As características do modelo Dilma de gestão

9 entre 10 analistas – do mercado e da academia – previam que o rigor da combinação de ajuste fiscal com política monetária radical, em um ambiente recessivo, produziria mais recessão e uma queda de arrecadação que anularia os efeitos dos cortes fiscais.

Infelizmente, o 10o analista era o Ministro da Fazenda Joaquim Levy.

Nos próximos dias se verá como o governo pretende sair da armadilha que ele mesmo montou. Ontem, no Planalto, a Câmara dos Deputados estava cercada por servidores do Judiciário atrás de reajustes prometidos. Nos últimos anos, a recuperação das finanças públicas recriou a carreira de servidor público, atraindo multidões de jovens atrás de bons empregos.

Assim como os incluídos sociais, são esses jovens que mobilizam as categorias de norte a sul, atrás da recompensa prometida.

***

Mesmo sem a contribuição do piromaníaco Aécio Neves e da irresponsabilidade de FHC, o quadro é complicado.

Dilma Rousseff ainda não se desprendeu de sua formação de guerrilha. É uma defensora feroz da economia real, das empresas do setor produtivo. Apenas não consegue transformar a vontade em resultados. E aí se deve muito à sua formação na guerrilha.

***

Por lá, as decisões eram quase sempre monocráticas. Traçavam-se planos de cima para baixo – em geral sem o menor conhecimento da conjuntura. E as ordens dadas tinham que ser obedecidas sem contestação.

Pela óbvia impossibilidade de se reunirem, os dirigentes quase nunca procediam a avaliações para mudança de rota. Por isso mesmo, dado o tiro inicial, cada guerrilheiro baixava a cabeça e seguia em frente sem discutir. E virtude que se exigia dele não era a capacidade de corrigir a ordem errada, mas a resiliência: isto é, de resistência para persistir no mesmo rumo.

Era a fé elevada à enésima potência. Se tudo dava errado, era questão de fé (e resiliência) para aguardar os resultados.

***

Outra característica da guerrilha eram as informações compartimentalizadas. Só o supremo comandante tinha acesso a todas elas. As demais ficavam restritas aos membros de cada círculo, por questão de segurança e também de poder. É típico na era Dilma. E o que explica essa excrescência do Banco Central ter-se tornado um poder autônomo, praticando a SUA política monetária sem se submeter às estratégias da Fazenda.

***

Outra característica era em relação aos companheiros que tombavam. Cada qual que cuidasse de si porque não haveria a menor possibilidade de resgatar o companheiro caído.  Esse comportamento repete-se à exaustão na maneira como Dilma (não) reage aos companheiros que vão tombando pelo caminho .

Do companheiro caído, espera-se solidariedade. E ninguém foi mais solidário que ela, resistindo às torturas sem abrir o bico.

***

Finalmente, em um quadro amplamente desfavorável, a guerrilha esperava vencer com gestos heróicos e grandiosos: por exemplo, sublevar todo o país a partir de Caparaó e outros rincões.

Os gestos heróicos de Dilma foram radicalizar em uma direção com Guido Mantega; radicalizar em outra, com Joaquim Levy.

***

Agora, com a fogueira amainando, é possível que descubra as virtudes da temperança, das políticas participativas, da saída dos guetos para o reencontro com a sociedade.

Como ela mesmo disse nas eleições, as crises são capazes de promover milagres.

Luis Nassif

83 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Quase.

      Este governo ainda não começou.

      Este governo é a continuação do segundo governo FHC e não do primeiro governo Dilma.

      Aliás, quando FHC diz que Dilma deve renunciar, está indiretamente reconhecendo a merda que foi o governo dele.

      1. E o Governo Lula?

        E o do Lula, foi uma m… também? Porque se teve um governo que foi continuação do outro foi o do Lula 1, mantendo exatamente as mesmas diretrizes econômicas do Governo FHC 2, não vi diferença entre Palocci e Malan. Tripé macroeconômico mantido, Banco Central independente, Superávit alto para pagamento das dívidas. Foram até mais ortodoxos no ajuste, pela maior facilidade em negociar os cortes tanto na sociedade já que tinham o apoio da classe trabalhadora, quanto no Congresso sem uma oposição xiita votando contra tudo que é do Governo. 

        1. Quando o Mantega assumiu no

          Quando o Mantega assumiu no lugar do Palocci as coisas mudaram.

          Quando a Dilma assumiu também começou a mudança. Mas não suportou a pressão, o BC caiu no canto mavioso do mercado – quem sabe se não houve alguma influência daquelas promessas futuras de salários milionários depois que saírem do BC…

          1. Sim Doney, mas o modelo de

            Sim Doney, mas o modelo de gestão só mudou de vez mesmo em 2009, quando pra fugir da crise o Mantega abriu a torneira dos gastos públicos, desonerações seletivas, incentivos à industria automobilistica, empréstimos subsidiados, meta de inflação no teto ao invés do centro, e pedaladas cada vez mais extensas pra bater um superavit cada vez menor, foi quando a coisa começou a desandar. Pra 2010 foi lindo, o país cresceu 7,5%, garantiu a Eleição da Dilma, mas e depois? 4 anos de crescimento pífio, paliativos macroprudenciais, metas sempre revistas, nunca cumpridas e doses cavalares de irresponsabilidade fiscal, e conforme os “pessimistas de plantão” alertavam, a conta chegou. E por 3 milhões de votos, quem vai ter que pagar é ela mesma.

          2. Cristiano, a coisa se

            Cristiano, a coisa se deriorou a partir do aument ode juros em 2012 e arrebentou em 2014 – mas só por conta de subsídios. Se avaliarmos até 2013, o governo praticou superávits robustos (nos três primeiros anos de governo Dilma, o Brasil foi o terceiro país que mais pagou juros no mundo, atrás apenas da Grécia e Itália).
            Os erros significativos foram estes, aumento de juros e diminiuição dos impostos. 

        2. Essa sempre foi a

          Essa sempre foi a chantagem.

          Mas, chantagem se aceita ou não.

          Enquanto o mundo estiver parado, não há sentido aumentar os juros.

          Hà dois anos os EEUU ameaçam subir seus juros, mas não sobem. Outra chantagem.

  1. Sobre os servidores da

    Sobre os servidores da Justiça Federal, conseguiram através do apoio de deputados e senadores esvaziar a sessão conjunta do Congresso, obrigando o melhor amigo da Dilma (pelo menos hoje), Renan Calheiros, a cancelar a sessão. Na semana que vem o veto completa 30 dias, trancando a pauta. O governo deve prometer mundos (fundos não, pois acabaram) para convencer os parlamentares a apoiarem o veto. 

    De outro lado, importante mencionar o ministro Lewandowski. Quando a maior autoridade judiciária do país, o sujeito que detém os poderes para declarar a constitucionalidade das leis brasileiras, se cala diante do vexame público de ter um projeto seu vetado na íntegra por inconstitucionalidade pela Presidência e sua única ação sobre o mesmo projeto é enviar um ofício requerendo a suspensão da votação no Senado, é sinal claro de que, se depender dele, o poder que preside será apenas extensão das vontades governistas. 

    Se o show de horrores não é o suficiente, o mesmo envia um novo projeto, que abarca como parte da recomposição uma parcela reconhecida nos tribunais como direito dos servidores (falseando os valores) e, com um jeitinho incompatível com o cargo que preside, ainda coloca uma emenda para aumentar o próprio salário, pela segunda vez no ano (já aumentou em janeiro). 

    Esse já perdeu qualquer respaldo entre a categoria que o auxilia a assinar seus 10 a 12 mil processos anuais. Mero capacho das vontades do Executivo que vem sendo tratado como realmente é em todo e qualquer lugar público que frequenta, desde restaurantes, universidades e aeroportos: um traidor submisso. 

     

  2. Reservas Cambiais e Redução dos juros da Selic

    Precisamos parar com a marcha da insensatez do aumento do juros da Selic, e depois gradualmente reduzir os juros da Selic, com juros menores haverá espaços para aumento do ritmo de expansão do crédito destinado ao consumo.

    Com a atual patamar do dólar no Brasil já é possível manter uma relativa estabilidade, limitando os aumentos anuais na taxa de câmbio  próximos do nível dos juros da Selic para impedir as ações de Carry trade, e utilizar um programa de venda de parte das Reservas Cambiais no mercado à vista, caso seja necessário conter alguma especulação.

    Além da correção do déficit em conta corrente, perspectivas de equilíbrio nas contas externas a atual taxa de câmbio vai permitir um aumento das exportações e a substituição de parte das importações o que aumentará o nível de emprego na indústria no próximos trimestres, que aliado a uma redução dos juros dos financiamentos destinados ao consumo vai possibilitar um significativo aumento do consumo das famílias e da arrecadação de impostos e taxas.

     

     

     

  3. Não é verdade

    “9 entre 10 analistas – do mercado e da academia – previam que o rigor da combinação de ajuste fiscal com política monetária radical, em um ambiente recessivo, produziria mais recessão e uma queda de arrecadação que anularia os efeitos dos cortes fiscais.”  Isso é mentira, TODOS OS CHAMADOS ANALISTAS TANTO DE MERCADO QUANTO DA ACADEMIA APOIARAM ABERTAMENTE O AJUSTE FISCAL BEM COMO O SR LEVY NO LUGAR DO MANTEGA.  Analista econômico faz corretamente apenas PREVISÕES do PASSADO, acertam tanto quanto astrólogos, credibilidade ZERO.

  4. Desde FHC, BC e Fazenda nunca estiveram tão alinhados.

    Juros altos aumentam o lucro dos bancos.

    O BC aumenta os juros e o ministro da Fazenda é funcionário do Bradesco.

    Meireles, que era do Banco de Boston, antes de ser do BC, nos governos Lula, não perdeu uma para Mantega. Mas viviam às turras.

    Juros altos vêm do governo FHC, quando o país estava em crise e o FMI mandava na economia.  O presidente do BC era operador de George Soros, megainvestidor internacional, e Malan, ministro da Fazenda, que era da academia, ao sair do governo, foi ser funcionário do Banco Itaú.

    Juros baixos, só no primeiro governo Dilma, onde, nem o BC, nem a Fazenda eram ligados a banqueiros.

    1. Juros altos? É mesmo?

      A taxa de juros da Selic é atualmente de 14,25% ao ano. Nos dois ajustes macroeconômicos anteriores, feitos em 1999 por FHC e em 2003 por Lula, a taxa de juros da Selic era respectivamente de 19,5% e de 24,5% ao ano (em agosto de 1999 e de 2003). 

       

      O superávit fiscal primário atual, de 0,15% do PIB, é o MENOR superávit primário dos 13 anos de governos do Partido dos Trabalhadores até aqui, com exceção do déficit do ano passado. 

       

      Todo o primeiro mandato de Lula teve superávits primários gigantescos (maiores que os do tempo tucano) e nem por isso o governo dele foi um desastre ou foi conservador ou foi neoliberal. 

       

      Dilma está fazendo agora um ajuste macroeconômico, desembarcando da política econômica anticíclica que ela mesmo ajudou a criar e que vigorou de 2009 a 2014.

       

      O desembarque se dá pelo exaurimento das finanças, que é preciso estancar, e pela brutal mudança nas relações de troca internacionais oriunda da vertiginosa queda no valor das commodities.

       

      Tudo isso aliado ao pior desempenho econômico da China desde 1989 e ao iminente aumento na taxa de juros dos EUA, normalizando a política monetária daquele país. 

      1. Diogo, retire os óculos cor de rosa.

        14,25% de juros é alto sob todos os aspectos.

        Mesmo para uma inflação ameaçada em 9%, de 10,5% a 11% já seriam uma remuneração mais do que adequada.

        1. Se 11% fosse adequado é neste

          Se 11% fosse adequado é neste patamar que os juros estariam. Sabe o Real? Então, este vem se desvalorizando há meses em relação ao Dolar e ao Euro em função da fuga de capitais. E porque os investidores estão saindo? Porque, entre outros fatores externos, o Brasil perdeu atrativade, relação juros x risco ficou desfavorável. Se o Risco Brasil sobe, os juros precisam acompanhar, do contrário “no money”, e sem dinheiro, como pagar a dívida pública bruta que já chega a quase 80% do PIB? Baixe os juros pra 11% e o país quebra, por não ter como rolar sua dívida, e por ter que queimar suas reservas pra tentar controlar a inflação. Sergio, estamos num mato sem cachorro.

    2. Pois é, seja com fhc, Lula,

      Pois é, seja com fhc, Lula, Dilma, sempre tem os vilões da economia, já o foram a safra agricola, a dívida, hoje é o funcionalismo, porem, sempre os bancos tem os seus lucros estratosféricos preservados, assim meio, sem querer querendo.

  5. reencontro com a sociedade?

    esta parte que vimos nas ruas?

    bem…………………………………………….bom dia a todos

    só gostaria de saber como é que se faz para se aproximar de alguém que se diz contra tudo, mas que só se manifesta contra um, ela

    bem que tentou em 2013 e deu no que deu………………..sumiram

    é o silêncio deles que hoje esperneia nas ruas…………………………………….ou não? onde estão?

  6. Um país grande se mostra

    Um país grande se mostra quando ele é governado por líderes medíocres.  Não sou favorável ao impeachment de Dilma por dois motivos : 1) não há motivos legais para isso ( e tentar criá-los rebaixará o país a uma república de banana)

    2 ) o país tem que se mostrar forte para que o governo Dilma cumpra seu mandato deixando o menor estrago possível ao país. 

    No final, Nassif colocou a palavra milagre. Só mesmo por milagre Dilma mudará o estilo dela. 

  7. Discordo da abordagem, parece
    Discordo da abordagem, parece discurso de tucano essa analogia rasteira. Decepcionante. Não entendo de economía, mas para quem torce pelo governo eh drmaos ler esses comentários qye só pegam carona no qur que o Nassif fala, sem refletir. Se a economia vai mal, não é por causa da postura autocrática atribuida a Dilma. Nossa, tantos fatores resumidos numa analogia! Nassif, de vez em quando jogar cobtra a torcida continua sendo o mais coerente.

  8. O passado nos coordena

    Quando Dilma ainda estava para ser oficializada como candidata à presidência da República da primeira vez, vi uma foto dela e fiquei intrigado ao me lembrar de ter visto uma outra foto com características semelhantes – só que a tal outra foto era de uma índia de tribo que generalizavam como sendo “botocudo”. 

    Pois, uma das razões que facilitaram o extermínio dos botocudos foi justamente o fato de eles procederem ao modo desses guerrilheiros, descrito por Nassif.

    Torço para que Dilma acorde a tempo, e saia dessa “prisão” comportamental.

    Deve-se acrescentar, também, que o comportamento de  Aécio  (ao que dizem) nunca sofreu transformação ao longo dos tempos.

    Chamava-se a isto de compulsão à repetição.

     

     

     

  9. E oito anos de um político
    E oito anos de um político com alta “sensibilidade social”, vindo da aridez do nordeste, jogou no lixo a oportunidade de ouro de reduzir os juros e proceder – ou ao menos tentar – com reformas estruturais importantes.

    1. .

      A figura a quem vossa senhoria se refere recebeu do desgoverno tucano de FHC uma taxa de juros da Selic de 25% ao ano, no dia 1º de janeiro de 2003.

       

      E entregou essa taxa de juros da Selic para a presidenta Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro de 2011, em 10,75% ao ano. Ou seja, diminuiu a taxa de juros da Selic em 57% nos 08 anos dos seus exitosos mandatos. 

       

      Só não se faz reformas estruturais no Brasil atual, ou no Brasil anterior, chefiado por Lula, porque não há força parlamentar suficiente para implementar reformas estruturais. 

       

      O que há agora é uma pulverização amalucada no Congresso Nacional, com 29 partidos representados e onde o Partido dos Trabalhadores, cabeça dos governos de coalizão, não tem sequer 1/7 dos parlamentares. 

       

      Com essas condições é praticamente impossível fazer mudanças estruturais. Mesmo que quem as proponha seja um cavalo. Mesmo que seja um cavalo manso… 

      1. Quando Diogo abre a boca, os

        Quando Diogo abre a boca, os fascitóides correm no desespero, é sopapo bem dado para todos os lados. Dá-lhes, Diogo!  Mas “sem jamais perder a ternura”, por favor!

        Central de whatsapp do governo para liquidar boatos e grande portal de notícias na internet, TV Brasil nos moldes da Telesur, Voz do Brasil nas televisões (cinco minutos diários basta), Filosofia obrigatória no ensino médio, faculdades, nas provas de ENEM, redação inclusive, vestibulares e nos concursos públicos (especialmente da área jurídica). Já!! Este é um combo mínimo contra a barbárie!

        1. Não estou me referindo como

          Não estou me referindo como “fascistóides” aos atuais interlocutores nesse post. Estou lembrando de outras circunstâncias e ocasiões.

          Central de whatsapp do governo para liquidar boatos e grande portal de notícias na internet, TV Brasil nos moldes da Telesur, Voz do Brasil nas televisões (cinco minutos diários basta), Filosofia obrigatória no ensino médio, faculdades, nas provas de ENEM, redação inclusive, vestibulares e nos concursos públicos (especialmente da área jurídica). Já!! Este é um combo mínimo contra a barbárie!

  10. > Nos últimos anos, a

    > Nos últimos anos, a recuperação das finanças públicas recriou a carreira de servidor público, atraindo multidões de jovens atrás de bons empregos.

    Sim. O Brasil se tornou um país onde o jovem sonha em obter um alto padrão de vida vivendo às custas de impostos, sendo burocratas aboletados na máquina estatal, não do que conseguem obter no mercado, como ocorre no resto do mundo desenvolvido e que pretende ser desenvolvido. Fazem greve atrás de greve em busca de ganhos crescentes sem riscos (por conta da famigerada estabilidade) e dando uma banana para qualquer cobrança, seja por parte do “patrão” (o Governo) ou do “cliente” (a sociedade), pela qualidade do serviço prestado. Essa é uma bomba que nos conduz à helenização (no sentido atual, ruim, do termpo, não de avanço civilizacional, como na Antiguidade) e que ninguém ousará tentar desarmar até o momento em que ela explodir.

  11. Seria Agradavel!
    Se expressamos nossas opinioes e ideias sem se preocupar com o certo ou errado do texto e dos comentarios. Mais espresssar ou falar democraticamente nossas opinioes. Se houver dialogo, escutar e falar.
    Nao desclassificar ou agredir colocando num nivel de respeito as ideias e contrapontos de ideias sem impossicao e margens.
    Infelizmente a guerrilheira foi junto com a presidente!

  12. Eu não conheço o modo de

    Eu não conheço o modo de trabalho da Dilma, só ouço o que os outros dizem. No caso, o Nassif deve ter bons motivos para fazer tais afirmações, porque é muito bem relacionado.

    Mas para mim, todos os problemas que o governo Dilma enfrenta não se devem ao seu modo de comandar. A minha percepção do Governo Dilma, além da má vontade que tiveram contra ela desde o início do seu governo, a começar pela opção da denominação de Presidenta, é que ela virou uma “ameaça ao mercado” quando deciciu enfrentar o sistema financeiro e decidiu forçar a baixa dos juros. Quando baixou a SELIC a 6% e usou BB e CEF para forçar queda de juros de financiamento, os banqueiros e demais rentistas declararam guerra ao seu governo. Não foi ai que começaram surgir os “movimentos” que culminaram nas manifestações de 2013 ? O “vem pra rua” não apresentou indícios de ligação com o ITAÚ ? O Setubal não foi um dos que iniciaram as críticas ?  Em 2013, o PIB crescia pouco, mas a inflação estava dentro da meta e estávamos em pleno emprego. A crise econômica atual não foi causada pela Dilma, nem pelo Mantega, embora tenha sido agravada pelas medidas anticíclicas que foram tentadas para alavancar a economia.

    Em suma, o mercado financeiro fez a Dilma ajoelhar e mostrou que ela tem o mandato, mas é ele que detém o verdadeiro Poder.

     

    1. Mineirim

      Concordo mais com vc do que c/ o Nassif. A barra que a Dilma enfrenta e enfrentou desde o momento em que candidatou-se  da 1a. vez, não épara qualquer um. O machismo imperou desde a campanha sórdida promovida pelo sr. Serra. A crise mundial que o mundo todo está passando desde a quebra do grande banco americano, principalmente a Europa não está fácil, não. A globalização promovida pelos EU, tornou o poder dos governantes praticamente zero, economicamente.

      Tudo é o mercado quem decide. O petróleo está baixo pq ? as comodities estão baixas pq ? Os srs. banqueiros, tão impolutos, só pensam no dinheiro, independente de qual seja a fonte, ou pq a disseminação do uso de drogas não está perdoando nenhum país, com todas as suas consequências, para as familias e jovens,

      Todos os governantes estão como que perdidos, sem encontrarem uma saída. As pessoas fugindo de guerras e da fome, mas os grandes culpados não os querem.

      A crise é do ser humano, que somente se importa com poder e grana, vinda de onde vier.

      Aqui, graças ao petismo, foram construídos vários colchões de proteção aos mais pobres. Infelizmente a elite não gosta disto e não perdoa. Há 13 anos que martelam diuturnamente na cabeça do povo s/ o mau governo do PT e a roubalheira que é jogada contra o PT, e não deixando o povo perceber que é o PT que está permitindo que os corruptos sejam punidos.

      Ah! como eu gostaria de ver alguém da justiça mostrar tb os mal feitos dos outros partidos, e a putrefação do legislativo.

  13. Juros

    Não vai haver nenhuma recuperação da economia enquanto não se mexer nas taxas de juros do banco central, abaixa-las para patamates minimamente civilizados bem como nos spreeds bancários. O resto é só discussão acadêmica

  14. A primazia para governar a

    A primazia de governar a economia está com o mercado financeiro para dirigir a vida real, possui até a expressão de apoio do povo que aprova o jugo; e há varios batalhões que aniquilam o país com os planos de dois governos, ao mesmo tempo. Este governo de passagem às referências têm fundamentos sólidos!

    E se indagamos quem mudou as suas atitudes?

    Dilma tem que se redimir pelo Banco Central, os ministérios da economia (fazenda e planejamento, desenvolvimento), Ministério público, TCU, ministros do STF, e a oposição no congresso.

    É preciso saber de qual lado está a verdade.

  15. DILMA

    Caro Nassif,

    Não concordo com a tua colocação em relação a nossa Presidente (a).

    Tomo como exemplo a sua administração quando era Secretária do Governador Alceu Collares, no RS.

    Foi uma excelente administradora.

    A diferença é que naquela época, ela não tinha a Caterva que lhe cerca hoje.

    Principalmente a escumalha do PMDB, verdadeira Hydra de mil cabeças, corta uma, nascem duas.

    Sempre comentei com amigos do PT (não sou petista…..) que enquanto ela tivesse esta base política lhe dando sustentação, ela não tinha governo, também deixava clarto a eles, que o mesmo se dava com relação a algumas cabeças do PT, herdadas do governo LULA.

    Dilma teve que aturar o Lobão (leia-se Sarney), que nos colocou na fria energética que temos hoje.

    Teve e tem, que aturar outros malacos do PT, tipo Berzoini, o Zé da Justiça, o Mercadante…..etc…..

    O problema da Dilma é ter sido eleita sob uma base de areia movediça, que hoje a está engolindo.

    1. O problema não é apenas a base

      É claro que ter um PMDB na base aliada não facilita a vida de ninguém. O momento adverso da economia mundial também tem peso. Mas os dois fatores não explicam tudo.

      O ponto que quero destacar, em linha com as intenções do autor do post, é que ser secretário ou ministro é bem diferente de ser presidente. O ministro precisa saber gerenciar, ter vontade política e, de preferência, possuir bons conhecimentos técnicos da área que comanda. O presidente, além do conhecimento prático de gestão e da vontade política, precisa ter uma capacidade de articulação, negociação, visão política e visão estratégica muito maior do que a de um ministro. Lula superou Dilma na maioria desses quesitos.

      1. DILMA

        Concordo.

        O que falta a Dilma é aquela visão holística, por assim dizer.

        Não são muitas pessoas que tem essa visão do todo como Lula tinha, ou tem.

        Dilma está mais para aquela Gerente, onde um diretor determina objetivos e ela se responsabiliza em alcançá-los.

        Independete disso, muitas obras do governo federal estão sendo realizadas na base da chibata de Dilma.

        Basta lembrar do episódio onde ela pede relatórios em excel para o Lobão e o maldito não sabia do que se tratavam os dados que ele mesmo havia apresentado.

        Dilma o mandou estudar aquelas planilhas para depois conversar com ela.

        Dilma, volto a dizer, está lutando em um deserto de areia movediça, a conjuntura política a colocou a mercê da Hydra PMDB….

        Acho que ela não tem saída.

        Infelizmente.

         

        1. Mesmo assim a diferença é grande

          Lula é incomparável, assim como o foram JK e Getúlio, com todos os defeitos que tiveram e dos quais o petista evidentemente também não é isento.

          Nem por isso devemos deixar de assinalar o quanto falta a Dilma para ter efetividade de governo à altura das expectativas que criou e das necessidades do país.

          Em tempo, não me parece que em outros partidos haja líderes mais qualificados atualmente. 

  16. Pobre senhora.
    Se não fosse

    Pobre senhora.

    Se não fosse uma pessoa tão forte teria ate pena dela.

    A direita não a suporta, encarada como uma radical de esquerda.

    A esquerda a ataca com o argumento de que faz uma politica de direita.

    Os corruptos a odeiam porque ela não pactua.

    Os “honestos” a acusam de não combater a corrupção.

    Pobre senhora.

    Ate eu mesmo, que escrevo estas linhas, costumo critica-la com veemencia.

    Apenas me limito a areas que acredito estar sob o dominio dela, no caso a politica cultural.

    Deve ser uma das poucas atividades onde a cobiça dos politicos não joga suas garras..

    Na atualidade, eles,  de esquerda ou de direita, não tem  interesse no assunto, se é que ao menos saibam de que se trata, quando, ao contrario, o pais  precisaria muito de uma vida cultural animada.

    Mas voltando ao tema principal, fora o ministerio da cultura, todos os demais são loteados, por necessidade da “governabilidade”, a partidos, na maioria compostos por politicos voltados apenas a interesses proprios.

    Isso na melhor das hipoteses, porque na maioria das vezes,alem de serem guiados apenas  por interesses particulares, ainda são completamente despreparados para as funções que lhes são conferidas.

    Assim as potencialidades do pais se derretem.

    O turismo, por exemplo, esta nas mãos do PP ou do PTB ( tanto faz).

    Resultado, uma area que poderia ser altamente lucrativa para o pais, não tem um planejamento a altura.

    Fica a deriva.

    Podemos observar o mesmo olhando para todos os lados.

    Os politicos, em sua grande maioria, não estão a altura do pais, totalmente desqualificados para suas missões.

    Que pais poderia ter um futuro brilhante com alguem da estirpe de um Eduardo Cunha dando as cartas?

    Não vejo a presidente Dilma como uma pessoa com mentalidade de guerrilheiro governando um pais.

    Ela e seus ex companheiros ja viram muita agua rolar,  daqueles tempos ate hoje,

    Viram ate alguns, como Gabeira, Aluizio Nunes pularem para o lado de la.

    Se a presidente é desconfiada o problema tem outra razão.

    Poderia confiar num Renan Calheiros, numa “base aliada”, num PP, num PMDB ou ate mesmo num PT?

    Pobre senhora, não gostaria de estar no lugar dela.

    E, apesar de seus erros, se ela não guardasse um pouquinho ainda da fibra de uma guerrilheira, ja teria tombada e com ela uma boa parte da esperança de um pais melhor no futuro.

     

  17. Parabéns à moderação!

    Não é a primeira vez que se verificam, neste veículo importante, discursos turbinados a fanatismo, baixo calão e outras impropriedades; é prazeroso saber que alguém zela por um mínimo de civilidade.

    Sabendo disso, e a partir de agora, darei a esses enfermos a melhor resposta que se lhes pode dar, em pró da urbanidade: o silêncio!

    Adultos, geralmente conhecem muitos xingamentos e palavrões…

    Usá-los à falta de argumentos, apenas os remete ao vazio moral e à infantilidade.

  18. Bem

    Na minha modesta opinião, as características pessoais, a personalidade, levam a pessoa a se tornar revoltada,  rebelde, contestadora do sistema e, no caso, guerrilheira. Não acredito que a guerrilha molde a pessoa e sim que a guerrilha seja o resultado da reunião de pessoas que não se ajustam ao sistema.

    A atuação de DIlma na luta armada é conhecida através das declarações de vários personagens dessa luta. Era uma burguesinha comunista, de muita teoria e pouca prática, que conseguia irritar Lamarca e outros líderes com suas longas exposições teóricas acerca do comunismo que se deveria implantar no país. 

    Já era arrogante na época. Já não admitia o contraditório. Já não ouvia ninguém e já se achava a professora de deus.

    Aliás, é preciso desfazer essa mentira contada muitas vezes que Dilma e seus companheiros lutaram contra a ditadura pela liberdade democrática. Com ou sem ditadura eles teriam lutado e sido guerrilheiro do mesmo jeito. A POLOP, que desaguou na VAR-Palmares foi criada e optou pela luta armada em 1961, tres anos antes do golpe. Sua motivação foi que não admitiam que o PCB dialogasse com os partidos burgueses. Não acreditavam na luta democrática e somente na revolução armada.

    Mesmo sem golpe em 64, mesmo que tivessemos uma transição democrática ao fim do governo Jango, eles teriam tentado a revolução socialista através da guerrilha e das armas. Viveríamos anos de chumbo como a Itália viveu, mesmo sem ter um ditador.  O respeito devotado a Cesare Battisti e seus Proletari Armati per il Comunismo é prova disso.

    Inclusive, o estatuto da Vanguarda Armada Revolucionária, que Dilma integrava,não deixa nenhuma dúvida quanto aos objetivos da sua luta armada :

    ” A Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares é uma organização politico-militar de caráter partidário, marxista-leninista, que se propõe a cumprir todas as tarefas da guerra revolucionária e da construção do Partido da Classe Operária, com o objetivo de tomar o poder e construir o socialismo.”

    1. Comentando José Carlos Brandes

      Não pretendo me estender muito. Às vezes a prolixidade só confunde. Sobre o seu comentário acima tenho a dizer que todas as suas palavras têm o meu irrestrito apoio, e não preciso ir mais longe. Você disse tudo o que eu diria e acrescento apenas um tópico: “Pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto”. Contudo, não posso me furtar a esclarecer os ainda não muito esclarecidos: alguém que tenha vivido àquela época pode lembrar de uma situação como a que vive hoje a nossa Nação? Foram os probos miitares que cederam o comando do país a esses que ai estão dilapidando o Brasil. Parabéns senhor José Carlos Brandes. 

  19. Essa abordagem do estilo

    Essa abordagem do estilo Dilma pelo viés de sua formação política na guerrilha ajuda a entender muita coisa, de fato. Há uma corrente das ciências polítcas que dá um peso extra para as características pessoais dos atores políticos, se afastando daquele aridez do determinismo mecanicista do marxismo.

    Ainda mais no caso do Brasil, se compararmos com o governo anterior, na figura de quem teve sua formação no sindicalismo. É quase didático.

    No entanto, não há porque cair em outro determinismo. Ela pode mudar essas caracterísitcas. Dirceu e Genoino também tiveram origem na guerrilha. Depois viraram grandes negociadores. Tanto que a direita não admitiu que a esquerda invadisse um terreno que era só dela, a dos grandes arranjos, e tratou de trancafiá-los.

    A direita inteligente descobriu que é melhor preservar uma Dilma (essa que não muda) acuada e com pouca margem de ação. E aniquilar figuras como Genoino, Dirceu e Lula, claro, que é o grande objetivo atual.

    1. Comentário perfeito. Mais do

      Comentário perfeito. Mais do que respeitar e admirar Lula, Dilma deveria aprender com ele a arte de negociar e fazer Política, com “P” maiúsculo.

  20. Gozado mesmo é ver os

    Gozado mesmo é ver os liberais xingando Dilma por ela estar fazendo exatamente o que eles acham que deve ser feito.

    Mas acho que ela faz a contragosto. Deve estar sendo vítima de chantagem, talvez cobrança de algum financiador de sua campanha eleitoral, em 2014, contra sua pessoa¹ mas muito provavelmente achacamento pelo capital especulativo internacional contra a economia do país. Bem, o capital produtivo internacional baseado em países estrangeiros também deve achar muito bom o desmonte das nossas construtoras internacionais e da Petrobras… Ambos os capitais internacionais, especulativo e produtivo, são “bons amigos” um do outro.

    Esses capitais internacionais baseado no dólar dos EUA são fogo… Põem os países numa sinuca de bico: a única forma de resistir é isolar-se. Mas se um país como o nosso se isola, o povo, babador de ovos por natureza e formação de tudo que é estrangeiro, e ajudado pela propaganda comercial ideológica e doutrinadora, sabota o governo, sem nem precisar que estrangeiro nenhum invada militarmente nosso país². E a opção ao isolamento é ceder, deixar esses capitais internacionais entrarem e apoderarem-se do que é público e até do que é privado local. E eles entram devastando tudo mesmo, inibindo e reprimindo as iniciativas brasileiras. E o liberal brasileiro, salvo raras exceções, também pagando pau aos estrangeiros, adora que se estabeleça cenário de exploração (e não de desenvolvimento), constituem empresas menos pelo tesão no negócio e mais para ganhar dinheiro quando puderem vendê-lo a algum explorador do capital “us dolar based”.

    “Para não dizer que não falei das flores”, os liberais locais que foram inibidos e reprimidos pelo capital internacional em suas iniciativas, seja por teremm espíritos inovadores e empreendedores ou mesmo pelo sentimento patriótico… enfim, pelo orgulho que – que é diferente de soberba – que sentem alinham-se com governos locais e promovem a união dos isolados. União Europeia, Mercosul, BRICS e muitos outras uniões locais talvez, em médio prazo, consigam dificultar e, quem sabe, tomara, anular as devastações pelo capital “us dolar based” contra nós.

    De qualquer forma, o que Dilma tem feito são providências nesses dois sentidos: ceder o mínimo possível para evitar invasões estrangeiras e resistências de brasileiros não patriotas e sem orgulho profissional e, ao mesmo tempo, fomentar as uniões entre isolados.

     

    ¹ – Além de não constar notícia de doações ilegais à campanha de Dilma, por maiores que tenham sido as doações, suas importâncias são mínimas perto dos valores que representam nossas construtoras e a Petrobras. E como se isso não fosse bastante, acho que dá para dar um crédito ao espírito público de Dilma, pela sua história pessoal. Uns têm orgulho de ter espírito inovador e empreendedor na área privada, outros, na pública, ué.

    ² – Os EUA não invadiram militarmente, por exemplo, o Iraque por dificuldades em subornar ditadores locais e sim pela dificuldade em convencer o povo iraquiano a apoiá-los. Talvez o Mac Donald’s não faça tanto sucesso assim no Iraque, rs… No iraque não se criaria um Gregory Rian, como se criou no Brasil…

     

    1. Fazendo exatamente a mesma

      Fazendo exatamente a mesma coisa que eles fariam, não!

      Eles querem receber a comissão pela venda da Petrobrás com o pré-sal e tudo mais.

       

  21. O jeitão da companheira Dilma

    É certo que o Nassif não lembrará de um comentário que eu fiz, referindo-se ao motivo, ou motivos , de a Dilma ser tão odiada. Eu disse que ela era forjada na Guerrilha e pretendia fazer de sua ideologia o seu governo. eu conheci aquela época de perto. convivi com o final da guerrilha, ainda jovem , recém puberdano. Dilma era uma pessoa que tinha nosso respeito, ainda que pessoalmente nunca a tivesse visto. Ela era um dos mitos da guerrilha. Realmente o ambiente de guerrilha exige mais do que um agrupamento. Era uma forma de se resguardar. Se um companheiro tombasse , não tente ajudar, pois serão dois inutilizados. O ambiente era muito inóspito para que houvesse preocupação com situações além das de ganhar território e escapar com vida. Acontece que a rígidez de um guerrilheiro, tem aspectos em toda a personalidade e o pensamento. Na situação atual, a dilma vai mais longe do que simplesmente deixar o companheiro pelo caminho. Ela não aceita companheiros que traiam a ideologia. É típico disto. Ou seja: Se lá você lamenta o seu companheiro caído , você não age por questão de sobrevivência. Aqui ela não age por entender que eles merecem punição. a política tradicional não está na índole da guerrilheira que queria o bem da nação, segundo seu entendimento. Na verdade, seu posicionamento ideológico influi no seu jeito de governar. Por ela, acreditem, os poderosos iriam contribuir e muito para o progresso da nação. Impossibilitada de realizar o que pretende de verdade, ela acaba tentando impor sua vontade , resistindo a natureza política do Brasil. E daí ela sempre terá um comportamento hostil com os políticos. O Levy foi enfiado goela abaixo dela pelos banqueiros, assim como outras coisas que são comuns aos politicos tradicionais. Ela não está feliz  e nem satisfeita, podem ter certeza. Mas ela ainda tem o ideal de melhorar a nação e acha que seus eleitores não merecem ser abandonados. Então, de sapo em sapo , seu estômago vira um brejo.

    1. Vendida

      Companheiro Pedro = resumindo rapidamente todo o seu comentário = Para ter o poder ela se VENDEU aos banqueiros que agora estão cobrando = QUEM ESTÁ COM A RAZÃO ???

  22. Viver honestamente numa

    Viver honestamente numa democracia é como a história de um conjunto de políticos (que tentam a todo custo governar o país com honestidade tendo sido legitimamente eleitos) e que prepararam também a todo custo o plano de governo, visando o bem comum, e não somente das elites monopolistas.

    Esse governo legitimamente eleito, através de setores da mídia que não $e renderam ao despotismo, tentaram conseguir a conversão dessa elite corrupto-golpista à adesão da festa da democracia, mas estes não quiseram vir.

    O governo eleito continuou a divulgação através de obras em outros locais do país ( locais este, que a elite quer incutir em nossa consciência, que não têm nenhuma importância. Importante para os mesmos é av. paulista, morumbi, usp,  – quando lhes convém,abrem exceção para v. Madalena, –  Miami, Suíça, …coisa e tal) dizendo: vamos abrir fronteiras para economia funcionar no país como um todo, vamos todos participar. Vinde para a festa! Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu latifúndio, outro para os seus negócios, outros agarraram os que tinham feito parte do governo e que não eram nem um pouco piores que essa elite corrupta, os humilharam e  prenderam. 

    ***

    Outro rei, que não é deste mundo (O Altíssimo)  ficou indignado e mandará com certeza, luzes para aqueles que continuam firmes em sua luta pela Democracia, Justiça, Estado de Direito e tudo que é digno e honesto.

    E a festa da democracia, com suas lutas, correções e conquistas, então prosseguirá. Porque muitos serão beneficiados pelo que a Constituição nos assegurará, e poucos terão que devolver o muito que não mais lhes pertencerá ( mesmo assim ainda ficarão com mais do que merecem, e não poderão reclamar) – (Crônicas do gueto de Nárnia).

    1. Calma.
      São apenas ilações do

      Calma.

      São apenas ilações do Nassif.

      Nada a ver com centralismo democra’tico.

      E ele não acerta todas, mas continua com cre’dito.

  23. Resumindo…

    Pobre de um povo que tem como líder alguém que o conduz com conceitos de guerrilha na cabeça, que tem sérias dificuldades de governar em um regime democrático. O resultado está aí…

    1. “Pobre de um povo?”
      Pobre

      “Pobre de um povo?”

      Pobre mesmo sãos os comentários que sempre escondem na generalização vazia “Pobre de um povo…” argumentos sem base em dados, puramente especulativos e nada construtivos.

      E detalhe, “pobre ovo” são sempre os outros, rico mesmo é o dono deste balão de gás verborrágico.

  24. Lamentavel…apenas Lamentavel

    Um dos grandes defeitos do Brasil atual é radicalização dos discursos, já passamos problemas maiores, mas parece que este pais .

    Neste blog, que sempre admirei, cada dia Dilma é reponsabilizada de algo, agora seu governo é de gestão de guerrilha.

    Todos os governos em que vivi, tivemos boas decisões e problemas, mas vc deixa de elogiar as boas ficando apenas com as ruins. Ela bancou varios ministros atuais, aliais os que ela escolheu é que vem realisando os melhores trabalhos.

    Uma pena Nassif, já falei que no governo atual falta muito do Barbosa atuante, aliais,  vc o defendeu na fazenda, como ele não deslanchou no planejamento, poderia deslanchar na Fazenda. 

    Lamentavel…apenas Lamentavel, a critica construtiva é sempre valida, mas a vazia destroi.

    Com este comportamento vc só afasta as ideias e atrai os mesmo dos mesmo.

    1. Adorei seu comentario ,

      Adorei seu comentario , refletiu todo meu pensamento .Creio que esse é o mal do século: apontar os defeitos negando as conquistas.Parece que atualmente ser do contra é ser inteligente , leigo engano.

      Enfim , bom senso é para todos mas nem todos aderem.

      Obs: recomendaram esse site por não ter uma visão tão mesquinha da realidade,percebo que a pessoa que disse isso se enganou.

      1. SQS 305 BLOCO D

        Começando pelo PT, que agora, com o Mercadante, reconheceu os muitos benefícios da Era FHC. Houve erros? Houve, mas ninguém consegue consertar um país de uma única tacada. O mesmo não se pode dizer de Dilma, que,  de uma só vez, tenta  acabar com o equilíbrio das contas e com a inflação controlada.. O resto é mi mi mi. O Nassif tá cansando mesmo.

         

    2. O problema do Barbosa

      Concordo contigo que o Barbosa está perdido coitado.

      Porém, não é sem motivo. Ele é um economista de banco, como o Levy, não um planejador. Além disso, a Dilma, aparentemente, o colocou sob o comando do Levy. Ele não opina nas políticas da fazenda, ele só recebe o recado: “corte 80 Bi, se vira”. É um deus nos acuda né.

      Brasil tá fudido sem dinheiro pro que foi planejado e sem saber como cortar, sendo que NINGUÉM quer auditar esse m*  de dívida pública.

  25. Eu sou o único que acha que o

    Eu sou o único que acha que o Nassif só tem uma visão sobre a Dilma? Bate sempre na mesma tecla.

    Tá cansativo isto.

    1. Democracia…

      …é isso!!!

       

      Um coxinha pode dizer o que deseja.   Se não fosse assim o pessoal que vive pedindo a volta dos militares já estaria no poder.

  26. Dilma e a armadilha

     O que Nassif ainda  não percebeu é que os problemas de Dilma e seu governo é a mediocridade dela e de sua equipe. Esse papo de guerrilha (já se passaram mais de 40 anos) é lorota ou muleta. Essa senhora mentiu que tinha mestrado e doutorado para galgar cargos. Pelo que vejo em seus discursos, duvido que tenha graduação em economia. Talvez  em pedagogia e olhe lá!

    1. Dilma e a armadilha [Ad Homine]

      Boa tarde.
      “… Essa senhora mentiu que tinha mestrado e doutorado para galgar cargos. Pelo que vejo em seus discursos, duvido que tenha graduação em economia. Talvez  em pedagogia e olhe lá!”.
      Caro Waldemar Canalli, o que você tem contra Pedagogia? É uma belíssima ciência. Digo isto por conhecê-la bastante (sou pedagogo). Acredite. O problema da Educação, no Brasil, passa longe da ciência educacional, em si… Outra coisa. Você, ao utilizar o ad homine contra Dilma não estará confundindo a pessoa (quem parece ter dito possuir formação em algo e não a ter parece ser o Joseph Schevron).
      Que tal discutirmos o mérito do tópico do Nassif?

    2. resposta

      Pedagogia? Se essa senhora tivesse graduação em pedagogia saberia falar, discursar, defender suas ideias…duvido muito pela falta de clareza cada vez que abre a boca que tenha alguma graduação..

  27. FILOSOFIAS A PARTE…

    Nassif, a grande verdade, sem delongas: É pura incompetência mesmo!

    Quem não consegue enxergar, à sua volta, circunstâncias e ares favoráveis ou desfavoráveis acerca do que realiza ou preende realizar, é porque não sabe tratar do assunto.

    Governo supõe-se programa de governo, sofisticado planejamento, acompanhamento de metas e avaliação de reultados. Mas, dizer o que(?), de quem afirma: “NÃO VAMOS ESTABELECER METAS. QUANDO ATINGIRMOS A META, AÍ DOBRAMOS” (?) Dobrar o quê, com base no quê????

    O resto é tudo conversa fiada. (Que me desculpem os “filósofos” de plantão.

  28. Esses ajustes que o Levy

    Esses ajustes que o Levy coloca são muito semelhantes ao que FHC impos no segundo mandato e que foi um desastre, tomara Deus que não pelejemos mais um mandato perdido da Dilma, combater inflação com juros alto é suicidio e quando a cadeia economica toma o vies contrario e dificil retornar o crescimento.

  29. Esses ajustes que o Levy

    Esses ajustes que o Levy coloca são muito semelhantes ao que FHC impos no segundo mandato e que foi um desastre, tomara Deus que não pelejemos mais um mandato perdido da Dilma, combater inflação com juros alto é suicidio e quando a cadeia economica toma o vies contrario e dificil retornar o crescimento.

  30. O Ajuste Era Outro.

    Bem, o décimo economista não errou, apenas não esta sendo feito o ajuste elaborado por ele, simples assim. Se deveria ou não, se era correto ou não é outra coisa. Gostei também das informações sobre o “pensamento” da guerrilha, que eu apenas imaginava, e é bastante óbvio. Que droga que é guerrilha não? Coisa burra e autoritária, não é à toa que geralmente desemboca em ditaduras, com ditadores vestidos com roupinhas militares. Certamente se ainda esta na cabeça da Presidente não esta funcionando.

  31. Não fale em nome dos economistas.

    Sr. Nassif, não diga que 9 entre 10 economistas previam, pois o que está acontecendo não é ajuste fiscal, e sim aumento da carga tributário, o governo não está cortando seu custeio, não diminui um só ministério ou cargo de confiança, nenhum economista sério é a favor de aumento de impostos em recessão sem a contra partida do governo, isso é que eleve a inflação, aumenta o desemprego e alimenta a recessão. Ajuste fiscal sério e politica cambial sempre se fizeram necessários em momentos de crise, é um remédio amargo, mas é um remédio, o problema não é de agora mas quando o seu partido o PT fez um enorme individamento publico para montar programas eleitoreiros, agora vamos todos pagar este desgoverno.

  32. Nassif, quando se monta em um

    Nassif, quando se monta em um cavalo não adianta esperar que os outros concordem com o seu caminho, nem cavalguem por você. Republicanismo não é carro do google, autoguiável.  Se não segurar firme a rédea e esporear, o cavalo não obedece. A oposição, a crise, os oportunistas, os corruptos são os obstáculos, mas há que segurar a rédea e usar a espora.

  33. Dilma está na mão do TCU

    Como fazer o país crescer, se os ministros do TCU trabalham contra o país. Na minha opinião tudo jogo político. Faltam linhas de transmissão de energia, faltam ferrovias, etc. e um dos motivos disso tudo não sair do papel tem a ver com as decisões de João Augusto Ribeiro Nardes, ministro do TCU. Esse que junto com Cunha, Aécio, etc articulam o “golpe paraguaio” contra Dilma.

    Pra ilustrar o que acabo de dizer aqui, leiam isso:

    http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/04/ministra-responsabiliza-tcu-por-atraso-em-obras-de-aeroporto-no-es.html

  34. Já era, companheiro!

    Não há esperança para governo onde Dilma esteja presente. Acreditar que ela possa algum dia entender o papel que deve ter um estadista é um erro. Entender o papel de um político então, seria exagerar ao extremo. Ela trabalha bem o comício, desde que não seja ela quem escreve o discurso. E decora bem os roteiros elaborados por marketeiros de partido, tanto que continua repetindo a mesma cantilena surrada como se fosse uma espécie de mantra. Porque temos o Minha Casa Minha vida, o Prouni, combatemos a fome, criamos o Bolsa Familia e blá-blá-blá.

    Dilma é arrogante, teimosa, não tem visão de estadista e vacila, vacila por ser insegura para modificar rumos. Ela se isola sempre que sua presença é exigida e prefere dar satisfações via satélite nas pífias inaugurações de futuras favelas que constrói em rincões, do que comparecer a alguma sessão do parlamento e colocar os pingos nos ís. Escolhe mal seus indicados e reluta em trocá-los, mesmo quando esta cercada de pessoas que criticam duramente seus auxiliares e comparsas.

    Numa frase: é uma pessoa incompetente para um cargo presidencial.

    Ah! sim, e mente, mente descaradamente para obter vitória sobre “o inimigo”, como se uma contenda política fosse uma espécie de jogo ou brincadeira de crianças onde as mentirinhas trazem a vantagem da surpresa sobre os adversários. Ou como os exércitos trabalham no segredo, na dissimulação e na ilusão para confundir seus inimigos.

    Mas isto tudo agora parece que vai perdendo importância. Já presumo que nós teremos que tolerar essa mulher até o final do seu mandato. Houve, é bem verdade, uma excelente oportunidade para resolver essa questão, já que ela vinha percorrendo um ciclo de falta de popularidade aliado à ocupação do vácuo que ela deixa no poder por ser uma executiva incompetente.

    Ocorre que FHC, que até então pouco se manifestara, e que vinha a publico apenas para dizer que o impedimento não seria aconselhavel, nisto acompanhado por seu “caddie”, resolve então abrir a boca. E embora Dilma tenha praticado estelionato eleitoral, fator que mais irrita aqueles que cometeram o erro de votar nela, FHC classificou-a como “honrada” em entrevista concedida no exterior, além de tecer outros elogios. Maldito FHC. Ele deveria ter aproveitado a chance para calar-se, mas a vaidade, que lhe é incontrolável, não conseguiu se conter e emitiu julgamento de caráter, no caso, de teor positivo. Ou seja, ela é mentirosa e enganou a população, mas é honrada.

    E não é só. Sempre houve por parte do PSDB uma estratégia envolvida. Querem o impedimento de Dilma, mas querem na sequência a realização do chamado terceiro turno. Então, em seus delírios de poder, FHC e os abestados que o cercam desejam um golpe multi-facetado. Cairiam o PT e o PMDB numa paulada só. Temer pela realização de novas eleições e Dilma pelo impedimento. Duas caçapas com uma só tacada. Enquanto deliravam, esqueceram de um pequeno detalhe: ainda não era a vez deles jogarem. O adversário jogou, encaçapou a bola da vez (o PGR), e a bola branca espirrou e desmanchou toda a jogada que eles tinham planejado.

    Para mim a diminuição da presença nas manifestações é sinal de que muitos já antecipavam o jogo que o PSDB tinha em mente, e quem não quiz  Aécio antes continua a não querer, independentemente dos fatos. Posso até estar extrapolando porque eu mesmo duvido que a população consiga abstrair isso mas talvez muitos tenham percebido que trocar uma Dilma, que implementa o arrocho econômico anti inflação, pelo Aécio seria trocar 6 por meia dúzia. Ou alguém acredita que, se eleito, ele fará diferente? Uma coisa sim, vai mudar. Haverá silêncio na midia, essa mídia que ama apoiar o PSDB.

    Para colocar uma pá de cal sobre a estratégia do PSDB só falta agora convocarem nova manifestação, onde haja maior redução dos manifestantes. Mas é claro, são espertos. Vão aguardar o momento. Devem trabalhar para piorar tanto quanto possivel a situação dos mercados e dos investimentos.

    Mas eles não são assim tão criativos. Estão copiando o truque. Na Argentina fizeram exatamente assim. No auge da crise os argentinos que tinham posses trocavam seu dinheiro em dólares e, nos domingos de manhã, atravessavam para o Uruguai, a fim de realizar depósitos nos bancos uruguaios que abriam aos domingos para receber clientes argentinos. Empresas começaram a abonar notas fiscais de recebimento, que se transformavam em títulos compensáveis, apenas para que não se fizesse o movimento financeiro via bancos.  Criaram uma espécie de câmara de compensação destes títulos/notas, e é óbvio, sem destacar ou recolher impostos nas operações.

    Derrubaram o governo, isto é verdade, mas a Argentina não se levantou até hoje.

    No nosso caso, veremos. Aqui, por enquanto, apenas artistas famosos estão comprando mansões na Flórida. E com esse dólar.

  35. “VAMO” DILMA “VAMO”,”BORA

    “VAMO” DILMA “VAMO”,”BORA “DILMA “BORA”!!!

    O PIOR JÁ PASSOU,O INIMIGO MAIS FORTE

    É VC MESMA “BORA” A DEMOCRACIA PRECISA DE VC!!!!!

  36. Em um país que seus

    Em um país que seus governantes e políticos correm “dis costas”, é assombroso observar que os mesmos usam como desculpas o passado para justificar os seus erros presente e quiçá futuro.

  37. E búlgara!

    Nassif desenvolveu algo que não tinha pensado e nem conhecia.

    Mas sabia que o pai de Dilma era búlgaro, um pais sob comando da URSS até pouco tempo.

    O búlgaro, basta ler um cadim de história, não é muito “fácil”, não.

    “Ahhh, mas virou capitalista”.

    Claro!

    Enfim…..

    Conheço o temperamento da Dilma atráves de gente muito, muito próxima.

    Não tive mais informações, desistiu.

     

  38. brasil
    o brasil quebrou , o povo esta como anestesiado ainda nao acordou para situaçao que estamos vivendo, comercio travado , industria nao tem para quem vender e ai por diante , a vaca da dilma foi tuçir e esta com tosse comprida sem remedio para sarar.

    1. Então, sábio, qual seria a

      Então, sábio, qual seria a alternativa à Dilma? A situação seria diferente com qualquer outro dos candidatos? Muito da paralisia que se reclama é simples consequencia do terrorismo atrelado à campanha eleitoral. Era mesmo necessário paralisar obras da Petrobrás? Ou cobrar a continuidade das investigações e punições dos criminosos, sem tentar associar a Presidente com intuito de derrubá-la? O cenário poderia ser menos pesado se a democracia e o bem do país tivessem sido postos à frente dos interesses de candidatos e grupos incorformados com a derrota nas eleições. 

  39. Pessoal por aqui, a começar

    Pessoal por aqui, a começar pelo dono do blog, capricha em explicações sofisticadas para não encarar a verdade simples: Dilma é honesta (até onde nos é dado saber) e parece sim ser muito bem intencionada. Mas nunca teve biografia e, hoje se vê claramente, nem preparo para ocupar o cargo que hoje ocupa. Que o tenham feito pessas comuns, por conta do dedaço do Lula, eu até entendo. Tem gente aqui que votaria num côco com dois zóim desenhados nele se Lula dissesse: esse é meu candidato! Mas me espanta que argutos analistas políticos tenham comprado a candidata Dilma Roussef não uma, mas duas vezes!

  40.     Dilma tem errado, errado

        Dilma tem errado, errado muito. Boa parte desses erros, ocorre por não “entender” e aceitar a política, ou melhor, a política no sentido brasileiro termo. Mas vejo alguns comentaristas pintá-la como uma invenção caprichosa do Lula. Fico pasmo com essa análises, já que grande parte do sucesso dos anos do governo adveio da atuação de Dilma nesse governo. Qual era o estado do ministério de minas e energia quando Dilma assumiu? Caótico. Qual era a principal frase? Apagão elétrico . Depois assumiu o Ministério de da casa civil. E quais eram as principais palavras naquela momento? Mensalão, crise política, deixa sangrar. 
       

     

  41. No mundo do espírito existe o

    No mundo do espírito existe o valor da natureza, a vagar e no interior do objeto. 

    Aqui se acha três pontos significativos de insersão dessas relações do espírito, entre o ideal e o natural:

    1 – Cremos, mesmo assim, que o cargo de presidenta consiste em qualificar a forma arbitrária da economia?…

    2 – Dilma deve, mediante um novo ato de criação, representar o mais elevado conteúdo da natureza – o valor – e fazer de si mesma o ideal do domínio político?

    3 – Por todos os meios de exprimir, o exterior poderia se encontrar penetrado de espírito, portanto, valorizado pelas relações entre ideal e natureza; e então, com tanta perfeição econômica, Dilma corresponde a um interior vulgar?  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador