Aplicativo facilita gerenciamento de bens públicos em cidades

Jornal GGN – Aplicativos em que os próprios usuários podem contribuir com o mobiliário urbano e na preservação de bens públicos não são exatamente uma novidade, mas uma startup do Rio Grande do Sul inovou ao criar uma versão integrada ao próprio poder público, indo além, portanto, de uma ferramente de consulta. A ferramenta, chamado Citysys abrevia e agiliza a comunicação entre população, departamentos, secretarias e a gestão municipal como um todo.

A ferramenta foi desenvolvida pela startup Inventsys, que implantou o aplicativo em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. “Estamos oferecendo aos gestores públicos uma ferramenta que responde à altura ao processo de gestão colaborativa dos municípios, a chamada cidadania fiscal. O Citysys equipa o poder público para tornar mais eficiente esta força colaborativa, ligando a vontade de ajudar com a capacidade de resolver”, aponta Mário Verdi, diretor geral da Inventsys.
A integração do sistema com a gestão pública permite que o inventário de bens e o registro de ocorrências nestes bens com a máquina operacional seja totalmente interligado. Assim, o aplicativo opera com um painel web em nuvem e um aplicativo instalado num smartphone, projetados para possibilitar o rápido cadastramento de todos os bens públicos da cidade, de forma categorizada, geolocalizada, com foto, data, hora e dados específicos de cada item de inventário.

Com a ferramenta, os usuários podem acompanhar e fiscalizar obras e do estado de conservação dos bens públicos, como paradas de ônibus, sinalização de trânsito, monumentos e iluminação pública. Em São Bernardo do Campo, o sistema é utilizado pela secretaria de transportes da cidade e facilitou o cadastramento, fiscalização e gerenciamento de toda a sinalização de trânsito da cidade, como placas e sinaleiras, com mais de 100 mil itens sendo inventariados.

“Os gestores não sabem, por exemplo, quantas placas de trânsito a cidade possui, quantas paradas de ônibus, sinaleiras, prédios públicos, muito menos a condição detalhada de cada um desses itens. O Citysys proporciona essa visão da cidade, de forma rápida, ágil e integrada. Além disso, o app é uma ferramenta de gestão operacional da cidade, pois a demanda cadastrada pelo Citysys cai direto na fila de execução da secretaria competente. A demanda é protocolada virtualmente sem ter que ligar e oficiar, perdendo tempo com a burocracia”, destaca Mário Verdi, um dos criadores da empresa.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já existe..

    Uma rede social para a cidadania que faz a ponta entre o cidadão e o poder público. Aqui, podemos, juntos, construir melhores cidades, fiscalizando problemas, propondo soluções, avaliando entidades públicas e debatendo bastante com amigos e outros usuários com interesses em comum. Do site colab.re.

    Só falta um app Windows Phone.

    1. Citysys X COLAB

      Caros, o Citysys não é mai uma ferramenta de cidadania fiscal. Percebemos que estas ferramentas apesar de poderosas, acabam não colaborando no processo de resolução de problema por parte do poder publico. O Citysys é um sistema muito maior e mais complexo do que um apontador de problemas ou sugestões geolocalizados. Ele inicia fazendo o cadastro de todos os equipamentos púbicos, gerando um inventário completo do patrimônio. Após isto, é possível registrar ocorrências pré-categorizadas que serão encaminhadas automaticamente no formato de Orndes de serviço, diretamente para os responsáveis por um determinado tipo de equipamento ou até mesmo uma área específica da cidade. O sistema também tem a função de otimizar o processo de vistoriamenge de bens, obras ou operações deistribuidas em território. 

      Na verdade o Citysys é uma resposta muito eficiente ao movimento de cidadania fiscal. Podemos receber os dados destes após é jogar para dentro da processo de planejamento, resolução de problemas ou execução de tarefas da prefeitura. 

       

      Atenciosamente,

      Mário Verdi

  2. Nassif, em ano eleitoral

    Nassif, em ano eleitoral acredito que seja de interesse público promover algum debate entre a esquerda e a direita (nem que seja só para desmontar os liberais). Porque você não convida publicamente o Reinaldo Azevedo ou o Rodrigo Constantino (se bem que esse é difícil de aguentar até quando está sem contraditório) para um debate acerca de ideias?

    Ficam uns criticando os outros mas nunca foram postos frente a frente.

     

    Obs.: não precisa publicar esse comentário, deixei aqui só para ter certeza que será lido pela moderação. E por favor caso não faça esse debate pelo menos me envie um e-mail falando o porquê (você pode até alegar ojeriza, brincadeira).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador