Atraso nas obras da linha 4 do metrô deve trazer duplo prejuízo à gestão Alckmin

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
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Jornal GGN – A quebra do contrato das obras da linha 4-amarela do metrô de São Paulo, anunciada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB), além de atrasar por mais, pelo menos, um ano a entrega, deve duplicar o prejuízo financeiro, de acordo com informações da Folha de S. Paulo.
 
Depois que o contrato da obra das novas estações foi rescindido, justificando-se pelo fato de que o consórcio Isolux Corsán-Corviam não respeitou prazos, normas de qualidade e segurança e deixaram de pagar subcontratadas e fornecedores, uma nova licitação será aberta. Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, a expectativa é que entre final de agosto e início de setembro, a licitação seja publicada, para retomar as obras no início de 2016. 
 
O prazo, no entanto, é ousado, uma vez que a licitação para obras desse porte geram uma demanda maior de tempo. A última previsão para a conclusão da linha era para 2018. Com a mudança, pelo menos mais um ano deve ser necessário para a entrega das obras.
 
Outro ponto ainda não esclarecido é o valor do certame de concorrência, que não foi calculado. O secretário estima quantia “elevada”. Dos R$ 559 milhões previstos, o consórcio anterior Isolux recebeu R$ 201 milhões. Para a nova liciação, o orçamento deverá ser recalculado. 
 
Por outro lado, o governo espera multar a construtora e pedir na Justiça a reparação de danos. 
 
Outro prejuízo para a gestão Alckmin é o processo movido pela ViaQuatro, concessionária responsável por 30 anos da operação da linha. A empresa diz ter sido prejudicada pela demanda perdida, uma vez que a linha deveria estar pronta desde 2010, transportando 1 milhão de pessoas por dia. A cada atraso no cronograma, a concessionária pede um valor maior de ressarcimento. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

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  1. Depois de receber o combinado
    Depois de receber o combinado e financiar sua campanha, nada melhor do que fazer tudo de novo com a mesma obra.

    E campanha presidencial é cara…

    Alckmin, lembre-se, Cunha é o cara porque entrega o que promete e cumpre o combinado.
    Se vc não entrega o que promete e não cumpre com o combinado, quem acreditará em vc? O povo?

  2. Prejuízo à gestão Alckmin?

    Isso não existe!

    O prejuízo fica com o povo.

    Alckmin não anda de metrô e prejuízo financeiro não existe pra ele.

    Vai dar prejuízo pros cofres estaduais, a população vai continuar ferrada sem metrô.

    Mas Alckmin será eleito e reeleito para qualquer cargo que disputar em São Paulo, quantas vezes quiser.

  3. Alckmin devia chamar os mexicanos

    “Notório ‘El Chapo’ escapou por túnel de mais de 1 km cavado sob chuveiro de prisão de segurança máxima.”

    Alckmin devia encontrar o “engenheiro escavador” do túnel do “El Chapo”, o cara é melhor que todos os engenheiros das construtoras do metrô de SP.

    Em 20 anos foram construidos 37,2 Km de metrô, ou seja 1,86 KM/ano, enquanto o  “engenheiro escavador” do túnel do “El Chapo” fez 1 Km em 4-5 meses, cavando escondido, imaginem as claras…rsrsrs

    20 anos

    1. Eu fiz um pequeno cálculo!

      O engenheiro do “El Chapo” com trezentos homens fazia o mesmo serviço do que a turma do metrô. Façam os cálculos que verão que a piada não é uma piada, é uma tragédia.

       

  4. METRO

    OS TUCANOS USARAM DESDE O TAL DO COVAS (GRAÇAS A DEUS MORTO) AS FAMOSAS OBRAS DO METRO PARA ENCANTAR O ELEITOR DE SÃO PAULO COM A EFICIÊNCIA TUCANA. NADA FIZERAM EM 20 ANOS E CONSEGUIRAM ENGANAR O EELITOR PAULISTA. DEPOIS ACHAM QUE IGNORANTE É O MINEIRO, NORDESTINO, ETC. QUE VOTARAM EM DILMA, QUE EM 4 ANOS CONSTRUIU IMENSAS RODOVIAS, PORTOS, AEROPORTOS, TRENS, ETC. COITADO DOS PAULISTAS.

  5. E as ruínas do monotrilho em

    E as ruínas do monotrilho em construção, o que liga o Aeroporto de Congonhas ao Morumby? Olha que por falta de acabamento as estruturas abandonadas já começam a enferrujar, e a ferrugem, a escorrer pelas pilastras abandonadas… Quem passa pela Av. Santo Amaro no cruzamento com Av. Roque Petrônio Jr. ou Vert. José Diniz com Vicente Rao fica até com medo. E não era prá sair antes da Copa? Era, sim. Quanto dinheiro foi posto ali? Para onde foi esse dinheiro?

  6. metro

    E onde fica as propagandas do PSDB sobre a magia do metro sendo coinstruído naquelas propagandas maravilhosas que deram votos ao Geraldo Alckimim? 

    Enganou durante 20 anos o povo besta de São Paulo que acha que nordestino e mineiro votam errado.

  7. não é por nada não.

    Mas uma olhada nas capitais afora – no mínimo- veremos que êle não é o único governador que fica mal na fita.

  8. Imagina se o governador fosse

    Imagina se o governador fosse do PT o escarcel que a mídia tucana não faria. Se esta mídia fiscalizasse os governos do PSDB como fiscaliza os do PT, daria uma melhor contribuição ao partido que apoia, pois assim os tucanos fariam melhores governos.

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