A Travessia do Silêncio e a retomada da alma cidadã

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – As Clínicas do Testemunho – Projetos Terapêuticos promovem o atendimento psicológico aos anistiados políticos afetados direta ou indiretamente pela violência do Estado da ditadura civil-militar. A tortura visava quebrar espíritos, calar consciências, instaurar o medo e apagar a chama da cidadania.

Este atendimento clínico é mais que necessário, ele é fundamental para que se possa buscar a reparação plena. Se for apenas pelo caminho da reparação no campo financeiro e moral, uma grande fissura fica impressa no campo psicológico, que precisa de estudo e erradicação por meio de política pública de qualidade.

Este apoio psicológico vai atender aos cidadãos atingidos por graves violações dos direitos humanos. E estes cidadãos sendo atendidos, alimentarão as próprias instituições do Estado na democracia, quando então efetiva-se o direito à memória, à verdade e à reparação. Não se pode revitimizar os atingidos neste processo todo.

A Clínica do Testemunho do Projetos Terapêuticos traz o evento de lançamento do livro e vídeo “Travessia do Silêncio, Testemunho e Reparação”. Foram anos de trabalho clínico e investigativo em parceria com a Comissão da Anistia do Ministério da Justiça e, muito importante, parte do processo de reparação aos afetados pela violência de Estado da ditadura civil-militar no país.

O evento acontece neste sábado, dia 5 de dezembro, a partir das 14h no Memorial da Resistência, que fica no Largo General Osório, 66.

Eis a programação:

“Travessia do Silêncio – Testemunho e Reparação” da Clínica do Testemunho do Instituto Projetos Terapêuticos

Dia 5/12/2015 das 14 às 1730h

No Memorial da Resistência

Largo General Osório, 66

Santa Ifigênia, SP

14h abertura

-Leitura dramática de trecho da peça “Antígona” de Jean Anouilh, direção Sérgio Coelho com Samanta Precioso (Antígona) e Ricardo Dantas (Creonte).

-Mesa  de boas vindas: Carla Osmo (Comissão da Anistia do Ministério da Justiça), Moisés Rodrigues da Silva Jr. e Issa Mercadante, Clínica do Testemunho do  Instituto Projetos Terapêuticos

 

-Lançamento do Vídeo, “Travessia do Silêncio -Testemunho e Reparação”

 

-Roda de Conversa Clínica,

Equipe da Clínica do Testemunho , convidados Oswaldo Saidon e Maria Rita Kehl

 

-Lançamento do livro: “Travessia do Silêncio –  Testemunho e Reparação”

 

Equipe da Clínica do Testemunho do Instituto Projetos Terapêuticos

 

Cristina Herrera

Issa Mercadante

Maria Beatriz Costa Carvalho Vannuchi

Maria Marta Azzolini

Moisés Rodrigues da Silva Jr.

Rodrigo Blum

Pedro Antunes

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador