Brincando de impeachment

O Ministro Marco Aurélio de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal) está longe de ser um petista. Dia desses, chegou a fazer um apelo pela renúncia da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer.

Mas tem um profundo respeito pela profissão que abraçou. Sabe que a força do Judiciário está no seu legalismo, no estrito respeito às leis e procedimentos. E um colega que manipula procedimentos e interpretações conspurca o Judiciário e, por tabela, a imagem de todos os operadores de direito.

Daí sua indignação ao tomar conhecimento que seu colega e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Dias Toffoli havia declarado que iria consultar PT e PSDB para saber se haveria alguma resistência à indicação de Gilmar Mendes para a relatoria do processo que julga as contas de Dilma.

Para Mello, “a iniciativa de Toffoli é inimaginável”. Em entrevista ao programa Roda Viva, manifestou sua vontade de ligar para Gilmar Mendes, para saber se houve mesmo essa “extravagância” por parte do presidente do TSE. E recomendou a Toffoli que “desautorize” as informações publicadas.

Por lei, só se aceitam juízes indicados por sorteio.

***

Toffoli e Gilmar não são os únicos a brincar com a democracia brasileira. A leviandade com que está sendo tratado o tema do impeachment mereceu uma condenação  severa de André Ramos Tavares, professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. “A abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) sem a prova de crime de responsabilidade cometido no exercício do mandato vai significar a vitória do oportunismo de plantão, um flagelo à Democracia brasileira e um escárnio à Constituição”.

***

Nos últimos dias, alguns advogados paulistas passaram a defender a tese de que crises de governabilidade são suficientes para fundamentar pedidos de impeachment.

É o caminho mais fácil para transformar o Brasil em uma república das bananas. Basta uma crise econômica, um presidente que perca provisoriamente o controle da base política, para grupos de mídia montarem uma campanha de escândalos e qualquer Fiat Elba servir de álibi para o impeachment.

***

Admitir a tese do impeachment por perda de governabilidade, seria conferir aos grupos de mídia – e aos parlamentares carcará – o poder supremo sobre as instituições.

São esses brucutus do direito que, na Venezuela, acabaram legitimando a atuação de Hugo Chavez e sucessores. O poder excessivo de grupos de mídia levou à queda de um presidente liberal, Carlos Andres Perez, ao enfraquecimento de outro, social-democrata Rafael Caldera. Quando Chaves assumiu, uma mídia viciada e irresponsável ajudou a conferir legitimidade ao seu governo, ao pretender impor a mesma mão pesada que abateu seus antecessores e ter encontrado a reação..

O que pretendem esses oportunistas do direito? Provar que, no Brasil, só se consegue governabilidade com regimes ditatoriais?

***

Dilma cometeu todos os erros políticos e econômicos e é capaz que cometa mais alguns. Mas como responsabilizar um governo que há quase um ano enfrenta diuturnamente o terceiro turno?A questão do impeachment não é uma mera disputa entre oposição e governo. É a diferença entre uma democracia saudável e uma república bananeira.

Luis Nassif

177 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ” Mas tem um profundo

    ” Mas tem um profundo respeito pela profissão que abraçou. Sabe que a força do Judiciário está no seu legalismo, no estrito respeito às leis e procedimentos. E um colega que manipula procedimentos e interpretações conspurca o Judiciário e, por tabela, a imagem de todos os operadores de direito.”

    Fiquei revoltada pq passei duas noites no TT e no FB dizendo que era impossível o Min. MAM, ter saído com ese papo de renúncia coletiva e, no fim, era isso mesmo…  Nã dá pra comprar o barulho dele, não! Já é a segunda vez que eu me ferro. é por isso que o pessoal que comer a orelha dele com cachaça. Nem ligo. MAM tem que se tocar que é o meio termo entre magistrados de verdade, e filhinhos de papai que entraram pela janela no serviço público e posam de grandes cabeças, achando que ainda enganam alguém. Min. sabe que é o fiel da balança na corte  e superfatura seu posicionamento; não sei o qu eu acho disso mas, no lugar dele correria pra longe de GM e Fux e procuraria estar mais próximo de Barroso e Lewandowski, por mais que a vaidade grite.

    Dilma não vai renunciar; ela venceu as eleições. Nós superamos a AP470; enfrentamos a campanha; vencemos a eleição e vamos ficar até 2018, qdo virá o Lula. Vamos superar a Lava jato, enfrentar outra campanha e vencer as eleições, de novo! Min. MAM, não merecia, a meu ver, estar no exército de Cunha, Aécio e , pior, ser representado nas redes pelos haters xingadores.

  2. É simplesmente estarrecedor

    É simplesmente estarrecedor ver esse RESET sendo levado a cabo por moralistas sem moral, esses senhores com suas enormes capivaras, uma hora dessas a bomba estoura na cabeça dos gilmares, cunhas, áecios, paulinhos, zé agripinos, serras, efeagacês, a quadrilha é bem grande…afinal de contas a nossa zelite zelote é a mais  ignorante, atrasada, depravada e corrupta do mundo, duvidododoó que em algum ponto deste planetinha exista uma elite que lute de forma tão aguerrida para destruir a economia do próprio país apesar de nadar em muita grana.

    Em que país se vê o MPF ajudando o pais concorrente a destruir a base da sua economia que, no caso do Brasil é a Petrobrás, que país tem uma mídia que durante as 24 horas do dia toca o terror para instalar o quanto pior melhor, que pais tem as Instituições sob o domínio de uma máfia midiático-penal como a nossa,  que prende seus desafetos políticos com base em delação caluniosa ou simplesmente pq se instalou uma guerra contra o partido inimigo, o que justifica condenações por atos praticados dentro da lei e sem provas e com base no Direito Penal do Inimigo, condenam a vários anos de prisão ao mesmo tempo em que amigos da mídia, que praticaram crimes com caminhão de provas, são poupados.

    Inimaginável que isso aconteça num pais que preza a continuidade enquanto Estado, por esse motivo os americanos fecharam os olhos para as fraudes escancaradas de Bush, entre dividir de forma irreversível o pais, optaram por continuar andando, prezando o interesse  nacional, já na terra brasililis vemos durante as 24 hora do dia essa guerra fratricida incentivada por sistema midiático-penal fora da lei que está prejudicando a todos nós,  inaceitável que ocorra por aqui uma farsa que só jogou no atraso paises como  Honduras e Paraguai. Triste.

     

    Obama está “pedalando” e não se fala em impeachement

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/201749/Tijola%C3%A7o-Obama-est%C3%A1-'pedalando'-e-n%C3%A3o-se-fala-em-impeachment.htm

     

    Obama “pedala” para salvar programas sociais..,.nos states pode…

    https://mudamaiscongresso.wordpress.com/2015/10/20/obama-tambem-pedala-para-salvar-programas-sociais-nos-states-pode/

     

    1. Pedalada pra programa social?

      Pedalada pra programa social? Faz-me rir. Aqui no Brasil se pedala para pagar 1 bilhão de juros aos rentistas por dia. E recentemente mais 1 bi de swap cambial pro dólar não disparar. A única zelite que tem por aqui é a financeira e essa tá muito satisfeita com o governo. Quem tá se roendo de raiva é a classe média que empobrece dia após dia com inflação bem acima de 10%, pois quem paga plano de saúde e escola pros filhos possui uma sensação de empobreciemnto notória de mais de 20% só nesse ano.

      1. Pois é! Não mudará com o afastamento da presidente!

        Tulio, isso não mudará com o afastamento da presidente Dilma, legitimamente, reeileita para o cargo que ocupa da melhor maneira que consegue, diante de ataques terroristas da mídia, judiciário, PSDB, DEM, grupos poderosos internacionais, etc. Vc acha que uns caras que querem dar o golpe com o simples intuito de entregar o Brasil e brasileiros de bandeja aos grupos internacionais, sem nenhum benefício para a população isso melhoraria??? Não precisa de visão nem até a esquina para perceber isso!

  3. A pergunta que fica é o que

    A pergunta que fica é o que se esperar de supremo que julga como julgou o mensalão, que tem gilmar mendes, toffoli, fux (o que mata no peito) e uma senhora que condena sem provas (minúsculas propositais)???

  4. Quase perfeito

    Nassif, está difícil conviver com o que está acontecendo  – indefinidamente. 

    Parece uma falsa areia movediça. Pior do que ser tragado/a de uma vez para as profundezas. Porque você não afunda, não morre e nem acorda do pesadelo nunca. Mas tem a sensação permanente de estar sendo puxado para o inferno.

    Por mais que a gente tente se alienar (ou tente escapar do poço – e olhe que eu tenho tentado com toda força) parece que a lama política contaminou inteiramente a vida do país. Do acordar ao dormir. Em todos os lugares. No trabalho, em família e até no lazer.

    Não é à toa que tem aparecido tantos urubus nos posts musicais daqui! (rs)

    Enfim, cheguei ao ponto no qual eu discordo de sua análise. Os parlamentares aos quais você se refere não são carcarás, nem mesmo urubus. Ainda está para nascer bicho tão ruim assim. Ou não… eles já estão por aí e só agora percebemos.

    Vou dormir. Me acordem quando este tormento acabar.

    Boa noite!

  5. Dilma vem me decepcionando

    Dilma vem me decepcionando dia a dia. Votei nela. MAs defendo que ela vá até o último dia de mandato. Em país sério, impeachment se faz no presidente que cometeu algum crime provado por A mais B. E se há uma qualidade que Dilma tem acima da classe política do Brasil de hoje é a honestidade. A deposição de Dilma – ou até mesmo a sua renúncia – seria um triste sinal de que esse país nasceu pra ser uma república de bananas. 

  6. André Ramos Tavares não é

    André Ramos Tavares não é Procurador Regional da República. Vc deve estar confundindo com o Procurador André de Carvalho Ramos.

  7. Nassif,
    Apenas para

    Nassif,

    Apenas para esclarecer, a declaração do Min. Marco Aurélio relativa à distribuição do processo de impugnação do mandato da Dilma tem conotação diferente da que você imprimiu. Na verdade, ele disse com todas as letras que só há duas formas de distribuição de processos: sorteio (regra) ou prevenção (exceção). Quando o processo é novo e não existe qualquer matéria conexa, ele é distribuído automaticamente por sorteio. Se, no entanto, há processo anterior com matéria conexa, o processo é distribuído por prevenção ao relator do primeiro processo. No caso da ação contra o mandato da Dilma, a relatora ficou vencida. Logo, pelas regras regimentais de todo e qualquer tribunal do país, o caso agora passa a ser de competência do juiz que abriu a divergência. Nesse caso, o processo vai automaticamente para o Min. Gilmar Mendes, que foi quem primeiro votou contra o entendimento da relatora.

    O que Marco Aurélio criticou foi essa maluquice do Toffoli de, antes de redistribuir o processo, ouvir autor (PSDB) e réu (PT) sobre o relator a ser designado. Ou você manda distribuir automaticamente por sorteio, ou manda, como manda o regimento, para o juiz que abriu a divergência (o que seria o correto, nesse caso). Como ele mesmo disse na entrevista, se alguém achar ruim, que ingresse depois com exceção de suspeição ou de impedimento. O que é bizarro é perguntar antes às partes o que acham sobre a redistribuição de processo. Não se sabe se fez isso por receio ou por pusilanimidade, mas o fato é que jamais se viu isso na história dos processos judiciais.

    Um abraço.

  8. Cinco minutos depois do término da apuração nascia a ideia de

    MATÉRIA SENSACIONAL, IMPERDÍVEL!!!

    Importantíssima para todos os brasileiros, principalmente para os leitores do Blog da Cidadania

    O impeachment nasceu na Veja, engravidado pelo PSDB

    POR FERNANDO BRITO · 20/10/2015

    http://tijolaco.com.br/blog/o-impeachment-nasceu-na-veja-engravidado-pelo-psdb/

    Pu

    Recebi um texto ótimo, de um companheiro de profissão que prefere não se expor (o que, nestes tempos de cólera, é mais que compreensível).

    É um precioso resgate de como nasceu a onda do impeachment.

    Com pai, mãe, data, hora e local de seu partejamento.

    Nos estúdios imundos da “TV Veja”, apenas cinco minutos depois que os resultados, ainda parciais, das eleições evidenciavam a vitória de Dilma Rousseff.

    Joyce Hasselman, a Sheherazade da revista, e Reinaldo Azevedo – que dispensa apresentações não deixaram passar cinco minutos da definição da vitória de Dilma para defender sua derrubada.

    Ah, sim, claro que “democraticamente”, como se disse em todos os golpes, que vierem defender a liberdade com repressão e a vontade do povo com a imposição de seus próprios ditames.

    Falo menos e deixo que você acompanhe o texto. Ao final, mostro, editado, o vídeo que registra o nascimento do “bebê de Rosemary”, devidamente editado porque seria um atentado reproduzir as massacrantes nove horas e pico do bombardeio da Veja no dia das eleições que, para os céticos, podem ser vistos – não recomendo a tortura – aqui.

    Preferi editar um resumo, que sustenta e comprova o que meu amigo falou.

    É um documento histórico, embora vergonhoso, sobre um atentado à democracia que se iniciou mesmo antes de concluídos os resultados eleitorais.

    http://tijolaco.com.br/blog/o-impeachment-nasceu-na-veja-engravidado-pelo-psdb/

  9. Aviso aos navegantes: cuidado

    Aviso aos navegantes: cuidado com o ministro Marco Aurélio ele convive com Gilmar Mendes numa boa, nunca vi ele dar entrevista condenando as manobras de GM, brigar com Toffoli pela imprensa é mais fácil.

    Marco Aurélio é de uma geração que acha que a ditadura militar, que tanto atrasou a evolução do país, foi boa… ele está mais próximo ideologicamente de Mendes do que de outros ministros rigorosamente legalistas.

    1. Palavras lúcidas

      Realmente, não devemos nos enganar com a sua calma e fala macia, Marco Aurélio é tão víbora como Gilmar Mendes, só que este é explosivo e descontrolado. Observem que os outros Ministros não saem por aí dando opiniões e entrevistas sobre certos assuntos. As respostas dos outros são sempre diretas e simples. 

    2. Olha aí, Gaúcho, está na cara

      Olha aí, Gaúcho, está na cara que esse min. Marco Aurélio é conservador, reacionário, que de vez em quando dá uma de garantista e contemporâneo, mas justamente ele só faz isso quando se trata de alguém que ele  acha, faça parte do grupo dele uma pseudo-elite hipócrita e conservadora.

      Basta ver a atuação e votos dele no tal “Mensalão”, extremamente duro e até debochado com realaço ao PT e governo. Postura que ele normalmente nunca usa contra outros.

      E um outro caso emblemático dele, um pouco mais restrito ao mundo jurídico, foi quando ele achou que não seria o caso de punição pelo Código Penal de um indivíduo  que tinha sido acusado por estupro de vulnerável por ter feito sexo com uma menor. De acordo com Marco Aurélio, o fato de a menor, mesmo nessa condição, já estar se prostituindo afastava a culpa do sujeito. Ele, Marco Aurélio, foi muito criticado por essa posição. Mas que revela muito de seu caráter de elitista e reacionário. Tudo além, claro, dos motivos que você, Gaúcho, já citou.

  10. minha opinião sincera…

    tendo em vista que maioria nunca deixa de apontar os erros, e só os erros, do governo

    segue:

    é muito difícil as pessoas defenderem o que elas mesmas condenam

    essa onda de negativismo é uma merda e só tem incentivado os golpistas

    vamos virar o disco cambada

  11. É Nassif, temos que refundar

    É Nassif, temos que refundar nossa República.

    Quando prenderam o Cachoeira e citaram o empresário Fernando Cavendish, ele disse que se contasse tudo teríamos que refundar a República. Se era verdade, não saberemos, pois o processo parou por ai. Se era blefe ou não, jamais saberemos.

    Agora, na lavajato, o procurador a República Carlos Fernando dos Santos Lima fala novamente em refundar a República.

    Mais recentemente, o Lara Resende propôs o perdão dos atos de corrupção e o estabelecimento de um pacto, não sei se com o Diabo ou em torno de alguma idéia.

    Mas como seria possível fazer isso ? Ninguém disse.

    Será que os Congressistas deveriam se reunir em sessão especial e promulgar novamente a Constituição que, de fato, começaria a valer para todos ?

    E depois disso ? Todos  seriam perdoados e continuariam nos respectivos mandatos ? Ou convocariam  novas eleições com a proibição de participação de qualquer um que tenho algum processo , ainda que não julgado, adminitido no STF ?

    Ou será que , nesta mesma sessão,  deveriam, novamente,  proclamar a independência ?

     

     

     

  12. Obsessão coletiva

    Nassif toca num ponto básico: por mais limitações que o governo tenha, não há como responsabilizá-lo por um terceiro turno ininterrupto e ilegal promovido pela oposição.

    A irresponsabilidade e o oportunismo criou um clima de instabilidade negativa, como nunca vi, nem na época da ditadura militar. Dilma, que não tem nada a esconder, escolheu se proteger trabalhando, que é o que ela sabe fazer de melhor.

    Mas o país vive hoje um surto de histeria coletiva, ou obsesssão coletiva, como dizem os espíritas. Pessoas comuns, que não votaram na Dilma, mas que se entregam a esse clima obsessivo de ódio e explosões de ira, cometem as maiores barbaridades, sem se dar conta das consequências para si e para a sociedade.

    Uma amiga minha foi atacada nesse final de semana numa cafeteria de um shopping por um senhor. Ele teve uma explosão de fúria e avançou contra ela gritando coisas tipo petralha, comunista, ao escutá-la dizer que votou no PT. Descobrir que ela era petista foi o gatilho que mergulhou-o num transe mediúnico.

    Tofolli é oportunista. Suas gracinhas golpistas não ajudam em nada a vida do povo, que além de tudo ainda precisa conviver com essa epidemia de histeria.

     

  13. Quando o governo dela começa Nassif?

    No nosso sistema o Presidente tem poderes imperiais. Nas últimas semanas você tem jogado a culpa na oposição. Qual a dificuldade de fazer um discurso propondo que os gastos do governo voltem ao nível de 2012? Ela é um completo desastre. Não há condição de chegar a 2018 nessas condições. Por que ela não demonstra humildade, reconhece os erros, e começa um ajuste fiscal dela, não do Levy, e reconhece que a política econômica pós 2010 foi um desastre? Tem gente defendendo a volta do Mantega, isso beira um distúrbio mental. Você defende mais 2 anos de enxugar gelo, é só isso que ela faz. Como aceitar um programa de ajuda aos pescadores maior do que o número de pescadores segundo outros órgãos do próprios governos? E o ciência sem fronteiras? Uma bolsa turismo para estudantes que não dominam o idioma do país onde estão. Se a culpa é da Mídia, que a Presidente apresente um corte de gastos com credibilidade nos próximos dias para que possamos discuti-lo no seu blog. Mais 2 anos nesse cenário ela cairá de podre. Não precisa de oposição.

  14. NINGUÉM PODE

     

     

    COBRAR NADA DE DILMA NO MANDATO ATUAL. A PRESIDENTE NÃO TEM FEITO OUTRA COISA SENÃO TRABALHAR PARA DEFENDER A DEMOCRACIA E O SEU MANDATO, NÃO SOBRANDO TEMPO PARA RESPONDER ÀS DEMANDAS DA SOCIEDADE SÉRIA E RESPEITADA.

    OS POLÍTICOS MALEDICENTES TOMAM TODO SEU TEMPO. E A GRANDE MÍDIA (OS ABUTRES) A SUA PAZ.

    FORÇA DILMA! SEUS ALGOZES CAIRÃO. FALTA POUCO. O POVO ESTÁ DO SEU LADO. PODE CRER, TENHO CONVERSADO PELAS RUAS E MESMO AQUELES QUE NÃO VOTARAM EM DILMA ESTÃO INDIGNADOS COM A ARMAÇÃO GOLPISTA.

  15. Nassif como Barroso…

    Ontem o Barros falou a mesma coisa: o Brasil tem de decidir se quer ser uma grande nação ou uma republiqueta…

    Quanto ao Toffoli, li em algum lugar que o Gilmar teria tirado o irmão dele de um sufoco: verdade?

    1. Carla

      Se for verdade, o “sufoco” do irmão deve ter sido terrível mesmo, pois ficar ao lado do inimigo Mór do PT por coisas pessoais, é mostrar claramente que não possui estatura p/ ser ministro do STF.

  16. o processo do processo

    o processo do processo (plagiando brilhante título brasileiro de um filme de belocchio): esta é a questão. as leis são feitas pelos poderosos no poder e respeitar as leis e seus ritos nada mais é do que oprimir a sociedade. não é o criminoso o objeto da Criminologia (Crítica) e sim a sociedade. não há crime sem que uma lei assim o defina: exemplo mais cabal e atual é a proposta de criminalizar movimentos sociais porque “terroristas”. é um processo em curso agora. leio algures que não somos republiqueta e assim não se permitirá cunha na câmara. ora, não fosse MP suiço, nada sobre a pilantragem daquele sr.estaria sendo apreciada. quantos parlamentares são acusados de roubalheira? quantos prefeitos estão nos cargos mesmo com ficha corrida nas polícias? e a constituição federal? quantas portas abertas aos poderosos (como no SUS, recentemente modificado por estes atuais pilantras, que permite iniciativa privada na saúde, mais escancarada que antes, que já permitia com reservas).  e os artigos não regulamentados que trariam tranquilidade à sociedade que se quer democrática? quanta reação há na sociedade em relação aos ladrões colarinho branco? quando o pobre, preto e favelado cai no camburão logo aparece um destes coitados imbecis que trabalham para datenas e rezendes, invadindo os direitos dos infelizes. (quantas horas por dia são gastas nas TVs com programas que só retratam crimes? e os crentes que dominam as ondas de rádio e tv com seu comércio-da-fé?). já se disse que no Brasil nunca houve cidadania senão privilégios. assim continuamos. estamos longe de um razoável equilíbrio que nos permita ver um rasgo de democracia de fato na nossa sociedade. e pior: com estes pilantras no congresso, estamos nos afastando mais e mais. desgraça! 

  17. Sobre a Venezuela

    Qto ao resto do texto, nao vou me manifestar, mas em relaçao a Venezuela, discordo totalmente da sua visao, Nassif.  Repito abaixo o que vc escreveu:

    “São esses brucutus do direito que, na Venezuela, acabaram legitimando a atuação de Hugo Chavez e sucessores. O poder excessivo de grupos de mídia levou à queda de um presidente liberal, Carlos Andres Perez, ao enfraquecimento de outro, social-democrata Paz Estenssoro. Quando Chaves assumiu, uma mídia viciada e irresponsável ajudou a conferir legitimidade ao seu governo, ao pretender impor a mesma mão pesada que abateu seus antecessores e ter encontrado a reação..”

    A midia venezuelana sempre foi a favor do neoliberalismo e da influencia do EUA sobre o governo de Caracas. Vc diz que esta mesma midia foi responsavel por dar legitimidade ao governo Chavez. E nao foram os baroes da midia que tramaram o golpe contra ele? Nao é esta mesma midia que critica diuturnamente o Maduro? Esta midia jamais ajudou a legitimar nada, o Chavez foi legitimido no poder porque os venezuelanos ja nao suportavam mais o jugo do neoliberalismo e resolveram apostar em outro candidato.  E o Chavez, antes de ser eleito, ja exercia um papel de liderança dentro das forças armadas, tanto que tentou um golpe e foi preso.  Sua aproximaçao com o povo vem da sua propria origem e nenhuma midia jamais reconheceu esta ligaçao organica…

     

    1. Tentativa de resposta

      Mesmo não sendo o Nassif, vou tentar responder, Ricardo:

      “Quando Chaves assumiu, uma mídia viciada e irresponsável ajudou a conferir legitimidade ao seu governo, ao pretender impor a mesma mão pesada que abateu seus antecessores e ter encontrado a reação..”

      Pelo o que entendi, Nassif quis dizer que a mídia legitimou o governo porque já estava tão desmoralizada, perante o povo da Venezuela, que o próprio povo já não acreditava em nada do que a imprensa local dissesse contra Chaves. Mais ou menos seguindo a lição de Brizola: “O que é ruim para a Globo é bom para o Brasil”.

      Bem, pelo menos foi assim que interpretei. Espero ter ajudado.

  18. sobre Venezuela

    Sobre a Venezuela discordo de sua avaliação.

     

    Os presidentes Perez eEstrenssoro cairam pois estavam cercados de corrupção por todos os lados.

    Representavam os os interessem das altas finanças, nós sabemos como isso se dá na A. L.

    Ate´a justiça lá estava conrompida..

     

    E o Chaves so conquistou o poder porque era algo novo e que falava ao povo.Povo esse marginalizado das decisões politicas.

    Sobre o chavismo : Infelizmente foi jogada fora a oportunidade de transformar verdadeiramente o pais, por incompetencia tanto no campo politico e economico.

     

     

  19. Sem dúvida, Nassif, que se

    Sem dúvida, Nassif, que se verifica no Mello uma tendência ao legalismo, ao apego à constituição. Comparando-o ao Gilmar e seu novo pupilo, o Toffoli, então nem se fala. Mas ele tem uma tendência que não fica bem num ministro do STF. Seu apego aos holofotes.

    É aquele negócio, se seu apego à constituição estiver sempre em primeiro lugar ao dos holofotes, aí tudo bem. Seu exibicionismo pode ser tolerado, ao contrário do Gilmar que é insuportável. Literalmente, mesmo a débil democracia brasileira está com dificuldade de suportar o Gilmar, e o Tofolli

  20. Paz Estenssoro foi presidente

    Paz Estenssoro foi presidente na Bolivia, com o ultimo mandato terminando em 1989.

    O que tem a ver com venezuela e ascensão de Chavez, dez anos depois?

     

    Essa pergunta retórica a respeito do terceiro turno não cessará devido a mentira contada por Dilma durante a eleição. Pq não se questiona isso na hora de avaliar esse incessante e insuportável “terceiro turno”? Não é só na midia, meu caro. O povo não aceitou a mentira contada pela nossa “grande mãe”. Afinal, 10% de aprovação não é culpa só da mídia.

    1. Um comentário sensato!

      Concordo e é bom ler um comentário sensato para variar.

      Eu, particularmente, me sinto enganado por ter votado pela renovação do mandato dessa presidente e não engulo isso!

      Aplausos!

    2. Verdade (ironia)

      A Paraná Pesquisa ou coisa parecida deu 70% Aécio x 20% Dilma, com 10% pros outros.

      Você jamais vai conseguir pesquisar os 54 milhões que votaram na Dilma e obter uma resposta concreta e sincera. Mas, se você quer tentar, pode começar comigo. NÃO estou satisfeito com o Governo Dilma, mas NÃO estou arrependido de ter votado nela.

       

  21. O que estão tentando fazer é

    O que estão tentando fazer é impôr o parlamentarismo, já rejeitado pelo plebiscito de 1992.

    é no regime parlamentarista que o governo cai se perder apoio parlamentar.

    Aos defensores, que acreditam melhor confiar a chefia da nação aos congressistas ao invés do voto direto, um parlamentarismo brasileiro teria como mandatários figuras como Eduardo Cunha, Severino Cavalcanti e Aécio Neves.

  22. Quando essa questão do golpe chegar até o supremo…

    Quando essa questão do golpe chegar até o supremo, as coisas tende a se acalmar. O supremo de hoje já não é o supremo da AP470. A corte parece estar mais sensata com a presença dos novos Ministros Luís Barroso, Luiz Fachin e Teori Zavascki.

    A era das trevas no Supremo talvez tenha terminado com a saída de Joaquim Barbosa, apesar da presença de Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Em todo caso, acredito que o golpe não passará pelo Supremo.

    1. Tenho sérias dúvidas quanto

      Tenho sérias dúvidas quanto ao judiciário. Se quisessem fazer algo, já teriam feito. Temo que estejam de alguma maneira ligados aos tentáculos de cunha.

  23. Texto do G1 sobre “pedalada”

    Texto do G1 sobre “pedalada” de Obama, diz: “Essas medidas temporárias, que não afetarão o pagamento de aposentadorias, permitirão obter bilhões de dólares de margem de manobra orçamentária.”. E o Congresso dos Estados Unidos aprovou a “manobra orçamentária” de Obama. Aqui no Brasil querem condenar Dilma por isso.

    Veja a reportagem completa:

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/03/tesouro-dos-eua-pede-elevacao-do-teto-da-divida-ao-congresso.html

      1. A tal “pedalada” é tão grave

        A tal “pedalada” é tão grave que nos governos anteriores o “manejo de recursos” foi realizado e o Congresso aprovou as contas de FHC e Lula.

        1. e por isso mesmo que o Brasil estava quase quebrado

          e o povo acreditou no PT que acabou agindo igual ao PSDB no final das contas, coloca banqueiro para gerir economia nacional e na hora do sufoco soca mais imposto nos mais pobres…

           

           

  24. CRIME DE RESPONSABILIDADE LEI 1079/50

    EVIDENTEMENTE QUE HÁ ILÍCITOS SUFICIENTES PARA IMPEACHMENT, PARA ISSO É PRECISO ENTER O QUE SÃO CRIMES DE RESPONSABILIDADE, ALGO MUITO DIFERENTE DA ESFERA CRIMINAL. 

    Paulo Brossard na época do Impeachment de Collor;

    “Chama a atenção no sentido de que os crimes de responsabilidade são estranhos à esfera criminal. Isto se dá porque os crimes de responsabilidade estão relacionados apenas a ilícitos políticos

     

    Alguns tópicos da lei 1079:

    12 – Realizar ou receber transferência voluntária em desacordo com limite ou condição estabelecida em lei (Vários exemplos no relatório do TCU)

    2 – Abrir crédito sem fundamento em lei ou sem as formalidades legais (Relatório do TCU)

    3 – Realizar o estorno de verbas (Relatório do TCU)

    9) Ordenar ou autorizar, em desacordo com a lei, a realização de operação de crédito com qualquer um dos demais entes da Federação,inclusive suas entidades da administração indireta, ainda que na forma de novação, refinanciamento ou postergação de dívida contraída anteriormente; (Pedaladas Caixa, BB e BNDES)

     

    João KochE

    Porto Alegre RS

    1. João

      E só lembraram da lei no governo da presidente Dilma, após a posição ter perdido as eleições pela 4a. vez ?

      Se jamais se preocuparam com a compra de votos do FHC, e muito menos investigar os escândalos escondidos. Se o digníssimo gov. de SP, já estava fazendo o mesmo, escondendo os documentos comprometedores do seu governo. Se isto não exprime a vontade de praticar um golpe paraguaio, não sei mais de nada.

  25. Irrepreensível

    Irrepreensível o texto. Só acho que se o Brasil tivesse adotado o parlamentarismo estaríamos em situação melhor. Esse governo já tinha ido embora junto com seu Cunha.

  26. arrrivismo

    É esse arrrivismo que sempre acusaram no PT, Nassif. Você sabe.

    Insisto, já passaram do retorno há tempos, esses “valentes guerreiros”. Pra eles é fuga pra frente; é o mesmo espírito do AI-5, o temor de que “eles” venham a “dar na nossa cara!”

    … Ou, em outras palavras: “às favas os escrúpulos!”

    O próprio Reinaldo Azevedo, com suas inversões habituais, já tremeu: “se ‘eles’ querem guerra, então terão guerra!”

    Repito: essa oposição e o conjunto dos donos da comunicação já se descrendenciaram completamente para qualquer debate responsável e razoável. Seja qual for o resultado disso tudo. Tornaram-se um bando de golpistas histéricos.

    … E é impressionante como não são tratados pelo nome. É desse fato, aliás, que extraem sua força. Ficam parecendo “estrategistas brilhantes”, “raposas políticas”…

    Será que não vai nunca aparecer um Welch pra esses pastiches de Mccarthy? Será que esses palermas do STF vão ficar olhando, olhando, olhando (e cochichando ao “pé do ouvido”) como quem assiste a uma partida de tênis, ou como senhouras que observam o baile?

    Ou estão “somente esperando” aparecer o “vencedor” pra sacramentar o resultado?

    E o Dornelles, cadê ele? O vice da Câmara é do PP. O PMDB do Rio já jogou o Cunha fora ou quer que ele “se entregue” ao impeachment logo (já negociou demais)? O Jornal, o Jornal O Globo já atacou o Cnuha frontalmente (mas a TV – nem o rádio, acho – ainda não)…

  27. Superinteressante…

    Depois de brincarem de democracia (mediante utilização de recursos públicos para levar vantagem na eleição passada, distribuindo espelhinhos, ou melhor, benefícios de toda ordem, em especial nas regiões mais atrasadas do país), agora tem gente que se espanta com outra turma brincando de impeachment.

     

    Alguém sabe por onde anda a coerência???

    1. Boão

      Com vc é que não está M E S M O. Não ter pejo de dizer que ajudar quem nunca, jamais, foi ajudado, é o mesmo que fornecer espelhinhos p/ ganhar eleições.Não perceber que existem regiões mais atrazadas, pq nunca se preocuparam com elas. Considerar que todos tem os mesmos olhos e as mesmas réguas que vc tem, prova que vc é de um simplismo rasteiro e des – conhece o que é um ser humano  e suas complexidades.. Se alguns tem um mísero caráter, como vc , não significa que outros não possam pensar diferente. Sinto dó de vc, pois apesar de ser do “sul maravilha” e ter acesso a educação, não se educou   até hoje. Talvez no seu dicionário não existam as palavras humanismo e altruísmo. Vc não passa de um pobre infeliz.

    2. Melhor distribuir

      Melhor distribuir “espelhinhos” aos mais desvalidos do que VERBAS e concessões, além de vender patrimônio público a preço de banana.

      Estes “espelhinhos” que você se refere deve ser o teu ‘flagelo” chamado “Bolsa Família”.

      Você deve ser um matuto que mal viajou para fora de sua cidade ou quiçá para fora do país, pois se tivesse ido, certamente saberia que na Europa e até nos EUA se gastam muito dinheiro com benefícios aos mais carentes, garantindo a segurança alimentar e tirando quem está em situação de risco, da miséria absoluta.

      Quanto ao tal ‘impitimam” palavrinha odiosa usada pelos colonizados, se respeitado alegalidade, não passará.

      Se passar é por que há uma horda de canalhas em todas as esferas do poder…

  28. SOU A FAVOR DO IMPEACHMENT

    Bom dia Nassif e equipe e demais debatedores.

    Você sintetizou bem, caro Nassif, ao dizer: “brincando de impeachment”.

    Sim, “mandou bem” e eu estou de acordo com esse tema.

    De fato, toda essa “conversa” que estamos lendo, vendo, ouvindo por aí , sobretudo  na “telinha” , não passa de uma brincadeira; só que de mal gosto. 

    Brincar com a presidência da república que é chefe de governo e de estado num  presidencialismo da vida,  não pode ser levado a sério. Só pode ser  piada. Porém, anedota ruim.  Daí, bem ou mal, surge  a brincadeira.

    O problema é que essa “brincadeira”  não tem graça. Não me faz sorrir. Ou melhor, chego a sorrir só que meio  amarelo, sabe…   Sorrio por  motivos adjacentes.  Um sorriso sem graça.

    Acho que nesse caso, r. jornalista, podemos aplicar aquele ” kkkkkkkkkkkk” que você gosta tanto. rsrsrsrssr…

    Bom, deixando a “brincadeira de lado”, vamos falar de coisa séria. Vejamos.

    Eu não tenho NADA contra o IMPEACHMENT. 

    Repito de outro modo: SOU A FAVOR DO IMPEACHMENT.

    Sim! É claro que sou a favor deste INSTITUTO!!!! Dessa “regra do jogo”.

    Ora, ora, ora, escolhemos em 1988 – inclusive, recepcionando a lei 1079/50 –  quais seriam as “regras do jogo”. E ainda as ratificamos em 1993 com aquele plebiscito.

    Portanto, nada contra o impeachment!

    IMPEACHMENT! AINDA BEM QUE VOCÊ EXISTE! 

    Nesse sentido, se quem exerce o cargo de presidente da república comete algum  crime, previamente e devidamente tipificado,  OBRIGATORIAMENTE, deve ser punido! IMPEACHMENT JÁ! nele(a)!

    E quais são os crimes? 

    Vale lembrar as regras MATERIAIS do jogo:

    São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra:

    I – A existência da União:

    II – O livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados;

    III – O exercício dos direitos políticos, individuais e sociais:

    IV – A segurança interna do país:

    V – A probidade na administração;

    VI – A lei orçamentária;

    VII – A guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos;

    VIII – O cumprimento das decisões judiciárias (Constituição, artigo 8

     

    Relembrando agora as regras INSTRUMENTAIS do jogo:

     

    É permitido a qualquer cidadão denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados.

     A denúncia só poderá ser recebida enquanto o denunciado não tiver, por qualquer motivo, deixado definitivamente o cargo.

    A denúncia assinada pelo denunciante e com a firma reconhecida, deve ser acompanhada dos documentos que a comprovem, ou da declaração de impossibilidade de apresentá-los, com a indicação do local onde possam ser encontrados, nos crimes de que haja prova testemunhal, a denúncia deverá conter o rol das testemunhas, em número de cinco no mínimo.( grifo meu)

    (…)

    O dito acima  não esgota todo o assunto mas , no geral, são essas  as regras do jogo.

    Então, para manter o “tom” da brincadeira, sejamos juizes de brincadeirinha por um instante:

    1- Pegue uma PETIÇÃO INICIAL, isto é, um papel escrito, que narra algo que aconteceu e que PEDE providências para punir alguém, apresentando PROVAS.

    2 Essa petição pode ser feita  por   quem quer que seja deste que seja um cidadão.! ( compreendeu cidadão?!!)

    Nesse sentido, sua mãe, seu filho, seu neto, seu bisneto, seu marido, sua esposa, sua sogra, seu sogro, ou, até mesmo alquém que outrora via o mundo com a “mesma” lente que a sua! 
    Em suma, as qualidades do autor do pedido – desde que cidadão –   NÃO INTERESSAM! Compreende cidadão!???

    Prosseguindo!

     3  Você , como juiz de brindadeirinha!  vai agora  analisar o pedido( a petição inicial) !

    Veja todas as provas que comprove a “brincadeirinha” ;

    Abra para o CONTRADITÓRIO E A AMPLA DEFESA e julgue, isto é, EMITA UMA SENTENÇA, devidamente fundamentada  e de acordo com as regras do jogo, para falar o óbvio!

    Faça isso se for capaz!

    Tú és capaz? 

    Então diga aí o resultado: qual foi?

    Eu digo qual é o resultado. 
    E aí, já demonstro o meu sorriso amarelo perante mais este “belo” momento republicano   de nossa história:

    “Começamos”, exatamente, pelo resultado! ( obs: este “começamos” serve para aqueles que começam assim!)

    Começamos pela sentença. Condenamos para depois ver no que dá.

    Amamos sem conhecer o ente amado. 

    Morremos para nascer. Afinal, é morrendo que se vive para a vida eterna. diria a cosmologia grega, anacrônica, sobretudo, depois das “luzes”. Ora, volte para sua caverna! Pré histórico….

    E é assim todos os dias. Todos os dias – aqueles que começam pelo fim – “JULGAM  devidamente”  as pessoas diante das provas cabais e irrefutáveis que aparecem na “telinha” ou no som do carro ou veementemente apresentadas pelos “motoristas de taxi”….

    E o que fazer? ‘Nada”. Só pensar mesmo. 

    Trata-se de  um bando de mentecaptos  desinfelizes,  que compram essa ideia  , absurda, abmuda, abcega, cotidianamente, sem , ao menos, pensar como um CIDADÃO!

    Eis que os “fins , de fato, justificam os meios”!!!!

    E antes que algum desorientado não me compreenda – como de praxe –  devo dizer que não estou  nem “defendendo” nem acusando  sua excelência, a presidenta Dilma. Sabem por quê?

    Ora, não tenho informações, provas,  enfim, todo o arsenal necessário para acusá-la ou defendê-la!

    O que posso dizer é que votei nela após ler o programa de governo do PT, do PSDB e o do da Marina( esqueci o nome do partido).

    Fiz uma análise e uma escolha. Foi essa a minha participação no último SULFRÁGIO UNIVERSAL.

    A propósito, lamentavelmente, NÃO TENHO DINHEIRO SUFICIENTE para SER ELEITO. Só para ser ELEITOR. pena…

    Voltemos.

    Mas, o incrível é que aqueles que começam pelo fim, num lugar onde   os “fins justificam os meios” , realmente acham que podem chegar em algum lugar diferente do  próprio lugar de “néscios”!

    Ah! néscios, vocês hem….

    Isso é realmente incrível, repito. É querer ser o nao ser. É querer ser o zero do bit. É gostar de não usar papel higiênico…

    Isso é de uma imbecilidade sem tamanho, sem fim, porém com fim. Ou melhor,  com uma conclusão: “néscios”…Ah néscios!

    Néscios seguidores ouvindo tudo com suas orelhas grandes.

    É agir , com vontade de ser, flagrantemente, “marionetado”. 

    É dizer e pensar: sou um imbecil à procura de um ser que “forme a minha opnião”.

     

    Obs: Enquanto isso, segue tramitando a LOA…. até dezembro/15… E no próximo ano começa, enfim, o PPA.

    Somos todos idiotas….

     

    Francamente…. kkkkkkkkkk amarelo

  29. imparcialidade

    Quando juizes (STF)agem com parcialidade, não existe mais justiça, palavra (justiça) definida pela razao de eles existirem, eles ajuizam por causa própria e pior não existe ninguém acima deles no Judiciario, é uma situação que me dá nojo de esses homens de preto,outra situação semelhante é da imprensa que age com parcialidade, a noticia é instrumento de manipulaçao do pensamento do cidadão comum, é como Hitller usava, uma mentira dita muitas vezes se torna verdade com o tempo.

  30. Nos anos 50, 60 e 70 os

    Nos anos 50, 60 e 70 os militares sul americanos costumavam falar bastante sobre o ”combate às repúblicas sindicalistas”, no continente. Hoje nos deparamos, pelo menos no Brasil, com uma novidade interessante: a possibilidade de uma república judicial. Juntando Policia Federal, Moro, Ministério Público, Toffoli, Medes e alguns outros temos desenhado um horizonte togado…

  31. Impeachment é rito, não golpe.

    Por isso temos os tribunais, o Congresso e o Senado envolvidos.

    Ele não ocorre ao atropelo e à vontade deste ou daquele. E esse é o pesadelo daqueles que querem cooptar os órgãos de Estado para seus próprios interesses – sejam essas pessoas governistas ou oposicionistas. Impeachment é rito. Se houver elementos juridica e politicamente relevantes, ocorre. Do contrário, não é possível.

    Golpe é mensalão, golpe é se apropriar de estatais, golpe é falsificar contas públicas – são golpes na Democracia, na Economia e no patrimônio dos brasileiros. Impeachment é rito – e só ocorre em bases muito sólidas. Não funciona na base dos “lubrificantes” do Vaccari ou no grito.

    Se Dilma errou, sairá; se não errou, ficará. As Instituições republicanas darão sua resposta no devido tempo. E, aos descontentes, sobrará o direito ao esperneio.

    1. Impeachment é rito, e é golpe

      O impedimento (imepachment) é uma ferramenta institucional que serve como válvula de escape quando nada mais deu certo, é um golpe de estado com previsão constitucional, serve como uma válvula para que nem se chegue a um golpe pela força pura e simples. E com a quebra na regularidade política, as crises  podem se tornar maiores e mais imprevísiveis do que a normalidade, tem que se pensar bem antes de se propôr e se aceitar um impedimento. Haverá outras eleições no futuro a serem ganhas por margem estreita de votos e ai, a oposição e a imprensa, dizem alguns, vai fazer de tudo para derrubar o candidato eleito, vamos abrir esse precedernte? Vale a pena?  Imagine se a cada crise política fosse feito o impedimento, hoje estariamos no milésimo presidente governando o Brasil.

       

  32. Crise de credibilidade

    Concordo que o impedimento da Dilma só deve ocorrer se um crime de responsabilidade no exercício do mandato for provado, ou seja, se encontrarem de novo um “Fiat Elba”.

    No entanto, eu pergunto: o que fazer diante da incapacidade política e administrativa da Dilma, que estão “sangrando” o país?

    Em tese, o governo dela possui uma base de sustentação que conta com aproximadamente 400 deputados federais e 60 senadores. Daria para governar sem sobressaltos.

    Pergunto de novo: por que não consegue governar?

    Na minha visão o problema é a credibilidade pessoal dela, que tão logo o resultado das eleições foi proclamado começou a ruir. 

    Ninguém acredita mais nela. Nem o PT, seu próprio partido.

    Concordo com o Marco Aurélio: a renúncia da “trinca”. Faria bem ao país. Um novo governo se formaria. Tal e qual o parlamentarismo.

    O problema é largar o “osso” e desempregar a “companheirada”.

     

    1. Aí quem assume é o

      Aí quem assume é o Aécio????

      Não resisto em fazer essa surrada piadinha por aqui tendo em vista a verdadeira horda coxinha que invadiu o post.

      1. Eleição

        Será que o PSDB/PMDB/DEM e outros “conservadores” fechariam com ele novamente?

        Se fecharem, será que ele ganha?

        Concordo que qualquer cenário que se delinear estará cheio de incertezas.

        No entanto, a falta de credibilidade da Dilma é tão grande, que mais de um jornalista da Suécia em coletivas oficiais, perguntaram se o Brasil honrará o contrato para a compra dos caças.

        Francamente, esse tipo de pergunta em condições normais, não seria feita a um chefe de estado em visita oficial. Que vergonha!

        Em tempo, eu não sou “coxinha”, embora aprecie o quitute.

        1. Perguntaram por causa da crise política provocada por seus pares

          Os suecos se preocupam por causa da crise política gerada por sua gente tucana. Além do mais, a Grobo e assemelhados distorcem tudo que se refere à Dilma. Nestes tempos de burrice total que habita a maioria dos brasileiros, fica evidente o MACHISMO reinante no Brasil com todas as sua faces!

      2. Coxinha

        Na boa, pensou diferente de você é obrigatoriamente coxinha? E isso te transforma obrigatoriamente em petralha?

        Todo mundo, absolutamente todo mundo que quer a saída ou queda de Dilma é coxinha e golpista? É massa de manobra? E quem não quer é comuna, apaniguado, vive de pixuleco ou é beneficiario de alguma coisa?

        E todo mundo que quer a saída  da Dilma quer o Aécio??? Todo mundo? 

        Você não conhece ninguem, nenhunzinho que pense diferente de você e que seja inteligente, honesto, trabalhador, enfim que te faça respeitar minimamente o contraditório?

        Isso é tolerância?

        Não perca tempo me respondendo que os coxinhas é que tem ódio e são intolerantes. 

         

        Aquele abraço.

  33. Discordo de você, Nassif.

    Discordo de você, Nassif. Dilma cometeu, sim, crime de responsabilidade, tipificado pelo art. 85, § V e VI, da Constituição. Cabe ao Congresso Nacional processá-la e julgá-la!

  34. Golpe

    Não acreditem que o STF tem poder para barrar o impedimento de um presidente depois de aprovado na CASA DO POVO.. depois que CUNHA aceitar o pedido, o SENADO DA REPUBLICA apenas julga vira um tribunal e o presidente do TSE no caso de hoje o Ricardo Lewandowski apenas preside o julgamento sem muito poder intervir. 

     

    A cabeça de Dilma assim como a DEMOCRACIA BRASILEIRA  e todos os avançoes sociais e democrtáticos dos ultimos TRINTA anos… passa pela mão do que há de pior na sociedade brasileira, O ATUAL CONGRESSO NACIONAL presidido por dois crapula da pior espécie… RENAN E CUNHA. Destes, ainda podemos esperar alguma coisa que pareça republicano do RENAN  do CUNHA  somente a DIREITA brasileira e os milhoes de evangélicos cariócas que votaram nele e que os defente ainda hj pode agreditar que saia daquele cabeça algo digno de um chefe de poder em uma república;

  35. Candidata, falseia números

    Candidata, falseia números com a tal “contabilidade criativa”. Engana a sociedade com pedaladas não autorizadas. Utiliza máquina pública em campanha. Mente sobre a situação do país. Propõe medidas que são alteradas por outras completamente diferentes no dia seguinte à posse. Pode ser que não tenha roubado. Mas Dilma é honesta?

    1. Só bordões.

      Só faltou escrever que ela foi “leviana”.

      Tipos assim que enaltecem os impolutos Nardes, Cunha, Mendes e insistem em se referir ao Aécio como “meu presidente”.

      1. Não acha que seria mais

        Não acha que seria mais produtivo ao debate falar sobre o mérito, ao invés de tentar desqualificar o interlocutor?

        1. PSDB, “interlocutor”?!?!
           

          PSDB, “interlocutor”?!?!

           

          Já não basta o casamento falido com o canceroso PMDB?!?!

           

          Impossível … golpe não se discute, se combate e ponto final. E se o PSDB insiste em brincar de impeachment, acedito que a única saída para que o governo possa dar um rumo ao país, ou seja, retomar um ano perdido por puro despeito e falta de vergonha na cara de uma direita imbecilizada, seja usar o mesmo modus operandi que os opositores AO Brasil historicamente utilizaram: como muito bem o disse a ministra Cármen Lúcia (20/08, RJ),

           

          “Nós, brasileiros, precisamos assumir a ousadia que os canalhas têm”, afirmou ela, acrescentando que “essa ousadia não pode ser de pessoas que não cumprem as leis, que usam o espaço público para interesses particulares. Essa ousadia não pode ser exclusiva”.

           

          Fonte: http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRKCN0QP2DM20150820

           

          ps.: querem persistir no golpismo, pois que venham quentes porque estamos fervendo, “petralhas” ou não, afinal, o que define essa alcunha hj é nada perto da necessidade de fortalecermos a democracia e assim a legitimidade jurídica e constitucional de um país; as tentativas de uma roupagem de licitude a um golpe de estado, simplesmente não faz o menor sentido. Não passou e jamais passará.

           

           

          1. Divertida sua visão de

            Divertida sua visão de “democracia” do pensamento único. Quem discorda é “golpista”. E? Pena que não existe esse maravilhoso mundo sem opinões contrárias, não é? Percebe só: sua intervenção foi novamente para desqualificar. Típico de quem não está convencida dos próprios argumentos. Podemos até, se quiser, discutir o mérito. Mas não dá pra discutir o que você acha de mim. E, como não te conheço, não posso alegar nada por que não tenho juízo de valor a seu respeito. Fica um debate meio infrutíferos, não acha? Esse conforto de só debate com quem concorda com a gente nos torna preguiçoso. Por isso estou aqui. Sugiro que procure ambientes hostis às suas ideias. No começo vai ser meio irritante. Mas depois vai vê que vai enriquecer seus argumentos. Aliás, sobre o voto da juíza, para mim, a ousadia não é para se igualar ao caráter dos canslhas, mas para se igualar à coragem de agir, com ética. A que se refere quando diz: “usar o mesmo modus operandi?

          2. VISAO SUPERFICIAL DA HISTORIA

               O problema e a critica tem que saber ser formulada.  A critica que fazemos, e portanto chamamos de golpe, e que voces nao enxergam, e , ate ai, td bem, democracia e assim, tem que ter respeito por outras opinioes. O problema eh que a opiniao e avaliacao de voces e de uma visao distorcida da realidade social, da historia como um todo. Voces quando julgam o presente, se esquecem do passado, se esquecer do passado das sociedades para explicar o presente, eh como se ter um trauma pessoal hoje, e nao querer analisar o que aconteceu em seu passado, infancia ou mesmo vidas passadas. So julgam o governo do PT, e esfolam, apedrejam porque acham que treze anos eh muita coisa. Amigo , treze anos , para quebrar o que a heranca maldita de governos anteriores deixou nao eh nada. E a luta para se chegar ao poder foi enorme, para que, ao comecar a tentar arrumar um pais (gigantesca empresa) detonada e estorquida, a quinhentos anos  ( isso sim)  por todos aqueles que hoje sobem no pedestal da moralidade, e chama todos voces , atraves da midia traidora, ai querem arrumar casuismos que existem a trezentos anos e nunca foram julgados, e que por si so nao configuram crime que justifiquem impedimento. E , ainda por cima, o governo que esta incentivando toda a forca de apuracao a policiafederal , ministerio publico, STF, eh este proprio governo, , pois os governos anteriores como FHC, barraram, engavetaram, nao permitiram a  PF apuracao, e quando se apurou crimes do colarinho branco como o do banqueiro Daniel Dantas, o que deu um trabalho de dez anos de investigacao da PF, para pegar o macaco, o Gilmar Mendes, eh esse mesmo, ministrinho tucano, achovalhado com os podres poderes de sempre, foi la e soltou o Daniel Dantas . O raciocinio de voces eh limitado, miope, nao enxerga que  HOJE esta sendo apurado, porque antes nao foi permitido. FHC COMPROU SUA REELEICAO A CUSTA DE QUE ?  E porque nao houve delacao de mensaloes do FHC ? E por isso que estamos apanhando por permitir o exercicio da democracia, e , os bossais que nao pensam, nao sabem ler nas entrelinhas da historia, estao batendo e confundindo aqueles que lutam pela democracia para que ela se fortaleca, com os extertores que sempre os roubaram,E ESCONDERAM A SUJEIRA DO MARIDO TRAIDO,  esses sim. Nassif acabou de emitir uma materia onde afirma que a corrupcao na Petrobas ja havia em FHC, E ELE FOI NOTIFICADO , E PORQUE NAO FEZ NADA, ? PORTANTO TAMBEM TEM  QUE SER JULGADO PRIMEIRO, POR CRIME DE RESPONSABILIDADE E NAO FOI. E POR AI VAI. MAS DILMA ESTA  APURANDO PARA QUE SE FACA VALER E FORTALECER A DEMOCRACIA, POIS NAO TEM RABO PRESO COM A CORRUPCAO, FATO QUE SUGERE QUE , SE FHC NAO APUROU, VARREU PRA BAIXO, EH PORQUE TINHA, ELE , E TANTOS OUTROS COMO AECIO NEVES. Voces , analistas de boteco,com apelidou um comentarista,  de treze anos pra tras nunca analisarm nada, nunca gostaram de politica. Agora que o PT chegou ao poder, parece que estavam todos a espreita , pra que se surgisse uma gotinha fora do penico, iriam dizer- ta vendo , eu num falei que esses comunistas sao uma bosta! Acontece que o PT NAO EH , NEM NUNCA FOI SO GOVERNO FEDERAL, ha governos estaduais e municipais que trouxeram muito para o Brasil,  eh um projeto de mudanca verdadeira, independente do que os maus petistas fizeram. Para que se conduza o Brasil para a autosuficiencia, para o crescimento e distribuicao de riqueza. Porem, voces que estao vigiando ha treze anos, pegaram uma derrapada que nao eh nossa e estao junto com o PSDB  e a midia, querendo fazer ao povo crer  que tudo o que esta acontecendo eh culpa do PT e da DILMA  que nao sabe governar.

          3. E se tem algo que Carmem

            E se tem algo que Carmem Lúcia entende é ousadia de canalha !!!

            E ela tem a “Vivência”. Nenhum pós-moderno pode querer acusá-la…

      1. Quanto a provas, pode ficar

        Quanto a provas, pode ficar tranquilo. TCU comprovou “pedaladas”. Utilização de máquina pública sob investigação do TSE. Quanto à “contabilidade criativa”, público e notório, confirmado pelo próprio governo já que derivaram também nas “pedaladas” que agora tentam sanar. Quanto a promessas não cumpridas, só ler afirmações de petistas como Lindberg, Rui Falcão e Lula. Bom, se precisar de mais confirmações, nem “batom na cueca” vai servir…

          1. Poderia ser mais específico?
            Poderia ser mais específico? Disse que ela não é honesta, não disse que é criminosa. Desonestidade não requer prova documental. A comprovação se dá pelos atos, no caso dela, públicos. Agora, pelo julgamento do TCU ela não cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal, considerado crime de responsabilidade. Quanto ao uso da máquina publica, como havia dito, está sob investigação. E as “pedaladas”, ninguém menos que o Lula as reconheceu-o, quando usou o argumento falacioso que ela teria usado para garantir o pagamento da Bolsa Família. Quem sou eu para duvidar dele. E quanto a propostas não cumpridas, talvez você como simpatizante do PT pode discorrer melhor. Para exercício de hipótese, não acha interessante se perguntar qual seria a sua opinião caso os papéis se invertessem, e um possível presidente eleito pelo PSDB fosse o investigado? Manteria sua posição? Não acha que devemos preservar as instituições acima de nossas preferências ideológicas? Ou acha que isso não tem importância?

          2. Sendo mais específico:
            1-

            Sendo mais específico:

            1- Pegue a constituição federal.

            2-Folheie até encontrar o artigo quinto.

            3- Leia com muita atenção.

            4- Verifique em qual parágrafo pode ser enquadrado o pedido de afastamento..

            5-Quais tipos de prova serão exigidas para comprovar se realmente houve prejuizo ao erário.

             

            Observação 1: Com relação ao PSDB, fica difícil comparar, pois aparelhou as instituições o que lhe permitiu engavetar toda e qualquer denúncia à epoca e que atualmente estão sendo expostas ou pela condenação de seus cumplíces internacionais, em seus Países de origem, ou em biografia de seu principal líder, não se sabe se por remorso, vaidade ou sadismo.

            Observação 2: O TCU é um tribunal de contas, cuja maioria é por indicação política, para assessoramento da Câmara, suas posições não tem valor jurídico e podem abrigar interesses políticos.

            Observação 3: Sou simpatizante do PT sim, e pelos seguintes motivos:

            1- Tudo o que prometeu desde sua fundação cumpriu com destaque para governar para todos, combater a pobreza extrema e valorizar o trabalho.

            2- Combater a corrupção independentemente de quem será atingido.

            3- Fazer o País ser reconhecido internacionalmente como Nação e não como república de bananas.

             

            Por enquanto é só.

             

             

             

          3. Ô tucano! Conta outra!

            Desde quando sua turma respeita as leis? Se fosse assim, o Alkmim e o Beto Richa já teriam sido cassados por tantas irregularidades que cometeram e continuam a fazê-lo! Menos pressa nesse andor que o seu santo é de barro! Dilma fica até 2018! Só sairá em 2019 quando passará a faixa a um presidente nacionalista e competente que trabalhará efetivamente pelo Brasil. Ao contrário dos entreguistas e anti-nacionalistas tucanos!

  36. Insanidades

    Imaginemos entao, dado que com crises econômicas e trapalhadas governistas, tivéssemos que passar por processos de impeachment.

    Como teria sido então nos dois governos de FHC, com as quebras e as vergonhosas idas ao FMI com pires nas mãos?

    Esse pessoal da oposição representa a quem? Que hospício é este?

  37. Olha a Banana Olha o Bananeiro

    Só pelo fato de se tentar IMPEDIR o (a) presidente, eleito pela maioria do povo brasileiro, simplesmente por não se gostar ou não se simpatizar ou mesmo ser radicalmente contra o modo de governar e das políticas  do presidente e consequentemente do partido politico do mesmo, jé é um claro indício de retorno à republiqueta das bananas. O Presidencialismo delega ao presidente a vontade de seus eleitores. É claro que IMPEDIMENTO deve ser exercido, e só é aceitável com provas irrefutáveis embasadas na CONSTITUIÇÃO e NÃO porque a minoria perdedora está descontente. Pelos meus cálculos oito tentativas de impedimento já foram rejeitadas, parece que é mesmo GOLPE dessa minoria descontente. E como diz o ditado popular de “bumbum’ de bebê e de cabeça de juiz ninguém sabe o que vem. O ministro Marco Aaurélio de Mello foi empossado por seu primo Color de Mello, votou contra a ficha limpa, deu habeas corpus à Caciolla. Acredito porém que o Brasil já superou esta fase da bananada e os ministros do STF, indeferentemente de quem os nomeou estão cumprindo de bom grado suas funções…

  38. Brincando com a economia

    Enquanto os juizes e a oposição bricam de impechment, o governo brinca de ajuste fiscal. Quem lê a seção do politica do GGN deveria ler também a de economia. Previsão de queda de 3% do PIB esse ano, crescimento acelerado do desemprego, dólar em disparada, subida da inflação. Enquanto a oposição brinca com a democracia, o governo brinca com o trabalho e a renda da população. No fins da conta, o povo é que faz papel de palhaço para os politicos dos governo e da oposição de direita.

  39. O sujeito não conseguiu

    O sujeito não conseguiu ingressar na magistratura por concurso público mas virou ministro do STF pela caneta do presidente Lula. O outro, indicado pelo FHC, prefiro não comentar. Vai que o sujeito designou algum aspone para filtrar o que é publicado… 

    E segue o baile.

  40. Sangramento diário

    Dito pelo FHC, quando da reeleição do ex presidente Lula. Mas Lula era muito forte e não conseguiram. Agora, estão aproveitando o fato da presidente ser mulher e desconhecer o que se passa em um congresso. Então foram para o “agora ou nunca”, com o PT alquebrado, a presidente mal avaliada,  com a colaboração de quase todas as instituições, principalmente PF e MPF e a solícita de sempre, nossa eterna imprensa, governadora de fato. Fora otras cositas que acredito após o pré-sal e os BRICS.

    Entortaram a cabeça da presidente e nós ficamos querendo que ela seja uma Super Mulher, mas ela é , antes de tudo,  um ser humano. Muito valente, mas c/ os devidos limites que todos nós temos.

  41. “O Ministro Marco Aurélio de

    “O Ministro Marco Aurélio de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal) está longe de ser um petista. Dia desses, chegou a fazer um apelo pela renúncia da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer.

    Mas tem um profundo respeito pela profissão que abraçou. Sabe que a força do Judiciário está no seu legalismo, no estrito respeito às leis e procedimentos. E um colega que manipula procedimentos e interpretações conspurca o Judiciário e, por tabela, a imagem de todos os operadores de direito.”

    Ne, tanto respeito assim. Se tivesse mesmo respeito não teria sugerido a renúncia da presidente.

    Aliás, a menos responsável pela situação atual do Brasil é a presidenta.

    Talvez. a solução final para o probelma brasileiro atual fosse mesmo uma saída ditatorial. Mandar para a trás das grades todos estes golpistas que já estão enchendo o saco da população a quase um ano com esta conversa fiada de impeachment. Quase todos tem denúncias na justiça inclusive os donos da mídia PIG.

    Não respeitam o país, não respeitam a democracia, não respeitam as instituições, oem empregos dos brasileiros, a imagem do país frente ao mundo enm os 54 milhões de votos obtidos pelo adversário que venceu as eleições.

    Podemos não gostar da Dilma mas não podemos tripudiar da democracia e da respeitabilidade do País perante o mundo.

  42. Uma coisa observo. Não

    Uma coisa observo. Não fizeram mais pesquisas. Algo teria mudado? esse inferno todo de políticos corruptos, advogados gagás e judiciário se fazendo de besta, está cansando todo mundo. O país não anda, imagino que todos gostariam que cunha, aécio e seus colegas meliantes sumissem todos da face da terra, eu pelo menos gostaria bastante.

  43. Pedalas fiscais

    Antes de sair o parecer do TCU, os auditores do TCU foram convocados pelo Senado, a fim de darem explicações sobre as “pedaladas fiscais”. Quinze senadores da situação e oposição ouviram e questionaram os auditores. Eles explicaram tecnicamente e detalhadamente os 15 itens do relatório, demonstrando como o governo infringiu a Lei de Responsabilidade Fiscal, fato considerado crime. Todos os senadores entenderam a gravidade do caso e nao tiveram como argumentar contra.

    O próprio ja Lula admitiu que houveram as “pedaladas fiscais”, mas que foi para “ajudar” os programas sociais (bolsa família, minha casa minha vida, etc), ou seja, os fins justificam os meios (Maquiavel). Vivemos sim, uma crise moral e ética.

    1. Pedaladas e outrás acrobacias

      Pedaladas e outrás acrobacias fiscais existem desde sempre: antes e depois da lei de responsabilidade fiscal; nos municípios, nos estados e na união. Há provas fartas e ao alcance de todos, que confirmam isso.  Sendo assim, porque só agora o tcu e os escroques do congresso resolveram questionar? Seria só coincidência? Cara, ou você é cínico ou é desinformado. Ou talvez os dois.

       

      1. Alex, acho que é um sinal de mudança dos tempos.

        Gostaria de acreditar nisso, porque acho triste os argumentos do “todo mundo faz” e do “mas foi sempre assim”.

        Se expandirmos isso como regra, fica feio: “Escolas? Pra quê? Sempre foi assim”, “Saúde? Pra quê? Sempre foi assim”. “Caixa Dois? Qual o problema? Todo mundo faz”.

        Lei é lei. E deveria ser cumprida ou, do contrário, abolida, porque lei que não é cumprida desmoraliza o Estado. E se o Estado é o primeiro a desrespeitar a lei e não é punido, como ficamos? Que mensagem temos para a sociedade? Vale tudo?

        Então, a questão é:que país queremos? Não está na hora de mudar? De termos governantes que respeitem leis de responsabilidade fiscal, leis de estatuto da criança, leis de diretrizes educacionais? Sem falar em respeitar as promessas de campanha… Afinal, todos pagamos quando o parâmetro é o do vale tudo. Perder as instituições é o valor mais caro.

        1. mas esta é exatamente a

          mas esta é exatamente a situação, a Dilma simplesmente informou ao TCU que se assim não vale mais daqui pra frente é diferente. agora, sempre se mediu com uma régua e agora querem medir com outra…

        2. Então que julgue todas as
          Então que julgue todas as contas com o mesmo critério desde o Itamar. Ao julgar (analisar) quase toda a toque de caixa e apenas uma com lupa, foi justiça?

      2. Pedalas fiscais

        Allex, nao chamei ninguem de cinico ou desiformado, apenas expus os fatos. Se lhe aborreci, me desculpe, mas cada um tem o direito de demonstrar a sua visao, sem ofender ninguem.

        Sei muito bem que a lei nao e cumprida, via de regra, mas nao e por isto que todos devem ser perdoados. Seria o mesmo que nao punir um bandido que torturou um ente querido nosso porque, no passado, os torturadores, tambem, nao foram punidos.Um erro nao justifica o outro. O parecer do TCU lido pelos ministros da Casa, foi escrito pelos auditores do TCU, concursados, com alto gararito profissional e isento de paixoes. Como disse antes, os senadores que participaram da exposicao dos auditores do TCU ja se convenceram disso. 

        Dizer que no passado e atualmente nao se cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal e como aquele jovem que quebra a escola toda e depois diz: Mas nao fui so eu. Alem de fraco argumento, tira o foco do senso moral e etico da questao.

      3. Pedalas fiscais

        Allex, nao chamei ninguem de cinico ou desiformado, apenas expus os fatos. Se lhe aborreci, me desculpe, mas cada um tem o direito de demonstrar a sua visao, sem ofender ninguem.

        Sei muito bem que a lei nao e cumprida, via de regra, mas nao e por isto que todos devem ser perdoados. Seria o mesmo que nao punir um bandido que torturou um ente querido nosso porque, no passado, os torturadores, tambem, nao foram punidos.Um erro nao justifica o outro. O parecer do TCU lido pelos ministros da Casa, foi escrito pelos auditores do TCU, concursados, com alto gararito profissional e isento de paixoes. Como disse antes, os senadores que participaram da exposicao dos auditores do TCU ja se convenceram disso. 

        Dizer que no passado e atualmente nao se cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal e como aquele jovem que quebra a escola toda e depois diz: Mas nao fui so eu. Alem de fraco argumento, tira o foco do senso moral e etico da questao.

    2. Crime?Está tipificado no

      Crime?

      Está tipificado no CÓDIGO PENAL?

      Dilma se beneficiou financeiramente ou de qualquer outra maneira por “re-alocar” dinheiro do BB ou da Caixa E. Federal temporariamente para financiar politicas sociais?

      Ficou devendo alguma coisa?

      Era obrigação do TCU sim identificada a 1ª pedalada e ter normatizado o procedimento contábil para que não voltasse a se repetir.

      O que o TCU fez? Nada! Por que o TCU só se manifestou no governo de Dilma?

      Falar em crime é forçar a barra, muita má fé ou desinformação!

      Jamais fariam isso com FHC… não precisa comentar: Nardes e a tropa dele foi colocada lá durante o gov. de FHC.

      Não fez com Lula por que iriam enfrentar a ira de 80% da população.

      E agora contra uma mulher?

      Imagine um delegado que viu alguém cometer um crime e fez de conta que não viu… É CÚMPLICE!

      Vindo de canalhas que respondem processos criminais soa muito cínico!

      1. Pedalas fiscais

        Não e considerado somente crime o que esta escrito no Codigo de Processo Penal. Todo agente publico (prefeito, governador, etc) responde pelo crime de responsabilidade fiscal, caso o infrinja. Não foram somente as “pedaladas fiscais”, cerca de R$ 40 bilhões, que o governo cometeu de crime. Foram mais de R$ 100 bilhões. Os senadores da situação e da oposição já se convenceram disto. A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que todo agente publico reveja, a cada dois meses, as metas fiscais (receitas e despesas) para avaliar se deve corrigir os erros e mudar a rota. Não e obrigação do TCU orientar porque a lei foi feita para ser cumprida por todo agente publico que sabe muito bem disso. Nenhum politico merece nossas indignações e credito.

         Como disse o delator Paulo Roberto Costa: “Não existe almoço de graça” e NENHUM  politico escapa disso.

         

  44. PSDB=PT

    A Cada comentario sobre FHC e Lula/Dilma,tem-se a absoluta certeza que ficamos e estamos nas mãos de Governantes inaptos .

    FHC, pelo que fez  e naõ foi pouco .

    Lula, pelo que disse que ia fazer e não fez.

    Dilma,pq prometeu coisas,que sabidamente não poderia cumprir,pois seu Governo anterior ja estava combalido. 

    O Congresso como ja dizia o Lula tinha Ali Baba e 300 e poucos ladroes.

    Depois que o PT assumiu,somaram-se mais algumas dezenas que conhecemos e creio centenas que ainda irão surgir.

    Resta saber se isso um dia terá fim.Duvido muito,pelos “homens” que o Brasil criou e esta criando.

    E tenho dito

     

    1. Voce errou numa coisa.O LULA

      Voce errou numa coisa.O LULA disse que ia fazer e fez,mais do que prometeu.Hoje temos um Brasil de antes e depoius do LULA.

      1. Com todo respeito.

        Vc acredita mesmo que o LUla fez tudo que prometeu?

        Os juros bancarios comtinuam igual ou maiores dos que anterio a ele.

        Prometeu lutar contra a asura bancaria e não fez.

        Fez do BNDES seu quintal.Emprestou dinheroa quem não precisava.

        Fez da Dilma presidente sabendo que ela seria o que esta demonstrando.

        Não servia pra Casa Civil ,Não servia pra Petrobras e não serve para o Brasil.

        Mas, nós merecemos.Eu mereço e vc tambem.

        Ela tem que ficar até o fim. Ai em 2018 o Lula se elege de novo.Se o Brasil conseguir subsistir até lá.

  45. Contagem de midiotas forasteiros

    Perdi a conta de quantos midiotas “embasados” leitores de Veja comentaram por aqui. Tá complicado…

    Adoram invocar a Constituição para justificar o golpismo. Lindo.

  46. TEXTO BEM COERENTE NASSIF

    TEXTO BEM COERENTE NASSIF

    SÓ NÃO ENTENDE QUEM NÃO QUER

    OU ESTÁ MAL INTENCIONADO,HAA OUTRA COISA!!

    CADÊ AÈCIM MAIS SUJIM Q PAU DE GALINHEIRIM?,ESSE DEVE MUITO HEIN!!!

     

  47. Midiotas zumbis e a politização via Veja

    Pois é…

    Vejo com lamento o estrago causado pela imbecilização coletiva, que ora parece-me um processo irreversível. A imprensa conseguiu abarcar cada vez mais midiotas lobotomizados para seu cercadinho desde 2002, culminando com as eleições de 2014. É “cool” ser midiota hoje em dia. Dá status de “intelectual”.

    A “politização” via Facebook dos comentadores de política de boteco, dos “revoltados” sem causa, dos incapazes de racionalizar sobre o que leem e escutam, ignorantes quanto à história (não é de seu feitio se aprofundar em certos temas) está aí dando mostras dos frutos podres que é capaz de produzir. Forjou os novos formadores de opinião, só que aquela tão profunda quanto à uma conversa de taxistas.

  48. Não vamos perder o foco.

    Não vamos perder o foco. O governo mentiu. O governo roubou o povo através da Petrobrás e do BNDES entre outras. O governo gasta demais sem atingir nenhum objetivo de médio e longo prazo. O governo faz obras nos países marxistas e se esquece do próprio. Então vamos parar de chororo, de mimimi. Este governo que está ai se segura porque precisa manter os milhares de cargos de sindicalistas através do aparelhamento do Estado. Errou crassamente e precisa sair, porque mente, desvia, engana e atropela a tudo e a todos. Democracia na boca do petista é como bolacha na boca de velho, vai de um lado para o outro e nunca engole. Acabou a farsa. Fim de festa. Recolham seus pertences. Quem ganhou ganhou e chega. Agora tem uma coisa. Vejo reiteradas vezes comentários sobre: “Vamos a guerra”. Cuidado, muito cuidado mesmo. Cada comentário deste é cuidadosamente guardado através do endereço IP. Se alguém julga que as FFAA estão dormindo, ledo engano. Já foi dito por eles que a legalidade será o império da lei. Manipulem, extrapolem em tudo que a lei permitir, mas não pensem nem por um minuto em criar o caos, seja você um esquerdopata ou um direitopata. Qualquer um que parta para extrema ignorância vai encontrar resistência dura e atroz. Foi assim em 1930, em 1964 e será assim agora. Tudo deve caminhar segundo as leis constituídas e com as pessoas que dela faz a interpretação, seja para o bem, seja para o mal. Não adianta reclamar deste ou daquele juiz do TSE, do TCU ou do STF ou do Moro. Eles farão cumprir a lei gostemos disto ou não. E aqueles que desejarem radicalizar já sabem o que irão encontrar pela frente. Chega de bravatas e conversas mole. Se 90% do povo é contra este governo, não será os 10% que dele se locupletam que irão barrar o impeachment na marra. Olhem para Venezuela e para Síria. Isto é o que se pode esperar do radicalismo. Ainda dá tempo de salvar o país do caos social, porque nossa economia não está o caos apregoado, tudo são previsões tenebrosas do que pode vir a ser, mas ainda não é. Portanto é preciso ordem e humildade para aceitar a regra do jogo, ou seja, a lei. De mais a mais a operação Lava-Jato está longe de terminar e ainda poderão vir a público dezenas de fatos novos que poderão criar mais controvérsias políticas semelhantes ao que acontece com o Sr. Cunha.

    1. Lembre-se disso

      Sr. Antonio Barbosa, até parece que o senhor conhece os salvadores da pátris. 

      Seguramente não são os tucanos que querem se atracar no Cunha com toda a sua sujeira para por em prática seu plano maléfico de tomar conta do osso chamado Brasil!

    2. Não vamos perder o foco.
      Suas justificativas são estapafúrdias e/ou mesmo vergonhosamente mentirosas.

      Não se trata nem de defender o governo Dilma, o qual venho criticando em meus círculos, trata-se de defender AS REGRAS DEMOCRÁTICAS. Quanto aos seus “90%”, garanto que vou barrar você e mais oito, NO MÍNIMO.

    3. Sem pé, nem cabeça, nem tronco…

      Mas de que buraco saem esses tipos, hein? Tentei, mas tá difícil extrair alguma coisa de útil ou com algum sentido nessa fossa entupida aí em cima… que salada desconexa…

      Mas serve como modelo para ilustrar o que eu sempre afirmo. Eis um exemplar perfeito.

    4. impeachment

      ja que falas em não perder o foco, convem relembrar o que o teu foco já esqueceu:

      a) Gilmar Mendes, dentro da legalidade, ao abrigo das leis, atrasou por mais de um ano a decisão já clara do Supremo, proibindo o financiamento empresarial  das campanhas eleitorais. Uma obcenidade, mas dentro da lei.

      b) Como consequencia da atitude de GM as eleiçoes de 2014 geraram uma assembleia nacional em que o parametro é Cunha, na presidencia da câmara. Uma obcenidade, mas dentro da lei. Obcenidade que os grupos econômicos sempre fizeram para emporcalar nosso sistema político.

      c) Cunha retribuiu elevando, juntamente com os seus comandados de 70 para 75 a saida de Gilmar ( e demais) do Supremo.

      Achas pouco o que estamos vivendo? Moro tem muito menos a ver com a nossa crise politica ( acima descrita ) do que GM. 

    5. RESPOSTA A ANTONIO
      RESPOSTA A ANTONIO BARBOSA
      MENSALÃO TUCANOO,TRENSALÃOO,
      PRIVATARIA TUCANAA,FHC SABIA CORRUPÇÃOO!
      QUER MAIS?NÃO AINDA MENCIONAR,SEI Q VC É
      MAL INTENCIONADO(É TUCANO TÁ NA CARA!!)
      E OLHA Q NÃO SOU PETISTA P ENXERGAR ISSO!!!!

      1. Meu direito de resposta.

        Aos debatedores  J. Marcelo, ao Sergio a Bortolini, ao mal educado do Cintra Beutler, ao André Élebê e Pedro Américo, meu direito de resposta.

        A lei ora a lei. Para os amigos tudo, para os inimigos a lei. Frases de Getúlio Vargas copiadas de Maquiavel. Um velho caudilho que governou sob ditadura para realizar as obras sociais necessárias ao povo. Ao tirar a vida deixou um legado triste de alguém que não suportou a democracia. Ela é difícil, e como é difícil. Por isso somente países cujo povo em sua grande maioria é culto e patriota conseguem mantê-la e melhora-la. África, Oriente médio, Ásia, Leste Europeu, America Latina todos oscilam entre regimes ditatoriais, monarquias hereditárias e populismo chulo, porque o POVO não é unido, não tem identidade capaz de aglutinar as necessidades de todos em um objetivo comum. Assim vivemos hoje no Brasil, uma desunião avassaladora, aonde os valores éticos e morais estão descendo ladeira abaixo. O caso do mensalão  e petrolão são emblemáticos. O mensalão demorou 7 anos para ser julgado e quando o foi, mesmo com provas irrefutáveis de mal uso do dinheiro público na tentativa de criar-se um governo paralelo para aprovar as determinações do executivo, a grande parcela da população é bombardeada com falsas informações do grupo de réus que desqualifica um trabalho árduo e desgastante, para por a limpo um dos episódios mais sórdidos das história brasileira. Agora é a vez do petrolão e tudo continua igual. Assim como Getúlio os petistas gritam que tudo é uma farsa, que é político, ou seja, sem fundamento probatório, e dizem também: “A lei ora a lei”.  Os condenados que são da Ala Majoritária, os comandantes do partido, a “elite do PT” e não se conformando com os destinos de seus ídolos de barro criaram a mais completa e avassaladora máquina de difamação do Ministro Joaquim Barbosa e agora de Sergio Moro. Tudo foi e está sendo usado em todos os meios midiáticos. A imprensa marrom se apressou em julgar Joaquim Barbosa não pelos atos de legalidade e retidão, mas pelas rusgas com Lewandowski que claramente, junto com Tóffoli, queriam a absolvição da máfia petista. Impossível. Diante de tantos fatos irrefutáveis, Joaquim Barbosa, não se curvou ao fato de ter sido escolhido por Lula e fez prevalecer o Estado de Direito julgando e condenando os homens que ousaram passar por cima da democracia e da lei. Joaquim Barbosa  saiu altivo e deixou um legado de honestidade, seriedade e legalidade no tratamento da lei. Aos petistas meus pêsames pela forma pusilâmine como trataram e tratam Joaquim Barbosa, pois para os petistas a lei tem outro significado: “Para eles tudo, para os inimigos a lei”. Joaquim Barbosa deixa claro que viver em democracia é preciso ser democrata, participativo, ético, moralista e acima de tudo, ser honesto.  Assim sendo lhe deixo meu pesar pela forma como tratam as pessoas no debate lhes dizendo que não sou partidário de absolutamente nada, mas sou sim CONTRA O PT e CONTRA O COMUNISMO, mas principalmente contra a corrupção e o banditismo que ceifou a vida de Celso Daniel até hoje muito mal explicado. Não fiquem abalados com as opiniões alheias. Se vocês forem pessoas de bem, olhem para os desmandos do governo petista: Obras em países marxistas com nosso dinheiro, estádios de futebol para os que vocês chamam de “coxinhas” porque pobre não pode pagar ingresso e tantos e tantos outros desmandos como  enriquecimento dos filhos de Lula e do próprio. recriar a CPMF que no passado Dilma e Lula tanto criticavam. Não meus caros, o impeachment é uma necessidade urgente ou vamos mergulhar no caos social e dai para algo muito pior. Eu não quero a volta da ditadura militar? Vocês querem? Acho que não. Então aprendam a ouvir as opiniões controversas e não hajam como alguns comunistas que pregam a violência, a luta armada e o fuzilamento de quem lhes é contra. O resultado disto vocês já sabem. Deixo para vocês uma frase que cunhei sobre política: “A política é a arte de ler a mente do povo e fazer com que ele acredite até nada poder” (Barbosa).

        1. A lei ora a lei. Para os

          A lei ora a lei. Para os amigos tudo, para os inimigos a lei. Frases de Getúlio Vargas copiadas de Maquiavel.

          A frase é de Arthur Bernardes. 

          Um velho caudilho que governou sob ditadura para realizar as obras sociais necessárias ao povo

          Seu segundo governo, de 1951 a 1954 se originou do processo democrático.

          Ao tirar a vida deixou um legado triste de alguém que não suportou a democracia.

          Mentira. Governou sob uma ditadura, mas também sob os aupícios do voto popular. Num e noutro foi sempre bem avaliado e amado pelo povo. O que não suportou foi a avalanche de pressões políticas, algumas legítimas e outras não. 

          Por isso somente países cujo povo em sua grande maioria é culto e patriota conseguem mantê-la e melhora-la. África, Oriente médio, Ásia, Leste Europeu, America Latina todos oscilam entre regimes ditatoriais, monarquias hereditárias e populismo chulo, porque o POVO não é unido, não tem identidade capaz de aglutinar as necessidades de todos em um objetivo comum.

          “Análise” preconceituosa e pretenciosa. Alemães, italianos, espanhóis,  são povos cultos e patriotas. Nem por isso deixaram de albergar ditaduras sanguinárias. Japão é da Ásia e é uma democracia. Democracias e ditaduras dependem do contexto histórico. 

          Assim vivemos hoje no Brasil, uma desunião avassaladora, aonde os valores éticos e morais estão descendo ladeira abaixo. O caso do mensalão  e petrolão são emblemáticos. 

          Sim, casos bem emblemáticos da ética relativa e da moral sublimada por ânimos políticos. E a privataria e mais as dezenas de escândalos nos outros governos foram o quê? Paradigmáticos? 

          Assim sendo lhe deixo meu pesar pela forma como tratam as pessoas no debate lhes dizendo que não sou partidário de absolutamente nada, mas sou sim CONTRA O PT e CONTRA O COMUNISMO, mas principalmente contra a corrupção e o banditismo que ceifou a vida de Celso Daniel até hoje muito mal explicado.

          Tu és mesmo é um tremendo de um farsante. 

           

          1. JB

            Idintifico vc assim porque me lembra um whisky, e dos bons.

            Não adianta argumentar com esse ignorante.

            Ele escreve um tratado de burrice aqui neste espaço para dizer o que?

            Que ele é burro ao quadrado.

            E tem a coragem de falar de Getúlio Vargas?

        2. CARO ANTONIO BARBOSA,VC QUER

          CARO ANTONIO BARBOSA,VC QUER TRANSPARECER QUE É MUITO INTELIGENTE

          ESCREVENDO ESTE LIVRO COMO RESPOSTA,MAS NÃO SEJA “BURRO E TENDENCIOSO”

          PARE DE QUERER ROTULAR”PETISMO” COMUNISMO”ISSO N COLA MAIS NO POVO

          VC NÃO ME RESPONDEU QUANTO A ESCANDÂLOS TIPO MENSALÃO TUCANO QUE

          VEIO BEM ANTES QUE O OUTRO MENSALÃO,PARE DE QUERER MUDAR O FOCO ,TÍPICO

          D QUEM CURSAVA O ENSINO SUPERIOR E METIA O PAU NO GOVERNO LULA E DEPOIS

          O APLAUDIU,NÃO SEJA  P R E C O N C E I T U O S O   E  H I P Ó C R I T A !!!!!!!!

        3. Mais uma salada…

          Velho, na boa. Não dá nem pra começar uma argumentação com tamanha a desordem do seu argumento.

          O problema é que você mistura tanta coisa sem sentido e desconexa que não dá nem pra pegar um gancho e começar a argumentar.

          O rol de imbecilidades que você deitou aí (preconceito, factoides, conexões entre coisas totalmente difusas) é só uma mistureba de opiniões baseadas em vacuidades e sabe-se lá mais o quê.

          Não dá pra pegar nada de útil nem pra começar, desculpe.

          Sugestão: se atenha ao menos ao título do post, para variar.

          Comenta lá na Veja, que eles aceitam qualquer baboseira como essa. Você representa o público padrão dela.

    6. Corroboro

      Com o colega que perguntou: ” o moderador está de férias”?

      Este jumento cita a Síria como exemplo pelo o que acontece aqui.

      Tenho a impressão que ele nem sabe onde fica a Síria.

      Ele está se achando mais brasileiros que os outros, e aí me incluo também, que elegeram a Dilma.

      Calma nego!

      A próxima eleição será em 2018.

      Tenha paciência que assim mesmo.

      Você e a sua turma acha que tudo se resolve com os gorilas, a exemplo do passado.

      Parece que vc não aprendeu a lição?

    7. Brilhante

      Mais uma vez brilhante suas observacoes, Antonio Barbosa. Isenta de paixoes partidarias. As Forcas Armadas nao estao durmindo e nunca durmiram. Vide videoconferencia do Comandante do Exercito aos R2. Verdadeira aula de democracia, conforme o colunista Janio de Freitas ja observou.

    8. Poderia até alocar mais um

      Poderia até alocar mais um pouco do meu tempo para ler teu comentário se houvesse a separação por parágrafos. Do jeito que está cansa a vista e a paciência. 

       

       

  49. A prova.

    “A leviandade com que está sendo tratado o tema do impeachment mereceu uma condenação severa de André Ramos Tavares, professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e Procurador Regional da República. ‘A abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) sem a prova de crime de responsabilidade cometido no exercício do mandato vai significar a vitória do oportunismo de plantão, um flagelo à Democracia brasileira e um escárnio à Constituição’.”

    No post reletivo a esse tema, escrevi o seguinte comentário.

    Há tempos venho pensando justamente nesse aspecto da questão: a prova! Fala-se e escreve-se muito sobre a existência de provas suficientes para o impedimento. Até cheguei a esboçar um comentário sobre o tema por ocasião da notícia da peça formulada pelo jurista Bicudo, o qual, por questões outras, não cheguei a enviar.

    Então, vai agora.

    Ainda não entendi muito bem o que estaria ensejando a vontade de expurgar a Chefe do Poder Executivo do respectivo cargo, até mesmo porque não li a denúncia produzida pelo jurista Bicudo.

    A Constituição estabelece os casos em que há prática de crimes pelo Chefe do Poder Executivo, remetendo não só a definição – detalhamento – destes para lei especial, como também do rito processual e respectivo julgamento, mas já deixando definidos os órgãos julgadores.

    Concordando-se que a Lei 1070, de 1950, fora recepcionada pela Constituição no tanto que com esta não haja incompatibilidades, então não só os crimes já estariam com seu tipo legal definidos, como também o rito processual e o respectivo julgamento.

    O artigo 16 da vetusta lei impõe ao denunciante – qualquer do povo – o ônus da prova documental do crime que foi imputado em sua respectiva denúncia e, nos crimes provados por testemunhas, a indicação destas.

    Aqui vem minha dúvida: o crime imputado pelo jurista Bicudo é daqueles provados por testemunhas ou por documentos?

    Das leituras periféricas que fiz da denúncia, parece se referir às tais “pedaladas fiscais” do exercício fiscal de 2014. Então a prova deve ser essencialmente documental.

    Nesse caso, qual o documento que serve de prova do crime?

    Qualquer papel?

    Os papéis produzidos quando do exame das contas de 2014 pelo TCU, órgão meramente auxiliar do Poder Legislativo?

    Ou os que este, por seu Congresso Nacional, vier a produzir?

    E se, porventura for iniciado o processo com base nos papéis do TCU, o Congresso, antes do julgamento do processo de impedimento, der como boas e aprovar as contas de 2014 do Chefe do Poder Executivo, expedindo um “documento” de idoneidade?

    Ou então: quem produz o documento considerado “prova provada” para respaldar não só a denúncia, como também a condenação à perda do cargo?

    Poderá o Congresso Nacional (Câmara acolhendo a denúncia e o Senado julgando o processo) emprestar, em momentos distintos (quando do julgamento das contas e quando do julgamento do processo de impedimento), valores diversos aos fatos contidos nos “documentos” produzidos pelo TCU?

    Enfim, qual “documento” valerá?

     

     

     

     

    1. Quem dessa troupe está

      Quem dessa troupe está preocupado com prova? Tudo serve. de repente até peido em elevador.

      O fato é que esse entusiasmo desse povo, que trabalha de terça feira à tarde até sexta feira de manhã, desde que não tenha nenhuma grande comemoração em seus currais eleitorais, me deixa uma dúvida:

      – estão assim, tresloucados pelo impeachment, pelo tempo longe das tetas ou

      – receberão compensações maravilhosas  de alguém?

      Lá se vão 28 pedidos de impeachment e os caras não desistem.

  50. Brincando de impeachment

    Só corrigindo a frase do texto:

     “A abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) sem a prova de crime de responsabilidade cometido no exercício do mandato vai significar a vitória do oportunismo de plantão, um flagelo à Democracia brasileira, um escárnio à Constituição, e a vitória do Povo brasileiro”.

    1. “impeachment” de Dilma.

      Vitória do Povo Brasileiro já foi nas urnas, meu caro. Não venham vcs da oposição, golpistas de carteirinha (DEM, PSDB, PPS e SD que não pedem a cassação de Cunha), falar pelo povo. Não tem motivo legal para impeachment de Dilma; mas para cassação do Cunha tem. Mas a esperança da oposição é que Cunha larápio dê andamento ao pedido. Vergonha essa oposição: convive com corrupto por pura conveniência.

    2. De que vitória vc está falando?
      De que vitória você está se referindo?? É uma desgraça total! Só beneficiará os grandes bandidos que estão à frente desse golpe insano! A sociedade como um todo perderá e muito!!!! Só os asseclas dos Cunhas, Aécios, etc. se darão bem. O resto vai todo para o brejo e em todos os sentidos!. Não passarão!!!!

  51. LN, o pessoal da moderação

    LN, o pessoal da moderação entrou em férias ou o blog vai continuar a permitir essa porcaria? Após matérias interessantes esse monte de estrume desse bando de papagaios da mídia nativa, deve acreditar até hoje que o Brasil lutou contra um tirano na guerra do Paraguay.

      1. Isso é verdade..

        A mídia colocou holofotes até em deslizes de ex-vereador do PT de cidadezinha do interior.

        Em compensação, oculta helicópteros, aviões sem dono, aeroportos de parentes e etc. da oposição. Acredito que se jogar uma lanterna de luz de verdade naquela turma vai sair muito vampiro chamuscado.

  52. impeachment

    Talvez o impeachment não seja a melhor saída,

    mas dizer que a reeleição de Dilma foi DEMOCRÁTICA é fechar os olhos para:

    PEDALADAS FISCAIS para esconder rombos,

    DESONERAÇÕES POPULISTAS, pra bancar boazinha

    REDUÇÕES “eleitoreiras” nas contas de luz,

    REPRESAMENTO suicida DE PREÇOS para enganar incautos e

    DINHEIRO DUVIDOSO na campanha.

    Achar que isto está certo NÃO É UMA ATITUDE NEM INTELIGENTE, NEM PATRIOTA!!

    1. Vige Maria!

      A coisa aqui tá ficando preta.

      Olha outro burro.

      Entre outras idiotices, “dinheiro duvidoso na campanha”.

      O do lado de lá foi dinheiro limpinho, pelos seus argumentos?

      Falta sangue nas calçadas mesmo, mas dos habitantes da Casa Grande, porque o da Senzala a gente vê todo dia na mídia.

    2. A eleição foi democrática,

      A eleição foi democrática, sim. Essa tua argumentação é propositadamente equivocada. Talvez em certos ambientes a exemplo dos portais da VEJA, Folha. Globo fizesse sucesso. Aqui, não. 

    3. fechar os olhos….

      Os seus olhos estão cobertos de poeira do helicóptero do seu candidato principal.

      Os seus oividos surdos por conta do estrondo da queda do avião sem dono que caiu em Santos, com o seu outro candidato

      A sua garganta e as torneiras secas por conta da falta de água em São Paulo.

       

  53. Tem que sair já…

    É fácil quando os nababos do judiciários que já tem salários altos garantidos mesmo se o país afundar ficam de  brincadeira com os outros. Ficarem dizendo que a presidanta deve ficar. Ela ferrou o país, se elegeu com dinheiro desviado e está com problemas psiquiátricos sérios. Não tem condições de prosseguir. O tal do Dias T.  já foi reprovado em concurso para juíz e  só está lá pela indicação do PT.

    Você mesmo que escreve esta coluna fica  vacilante…..que patrocínios você recebe?

     

    1. Nossa!

      Como você é burro cara.

      Mino Carta está certo. Enquanto não houver sangue na calçada, a Casa Grande e a Senzala continuará por mais 500 anos.

      Você Lyra, é da Cagrande ou da Senzala?

    2. Porque tem que sair já?

      Porque tem que sair já? Porque você, meninão birrento, quer que seja assim? Não tem nenhum argumento realmente honesto? Então é sua vontade contra a minha. Eu digo: não tem que sair. Vai ficar até 2018. Quanto a você, vá se tratar e pare de culpar a presidente pelos seus problemas.

       

  54. brincando de impeachment

    Infelizmente nada disso chega ao conhecimento do povo. A desinformação imposta pela mídia direitista e irresponsável, leva o povão a creditar nas suas versões. A midia brasileira vem abusando da liberdade num pais democrático como o Brasil.

  55. Data Venia

    O tema : Estagnação, desemprego, improdutividade, desordem jurídica, escárnio, deboches e muita traição de impatriotas, vendidos e vestidos com pele de cidadão brasileiro.

    Cena 1- O DEA está sendo convidado pela SSP do RJ para (kkkkkkk…) ajudar a SSP a rastrear, a identificar e, acreditem se quiser, por um fim na entrada ilegal de armas norte-americanas no Brasil.

    Cena 2 – Mais ao sul, temos ansiosos procuradores norte-americanos servindo-se em farto banquete documental patrocinado pelos nobres colegas do Brasil para tentar (que tolos) abalar as finanças da Petrobras.

    Cena 3 – Em outra frente, um contaminado TCU fingindo-se de puro e saudável inova uma reprovação, daquilo que ele sempre aprovou como irreprovável.

    Cena 4 – No lado direito, a oposição suspeita e perdida cospe no juramento de posse e violenta a constituição por poder e dinheiro.

    Cena 5 – De cima do muro (como sempre) um Tucanato, que não é nem sombra do que tentou ser um dia, ainda que nu, feito aquele Rei, tenta desesperadamente e por todos os meios que está ao seu alcance, defender e ajudar o meliante malfeitor que leva a cunha de corrupto, chantagista, sonegador e mentiroso. 

    Cena 6 – Em parte superior, um TSE afetado por aquele quenão é puro nem saudável, morde a isca e arrisca-se na insalubridade golpista aventureira, quando adere à tese absurda da transformação de um procedimento rotineiro em um ato criminoso. E como entender, que um ato que não causa dano, que não produz prejuízo, que não afeta e não altera em absolutamente nada a relação da confiabilidade possa ser uma ação criminosa? 

    Cena 7 – Em um nível mais acima do superior, supremos travam uma aparente batalha pela suprema supremacia, fato que jurisprudentemente se faz lamentável e lastimável, além de depor depreciativamente contra uma instituição até então honrada e admirada. Na batalha de titãs, os velhos coronéis dos holofotes, da parcialidade, do preconceito e da perseguição unem-se em luta contra a invulnerável e justa justiça.

    Cena 8 – A Mater de todas as cenas, mesmo decadente, combalida e em degradante final de carreira, ainda consegue produzir seus cantos de encantamento e influenciar os guardiões imperfeitos dos poderes segmentados na nação. Contudo, mesmo em união de forças, estampam pelas constantes derrotas e delinquências a sua incompetência nata, que nos iludiram por um tempo e nada mais; e nunca mais.

     

  56. Deixa eu ver se entendi…

    Não sou douto em direito, mas, como assim, não precisa ter lei para ser crime?

    Então essa afirmação abaixo é falsa?

    No Direito Penal, o princípio da legalidade se manifesta pela locução nullum crimen nulla poena sine previa lege, prevista no artigo 1º, do Código Penal brasileiro, segundo o qual não há crime sem lei anterior que o defina, nem há pena sem prévia cominação legal.

    Além do status lege, o princípio também tem força constitucional.

    Nesse sentido, a Constituição da República consagrou-o no art. 5º, inciso XXXIX, que aduz “não haverá crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal” (princípio da legalidade e princípio da anterioridade).

    E se não precisa, porque o mesmo TCU (todos contra a união), que já deu prejuízos homéricos com suas decisões que não resultaram em muitas obras paradas e depois reiniciadas sem comprovação, guardião das finanças públicas não fez o mesmo julgamento antes. Porque esse “importante” pseudo tribunal fez vistas grossas antes?

    Não sou a favor de que se roubavam antes vamos continuar roubando, mas, direitos iguais para todos.

    É vergonhoso ver nosso país sendo sendo julgado por “injuízes”, que só conhecem a injustiça.

    Acho que Eistein, numa demonstração clara que via o futuro, vociferou uma afirmação definidora dos comentaristas recém chegados ao blog, substituimdo nossos saudosos comentaristas de outrora.

    Eles só esqueceu de esclarecer que, nesta nossa época, a infinita capacidade humana de nos surpreender com suas imbelicidades não ficaria restrita a alguns “medulares” comentaristas, mas, acometeria juizes, senadores, deputados, ministros e uns tribunais menores e outros pseudos tribunais, onde prolifera a ignorancia de uma “ciência” chamada decência.

    Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.

     

     

  57. Brincando de ter LEGITIMIDADE…

    Depois de fazer “O DIABO” para ganhar a eleição, Dilma brinca de ter LEGITIMIDADE…rsrsrsrsrs…

     

    atrasos para a caixa

    Dou um “doce” para quem adivinhar onde estão as “pedaladas” da senhora Rousseff….rsrsrsrsrsrsrs….

  58. República Bolivariana x República Tupiniquim

    Só não se esqueça que os brucutus bolivarianos foram e são legitimados por nosso Governo Petista desde os tempos do Chavismo. Incluindo as manobras constitucionais, a cassação dos direitos políticos, cassação de outorgas de mídias e a prisão de opositores… 

  59. REPUBLIQUETA OU GRANDE NAÇÃO

    “Temos que decidir se somos uma grande nação ou uma “republiqueta” – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/barroso-diz-que-brasil-tem-que-definir-se-e-uma-grande-nacao-ou-uma-republiqueta/

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/barroso-diz-que-pais-tem-que-definir-se-e-uma-grande-nacao-ou-uma-republiqueta/

    1. O Brasil será grande quando tiver uma grande oposição

      Pros tucanos, espécie em quase extinção, aqui será sempre uma republiqueta, um quintal. Pra quem sonha com pouco e se contenta com um balão de gás sem nota, até que o Brasil tá bom. Nunca vi um coxinha desempregado. Mas já vi um monte de vagabundo circulando na mídia velha sustentado sabe-se lá por quem.

      Pra quem trabalha e sua a camisa, o Brasil que venceu a miséria, a fome, a seca do Nordeste, o país que Lula e Dilma construíram é só o começo de uma bela história.

  60. O golpe do impeachment não vai dar em nada

    A oposição ao Brasil sabe disso.

    A ameaça é só uma brincadeira, um passatempo para enfraquecer o governo. Criar dificuldades para vender facilidades: esse é o espirito público da oposição.

    Os tucanos perderam 8 eleições seguidas para o PT e correm o risco de perderem mais 2 e assistirem, do lado de fora do poder, um Brasil petista, trabalhista, e que não abaixa a crista, na festa de 200 anos da Independência.

    O problema é que a oposição sabe que impeachment é canoa furada mas não avisou os malucos que acreditam nela.

    Daí, um zé qualquer, como Tofolli, dá um pio em apoio ao Golpe de Estado, a zumbizada sai da cova e vem ao blog, achando que agora vaaaai.

  61. Respeito à Democracia!

         O Brasil é um País democrático (hoje). Os vários anos em que  ele passou por sucessivos golpes e  didtauras fizeram com que uma mentalidade se forjasse no seio da Nação: A HIPOCRISIA.  Falas constantes dos Ditadores e Golpistas diziam que eles seriam a salvação do País que está desgovernado, sem rumo, nas mãos de pessoas incompetentes era o lema desses hipócritas.  Como se VÊ e OUVE, essa mentalidade ultrapassada e decrétpta ainda está tentando convencer uma população que não é mais tão cética e desinformada assim. Mesmo com as falhas do Poder executivo, sabemos que os POLÌTICOS que ai estão são uma remanescência dessa mentalidade hipócrita que insite em se manter atuante. Eles falam como se não fizessem parte do governo que atua no País. Os Poderes são instituções permanentes e atuantes conjuntamente. Como eles querem se desvincular de algo que é feito para atuar “harmônicamente”?. O executivo administra, o Judiciário cumpre  as leis e o Legislativo as cria. O Congresso Nacional junto com o TCU são responsáveis l por FISCALIZAR as ações daqueles que lidam com recursos financeiros, materiais,entidades públicas e sua gestão. Como o Legislativo quer se isentar da culpa do que houve com a PETROBRAS , se eles mesmos falharam na fiscalização dessa empresa por décadas. ? Quem  raciocina por si próprio percebe que esse movimento de derrubar A Presidenta é puro oportunismo. Se eles atuassem juntos para tentar tirar o Brasi dessa crise, todos ganhariam muito mais, e errariam muito menos.

     

  62. Qual é mais bananeira ?

    Uma república onde um presidente pode ser cassado dentro de um processo legalmente previsto na constituição ou uma república onde um presidente eleito por um partido que comprovadamente “assaltou” empresas públicas para irrigar seus cofres, comprar apoio político e ganhar eleições e que comprovadamente comprometeu as finanças do país para ganhar eleições não pode ser cassado de maneira alguma ?

    Ora, o voto é o limite da democracia ?

    Então Angola e seu eterno Presidente José Eduardo dos Santos e seu partido MPLA, que disputam e ganham eleições regularmente é um grande exemplo de democracia.

    Ou seria a Turquia de Erdogan e seu Partido para o Desenvolvimento o grande exemplo democrático. Ora, eles ganham eleições regularmente também.

    Seria Belarus de Lukaschenko o grande exemplo de democracia atual ?

    Seria o México do PRI o grande exemplo democrático do século XX ?

    Ou seria a Síria de Bashr al-Assad ?

    É óbvio que o voto não é o limite da democracia e que as circunstâncias em que se recebeu ( ou se recebe ) os votos tem que ser levadas em consideração.   

    1. Vou alimentar esse troll. Deve tá com fome, porque sumiu daqui..

      O defensor de golpes aí “se esqueceu” da democracia em que dois únicos partidos revezam-se no poder, desde o início de sua história enquanto nação… Dou a dica: os partidos são o Republicano e o Democrata! 

  63. Caro Nassif e demais
    Dá até

    Caro Nassif e demais

    Dá até um certo nojo de ler alguns dos comentários.

    É muito veja, folha, globo e por ai vai.

    E tem gente boa respondendo.

    Saudações

  64. Muito pior do que isso

    “Basta uma crise econômica, um presidente que perca provisoriamente o controle da base política, para grupos de mídia montarem uma campanha de escândalos e qualquer Fiat Elba servir de álibi para o impeachment.”

    Crises econômicas e perda de apoio popular podem ser conseguidos artificialmente por ação de grupos midiáticos. Assim, a partir do momento em que legitima-se um “impitman” empregando esses pretextos, o caminho estará livre para que nunca mais um governo popular mantenha-se no poder.

    Quando vemos figuras como o astrólogo O. C. classificar como comunista qualquer poltica mais progressista e, por isso mesmo, passível de uma quebra da institucionalidade, afinal trata-se de comunistas, não é mesmo?, tudo o mais será possível.

    Sinistro.

  65. Falar nisso, alguém aí sabe

    Falar nisso, alguém aí sabe explicar porque as manifestações da direita fascista pedindo o impeachment de Dilma, que em março de 2015 e mais recentemente somavam 500.000 pessoas na Av. Paulista, 200.000 na av. Atlântica, etc, se reduziram a 300 pessoas, 100, 50 pessoas, no último fim-de-semana e na segunda-feira passada.

    Teve um ato em que compareceram 20 pessoas.

    O que aconteceu ? Será que o historiador (sic) Marco Antônio Vilas sabe explicar ?

    1. O que é de fabricação

      O que é de fabricação midiática obedece a uma lógica midiática. Brilha intensamente no começo, como uma novidade, um modismo contagiante. E como não tem conteudo consistente, morre também rapidamente. A chama que mais brilha é a que mais depressa se apaga. Sobre as cinzas deste modismo alucinado é que o Governo deverá erguer sua verdade consistente, assim que o cansaço dos adversários o permitir trabalhar com afinco, novamente.

    2. O motivo desta redução de

      O motivo desta redução de participantes nestas manifestações foi que, perceberam que estavam sendo manipulados pela grande mídia brasileira. Perceberam, também, que não há motivo algum para impechment. 

    3. Acho

      Que em dia de semana os Paulistas trabalham e nao tem “patrocinio” de Centrais Sindicais.

      E quando o Povo sai é porque quer,não porque são pau-mandados.

      Mas antes de Ptistas me torrarem a apciencia.

      Sou a favor do Povo não de partidos nem militantes profissionais.

      Tantos os de Passeata,qtos os da Midia

  66. Se fiz alguma vez não lembro.

    Se fiz alguma vez não lembro. Refiro-me a um eventual pedido de correção de uma matéria ou no mínimo clarificações para que reflita exatamente o fato os fatos narrados. 

    Lendo o divulgado pela imprensa acerca do assunto e assistindo ao vídeo do Programa Roda Vida(19/10/2015) no qual o entrevistado foi o ministro Marco Aurélio Mello verifiquei que o ministro Toffoli pode estar sofrendo uma tremenda injustiça. Tanto pelo ministro citado como pelo GGN. 

    A matéria jornalística está aqui:

    http://www.dci.com.br/politica/toffoli-da-prazo-para-manifestacao-de-psdb-e-dilma-antes-de-definir-relator-id502679.html

    Se observarmos os trechos abaixo se pode deduzir que essa consulta é prevista nos ritos do TSE(grifos meus):

    […] A ação, que pode cassar o diploma eleitoral da petista e também do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), pode ser encaminhada a Gilmar Mendes, considerado um adversário do governo no tribunal e no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão de Toffoli pode ser questionada pela defesa de Dilma ou pelos tucanos.

    [….[ Na questão de ordem, a ministra Maria Thereza sugere que a relatoria fique a cargo de Gilmar Mendes e que em casos de impugnação com as mesmas partes o relator continue sendo o mesmo. O entendimento da ministra amplia as chances de Gilmar assumir o caso, já que pela lógica em vigor no STF, a relatoria deve ser do primeiro ministro a apresentar o voto vencedor – no caso, Gilmar Mendes.

    Sobre a entrevista de Marco Aurélio Mello ao Roda Viva:

    37: 28 – Pergunta da jornalista Daniela Lima(Folha de São Paulo):

    Toffoli enviou um consulta a Dilma(sic) e Temer(sic) para saber o que eles acharam(sic) da indicação de Gilmar Mendes para relatoria das investigações(sic) das contas de campanha da presidente de 2014. Essa iniciativa é práxis? O sr. concorda? A parte(sic) deve mesmo ser consultada?

    Resposta do ministro:

    SE FOR VERDADE eu não posso acreditar nisso de forma alguma. Revela o estágio em que chegamos……..

    (Seguem comentários de cunho técnico)

    Vejamos: Uma jornalista faz uma pergunta mal elaborada e com dados falsos( a consulta em questão era para ser feitas aos partidos, e não à presidente e a seu vice). Aí a resposta se inicia por um singelo SE FOR VERDADE pronunciado por um colega de instituição e na sequência se dana a dar lições de moral sobre algo incerto, ancorado no “talvez”. Pode essa fonte ser levada à sério? 

    Por que o ministro não concedeu o benefício da dúvida ao seu par? Não seria mais ético simplesmente se abster de responder antes de ter a certeza do que realmente Toffoli decidira? Lá na frente(37:37), ao responder a uma indagação da jornalista Laura Diniz sobre se essa consulta significa que cometeu(Toffoli) desvio de conduta, o entrevistado foi ainda mais infeliz na resposta:

    Isso é…..como….é um ACORDÃO para se salvar este ou aquele detentor de cargo. Isso nunca existiu……..

    Ao ministro Marco Aurélio não tenho acesso para pedir reposicionamento. Mas ao GGN, sim. Não custaria nada rever essa matéria à luz dos dados a serem colhidos junto ao próprio TSE e se for o caso fazer as devidas retificações. 

    Afinal, o GGN surgiu para fazer jornalismo com J maiúsculo e até agora não tem decepcionado. 

    [video:https://youtu.be/bqSlwvAXF3E align:left]

     

     

     

     

    1. O ministro Marco Aurélio não

      O ministro Marco Aurélio não é nenhum bobo. Ele sabia muito bem o que estava sendo perguntado, o que estava por trás da pergunta, e respondeu da maneira que queria responder. Existe uma espécie de rebeldia transitória contra o domínio do Gilmar no STF, que prevaleceu por anos a fio, mas que dá sinais claros de ter chegado ao fim. Não por outra razão, incentivadas pela mídia gilmarista, começam as manifestações de estupidez até por parte de políticos afoitos, contra o STF. O STF que lhes interessava era aquele sob o domínio do Gilmar. Isso realmente provoca grande preocupação, porque numa perspectiva republicana desejável evolutivamente, não existiria espaço para a ditadura de um ponto de vista político gilmarista sobre o STF. E numa perspectiva golpista, com certeza contam em reformular o STF, fazer leis para isso, fechá-lo por algum tempo, para que recupere a feição completamente gilmarista. Marco Aurélio Melo detecta isso.

  67. Marco Aurélio em que pese se

    Marco Aurélio em que pese se declarar um defensor da Constituição e das leis infraconstitucionais, se demonstrou um coorporativista enfadonho de praticas abusivas de membros do Judiciário. Explico: O Ministro ao propor a renúncia de chefes dos poderes Executivo e Legislativo (eleito democraticamente pelo povo), mas não teve coragem de enfrentar a impostura de Gilmar Mendes na questão do pedido de vista da contribuição de empresas aos partidos e políticos, demonstra que sabe usar o vernáculo a favor dos seus pontos de vista, usa de subterfúgios ao dizer que um Regimento [do STF] que estipula prazo, mas não impõem sanção é inócuo.

    Não é bem assim, ao menos para aqueles que conhecem o teor da LOMAN – Lei Orgância da Magistratura Nacional a qual o STF deve obedecer, sei que o Ministro Marco Aurélio conhece melhor do que muitos de nós a LOMAN. Eis o que assevera referida Lei:

     Art. 35 – São deveres do magistrado:

            I – Cumprir e fazer cumprir, com independência, serenidade e exatidão, as disposições legais e os atos de ofício;

            II – não exceder injustificadamente os prazos para sentenciar ou despachar;

            III – determinar as providências necessárias para que os atos processuais se realizem nos prazos legais;

            (…).

    Em ato contínuo a LOMAN determina:

    Art. 36 – É vedado ao magistrado:

            I – exercer o comércio ou participar de sociedade comercial, inclusive de economia mista, exceto como acionista ou quotista;

            II – exercer cargo de direção ou técnico de sociedade civil, associação ou fundação, de qualquer natureza ou finalidade, salvo de associação de classe, e sem remuneração;

          (…)

    Porquanto, o Ministro Marco Aurélio deveria se ater as condutas de membros do Judiciário que estão em flagrante rota de colisão com a LOMAN, pois ao analisarmos os artigos 35 e 36 combinados com o artigo ​40 do dispositivo ao qual todos os juízes são submetidos, Marco Aurélio é legalista e defensor da CF/1988 quando o caso lhe aprovem, haja vista que ficou provado que as condutas vexatórias do Ministro Gilmar Mendes não vieram à baila por puro coorporativismo de Marco Aurélio, MP, OAB e demais membros do STF.

    Com todo o respeito ao Ministro Marco Aurélio, mas ficar criticando o jardim alheio sem se preocupar com as ervas daninhas dos seu jardim, é ser prosélito. 

    PS: Citei o artigo 36 e incisos I e II​ da LOMAN em face da relação nada republicana de Gilmar Mendes com o IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público.

     

     

     

     

  68. Toffoli é mesmo um refém de GM?

    Quer dizer que o Toffoli é mesmo um incompetente, um despreparado que foi alçado ao STF pelo dedo podre de Lula? E um incompetente vira-casaca? A primeira capa de bom moço foi trocada pela capa, ao que se noticia, encomendada por Gilmar Mendes?

    Quer dizer que o Toffoli, por alguma obscura razão, tornou-se refém de Gilmar Mendes, agindo como se não houvesse amanhã?

    Está bem claro que estes dois pertencem à republiqueta de bananas e por ela trabalham (um mais cínico e desrespeitoso, outro mais acuado, nem por isso menos cínico) num script de noveleta mexicana.

    Que pimentas serão, um dia, reveladas nesta trama?

      1. Parece pouco

        Face às safadezas que vemos o Gilmar Dantas encobrir (as de Cunha, p.e.), acho que a história do irmão é pouco.

        Deve ter algo mais pungente. Uma pimenta mais ardida.

        Eu imagino que se alguém (os jornalistas morreram todos!) fosse investigar a fundo história daquele casamento…

  69. Ainda Republica Bananeira

    O caso Dias Toffoli é para psicanalise. Ele deve procurar tratar o rancor que sente do PT. Isso, ficando apenas na questão subjetiva de seus rancores e odios, porque mau-caratismo a psicanalise não cura. 

    Quanto ao Ministro Marco Aurélio de Mello e os outros garantistas do Supremo é hora de deixar claro que eles estão do lado das garantias constitucionais, do Estado Democratico de Direito e pôr fim na cizânia que esta corroendo o Pais.

    Eh muito facil pedir para Dilma renunciar. O problema, senhores, não é Dilma Rousseff. O problema é Aécio Neves sustentado por setores da imprensa e empresariado, que não aceita o fato de que perdeu as eleições. Acabou.  Na França Sarkozy e François Hollande termiranam quase 50/50 e depois disso não se ouviu mais falar em Sarkozy. Terminou o escrutinio, acabaram as eleições. Não existe terceiro turno no Brasil nem na conchichina, portanto o proprio STF ja deveria ter dado fim nessas jogadas golpistas, as quis têm, muito mais que qualquer crise ecônomica, engessado a governabilidade. Eh obvio que se tivéssemos um STF apartidario, sem um Gilmar Mendes e agora seu tutelado Dias Toffoli, e uma imprensa responsavel, ha tempos todo esse caos em que mergulharam o Pais, ja teria tido fim.

  70. Brasil, ó pátria amada!

    Analizando os documentos friamente não existe embasamento legal para o impeachment devido as “pedaladas fiscais” occorreram em mandato anteior, entretanto o envio de dinheiro público, do BNDES, sem um referendo popular para paises de ditadura declarada deveria ser o suficiente para tirar do poder qual chefe de estado de democracia de verdade, pois sustentando a tirania e intolerância, pode ser colocar como num futuro próximo para nosso Brasil, ó pátria amada!

  71. Então sugiro que seja feito

    Então sugiro que seja feito um plebicito para decidir se a Dilma fica ou sai, com a saida de Color o Brasil ganhou o plano real,

    que está sendo destruido depois de anos de conquistas atravéz deste plano.

    A saída dele foi lucro para o pais!

    Este governo não tem credibilidada!

    Assim não vamos a lugar nenhum!

    Que tal o parlamentarismo!

    Alguma coisa tem que mudar!

    Este PT sim que é golpista!

    Não adiantar colocar a culpa toda na midia,

    a mesma midia usada na campanha da mentira para permanecer no poder!

    1. Cara, vc acha que eleição se

      Cara, vc acha que eleição se ganha no grito?

      O PT venceu honestamente.

      Não há um único indício material de crime cometido pelo PT no processo eleitoral ou pelo governo Dilma, na atual gestão.

      Portanto, sem crime não há impedimento. O contrário disso (impedimento sem crime) é golpe.

      O Estado de Direito é mais importante que a ideologia. Essa foi a grande lição de Sobral Pinto, que era conservador, apoiou o início da ditadura militar para, depois, tornar-se o maior defensor de presos políticos de esquerda que esse país já conheceu. Sem ele, o Brasil seria hoje politicamente mais instável que a Venezuela.

      Mais Sobral e menos PSDB é o que irá salvar o nosso país.

  72. Brincando de impeachment

    Parabéns pelo artigo referente ao assunto acima.

    Vamos torcer e rezar para os irresponsáveis não tenham êxito e o Brasil demonstre que não é uma republiqueta de bananas e si uma democracia sólida e responsável. É incrivel o baixo nível e a irresponsabilidade da oposição brasileira

    jorge rordrigues

  73. Exatamente!

    Concordo plenamente !!! 

    De acordo com o mídia quem seria então melhor para governar o Brasil do que um presidente eleito ??? … a revista VEJA?

  74. Gilmar, Aécio, Cunha e seus operadores

    Estão convencidos que 90% da população brasileira é midiotizada e principalmente teleguiada como zumbi por Bonner e demais capangas golpistas, esse é um ponto.

    Estão crentes também que os mais de 51 milhões de eleitores de Dilma vão ficar quietinhos em casa vendo a banda fascista do golpe passar aguardando notícias no Jornal Nacional, esse é outro ponto.

    Podem dar com os burros n’água: 

    – Não estamos em 1964 e Dilma, apesar de não ter o carisma de Lula, está começando a angariar simpatias além da contagem eleitoral; não me venham com essa conversa de 7% apenas de aceitação de seu governo;

    – As patifarias que esses senhores fizeram e fazem estão começando a vir a luz; a internet nesse sentido está sendo crucial pois eles apostaram alto no poder de manipulação do PIG (que ainda se faz sentir em alguns guetos) mas estão se vendo sendo desnudados cotidianamente em blogs, páginas e até em TLs do facebook, talvez tenham calculado mal o efeito da blindagem que a mídia bandida pratica em favor deles;

    – Acredito até que uma parte dos deslumbrados que “explodiram” a partir de Junho de 2013 esteja nos dias de hoje repensando seus atos, claro que não creio que se tornaram dilmistas ou lulistas, nada disso, mas talvez a sensatez tenha atingido alguns deles no sentido de um alerta de como estavam sendo manipulados e usados por um bando de canalhas (não tenho outro termo Nassif, desculpa) e representantes do que há de mais sórdido na política brasileira e no judiciário brasileiro; na política os herdeiros dos mandantes das Capitanias Hereditárias e alguns arautos declarados do nazi-fascismo (Malafáia, Bolsonaro…), no judiciário e nos MPs um bando de justiceiros pra lá de parciais e sem vontade alguma de praticar a verdadeira e cega justiça (Moro é o exemplo mais cristalino disso).

     

  75. O Brasil tem jeito, o povo nao.

    Aos defensores da moralidade, é uma pena que essa “conciencia política” e essa “sede” por justica do brasiliero já nao  tenha acontecida há uns 25 anos atrás. As leis eram as mesmas de hoje.  O  “expediente” usado hoje é o mesmo usado no passado recente, a única diferenca  está na sigla do governo que hoje governa. Com certeza teriamos poupado muito dinheiro e link de internet lendo besteiras. Troca as raposas, o galinheiro e o povo continua o mesmo.

  76. Por que só agora a Lava Jato chegou a Cunha?
    Por que só agora a Lava Jato chegou a Cunha? Os indícios de que Eduardo Cunha possui contas no exterior são conhecidos pela Justiça há meses. As investigações começaram já em abril na Suíça, e poderiam ter ocorrido antes, se as autoridades brasileiras tivessem reagido às primeiras suspeitas. Enquanto os réus da Lava Jato e seus familiares eram presos com uma afoiteza que até prejudicou inocentes, Cunha seguiu ocupando o terceiro cargo da sucessão presidencial do país. Podendo movimentar suas fortunas. Eis que ele cai em desgraça justo agora, na fase crítica dos planos golpistas. Não antes, prejudicando as manifestações promovidas pela mídia conspiradora. Nem depois, no recesso parlamentar ou na paralisia do ano eleitoral. Claro que não se trata de mero acaso. O cerco ao deputado é uma forma de forçar a sua derradeira investida contra o governo. Acuado pelo noticiário negativo e incapaz de fazer acordos salvadores, ele não teria saída senão apressar os ritos do impeachment. A estratégia consiste em mantê-lo refém dos investigadores, prestando serviço ao roteirotraçado para a Lava Jato. Prática adequada, aliás, aos métodos coercitivos de Sérgio Moro: sob ameaça de ver parentes presos por sua causa, a vítima faz tudo que os meganhas ordenarem. Estes são os verdadeiros bastidores das vicissitudes de Cunha, e que a mídia golpista se esforça tanto para ocultar. O teatro punitivo não muda a essência do arranjo. Desmoralizam o sujeito, bloqueiam suas contas, expõem seus familiares, mas ele preserva o poder de alavancar a cassação da presidente da República. Sugiro, portanto, certa parcimônia comemorativa com o indiciamento de Cunha. O episódio mancha para sempre a memória dos seus aliados, mas também ilustra a força do conluio institucional que patrocina o impeachment. Não será sob aplausos crédulos que o Congresso ou Judiciário barrarão o ataque final do golpismo. http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador