A sina da oposição

Sugerido por IV Avatar

Da Carta Maior

A sina da oposição: sobrevivência e terrorismo
 
A oposição não se dará por vencida, e poderá promover um terrorismo político, econômico, moral e midiático jamais visto na política brasileira.
 
Depois da incandescência das ruas em junho, análises apressadas pintavam um cenário de terra arrasada para a Dilma. Foi incrível a seletividade de determinados analistas, que alardeavam o pior dos mundos para a Presidenta, mas omitiam que a insatisfação era generalizada e difusa, e abarcava todo o sistema político, a política, os governos e os políticos.
 
Passado o rescaldo daqueles acontecimentos, sucessivas pesquisas de opinião indicam um ambiente de melhora do desempenho eleitoral de Dilma. Em todas as simulações – de todos os institutos de pesquisa -, a Presidenta ostenta considerável chance de reeleição, inclusive no primeiro turno.
 
A oposição, entretanto, segue colecionando dificuldades. Para ela, o cenário mais alentador é, curiosamente, aquele no qual figuram as “candidaturas-sombras” de Marina Silva e José Serra. Os até agora “candidatos titulares” Eduardo Campos e Aécio Neves peleiam com seus fantasmas para manterem suas candidaturas, podendo chegar em 2014 menores do que são hoje.

 
A potencial reeleição de Dilma, que culminaria um ciclo de 16 anos de governos dirigidos pelo PT, levará o reacionarismo capitaneado pelo PSDB, PPS e DEM ao ocaso. Com sua visão de um país arcaico, excludente e colonizado, aqueles partidos perdem a capacidade de interpretação e de aderência ao Brasil contemporâneo. A profecia deles, do “fim da raça”, finalmente terá se realizado; porém, com as setas invertidas – em desfavor deles mesmos.
 
Nesse contexto, a candidatura do Aécio é tão sólida quanto a chance de se converter em pó. O PSDB, pela primeira vez na trajetória do partido, enfrenta a perspectiva real de uma derrota acachapante no próximo ano. Para os tucanos [mas também para seus satélites PPS e DEM], a eleição de 2014 terá como prioridade a sobrevivência partidária e a preservação dos espaços de poder ameaçados de mudar de guarda.
 
Não se pode descartar, por isso, a hipótese da candidatura presidencial de José Serra em lugar da de Aécio. Alckmin e Aécio teriam, assim, a função de proteger a jóia da coroa do PSDB: os governos de SP e MG. Aliás, uma tarefa difícil, para quem terá de se explicar sobre escândalos escabrosos: cartel do metrô e o genuíno mensalão.
 
Adicionalmente, outros dois espectros rondam as eleições. O primeiro, de nome Joaquim Barbosa. Sua candidatura, se confirmada, materializaria eleitoralmente o bloco de poder conformado pela mídia conservadora e setores reacionários do Judiciário. É esse bloco que, na realidade, agenda e articula o combate ideológico ao PT e ao governo Dilma, substituindo os partidos da direita, que estão aos frangalhos e minguando sua audiência na sociedade.
 
Não existe espaço no Brasil contemporâneo para uma nova farsa do gênero “caçador de marajás”. A Rede Globo não conseguirá converter Joaquim Barbosa em um santo; aliás, um Ministro adepto de manobras fiscais para investir em Miami. O império da família Marinho não conseguirá construir essa nova mitificação da política brasileira, como fez com Fernando Collor em 1989 para derrotar Lula.
 
A opção Joaquim será calculada não pela aspiração de vitória com ele, mas como variável para levar a eleição para o segundo turno. O contexto proclive para a ocorrência de segundo turno é aquele que apresenta na cédula eleitoral os nomes de Dilma, Serra, Marina e Joaquim. O justiceiro, jacobino, vingativo, exemplar e inexpugnável Barbosa seria um veículo para se tentar barrar a reeleição direta de Dilma.
 
O outro espectro que ronda a próxima eleição de 2014 atende pelo nome de Lula.
 
Com considerável insistência é cogitada a candidatura dele em lugar da de Dilma; insinuação que se propaga na base de apoio do governo, nos meios empresariais, no sistema financeiro e junto a setores militantes. Os pretextos são uníssonos, tanto dentro como fora do PT: a heterodoxia econômica e o estilo da Presidenta.
 
Embora o próprio Lula rechace, essa insinuação paira no ar como uma bruma, fomentada na mídia pelas manjadas “fontes próximas ao ex-Presidente”.
 
É problemático esse procedimento, porque involuntariamente [ou deliberadamente?] expõe Dilma a tensões conservadoras [e inclusive regressivas] na definição do programa e no perfil do eventual segundo governo. Porém, ao mesmo tempo, não deixa de ser cômodo para o governo – e terrível para a oposição – saber que pode contar com um suplente eleitoralmente insuperável, caso a conjuntura econômica e política degringole.
 
Hoy por hoy – como se diz em castelhano -, a perspectiva é desalentadora para a oposição conservadora, que vive o dilema de tentar sobreviver enfrentando uma tendência de derrota e de definhamento de sua representação política. A realidade para a direita é tão mais dramática quanto mais evidente é a obsolescência programática e a incapacidade de oferecer uma visão generosa de futuro para um país que, não sem importantes limites e contradições, finalmente passou a ingressar na modernidade.
 
Devemos nos preparar para uma conjuntura complicada até as eleições de 2014. A oposição não se dará por vencida, e poderá promover um terrorismo político, econômico, moral e midiático jamais visto na política brasileira. Não se pode menosprezar a capacidade de sabotagem, de difusão de ódio e a vilania deles nessa luta derradeira de sobrevivência. Eles querem sequestrar o Brasil dos brasileiros.
Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PERGUNTA A TODOS

    Pergunto aos navegantes mais entendidos em legislação eleitoral:

    Joaquim Barbosa poderia ser candidato se ainda nem é filiado a um partido e se o prazo de um ano antes das eleições já passou?

    Agradeço eventuais esclarecimentos.

    1. Eduardo, não sou tão

      Eduardo, não sou tão entendido assim sobre leis eleitorais, mas os juizes, nesse caso, tem, digamos, “foro privilegiado”. De acordo com a legislação, os magistrados tem até 6 meses antes da eleições para se filiarem a partidos. Como se vê, a lei é igual para todos, mas, parece, os juizes são”mais iguais”.

      O mais correto seria obriga-los a cumprir quarentena, ou mesmo, proibi-los de concorrer a cargos públicos. Quando a motivação política começa a pautar as decisões dos juizes, a justiça vai “pra cucuia”.

      1. Haha,
        já ouvi de uma

        Haha,

        já ouvi de uma advogada, também professora, que o foro privilegiado não significa privilégio porque o julgamento é “até mais rigoroso” quando feito por pares “qualificados”… Mesmo no caso de ser verdade (quando o que está sendo julgado envergonha os tais pares sendo pego em uma situação constrangedora) como negar que julgam é pela cara.

  2. Se o LULA aparecer em 2014,

    Se o LULA aparecer em 2014, vão considerar REVANCHISMO. Poderá armar a maior guerra pela mídia sobre o terrorismo politico, midiático, moral “jamais visto na politica nacional”, iniciativa que não duvidamos. Na realidade é que está difícil para eles é fazer a maioria ler os seus jornais, assistir os seus canais de televisão e ouvir as suas rádios. No distante Brasil, talvez chegue o rádio lá. O que vencerá mesmo é que nesse distante Brasil, as ações boas, as iniciativas do Governo (Mais Médicos, Minha Casa Minha Vida e muitas outras) são presenciadas “in loco” pela população que tem como seu principal beneficiário o melhor exemplo. Então, eles decidirão quem é quem em 2014. Enquanto isso, no “front” desse terrorismo, muitos já cairam na realidade, percebem claramente o que estão fazendo, e, não adianta Barbosa, Janot, STF, FSP, OGLOBO, OESP ABRIL, VEJA, ROLA-BOSTAS para mudar de idéia, restando apenas que são os “de sempre”………totalmente depenados, sem abrigo no Brasil, talvez abrigados em Miami, Genebra e agora Cidade do Panamá. 

  3. Na minha modesta opinião, a

    Na minha modesta opinião, a eleição para os executivos já está decidida (vai dar PT também em SP). O grande problema continua sendo o legislativo (leia-se PMDB) e, para isso, o Lula vai ter que trabalhar muuuuito para mudar a face da câmara… Espero que consiga.

    1. Este é o ponto principal.
      Este é o ponto principal. Jorge.

      É lamentável que o partido que ganhou três eleições presidenciais seguidas não tenha nem 30% no parlamento.

      Você vota num candidato do PT e leva na proporcional PMDB, PSC, PR e afins. Tem que fazer chapa apenas com o PC do B e fazer pelo menos 100 deputados e 20 senadores.

      1. 100 é muito pouco.
        PT e PC do

        100 é muito pouco.

        PT e PC do B juntos deveriam fazer uns 250 deputados e uns 35 senadores, ai sim ficaria de bom tamanho.

  4. Midia e os candidatos

    A midia já abandonou o PSDB. As denuncias do metrô aliada ao julgamento do mensalão mineiro farão com que a midia vá procurar outro candidato.

    Barbosão?

    Não, não acredito. Essa desmolarização midiatica com até supostos pedidos de impeachment não condiz com uma canditatura a presidência. A midia vai rebaixá-lo a um mero “louco por justiça”, un tanto insensato mas justiceiro e com certeza tentará garantir que cadeia só para os escandalos do PT.

    Marina/Campos?

    Sim. As fichas da midia conservadora irá para Marina/Campos ou Campos/Marina, sei lá. Eles não tem passado nebuloso (pelo menos que se saiba), serão vendidos como a terceira via, algo diferente de tudo que esta aí.

    Quanto ao eleitor, esse não acredita mais na polarização “meus bandidos são mais honestos do que os seus”. Irá votar como sempre votou: se a economia, trabalho, perspectiva de futuro forem boas em outubro de 2014, Dilma ganha mais quatro anos.

     

  5. Poderá promover um

    Poderá promover um terrorismo…jamais visto na política brasileira. Só esquecem de um ditado: porteira que passa um boi passa uma boiada.

    Se os terroristas midiáticos enfurecer a população, não sobrará nem eles. Ou os filhos do Roberto Marinho, o Silvio Santos, os Civitas, não são poderosos? Poderoso é o Genoíno? Os barões da mídia são uns pobres coitados?

    Outro ditado: quem brinca com fogo pode se queimar. Nesse ano foram às ruas os coxinhas manipulados e alienados. E se forem as ruas 2% da população (4 milhões de brasileiros), gente engajada de todo o espectro político, que sabe onde quer chegar. Quem segura?

    Não será só os políticos que serão alvo. O alvo será todo o poder que está aí, políticos, juízes, mídia, bancos, etc. A mídia pode estar engendrando uma nova revolução francesa, da qual eles serão os primeiros guilhotinados.

    Nos países árabes se deram relativamente bem, porque lá eram ditaduras. E ofereceram ao povo um tiquinho de liberdade.

    Aqui vivemos num regime aberto às reinvidicações e negociações, e a onda de manifestações não é espontânea, é insuflada pela mídia. E o desfecho pode ser diferente.

    1. Salva os teus favoritos e

      Salva os teus favoritos e  senhas do internet explorer se tiver.

      Vai em internet explorer-ferramentas-opções da internet-avançadas-redefinir

      Isso vai retornar as configurações originais, não tem como não abrir pelo me nos no IE.

      Se não desejar fazer isso  por ter muita coisa gravada no IE, cria um novo usuario e faz logoff e tenta entrar no site que deseja, se abrir importa tudo para este usuario novo e descarta o antigo.

  6. É do fim do Capitalismo: civilização X barbárie

    Trata-se do epifenomeno local da luta de sobrevivência do próprio Capitalismo, que, já tendo esgotado seus recursos apelativos no limite das regras civilizatórias, entra firme na barbárie para se manter. Tenta destruir os fundamentos da civilização: valores ético-morais que regem o público e o privado, acervos consagrados do conhecimento da Humanidade nas Artes e Ciência, e a própria Lógica, após achar já ter destruído a História.

    É o que vemos diariamente. Valores consagrados da cultura humana, sendo questionados banalmente e vilipendiados pela ignorância imposta, através da midia. O que parece o fim do mundo é o fim do Capitalismo, que não conseguiu fundar uma sociedade nem igualitária, nem fraterna, nem livre, e agora explicita seus fundamentos reais, opostos a tudo isso. A luta, no plano da supraestrutura, é civilização X barbárie.

  7. “A oposição não se dará por

    “A oposição não se dará por vencida, e poderá promover um terrorismo político, econômico, moral e midiático jamais visto na política brasileira.”

    A atual oposição pode fazer N ações mais não chegaram aos pés do que o PT fazia (e faz) na oposição.

    Avatar não faça aos outros o que não quer que faça a vc, ta com medo da oposção fazer o mesmo que o PT?

    1. O PT nunca foi protegido pela

      O PT nunca foi protegido pela imprensa, que defendia (como ainda defende) os governos tucanos escondendo suas roubalheiras e inventando mentiras para atacar o PT e a esquerda em geral.

      A diferença hoje é que a imprensa não manda mais no governo federal, o qual atacam com todo tipo de mentiras e baixarias, mas continua mandando nos governos tucanos, inclusive fazendo parceria com criminosos como Carlinhos Cachoeira (que é patrão do governador tucano de Goiás e manda naquele estado).

      É interessante como os defensores dos tucanos (como o tucaníssimo troll com a ridícula alcunha de “aliança liberal”) são também defensores de corruptos e traficantes, estando desesperadamente tentando esconder a roubalheira no metrô (e CPTM), a máfia do ISS (montada pelo Serra) e a escabrosa história do helicóptero do pó.

      Defensor de criminosos, é isso que o troll tucano é.

      1. As “Tias”  do PSDB que

        As “Tias”  do PSDB que estiveram questionando o Ministro da Justiça, estavam verdadeiramente histéricas ontem, pois jamais foram contestadas. O que “abandonou” o secretariado para preferir palavras horrorosas, então, só faltou espumar pela boca. Queriam pq queriam o “engavetamento” da denúncia e vem um ministreco, por sinal esteve muito bem em suas respostas, dizendo que seria prevaricação. Haja !!!!!

      2. “O PT nunca foi protegido

        “O PT nunca foi protegido pela imprensa” não é bem assim Ruy.

         

        Os candidatos na Globo: Dilma, 64 minutos. Campos, 8 minutos. Aécio, 1 minuto.

         …………………………………………………………………………………………….O PSDB decidiu medir o espaço dedicado aos presidenciáveis nos telejornais da TV Globo. Monitorou o ‘Bom Dia Brasil’, o ‘Jornal Nacional’ e o ‘Jornal da Globo’. Os tucanos ficaram de bico aberto com o grau de exposição da presidente-candidata Dilma Rousseff na emissora de maior audiência do país. Nos últimos dois meses, constatou a legenda, as reportagens protagonizadas por Dilma ocuparam 64 minutos nos três telejornais da Globo. No mesmo período, as notícias estreladas pelo tucano Aécio Neves preencheram 1 minuto e 30 segundos. O noticiário envolvendo Eduardo Campos, opção presidencial do PSB, durou 8 minutos e 40 segundos. É natural que Dilma apareça mais nos meios de comunicação. Da vitrine do Planalto, um espirro dela chamará mais a atenção das manchetes do que uma pneumonia dos rivais. Ainda assim, o PSDB espantou-se com a superexposição da candidata do PT. Atribui o fenômeno a atos de campanha camuflados na agenda da presidente como eventos oficiais. Eduardo Campos roçou os 9 minutos na tela da Globo por causa do rebuliço provocado por sua aliança com Marina Silva, um fato de alta relevância jornalística. Aécio só não teve menos de um minuto porque virou notícia ao criticar a ação do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) no inquérito da PF sobre o cartel suspeito de fraudar licitações de trens e do metrô em São Paulo. Foi contra esse pano de fundo que Aécio disse ao blog no último domingo, ao comentar a liderança de Dilma no Datafolha, que “a presença da presidente nas mídias de massa é avassaladora”. Na sua definição, há hoje “um monólogo”, não uma disputa real. Acha que a coisa tende a ficar menos desigual só partir de março de 2014. Também no domingo, em artigo veiculado em vários jornais, Fernando Henrique Cardoso, grão-mestre do PSDB, também realçou a desigualdade da contenta. “A candidata oficial, pela posição que ocupa, tem cada ato multiplicado pelos meios de comunicação. Como o exercício do poder se confundiu, na prática, com a campanha eleitoral, entramos já em período de disputa.” Para complicar, anotou FHC, as oposições estão “berrando pouco”. A expectativa de Aécio, compartilhada por Eduardo Campos, é a de que os eleitores que anseiam por mudanças prestarão mais atenção à oposição quando os fatos e a legislação eleitoral elevarem a taxa de holofotes dos contendores de Dilma. Segundo o Datafolha, 66% dos brasileiros preferem que o próximo presidente tome decisões majoritariamente diferentes das que Dilma adotou. Os antagonistas do PT atribuem mais importância a esse dado do que aos índices de intenção de voto: 47% para Dilma, contra 19% atribuídos a Aécio; e 11% a Campos. Os antipetistas recordam que faltam mais dez meses para a eleição. E invocam precedentes. Em 2009, nessa mesma fase do ano, o tucano José Serra liderava todas as pesquisas eleitorais. (Blog do Josias)

         

    2. Sou acionária

      “Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta.”  Sou acionária, minha ação é contra os acionistas ordinários e pra lá de ordinários, e a favor acionistas que preferencialmente reportam seu controle acionário para o bem coletivo.

       

       

  8. Será a suprema ironia do
    Será a suprema ironia do destino histórico, se a classe dominante reacionária ver-se obrigada a apelar para um descendente da classe oprimida e subjugada, como o ministro do STF, para ser o seu candidato à presidencia da República brasileira.

  9. Terrorismos a parte, a

    Terrorismos a parte, a tendência é mesmo a vitória da Dilma. No entanto será mais uma vitória, eleitoral apenas, da centro-esquerda.

    É verdade que o braço eleitoral da direita está em frangalhos. Mas seu braço nas instituições do poder, como judiciário, mídia e legislativo, está mais forte do que nunca.

    Prova disso é a humilhação com que subjugaram líderes históricos do partido que está no poder(?). Dá para imaginar o PSDB na presidência e o Azeredo e mesmo um Demóstenes sendo hunilhados dessa forma? 

    Teremos provavelmente mais uns quatros anos com o PT ocupando a presidência, o que é temporário, e o poder permanente, como disse o Mauricio Dias na Carta, firmemente na mão da direita. Dilma não fez nada para avançar nesse terreno. E aparentemente nada fará no próximo mandato.

    Aí quando ganhar a eleição, sim esse dia chegará, a direita faz barba, cabelo e bigode e costeleta! Ou seja, Executivo, Legislativo, Judiciário e pig!

    1. Concordo com você.
      Quando

      Concordo com você.

      Quando certa parte do eleitorado da Dilma (eu sou um deles, embora alguns aqui tenham o costume de dizer que quem se rotula assim é um direitista camuflado) se ressente de o governo não ter avançado na TENTATIVA (veja bem, tentativa) de promover reformas institucionais, que são as estáveis, duradouras, é justamente porque o cenário visto aqui HOJE é circunstancial. Se hoje os eleitores do partido se orgulham do alegado cenário de pleno emprego, Selic menor que na época dos tucanos, e outros dados positivos conjunturais, amanhã o PSDB, ou DEM, ou a Marina, sei lá quem, chega no poder e muda de uma canetada este cenário.

      Azenha, no auge dos protestos, disse que se Dilma realmente tivesse disposição de promover reformas, faria uma reforma ministerial “faxina”, bem como adotaria explicitamente um discurso reformista. Não o fez no momento requerido, e a reforma política naufragou sob a benção do PMDB e do Vacarezza. O problema desta política voltada Exclusivamente a ganhar eleições é que é bom só para os líderes do partido e seus apaniguados; a perda de simbologia por mais 4 anos travados, endireitados, é de um prejuízo muito grande para o PT.

      1. E além disso tudo que

        E além disso tudo que mencinou ainda há o desgaste natural de ficar muito tempo no poder.

        Provavelmente Dilma vencera em 2014. Mas se não melhorar o Governo, se a conjuntura não ajudar ou se Lula não quiser voltar em 2018, ai ficará cada vez mais dificil para o partido.

    2. Voce está coberto de razão.

      Voce está coberto de razão. Eu até fiz um comentário – bem mais simples que este seu – ontem, nesse sentido.

      Se a oposição volta para o poder no País, seja em 2014 ou mesmo em 2018, farão de tudo, mas de tudo mesmo para não mais saírem. Vão aparelhar de tal maneira todoas as instituições, e perseguir os adversários, que será um risco muito grande para o País. Ou a Dilma acorda e começa a indicar nomes certos para os lugares certos ou o País estará em sério risco quando o PT sair do poder,

      1. Ela indicou Rodrigo Janot Monteiro de Barros, o novo PGR

        Mesmo após os nefastos resultados do critério democrático de indicar postos-chaves do setor jurídico por lista tríplice, ela ainda seguiu isso, indicando um seguidor da escola de Gurgel, que já tratou de rejeitar os embargos infringentes de J P Cunha e Dirceu. Isso, como se não bastasse ter mantido Paulo Bernardo e os inoperantes da SECOM. Vou votar em Dilma, mas com reservas.  Voto porque afinal ela é honesta, porque é indicação do PT, e porque ela não tem nenhum adversário à altura do cargo.   

  10. O autor do post é Jefferson Miola

    “(…) É um escândalo. É, efetivamente, a prática de um terrorismo virtual, de um terrorismo de ciberespaço que tem um sentido estratégico e semiótico, pois visa atacar exatamente o que há de mais fundamental na formação de consciência pública em sociedades massificadas e complexas como as atuais, que são os sistemas de comunicação. Este terrorismo semiótico visa impedir a liberdade de informação e a construção da cultura e da identidade latino-americana por fora da pasteurização estadudinense e dos valores pobres da globalização neoliberal(…)”

    http://www.voltairenet.org/article126660.html

    Neste video o autor do artigo  ele fala sobre o Mercosul

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=j9bygV4LbVo%5D

     

  11. Wilian waak, merval pereira e toda gang midiática imploram a

    marco antonio vila , demetrio magnoli imploram a volta ás ruas durante a copa de 2014.

    parecem aqueles milenaristas pedindo o fim dos tempos pra breve !

    em várias rodas televisivas de discussão polític quando o assunto é oposição logo vem o 

    mantra do povo nas ruas durante a copa. Quê oposição é essa que aposta no ativismo dos outros para obterem algum dividendo !É muita preguiça política ! Nunca ví nada igual. 

    Os caras do PSDB veem o povo como massa de manobra a serviço de seus indescritíveis interesses. mas, podem tirar o cavlinho da chuva que eleição é cem por cento ação, não adianta mais ter nascido em berço explêndido.

  12. Aécio vence Dilma

    “a candidatura do Aécio é tão sólida quanto a chance de se converter em pó.”

    Aécio sempre vence no primeiro turno. Em 2002, venceu o candidato petista com 57% dos votos (primeiro turno). Em 2006, a votação cresceu para 73%. Um massacre! . O PT está confiante nas pesquisas atuais em que Aécio só tem 19% das intenções de voto. Quando a campanha começar as coisas mudam, principalmente se a tosca Dilma aceitar algum debate na TV. Na eleição de 2010 para governador de MG, Aécio apoiou Anastasia e Lula apoiou o canastrão da Globo Hélio Costa. Lula e Dilma lutaram bravamente na mídia. Em pesquisa da DataFolha de 12/8/2010 (menos de 2 meses antes da eleição) Hélio Costa estava com 43% e Anastasia 17%. Alguém sabe onde anda o Hélio Costa? Foi abandonado pelos seus padrinhos?

    O PLS 448, do Aécio, propõe que o Bolsa Família seja parte da Lei Orgânica de Assistência Social”, ou seja, passe a ser programa de Estado. O PT está tentando melar a proposta, pois se os amparados pelo BF ficarem sabendo que o seu amparo não mais depende de um “PT bondoso”, quase todos mudam de candidato. Bem, se o PLS for aprovado a Dilma perde. Se não, for perde do mesmo jeito, pois a oposição do PT ao projeto será um dos focos da campanha.

      1. Piada, não?
        A Nilcemar não

        Piada, não?

        A Nilcemar não conhece o Aécio. Há alguns meses, o próprio Luis escreveu um post neste blog enaltecendo a incomum lucidez que Aécio demonstrou em uma entrevista. Aconselhada pelo Duda Mendonça, Dilma fugirá do debate.

    1. Você está achando que um

      Você está achando que um debate com a Dilma é a mesma coisa que ficar respondendo perguntas fáceis dos amiguinhos do PIG? Aócio não está acostumado a sofrer pressão, ele sempre teve uma vida mansa aqui nas Minas Gerais. Vai se decepcionar.

  13. esse é meu Mantra..

    Dilma vence no primeiro turno esse é meu Mantra..não tenho como pensar diferente, conheço eleições desde a época do mapismo..aqui no ES Governador Casagrande do PSB já perdeu apoio do “imperador” e seu criador Paulo Hartung do PMDB que saíra candidato a Senador..vai chover voto camarão com a debandada dos psbistas..na Bahia Lídice da Mata , ex pc do b e PT, será candidata pelo PSB tadinha dela..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador