corações a esperança de um mundo melhor…

    Desejo a você Marcelo Deda, e a todos que dividiram sua vida, seus atos e idéias,  o melhor que se pode desejar a alguém com sua trajetória em favor dos pobres e humildes…

    Desejo que todos, repito, todos, sem exceção, saibam que, somente com homens que tenham a tua postura, tua integridade, tua solidariedade, enfim, tua humanidade,  é possível  acreditar  e tornar possível  este teu sonho, este nosso sonho, de um futuro mundo, em que homens e mulheres livres, convivam em harmonia … e, com esta coisa imensa…que é a realização plena da felicidade das coisas simples…  dos homens simples… que trabalham e dividem entre si seus risos,  suas dores,  suas tarefas humanas , e, desta forma,  nos justificam  como seres criados a imagem e semelhança de Deus….

    Obrigado…

      

  65. É um fenômeno muito estranho…

    É um fenômeno muito estranho,esse sentimento de ódio rançoso que assola a direita brasileira desde que o PT governa o Brasil,confesso que eu não sei explicar…mas é muito estranho e abjeto esse sentimento,que acho que nunca ouve antes.

  66. O site do yahoo publica

    O site do yahoo publica comentários de ódio e bestialidade. Ódio falso, pois são de profissionais de algum “telemarketing” anti-PT provavelmente. O yahoo publica essas coisas e é sempre assim, em qualquer notícia que envolva política, os comentários contra o PT são sempre no mesmo tom, padronizados. Abaixo, alguns desses lixos publicados no yahoo (http://br.noticias.yahoo.com/vel%C3%B3rio-d%C3%A9da-ser%C3%A1-aberto-%C3%A0-popula%C3%A7%C3%A3o-aracaju-150900146.html):

    “Malena- Vai estar cheio de PTralhas, escondam suas carteiras…”

    “Naja- SÓ FALTAVA A GANGUE DO PT TRANCADA NA PAPUDA PEDIR PARA COMPARECER NO VELÓRIO DO AMIGO!!!!”

    “Fudencio- Vai sair a bolsa MAIS CÃNCER,só para tarmbiqueiros do PGT:já tem lula,dilma,este foi pro inferno,o japones também,Deus sabe matar bandido”.

    “Célio- E o Lulla????? Quando será?”

    “Amanda- Vou lá, só para conferir se o fdp ta morto msmo!”

    “Mauricio- DEUS nao gosta desse povo kkkkkkk chegou e PISOU em cima kkkkkkkkk JUSTIÇA DIVINA , AMO deus,,, MATA ELES deus”

    “O Povo Merece- DESCANSE EM PAZ RATAZANA”

    “Mauricio- rezo para que o kpta o SODOMIZE no inferno e ARREBENTE todas as pregas do ku dele”

    “Mauricio- vai MALDITO que o KPTA ta te esperando leva o exu9dedos junto”

    “Carlos- Mais um chegando no inferno”

    “Clarita- OBA !!!!!!!!!!!!!!!! MENOS UM LADRÃO”………MAS, FALTA MUITOS AINDA, PARA FAZER COMPANHIA PRO CAPETA”.

    “Dementhe- UM LADRÃO A MENOS”

    “Adalberto- QUE TODAS AS FORÇAS DO INFERNOS entre no #$%$ desse amaldiçoado”

    1. Acho que em todos os sites

      Acho que em todos os sites que permitem comentários os profissionais do ódio anti-PT estão presentes. Terra também é assi, 247 também é assim. Mesmo em sites voltados para um público específicos (exemplo: Gizmodo, voltado a smartphones e tablets) de vez em quando aparecem sujeitos (sempre os mesmos) destilando ódio contra o PT, e uns babacas (e/ou malandros) seguindo atrás. Acho que o negócio é profissional mesmo.

  67. O inimigo semeou o joio.

    Sras. e Srs.

    Fazem uns 2 anos que venho percebendo uma abrupta mudança das pessoas com relação ao PT, ao Lula e à Presidenta Dilma.

    As pessoas estão com tanto ódio deste partido, que se os EUA decidirem colocar armas nas mãos deles, como fizeram com os “rebeldes/insurgentes/opositores” de outros países, haverá uma guerra civil por aqui. Até evangélicos, que historicamente sempre foram pacatos… estão espumando.

    Algo está errado! Pleno emprego, dólar sob controle, dívida externa também, renda aumentando, acesso aberto ao ensino superior, salário mínimo = 300 dólares, as ruas bombando de automóveis, pizzarias cheias, shoppings lotados. Aqui na minha cidade, no bairro onde moro, construíram mais prédios do que nasceu mato, após o governo Lula.

    Mas…as pessoas nem se dão conta disto. Odeiam o PT, odeiam o Lula, a Dilma, o Genoíno…

    E isto coincide exatamente com o boom do Facebook. Também com a popularização da internet em celulares, ipads, tablets, etc. Além dos modernos televisores.

    Jesus contou uma parábola em que um agricultor semeou o trigo em seu campo. Veio um inimigo e no mesmo campo semeou uma praga, o joio. Detalhe: Pelas explicações de Jesus, a praga era tão forte, que se tentássemos arrancá-los iríamos prejudicar a plantação inteira. Então Jesus sugeriu que deixassem a praga crescer junto com o trigo até a época da colheita, quando o trigo iria para o celeiro e a praga para  o fogo. Ele estava falando da Sua vinda.

    A impressão que tenho é que os governos Lula e Dilma nos deram condições econômicas e sociais para comprarmos os melhores equipamentos que pudéssemos ter em nossos lares. Isto em larga escala. Beleza.  Então veio o inimigo e semeou o ódio dentro destes equipamentos, em rede.

    Por que será que o Facebook é bloqueado na China, Síria, Paquistão, Irã, Bangladesh, Vietnam, Uzbequistão e Malásia?

    Nos tempos do Senhor Jesus não havia os modernos agrotóxicos que temos hoje e por isto a dificuldade de acabar com o joio. Mas, fico pensando: Será que o PT e os partidos de esquerda (pois os de direita como PMDB e PP são da “base” mas não se conta) não tinham ninguém que lá atrás pudesse estar pensando que isto poderia acontecer?

    Será como que “alguém” conseguiu espalhar tanto ódio na “primavera árabe”? Não foi pelas redes sociais (um eufemismo para “Facebook”)?

    A esquerda não tem um grande jornal, um grande canal de TV e muito menos redes de rádios. Os inimigos tem tudo isto e mais o controle do Facebook. Querem o quê?

    Alguns sítios de esquerda até que são bons, como o Carta Maior (esquerda mais “culta”), o Vi o Mundo, a Revista Fórum, a Rede Brasil Atual, o Conversa Afiada, o Tijolaço, o Cafezinho (não vou citar o GGN pois o Nassif se declara imparcial). Até mesmo o BR247, que se não é de esquerda, de direita não é, e tem ajudado muito Lula e Dilma, pois 98% de seus artigos são à favor deles…

    Mas…exceto nós que somos à favor do atual governo e gostamos de debates, ninguém mais os conhece.

    Este pessoal da esquerda dormiu no ponto, como diria meu finado pai.

    Já deu tempo para eles terem um comitê digital e ocuparem espaços na web.  Era para eles estarem em todas as páginas do Face, em todos os blogs, em todos comentários dos grandes jornais, falando, contradizendo, criticando, expondo o outro lado da questão.

    Era para o PT (Tem grana gente! Péraí!) ter um portal de desmentidos de boatos, para tão logo um “agente” de esquerda recebesse um daqueles e-mails mentirosos ou encontrasse no Face aquelas figurinhas tendenciosas com meia dúzia de palavras, enviasse para esta central e rapidamente um material com um desmentido fosse divulgado na rede.

    Oras senhores! Se vocês ainda não  tem um canal de TV, utilizem a web uai!

    Ou…pode ser que o PT não tenha nada para mostrar e nós é que estamos iludidos. O rei está nu?

    Quando acessamos o sítio da Folha de São é só notícias contra o PT e Dilma.  O mesmo no Estadão, no G1, no O Globo, na Veja. Vocês querem o quê? Querem que tudo isto gere amor? Você já perceberam qual foto de Dilma estes sítios escolhem para publicar? Sempre de cara feia! Acham que é por acaso isto?

    Senhores diretores petistas: Ódio e amor são sentimentos que podem ser criados e manipulados, não esqueçam. Uma cabeça bem trabalhada, mesmo desempregado pode amar o Lula, enquanto outro cheio de dinheiro, pode odiá-lo. Quem for mais rápido e melhor no marketing…ganha.

    Quando os usuários de TV as ligam (eu não tenho), imagino que desde o noticiário das manhãs na Globo, passando por Ana Maria Braga até o último jornal da noite…é só bomba contra este partido. Nas rádios é a mesma coisa. Bandeirantes, CBN…

    A Presidenta esteve semana passada na minha cidade, Itajaí. Se não foi a primeira, foi a segunda vez. Isto é  um acontecimento importante para a cidade. O único jornal diário da cidade (O Diarinho), um dia antes falou cobras e lagartos dela. No dia seguinte à vista, na capa, colocou metade da folha um acidente automobilístico. Para nossa Presidenta sobrou uma chamadinha quase invisível.

    Interessante que por aqui, até os evangélicos publicam fotos do deputado Genoíno, o chamam de ladrão…e nunca ouviram falar da biografia dele. O mesmo para o José Dirceu.

    O ódio dos catarinenses pelo pessoal do PT é tanto, que este ano, em sala de aula, faculdade de história, em um de nossos livros que falava sobre a Ditadura Militar,  estava aquela famosa foto do Zé Dirceu algemado em frente ao avião que os levaria ao México. Mostrei a foto para meu colega, evangélico, e disse a ele: “Sabia que este aqui é o Zé Dirceu?”. Ele disse espantado: “Não!”. E contei a história do sequestro do embaixador americano para ele. De bate pronto ele me disse: “Rapaz! Então os militares estavam com todos estes bandidos na mão e não os mataram? Deveriam ter eliminados estas pragas lá atrás, pois estão acabando com o Brasil!”. Eu só lhe disse: “Não sabes nada irmão! Estas pessoas mudaram o Brasil para melhor!”.

    Estou perdendo amigos de Fé, colegas de trabalho, parentes…no Facebook, tão somente porquê ouso defender Lula, Dilma, Genoíno, Zé Dirceu, Delúbio, etc. Eles simplesmente me excluem de suas listas de amigos.

    De onde vem tanto ódio assim?

     

    1. Enaltecer o Socialismo , o comunismo e a esquerda é burrice

      Tanto ódio vem que a mairoia deles ..Genoino ..Dilma …e damais membros da quadrilha ..roubaram e mataram porque como comunistas queriam implantar o comunismo no Brasil….só este fato já seria suficiente para odia-los.

      1- Ampliaram o Bolsa familia do FHC para comprar os votos de 13 milhoes de familias ( cerca de 50 milhoes de pessoa e 20 milhoes de eleitores para permanecerem no poder eternamente.

       

      2- Estão acabando com a PTrobras…..

       

      3- Pelo que vejo , voce me parece ser um militante esquerdista ignorante que acrdita em propaganda….

       

      4- Um ser humanno que ainda acredita em socialismo só pode ser BURRO……

       

      5- Ja vistou a CUBA comunista ? kkkkkk

       

      6- Ja vistou os EUA ?

       

       

       

      1. Morte de Deda

        Claudinei, gaste seu dinheiro com leituras que falem a verdade, abandone Veja, Folha, Época, Globo, Rede Globo, Band e talvez descubra qual é o teu lado. Fazer discurso da classe dominante inincialmente é ignorância ( ignora a verdade é manipulado sem perceber), continuar repetindo mentiras e asneiras é burrice. Você está mais para Pombo Enxadrista. Quando se joga xadrez com um pombo, por melhor enxadrista que seja, ele irá derrubar as pedras, cagar no tabuleiro e sair cantando vitória.

      2. Idiota

        Ser um idiota é escolha, mas ser mentiroso demonstra falta de caráter…

        Só como exemplo, a Petrobras tem ações na bolsa de NY (um país que você não conhece, não tem peito para ir morar lá, mas diz que adora), tem o balanço monitorado por organismos nacionais e internacionais, e deu 21 bi de lucro no ano passado. Há mil interesses (principalmente privados) correndo a respeito de uma empresa como ela.

        A discussão é outra, é preciso qualificar o debate, afastar as opiniões “de boteco”, e aparece um sujeitinho que tece comentário do nível dos grandes portais, apequenando o blog…  Uma pena!

      3. Um estudo de pesquisadores

        Um estudo de pesquisadores canadenses demosntraram que as pessoas de esquerda são mais inteligentes, portanto se vc quer ser inteligente estude mais ciência política e entenda a lógica da ciência social.

         

      4. EUA COMO EXEMPLO?
        Citar is EUA como exemplo é afogar- se na própria merda. Um país que cresceu explorando a guerra cobtra outros países, sacrificando mulheres e homens seja nas fábricas ou em campos de guerra é exemplo pra alguém? Gosta de filmes antigos? Precisa assistir alguns. Filmes americanos antigos que mostram a realidade histórica americana. Estou cansada desses discursos burgueses e sem embasamento. Quer gritar Viva ao capitalismo? Mude-se para lá. E viva ao povo trabalhador! Continuemos ocupando os espaços de luta por una sociedade justa e igualitária. Deixem que o joio cresça junto, pois no tempo do Senhor ele será retirado. Hehehehehe. Cantemos alto a Internacional! Rsrs

      5. ódio

        se um dia o Brasil cair em uma guerra civil, os primeiros que colocarão o rabinho entre as pernas e se esconderão no colo da covardia serão os valentões da internet.

      6. enaltecer osocialismo,cominismo,esquerda

        Nós,  humanos,estamos muito absoletos em materia de civilizaçao,esse negocio de rotular,esquerda direita,comunismo,capitalismo,sionismo,cristianismo,são tantos ismos de puro atraso.Nova york elegeu um prefeito da ‘esquerda’,quando a corda aperta ,apelam,socializam,distribuindo o prejuizo .O claudinei cita Cuba e esqueçe o modelo de capitalismo chamdao HAITI logo ali.Eu tambem nao acredito em odio de redes sociais ,todo abandonado na frente da solidao de um teclado vira macho,vira torcedor fundamentalista,terrorista sem coragem,e acaba fazendo tipo.Para quem vê tv,lê determindas revistas acaba virando vaso sanitario que precisa dar descargas, ser expelido.O filosofo Diogenes com sua lamparina a caça do homem virtuoso,deve estar feliz na cova porque encontra-se na moda,pena que ninguem o conhece.O Falabela diz que todo santo tem pasado e todo pecador tem futuro,Seja bem vindo Sr Claudiinei,o começo é duro,,voce já conseguiu colocar a cabeçinha entrando nesse blog.Relaxe e gose.

      7. O que está acontecendo com

        O que está acontecendo com esse blog, Nassif? Está baixando demais o nível dos comentaristas. É uma pena, pois esse era um dos poucos espaços, mesmo na blogosfera progressista, onde os comentários sempre foram tão interessantes quanto as matérias. Ultimamente, entretanto, caiu demais o grau de inteligência. Está ficando triste de ver…

    2. Eu também perdi amigos

      Voce disse tudo. Eu também perdi amigos depois de ler as pérolas postadas na página do Facebook. Você espera ver comentários raivosos de evangélicos ou de católicos conservadores. Mas o que mais me choca é ver amigos homossexuais que disseminam o mesmo ódio do qual foram vítimas. É demais para minha cabeça. Tudo tem o tempo certo , quando pergunto a minha opinião, deixo claro meu alinhamento político, o que não implica em cegueira as burrices que o PT e seus aliados fizeram. O mundo caminha para uma nova polarização e o povo vai se pegar de novo, deixa a geração da segunda guerra mundial morrer.

       

  68. Sábias palavras, conceituaram

    Sábias palavras, conceituaram categoricamente os incultos de platão, que utilizam-se de momentos inoportunos para ¨tentar¨uma autopromoção falida em sua essência, ridicularizando e desrespeitando a vida, a morte e o LUTO!

  69. Infelizmente o odio hoje em

    Infelizmente o odio hoje em dia eh mercadoria valiosa que faz fortuna para seus pregadores mais articulados. Tanto nos EUA, como no Brasil e Europa, dozes de odio sao administradas diariamente a milhoes de incautos, via radio, TV, internet, etc.

    Nao sei quem eh pior, nessa estoria. Se os pregadores que articulam maneiras mil de difundir o odio entre seus ouvintes e assim faturar milhoes pela audiencia recebida, ou aqueles que aceitam sem julgar a mensagem desses falsos profetas que os ensinam que todos os seus problemas sao causados por minorias faceis de identifiicar eoprimir como pobres, negros, caboclos, indios, gays, etc.

    Eh um circulo vicioso que parece nao ter fim.

    Minhas profundas condolencias a familia do nosso querido Deda.

    Espero que um dia possamos viver sem esses profetas do odio que envenenam tantos coracoes.

  70. A morte do Governador Marcelo

    A morte do Governador Marcelo Déda me entristece. O Brasil e Sergipe perdem um homem honrado, político ético, idealista e pai de cinco filhos, que dedicou boa parte de sua curta estada entre nós à luta por uma sociedade mais justa. Eu sei que é difícil pra você, cuja cegueira nutrida pelo ódio alimentado diariamente pela imprensa, não lhe permitem essa constatação: sim, existem políticos honrados, éticos e que inspiram outros tantos loucos que acreditam que podem mudar o mundo. E, você sabe, os que são loucos o bastante pra acreditar nisso, são os únicos que realmente podem fazê-lo.

    Se em parte a dor da perda é aliviada pelo exemplo que fica, de outro lado, a tristeza se mantém: que dias são esses em que se comemora abertamente uma doença grave em alguém? Que dias são esses em que se comemora a morte de um pai de família? Que dias são esses em que seres humanos se comprazem com o sofrimento de outros seres humanos? Não, não são indagações religiosas. Tratam-se apenas de tentar encontrar onde foi parar nossa postura humanista. Simples assim.

    Não quero aqui praticar o exercício da troca de agressões com ninguém. Com todo respeito, não tenho paciência nem tempo pra isso. Não perca o seu também comigo. Quero apenas que o senso crítico consiga amanhecer. O senso crítico que não fica reverberando o que a Veja publica. O senso crítico que olha pras desigualdades sociais e não consegue aceitar que elas existam. O senso crítico que analisa a história e os fatos, antes de condenar injustamente. O senso crítico e humanista que troca o ódio pela reflexão e pelo desejo de um mundo e um país melhores.

    Deixe por um momento o ódio e o senso comum de lado e respire. Sim, existem pessoas éticas, sérias e comprometidas no governo federal, nos estados, nos municípios, no congresso… exemplos que continuam a me inspirar. Guarde seu ódio, porque não consigo argumentar com ele. ‘Em matéria de ódio, eu também continuo um amador…’

    Muita Paz e muita Luz Governador Déda.

  71. Marcelo Déda,Presente!

    Mesmo tristes, calados e com vontade de dar um grito desesperado, um grito que diga NÃO à precoce partida do nosso governador Marcelo Déda, gostaríamos de dividir com vocês algumas passagens com ele e juntar estes momentos à história de vocês e de todos que tiveram o privilégio de conhecer e ser alcançado por seu olhar generoso.

    Em seus memoráveis discursos, verdadeiras aulas de história, antropologia, filosofia, economia e política, nas ruas, em cima de caixotes de madeira, na sede do PT (na Rua Siriri), no Sindicato dos Bancários ou no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, ficávamos sempre emudecidos, atentos e quietinhos para apreciar aquelas palavras vigorosas, cheias de emoção e de vontade de transformação. Déda era hipnótico e magnético. Durante seus discursos, havia em nós uma revolução de neurônios e olhares na tentativa de alcançar a precisão, quase profética, das palavras daquele tribuno que orgulharia Demóstenes, de Atenas, o maior de todos os oradores.

    Déda, quando discursava, não tinha apenas o conhecimento histórico e material do que argumentava. Era mais que saber. Era a tradução do que todos queriam e não sabiam como dizer e como fazer. Sua eloquência e intelectualidade afiançavam cada palavra, cada gesto, cada olhar.

    Ele trazia, nas palavras, seu inconformismo com as injustiças e seu desejo de que tudo fosse diferente, que saísse da mesmice de sempre. Que a pirâmide das oportunidades fosse formada com os mais necessitados no ápice e como base de todas as suas ações.

    O maior avalista para as mudanças que se avizinhavam para a história de Sergipe era sua própria história, sua trajetória, sua honestidade, sua dignidade, sua integridade ética e moral. Destacou-se como deputado estadual constituinte e mais tarde como deputado federal onde, com seu talento nato como intelectual e orador, deu relevo a Sergipe em meio as mais de cinco centenas de deputados na Câmara Federal. Ganhou notabilidade e respeito de seus pares e do meio jornalístico. Consolidou-se como notável expressão política que conduziria os grandes debates e influenciaria as grandes decisões nacionais.

    Era um farol na política brasileira, sem dúvida.

    Assim, foi o melhor prefeito que Aracaju já experimentou e o melhor governador que Sergipe pôde conhecer. Déda tinha a exata dimensão dos tempos na política; do tempo da disputa e do tempo do trabalho conjunto e solidário, tempo de dar as mãos, tempo em que as cores partidárias se misturavam para o bem das cores de Sergipe e do seu povo. Trabalhou, incansavelmente! Trabalhou para todos!

    Não acumulou inimigos na política, porque respeitava a divergência e os adversários sempre foram circunstanciais, sempre circunscritos a uma campanha eleitoral. Combatia ideias, não pessoas. Aprendia com os adversários, discutia com eles, concordava com eles e tem deles admiração e respeito. Transformava divergências em soluções para o povo. Povo para quem vivia a sorrir e dedicar sua vida. Povo que sempre o amou.

    Exercia o republicanismo em sua inteireza e não tinha vergonha de se ajoelhar, se preciso fosse, para que do gesto singular dos humildes emergisse a concórdia e nascesse a paz. Mesmo ajoelhado, mostrou-nos ele, um homem se torna grande e seus propósitos elevados.

    Déda era um amante das palavras e das artes, fazia suas incursões na música e arriscou algumas fitas como cineasta amador. Tinha sua própria estética.

    Na década de 80, recém chegados de Simão Dias e estudantes de eletrotécnica, na ETFSe – Escola Técnica Federal de Sergipe, vimos aquele acadêmico de Direito, da UFS, corpo franzino, de bigodinho, fazendo algumas tomadas (imagens) no entorno do Terminal Luiz Garcia, época do antigo Paes Mendonça, hoje Bompreço. Não sabíamos do que se tratava, se um documentário, ou algum curta metragem em 8 mm. Era Déda, com uma câmera na mão, como Glauber Rocha, e dirigindo a cena. Olhávamos, admirados, a alegria e espontaneidade nos olhos e nas palavras daquele jovem que mais tarde iríamos conhecer no PT e que seria o grande líder de nossa geração. Sem dúvida, era o cara do pedaço, o cineasta, o líder, o cara que iria mostrar um caminho novo, um novo tempo.

    Ali começava uma nova história em Sergipe, um filme sem fim, que teria Marcelo Déda como protagonista e o povo como ator principal. Era assim que Déda se colocava e se mexia, sempre tendo seu querido povo à frente de tudo e a orientar suas decisões. Seu foco, sua obstinação, sua luta era na direção de quem mais precisava e que não dispunha de meios para a luta.

    Na década de 90, um grupo de intelectuais, sindicalistas, acadêmicos da UFS e artistas se reunia todas as últimas sextas-feiras dos meses, numa confraria que se convencionou chamar de “Farra do Boi”. Dela, participavam figuras que formavam o circulo mais próximo dele, como Marcelinho Barreto, Silvio Santos, José Eduardo, Chico Buchinho, Professor Luís Alberto, Professor José Costa e outros; tinham os sindicalistas, dentre os quais eu, Elcinho Santana, do Sindimina e Góis, do Sindisan; tinham os acadêmicos, meu irmão Edson Júnior (Filosofia), Cássio Murilo (Filosofia), Márcio Macêdo (Biologia); tinha o Fernandinho Montalvão, um dos proprietários do Bar Gosto Gostoso,sensação na década de 80 e 90… enfim, um grupo plural que confraternizava a vida, falava de política partidária, sindical e estudantil.

    Enquanto todos conversávamos, bebíamos e comíamos, na ponta da mesa estava Déda, com bigode vistoso, pernas cruzadas, mão no queixo e um livro às mãos, lendo com mais apetite e gosto que a própria refeição à mesa, à sua espera. A última edição da confraria, que nos lembramos, Déda lia, com avidez, algo de Nelson Rodrigues e por muitos momentos parava a conversa coletiva dos seus companheiros para recitar fragmentos do que lia e exclamar, com sorriso aberto: genial!

    Todos temos muitos momentos, muitas histórias com Déda, o que o torna uma unidade entre todos nós. Queríamos muito ter dito algumas palavras para ele, queríamos tanto dizer obrigado nas vezes em que o víamos, queríamos tanto ter dado aquele abraço fora dos eventos, aquele abraço de filho agradecendo e amando o pai.

    Não demos esses muitos abraços e esses muito obrigados a Déda porque nunca consideramos sua prematura partida. Nunca consideramos a fugacidade da vida e muito menos da vida de quem amamos. Sempre consideramos que no amanhã, sempre o teríamos (Déda) em um novo encontro, que sempre o teríamos discursando e suavizando nossas vidas. No fundo, e da forma que não queríamos, concretizou-se. Déda se imortalizou e nós o temos em nossos corações e em seus feitos. Todos os dias e para sempre.

    Hoje, ainda tristes pela partida do nosso guerreiro Déda, mas felizes por tudo que ele fez, por tudo que ele deixou, por tudo que ele representa para a nossa e várias gerações, inclusive as futuras, queremos agradecer ao eterno companheiro Marcelo Déda tudo que ele fez por nós e por Sergipe; agradecer os momentos em que estávamos dormindo e ele ainda acordado, pensando em nossas vidas; agradecer por sua dedicação e incondicional amor aos sergipanos e a Sergipe.

    Iríamos escrever dois textos, mas seriam palavras e parágrafos diferentes para o mesmo sentimento e gratidão, por isso escrevemos, em conjunto, um pouco do muito que nosso guerreiro representa.

    Marcelo Déda não se foi, não nos deixou, apenas está em outro plano, um plano moldado por Deus e que abriga aqueles cuja vida foi em favor dos mais frágeis, daqueles que precisavam de um guerreiro que os confortassem, brigasse e assumisse a luta.

    Déda foi esse guerreiro enviado por Deus para essa missão e onde quer que a injustiça e o desamor tente se instalar, onde um humilde não tiver voz, dos céus um grito guerreiro se insurgirá:

    MARCELO DÉDA, PRESENTE!

    Para finalizar e com a permissão de Sidney, locutor oficial de Déda, nosso grito de alegria, que embalou várias campanhas:

    É Déda, é Déda, é Déda, é Déda, é Déda, é Déda, é Déda, é Déda, é Déda, é Déda…

    É DÉDÃOOOOOOOOOOO!

    VALEU, VELHO!

    OBRIGADO POR TUDO!

    MUITA LUZ, MUITA PAZ, MUITA POSITIVIDADE!

    ATÉ BREVE E A LUTA CONTINUA, COMPANHEIRO!

    Texto dos irmãos:

    Elcinho Santana – Gestor Público e Petroleiro

    Edson Júnior – Acadêmico de Jornalismo

  72. EM DEFESA DE MARCELO DEDA – REPÚDIO CONTRA O RESSENTIMENTO DE UM

    EM DEFESA DE MARCELO DEDA – REPÚDIO CONTRA O RESSENTIMENTO DE UM VERME

    Sempre tive aversão aos políticos partidários em geral, mas de todos os políticos que passaram por esse Estado tive uma simpatia interior pelo petista Marcelo Deda. Ele me transmitia uma visão diferenciada em relação à maioria dos políticos deste Estado. E se ele falhou em muitas de suas decisões, foi porque não poderia ser diferente, pois só quem erra, é aquele que tem coragem de tomar decisões, embora tais decisões agradam a uns, mas a outros fazem renascer o ódio ou o ressentimento.

    Por conseguinte, há alguns meses atrás, eu li um comentário no Facebook, em que um sujeito (um homossexual que luta contra a homofobia) dizendo o seguinte, referindo-se a Marcelo Déda: “bem empregado, ele merecia, fez muito mal…”. Fiquei indignado e tive vontade de responder ao sujeito, mas preferi me calar, injuriado e indignado. Nós seres humanos temos inimigos, mas mesmo que os odiemos, creio ser de uma mesquinharia e de uma covardia hedionda desejar o mal para o seu desafeto, como se esse dito sujeito fosse um melhor dos cristãos. Na Grécia Antiga, uma das condições do ser ético era o respeito aos inimigos. Por mais que estes morressem na ponta da espada, eram honrados e tinham o respeito inter-pares. Mas com o tempo e valores cristãos, as coisas se inverteram…

    Aliás, esse tipo de comportamento parece ser bem o estereótipo de cristão ressentido (embora existam as exceções louváveis). Digo isso porque sempre ouço das pessoas, que se dizem religiosas, frases do tipo: “bem empregado, ele mereceu, deus sabe o que faz”. Um dia desse, eu estava numa esquina da Rua Santo Amaro, quando três mulheres passavam conversando. E uma delas falou: “Deus me perdoe, mas ela merecia”. Eu balancei a cabeça e pensei: só podia ser uma pessoa de deus.

    Então eu me pergunto indignado: como é que um sujeitinho desse joio luta contra o ódio aos homossexuais, mas ele mesmo, o próprio, odeia seu inimigo ou desafeto político, odeia aquele que talvez tenha destituído ele de um cargozinho no Estado? Ora, só pode ter sido algo dessa natureza.

    Eu deixo meu repúdio contra esses tipos de vermes que contaminam a Terra com o seu veneno ressentido, indo rezar todos os dias na Velha Catedral, pedindo perdão ao seu peçonhento deusinho.

     

    Escrito por Pirro Injuriado

     

  73. Eu acho uma injustiça contra

    Eu acho uma injustiça contra o Governador Marcelo Deda, um homem sem ressentimentos que tinha boas relações com todos, era um petista que nunca se meteu em confusão, tenho admiração, por vários petistas: Marcelo Deda, Eduardo Suplicy e Paulo Paim são os principais, homens acima de ideologias partidárias, que estão sempre defendendo o povo mais humilde (e muitas vezes discriminados no próprio partido por causa disso) e trabalhador.

    Minhas condolências a família do ex-governador Marcelo Deda.

    Ps: quem está falando é um homem que não tem muita simpatia pelo PT, embora já tenha votado várias vezes no partido.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador