Ações de empresas estatais ajudam bolsa a subir 1,78%

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – Às vésperas do feriado prolongado de Semana Santa, a bolsa de valores recuperou o ritmo de alta e voltou para a casa dos 52 mil pontos, algo que não acontecia desde o mês de abril. O bom desempenho das ações das estatais ajuda a explicar a valorização do índice, embora o clima de bom humor tenha atingido boa parte dos papéis.

O Ibovespa (índice da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) terminou as operações de quinta-feira em alta de 1,78%, aos 52.111 pontos e um volume negociado de R$ 5,915 bilhões. Agora, o índice acumula alta de 3,37% no mês, e de 1,17% no ano.

O Ibovespa abriu vacilante, no último dia de “zeragem” de posicionamentos no mercado de opções sobre ações, cujo exercício findará na próxima terça-feira, por conta do “feriado prolongado”, com o mercado doméstico não funcionando na sexta-feira (18) (feriado de Páscoa) e na segunda-feira (21) (feriado de Tiradentes). Até por volta de meio dia e meia, o índice seguiu rondando a estabilidade, com curtas variações e ascendendo a partir daí, com os ganhos se acentuando nas duas horas finais de negócios.

As operações no mercado vinham acompanhando o desempenho positivo do mercado internacional, mas ganharam um pouco mais de impulso na parte da tarde, coincidindo com a entrada de recursos externos. Rumores sobre uma nova pesquisa eleitoral também afetaram os papéis, principalmente as ações de empresas estatais. Os números do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15) e do Caged não afetaram as negociações na bolsa.

“O rali no dia, influenciado pela provável entrada de capital externo – que tem sido a tônica do mês, foi direcionado para o setor siderúrgico, cujas ações seguem descontados neste ano e que tem peso significativo no índice, bem como para alguns papéis de empresas estatais”, dizem os analistas do BB Investimentos. “De outra mão, algumas empresas que sofreram com as recentes baixas do câmbio tiveram um “dia de respiro”, visto que a divisa norte-americana teve alta semanal de 0,90%, depois de quatro semanas seguidas de quedas”.

No câmbio, a cotação no balcão fechou praticamente estável, com queda de 0,04%, negociado a R$ 2,2400. Segundo informações do serviço Broadcast, da Agência Estado, a cotação da moeda oscilou bastante durante a sessão, e acabou fechando perto da estabilidade depois de apresentar altas consistentes ao longo da tarde.

Os operadores chegaram a ficar comprados em moeda como forma de se preparar para o feriado prolongado no Brasil, mas tal movimentação não se sustentou. Ao mesmo tempo, as notícias ligadas à tensão política na Ucrânia também causaram expectativa: União Europeia, Estados Unidos, Rússia e Ucrânia assinaram um acordo para aliviar as tensões na região leste do país, que tem sofrido com rebeliões causadas por separatistas russos.

O mercado brasileiro não vai funcionar nesta sexta-feira e nem na segunda-feira. Na terça-feira, os agentes acompanham a balança comercial brasileira e uma série de dados no exterior: o índice de manufatura do Federal Reserve de Richmond e as vendas de casas existentes nos Estados Unidos; confiança do consumidor e produção de construção na zona do euro; e o índice de gerente de compras do setor de manufatura da China.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador