As edições do Lampião da Esquina, o primeiro jornal para o público LGBT

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Assis Ribeiro

do Grupo Dignidade

Lampião da Esquina

Lampião
 
 
Lampião
 
 
Lampião
 
 
Lampião

Edição Extra 03 – 1980 (sem mês)

Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
Lampião
 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que beleza de iniciativa, a

    Que beleza de iniciativa, a sua Assis por nos brindar com esse presente e a de Luiz Mott que restaurou e digitalizou toda a coleção do jornal, disponibilizando-a em formato PDF.

    É importante reconhecer que existe uma história, que os gays são fruto de uma luta de décadas por aceitação e respeito. Que o Lampião da Esquina foi um marco para tantas batalhas vencidas assim como o foi o jornalzinho ‘Chanacomchana’ das lésbicas que frequentavam o Ferro’s Bar. Assim como foi um dia de agosto de 1983, em São Paulo, quando aconteceu o mais importante protesto lésbico ocorrido até hoje no Brasil. Em plena ditadura, quando poucos se arriscavam a exercer o direito negado da liberdade de expressão, lésbicas de São Paulo lideradas por Rosely Roth deram seus gritos por uma sociedade mais justa, menos machista e menos homofóbica.

    Frequentadoras do Ferro’s Bar, na Rua Martinho Prado, Bela Vista, foram proibidas de entregar o ‘Chanacomchana’ dentro do estabelecimento. Revoltadas com a atitude da administração do bar, já que eram elas mesmas que o sustentavam, organizaram um protesto na frente do estabelecimento, onde foram até mesmo proibidas de entrar. O ato deu o que falar, pois estavam presentes, além de toda a comunidade LGBT e simpatizantes locais, policiais, políticos e vários veículos de comunicação, que estavam dispostos a notificar o evento. As mulheres que foram à luta podiam muito bem parar de frequentar o bar, e este com certeza fecharia, mas não podiam se calar, e perder mais um lugar, entre os poucos que restavam para se reunir, e se divertir. Venceram, e distribuíram o jornal para todos os presentes, inclusive ao dono do bar que deixou bem claro que queria ser o primeiro a ler o jornal.

    Eu morava lá por perto e tive a honra de conhecer o legendário Ferro´s Bar, depois no lugar funcionou a casa noturna Xingu, o clubinho tornou-se cult, principalmente por causa do falado electro, música eletrônica de viés retrô, repleta de sintetizadores. A decoração brincava com o kitsch, com cortinas de paetê, plumas e cubos de vidro.

    Faz anos que sai de Sampa, não sei se ainda existe o clubinho, mas o Ferro’s Bar ainda está bem vivo na memória. 

    1. Esta é a ideia

      Esta é a ideia Tamára,

      demonstrar que no passado tínhamos uma imprensa muito mais diversificada, dando voz aos diversos segmentos da sociedade.

      Espero que os colegas do blog pesquisem e tragam outras história, como esta, como o Pasquim, Navilouca, o Bondinho, etc.

       

  2. Ótima a disponibilidade

    Ótima a disponibilidade digital desse material histórico. Lembro-me de que um dos jornalistas do Lampião foi perseguido e acusado de pedofilia, chegando a ser preso, sendo que a acusação era muito mais suspeita do que ele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador