Avaliação da Alfabetização deste ano adota novas regras

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A pesquisa que avalia os níveis de alfabetização e letramento no Brasil já tem as novas regras estabelecidas para este ano. A ANA, como é chamada a Avaliação Nacional da Alfabetização, será entre os dias 17 e 28 de novembro.

Todas as escolas públicas urbanas e rurais com, no mínimo, dez estudantes matriculados no 3º anos do ensino fundamental regular – organizado em 9 anos – deverão participar. A pesquisa é censitária, ou seja, todos os alunos são avaliados.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável por realizar a prova. Segundo a publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22), para estudantes com baixa visão serão disponibilizadas provas ampliadas (em fonte 18) e superampliadas (em tamanho 24).

Aos portadores de deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais, será assegurado tempo adicional de realização. Cada escola também poderá utilizar os recursos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para garantir melhores condições de atendimento, acessibilidade e participação desses estudantes.

A ANA é um projeto de melhoria da alfabetização na rede pública do país. É o principal termômetro do sistema escolar na faixa de letramento, medindo os conhecimentos em leitura, escrita e matemática.

Também torna públicos indicadores de condições do ensino, entre eles infraestrutura, formação de professores, gestão da unidade escolar, organização do trabalho pedagógico. Isso é possível com a aplicação de questionários também aos professores e gestores das instituições de ensino que atendem o Ciclo de Alfabetização.

Os resultados preliminares da Avaliação Nacional da Alfabetização estarão disponíveis para os diretores escolares em maio de 2015. Até agosto de 2015 os resultados finais serão divulgados.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador