As duas faces de Aécio no impeachment, por André Singer

Golpe branco

Por André Singer

Da Folha de S. Paulo

Às vésperas das manifestações de 15 de março, o presidente do PSDB, Aécio Neves, tomou posição democrática. Deixou claro que o impeachment não estava na agenda do partido. Um mês depois, sem qualquer justificativa razoável, muda de posição e adere à tese golpista. O objetivo parece nítido: bloquear o governo, impedir que tenha um respiro e provocar a sua queda.

Conforme jurista de referência para o PSDB, Miguel Reale Jr., não há base jurídica para o impedimento. Eis o que escreveu em “O Estado de S. Paulo” (7/3/15): “A pena do impeachment visa a exonerar o presidente por atos praticados no decorrer do mandato. Findo o exercício da Presidência, não se pode retirar do cargo aquele cujo governo findou”. Nada do que ocorreu no primeiro mandato serve para interromper o atual.

O próprio Aécio atestou a conhecida probidade de Dilma. “Acho que a presidente da República é uma mulher honesta, uma mulher de bem. Não faço nenhuma crítica a sua conduta pessoal. Acho apenas que ela está despreparada para governar um país da complexidade do Brasil.” (Valor Online, 2/5/14).

Como o impeachment é aplicável apenas em caso de envolvimento direto do mandatário em crime de responsabilidade durante a gestão em curso, precisaria ter surgido um fato novo e recente para dar legitimidade à reviravolta de Aécio.

Na terça-feira (14/4), Aécio disse que haveria motivo “extremamente forte” para pedido de impeachment caso fosse comprovado que a CGU esperou o fim da eleição de 2014 para processar a empresa SBM, sediada na Holanda. No dia seguinte, o pretexto já era outro: a prisão do tesoureiro João Vaccari. “Estamos vendo o agravamento da crise política e cada vez ela chegando mais próxima do governo e da própria presidente da República”, disse ao “Jornal Nacional”.

Na quinta-feira (16/4), de acordo com os repórteres Dimmi Amora e Valdo Cruz, surgia um terceiro assunto para o PSDB advogar o impeachment, segundo Aécio. Se comprovada a participação da presidente em supostas manobras fiscais impugnadas pelo TCU e relativas ao exercício de 2014 o partido entraria com o pedido de abertura do processo de impeachment, que caberá a Eduardo Cunha aceitar ou não.

Aécio começa a fazer o papel de Lacerda em relação a Getúlio em 1954: era preciso, a qualquer custo, apeá-lo do poder. Mesmo que fosse por um golpe. Todos o sabiam. Seria melhor que lembrasse o avô. Tancredo era conservador, mas ficou com Vargas até o último momento. Recusou-se a votar no general Castelo Branco porque não apoiava golpes. Será um enorme desserviço à democracia brasileira se o PSDB embarcar em aventuras golpistas, mesmo que brancas, como fez a UDN.

ANDRÉ SINGER escreve aos sábados nesta coluna. [email protected]

Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Surpresa por que?

    Alguns individuos vivem sonhando com parasitar o Estado. Para eles, “estado minimo” significa apenas menos gastos com serviços públicos sobrando mais para se apropriarem. Não há diminuição de impostos em nenhum estado administrado por essa trupe, apenas serviços terceirizados para a iniciativa privada, com custo arcado pelo cidadão, apesar das promessas que um estado menor poderia se prestar melhor ao que realmente interessa.

  2. O fato é a mesma desgraça que

    O fato é a mesma desgraça que esses fizeram  contra Collofr, jamaiss poderão fazer com petista, seja agora ou sempre

  3. O nome é Aécio Neves da Cunha.

    A brand “Aécio Neves” é propaganda enganosa, tenta esconder o caráter “Cunha” do senador. Aécio Neves da Cunha é administrador público de práticas muito mais afins com as de Aécio Ferreira da Cunha, seu pai, e com as de Tristão Ferreira da Cunha, seu avô paterno, do que com as de Tancredo Neves, seu avô materno.

  4. O despreparado

    Nassif,

    O idiota, apesar de político fraquíssimo, que beira à indigência, foi o escolhido para candidato pelo PSDB em 2014.

    Apesar do forte apoio da grande mídia não conseguiu vencer, e o pior, perdeu em sua MG e ganhou no SP dos outros, ou seja, ficou nú com a mão no bolso. 

    Como é fraco e de poucos neurônios, resolveu abraçar a tese do impedimento, e como sempre, dispondo do apoio da grande mídia para esta aventura inconsequente, e lá se foram duas ou tres passeatas para tentar encher as ruas com analfabetos, débeis mentais, fãs de Miami e outros do time.

    O irresponsável perdeu por mais de um milhão de votos, e conversei com tucanos que viram isto, diferença “pequena”, como motivo para o sonhado terceiro turno – fui obrigado a lembrá-los que Bush Jr. ganhou por menos de 200 votos na Flórida então governada pelo seu irmão Jeff, e não houve nenhum movimento por parte dos democratas visando anular aquela eleição, foi vida que segue e pronto. 

    Um enorme problema dos oposicionistas é  de acompanhar o noticiário a partir do JN e Veja, estão completamente emburrecidos.

    Voltando ao mineirim, em minha opinião a chance de ser candidato pelo PSDB em 2018 é bastante próxima do zero, ele, por mais burro que seja, tem que saber que se tornou carta fora do baralho no ninho tucano e por isto acredita que ficar gritando por impedimento irá ajudá-lo de alguma forma. É o preço a ser pago por ter sido criado para ser um bon vivant. 

  5. E o golpe, se hover, será

    E o golpe, se hover, será dado com a imprensa atuando em primeiro grau na escala da desonestinade e ausência de responsabilidade por parte dos jornalistas a desferirem fogos de artilharia diuturnamente, na medida em que a Presidenta, diferente de uns poucos petistas e parlamentares da base do Governo que ainda aumentam suas vozes no Congresso para gritarem o que está entalado em suas gargantas. São poucos, mas existem.

    Quanto a Dilma, seu silêncio profundo, quase sepulcral, é o que mais mune a oposição e a imprensa, quando a ela caberia, desde lá atrás, se mover, mostrar que existe, e mostrar sobretudo que aquela mocinha que levantou a cara para os seus torturadores virou mulher, mãe e avó, com a mesma coragem de enfrentar seus aolgozes. Ela perde tempo em não dar o troco a esses infelizes mentirosos, usando de sua autoridade sempre que possível e preciso para dar ao povo a real versão dos fatos. 

    Já que a Presidenta não ousa colocar a necessidade de regulação da mídia, que, então, use os meios que lhe favorecem para dar repostas à turma que quer sangrá-la com manchetes e matérias mentirosas a seu respeito. O que está faltando a Dilma para ser mais incisiva nesse mister? É medo? Ou uma percepção de que está mesmo acima do bem e do mal? Pode estar, até porque ninguém é capaz de, até o momento, duvidar de sua honestidade. Acontece que sem nenhuma prova Dirceu foi julgado e preso, e prossegue até nossos dias como sendo filho de satanás, como o povo odiando-o sem nem saber por quê. Pra mim, José Dirceu já teve decretada sua sentença de morte, e está morrendo a cada dia, sem chance de sequer andar pelas ruas. 

  6. Parafraseando o próprio,

    Parafraseando o próprio, também nada tenho em termos pessoais contra Aécio Neves. Seu estilo de menino mimado, depois de playboy estrilado, e segundo as más línguas, alguns hábitos nada salutares, não me batem a passarinha. Agora, como homem público, sim.

    Primeira constatação: se tirarmos Tancredo Neves da sua biografia, ou, em termos similares, se não fosse o sobrenome teria o danado chegado aonde chegou? Mas até aí se pode até dar um desconto. Não foi culpa sua essa condição, digamos, humana. Entretanto, em que efetivamente se destaca, se eleva, entre seus pares? Qual a sua contribuição para a melhoria do processo político e práticas administrativas se levarmos em conta que já foi tudo neste República, só não presidente.

    Aécio Neves é, no máximo, um politico comum e um administrador medíocre. Se a biografia de Dilma é pobre em termos de cargos eletivos, em compensação esbanja riqueza no que se refere à saga pessoal e às experiências em altos cargos no primeiro escalão do governo. Se a presidente deixa a desejar no quesito “cintura” política, extrapola na honestidade e firmeza de caráter. Até o presente momento não há nada que desabone sua conduta. Se conseguir terminar esse mandato deixando o país nas mesmas condições em que recebeu já estará na história. Nesse quesito, infelizmente, Aécio Neves perde de goleada. A última denúncia que se soma a um cabedal é que durante dois anos(2011-2012) usou um avião do governo mineiro para viajar de Minas à Brasília.

    A propósito, como esse rapaz tem fixação em aviões, hein? 

     

     

  7. Mero oportunista

    Politico oportunista sem nada a acrescentar. Quando desgovernou Minas, deixou por la um rastro de oligarquia corrupta que não se vê mais em lugar nenhum do NE. So esta onde esta pelo sobrenome de peso, familia ultra-influente e a blindagem da imprensa, em especial da imprensa mineira, que caiu de podre. 

  8. aécio

    Aécio esteve muito próximo de ganhar as eleições. Segundo informam por aí a maior parte do tempo da apuração esteve ganhando, até que entraram votos de Minas, Rio, Nordeste e Norte e aí viu a eleição ir para o brejo por quase 4 milhões de votos, um Sergipe. Por algumas imagens que se vê na mídia da época, já estavam servindo o champagne da vitória  e para um cara como ele que sempre teve tudo sem grandes esforços e de mão beijada, perder para uma leviana foi demais. Acrescente-se a isso os problemas psicológicos advindos de seus gostos pouco ortodoxos, e o rapaz até hoje não aceita e não admite ter sido preterido, especialmente em sua terra. Tucanos têm essa dificuldade de atender os rincões, mas rincões votam e é nesse único momento que podem dar o troco por terem sido relegados. Tenho a impressão que ele vai continuar tentando, mas fico intrigada como ele pensa poder chegar ao poder com a saída da Dilma.  Temer assumiria, então tem que enredá-lo também. Livrando-se de Temer teriam que haver novas eleições e aí teria o Lula. Com um mês de campanha e ninguém mais se lembraria de aécio. Imagino que ele queira só se vingar e age como sempre agiu sem nenhuma responsabilidade e respeito para com o Brasil e seus cidadãos. 54 milhões, não somos pouca coisa, mereceríamos um mínimo de respeito.

    1. Prince Aécio Joffrey Cunha Baratheon,que beleza.

      Veranis,qualquer semelhança não é mera coinsidencia.Vai parecer assim lá no Leblon,sô!

  9. As duas faces de Aécio no impeachment, por André Singer

    E por acaso você está satisfeito com os rumos do nosso país no atual governo, caro André ?
    Não sou partidário de golpe, pois isso é anti-democrático, mas havendo preceito legal, apoio 100% o impeachment !
    Estou sofrendo na pele, seja como trabalhador, seja como consumidor a incompetência deste comunismo mascarado que o PT aos poucos vêm construindo …

    1. Mas que mané comunismo ? Cada

      Mas que mané comunismo ? Cada uma que aparece. Seja lá o que o PT está construindo , com certeza não é comunismo.

    2. Se você é trabalhador

      Nunca esteve tão bem na vida. Ou você gostava de arrocho salarial no tempo FHC? Assim ponho em dúvidas seu testemunho 

    3. E vc lá sabe o que é o

      E vc lá sabe o que é o comunismo ? Sabe o que é inclusão social ? Deve ter carregado a faixa com o fim da PEC 37 em junho de 2013, mas tinha de olhar na faixa p/ saber s/ o que estava protestando. É a favor da terceirização ? ou pensa que é o fim do 13º salário ? Eu acho que vc deveria ir morar em Miami, lá não tem comunismo, só consumismo ! Que tal ? mas espere o serviço que vc conseguirá, na “maior” democracia do mundo.

  10. Se o Prince Aécio Joffrey Cunha Baratheon da casa de Leblon…

    For esperto ele acaba é logo,com essa história de décimo turno.Cuidado,Joffrey,Tyrion está de olho ocê.

  11. A oposição pedindo o

    A oposição pedindo o impedimento da presidente, que coisa.

    Vocês tem que parar de fazer “personagem”. Muito mimimi.

    Quando o PT era oposição fez o mesmo e conseguiu derrubar Collor.

    Agora fazem o personagem “estou indignado” com a oposição.

    Dilma vai perder o mandado por seus próprios erros não por erros da oposição.

    O PT fez em nome de um projeto de poder, um governo de corruptos, para corruptos, com corruptos, onde tudo é em função de arrecadar recursos para se perpetuar no poder.

    Vai pagar por isso agora.

  12. Aécio só quer mostrar força

    Aécio só quer mostrar força para os seus eleitores do dia 12/04. Eu não duvido que ele tenha uma pesquisa em mãos dizendo que, após o não-comparecimento a manifestação, ele foi taxado de fraco pelos próprios eleitores. Ele o faz pela sua própria sobrevivência política, mesmo sabendo que esse movimento não dará em nada. Pra ele, a questão sempre foi parecer, nunca ser.

  13. Bonitinho mas ordinário

    Pior que Edgar, Aécio Neves da Cunha não é solidário nem no câncer.

     

    E sim, “Aécio Neves” é apenas brand, nome-fantasia. O nome, para fazer juz à hereditariedade, é Aécio Neves da Cunha.

  14. Quem sabe agora, ao perceber

    Quem sabe agora, ao perceber que o PSDB está cada vez mais próximo do golpismo udenista (e de outras características do udenismo) André Singer reflita se no Brasil a contradição central do processo político-social se não é entre elitismo X populismo e não entre direita X esquerda, como ele (e tantos outros bons cientistas políticos) acredita.

    Faço aqui uma longa observação. Salvo engano,  no seu excelente livro sobre o lulismo o André Singer faz um registro sobre como partidos políticos, ao longo do seu percurso histórico, podem modificar o seu programa, a sua ideologia, a sua base social. Cita até um estudo sobre o tema. Talvez seja um caminho de pesquisa interessante.

    Pois bem, se o PSDB surgiu como partido de centro-esquerda, com um programa social democrata, nos idos de 1987/1988, desde mais ou menos a aliança que fez com o establishment político, econômico e social, parae derrotar a esquerda, nos idos de 1993, 1994 (a coligação com o PFL, o apoio da grande mídia, das entidades de classe empresariais) que o PSDB faz  um deslocamento para a direita (programa, ideologia e base social) e para o campo mais elitista do establishment.

    A ideologia predominante desse campo político é o udenismo. Em interessante discurso que fez no Senado (talvez o último) no final de 2006 (quase 10 anos atrás), Saturnino Braga constatava que estava havendo um retorno da ideologia udenista e registrava 5 características do udenismo:

    “Nós, que pertencíamos ao outro lado e nos confrontávamos

    com a UDN, classificávamos o pensamento

    udenista em cinco dimensões principais: o pensamento

    privatista, o pensamento entreguista, o pensamento

    elitista, o pensamento moralista e, finalmente, é preciso

    citar a quinta dimensão, a dimensão golpista.”

    E mais à frente o Senador  Saturnino demarcava a identidade entre o neoliberalismo de hoje e o udenismo:

    Mas, Srª Presidente, é claro que o quadro mudou,

    a situação mudou, o próprio desenvolvimentismo, que

    se confrontava com o udenismo no passado, também

    mudou. Entretanto, certas linhas e características permanecem

    tal qual no tempo da UDN, hoje incorporadas

    pelo neoliberalismo, pelo grupo que faz uma oposição

    mais forte e substanciosa ao Governo atual.

    Da minha parte desde mais ou menos 2005/2006 foi ficando claro  o retorno, com força ideológica, da ideologia udenista  e a aproximação crescente do discurso udenista com o PSDB e do lado petista, que surgiu como partido de esquerda anti populista e antitrabalhista, uma aproximação crescente com o populismo varguista e o trabalhismo idem.

    Todavia, há uma terceira força política e social que tem sido fundamental historicamente, o pessedismo e seus herdeiros (hoje o principal é o PMDB). E que se situa no centro entre o trabalhismo/populismo e o udenismo/elitismo. Um ilustre líder do PSD disse certa vez (era o auge da Guerra Fria) que entre o Kapital de Marx e a Bíblia Sagrada o pessedismo ficava com o Diário Oficial…

    Enfim, diversamente do que pensa André Singer  (pelo menos até aqui) e muita gente equivocada no PT e no Governo, o PSDB está mais distante do petismo  do que o PMDB, que, como herdeiro do pessedssmo é equidistante da polarização entre udenismo/elitismo e trabalhismo/populismo. Se o pessedismo se aliar ao udenismo derruba o trabalhismo (foi assim em 1964). Se o pessedismo e trabalhismo se aliarem o golpe não ocorrerá. Foi assim no governo JK e com Lula na crise do mensalão.

    Daí o poder estabilizador e a importância política dos líderes políticos do PMDB. E, a propósito, dois deles ocupam a Presidência da Câmara e do Senado.

    Por fim, uma curiosa curiosidade histórica, por assim dizer. No seu livro sobre a história dos partidos políticos no Brasil, Afonso Arinos escreve que quem sugeriu o nome União Democrática Nacional para o partido de oposição a Getúlio que se organizava nos idos de 1945 foi ele próprio e…Caio Prado Jr.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador