As motivações de Venina, a postura da Globo e a resposta não dada por Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Carlos Henrique

No blog Gutemblog.com

Venina no Fantástico

Nada mais natural que o Fantástico, a revista dominical da Rede Globo, escalasse uma repórter de variedades [Glória Maria] para entrevistar a Barbie. Sim, pois foi tal como se apresentou na TV a denunciante Venina Velosa Fonseca, na sala com móveis excessivamente requintados do belo apartamento. Da pulseira no tornozelo às mechas no cabelo, passando pelo vestidinho sexy, que deixava à mostra pernas malhadíssimas, não lhe faltou sequer o recurso técnico de olhar para a câmera, com ar de vítima, no momento preciso em que se disse ameaçada e desafiou os colegas da “PETOBRÁS” (sic) a que se juntem a ela na missão de salvar a Companhia.

Faltou dizer que Venina Velosa está afastada da gerência que ocupava, desde o mês passado, por decisão de uma Comissão de Investigação Interna que concluiu por sua participação em irregularidades na diretoria comandada pelo delator Paulo Roberto Costa. Que de todas as suas alegações imprecisas e ininteligíveis acerca do “esquartejamento” de editais e indícios de “coisas absurdas”, a única que se sustentava nos fatos diz respeito a serviços pagos mas não entregues na área de comunicação de abastecimento – e o funcionário responsável por isso foi demitido há tempos.

Por último, a demonstrar que o compromisso do Fantástico com o divertissement é bem maior do que com o jornalismo, a apresentadora do programa anunciou que o ex-presidente Lula, citado na entrevista, preferiu não se manifestar. Ora, por quem sois! Referida citação teria se dado quando o ex-chefe de dona Venina, Paulo Roberto Costa, sentindo-se por ela ameaçado, indagou-lhe apontando o retrato presidencial que ornava seu gabinete: ”Você quer derrubar todo mundo?”. O Fantástico queria porque queria uma resposta cabal de Lula ao dedo que lhe apontava o retrato.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos esquecer um pouco a

    Vamos esquecer um pouco a sra.Venina.

      O novo ministro ministro da educação será Cid Gomes.

          Um cara coerente com sua corrente de pensamento.

               Foi do P M D B , P S D B , P P S , P R OS.( dois lá pra cá e dois pra lá: esquerda e direita e centro e centro oeste e o …vazio)

              Esse sim é idealista.

                E a Dilma não se toca?

    1. Idealista mesmo é um

      Idealista mesmo é um ex-esquerdista que se assume como “anarquista” mas que necessita complementar a nova afinidade ideológica apondo o termo “sério” para ser levado a sério. Providência inútil porque continua levado na galhofa. 

       

      1. HÁ muito tempo que não tenho

        HÁ muito tempo que não tenho mais posição política. E ”anarquista ” é um nick qualquer que tbm poderia ser ”perista” ou ”idiotiasta’

               Aliás ,”idiotista” será o meu novo nick– e deveria ser o seu tbm.

                   Ou quem irá pagar o rombo que o o PT fez no país?

                       Nós, os idiotistas.

                     Atenção: Isso é só o princípio.Quando entrar Elotrobrás e mais de 100 estatais aparelhadas por esse partido ladrão. aí sim vc verá o que é rombo.

                    Antes que vc pergunte, eu respondo. Sim, todos roubaram desde Cabral. Mas é como um bar que o cara rouba uma dose ou uma garrafa e o dono e seus acionistas continuam ganhando e não faz falta.

                    O PT roubou a dose, a garrafa,a prateleira, as mesas, os quadros na parede, fechou a porta e nem pagou luz, água e telefone e aluguel e trancou a porta.

                       Entendeu a diferença ou preciso soletrar?

      2. JB Costa, ….

        …. o tal de anarquista sério ha muito, mas ha muito que perdeu qualquer credibilidade aqui no blog… mas já é um património nosso… que eu lembre, desde 2007 que passa por aqui…teve várias máscaras, hoje é a de palhaço – sem nenhum senso de humor que se acha engraçadinho – do blog… mas faz parte.

      3. JB, nem sério, nem

        JB, nem sério, nem anarquista. Apenas um troll tentando encher o saco dos outros. Melhor mantê-lo no seu cantinho. É gastar vela com defunto ruim. Pior é que há outros parecidos, que rebolam.

    2. repetitas juvant

      Sem meias palavras, te rotular como desinformado é um elogio à ignorância, portanto não se orgulhe por este tipo de tratamento. Má-fé tampouco te pertence, pois é das pessoas muito perversas, aquelas que podem, tem um plano e uma finalidade, as que têm o verdadeiro poder.

      Para falar, escrever e divulgar bobagens os argumentos invocados devem ser apresentados como algo que na duvida possa despertar duvidas para o leitor, quase uma verdade a ser avaliada em seguida. Agora como troll de direita morta(n)dela, um goebbel caricato o efeito é: quais os idiotas que pagam este coiso?

  2. Perdeu-se todo o pudor:a

    Perdeu-se todo o pudor:a conspiração agora é descancarada. Resta apenas indagar: quando o governo, ou mais precisamente a presidente Dilma, reagirá contra isso. Não é possível tanta passividade e covardia perante a inimigos que fazem questão de assim se apresentarem. 

    A inclusão dela e do ex-presidente Lula no contexto daquela farsa, digo, entrevista, é o último pingo d’água que faltava para uma tomada de posição firme e altiva.

  3. Enojada de araque

    Nassif,

    Como se sabe, a fulana está, neste exato momento, pendurada no pincel – “dançou” no escritório em Cingapura por estar sob investigação, por ser um dos 11 funcionários responsáveis por “não conformidades em contratações” ( termo formal para pilantragem $$$) para obras na refinaria de Abreu e Lima”.

    Quanto à tal picaretagem da enojada de araque com o seu marido, quase R$ 8 milhões, parece que nem ocorreu.  

     

      

  4. O grande problema do petista

    O grande problema do petista clássico, o fanático, é que eles não aceitam quando as verdades lhes são jogadas na cara. Não a toa fazem correntes para levantar dinheiro para os companheiros condenados.

    E quanto mais o petismo ficar nessa ladainha de que do nosso lado só tem homens bons, acima de qualquer suspeita nem que seja Sarney, Calheiros, ANDRÉ VARGAS ou Maluf, e do outro lado só gente ruim, cada vez a população garra mais nojo do partido e sua vertente hipócrita.

     

    1. Bem petista genoino não sei

      Bem petista genoino não sei se sou, venho antes, do MDB, simpatizante, petista fascinado com a perspectiva d trabalhador, enfim, fazendo políticA, até que me filiei por quatro anos orgulhosos e desfiliei na perspectiva da grande política, que o camarada Zé Dirceu incorporou mais do nignuém, qual seja, com aquela merreca de contribuição financeira não riíamos a luga ralgum. Evidente que a minha mensalidade não iria fazer diferenç,A, O JOGO ERA DE BAGRES ENORMES, TUBARÕES, e, purista, que muito me orgulho, me desfiliei, e o jogo pesado foi maravilhosamente encarado. Ainda purista, continuei votandono PT ECONTRIBUI, PARTICIPEI MINORITARIAMENTE, MINUSCULAMENTE, PARA A REVOLUÇÃO QUE ASSISTI NESTE PAÍS. reverencio todos os companheiros petistas enquanto MINARETES que derrubaram a FORTALEZA TRADICIONAL. Resumindo, sou genuinamente GENUÍNO. 

  5. Mas desde o mensalão que Lula

    Mas desde o mensalão que Lula não pode responder.

          O tal ”não sabia”, como alguém disse, está com prazo de validade vendido.

              E pra piorar pro lado dele, os dois mentores pra livra-lo do mensalão, um morreu de morte mesmo e o outro está morto zumbi.

               Me refiro a Marcio e Sarney.

                Ou Lula se manca e fica quieto ou há uma forte possibilidade de entrar em cana,

  6. Depois do dedo da Poeta na

    Depois do dedo da Poeta na cara da Dilma o dedo da Venena no retrato do Lula.

    Sem falar nos dedos de Costa e de Youssef.

    É uma história de muitos dedos….

    Sem falar no dedo da Globo.

     

  7. Pena de tucano, bico de tucano, modus operandi de tucano

    Venina é cria de Paulo Costa, que por sua vez, é cria de FHC. Dispensa comentários. Quando viu que a situação ia complicar para o seu lado, resolveu fazer delação premiada na não menos picareta rede globo. Sua palavra e lágrimas valem menos que uma nota de três reais.

  8. Para demotucanos “filho feio não tem pai”.

    Espero que cheguem aos mentores de tudo isso. O tucano Paulo Costa assumiu cargo de chefia pela 1ª vez colocado por FHC. Já Youssef é amigo íntimo e cria de Álvaro Dias. Os dois estão a serviço dessa corja e nunca apontarão o dedo para seus comparsas. Queriam vender a Petrobax por um sétimo do valor atual. Nessa mesma época, plataformas superfaturadas afundavam e a farra era generalizada. As investigações teriam que ser conduzidas com isenção e sem fins políticos. A PF do Paraná é um poleiro tucano. Os advogados que acompanham o caso também são tucanos. E a nossa dita “grande imprensa” está totalmente partidarizada. Está tudo dominado.

  9. olha só, … que ridículo !

    reportagem no link….

     

     

    http://pocos10.com.br/?p=17576

     

    23/12/2014 – PARA NÃO PERDER CREDIBILIDADE NA “CANONIZAÇÃO DE VENINA”, GLÓRIA MARIA BATEU O CARRO E SUMIU

      

     

     GmariaTucson blindado de Glória Maria colidiu com táxi e depois atingiu poste no Centro / Foto:  Oswaldo Praddo / Agência O DIA

    MOTORISTA NÃO FOI IDENTIFICADO E ABANDONOU O VEÍCULO. TESTEMUNHAS DISSERAM TER VISTO A JORNALISTA AO VOLANTE

    Rio – O carro da jornalista Glória Maria, da TV Globo, um Tucson preto LTV-2988 blindado, está envolvido em um acidente de trânsito na madrugada deste domingo no Centro do Rio. Segundo testemunhas, Glória, que estaria ao volante, teria fugido do local, após bater no Palio Weekend táxi LPP-5305 na esquina das avenidas Presidente Wilson com Presidente Antônio Carlos, por volta das 3h. Após a colisão, o carro da jornalista ainda se chocou violentamente com um poste e ficou com a frente destruída. A polícia apura se algum dos dois motoristas teria avançado sinal.

    O taxista José Francisco Carvalho da Silva foi levado pela PM para Hospital Souza Aguiar. A jornalista e mais três ocupantes do carro dela teriam deixado o local do acidente minutos depois, em direção ao Hospital Samaritano, em Botafogo, em um outro táxi.

    A sala de operações do 5º BPM (Praça da Harmonia) confirmou que Glória Maria estava envolvida no caso. O Tucson ano 2009, no site do Detran, está registrado em nome de ‘Maria’, pois as informações sobre proprietário e endereço estão com restrições de acesso.

    Colega de José Francisco, Denilson Costa, 44 anos, chegou ao local minutos depois da colisão. “Ele (José Francisco) estava meio atordoado e não entendeu porque ninguém do outro carro veio saber se ele estava bem, ou oferecer socorro, mas contou que era Glória Maria quem dirigia”.

     

     

    Carro de Glória Maria e táxi colidiram no Centro do Rio

    Foto:  Oswaldo Praddo / Agência O DIA

     

     

    A PM registrou o caso como acidente com vítimas em que uma das partes se evadiu (fugiu do local). O caso é investigado pela 5ª DP (Mem de Sá). Imagens de câmeras de segurança e de trânsito poderão esclarecer quem provocou a batida.

    (ODIA)

      

     

  10. Ué, quem deveria ser

    Ué, quem deveria ser investigada é ela e não o doleiro Youssef, ou o Paulo Roberto, ou o Cosenza, ou o…

    Essa Polícia Federal não sabe o que faz…

    Cadê o dossiê da moça… ela tem que ter ligações com o PSDB urgente!!!

    1. Investigações: Doa a quem doer

      Zanchetta, você começou bem mas terminou mal. Ela tem sim ser investigada mas os tucanos Paulo Costa, Youssef e Álvaro Botox Dias e FHC, o mentor de tudo, também. Em relação aos dossiês, isso é especialidade tucana. Se bem que, para nossa mídia isenta e apartidária, denúncias graves feitas pelo PT têm o nome de dossiê, já as tramas tucanas com devassa na vida de seus adversários e até mesmo de desafetos do mesmo paritdo para chantagem e ataques, com um toque de manipulação e mentiras da imprensa, chamam de denúcias graves. Pegunte a Aécio, sERRA e outros picaretas que eles têm dossiês extensos de que quer que seja.

      1. “Pegunte a Aécio, sERRA e

        “Pegunte a Aécio, sERRA e outros picaretas que eles têm dossiês extensos de que quer que seja.”

        Inclusive um a respeito do outro.

  11. Só mesmo a globo com o

    Só mesmo a globo com o fantástico e o jornal nacional perderem tanto tempo com uma entrevista de uma pessoa que falou, falou, falou e não disse nada de concreto. O que é que a globo quer com isso? Esse tipo de acusação que nem meias verdades falam, uma santa salvadora da pátria aparece de repente e com uma cara de vítima que dá medo. Procura outra globo, pois a Venina falou nada ao quadrado…

  12. Que coisa?

    A venenosa tinha um caminhão de razões para estar ali. Colocou-se na condição de perseguida e isto vale alguma coisa. Se ela vai ser acusada, pelo menos achou uma oportunidade de ouro para dizer aos poucos que veem o banal, digo fantástico, que estava enojada e denunciou tudo antes. Há um milhão de dúvidas sobre ela mas, até agora, ela é uma inocente corajosa e que paga pela coragem. Vamos lhe dar esta chance de estar no lado dos bons.

    Do outro lado o papel ridículo da globo. Parecia novela muito mal feita. Tudo comestizado e remasterizado, tempo excessivo, lances de incrivel fantasia e descompromisso total com uma possível verdade dos fatos. Uma página negra do jornalismo (?) pobre, burro, maldoso, comprometedor, que faz. Mergulham na lama deles próprios.Eles não percebem que aquilo é gravado? Se tivessemos escola de jornalismo, melhor, quando tivermos, este desastre será tema obrigatório sobre o que não é jorlanismo, sobre como não se fazer jormalismo.

    Assisti porque outros assistiam e aproveitei para dar mais uma espiada na globo, mas só fiquei ainda mais enojado com o que é a globo. 

    E foi um belíssimo tiro no pé.

  13. Peidou no elevador …

    Essa jogada  de atirar primeiro quando se tem esqueletos no armário é tão manjada, que não engana ninguem. Peidou no elevador e saiu acusando pra desviar o foco de si mesma. Mais obvio que isso só a canalhice da Globo. Quem colocou essa criatura em uma diretoria da Petrobrás? Quem é o “padrinho” político dessa cascavel destrambelhada??

  14. Se já nos causa nojo ver

    Se já nos causa nojo ver Graça Foster dando entrevistas aos globais, calcule como não ficaríamos se Lula caísse nessa esparrela. 

    Escrevi aqui e em outros blogues, logo que surgiu essa mulher do pescoço comprido na mídia, que a aparição dela se deu tão somente pelo fato de ter sabido que a Petrobrás faria uma investigação interna. Ou seja, se foi blidada, ou sei lá o quê por R.Costa, da tal investigação não escapará. O papel dela foi ajudar o PIG e os abutres, enquanto tentou se defender por antecipação. Mas, saberemos do envolvimento dela com malfeitos mais tarde, quando de suas declarações ao MP. 

  15. Não duvido que logo apareça

    Não duvido que logo apareça pelo menos um funcionário, cooptado pelas forças malditas, pra dar força às declarações da mulher. Da Globo e da oposição tudo se espera.

  16. Todos do alto escalão da república já leem o Nassif

    Todos do alto escalão da república já leem o Nassif

    Quem quer dizer o que ninguém diz e deveria dizer, aproveitem que aqui ficou vip.

  17. Truque velho…

    Putz! Não vão nem além do velho truque de desqualificar oponentes?

    Não vão nem chegar nos “é mentira!” ou  “eles também fizeram” (peraí: “eles” quem?)…

    1. então

      para desqualifica-la seria preciso que ela tivesse qualidades. até agora o perceptível é que ela está tentando safar o próprio rabo!! uma vez que está até o pescoço na m…

  18. isso é desespero de quem está

    isso é desespero de quem está atolado até o pescoço!!! Essa aí deve ter roubado muitooooooo….e aí, faz o que todos fazem nessa ocasião, procura o PiG para falar mal da administração do PT e dos seus nomeados, e já tem o espaço garantido na grade da emissora.  Mais clichê que isso não fica.  Interessante seria ela falar mais sobre a empresa do marido e a contratação da empresa do mesmo por valores proibitivos.  Tadinha dela….engana que eu gosto!!  Isso é picareta até mandar parar.

  19. O afffair Venina é a prova de

    O afffair Venina é a prova de que a mídia conservadora, em seu afã de atacar o governo social-desenvolvimentista, transforma-se em abrigo seguro para receber qualquer tipo de hóspede, seja ele um mero oportunista ou mesmo algum criminoso em busca de proteção – desde que este hóspede possibilite algumas dezenas de minutos de televisão nos quais determinados alvos inimigos, pessoas ou instituições, sejam fortemente atacadas.  É um bom meio de lavar algum crime cometido: correr para a mídia conservadora para politizá-lo e partidarizá-lo. A mídia faz este serviço praticamente sem ônus. Se mais tarde forem necessários desmentidos, estes serão feitos em alguns poucos segundos e nada mais. Depois, o silêncio encobrirá os defeitos da trama, não sem ter deixado um bom saldo na gorda conta midiática da indignação geral bruta.

    Essa Venina parece estar vivendo um momento de profunda inquietação interior. Olhando para sua fisionomia, o sentimento que aflora é o de muita tensão, e medo.

    Sobre o caso, que já está cercado de suposições variadas, podemos nos dar ao luxo de também supor livremente. Sem dúvida, essa Venina foi uma funcionária muito competente, isso se depreende das informações críveis. E não faz o tipo do Paulo Roberto, o frio e calculista criminoso do colarinho branco. Talvez ela seja uma mestra na arte da dissimulação, mas não é o que parece ser, mesmo porque um mestre não faria por assim parecer. Entretanto, ela transpira um sentimento de pudor ferido e em estado de febre permanente.

    Vanina trabalhou anos e anos, quase o tempo todo de sua carreira, ao lado daquele furtivo mega-corrupto, como sua subordinada. Talvez em algum momento ela tenha sido por ele sondada para o lado do mal. Ou talvez ele lhe tenha passado alguma lição sobre crime que não ficou bem explicada. Fato é que passar um negócio de alguns milhões para um futuro marido pode não ter nada de ilegalidade, mesmo que tenha ferido algum princípio de conduta profissional. Pode ser que ela tenha derrapado alguma vez, ou algumas vezes, não sem conflito existencial, e disso se envergonhe tanto que não consiga admitir para ela mesma que tenha cometido algum pecado que implique em macula de sua carreira tão brilhante: uma destacada gerente da maior empresa da América Latina..  

    Existe já uma tese de que ela, Venina, ao ver sua empresa sendo devassada milímetro por milímetro por várias equipes, oficiais e privadas, internas e externas, e ao ver seu chefe-criminoso declarar que contou tudo o que sabia a seus inquisidores, apavorada pelo perigo de descobrirem algum malfeito seu, tenha resolvido partir para um plano extremo de resistência preventiva. Este plano teria o mágico poder de mostrá-la ao mundo não como uma traidora da confiança de sua empresa, mas como uma pessoa que tentou por meios desesperados evitar a maldita corrupção e assim defender sua empresa. Com isso seu pecado estaria purgado e obliterado ao mesmo tempo. E teria sido assim que ela, já que se via sem possibilidade de salvação dentro da Petrobras, procurou a salvação na oposição política, ou seja, correu para os braços da Globo.

    Correu para o lado de quem está contra o governo, de quem está contra as forças (profissionais e neutras) de investigação e de quem está contra os interesses mais altos de sua própria empresa, e ela sabe muito bem de tudo isso, sua posição de executiva de nível internacional não a deixa ser ingênua sobre isso..

    Para justificar melhor sua atitude, Venina então considera que não pode ficar só em seu novo e para muitos vexaminoso abrigo. Como araposa cotó, clama para que seus companheiros também cortem a cauda como ela, falando que só assim serão salvos. Clama para que outros funcionários, que saibam de algum malfeito interno em sua empresa, também venham para se agasalhar onde ela se agasalhou, ou seja, na poderosa rede Globo de televisão. Como se ali pudesse estar a última esperança de salvação para ela e também para sua empresa e seu país.

    Cumpre finalizar ressaltando que este chamado da Venina é um chamado radicalmente diferente do chamado da presidente Graça Foster. Essa, por sua vez, está a conclamar aos mesmos funcionários que Venina conclama, para que eles concentrem suas esperanças na Petrobras, acreditem na Petrobras e se unam para defendê-la neste momento em que ela está sob ataque de forças poderosas e inconfessáveis. E que, em caso de qualquer dúvida ou denúncia, não passem a falar de maneira cifrada nem bradem aos quatro ventos, mas apenas procurem a ouvidoria da própria Petrobras.

     

     

  20. Ela parece ser, de fato, uma
    Ela parece ser, de fato, uma pessoa detestável. Assim como o capitão Dreyfuss também o era. Eu acuso: o assassinato de reputação que estão a fazer com essa moça, do lado de cá, é nauseante a qualquer um com bom senso. O texto de Aldo Fornazieri ontem foi preciso: qualquer tentativa de autocrítica tem se transformado em traição. Faz tempo isso. Há meios que não são justificados pelos fins.

      1. Sim. Ao que me parece, é uma
        Sim. Ao que me parece, é uma pessoa cujas características pessoais não parecem ser muito apreciáveis. Mas nada disso justifica os ataques feitos a ela. Acho que você entendeu muito bem o que quis dizer. Mas precisa, de alguma maneira, desqualificar meu argumento pela via da desconstrução. O ar da República está ficando irrespirável com toda a arrogância e intolerância que impedem o debate.

  21. um desabafo honesto de uma filha contra a rede lodo!!

    http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2014/12/23/filha-de-mario-lago-se-diz-enojada-com-premiacao-de-bonner-no-faustao.htm

    No último domingo (21), William Bonner foi agraciado com o Troféu Mário Lago 2014, durante o programa “Domingão do Faustão”, e recebeu o prêmio das mãos da atriz Fernanda Montenegro,  vencedora do ano passado. 

    Ao receber o troféu, Bonner assistiu a um VT –no qual mostra o início de sua carreira, pela Rádio USP, e o tempo em que trabalhou pela TV Bandeirantes–, foi aplaudido por jornalistas da Globo e ouviu uma homenagem feita por amigos que conhecem o outro lado do âncora.

    Enquanto isso, no Facebook, a filha de Mário Lago, Graça Lago, fazia um desabafo recheado de críticas ao jornalismo da emissora.

     

    Reprodução/FacebookDesabafo de Graça Lago no Facebook

    “Meu pai, Mário Lago, merece respeito. Enojada e revoltada com a farsa que foi o Prêmio Mário Lago 2014. Com a audiência do JN despencando, o premiado foi o editor geral do panfleto global. E tome elogios ao jornalismo da Globo, à “ética, lisura e imparcialidade” do JN, à maneira “firme, mas respeitosa” como Bonner conduziu as entrevistas com os presidenciáveis, ao serviço prestado pelo JN à moralização do país… E tome pau nas redes sociais “instrumentalizadas pelos partidos” para atacar a globo e seu jornalismo. Nojo. Lá no infinito papai e mamãe devem ter ficado muito revoltados. E atenção, Rede Globo, não sou instrumentalizada por ninguém ou por nada. Sei pensar, refletir, fazer escolhas, opinar, me posicionar”, escreveu Graça em seu perfil.

    Ironicamente, em seu discurso durante o Faustão, Bonner reclamou da intolerância política e ideológica em redes sociais. “O jornalismo da Globo amadureceu muito com a própria democracia brasileira. Desde a campanha eleitoral de 2002, que nós realizamos essas entrevistas. É curioso, porque desde 2002 todos os candidatos foram tratados, assim, de uma forma rigorosa. O que eu posso observar aqui é que, com as redes sociais, também embutem outro problema em si: os partidos políticos instrumentalizaram com robôs que estão ali para insultar outros partidos e insultar a imprensa, que faz apenas o seu trabalho. A intolerância política e ideológica que nós experimentamos neste ano foi muito ruim e ela esteve muito presente em redes sociais.”

    Morto aos 90 anos, em 2002, o ator e poeta Mário Lago defendia idéias comunistas e era militante político, o que levou sete vezes à prisão. Ele foi casado com Zeli, filha do militante comunista Henrique Cordeiro, e teve cinco filhos. Em 1989 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e em 1998 participou como âncora dos programas eleitorais Lula à presidência da República.

    1. a filha nao faz juz a

      a filha nao faz juz a inteligencia do pai. Parece ser uma simples panfletaria. Mario sempre trabalhou na Globo. Recorde-se que era comunista declarado. Entao, parabens a ele e a globo. 

      tem mais, a filha cospe no prato que comeu.

  22. Fico imaginando.
    A Venina é

    Fico imaginando.

    A Venina é uma senhora bonita, elegante… 

    Quando jovem tinha todos esses atributos mais a jovialidade que deveria ser encantadora, arrebatadora, arrasa corações.

    Ela chegou dentro da empresa ao topo na escala de trabalho, foi gerente em Singapura.

    Fico imaginando, será que foi por mérito  próprio ou… ah! deixa isso prá lá, eu não tenho nada com isso, que coisa !

    É claro que foi por meritocracia.

    1. Cadê as voluntariosas

      Cadê as voluntariosas feministas sempre tão vigilantes com Bolsonaros e Comediantes? Gilson foi misógino, preconceituoso  e machista ao insinuar que mulheres só ascendem profissionalmente em suas carreiras através da prestaçào de favores sexuais. 

  23. A coitadinha…..com salário

    A coitadinha…..com salário de quase 200 mil!!  Pode xingar agora??  A Regina Duarte chora bem melhor. 

    http://www.ocafezinho.com/2014/12/23/graca-desmonta-farsa-de-venina/

    No Tijolaço, encontramos informações importantes para trazer um bom senso que a mídia se recusa em utilizar.

    1) Venina Velosa não era uma “coitadinha” em Cingapura. Tinha salário de quase R$ 200 mil mensais (sic) e, portanto, poderia comprar uma passagem de avião e visitar a mãe doente quando quisesse. Aliás, posar de coitadinha ganhando uma baba dessas é duro de ouvir! Detalhe: ainda tinha moradia e escola para os filhos paga pela empresa.

    2) Venina tinha alto cargo de chefia na Petrobrás, e, com o preparo que tinha, sabia muito bem o caminho do ministério público federal. Se nós, da blogosfera, que não temos essas regalias salariais, já fizemos várias denúncias ao MP, por que ela não pôde fazer? Basta entrar no site e registrar. Pode-se fazê-lo inclusive anonimamente.

    3) Pelo mesmo Tijolaço soubemos também que as histórias de Venina veiculadas no Fantástico, e na mídia em geral, são incongruentes com a sua biografia no Linkedin, uma rede social voltada para o lado profissional dos usuários.

    *

    A firmeza de Dilma em manter Graça Foster à frente da Petrobrás prova que a presidente amadureceu politicamente.

    A alta das cotações da Petrobrás comprova que o mundo, incluindo o grande capital, gosta de gente assim: forte.

    Antes, eu até advogava a substituição de Foster, não pelos motivos da mídia, mas porque achava importante que a estatal fosse chefiada por alguém que soubesse defender politicamente a Petrobrás.

    Mas os ataques baixos da mídia acabaram por “blindar” Graça.

    Tenho esperança – muito pouco, é verdade – que Foster também amadureça e entenda que, sem enfrentamento político, continuará sangrando eternamente.

    A melhor defesa é o ataque. E isso não significa perder a elegância e sair atacando a mídia.

    Mas criticar mentiras e incoerências pode, não?

    Ou será que apontar mentiras e incoerências é “bolivarianismo”?

    Defender-se atacando significa adotar uma estratégia de comunicação mais ofensiva.

    Podia começar reformando o blog e criando um porta-voz para rebater diariamente a imprensa (afinal imagino que Graça tenha outras coisas a fazer).

    As respostas deveriam vir em texto, sempre com dispositivo de áudio para cegos; em vídeos; criar aplicativos para smartphone; etc.

    E fazer muita interação com os internautas.

    Se a Petrobrás depender apenas da grande mídia, que é aliada de interesses obscuros que, definitivamente, não se confundem com os da estatal, vai continuar em situação defensiva, trazendo sofrimento para todos seus funcionários e defensores.

    A falta de comunicação da Petrobrás (que, de resto, é um problema geral do governo) quase levou à derrota de Dilma Rousseff.

    Além disso, já apontei aqui que a falta de comunicação também ajuda a corrupção, porque dificulta o monitoramento, por parte dos cidadãos, do que acontece dentro da estatal.

    A Petrobrás já perdeu dezenas de bilhões de dólares por conta dessa deficiência.

    Quanto mais terá de perder para que aprenda que, num ambiente midiático altamente hostil, é preciso desenvolver ferramentas eficientes de defesa e ataque?

    Graça, não seja ingênua!

    A mídia é mal intencionada!

    A mídia não quer saber a verdade. Ela quer apenas te derrubar, visando trazer dano político ao governo e à Petrobrás.

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/12/23/graca-desmonta-farsa-de-venina/#sthash.fYsQW1vZ.dpuf

  24. Gostaria de ler um texto

    Gostaria de ler um texto deste sujeito comentando uma entrevista do Lula, só prá ver quantos sic ele teria que usar.

    Ah, é prá comentar o conteúdo ?

    Comentar o que dessa bobajada ?

  25. Não vi, porque não assisto a

    Não vi, porque não assisto a globo há bastante tempo. Só estou sabendo pelos blogues. Detestei saber que a presidenta da maior empresa do Brasil tenha ido se defender no antro que planeja e lança ataques cotidianos ao governo desde 2002. Merecia, no máximo, uma nota desmentindo item por item lida por uma porta voz da Petrobrás ou até mesmo um funcionário da emissora. Quanto a essa senhora venina, é melhor fazer rapidinho o circuito de subcelebridade, porque logo vão achar outra para substitui-la, já que foi desmascarada em grande estilo e suas denúncias tem aconsistência de uma gelatina.

  26. Faltou prudência, humildade.

    Calculamos aqui em casa, com os familiares, que a produção dela para dar entrevista, entre maquiagem, jóias e vestidos, deve ter sido acima dos R$ 15 mil Só de maquiagem e penteado, uns 5 contos…

    E a mansão, ein? Que mansão!

    Uma pessoa em situação tão, digamos polémica, controversa, deveria ter sido um tanto mais recatada…

  27. parece evidente que, como

    parece evidente que, como investigada, ela queira esconder o que fez de errado.

    e aglobo, interesseira em privatizar a empresa, dá corda pra ela dizer o que quiser.

    dane-se o  país, deve pensar a globo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador