Barbosa a Dilma: ‘Ministério Público não é órgão de assessoria’

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa fez uso das redes sociais na tarde desta segunda-feira (22), para criticar uma manifestação da presidente da República Dilma Rousseff (PT). Mais cedo, a petista revelou à imprensa que tem a intenção de consultar o Ministério Público sobre a ficha de alguns nomes que ela cogita para o primeiro escalão do governo.

Barbosa chamou a ideia de Dilma de “degradação institucional”, e aproveitou para cutucar os cotados à vaga que ele deixou no STF, como o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. “Onde estão os áulicos tidos como candidatos a uma vaga no STF, para esclarecer: Ministério Público não é órgao de assessoria”, disparou o ex-presidente da Corte.  “Há sinais claros de que a chefe do Estado brasileiro não dispõe de pessoas minimamente lúcidas para aconselhá-la em situações de crise”, completou.

Dilma pretende saber com antecedêcia se os ministeriáveis têm alguma relação com casos de corrupção. A ideia é blindar o governo, que já vem sendo bastante exposto no fogo cruzado da Operação Lava Jato, que investiga esquemas de desvio de dinheiro, fraude em licitações, pagamento de propina e formação de cartel nos contratos firmados pela Petrobras.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

176 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    A questão não é

     

    A questão não é “assessorar”, o Torquemada sabe muito disso!

    A questão é colocar o c.. na reta!  A questão é deixar de ser “queridinho” pela imprensa canalha.

    Eu conheço esses covades!

    Covardes como JB!

     

  2. Pois é. Se Lula tivesse

    Pois é. Se Lula tivesse sabido um pouco mais da postura de JB,-por exemplo: como ele é pequeno e inexpressivo- nós não teríamos passado tantos dissabores. Que Dilma preste atenção aos ficha-sujas do seu ministério, e mais ainda quando tentar indicar alguém para o STF, pra não cair na asneira de ver outro bobão chafurdando no lixo do PIG.

  3. Pois é. Se Lula tivesse

    Pois é. Se Lula tivesse sabido um pouco mais da postura de JB,-por exemplo: como ele é pequeno e inexpressivo- nós não teríamos passado tantos dissabores. Que Dilma preste atenção aos ficha-sujas do seu ministério, e mais ainda quando tentar indicar alguém para o STF, pra não cair na asneira de ver outro bobão chafurdando no lixo do PIG.

  4. Para que serve a ABIN?

    Se a ABIN não serve para proteger o Brasil de ataques cibernéticos e vazamentos de informações, pelo menos poderia servir para elaborar relatórios de conduta de ministeriáveis para a Presidência da República.

    Se nem para fazer dossiê a ABIN serve, então deveria ser extinta.

    1. No momento, para nada

       A ABIN é uma ficção, não existe, aliás existem 3 “ABINs”, uma dos militares que respondem ao GSI/PR e ao MinDefesa e EMCFFAA; outra dos policiais federais que deveriam, em tese, responder ao GSI/PR e ao MinJustiça, mas se reportam extra-oficio ao Chefe da Policia Federal, a PGR, aos MPs – ou a quem melhor lhe aprouver; outra dos funcionários concursados ABIN, que fornecem informações a ambos os “lados” de acordo com sua progressão na carreira.

      1. Realmente, a Presidência da

        Realmente, a Presidência da República (a Instituição Presidência da República, e não o governo que ocupa a presidência da república) deveria ter um órgão de informações que simplesmente INFORMASSE a Instituição PRESiDÊNCIA DA REPÚBLICA.

        Qualquer país democrático tem isto, um órgão que desse informações sobre corruptos e corruptores e quem estivesse tramando contra a INSTITUIÇÃO, o PT por ter sofrido com a repressão liga a presença de um órgão destes como um agente de repressão e não como proteção a instituição. Isto é um erro.

  5. Dilma não pode nomear pessoas

    Dilma não pode nomear pessoas que constem na lista.

    Porque, mesmo sem provas, a mídia vai explorar ao máximo esse assunto, e nomes que estejam na lista serão julgados e condenados pela mídia.

    E o governo não tem mídia, só a oposição tem.

    Portanto a presidenta não tem outra alternativa.

    Joaquim Barbosa parece saudoso dos seus tempos no ” Mensalão do PT “.

     

     

     

  6. Das profundezas da imbecilidade surge este ser desprezível

    Quem conferiu autoridade a este reles infeliz, larápio e farsante para dizer se a presidenta deve ou não deve fazer isto ou aquilo?

     

    Dilma houve quem ela quiser para nomear o seu ministério!

     

    Já está ouvindo Lula, já está ouvindo o PT e os partidos da base aliada, já está ouvindo o MST, a UNE e uma miríade de outras entidades. 

     

    Dilma não deve satisfações a este infeliz apalermado, que correu feito um rato de esgoto do pleito de 2014. 

     

    Dilma apenas se acautela ao conversar com o Ministério Público, afinal de contas de nada adianta nomear um ministério hoje se amanhã este órgão denunciar futuros ministeriáveis. 

     

    A propósito, este salafrário já devolveu o apartamento funcional que serviu de endereço para a empresa off-shore que ele criou, com o propósito de sonegar impostos no Brasil ao comprar um imóvel milionário em Miami, a preço de bananas maduras?

    1. Ele não disse o que ela deve

      Ele não disse o que ela deve ou não fazer. Apenas criticou o que ela disse que vai fazer.

      Ao que me consta, direito de todo cidadão.

      Se a opinião dele é notícia, repercute,  e a sua não, aí já é outro problema.

      Mas vai remando aí.

        1. Óbvio

          Então porque você está contestando sua autoridade para externar sua opinião criticando a presidente.

          A cidadania lhe confere autoridade para isso.

          Agora, se a opinião dele tem repercussão e a sua não, como eu disse anteriormente, são outros quinhentos.

           

      1. “Se a opinião dele é notícia,

        “Se a opinião dele é notícia, repercute,  e a sua não, aí já é outro problema”:

        O problema NAO eh “repercussao mediatica”.  Eh etica.  Ele nao tem nenhuma:  tem algo a dizer a respeito disso?

  7. Bom não entendo muito de qual

    Bom não entendo muito de qual deve ser a postura do executivo,talvez Dilma quiz passar a mensagem que seria altamente criteriosa na suas escolhas,e acabou cometendo uma gafe.Mais para mim o Barbosa vai ser o novo Lobão ridiculo! um ex presidente do Supremo federal ficar de disse me disse no Twiter.

    Eu mesma me coloco no meu lugar,não fico me expondo atoa em redes sociais,devido ao fato de eu ter uma carteira de clientes,cada um com seus interesses e preferencias.

    Esse deveria dar o exemplo,e não levantar picuinhas num dos momentos mais importantes para nação.

  8. JB tá certíssimo e sabe o que

    JB tá certíssimo e sabe o que tá dizendo.

    Se a época de sua nomeação o Lula soubesse que ele tinha surrado a esposa,certamente não o nomearia, pois tal comportamento mostra bem o espírito desses seres.

    Se o governo não quizer esbarrar com novos JBs pela frente, seja no judiário ou em ministérios, tem que puxar a capivara toda e não apenas fazer uma consulta ao MP.

    Mas iiso o JB não quer, se não pessoas com o seu caráter jamais chegarão onde ele cgegou.

  9. Pois é

    Temos que tomar essa do Joaquim(que está certíssimo)?! Que grande bobagem. Cadê os assessores? Já disse que o Mercadante é um inútil. Ou ela teve essa “brilhante” ideia sozinha e falou assim sem mais nem menos?

  10. Falou bobagem

    O arrogante ex-ministro falou bobagem. Uma empresa pode pedir um nada consta à polícia quando contrata alguém. Por que uma presidente não pode consultar o Judiciário de seu país para saber se o eventual escolhido para algum cargo de seu governo não tem nenhum podre? Isso não é assessoria, é prestação de serviço para uma nação, senhor Barbosa. Um serviço bem mais util do que ajudar financeiramente a conferências de membros do Judiciário no exterior.  Zelo nunca é demais. Ela deve fazer isso também para não colocar gente grosseira no maior tribunal do país.

  11. Incrível como Dilma é

    Incrível como Dilma é pessimamente assessorada na área jurídica…

    Janot já respondeu que não vai passar informação nenhuma. Ou seja, Dilma levou invertidas de graça.

    Bastava dizer que iria consultar a Diretoria de Inteligência da PF, órgão que lhe é subordinado…

    Quem investiga é a PF, que sabe portanto quem é quem nessa história toda, a operação foi da PF, não do PGR…

     

    1. Janot assume poder de veto

      Charlie,

      Agora critique  PGR.

       

      JANOT ASSUME PODER DE VETO SOBRE NOVO MINISTÉRIO

      :

       

      Procurador-geral da República terá papel decisivo no veto a nomes de novos ministros; delegação foi dada pela presidente Dilma Rousseff, que anunciou em entrevista que consultará Rodrigo Janot para descobrir passado de seus escolhidos para o primeiro escalão de seu segundo governo; presença em listas de delação da Operação Lava Jato irá eliminar candidato; Dilma não quer surpresas – e Janot vai ser o algoz; oposição diz que ideia é “surrealista”; presidente afirmou que futuros ministros serão conhecidos no dia 29

      1. QUEM PODE VETAR PODE SER CONSULTADO ANTES.

        Quem pode VETAR uma nomeação, evidentemente, pode, ANTES, ser CONSULTADO sobre a nomeação. Assim, por dedução lógica, chega-se à irrefutável conclusão que o Dr. Barbosa está errado ao afirmar que a Presidente da República não pode concultar, oficialmente, o Procurador-geral da República.
         

      2. Não entendi, o que seu

        Não entendi, o que seu comentario tem a ver com o meu?

        De qq maneira, se quiser ver críiticas ao PGR e ao MPF, pode pesquisar no meu histórico. Não as faltam. As principais dizem respeito à atuação do MPF, que se valendo dos poderes e prerrogativas conferidos pela CR/88 se transformou em uma confraria corporativista que atua em tempo integral por aumento de poder, de prestígio, de status, de vantagens, de remuneração etc, ainda que tais vantagens sejam contrárias ao interesse público.

        Exemplo último: agora inventaram que os Delegados sequer podem peticionar ao Juiz. Só eles podem. Nas instâncias de baixo, a maioria dos juizes ignora e manda os procuradores irem passear. Mas no STF está colando. Resultado: Janot recebeu em ABRIL a parte do inquérito da lava-jato que trata dos políticos, e NADA FEZ até agora. A investigação está PARADA, assim como parada ficou a Operação VEGAS por tres anos (Demóstenes), assim como estão paradas inúmeras outras, aguardando a petição do procurador, que não peticiona e impede que o Delegado o faça.

        E os Delegados sequer tem suas petições lidas pelos Ministros do Supremo, que “revogaram” na canetada partes do CPP e de inúmeras leis que dizem que o Delegado pode sim representar ao juízo.

        Assim, pergunto: por qual motivo o MPF quer tanto alijar os Delegados das investigações, se elas ficam paradas na gaveta dos procuradores?

        E o pior de tudo é ver toda a mídia achando que os caras são uns “herois”……………….

        1. O seu comentário

          Charlie,

          “Janot já respondeu que não vai passar informação nenhuma. Ou seja, Dilma levou invertidas de graça.”

          Quanto às prerrogativas dos delegados, apesar de não fazer parte da minha área de conhecimento, entendo que seja um conflito que tem por objetivo o acréscimo de Poder. Como funcionava há dez ou quinze anos atrás, ou mesmo antes da CF de 88 ?

          Na minha área de atuação eu já disse aqui por mais de uma vez, o Judiciário pouco ajuda e muito atrapalha. A maioria dos procuradores se sentem como deuses, só que, além de não serem deuses, também pouco entendem sobre algo bastante específico, cujo contexto é diametralmente oposto ao absorvido por um procurador.

          Como eu também já disse, procuradores têm dado um bom prejuízo $$$ à sociedade brasileira, a partir de suas determinações, por vezes, sem pé nem cabeça. 

  12. Barbosa está certo é uma

    Barbosa está certo é uma degradação institucional, neologismo para covardia. Se a presidenta não tem coragem de fazer as indicações que lhe aprouver com medo do denuncismo da imprensa não é digna de ocupar o cargo de presidenta. Dilma tem que ser Dilma agora que não há mais perspectiva de disputar outra vez a presidência e sem essas amarras enfrentar o denuncismo vazio ou denuncismo que mais tarde seja compravado pelos fatos mostrando à população que isso deriva do sistema político, do governo de coalizão que o eleitor a obrigou a fazer ao votar na candidata do PT para presidente e não lhes dá maioria no congresso. Não obstante, há outros mecanismos que podem servir de parâmetros para que as indicações mais tarde não sejam alvo de mais uma campanha de escândalos de corrupção. Pedir aos indicados certidões negativas nas justiças estaduais e federal, bem como certidões de nada consta dos últimos 20 anos. 

    1. É isso mesmo

      e já tá enchendo o saco essa vontade absurda de querer ser toda hora republicana demais. Parece que a Presidenta e o Pt estão refem desse pessoal.

  13. O Barbosa foi duro nas suas

    O Barbosa foi duro nas suas palavras mas ele tem toda a razão,a melhor coisa que a Dilma pode fazer nesse momento é ficar calada e trabalhando quieta,agora pouco li que a Dilma pretende abrir o Capital da CAIXA Economica Federal,meu Deus ela quer dar as ações da CEF de graça e ainda perder os bilhões que o Governo Federal repassou para subsidiar o programa de habitação popular.

     

  14. CONSULTA MP

    O que eu entendi é que ela iria consultar o MP sobre a vida pregressa do candidato ao cargo (processos contra ele etc.), mas jamais sobre o mérito da escolha ou nomeação, que é exclusivamente do Presidente da República. Mesmo assim, por oportuno, pergunto a um especialista se ela, na qualidade de Presidente da República, pode ou não consultar o Ministério Público sobre um pretenso candidato a um cargo administrativo no Poder Executivo.

  15. Pois é

    Chupa que é de uva Dilminha. Você merece muito mais. Aos apaixonados de plantão. Se toquem. Deixem de inventar desculpas pos arregos da ex-guerrilha. Na campanha prometeu regulação econômica da mídia. Agora faz cara de paisagem. O nome disso? Estelionato eleitoral. A PF virou, além de uma usina de vazamentos, uma milícia do agronegócio, especialista em matar lideranças indígenas. E ela? Nem tchum. Já tô arrependido de ter votado nessa figura. É uma idéia de jerico atrás da outra.

  16. Ele já devolveu o apartamento

    Ele já devolveu o apartamento funcional?  E a empresa laranja para a compra do apto em Miami?  Esse ignóbil com certeza será o vovo mimi do pig, querem apostar?

  17. Dilma levantou a bola para a oposição chutar

     

     Tenho que concorda com JB, Dilma pisou na bola. A equipe polítca da Presidente é ridícula!

     Ela está tomando estas sozinha?

  18. Esse

    Esse Barbosão não tem noção do ridículo. Se acha um intelectual.kkkkkkkkkkkkkkkkk……………já já está disputando vaga para humorista.

  19. Opinião de barbosa

    Vale tanto quanto a minha neste caso, nada. Quanto a covardia vale muito pela sua experiência de deixar o stf pelas portas do fundo antes que tivesse que assistir sua dergadação histórica no julgamento de seus desmandos no stf.

  20. MP

    Associação de prefeitos do Norte de Minas, já conta com acompanhamento de membros do Ministério Público, em licitações promovidas pelos municípios. Caso seja detectada alguma irregularidade no processo, mesmo que por desconhecimento ou má fé, o MP já informa ao prefeito, que suspende a licitação antes que aconteça. Bom para os prefeitos, que evitam aborrecimentos futuros. 

     A Presidenta Dilma está certa. A oposição é que não deve ter gostado. JB é muito ligado a Aécio.

  21. JB não melhorou nada, só piorou…

    incrível como resiste a perder esta visão de curto alcance que só faz ferir as pessoas

    degradação foi ter uma pessoa assim no STF

  22. Saudade de holofotes. Já que

    Saudade de holofotes. Já que o PIG o descartou, vai de twiter mesmo. O importante é aparecer. E Dilma tem mais é que consultar todo mundo, porque cria compromissos. Se Janot não quer dar informação, é outra história, deve até ser direito dele. Mas depois não venha dizer que não foi consultado

  23. Depois de uma declaração tão desastrada como essa…

    …por parte da Dilma, só posso pensar que o AA Motta Araujo e / ou o Nassif tinham uma inside information para publicar aquele brilhante artigo de ontem sob a fragmentação do poder do Estado.

  24. BO do espancamento

    Nassif,

    Um desclassificado como este, objeto de B.O.por ter espancado a própria mulher, juiz do STF que compra imóvel em Miami por meio de cambalacho, Du jamais vu !

    Reprovado por duas vezes no psicotécnico do Itamaraty, e mesmo assim chegou ao STF, Du jamais vu !

    Vou ficar por aqui, senão serão uns vinte ou mais Du jamais vu dedicados a esta figura minúscula e escorregadia que conseguiu empregar, ou melhor, impor o filhote à Grobo, mas que prá ele JB, que é bom, até agora não conseguiu nada por lá. 

    Hoje conseguiu se fazer notado, ótimo, presente de papai noel para o ego do recalcado incompetente, figura realmente insuportável. 

  25. Agua + eletricidade = Choque

     Lava – jato, agua com muita pressão, ao lavar contratos de empreiteiras com a PBR, pode respingar nas mesmas empreiteiras e em outra estatal, a EletroBrás, portanto espero que o pessoal do MME, já esteja se preparando, tanto na analise dos contratos como em operações de bastidor.

      Natal e revellion, este ano não tem – nem descongelei o perú, já estou em janeiro.

  26. era este que puxava o saco do Lula

    para ser nomeado ao STF?

    o Barbosa, este, já devolveu o apartamento funcional de Brasília?

    salvem-se do cidadão de Miami!

    romério

  27. ENVELHECER COM DIGNIDADE

    Triste figura quando o cidadão não se prepara para o término das reverências, do carro publico com motorista, das mordomias, da bajulação.

    E esse cidadão não se conforma com o ostracismo, nao sabe envelhecer com dignidade.

    Pegou o mal do FHC.

    E era só olhar o crepúsculo do JOsé Ribamar Sarney.

  28. ENVELHECER COM DIGNIDADE

    Triste figura quando o cidadão não se prepara para o término das reverências, do carro publico com motorista, das mordomias, da bajulação.

    E esse cidadão não se conforma com o ostracismo, nao sabe envelhecer com dignidade.

    Pegou o mal do FHC.

    E era só olhar o crepúsculo do JOsé Ribamar Sarney.

  29. Essa Dilma é uma lástima
    Pois

    Essa Dilma é uma lástima

    Pois se o PGN acabou de aconselhar ela a demitir a Presidente da Petrobras e ela fez pouco caso do conselho dele, porque diabos agora vai querer pedir conselhos a ele antes da indicação ?

    Vai adiantar ? Claro que não. 

    Essa pessoa é uma mula. Apenas vai querer que alguém, sem qualquer obrigação para tal, avalise suas indicações.

    Espera sentada querida.

    Você ganha prá isso, faz seu trabalhinho aí. 

    1. Tu és da mesmíssima laia do

      Tu és da mesmíssima laia do ex-ministro e ora advogado Joaquim Barbosa. Sabem perfeitamente, mesmo porque não são idiotas, merce quererem assim passar, que a presidente com a sua declaração – politicamente simplória, portanto infeliz, reconheço – não iria pedir aconselhamento ao Parquet em nada, apenas se informar se determinado min istro a ser nomeado estaria na relação dos agentes políticos delatados pelos meliantes arrependidos. 

      Respeite mais a presidente da República, rapaz. 

        1. Significado(s)

          Significado de Consulta

          s.f. Pedido de opinião especializada; ação de solicitar uma opinião de um especialista sobre um assunto: consulta legal.
          Atendimento; ação de atender, diagnosticar ou receitar determinado medicamento ou tratamento: consulta médica.
          Ação de procurar informações sobre alguma coisa: consulta ao CPF.
          Parecer; ponto de vista especializado: consulta jurídica.
          Ação ou efeito de consultar.
          (Etm. Forma Regre. de consultar)

      1. e ela deixou bem claro…

        parecer com base em provas

        apesar de meio estranha e mal colocada, pela situação que se apresenta, considerei uma boa; uma ótima oportunidade para se fazer reconhecer ao MP a importância de se ter provas concretas e não apenas o que é noticiado ou vazado em partes, os tais “é impossível que fulano, beltrano e sicrano não soubessem”

    2. PGR sem muito trabalho

      Alex,

      O PGR não tá lá prá ficar dando palpite naquilo que não é de sua atribuição, só precisa abrir a boca caso venha a ser solicitado.

      Neste assunto não terá muito trabalho, vem o nome e ele diz o que é preciso, por exemplo : Alex- e ele diz apenas SIM ou NÃO, simples assim. 

       

       

  30. Joaquim Barbosa, como mais

    Joaquim Barbosa, como mais uma prova de que não passa de um mau caráter, distorceu de forma leviana uma declaração politicamente infeliz, sim, mas NÃO consonante com a interpretação desse ora advogado ressentido.

    Quando a mandatária do país falou que iria “consultar o Ministério Público antes de nomear ministros” não quis fazer do parquet órgão de assessoria coisa nenhuma, e sim tomar conhecimento se algum dos eventuais indicados constavam na lista dos políticos denunciados pelo meliantes que aderiram à delação premiada. Tanto esse era o sentido que a presidente ainda realçou que não lhe interessaria saber os porquês ou mais detalhes acerca do envolvimento desses políticos, mas apenas e somente apenas se constavam da lista. Isso para depois não ter que voltar atrás na nomeação.

    Só a mente suja de Joaquim Barbosa viu nisso um desdouro ao Ministério Público que, diga-se de passagem, não tem como atribuição a “contenção do Poder Político”, mas, como reza a Constituição:

     

    Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis

    Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    I – promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

    II – zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia;

    III – promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;

    IV – promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituição;

    V – defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas;

    VI – expedir notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva;

    VII – exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior;

    VIII – requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais;

     

    IX – exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas

     

     

    1. Meu querido

      Se isso aqui não é contenção de poder, é o que então ?

      II – zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia;

      O Ministério Público é sim, o defensor dos interesses públicos, do povo, dos direitos do cidadão constitucionalmente garantidos, perante os poderes constituidos. Portanto, cabe ao MP conter os poderes constituídos para que não avancem além do que a Constituição lhes assegura.

       

      1. Pois então. É isso aí mesmo.

        Pois então. É isso aí mesmo. Assessorar na indicação de ministros idôneos é defender os interesses do povo… O que não é, é esperar o governo fechar o ministério e depois pinçar um indicado para denunciar. Mandou bem a Dilma, cercou o frango, direitinho. Tá mais do que na hora de o MP começar a trabalhar para o país e não para os meios de comunicação. Já que não tem nada pra fazer, pelo menos que ajudem ao invés de atrapalhar. A-DO-REI!

  31. “Este é o meu candidato a presidente”…

    … disse o militante do PiG ao ler estes ataques contundentes a Presidenta Dilma e o PT.

    Como aécio neve passou vergonha convocando passeata de 800 pessoas… já começam a aparecer outros aventureiros para perder do Lula em 2018.

    Até o bolsonaro eles cogitam.

  32. Direito

    Barbosa, como todo cidadão (inclusive os aposentados como ele), tem direito a ter uma opinião. 

    Barbosa é um cidadão comum. Nada mais. A opinião dele vale 1 sobre 200 milhões.

    A presidenta é a representante dos 200 milhões e pode pedir opinião de quem ela quiser.

    A opinião de botequim do Barbosa só a ele interessa.

     

  33. Mente vazia, oficina do diabo.

    Trate-se de alguém cuja aposentadoria precoce a pedido deixou com saúde, dinheiro e tempo livre. Mas também sem o que fazer e sem apetência para buscar o que fazer.

    Desocupado, dá-se ao desfrute de cometer gracejos.

    Who cares?

  34. Que situação ridícula a que a presidenta se expôs

    Está confessando que:

    – não tem nenhum controle sobre a PF

    – não tem nenhum órgão de inteligência em seu governo (e não tem inteligência nos que a cercam)

    – o ministro da justiça é apenas um adorno em seu governo

    Ontem fiquei em dúvida se a presidenta é alienada ou está sob comando de alguma força maior.

    Hoje a dúvida é bem menor. Só não sei se é alienada por si mesmo ou por causa de quem está em volta dela.

     

    Obs.: Qual é mesmo o nome do poderoso que está mais perto dela? Mercadante?

    1. Veja bem

      Não deveria, mas vou desenhar pra você…

      Vamos supor que Dilma queira nomear um político ou quadro do seu partido ou da base aliada, no qual ela confia ou tenha certeza da sua idoneidade, e também tenha ciência do seu não envolvimento na Lava-jato (repassado pelos órgãos de inteligência, pausa para rir), mas que por má fé tenha sido incluido por Youssef, Costa ou outro corrupto em sua delação?

      Qual a certeza que lhe permite a indicação, assim no escuro, senão à consulta ao Órgão que comanda a investigação, o MPF? Além do que, um politico citado, não necessariamente no final, pode ser definido como culpável. Mas até lá, já foi bombardeado e condenado…

      A outra solução seria não nomear ninguém, mas isso é o sonho da oposição: a ingovernabilidade ou paralização do governo.

      1. Solução

        A outra solução seria ela montar seu time baseado em conhecimento, capacidade, certo? Você não gostaria de ter as melhores pessoas trabalhando a seu lado? Cada um na função que sabe desempenhar melhor? Você contrataria uma pessoa mesmo tendo um pouco de dúvida sobre sua competência e idoneidade? Dilma, a gerentona, pelo visto sim. Teve toda a oportunidade do mundo pra fazer um limpa nessa sujeira toda, e não fez, nem vai fazer, mais 4 anos de loteamento discarado, ministérios improdutivos, inoperância, etc…

        1. Ok, “isperto”.
          Entra na

          Ok, “isperto”.

          Entra na política, num partido, rala, se elege, e depois vai governar nete modelito presidencialista/parlamentarista neste congresso fisiológico.

          Enquanto isso, vai pro blog do reinaldo, ou de um pitbull desses perdedores, que vc vai estar bem acompanhado…

          1. Olha o nível da resposta do

            Olha o nível da resposta do sujeito, impressionante a dificuldade desse pessoal em no mínimo respeitar o contraditório… 

             

          2. Olha o nível da resposta do

            Olha o nível da resposta do sujeito, impressionante a dificuldade desse pessoal em no mínimo respeitar o contraditório… 

             

  35. O Bobinho e o Poste (a que não entende de Política, só de Voto)

    O ex STF quer que o Poste “Desenhe”?

    Vamos lá:

    – Janot apresentará a Denúncia em Fevereiro/15.

    – Dilma precisa fechar o Ministério até 29/12/14…

    Por um momento, imagine que o Henrique Alves seja escolhido pela Dilma.

    E, imagine, que esteja na Lista do Janot.

    Dilma vai dizer que “Tentou”.

    CQD

    1. Uai mas…

      E porque ela escolheria para um cargo de ministro da república alguém que está para ser indiciado pelo Ministério Público, como o HEA? O correto não seria indicar alguém que tenha capacidade e os pré-requisitos necessários para desempenhar tal função da forma mais eficiente possível? Não seria esse o papel de um bom gestor, garantir que sua equipe seja formada por pessoas competentes e habilitadas para cada função? Dizer que quer consultar o Ministério Público é assumir discaradamente que não conhece de fato quem está nomeando, e está entregando a gestão de ministérios importantes à pessoas totalmente despreparadas. Uns chamam isso de um mal necessário do presidencialismo de coalização, eu chamo de incompetência, no mais puro sentido da palavra.

  36. Dilma é uma Magda mesmo!

    Deve doer demais aos que se simpatizam com Dilma, mas é difícil se contrapor à lógica das alfinetadas de JB. Dilma anda errática, perdidaça nessa transição. Acho que nem conversa com o Michel Temer e nem lembra o nome dos seus Ministros. Tá mais mal assessorada que Jango em 63/64. Vai acabar o 2º mandato como Dona Maria I. 

  37. Autocrítica

    Autocrítica com certo atraso do ex-juiz  que foi pinçado do ministério público, e parece que agora admite que se comportou como tal, em vez de ser juiz, e procurar a isenção, assumiu o que sabia fazer: acusar, não julgar, incriminar com tese nova , sujeitá-la a interpretações próprias, procurar holofotes. Interpretei assim, o que é positivo. O resto não entendi bem. Aliás, a Dilma vai nomear quem não conhece nem um pouco ? VAi nomear desconhecidos ? Nomear quem não possui sua confiança ? Estranhíssimo. 

  38. Pode esperar.

    Se depender do Sr. Janot essas denúncias só depois do Carnaval. Dilma quer evitar o desgaste de nomear um político que seja indiciado pelo PGR. Talvez o poder de vidência de Dilma não esteja em dia.

    O PIG está louco pra isso. Pegar Dilma nomeando alguém indiciado e dizer que ela mesmo ssabendo sem baber nomeou um indiciado.

    Creio que a saída é acabar com o tal sigilo, para processos em que as delações premiadas já foram homologadas. Não tem cabimento isso.

    Mas a mais quente dessas delações é a do “delivery da propina” do doleiro dono de posto/lavanderia Sr. Habib Chater. Esse sim, era o contato dos políticos com o pote de ouro.

  39. Um jênio!

    Barbosa é um jênio! Como ninguém teve essa sacada?

    “…. Ministério Público não é órgao de assessoria” …

    Uê, mas pode ser de consulta, ainda mais quando se queimam quadros com a maior leviandade sob o pretexto do sigilo e do vazamento seletivo e não oficial, mas oficioso.

    Ainda vai longe este minino… (se não for reprovado no psicológico, claro)

  40. Eu acho que a Dilma está

    Eu acho que a Dilma está dando uma bela cartada.Veja bem, concerteza estão precionando ela a aceitar nomes que garantiram a manutenção das farras da base aliada. O que ela fez! descolou um critério que ela sabe que muitos vão ser eliminados e já anunciou publicamente,não tem boi se tiver na tal listinha….já era.Na boa galera a Dilma não falou para os cultos nem 10% da população sabe as atribuições de cada esfera de poder,taí a galera dos 0,20 centavos que não deixa mentir.Ela falou para criar um impacto na população,um vai ser diferente.Dilma é do tipo de Pessoa que calcula tudo o que fala,ela manda recados….E está certissima,depois da Noticia que saiu que Garotinho ia ser o novo presidente do BB …..a quem interessa essas especulações.

  41. Pedido de informações não é assessoria

    A consulta é motivada pela recusa da PGR em informar o Ministério da Justiça, a pedido da Presidenta, sobre a delação premiada de Paulo Costa e relativa aos nomes de dezenas de políticos envolvidos. Ora, se para obter uma simples carteira da OAB o Joaquim Barbosa teve que se submeter a todos os requisitos exigidos, dentre os quais, o de idoneidade moral, que aliás, fora brilhantemente contestado pelo presidente da OAB, Secção -Brasília, de quanto mais cautela deve-se cercar a Presidenta para nomear um ministro de Estado nesse momento de crise… 

    1. Perfeito !Dilma até hoje paga

      Perfeito !Dilma até hoje paga caro ,pelo as nomeações derrubadas pela midia no 1 mandato.

      Ela não quer cometer o mesmo erro.Alguem duvida que a imprensa,não vai iniciar um abate encima do novo Ministério?

  42. bem…

    penso de acordo com o que coloquei no outro post….

    naturalmente Dilma já está cansada de correr riscos sozinha e com todos caladinhos

    se a consulta espelhar o que já foi considerado como provado, problema nenhum

  43. Vamos por partes

    Se a presidenta disse que faria essa consulta ao MP, realmente, dentro do formalismo que rege as instituições, deu bola fora, porque consultaria quem não tem a função de dar essa resposta.  Que peça certidões do Judiciário, da Receita Federal, dos cartórios de protestos, vá lá, mas realmente o MP não tem essa finalidade.

    Se a ideia partiu de sua cabeça sem comentar com ninguém, agiu afoitamente e se sujeita a ouvir esse tipo de manifestação, como as do Joaquim Barbosa. Se comentou com o Ministro da Justiça (o que deveria ter feito já que o assunto é jurídico) e não foi alertada da mancada, prova que é mal assessorada nesse ministério, mas isso já sabemos à exaustão.

    O Joaquim Barbosa agora é advogado e, como tal, está livre para emitir opiniões, bravatas, ironias, etc.  É um cidadão como outro qualquer, não tem mais a obrigação do recato que a toga impõe.  Pode ser que sonhe com a pasta do Ministério da Justiça (mais um da quota da oposição?).

    Da forma como se comportou quando ministro do STF, sabemos que de degradação institucional ele entende.

    1. Roberto, isso foi dito por

      Roberto, isso foi dito por Dilma em resposta a uma pergunta de um repórter durante o café da manhã onde conversou com jornalistas, foi uma saída que ela encontrou para não cair na armadilha do repórter que queria saber se ela indicaria um nome ventilado pela imprensa com partícipe da suposta lista de políticos envolvidos no caso Petrobras.

      JB que estava no ostracismo simplemente aproveitou a deixa para sair do ostracismo e aparecer, é claro que a equipe de governo, a advocacia geral da união e seus consultures jurídicos indicarão a ela o caminho a ser seguido, afinal ela não é obrigada a conhecer os meandros jurídicos para responder uma pergunta em uma coletiva, sem se deixar cair em pegadinhas.

  44. Bem vindo JB

     

    E isso ai nos brasileiros precisamos de pensadores independentes que falam a verdade sem demagogia, e não esse blogueiros pagos pelo PT para fazer media.

    Fala JB, fala que o povo te escutara sempre.

  45. Ele está absolutamente correto!

    A intenção de Dilma é a melhor possivel, mas, como JB corretamente disse essa não é a função do MP!

    Joaquim Barbosa está correto, para azar do Brasil e da Presidenta!

  46. Demorou para JB pedir emprego

    Taí. J BARBOSA acaba de pedir emprego à Presidenta.

    Como deu certo com Lula, que o nomeou, quem sabe cola?

    JB deve estar sentindo o drama de ficar “advogado”. 

    E ele que queria mobiliar seu apê em Miami, esta encontrando alguma dificuldade, e descobriu: está duro.

    Daí, se oferece para ser acessor jurídico, já que os que ela tem ( e nisso ele tem toda razão), são uma merda.

    Mas daí ele ter coragem de pedir emprego, já é demais. 

    Mas quem sabe, a Dilma entra nessa? Afinal, melhor que o Ze Cardoso, até o Joaquinzao.

  47. O tiro certeiro

    “Atirou no que viu e acertou no não viu”. Pois é, esse ditado, vez em quando, acerta em cheio alvos inesperados. No caso específico, mostra que também serve de isca e induz a que incomodados afoitos vistam carapuças, que, a princípio, não seriam suas. Eles, normalmente já são useiros e vezeiros no recebimento de criticas, pelo uso inadequado e constrangedor de seus cargos. Então, parece-me que a criação de barreiras mais seguras e eficientes para avaliação de futuros candidatos a cargos estratégicos, faz que alguns se desestabilizem e se mostrem contra a filtragem, que, pelo que entendi, poderá valorizar a escolha em maior peso pelas virtudes destacadas, que pela forma atual de indicação, que nada informa sobre virtude e moral. Proteção e prevenção são itens fundamentais na escolha dos candidatos aos variados cargos estratégicos. Quanto a manifestação contrária de Joaquim Barbosa, ainda que com todo direito, julgo que foi feita de modo deselegante e até inoportuno. Vale repetir, que ele é um constante reincidente em deselegância e, para isso, não custa nada relembrar o que disse um de seus antigos pares sobre sua conduta e comportamento: o cargo de ministro é “para algodão entre cristais”, e não “para metal entre cristais”. 

  48. Fatos…

    Janot resolveu fazer a denúncia do Lava a Jato só no ano que vem.

    Se Dilma espera a denúncia vão dizer que não consegue compor um ministério para tentar provocar uma crise política.

    Se ela indica um ministro que for citado na denúncia vai haver uma crise política.

    Se Janot quiser provocar uma crise política é só incluir o nome de um ministro na denúncia mesmo que depois se prove que o indiciamento foi feito sem indícios ou mesmo que o ministro não seja indiciado, basta ser citado.

    A pressão da mídia para que Janot faça isso seria brutal.

    A saída da Dilma foi esperta. Se Janot citar um ministro após ser consultado irá ter que explicar por que deixou um suspeito ser indicado como ministro.

    E o Joaquim Barbosa que vá a merda porque ele não tem representatividade alguma. É mais um Lobão da vida gritando impropérios contra o PT para tentar aparecer e sair do ostracismo de sua própria irrelevância.

    1. Nossa Ruy voces da esquerda

      Nossa Ruy voces da esquerda andam tao raivosos com o Joaquim…

      E pensar que antes dele irritar o PT ninguem podia falar mal do moço que ja era gente branca de olhos azuis que nao aceitava um afrodescendente sentado a mesa da casa grande né?

      Como as coisas mudam…rs

      Agora falar cobras e largatos do homem nao é mais racismo!

      rs

       

      1. Olha quem fala!

        Pensa que eu esqueci o que você dizia do Joaquim Barbosa quando este estava batendo boca com o Gilmar Mendes em 2009?

        Seu lema é “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço e esqueça o que eu já fiz”.

        Impressionante. Quase tão impressionante quanto o tamanho do seu recalque e a dor de cotovelo que você demonstra em cada patacoada que escreve.

        Nisso você e o Joaquim Barbosa se parecem muito.

        1. Putz, por gentileza ja que

          Putz, por gentileza ja que voce nao esqueceu poderia me relembrar?

          No aguardo…rs

           

          Obs: Eu nunca fui a favor do Barboza pois para mim a indicaçao dele foi DEMAGOGIA RACIALISTA…

    2. Risível

      É justamente pelo que você descreveu, que Joaquim Barbosa está ridicularizando a tentativa de Dilma de submeter o MPF a cumplicidade na escolha de seu Ministério.

      Crise política não é problema do Ministério Público, ora bolas. 

      Dilma tem que ter a autoridade de convocar seus escolhidos e perguntar-lhes, olho no olho, se receberam dinheiro do esquema. Tem que ter a autoridade e a perspicácia política de, consultando seus mais próximos, obter as informações de quem poderia estar sendo denunciado.

      Ou ela tem um grupo político no qual confia plenamente ou não deveria se candidatar a Presidência.

       

       

       

      1. A direita e o seu ridículo sem fim

        Na sua proposição a Dilma tem obrigação de ser médium e adivinhar quem tem e quem não tem envolvimento com a corrupção.

        Ou de hipnotizar os corruptos com o “olho no olho” de modo que eles falem a verdade para ela apesar de mentirem para todo o resto do mundo.

        Sinceramente vocês direitistas perderam o senso do ridículo.

        Ou então pegaram gosto por pagarem mico de palhaços em público.

    3. Pô ruy, entrei para comentar

      Pô ruy, entrei para comentar mas nem vou precisar; vc já disse tudo o que eu queria. O  penúltimo parágrafo #MeRepresenta!

  49. Nassif, amo o GGN, é um dos

    Nassif, amo o GGN, é um dos meus sites favoritos.

    Mas para que expor seus fãs, seus leitores, à essa criatura deprimente e radioativa?

  50. Neste caso, infelizmente, ele

    Neste caso, infelizmente, ele está corretíssimo. 

    A presidente mais um vez pisou na bola.

    Ela até poderia consultar, informalmente o PGR, mas nunca dizer isso, muito menos à imprensa. 

    1. Olá, Daniel.
      A questão é que

      Olá, Daniel.

      A questão é que o MP está “dando consultoria” pra imprensa e pra oposição. O jogo é esse – e foi assimque ele agiu no “fajutão”, por isso reanimou-se.

      Qual a palavra desse ex-ministro – que é um cargo po-lí-ti-co – pros vazamentos? Isso está de acordo com as regras jurídicas?

      Ou seja: MP está fazendo po-lí-ti-ca.

      A palavra da presidente é, portanto, po-lí-ti-ca. Não tem nada de jurídico nisso.

      Todos estão “querendo” emplacar ou derrubar ministro. Inclusive o MP.

      Eles estão sendo hipócritas fingindo-se de “técnicos”.

      Aliás, é pra isso que essa palavra serve.

  51. Porque não te calas J.B.?
    Ele

    Porque não te calas J.B.?

    Ele e seu grande amigo de copo Aécio, vivem a dizer besteiras nas redes sociais.

    Eles tem a mesma doença, cérebro corroido pelo alcool. (ah só escrevo isso por Dominio do Fato, pois isso está na mídia diariamente.)

  52. Porque não te calas J.B.?
    Ele

    Porque não te calas J.B.?

    Ele e seu grande amigo de copo Aécio, vivem a dizer besteiras nas redes sociais.

    Eles tem a mesma doença, cérebro corroido pelo alcool. (ah só escrevo isso por Dominio do Fato, pois isso está na mídia diariamente.)

  53. Deixa ver se eu entendi. Para

    Deixa ver se eu entendi. Para a presidenta, eleita pelo povo, o MP faz sigilo absoluto. Já para a mídia tudo é liberado. Esse país é mesmo um circo e nós somos os palhaços

  54. Como ela é a presidenta, ela pode e deve fazer o que achar melho

     

    Lembro que uma jornalistazinha qualquer da globo chegou a perguntar a Dilma sobre o fato dela ter nomeado pessoas “desonestas” para cargos, como se fosse da alçada de um chefe de estado saber a “ficha corrida” das pessoas, tantos usam orgão como SPC ou atestado de idoneidade, para escolher funcionários, porque ela não pode usar o MP? Sendo ela a chefe do executivo que use tudo que tiver ao seu alcance.

    Agora o mais engraçado nisso tudo vai ser se o MP aprovar a ficha do candidato e ele pisar na bola, afinal, ainda não vivemos os tempo de  “antecipar” crimes, visto que nem punir os que cometem crimes conseguimos….O MP e o Janot devem esta amando “segurar a batata quente”…e a rede globo hein???Como vai fazer pra bater nos que forem aprovados???

  55. Só uma dúvida

    Ficam sob suspeição todos os nomes ventilados para algum Ministério que porventura não sejam os indicados ?

    Por exemplo, se a Ministério da Agricultura não for para a Katia Abreu, posso suspeitar que ela foi arrolada em denúncias ?

    Idem para Jaques Wagner ?

    Idem para Cid Gomes ?

     

  56. Não adianta xingar JB, ele

    Não adianta xingar JB, ele falou o obvio. Há manifestações improprias e essa foi uma delas.

    Em 1940 quando os alemães já estvam chegando em Paris havia no Conselho de Ministros dois blocos. Um queria resistir, outro queria se render aos alemães, este ultimo composto pelo Marechal Petain,, Pierre Laval, o General Maxime Weygand,

    o Miinistro Camille Chautemps. Para mediar o conflito, Chautemps deu uma ideia genial: não vamos nos render, apenas vamos pedir aos alemães nos comunicarem as condições para uma rendição. Era a manifestação maldita.

    PEDIR AS CONDIÇÕES DE RENDIÇÃO EQUIVALE A SE RENDER.

    Pedir a aprovação do Ministerio Publico EQUIVALE A DAR AO MP O PODER DE NOMEAR.

    Pode não ser essa a ideia da Presidente mas equivale a isso.

    O Governador Mario Covas era um democrata mas quando um Secretario seu era atacado, ele estava gantido. Covas fazia questão de mante-lo para mostrar que tinha o poder de nomear e que SÓ ELE TINHA O PODER DE DEMITIL-LO,

    NINGUEM MAIS.

    ATITUDES NO PODER SÃO MAIS IMPORTANTES QUE DISCURSOS.

     

  57. Palpiteiro

    Minha opinião é a de que JB não captou a boa intenção da Presidenta em consultar o Procurador da República sobre os candidatos a ministros do STF. Acredito que Dilma está pedindo uma certidão negativa do Procurador sobre os candidatos, do ponto de vista moral, ético e jurídico. Vejo como positivo. Ao contrário do Capitão do Campo, Dilma demonstra humildade e respeito, coisa que falta ao então capetão.

    1. Porque a presidenta é Dilma Roussef.

      A presidenta não é a Dilma Roussef. Quem emprega o artigo antes do seu nome são pessoas do seu círculo de intimidade.

      JB poderia se referir craseado à presidenta Dilma. Ela não respondeu a JB, se tivesse respondido ao JB, a maioria entenderia que deu entrevista ao jornal on-line carioca, menos o pessoal que se julgar íntimo do Barbosão, que pode assim ser tratado, pois parece ser candidato a novo palhaço da corte em Brasília. Sou mais o Tiririca.

      Falando em crase, de Ferreira Gullar aos fiscais: a crase não foi feita para humilhar ninguém.

      E eu aqui do meu canto: vá fiscalizar o fiofó da véia.

  58. PS.: O que o Joaquim tem é inveja e dor de cotovelo

    Nem como ministro conseguiu se manter, afinal  o peso do erros da AP 470 o fizeram se curvar.

    É Isso ai Joaquim, ajoelhou , tem que rezar.

    Qualquer pessoa como minimo senso critico sabe que só há duas razões para ele sair e se aposentar precocemente, ou porque  já cumpriu o papel sujo, e/ou porque não suportou o peso dos erros que teve que cometer.

  59. A “produção” jurídica desse

    A “produção” jurídica desse aí é essa: dar confirmação de que o MP é órgão de consultoria da imprensa golpista e entreguista.

    O que ele chama de “contenção do poder político” é nada mais do que contenção do poder de voto; do poder do Soberano. Duvido que ele saiba disso. Nem ele nem esses “bacharéis”, arghh, que mataram aulas de Sociologia, Filosofia e História.

    Caras de pau!

  60. Notório saber juridico diziam…

    Notório saber juridico diziam…

    Autor de frases célebres como:

    – “Claro! foi para isso mesmo!”;

    – “Vá chafurdar na lata do lixo” e,

    – “Tirem esse porra daqui!”

    O francés dele está bom, hein? Deve ter conversado muito com o principe da Sorbonne…

  61. Não existe isso de a

    Não existe isso de a presidenta consultar o Ministério Público sobre se fulano ou cicrano está sendo investigado para não nomeá-lo a ministro. Investigado não significa culpado até porque um dos pilares de nosso ordenamento jurídico, figurando como clausúla pétrea é a presunção de inocência que nesses dias que correm tem sido levada de roldão pelo partidarismo alucinado e seletivo da mídia e de certos ministros do STF que deveriam zelar pela constituição e não condenar por antecipação quando o investigado tem ligações políticas com o partido da presidenta ou seja um aliado que compõe à base do governo. A escandalização decorre desse fato e ainda que não fosse e atingisse a todos indistintamente mesmos os partidos de oposição não deveríamos endossar esse linchamento midiático que julga, condena e executa a pena antes da justiça fazer seu pronunciamento definitivo. A presidenta como comandate em chefe da nação mais do que qualquer um outro deveria ter isso presente e fazer esse debate junto a população. Se um candidato a ministro goza plenamente de seus direitos de cidadão e não há nenhuma sentença judicial transitada em julgado que restrinja seus direitos políticos que razões justificariam que a presidenta fizesse uma consulta ao Ministério Público sobre se candidato A ou B esteja sofrendo algum tipo de investigação? O Ministério Público como bem ressaltou o ex ministro Joaquim Barbosa não é órgão de consulta e não tem essa função. Se a presidenta quer evitar que depois de indicado determinado ministro seja alvo do denuncismo midiático que caracteriza a atuação da mídia, há outros meios que poderiam ser usados. Pedir certidões negativas dos candidatos a ministros em suas comarcas de origens. Fazer um levantamento de suas vidas pregressas através dos serviços de inteligências da República que existem para assessorar o governo. Nunca buscar no Ministério Público esse endosso que aparenta medo e fuga da responsabilidade que é do cargo que a presidenta ocupa e portanto intransferível. O Ministério Público não foi eleito pelo voto. Não elegemos Janot para tomar decisões por nós. Se a presidenta não quer avocar para si os ônus e bônus de tomar decisões com medo da escandalização midiática da imprensa partidária nacional, não merece sentar na cadeira de presidenta. Simples assim.

    1. Há uma diferença entre

      Há uma diferença entre transferir decisao e cooperaçao. Qual o grande problema ou mal nisso tudo? Antes reclamavam que a dilma nao escutava ngm, agora q ela escuta reclamam tambem. 

      A vdd eh o q o Barbosa adoraria ter tido sua opiniao consultada em qqr ato dos presidentes, mas nao teve. Agora escandaliza algo que nao eh problema algum.

      essa historinha pra boi dormir de q todo mundo eh culpado apos o transito em julgado nao cola pra populaçao: se a dilma evitar nomear investigados que serao massacrados pela midia, a populaçao preferirá. Esse seu discurso academico eh bem bonito, mas sem eficacia pratica no mundo da politica e de uma midia que adora jogar toda a corrupçao na conta dos governos petistas

  62. Ela sabe…

    Tenho a plena convicção de que a Presidenta JÁ SABE quem são os políticos citados na tal delação premiada. Ela só está jogando, usando a PGR com o propósito de se livrar de eventuais pressões da base aliada, além de dar o troco a Janot, que de forma inadvertida e politicamente desrespeitosa, prestou uma verdadeira consultoria não solicitada, ao sugerir a troca de toda diretoria da Petrobras, embora com a ressalva de que não havia qualquer indício contra a mesma.

    1. Concordo

      A Dilma, com essa atitude, enquadrou o PGR. Ele deu palpite onde não foi chamado, agora fica com a batata quente na mão. E se a Dilma escolher alguém envolvido na Lava-Jato, a culpa será do PGR, que não informou corretamente.

  63. Deixa eu entender

    A presidenta não pode consultar o MP
    Mas esse jumento pode usar rede social pra falar asneira?
    Se tivesse alguma relevância, ele não precisava postar isso no orkut.
     

  64. A Presidenta está correta

    O Ministério Público dá consultas á mídia direitista (leia-se vazamentos de informações), e por que não daria consulta para a Presidente ?

    Se Dilma se consultasse mais vezes seria muito melhor para o país. Aliás, sugiro que ela se consulte não só com o MP mas também com os blogs de esquerda, se consulte com o Lula,  puxe a ficha criminal do candidato a Ministro pela internet (tem um aplicativo que faz isto se chama Cinesp cidadão), se consulte com a Polícia Federal e com quem mais ela achar que tem de se consultar, afinal a Presidente em exercicio é ela e não o Joaquim Barbosa; e Dilma não precisa dar satisfações a ninguém sobre quem serão os seus conselheiros, ela está no direito dela e a Constituição garante a ela este direito.

    Se o Lula tivesse puxado a ficha criminal de JB ( coisa fácil, está disponível na internet), antes de nomeá-lo Ministro do Supremo, talvez nem tivesse nomeado; por que JB teve até processo por bater na esposa; sem contar que bastaria pedir uma referência sobre ele a algum conhecido que o gênio forte do rapaz logo seria descoberto.

    Se informar, seja com quem for não é erro nenhum, e evita muitas surpresas e dores de cabeças depois.

     

  65. O imbecil não entendeu!!!

    O imbecil só não entendeu que, não estando de posse da delação premiada de Paulo Roberto Costa e Youssef, Dilma não pode saber com antecedência qual ou quais políticos, eventualmente para ser(em) nomeados, pode(m) estar nessa relação. O misantropo não soube ler a intenção da presidente. Terrível, sair do Supremo e ir para o Twitter. Coisa de desocupado.

  66. Mas o Janota não já antecipou

    Mas o Janota não já antecipou a “prestação da assessoria não requerida” ao dizer, públicamente, que toda a diretoria da Petrobrás deveria ser demitida?

    Então, a Presidenta Dilma foi “beber na fonte” sobre outrops nomes…

  67. REGULAMENTAÇÃO DA CONSULTA

    Adorei a tática da consulta!!!  Deveria ser regulamentada.

    Já que a maioria  dos indicados são parlamentares, antes da ficha limpa.

    Se o mesmo método fosse aplicado no STF, o “dotô” nem teria assumido a presidência daquela casa. Seria impedido pela agressão à sua mulher, num processo engavetado.

  68. Barbosinha também está doidinho?!

    Nassif, leitores, perguntamos, e dai, qual é o problema de se consultar o MP. Ferirá a sua independência? Temos uma visão muito claro quanto às carreiras de Estado. Por questões da fragilidade educacional das últimas décadas, a condição para se passar em um concurso público leva a um quase paradoxo, mas no Brasil, uma realidade: Escola Particular e Univesidade Pública! E o produto desse misto é a elitização desses altos funcionários do Estado, que em boa parte, traz um ranço da velha classe média udenista. Para se mudar isso, necessitaremos de decádas de boa Educação, pública e gratuita! Portanto, uma pré avaliação do MP, e com esses óbices que nós cremos, seria muito interessante. Não um aval, mas apenas uma sondagem! A decisão e a responsabilidade é da Mandatária!  http://refazenda2010.blogspot.com.br/

  69. Desculpem minha ignorância

    Senhores, desculpem minha ignorância, esse post é sobre a reportagem com a fala do ex ministro Joaquim Barbosa ou é dos defensores petistas que fingem não ver a podridão que só aumenta com o passar dos dias, muitas dessas já comprovadas. Os senhores acham que o presidente da CPI da Petrobras foi agraciado com a nomeação para ministro do TCU, devido ao seu alto conhecimento e invejável curriculum ou pelo resultado final da CPI ???? Um feliz natal a todos e que Deus nos ajude.

    1. Ou burrice, ou má-fé

      Repetindo pela enésima vez: é o governo do PT que dá à PF as condições (pessoal, vencimentos competitivos, equipamentos, instalações e independência – até demais) para que possa realizar suas importantes funções. Isto é inédito na história da república, pois a polícia, o judiciário e, até, as forças armadas têm historicamente sido usados para proteger governos e atacar adversários políticos.

      A PF é subordinada ao governo do PT. Não há mutretas nas indicações feitas pelo governo do PT de procuradores e, também, de ministros do Supremo. A atuação independente da PGR e do STF são indicadores substantivos deste procedimento governamental virtuoso.

      Querer culpar o PT pelo sucesso das operações da polícia federal que está sob gestão de seu governo, sucesso fruto do republicanismo (até demais) com que o governo do PT lida com a PF, PGR e com o Judiciário, e que resultou na descoberta de esquemas corruptos que têm dezenas de anos, ou é burrice, ou má-fé.

    2. Fica difícil desculpar sua

      Fica difícil desculpar sua ignorância quando ela vem acompanhada de cinismo para se desviar do assunto do post, que é bem simples e claro.

      Precisa desenhar?

  70. Se o Janot se sentiu disposto

    Se o Janot se sentiu disposto a vir a público e dizer que a diretoria da Petrobras deveria ser demitida, por que não pode agora auxiliar a presidenta a ser ainda melhor presidenta?

  71. O desejo de ser ministro da

    O desejo de ser ministro da justiça caso seu candidato e amigo Aécio Neves tivesse sido eleito, deixou Joaquim Barbosa desnorteado. Como cidadão tem todo o direito de proferir suas asneiras e nós o direito de repeli-las! 

  72. Barbosa claramente se arrepende de ter deixado o STF

    Esses posts no Twitter, para quem outro dia falava como presidente do STF, são um desnível muito grande. Sobre o que disse, Barbosa está errado. Requerer uma informação ao MP não significa pedir assessoria no sentido que ele criticou. A presidenta quer apenas saber os nomes do políticos citados na Lava Jato para não indicá-los para cargos no Governo (ministérios, secretarias etc). É só disso que ela precisa mesmo. Nada de assessoria técnica ou opinião do MP. A decisão já está tomada politicamente. Dilma não quer em seu próximo governo nenhum político citado como propineiro na Lava Jato. Para tanto, precisa apenas que o MP repasse a informação que possui neste sentido. Se o MP vai alegar sigilo para não dar, aí é outra coisa.

  73. aloooooo….aloooooooouuuuuu

    O  garotão de Miami dando seus pitacos como se eles fossem essenciais ao entendimento da sociedade. 

    Ora bolas, isso que é egoncentrismo, achar que sem a toga sua “opinião” tem algum valor.

    Digníssimo, para isso há que ter um intelecto muito mais honesto e nobre.

    No seu caso já não cheira nem fede.

     

  74. Coloco-me no direito de dar

    Coloco-me no direito de dar palpites na administração do Vasco da Gama. Sei que, assim com o JB, não tenho nada com isso, mas quero dar meus palpites. Pena que não seja usuário do Twitter. Quem sabe viraria motivo para um post.

  75. Obrigado, Joaquim Barbosa

    Este novo desatino de Barbosa mostra bem o despreparo de um sujeito que não tem atributos para ser síndico de prédio, quanto mais ministro e presidente do Supremo. Dizem alguns que lhe faltam até condições para viver maritalmente, pois seria dado a violência doméstica. Barbosa é misto de incontinência truculenta, mesquinhez, pequenez, carreirismo e incompetência.

    Barbosa instilou na sociedade desrespeito generalizado às autoridades, uma visão de mundo baderneira calcada na indisciplina: se Barbosa, o presidente do STF,  faz o que faz, dá o (mau) exemplo, por que não fazer como ele? Barbosa ensinou práticas baderneiras com a ajuda da midiatização de seus chiliques com os quais atacou tudo e todos (políticos, poderes, jornalistas, advogados, colegas ministros, só poupou procuradores). Hoje, nas escolas, alunos chamam professoras de filhas da puta, agridem professores fisicamente, ao lado do crème de la crème da sociedade paulistana ofender a presidente da república mandando-a “tomar no cu”. Isto sem se falar das badernas de junho.

    Este ataque estúpido a Dilma, totalmente sem sentido, faz parte da pedagogia do desrespeito às autoridades na qual Barbosa está empenhado. Barbosa quer fazer da república uma baderna generalizada.

    Por tudo isto e muito mais, obrigado, Joaquim Barbosa.

  76. Apenas uma analogia

    Então quer dizer que, se um empregador resolve investigar e pedir referências de um candidato a uma vaga em sua empresa, ao solicitar informações sobre o candiadto a um ex-patrão do candidato ele faz deste ex-patrão sua assessoria? 
    “Me causa espécie” a reação de JB a esta iniciativa que, evidentemente, é uma busca legítima de melhorar as coisas.

    Mais uma vez o JB parece estar jogando contra o melhoramento do país.

  77. Pensem como o povão.

    A Dilma está perguntando pro investigador: Quem é o ladrão que tá escondido aí que esse eu não nomeio pra nada?

    É isso.

    Se o povo sabe que tem político que faz maracutaia escondido, ele entende que a Dilma está dizendo que não compactua com corrupção e quer saber quem é quem entre os políticos.

    Se a forma não é a mais bonita ou correta, talvez nem importe tanto agora, contanto que seja pública e às claras.

    Fora isso, o JB foi grosseiro mais uma vez e perdeu mais uma oportunidade de ficar calado.

    (e cá pra nós, né? Ela tá perguntando quem serão os denúnciados pelo MP, porque os envolvidos ela já sabe quem são. Só jogou pra galera e pra se livrar do custo político de uma não-nomeação)

  78. Joaquim Barbosa tá com tudo e

    Joaquim Barbosa tá com tudo e não tá prosa. Continua com seu ap. funcional, que serviu de empresa – fajuta – pra adquirir outro em Miami; tá com os bolsos ceheios do nosso dinheirinho, e cheio de poderes como ex-ministro, e, de quebra, não tem mais necessidade de ficar naquele senta-levanta pra se exibir diante das câmeras. Se duvidar tá caminhando mais rápido que os corredores de maratonas, e com a coluna nos trinques. 

    Que Dilma se inspire nesse nojo pra não fazer como Lula.

  79. NassifAgora, ele esta

    Nassif

    Agora, ele esta fazendo politica…

    Já sabiamos que ele era oposição, resta saber qual será o partido.

    Tenho uma ideia, principalmente depois daquela reunião em que o Renan anunciou sua saida do STF.

    2018 promete.

  80. O meteorito que acreditou ser estrela

    Em meio a tantas besteiras uma há de se aproveitar, o PT realmente carece de boa assessoria. Joaquim Barbosa é prova viva desta máxima.    

  81. Quem está com a lista de

    Quem está com a lista de nomes? O Janot. A Dilma já pediu a lista,  ele negou. Agora ela quer enviar nomes para saber se estão empedidos. Se o Janot novamente negar, ela nomeia e se depois estiverem impedidos a culpa é do Janot e não dela que se esforçou para saber. De boba a Dilma não tem nada. 

  82. O Barbozinha você

    O Barbozinha você acordou??

    Tenho a certeza que as postagens deste coiso  foram durante a ressaca e zangado com o seu garotão.

    Quem te viu em barbozinha!!!! A fila anda cara.

     

    Genaro

     

     

     

     

  83. Difícil acreditar que o

    Difícil acreditar que o Digníssimo Sr. Joaquim Barbosa não saiba a diferença entre assessoria e consulta. Parece que a hipocrisia está imperando em pindorama. Qualquer bobagem desprovida de lógica ou razão ganha os noticiários e serve de pauta para a opinião pública. Realmente, nós já fomos mais inteligentes.

  84. Por isso não adianta estar no

    Por isso não adianta estar no mais alto degrau da fama com a moral toda enterrada na lama!!  E esse sujeitinho é exatamente assim.  Pode estar no mais alto degrau da fama, elevado que foi por uma mídia venal e cooptado que foi.  Mas bem sabemos que essezinho tem muito que explicar…..salários na UERJ sem trabalhar, apartamento em Miami comprado com empresa offshore cujo endereço era apartamento funcional que ele não devolveu….enfim, não faltam maladragens ao senhor  em questão que até hoje não entendeu que à mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta….   E agora, magoadinho que ficou, destilará seu veneno via tweeter!!  Cada dia mais insignificante e sua pequenez cada vez mais aparente.

     

  85. É uma lição de antropologia. E das boas.

    Quanta arrogancia dizer que a  Presidente não tem ninguem minimamente lucido para aconselhá-la. Eu fico estarrecida. O homem quando abre a boca, desnuda sua alma cinica. Como diz o Nassif, é uma lição de antropologia (essa foi otima Nassif).  É claro que ela tem bons conselheiros, senhor Barbosinha. Pelo fato do senhor discordar, não significa que o conselho seja ruim ou errado. O ministerio publico, a policia federal e aquele  juiz coxinha do Paraná fazem tabelinha com a midia golpista, jogam nomes ao vento, quando é pra ferrar com o governo e o PT. Tão logo ela nomeasse o ministério, os nomes começariam a vazar, pra desmoralizar a Presidente. A jogada da Dilma foi brilhante. Fez a consulta. Qual o problema? Nada a opor? Então vamos em frente. Depois não digam que não falei das flores …

  86. E estratégia de Dilma me

    E estratégia de Dilma me parece como uma boa piada que conheço.

    Abraão não conseguia dormir direito, rolava na cama de um lado para outro e a Sara também não consegui dormir. Irritada Sara pergunta a Abraão, por que ele não dormia, no que ele respondeu:

    – Sara. Amanhã tenho que pagar um dinheiro para Jacó não tenho o dinheiro, estou preocupado com isto.

    Sara que era antes de tudo uma mulher prática, pegou o telefone, ligou para o Jacó e disse:

    – Jacó, Abraão não tem dinheiro e amanhã ele não vai conseguir te pagar.

    Desligou prontamente o telefone, antes da resposta de Jacó e se virou para o Abraão e disse:

    – Dorme, Abraão, quem não vai dormir agora é o Jacó!

    Dilma vai fazer o mesmo, envia os nomes para o MP, eles dão a bandeira branca e depois quem não dorme mais são os representantes do MP, pois se alguém aparecer o nome depois será responsabilidade deles, a Dilma vai dormir tranquila.

  87. joaquim barbosa degrandação Dilma Rousseff

    Apresento o documento “Quem “Apenou” Sem Competência Pode, e Deve, Ser Considerado”, https://pt.scribd.com/doc/250898079/Quem-Apenou-Sem-Competencia-Pod… , onde estamos contestando a opinião de joaquim barbosa quanto a preocupação de Dilam Rousseff em obter do Procurador-Geral da República informações sobre possíveis investigações do Ministério Público dos indicados a Ministros de Estado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador