Aécio vai ‘se esforçar’ para se aproximar dos organizadores de manifestações anti-PT

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Matéria de hoje da Folha traz o seguinte título: “Aécio tentará aproximação com ativistas antigoverno”. Na linha fina a afirmação de que o tucano quer ‘interlocução com grupos que organizaram protestos do dia 15″ e que “tarefa pode ser difícil, já que os movimentos contrários à presidente tentam se desvencilhar de partidos políticos”. A matéria tenta fazer crer que os movimentos do dia 15 aconteceram sem a benção e apoio do PSDB e do candidato derrotado ao cargo de presidente, Aécio Neves.

Segundo a Folha, o candidato derrotado à presidência quer trabalhar uma aproximação utilizando interlocutores naturais. Daí cita que mulher e filha de Aloysio Nunes, vice-candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais, já estavam engajadas em diversas frentes do ato do último dia 15.

Não se sabe se a Folha perdeu o rumo ou o quê, já que com tantos sinais claros e evidentes do engajamento do senador e candidato derrotado ao cargo de presidente ao movimento, colocar no texto que pode ser difícil essa aproximação, mas que ele vai tentar de tudo, utilizando, inclusive, artistas e personalidades que lhe são favoráveis para se chegar ao núcleo de organizadores.

A Folha se superou e esqueceu também que, em sua última pesquisa, 83% dos eleitores presentes nas manifestações do dia 15 declararam ter votado em Aécio, candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais. Leia a matéria a seguir.

da Folha

Tucano quer interlocução com grupos que organizaram protestos do dia 15

Tarefa pode ser difícil, já que movimentos contrários à presidente tentam se desvencilhar de partidos políticos

DANIELA LIMADE SÃO PAULO

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), avisou a aliados que vai começar a trabalhar para aproximar institucionalmente seu partido dos movimentos que lideram a organização de atos contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Outras siglas do campo da oposição já atuam nesse sentido, como o Solidariedade, do deputado Paulinho da Força (SDD-SP), e o PPS, de Roberto Freire (SP).

A ideia de Aécio é lançar mão de interlocutores naturais para fazer a aproximação. Mulher e filha do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), por exemplo, já estavam engajadas em diversas frentes de organização do ato do último dia 15 em São Paulo.

Ele deve aproveitar ainda a ligação pessoal que tem com artistas e personalidades que cederam suas imagens e gravaram mensagens de convocação para os atos, como o empresário Marcos Buaiz.

A proposta é que esses nomes façam uma ponte, marcando encontros reservados entre Aécio e os integrantes dos movimentos.

A execução da tarefa pode não ser fácil. O Movimento Brasil Livre (MBL) critica abertamente a postura dos tucanos, atribui ao partido uma oposição “frouxa” ao governo petista e rechaça qualquer estreitamento com a sigla.

O Vem Pra Rua, que chegou a ajudar o PSDB a organizar atos pró-Aécio na reta final da campanha presidencial e manteve, por algum tempo, diálogo com integrantes do tucanato, agora trabalha para se desvencilhar da sigla.

O grupo tem divulgado textos em que se afirma suprapartidário e vídeos em que nega qualquer vínculo formal com o PSDB. “Nós não temos intenção de estabelecer conexões com nenhum partido político”, disse o porta-voz do grupo, Rogério Chequer.

A cobrança por uma postura mais ativa de Aécio na organização dos protestos contra Dilma tem vindo de dentro da oposição.

O mineiro foi criticado por integrantes de sua sigla e de legendas que o apoiaram em 2014 por não ter ido às ruas no último dia 15 –apenas apareceu na janela de seu apartamento vestindo uma camisa da seleção, visual comum nas manifestações.

Presidente do Solidariedade, o deputado Paulinho da Força, por exemplo, levou carros da Força Sindical para a avenida Paulista e, após a manifestação, disse a Aécio que, se todos eles não se mexessem juntos, seriam “engolidos pela indignação das pessoas ao lado do PT”.

“Ninguém faz mais distinção de nada. Estão vaiando até minuto de silêncio”, concluiu Paulinho –que tentou discursar no carro de som que havia levado e foi hostilizado pelo público no dia 15.

Aécio defendeu sua ausência dizendo que, naquele momento, era importante que o movimento fosse reconhecido como espontâneo. “Eu não podia engrossar esse coro de que estamos buscando um terceiro turno”, avaliou.

Agora, no entanto, entende que é hora de “haver uma aproximação maior nossa com esses movimentos”.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Incrivel esse senhor, em

    Incrivel esse senhor, em minas o Pimentel com tres meses começa a ser atacado como se tivesse culpa do estado de calamidade do governo, querem imputar a ele com pouquissimo tempo no cargo todas as dificuldades do estado, num caradurismo sem tamanho, já havia dito que se o Pimentel não fosse ligeiro as mazelas iriam cair no colo dele, e parece que querem isso mesmo.

  2. Não são anti-petistas. São

    Não são anti-petistas. São índios que, em troca de bugigangas (dólares) pretendem entregar aos colonos brancos de olhos azuis nosso pau-brasil enterrado no fundo do Mar de Pindorama. Voltamos a 1500 e Aécio é apenas um índio que precisa ser despedaçado na boca do canhão. 

  3. Um jogo de cena. Ele já está

    Um jogo de cena. Ele já está por trás disso, agora tenta convencer algumas pessoas através desse balão de ensaio.

  4. Aécio Neves, Aloysio Nunes,

    Aécio Neves, Aloysio Nunes, Paulinho da fôrca, aliás da fôrça, são a “cara” dessas manifestações. Eles e toda a oposição política, com as exceções que sempre existem.

    Qual a moral dos distintos para falarem em corrupção? Aécio Neves, mais dias, menos dias, vai responder por algumas suspeições, a exemplo do esquema de Furnas.  Esse Paulinho, se jogar o Código Penal para cima e deixá-lo cair, em qualquer página estará enquadrado. 

    O país precisa de trabalho, de ideias, de otimismo, de exemplos, e não desse negativismo criminoso. Façam oposição, sim, mas ao governo e não ao país. Temos uma presidente eleita e nada há de concreto para usurpar seu mandato. 

    1. Quando da queda de collor, e

      Quando da queda de collor, e que o PT  foi o principal articulador, tinha provas?

      “Temos uma presidente eleita e nada há de concreto para usurpar seu mandato. ” Ate o momento e que vão aparecer com certeza (ou desejo).

      Não importa a politica já não será a mesma depois de 2015, todo governo terá nas manifestações uma espada na sua cabeça.

       

       

       

       

      1. Que merda de democracia é

        Que merda de democracia é essa na qual  0,05% da população, formada 99% pelas camadas mais privilegiada, só porque manifesta descontentamento derruba um governo? Teu raciocício é medíocre e totalmente desconectado da realidade.

        Grande mesmo só a tua incoerência e as falácias. No governo Collor, as manifestações só eclodiram após denúnicias objetivas, concretas.

        As duas situações não tem nada, absolutamente nada, de similaridade. Hoje o que é mesmo é o inconformismo de uma oposição ressentida pela 4ª derroya seguida e uma classe média e alta manipulada pela imprensa. 

        Vou mais além: os descontentes com o governo, com razão ou não, não vão participar de movimentos onde se misturam fascistas e nazistas. Conheço muitos que discordam frontalmente dessa pauta do impedimento e riem, acham grotesco, os pedidos de intervenção militar e de resto as loucuras de igual teor.

         

        1. “Que merda de democracia é

          “Que merda de democracia é essa na qual  0,05%..”

          Para cada um que vai a uma manifestação quantos ficam em casa, seja por comodismo, falta de dineiro, embora apoie a manifestação.

          E quantos foram na manifestação pró governo, faz uma no próximo domingo e junta 5 milhões, dinheiro não falta para o PT pagar 35 reais para cada manifestante. Só não vale roubar o queijo denovo.

          “No governo Collor, as manifestações só eclodiram após denúnicias objetivas, concretas.”

          E onde esta escrito o contrário.

           

  5. Alguma organização precisa

    Alguma organização precisa denunciar as empresas jornalísticas brasileiras no Sistema Interamericano de Direitos Humanos.Ela é o instrumento de dominação e de discriminação social que atua para impedir que a maioria da população tenha acesso aos direitos de segunda dimensão, os direitos sociais, econômicos e culturais.

    Seria necessário montar um dossiê para mostrar como que um pequeno grupo monopoliza a comunicação de massa para impedir que os brasileiros tenham acesso à educação, ao trabalho, à saúde,  à informação, à moradia, ao pleno desenvolvimento da dignidade humana e levar a alguma  Comissão da ONU, seja do Sistema Interamericano ou do Sistema Global. Pois o que essas organizações têm feito no Brasil podem ser classificadas como  violações de direitos humanos, violações de direitos fundamentais positivados em nosso ordenamento jurídico.

    Embora o condenado, se houver, no caso, seja o próprio Estado Brasileiro, e não essas organizações nefastas, a denúncia ajudaria a desmarcarar essa hipocrisia da sociedade brasileira que sempre manteve privilégios em detrimento da exploração e da miséria de muitos. O governo do PT terá muitos pontos a seu favor, pois foi o único período da história que os compromissos sociais assumidos nos tratados internacionais foram, ou, pelo menos, tentaram, ser cumpridos, quando não foram bloqueados pela ação contrária de uma classe dominante corrupta. 

    Não é difícil levantar fatos e dados que demonstrem o quanto a nossa elite sempre se beneficiou do erário público, utiizando de práticas de  uma administração patrimonialista. Acredito que o Brasil conseguiu uma boa imagem na comunidade internacional a partir do governo Lula. Alguém com legitimidade precisa denunciar essas violações praticadas pela nossa elite, antes que a imagem do Brasil no exterior justifique até mesmo uma intervenção externa, legitimada pela própria ONU.

     

  6. O post do Tijolaço sobre quem

    O post do Tijolaço sobre quem vigia nossos vigias já foi bom o suficiente para o país pensar quem é quem nesse furdunço politiqueiro. Agora a pergunta é: Quem será o Jim Jones desse suicídio coletivo. Quem vai se arriscar a sair da história pela porta dos fundos.

  7. Gostei do “vai se

    Gostei do “vai se esforçar”.

     

    Poderia tb se  esforçar e assistir um filme interessante. A sessão do Congresso que destituiu o presidente João Goulart. Ver, por exemplo, a reação indignada do seu avô, Tancredo Neves, ao golpe que se consumava. E, com mais um pouquinho de esforço, poderia se perguntar o que pensaria o vovô Tancredo de sua atuação no processo golpista ora em curso. Isso ensejaria uma boa reflexão, embora desconfie que o Senado mineiro não tenha a opção de mudar de rumo.

  8. Se o PT voltasse a ter

    Se o PT voltasse a ter contato com a base, com a esquerda, e com a realidade fora dos gabinetes, já teriam lembrado e apurado a história do movimento estudantil, em que havia a discussão para saber se um cheque originado no PSDB financiou o movimento Resgate Arcadas, na disputa pelo Centro Acadêmio XI de Agôsto, nos idos de 2005/2007.

    Aliás, movimento louvado à época e também depois pelo simbólico Reinaldo Azevedo em seu blog (tudo bem que o apoio aparentemente foi renegado), o que passa recibo da orientação do movimento, e cujo organizador era o mesmo Renan que aparece no vídeo em que os jornalistas da Carta Capital são expulsos do protesto de 15 de março, agora organizando esse movimento Brasil novo ou sei lá o nome.

    É tanto sinal de amizade, que inicialmente fiquei em dúvida para saber por qual razão eles tinham brigado.

    Não tem nada de errado em ser de direita ou ter contato com o PSDB. O estranho é a turma toda ficar nesse papo puritano de casar de branco, com véu branco e grinalda branca, mas o daminho de honra ser o filho mais velho da noiva.

  9. Relações perigosas

    Aécio Neves está sempre armando uma cena, fazendo manobras, omitindo dados, controlando órgãos de fiscalização e negando seus crimes. e  acusando os outros. Tudo pelo Poder.A Folha precisa vir a Minas para aprofundar mais a vida desse  político que ela está sempre respaldando. 

  10. Acho que é um factóide, pois

    Acho que é um factóide, pois na hora “H”, o ilustre senador mineiro, morador do Rio de Janeiro e representante de Sumpaulo, sempre arruma um canto pra se esconder.

  11. A Folha que se cuide!

    O Aécio tá sempre armando uma cena, maquiando dados, controlando órgãos, negando seus crimes e acusando os outros como se fosse perfeito. A Folha precisa saber com quem ela está andando. Venha a Minas ,Folha, que te diremos que é o Aécio. 

  12. Coloca Aécio, Dilma, Lula,

    Coloca Aécio, Dilma, Lula, FHC em cima do carro de som para ver o que vai dar, não vai ser um final feliz.

    Por ação ou por omissão são farinha do mesmo saco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador