Brasil ainda não possui um capitalismo maduro

Por Caio SGV

Comentário ao post “Conceição: o fim do desenvolvimentismo e a democracia social

Discordo plenamente dela e por um motivo simples: o Brasil não possui um capitalismo maduro. Talvez ai no RJ se possa ter essa visão por estar no “eixo da riqueza” do Brasil. Mas é só vir ao Nordeste para mudar de opinião e começar a afirmar que precisamos de atividades industriais para nos desenvolver e atingir níveis altos de renda e bem-estar social. O que mudou do séc. XX para este novo milênio é que o modo de fazer isso não é mais pelo arrocho salárial e reprodução de desigualdades, agora o Brasil precisa é de um modelo que combine modernização industrial, ampliação do setor de serviços e melhoria das condições de vida da população.
 
Competir com a China, claro, é burrice e é impossível. Mas tá ai os EUA e grande parte da UE para mostrar que o abandono do setor industrial não é vantajoso. E a Alemanha tbm está ai mostrando que preservar o seu setor industrial, fazendo até exportações industriais, pode te salvar das piores crises.

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. com uma classe poltica como a

    com uma classe poltica como a nossa, como pode haver algo maduro nesse pais? rs

    aqui as coisas vão de verde para podre…

    1. sempre os politicos, a polica

      sempre os politicos, a polica como culpada. Nenhuma palavra em relacao ao empresariado corrupto e macunaima. De fato, isso revela que nao estamos maduros.

      1. Não é empresario que faz lei

        Não é empresario que faz lei ou exercer poder executivo.

        que conversa é essa?

        Por acaso na Coreia do Sul nao foi o govetrno que tratou de tomar vergonha na cara e adotar politica de estado?

        Um pais tem os empresarios que quiser, se hovuer governo decente eles entram na linha de uma forma ou de outra.

        Na China é o governo ou os emprarios que ditaram os caminhos a ser trilhados la no final dos anos 80?

        Ou em Cingapura?

        Vamos parar de tentar tapar o sol com a peneira e assumir as coisas como ela sao, ainda que isso eventualmente implique em criticar o governo(s) ok? rs

  2. A questão mais importante pra

    A questão mais importante pra mim e que deve ser definida pelo próximo governo é quais serão os novos setores industriais que surgirão a partir da nova onda tecnológica já presente. Isso não está claro de forma plena, mas já está sendo maturado no mundo. O Brasil tem buscado desenvolver sua base pra absorver uma grande parte da demanda interna que já é realidade. Isso melhorou muito as condições sociais básics do país. Ao mesmo interno o governo tem usado as empresas públicas pra alavancar o desenvolvimento do país, criando ao mesmo tempo uma integração de politicas institucionais bem esplicadas pelo Nassif. Abrindo o caminho para a participação privada, o país poderá modernizar sua estrutura física e logísitca. A estrutura da internet com fibras óticas por todo o país poderá nos ajudar a fazer parte da nova econômia do conhecimento e de onda tecnológica. Pra isso se precisa de estrutura, melhora de infraestrutura, e a base de tudo: demanda interna.

    O PSDB já está tão sem noção da realidade do país que o seu plano de governo é desmantelar a base de consumo interna onde podemos ser competitivos, portanto, o nosso pilar do novo desenvolvimento. 

  3. “Não dá para competir com os asiáticos”

    Realmente não dá mesmo. Viram o que sul-coreanos fizeram, antes de se tornarem uma potência tecnológica?

    Promoveram uma “revolução” na educação básica, tornando-a assunto prioritário, pagando bem professores, colocando-os pareados com os melhores sistemas educacionais do mundo, tudo isso em poucas décadas.

    E os chineses, cuja delegação de Shangai tirou em primeiro lugar no PISA? Realmente não dá mesmo.

    Agora, vai me dizer que o problema é o salário que chineses pagam nas suas indústrias? O câmbio? Os juros? Ora, por favor..

    Este texto da Professora parece muito mais “douragem de pílula” (não quer chamar a responsabilidade de Lula/Dilma no ambiente atual) do que qualquer outra coisa.

     

    1. Caro Atohs, SP não precisa

      Caro Atohs, SP não precisa perder relevância, precisa é perder a arrogância, a empáfia, o fel, enterrar de vez o psdb_osta e nossa elite bandeirante tacanha! Mas deixe estar, o alquimista deve se eleger mais uma vez, mas nada como uma seca generalizada para varrermos esse cranco duro do estado!

      1. O desenvolvimento de outros

        O desenvolvimento de outros implica necessariamente na perda de relevância econômica por SP.

         

        Isso é matemática igual a 2+2.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador