A volta do pêndulo e os tempos de pré-Collor

O grande músico e mestre Hans-Joachim Koellreutter dizia que a história é como uma espiral: sempre volta-se para o mesmo lugar alguns degraus acima.

De certo modo a espiral brasileira remete para 1989.

O primeiro ponto em comum é o desencanto, o fim das utopias e a gravidade das crises que se prenunciam.

Lá, havia a interrupção do sonho da redemocratização e dos pacotes econômicos e o fantasma da hiperinflação; aqui, o desencanto com o sonho do desenvolvimento com equidade social e o fantasma da crise da água.

***

O segundo ponto é a decepção com as instituições públicas. Aliás, nos dois momentos, o raio-x nítido das razões porque o país sempre se fez tão lentamente: a pobreza das instituições públicas, partidos políticos, três poderes e mídia; a imensa dificuldade em pensar grande, em desenvolver uma visão estratégica.

***

O terceiro, a ausência de figuras referenciais. Lá, a desmoralização da oposição com a enorme caça ao butim que se seguiu à posse de Sarney. Aqui, a falta de propostas do governo e da oposição e a pobreza de lideranças.

***

Em cima desse quadro, nos próximos anos se enfrentará a crise de água, problemas econômicos, radicalização social, a crise do velho modelo de articulação da informação, com o advento das redes sociais e, principalmente, a falta de perspectivas.

***

Dependendo do desenrolar da crise, estarão feridos de morte os dois partidos que dividiram a hegemonia política brasileira nas últimas décadas: PT e PSDB. A paciência do eleitor não suportará por tanto tempo o discurso do “mal menor”.

***

De quem é o protagonismo político?

Do lado do governo, da presidente Dilma Rousseff. Nas últimas eleições Dilma foi premiada com a segunda oportunidade – uma tradição no jogo político brasileiro, mas que tornará o eleitor muito mais exigente – e com a extraordinária fragilidade do seu opositor, o PSDB.

Indicou um Ministério político para se defender das tentativas de impeachment que virão, mas terá que desenhar um projeto de país para se defender do alastramento do anti-petismo e do anti-governismo.

Terá os próximos meses para mostrar a cara de seu governo.

O balanço do primeiro governo não sugere uma obra à altura dos desafios atuais de um país convivendo com múltiplas crises. Até poderá emergir uma nova Dilma, com uma estatura política até agora impressentida. Mas seria uma surpresa.

***

O PT tornou-se um partido político sebastianista, agarrado à imagem de Lula. Lula de 2018 será como Getulio de 1950: novos tempos, novas circunstâncias com o peso da idade contando.

***

Do lado da oposição, vai sobrar quem? Mesmo que mantenha os votos do antipetismo, Aécio Neves não demonstrou fôlego para assumir a empreitada de liderar a oposição. A crise de água irá expor em toda intensidade o nível do provavelmente mais medíocre governador da história moderna de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Entre as lideranças alternativas, Marina Silva tem a consistência de uma libélula perdida.

***

Em 1989 surgiu a surpresa Fernando Collor, embalado nas ideias de Margareth Tatcher.

Agora, não apenas o Brasil mas o mundo está perdido na ausência de propostas.

Vem tempos bicudos pela frente.

Luis Nassif

125 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Brasil sofre da síndrome dos 30

    Tenho me perguntando pq o Brasil sofre dessa sofreguidão por um golpezinho. Sempre foi assim. Não analisamos, não debatemos. É mais cômodo absorver as infornações que nos chegam sem dela desconfiarmos. Foi assim em todos os momentos em que governos no Brasil foram derrubados. Ao que tudo indica, adotamos esse tipo de ruptura como solução mas a história tem nos mostrado que isso não tem sido a solução, muito pelo contrário, tem piorado e nos levado a um estado de retrocesso enquanto nação. 

    A nossa própria CF não se mantém de pé e, de PEC em PEC, está mais pra colcha de retalho. Há quantos anos os EUA não alteram sua CF? Hà quantos anos um governo não é derrubado por lá. De forma que independente do partido que ocupa o governo, o mesmo governa até o fim e, mais, mantém algumas coisas continuando, como por exemplo a forma de dominação contra outros povos, em 1840 a Balaiada no MA teve como uma das causas a política dos EUA para o algodão, que terminou levando o setor à falência por lá e, pasmem, de 1840 para cá, pelo menos nesse ponto, nada mudou, a espionagem e oscultação de governos mantém-se intactos.

     

    E nós aqui mais uma vez qureendo um golpezinho,….sobre a síndrome dos 30 anos sem ruptura de governos no Brasil, procurei na web sobre o tema e não encontrei nada, achei isso. Engraçado, deveria ser um assunto com bastante links no google, ou será que esse fenômeno não tem importância para nós neste momento em que, na esteira de um certa Lava Jato de um certo Moro querem fazer nosso pais desandar enquanto o Tio Sam dá gargalhadas de orelha a orelha:

     

    São Paulo, domingo, 24 de junho de 2007 
     

    Divórcio aos 30 

    Ruptura sem culpa

    Proposta que tramita na Câmara derruba necessidade de separação prévia, um dos últimos resquícios da influência da igreja 

    UIRÁ MACHADO
    COORDENADOR DE ARTIGOS E EVENTOS

    Os mais velhos ainda devem se lembrar do antigo desquite e talvez até ensaiem um “parece que foi ontem” que permitiu desfazer casamentos no Brasil. 
    Mas, nesses 30 anos da lei do divórcio, houve tempo suficiente para ganhar força a idéia de eliminar da legislação o que muitos consideram dois resquícios da influência católica: a obrigatoriedade da separação prévia e a discussão sobre a culpa pelo fim do casamento.
    O primeiro ataque tramita na Câmara. Está na Comissão de Constituição e Justiça a proposta de emenda constitucional 33/07.
    Encampada pelo deputado federal Sérgio Carneiro (PT-BA) -que não tem nenhum parentesco com o senador Nelson Carneiro (1910-96)-, suprime da Constituição o trecho que só permite o divórcio após separação prévia.
    “Havia à época um moralismo a dizer que o divórcio acabaria com a família. Por isso colocaram uma etapa intermediária, mas desnecessária”, diz o advogado Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do IBDFam (Instituto Brasileiro do Direito de Família).
    A fase da separação pode ser cumprida de duas formas. Uma é o chamado divórcio direto, após dois anos de separação de fato. A outra é o divórcio indireto, que pode ser pedido após um ano da separação judicial.
    “É um resquício da influência da igreja. Como a sugerir que as pessoas pensem bem -ou pensem muito bem- antes da extinção do matrimônio”, diz Gustavo Tepedino, professor titular da Faculdade de Direito da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
    Na prática, os efeitos legais da separação judicial são os mesmos do desquite: põem fim à vida conjugal, mas não ao matrimônio; a pessoa separada, assim como a outrora desquitada, não pode se casar de novo.
    Ainda que hoje a separação não faça sentido para a maioria dos especialistas, ela não impediu o impacto que a lei do divórcio teve à época. 
    Para o advogado Paulo Lôbo, membro do Conselho Nacional de Justiça, “a lei foi um marco da mudança paradigmática da família, cortando um dos últimos elos da família patriarcal e de sua concepção canônica (católica)”.
    Por isso, houve outras concessões: a princípio, o fim do casamento só poderia ser pedido após cinco anos da separação de fato ou três da separação judicial. A mudança para dois e um ano, respectivamente, é de 1989.
    É do mesmo ano o “ponto de partida mais expressivo” do que o advogado Yussef Said Cahali, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, considera “uma escalada de facilitação do divórcio”: o fim do divórcio único. Até então, a mesma pessoa não poderia se divorciar mais do que uma vez.
    O próximo passo é o fim da separação? Para Cahali, ainda não. Mas ele sabe que é voz dissonante. O deputado Sérgio Carneiro conta que conseguiu 232 assinaturas, “sem muito esforço” (precisava de 172), para apresentar a PEC que elimina a necessidade da separação.
    As críticas à separação vão de sua inefetividade (a maior parte dos casais que a pedem não se reconcilia) ao seu custo financeiro desnecessário, passando pelo custo social.
    A desembargadora gaúcha Maria Berenice Dias, vice-presidente do IBDFam, vai além: “Se duas pessoas querem se separar, o Estado não pode obrigá-las a ficar juntas”. Com base na Constituição, ataca também a discussão da culpa pelo fim do casamento. “A investigação da culpa viola o princípio da intimidade, da privacidade”, diz.
    Gustavo Tepedino está de acordo. Para ele, a culpa “é o aspecto mais ultrapassado da lei do divórcio. Originalmente, o cônjuge culpado não poderia ter a guarda dos filhos, perdia o direito a pleitear alimentos / e não podia usar o sobrenome do outro. Hoje, esses efeitos se reduziram substancialmente”.
    O IBDFam, que apóia a PEC pelo fim da separação judicial, está elaborando um Estatuto da Família que, entre outros aspectos, tentará eliminar a discussão sobre culpa.
    “Buscar um culpado pelo fim do casamento vai na contramão dos tempos. Até incentiva o litígio, que se torna uma verdadeira história de degradação do outro”, diz o presidente do IBDFam, Rodrigo da Cunha Pereira.
    Enquanto isso, os especialistas comemoram a lei 11.441/2007, que permite o divórcio extrajudicial. Mesmo quem defende a discussão sobre a culpa, como o advogado Francisco José Cahali, celebra a medida. “Poucos países têm a separação e o divórcio pela via administrativa. Estamos na ponta, e não ultrapassados”, diz.

    1. Não dá para equiparar nossa

      Não dá para equiparar nossa CF com a dos EUA.

      Lá, as pessoas, as lideranças, o empresariado, quiseram construir uma nação para si.

      Aqui, esses mesmos atores querem explorar aqui e viver ou curtir lá.

      Aqui se vive de costas para o que deveria ser seu/nosso.

      Lá, conseguiram tornar o centro do mundo moderno, de modo que tudo o que o resto do mundo produz ou faz, se remete para lá. Entaõ, quando todos te adimiram e te respeitam, não precisa mudar nada.

      Por outro lado, quanta incompetência a nossa, de não sermos capazes de produzir aqui, uma nação e um Pais tão exuberante ou mais que a própria América, visto sermos contemporâneos.

      Este lugar do mundo, sem dúvidas, é o melhor lugar para a espécie humana realizar sua plenitudo e propserar, no entanto, vivemos de futricas, invejas, ciumes e incompetências que nos atrasaram como nação pereante o mundo, nos tornando miseráveis como consequencia de nosso comportamento. Apenas isto!

  2. Com vontade de voltar a falar

    Com vontade de voltar a falar em teoria de favelizacao, mas nao vou lembrar muito.  So alguns pontos:

    A favela saiu da favela e se estatizou, Nassif.  Ta todo mundo fazendo tudo muito mal e porcamente no Brasil, com destaque para o judiciario.  Mas eh as policias e a politica tambem.  Tudo que tem a ver com o funcionamento DO ESTADO esta favelizado.

    A primeira caracteristica da favelizacao eh a falta de espaco.  Da uma olhada pra midia, por exemplo.  Eh uma favela so, jornalistica, intelectual, comentarial, de qualquer maneira que voce a ver a midia brasileira eh uma favela.

    Me disseram que ja favelizaram o FB em direcao aa extrema direita, por exemplo. e ja nao havia espaco nos jornais e “revistas” de qualquer maneira.  O controle do espaco eh tao grande que ate mesmo um procurador pode confessar que engaveta processos contra tucanos e da seguimento aos processos contra petistas e…  e nada mais.  Ninguem nota a falta de espaco.  A LavaJato eh uma estrondosa falta de espaco exceto pra sigilo de corrupcao tucana, e ja virou favela tambem -como eu disse outro dia, a teoria de completitude da LavaJato somente faz sentido se ela foi arquitetada especificamente para derrubar ambos o governo e a Petrobras.

    A segunda mais importante caracteristica da favelizacao eh a falta de circulacao de dinheiro -no qual o dinheiro pode ser de verdade ou so um gesto legal de favorecimento -de boa vontade.  Quem os teve pra apresentar ate hoje foi o PT.  O PSDB e todos os partidos de direita brasileiros sao uma negacao apos a outra.

    A politica brasileira eh uma favela, literalmente.  A televisao brasileira eh uma favela.  A elite brasileira eh uma fabrica de favelas.  Alguns ministros brasileiros sao uma fabrica de favelas.  A maior parte do judiciario eh uma favela intelectual e funcional.

    Eu poderia continuar, mas ja perdi a paciencia.

  3. Bravo!

    Um artigo que lava a alma.

    Não bastasse a brilhante análise de conjuntura, ler expressões como “(…) do provavelmente mais medíocre governador da história moderna de São Paulo, Geraldo Alckmin.” e “(…) Marina Silva tem a consistência de uma libélula perdida.” não tem prêço.

    Ganhei minha têrça-feira.

  4. O governo tem a  cara da

    O governo tem a  cara da presidente, a mesma que começou dando uma paulada no pib por que estava muto alto e este nunca mais se recuperou, a mesma que queria mudar a regra do salario minimo por que achava o reajuste alto, neste novo governo trrtou criar a aposentadoria walking dead, ou o cidadão morre antes dela acabar ou vira um morto-vivo, alem de corta-las pela metade; e mediocre não foi só o alckimin, a maioria dos ultimos governadores foi ruim, até uns medalhões que a midia tanto gostam de elogiar.

  5. Quer dizer que o problema do

    Quer dizer que o problema do Brasil é a falta de nomes …

    só o mais médicos e a manutenção da valorização do salário mínimo em quadro econômico complicado já dão uma marca ao governo Dilma

    os problemas do lulopetismo são outros, não o gradualismo da redução das desigualdades

    se surgir um syriza brasileiro, que ótimo!

    mas é óbvio que com as regras eleitorais atuais ele, se vitorioso, terá problemas

     

    O problema do Brasil talvez seja a falta de nomes … na mídia, mesmo a “alternativa”

    Tá duro ler os blogs “sujos”, mesmo aqueles que ajudo financeiramente

    A repetição intensiva da mesma ladainha é uma chatice.

  6. Onde não há desencanto em uma

    Onde não há desencanto em uma sociedade imediatista, amorfa e líquida?

    Desencanto domina o mundo em todas as relações, as utopias apagadas pela sedutora sociedade de consumo do neoliberê. As crises mais lá do que cá

    Figuras referenciais onde?

    Me mostrem um referencial na política mundial?

    Putin? Obama?

    Qual o nosso referencial musical nas últimas décadas?

    Caetano? Chico? Alguém novo?

    E na literatura?

    E as sementes plantadas pelo PAC não brotarão?

    Vem tempos bicudos pela frente

    Como não vir se a sociedade mundial está em crise?

    Quem quiser aprofundar:

    http://assisprocura.blogspot.com.br/2014/11/a-procura-do-novo.html

    1. Áh tá certo, voce quer algum

      Áh tá certo, voce quer algum referencial para que a partir dele ergamos um Brasil novo? . . . . Então aí vai. Com o fim do PT e do PSDB, o Brasil se reergue fácil sob a condução dos moderníssimos PMDB, DEM, PFL, PHC, PSOL, PSTU, e mais uma série de Ps que resistirão á hecatombe que o Nassif anuncia . . . . . cara na boa, o Nassif é ótimo jornalista e apresentador, mas como analista político a coisa é meio feia . . . . .

  7. No meu

    No meu ponto de vista, há uma brecha para o alavancamento de uma candidatura de Direita. Não terá fôlego o suficiente para ganhar, mas vai se consolidar. O terreno é fértil, só está faltando uma pessoa com coragem o suficiente para levantar a bandeira.

  8. Perguntas

    “Em 1989 surgiu a surpresa Fernando Collor”. E quem fabricou a “surpresa”, também está na mesma espiral e mais acima?

     

    “Tempos bicudos” seria uma menção cifrada a tempos futuros, com a cara de governos “bicudos”? Quais são mesmo os partidos que têm aves como símbolo?

  9. analise interessante

    Nassif,

    Sua analise se concentra no executivo, no entanto esquece do direção politica que o povo escolheu a direita concervadora. Esse confresso não descreve, ou explicam, a chance dada a Dilma e ao PT, pois o partido foi dissimado.

    As forças de esquerda e o representantes sociais desapareceram, a sociedade reafirmou que queria mudanças conservadoras e não progressistas como afirma. Seria o desenho pefeito se houvesse a eleição de Aecio ou Marina. O caminho para o neoliberalismo. 

    Essas são as premissas que o governo Dilma tem que lidar a partir de 2015. Se é que ela irá terminar….

  10. Grande texto, Nassif.
    Faz

    Grande texto, Nassif.

    Faz tempo que digo, no seio familiar, que a decepção com as instuições públicas significa o fundo do poço.

    E não surge mais  ninguém. Temos que nos agarrar ao Lula como se ele fosse a salvação de tudo e de todos.

    Temos que nos agarrar nos grandes ( pequenos, diante da nossa necessidade) avanços dos últimos 12 anos  como se não houvesse tanta coisa mais pra fazer.

    A humanidade vive um processo de mudança , sem dúvida. E nós ainda lutamos pra impedir o modelo velho de voltar.

    E nesse modelo estão nossas instituições.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  11. Até parece que estamos mesmo…..

    …..em um crise financeira dos anos 80 e 90. A mídia conseguiu enfiar na cabeça do brasileiro um clima igual a estas duas décadas! Apesar de não lembrar, nesta época, de ter lido nada que assemelhase com o que ecrevem hoje. Ficamos contaminados pelo pessimismo Piguento. Até junho de 2013 pareciamos viver no melhor dos mundo, a Dilma era imbatível. Depois da gritaria insana black block e o maior bombardeio midiático que já li sobre o que virou o Brasil, parece que todos foram de alguma maneira contaminados. Até a copa seria um desastre! Mesmo com maior nível de emprego da sua história, salários em alta, consumo positivo, petrobras batendo recordes de produção e investimentos publicos, estão todos achando que o Brasil quebrou. Quebrou onde? Quase 400 bilhões de dolares de reservas cambiais! Dívida relação PIB de 34% quando já chegou a 55%! Inflação na meta! Indices sociais positivos inéditos em sua história!  As ruas lotadas de consumidores, prais lotadas de turistas. Não sei os senhores e senhoras, mas não lembro de nada ainda que assemelhasse aos anos 80 e 90 para tanta desilusão. A não ser é claro a crise hidríca em SP, esta sim, uma hecatombe cujos danos sociais e econômicos serão realmente assustadores. 

    1. Amigo, faço minhas as suas

      Amigo, faço minhas as suas palavras. Comentário perfeito. Quem fala que o Brasil enfrenta hoje uma severa “crise econômica” é porque não viveu ou esqueceu o que foram os anos 80 e 90. Aqueles, sim, tempos bicudos.

    2. Caro Ulisses,perfeito seu

      Caro Ulisses,perfeito seu comentário,o que é mais desolador é a taxa de contaminação pelo coxismo GLOBAL,até pessoas que eu julgava imunes parece que estão se contaminando.Mas,tomara que seja só uma febre passageira.

    3. Ulisses

      Vc, por acaso leu meus pensamentos ? kkk .O que vc disse é exatamente o que penso, sem tirar nem por. É o negativismo contaminando a tudo e a todos. Só a Mulher Raínha Dilma para dar um jeito ?  Quem deu a ela esse poder todo? Alguma fada má?Onde estão os outros 2 poderes ? tb já foram contaminados ? E seus Ministros e conselheiros ? e os Governadores e suas Assembléias ? Onde os Prefeitos e suas câmaras ? Onde está a oposição que nada faz além de querer dar um passa-fora na Presidente, juntamente com os Coligacionados (existe este palavrão? ou estou criando agora?). O pior é que estão conseguindo, até com fogo-amigo (?) de seu partido – vide Marta – Esqueceram o Brasil , pobre país, que, pelo jeito está voltando a 1964 ou antes disso. E tudo culpa da Escarlate Búlgara – ou seria Bugra? mais ninguem , ou melhor, deste partido ordinário chamado PT, formado por CORJAS, QUADRILHAS, etc. Tá difícil “Seo” Nassif ! Só uma bomba atômica para resolver.

    4. (Sem título)

      https://mahideia.files.wordpress.com/2011/07/palmas.png

      Para que as transformações que estão ocorrendo no Brasil se tornem claras e percebidas é preciso que o governo:

      1) Estabeleça o contato diário com a população;

      2) Torne claro a sua ideologia;

      3) Explique as políticas implantadas;

      4) Mesmo convergindo com a sua base disforme e antagônica, estabeleça o seu lado político;

      5) Aponte com clareza os novos rumos;

      6) Que a presidenta, o  Ministro  da Casa Civil, o chefe das relações institucionais e todos os demais Ministros façam política e deixem a gestão para os funcionários dos ministérios;

      7) Dê atenção as novas formas de comunicação e aos novos grupos de formação de opinião;

      8) Se antecipe aos movimentos “macartistas” da imprensa.

    5. Boa Ulisses…

      Aqui em Itapema, SC eu corroboro a opinião que esta crise é, no mínimo, um pouco estranha.. Talvez como diz o Assis, ela é relativa…

      Aqui no litoral de SC:

      > Temporada ótima.. Com muitos alguéis de veraneio…

      > O natal foi BOM.. (para nao estarmos em “crise”, nao precisa ser ótimo todo ano, precisa?)

      > O setor de construção cicil está bombando (venha pra cá e confirme), mesmo que estes “empresários” tenham votado em sua maioria, no Aécio, eles decidiram investir milhões em empreendimentos… Será que é por acreditarem que o PT iria perder no último pleito? Óbvio que não… Nem se chega a este mérito/questão…

      > Emprego aqui, o que pode-se dizer de um estado que ficou em 2o. lugar no mundo, atrás apenas de Cingapura?

      > Supermercados é uma questão a parte… Nunca se viu tao cheios… Lotados.. Funcionários nao deram conta nos dias de pico.. As prateleiras e gondolas esvaziavam-se numa velocidade surpreendente!

      Um dos grupos do setor aqui, o “Koch”, em 15 anos, virou uma potência..
      Possuem jato , helicoptero, frotas de caminhões, terrenos e áreas industriais compradas, valendo algumas dezenas de milhões… Em 15 anos meus amigos… q u i n z e   a n o s…

      > As faxineiras aqui estão cobrando 150 – 180 reais por 3, 4 horas..
      Fazem 10 mil reais por mês FACIL na temporada…

      > Temos um aeroporto particular aqui, condomínio de aviões, que quase congestiona pro estes dias…

      Fora isso.. A BMW está abrindo uma filial/fábrica ha apenas 2 horas daqui… Impressionante como esses alemães jogam dinheiro fora neste paizinho sem vergonha e corrupto né? (deve ser porque alemão tem fama de rasgar dinheiro mesmo…)

      (PS: Alias…, lembro também que a Land Rover está construindo sua primeira filial/fábrica, fora do Brasil, no RJ..)

      Realmente… O Brasil é um país QUEBRADO…

      (Dica: Trabalhem, instruem-se.. valorizem literatura, teatro, artes…, e nao assistam tanta TV ou leiam jornais… Existe vida (e boa) fora disso…)
       

    6. E O Pior, Agora Obsequiosamente Muda.

      A mídia continua a mesma e compreendemos claramente suas razões, já o governo não dá para comprender pois permanece no segundo mandato sem comunicação, com a eleita pelo PT e aliados, insistindo em não fazer política, em  comunicar-se diretamente com os cidadãos e com as bases sociais e do partido, para assim romper o cerco imposto pela ditadura da informação, do monopólio da mídia familiar, e o pior, agora obsequiosamente muda.  

    7. Polemizando…

      Ulisses, vou polemizar porque costumo mais concordar do que discordar de ti…

      Eu também vi o que vc viu aí em Santa Catarina, e mais, vejo com vergonha alheia, que os que mais reclamam têm apartamento próprio, dois carros na garagem e viajam nas férias. Os pobres não reclamam tanto quanto a “coxinholândia”, e vivem com mais dignidade.

      Porém, se não houvessem ajustes econômicos a fazer, Dilma não teria aberto a temporada de maldades econômicas e tungas… Cá entre nós, ter 18 meses de carteira assinada para ter direito a seguro desemprego, reduzir para 50% e estabelecer limite de idade e não tempo de casamento para pagamento de pensão por morte de milhares de pessoas, e ainda justificar isto porque ocorre uma minoria de fraudes, só mesmo petista roxo para acreditar*… A escolha de Levy e boa parte do ministério comprova este fato, quer seja, Dilma ACREDITA NA CRISE, não eu ou você.

      A verdade é que se perderam oportunidades, desde o governo Lula, e abrir o novo governo com mais pragmatismo, só vai levar o PT a fazer o governo que os tucanos fariam. Olha quem vai ter maioria no Congresso, e ve se Eduardo Cunha e seu PMDB não podem levar a presidência do Congresso e a humilhação para o governo. Que porra de aliado é este? Engolir isto sob a justificativa de que?

      O PT ajudou os pobres, deu um outro padrão de vida às classes baixas, melhorou a infra estrutura voltada para o povo, mas a maior parte disso ocorreu nos primeiros anos do governo Lula. E agora o que fazer? Não acontece nada de novo, agora só se joga na defesa retórica. Parece que o próximo passo será regredir ao governo que o PSDB faria.

      No passado perdi dinheiro, arrisquei emprego, ajudei (poderia ter ajudado mais, sou um pouco “boa vida”, confesso) a pôr um governo de um partido diferente, que poderia mudar a lógica da política no Brasil, para agora escutar “veja bem”? Só agora descobriram que a nossa legislação eleitoral é uma porcaria (mas não dá prá mudar devido a correlação de forças…), a economia está ótima (mas tem que mudar e está mudando devido a uma crise inventada?), a reforma política é urgente (mas a correlação de forças…), a regulação da mídia se faz necessária, no governo anterior da mesma presidentA (não sei porque esta letra é importante…) não era, mas de novo, a correlação de forças… A corrupção faz parte do poder então temos corruptos (mas os outros também têm… puxa!). As campanhas salarias são todas obliteradas porque ganhamos muito bem? E eu sou obrigado a acreditar nesta bobagem só para alimentar pelegos? Até nas pequenas grandes coisas do dia a dia, por exemplo, as CIPAS semi paradas por imposições gerenciais nas empresas estatais do governo dos trabalhadores?

      O PIG é uma merda, mas ele não é o mundo. Por acaso quem ganhou as eleições?

      A lista é imensa… Talvez porque sou um técnico executante, certo ou errado, tenho padrões e procedimentos mínimos para tudo. Para amizades, para pessoas, para o casamento, para as coisas da vida. Como todos posso até tergiversar em algumas situações, ou ser pragmático em muitas coisas e fatos, mas não tanto assim. Sou exigente sim, a começar comigo mesmo. Infelizmente esse governo está abaixo do MEU padrão mínimo de voto, com todas as imperfeições pessoais que eu possa ter. E se não tem outro em quem votar, eu não voto em ninguém… Como disse no box anterior, eu trabalho desde o Geisel e sobrevivi…

      É lógico que você poderá interpor toda uma lista de boas ações deste governo, mas me parece que para cada boa ação, há uma má ação correspondente, ou seja, um padrão de conduta 50% para bom (ou mau). Para mim esse é um índice bem baixinho… Mas vamos conversando…

      Um abraço.

       

      *Veja bem, uma(um) viúva(o) com 45 anos de idade e dois anos de casamento recebe pensão por toda a vida, uma(um) viúva(o) com 43 anos e 23 anos de casamento receberá por 15 anos, é simplesmente ridículo. Onde está a justiça? Onde está o combate a fraude? E vc acompanhou que houve mais…

  12. Nesse artigo, me surpreende

    Nesse artigo, me surpreende que Nassif ainda tenha a esperança de esperar pela surpresa que seria a metamorfose de Dilma em uma estadista à altura dos desafios pesadíssimos de agora. Se o governo dela chegar ao final com a economia com baixo crescimento, mas sem desemprego alto, vamos agradecer aos deuses.

  13. Este é um país que vai pra frente

    Acho que estamos no segundo semestre de 1963, sendo o PT equivalente ao PTB, o PMDB equivalente ao PSD e o PSDB equivalente a UDN. Ocorre que a UDN governou o país por oito anos travestida de PSDB, entregou tudo o que conseguiu entregar e criou ou aprofundou os fulcros de desgraças que teremos de lidar por décadas, sem solução a vista. Sendo assim, forçosamente a espiral terá de seguir em frente, ou pra trás. O jornalista Luiz Franzim disse-me que estamos em 1930, ainda lidando com os desdobramentos daqueles acontecimentos. Sei lá, talvez o marqueteiro João Santada, via agência PT de propaganda política,  tenha algum produto novo para o mercado eleitoral. Como o Titanic a economia mundial um dia vai afundar de vez, é a dinâmica do capitalismo, e também como o Titanic e não haverá botes salva-vidas para todos.

  14. Este é um país que vai pra frente

    Acho que estamos no segundo semestre de 1963, sendo o PT equivalente ao PTB, o PMDB equivalente ao PSD e o PSDB equivalente a UDN. Ocorre que a UDN governou o país por oito anos travestida de PSDB, entregou tudo o que conseguiu entregar e criou ou aprofundou os fulcros de desgraças que teremos de lidar por décadas, sem solução a vista. Sendo assim, forçosamente a espiral terá de seguir em frente, ou pra trás. O jornalista Luiz Franzim disse-me que estamos em 1930, ainda lidando com os desdobramentos daqueles acontecimentos. Sei lá, talvez o marqueteiro João Santada, via agência PT de propaganda política,  tenha algum produto novo para o mercado eleitoral. Como o Titanic a economia mundial um dia vai afundar de vez, é a dinâmica do capitalismo, e também como o Titanic e não haverá botes salva-vidas para todos.

  15. O grande risco político do

    O grande risco político do péssimo governo Dilme é uma “Sãopaulização” do Brasil: ou seja, o PSDB voltar ao poder e passar a governar como em SP, com o apoio irrestrito dos meios de comunicação, que não lhe fazem uma crítica sequer e escondem a incompetência gerencial daquele partido.

    O governo de DIlme é tão ruim que quase entregou de bandeja o poder para a playboy carioca. Como será em 2018?

  16. Comentário
    Ausência de Líderes e Falta de Projetos de Governo:

    Será que a sociedade está ansiando envolver-se em algum projeto desenvolvimentista coletivo liderada por um Hitler, um Mussolini, ou quiçá, por um Perón, Chávez ou um Getúlio? Ou estará muito mais interessada egoisticamente no seu progresso pessoal, sem se preocupar com o desenvolvimento coletivo, tão comum nas sociedades que possibilitam homens e mulheres de viverem com os frutos do seu trabalho, sem necessidade de se agregar em clãs tipo família, partidos, religião, sindicatos, etc.?

    Falta de Perspectivas e Radicalização Social:

    O fenômeno atinge jovens da classe média alta: Mauricinhos, coxinhas e assemelhados, embora seja capaz de recrutar revoltados das classes mais desprovidas. Muito mais um fenômeno criado pela internet e os novos meios de comunicação do que um sentimento que brote no seio da sociedade como um todo. È incentivado também por uma mídia parcial, totalmente desprovida de senso de responsabilidade e internacionalista nos seus interesses, para não dizer entreguista.

    Desencanto, Crise da Falta de Água e Desequilíbrios Econômicos:

    A falta de planejamento, a falta de criatividade, para encontrar soluções eficientes, sem cair no mesmismo das soluções neoliberais e tipo FMI, desgasta a imagem dos governantes. Tanto de um partido quanto do outro, mesmo que por motivos diferentes.

  17. Há líderes!

    No PSB, no PMDB… Campos seria essa novidade, esse líder que não veio, mas temos Paulo Hartung, Cristovam, Lucas Velloso (bons ex-governadores) ou até Reguffe!

  18. Após cada um dos incontáveis

    Após cada um dos incontáveis percalços nacionais havia ainda a possibilidade da esquerda assumir o poder e levar a cabo as transformações necessárias para o desenvolvimento.

    O motivo do desencanto então não é o retorno a 89, é o fato de não existir mais A ÚNICA alternativa. O fracasso do PT no poder é monumental portanto porque arrasta consigo toda a dimensão política à esquerda. Fim da “esprança” de país justo…

    .

    É notória a fixação da blogosfera lulista com o PSDB e o PIG. Embora não consiga entender bem os motivos, desconfio que há aí um fator geracional: o desejo de vida daqueles que viveram os sessentas e setentas em “vencer o inimigo e tomar o poder”.

    Abre aspas, em algumas discussões, talvez a provar essa paixão pelo “inimigo”, notam-se comentários tais como este: “se o Lula não fizer desta forma o derrubam! (quem, as forças do mal?)”. E, ainda, não surpreende que a explicação da prática política adotada até hoje seja a “governabilidade”.

    O motivo do excerto inicialmente banal é não se realizar grave avaliação crítica do conjunto da obra levando-se em conta o PT, sua incompetência e despreparo para governar. Soaria como se fosse “deslealdade”, “traição”.

    Nem que a vaca tussa nota-se a tão necessária compreensão dos equívocos cometidos para daí em diante, talvez, a chance de retomada.

    Entretanto, toca a mesma toada sempre: PSDB, PIG, PSDB, PIG… 

    Sem se dar conta de que todos os partidos conservadores e quase toda a imprensa estão onde sempre estiveram, defendem o que sempre defenderam, atacam quem sempre atacaram. Continuarão exatamente deste mesmo modo – ou até pior – eternamente.

    .

    A questão central irrespondida permanece: a perda da oportunidade de mudança disponível nos últimos doze anos.

     

    1.   Luiz, a meu ver o problema

        Luiz, a meu ver o problema é justamente o governo Dilma se distanciar do que seria um projeto de país elaborado pelo PT.

        Dilma veio e irá, o PT ficará.

  19. Corroboro…

    Nestes últimos dias fiz comentários “picadinhos” em posts dizendo exatamente o que sintetizaste no texto. O momento é “nervoso” e não só iremos observar, mas sim vivenciaremos os acontecimentos na própria carne…

    Viver de um “Lula lá” em 2018 me dá uma tristeza danada, mesmo sabendo que ele é muito melhor que a Dilma, apenas acho que deveriam haver mais outras boas alternativas. Os que me lêem sabem que detesto idolatrias, elas cegam, e Lula já virou uma prá muita gente, algumas que respeito. Por outro lado, entregar o governo para o incopetente PSDB e sua blindagem midiática será um retrocesso político econômico estrondoso.

    Fé e confiança serão mais que necessários para o zé povinho nos tempos que virão… Pessoalmente procuro lembrar que econômicamente sobrevivo aos presidentes desde o Geisel, e quero sobreviver (e vou) a mais alguns, rs.

    Um abraço.

    1. Sérgio, Infelizmente, nos faltam líderes políticos de verdade.

      Quando me refiro a líderes políticos de verdade, pode ser o exemplo do Lula, que tem seguidores porque tem uma história tanto de vida, quanto de gestão (pode-se questionar os métodos, mas tem resultados a mostrar). Sinceramente, torço para que surja uma nova liderança política que possa ser uma alternativa a essa polarização. Enquanto isso, se me apresentarem como alternativas tucanos ou lula, ainda prefiro o segundo. Conhecemos bem os dois e por isso temos que continuar nesta toada de “menos pior”. Um dia até o Ciro Gomes pareceu uma boa alternativa, mas desvaneceu pelo caminho. E convenhamos, com o descrédito da classe política partidária, tá difícil, mas continuo tendo esperança que desses mais de 200 milhões de brasileiros, há de surgir uma liderança que comece um novo jeito de fazer política e conduzir este nosso tão amado país ao desenvolvimento que tanto perseguimos.

  20. Quando a Assembléia Nacional

    Quando a Assembléia Nacional Constituinte elaborou nossa CF, pelo fato de termos, então, saído de um regime de exceção, inseriu diversos direitos que deveriam constar de legislação infra-constitucional, além de deixar diversos tópícos para serem regulamentados futuramente, senão teria que alterar substancialmente o direito pátrio.

    Infelizmente o que se vê é um novo Código Civil, que revogou tão somente o de 1916 e a primeira parte do Código Comercial e deixou uma miscelânea de leis esparsas e até mesmo conflitante.

    Podem anotar o ocorrido com o Código Civil vai ocorrer com o Código de Processo Civil: Tanto tempo em trâmite no Congresso que será promulgado com direitos ultrapassados, já normatizado leis ordinárias promulgadas durante sua elaboração.

    Creio que atualmente poderíamos ter um direito que não dependesse tanto da CF. 

     

  21. Tempos difíceis pela

    Tempos difíceis pela frente… momento delicado.

    Achei muito boa definição do governador de SP.

    Faltou citar a crise energética, com a indústria andando pra trás falta energia, imagina se ela estivesse crescendo. E isso não tem como negar que tem o dedo da sra. Dilma.

    As medidas apresentadas pelo governo nesses vinte e poucos dias de 2015 mostram que os penalisados serão os trabalhadores com perda de poder aquisitivo, desemprego, caos (água e energia) e aumento de impostos sem a devida contrapartida do governo. O pavil está acesso, temos políticos cúmplices disso tudo que com certeza podem tirar vantagem da situação.

    Lula em 2018? Será?? Lula sempre se esquivou dos escândalos do seu governo, em 2018 teria um enorme abacaxi pra descascar, renderia até um novo filme, “Lula, o filho do Brasil parte II – O império contra ataca” =).

  22. AT: tentei colocar cinco

    AT: tentei colocar cinco estrelas para o teu comentário, mas não entraram. Concordo contigo, somos uns derrotaos antes mesmo de lutar. A urubologia parece ser nossa especialidade. O país tem avançado em tantas coisas boas que jamais haviam sido pensadas em acontecer, mas  não merecemos ser grandes. Não lutamos, entregamos no primeiro sustinho. SP está contaminando o país com suas aberrações, seus urubus, seus eleitores que padecem do “meu inimigo é meu amigo”. Queremos sofrer, precisamos sofrer, é mais ou menos assim que nosso cidadão se comporta para ser a vítima eterna,. Nosso jornalismo catanho faz isso com as mentes vulneráveis. Optamos pelo sofrimento e não pela  luta por um país melhor. Nossa negatividade é impressionante. O cidadão brasileiro, como disse alguém, é bipolar. Para festas, presente, para luta pelo país, ausente. O que esperar de um povo que só descobriu que o país é corrupto apenas a partir de 2203? E que é bombardeado pela mídia que seu país não presta, sem que perceba que o país é ele mesmo, cidadão. É, parece que nos especializamos em urubologia, mesmo.

    1. JANES

      Essa sua frase valeu todo o texto: “E que é bombardeado pela mídia que seu país não presta, sem que perceba que o país é ele mesmo, cidadão.”

      Vemos no nosso país essa crise de identidade. Brasileiros, adjetivando, a si mesmos, como se fora outra pessoa. Fala-se do país como se estivessem em órbita. O mal, se vier, vem para nós, assim como o bem. Coloquei o mal antes porque a ciencia da moda é a que voce destacou: URUBULOGIA, que se houvesse cadeira em universidades, uns 50 milhões de interessados se apresentariam para cursar.

      Torço que estejamos errados.

    1. Sei não, creio que a vitória

      Sei não, creio que a vitória de Eduardo Cunha , se ocorrer, vai ser um vexame contornável por algumas caras concessòes. E o barco seguirá.

  23. Planejamento estratégico e reforma política

    Goste-se ou não, PT e PSDB dominaram o cenário político nas últimas décadas por terem sido as únicas agremiações com propostas consistentes para o país naquele período turbulento que se seguiu ao final do regime militar.

    Entre 1985 e 1990 surgiram partidos e propostas para todos os gostos. A eleição de 1989 teve 21 candidatos a presidente. A maioria ficou por ali mesmo. Collor e Ulysses duraram três anos. Brizola, pouco mais que isso. Maluf durou dez, mas com expressão meramente regional. Sobraram PT e PSDB.

    A grande contribuição do PSDB foi a estabilização da economia. Sua contribuição terminou aí. Coube ao PT a próxima conquista: a redução da desigualdade e o lançamento das bases para o desenvolvimento.

    Pode ser que essa contribuição esteja se encerrando também, pelo fato de a gestão do partido não estar sendo capaz de dar uma sequência clara e organizada a esse ciclo de desenvolvimento e inclusão.

    Mas pode ser que não.

    A meu ver, o grande entrave para que o país avance não é a falta de planejamento estratégico. Esta falta é uma causa, sim; mas talvez seja, ao mesmo tempo, um sintoma do atraso do arcabouço institucional da nossa democracia. Nas condições atuais, com o poder dos partidos políticos sendo exercido de maneira perversa, é extremamente difícil governar decentemente, sobretudo em tempos de escassez – que requerem escolhas, já que não dá para agradar todo mundo. E aí, se eu não tiver o meu, você não governa. É dureza conseguir ser estrategista assim.

    A presidente percebe bastante claramente onde está o nó. Se vai conseguir fazer a coisa andar, no sentido de uma reforma política, já não sei. Mas não vejo como seguir adiante sem mexer na forma como Legislativo e Executivo se relacionam. Não dá para fazer isso em seis meses, mas se não se der início à tarefa, e rápido, algum salvador da pátria não vai demorar a aparecer. E já sabemos que isso nunca termina bem.

  24. A volta do pêndulo e os tempos de pré-Collor

    O problema é que o Brasil se esquece do que passou, ou melhor do que está como exemplo de “governo” em São Paulo… Por outro lado nós brasileiros em sua maioria, não buscamos nos esclarecer e formar nossas próprias ideias,daí muitos se submetem a ser “dirigidos” por essa mídia facista que só se preocupa em mostrar o lado negativo deste governo, e se esquecem do que fora o psdb.Não estou dizendo que está perfeito, longe disso, todavia é irritante os destaques sensacionalistas que o pig maleficamente os apresentam. Todos falam de ética e esquecem que ela não está ligada apenas ao dinheiro, mas à atidudes de decência, algo desconhecido desta mídia facista

  25. A VOLTA DE LULA/ACHO IMPROVÁVEL

    Na minha modesta opinião, acho que o nosso querido Lula, não mais concorrerá ao cargo de Presidente da República. O Partido dos Trabalhadores possui alternativas de renovação dentro da sua base que poderão servir de base para 2018. Sou eleitor do Lula desde a primeira hora, votei em Dilma por duas vezes devido a presença do mesmo no palanque e acho que dentro da base de renovação do Partido dos Trabalhadores, o nome que Lula indicar, será meu preferido. Sou de origem pobre, graças ao meu grande pai (que Deus o tenha), consegui graduação em plena revolução. Acho que nunca na história desse País, vamos voltar a ter um Presidente com a determinação e vontade política de beneficiar os menos favorecidos, igual o nosso eterno Presidente, o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva. Sou pernambucano e radicado na Bahia a quase quarenta anos e se pudesse escolher uma figura do Partido dos Trabalhadores para 2018, com certeza e sem pestanejar, escolheria o Wagner, principalmente por se tratar de um articulador político muito bom, se parecendo bastante com o Lula nesse quesito.

  26. É muito pessimismo. Quando o

    É muito pessimismo. Quando o jogo parece perdido, pode surgir uma jogada que consiga reverter a derrota em estonteante vitória.

    1. Sei não…

      Sei não Cafezá, acho que o que vc disse vale para eleição. Já para 4 anos de governo, tomando decisões políticas e econômicas de curto e de longo prazo, o maturamento das medidas adotadas e suas consequências só impactam com o tempo.

      E como disse o Nassif, cadê as políticas públicas e os líderes que irão implementá-las? O que vimos até agora foi, da parte do governo, tungas nos trabalhadores, da parte das oposições, o aprofundamento da tunga com claro objetivo de “colá-la” no atual governo.

      Mas acredite, eu quero estar errado!

      Um abraço.

  27. Então, uma proposta: PELO FIM DO EMPREGO E DO DESEMPREGO!

    Está na hora de se acabar com o regime de trabalho baseado em patrões/empregados, que substituiu o sistema senhores/escravos.
    Tem que ser proibida a contratação de pessoas físicas. Só empresas deverão poder fornecer serviços, e só a mão de obra de seus sócios e associados. Devemos transformar sindicatos em cooperativas de trabalho que enxuguem TODA a mão de obra de uma região, calculem suas despesas e dividam este valor pela mão de obra ativa no momento. Se as empresas contratantes não quiserem mais mão de obra, o custo dos trabalhadores ativos automaticamente vai subir. COM O FIM DO EMPREGO, ACABA AUTOMATICAMENTE O DESEMPREGO. De quebra, se desarmam as crises cíclicas do capitalismo e se democratizam as relações dentro das empresas. O trabalhador trabalhará para si próprio, não para o patrão.

    1. Talvez impossível

      Caro meiradarocha, não sei para qual tipo de economia nos levaria essa mudança por vc proposta, inclusive porque exigiria estudos teóricos e empíricos de vários economistas. Mas uma certeza eu tenho, seria o fim do capitalismo e do lucro fácil do rentismo, então no momento atual da nossa civilização, onde o ultra liberalismo é hegemônico até na cabeça de boa parte da classe trabalhadora, esse método de produção e emprego não tem condições de acontecer. Principalmente não vejo as classes médias pensando minimamente nessas ideias, seria necessária toda uma consciência econômica nova, inclusive introduzida nas escolas. E parodiando Milton Santos: “quando a cultura econômica e suas justificativas é dada pelos grilhões de uma lógica mercadista cujo interesse maior vem da classe patronal, o sonho do peão é ser o patrão.”

      Um abraço.

    2. simples e direto

      Assim como os Srs do Engenho não queriam a abolição dos escravos, os capitalistas tambem não desejam a abolição da classe trabalhadora. Gostei da tua colocação, Meira

  28. Onde começa e onde acaba o espiral?

    Lembrando que o seu espiral acabou com a queda do Color, que esta de volta a vida politica, e que por sua queda vieram pessoas que deram outro formato para o país ( Itamar é quem derrubou a inflação ) e que as vezes temos bons nomes na politica ( ex TST Joaquim Barbosa ) sufocado sem espaço para poder ajudar a todas, levantem seu passado que teremos uma previsão de um futuro.

  29. Os grandes intelectuais do momento, por Juremir Machado

    Piketty, Chomsky, Krugman, Stiglitz.

    A inteligência contra a burrice.

    Batem os dentes dos conservadores.

    Quanto menos entendem, mais gritam.

    Mentem, desmentem, manipulam e perdem.

    O capitalismo não para de concentrar riqueza.

    Ah, como é doce a vida quando grandes intelectuais desmontam mitologias.

    Ousa saber.

    Às Luzes!

  30. A volta do pênduloe os tempos de pré-Collor

    Prezado Nassif,

    Se o preblema da água fosse somente uma incomPTencia do governador de São Paulo o problema seria muito simples de ser resolvido. O problema da água é de todo o país com excessão dos estados da região sul. Por isto se esta situação continuar, não teremos energia elétrica e este desgoverno que ficou brincando com a sustentabilidade, transformando grandes reservatórios em usinas a fio d´água e não construindo as linhas de transmissão necessária para a transmissão da energia elétrica nos jogou neste buraco sem fim. O fato de termos tido a pouco tempo a eminência de um apagãp mostra bem isto. Para quem entende um pouco de eletricidade, o fato da frequencia haver caido, significa que o consumo de energia elétrica estava maior que o da geração e isto funciona como um freio nos geradores, por isto, a ONS mandou as concessionárias desligarem a as cargas (os consumidores). Então, o senhor que sempre defendeu este desgoverno nos explique como este país crescerá sme água e sem energia elétrica? Não havendo água nãp haverá produção agrícola, não haverá produção industrial, não haverá energia elétrica, não haverá emprego e ninguem pagará por impostos. Serão as TREVAS.

    1.   Ou você é ignorante ou

        Ou você é ignorante ou escreve o que escreve por má-fé.

        Quer dizer em em SP a falta da água é ato de Deus, mas no resto do país é culpa de Dilma? Tenha senso do ridículo, por favor.

  31. A volta do pêndulo e os

    A volta do pêndulo e os tempos pré-Collor

    O assassinato político das lideranças petistas foi realizado com um sucesso estonteante, empobreceu a política, violentou as leis, acirrou o discurso de ódio e impediu avanços para um pacto nacional, chega-se ao ponto de que Eduardo Cunha, que sequer devia estar no congresso, possa vir a ser o 3º homem da República, a mídia aviltou a política a tal ponto que o descrédito grassa. Todos os grandes nomes do PT foram sendo assassinados fisicamente ou políticamente, uma nova geração está sendo desenvolvida, mas o tempo é curto e não se cria um José Dirceu, um Gushiken, um Celso Daniel, um Carlinhos, ou um Genoíno Neto de uma hora para outra, sem esquecer daqueles que a luta de egos, fratrícida, dentro do PT empurrou para o lado e isolados tornaram-se o que não queriam ou almejavam, mas pela primeira vez estão conseguindo esgarçar o Partido dos Trabalhadores, espera-se que  Fernando Haddad, Rui Costa, Fernando Pimentel, Wellinton Dias, e a própria Dilma tragam novos ares áo PT. Dilma deve recuar das medidas que afetam negativamente a classe trabalhadora, sob o risco do titulo da matéria estar correto, por gestos como estes o PSOE (Partido Socialista Espanhol) perdeu seu eleitorado deixando o caminho aberto para o PP (Partido Popular) que esta fazendo um estrago monumental na econômia espanhola e destruindo direitos civis e conquistas sociais históricas, mas ainda ha chances de se corrigir rumos, vamos aguardar o que reserva o saco de bondades, afinal de contas a Política tem seu próprio tempo.

    1. Que lideranças Petistas,

      Que lideranças Petistas, estúpido? Aquelas que estão presas “inocentemente”? Ou aquelas que envergonham o país, por envolvimento com os escãndalos de corrupção? Por favor…chega de cegueira idiota..não há mais liderança política em nenhm  partido. as boas, sairam de cena, por causa do cheiro fétido dessa bandidagem que está no congresso.

  32. RENOVAÇÃO

    SERÁ QUE O PIG VAI CONSEGUIR LENATAR OUTRO CAÇADOR DE MARAJAS?????

    OU SERÁ QUE VAI LANÇAR GILMAR MENDES PARA PRESIDENTE  KKKKKKKK

    ESSE FILME JÁ ESTÁ MUITO VELHO MAS É ASSIM QUE O PIG PENSA,SE O PT CONTINUAR  COM ESTE PROJETO DE REGULAMENTAÇÃO DA MIDIA OS TEMPOS DIFICEIS FICARÃO MAIS DIFICEIS, QUEM VIVER VERÁ. 

  33. Na Torre Pôs-se a Calar…

    Por uma boa causa (“Acorda Dilma, antes que seja tarde”) e com a devida compreensão e perdão de Alphonsus Guimaraens, onde quer que esteja:

    Quando Dilma enlouqueceu,

    Pôs-se na torre a sonhar…

    Via um João Mercadante no céu,

    Via outro Aloisio Santana no mar.

     

    No sonho em que se perdeu,

    Bastou-se toda em errar…

    Queria subir ao céu,

    Queria descer ao mar…

     

    E, no desvario seu,

    Na torre pôs-se a calar…

    Achava-se perto do céu,

    Achava-se longe do mar…

     

    E como um anjo pendeu

    As asas para voar…

    Com o João Mercadante do céu,

    Com o Aloisio Santana do mar…

     

    As asas que Lula não lhe deu

    Ruflaram de par em par…

    Sua alma subiu ao céu,

    Seu corpo desceu ao mar…

    1.   A mídia tem falado da

        A mídia tem falado da abissal incompetência administrativa do PSDB ou você continua enxergando com um olho só?

        Haja “competência”…

    1. Calma, com o fim do PT e do

      Calma, com o fim do PT e do PSDB o Brasil será salvo pelos PMDB, DEM, PFL, PSOL, PSTU, PHCSSTUGDDTH, e o novíssimo Partido Integralista da Terra com o Universo, o PITÚ . . . . .

  34. E das cinzas surgirão os

    E das cinzas surgirão os partidos novos. A política brasileira por fim será então salva por toda esta nova concepção partidária dos novíssimos, PMDB, DEM, PFL, PSOL, PSTU, PXK, LJO, e o Partido Alienígena de Volta à Andrômeda . . . . Nassif é ótimo como jornalista e apresentador, mas como analista político hummmmmmmmmm . . . . . 

  35.  A forma mais simples de se

     A forma mais simples de se acabar com a corrupção, mentora e algoz de todas as mazelas nesse país, é o simples ato de ir às urnas e votar, votar consciente, ou melhor, NÃO votar em ninguém. Talvez dessa forma a voz do povo possa ser ouvida, talvez dessa forma o poder realmente possa emanar do povo para o povo.

    “Antes de mudar a postura dos governos, havemos de mudar a mentalidade do povo.”

  36. Brasil sem ideias e sem planejamento

    O neoliberalismo de Collor e principalmente de FHC destruíram a capacidade estatal de planejar que antes tinha levado o país a se desenvolver desde Getúlio, passando por JK e os governos militares (que foram péssimos no campo dos direitos humanos e na distribuição de renda, mas convenhamos que tinham um projeto para o Brasil).

    O PT por sua vez, quando chegou ao poder não criou nenhum projeto que tirasse o páis desse atoleiro neoliberal, que diminuisse o risco Brasil para tornar as indúsrias brasileiras competitivas. Claro que o PT não tem culpa por 500 anos de atraso do Brasil, mas poderia ter implantado um projeto de desenvolvimento econômico juntamente com as diminuição das desigualdades sociais, implantado uma social-democracia que existe somente na sigla do partido dos tucanos.

    A oposição por sua vez não tem projeto algum para o Brasil, apenas o velho neoliberalismo que está detonando a Europa e os EUA, ou seja, a distribuição das riquezas nacionais nas mãos dos seus amigos e das multinacionais. 

    Está faltando um Getúlio Vargas ou um JK, nossos políticos com raras excessões são medíocres e estão apenas interessados nos seus bolsos, já que a maioria são lobistas e não estão nem aí para o País e nem para o seu povo.

  37. Sentir vergonha!!!

    Falta ao país uma visão estratégica a médio e longo prazo.

    Vivemos de realizações emergenciais, apagar o fogo, mas a sociedade brasileira não tem condições nenhuma de melhorar o país. A corrupção está no DNA do brasileiro, em todas as classes sociais, em todos os setores.

    Um leitor declarou que votou no LULA e na DILMA, lamentável!!!

    E vamos seguir com o jeitinho brasileiro… O que mais assusta é a tentativa de implantar de fato o Comunismo no Brasil…aí meu amigo, estaremos entregues ao malígno.

    1.   Implantar o comunismo…

        Implantar o comunismo… meu deus, onde você viu isso??? Meu querido, estamos é sofrendo com o capitalismo SELVAGEM, do tipo que faz a SABESP distribuir dividendos em NY mas não em construir novos reservatórios, e você vem falar em comunismo???

        ACOOOOORDA. O problema é outro, e você quer o quê, que declarem voto em Aécio e Alckmin??

      1. Será

        Amigão, será que a culpa é do “capitalismo selvagem”? Será que não estamos sendo impelidos a lutar contra o terror instaurado pela presença de um inimigo invisível? Será que a culpa é do capitalismo selvagem ou da falta de ética e de boas práticas administrativas por parte dos governos? Será que a culpa é do capitalismo ou do Estado, que apesar da carga brutal de impostos que gera recordes de arrecadação, não investe e não reverte os valores arrecadados a favor do cidadão? A culpa é do capitalismo, das elites, dos grandes milionários, ou da corrupção desenfreada  e da classe politíca que se comporta como se cada politico fosse um rei soberano que governa e usurpa o país de acordo com sua vontade?

    2. Bebeu?

      O Sr. vive num país mais capitalista que a maioria dos países do mundo, onde 89% do capital circulante é de origem privada, onde se pode abrir uma padaria em frente a outra num capitalismo mais que selvagem, e acha que o “problema” é a implantação do comunismo? Não dá para “amolecer” contigo, o problema do Brasil é gente com a sua ignorância política… Meu Deus ao lê-lo fico chocado, com um sentimento de desesperança e… vergonha alheia!

       

      1. Esse Sergio T., é mais um dos

        Esse Sergio T., é mais um dos alienados que leem apenas sites financiados pelo governo, inclusive este. Mas o caminho para o comunismo está a todo vapor, vá se informar sobre o que é o Foro de S.PAulo, a UNASUL. Em 1990, a União Soviética foi desfeita e começaram o movimento na America Latina através do Foro de S.PAulo e atualmente estão conseguindo eleger e reeleger os seus escolhidos, na base das fraudes eleitorais e dinheiro nosso. 

        1. Esse Beto…

          Esse Beto é só mais um dos alienados que lêem um astrólogo psicótico com ideias tão burras, que fazem protozoários parecerem inteligentes. O coitadinho precisa viver e ler muito para atingir alguma coisa entre uma minhoca e uma môsca.

          Beto, você é uma vergonha para a raça humana… O Foro de São Paulo vai te pegar Beto… Corre Beto!

          PS: Pô Nassif, a coisa anda feia mesmo, hoje os robozinhos estão num nível tenebroso, kkk. Caso não tenha percebido, ele é mais um a te acusar de ser igual a Globo, Abril, etc, receber dinheiro do governo… Ô dó! 

        2. Só faltou aquelas
          Só faltou aquelas abobrinhasvda tática de Gramsci …

          Por um acaso és aquele bombadão da Marcha da Família que segurava o Mein Kempf tupiniquim (Olavo Carvalho) e bradava ” eu tenho Cultura”???

        3. Só faltou aquelas
          Só faltou aquelas abobrinhasvda tática de Gramsci …

          Por um acaso és aquele bombadão da Marcha da Família que segurava o Mein Kempf tupiniquim (Olavo Carvalho) e bradava ” eu tenho Cultura”???

  38. é preciso ressignificar a

    é preciso ressignificar a vida, o mundo, a política.

    a dessacralização do mundo em apoio total à razão,

    leva a esse desencantamento do mundo.

    não é de hoje.

    baudelaire, em as flores do mal, no poema spleen, antecipa o modernismo,

    o tal do desencantamento do mundo, sistematizado depois por weber. 

    “soturnos  funerais deslizam tristemente

    em minha alma sombria. a sucumbida esperança,

    lamenta-se, chorando,e a Angústia, cruelmente,

    seu negro pavilhão sobre  os meus ombros lança!”.

    o mundo mágico foi subestituído somente pela razão.

    o desencantamento do mundo inspira no homem a sensação de que tudo domina,

    senhor de todo o conhecimento, baseado na ciencia, num mundo dessacralizado,

    sem mágicas, escanteadas para o obscurantismo.

    o encanto e a magia dançaram.

    a razão predominou na sua avassaladora presença no mundo ocidental,

    orientada por uma sucessão de filósofos fundamentais

    que criaram esse mundo moderno, a começar por descartes.

    só a ciencia e a razão legitimam a verdade. 

    daí a secularização de tudo, o homem passsa a

    sentir que a vida não tem sentido.

    o mundo perde seu significado.

    daí a necessidade de ressignificar.

    talvez desconstrúí-lo  – o mundo – como queriam derrida e seus contemporaneos franceses.

    para constuir um novo mundo possível,

    como queriam e querem os defensores do fórum social mundial.

     

     

  39. Tudo culpa da Búlgara, né

    Tudo culpa da Búlgara, né Nassif ! A 1ª e única ! Melhor esfriar a cabeça, pois está precisado.

    OBS: Esqueça um pouco o PIG e as fofocas  dos salões de palácios. Vai fazer um bem enorme a vc e a nós, seus pobres seguidores.

    Abraços

  40. Duas coisas engraçadas na política atual.

    1) Gente que acha um absurdo alguém declarar o voto no PT, mas nunca declara em quem votou. (vergonha?)

    2) Gente que, mesmo com o PT tendo o controle do município de SP e vários ministérios, acha que a “cabeça pensante” do partido se resume ao José Dirceu.

    No mais, tá na hora do provo aprender a votar também para o legislativo. Enquanto isso não acontecer, não tem executivo que dê jeito.

  41. são outros os tempos

    A meu ver, estamos na divisória de um outro modo de organização do saber e do poder. Da mesma maneira que ocorreu na transposição da Idade Média para o Classicismo e deste para a Idade Moderna , está a ocorrer agora. Por isso, a meu ver, não se tem como revitalizar o que não pode mais ser revitalizado.

    Não há mais uma liderança, não há mais representações,a sociedade pós-moderna gerencia a vida social de um outro modo e teremos que compreender como isso se dá.

    O advento da internet e das novas tecnologias de informação não só modificaram o modo como lidamos e viveciamos os conceitos de espaço e tempo, mas também os conceitos de representação, de identidade e das relações de e com o poder.

    O protagonismo político é do coletivo difuso.

    Milton Santos disse uma vez o seguinte: “os atores que vão mudar a História, são os atores de baixo. Então, eles vão agir de baixo pra cima: os pobres em cada país, os países pobres dentro dos diversos continentes, os continentes pobres face aos continentes ricos. De tal forma que não vamos ter uma evolução sincronizada como essa , digamos assim, do processo de globalização. Haverá explosões aqui e ali ,em momentos diferentes, mas que serão impossíveis de conter.  Eu acho que quando a gente abre um jornal, olha a  televisão,  a gente pode interpretar o que está por trás de tudo isso, a gente já vê que são outras formas de exclusão, ligadas a religião, por exemplo, essas religiões aguerridas, como os mulçumanos que tem uma formidável força intelectual e moral, face a nossa civilização greco ocidental. Esse combate silencioso que é feito, por exemplo, por esse  bilhão e cem milhões de pessoas na Índia, cuja formidável preocupação com a produção do conhecimento e que a gente nem sabe direito que eles tem essa religião do conhecimento ,que utilizam em benefício de sua própria nação. Essa outra coisa extraordinária que é a China, que a gente imagina que está se tornando capitalista, mas que na realidade está usando ao seu modo os instrumentos que o nosso tempo ofecere. Acho que todas essas formidáveis mudanças é que vão garantir essa produção de um mundo novo.”

  42. Corrupção

    A corrupçãoestá no DNA desta nação. Nao são os políticos apenas, todo empresariado brasileiro funciona assim, uma mão lava a outra e as propinas disfarçadas de comissões também envenenam e apodrecem a longo prazo os serviços prestados ao brasileiro. Talvez separar este país, é muito grande, rico e temos a incompetencia política na mesma proporçã. Separar é a solução, assim administrar uma fazendinha talvez seja possível sair da era de “povo idiota e fudido”.

     

  43. Do lado da oposição, vai sobrar quem?

    Do lado da oposição, vai sobrar quem? O governo essa lástima, oposição inexistente. Conclusão: estão todos fazendo campanha para Jair Bolsonaro em 2018. Podem rir a vontade. Não elegeram Tiririca? O que ele fez? E foi reeleito.

  44. INGENUIDADE

    Alguem até pode me julgar como ingênuo, mas acredito demais  na descencia, honestidade, indoneidade e boa vontade da Dilma Roussef, no entanto a impressão que tenho vendo de cá é que parece que estamos em uma canoa onde alguns retiram a agua para nao afundar e  varios(os do contra)  jogam agua para dentro mesmo estando na mesma canoa, parece aquela máxima que diz: prefiro morrer mas nao quero dar o braço a torcer.

    1. Ela rema o barco na direção
      Ela rema o barco na direção correta, porém, tem um pessoal no barco que aponta o motor de popa na direção errada.

  45. Não consigo enteder este

    Não consigo enteder este pessimismo do Brasil atual, talves pela expectativa criada.

    Gostaria de lembrar a todos, temos apenas 30 anos de nova democracia, nossa sociedade tem que evoluir e enquanto isso não ocorrer…

  46. A memória anda curta por

    A memória anda curta por estas bandas. Lula quando assumiu a Presidencia fez a mesmissima coisa que Dilma. Na campanha escreveu a carta aos brasileiros negando 20 anos de discursos do PT. No governo chamou Meirelles que deu continuidade a politica econômica do Psdb. Depois é que se aventuraram com Mantega na heterodoxia do “desenvolvimentismo”. Estou errado?

  47. a espiral de vico re/volta como volta-farsa

    mas então volta como farsa.

    “… por aquela ideia de Marx segundo o qual, na História, a tragédia às vezes volta, mas volta como farsa. A farsa é uma forma ambígua, já que nela se pode ler a figura daquilo que ela redobra irrisoriamente; como a Contabilidade:  valor forte do tempo em que a burguesia era progressista, traço mesquinho quando essa burguesia se tornou triunfante, comportada, exploradora; como também o “concreto” (álibi de tantos cientistas medíocres e de tantos políticos chatos), que é apenas a farsa de um dos valores mais altos: a isenção de sentido.

    Essa volta-farsa é ela mesma a irrisão do emblema materialista: a espiral (introduzida por Vico em nosso discurso ocidental). No trajeto da espiral, tudo volta, mas em outro lugar, superior: é então a volta da diferença, a marcha da metáfora; é a Ficção. A Farsa, por sua vez, volta mais baixo; é uma metáfora que se inclina, murcha e cai (que broxa)”.

    Roland Barthes por roland barthes, tradução leyla perrone-moisés

  48. Medo do que virá!

    Caro Nassif,

    Nosso país está vivenciando não só uma crise política e econômica, mas de caráter, bom senso, falta de atitude! São tantos os problemas que podemos ver e imaginar e ainda assim tem gente que diz o PT foi a salvação pro país. Quando?? Se não fosse a base deixada por FHC esse país estaria na mais pura miséria. Nossos jovens nem voz tem! Não sabem gritar por revolução. Só sabem resmungar através da tela de um computador, celular… Não temos grandes obras planejadas, não temos saúde e educação de qualidade… segurança pública então! É uma piada! Tudo está corrompido! Onde olhamos vemos traços de corrupção. Será que haverá um fim? Do jeito que a coisa anda, será muito difícil. Estamos indo rumo ao desfiladeiro.

     

  49. A hipocrisia do PT

    O problema está em nosso regime: a votocracia. Admite-se que a melhor forma de governo é aquela em que o poder emana das mãos do povo. Mas a pior com verteza é aquela em que o povo, quando percebe que escolheu errado, tem de tolerar o erro por 4 anos. A chamada resposta das urnas. Quatro anos é muito tempo na vida de um país, quanto mais para a vida de um cidadão. Não digo que Aécio fosse a solução. É mais um playboy que pertence à um partido desgastado, com uma comando alienado e correligionários suspeitos. Mas eleger Dilma, foi de fato um erro. Ter eleito Marina seria mais que um erro, seria uma burrice. Embora tenha negado as acusações de seu opositor Dilma assume tudo o que ele disse em função da implantação de suas medidas. Note-se bem, medidas que ainda precisarão ser votadas pelos parlamentares para deixarem de ser provisórias. Eu, de minha parte, acho inconcebível que um governo que carrega tanto nos impostos esteja precisando de dinheiro. Só uma coisa explica: gastos descontrolados, inclusive desvios. Esta situação de governo revela relaxo, preguiça, inação, incompetência, vagabundagem, parasitismo. E pior de tudo, esse ministério que não para de sorrir e de dizer asneiras. Os ministros da economia e o das minas e energia posam mais de moleques do que Aécio. A da agricultura, ainda bem, resolveu calar-se. Um ministério de merda que anuncia desastres na vida do povo com sorriso na cara. É assim mesmo que um governo se afunda, entregando idiotas para comunicar à opinião pública que decidiu mal no 1o mandato e que precisa consertar a burrada sobrecarregando a população. Não devemos esperar 4 anos. Cobremos o cheque. Se não tiver fundos, o pau vai comer.

  50. Nassif vê se publica um post meu

    O que eu gostaria é que vocês do GGN procurassem o porque destas mudanças. Dêem os nomes de quem ganha com elas. Quem são estes que pegam dinheiro lá fora e aplicam aqui para lucrar com a diferença? A propósito do seguro-desemprego veja o Viomundo em http://www.viomundo.com.br/denuncias/juvandia.html

    Vamos aprofundar ao invés de chorar o leite que será derramado este ano.

    Paz e Bem.

  51. Dilma – infelizmente –

    Dilma – infelizmente – amarrando as nossas esperença em barcos que afundam…

    É necessária uma reação a essa loucura…

  52. os tempos serão bicudos,

    os tempos serão bicudos, concordo.

    principalmente se, embora pessimistas, não buscarmos no

    passado os fatos  que podem explicar um pouco o presente,

    como foi bem exposto no artigo.

    e, com isso,possamos tansformá-lo

    transformar numa ação otimista de uma vontade não iludida por

    voluntarismos bobos, mas com a experiencia histórica

    que precisamos conhecer cada vez mais profundamente  

    viver sem ilusões, sem se tornar desiludido

    e chato, fundamentalista, desagregador, tripo aquele cara que, sem argumentos,

    desqualifica a pessoa do outro, por completa incompetencia de raciocionar sobre o que

    acontece ao seu redor, ou pensar sobre o assunto proposto.

     

  53. Psdb X PT
    Não se iludam Nassif, o conflito entre as dois modelos de Estado representados pelo PT e psdb só vai acabar quando o capitalismo acabar! É assim desde Getúlio! Geração Y que deseja algo diferente mude para Marte, deixem de ser ingênuos…..

  54. Se o Nassif é tão sabido e

    Se o Nassif é tão sabido e tem a solução para os males do Brasil, e não acredita no governo da presidente Dilma, deveria se unir às forças de oposição ou então fazer o que está fazendo, desacreditando e criticando ferrenhamente o governo. E como alternativa ainda pode se unir à oposição para pleitos futuros, ou fundar um novo partido, ou ainda candidatar-se a Presidente do Brasil nas próximas eleições.

    1. Turma petista

      Alexander, 

      Você tem razão, o negócio é a sociedade embarcar na canoa do PT dos geniais Ruy Falcão e Marco Maia, magnífico presidente da Câmara dos Deputados até 2013.

      A bancada petista no CN também é supimpa, tão boa que fica difícil identificar o melhor. Entre os ministros no 1º mandato de DRousseff, tivemos a sorte de ter o extaclasse Paulo Bernardo na Comunicação.

      O blogueiro não foi capaz de compreender a dimensão desta formidável e astuta turma petista, que sempre teve a receita para fazer do brasilsil dois brasilsis.

  55. Feliz Ano Novo! O Brasil não é feito só de ladrões

    Mauro Santayana:

    Em que ponto estamos de nossa História?

     

    Nesta passagem de ano, somos 200 milhões de brasileiros, que, em sua imensa maioria, trabalham, estudam, plantam,  criam, empreendem, realizam, todos os dias.

     

    Nos últimos anos, voltamos a construir navios, hidrelétricas, refinarias, aeroportos, ferrovias, portos, rodovias, hidrovias, e a fazer coisas que nunca fizemos antes, como submarinos – até mesmo atômicos – ou trens de levitação magnética.

     

    Desde 2002, a safra agrícola duplicou – vai bater novo recorde este ano –  e a produção de automóveis, triplicou.

     

    Há 12 anos, com 500 bilhões de dólares de PIB, devíamos 40 bilhões de dólares ao FMI, tínhamos uma dívida líquida de mais de 50%, e éramos a décima-quarta economia do mundo.

     

    Hoje, com 2 trilhões e 300 bilhões de dólares de PIB, e 370 bilhões de dólares em reservas monetárias,  somos a sétima maior economia do mundo. Com menos de 6% de desemprego, temos uma dívida líquida de 33%, e um salário mínimo, em dólares, mais de três vezes superior ao que tínhamos naquele momento.

     

    De onde vieram essas conquistas?

     

    Do suor, da persistência, do talento e da criatividade de milhões de brasileiros. E, sobretudo, da confiança que temos em nós mesmos, no nosso trabalho e determinação, e no nosso país.

     

    Não podemos nos iludir.

     

    Não estamos sozinhos neste mundo. Competimos com outras grandes nações, que conosco dividem as 10 primeiras posições da economia mundial, por recursos, mercados, influência política e econômica, em escala global.

     

    Não são poucos os países e lideranças externas, que torcem para que nossa nação sucumba, esmoreça, perca o rumo e a confiança, e se entregue, totalmente, a países e regiões do mundo que sempre nos exploraram no passado – e ainda continuam a fazê-lo –  e que adorariam ver diminuída a projeção do Brasil sobre áreas em que temos forte influência geopolítica, como a África e a América Latina.  

     

    Nosso espaço neste planeta, nosso lugar na História, foi conquistado com suor e sangue, por antepassados conhecidos e anônimos, entre outras muitas batalhas, nas lutas coloniais contra portugueses, holandeses, espanhóis e franceses; na Inconfidência Mineira, e nas revoltas que a precederam como a dos Beckman e a de Filipe dos Santos; nas Conjurações Baiana e Carioca, na Revolução Pernambucana; na Revolta dos Malês e no Quilombo de Palmares; na Guerra de Independência até a expulsão das tropas lusitanas; nas Entradas e Bandeiras, com a Conquista do Oeste, da qual tomaram parte também Rondon, Getúlio e Juscelino Kubitscheck; na luta pela Liberdade e a Democracia nos campos de batalha da Europa, na Segunda Guerra Mundial.

     

    As passagens de um ano para outro, deveriam servir para isso: refletir sobre o que somos, e reverenciar patriotas do passado e do presente.

     

    Brasileiros como os que estão trabalhando, neste momento, na selva amazônica, construindo algumas das maiores hidrelétricas do mundo, como Belo Monte, Jirau e Santo Antônio; como os que vão passar o réveillon em clareiras no meio da floresta, longe de suas famílias, instalando torres de linhas de alta tensão de transmissão de eletricidade de centenas de quilômetros de extensão;

     

    ou os que estão trabalhando, a dezenas de metros de altura, em nossas praias e montanhas, montando ou dando manutenção em geradores eólicos; ou os que estão construindo gigantescas plataformas de  petróleo com capacidade de exploração de 120.000 barris por dia, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, como as 9 que foram instaladas este ano;

     

    ou os que estão construindo novas refinarias e complexos petroquímicos, como a RENEST e o COMPERJ, em Pernambuco e no Rio de Janeiro; ou os que estão trabalhando na ampliação e reforma de portos, como os de Fortaleza, Natal, Salvador, Santos, Recife, ou no término da construção do Superporto do Açu, no Rio de Janeiro;

     

    ou os técnicos, oficiais e engenheiros da iniciativa privada e da Marinha que trabalham em estaleiros, siderúrgicas e fundições, para construir nossos novos submarinos convencionais e atômicos, em Itaguaí; os técnicos da AEB – Agência Espacial Brasileira, e do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que acabam de lançar, com colegas chineses, o satélite CBERS-4, com 50% de conteúdo totalmente nacional; os que trabalham nas bases de lançamento espacial de Alcântara e Barreira do Inferno;

     

    os oficiais e técnicos da Aeronáutica e da Embraer, que se empenham para que o primeiro teste de voo do cargueiro militar KC-390, o maior avião já construído no Brasil, se dê com sucesso e dentro dos prazos, até o início de 2015;

    os operários da linha de montagem dos novos blindados do Exército, da família  Guarani, em Sete Lagoas, Minas Gerais, e os engenheiros do exército que os desenvolveram; os que trabalham na linha de montagem dos novos helicópteros das Forças Armadas, na Helibras,

     

    e os oficiais, técnicos e operários da IMBEL, que estão montando nossos novos fuzis de assalto, da família IA-2, em Itajubá;

     

    os que produzem novos cultivares de cana, feijão, soja e outros alimentos, nos diferentes laboratórios da EMBRAPA; os que estão produzindo navios com o comprimento de mais de dois campos de futebol, e a altura da Torre de Pisa, como o João Candido, o Dragão do Mar, o Celso Furtado,

     

    o Henrique Dias, o Quilombo de Palmares, o José Alencar, em Pernambuco e no Rio de Janeiro; os que estão construindo navios-patrulha para a Marinha do Brasil e para marinhas estrangeiras como a da Namíbia, no Ceará; os engenheiros que desenvolvem mísseis de cruzeiro e o Sistema Astros 2020 na AVIBRAS;

     

    os que estão na Suécia, trabalhando, junto à Força Aérea daquele país e da SAAB, no desenvolvimento do futuro caça supersônico da FAB, o Gripen NG BR, e na África do Sul, nas instalações da DENEL, e também no Brasil, na Avibras, na Mectron, e na Opto Eletrônica, no projeto do míssil ar-ar A-Darter, que irá equipá-los; os nossos soldados,

     

    marinheiros e aviadores, que estão na selva, na caatinga, no mar territorial, ou voando sobre nossas fronteiras, cumprindo o seu papel de defender o país, que precisam dessas novas armas; 

     

    os pesquisadores brasileiros das nossas universidades, institutos tecnológicos e empresas privadas, como os que trabalham ITA e no IME, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron,

     

    ou no projeto de construção e instalação do nosso novo Acelerador Nacional de Partículas, no Projeto Sirius, em São Paulo;  

     

    os técnicos e engenheiros da COPPE, que trabalham com a construção do ônibus brasileiro a hidrogênio, com tubinas projetadas para aproveitar as ondas do mar na geração de energia, com a construção da primeira linha nacional de trem a levitação magnética, com o MAGLEV COBRA;

     

    nossos estudantes e professores da área de robótica, do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, várias vezes campeões da Robogames, nos Estados Unidos.   

     

    Neste momento, é preciso homenagear  esses milhões de compatriotas, afirmando,  mostrando e lembrando – e eles sabem e sentem profundamente isso – que o Brasil é muito, mas muito, muitíssimo maior que a corrupção.

     

    É esse sentimento, que eles têm e dividem entre si e suas famílias, que  faz com que saíam para trabalhar, com garra e determinação, todos os dias, cheios de  orgulho pelo que fazem e pelo nosso país.

     

    E é por causa dessa certeza, que esses brasileiros estão se unindo e vão se mobilizar, ainda mais, em 2015, para proteger e defender as obras, os projetos e programas em que estão trabalhando, lutando, no Congresso, na Justiça, e junto à opinião pública, para que eles não sejam descontinuados,  destruídos, interrompidos, colocando em risco seus empregos, sua carreira, e a sobrevivência de suas famílias.

     

    Eles não têm tempo para ficar teclando na internet, mas sabem que não são bandidos, que não cometeram nenhum crime e que não merecem ser punidos, direta ou indiretamente, por atos  dos quais não participaram, assim como a Nação não pode ser punida pelos mesmos motivos.

     

    Eles têm a mais absoluta certeza de que a verdadeira face do Brasil pode ser vista nesses projetos e empresas – e no trabalho de cada um deles – e não na corrupção, que se perpetua há anos, praticada por uma ínfima e sedenta minoria. E intuem que, às vezes, na História, a Pátria consegue estabelecer seus próprios objetivos, e estes conseguem se sobrepor aos interesses de grupos e segmentos daquele momento, estejam estes na oposição ou no governo.

     

    1. È isso ai Mauro. O Brasil

      È isso ai Mauro. O Brasil privado vai bem!!!!! O problema é esse governo bolivariano. Os roubos na petrobrás. Inflação. Falta de investimentos. Infraestrutura em petição de miséria. Violencia. Pib perto de zero. Falta de transparencia. Maquina pública inchada e ineficiente. Industria nacional estagnada. Tirando isso vamos bem.

      1. Não existe um Brasil privado bem, sem governo idem.

        Não existe um Brasil privado bem, sem governo também bem. A economia não anda sozinha. Há uma ação pensada para ela. Este governo governa. Este governo não rouba na petrobras, pessoas fazem isto e há anos, só que sem o interesse do PIG. A economia mundial hoje é outra, atravessamos uma crise sem proporção no capitalismo, onde nações foram destroçadas e aqui não foi como era antigamente, bastava qualquer merda de nação asiática tossir  e nos quebrávamos. Este governo é transparente, suas contas são expostas na internet a qualquer um. Há um prioblema com a indústria que uma hora será solucionado. Vc foi contaminado pela tempestade de informações e destorcidas. Mas este governo apesar de pessoas como vc, governa.

        1. Parabéns Ruy! falou e disse

          Parabéns Ruy! falou e disse tudo muito bem explicado, Nada a acrescentar. Agora quem não entendeu, é porque é burro.

        2. Rui, esse governo governa???

          Rui, esse governo governa??? Onde? No PAC, que não cumpriu nem 20% de suas metas? Na energia, que deveria estar sobrando, tanto é que a Dilma reduziu as tarifas em manobra puramente eleitoreira? Nas obras de infraestrutura, que não saem do lugar? Nas Barragens que levam três vezes mais tempo para ficarem prontas, custam 5 vezes mais caro e produzem um terço da energia que deveriam produzir? Na saúde, que, inovando o “Médico sem Fronteiras” teve que criar o programa “Médicos sem Diplomas” para atender à população carente? Na Educação, com a queda do Brasil em todos os índices comparativos internacionais e no impressionante aumento do analfabetismo? Onde, Rui, onde??? Para onde você está olhando? para o seu umbigo? Abra os olhos e veja a destruição das utopias causada pelo tsunami de denúncias comprovadas de corrupção e pura roubalheira. Não há um político da base governista que não esteja envolvido em algum escândalo. Isso é governar? Apesar disso tudo, o Brasil privado continua funcionando e criando riqueza. Surpreendente. Apesar de você, velhinha te Taubaté que acredita em tudo que te falam, o governo continua completamente desgovernado….

    2. È isso ai Mauro. O Brasil

      È isso ai Mauro. O Brasil privado vai bem!!!!! O problema é esse governo bolivariano. Os roubos na petrobrás. Inflação. Falta de investimentos. Infraestrutura em petição de miséria. Violencia. Pib perto de zero. Falta de transparencia. Maquina pública inchada e ineficiente. Industria nacional estagnada. Tirando isso vamos bem.

    3. Qual Brasil privado?

      O das universidades particulares sucateadas, que não investem em ensino, que contratam professores em condições precárias e que está interessado somente em número de aprovados?

      Que Brasil privado é esse onde a maioria das iniciativas de fomento à tecnologia, ao desenvolvimento e ao conhecimento acontece dentro dos campi das universidades FEDERAIS, mantida com nossos impostos, e dos (poucos) centros de pesquisa brasileiros?

      Vejo, sim, boa vontade, esforço e empreendimento de um pequeno segmento da iniciativa privada. Oxalá fosse de ao menos 90% do montante total.

      O texto é lotado de menções a iniciativas e realizações da atividade pública. Portanto, meu caro, calma. Nem tudo está perdido. Isso quem vos fala é um professor de uma universidade federal comprometido até a orelha com a formação profissional e humana de nossos alunos.

       

       

  56. É louvável e bonito

    É louvável e bonito de se ver a fidelidade do PT ao Daniel Dantas. O PT teve os seus principais líderes condenados num processo de araque, está em processo degenerativo e se continuar assim caminha para o seu fim e mesmo assim não entrega o Daniel Dantas. Parabéns PT.

  57. Ainda bem que não jornalista

    Já virou algo enfadonho,PIG. PT etc..Ontem até que flertei com ideologias,esperava por hérois , sonhava enfim com Jesus voltar Bom nada aconteceu, em suma não seria um governo de direita que mudaria minhas chances de arrumar um emprego decente.

  58. “O grande músico e mestre

    “O grande músico e mestre Hans-Joachim Koellreutter dizia que a história é como uma espiral: sempre volta-se para o mesmo lugar alguns degraus acima.”

    Os elaboradores do sistema econômico podem ter certeza de que a sociedade mundial não estaria da maneira que está hoje, quebrada, não fosse a história contada como pêndulo pela ciência da economia.

    Por isso, define-se que o “conhecimento” dos pseudo-mestres não significa “sabedoria”.

    Uma história, em seu mover no tempo, precisa começar pela formatação do dinheiro especulativo; mas contando a nova história (da projeção)  em que o desenvolvimento sempre volta para o mesmo lugar dos valores do crescimento (alguns degraus acima) da realidade anterior.

    Por onde passarmos sejamos transformadores de valor – do que fora o poder econômico do preço do dinheiro totalmente entregue a outro senhorio  – para a história ser a história da história, como uma espiral que estará sempre de volta para nós.

  59. Lembremo-nos…
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/05/26/tem-saudade-do-fantas

    A despeito da campanha feroz da grande imprensa, das forças antagônicas ao projeto que o Brasil deseja abraçar e de todas as manobras – e como nos ensinou o Gaspari – e estratagemas usados para colocar “tudo” na conta do Governo e do PT, ainda não foram capazes de fabricar tragédias como as que estão registradas na História recente e explicitadas no post acima, resultados da incúria, para evitar acusações mais pesadas, de quem poderia ter feito bem ao País, mas escolheu o bem alheio…

    Os tempos são difíceis, mas há, ao olharmos para os últimos 12 anos pelo que lutar e muito a se preservar.

  60. Collor e Dilma fizeram o que acusaram que o outro faria

    Na campanha, Collor acusou Lula de planejar sequestrar a poupança. Eleito, ele fez o que acusou que o outro faria.

    Na campanha, Dilma acusou Aécio de planejar recessão, aumentar impostos e reduzir benefícios sociais. Eleita, ela fez o que acusou que o outro faria.

     

  61. Os tempos são tormentosos.

    O início da continuidade , vaticina  a axfisia para as classes distântes da oligarquia-plutocrática que tomou o poder.

    PARO GERAL,JÁ E IMPEACHMAN imediaTO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador