A oposição só derruba Dilma se ela ajudar

Esqueçam erros cometidos após as eleições, que culminaram com a queda da popularidade de Dilma Rousseff em uma rapidez recorde. Deixem de lado também as tentativas golpistas da oposição, o infindável terceiro turno, por ser um dado da realidade, que independe de Dilma.

Fiquemos apenas com os últimos movimentos.

Quando o incêndio lavrava por todos os cantos, Dilma invocou o vice-presidente Michel Temer para rearticular a base. A temperatura baixou e pensava-se que se tinha encontrado o caminho para a estabilização política.

Foi só conseguir um pouco de oxigênio para tomar uma série de decisões, intrigas e trapalhadas desgastarem a relação entre ambos.

Desde o começo do ano, o MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) trabalha em um redesenho dos processos internos de governo. Trabalho completo, o anúncio teria um bom potencial político, mostrando a recuperação de conceitos de gestão abandonados por Dilma.

Aí Dilma obriga o Ministro do Planejamento a anunciar o trabalho antes de estar pronto, queimando um bom trunfo para a virada de mesa nas expectativas.

As quedas do nível de atividade e da receita criam um rombo nas previsões orçamentárias para 2016. Dilma decide ressuscitar a CPMF e toca a telefonar – ela e ministros – para políticos, jornalistas, economistas, buscando apoio. Por um momento, passa a ideia de pro-atividade e consegue uma breve aglutinação das forças pro-estabilidade, Delfim, alguns economistas responsáveis de mercado, alguns jornalistas econômicos.

Delfim faz mais: defende a medida para uma plateia de 300 homens de mercado reunidos no encontro anual em Campos do Jordão.

Dilma esquece de avisar Temer que iria tentar a CPMF, enfraquecendo uma aliança importante.  No final do dia, abandona a ideia da CPMF e não avisa Delfim nem os jornalistas econômicos procurados, perdendo, em Delfim, outro aliado importante. E tem a criativa ideia de mandar o orçamento deficitário para o Congresso se virar, precipitando a decisão da Standard & Poor´s de rebaixar a nota do país.

Enquanto isto, alguns petistas ingênuos – como o Ministro Aloisio Mercadante e o prefeito de São Paulo Fernando Haddad – procuram aproximação com o mais improvável dos aliados, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Com mais de 80 anos, o único objetivo de FHC é destruir o legado de Lula.

A cada dia que passa, mais surpreende a falta de informação e de visão estratégica desse pessoal.

A notícia boa é que Dilma depende apenas dos seus pontos para se manter no campeonato. Basta conferir um mínimo de estrutura ao seu governo. A notícia ruim é que ela não está conseguindo. Desenvolveu uma incrível capacidade de queimar uma a uma as amarras que seguram no cais o navio da estabilidade.

Luis Nassif

104 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No que depender de Dilma, ela

    No que depender de Dilma, ela já deu mostras de que fará todas as trapalhadas possíveis. O que dá alguma esperança é que a oposição também faz inúmeras trapalhadas, que só não ficam mais à mostra por conta dos laços de “amizade” que tem com os meios de comunicação.

  2. Primeiro

    Dilma não é Collor. Portanto se a direita tiver coragem (o que sei que não tem, é covarde) teremos guerra civil e o Brasil ficará ingovernável por muitos e muitos anos.

    Segundo: “…as amarras que seguram no cais o navio da estabilidade”, significa compactuar com a corrupção e se entregar ao Pmdb. 

    Dilma não compactua com a corrupção e de propósito está fazendo tudo para o Pmdb lançar candidato a presidente em 2018. Se Lula for candidato (ganha fácil e o pmdb não vai chegar com moral para barganhar com o governo). Mas creio que em 2018 o candidato do PT e futuro presidente da República será Jaques Wagner derrotando Ciro Gomes numa disputa bem apertada. Ciro (PDT) apoia o governo e parte majoritaria do PMDB tambem. Psdb, Dem e cia vão ser uma oposição sem força nenhuma.

    No final das contas ganha o Brasil!

  3. enquanto o PT precisar de

    enquanto o PT precisar de PMDB, e toda hora os blogs progressistas lembrarem de Delfin Neto como guru de economia, estamos perdidos. por favor, parem imediatamente com isso. Vi até o tarso pedindo que o Lula falasse com FHC! imaginem, onde este Tarso Genro está morando, ou que leitura ele fez esses anos todos do cenário político. Ah, sei o mesmo que a filha fez, quando foi em envontro e gabou FHC no tuiter. puts.

  4. Acho que o aumento de impostos que deve

    ser anunciado logo vai ser o momento decisivo da Dilma. Se ela meter a faca nas classes média e baixa e poupar, de novo, os ricos, seu governo já era. Se esse aumento de impostos se somar a cortes em programas que são a marca do pt no governo, como parece que vai ser o caso, ela não vai ter quase ninguém mais para defendê-la e por culpa própria. Só com uma cobrança expressiva da crise das camadas mais ricas da população é que ela pode recuperar alguma credibilidade e evitar uma recessão mais acentuada ainda.

    1. Inviável

      Dilma não tem mais NENHUMA força política para impor impostos aos ricos.

      Isso ela devia ter feito logo após eleita. Mas as suas escolhas foram inteiramente equivocadas.

      Não há mais nenhuma condição de Dilma continuar na presidência. Ou renuncia ou será impedida.

      A oposição é um esterco completo, mas Dilma conseguiu tornar-se inteiramente inviável, e está inviabilizando toda a escassa experiência progressista dos últimos 12 anos.

      Essa besta apocalíptica obtusa traiu as esperanças de toda uma geração.

  5. O REPUBLICANISMO, EIS A QUESTÃO

    Em uma cidade do interior, na primeira página do jornalzinho semanal, ali está a manchete: Prefeito é recebido em Brasília.

    Embaixo da manchete, a foto do prefeito abraçado com Aécio Neves.

    Alguns dias depois a notícia: um milhão de reais para pavimentação de ruas da cidade, conseguido lá em Brasília,com o governo federal, que restará incognito, no mais completo desconhecimento do povo daquela localidade.

    E no ano seguinte, o Prefeito do PSDB, que apoio Aécio – que foi recebido por Aécio – lá no Planalto ( rsrsrsrsrsrsrsrs), pavimentará muitas vias públicas da cidade, irá consertar outras e voltará à Prefeitura, triunfalmente. Lá ficará até o momento de apoiar quem? Ora, é claro o candidato do PSDB, seja lá quem for.

    Sei que o republicanismo é o certo.

    Porém, é importante que o povo saiba a origem dos recursos obtidos para as obras que estão sendo feitas.

    A mania do republicanismo é não distinguir o político que administra o Estado ou o Município, mas, sim, o bem que irá ser feito para o povo, daí que os recursos, entendemos são devolvidos ao povo, de forma honesta.

    Porém, aí, a desinformação é tanta que nenhuma obra financiada pelo governo federal é mostrada ao povo como sendo com recursos do governo hoje malhado e execrado publicamente.

    Outras obras desta Prefeitura foram financiadas pelo governo federal e daí?

    Ninguém sabe, ninguém viu.

    As obras são atribuídas totalmente ao governo municipal e até ao estadual, nunca dos nuncas, ao governo federal.

    Falta, é claro, um elemento importante: o político.

    Era importante, no caso, que políticos aliados ( não aqueles que fingem que estão aliados) do governo fossem prestigiados e que a notícia dos recursos fossem anunciados, na emissora local e pelo jornal local, como sendo pleito deles. Na cidade que estou me referindo, o PT tem representantes – nenhum eleito – que fazem parte de um diretório, que o povo não conhece. São eles um grande zero político. Porém, seria o momento de mostrá-los como influentes junto ao governo.

    Agora, como querer recuperar prestígio oferecendo recursos aos adversários políticos, que se anuncia ter sido muito bem recebido em Brasilia, abrançando, comovidamente, o Aécio Neves?

    Ora, lembro-me que no passado, não muito distante, os convênios, as parcerias, os recursos tinham apenas o rumo daqueles que apoiavam, com entusiasmo, o governo do estado ou da União. Hoje, não, tal é a fé que Dilma tem no seu  republicanismo. Naquele tempo, quem não apoiava o governo, apoiava quatro anos, sem lenço e sem documento, sem qualquer ajuda do governo central.

    Hoje,  governantes locais fazem seu cartaz, com recursos do governo federal.

    E viva o Aécio Neves!

    Quem sabe se ele não é o verdadeiro presidente da república atualmente?

    Pela foto, no jornalzinho, ele é.

    Alguém duvida?

     

    1. Não existe comunicação, também vi, no ano passado, um prefeito de uma cidade do interior fazendo passeata com várias máquinas doadas pelo PAC, as ruas da cidade sendo asfaltadas com dinheiro do PAC. Só vi que eram do PAC por causa da plaquinha invisível na carroceria da caçamba. O povo da cidade não sabe o que é PAC…Para eles, o que vale mesmo é o foguetório do prefeito, a passeata com as máquinas que para os habitantes foram compradas com grana da prefeitura, e ai o povo repetindo nas ruas palavras de ordem contra Dilma e o PT, palavras colocadas em suas bocas pelos irmãos Marinho, esses vermes que jamais fizeram alguma coisa pelo pais, ah essa elite zelote ignara mas que, em se pensando em interesses próprios, de burra não tem nada…

  6. “Dilma esquece de avisar

    “Dilma esquece de avisar Temer que iria tentar a CPMF, enfraquecendo uma aliança importante.  No final do dia, abandona a ideia da CPMF e não avisa Delfim nem os jornalistas econômicos procurados, perdendo, em Delfim, outro aliado importante. E tem a criativa ideia de mandar o orçamento deficitário para o Congresso se virar, precipitando a decisão da Standard & Poor´s de rebaixar a nota do país.”

    Apenas esse parágrafo mostra como Dilma é indecisa, claudicante, incompetente e totalmente sem rumo. 

  7. ruim mesmo…

    é o fato de qualquer perfeição com esses aliados ser tecnicamente traiçoeira

    cambada que só quer aparecer e mídia se dando bem, tendo alguns como fonte

      1. alguns anos atrás, perdidão…

        como pinto em ninho de águia de sangue, acho que ainda no Noblat

        comentei que o melhor golpe dos milicos foi abrir para o pluripartidarismo

        pelo que estou vendo hoje, até que não errei muito

  8. Ajuda

    É só o que ela tem feito: ajudar à oposição. Não precisa fazer mais nada. É só manter Mercadante, Cardozo, Edinho, Levy e a turminha do COPOM, com liberdade total.

  9. O problema não é a Dilma.
    A

    O problema não é a Dilma.

    A Oposição é infinitamente pior, mais incompetente e completamente corrupta.

    Dilma não caiu e não vai cair exatamente por isso.

    Essa conversa de golpe, impeachment e todas essas baboseiras são apenas jogo de cena de uma mídia TAMBÉM incompetente e corrupta.

    O povo já se encheu dessa conversa. O ibope dos telejornais, especialmente os da Globo estão anêmicos. Perde até para uma novela bíblica da Record. 

    Se pudéssemos medir a audiência da Netflix, Youtube, Games on line no horário nobre, o massacre seria maior ainda. 

    A mídia impressa está falida. Os portais de notícias da WEB apanham feio de quaqluer canal de um  youtuber meia-boca.

    Mesmo as redes sociais perdem audiência, tanto é que o Facebook começa a apostar em novas plataformas e diversificar a atuação.

    Quando é que algum “genio” vai descorir o óbvio? Não é a popularidade da Dilma que caiu. Caiu a popularidade de todos os politicos do país. Como também caiu a credibilidade da mídia. Estão todos juntos amarrados pelos pés com uma bigorna afundando no oceano do passado. 

    Acabou gente!  Todo mundo dando “reset” nas idéias. Século XXI já tá quase chegando na maioridade.

    Estamos no incio de um novo tempo. O que vem pela frente eu não tenho a mínima idéia. Se vai ser melhor ou pior, menos ainda.

    Os tempos estão mudando. E agora cada vez mais rápido. 

    O político que perceber essa mudança de paradigmas primeiro sairá com larga vantagem em qualquer disputa.

    Eu arrisco dizer que é o denomimado aqui de “ingênuo”, Fernando Haddad,  o que está mais próximo disso. Ele, aos poucos, vai se desligando do velho jeito de fazer política e também de se pautar pelo que a velha mídia diz.

    Já é um bom começo.

     

     

     

     

    1. de corpo e alma contigo nessa, Marco St.

      não há mais nada que se possa retirar desses políticos que seja para o bem do povo, da Democracia

      nada, mais nada que dependa da totalidade

      mídia destruiu esses caras por aí, separando-os em grupelhos

      ou facções insignificantes que adoram aparecer

       

    2. O problema para os golpistas

      O problema para os golpistas é sim a Dilma reeleita com a maioria dos votos dos cidadãos brasileiros numa eleição realizada e aprovada pelas instituições brasileiras.
      “A Oposição é infinitamente pior, mais incompetente e completamente corrupta. Dilma não caiu e não vai cair exatamente por isso.”. Eu não concordo com esse conclusão, pois seria simplesmente o raciocínio sobre uma Republiqueta das Bananas. Quer dizer que se a oposição fosse mais “competente” o Golpe Paraguaio seria correto?

  10. A Tempestade Perfeita: Mercadante, Zé Cardozo e Ruim Falcão

    Diagnóstico perfeito, comungo cada palavra escrita e não consigo entender a fragilidade orgânica do PT, tendo a militância que tem por todo o país, e a miopia política da presidente, que permitem Mercadante e Zé Cardozo continuarem como estrategistas principais do governo e o anacrônico Rui Falcão, das “mortais e risíveis” notinhas à mídia, como anódino presidente “marcha lenta” do partido.

    Se isso já não fosse inexplicável, para quem há quatro mandatos detém o poder executivo da nação, temos que aguentar ainda, a cada percepção de que o humor da chefa não os contempla como dantes, a dupla medrosa e incapaz, recorrer a mídia de oposição para divulgar que o cargo, ora de um, ora do outro, está sob risco, para que a chefa indignada, ao tomar conhecimento da “informação”, ordene a Edinho que divulgue que não é nada disso e o possível defenestrado da hora permaneça, para alegria das forças inimigas e desespero das amigas, acéfalas desde que Dirceu e Genoíno, saídos de combate.

    Na terceira vez do tal truque aplicado com sucesso, só mesmo rindo, enquanto Dilma teimosa, mantendo-os, ajuda a derrubarem-na da presidência e joga no lixo 54,5 milhões de votos, de cidadãos brasileiros que acreditaram nos avanços de mais de uma década, rumo ao país que sonhamos e merecemos: plural, justo, moderno e democrático sem seletividades.     

  11. A oposição só derruba Dilma se ela ajudar

    Nassif, se liga.
    Tudo que você posta como “informação” é aquilo do qual você se “informa” no GAFE (Globo$onega, Abril, Folha, Estadão) e sua correia de transmissão de “informações”.
    Você é um grande jornalista criador de vários “instrumentos informativos” na imprensa mainstream desde o “Dinheiro Vivo”, muito importante para a boa informação sobre como preservar o valor da grana dos chamados “classe média” brasileiros, pois os pobres não tem como preservar sua grana que não seja comprar imediatamente o que lhes falta nas “Casas Bahia” e correlatos.
    As “informações” do GAFE sabemos a maioria dos leitores deste GGN que são “informações” manipuladas a partir principalmente de “fontes exclusivas e anônimas”, como FOFOCAS que acabam aparecendo transformadas em FATOS não confirmados mas com grande poder de direcionar a INTERPRETAÇÃO da realidade.
    Muitos, e eu também, que temos memória, não nos esquecemos de seu DNA tucano, assim como o meu foi de apoio aos militares em minha adolescência (não havia mídia alternativa e muito menos Internet Livre). Eram os Tucanos daqueles anos 1990, nada de errado, mostra uma evolução de nossas opções diante da involução pós-1994 do PSDB.
    Assim, diante de toda essa “noticiação” da Mídia Golpista que sabemos manipulada para interesses de grupos políticos-econômicos e que constrói aquilo que chamam a “realidade”, eu sinceramente fico com o pé atrás com suas análises a partir de “informações” construídas por essa Mídia Golpista as quais nem conseguimos saber o que é real ou manipulação.

  12. DILMA TROCA

    DILMA TROCA TODOS,LASCADA,LASCADA E MEIA ENTÃO

    ACREDITO Q ELA ESTÁ MAL ASSESSORADA E É ARROGANTE

    VAI PRA CIMA DO JUDICIÁRIO FAZ UMA REFORMA,ESTES QUEREM TE LASCAR MESMO

    ELA NÃO TEM NADA A PERDER ,VAI PRA CIMA DILMAAAAAA!!!!

    SENÃO O TEMER VEM VAI AÍ E ESSE HOMEM É SUPERCAPACITADO

    NÃO SEJA UMA GENÍ OU SE PREFERIR UMA PRINCESA ISABEL!!!!

  13. Bom seria se o Parlamento

    Bom seria se o Parlamento pudesse ser dissolvido. Tiraria o Cunha e seu exército de achacadores do Congresso.

    Se a imprensa no Brasil não fosse tão canalha, estariam fazendo campanha para forçar a renúncia de todos os bandidos envolvidos na lavajato. Mas não,  sugerem a saída da Presidente que é a pessoa mais honesta da história toda.

    1. Samuel o pósfeta

      Samuel, grande profeta, me diga: depois de tudo que já aconteceu (e não dá para prever e sim apenas para posver), como estão Saul, Davi e Salomão?
      “Ela já caiu” (assim como o Lula em 2005) é profecia ou posfecia?

  14. So viu agora Nassif ?

    Dilma deu uma amostra de sua ou inocencia ou falta de traquejo politico,ou os 2,quando ncomeço do primeiro mandato foi aos rega bofes da velha mídia,dividiu a base,ficamos aqui num fla-flu uns defendendo a “estrategia”,outros como eu achando ( e hoje é uma certeza) que era purda perda de tempo.Depois o tal do controle remoto.Ai junte-se a este a sua personalidade centralizadora e com o PT a quase ruptura da comunicação com as bases,movimentos sociais.sindicatos.Apanha calada,não há a minima reação,até quando,como no post do Nassif em que cobrava do Cardoso atitudes frente a turba que o ameaçou na rua,porque ele era um ministro de estado e deveria se fazer respeitar,imagine a presidente,ser alvo para tiros de um desmiolado agente federal,ou a demora em se tomar atitudes contra outro facista que a declara em video publicamente ameaça de morte a ela.Esta inação,letargia da presidente,de seus ministros,sendo Cardoso o supra representante desta apatia,que começa a feder a covardia.Estes atos que incentivaram,encorajam a oposição,que vão desde um ato descabido de um delegado,sem provas,sem testemunhos,sem nada convocar o ex presidente Lula para inquirilo,ou qualquer deputado do baixo clero “botar o dedo na cara do governo”,e com isto tirou dos armarios uma leva de facistas,que primeiro tornou o ambiente de debates,redes sociais blogs,sites em um campo aberto para ofensas,ameaças,patrulhamento.A indgnação.o cansaço,a falta de esperança em atitudes minimamentes corajosas pelo governo (Dilma e PT),vai lhe corroendo o apoio que o realmente o sustenta,na realidade este governo navega na sustentação da democracia,pois este é um tema caro a sociedade civil organizada,e independente de Dilma,a democracia não sera quebrada.E por isto LULA é e sempre foi o alvo principal,querem destruir o mito antes de 2018.

  15. comentário

    Neste momento é preciso equilibrio para não destruirmos o país. Temos uma representante eleita legitimamente e que precisa de apoio manter as conquistas já integralizadas. Quem foi derrotado nas eleições presidenciais que  construa uma plataforma para as eleições de 2018. Impeachment é um processo jurídico-político e que precisa de um fato objetivamente que transgrida as leis, situação que até o presente momento não existe.

    Qualquer tresloucada tem o único objetivo no sentido de aniquilarmos o país.

    Sejamos equilibrados e respeitosos das regras do estado democrático de direito.

  16. Mudança do título

    A análise feita é muito boa. Mas eu mudaria o título: Dilma quer ajudar a oposição a derrubá-la. 

    Do jeito que a presidenta vem agindo, isso não é uma possibilidade.

     

  17. Dilma fica até 2018 ou é golpe de estado. Não tem meio termo.

    Dilma Rousseff não é acusada de nada. Nada há contra ela, nunca houve e nem haverá. Ela não está e nem poderia estar indiciada por coisa alguma. Ela não é e nem poderia ser ré em coisa alguma. Ela não tem absoluta e rigorosamente nada que desabone a sua conduta e governa porque o povo brasileiro a elegeu no pleito de 2014.

    O título correto deste texto só pode ser um: “A oposição só derruba Dilma mediante um golpe de estado”. 

    Independentemente dos rumos do governo federal, se mais à esquerda ou mais à direita, se mais liberal ou mais conservador em termos de costumes, se mais ou menos intervencionista, isto em nada altera o ponto que é o crucial para a democracia brasileira. Qual seja: ou Dilma Rousseff, contra quem nada há, termina o seu mandato em 2018 e passa a faixa para o sucessor, no dia 1º de janeiro de 2019, ou a democracia brasileira terá sido golpeada de morte.

    Outro ponto que é lamentável nas análises que se vê aqui e acolá é este que culpa a vítima e não os bandoleiros. Ora, quer dizer então que a culpa pela queda de Salvador Allende em 1973 é dele próprio e não dos porcos que o golpearam? Quer dizer então que a queda de João Goulart em 1964 é culpa dele próprio e não dos porcos que o golpearam? Quer dizer então que a moça que saiu à noite e que foi estuprada é a culpada, e não é o estuprador que cometeu o crime?

    Há que se dar nome aos bois. Há que se dizer quem são os golpistas. Há que se denunciar o que estes vigaristas estão fazendo para destruir a democracia brasileira através de um golpe de estado. Essas teses simplórias e absurdas de se dizer que Dilma deve fazer isso ou vai cair; que deve seguir por aqui ou vai cair; que deve fazer isso ou vai cair, com todo o respeito, mas é apenas uma grotesca chantagem e é justamente a tese dos golpistas. Nada mais. 

    Se o governo de João Goulart era tão desastroso e se João Goulart era tão incapaz e se o antigo PTB estava morto e enterrado, então porque cargas d’água os criminosos golpistas não esperaram o pleito de 1965?

    Pois é exatamente o mesmo que está se repetindo agora, na frente do nariz dos inocentes úteis e de todo o povo brasileiro!

    Se Dilma está tão mal e o governo federal está tão horrível, e se o PT está destruído e Lula perdeu a força que tinha no passado, então é muito simples: que a oposição, que está tão “bem na foto”, espere pelo pleito de 2018 e que vença nas urnas. 

    Fora disso tudo o que se tem são teses vexaminosas e absurdas. Fora disso tudo o que se tem é única e simplesmente um golpe de estado. Fora disso o que resta é a destruição da democracia brasileira e o enterro da esquerda pelos próximos 50 anos. 

    1. É exatamente isso.Passa do

      É exatamente isso.

      Passa do ridículo tratarem como trivial um tapetão qualquer só porque não aceitam o resultado da eleição. O pior: gente que se acha muito chique! Com diploma e tudo!

      Ah, o governo deveria fazer isso ou aquilo! Então aprovem no Congresso que vocês compraram, ela veta e vocês derrubam o veto, ora, ora! Não é essa a regra do jogo! Que fique claro pra todo mundo, então, quem quer e quem não quer acordo e em quais bases; quem quer o quê e quem não quer.

      Vão declarar o cargo vago, vão? Que façam, então. Mas assumam: “perdi a s eleições de novo e não aguento ficar fora do poder!” E não repitam os pretextos cínicos dos mariquinhas, ignorantes  e TRAIDORES das gerações passadas.

    2. O pior no título de Luis Nassif é que ele desserve a Democracia

       

      Diogo Costa (sábado, 12/09/2015 às 18:25),

      Perfeito, como perfeito também está o comentário de Luicinei enviado junto ao seu também no sábado, 12/09/2015 às 21:18. Aliás, Lucinei também tem um comentário excepcional que deveria virar post lá no post “O tempo foge, por André Singer” de sábado, 12/09/2015 às 20:43 (tenho o horário de publicação 1023), em que o André Singer negando o nome do pai faz um artigo nefasto no seu conteúdo e no seu objetivo. Lá há um comentário seu também que eu ainda não li, mas vi o título e algumas reações com a adjetivação que você emprega para qualificar o André Singer. O endereço do post “O tempo foge, por André Singer” é:

      https://jornalggn.com.br/noticia/o-tempo-foge-por-andre-singer

      E o pior quanto ao título deste post “A oposição só derruba Dilma se ela ajudar” de sábado, 12/09/2015 às 20:45, de autoria de Luis Nassif é que ele sabe que o único título jurídico e politicamente consistente é o que você deu. Afinal é essa a única conclusão que se pode chegar após ler o post “Constituição é contra impeachment de Dilma por fato do mandato anterior” de segunda-feira, 24/08/2015 às 14:57, publicado aqui no blog dele e contendo o artigo “Constituição é contra impeachment de Dilma por fato do mandato anterior” de Lenio Luiz Streck, saído no Consultor Jurídico. O post “Constituição é contra impeachment de Dilma por fato do mandato anterior” pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/constituicao-e-contra-impeachment-de-dilma-por-fato-do-mandato-anterior

      E há entre os últimos comentários, no comentário enviado por Pontara na segunda-feira, 24/08/2015 às 15:16, a transcrição de um trecho do livro de Michel Temer “Elementos de Direito Constitucional” que corrobora ainda mais o entendimento que Lenio Luiz Streck expressou no artigo dele.

      Luis Nassif no entanto opta por um título apelativo que desserve a democracia.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 12/09/2015

  18. DILMA… CORAÇÃO VALENTE ..

    Honesta, gente boa demais! Mas fraca naquilo que mais se precisa num político: Firmesa. Agilidade na tomada de decisão. Nada de titubear. Não fazer burradas. Saber escolher as pessoas certas na formação de uma equipe. chuinf! Putz, Dilma, não tem nada disso. Ate 2018 será tostada no óleo quente. Acredito ‘0%’ em impeachment. Tem gente nessa oposição corrupta que ainda pensa. E para os poucos que pensam é muito, mas muito melhor a Dilma tostadinha!

  19. A presidente Dilma precisa

    A presidente Dilma precisa ter senso de urgência e criar um fato que cause um forte impacto positivo para 99,9% da população brasileira. Todo mundo quer juros mais baixos no Brasil, com raríssimas exceções. Com a economia em rece ssão, a inflação começando a ceder, superávits na balança comercial, as reservas cambias, mesmo com a fortíssima especulação, continuam intactas, seria imprescindível que a presidente Dilma desse ordens para o Banco Central reduzir a taxa de juros da selic rapidamente. Tenho certeza que as expectativas dos empresários, dos consumidores melhorariam e a economia começaria a sair do atoleiro, neutralizando a tentativa de impeachment pela oposição.

     

  20. Eu acho que os movimentos

    Eu acho que os movimentos sociais deveriam fazer mais manifestaçãoes a favor do governo, a favor da democracia, dizem que a melhor defesa é o ataque, não falo de ataque usando violência, mas de iniciativa, até mesmo de setores mais próximos do planalto. Dilma é uma mulher honesta, reta, mas se mostra frágil no jogo politico, talvez até por ser certa demais, tenha essa dificuldade. E os golpistas se aproveitam dessa fragilidade dela. Não tem porque tirar uma presidente que não está envolvida em nenhum tipo de roubo, é muita insanidade da oposição, da mídia e de seus simpatizantes, agirem da forma que estão agindo, é lamentável que ao invés de se unirem para tirar o país da crise, apostem na piora da crise para tirar proveito próprio. Quem em plena condição mental saudável acha que esses que podem conduzir o governo do país, casso a Dilma saia, podem de fato tirar o país da crise como num passe de mágica, como pode homens corruptos querer governar o país, por alegarem que a presidente que aqui está é conivente com a corrupção?! Por não ser conivente com a corrupção é que sofre esse risco de ser impedida, infelizmente os valores estão invertidos, e as pessoas se deixam levar por uma mídia que já declarou ter um lado,  e esse com certeza não é o lado dos menos favorecidos!!

  21. Por favor, Mestre Nassif…

    Por favor, Mestre Nassif… Qualquer guerra se ganha em cima dos erros do adversário. Apontar esses erros e evitar a derrota, é ótimo. Mas os títulos dos conselhos às vezes, e muitas vezes, são usados pelo inimigo para atestar que a vitória deles é iminente. Estamos em guerra e todo cuidado ainda é pouco.

  22. É mais fácil o Papai Noel

    É mais fácil o Papai Noel aparecer aqui em casa em 25 de dezembro num trenó puxado por várias renas douradas do que a Dilma mudar sua postura. Ela parece se considerar tão autosuficienta que segue firme queimando todas as pontes verdadeiras para sair do seu isolamento. Totalmente encantada por medíocres assessores caminha velozmente para sua solidão a 3 com seus 2 ministros de confiança.

    Voluntariosa, teimosa, obtusa, sem a mínima inteligência política e alienada. Nada a ver com o que comumente se interpreta da famosa foto em que ela está sendo interrogada no tribunal militar.

    Deu as costas a quem a apoiou nas eleições e garantiu sua vitória, mas agora virou-se para quem queria a vitória do seu adversário que não será conquistado jamais.

    Está pagando o preço de ter acreditado infantilmente que o controle remoto resolveria todos os problemas relacionados com a concentração da mídia e com a ação conjunta da parte velha e decadente da imprensa, mas ainda com força suficiente para derrotar um governo fraco cuja comunicação sempre foi ridícula. Enquanto navegava na popularidade do Lula, foi possível fazer de conta que era forte, mas depois de virar as costas para o projeto que deu respaldo à sua difícil vitória, a mediocridade das suas escolhas foram e continuam sendo escancaradas diariamente.

    Mentiu para vencer as eleições, igualzinha ao FHC em 1997, e virou as costas para seus eleitores. Agora não adianta reclamar.

    Muita gente se recusa a aceitar que foi enganada e que deste governo não se pode esperar mais nada. Se iludem e ficam dando a desculpa de defender a democracia. Democracia? Que democracia é esta em que qualquer juiz ou procurador deslumbrado pode ignorar o Estado Democrático de Direito e agir como xerife no século XVIII? Que democracia é esta em que um meio de comunicação pode se aliar a bandidos para obter vantagens e nada acontece? Que democracia é esta em que os meios de comunicação podem mentir e distorcer fatos e nada acontece? É esta a democracia que está sendo defendida? Isto é uma verdadeira Democracia.

    Talvez a queda do governo sirva para acordar os iludidos e fazê-los enxergar que a Petrobrás, nosso maior bem e passaporte para nosso avanço econômico e social, está correndo sério perigo seja com esta Dilma mansa com os poderosos ou sem ela.

    A queda do governo não será consequência de um golpe apoiado por políticos medíocres sobre um governo medíocre que irá enfraquecer a democracia em que vivemos. A queda é por sua própria incompetência. Não dá pra ficar culpando mais a mídia, a Vaza Jato e outros grupos se o governo tropeça todos os dias nos seus próprios pés.

    Talvez uma convulsão seja o que realmente precisamos como parte do processo de caminhar para uma Democracia forte e verdadeira.

     

     

      1. Fanático ou comissionado?

        Quem você acha que está perdendo emprego com o “ajuste” feito pela Dilma? Os mais ricos?

        Quem você acha que vai sofrer com os cortes nos programas sociais? Os mais ricos?

        Quem você acha que está ganhando com esta taxa de juros pornográfica enquanto o país está em recessão? Os mais pobres?

        Você mora na Ilha da Fantasia, em Marte, em Higienópolis ou em Miami?

         

  23. Eu sou pelo caminho de menor esforço

    O que menos prejudicar o povo e a nação é a escolha certa.

    O Bom Governo é como a água, percorre o caminho de menor resistência se coloca nos lugares mais baixos e nutre a todos, sem distinção. Manter a Dilma ou substituí-la, só nesta condição. Digo mais, penso que ela concorda comigo nesta.

    Agora subestimar o lado de lá que está contra a Democracia Republicana Brasileira é de uma incensatez gigantesca.

  24. Ingênuos?

    Haddad, Ingênuo?

    desculpe me discordar, mas, para mim tem outro nome traição Uspiana. Os intelectuais geniais da USP nunca suportaram o metalúrgico…

    O PT paulistano é recheado de Martas Suplicys a última pessoa ligada ao

    povao foi Erundina, o resto são os traíras intelectuais e que sonham com jantares no Fasano.

  25. Eu tenho uma sugestão para

    Eu tenho uma sugestão para Dilma:  se afastar temporariamente da presid^ncia por razões médicas.

    O modo como ela age não parece de alguem em plena sanidade mental.

  26. Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem

    mas, o que resta é que aquela senhora reeleita com 51% sumiu, acabou. Fica um monte gente tecendo tudo quanto é teoria, inclusive eu, que ela é isso é aquilo.

    Pessoal. Isso não interessa. Vamos todos pagar o pato de novo e novamente.

    Coisa simples seja que partido ou proposição política-filosófica: Deu rombo ? Aumente-se os impostos.

    Quem numa virada de ano, com a reeleição, adentrou a classe média (e como houve alarde pelos áulicos de sempre) vê-se de volta ao passado: Vai voltar para a classe D e E.

    Sabe aquele aumento salarial? Vai perder seu poder aquisitivo porque vão lhe tomar num percentualzinho provisório de uns quatro anos de aumento da carga tributária porque teve rombo.

    E se teve rombo é que alguem não percebeu, ou não avisou só de sacanagem, que tava gastando mais do que arrecadava.

    Quem se importa com isso? Às favas os escrúpulos ideológicos: A gente engana que diminuímos para dois ministérios e nem precisamos explicar que os empregados, comissionados, indicados, aprinhados, dos 37 ministérios continuarão, porque tem que continuar, a serem pagos porque a grana é pública.

    Bom, vivemos uma incompetência geral.

    Alguem já disse em passado recente: Privatiza-se o lucro e socializa-se o prejuízo.

     

     

     

  27. DILMA E A GOVERNABILIDADE

    Dilma não tem mais como governar.

    Ela tem o Senado e a Câmara dos Deputados contra ela.

    Sem eles dando apoio ao governo, acabou governo.

    Nada que ela faça, dará resultado, seja bom ou seja ruim.

    Parece que, realmente, seu governo chegou ao fim.

    Mas, o que mais salta aos olhos, de quem tem a visão clara, é o GOLPE DE ESTADO.

    O Senado e a Camara de Deputados estão aplicando este GOLPE DE ESTADO.

    Ao tirar da Presidente os meios de governar, aplicam o GOLPE, isto está claro.

    O pior, se é que existe coisa pior, é a lição que estão dando aos Brasileiros:

    COMO SE APLICAR O GOLPE DE ESTADO.

    E, é assim que se faz.

  28. Tem outro por ai pedindo

    Tem outro por ai pedindo dialogo do Lula com o fhc, gostaria muito de saber o que um teria para dizer ao outro, enquanto Dilma tratou todos com civilidade, chamando inclusive para reuniões internacionais importantes, só recebeu de volta pontapés, inclusive do governador paulista, mesmo depois de vir aqui só para socorre-lo; com esse pessoal não tem dialogo, se derrubarem a Dilma que se virem com o legado golpista (se conseguirem),  o PT tem é que governar.

  29. NINGUÉM QUER DERRUBAR DILMA.

    Alguém é doido de pegar essa batata quente, com uma baita crise internacional?

    Eles querem é manter a chapa dela quente, para nviabilizar uma candidatura petista em 2018.

  30. Segundo a corrente analise

    Segundo a corrente analise dos fatos imediata, o problema maior do Lula foi achar que o Brasil estava tão mudado que uma mulher até poderia ser presidennte da República. Lula estava com a bola toda. Com um negro seria a mesma coisa, se o negro fosse de esquerda. Mas se o Lula tivesse escolhido o Eduardo Campos para seu sucessor, como ele Eduardo Campos queria, ele, que era homem e tinha os olhos azuis e pertencia à mais fechada e impenetrável elite do Brasil, nada disso que hoje acontece estava acontecendo. Nem Lava Jato teríamos. Em compensação, não teríamos mais o présal, além de umas cositas más. Ninguém ouse dizer que isso que digo não é a verdade. Mas, mesmo assim e contudo, acho que o limite da transformação braslieira está em curso com Dilma. O limite do que faríamos, dentro de qualquer circunstância, a favor dos interesses do país. É o melhor do que poderíamos ter e vamos ter como transformação do país. O reducionismo dos economistas que desalentam Dilma é ridículo. E ao fim o Brasil terá lucrado muito mais, e Lula terá tido razão. uma razão acima da percepção mesquinha do dia a dia.

  31. Dilma 2 é um desastre

    Mas é um desastre que impressiona. Chamar o Mercadante de ingênuo foi interessante. Um dos maiores responsáveis pelo desastre político que é este governo — que provavelmente desembocará num impeachment — é obra de Dilma (Claro), mas ouvindo conselhos de Aloisio Mercadante. Quem ouve e segue conselhos do Mercadante merece o que tem.

    1. A ideologia não prescinde da razão

       

      Marco Abí (sábado, 12/09/2015 às 20:32),

      Um dos grandes problemas dos blogs é a falta de racionalidade dos argumentos. Não há porque não tomar partido, mas os blogs ainda que arena política não deveriam ser conduzidos pela mesma norma que rege a atividade política. Para esclarecer, a norma que rege a atividade política de certo modo está resumida no título do artigo de José Arthur Giannotti “Acusar o inimigo de imoral é arma política, instrumento para anular o ser político do adversário” que saiu publicado no jornal Folha de S Paulo de quinta-feira, 17/05/2001 e que pode ser encontrado no seguinte endereço:

      http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/artigogiannottigerapolemica.html

      Vamos supor que Aloísio Mercadante seja um incompetente absoluto. Há algum conselho dele que resultou em um ato ilegal? A Constituição exige para o impeachment que haja uma ilegalidade e que ela seja no atual mandato. Nessa situação em que não há tipificada a hipótese de responsabilização no atual mandato, prever o impeachment e dar a ele responsabilidade a Aloizio Mercadante Oliva é argumento de político ou disparate fruto do desconhecimento ou da ingenuidade e, como todo disparate, é destituído de qualquer racionalidade.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 12/09/2015

      1. Olá, Clever.
        O pretexto para

        Olá, Clever.

        O pretexto para derrubada de Dilma será qq dessas tecnicidades em voga — alguma fraude eleitoral (TSE) ou as pedaladas fiscais (TCU). Mas ela não será derrubada por isso. Será derrubada por falta de apoio político. Que advém de uma desastrosa condução da economia (culpa dela majoritariamente) e de uma desastrosa condução política (culpa dela principalmente, sobretudo por ouvir e seguir os desastrosos conselhos do Mercadante — o revogador do irrevogável).

        Com a última cartada da dupla — espantar Michel Temer da articulação política — Dilma simplesmente perdeu o que lhe restava de apoio no PMDB. Hoje, não tem apoio sequer do próprio partido. Mas, claro, isso não vem de hoje, vem desde a eleição para a presidênca da Câmara e desde quando fomentaram o saco vazio de Kassab. Resultados desastrosos, em ambas as jogadas. Ali, Dilma e Mercadante selaram o futuro político do governo 2.

  32. A história da CPMF foi

    A história da CPMF foi volulntarismo do Levy. Por isso não passou pelo Temer.

    Querem proteger o Levy queimando a Dilma, como sempre, afinal ele é o “homem do mercado”. Não foi à toa que surgiram em seguida rumores da saída dele; desinteligentemente com “hipóteses” sem a menor consistência, assim como no caso do Mercadante. Tudo ruído e fofoca de intermediários, sobre os quais montam-se “tiorias” sempre preconceituosas.

    O Delfim não vai passar recibo de que foi instrumentalizado por um “cadete” de mercado e não recebeu sequer a “condescendência” de ter tido a palavra da Presidenta. Se precipitou no meio desse nervosismo todo. Por isso dizem que a Presidenta é que dá piti. Projeção é o nome disso. Parece mesmo que no Congresso, na esplanada dos minstérios e nas redações tem mais gente “histérica” que no Palácio ada Alvorada.

    Mais uma “lavagem de fatos”, portanto, fazendo preponderar as versões que interessam à oposição e ao reforço de preconceitos; e envolvendo até gente boa.

    E o governo mudo… Só “apagando” “incêndios” reais e artificiais sempre de “bico calado”.

    1. Tem mais é que ficar calada e

      Tem mais é que ficar calada e não ficar histérica respondendo a um monte de safados. É isso que querem dela “que perca a cabeça”.Fique firme e serena Dilma! Dou a maior força, deixe os histéricos ficar gritando por aí. Os cães ladram e a carruagem passa.

      1. É possível, Edna, responder

        É possível, Edna, responder políticamente sem ser na base da histeria ou grosseria. O que não pode é deixar o outro lado falando sozinho por tanto tempo como se tivesse razão. Isso não dá certo nem em discussão de futebol, que não se pretende racional

        O pior é ver que, como ocorreu em março ou abril, quando uma pesquisa de opinião dessas aí mostrou uma derrocada na popularidade, o governo ficou “chocado”. Ora, como esses cavalheiros acreditam que alguém pode dizer que um governo é “ótimo” ou “bom” se ninguém está sequer percebendo a existência do tal governo; ou, pior, só ouvindo falar mal dele sem nenhum contraargumento?

        … E de lá pra cá continuam na mesma pachorra!

        … E inventam um tal de “Dialoga Brasil”, uma mistura de “Caravana da Cidadania” com internet….

        … Deve ser emocionante o congraçamento com a própria militância…. Mas a meu ver é muito pouco perto do tamanho das forças que estão enfrentando.

    2. Você está enganada

      A idéia da volta da CPMF partiu de Mercadante e Barbosa. Aí Levy apoiou e passou a defender. Imediatamente eles voltaram atrás. 

  33. democracia

    yussef confirmou propina a aécio, serra, tem o anastasia, sergio guerra, paulino, sem falar o trenslão de SP por 20 anos. dai uma delação contra um petista vira verdade suprema. É bom comunicarem ao Moro, globo e cia, que não vai ter golpe.

        1. E mesmo assim foi o melhor

          E mesmo assim foi o melhor presidente que o Brasil já teve.  É divertido esse tipo de comentário jeca, tentando supor que o sujeito que muito ler é uma espécie de forma de vida superior, profundo entendedor dos mistérios herméticos da existência. Não é a toa que a mídia bandida adora veicular reportagens meiguinhas sobre bibliotecas públicas, projetos de leituras ára crianças, campanhas para ler mais e outras fofices do gênero. 

          “quem lê muito pouco a pouco perde a capacidade de pensar por si mesmo – como alguém que sempre cavalga e acaba por desaprender a caminhar. “

          Arthur Schopenhauer

        2. E sua genitora?

          É do prostíbulo?

          VTNC, babaca!

          PS.: peço desculpa ao Nassif e aos frequentadores do blog, mas com gente assim não tem outra maneira de interagir. Queria ver ele ter coragem de falar isto na minha frente.

    1. Não mais perdida que coxinha
      Não mais perdida que coxinha com a fatura do cartão.

      Não mais perdida que paneleiro na própria cozinha.

      Não mais perdida que a boa reputação de FHC.

      Não mais perdida que a oposição sem propostas.

    2. Ignorâncias

      Coisas assim ajudam a entender porque chegamos onde chegamos, também. Ha gente – e muita, por sinal – que acredita que o Lula é um apedeuta, um analfabeto e idiota, como gostavam de repetir os arrogantes-jornalistas da Veja. 

      Acho que no Brasil ha apenas uma duzia de pessoas que conhece realmente Luis Inacio Lula da Silva. E isso me leva a pensar no papel da imprensa brasileira de idiotizar o operario e aclamar o pretenso intelectual.

      So mais uma coisa: no segundo tomo da série Getulio, de Lira Neto, ha duas pequenas resenhas sobre o primeiro tomo. Uma de Fernando Henrique Cardoso, outra de Lula…

  34. Quando a situação chega ao

    Quando a situação chega ao ponto dos economistas não saberem o que fazer, o caminho a saber é: para qual representação do dinheiro pode permanecer a nova inversão do produto trabalhado sem a necessidade de perder o produto para exportação?

    A consciência da consciência, uma conexão da consciência externa de todo desenvolvimento centralizado entre nações, pode controlar a sociedade industrial com cálculo cósmico por nós e não com recursos tomados entre nós.

    Segundo esta abstração da reciprocidade, os valores dos meios de produção cria a base monetária com lei natural da origem.

    Basta esta inversão como unidade do valor do trabalho: (1=1) sem custos de intermediação. 

  35.  
    DA SÉRIE ‘UM DOS PROBOS

     

    DA SÉRIE ‘UM DOS PROBOS (sic) QUE PREGA A DERROCADA DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF’!

     

    E ainda: o tal ‘delega’ que ouve ‘O Príncipe da Privataria’ é o mesmo que faz ouvidos moucos quando o assunto envolve os Tucanos de rapina, predadores, conspiradores antinacionalistas!

    Ah essa PTF ‘Polícia Tucana Federal’!…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    https://vimeo.com/139071343

    Youssef confirma ter financiado Álvaro Dias, mas tucano ‘não vem ao caso’

    Doleiro foi claro ao dizer que foi contatado por secretário de prefeito de Maringá na campanha do senador, que em 2000 foi candidato ao governo do Paraná. Passou “despercebido”

    por Helena Sthephanowitz, para a RBA

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2015/09/youssef-confirma-ter-financiado-alvaro-dias-mas-tucano-nao-vem-ao-caso-3128.html

  36. O QUE MAIS IMPRESSIONA

     

    O QUE MAIS IMPRESSIONA NÃO SÃO OS ERROS DO GOVERNO DO PT, NEM TAMPOUCO A FALTA DE HABILIDADE DA PRESIDENTE, MAS, SIM A INCOMPETÊNCIA DA OPOSIÇÃO, QUE NÃO TEM APOIO DO POVO, NÃO TEM MORAL, E NÃO TEM LIDERANÇA, DE MODO QUE NÃO CONSEGUE SER LEVADA A SÉRIO PELO POVO. SE A OPOSIÇÃO TIVESSE AUTORIDADE MORAL, SE EXISTISSE UM LIDER PARA ASSUMIR A DIANTEIRA, E NÃO ESSES PATETAS QUE SONHAM COM UM TERCEIRO TURNO, AÍ SIM JÁ TERIA ACONTECIDO ALGO DE PRODUTIVO, E O PT JÁ TERIA SIDO EXPURGADO DO PODER. PSDB E DEM TÃO ENVOLVIDOS EM ESCÂNDALOS QUANTO O PT. É O SUJO FALANDO DO MAL LAVADO. E SÓ! O RESTO É CONVERSA PRA INGLÊS VÊ! TEM MUITO POLÍTICO DE OLHO NAS ELEIÇÕES DE 2016, PRECISAM ESTAR NA VITRINE

  37. NÃO CONCORDO COM ESSA ANÁLISE, NASSIF

    Repeitosamente, discordo da maior parte de sua análise.  Você tenta imputar à presidente um peso nesse processo todo que ela não tem. Dilma Roussef não governa sozinha o Brasil, Santo Deus!

    A governança do País, Nassif, repousa na conjunção, na dobradinha Executivo-Legislativo. É assim que o nosso sistema funciona. É Constituição, é lei. Ponto.

    Vamos combinar: há um cerco ao governo Dilma Roussef como nunca se viu no País. Criado pela eleição do pior Congresso que temos desde a ditadura, com expressiva e imprescindível ajuda da mídia corporativa, que tem sua agenda.

    Sorry, mas você está imputando à presidente um peso na crise que ela não tem. A mim parece evidente que existe um cerco, c-e-r-c-o ao governo  federal.

    Eduardo Cunha se faz de “low profile” agora, que está com sérios problemas com o Judiciário, mas continua lá, no Congresso, a serviço de si mesmo e daqueles que o bancaram. E Renan Calheiros, menos complicado, também  tem sua agenda.

    A ordem após o resultado da eleição era “detenham Lula”. Porém, o capital, assustado com a insensatez dos aécios da vida, chegou a dar uma contra-ordem à mídia e à oposição: parem com essa confusão, que podemos perder dinheiro. E a contra-ordem foi aceita pelos incendiários e a mídia.

    Porém, o que houve? Das profundezas da base aliada, emerge agora uma oposição relevante, velada, que pode derrubar o governo, se as forças democráticas não se moverem.

    A mim parece evidente que pessoas da base aliada, com apoio da oposição, querem que o governo se apague. Por que? Simples. Por que estão sendo investigadas. Se o PMDB assume o poder, não tenha dúvida, os órgãos de fiscalização serão aparelhados. Nunca mais se investigará nada relevante neste País. E certas pessoas escaparão.

    Sobre o MPOG, ninguém tem conhecimento disso, não passa de um plano. 

    Sobre Temer, então ele é um “coitadinho”, que não foi avisado da CPMF? Menos. E ainda que ele não tenha sido avisado, então vale a fogueira das vaidades e o Brasil que se lixe? E a responsabilidade com o País? Que ego, hein?

    Lembro que quem queimou a CPMF foi o próprio Congresso, foi a própria base aliada, especialmente via PMDB. Delfim foi governo e sabe bem como a coisa funciona, especialmente no momento atual, de cerco. Mais um ente da fogueira das vaidades?

    Sobre a remessa do rombo ao congresso, foi mesmo um mico, mas nessa hora, o ministro Levy também deu sua contribuição para o mico. Ele é qualificado, mas tinha a obrigação de evitar o mico. Deveria ter esperneado e dito: não contem comigo para isso. Um ministro da economia enviar uma proposta de rombo, francamente! E sabemos que ele sabe bater o pé, por que fez isso em alguns itens da MP do Futebol. 

    Sobre Mercadante, realmente, não entendo o que esse senhor faz na Casa Civil, se irrita o PMDB, considerando que este é um governo de coalizão e que o partido em questão não se resume nos eduardos cunhas e afins. Aliás, depois que Mercadante elogiou a Folha de SP na questão da ditadura, sua credibilidade despencou.

    Sobre Haddad, este é um dos poucos políticos bacanas deste País. Perderá, provavelmente, as eleições de 2016. São Paulo perderá o prefeito melhor que teve. E se tem um relacionamento cordial com FHC, qual é o problema? Em que momento se soube que ele influiu em qualquer coisa que o PSDB tenha feito?

    A cada dia que passa o cerco se fecha. Não é questão de falta de informação e de visão estratégica, isso é simplismo, é questão de interesses de pessoas da base aliada que estão querendo mais é ver o governo se apagar. Sem falar nos interesses econômicos de sempre, relacionados à entrega da Petrobrás e do pre-sal.

    Não, a presidente Dilma Roussef depende dela, mas depende muito mais dos democratas do Brasil. Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, acabou de publicar um artigo estupendo sobre isso. É preciso que as forças democráticas deste País defendam não Dilma Roussef, mas seu mandato e a democracia. É isso.

    1. Luiz
       
      Quer dizer que o

      Luiz

       

      Quer dizer que o eleitor fez uma péssima   escolha  para   o  congresso   mas foi uma ótima escolha  para presidente..????

      M

      1. Prezado Lineur II, os votos

        Prezado Lineur II, os votos no Executivo e no Legislativo nem sempre são coerentes. Uma pessoa pode votar para presidente em Dilma Roussef e, para senador, em José Serra, do PSDB. É assim que é. As decisões eleitorais não são apenas baseadas em lógica de alinhamento partidário ou ideológico.

        Sobre o governo Dilma Roussef, é evidente que cometeu grandes erros, por que todos cometem. Veja:

        1) FHC não entregou o Ministério das Minas e Energia (MME) ao DEM (antiga ARENA) e não tivemos um racionamento brabo de energia no início dos anos 2000, a partir de um experimento canhestro de reformar o setor elétrico? 

        2) FHC não perdeu a chance de criar uma social democracia (expressão que está inclusive no nome do seu partido) e não deixou o bonde passar, entregando a referida bandeira, sem ônus, ao PT?

        3) FHC não deixou de organizar os tributos nacionais, aumentando-os e fazendo vista grossa para os mega-sonegadores?

        Se FHC tivesse ido bem, o presidente Lula não teria sido eleito. Certo?

        Naturalmente, Dilma errou também:

        1) Com barbeiragem do tipo da famigerada MP 579 (setor elétrico), que empobreceu e enfraqueceu o setor.

        2) Na gestão da economia, não entendendo que o mercado de capitais seria um instrumento poderoso de alavancagem de projetos. E na gestão das finanças públicas.

        3) Não dialogando mais politicamente. Nessa seara, ela tem problemas.

        Mas temos um governo eleito democraticamente, o sistema é presidencialista, não parlamentarista, e o certo, o decente, é Dilma Roussef governar até o final do seu mandato. Como diz Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo em excelente postagem, é uma questão de decência. Todos devem ajudar mas, neste momento, o grande problema não é a oposição, mas a base aliada, ou melhor, o PMDB. Alguns ali dentro parecem querer que o governo se pulverize, em prol de suas agendas pessoais. Lastimável.

    2. Luiz

      parece que para você há vàrios culpados, menos a própria Presidente. No 1o. mandato não havia c-e-r-c-o e ela já foi cometendo vários erros, principalmente no diálogo com o Congresso, ainda sem EC como terrorista. Lá ela já foi queimando a dobradinha levianamente, achando que poderia governar sem o apoio do Congresso. Fechadas as urnas, ainda sem cerco, ela se trancafiou com Mercadante e Pepe Vargas, excelentes conselheiros e, além de juntos montarem um ministério completamente sem expressão, na verdade, ridículo, trataram com enorme habilidade política a eleição para presidente da Càmara e deu as costas para quem a elegeu. Não é que Temer seja “coitadinho” ou fique com a vaidade ferida. É uma questão de traição. É a mesma coisa que ela fez quando decidiu pelos cortes trabalhistas no final fo ano enfiando uma faca nas costas da CUT. Isso não se faz nem com Temer  que a ajudou quando ela precisou e nem com quem a salvou da derrota por um triz. É assim que ela trata quem a ajuda e não é de se espantar que vai ficando cada vez mais isolada. Seus próprios erros.

       

       

  38. Nassif, sempre admiro a

    Nassif, sempre admiro a profundidade de suas análises com o pouco tempo disponível para tratá-las em uma postagem de Blog. Reforço que o foco de quem governa deve ser antes de tudo suas convicções e prioridades. Quando o governante é pautado pela oposição, aceitando a pauta da mídia, dos “fim do Brasil”, dos “Banania”, é porque perdeu o foco, e esquece que os 7 por cento de aprovação não podem ser creditados exclusivamente à mídia. A pasquinagem vem bombardeando o governo bem antes da eleição, então, amiúde, pessoas antes céticas com a imprensa vem agora sofrendo na pele uma crise econômica mal administrada. Sobre futricas de golpe e outras movimentações comezinhas de corredores sombrios de Brasília, só ganham peso quando o governante se curva à elas. Quais as prioridades? avanços sociais e crescimento econômico, pois um não acontece sem o outro. Ou seja: se não comprarem carrro zero não tem minha casa minha vida. Se não mantiver a expansão agrícola não tem dólar, não tem serviços. Por sinal, a cotação do dólar é o menor dos problemas do governo atual. Nessa altura é bom que saibam o que estão fazendo com a economia, que seja uma freada de arrumação com uma nova guinada afrouxando o garrote do orçamento público e arejando as expectativas. Se o bode ficar muito tempo na sala ele terá mais poder que a própria Dilma. É o   “Impichiman do Bode”.

  39. O pior cego é aquele que não

    O pior cego é aquele que não quer ver.

    O Nassif acredita que a Dilma está no controle da situação.

    Quem tomou o controle é o Sr. Crise.

    Só falta o panico aparecer, mas ele está logo aí.

    Esperem só sair os dados econômicos de agosto e vcs vão ver.

     

  40. A VISÃO DE PLATÃO

    Todo o mundo fica dando palpites baseados no sentimento ou retrato que os meios de comunicação nos oferecem, em relação às ações pessoais ou até de Governo da nossa Presidenta. Muitos se sentem no direito de criticar, alguns em forma até veemente.

    Temos hoje no Planalto, uma pessoa com muitíssimo mais mérito, preparo e disposição para essa tarefa que eu mesmo, qualquer dos meus amigos e, a rigor, que qualquer uma das pessoas que eu conheço. Quem sou eu para criticar?

    Eu poderia fazer melhor? Apenas se tivesse alguém como os EUA me fornecendo apoio constante, a PF, todo o PIG, o judiciário e os outros poderes que mandam no Brasil. Assim, até um boneco meu de papelão poderia governar. Tanto é assim, que o Senador Aécio Neves, na sua passagem pelo Governo de Estado em Minas Gerais, sem entrar em detalhes da sua espantosa falta de méritos, foi convertido pela mídia mineira num tremendo estadista. Todo Brasil parece ter acreditado no seu choque de ”jestão”, menos o próprio Estado dele, onde mentira tem perna curta, e no qual perdeu.

    O Itamar Franco, de quem se duvidou em relação à sua masculinidade, foi convertido num machão pelo PIG em poucos dias, botando mulher sem calçinha no seu camarote de Carnaval e, ainda, estabelecendo uma namorada “oficial”, que até farda da PM vestia em Minas Gerais.

    O Collor foi lançado como grande estadista pelo PIG, apenas para vencer Brizola (ou Lula) e retirado pelo mesmo PIG em pouco tempo depois, com a imagem de um corrupto, preparando o caminho aos tucanos (mais uma vez evitando a dupla “Brizula”). A opinião pública (ou “publicada”) sobe e desce ao sabor do que a mídia nos oferece; como o conceito idealizado por Platão, na sua caverna.

    O sociólogo FHC foi levado ao Ministério da Fazenda do Itamar com um plano econômico embaixo do braço, como se ele o tivesse inventado, apenas para aparecer como pai do plano na próxima eleição, que obviamente ganhou.

    O Demóstenes Torres era o paladino da justiça, segundo o PIG, e hoje caminha por Goiás do mesmo tamanho que o Carlinhos Cachoeira.

    Hoje, o PIG exacerba os ânimos do povo, principalmente da classe média, gerando ódio e rancor direcionado na imagem da nossa Presidenta. Vêm agora os palpiteiros de plantão a falar mal de uma pessoa eleita por mais de 50 milhões de votos. De uma penada esquecemos as coisas boas que tem feito; inclusive o atual combate à corrupção, iniciado e fortalecido justamente no seu Governo.

    Cuidado com o PIG e com quem aproveita esse tumulto contra Dilma, pois, a rigor, desejam-na longe não por suposta incompetência, mas pela sua perseverança e lisura ao permitir que seja lavada a sujeira política neste país, doa a quem doer, mesmo rasgando a própria carne e, principalmente dos chamados “aliados”. Dilma não é incompetente nem nada disso, apenas é um problema para políticos e empresas que terão as suas vidas devassadas com esta investigação que avança a passos gigantescos, exatamente na direção de quem hoje a condena.

    1. Corretíssima sua análise

      Corretíssima sua análise Alexis. Pena que o sistema não permite clicar nas estrelinhas. Dar-te-ia 5 estrelas!

      O problema é que todos os posicionamentos, de esquerda e de direita, são construídos sob a batuta do PIG. É claro que Dilma comete equívocos, quem não os comete!? Mas ela está jogando a mais importante partida de xadrez que o Brasil já precisou jogar para ser uma nação independente. Se sair vencedora, como acredito que sairá, este pedaço do mundo chamado Brasil conquistar, enfim, a independência!

    2. Não ao Golpe. Dilma Fica.

      Com o massacre midiático sem tréguas, só nos resta, a nós aqui do lado oposto do PIG, apoiar a Dilma. Ruim com ela, pior, mas muito pior sem ela. Com o golpe, os avanços alcançados serão um a um perdidos. Dilma hoje é a representação da democracia, de uma continuidade do processo, sempre frágil no Brasil, democrático. O golpe é o retrocesso político a março de 64. Não é o melhor dos mundos. Sem Dilma, será o pior deles. A continuidade do governo é, ainda, a esperança de vermos muito dos políticos enquadrados. Compete aos sites e blogs como este divulgar o que a mídia esconde e deturpa, e não, erroneamente, engrossar e respaldar o que ela nos impõe a todos. Olhos sempre bem abertos ao Capo di tutti i capi Marino.  

  41. o jeitão Dilma

    Existe gente teimosa, gente muito teimosa, e existe Dilma Rousseff.

    Se fosse a oposição, pararia com essa história de “impitimá”. Ficaria sentado em casa só assistindo. Não gasta energia e não passa a imagem de ser golpista.

     

  42. A crise é antes (e mais)

    A crise é antes (e mais) política do que econômica. Única saída, política de base progressista e desenvolvimentista.

    O sistema financeiro não responde às políticas do governo e trava o desenvolvimento nacional. O única saída que resta à Dilma é voltar-se às base progressista que a elegeram e, mesmo, às que estiveram às margens; voltar-se às micros e pequenas empresas, à agricultura e negócios familiares e de vizinhança; voltar-se às políticas sociais, à educação, saúde e segurança publica; as reformas políticas e tributária; e abandonar o sistema de metas inflacionárias. Não atino outro caminho.

  43. Não menospreze a Inteligência Alheia

    Um sábio, bem-sucedido e, infelizmente, falecido Empresário tentava nos ensinar na sua Empresa:

    “A maior sacanagem, é a Verdade”.

    Dilma está cercada por Conservadores Ineptos (PSDB/DEM/Paulinhos) e Progressistas Desesperados (PT/Blogueiros “Progressistas”).

    FHC, Aécio, Serra, etc. nem pensar, na cabeça do Povão.

    Renan e Cunha, já estão no STF.

    Temer e Lula já têm as Senhas fornecidas pelo Pessôa, Baiano, Cerverós.

    Basta aguardar que a “Fila Anda”.

    Todos são culpados?

    Ou, ninguém é culpado.

    Pouco importa.

    A Mídia já julgou.

    Dizem que, sempre, um tipo característico de Animal abandona o Barco primeiro.

    Temer e Delfim guardam semelhanças neste aspecto.

    O respeitável Colunista Nassif (e, outros Blogueiros dito Progressistas) guarda simpatia pelo Nelson Barbosa.

    Que pena: Faltava tão pouco para ele (Barbosa) apresentar um Plano que iria “virar o jogo”…

    É sempre assim.

    Nas Empresas, nas Escolas, na Vida.

    Sempre, faltava só um pouquinho…

    Ninguém perguntou ao Keynes se no “Médio” Prazo, estaríamos “Todos Mortos”…

    Nem aos “Russos” do Congresso se eles estariam pensando no Brasil, para receber com entusiasmo as Ideias do Nelson Barbosa.

    O Congresso e o PT foram “derrotados” pela Câmara no Projeto de Financiamento Público de Campanha.

    Foram mesmo?

    Ou, foi um “Jogo de Cena”, uma vez que TODOS querem mais é Grana das Empresas?

    Isso também foi culpa da Dilma?

    Se ela fica no Palácio é uma Arrogante que “não dialoga” com a Sociedade.

    Se pega o telefone e liga a Empresários e Jornalistas, é uma “tresloucada” que não sabe o que quer.

    Se impusesse a CPMF à Votação do Congresso (e, perdesse), faltou “habilidade e a tal sensibilidade Política”.

    Se “tirasse o Time de Campo” na CPMF, é uma Presidenta “que está perdida”.

    O Nassif, pelos anos de Jornalismo, sabe que não se pode confiar em Alianças do Tipo Temer/Delfim/Gerdau/Barbosa/Toffoli.

    Mas insiste.

    Afinal, a Dilma tem que ser a Culpada (e, não os que abandonam o Barco).

    Pode parecer absurdo.

    Mas, tenho quase certeza que o referido Empresário, já falecido, apoiaria o envio do Orçamento 2016 com Déficit.

    Afinal, a “Verdade é a maior Sacanagem”.

    E, Dilma é bem Sacana….

    Repare que ela já mencionou mais de uma vez que está na “Fase Zen” ou “Confucionista”.

    Podem rir.

    A Sacanagem do Envio do Orçamento Deficitário foi tão sutil e eficiente (e Taoista) que:

    a. Liquidou a tal pauta Bomba (agora fica fácil o Povão saber quem aumenta os Gastos Públicos)

    b. Agora, a Sociedade começa a entender o que, afinal, significa “Gastos Públicos” (sim, significa também Aposentadoria, Seguro Desemprego, Remédio da Farmácia Popular, SUS, etc, etc., etc.,).

    Perder o Grau de Investimento era questão de meses.

    A Torcida do Flamengo já sabia.

    Levy também sabia (e, dizem, antes da Dilma).

    Afinal, o Trabuco sabe que não é sempre que se pode ter um Banqueiro na Fazenda…

    A S&P só deu um “chega pra lá” no Barbosa e nas Ideias Anti-Ajuste do PT e do Nassif.

    Para quem quer saber como é o Receituário do Novo Capitalismo para se aprovar “Medidas Impopulares”, sugiro a Leitura do Livro “THE SHOCK DOCTRINE”:

    http://www.naomiklein.org/shock-doctrine

    Dilma, a sutil “Estadista”, com sua Intuição Feminina e Guerrilheira, usa a força do Inimigo.

    Consegue colocar em Pauta uma Discussão sobre as Necessárias Escolhas que o Brasil tem que fazer para garantir a Sustentabilidade do Futuro.

    Até o Blogueiro PSDBista Mansueto Almeida se rendeu à Dilma e à sua “Sacanagem”:

    Em seu “Post” pergunta “Onde se pode Cortar?” (Dica da Resposta: “Quase” não tem onde cortar).

    https://mansueto.wordpress.com/2015/09/11/corte-de-despesa-sim-mas-nao-sera-suficiente/

    Mansueto, estranhamente, assume uma postura bem embasada, diferente da do Delfim (para quem fora o Bolsa Família, todo o resto é “cortável”) e, do Colunista Nassif que, coitado, acha que o Temer, Delfim, etc. iriam permanecer no Barco.

    Ah, e o Nassif acredita no Nelson Barbosa, coitado.

    Este falhou por um pequeno problema de Timing.

    Como sempre ocorre na Vida…

  44. A oposição só derruba Dilma se ela ajudar

    Enquanto isto, alguns petistas ingênuos – como o Ministro Aloisio Mercadante e o prefeito de São Paulo Fernando Haddad – procuram aproximação com o mais improvável dos aliados, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Com mais de 80 anos, o único objetivo de FHC é destruir o legado de Lula.

    Caro Jornalista,

    Seria o verdadeiro dois em um, ou seja, duas burrices de uma vez só.

    Primeiro não conhecem o desempenho deste cara de 80 anos que mais prejudicou o Brasil.

    Segundo, ele ainda sairia como herói.

    Por estes e outros este Mercadante nuinca teve vez no governo do ex-presidente LULA.

    Quem leu A PRIVATÁRIA TUCANA não consegue nem pronunciar nem escrever o nome deste infeliz.

    O indivíduo que mais tem inveja e despeito do .ex-presidente LULA como diz PHA só é (h) erói 

     

     

  45. Gravidade da situação….

    Dilma sempre foi muito prepotente, principalmente nos 2 primeiros anos do seu primeiro mandato, colecionou no meio político e empresarial, desafetos que não concordavam com suas teses e teimosias, mas na ocasião, ela detinha o apoio popular,  Srs. A história mudou, a popularidade virou PÓ, junto carregando seu governo, mas a Dilma não se deu conta disso, ela acha que ainda é a toda poderosa, continua agindo por impulso, sem analisar e planejar, este caso da CPMF foi uma grande prova, atropelou o processo, desmoralizou seu governo e todos que estavam defendendo a tese. A nata empresarial do brasil, se juntou para dar apoio ao governo, funcionou, os últimos protestos foram menores, mas, vem ela é sua equipe de trapalhões é bagunça tudo novamente, mandam um orçamento com déficit de 30 bilhões, trapalhada pura, perdem o grau de investimento de uma agência de classificação de risco, os mesmos empresários que a apoiaram a meses atrás, já não tem mais certeza se vale a pena continuar apoiando um governo de trapalhadas.

    Srs. Vocês podem não concordar, mas está bem claro, a Dilma está derrubando a Dilma, a oposição não precisa fazer nada, ela está se destruindo.

  46. Animais.

       A Presidenta, no meu entendimento, e de muitos, cometeu o ¨grave¨erro de se eleger com trabelhadores , e ¨governar¨,com os preguiçosos. A Marta Suplicy cometeu o mesmo erro , quando se promoveu às custas dos humildes , e se bandeou para a elite ,se bem que ela nunca sentiu o ¨gosto¨do povão,pois era só caviar. A Dilma e a Marta cairam num precipicio, num labirinto intransponível , pois jamais serão recebidas na Côte D´azur ,pois lá,as Senhoras serão detectadas pelo ¨cheiro¨,cheiro de povo, e jamais transitarão pelo Salão Oval.  As estrebarias serão o alojamento.

  47. O que PHA acha disso tudo

    Por que o delegadozinho dá um Golpe?

     Compartilhar no WhatsApp publicado 13/09/2015 no Conversa Afiada Tem menos chance de impítim quanto mais a Casa Grande o quer.bessinha paulinho

    Por que o delegado da PF, esse que o Janio analisou com precisão, se acha no direito deprender o Lula?

    Por que o procurador do Ministério Público do DF se acha no direito de prender o Lula?

    E os dois reconhecem que não tem provas!

    Por que?

    Porque o Moro deita e rola, afronta as instituições, abala a Economia, só prende na base aliada – com tucano, não vem ao caso… – e não acontece nada?

    Por que o ministro (sic) Gilmar faz política partidária sentado na cadeira de Juiz, trama contra o mandato da Presidenta na companhia de dois…  – e não acontece nada?

    Por que vaza tudo?

    Vaza da Vara do Moro.

    Vaza da PF do zé.

    Vaza do Ministério Público do Dr Janot.

    E vaza o que eles querem.

    E vaza para o PiG !

    E não acontece nada.

    Porque o Governo e o PT não travaram o combate político.

    Se acovardou, desde o mensalão do PT (o do PSDB se desfez como a reputação do ministro (sic) Gilmar, segundo o presidente Lewandowski).

    O Governo Dilma e o PT caíram na esparrela de que o julgamento do mensalão era uma questão da Justiça.

    E não botaram o carro na rua.

    Não foram berrar na porta do Supremo.

    Não reagiram na Justiça e no PiG.

    Não encurralaram o PiG.

    Trava-se uma batalha política feroz, inusitada, para derrubar uma Presidenta eleita pelo povo – e o Governo acha que o Moro busca a Justiça!

    A Lei!

    Que a Polícia Federal ainda é aquela republicana, dos tempos do Dr Paulo Lacerda!

    Não!

    A PF do zé é a sede do Golpe.

    A PF do zé é pior que a PF do Fernando Henrique.

    Mais partidária.

    Mais tucana.

    É o braço armado do Golpe!

    Desgovernada.

    Enquadrar a PF seria uma providência rotineira, administrativa.

    Demite o Diretor-Geral e troca todas as diretorias regionais.

    Bastava ter ¼ da coragem do Brizola.

    Enquadrar o PiG?

    Simples.

    Fechava a SECOM e sua mídia técnica.

    E acabava com o BV (também conhecido como “propina”) da Globo!

    Elementar.

    Uma portaria da Casa Civil e acabava com essa farra de engordar a Globo.

    E o que fazer com os fanfarrões do Janot, e com o ministro (sic) Gilmar?

    O que fazer com o Tribunal das Contas, que abriga mais suspeitos que a Operação Zelotes,como o ilustre relator Nardes?

    E os processos que o Gilmar abre no TSE segundas, quartas e sextas, para ver se um deles cola?

    Como enfrentar essa ofensiva Golpista?

    Disputar a arena do debate político e público.

    Enfrentar os panelaços que não resistem ao kamômetro.

    Ir pra cima!

    Como?

    Com quem?

    Com o ?

    Com o General Assis Oliva?

    Assim, é melhor renunciar, como sugere inútil editorial da Fel-lha.

    Vamos deixar à parte, provisoriamente, a questão do “ajuste” no lombo só dos pobres.

    (Parece que o Levy resolveu mirar no lombo dos ricos, também.)

    Também não vale a pena transformar essa Standard & Poor’s da Dona Lisa Schineller naquilo que o Tasso Jereissati pensa que é: o Carlos Lacerda!

    Lacerda já morreu e a Oposição não tem nada que se assemelhe a ele – em talento ou em poder letal.

    Ainda assim, o Governo se deixou trancar na casinha do neolibelismo.

    É um Governo do ajuste.

    Por enquanto, está mais para Tsipras do que para Putin.

    Mas isso uma CPMFzinha conserta, um Imposto de Renda mais progressivo, um Imposto sobre Grandes Fortunas (o único previsto na Constituição de 88 e ainda não regulamentado…).

    A prioridade é enfrentar politicamente esse pretenso Golpe, que tem menos chance de ocorrer quanto mais a Casa Grande o deseja.

    O impítim não é de verdade.

    É uma bolinha de papel.

    Faz parte da política de sangramento.

    É para desgovernar a Dilma e impedir a eleição do Lula – que está pronto para se candidatar,como se viu em Buenos Aires.

    O sangramento não interessa ao Trabuco, ao dono do Itaú, nem ao filho do Roberto Marinho.

    Enfrentar esses delegadozinhos aecistas, os fanfarrões do Janot e o despudor do ministro (sic) Gilmar e do Moro é uma questão de mais ou menos sangue ao longo dos próximos três anos e três meses.

    Reduzir a margem de instabilidade política.

    Porque é isso o que atrapalha.

    E, não, a Economia.

    O impítim é um cacoete.

    Uma fixação.

    Uma patologia.

    De quem não ganha eleição.

    E o vencedor da próxima será quem o Lula quiser.

    Paulo Henrique Amorim

     

    1. Sonhos

      Vaza da Vara do Moro.

      Vaza da PF do zé.

      Vaza do Ministério Público do Dr Janot.

      SUGESTÃO DOS SONHOS:

      Esconde da Vara do Moro.

      Esconde da PF do zé.

      Esconde do Ministério Público do Dr Janot.

      Gostou PHA?

  48. Cai sozinha

    Ninguém precisa derrubar Dilma, ela cai de madura. Cai porque não se ajuda. Cai pela competência extraordinária de seus ministros.

    Se ela cair, eu não mexo um dedo para defendê-la, afinal ela tem o Cardozo, ministro da Justiça, com sua competência excepcional.

    1. Estrategia

      A situação deste governo esta dramática. Sera que guardam alguma esperança de recuperar a popularidade perdida, fruto do governo Lula, bafejado por aquele momento favorável em que colocou seu plano econômico em pratica arrematando a extrema popularidade alcançada. A única forma de ressuscitar o PT seria conseguir um êxito igual alcançado pelo melhor momento de Lula. Sera que tem alguém no governo que acredita nisto? Se não se conseguir este milagre e por destino, conseguir-se chegar ate as próximas eleições com o governo capengando, a oposição finalmente tem enormes chances de retomar o poder. Adianta arrastar-se até a próxima eleição para passar o bastão ao adversário?

      Qual é a estratégia?

      Mover mundos e fundos ( mercado financeiro ) apenas para se manter num poder de precárias possibilidades.

      Sera que o plano do governo para a economia conseguira realizar um milagre de colocar o Brasil em nova rota de crescimento, despertando no populacho novas esperanças de prosperidade. A única saída politica seria o sucesso de algum plano econômico. Seria isto possível?

      Se  por um esforço hercúleo o governo conseguir recuperar a popularidade em algo de 30% da intenção dos votos, mesmo assim não ganha a próxima eleição, mesmo que se o candidato for o Lula, isto se a oposição conseguir apresentar um nome de envergadura de consenso e de credibilidade, acontece que possibilidades neste sentido existem realmente e os nomes também.

      A aprovação do governo chegou em 70% nos melhores momentos, caiu para 7%, a pecha da corrupção grudou e retirar isto conjugado com uma situação econômica precária é praticamente impossível, de qualquer forma lutar para se manter no poder é igualmente uma forma de se proteger dos inimigos e coisa pior seja afastada.

      A renuncia não é boa opção porque passa a impressão de covardia, coisa que fica mal diante da alma romântica do povo. Por incrível que pareça o impeachment seria a melhor situação para o PT.

  49. O Poder

    “Aliás, é difícil ouvir empresário e executivo de qualquer ramo que não queira ver a presidente pelas costas já. Foram contidos graças às declarações públicas de banqueiros maiores pedindo “calma, pessoal” –muitas dessas pessoas temem banqueiros grandes. Mas a paciência parece se esgotar em todas as frentes.”

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/viniciustorres/2015/09/1681042-luta-de-classes-na-ilha-fiscal.shtml

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador