As nuvens anti-impeachment no horizonte da crise

Nesses movimentos de catarse, o roteiro é definido ex-post. Não existe narrativa pronta e acabada. Abre-se a caixa de Pandora, os gnomos da política se espalham, montam-se nuvens por todos os lados, que vão adquirindo formatos diversos, se juntando aqui e acolã. Mas só depois se tem a resultante final.

Esse quadro intrinsicamente caótico é potencializado pelo fim do monopólio da velha mídia, pelas redes sociais implodindo a narrativa convencional. Pois se trata de uma guerra de informações e de formação de opinião.

Nos últimos dias, os seguintes movimentos começaram a ganhar força:

1. A incapacidade e impopularidade de Dilma Rousseff  são um dado da realidade, com o que contavam os golpistas. Colocaram o bloco na rua julgando que a presidente cairia por gravidade. Para sua surpresa, despertaram um valor muito maior, mais legítimo e mais abrangente: a defesa da legalidade. Esse tema colocou em movimento a grande frente formada por juristas, intelectuais de várias áreas, personalidades artísticas e midiáticas, movimentos sociais, políticos independentes. A beleza do tema fez o movimento se despregar do peso de Dilma e do próprio PT.

2. O desmanche acelerado da imagem de Michel Temer. Hoje, em O Globo, Temer passa recibo sobre os danos de imagem que sofreu desde a malfadada carta enviada a Dilma. Em poucos dias, a imagem do político mediador, do grande jurista rolou ladeira abaixo e voltou a do parlamentar que pavimentou sua carreira como o mais legítimo representante da política mais anacrônica: o que recorre apenas às indicações de apaniguados para cargos públicos. É só conferir seu papel nos tempos em que o Congresso dispunha de uma elite que conduzia o baixo clero. Jamais atuou como agente catalizador das boas ideias.

Setores formadores de opinião deram-se conta que a Ponte Para o Futuro – o plano econômico de Temer – era uma gambiarra de última hora, não uma bandeira de toda a vida. Os ataques de Renan Calheiros ajudaram no desmanche ao revelar que a) Temer não é unanimidade nem no partido que preside; b) em todo esse tempo de vice-presidente, só batalhou por cargos, jamais por propostas.

Temer deixou de ser pule de dez.

3. As apostas do PSDB na terra arrasada, destruindo a imagem de agente mediador entre a velha política e as forças modernizantes, que detinha na transição do governo Collor. Tornou-se um DEM sem a credibilidade junto ao seu novo eleitorado.

São três formações de nuvens que ganham consistência e atuam como forças anti-golpe.

Mas persistem fatores estimuladores do golpe.

O principal deles é a baixíssima confiança na capacidade de Dilma de reconstruir seu governo, em caso de se abortar o impeachment.

A saída de Joaquim Levy poderá ser o caminho para o golpe final na tese do impeachment – ou para alimentar ainda mais a fogueira.

Se o indicado para o cargo for pessoa de largo trânsito – inclusive no mundo político – e com poderes de primeiro ministro, acenando com um discurso anti-crise, anti-pessimismo, conseguirá o que parecia impossível: a terceira chance para o governo Dilma. Ganharia fôlego para derrotar de vez as manobras golpistas, permitindo mais à frente Dilma renascer das cinzas com uma reforma ministerial de peso.

No fundo, a solução da crise está em Dilma. E a grande incógnita do jogo continua sendo a capacidade de discernimento de Dilma. Até hoje ela mostrou não ter nenhuma. Pode ser que o tamanho da crise provoque algum estalo de Vieira.

Luis Nassif

77 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem dera tivesse em Dilma a

    Quem dera tivesse em Dilma a solução. Quem dera. Acho que está na resistência, cruelmente estão jogando cinzas queimando  nas nossas mãos. Em ano de Olimpíadas, a resistência ao golpe carregará a crise em chamas na carne. Quando leio o título pomposo do programa, melhor dizer desprograma do PMDB/PSDB – Ponte para o futuro, pergunto de sola: Que futuro? Futuro virou buraco negro da teoria do big bang. Um tremendo e tenebroso abiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiismo.

  2. Nassif, grande analista.

    Nassif, análises como esta me tornaram viciada em seu blog. Às vezes fico sem visitar a internet devido à ansiedade que algumas notícias provocam em mim. Vamos aguardar, não é mesmo? De repente o que parecia inevitável – o golpe – sofre um contra-golpe. como você bem analisa. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    e

     

  3. Nassif, grande analista.

    Nassif, análises como esta me tornaram viciada em seu blog. Às vezes fico sem visitar a internet devido à ansiedade que algumas notícias provocam em mim. Vamos aguardar, não é mesmo? De repente o que parecia inevitável – o golpe – sofre um contra-golpe. como você bem analisa.

  4. bom post
    Porém deixe-me dizer o seguinte:

    DIZ O TEXTO:
    “Se o indicado para o cargo for pessoa de largo trânsito – inclusive no mundo político – e com poderes de primeiro ministro, acenando com um discurso anti-crise, anti-pessimismo,”

    O problema é que, conforme o tempo passa, menos pessoas capazes aceitarão esse cargo espinhoso.

    Um politico de visão sabe que a melhor equipe sempre é a primeira, as que vêm em seguida são sempre de pior qualidade.

  5. Ciro Gomes

    Nassif, 

    Será que Ciro Gomes seria um bom nome para substituir Levy?

    Afinal, ele já foi ministro da fazenda durante a implantação do Real.

    Por outro lado, a sua fama de incendiário pode prejudicar futuras negociações políticas com a base do governo.

    1. Penso que

      seria EXCELENTE a escolha de Ciro para a Fazenda.

       

      Vamos ver se ele tem garrafa pra vender.

       

      E, combinemos, um Wadih Damous para a Justiça seria de suma importancia -> mas aí já é sonhar demais, né?

  6. Por mais que você  venha hà

    Por mais que você  venha hà meses e ano anunciando a incapacidade de discernimento da Dilma não conseguiu me convencer. Senta na cadeira dela 5 minutos.

    1. É isso mesmo! E mais a mais o

      É isso mesmo! E mais a mais o primeiro governo foi bom, tanto que foi reeleita! O que não deixam é a mulher trabalhar! 

  7. Já que o grau de investimento foi perdido mesmo…

    Agora que o Brasil já perdeu mesmo o grau de investimento, e que não deve recuperá-lo tão cedo mesmo que faça a política mais pró-mercado possível, acredito que faça mais sentido colocar alguém mais comprometido com o fim da crise do que com pacificar os financistas.

    Sob certa ótica, com a perda do grau de investimento e a perspectiva negativa para a nota, o mercado gastou, em seu arsenal, a munição de maior eficácia no que se refere à capacidade de subjugar o governo com as menores perdas possíveis para o próprio mercado financeiro. Acredito que, assim, perca parte da influência que tinha.

  8. Brasil e a fábula da fábrica de bolos

    Olá Nassif e equipe, bom dia.

    Como sempre o r. jornalista  nos coloca sua “percepção do jogo” de forma bastante hábil, apontando erros ali, acertos acolá, e sugerindo uma possível “saída” para o atual governo federal.  Evidentemente, tem bastante informação para dizer o que disse. Digno de aplausos.

    E eu,  como simples comentarista,  gostaria de contribuir para o debate com o seguinte:

    Propositalmente, falei em “jogo” sem qualificação. Mas, agora qualifico:

    Trata-se de um “jogo político”. 

    Mas, pensando bem, tratar o momento atual como “jogo político”, fica parecendo algo como “chover no molhado”.

    Então, que tal falarmos em “jogo de interesses”? Seria mais “interessante” não? Acho que sim.

    Partindo-se então dessa premissa pergunta-se e espera-se respostas fundamentadas e “objetivas”:

    Se a solução da crise está em Dilma e a sua capacidade de discernimento, resta saber o que ela deve fazer para se sair melhor deste “jogo de interesses”?

    Primeira resposta especulativa:

    Ela já convocou um ministro da fazenda para implementar “políticas” ( interesses!) que estariam a defender os “interesses” de alguns da sociedade. E olha que na sociedade que escolhemos, prospera aquele “egoísmo”. Eu faço pra mim e o resultado serve para os demais. Ou , se preferirem: meu consumo ajuda os outros. Ou ainda: meu “prazer’ ajuda no prazer dos “outros”. E por ai vai, sempre com a ajuda dos “economistas de escol e de meia tigela”! 

    Ela já convocou um  ministério da agricultura( que lá nas profundezas dos “interesses” trata indiretamente de  reforma agrária? Ou de colonização? De latifúndio e minifúndio? Ou não? De agrotóxicos ou não? Pra que? Como, Onde, porque?

    O que se vê e o que não se vê ai, para lembrar de Bastiat?( lembrando que não se vê que Bastiat “tornou-se” Bastiat com a “herança do avô”!!!!

    Etc.

     

    Em suma, essa saída que está em Dilma precisa ser bem compreendida. 

    E, relembrando… O plano plurianual da última eleição começa agora em 2016. A LOA  tem prazo até 22/12 ( acho que já foi aprovada) 

    Portanto, reformulando ou tentando compreender melhor a sua provocação ,  r. jornalista,  e partindo daquelas premissas- do egoísmo a sociedade prospera, do meu prazer você terá o seu, do meu consumo gero outros consumos, além disso, um sujeito ( ser humano) que tem “recursos” não consegue consumir o tempo todo tudo, logo “restará poupança”, e este sim, precisa ser privilegiado para o “bem comum” etc, etc, especulo:

    Quais seriam os “interesses” que a Dilma precisará defender para saír da “crise”?

    Pra quem? Como? Onde? Por que? 

    Eis as perguntas cujas respostas claras, objetivas, com pingos no “ís” sem esconderijos  republicanos, econômicos, jurídicos, etc que, na minha opinão, não são fáceis de responder. 

    Mesmo porque o “resposta”, certamente, não agradará a “vários interesses”.

    Por fim, não sei porque , lembrei-me daquela famigerada frase do r. economista:

    Mais ou menos assim: “O bolo precisa crescer para ser distribuído”.

    De novo?

    Saudações 

     

     

  9. “Dilma renascer das cinzas

    “Dilma renascer das cinzas com uma reforma ministerial de peso.”

    Aff….. Esse Nassif….

    É óbvio que isso não vai acontecer, mesmo com todos movimentos de impeachment enterrados.

  10. E no caso de Levy sair quem

    E no caso de Levy sair quem seria a melhor opção como substituto? Um ministro da ecônomia que agradace tanto o mercado financeiro quanto os movimentos sociais simplesmente não existe!

  11. o primeiro nó foi desatado

    o primeiro nó foi desatado com aa reação da sociedade

    civil – juristas, artistas, etc. -,como foi falado aí.

    houve um sentimento de alívio quando

    deflagrou-se o pedido de impeachment:

    claramente cunha mostrou-se vingativo.

    até que enfim desfez-se o nó da chantagem

    cotidiana do cunha e dos peemedebistas  golpistas.

    claro que isso pode ser ruim para o governo,

    mas se sair  dessa, sai fortalecido.

    nas manifestações de ontem perfcebeu-se esse novo sentimento.

    antes disso, o sentimento de sair às ruas era de medo,

    medo de enfrentar as toupeiras da direita, que estavam

    com a razão em tudo.

    acho que as pessoas a partir de agora sairão em defesa

    da democracia com mais destemor…

  12. Como sempre aponto, Dilma não tem esse discernimento

    Durante o primeiro mandato, acreditei que Dilma escaparia da maldição do Técnico Competente no lugar do Político Competente. A negação da política como paradigma de escolha de sucessores. Deu no que deu. Cheguei a acreditar que durante a campanha havia sido forjada uma nova liderança. Mas nada mais simbólico do que o contraste por mim presenciado na praça da independência no centro do Recife, quando uma massa energizada por uma manifestação linda e pelas palavras sempre contundentes do presidente Lula sofreu o maior anti-clímax político que já vi ao se abrirem os lábios da presidenta. Pense numa incapacidade! Numa falta de senso e timing político. Nada em Dilma me faz crer nessa saída. Teimosa, endógena, sem jogo de cintura ou traquejo. Tinha esperança na saída de mercadante de seu círculo mais íntimo e na chegada de Wagner na Casa Civil. Mas pelo relato do blog sobre a articulação que desembocou naquela chapa avulsa e votação secreta, ele tb faz das suas.

  13. A inversão nos movimentos de

    A inversão nos movimentos de protesto, com maior aglomeração, pela primeira, de opositores do golpe do que golpistas, tirou o resto de legitimidade que esse golpe ainda possuia.

    Não podia ser diferente, o movimento Anti-Democracia é formado pela combinação dos grupos políticos rejeitados pelas urnas(PSDB, DEM e afins)e por instituições que dispesam o voto, mais notadamente o Judiciário, que substitui as Forças Armadas no combate à Democracia.

    Na verdade, o Judiciário é o verdadeiro reduto do combate contra a Democracia, a Frente da Legalidade precisa colocar isso em pauta, não é apenas de Eduardos Cunhas e a escória da política que se alimenta o golpe, mas principalmente do Judiciário, a ministra Carmém Lúcia já deu mostra da narrativa Rede Globo que pautará sua presidência no STF.

    É preciso que a Frente da Legalidade e a defesa da Democracia se fortaleça no STF, o voto do ministro Fachin foi um grande retrocesso e, mais uma vez, demonstração da falta de compromisso do Judiciário com os valores democráticos.  Aprisão de Delcídio, enquanto Eduardo Cunha continua solto, é um exemplo da partidarização do Judiciário, cujo objetivo não é apenas o impeachment de Dilma, mas a prisão de Lula, a ilegalidade do PT, e a destruição de qualquer movimento político que não seja aquela das velhas ratazanas, muito bem representadas por Eduardo Cunha.

    Chegamos ao ponto mais baixo da história política brasileira, que não se restringe aos políticos. Nunca o Poder Judiciário agiu tão abertamente na perseguição de grupos políticos como o faz hoje, Não é apenas vergonhoso, mas nojento. O golpe de 1964 foi muito menos nocivo do que o golpe que se arma hoje, basta comparar as figuras. Se em 64 o golpe foi liderado por Castello Branco, e seu governo tinha como principais ministros a dupla Campos e Gulhões, o golpe de hoje é capitaneado por Eduardo Cunha, e o futuro ministério será formado pelo que a política brasileira possui de pior, não apenas em termos de recursos humanos, mas das próprias instituições, como o “orçamento patrimonialista” prometido por Temer.

    Vamos regredir à República Velha.

    Se a ditadura era comandada por militares, que possuiam visão estratégica, essa ditadura d ehoje será comandada pela improdutiva classe de magistrados, pessoas de baixo nível intelectual notório, especializados tão somente na retórica vazia, por isso a harmonia de sua relação com a narrativa construída nos porões da Rede Globo. São todos membros da mesma classe de cínicos, mentirosos profissionais.

    E engana-se quem acredita que a violência será menor, As agressões serão ainda piores que aquelas da ditadura militar, apenas serão empoladas nos reboques provincianos da sofismação jurídica.

    O sucesso do movimento golpista jogará o Brasil e suas instituições numa longa escuridão de umas duas décadas, tempo mínimo que levará apenas para sair dela, e sabe-se lá quanto tempo para superar seus efeitos nefastos.

     

  14. Cheiro de Queimado :

    Alguma coisa me diz que quando o mundo político cobra capacidade (que ele não permite demonstrar, uma presidente que se preocupa com o social), popularidade (ser popular na mídia), e ministros com grande jogo de cintura político, A HONESTIDADE NA POLÍTICA E O POVO BRASILEIRO SAEM SEMPRE PERDENDO, FRENTE À ELITE E INTERESSES CORRUPTO – ESTRANGEIROS.

    E sem perceber até pessoas honestas, passam a divulgar o TENEBROSO ROTEIRO.

  15. Estamos vivendo hoje uma

    Estamos vivendo hoje uma reedição farsesca do que se passava com as velhas monarquias absolutistas da europa.

    Enquanto lá ocasionalmente havia crises de sucessão e as Casas Reais se digladiavam por este ou aquele trono, aqui grupos se engalfinham pelo poder a qualquer custo, sendo o povo um mero detalhe em ambos os casos.

    A oposição está desesperada por não conseguir ganhar no voto, isso é fato. Busca um atalho para retomar o que julga ser seu direito divino.

    Por outro lado, temos um governo incompetente, absolutamente inepto, que atirou o país na pior recessão em muitas décadas e que se apega ao poder pelo poder, pois não possui qualquer plano, meta, norte, rumo ou coisa que o valha.

    Abaixo dessa nova corte, o povo é quem sofre as consequencias na forma de inflação e desemprego crescentes.

    E, como nas velhas monarquias, sempre haverá os bobos da corte a bajular e aplaudir.

     

    1. Comentário brilhante

      Muito interessante sua colocação.

      Apenas adiciono, no espírito da coisa, que acredito que a situação não se apega apenas ao ‘poder pelo poder’. Com a Lava Jato, há o risco de guilhotina no ar…

    2. É muita ignorância
      Cara , quantos anos você tem ?
      Desculpe Nassif , mas é duro aguentar certas ” peças ” aqui no seu blog desfilando tanta ignorância ( ou má fé ) para justificar suas opiniões !
      Charlie ( que com certeza não é o Chaplin – que não falaria tantas asneiras ) , de onde vc tirou que estamos vivendo “a pior recessão em décadas ” ?
      Vc viveu os anos 80-90 de Sarney , Collor e FHC , com Inflação de 50 % ao mês , desemprego de 25-30 % , país com um vigésimo de nossas atuais reservas internacionais atuais , falindo toda hora , com o FMI entrando e saindo de Brasília , como um cafetão em um prostibulo , planos econômicos malucos que expurgavam a inflação galopante de qualquer reajuste salarial do trabalhador ?
      Eu vivi isso tudo , cara !
      Eu e milhões que tínhamos qualificação ( passei 2 anos nos EUA de 88 a 90 pela empresa onde trabalhava e qdo retornei isso aqui estava uma verdadeira suruba economica ) ficamos sem reajustes , salários atrasados , e ainda fomos demitidos levando 8-10 anos p receber nossos direitos !
      E aí tenho de ouvir gente como você , que parece se pautar por “oraculos” como Globo , Veja e outros lixos para dizer verdadeiras sandices aqui !
      Rapaz , vá se informar melhor , por favor !
      PS . E só não solto um palavrão p vc porque minha saudosa mãe me ensinou a compaixão até com os pobres de espírito , e também pelo respeito ( postura ) que tenho em relação este maravilhoso espaço de debates !

      1. Falou, falou e não disse

        Falou, falou e não disse nada…

        Pelo texto revoltadinho, óbvio que se trata de mais um militante que se presta ao ridículo de vir aqui no blog defender o (des)governo Dilma.

        E que não conhece conceitos básicos de economia. 

        O fato é que pela primeira vez desde a primeira metade do século XX, teremos recessão por dois anos consecutivos, proeza que nem Collor, nem Sarney (citados por você) conseguiram realizar. Mas nossa brilhante incompetenta sim.

  16. Vamos cair na solução Mailson da Nóbrega

    Depois de Dornelles, Funaro e Bresser-Pereira, no espaço de dois anos e meio, não tinha mais ninguém minimamente qualificado e disposto a assumir o Ministério da Fazenda do desastre ferroviário que foi o governo Sarney. Governo desmoralizado e sem credibilidade. Daí o Jeca do Maranhão convocou o reserva do Ibis, o medíocre Mailson da Nóbrega, que indexou a economia de A a Z, sentou na arquibancada e ficou assistindo, não havia mais o que fazer. O Governo Dilma se aproxima perigosamente dessa situação. 

    1. A situação atual é bem

      A situação atual é bem diferente, temos 370 bilhões de reservas internacionais, o déficit em conta conta corrente tem previsão decrescente para 2016 e 2017 e há a previsão de 60 bilhões de investimentos externos para o ano que vem ou seja, temos dólares sobrando para cobrir nossas necessidades o que nos protege de uma ataque especulativo, a balança comercial tem saldo positivo.

      Concordo com o Nassif, um ministro com viés político e credibilidade, que desperte otimismo, tendo a crise política sido debelada, reencontraremos o rumo.

  17. Se depender de abaixo

    Se depender de abaixo assinados de “intelectuais” o golpe vai vir e eles vão ficar sabendo anos depois…. pela imprensa… E logo logo – aí sim – vão aprontar uma “tese”. Muito pouco vai adiantar chamar qualquer um desses obstinados golpistas de canalhas.

    … Uma movimentação explícita – pornográfica até – ocorrendo durante todo o ano e eles acordam agora?! O vinho e a comidinha deviam estar ótimos!

  18. Ciro gomes no ministério da

    Ciro gomes no ministério da fazenda é o mesmo que acender um palito de fósforo dentro de um depósito de pólvora. Acho que vai ser mesmo é o Nelson Barbosa e seja o que os deuses quiserem. Nesse inferno que estamos, o terrível é perceber como o país não aproveita os momentos de sol para consertar os enormes buracos das telhas ( como a reforma tributária e no poder judiciário, por exemplo ). FHC I e Lula II tiveram aquele sol lindo e pouco fizeram para mudanças realmente de base no país. Ainda bem que Delfim está no esquema Temer. Seria um símbolo terrível de retrocesso o Brasil apelar a um símbolo dos anos 70. Que ele vá brincar com os netos e jogar bimbo e nas horas de folga escrever com a inteligência de sempre. 

    1. Não é tão fácil assim fazer

      Não é tão fácil assim fazer uma reforma tributária por mais que todos saibam que todos sabem que o sistema beira o ridículo. A questão é que nenhuma reforma decente pode ignorar que deve-se aumentar a proporçao de impostos sobre patrimônio e renda, por isso o veto liminar por parte dos detentores de patrimônio e renda.

      É claro que, como sempre, mentem. Dizem que são os políííticos, principalmente governadores e prefeitos que impedem qualquer reforma.

  19. As nuvens

    Posso até ser cricificado, mas um nome tem aparecido sempre, e, dicreto que é Delfim Neto, seus comentários hoje precem ser bem avaliados.

  20. Os méritos e desacertos de Nassif

    “A incapacidade e impopularidade de Dilma Rousseff  são um dado da realidade, com o que contavam os golpistas.”

    Destrinchemos a frase…

     

    A incapacidade de Dilma é uma criação de Nassif ou de Aécio ou et caterva. Ele já já foi prócere em elogiar Serra, por exemplo. Se redimiu? Sei lá. Mas hj fala mal do Serra. Antes batia em Mentega….ah como batia! E nem sendo Guido um ministro ruim  ele não  pode dizer que teve outro melhor, nem antes, nem depois. Nassif é assim! Dilma é, talvez, impopular, muito provavelmente é! Mas sua arrogância, do Nassif, em dizê-la como dado de realidade, faz favor! Ele já elogiou e criticou Serra, idem pra Ciro… E ele pode dizer isso tudo na mesa do Alemão, mas não aqui no blog… quer dizer se quiser ser levado à sério! Eu o levo! Mas admitir erros como o que vc deseja de seus inimigos – Abril – cabe pra vc, parceiro! Feliz ano novo! 

  21. Dá um desconto pra Dilma

    Só um discontinho de 20%. A mulher tem que governar com o garrote no pescoço, conduzido pelo PMDB e pelo Cunha, e ainda apanha no baixo ventre?? Mesmo admitindo todas os seus erros (até parece que ela  não tem acertos, só tem erros), ainda é infinitamente melhor e mais qualificada que seus algozes, e não deve recair sobre ela toda responsabilidade por essa lambança.Tenha fé … até a galera nas ruas percebe isso. 

  22. Resumo do post do

    Resumo do post do Nassif:

     

    1) Ruim com Dilma, pior sem ela.

    2) Vamos rezar para que Dilma comece a fazer agora o que não fez em 5 anos de governo.

    1. Como assim não fez nada em 5

      Como assim não fez nada em 5 anos de governo! Tanto fez que foi aprovado pelos eleitores e ganhou um novo mandato. O povo que esquece as coisas! E nesse ano só não fez porque a lava-jato e a mídia não deixaram!

  23. No começo do segundo mandato

    No começo do segundo mandato não se achou ninguém que quisesse o abacaxi e sobrou o Levy ou ele já era uma escolha?? Alguém sabe?

    E a grande questão é QUEM poderia ser então o nome para substituir o Levy? Quem com capacidade vai querer aceitar o desafio nas condições atuais????

    1. Levy foi uma escolha de certa

      Levy foi uma escolha de certa forma para afastar os pedidos por Meirelles e agradar o mercado financeiro. No entanto, um pecado original foi que por mais que ele tivesse experiência administrativa (Tesouro Nacional na era Palocci e Secretário da Fazenda de Cabral no Rio), ele não era uma pessoa hábil politicamente. E não agradou a base social do governo, com os cortes previstos, enquanto a própria direita publicava matérias estimulando um clima de otimismo e criando uma má vontade do resto da sociedade com ele. Levy não teve paz.

  24. Sim, tudo muito bem,

    tudo muito bem analisado, mas alguém, pelo amor do inferno, consegue me explicar as atitudes da senhora Presidente? A cada leitura, me confundo mais. O que ela faz, o que não faz, com quem conversa, a quem ouve, a quem xinga, como vê a economia e para aonde irá conduzí-la. Carai, véio, dá pra alguém pacificar minha confusão. Assim nem mesmo beiro 2016, vou antes.

    1. Ela não está ‘perdida’…

      … a missão da Dilma é tentar fazer o Lulismo continuar vivo como uma força eleitoral.

      De resto, já entregou o país ao ‘mercado’.

  25. E ………………………..

    Tudo muito bm, tudo muito bem mais e aí ……………..

    SE a dilma não tiver jogo de cinstura e costurar junto um pacto de união entre a senzala e a Casa Grande, como diz o Mino, de nada adiantará, pois continuará nadando pra morrer na praia.

    A arte da politica é transigir, como dizia Kennedy, e da falta disto a Dilma, peca !!!!!!!!!!!

    Aliás como pecou Collor, e por isto deu no que deu, sendo depois absolvido de tudo, mas tendo perdido o poder àquela época !!!!!!!!!

    Caso seja tudo esclarecido e acomodado, Dilma terá que fazer conceções, tanto aos donos do dinheiro (poder), como aos que dependem deles !!!! Este equilibrio é onde mora o perigo, pois todos querem levar vantagens e estão lixando para o País !!!! As elites, tanto nacionais  como e principalmente internacionais, querem o retorno de seus investimentos especulativos e como tudo gira em torno de se alcançar o superávit primário, nós, a plebe é que pagaremos o pato !!!!!!!!!!!!!  

  26. Ontem estive na Cinelândia,

    Ontem estive na Cinelândia, no Rio,  junto da galera que gritava “fora Cunha, Dilma fica”. Não estávamos ali apesar da Dilma; estávamos ali com a Dilma, que é reconhecidamente pessoa honrada. Caso contrário, nenhuma moral a presidente teria para se manter no cargo. E convenhamos, nesse momento de reinações de Cunha é algo fundamental. Fico pensando outra coisa: como se sairiam os sabichões, que parecem ter mil soluções de como governar o país, se enfrentassem dia e noite tantos golpes, bandaleiras e traições? No campo das ideias tudo parece facinho, né!?

  27. O nassif é pro golpe
    Afinal, segundo o nassif, a Dilma é tão incapaz que até o cunha seria um bom presidente.
    Acorda, nassif, já temos o merval e a Miriam.
    A Dilma foi muito boa no primeiro mandato e apesar de toda a rentativa grosseira de golpe ajudada oelo nassif, tem resistidi bravamente.
    E gover nar assim não é nada fácil.
    Sai do golpe, nassif!

  28. Dilma

    Nassif, concordo com quase tudo que você falou. Exceto quando diz que Dilma não teve até hoje capacidade de discernimento. Ora Dilma foi abandonada pelo próprio partido. Logo que os caciques foram envolvidos no mensalão e presos, o restande se dividiu. Em seguida, em meio a denúncias mil veio o ego de alguns que nunca aceitaram a escolha de Lula por ela. Uma eleição marcada pela mentira onde todas, absolutamente todas as redes de televisão e rádio marketaram por Aécio, inventando mentiras sem direito a resposta. Passada a eleição, Dilma se vê diante do Congresso mais retrógrado e corrupto da vida política brasileira, acompanhando uma oposição inescrupulosa pois já não recebem dinheiro do governo pelo voto mais…. Uma crise econômica mundial (que começõu em 2008, mas só chegou no Brasil em 2014). Dilma tinha até dezembro de 2014 números excelentes pra desemprego e inflação. e até final de 2013 PIB positivo com um país crescendo. Com menos de 4 meses eleita, vê um maluco se apropriar da cãmara dos deputados e suas asneiras todas foram feitas contra Dilma. E a imprensa batendo firme. Os alinhados sumiram e o PMDB apareceu e mostrou a sua cara. Pois olha, sozinha, completamente sozinha essa mulher é Dilmais. 

  29. A inacreditável má vontade de Luis Nassif

    Este blog não cansa de enveredar pela tese fictícia, falsa e golpista de dizer que Dilma não tem capacidade, de dizer que Dilma não tem discernimento, etc. Voltem aos alfarrábios, caras senhoras e senhores, e vejam se este discurso não é exatamente o discurso fraudulento que se fazia contra o ex presidente João Goulart! 

    Esse discurso é falso e é sim golpista até a medula.

    Agora vamos a outros pontos:

    Dilma está acossada por forças golpistas desde o dia 26 de outubro de 2014, quando se verificou a sua vitória no processo eleitoral. Este blog até hoje reclama da “falta de habilidade” de Dilma ao não fechar, pasmem, um acordo com o delinquente, mafioso, ladrão, golpista, achacador, chantagista e golpista mór, de nome Eduardo Cunha! 

    Dilma e o governo federal acertaram em cheio ao não fazer nenhum tipo de acordo com o criminoso e bandoleiro profissional de nome Eduardo Cunha. Este é talvez o maior e mais significativo acerto de Dilma em todo o seu segundo mandato, menos, evidentemente, para o sr. Luis Nassif…

    Dilma fechará este ano de 2015 com uma grandiosa desvalorização cambial, de quase 50% em relação a 2014. Este blog reclama da questão da apreciação do câmbio desde os tempos do governo Lula. No entanto, quando Dilma desvalorizou o real em 60% durante o seu primeiro mandato, este blog sequer fez menção e sequer a elogiou por isso! 

    Agora que Dilma, além da desvalorização de 60% do real entre 2011 e 2014, faz uma desvalorização de quase 50% da moeda em 2015, totalizando 140% de desvalorização cambial em 05 anos, o blog e o sr. Luis Nassif, defensores desde sempre da desvalorização cambial para fortalecer a indústria nacional, nada dizem para a elogiar!

    Dilma deu um chega pra lá e colocou o golpista Michel Temer de volta no seu insignificante e medíocre lugar. Tirou até mesmo a liderança do PMDB da Câmara das mãos dele e de Cunha, mostrando grande habilidade política. E o que vimos neste ano de 2015 aqui neste blog?

    Vimos uma reclamação cotidiana do jornalista Luis Nassif, dizendo que Dilma deveria compor com o golpista Temer e que ele era um “magnífico” articulador político enquanto Dilma era uma “incapaz”. Pois o ano termina com o golpista Termer totalmente desmoralizado dentro do próprio PMDB e com Dilma no comando do processo político! 

    É inacreditável como este blog trabalhou freneticamente neste ano de 2015 para humilhar, para desprestigiar, para ofender e para ridicularizar a figura da presidenta Dilma.

    Mas tudo bem. Dilma está calando a boca de todos os seus críticos e tem demonstrado dia após dia que ela tem total comando do processo político e que atua em sintonia com o ex presidente Lula. 

    E mais, a partir de 02 de dezembro se furou a bolha da chantagem que pairou sobre a cabeça dela durante quase todo o ano. E de lá para cá ela tem VENCIDO ABSOLUTAMENTE TODAS as batalhas no STF, na Câmara e no Senado, desmentindo em 100% os seus críticos. 

    Dilma venceu e demonstra mais uma vez que os que tentam humilhá-la, e que não reconhecem nada de bom que ela faz (por exemplo, na questão do câmbio), estão rotundamente equivocados. Dilma venceu em que pese o maior processo de sabotagem que já se viu na história deste país, tanto de parte da esquerda quanto de parte da direita. 

    O que se espera para 2016 é que o blog foque na denúncia dos golpistas e pare de perseguir sistematicamente a mandatária primeira deste país. Até para que não passe vergonha depois, como está passando agora, no final de 2015, quando Dilma deu magistralmente a volta por cima. 

    1. Nassif, o blog é seu

      Por óbvio, quem decide o que deve ser publicado é você.

      Mas se você realmente faz autocrítica, deveria elevar este comentário à ribalta.

      1. Prezado Alan Souza,

        Concordo com você.

        E, acrescento, Diogo Costa fala por mim!

        Tenho observado os comentários, sempre negativos, do Nassif sobre os caminhos da nossa Presidenta.

        Será que, ele, Nassif, suportaria o “jogo imundo” que a mídia, diariamente, durante tantos anos, faz a ela, fora os “achaques” de alguns parlamentares?

        Quantas vezes eu já disse: se eu fosse ela já teria renunciado e deixaria o país se …

        O tempo nos mostrará os resultados dessa luta a que ela, Dilma, se propos.

    2. “Ela tem total comando do

      “Ela tem total comando do processo político”

      Ciro Gomes lê uma frase dessa e dá risada descontrolada. Isso porque é o capitão anti-impeachmento (como também eu sou contra o impeachment, e também Nassif é contra).

       

       

    3. “Ela tem total comando do

      “Ela tem total comando do processo político”

      Ciro Gomes lê uma frase dessa e dá risada descontrolada. Isso porque é o capitão anti-impeachmento (como também eu sou contra o impeachment, e também Nassif é contra).

       

       

  30. Recordar é viver

    Sobre este post, prefiro relembrar Nassif e comentaristas de comentários que fez nas postagens: 

    1-) Na política uma semana de cão

    http://blogdobriguilino.blogspot.com.br/2015/12/comentario-ao-post-na-politica-uma.html

    2-) O país moderno não será derrotado

    http://blogdobriguilino.blogspot.com.br/2015/12/comentario-ao-post-o-pais-moderno-nao.html

    Peço que leiam com atenção e comparem a minha visão sobre Dilma e a situação política atual e futura. Lembro que em um comentário no dia 02/02/ 2015 (não tenho certeza) da data. Afirmei que Dilma recuperaria sua popularidade e em 2018 elegeria o seu sucessor. 

    O tempo nos revelerá se acertei ou não.

     

  31. Nassif, esse alinhamento de

    Nassif, esse alinhamento de Dias Tóffoli , vencido junto com Gilmar Mendes, merece uma reflexão. Ninguém melhor que você pra dissertar sobre a peleja. manda bala, Nassif.

  32. Observação – foi hilariante

    Observação – foi hilariante ver a cara da equipe da globo ontem, na Paulista, gravando de longe a manifestação. A única identificação visivel era o cubo do microfone, nem na câmera havia algum adesivo. E aqueles capacetes anti-cacetada? acho que os funcionários devem se sentir meio ridículos, com aquilo.

    Estou intrigado é com as atitudes de Renan. Ele impôs derrotas à dupla Cunha/Temer. A volta de Piciani à lderança do PMDB  não teve a mão de Calheiros? Depois Renan pediu aquela análise (ou coisa que o valha) dos atos de Temer.

    Quanto a Dilma, ela vai se segurando, isto vai dando corda aos golpistas e eles estão se enforcando. A própria aceitação do pedido mal ajambrado de impeachment acabou levando à união de pessoas e movimentos na esquerda, enquanto a “qualidade” dos moralistas conseguiu afugentar os analfabetos políticos da classe média da minifestação. Mais algum tempo e as pessoas começarão a perceber quem é o Barrabás e quem é o “Jesus” desta história. Vai sobrar até pra mídia golpista.

  33. Fato é que em mais de um ano
    Fato é que em mais de um ano não deram a Dilma chance de governar. Mais de um ano que é apenas uma torrente de críticas e maquinações, de rasteiras da Câmara , imprensa maquiavélica, vice traira , presidente da Câmara querendo comer o fígado dela. Ficou manietada, não deram chance nem dela errar.

  34. Engraçado…

    Nessa josta toda da Lava-Jato, a única pessoa que querem impichar é quem não teve nada provado contra si, a Dilma.

    A Direita, parte da esquerda, a bandidagem, a mídia, 90% do Judiciário e 100% do MPF, a FIESP, os bancos, todo mundo contra a Dilma, batendo abaixo da cintura, mentindo descaradamente, produzindo 25 horas por dia matéria contra a Dilma.

    E o Nassif brilhantemente conclui que a errada na estória é a Dilma…

    1. Presidente Dilma

      Um Ciro Gomes, de sangue vulcânico, enfrentando a totalidade da grande mídia, todas as tvs,as revistas, rádios, jornais, uol, setores radicalizados que sequestraram o MP, a PF, o próprio MPF, o STF, em larga medida e longo tempo, grandes partidos de oposição enlouquecidos de golpismo, duvido que Ciro ainda estivesse de pé. Vide seu tempestuoso brother.

    2. É aquela crença no “poder da

      É aquela crença no “poder da caneta”. Como se ainda fosse possível governar por decreto.

      Em vez de se surpreender como ainda tem coisa funcionando, como esse bloco reacionário de golpistas e achacadores não conseguiu paralisar toda administração e negócios, ficam apontando “erros” nos lugares mais errados. Daqui a algumas décadas vão entender que o principal “recado das urnas” em 2014 foi enfrentar esse congresso fisiológico e chantagista (do “suguem, suguem o que puderem depois venham pro nosso lado”) e o vale tudo da reação ao aumento do emprego e do salário, da defesa do patrimônio e do conteúdo nacional, da ampliação de direitos de minorias, dos programas sociais e da política externa independente.

      … E o Nassif querendo que a Dilma faça “projeto de país” com o Cunha…

      … E o jogo ainda está longe de acabar. E como já dissse outras vezes, “o jogo é cantado”.

  35. que você viva tempos interessantes

    De um lado um partido e dois governos (Lula e Dilma) que elevaram a qualidade de vida material da população numa taxa sem precedentes; de outro uma elite patrimonialista, entreguista e colonialista ávida por mais uma temporada de poder e locupletação. No meio deste embate uma população com seus burgueses e proletários em plena convulsão social sem matizes ou vias alternativas, em plena revolução tecnologica. Karl Marx ficaria desnorteado. Culpar a Dilma por este terremoto é exagerado; injusto. Faltam analistas que apreendam a complexidade do momento.  

  36. Que venha 2016!

    Vamos ser sinceros.

    A Presidenta Dilma vai fazer strike de um por um dos golpistas que querem a chave do cofre para benefício próprio e para empurrar para baixo do tapete suas corrupções e terminará de pé! 

    Se não nos valermos da conjuntura do ano, da Eleição de Cunha e do golpismo descarado do PSDB na figura de Aécio e a mídia chamando para o Golpe na TV vamos jogar um caminhão de melâncias nas costas da Presidenta Dilma e afastar a culpa da confusão que foi 2015 de todos os culpados, colocando apenas nela. 

    Legislativo, parte do Judiciário e o quarto poder: a velha mídia capitaneada pela Rede Globo, também, tem seu quinhão na crise, que foi mais Política do que Econômica. Hierarquicamente.

    O STF nos brindou com um Natal mais tranquilo. 

    Tenhamos forças para 2016 ser o ano da virada, da retomada do caminho do crescimento e do desenvolvimentismo.

    Dilma vai ser a condutora da virada. Honra, persistência e honestidade é com a nossa Presidenta.

    Ela não se curvou aos desígnios dos perdedores, não perdeu a altivez e agora, se souber, ouvir a voz dos que a elegeram crescerá, e seu Governo poderá, enfim, executar o Programa vencedor.

    Esse Legislativo, principalmente a Câmara dos Deputados, desmoralizado vai ter que se adequar a voz das ruas.

    E a voz das ruas é o povo e o povo quer voltar ao tempo de crescimento, inclusão, ascensão social, emprego, aumento de renda, consumo e diversão!

    O Brasil tem jeito!

    Que venha 2016!

  37. O Impeachment está enterrado, já o governo…

    O Impeachment está enterrado.

    Não há mais qualquer desculpa para o fracasso do governo.

    Ou se arruma uma saída para o país, ou então virá um Junho de 2013 bem piorado pela frente.

  38. DILMA vai surfando …


    DILMA   VAI  VENCENDO  CADA  ETAPA , APESAR  DAS  TRAIÇÕES  DO  VICE  E  DO  CHINKUN-CUNHA …

    O  NASSIF  DESENHA  VARIOS  CENÁRIOS  MAS  A  PRESIDENTA  TEM  MAIS  INFORMAÇÕES  DEVIDO

    AO  CONVÍVIO  COM  LIDERES  MUNDIAIS .

    POR  EXEMPLO ,  NÃO  MEXEU  NAS  RESERVAS  DE  DOLARES ; SERÁ  QUE  O  BRICS  NÃO  PODERÁ

    EMPRESTAR ?  AGORA  VEM  O  MACRI  CONTRA  O  MERCOSUL ,  MAS  PARECE  QUE  FOI  BRECADO…

    A  DILMA  ESTÁ  NA  FASE  DE  INAUGURAÇÕES  DE  MUSEUS  E  O  EMBELEZAMENTO  DO  RIO  ESTÁ

    DANDO  CERTO .  DAQUI  A  POUCO  SERÃO  OS  CANAIS  DO  SÃO  FRANCISCO–OBRA  DO  SECULO !

    NÃO  VAI  TER  GOLPE ,  ELA  VAI  GANHAR  NO  CONGRESSO  E  VAI  SAIR  FORTALECIDA  DA  CRISE .

    O  POVO  PERCEBERÁ   QUEM  ESTÁ  COM  O  CUNHA , QUE  VAI  SER  PRESO …

                                                                                                                                                   OCG

     

  39. Falta alguém que acessore ela melhor

    Na minha opinião falta alguém a Dilma que acessore ela melhor e principalmente saiba sair das horas de crises, por que o Ministro da Justiça é o cachorro em mudança e suas ações não reflete com o peso de seu cargo!

    Também concordo com você que tem que ter um ministro da fazendo que seja positivista, mas sem que faça medidas extremas tão impopulares e que dê a economia um retorno rápido ao desenvolvimento. Eu como sempre acredito em um país melhor sempre acho que temos que ter positivos e de que vai melhorar e a coisa vai andar pra frente.

    E também Dilma tem que ter um exímio e influente coordenador politico para que as mudanças no congresso saim rápido. Dilma tem 3 anos de governo ela tem tempo de dar um freio na insatisfação da população e terminar seu mandato.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador