As possibilidades abertas pela China

A ascensão dos Estados Unidos, em fins do século 19, provocou uma explosão nos preços das commodities beneficiando as exportações brasileiras de algodão e café.

A consolidação do poderio geopolítico norte-americano, no pós-guerra, com o acordo de Bretton Woods e os financiamentos internacionais para a reconstrução da Europa e para a infraestrutura na América Latina, ajudaram no salto seguinte da industrialização brasileira.

Na década anterior, Getúlio Vargas dera início à constituição do Estado brasileiro, com a criação do DASP (Departamento de Administração do Serviço Público), a instituição do concurso público, a aprovação do Código das Águas.

***

Após Bretton Woods, o país já dispunha de uma burocracia pública e de empresários modernos aptos a fazer a lição de casa: o inventário das necessidades de investimentos em infraestrutura passíveis de financiamento por parte dos Estados Unidos.

Surgem daí a Missão Abink e o Plano Salte. E nasce o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para facilitar a contrapartida brasileira nos projetos financiados. E nasce, também, uma nova forma de conhecimento que alavancaria o desenvolvimento brasileiro nas décadas seguintes: a capacidade de montar projetos.

Esse novo conhecimento entrou pelo setor elétrico, através da Cemig, transbordou no Plano de Metas de Juscelino Kubitscheck e suas câmaras setoriais, invadiu os anos 60 através de consultorias privadas que forneceram os estudos para as grandes reformas institucionais do governo Castello Branco.

***

Agora, entra-se no ciclo chinês.

Na primeira etapa, o boom da economia chinesa aumentou as cotações de commodities abrindo espaço para os avanços brasileiros na última década.

Agora, entra-se no ciclo da integração competitiva.

A missão chinesa no Brasil, com a presença do primeiro-ministro, cinco ministros de estados e 120 empresários, pode ter papel relevante – aliás mais relevante, já que nos anos 40 grande parte dos recursos prometidos não chegou.

Os chineses chegam com US$ 50 bilhões em projetos e com a possibilidade de concretizar projetos relevantes de infraestrutura.

***

O primeiro resultado foram os empréstimos à Petrobras, em um momento em que o mercado internacional se fechou para a empresa.

Nos próximos meses, grupos de trabalho analisarão o conjunto de projetos aptos a receber financiamento chinês.

Mais do que nos anos 40, abre-se a possibilidade de uma ampliação da política industrial brasileira, desde que os financiamentos não imponham condicionantes de importação exclusiva de produtos chineses.

***

Nos anos 30, o Brasil valeu-se pragmaticamente da disputa entre os países do Eixo e os Estados Unidos para avançar em sua industrialização.

À medida que a China comece a avançar sobre a América Latina, haverá um interesse maior nos Estados Unidos em contrabalançar o novo influente.

O grande desafio será o país conseguir somar a inteligência interna da diplomacia, das associações empresariais, dos think tanks existentes, para aproveitar ao máximo as janelas de oportunidade que a história abre novamente ao país.

O desafio é mirar a complementariedade industrial e não apenas a melhoria da infraestrutura visando aumentar as exportações de produtos primários.

Luis Nassif

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada é feito apenas com “planos”.

    Existem hoje no mundo três polos de poder bem definidos (por ordem, EUA, China, UE).

    Deles, um está em ascensão (China), outro sendo desafiado (EUA) e o terceiro voltado para reestruturações intestinas (UE) e, ainda por um bom tempo, vai estar presente à mesa apenas pelo valor da sua assinatura, mas em termos de investimento está prejudicado. O que está em ascensão tem, de fato, alguma reserva de “gordura”, mas o que está sendo desafiado tem uma vantagem enorme do seu lado: o dólar. 

    Ainda estamos no “pós Bretton Woods” (não no “após” Bretton Woods), ainda é em dólares que o investimento chinês é cotado, ainda são as reservas de todo o planeta que perdem poder de compra todas as vezes que o dólar é depreciado.

    Escolher pra que lado pender, numa situação como esta, é delicado.

  2. Você disse tudo

    Você disse tudo: “O grande desafio será o país conseguir somar a inteligência interna da diplomacia das associações empresariais, dos think tanks existentes”. Grande parte da nossa “burguesia” está se tornando maquiladora e sabotando qualquer projeto de nação. O governo está pautado e dominado pela grande mídia. O governo é de dar pena? Aliás, quem governa a nação? O Cunha? O Renan? A Dilma? Você disse tudo: “O grande desafio será o país conseguir somar a inteligência interna da diplomacia das associações empresariais, dos think tanks existentes”. Grande parte da nossa “burguesia” está se tornando maquiladora e sabotando qualquer projeto de nação. O governo está pautado e dominado pela grande mídia. O governo é de dar pena? Aliás, quem governa a nação? O Cunha? O Renan? A Dilma? 

  3. possibilidades abertas

    Não se faz omelete sem quebrar ovos; e aproveitá-los bem, inclusive as cascas que podem ser usadas para formulação de adubos e ração animal. Os chineses são a ordem do dia no mundo,  e vieram prá quebrar a hegemonia economica dos EUA.

    1. Constrangedor é o silência do

      Constrangedor é o silência do Nassif diante da defesa recente que o ministro Lewandovski fez do aumento de até 78% nos salários dos servidores do Judiciário.

      1. Constrangedor é sua falta de

        Constrangedor é sua falta de assunto para patrulhamento. Queria que o presidente do STF concordasse com o achatamento salarial do setor? Esse papel é do Ministro da Fazenda.

        1. Justamente Nassif, ele está

          Justamente Nassif, ele está defendendo sua equipe, pode até nem concordar tanto, mas seria contra-produtivo ir contra eles.

        2. Achatamento salarial do

          Achatamento salarial do judiciário? Em qual país você vive, Nassif? Não lê as notícias sobre o ajuste fiscal? Acha razoável tentar pedir um aumento de mais de 70% neste momento, para uma classe de trabalhadores públicos que já ganha acima da média dos trabalhadores privados, e que tem melhor aposentadoria? Acho muito mais sensato professores do ensino básico e fundamental pedirem este tipo de aumento, ao invés de membros do judiciário, e mesmo assim, o momento não é o adequado para corrigir grandes distorções históricas, ainda mais sem uma reforma na burocracia que reduza outros custos para viabilizar esses aumentos. Ou você acha que é só aumentar a carga tributária, que haverá dinheiro para tudo? E quem trabalha para pagar essa estrutura? Oque recebemos em troca, de verdade, do estado brasileiro? E como vamos competir com a indústria chinesa, ainda mais depois de lhes entregarmos matéria prima a um custo ainda menor que o atual, pois as ditas obras de infra-estrutura servem principalmente para continuarmos exportando commodities de baixo valor agregado, agora com menores custos logísticos?

          O PT inaugurou a exploração multi-lateral. Se antes o PT dizia que os EUA só nos exploravam, que tudo oque faziam aqui era para manter nossa subserviência, agora o PT entrega outra parte do bolo para a China, que precisa também apenas de matéria prima. Hoje em dia, os EUA consomem mais produtos com valor agregado de fontes estrangeiras doque matéria prima bruta. Se queremos fomentar nossa indústria de transformação, nosso cliente deve ser os EUA e Europa, e não a China! Aliás, há muitos outros paises de menor expressão econômica que se encaixam melhor no nosso interesse doque a China… Só que a China é fácil, e o PT quer surfar uma nova onda de obras financiadas com capital externo. Cadê o plano estratégico? Porque os EUA prometeram e não cumpriram, segundo você, enquanto a China vai cumprir? Exatamente porque a China vai financiar nosso progresso?

          Quanto foi gasto com a copa do mundo, e agora, com a olimpíada? Me diga quais obras dessas do acordo com a China, se forem do nosso interesse, poderiam ter sido feitas com esses recursos? E o quanto custou cada 0,5% de aumento na SELIC, por culpa da gestão econômica desastrada do Mantega e da gastança da Dilma para se re-eleger, que corroeram a confiança do mercado na nossa economia? Acho que dava para fazermos sozinhos, em um ano, o dobro doque esse acordo com a China promete para uma década…

           

        3. Constrangedor mesmo é que

          Constrangedor mesmo é que esse aumento sairá de outro aumento: o aumento de impostos… dinheiro que sairá do meu, do teu, do nosso bolso… se saísse somente do bolso do ministro da fazenda, eu não me importava, Sr. Nassif… o que é pior, é que pagamos altos impostos e não temos retorno do mesmo em serviços públicos de qualidade porque a máquina estatal está a serviço de uma elite política que usurpou essa máquina para usa-la em proveito próprio… e pra que isso se concretizasse, é essencial a essa elite que os funcionários dessa máquina estatal gigantesca estejam muito mais interessados em aumentar seus subsídios que fiscalizar e aperfeiçoar a máquina pública… isso sim, é constrangedor…

  4. Outra coisa

    Outra coisa, quando Vargas começou a desenvolver a indústria brasileira, o país não tinha tradição manufatureira e carecia de mão de obra especializada, exemplos que não se aplicam atualmente. Portanto, na minha visão, o maior desafio do Brasil é vencer a mentalidade colonial e a mediocridade de parte de suas elites dirigentes.

  5. ERRATA: foi criado o BNDE, o

    ERRATA: foi criado o BNDE, o BNDES só surgiria mais tarde.

    Um aspecto não citado na análise histórica do Nassif foram os processos de integração levados adiante nos períodos citados. Na fase de industrialização inciiada pela Revolução de 30, o projeto industrializante teve como componente político a unificação do Brasil por meio da articulação da economia nacional em torno do núcleo industrial construído em São Paulo.

    Antes de 30, o Brasil era economiacamente fragmentado, as economias regionais pouco interagiam, a a infra-estrutura, baseada no modelo de bacia de exportação, se direcionavam das diferentes regiões para o exterior, sem comunicação entre elas.

    O reflexo político disso era um país politicamente arregimentado em uma frágil coalizão estudual(a Política dos Governadores, de Campos Salles), sem substância, aberta a movimentos separatistas(vide o putsch paulista de 32).

    A industrialização permitiu a construçãod e um mercado nacional, articulado em torno do pólo industrial paulista, base da consolidação política nacional. Note a criação, pela primeira vez, de partidos políticos nacionais, representativos não de regiões, como eram os partidos da República Velha, mas de grupos de interesses. A própria estrutura partidária brasileira tinha como núcleo o projeto industrializante, com o PTB baseado na organização sindical baseada na indústria, e o PDS baseado na burocracia estatal, baseada no fortalecimento do Executivo Nacional com o fim da política fragmentária da República Velha. A oposição era formada pelas forças alijadas do poder pela revoluçãod e 30(a UDN), que continua viva em partidos como o PSDB. Antes desse processo, o único partido não regional era o PCB.

    A Era da China

    A ascensão da China ocorre no momento em que se busca outro projeto de unificação, maior e mais ambicioso que o anterior: a unificação econômica e política da América do Sul.

    Nesse contexto, o projeto da ferrovia transoceânica permitirá a criação de núcleos de desenvolvimento integrando as regiões localizadas em seu trajeto, Os estudos que antecedem os investimentos chineses foram desenvolvidos no âmbito da IIRSA, que acabou assimulada pela Unasul. A ferrovia transoceânica e o fluxo de comércio desenvolvido em seu trajeto possibilitará a expansão transandina  do pólo industrial brasileiro para regiões outrora distantes.

    Basta notar como todos os elementos já estão presentes: os estudos vem sendo realziados há décadas, o dinheiro será disponibilizaod pela China, o núcleo de coordenação política já está consolidado.

    Por fim, o enfraqueicmento da influência dos EUA representa mais um fator favorável para a integração sul-americana, tendo em vista a atuação fragmentária que esse país sempre exerceu sobre o resto do continente, como forma de perpetuar sua hegemonia inconteste. A presença chinesa e seus investimentos é a pá de cal definitiva no projeto de anexação econômica da América Latina pelos EUA, presentes na ALCA. Nesse sentido, importante notar que, caso tivesse tido êxito, a ALCA seria hoje um obstáculo para a entrada dos investimentos chineses na América do Sul, tendo em vista o conflito com interesses norte-americanos, em prejuízo dos sul-americanos.

    A ferrovia transoceânia, junto com a construção do Canal da Nicaraguá, são dois projetos chineses que enfraquecerão a influência dos EUA no continente.

  6. Contrapartidas

    A grande dúvida, o que não está claro, é saber quais serão as contrapartidas exigidas pela China. Não podemos esquecer que países não têm amigos, têm interesses. A atitude da China não é diferente da dos EUA ou da UE: ela olha seus interesses e age em consequência.

    A China está num momento de transição, querendo subir na cadeia de valores da indústria, deixando de fabricar produtos baratos e com pouca qualidade e complexidade para passar a níveis cada vez maiores de sofisticação. 

    Olhando dessa forma, com certeza não interessará à China que a indústria de transformação brasileira se desenvolva : seria criar um concorrente a mais no mercado. Acredito que o interesse deverá manter-se no fornecimento de matérias-primas ou produtos de baixo valor agregado. Ou seja, a mesma pauta de exportação que já existe hoje, o que não ajudará a indústria brasileira de transformação a se reerguer.

    Espero estar errado…

  7. E o pig, einh? Já estão

    E o pig, einh? Já estão dizendo que o Brasil está virando colônia da China. O PT “entrega o Brasil ao imperialismo chinês”.

    Engraçado que até pouco tempo bastava pronunciar a palavra “imperiliasmo” que os piguentos já o tachavam de marxista-leninista, pró-castrista, e mais recentemente “bolivariano”. Tudo pejorativo claro.

    Agora redimiram o termo. Mas tem o “imperialismo certo” e o “imperialismo errado”, é bom que se frise 

    PS: Não entro naquele esgoto, mas aposto que o Titio Reinaldo já está esbravejando aos quatro cantos. E com certeza vem editorial do Estadão e do Globo por aí.

  8. os obvios
    De pronto podemos ja ver alguns interesses ou contrapartidas chinesas nesta injeção de capital.Garantir mercado,o sul americano,em especial o Brasil,tambem um fornecedor de materias e insumos (petroleo,minerais,agricultura,pecuaria).Alem de aumentar sua penetração nestes novos mercados diversifica sua influencia em detrimento dos Eua.Tem grandes reservas em dolar,que a cada dia vai se aumentando a certeza de estar em fim do seu ciclo.Dai a precisão de se desfazer de percentual grande destas reservas sem causar panico no mercado.

  9. Continuamos no século XIX.

     É triste, muito triste. Saber que no século XXI ainda estamos nos preocupando em abrir mercados para vender commodities. Jesus. Para os baba-ovos do PT isto lhes parece a salvação da pátria e a solução para aumentar as divisas do país. Ledo engano. A contrapartida é muito pior e a balança comercial vai continuar fraquinha, fraquinha se não deficitária. A Embraer vai vender alguns aviões, mas vamos nos lembrar que esta empresa está se mudando para o EUA. Por quê será? Melhor mão de obra qualificada? Melhores condições de impostos? O fato é que estamos tirando do Brasil uma das poucas empresas industriais de ponta. O acordo China X Brasil é bom, claro que sim, vai nos dar algum fôlego, mas não vai resolver os graves problemas estruturais que enfrentamos principalmente os problemas das reformas que nunca saem do papel e segundo os políticos de todos os partidos, nunca saíra. Isto quer dizer que vamos continuar amargando altos impostos em todos os níveis da sociedade e tornando o custo Brasil cada vez mais retrativo a competição internacional. Estamos na segunda década do século XXI e ainda não vislumbramos um cenário positivo da economia brasileira e tudo isso por causa de ideologias chulas e de uma elite burra. Continuamos no século XIX.

  10. E como o Pt e a Dilma tem

    E como o Pt e a Dilma tem apanhado mais do que gato no saco, é hora de lembrar que se o Brasil tivesse em mãos de tucanos e sob a orientação da imprensa, as relações comerciais fortes com a China não existiriam. Os acordos Sul-Sul fazem parte do projeto de governo do PT.  E o partido e seu governos cumpriram com extrema competência a diversificação das relações comerciais brasileiras, permitindo, por exemplo, que num momento em que o mercado fechou em cima para quebrar a Petrobrás lhe negando crédito houvesse a alternativa chinesa.

    Se as relações comerciais com a China abrem a possibilidade de ampliação da política industrial brasileira será que os presidente da FIESP e da CNI vão promover políticas industriais sobre o mercado chinês ou vão continuar fazendo política partidária? E os grandes empresários brasileiros, como o Gerdau, por exemplo, vão continuar a procurar oportunidades de lesar o fisco (e enquanto lesava o fisco fazia parte do Conselho de Administração do governo) ou se preocupar com o mercado chinês?

    Ou será que cabe a “fraca” presidente Dilma e o incompetente PT fazer isso também?

     

  11. Investimentos

    Uê!!!!!!O país não estava mil maravilhas? Emprestando dinheiro, sediando a Copa do Mundo, Olimpíadas….Eh, agora estamos presenciando a verdadeira realidade. Por que a mídia não mostra mais reportagem sobre a transposição do Rio São Francisco? Agora vem a China e faz acordos volumosos com o Brasil de investimentos. Claro que é ótimo, mas notaram a cifra. Que eu me recorde nunca foi investido no país uma quantia tão volumosa. O problema é: O que se dará ou se deu em troca? A Petrobrás? Brasil país das mentiras e falcatruas. Política a carniça da sociedade brasileira.

  12. Investimentos

    Uê!!!!!!O país não estava mil maravilhas? Emprestando dinheiro, sediando a Copa do Mundo, Olimpíadas….Eh, agora estamos presenciando a verdadeira realidade. Por que a mídia não mostra mais reportagem sobre a transposição do Rio São Francisco? Agora vem a China e faz acordos volumosos com o Brasil de investimentos. Claro que é ótimo, mas notaram a cifra. Que eu me recorde nunca foi investido no país uma quantia tão volumosa. O problema é: O que se dará ou se deu em troca? A Petrobrás? Brasil país das mentiras e falcatruas. Política a carniça da sociedade brasileira.

    1. Transposição do São Francisco

       “Por que a mídia não mostra mais reportagens sobre a transposição do Rio São Francisco?”

      Será porque tudo vai bem?  A mídia do Sudeste só mostra o que é ruim, e pior, cria um clima de desesperença de catastrofismo. EU PENSO QUE ISSO É PENSADO, E DE PROPÓSITO, CALCULADO, para causar uma revolta popular e esfacelar o país.

      Por que a mídia do Sudeste SABOTA a economia do Nordeste e provoca a maior DESINFORMAÇÃO a respeito dessa Região do país? Todos os brasileiros tem uma visão distorcida dessa magnífica Região.

      Eles querem que  provocação do clima de desesperança, o ódio e o preconceito e a desinformação CAUSE UMA  REVOLTA POPULAR E BALCANIZAÇÃO DO BRASIL. Nosso o governo não faz nada PARA CONTROLAR ESSA MÍDIA traidora da pátria.

       

      Fonte:  http://nordeste-desenvolvido.blogspot.com.br

  13. China x Negócios na América Latina e Brasil…

    Olá! …vejo com extrema cautela as investidas da China em nosso continente uma vez que a situação de endividamento dos países que toparam acordos financeiros com os negociadores chineses são altamente arriscados e volumosos!

    Muitos países latinos estão com total dependência dos negócios e dinheiro dos chineses e se não honrarem com suas  dívidas, sofrerão execuções e intervenções dos credores e os devedores perderão sua autonomia e negócios e seus países autonomia economica e padrão social!

    Lembrando que os maiores interesses chineses são a terra, os recursos minerais e aquiferos e a infraestrutura de logistica que podem ser facilmente explorados por grupos experimentados com recursos fartos recursos financeiros. Se obterem o “monopólio” do sistema que assumiram em acordos, poderão facilmente manipular um país!

    Logo mais o “produto” cobiçado sera a agua…e novamente a América LAtina será a “bola” prefererida!

    Hannah W Becker

    CIO.

  14. Alguns …………………………………

    Estou sentindo falta dos acusadores dos comunistas que comem criançinhas ? Por onde andarão os tais, que vivem dizendo que alguns têm que ir pra Cuba; rotulos de bolivarianistas; russófilos; Tsé-Tung, etc, etc, e etc.

    Quando o Obama reata relações com Cuba, nada! Quando o Chinês Li vem ao Brasil com esta carreta de dolares parfa investir, nada; Pergunto;

    Onde andarão os americanófilos; Mianistas, ou seria Mainards, enfim ……………….

    Ahahaha faltou o AA ! Rebolla e outros menos citados !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Para efeito de esclarecimento, não sou Troll !!!!!!!!!!!!!!!!, e a matéria do Nassif é interessante, pois nos esclarece de como foi a jogada de Getulio, tirando proveito das escaramuças entre norte-americanos e alemãoes!

    Voltarei ao assunto.

  15. Esse acordo com a China,

    Esse acordo com a China, óbvio, impõe mais contratos com empresas chinesas. Pelo que tenho ouvido a Petrobras não está renovando contratos com empresas de offshore das mais tradicionais.

    Talvez pelo acordo com a china, talvez por estratégia do Bendine em se livrar ao máximo da encrenca passada. 

    Fato é que vem chumbo grosso das empresas estrangeiras que estão sendo preteridas. 

  16. Eu acho que,

    No rastro desse acordo, cuja elaboração e concretização poderá tardar anos, virá a “pá de cal” da indústria nacional de texteis e calçados. E esta virá de imediato, já que basta facilitar a importação.

    Mas aguardemos, posso estar enganado.

  17. muito preto, muito branco num mundo de cinzas

    Os acordos com a China não têm sido bons para o Brasil: ainda em 2004 estendemos adiantadamente à ela o status de economia de mercado e o que recebemos foi uma agressiva política de ocupação dso mercados preferenciais de nossos produtos – na América do Sul, num primeiro momento, e de nosso mercado interno em um segundo momento.

    Até as pedras da Grande Muralha sabem que a China é competitiva em diversos segmentos, notavelmente nos baseados em escala, mas que um avanço nessa velocidade só pode ocorrer com base em uma política comercial agressivíssima, com alto nível de subsídio e de ações estratégicas coordenadas e planejadas. Ao mesmo tempo, a China não fez nenhum investimento de vulto no Brasil e o surto de compras de commodities brasaileiras naõ foi nenhum favor, decorreu apenas de sua avidez em expandir e qualificar sua infraestruttura, política que foi incrementada como parte de seu programa anticíclico depois de 2009.

    Os dados de IED são desanimadores. Apenas mais recentemente o Inovar Auto e concessões no Pré-Sal conseguiu resultados válidos, até então sua postura foi de comprar terras – o que felizmente Dilma vetou sem dó (aqui sim temos um diferença com o tucanato, eles sem dúvida defenderiam, em coro com o agribussines mais tacanho, a livre venda das terras) – e participar em empreendimentos que lhes permitissem ou garantir sumprimento de matérias primas ou venda de bens em setores vistosos (a China tem política até para melhorar a cara de seus indicadores de poder nacional).  

    Parte desse desânimo é creditado ao excesso de exigências dos brasileiros – coisas como conteúdo nacional mínimo e contratação de mão de obra local. Boa parte dos policy makers chineses não via o Brasil de forma muiot diferente da África até bem pouco. ]

    Digo “via” porque desde a ampliação da vertente de “abafamento” dos BRICS compartilhada pela tríade EUA-UE-Japão, parece que os BRICS aceleraram sua dimensão bloco geopolítico. Assim como parece realmente disposta a uma integração mais profunda com a Rússia, o Brasil aumetou sua importância como de fato parceiro, como país com importância instituicional para a estratégia de desenvolvimento a longo prazo do novo gigante.

    Isso caiu como uma luva no pésssimo momento que atravessamos e que, para que não vire o que virou o fundametnalismo fiscal na Europa, depende da criação de fatos capazes de alterar a propensão a investir dos capitalistas. Nesse sentido, mais que virtù, é fortuna o que ocorre. Caso tenha de fato havido uma conversa entre iguais prévia, certamente é ademais uma ótima notícia. Vindo a se realizar o principal grande anúncio – uma ferrovia transoceância, há alguns riscos, mas muito mais oportunidades alvissareiras em jogo. 

    O que não faz nenhum sentido é opor a aproximação com a China à com os EUA. Embora os EUA certamente nunca tenham, com exceção deum breve interregno durante a II GM, nos tratado de fato como parceiros, no frigir dos ovos os EUA são um grande comprador de produtos manufaturados do Brasil, e são historicamente bons cumpridores do que nos prometem. 

    A capacidade de articular bons acordos com os dois grandões, aproveitando com cada um o que temos de interesses e complementariedades, é um elemento essencial para que, caso o retorno do fiundamentalismo não logre acabar dominando o ajuste temporário em curso, é um elemento de primeira importância para que possamos retomar a trajetória de ascensão internacional que vigorou entre 2004 e 2010. Sem isso e outras condições, nosso nascente welfare state estará com os dias contados antes de iniciar o grande páreo de 2018.

     

  18. O triste é ver a Carta

    O triste é ver a Carta Capital tentando disputar espaço com a Veja no quesito quem bate mais em Dilma. O acordo é bom, mas… Ora, o acordo cabe muito bem dentro daquela frase de Lula “nunca dantes nesse país” só precisa, como bem lembra o Nassif, que os empresários brasileiros abandonem o proselitismo político e passem a agir à altura da equipe chinesa que visitou o país. 

  19. Estamos quase entrando na era

    Estamos quase entrando na era do Doutor Fantástico. Os bravos coxinhas brasileiros não vão mais usar nem mesmo o dólar americano, porque o mesmo já estaria contaminado com os “fluidos corpórios” do comunismo. O Aécio e o próprio PSDB eles já estão a denunciar e os abominaram por traição ao princípio divino do Golpe de Estado. Só lhes resta se isolarem numa base aérea e ordenarem o bombardeio nuclear da China e consequentemente, como no filme, decretarem o fim do mundo, em nome dos ideais da pureza da liberdade pregados pelo Tio Sam e que vem lá de dentro de uma alma que não se sabe que alma é, mas brasileira é que não é.

  20. CHINESES…

    Promessas não cumpridas da China somam US$ 24 bilhões

    FABIANO MAISONNAVE –  FOLHA
    DE SÃO PAULO

     

    22/05/2015  02h00

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/05/1632160-promessas-nao-cumpridas-da-china-somam-us-24-bilhoes.shtml

    Em Barreiras (BA), um megaprojeto de processamento de soja parou na terraplenagem. No porto do Açu (RJ), a siderúrgica Wisco desistiu de ter uma unidade no Brasil quando Eike Batista começou a desmoronar. Em Mato Grosso e no Pará, o acordo para o financiamento de uma ferrovia está parado há três anos.

  21. Nada como um governo

    Nada como um governo vitorioso. Além disso, em 2019, com a vota do Lula a presidência do Brasil, será iniciado um novo ciclo do PT governando o Brasil, Com Lula, Haddad, Pimentel, Camilo, Rui entre tantos outros grandes petistas, que terá mais 4 a 5 mandatos. O PT governando o Brasil até o final da década de 30. A presidenta Dilma, vencedora, irá devolver a faixa presidencial ao Presidente Lula, vencedor, em janeiro de 2019. SENSACIONAL.

  22. Nada caiu do céu

    Boa análise, Nassif. O último parágrafo é ítem obrigatório em qualquer análise. Apenas uma lembrança, em respeito a dilomacia brasileira e ao presidente Lula: no penúltimo parágrafo, “aproveitar ao máximo as janelas de oportunidade que a história abre novamente ao país”, a história não abre janelas sem a ação corajosa dos que buscam olhar além dos muros do mêdo.

    Josias Favacho

  23. Tá difícil, hein, LN.
    O

    Tá difícil, hein, LN.

    O pessoal não lê direito a sua matéria, mas sai dando porrada a torto e a direito. Ainda não sabemos direito como vão ficar esses financeiros, mas já temos “comentaristas abalizados” declarando que esses negócios vão arruinar o país! Ô raça!

  24.  
    Nassif o Brasil está igual

     

    Nassif o Brasil está igual aquela empresa que em apuros não consegue mais crédito nos bancos e apela em último recurso para a factoring (CHINA)… O custo desse financiamento, contrapartida e implicações precisam ser divulgados de maneira clara. Temos exemplos recentes de contratos de exportação serem suspensos pela China sem motivo, de maneira unilateral, justificando a fama de pouco confiável…

     

  25. Li que há varios

    Li que há varios investimentos chineses atrasados ora pela burocracia burra ora pelas leis brasileiras confusas de intrerpretação dúbia. País subdesenvolvido dominado pala elite sindical não tem futuro. Só blablabla  de teorias da década 50 do déculo passado.

    1. Comentário assim so fortalece

      Comentário assim so fortalece a elite política que se aproveita da mídia facista , elite sindicalista é demais. quanta asneira ,

  26. As possibilidades abertas com a China

    Continuamos a ser a terra da fantasia e da inocência. Getúlio Vargas até que tentou transformar este país numa potência, mas temos a soberana vocação do acovardamento, de nos castrarmos, nos comparamos a países com a extensão de estados como Alagoas ou Sergipe. E achamos tudo isto normal. Eita síndrome de cachorro vira latas que nos persegue!!! Perdemos a festa da reconstrução do mundo no pós guerra. Preferimos nossas picuinhas caseiras que permitem que continuemos nossa medíocridade existencial. É a história brasileira do período repúblicano pós Getúlio. Agora democraticamente livres, donos das maiores reservas de água doce, das maiores reservas de minério de ferro, das maiores reservas de minérios de toda espécie, de terras raras, das maiores extensões de terras férteis, maior incidência, em toda sua extensão, de luz solar na face do Globo, o que é uma grande potência e fonte de toda a vida e produção na Terra, com invernos amenos que garantem a produção agropecuária durante o ano todo,  das maiores reservas futuras de petróleo, fronteiras pacifícas e mais de 7.000 Km de litoral. Acreditamos que precisamos de ajuda, tutela, financiamento ou intervenção de alguma outra nação, ou sibmetermos a alguma censura de tais, para obtermos nosso desenvolvimento próprio. Pelo amor de Deus!!! Parem o Mundo que eu quero descer!!! O Criador nos deu tudo isto e esqueceu de dar-nos um grama de cerébro!!!

    1. Meus sinceros parabéns por

      Meus sinceros parabéns por sua visão correta sobre  o que poderá acontecer com esia ligação chino/brazuca.Se abandonarmos  as nossas posições de carater sómente político voltado para o sociocomunismo e, passarmos a raciocinar e agir com os pés no chão, visando a nossa economia, industria manufatureira e incentivo ao real produtor de bens tanto para consumo interno como para exportação , evitando o cunho político dos nossos legisladores que apenas , pensam em se locupletar, desviando o nosso dinheiro para contas pessoais dentro e fora do brasil. Observamos que os tidos como miseráveis, usando  o desejo real dos trabalhadores brasileiros em ganhar honestamente  o seu sustento,  os trairam e em consequencia enriqueceram para serem figurantes da Revista Forbes, colocados entre as maiores fortunas do Mundo. Não satisfeitos saquearam a Petrobras, permitiram retiradas de madeira da Amazonia, cederam a preços infimos o “nióbio” se é que não doaram aos seus pátrocinadores ( O Brasil possue 98% da reserva mundial deste metal. O Canadá possue 2%, suficiente para a manutenção do seu Progresso. Pergunto qual o motivo de nossos governantes cometerem impunes este terrivel crime de “LESA PÁTRIA”). O Brasil não precisa se humilhar para a China, pois temos NIÓBIO…a nâo ser que os nossos governantes tenham  o prazer “òrgastico” de se servir do povo brasileiro, que através o ensino “”GRAMCISTA” imposto pelo atual governo se submete a este massacre em nome de uma democracia “MARXISTALENINISTA-GRAMCISTA-LULOPETISTA”.Mais uma vez meus parabéns SENHOR Jose S S Silva.

    2. Opinião de “JoséSS Silva’s”

      Opinião de “JoséSS Silva’s” parece pertinente prá quem QUER acreditar que o Brasil nunca vai mudar sua postura autopiedosa e autolimitante … 

  27. Devo confessar que de

    Devo confessar que de Economia não entendo nada.Mas sempre ouvi dizer que o Negócio só é bom quando é pros dois lados.Então vejamos a Petrobras tomou um preju de 50 Bi e agora os Chineses investem 50 BI.A troco de que.Pq so investiram agora e não antes qdo as açoes estavam valorizadas..Bom tb sempre ouvi dizer que Dinheiro não tem Patria.Então.Qual a conclusão.Com a palavra os Sabios..

    1. A mensagem desse troll é

      A mensagem desse troll é apenas uma: Tentar transportar para alguma cabeça desavisada a mentira viperina de que o prejuízo da Petrobrás ( com corrupção e má gerência, claro) teria montado em 50 bilhões de dólares. E ele repete. Isso deverá surtir algum resultado para sua causa, segundo alguma pesquisa. Tudo inutilmente falso.

  28. Devo confessar que de

    Devo confessar que de Economia não entendo nada.Mas sempre ouvi dizer que o Negócio só é bom quando é pros dois lados.Então vejamos a Petrobras tomou um preju de 50 Bi e agora os Chineses investem 50 BI.A troco de que.Pq so investiram agora e não antes qdo as açoes estavam valorizadas..Bom tb sempre ouvi dizer que Dinheiro não tem Patria.Então.Qual a conclusão.Com a palavra os Sabios..

    1. DOLAR FURADO

      CARISSDIMO AMIGO,,PELA PRIMEIRA VEZ,,VEJO, O NOSSO BRASIL,,LIVRANDO-SE DOS MEGA-ESPECULADORES IMPERIALISTAS,,( OU AINDA DUVIDA DISTO?),, QUE MANIPULAM SUA MOEDA FURADO!!

      .VEJA BEM APENAS NESTA SEMANA O PEDIDO DE SEGURO DESEMPREGO NO DECADENTE EUA,, ATINGIU 240 MIL TRABALHADORES,, REFLETINDO ,,MANIPULAÇÕES DE”””MERCADO””,, JOGAM E CADA DIA E NOITE FICAM MAIS””TRILIONARIOS”” ,,COM A DESGRAÇA DE PAISES MENOS PREPARADOS PARA ESTA TERRIVEL CRISE MUNDIAL PROVOCADA PELOS MESMOS,, É NAS CRISES GIGANTESCAS QUE MORREM DE RIR,, ! A CHINA ,,SABE MUITO MAIS DE QUE A PETROBRAS ,, APENAS COM O POÇO DE “”LIBRA “” NQUE VALE UM TRILHÃO DE DOLARES ( EITA MOEDAINHA,, SAFADA,,FEZACORDO COM NOSSO BRASIL,,,EM MOEDA.,,,,REAL E,,,IUAN !!!! SEM AQUELA FRASE QUE ELES (ENTREGUISTAS DAQUI DA MIDIA SEMPRE FALAM COM ALEGRIA””””ESPIRRO NO DECADENTE EUA,,CAUSAM PNEUMONIA NO BRASIL””,))),,SE FINI,,ESTAMOS NOS LIVRANDO DESTA MAFIA ESTADUNIDENSE E SEUS JAGUNÇOS NASCIDOS EM SOLO BRASILEIRO !!! ABRAÇÃO

    2. DOLAR FURADO

      CARISSDIMO AMIGO,,PELA PRIMEIRA VEZ,,VEJO, O NOSSO BRASIL,,LIVRANDO-SE DOS MEGA-ESPECULADORES IMPERIALISTAS,,( OU AINDA DUVIDA DISTO?),, QUE MANIPULAM SUA MOEDA FURADO!!

      .VEJA BEM APENAS NESTA SEMANA O PEDIDO DE SEGURO DESEMPREGO NO DECADENTE EUA,, ATINGIU 240 MIL TRABALHADORES,, REFLETINDO ,,MANIPULAÇÕES DE”””MERCADO””,, JOGAM E CADA DIA E NOITE FICAM MAIS””TRILIONARIOS”” ,,COM A DESGRAÇA DE PAISES MENOS PREPARADOS PARA ESTA TERRIVEL CRISE MUNDIAL PROVOCADA PELOS MESMOS,, É NAS CRISES GIGANTESCAS QUE MORREM DE RIR,, ! A CHINA ,,SABE MUITO MAIS DE QUE A PETROBRAS ,, APENAS COM O POÇO DE “”LIBRA “” NQUE VALE UM TRILHÃO DE DOLARES ( EITA MOEDAINHA,, SAFADA,,FEZACORDO COM NOSSO BRASIL,,,EM MOEDA.,,,,REAL E,,,IUAN !!!! SEM AQUELA FRASE QUE ELES (ENTREGUISTAS DAQUI DA MIDIA SEMPRE FALAM COM ALEGRIA””””ESPIRRO NO DECADENTE EUA,,CAUSAM PNEUMONIA NO BRASIL””,))),,SE FINI,,ESTAMOS NOS LIVRANDO DESTA MAFIA ESTADUNIDENSE E SEUS JAGUNÇOS NASCIDOS EM SOLO BRASILEIRO !!! ABRAÇÃO

  29. Espero

    Muito que o PIG e alguns outros continuem achando que a nossa presidente seja uma ingênua. Ela pode não ser boa política (tb c/ essa  gente eleita p/ o legislativo), mas de boba e ingênua ela não tem nada. Até 2018 mt pode acontecer….

  30. Os que são contra ou criticam

    Os que são contra ou criticam o relacionamento Brasil/China, com certeza são aqueles eternos vira latas dos E.U.A. Duvido que teriam a mesma postura crítica, aliás, a dor de cotovelos é cruel, afinal, o protagonista desse fato inédito em que o  Brasil tornou-se o maior parceiro comercial da maior economia do planeta Terra, é nada menos que Luis Inácio Lula da Silva, e isso, dói e como dói. Os tucanos sabem o que digo. 

  31. Nassif não é “foca” mas adora bater palma por um petisco

    Para que esse dinheiro venha será exigida a reciprocidade. Óbvio, aquisição de manufaturados produzidos na China. Além disso, esse dinheiro novo na mão do governo parece que tem destino certo, ou seja, obras caríssimas a serem executadas em sertões distantes, longe dos olhos fiscalizadores da população e da mídia.

    Então vejo aí uma magnífica oportunidade para mais desvios e propinas. Uma vez que a mamata na Petrobrás está sob júdice e o corte no orçamento diminuirá o caixa disponível para os desvios, nada melhor do que um dinheiro novo para equilibrar as contas dos que se servem dos dinheiros públicos.

    Espero que os fraudadores gastem esses desvios aqui no país, assim pelo menos aquecem a economia via consumo. A parte ruim da estória é que normalmente esses dinheiros vão passear no exterior, comprar bens longe do alcance das autoridades do país ou engordar contas secretas em bancos de países que adoram guardar dinheiro roubado.

  32. Águia careca na mira do dragão.

    A China mudou a estratégia do crescimento interno deles. Agora estão a produzir também para os habitantes de lá. A produção deles terá uma parcela maior destibada ao mercado interno – 200 milhões de chineses saíram do campo para as cidades.

    O meio-ambiente sofreu muito com o crescimento selvagem. os salários baixos atríram a produção americana pra China. Agora a China resolveu que deve melhorar as condições de vida dos habitantes da cidade – caso contrário aquilo explode. Hoje a China tem marcas próprias – com muitos modelos que são cópias de produtos ocidentais.

    Parece que o caminho adotado por eles é produzir fora da China o que não for voltado pro mercado interno deles. E efetuar trocas de produtos por eles manufaturados em diversos países em modais logísticos – que visam baratear o custo – financiados por eles.

    Não nos esqueçamos que em produtos agropecuários disputamos o mercado chinês com os EUA, e em minério de ferro – e outros produtos minerais – com o Canadá. Ora, será que os irmãos do norte estarão interessados em melhorar a nossa logística para baratear produtos que competimos com eles no mercado asiático? Claro que não. Criou-se o Banco dos BRICS, a conversibilidade ao dólr nas transsações comerciais são questionadas pelos componentes dos BRICS.

    Enfim, não está fácil pro Tio Sam, o Dragão está querendo descer nas Américas (e no mundo). Ontem eram as fábricas americanas na China, hoje são os produtos chineses de marcas americanas, e amanhã serão os fábricas chinses com marcas cihnesas pelo mundo.

    Para investir em infraestrututra,  o Tio Sam é que não é confiável nesse caso de construção de uma ferrovia que vai levar carga agropecuária, cimento, ferro, do centro de Brasil para um porto no pacífico, dispensando a subida da carga para o hemisfério norte com a obrigatória passagem pelo Canal do Panamá (É a geopolítica, estúpido!). Assim, as comodities brasileiras serão mais competitivas que as americanas e as canadenses em razão da redução de custos na logística e transporte.

    Mas a concorrência chinesa num território “dele” incomoda muito.

    Esses produtos agropecuáros e minérios deveriam sofrer um beneficiamento local – como esmagamento de grãos ou transformação em pelotas, pra agregar valores – mas de certo partiram pra alimentar bocas e fornos na China – não nos esqueçamos do mercado interno em expansão na China – e parte disso poderá ir com marcas brasileiras – BRAZIL FOODS, JBS, etc. E pode se abrir um canal de exportação firme para as do ramo de cosméticos (como NATURA e O BOTICÁRIO), e até para fitoterápicos (muito apreciados na medicina oriental). Não nos esqueçamos, a China se urbanizou com a ida de uma população brasileira pras cidades.

    Uns cinco anos atrás um pequeno industrial do ramo textil – que já empregara bastante gente – me disse que a China comprava todo couro e todo algodão produzido no Brasil pra alimentar a indústria deles, e base da indústria textil e calçadista. Mas que a dificuldade daquela época já era a mão-de-obra, que não queria mais ficar interna cerca de 10h dia numa fábrica costurando. Deve ser reservada a melhor matéria-prima para o produção local e incentivada uma produção de roupas e calçados com o estilo do Brasil, uma moda Brasil, que agregue valor e ganhe o mundo. A praia, o surf e o skate são símbolos dessa liberdade brasileira. Isso é absolutamente possível a factível.

    A China tem interesse em produzir carros, trens e barcas (alguns já serão entregue no Rio de Janeiro e fazem parte da modenização do transporte público intermodal de trem/metrô/barcas). O mesmo vale para painéis solares e energia em geral, até no petróleo – exploração, refino e petroquímica. Quiça com parceria na produção de fertilizantes (fabricação de amônia, extração de potassio, etc.) para reduzir a depedência do Brasil de importação desses insumos – já que existem ou podem ser prduzidos no Brasil) para o agronegócio. Tudo isso pode ser objeto de parceria entre empresas brasileiras e chinesas. E muitos desses produtos servirão ao nosso mercado interno, e ao mercado interno de países sul-americano, e até africanos (costa ocidental).

    A Presidenta vai “vender” o programa de concessões na visita aos EUA. Com a China na investindo nas Américas no sul – ferrovia Brasil-Peru -, e no centro – Canal da Nicaragua, os EUA podem se sentir atraídos – em razão da audácia chinesa – a investir na logística no Brasil. Um salauar despertar para a concorrência, cujas parcerias com empresas brasileiras nesse segmento podem ser fechadas. Caberá às empresas de engenharia afundadas em esquemas de cartel decidirem o que querem, ou assinam acordos de leniência ou estarão fora.

    O momento está sendo criado. Quem se habilitará no Brasil a aproveitá-lo? Ou ficaremos a discutir se o dinheiro é vermelho, ou azul, vermelho e branco?

    Parece que dragão arma o bote pra cima da águia careca nas Américas.

  33. ELEFANTE

    Realidade brasileira ajuda a explicar por que projeto não sai

    Quando os governantes chineses vão ao exterior, operam como se estivessem no próprio país. Há duas semanas, o líder Xi Jinping, em visita ao Paquistão, falou em investimentos em infraestrutura de US$ 46 bilhões. Li Keqiang, no Brasil, cogitou exceder US$ 50 bilhões. Boa notícia, mas muitos se perguntam por que os projetos nunca se materializam na dimensão projetada.

    Creio que há quatro razões.

    …………………………………………………………………………………………………………..

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/220120-realidade-brasileira-ajuda-a-explicar-por-que-projeto-nao-sai.shtml

  34. Chinês moderno só faz negócio

    Chinês moderno só faz negócio com a participação do Estado Chinês, que gosta assim: 51 % é do estado.

    Chupa essa manga, Dilma ! 

  35. Tecnologia.

    Nassif, o signatário não é educador, não é autoridade do setor, não é político. Todavia, presumo estar podendo ajudar com esse pitado. E la nave vá… Vinte anos depois, mais um plano econômico. Qual será a parte dessa bolada disponibilizada para a Educação, que deveria ser, verdadeiramente, o objetivo a ser planejado e, necessariamente, alcançado, algo que o Plano Real, se planejou, não conseguiu, e bem assim os que lhe antecederam. Essa é a caixa de pandora a ser aberta. Li, de um especialista, que, no Brasil, a Escola é do Século XIX; os Professores são do Século XX, e os Estudantes são do Século XXI. Pessimista ou realista, digo que a Escola e os Professores são do Segundo Milênio, enquanto que os Estudantes são do Terceiro. Até mesmo o menos esclarecido dos mortais sabe que Planos Econômicos, ao menos no Brasil, são para render dividendos aos Capitalista Investidores. Após, cessados os lucros, tudo vira terra arrazada. É só! Haitianos, angolanos, bolivianos, e, agora, chineses. A Pátria Educadora não merce essa bomba de efeito retardado. Quem viver verá! 

  36. E AS CONTAS EXTERNAS?

    Sabemos que muitos desses investimentos estrangeiros, são retorno de capital roubado dos nossos cofres públicos, esquentados com muito louvor com essas operações. Entretanto, nossa legislação sobre o capital estrangeiro é da década de 60, está ultrapassada, e a POLÍCIA FEDERAL DENUNCIA, que não tem como combater os crimes tributários e a evasão de divisas, principalmente quando processados no exterior, por culpa das brechas deixadas na lei pelos corruptos:

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/zelotes-oposicao-nao-comparece-a-audiencia-delegados-dizem-que-leis-brasileiras-sao-condescendentes-com-crimes-tributarios.html

    Sabemos que nossa crise e o aumento da SELIC, que inviabiliza investimentos, e provoca desemprego; não ocorreu em por culpa de pressões inflacionárias em razão da demanda e oferta de bens. Estamos aumentando os juros no Brasil, para uma das mais elevadas taxas do mundo, para atrair capital especulativo ao país; porque em nossas contas externas começou a sair mais dólares do que entra. 

    Sabemos que um dos principais problemas de nossas contas externas, foi o constante e previsível aumento da REMESSA DE LUCROS EM DÓLAR das multinacionais aqui instaladas. Um absurdo já proibido em alguns lugares do mundo, como na rússia, hoje democrática e capitalista. Remessa em dólar só pode ser feita até o montante do investimento feito em dólar por essas empresas aqui no país. A partir daí, todo o lucro deve ser remetido sem imposto adicional algum, porém em reais. Porque do contrário, nossos esforços de exportação, que pemitiriam comprar mais riquezas no exterior, e trazé-las para o Brasil, aumentando a oferta de bens, e reduzindo seus preços; acaba servindo para enriquecer ilicitamente essas empresas e seus países. A operação de converter lucros em dólar, ao mesmo tempo que desvaloriza nossa moeda, acaba valorizando o dólar, ou permitindo que o governo americano emita moeda, como fez, sem gerar inflação. Aliás, inflação eles geraram, só que a exportaram para suas colônias, como o Brasil.

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2014/11/como-deixar-de-ser-colonia.html

    A VEGONHA E O DESRESPEITO!

    O que não sabemos são os dados oficiais e sistematizados de todo esse processo, os acordos que estão sendo fechados, nem a opinião confrontada de nossos melhores especialistas no assunto. Uma questão de tamanha relevância deveria ser debatida de forma oficial nas TVs, enriquecida com a presença de especialista, com o povo consultado sobre elas, ainda que não vinculativamente; mas reservando à sociedade o direito de convocar PLEBISCITO E REFERENDO, para se defender de qualquer abuso. Vejam como os países mais desenvolvidos da Europa resolvem esse tipo de problema:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/312667208868948/?type=3&theater

    Vejam porque ainda não temos direito de nos defender de leis arbitrárias, e propor novas leis, fechando as brechas deixadas à corrupção:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/616906015111731/?type=3&theater

     

  37. Algumas pessoas estão

    Algumas pessoas estão considerando que o principal interesse chinês, principalmente concentrado na ferrovia chamada bioceânica, vem da busca pela China de uma alternativa ao Canal do Panamá. Se houver razões nesta análise, e parece que as há não apenas na questão do preço do transporte, já que o Canal do Panamá cobra muito caro, mas também por questões de volume de carga e outras considerações geopolíticas, então devemos entender que a construção dessa via, se não é urgente, é melhor que seja de início imediato e duração curta, para que atenda bem aos interesses chineses. É coisa para ontem. Os Estados Unidos tratam o Pacífico como o “Mare Nostrum” lá deles, e neste mar a China está cada vez mais crescendo e se impondo. Aumenta a tensão entre China e EUA no Pacífico e os chineses precisam garantir uma rota alternativa ao Canal do Panamá, controlado por americanos. O outro canal que será construído, sob os auspícios da China,  na Nicarágua, deverá demorar ainda muito para ser concluído.

    Devemos entender também que os chineses não veem uma ferrovia como nós a vemos. Para nós, brasileiros, é uma empreitada interminável que se desdobra em situações lendárias. Para eles, é muito fácil construir uma estrada de ferro. Eles são hoje os mestres incomparáveis na feitura dessas estradas, e as têm construído nas mais adversas condições, sendo prova disso a via que vai de Pequim a Lassa, capital do Tibet, em grande parte feita acima de 4.500 metros, com escasso oxigênio e duras condições de trabalho. Para essa construção, chegaram a estabelecer ao longo do trajeto mais alto enfermarias de 18 em 18 quilômetros, com mais de 2000 médicos envolvidos em atendimento aos trabalhadores, de modo que, embora chegassem a atender a mais de mil casos graves causados por deficiência de oxigênio, não aconteceu uma só morte em toda a construção, coisa rara em empreendimento de tal envergadura. Isso é importante ressaltar, porque a tal bioceânica vai atravessar um grande trecho de elevadas altitudes, ao cruzar a cordilheira dos Andes.

    Assim, apesar da iniciativa da obra ser brasileira, ela vai ao encontro do interesse chinês em diversos aspectos, sendo que a participação chinesa deverá se estender além do simples financiamento, ou seja, deverá ocorrer também na construção propriamente dita. Neste caso, a participação chinesa deverá se concentrar na expertise do detalhamento e do gerenciamento especializado, e não na força operária propriamente dita. Por outro lado, os trabalhos a serem realizados no Peru deverão ser de dimensões fantásticas. Um mega-porto para embarque de produtos em direção à Ásia, e os trechos mais difíceis de construção da estrada em elevadas altitudes.

    É quase certo não interessa à China ficar como co-proprietária desta ferrovia, a não ser em caso em que seu gerenciamento o exija. Em qualquer caso, para que a propriedade e a gestão sejam ao fim nacionais – brasileiras e peruanas, a China como é seu costume preferirá ser paga em mercadoria, petróleo ou outra mercadoria, por sua participação. O Brasil deve se empenhar para que a administração da via seja de tal modo descompromissada que possa o país por ela transportar tanto à China quanto a outro país como o Japão por exemplo, ele que anda com a China se estranhando com frequência. Problemas geopolíticos não deverão condicionar de modo categórico nenhum interesse comercial.

     

    Ninguém pode negar o elevado interesse da China na construção dessa ferrovia. Ela atravessará uma região onde se concentra a produção e a perspectiva de produção de minérios, gêneros alimentícios e muitos outros produtos e matérias primas de que eles chineses necessitam, uma região quase selvagem para os padrões de velhas civilizações, sem infraestruturas adequadas ao nosso tempo. Além disso, duas petroleiras chinesas já produzem na costa brasileira 82 mil barris de petróleo por dia, enquanto outras duas se preparam para explorar em conjunto com a Petrobras o supercampo de présal de Libra. Não que pretendam transportar o petróleo até o Pacífico pela estrada, mas ela será de grande valia para a exploração petrolífera, já que seu início, segundo se tem falado, é o porto semi-petrolífero de Açu, no Estado do Rio.

    Outro ponto que soou estranho foi o anúncio de que a tal ferrovia deveria partir do litoral paraense. Talvez tenha havido erro de interpretação, mas se fosse esse o caso, então estaria o Brasil abrindo uma estrada pioneira, para novos horizontes produtivos. E a China teria um caminho seguro para comunicar-se com a África, onde tem grandes interesses. Então, isso demandaria o reforço ou construção de um grande porto brasileiro, com participação inclusive administrativa e algumas características binacionais.

    Como bem colocou o Nassif, “O desafio é mirar a complementariedade industrial e não apenas a melhoria da infraestrutura visando aumentar as exportações de produtos primários.” Então, a par do projeto da estrada, deve haver também um projeto brasileiro maior onde ela esteja inserida, que possa garantir a otimização de sua exploração também do ponto de vista do interesse exclusivamente nacional. 

  38. Novas Possibilidades

    Esse é o momento dos países latino americanos adotarem outra postura que não seja o modelo de subserviência aos EUA. Há décadas seguimos cegamente suas recomendações e imposições econômicas, acordos de Washington etc.
    Para os econosmistas velhacos, alinhados com a mídia conservadora, a única via é baixar a cabeça para o unilateralismo yankee e dar um grande sorriso amarelo, insistindo em uma modelo que não deu certo em nenhum país do 3o. mundo.
    É certo que China e Rússia trarão parcerias econômicas menos unilaterais do que o eixo EUA/UE. Agora é esperar que nosso governo saiba tirar bom proveito disso.

  39. Repercussão internacional – O que ninguém comenta

    Um dos aspectos mais interessantes do acordo firmado entre Brasil e China foi pouco repercutido. O setor de mineração vai ser o grande beneficiado. O impacto do acordo já foi sentido na Austrália, onde as mineradoras estavam fazendo forte lobby para que o governo intervisse regulando preços e custos de produção.

    http://www.afr.com/business/mining/how-australia-was-blindsided-by-china-and-brazil-20150522-gphw1

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador