A segunda chance de Dilma

As comemorações do mercado com o aumento da taxa Selic, pelo Banco Central, é a repetição recorrente do autoengano nas avaliações econômicas.

Os efeitos são conhecidos:

  1. Nova rodada de apreciação cambial, dificultando a recuperação da economia.
  2. Necessidade de ajustes fiscais adicionais, para comportar os efeitos da alta de juros na dívida pública e manter a trajetória de queda da relação dívida/PIB.
  3. Impacto na atividade econômica, na geração de emprego e nos resultados da Previdência Social.
  4. Retração dos investimentos privados, já que a Selic mais alta desestimula wa migração da renda fixa para os investimentos de longo prazo.

***

Se a intenção era impedir o rebaixamento do rating brasileiro pelas agências de risco, seria bom uma consulta ao último relatório da Agência Moody’s.

  1. “Os esforços do governo Dilma Rousseff para fortalecer o crescimento econômico, combater a inflação e aumentar a confiança das empresas provavelmente acarretará um reequilíbrio fiscal e monetária que pode ter implicações relevantes para as carteiras de empréstimos e lucros de bancos públicos e privados do país”. A alta da Selic vai na contramão.
  2. O ponto positivo para as empresas brasileiras: “Uma continuação da corrente descendente do real que se seguiu à eleição seria positivo para alguns setores exportadores, como papel e celulose, mineração e proteína”. A alta da Selic vai na contramão.
  3. O ponto negativo para as empresas: “A política fiscal mais apertada pode levar a taxas de impostos corporativos mais altos e uma redução de subsídios e incentivos corporativos, o que afetaria muitos setores (…)  Ajustes de política fiscal e monetária para estimular a economia poderiam enfraquecer a qualidade de crédito dos activos subjacentes em securitizações brasileiras e prejudicar sua performance”.

A alta da Selic é pró-cíclica.

***

É importante que a presidente entenda que as medidas tomadas agora pelo BC, as declarações reiteradas do MInistro da Fazenda Guido Mantega, não são lidas pelo mercado como ecos de um passado desastroso, mas sinais do que poderá ser a futura política econômica.

Ambos – o BC de Alexandre Tombini e a Fazenda de Guido – representam um modelo que não deu certo. 

Mas o mercado continua lendo suas medidas como extensão da vontade da presidente.

***

É questão de prudência uma freada de arrumação. O aumento da Selic foi inconveniente. Nem o mercado esperava. Se o tal ajuste fiscal radical for mais do que um balão de ensaio, Dilma matará seu segundo governo antes de iniciado. Comprovará que, a exemplo do primeiro governo, será feito com medidas heroicas, pouco pensadas, dependendo exclusivamente da vontade da presidente.

***

Faria melhor dar uma freada de arrumação, indicar pessoas capacitadas para a área econômica e, junto a elas e aos demais Ministérios, apresentar ao país um plano econômico factível, lógico, integrado. E, principalmente, com porta-vozes de peso sabendo explicar a lógica.

Em todo movimento político há a segunda chance – aquela que o governante recebe do eleitor quando comprovadas suas boas intenções (e Dilma tem a melhor das intenções) e quando se julga que ele aprendeu com os erros anteriores.

Perdoa-se o erro anterior, mas não sua reiteração.

 

Luis Nassif

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O post trás mais dúvidas do

    O post trás mais dúvidas do que conclusões … o que rola nos bastidores que faz com que uma medida, aparentemente nacontramão  do objetivo desenvolvimentista, seja tomada? A quem ela beneficia? Quem ou o que controla a inflação? São perguntas de uma leiga no assunto, mas leiga também é a grande maioria da população, que, por isso mesmo, é tão facilmente manipulada.

  2. O mercado não esperava o

    O mercado não esperava o aumento da Selic, mas era o que ele queria. Daí a euforia das bolsas

    Exatamente para o país chegar ao que Nassif aponta nos 7 índices acima

    Se Dilma não colocar mercadistas no BC e na Fazenda “o mercado continua lendo suas medidas como extensão da vontade da presidente.”

    O aumento da Selic foi vontade do mercado e não de Dilma

    Como defender um mercadista no alto escalão?

  3. Inflação

    Creio que a presidente DILMA autorizou a elevação dos juros em 0,25% olhando para o final de ano, período no qual há uma maior pressão sobre os preços em virtude do consumo motivados por natal e ano novo.

    Espero que após isto, e com o anúncio do novo ministro da economia – espera-se alguém com experiência e bem visto no mercado – as coisas engrenem, pois juros altos, sabemos, é um veneno para as contas do país e da população.

    A presidente não pode vacilar neste segundo mandato, pois os gaviões estarão se preparando para o próximo combate. Que ela não esqueça as promessas de campanha (reforma política, continuidade e ampliação dos programas sociais, investimentos, além da regulamentação econômica da mídia), todas fundamentais.

  4. Dou uma dica à Dilma

    O resultado das eleições deixou claro. A vitória de Dilma foi fruto de um retorno da aglutinação das esquerdas pelas suas promessas desenvolvimentistas

    Não fosse isso  Aécio sairia vitorioso pelas pesquisas iniciais do 2º turno e pela forte campanha de desconstrução do governo e os golpes pretendidos pela Veja

    Dilma está dando uma no cravo e outra na ferradura. Não há como conciliar ideias do mercadismo com as do desenvolvimentismo

    O aumento de juros “acalmou” o mercado mas irritou os eleitores da presidenta. Votos ela não terá, nunca, da direita e pode perder os da esquerda como ficou bem claro pelos comentaristas do blog no link:

    Trabuco, Meirelles ou Barbosa? Dilma pode trocar dois terços do atual ministério

  5. Eu, como a maioria dos

    Eu, como a maioria dos brasileiros e inclusive o Nassif não entendemos a alta da selic em 0,25%. Seria hora do governo aprender a se comunicar com a massa. Vir a publico e informar o motivo deste remédio amargo. E mais, não dá para esperar 1º de JAneiro para começar as mexidas no ministério, Tem que ser pra ontem! Já que Mantega já é ex-ministro, seria bom mostrar quem será o novo comandante da pasta da Fazenda sinalizando ao mercado qual o caminho a presidencia pretende seguir!

  6. Esqueçam as promessas de

    Esqueçam as promessas de reforma política, tributária ou qualquer outra. Que Dilma foque na economia, porque se ela desandar ela só poderá fazer é reforma na casa dela (rs).  Nunca um ministro da fazenda foi tão fundamental para o futuro do país. Tem que ser alguém competente pra ler a situação, mas que também aguente o jeito bruto da presidente. Aceito qualquer nome, menos o Beluzzo, o dedo podre (rs) – vide banespa e palmeiras. 

  7. A Dilma que tome tento e 

    A Dilma que tome tento e  ouça muito, discuta muito e se aplique ao novo governo. Nós, que votamos nela, foi porque acreditávamos na sua competência e na sua intenção de tornar este país melhor. E tornar o pais melhor com certeza não é despejar dinheiro, via juros altos, nestes jogadores do mercado.

  8. E Dilma já mostra sua fraquesa

    Mal acabou o 2º turno e a dona Dilma já demonstra sua fraquesa dando agrados para os especuladores que nada produzem, não empregam ninguém, apenas sugam os recursos do país. Demonstrando sua fraquesa tão rápido, fica claro que a Dilma não terá forças para fazer nenhuma mudança profunda necessária no país, seu segundo mandato vai ser de estagnação e em 2018 não tem Lula nem ninguém do PT que salve o Brasil das mão do PSDB.

    1. Tao The King

      Pode ser que sim, pode ser que não.

      Se o Brasil vai pelo caminho do meio, então está escrito lá no Tao que ” se quiseres despojá-lo é preciso primeiro presenteá-lo”.

      Agora, este pessoal do dinheiro é malaco prá valer, não entra fácil assim nesta conversa, que enrola a mídia despreparada, mas não dobra os ázes que faturam a largo por aqui.

  9. E a reboque veio a queda do

    E a reboque veio a queda do dolar, com a venda de zilhoes de contratos.

     

    Minha modesta opiniao é que estava ocorrendo uma oportunidade unica de se fazer o (unanime) ajuste cambial de forma gradativa. O mercado ja havia assimilado o patamar em torno de 2,50, mesmo que tenha sido devido a “especulação eleitoral”. Ninguem estava reclamando, pelo contrario.

     

    Agora com esse recuo, uma nova –  e inevitaval – subida vai gerar criticas ao goveno e á condução da economia.

     

    Eu ja desisti de tentar entender qual o rumo que efetivamente se está querendo dar a economia. O discursso é um, a pratica é outra. Não conseguem agir com foco nos proximos anos, ficam gerenciando a economia pensando apenas em trimestres.

     

    Prolongar a atual equipe economica é, a cada dia, piorar a situação. O unico motivo que consigo imaginar para mante-los seria a oportunidade de jogar “nas costas” deles as bombas relogio que estão para estourar: aumento de combustíveis e de preços administrados. Assim, quem entrar, não tera de arcar com esse ônus.

     

    Se não for isso vou ficar BEM preocupado.

     

     

     

  10. e, por se falar numa segunda

    e, por se falar numa segunda chance na vida besta a que todos os humanos mortais tem direito ainda em vida de gestão ativa… nunca é demais invocar aqui o zeitgeist odeàbrecht esperando godot junto com samuel mais zé ninguém, sentados deitados curvados, com olhares embaciados modigliani, à beira da encruzilhada desolada das ilusões perdidas…

    “Try again. Fail again. Fail better”  

    [ Tenta outra vez. Falha outra vez. Falha melhor ] Samuel Beckett

    também conhecida na douta tradução-interpretação lusitana:

    “Ten­taste sem­pre. Sem­pre falhaste. Não te apo­quen­tes. Tenta de novo. Falha de novo. Falha melhor”, do mesmo Samuel Beckett acima…

  11. São dois pontos cruciais:

    São dois pontos cruciais: plano estratégico para economia e comunicação.

    Primeiro tem que traçar o plano e depois saber comunicar bem a toda a sociedade.

    Bons técnicos devem fazer o plano e bons políticos comunicá-lo.

    Se não for a própria Dilma, é preciso alguem no ministério da Fazenda com esse poder.

    Não é tão dificil assim.

  12. Pois… Também não entendi nada…

    Prezados,

    Pois é, também não entendi nada com esse aumento de juros. Quase perderam a eleição com o país entrando em recessão e a primeira medida é aumentar juros?

    Quem ficou feliz foi o pessoal do conta corrente na GloboNews (porque será que é “News” e não “Notícias”?). É o melhor dos mundos para o chamado PIG. Podem detonar o governo a vontade nas câmeras pela “incompetência” em aumentar juros “reduzindo atividade econômica em um quadro de recessão” (é fácil aprender o jargão). Depois é só comemorar fora das câmeras sabendo que o governo fez o que eles queriam e eles podem voltar a investir milhões sem risco algum na chamada “bolsa juros”.

    Até colocaram alguém para explicar para os desinformados que voltou a ficar bom investir em títulos do governo e fundos (de renda fixa, cdbs, etc., não nos de ações). É só isso que eles sabem explicar. Se os juros caem, eles sofrem para achar alguém que explique como investir em economia real (até porque ações também são uma furada. Os grandes investidores colocam e tiram dinheiro tão rápido que o investidor pequeno sempre sai perdendo. Isso, quando não fraldam o mercado: tendo acesso a informações privilegiadas; lançando ações de empresas “podres”; dentre outras maracutaias).

    Como diz alguém da mídia… vida que segue…

  13. Por enquanto ela está parecendo perdida

    Será possível que ela não tinha um nome para Ministro da Fazenda durante a campanha eleitoral? Inexplicável a subida da Selic que não faça para de um conjunto mais amplo de medidas. E se o próximo MF achar que a Selic deveria ficar como estava? Parte das pessoas diziam que ela era muito radical, parte das pessoas diziam que ela iria traiar seus eleitores e fazer um governo moderado. Neste momento, ambos estão corretos, e ambos estão errados! Ninguém sabe o que ela tem em mente (se é que ela tem alguma coisa).

    O MF tinha que ter sido nomeado na manhã de segunda-feira. Essa demora é completamente inexplicável.

    Ou a tese de alguns está correta, e o saco de maldades (necessárias) será o último ato do Mantega, preservando a futura Equipe, ou então realmente ela é incompetente.

    PS: Nassif, em relação às boas intenções da Presidente, já ouviu aquele velho ditado sobre boas intenções e estrada?

  14. independente
    . Se o mercado ou quem quer que seja nao esperava ou o governo na fazenda e BC deveria espera alguma dica ou recomendacao para abaixar ou subir a selic.
    . Ninguem come PIB e a prioridade eh manter ganhos salariais para nao agitar o meio social e mercado interno, principalmente aperta para a inflancao cair. Tem que ter uma acao inicial, se esperar outro governo as espectativa do mercado e industria tambem teria influencia.
    . As variaveis sao importantes:
    – inflacao verso controle de creditocredito/consumo, inflacao verso crescimento, inflacao verso poder aquisitivo, inflacao verso empregos, etc.
    – taxa selic verso inflacao, selic versi indice de correcoes, selic verso divida, selic verso crescimento, selic verso producao/poupanca, selic verso cambio, selic verso importacao/exportacao, etc.
    Num primeiro momento antes da divida publica, orcamento, novo ministerio, etc atacou o ponto sensivel que afeta a populacao de imediato a inflacao. Ai sim, o recado foi dado ao mercado em geral que o cuidado social do homem brasileiro vai seguir.
    Se eh a solucao ao curto, medio e longo prazo necessitamos esperar. Nao concordo com Manteiga mais tanto ele como o novo ministro e outros economistas, pensadores devem fazer parte deste multirao na area economica/planejamento do novo mandanto do PT/Dilma.
    Sinceramente penso que nao pode fazer deste novo governo uma acao pontual constante. Nem deixar de escutar, nao centralizar comando e ministerios e nao achar que sabe tudo. Muito menos continuar refletindo um passado do Lula e pensar em acabar o PAC/obras mais muito importante PENSAR NO FUTURO COMO QUALIDADE VIDA DOS BRASILEIROS.
    Fazer mais e muito melhor.
    vamos esperar com calma.

  15. Tosos nos jah nos deparamos

    Tosos nos jah nos deparamos com um gerentao que mete o nariz onde nao entende absolutamente nada. Eh de perguntar-se por que a economia foi bem no periodo Lula e agora oscila perigosamente em direcao a debacle. Tenho certeza que eh por causa do tamanho do nariz do gerentao, ou gerentona como alguns preferem.

      1. Bem simples nada!

        Como sempre falaciosa sua intervenção…

        Bem simples nada!

        Antigamente teria havido aumento do desemprego e achatamento dos salários!

        Dessa vez não houve, por quê???

        A crise de hoje no mundo é a maior dos últimos 80 anos e tem gente no Brasil que nem sentiu a crise.

        Não sentiu porque não estamos mais tão dependentes do mundo como estivemos com FHC.

        Bem simples!

        1. Deve ser porque naquele
          Deve ser porque naquele momento a China ainda nao mostrava sua incrível sede por primários.

          E do mesmo modo que ao longo dos últimos anos se manteve o processo de perda da participação da indústria no país.

          E boa parte desses empregos criados são de qualidade discutivel no setor de serviços, em call centers, por exemplo.

          Ps: nao nego que as politicas de transferência de renda são importantes para aliviar a redução da atividade econômica.

          Todavia, continuo achando que são paliativos e um desenvolvimento socioeconômico solido e robusto ainda aguarda medidas estruturais.

  16. Complementando comentario

    Complementando comentario anterior, acho que a raiz do sucesso de Lula na administracao foi a sua total ausencia de preconceitos. Seu discernimento do que seja causa e efeito. Totalmente diverso de Dilma, que tem a cabeca encarcerada em dogmatismos. Questao de Q.I.

  17. juros, câmbio e inflação no início de Dilma II

    Nassif,

    Não concordo com seu entendimento, principalmente no tocante a câmbio.

    A desvalorização cambial é inevitável, vai acontecer, nós não temos poder para determinar essa taxa. Mesmo aumentando Selic (deve chegar a uns 13%), o câmbio se desvalorizará em 2015 pela reversão monetária dos EUA. É ocasião de se aproveitar para recuperar a produção industrial. Lembre-se que desvalorização câmbial não é recessivo, ela dá preço à indústria de transformação, e isso é fundamental para retomar o investimento. O que se deve diminiuir é o programa de swaps, que foi excessivo e ajudou a adiar a desvalorização este ano.

    Por outro lado, temos inflação no limite superior da meta. Para evitar que ela fique acima da meta, há dois instrumentos: aumento Selic e ajuste fiscal (uns 2-2,5% PIB de superávit primário, o que é violento, sim (R$ 80-90 bi), considerando que estamos crescendo 0 ao ano). A coalização irá chiar. Mas esses dois pontos são imprescindíveis, ao menos no primeiro ano, para que a desvalorização do câmbio não faça a inflação fechar acima da meta, o que, sim, teria impactos políticos deletérios.

    Tudo funcionando, devemos ter o PIB recurperando-se em 2016 somente.

  18. Economia

     

    Todos os jornais do pais estão informando, acabou de sair o resultado das contas publicas, para pagar juros o Brasil precisa economizar no ano 80 bilhões , só que em vez de economizar se endividou ainda mais , foi primeira vez desde que o Plano que isto aconteceu. E agora? Sera que     esta atendencia tem volta? e se tem quanto vai custar para os brasileiros?

     

  19. mercado e midia

    forçando a barra para assumir o MF, dos tres indicados dois são banqueiros..acho que Dilma tá só de butuca deixando a “caravana passar” e depois decide como é da sua competência ( no sentido de atribuição) ..acho se a opção for Meireles ou Trabuco choverá críticas e desanimação na esquerda e festa na Direita e Centrão..

  20. “apresentar ao país um plano

    “apresentar ao país um plano econômico factível, lógico, integrado. E, principalmente, com porta-vozes de peso sabendo explicar a lógica.”

    Mas acho também que alem de um porta voz, vamos precisar de formas de debate e mobilização social inovadoras, escapando do atual pântano semântico comandado pela mídia. Nesse terreno não tem jogo, nem debate, nem plano nenhum, só demonização do “inimigo”.

  21. Na minha humilde opinião,

    Na minha humilde opinião, mesmo que escolha nomes do mercado e mesmo que tenha grandes articuladores, a tábua da salvação desse governo poderia ser o combate “verdadeiro” e eficaz a corrupção. A população quer a verdade. Se Dilma der, poderá fazer o que quiser!

     

  22. Nada mais salutar para uma

    Nada mais salutar para uma economia de mercado do que o poder de compra. O que ela não fez no primeiro mandato deve começar a fazer imediatamente no começo do próximo ano. Elevação dos salários. É isso que gera riqueza. O resto é um monte de discussão inútil, pois equilibra de um lado e desequilibra de outro. O mercado se adapta rapidamente ao círculo virtuoso do crescimento. E é o caminho da paz. Se preferem puxar a corda de um lado para o outro medindo forças é melhor erguer os muros e esconderem-se.

    1. A oposição não teria tido

      A oposição não teria tido tantos votos se alguma proposta não tivesse o pleno reconhecimento social de ser justa. A única nesse sentido foi de que os salários estão até muito acima do necessário, pois salário acima do merecido, oa invés de trabalhador, gera mais vagabundo

  23. E os concursos

    Não entendi muita coisa, só que o negocio não vai bem, mas, tenho uma pergunta a fazer. E  os concursos públicos? 

    Vão diminuir muito!

     

  24. Politica Fiscal

    O governo Dilma abriu mão de 75 bi de impostos isso não é suficiente? Os empresários não repassam esse benefício para o consumidor, embolsam .

    1. Perfeito o comentário. O

      Perfeito o comentário. O problema é que isso foi subtraído dos mais pobres. E nem assim eles ficam contentes. Na realidade eles querem mais. Eles querem o sangue dos pobres.

    2. Perfeito o comentário. O

      Perfeito o comentário. O problema é que isso foi subtraído dos mais pobres. E nem assim eles ficam contentes. Na realidade eles querem mais. Eles querem o sangue dos pobres.

  25. Nassif,
    Quero novamente

    Nassif,

    Quero novamente enfatizar meus parabéns!!!

    Enfim, Vencemos!!!

    Parabéns à Presidente Dilma, pela magistral vitória sobre as forças que covardemente escondidas atrás de uma imprensa subserviente, tentaram a todo custo sabotar as eleições.

    Aécio não tem muita desculpa pela sua derrota eleitoral. Dilma ganhou justamente onde Aécio é mais conhecido. Minas Gerais. Era uma verdade absoluta: quem conheceu Aécio, não votou em Aécio – votou em Dilma.

    Parabéns ao povo brasileiro que de forma soberana soube dar uma reposta democrática aos interesses antirepublicanos desses golpistas.

    Com a vitória da presidente Dilma, foram derrotados os Neoliberais, os Armínios, os fhcs, Marinas, Mervais, Bornhausens, Malafaias e por aí vai. Principalmente essa nossa imprensa antinacionalita, entreguista e NOJENTA.

    Não devemos nos esquecer que a vitória que a presidente Dilma obteve no último domingo, é devida há inúmeras pessoas que de forma direta ou indiretamente trabalharam pela sua reeleição.

    E entre essas inúmeras pessoas, em especial gostaria de citar a participação de você, que como outros Blogueiros assim como você, chamados pela mídia de “Blogueiros Sujos”, que de forma cristalina foram guerreiros e comandantes destes batalhões de leitores que lutaram por um país mais justo e democrático, por um Brasil para os brasileiros.

    Durante a campanha do segundo turno, Aécio durante um dos debates que houve, chegou a mencioná-los, dizendo que eram pagos para isso. Afirmação vinda de um devaneio de mentiras.
    Alias nunca se viu um candidato mentir tanto, como Aécio. Achávamos que era somente Serra, que alimentado pela mídia, era capaz de fazer uma campanha política de baixo nível. Estávamos totalmente enganados.

    Para finalizar: a presidente Dilma deveria dar uma nova entrevista a todos vocês, como ela fez no final do primeiro turno, como uma forma de agradecimento a todo o tempo que todos vocês dedicaram, durante o segundo turno defendendo esse Projeto de Brasil.

    Viva o BRASIL!!!

    Novamente, Muito obrigado.

  26. Leio em alguns jornais que

    Leio em alguns jornais que Dilma estaria cogitando em nomear para sseu novo ministério o Sarney e o Elyseu Padilha  (alguns se referem a ele como Elyseu Quadrilha). Será que a Presidenta está pretendendo levar seu póximo governo novamente para as páginas policiais. Ademais, o Sarney votou no Aécio, na maior trairagem, e o Elyseu pertence ao PMDB gaúcho que sabidamente  faz oposição a ela desde sempre. Espero que ela não nos decepcione.

  27. Neste Governo, viajei de

    Neste Governo, viajei de Avião pele primeira vez com toda familia.Comprei carro novo, por isso não posso reclamar.

    Agradeço a Deus, que de um bom Governo para Dilma. Ela Merece.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador