As realizações escondidas de Dilma num Governo que não sabe se comunicar, por J. Carlos de Assis

Tenho grande simpatia pela monumental obra de progresso social sob os governos do PT. Na mesma medida, tenho restrições a sua política macroeconômica. Fazendo um balanço, fico com o lado positivo do ganho social: em nenhum outro país do mundo aconteceu nos últimos anos um desenvolvimento social tão amplo quanto no Brasil, no qual a concentração de renda diminuiu sensivelmente, o salário mínimo teve aumentos reais  consistentes, milhões de pobres ascenderam socialmente, o IDH aumentou e o desemprego caiu para os mais baixos níveis históricos.

Tudo isso aconteceu num contexto de crescente concentração de renda no mundo, sob os auspícios do neoliberalismo, e com destaque nos países industrializados avançados, notadamente nos gloriosos e ricos Estados Unidos da América e na Europa. É que os governos do PT fizeram uma mágica curiosa: sem transigir com o neoliberalismo e o Consenso de Washington (se o tivessem feito o crescimento teria sido maior), fizeram uma política fiscal moderadamente desenvolvimentista e favorável aos mais pobres. Claro, tiveram um grande auxílio na frente externa: as importações minerais e agrícolas da China.

Por que, então, há tanta oposição a Dilma numa fração significativa das classes médias? Será porque as classes médias não gostam do que ela e Lula fizeram pelos pobres? Certamente que não. Os brasileiros são generosos pela própria natureza. Se uma significativa fração deles está contra Dilma, a razão principal é que está desinformada. Este Governo padece de uma monumental incompetência no campo da comunicação social. Ele nem consegue apontar o que faz de bem, nem se defender dos que o acusam por algum mal.

A comunicação é a chave do relacionamento do governante com o povo. Lula é, sabidamente, um craque nisso. Entretanto, se acovardou diante do maior massacre de mídia que algum governante brasileiro, em todos os tempos, sofreu direta e indiretamente: o noticiário do processo do mensalão. Com quatro horas diárias na televisão por assinatura, mais algo como uma hora por dia de manhã e à noite em cadeia de tevê aberta, durante quatro meses, era impossível que, sem réplica consistente,  qualquer cidadão brasileiro não se convencesse, seguindo as palavras do “imparcialíssimo” ministro Joaquim Barbosa,  de que o Governo do PT havia sido tomado por uma quadrilha de malfeitores.

Ao não contar a verdadeira história do chamado mensalão, uma irregularidade eleitoral chamada caixa dois de campanha, a direção do PT deixou que grande parte da opinião pública brasileira se convencesse de corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, pagamentos mensais de votos de deputados do próprio partido e o inacreditável “domínio do fato” que serviu para condenar Dirceu. Ao que tudo indica, Lula confiava na Justiça do STM. E a direção do PT se omitiu na obrigação política de fazer uma verdadeira narrativa dos fatos, relegando a tarefa a cada advogado que cuidava especificamente do seu cliente, não do conjunto do processo, ou a alguns jornalistas independentes, como Jânio de Freitas, Luís Nassif, Paulo Henrique Amorim e eu próprio.

Não obstante, Lula sobreviveu ao massacre em sua reeleição. E a direção do PT achou que o assunto estava morto, no sentido de que não influiria nas eleições futuras, pelo que não era necessário um esclarecimento a seu respeito. Acertou de novo, porque Dilma foi eleita em 2010 pelo grande eleitor. Mas para uma fração crescente do eleitorado, o mensalão resistiu no subconsciente coletivo como o símbolo máximo da corrupção no Brasil. Dilma, que está longe de ser uma boa comunicadora, e que nem de longe foi contaminada concretamente pelo mensalão, acaba sendo uma vítima indireta dele por causa do silêncio covarde do PT, que entregou sem resistêncisa a vida, a honra e a liberdade de seus grandes líderes na construção do primeiro governo.

Coisa parecida ressurge agora no escândalo forjado da Petrobrás,  onde um bandido confesso se torna cúmplice da imprensa golpista para tentar denegrir a imagem do governo do PT. Não se vê por parte da direção do PT uma pronta resposta. O silêncio é uma espécie de confissão de culpa. Como não é uma boa comunicadora, Dilma contra-ataca com números. Os números são expressivos e convincentes. Mas tem o sabor de um poema concretista, sem emoção, ou com a emoção de pedradas. Assim mesmo ela consegue ter um desempenho fantástico nas pesquisas, confirmando o enunciado de Lenin segundo o qual “a verdade (mesmo quando não dita) é revolucionária”.

Sinto que as coisas começam a ficar favoráveis a Dilma a despeito de suas próprias dificuldades comunicativas e da incompetência brutal de seu Governo nessa matéria. Vou dar um exemplo concreto. Li há alguns dias o relatório do PPA 2013-2015, que é uma espécie de prestação de contas de doze anos de Governo realizado pelo Ministério do Planejamento. É um show de realizações nas áreas sociais da saúde, educação, combate à miséria, promoção do emprego , desenvolvimento regional etc. Não vi nada disso na comunicação do Governo. Essa TV Brasil é um instrumento inútil de prestação de contas, pretendendo apenas copiar a tevê aberta em debates insossos de uma forma caricata. A comunicação do Governo se restringe a dar dinheiro para seus detratores Veja e Globo, a discriminar desfavoravelmente a imprensa média e pequena, e a ignorar seus próprios aliados na imprensa.

Mais do que isso, a própria função do planejamento está subestimada. No Governo militar havia planejamento centralizado federal, que em seu tempo, sob Reis Velloso, teve seus méritos. Nos anos da abertura, quando prevalece o pacto democrático, isso não seria possível no formato autoritário anterior. Foi difícil e demorado encontrar um meio caminho de convergência entre o planejamento central e as demandas sociais no nível dos estados e dos municípios. É o que está acontecendo agora, com grande eficácia, na forma de planejamento participativo territorial.

No último dia 17, para minha surpresa, reuniu-se em Brasília o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, para tratar de planos plurianuais territoriais participativos. Dito de forma burocrática, isso não tem o menor significado. Na prática, é a efetiva democratização do planejamento, algo que só um governo popular poderia realizar. É da iniciativa de Dilma, orgânica e racional, não de Lula, geralmente inorgânico e emocional. Infelizmente, a comunicação do Governo é incapaz de refletir esse avanço no plano da ação estratégica governamental. Só tomei conhecimento do fato por acaso.

J. Carlos de Assis – Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB.

Redação

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Belo texto…

    Mas, tá falando de que país mesmo? Com certeza não é do Brasil. Se conhecesse a grande mídia brasileira o conteúdo do artigo seria bem diferente. 

    Pois o problema do governo não falta de comunicação e sim a sobra de contra informação dos meios de comunicação privada. Bastava a mídia deixar de ser oposição e informar seus eleitores/expectadores corretamente e a situação seria bem diferente.

    Se, a presidente Dilma no segundo mandato colocasse Ciro Gomes para tratar da comunicação do governo vocês veriam como a coisa mudava de figura dentro de no máximo 6 meses.

    Pena que isso não acontecerá.

     

     

     

    1. Apêgo à cadeira

      Não entra na mnha cachola a Presidenta manter o senhor hibernado no Ministério das Comunicações.Ô sujeitinho fraco.Não levanta o traseiro pra nada.Isso é que e apego à cadeira onde acomoda a busanfa.

  2. Acertou na mosca.
    Para mim

    Acertou na mosca.

    Para mim  este foi o maior erro dos governos Lula e Dilma.

    Não souberam mostrar as enormes conquistas sociais e econômicas .

    É uma lástima o que ocorreu no quesito comunicações, tanto com o Franklin Martinse seus sucessores.

  3. Não adianta ser comunicador sem veículo de expressão

    O PT ou outros partidos de esquerda que cheguem ao poder só terão uma boa comunicação quando  quebrarem a formatação ao estilo “casa grande e senzala” da nossa mídia

    Assis fala que Lula era um bom comunicador. Inegável. Mas, só exerceu essa característica quando a mídia assim quis

    A mídia não permitiu que Lula fosse o grande comunicador no caso das escutas telefônicas no STF que se mostraram inexistentes e Lula foi obrigado a exonerar o delegado Paulo Lacerda. Não permitiu que o mensalão fosse visto como extrapartidário e começado com o PSDB; o que se viu foi o “mensalão do PT”.

    Lula mesmo sendo um grande líder e comunicador não conseguiu fazer com que o congresso votasse as reformas politica e tributária e a regulamentação da mídia

    1. perfeito Assis. Bem lembrado.

      perfeito Assis. Bem lembrado. Diversas vezes a midia nao permitiu que Lula se defende-se se comunicando. O gramnpo sem audio e outras historias fabulosas foram repercutidos a mil e criaram a massa de odiadores que temos hoje.

  4. Você, como muitos outros,

    Você, como muitos outros, aponta a incompetência do governo Lula e Dilma na comunicação,  o que também concordo. Porém,  nunca vi ninguém apontar qual seria o caminho, porque se identifica que algo está errado é porque identificou qual é o caminho certo. Agora, quando os canais por onde deveria vir as informações corretas até o grande público fazem questão de desinformar, não vejo como isso deveria ser feito. Pela internet, apesar de ser um canal importante, não atinge a todos. A TV Brasil, se funcionasse, imediatamente a oposição trataria de tirar do ar, pois alegaria que seria propaganda política indevida do governo. Acho, sim, que a comunicação é falha, mas não consigo ver qual é a alternativa ou alternativas que realmente funcionassem neste caso. 

    1. Cabe a nós, brasileiros

      Cabe a nós, brasileiros conscientes, um papel fundamental na reconstrução da verdade nesse país. Chega de nos omitirmos, chega de nos acovardarmos, é hora do enfrentamento. Em nosso dia a dia devemos, por obrigação, mostrar aos detratores do PT a verdade, mesmo que isso nos cause problemas. Não dá mais para nos calarmos diante da demonização que está em curso. Precisamos mostrar a verdade sobre o mensalão, precisamos mostrar a verdade sobre o período FHC, precisamos deixar claro aos incautos o que está em jogo e quais caminhos nos oferecessem cada um dos candidatos.

    2. Malu, disse exatamente o que

      Malu, disse exatamente o que eu penso. Ninguem oferece solucao. Ha profusao de textos aqui e em outros blogs apontando a “falha na comunicacao”. Quem aponta falahas deve saber apontar solucoes, nao? Parece que nao. Eu jah escrevi sobre isso aqui, e foi elevado a post: nao ha comunicacao suficiente para suplantar o clima de demonizacao da politica. Pode-se falar mil vezes a mesma coisa que o machado continuarah a querer corta a madeira da qual saiu sua propria haste.

    3. Não é verdade, Malú. O

      Não é verdade, Malú. O governo deveria ter traçado uma estratégia de comunicação na internet. Já que considerou que a correlação de forças não permite uma ley de medios.

      E não é verdade que a internet atinge poucos. Pois os filhos da nova classe C, filhos de porteiros e empregadas, todos, tem acesso e estão conectados o tempo todo. Aí que o PT perdeu apoio, justo nas pessoas que foram beneficiadas. 

      Jovens, na faixa dos 16 aos 24 anos, das classe A, B e C dão a vitória a Marina. Essa última é a fiel da balança, e onde Dilma tem que correr atrás do prejuízo. Se tivesse se comunicado, se defendido da desinformação nas Redes Sociais a situação não estaria assim.

      A unica iniciativa não partiu do governo, mas de um militante, o Dilma Bolada. E ele, sozinho, tem que enfrentar os Anounymos Brazil e a TV Revolta que são um massacre diário contra o PT e o governo. Só agora surgiu o Muda Mais. Porque não logo depois da manifestações de junho?

      1. Caro Juliano, quem é mais

        Caro Juliano, quem é mais eficaz no convencimento geral, a internet ou a mídia bandida? O que não é verdade, é que na internet não há ninguém dizendo a verdade sobre o governo Dilma, este site é um deles, muitos outros sites, blogs e comunicadores da internet têm martelado a verdade, sim. Acontece que a mídia amiga da oposição vai como um todo para dentro das casas dos eleitores em rádios, jornais e TVs martelando dia e noite na cabeça deles que o PT é corrupto, é incompetente e tudo o mais que você já sabe. Ah, e tem mais, na internet não há apenas o PT e simpatizantes, concorrem em pé de igualdade todos da oposição. Portanto, imaginar que só a internet vai fazer a contradita, é sonho.

  5. Estamos em época de inquisição,mas só contra a Dilma.

    Pois é, voce pergunta “por que, então, há tanta oposição a Dilma numa fração significativa das classes médias?”

    Hoje na inquisição,sim porque aquilo pode ser tudo,menos entrevista,em que os URUBÚS da globo,tentaram impingir a Dilma os desmandos do senhor Paulo Costa, onde a urubua mirian  raivosa leitão-(aquela cruizada de braços dessa  agourenta  mostrou o quanto esses imbecis odeiam a Dilma)- afirmou que estamos “em recessão”,como se ela tivesse mais conhecimento dos números do que a Presidenta,demonstrou o quão fraco é a equipe de comunicação da Presidenta.Os inquisidores,como ela  os enfrentava, tentavam a todo instante interromper as respostas.O que a assessoria de comunicação deveria ter feito antes? Impor que ela só participaria dessa inquisição,se os urubus não a  interrompesse enquanto ela estivesse respondendo à pergunta feita. Poderiam até contra argumentar após as respostas.O que se viu foi que as víboras queriam na realidade,não entrevista-la,mas massacra-la.Havia anos que eu não assistia esse câncer e como me arrependi  ter dado audiêcia  a essa famigerada emisssora hoje na dose de pessimismo que eles adjetivam de bom dia Brasil.Poderia ter deixado para assistir no site Muda Mais.Vamos ver amanhã se agirão com o mesmo ódio e se  perguntarão sobre aeroportos,sobre helicópteros,sobre super faturamento,sobre os somente 2 por cento de beneficiários(?) da tal bolsa para estudantes,sobre o  Clésio Andrade ao menino do Rio. Vamos ver se perguntarão a sua santidade marina sobre o avião,sobre o contrabando de madeira,sobreo apartamento do adulterador de combustíveis,etc.,

    1. E, em seguida à exibição da

      E, em seguida à exibição da entrevista, gravada no domingo, a malfadada rede GRoubo afirma o que quer, sem mais possibilidade de contestação – que se torna verdade.

      Certamente, no último debate que é realizada pela nociva rede, isso acontecerá – prevalecendo assim o distorcido ponto de vista.

       

  6. Nosso papel

    Cabe a nós, brasileiros conscientes, um papel fundamental na reconstrução da verdade nesse país. Chega de nos omitirmos, chega de nos acovardarmos, é hora do enfrentamento. Em nosso dia a dia devemos, por obrigação, mostrar aos detratores do PT a verdade, mesmo que isso nos cause problemas. Não dá mais para nos calarmos diante da demonização que está em curso. Precisamos mostrar a verdade sobre o mensalão, precisamos mostrar a verdade sobre o período FHC, precisamos deixar claro aos incautos o que está em jogo e quais caminhos nos oferecessem cada um dos candidatos.

  7. Bastaria dizer “cadeia”

    Bastaria a Dilma Roussef, para se defender no caso Petrobrás, dizer que Paulo Roberto Costa fala da cadeia, onde foi colocado pela PF. Só isso. E isso simplesmente ela não fala. A entrevista dela para a Record foi uma enorme chance perdida de falar isso. Acho que só dá para entender isso se pensarmos que quem está falando são os marketeiros. E o pior é que João Santana fooi um grande jornalilsta, ou seja, não dá mesmo para entender esse déficit crônico.

  8. Não é o governo que não sabe se comunicar

    O erro não está na pessoa do comunicador. Está nas ruas, sindicados, associações e afins.

    “O PT se acovardou e abriu mão de seu maior trunfo, o de ser um partido político que, mesmo com todos os seus problemas, teria muito para apresentar como estrutura partidária, como proposta partidária, como história. Ficou com medo da mídia, dos adversários, dos cartazes feitos com cartolina caseira das ruas. Dilma teria um capital político importante para pôr na roda: um partido que governou o país, muitos estados, muitas capitais, muitas cidades do interior. A cara deste país mudou, mesmo admitindo os grandes limites do PT.”

  9. O erro não está na pessoa do comunicador

    “os partidos políticos importam, têm ideologias, interesses, passado, mesmo que alguns troquem de nome a cada nova oportunidade. Mas, nas presentes eleições, os candidatos e candidatas às eleições majoritárias, principalmente, se esforçam para aparecer como indivíduos excepcionais, lutadores, dotados de força interior, capazes de superar as maiores mazelas da vida. Isto é uma farsa. E essa farsa teve como condição de emergência o discurso repetido ad nauseam pela grande mídia: que os partidos são apenas espaços para falcatruas, que o importante é a pessoa. “

    1. O erro não está na presença do comunicador

      Acabei de assistir um analista financeiro bem conhecido, na abertura do mercado da BOVESPA  hoje, com uma expressiva queda até agora iniciando,  E NO FINAL O CIDADÃO DECLARA QUE TUDO ENVOLVE, NOTICIAS, AS URNAS JÁ PREPARADAS ENTENDERAM? , quer dizer, estou repetindo o que dizem na Internet disse ele….

      Este inconsequente é muito admirado no mercado, e assim cada um vai lançando seu veneno: escutei dizer, 

      vamos cair à 40.000 pontos pensem bem, querem continuar com isso e mais que não me permito escrever.

      O mercado manda nesse jogo, e o erro não está mesmo na presença do comunicador, eles são  guiados.

  10. A complicada comunicação de Dilma

    Quando me avisam que a presidente vai ser entrevistada aqui ou ali, simplesmente me esquivo do desconforto de vê-la e ouvi-la. Às vezes, a pergunta tem uma resposta tão obvia, com poucas e contundentes palavras que me espanto, quando, depois de tantos circunlóquios e elocubrações verbais, o que ela acaba dizendo não tem nenhum efeito contraditorio, Sobre corrupção, por exemplo, teria muito mais efeito ser categorica na afirmaçãol de que no governo FHC, nos governos tucanos do Alkmin e Aécio, a  corrupção foi grande ou até maior que nos 12 anos do PT. Mas não, ela sempre vem com o cansativo argumento de que ela sempre combateu o “mau feito”, de que não tem mais engavetador geral, que a PF sempre investiga e descobre, etc. e tal. No fim das contas ela fala muito e diz pouco. Haja…

  11. O grande erro de “comunicação

    O grande erro de “comunicação social” do governo foi em outro campo.

    Não adianta ficarmos 365 dias do ano falando sobre a conspiração da midia contra os governos populares.

    Ela sempre existiu, mesmo antes dos petistas no poder.

    Quem for esperar um Civita, um Frias ou um Marinho defendendo interesses do povo esta aguardando o bonde errado.

    Que eles estão la defendendo os seus proprios interesses todos ja deveriam saber.

    É fato consumado.

    Portanto para nos defendermos so existe um caminho, a “comunicação social” que acontece naturalmente na sociedade, praticada atraves da cultura, das artes, dos artistas.

    Quem viveu os anos sombrios da ditadura aprendeu essa lição.

    A midia, a mesma atual, não so apoiou como foi inclusive instrumento basico  na implantação do poder militar.

    Foram os artistas atraves do teatro, da musica, do cinema, da escrita que conseguiram se opor ao regime ditatorial, mostrando suas mentiras, seus  interesses escusos.

    O erro dos governos petistas foi não saber usar essa arma.

    Pior.

    A entregaram ao adversario.

    Ja faz tempo que digo isso nesse blog.

    Outro dia um comentarista afirmou que tenho uma obsessão contra o Gilberto Gil.

    Errou.

    Eu não estou nem ai para ele, que se empoleire nos ombros da Marina Silva, como seu novo papagaio de pirata.

    La é o seu lugar, la é o seu lado politico,os valores que acredita..

    A minha obsessão não é contra o cantor baiano, que alias tem todo o direito de escolher o lado politico que quiser.

    A minha tristeza é ver a cegueira dos governos petistas no trato da questão.

    Foram escolher logo para ministro da cultura um cidadão que apoia a candidata da oposição.

    Sera que era tão dificil desconfiar que o parceiro de movimentos, manifestações do artista mais reacionario do pais,não poderia ter ideias opostas as do fiel companheiro?

  12. Enquanto rolavam as pressões

    Enquanto rolavam as pressões contra o PT por causa do mensalão, Lula, ainda na Presidência, foi entrevistado por Kennedy Alencar na Rede TV. Assisti à entrevista. Jamais me esquecerei do que disse Lula ao jornalista citado, quando perguntado sobre o que ele sabia do mensalão. A resposta: “Enquanto presidente não poderia lhe dar qualquer resposta. Espero o momento em que entregarei o cargo para contar tudo que sei”. Lula falou algo nesse sentido, com uma força tão grande que eu realmente acreditei que ele, um dia, viria a público revelar muita coisa. Agora sou eu quem diz que “infelizmente”nada mais foi dito, e ficou tudo como dantes. 

    Apesar da imprensa golpista, sabemos que Dilma não usou de suas prerrogativas em tempo hábil para comunicar ao povo o que fazia. O próprio Lula entendeu que ela poderia falar mais em cadeia nacional para explicar os avanços sociais, etc. Mas temos que levar em conta as difereças entre Lula e Dilma, bem como as diferenças gritantes entre os que assesoraram ele e quem hoje assessora ela. Ninguém merece ter um ministro ruim como Educardo Cardoso, sem contar outros tantos, que não dizem a que vieram, porque nada fazem nesse sentido. 

    Até mesmo no Congresso, nas duas casas, sistematicamente temos visto os parlamentares da oposição ofenderem a Presidente com palavras até crueis, e sempre com a VEJA debaixo do braço, quando não o Globo. O número de parlamentares coordenando forças para derrubar o PT é infinitamente maior que o de petistas capazes de defender a sigla e a Presidente. E é nesse jogo que as manchas do PT ficam mais visíveis: a imprensa divulga qualquer mentira, que será discutida no Congresso, e que volta à imprensa. Jogo sujo, covarde, porque não encontra no governo quem saiba também jogar. 

  13. Um outro ponto de vista não abordado

    Professor J.Carlos de Assis gostei muito do texto e concordo com o que foi exposto mas gostaria de destacar um trecho do texto e acrescentar meu humilde comentário de leigo sem formação mas um bom observador:

    Por que, então, há tanta oposição a Dilma numa fração significativa das classes médias? Será porque as classes médias não gostam do que ela e Lula fizeram pelos pobres? Certamente que não.

    Na minha humilde opinião a chave para entender o ódio da classe média a Lula/Dilma/PT reside numa única palavra: PRECONCEITO. A posição das classes médias no Brasil não piorou em relação ao que era! Só que os privilégios que a classe média tinha ( as escolas, aeroportos, shopping centers, etc eram de acesso exclusivo da classe média de classe B prá cima!) foram estendidos para as classes C e D e isso causou enorme revolta na classe média que a partir de então, já ciente de que não tem vantagens econômicas reais frente a classe C (podem ganhar nominalmente mais mas como as despesas também são elevadas o nivel de vida ja’está bem parecido), se viu “abandonada” sem nenhuma vantagem aparente frente as classes C e D. Isso foi muito triste e revoltante. Como um puro descendente de Italiano pode valer o mesmo que um negro? Como um excelso membro de uma família tradicional mineira pode ter o mesmo nível de vida de um Silva sem árvore genealógica. E o sucesso dos PIgs em disseminar o ódio a Dilma/PT funcionou porque se baseou o tempo todo neste preconceito enraizado, que nunca é falado mas constantemente praticado. Se você observar com atenção o programa de Aécio(e até o de Marina também) é fortemente baseado no preconceito e “distinção”. Ele procura pelo menos aparentemente retornar com aquela ideia antiga em que a classe não tinha poder, nem era rica, mas pelo menos era diferente do povo. Hoje a classe média enxerga o povo no espelho todo dia e se revolta com isso. 

    Bom para finalizar e ilustrar conto um caso que se passou comigo. Estava em um bar conversando com uma pessoa que tinha acabado de conhecer (sim ele tinha corrente de ouro e camiseta com logomarca de algum produto norte americano). Estávamos falando sobre outro bar, novo, onde tinham apresentações de bandas de rock. Eu não tinha ido ainda ao bar e este meu “amigo” para me convencer que o bar era realmente bom me saiu com o seguinte argumento:

    – O V8 é um ótimo bar porque lá não vai pobre!

    Entendeu???

  14. Em 1932 deveria existir

    Em 1932 deveria existir pessoas como o Assis defendendo com os mesmos argumentos o nazismo.

    Na década de 1930, o neoliberalismo era o liberalismo mesmo, os judeus hoje e a elite branca de olhos azuis.

    “Tenho grande simpatia pela monumental obra de progresso social sob os governos nazistas”diria ele. 

    “em nenhum outro país do mundo aconteceu nos últimos anos um desenvolvimento social tão amplo quanto na Alemanha”.

    Socialismo, tanto nazista ou bolivariano teremos os mesmos resultados, pode se ver na Venezuela o triunfo do socialismo.

    1. Que coisa

      Também não sei nada desta macroeconomia. Porque não aplicam ela na europa que está a minha e cada vez pior.

      Agora, o que tem de bobo entendendo de política externa e de geopllitica “estudando” com o jabour e o waack como este bobo aqui emcima é de dar dó.

  15. vamos a comparacao
    Pq no governo Lula nao havia este problema?
    Nao eh questao de um setor de comunicacao ou da midia. Informar e contra informar sao mesma visao! Nao podemos culpar e acusar ninguem se nao olhar para nosso umbigo e fazer uma autocritica. O PT/Dilma tem medo do combate com a informacao? E os canais informal das ong, organizacoes, sindicatos, educadores, MST, partidos e associacoes, comunidades, etc foram mortos pelo poder?
    Pq nao ha um porta voz direto e jornalista para responsabilizar por este cafezinho diario.
    Precisamos entender tambem que a passagem da classe dos trabalhadores os fazem mais conservadores ainda e se ariscarem politicamente em uma maior e melhor politica ou a ampliar as margens para nao haver retrocesso. Ampliar o nivel do trabalhador, das conquista seriam novas etapas nao planejadas pelo governo PT e naturalmente sua estabilidade e novos desafios temerarios para eles. Conservadores mais nao deixam de serem e objeta novas oportunidades e qualidades a curto e medio prazo.
    Pq ela se comunica mal e nao passa outro, centraliza.
    Quem nao se comunica se trumbica.

  16. Tardia constatação

    Que é deficiente em comunicação da atual gestão é uma tardia constatação. Esperaram até o ano eleitoral para então acordar de sopetão!

  17. Diag-me com quem andas e te direi quem és…

    Vamos ver o histórico do ” novo” ministro da SECOM:

    Thomas Timothy Traumann

    Carreira Profissional

    Atual Ministro da Secretaria de Comunicação Social

    Governo Federal (desde 2011) – Foi Porta-Voz da Presidência da República. Foi assessor especial e coordenador de imprensa da Casa Civil da Presidência da República e assessor especial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. 

    FSB Comunicações (2010) – Diretor Executivo da maior agência de comunicação corporativa do Brasil. 

    Llorente & Cuenca (2008-2010) – Diretor Geral no Brasil da maior agência de comunicação corporativa da América Latina.

    Época (2001-2008) – Colunista de política da segunda maior revista semanal do país e diretor da sucursal da Editora Globo no Rio de Janeiro. 

    Folha de S. Paulo (2000-2001) – Repórter especial de política do principal jornal do país.

    Veja (1995-2000) – Editor da principal revista do país.

    Folha de S. Paulo (1990-1995) – Chefe da sucursal de Curitiba.

    1986-90 – Repórter dos jornais O Estado do Paraná e Folha de Londrina.

    – Bom, o Secretário Executivo é Roberto Bocorny Messias que todos aqui conhecem muito bem através da Conceição Lemes ( Viomundo): “O que foi dito é que ele começou a alçar vôo no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e que, nesse processo, houve a influência de Cláudio de Castro Vasconcelos. Em 1999, Cláudio saiu do Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro (CCBB-RJ), para ser o gerente-executivo de Propaganda e Marketing na Diretoria de Comunicação e Marketing do BB, em Brasília. Na época, o presidente do Banco do Brasil, era Paolo Zaghen,  muito ligado a José Serra (PSDB), e  Pedro Malan, o ministro da Fazenda.”…

    E ai é o PT que aparelha. O PT tem a burrice explícita de virar a cara quando encontra estes indivíduos e meterem uma demissão sumária. “Pega mal”, “vão dizer que a gente é bolivariano…”, enquanto isto vão tendo que pedir pra entrar pela porta lateral nos bancos porque na porta giratória não passam, tamanho o ferro enfiado no rabo por esta mídia.

  18. ganhe ou perca, o que está


    ganhe ou perca, o que está claro é que

    o pt já deixou uma marca, um

    legado político-social histórico para o país.

    isso  é inegável.

    essa questão da comunicação já foi

    estudada pelo  linguista noam chomsky,

    exemplificando com o poderio do aparato financeiro capitalista

    que hegemoniza a mídia estradunidense e, por tbela, toda a mídia mundial.

    que obivamente defende o mercado.

    globo, veja, o chamado pig, são,

    portanto, os representantes de

    todos esses interesses do mercado,

    que concentra renda pelo mundo,

    desemprega, financeiriza a economia,

    só os bancos ganham dinheiro a rodo.,

    na espanha 60 por cento

    dos jovens não conseguem emprego.

    é a crise caótica do capitalimo que

    esses inrteresse agora ncorados

    na andiadtura de marina silva tentam trazer para o brasil, com força total.

    é abrir o olho ou estamos ferrads.

  19. Desmentindo com dados

    Se for pelo que postou pode mudar seu voto!

    Comparando banana com banana, isto é, 2010 com 2014 (não é uma dinastia que vai concorrer 5 de outubro) temos:

    “em nenhum outro país do mundo ….”

    Vishhh…. China então não existe, né? Nem Peru, Colômbia, Chile….

    “o salário mínimo teve aumentos reais  consistentes”

    valorização do salário minimo no período FHC:   85.04%

    valorização do salário minimo no período Lula:   98,32% 

    valorização do salário minimo no período Dilma: 15,44%

    Todos pelo IPCA descontada a inflação

    “o IDH aumentou”

    Aumento da concentração de renda segundo o IPEA:

    Para os 5% mais ricos de 40% em 2006 para 44% em 2012

    Para os 1% mais ricos de 22,5% em 2006 para 25% em 2012

    e para os 0,1% mais ricos de 9% em 2006 para 11% em 2012.

    “e o desemprego caiu”

    PIB de 2010 -> 8,0 

    PIB de 2014 -> <1%

    Empregos CAGED 2010 -> 2.238 (em mil)

    Empregos CAGED 2014 -> 566 (em mil)

  20. ..sobre meios ..e fins…..

    Prezado J.

    Seu texto :

    “…..Tenho grande simpatia pela monumental obra de progresso social sob os governos do PT. Na mesma medida, tenho restrições a sua política macroeconômica. Fazendo um balanço, fico com o lado positivo do ganho social:……”

    Meu texto :

    Fins :  progresso social

    meios : corrupção, falta de etica, descontrole macroeconomico

     “Será que os fins justificam os meios?”

     A resposta a esta questão depende do que esses fins ou metas são e os meios que estão sendo utilizados para alcançá-los. Se os objetivos são bons e nobres e os meios que usamos para atingi-los também são bons e nobres, então sim, os fins justificam os meios.

    Entretanto, não é isso o que o PT  quer dizer quando usa a expressão.

    Grande parte dos simpatizantes do PT a usa isso como uma desculpa para alcançar seus objetivos através de quaisquer meios necessários, não importa quão imoral, ilegal ou desagradável esse meio seja. O que a expressão geralmente significa é algo assim: “Não importa como você alcance o que quer, contanto que você o alcance.”

    A expressão “o fim justifica os meios” normalmente envolve fazer algo errado para atingir um fim positivo e justificar esse erro ao apontar para um bom resultado.

    Um exemplo seria desenvolver uma contabilidade criativa para conseguir uma boa imagaem  e justificar a mentira ao dizer que o aatendimento das metas  permitirá que o mentiroso providencie de forma mais adequada para a sua família.

    Outra pessoa pode tentar justificar o aborto de um bebê para salvar a vida da mãe. Mentir e dar fim a uma vida inocente são moralmente errados, mas o sustento da família e salvar a vida de uma mulher são moralmente corretos. Onde, então, estabelecer um limite?

    O dilema sobre os fins/meios é um cenário popular na discussão ética.

    Normalmente, a pergunta é algo assim: “Se você pudesse salvar o mundo matando alguém, você faria isso?”

    Se a resposta for “sim”, então um resultado moralmente certo justifica o uso de meios imorais para ser alcançado.

    No entanto, há três coisas diferentes a considerar em tal situação:

    – a moralidade da ação,

    – a moralidade do resultado e

    – a moralidade da pessoa que executa a ação.

    Nesta situação, a ação (assassinato) é claramente imoral e o assassino também o é, mas salvar o mundo é um resultado bom e moral.

    É mesmo?

    Que tipo de mundo está sendo salvo se os assassinos são autorizados a decidir quando e se o assassinato é justificado e ainda permanecem livres?

    Ou será que o assassino terá que encarar punição pelo seu crime no mundo que salvou?

    O mundo que foi salvo será justificado em tirar a vida de alguém que tinha acabado de salvá-lo?

    São pontos  a  considerar quadno se apoia um grupo sem escrupulos  como o PT.

     

  21. Este tem sido o grande

    Este tem sido o grande problema dos governos do PT. No do Lula a coisafoi amenizada diante da grande capacidade de comunicação do Protagonista principal, Dr.Luiz Inácio, mas neste ficaram devendo.  Este é o tipo de trabalho que não dá para entregar a amadores.

  22. Chega de Chatôs e Marinhos

    Parem com essa história de falta de comunicação do governo. Vocês querem que ele gaste mais do que já gasta com propaganda?

    Querem que Dilma compre assinaturas de Folha e Veja para todas as escolas e universidades públicas federais, como faz o Alckmin em São Paulo?

    Verba publicitária é tudo que a velha imprensa mais quer. É isso que vocês querem dar pra eles?

    Propaganda de governo é totalitarismo. Domínio chantagista da imprensa também. O que precisamos é uma lei dos meios que bote ordem na casa!

    A impressão que dá é que todo mundo aqui é financiado pelo Duda Mendonça!

    E cuidado que vocês podem se arrepender se esse dinheiro cair na mão da atual oposição um dia.

    Venham para São Paulo e vejam como é. Garanto que vocês também estão mal informados a respeito.

     

    Alguém acha que Haddad vai resolver seu problema de comunicação com mais comunicação?

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/alguem-acha-que-haddad-vai-resolver-seu-problema-de-comunicacao-com-mais-comunicacao/

    Vão se acumulando as críticas à capacidade de “comunicação” do prefeito Fernando Haddad, de São Paulo, desde que ele começou a implantar seu programa de governo aprovado nas urnas.

    O plano diretor da cidade traz coisas como maior oferta de habitação popular, aproximação de emprego e moradia, estímulo ao uso de bicicletas e transportes coletivos, apoio aos catadores e aumento da reciclagem de lixo sólido, por exemplo.

    A última que li foi no Brasil Post, uma associação do Huffington Post americano com a Editora Abril.A solução mais frequente apontada para os problemas de comunicação dos governos é sempre mais comunicação. Até parece ação orquestrada por… alguma empresa de comunicação.

    Tem muita gente que acredita nisso, incluídos muitos petistas. Essa teria sido, essencialmente, a maior causa do escândalo do mensalão, outro grande problema, ou melhor, produto de comunicação.

    Acredita em qualquer coisa quem acredita que investimentos e estratégias de comunicação e marketing podem arrefecer o bombardeio de frequência palestina e intensidade israelense promovido pela imprensa brasileira contra os governos petistas.

    Há uma guerra da comunicação no Brasil e no mundo atualmente, mas até na guerra existem leis. É proibido usar armas químicas e matar civis, por exemplo. No Brasil, a guerra da comunicação não tem lei.

    Mario Covas também acreditava que os jornais não falavam tão bem de seu governo quanto deviam. É natural: político que é político tem que ser narcisista. Senão, não funciona. Como é que o cara vai dizer que é máximo, se nem ele acredita?

    A oposição da imprensa não é novidade, nem privilégio ou exclusividade do PT. Perguntem a Fernando Collor de Mello – recentemente absolvido das acusações da imprensa que o levaram à destituição do cargo – se ele não concorda.

    Você sabia que, para resolver o problema, Covas mandou a Imprensa Oficial – a gráfica e editora que produzem o Diário Oficial do Estado – fazer uma brochura chamada … Você Sabia?

    Pois é, ele mandou a empresa de comunicação do estado que dirigia enfrentar as tropas inimigas e contratou a Abril – dona de um sofisticado esquema de distribuição de revistas e detentora de um cadastro gigante de assinantes – para entregar a revistinha na porta
    da casa de todo mundo.

    Deu pra perceber? Não? Eu explico melhor.

    Para informar aos cidadãos que o elegeram as realizações que ele achava que a imprensa não reconhecia nem divulgava, o governador tucano mais popular que São Paulo já teve precisou pagar pelo socorro da imprensa que o perseguia.

    Para se defender dos ataques, o governo precisa “investir em comunicação”. E adivinha no bolso de quem vai parar esse “investimento” e quem paga por ele.

    Isso mesmo: você.

    Para desmentir ou neutralizar uma imprensa que age em grupo – você já reparou que os jornais tem todos a mesma opinião e publicam até manchetes idênticas – os governos são obrigados a manter um exército de funcionários e toda uma estrutura dedicada exclusivamente a produzir “o outro lado” que ela não publica.

    Ou, então, se quiser que ela o apoie incondicionalmente, encher suas páginas de anúncios pagos a preços acima do cobrado dos demais anunciantes, comprar assinaturas para colocar nas escolas e bibliotecas públicas onde faltam livros ou oferecer-lhes financiamentos em condições de pais pra filho.

    Seja como for, é sempre o governo quem paga a conta. E paga duas vezes: para produzir a sua própria informação e para garantir sua publicação com anúncios.

    Os filmes sobre Elliot Ness tornaram famosa a “taxa de proteção” que a máfia de Nova York cobrava para não roubar e matar os comerciantes.

    Alguém acha que Haddad pode se defender dela com … mais “comunicação”?

  23. Sem lei dos meios de

    Sem lei dos meios de comunicação não tem comunicação. Lula conseguiu comunicar um pouquinho pq ele é um gênio no campo da comunicação. Do resto, comunicar como? Se os meios de comunicação que temos no Brasil são partidos políticos!

  24. Este Governo padece de uma

    Este Governo padece de uma monumental incompetência no campo da comunicação social. Ele nem consegue apontar o que faz de bem, nem se defender dos que o acusam por algum mal.

    Essa frase é lapidar!  Por ocasião da ida de Lula e Dilma a um comício num lugar chamado Brasília Teimosa, fiquei sabendo que ambos transformaram uma imensa favela sob palafitas localizada em uma praia do Recife, em um bairro totalmente transformado e inclusivo.  Fiz várias buscas na net a fim de visualizar os feitos de tal realização, encontrei muito pouca coisa, quase nada. Percorri então os blogs e sites do governo e qual foi minha surpresa, nada! absolutamente nada! Havia alguma coisa sobre o comício, mas nehuma foto, nenhum vídeo das intervenções feitas na outrora favela que se transformara em bairro.  Assim fica muito difícil!  O pesquisador, o curioso, o eleitor, o crítico quer ver pra crer.  O governo tem a obrigação de mostrar suas realizações não apenas com números, mas com fotos, vídeos, coisas que ficam gravadas na memória das pessoas.  Se o pig o boicota, existem outros canais de informação que devem ser explorados.

    Com quatro horas diárias na televisão por assinatura, mais algo como uma hora por dia de manhã e à noite em cadeia de tevê aberta, durante quatro meses, era impossível que, sem réplica consistente,  qualquer cidadão brasileiro não se convencesse, seguindo as palavras do “imparcialíssimo” ministro Joaquim Barbosa,  de que o Governo do PT havia sido tomado por uma quadrilha de malfeitores.

    É verdade!  Eu mesma tinha a sensação de que o mensalão retirou dinheiro do governo para dar aos congressistas para votar a favor do mesmo.  Só soube realmente o que de fato acontecera lendo esse blog, inclusive as exaustivas réplicas e tréplicas lançadas no blog pelos comentaristas advogados que provaram por todas as letras o que de fato aconteceu. Mostraram que o dinheiro vinha de empréstimos, que a visanet não era empresa pública como o acusador daquele tribunal quisera fazer crer.  Enfim, palmas para Cristiana Castro e demais que se dispuseram a ruir por terra cada argumentação falaciosa e inverídicas do tribunal acusador, mancomunados com a mídia golpista.  Palmas também, pela iniciativa da vaquinha que se dispusera a cobrir o saldo negativo das multas aplicadas com fins políticos, escusos e nada republicanos.

    Ainda acho que Dima Rousseff ganha essa eleição, apertadamente mas ganha, porém vai ficar cada vez mais difícil dar continuidade a esse projeto de governo sem os cuidados com a devida comunicação.  É preciso que esse governo alardeie seus feitos.  É preciso atacar o problema da comunicação com a disseminação de fotos, vídeos, entrevistas e uso de artistas populares que se disponham a apoiar o governo, pois que são provas cabais das realizações governamentais.  É preciso ter em conta que o povo tem memória curta, e as pessoas só acreditam naquilo que vêem.  Não adianta apenas palavras jogadas ao vento, em discursos localizados em palanques muitas vezes longínquos sem alcance e penetração das massas.

    A bala de prata foi  o “vazamento” altamente seletivo e totalmente manjado (já o fizeram antes) da publicação da revistinha sem credibilidade e posteriormente replicado no jornal bacanal, digo, nacional igualmente sem credibilidade.  Não surtiu o efeito desejado, as pessoas souberam separar escândalo na petrobrás de escândalo da petrobras, sem envolvimento e conivência da presidenta.  Por isso que a tática não muda, continuam a bater na mesma tecla nos interrogatórios, batizados de entrevistas, sempre ávidos por jogar cascas de banana, com o único intuito de ver se a presidenta escorrega, para enfim maldizê-la e ridicularizá-la colocando-a como pessoa incapaz de gerir a nação. 

    Quanto aos candidatos oposicionaistas, nada de fatos, nada de acusações, nada de interrogatórios, nada de insinuações.  A mídia golpista se faz de surda-muda.  Fica evidente a frase:  aos amigos tudo, aos inimigos as barras dos tribunais, a justiça e a Lei.    

  25. Caro José Carlos de Assis,

    Caro José Carlos de Assis, com o Manchetômetro Negativo contra a Dilma não há como divulgar os atos do Governo Dilma. Um fator que passa despercebido, a economia do Nordeste chegou a ultrapassar a região sul no cálculo do PIB. E digo que não há má divulgação do governo Dilma, eu diria que é preconceito mesmo, prova disso é o Estado de São Paulo, como se explica um estado forrado de rodovias com Pedágios Escorchantes e um Estado sem Água e esse posso ainda dá 50% de votos para o atual governador. em resumo, se metade da população morrer de sede, ainda assim, a popupulação de São Paulo votará no PSDB. Você que deve morar no Rio de Janeiro, não deve vivenciar o dia a dia aqui em São Paulo. 

     

  26. Economia real

    Não sei nada dessa tal de “macroeconomia”. Para mim, economia tem que estar a serviço do povo. Caso contrário, recaímos na famosa frase do ditador Médici: “o Brasil vai bem, mas o povo vai mal”. Ora, o Brasil É O POVO. Se o povo vai mal, qual Brasil vai bem?

    Recentemente, um economista do Itaú (sempre o Itaú) disse que a “solução” para a economia era o governo aplicar políticas para aumentar o desemprego. “É demitir mesmo”, para usar a frase do tal economista. Para ele, desemprego é “solução”. Mas, para o povo brasileiro, é problema.

    Quanto à comunicação do governo, não se trata de gastar mais em propaganda, mas sim de debater lei que proíba o monopólio da propriedade de mídia. A Constituinte pela reforma política precisa discutir isso. Eu torço por um Ctrl-C Ctrl-V na lei aprovada na Inglaterra.

    1. Quanto a debater o monopólio

      Quanto a debater o monopólio de propriedade da mídia, acho que o governo pode debater até ficar rouco, mas qual Congresso é que vai votar essa medida? O daqui, nem pensar!

    2. Locatelli, se o postador do

      Locatelli, se o postador do texto afirma  sobre a comunicação do governo, o amigo ignora o que a Helena Chaga (s) deixou de fazer, só se preocupando em enchr a grande mídia de milhões. Aliás a comunicação do governo Dilma só trouxe dissabores. Quando um ministério era atingido por inverdades, não vinha a público rebat~e-las. Além da presidenta não ser uma gerentona em comunicação.

  27. Discordo.
    Não é somente uma

    Discordo.

    Não é somente uma questão de desinformação, ainda que  ela seja gritante. Há grupos que simplesmente recusam, recusam qualquer informaçao que contrarie crenças enraizadas.

    Quando rentistas do mercado finaceiro, rede globo e restante da mídia golpista, fanáticos religiosos e neuroticos de guerra fria cultivam e propagam seu ódio ao lula, ao pt e à dilma, eles não estão somente se baseando em informações precárias e enviesadas, eles estão seguindo um padrão recorrente que tem antecedentes históricos dos grupos a que pertencem ou que têm a pretensão de pertencer.

    E o “sucesso” da gestão de lula, pt, dilma só faz esse ódio se acirrar, em vez de mittigá-lo. É isso que às vezes escapa à análiise materialista quando alguns acreditam que bastam as “condições materiais de existência” mudarem para que a consciência mude num ou noutro sentido.

    Havia e sempre houve a firme crença de que se lula fosse eleito ele e o pt simplesmente “escangalhariam” tudo (afinal, seriam uns analfabetos, inferiores, etc). Ficou provado que nada disso acontteceu – pelo contrário – por isso que abandonaram a “espera” para ver se dava tudo errado apostando todas as fichas somente no discurso moralista (que ativa os preconceitos pretéritos)  e passaram a uma campanha ativa com o objetivo de ganhar “corações e mentes” (e sobretudo mobilizando os seguidores cativos) no sentido de convencer que não existe sucesso, mas sim fracasso. Afinal, não coneguem nem têm forças para admitir que as maiores crenças e certezas deles são tolices.

    Ademais, incorporar na análise materialista elementos de “essencialismo” do tipo “brasileiro generoso por natureza” pra mim é sinal de que está faltando algo na comprensão.

    Tenho gostado muito dos artigos de J Carlos de Assis, mas nesse caso discordo.

    1. “Havia e sempre houve a firme

      “Havia e sempre houve a firme crença de que se Lula fosse eleito ele e o PT simplesmente “escangalhariam” tudo (afinal, seriam uns analfabetos, inferiores, etc). Ficou provado que nada disso aconteceu – pelo contrário – por isso que abandonaram a “espera” para ver se dava tudo errado… e passaram a apostar todas as fichas somente no discurso moralista (que ativa os preconceitos pretéritos)…”
      ____________________________________
      Parabéns, meu caro. E, desculpe-me pela intromissão.

  28. Quando o ódio não consegue desanuviar a mente

    Segundo relatou o jornalista Jânio de Freitas, essa mesma mídia fez com que o povo espumasse de ódio contra Getúlio Vargas até o dia do seu suicídio, quando o ódio se voltou contra os meios de comunicação, que foram depredados pela população em fúria, se faz presente neste momento(clique aqui). Portanto, eleições estranhas esta de 2014,,,.mas está na história de nosso pais. Quando as pessoas deveriam votar em propostas, levadas pelo ódio estão propensas a votar para “tirar o PT do poder”..,,dou um doce para que adivinhar quem incutiu isso na cabeça de parte da população…Como disse o ministro Gilberto Carvalho quando dos gritos de “Dilma Vai Tomar no Cu” que ecoaram a partir das áres VIPs do Itaquerão na abertura da Copa e foram descendo…,, desceu…,,o discurso da zelite desceu para a classe mérdia….,..o modus operandi é simples: A difusão do ódio contra o PT e, num segundo momento, com o ódio espumando da boca de uma faixa da população, essa campanha que estamos presenciando por ai, não em torno de projetos para o pais e sim com base nessa loucura que é esse ódio que pegou contra uma agremiação política, o que é compreensível numa sociedade tão desigual como a nossa e dominada por uma elite prá lá de ignara e quem forte domínio sobre os meios de comunicação de massa com a agravante de que o PT, alvo de toda essa pancadaria por anos e anos, não deu a isso o devido combate e muito menos o governo Dilma que, como sabemos, apostou na eficiência do “controle remoto”. Quanto ao ódio a que se refere o autor do texto, ele está presente e existe a olhos visto: Com uma rápida visita as redes sociais vc vê pessoas se divertindo com linchamentos, isso é fato, há um certo conservadorismo no ar, as pessoas deram essa guinada em direção ao conservadorismo, tivemos o Joaquim Barbosa dando vazão a essa tendência, enfim um caso a ser estudado. Marx diz que ao lado da estrutura material( fábricas, meios de produção..) existe a superestrutura(meios de comunicação, religião, judiciário) cuidando da parte da subjetividade da população, fazendo a cabeça das classes inferiores, enfim, um caso a ser estudado, dá muito pano prá manga (clique aqui)

    1. Jornalismo da má educação

      El Cid,

      Essa entrevista foi um marco. Um recorde do jornalismo mal educado, tendenciosos eles era lá atrás…a anos.

      Esqueçam o conteúdo. As perguntas e as respostas de Dilma. Atenham-se à forma da entrevista.

      O que veem?

      Coisa absurdas saltam aos olhos de qualquer pessoa de bom senso:

      1) O que Lula classificou de “antes eles faziam perguntas para a gente responder, agora eles trazem respostas para a a gente perguntar”.

      Patente a fórmula de, no corpo da pergunta extensa, expor a crítica, o pensamento da emissora.

      2) Ao menor sinal de que a entrevistada via sair-se bem na resposta, interromper sistemáticamente a resposta com contra-dados, argumentações, outras perguntas em cima da resposta anterior…tudo para interromper a linha de raciocínio e prejudicar o entrevistado.

      3) A atitude hostil em certos momentos e caras e bocas de descontentamento com as respostas, numa atitude de atores, tentando passar para os telespectadores – afinal são atores ou jornaistas? – a emoção de fracasso nas respostas da entrevistada.

      Pode-se chamar isso de outros nomes, mas jamais de jornalismo.

       

  29. Assis, o PT se acovardou ou
    Assis, o PT se acovardou ou mudou?

    Quem obrigou.Lula a DECLARAR que 40 horas de trabalho por semana é problema do trabalhador. Basta sentar na frente do patrão e….e… negociar.
    Será que foi a Globo que obrigou Lula a dizer isso?

  30. Já cansei de debater esse

    Já cansei de debater esse problema com um amigo e sempre chegamos a mesma conclusão…falta comunicação mas o problema é como realizar essa comunicação!!  Uma mídia venal que não tem interesse nenhum em divulgar as grandes conquistas, transformações por que passamos.  E bem sabemos que Dilma não pode falar à Nação assim, a torto e a direito,  pois há regulamentações. Aí caímos na famosa e debatida regulamentação da mídia!!  Não há outro jeito…ou regulamentamos a midia ou a mídia acabará transformando o nosso país num desastroso parque neoliberal.  Há 12 anos que os meios de comunicação batem no PT diuturnamente.  e não se trata de simplesmente bater….é bem mais sério que isso.  Os meios de comunicação semeiam ódio ao partido, transformando todo e qualquer apoiador/militante, em criminoso, bandido.  Isso vem ocorrendo de forma sistêmica sem que o governo tome uma iniciativa satisfatória e pelo menos, peite a midia.  Nós, militantes, é que estamos aqui embaixo, dando nossa cara a tapa.  O próprio mensalão…não é possível que até hoje usem do mensalão, como a grande propaganda  e o use  para difamar o partido.  Há 3 eleições que o mensalão tem sido a eterna bala de prata…caramba, será que ninguém do partido tá vendo isso??  Hellooooo, administração PT, é o primeiro governo quem tem obras para mostrar, que tem conquistas, 40milhões sairam da linha de pobreza….e o partido corre risco de perder as eleições??  Como que pode??  Em qualquer outro lugar do mundo, o povo jamais trocaria um governo que fez tanto pelo país…..mas aqui, no Brasil, o povo, uma boa parcela, sequer sabe das obras…quiçá dos ganhos reais…..só sabem do mensalão.  É enxugar gelo!!  Dilma sendo reeleita, tocar na mídia será  impreterível!!!  E, como já falei outras vezes, não acredito na lei de Meios , mas que as concessões sejam abertas para todo aquele que queira um canal de TV/Rádio, por exemplo.  Que não fique mais fechado, só para os grandes, Globo, Record, Band, SBT, …que se abra mais canais de TV /Rádio para todo aquele que queira investir mas com regras do tipo, quem já possui, não poderá ter outro….todo canal deverá ser uma S/A, nada de familias….canais comunitários terão acesso livre sem precisarem pagar..e daí por diante.  Abrir às concessões é um discurso bem mais simpático aos ouvidos do grande público além do que, joga o discurso “arrogante” para os proprietários dos meios de comunicação.  Fica mais fácil defender pois não há interesse em limitar, em censurar..muito pelo contrário, queremos abrir para todos.  E, valha-me Deus…..mais uma eleição onde terei que explicar o que foi o mensalão, ninguém merece.  

  31. Os problemas do PT

    O PT parece que escolheu, enquanto governo, não se comunicar (por sua tragica experiência com a imprensa brasileira). Explico: comunica, mas apenas o que lhe parece suficiente. Acha melhor também que falar diretamente ao brasileiro, passa melhor sua mensagem e prestação de contas. O problema é que essa ‘estratégia’ não esta funcionando a contento. Ha muita desinformação. O problema que assola a comunicação dos governos do PT e do proprio partido vai ter que ser atacado em sua raiz, como diz o dito popular.

    Sobre o mensalão nem se fala! Ja disse mil vezes aqui e redigo: o cidadão brasileiro, militante, simpatizante, o escambau do PT merece e precisa que o partido cure essa ferida! Esse descaso com algo que deixou uma nodoa no partido não da pra levar adiante assim, como se tivesse que ser sepultado com esse julgamento indecoroso.

  32. Preconceito

    O PT foi um partido criado por operários, e encampado logo depois por artistas , intelectuais e a Igreja Católica da época. O operário é o pobre sem diplomas e os artistas e intelectuais e até mesmo a igreja, formada por comunistas.  É assim que a mídia, empresários e a classe mais alta consideram o partido. Tudo isto foi sempre batido e rebatido pela imprensa e colou de tal maneira que muitos aos quais pergunto pq não gostam do PT, não sabem dizer. Após o mensalão, foi tb adicionado a palavre “ladrão”. Então o PT se tornou o partido de “gentinha”, de comunistas (ou bolivarianos, modernamente) e o que provocou o “maior roubo da história” no Brasil. A meu ver esse é o principal pano de fundo da história do partido, feito pela mídia impressa e muito bem assimilado pelo sudeste, onde residem os mais conservadores e assinantes de jornais e revistas. Apesar disto tudo tem mostrado mt força nas urnas, principalmente por  aqueles que foram beneficiados pelas políticas de inclusão em 12 anos de poder. como alterar isso? Tb não sei, mas que uma lei dos Meios resolveria grande parte dos problemas, tenho a ceerteza que sim.

    1. Você tem razão, Lenita, uma

      Você tem razão, Lenita, uma Lei de Mídia resolveria o problema do PT (pelo menos inicialmente). Foi exatamente o que Hitler fez (queimava livros em praça pública), Mussolini (atacava os jornais, acusando-os de comunistas), e nossos decadentes vizinhos Argentina (a última novidade lá é a determinação pelo governo de produção e preços das empresas privadas), Maduro (onde uma cartunista foi demitida do jornal por exercitar crítica ao governo), Correa e Morales.

      Pelos exemplos, vê-se que é o caminho do autoritarismo, não o da democracia. Permitir aos cidadãos total liberdade de opinião é constitucional. Quanto maior discussão política houver, maior será o ganho do país. Calando os críticos, um governo sente-se à vontade demais para agir, geralmente contra o interesse da população. Portanto, é fundamental a liberdade para criticar; se alguém se sentir lesado, que acione a Justiça.

  33. Efeito zumbi das ruas

    É fato que o governo pouco se comunica, mas subestimar o efeito das jornadas de junho na aprovação do governo beira um  pouco a inocência.

    Dilma, até junho de 2013, tinha tanto ou mais aprovação que Lula. A mídia falhou com o mensalão e falhou com a Petrobrás, mas não falhou em sequestrar as pautas das ruas. O que no inícia visava derrubar Haddad acabou tomando corpo e se ligando à Copa das Confederações e à Copa do Mundo. A cobertura negativa dos corredores de ônibus e ciclovias foram feitos com os mesmos ingredientes das passagens.

    O que eram as manifestações de junho senão a velha pauta do Movimento Passe Livre? Se Haddad não fosse prefeito dificilmente alguém saberia que existia um MPL senão os próprios integrantes do MPL. Todas as manifestações que vi, com algumas raras exceções, os repórteres estavam sempre atrás da tropa de choque. Nessa manifestações inverteu-se! Os jornalista filmavam a truculência policial e acabaram sendo vítimas dos PMs que nunca viram jornalistas da grande mídia de frente para eles.

    O que dizer da mudança do discurso quando o aumento foi deixado de lado? O que dizer da frase “não é só pelos 20 centavos”? Fica claro a mudança de pauta que pode-se inocentemente dizer que os autores foram os manifestantes. O que dizer das derrubadas e quebras das bandeiras de partidos e movimentos? Poderíamos traçar um paralelo com a divulgação maciça, nos dias anteriores, de que o PT íria se juntar as ruas para sequestrar o movimento? O que dizer da inocência da esquerda em apoiar tal movimento? E o que dizer de alguns blogs progressistas que embarcaram na onda?

    Vamos analisar o estrago que a frase “Queremos hospitais e escolas padrão FIFA” causou à aprovação do governo Dilma. Podemos dizer que jogou-se no colo de Dilma a irresponsabilidade de governadores e prefeitos. Uma frase sem pé nem cabeça, mas que agrada os ouvidos de quem pouco conhece a política e as responsabilidades dos entes federados. Já que o “mensalão” e a “Petrobrás” que é ligado ao governo não colou, porque não colar as péssimas condições dos hospitais e escolas à imagem da presidenta? Isso é muito mais real para as pessoas, são os apuros que elas passam no dia a dia.

    Se Haddad não fosse prefeito, o MPL seria mais um movimento desconhecido que só atrapalha o trânsito. E sem a Copa das Confederações e do Mundo, o estrago que causou à popularidade de Haddad dificilmente chegaria em Dilma e ela estaria a anos luz de distância de Marina e de Aécio. O que o goveno de Dilma sofre hoje vai além de uma simples falta de comunicação.

    Não tendo a direita vozes que pudessem criticar o governo, usou vozes da esquerda para isso. O que é mais agradável, Arnaldo Jabour vomitando ódio no JN ou Sininho? O que mais sensibiliza, Bolsonaro na tribuna ou jovens nas ruas pedindo saúde e educação? Cada um tire suas próprias conclusões.

     

  34. Ora, ora, ora….

    Em que país o José Carlos de Assis vive?!

    Tudo muito bom tudo muito bem…mas o texto que destaco abaixo chega a ser ridículo frente ao massacre midiático e ao desnível de forças entre a comunicação do governo e a escandalização dos fatos por globo e companhia.

    A voz do governo é mais fraca, só isso.

    “Coisa parecida ressurge agora no escândalo forjado da Petrobrás,  onde um bandido confesso se torna cúmplice da imprensa golpista para tentar denegrir a imagem do governo do PT. Não se vê por parte da direção do PT uma pronta resposta. O silêncio é uma espécie de confissão de culpa. Como não é uma boa comunicadora, Dilma contra-ataca com números.”

    A entrevista com Dilma, do Bom Dia Brasil hoje, programa matinal da Globo tratou do assunto acima. Teria sido um bom momento para a Dilma explicar o que aconteceu. Isso se a tivessem deixado falar.

    A referida entrevista é um marco do jornalismo mal educado.

    Chico Pinheiro, Miriam Leitão e Ana Paula Araújo deram um show de falta de educação e desespero para ficar bem com os Marinho e garantir o emprego.

    Uma entrevista em que os jornalistas, quando percebem que Dilma vai responder bem a uma questão a interrompem sistematicamente para cortar a resposta.

    Vergonha para o Brasil essa emissora ser líder de audiência

     

  35. J.Carlos

    Há que revisar e rever muita coisa..Se não, ficaremos a ver navios singrando em alto mar…

    Comunicação, Telecomunicação, Justiça, Cultura são exemplo.

    Assim como a atitude do PT e seus militantes.

    Na verdade, quem defendeu o PT, no caso do……”mentirão”   (cf Hilde Angel)  não foi, propriamente o partido, mas uma parte significativa da população, capaz de observar a absurda injustiça desse julgamento de exceção (o 470) !!! Vide a intensa campanha e os resultados das contribuições que pagaram as multas desse processo.

    Enquanto isso, os quadros institucionais – com a exceção de alguns parlamentares (inclusive de partidos aliados) – embarcaram na onda da “refundação”(a Itália demonstrou, nos anos 80/90, o que isso significa…).

    E espero que tenham revisto o seu comportamento – pelo bem da política (como parece querer o Lula) e do país!

  36. MORRO EM ESPANHA , NAO

    MORRO EM ESPANHA , NAO SUPORTO MAIS OUVIR TNTAS  BARBARIAS; DESTRUITIVAS DO GOVERNO POPULAR…GOVERNO ESTE QUE TROUXE HA NOS BRASILEIROS , O DIREITO DE VOLTAR HA SONHAR ONDE PASSSAMOS DECADAS SOFRENDO POR POLITICAS  ,CORRUPTAS ,PATROCINADAS POR MEIOS DE COMUNICAÇAO EX: REDE GLOBO , VEJA  ETC ,ESTE QUE SEMPRE VENDERAO O BRASIL POR NADA  , ALIADOS DO CAPITAL COVARDE, HJ CONTINUA QUERENDO TIRAR DE NOS BRASILERIOS O DIREITO DE VIVER EM UM PAIS LIVRE  DEMOCRATICO… PT MELHORE  A COMUNICAÇAO NAO DEIXE QUE ESTE BOMBADEIO TIRE O BRILHO E SONHO DE UM PAIS  DE TDS.OS BRASILEIROS.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador