Agência Pública fiscaliza dados dos candidatos à Presidência

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O portal de jornalismo independente Agência Pública colocou no ar um projeto voltado para as eleições deste ano. A proposta é pinçar dados importantes, promessas ou críticas feitas pelos principais presidenciáveis durante o horário eleitoral, e indicar ao leitor-internauta o grau de veracidade dessas informações.

“No Truco! vamos checar os dados mais relevantes apresentados pelos presidenciáveis durante os programas exibidos nas noites de terça, quinta e sábado. Também podemos ‘pedir o truco’, um desafio público às campanhas para que expliquem promessas ou dados importantes aparentemente insustentáveis”, informam. 

O primeiro dia de trabalho foi esta terça-feira (19), quando começou oficialmente o horário eleitoral gratuito. Frases de impacto lançadas por Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) foram analisadas pelo portal. 

Aécio, por exemplo, blefou quando disse que os empregos no Brasil estão desaparecendo e Dilma, por sua vez, não foi clara quando afirmou que o país “vem realizando um dos maiores conjuntos de obras de infraestrutura no mundo”.

A equipe da Agência Pública explica que, no primeiro caso, dados do Dieese apontam que o nível do emprego está estável há anos. Já quanto à frase de Dilma, rolou trucno: a campanha petista foi contatada para fornecer dados que traduzam o ponto de vista da candidata à reeleição.

O primeiro programa está disponível aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dependendo de quem manda ou

    Dependendo de quem manda ou manipula tal instituto, será ótimo.  Permitirá detalhmento das obras, prontas, em andamento ou projetadas que o tempo de TV não permite.

  2. Começou mal…

    Se eles se derem ao trabalho de acessar as varias paginas de internet que o governo mantem com informações der suas atividades, eles vão conseguir o que quer, sem atrapalhar a campanha petista. Para adiantar o trabalho deles alguns links que consegui com o Google.

     

    http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2012/11/cidadaos-poderao-consultar-na-internet-andamento-de-obras-de-infraestrutura-de-transito

    http://www.pac.gov.br/cidade-melhor/mobilidade-urbanahttp://www.pac.gov.br/cidade-melhor/mobilidade-urbana

    http://www.pac.gov.br/minha-casa-minha-vida/financiamento-habitacional-sbpe

    http://www.brasil.gov.br/

  3. Esta agência ou seria uma Ong
    Esta agência ou seria uma Ong não tem nenhuma isenção, siga o dinheiro que a financia, conforme consta em seu site:  

    Financiadores:

    Fundação Ford:

    Omidyar Network

    Open Society Foundations (George Soros no passado patrão de Armínio Fraga – contratado de Aécio Neves).

    Crowdfunding Reportagem Pública

    1. Pois vamos fiscalizar a agencia

      Perguntas:
       1:Quem financia a agencia?

      2: QUAL O CANDIDATO DA AGENCIA?

       

      3:O que acha a agencia de Marina Silva?

      4: A agencia vai perguntar a Marina Silva sobre Neca Setubal  e na coordenação da campanha de Marina e os compromissos com o capital financeiro?Autonomia do Banco Central? AUMENTO de Juros?

      Pra começar.

       

       

  4. Obviamente…

    a isenta e republicana “agência” vai pedir o nome, CPF e RG de todos aqueles que ascenderam à classe média, para conferir. Se der apenas 41.999.999 novos classes média, a Dilma será considerada mentirosa.

  5. Tão independente quanto Caros

    Tão independente quanto Caros amigos, Carta Capital, Osamigosdopresidentelula, Conversa Afiada, Blogdacidadania, Pravda,  Granma.

    1. Poderia nos dar a graça de

      Poderia nos dar a graça de informar qual seria a imprensa INDEPENDENTE? Sem nenhum viés partidário ou sem nenhuma cor em suas páginas (ou Posts)?

      1. Aquela que não depende de

        Aquela que não depende de verbas publicas, e que dentro dos seus quadros pessoas de varias correntes ideológicas não o “chapa branca”, já seria um começo.

        Fazer mais um site revista para só para fazer propaganda petista e receber verba do estado e ainda se dizer independente não é minimamente honesto.

  6. Poderia começar verificando a

    Poderia começar verificando a origem do diploma de economista do Zé “Chirivo” Serra que ele ostenta em seus currículo apresentado ao Tribunal eleitoral.

  7. FAz-me rir…
    EM que mundo

    FAz-me rir…

    EM que mundo ELES estão?

    Eles têm noção do volume de reais nisso?

    Passa dos TRILHÕES!!!!!

    Isso era para eles SABEREM!

    Fala SERIO!

    Eles passaram os últimos 4 anos lendo o PIG?

    TOLICE!

    Isso é coisa da oposição…

    KKKKKKKKKKK

  8. 108 milhões recebendo 2

    108 milhões recebendo 2 salários minimos, mais 90 milhões recebendo bolsa familha, 2 milhões de funcionários publicos federais recebendo + de 10 salários minimos.

    20 mil recebendo o restante da renda.

    E são contra a concentração de renda.

      1. Se você sobe o salário minimo

        Se você sobe o salário minimo acima da produtividade você gera desemprego pelo menos o formal. Veja que o salário minimo tem subido mas o salário médio se mantido, na verdade antes quem recebia 3 salários minimos esta recebendo 2 salários minimos.

        O que fazer com quem não tem produtividade que justifique 1 salário minimo dar bolsa familia?

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=FS_LUvhqYTk%5D

  9. Torcida de Coxinhas

    Essa aí da Dilma ter dito que 42 milhões ascenderam à classe média e os dados reais indicarem apenas 41,6 milhões me recordou a estória do sujeito tido como o maior “garanhão” do Mundo que resolveu bater um recorde de dar 100 trepadas ininterruptas. Fizeram-se os preparativos colocando uma grande cama no centro do gramado do Maracanã e o estádio ficou lotado para conferir o desempenho do super-homem. E veio a primeira, segunda, terceira, na 54ª trepada a torcida fazia a hola… Na 77ª a torcida aplaudia… Na 97ª a galera já gritava “É garanhão”… Nonagésima oitava, mas após a nonagésima nona gozada nosso herói, vencido pelo cansaço, caiu de lado extenuado. O estádio veio abaixo:

    Bicha! Bicha! Bicha! Bicha!  

  10. Semiótica

    Semiótica

    Pela primeira vez na história, o PSDB-MG lança um candidato com o seu nome escrito na cor vermelha.

    https://pt-br.facebook.com/jpimentadaveiga

    Explicação: Semiótica

    Pela total falta de nomes plausíveis para a disputa ao governo de MG, o PSDB-MG, após 16 anos a frente do governo de MG (Eduardo Azeredo = 4 anos / Aécio Never = 8 anos / Anastasia = 4 ), sentindo o esgotamento do eleitorado com o seu partido, decidiu utilizar-se de um ardil…

    O PSDB, sabendo que o candidato do PT seria o Ministro Fernando Pimentel (que em MG é conhecido apenas como “Pimentel”) foi ressucitar, lá em Goiás, um ex-político mineiro, que já estava afastado da vida pública a muito tempo.

    Mas porque o PSDB fez isso ?

    Porque esse ex-político tem o nome parecido com o do candidato do PT e que está disparado na frente, Fernando Pimentel.

    Sendo assim, o PSDB-MG,  ressucitou o Sr. “Pimenta da Veiga”.

    Vejam a semelhança: Pimentel e Pimenta.

    Não satisfeitos, o PSDB-MG grafou o nome do seu candidato na cor vermelha.

    Todos nós sabemos que a cor vermelha é a cor do PT, ou seja, seria a cor utilizada por Fernando Pimentel.

    Motivo do PSDB-MG ter utilizado o vermelho: confuindir a cabeça do eleitor desavisado!!!

    Dessa forma, não restou ao PT outra opção a não ser, grafar o nome do seu candidato, Fernando Pimentel, em outra cor, que não o vermelho.

    Até nisso o PSDB-MG tenta enganar os eleitores mineiros.

    Sabendo que uma onda vermelha cobrirá o estado, devido a incapacidade administrativa tucana, que levou o estado de MG a ser o segundo estado com a maior dívida pública entre todos os estados brasileiros, acrescido dos diversos problemas sociais que assolam os mineiros a décadas, o PSDB-MG sabe que perderá a disputa ao governo do estado este ano.

    Por isso, tentam de tudo…para consegiur votos, nem que para isso, tenham que parecer mais ridículos do que já são.

     

  11. Tinha achado a iniciativa

    Tinha achado a iniciativa Superlegal até que vi a distorção nas análises. A primeira deu truco pra Dilma e cobrou as obras de infra-estrutura, como se nada tivesse sido feito.

    O  que eles poderão cobrar de quem não tem nada pra mostrar. Vão esperar que ganhem as eleições pra ver se as promessas foram cumpridas?

    Está cheio de marinêro lá. Um monte de contratudistas, lutadores da sustentabilidade, defensores de BBs etc.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador