Ataque da Veja deve fazer governo repensar política de publicidade, por Miro Borges

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em artigo enderaçado originalmente à Carta Maior, o jornalista e blogueiro Altamiro Borges fala sobre o novo factoide da Veja contra a candidatura de Dilma Rousseff (PT). A presidente, que tenta a reeleição no domingo (26), é acusada, ao lado de Lula, de ter conhecimento prévio sobre os supostos esquemas de corrupção da Petrobras. Dilma já anunciou que entrará na Justiça contra a reportagem sem provas. Para Miro Borges, o episódio deveria fazer o governo Dilma repensar sua política de publicidade.

O golpe da Veja: processo e fim de anúncio

Por Altamiro Borges, na Carta Maior

Em sua página no Facebook, a revista Veja já anuncia a sua “bomba” para a véspera da eleição presidencial. A capa é das mais tenebrosas: “Eles sabiam de tudo”. No fundo escuro, as fotos sombrias de Dilma e Lula. Na chamada de capa, o “vazamento ilegal” do depoimento à Polícia Federal do doleiro Alberto Youssef, um bandido notório brindado com uma “delação premiada e premeditada”. Ele teria denunciado que a presidenta e o ex-presidente conheciam o esquema de desvio de dinheiro da Petrobras. A “reporcagem”, que ainda não foi disponibilizada no site da revista, é a última cartada da mafiosa famiglia Civita para tentar dar sobrevida à cambaleante candidatura do tucano Aécio Neves. 

Vale lembrar que Figueiredo Basto, advogado do doleiro suspeito de realizar estes vazamentos criminosos, é muito ligado ao governador tucano Beto Richa. Em meados de outubro, o senador Roberto Requião (PMDB) revelou no seu Twitter: “O advogado do Alberto Youssef, nessa cruzada contra o PT, é Antonio Augusto Lopes Figueiredo Basto. Ele foi membro do conselho da Sanepar”. O site da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que ele foi conselheiro administrativo da empresa estatal até 28 de abril passado. Ele foi indicado para o cargo por Beto Richa e é tido como um homem da total confiança do governador tucano. Neste sentido, a “bomba” da revista Veja é mais uma armação descarada.

Em 13 de outubro, o ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acatou pedido da coligação da presidente Dilma Rousseff (PT) e concedeu liminar pela suspensão de uma inserção na rádio da “Veja”. Ele entendeu que a revista, a pretexto de veicular publicidade comercial, burlou a legislação eleitoral ao fazer propaganda ilegal de Aécio Neves (PSDB). “O ministro considerou que houve divulgação de conteúdo próprio do debate eleitoral, porém veiculado na programação normal do rádio na forma de publicidade comercial, em desacordo com a regra contida no artigo 44 da lei 9.504/97, que veda a veiculação de propaganda paga”, descreveu o jornal Valor.

Esta decisão do TSE, porém, parece que não intimidou os capangas da famiglia Civita. A “Veja” esta desesperada com a queda nas intenções de voto do cambaleante tucano, confirmada nesta quinta-feira (23) pelas pesquisas do Datafolha e Ibope. Já era previsível que tentasse uma última cartada ainda mais suja – mesmo correndo o risco de nova condenação. Diante destas e de várias outras atitudes ilegais e criminosas, o governo e o PT não podem vacilar. A revista deve ser processada, exigindo-se a imediata resposta da Justiça Eleitoral e, inclusive, a retirada de circulação deste panfleto tucano.

Este novo golpe também deveria fazer com que o governo repensasse sua política de publicidade. Não tem cabimento bancar anúncios milionários numa publicação asquerosa e irresponsável, que atenta semanalmente contra a democracia e o livre voto dos brasileiros. Não dá mais para alimentar cobras! Chega!

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A RESPOSTA QUE ACHO SEJA MAIS REPUBLICANA

    O PODER DO MERCADO

    Se a fábrica de carros Audi, num caso hipotético, soltar uma declaração contra Dilma, será que essa marca perde muito?  Talvez aconteça o contrário, ou seja, vai vender mais Audi nas classes ricas e apenas continuaria sem vender nenhum entre os eleitores menos ricos da Dilma. Fomentamos o divisionismo onde nós temos mais a perder.

    Vejam o caso recente, do banco Santander. Que irá fazer o povo, fechar as suas contas naquele banco e correr ao BB e à Caixa? Ainda, se o fizerem, em forma ostensiva, o grupo anti-PT irá fechar as suas contas no BB ou na Caixa e irá correr para o Santander, ou seja, o Santander ganharia se brigássemos contra ele. Quem possui mais dinheiro, os eleitores da Dilma ou os anti-PT? Mais uma vez, fomentaríamos o divisionismo e perderíamos com ele.

    A revista VEJA ganha apostando em quem a financia e em quem ainda a lê. Quando pior o ataque contra Dilma, mais a revista é prestigiada entre os seus leitores e patrocinadores. Se nós brigássemos contra ela, aí é que ela vai cumprir o seu objetivo e estaríamos apenas premiando ou chancelando o seu papel.

    Ontem estive numa reunião empresarial e, garanto, com exceção de mim não achei nenhum partidário da Dilma. Então, ai está o nosso grande problema, votamos em favor de um povo mais carente que precisa de nós enquanto a outra turma vota no beneficio deles mesmos. O nosso voto altruísta será reconhecido onde e por quem? No PIG, no Santander e na Audi é que não vai ser.

    Em suma, não vejo onde a gente irá ganhar peitando o mercado, a não ser ganhando todas as eleições e passando por este mesmo sufoco a cada quatro anos. Indiferença? Também não!

    AO MERCADO O QUE É DO MERCADO

    As coisas que dependem do “mercado” devem mesmo ser melhoradas pelos próprios mecanismos do mercado. Devemos deixar que paguem mico os leitores da Veja, e cansem disso. Devemos procurar estimular boas revistas mais isentas (se houver). Devemos melhorar o nível das nossas discussões nos chamados blogs sujos, chamando ao pessoal indeciso ou de outra ideologia para dialogar sem raiva. Devemos continuar melhorando a nossa vida e esperar que a Audi crie um modelo mais econômico e fique paparicando a gente para comprar. Devemos aumentar a nossa poupança e esperar que o banco Santander ligue puxando o nosso saco. Devemos aumentar a educação do povo para que as revistas e o PIG se esforcem mais em mentir (se quiserem ainda fazê-lo) ou em ganhar novos leitores.

    AO GOVERNO O QUE É DO GOVERNO

    As tarefas urgentes que poderiam ser exercidas para evitar estas situações começam por:

    Judiciário. Este poder supõe-se deva representar ao povo na sua totalidade e não apenas à elite. Deve ser promovida uma reforma, simplificação de procedimentos, etc., tirando o excesso de poder e arbitrariedade que o cargo apresenta cada vez mais, com o passar do tempo. Ainda, como a Dilma irá fazer neste episódio da VEJA: recorrer ao judiciário para punir uma atitude ilegal.

    Educação, que permita ao cidadão maior capacidade para discernir e punir, pelo lado do “mercado”, os abusos hoje cometidos contra ele mesmo;

    Econômico, garantindo que as propriedades dos meios de comunicação, particularmente aqueles que são de concessão pública, não fiquem majoritariamente em mãos de capital estrangeiro.

    Político. Proibir partidos ou pessoas afiliadas, candidatos e até mesmo muitos dos atuais parlamentares, de possuir ou participar da sociedade em meios de comunicação, a não ser que estes sejam claramente veículos específicos de divulgação partidária. Inclui Sarney, Collor e muitos outros.

    Reforma política. Integral, profunda. Poucos partidos. Financiamento público e transparente. Voto no partido (mais do que na mera pessoa individual). O governo é político e o presidente não é um sindico de prédio.

    Corrupção. Fortalecer os organismos de fiscalização, caçando corruptos e corruptores no executivo e nos outros poderes da república, levando estes para a justiça, para os procedimentos republicanos pertinentes. Parar de negociar com bases “profissionais” do congresso e denunciar estes ao povo, assim como aconteceu quando pressionaram ao Lula para indicar Paulo Roberto Costa.

  2. Um pouco tarde para isso e

    Um pouco tarde para isso e não creio que Dilma vá diminuir os gastos publicitários nas revistas da Editora Abril no seu segundo mandato, caso venha a ser confirmado no dia 26 (vai ter que ir pra rua – está apertadíssimo).

    O PT gosta de apanhar e isso, de certa forma, o ajuda nas eleições: O torna vítima e fica fácil puxar a militância. Depois que ganha as eleições eles (o Pt e Dilma) esquecem da base (militância) e voltam a conversar com a direita. Foi assim em 2003, em 2007, em 2011 e vai ser assim em 2015, não há dúvida sobre isso.

    Os blogs “sujos” ajudaram Lula em todas as eleições e principalmente na última, quando Dilma chegou ao poder e ela diminuiu o patrocínio aos blogs “sujos” em detrimento á mídia tradicional. Isso é fato.

    Estou com Dilma nesse pleito mas espero que o PSOL de Freixó e Jean Willys consiga crescer ao ponto de apresentar um nome nas próximas eleições. 

    1. Não creio que Dilma volte a

      Não creio que Dilma volte a fazer afagos na mídia em um segundo mandato. Depois de tudo o que está acontecendo, ela iria se desmoralizar demais.

  3. Isso faz completo sentido,

    Isso faz completo sentido, afinal de contas porque ficar investindo em uma empresa que só fala mal de você. Masoquismo, querer reverter as reportagens a seu favor, mostrar a imparcialidade que eles não tem. 
    Tem de cortar as verbas sim, já que são descaradamente contra, que não recebam as verbas governamentais, e com certeza encontrarão algum fundamento legal para amparar uma decisão assim.

  4. Sr. Luis Nassif e equipe

    Onde foi parar a coluna Posts do Dia, que não aparece mais na minha página. Gostaria de saber se continua em páginas de outros comentaristas. Estou mt chateada e achando o Blog chatérrimo, perdeu a graça.

    Alguem me responda, por favor !

    1. Lenita, eu há muito tempo

      Lenita, eu há muito tempo coloquei em “favoritos”  a página dos “posts recentes”. Assim sendo, ao abrir na página do Google, já vou direta em meus favoritos e acesso as postagens do dia.  Mas caso não tivesse favoritado, acessaria da seguinte forma:. Colocaria no google:  Luis Nassif Online e daria o enter. Daí, deverá aparecer uma página onde você verá “postagens do dia”. É  só clicar em postagens do dia. Estando na página das postagens do dia, experimenta clicar no lado direito  do mouse para favoritar.  Desculpe, pois é a explicação de quem é ainda meio analfabeta em internet. Talvez algum colega consiga explicar de uma forma mais fácil. Se seu computador ao invés de abrir com o google, por exemplo, se abrir no yahoo,proceda da mesma forma. Busca Luis Nassif Online etc. Abraços e desculpe não saber outra forma mais clara.  

      1. Olá Marly ! Quer dizer que p/

        Olá Marly ! Quer dizer que p/ vc não está aparecendo tb a coluna dos Posts do dia? O que será que houve ? Não gostei nada. Vou tentar e agradeço muito seu interesse em ajudar. Muito obrigada. Lenita

  5. Rever o que?
    A publicidade

    Rever o que?

    A publicidade via de regra tem como criterio o alcance do veiculo.

    Se o governo resovler usar como regra ” interesse do partido que o ocupa ” estara usando dinheiro publico para interesse proprio.

    Se a impressa erra deve o governo ou o partido ou a pessoa acusada procurar a justiça e resolver as coisas por lá

    Essa raça totalitaria é tao desavergonhada que se sente a vontade para falar algo dessa natureza e querer bancar como coisa normal.

    Pergunte para 99% desses tipos se consideram que deve haver mais ” plurallidade democratica na midia cubana”?

    Não passam de mal intencionados, falando de causas nobres para encobrir seus desejos totalitarios de doutrinar a sociedade civil conforme suas visoes torpes de mundo, que levaram todos os paises que as adotaram a quebrar a cara.

    A naçao mais nova a incorrer nessa visão obtusa de mundo é a Venezuela , um fracasso total… 

    1. Mais uma merda de item do

      Mais uma merda de item do Leonidas!

      De onde voce tirou ” interesse do partido que o ocupa “????????????????????

      Ta mentindo descaradamente, isso sim.  Ler antes de comentar, ok?

  6. Zorra

    Nassif,

    Esta estratégia de ficar alimentando cobras é de uma estupidez ímpar.

    Pretender uma relação republicana com cafajestes e bandidos nunca funcionou, são relações que normalmente são rompidas pela parte prejudicada, neste caso sendo ainda pior, uma das partes é atacada de modo mais do que obsceno numa circunstância que poderia causar um grande mal às instituições nacionais.

    A palhaçada dos Civita só não prosperou em função da dimensão do ridículo. Seria o mesmo que mostrar um rinoceronte dançando twist em cima de uma corda bamba, ninguém poderia acreditar naquela fantasia.

    Os gastos publicitários ainda privilegiam bastante o “inimigo” , visível como ele só, mas a regulação dos meios de Comunicação é o caminho para sanear esta já antiga zorra.

     

    1. Querido amigo Alfredo, basta

      Querido amigo Alfredo, basta liberar as concessões.  Uma atitude eficaz e que ainda por cima, jogaria o discurso antipático pra cima do PIG.  Oras, como o PIG defenderia a manutenção da midia nas mãos de alguns?  O discurso retrógrado ficaria por conta dele -PIG.  Libera as concessões com algumas regras do tipo:  quem tem não poderá ter outro canal, rádio etc…..  grupos familiares estão proíbidos; somente S/A poderão ser proprietárias; TV comunitárias receberiam incentivos etc…  Não precisa transformar isso numa briga do rochedo contra mar….libera o sinal e coloca regras.  Chega desse domínio doentio, asqueroso e inescrupuloso.  A democracia não pode  ser ameaçada dessa forma,  onde grupos familiares dominam a informação e as distribuem de forma tendenciosa;mentirosa.  Que então sejam explicitas e tomem partido mas não podem posar de isentas enquanto minam nossa governabilidade e a sociedade como um todo.  Para garantir uma sociedade democrática e sua liberdade, precisamos de regras claras, caso contrário, teremos o caos.

      1. Grande Dê,
        Tudo em paz com

        Grande Dê,

        Tudo em paz com vosmecê, que está sempre com a razão ?

        Fim da propriedade cruzada e abertura do mercado para multinacionais, mercado que é o único neste mundo com 200 milhões de pessoas e serviços de quinta categoria. 

        Abertura para as multi, mas pela porta da frente, e não pela porta dos fundos, o caso da revista do apartheid.

        Um abração

         

  7. Será que Dilma aprendeu?

    O governo não pode pautar sua publicidade por veículo “amigo” ou “inimigo”. Ponto 1. Mas se o veículo é dirigido por bandidos e não tem respeito nem seriedade, ele deve ser posto de lado, pois isso acarreta o apoio de um governo, qualquer governo, a bandidos. Portanto, toda publicidade do governo federal na Revista do Esgoto será castigada. Com mentiras, ofensas, calúnias, etc. Paulo Bernardo é o quinta coluna do PT que sustentou a Revista do Esgoto e seus associados sórdidos durante os últimos 4 anos. Dilma viu e deixou passar. E agora, passa sufoco para se reeleger.

    Em 2014, o dólar está 70% mais barato do que em outubro de 2002. O índice BOVESPA hoje é CINCO vezes maior do que em 2002. Em outubro de 2002 o salário mínimo se rastejava em míseros 40 dólares mensais, hoje é cerca de 300 dólares. 2002 fechou com inflação de 12,53% para uma meta de 3,5%. Nem estourou o teto, explodiu, o teto foi liquefeito, feito terremoto em San Francisco, USA. Nossas reservas em 2002 nos reservavam um futuro negro em 2003. O FMI de tempos em tempos vinha e chutava a porta do BACEN. Porteiros no grau de Chefes de Departamento se apressavam a abrir as portas para as auditorias do FMI, feitas por gente do oitavo escalão que chegavam ao Brasil na categoria de superstars. O Brasil quebrou 3 vezes entre 1995 e 2002. Mas sempre haverá masoquistas da classe média, gente que vive de comissões e comichões dispostos a apostar no Aécio. Ou no retorno dos que nunca foram, o Partido do Fracasso, vulgo PSDB. Mas apesar desses números auspiciosos, o bom virou mau e o Mal, virou o bom, graças à maquiagem das famglias donas das TV’s, rádios, revistas e jornais. A gente carrega a Dilma nas costas, caso contrário, nos ferraremos todos, de volta a um passado de fracassos de roubos e enganações.

    Dilma, votarei na senhora. Caso ganhe, como é nosso desejo e uma possiblidade de uns 80%, vou cobrar. Ponha no Ministério das Comunicações alguém com vergonha na cara, sangue nas veias e coração à prova de balas. Falei e disse.

  8. Não sei o que é pior…

    … se é eles saberem de tudo ou não saberem de nada.

    Rouba-se tanto, por tanto tempo e para tantos políticos graúdos… e os presidentes não sabem de nada?

    Que coisa.

  9. concordo com o xará.
    o

    concordo com o xará.

    o governo deve pelo menos retirar a propaganda estatal da veja.

    pior do que ela faz, é inconcebível,

    humanamente inconcebível.

  10. Sobre o mais importante…
    Prezados,

    Observei os comentários pro e anti PT.

    Não pertenço a nenhuma destas “torcidas organizadas” e como cidadão com meus impostos pago pela propaganda veiculada pelo governo.

    Não creio que o governo deva interferir de qualquer modo em contratos de propaganda, uma vez que não se trata de propaganda do partido, grupo ou agremiação, não cabendo gestão personalística ou ideológica sobre estes recursos.

    Mais que isso, acho que a propaganda deveria ter cunho unicamente informativo e de interesse público.

    Por fim, me preocupa esta postura de ambos os lados de unicamente defender seus interesses em detrimento da verdade e das instituições da república.

    A postura do “sou menos sujo” não colabora para um país melhor.

    1. Quais?

      Quais empresas estatais fazem propaganda na VEJA, agora é pra pensar, se mesmo recebendo dinheiro do estado, ela não deixa de publicar nada. Imagina sem receber?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador