Caminhoneiros: um sinal de alarme ignorado pela imprensa, por Carlos Castilho

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Rkodama

Nota: para quem compara o atual clima com o Brasil 1964, talvez esteja mais para Chile 1973.

do Observatório da Imprensa

CÓDIGO ABERTO

Caminhoneiros: um sinal de alarme ignorado pela imprensa

Por Carlos Castilho

O governo de Salvador Allende começou a cair, em 1973, quando os caminhoneiros chilenos iniciaram uma greve reivindicatória que acabou se transformando num movimento político que colocou a classe média do país contra o primeiro presidente socialista eleito nas urnas.

Quem cobriu aquele protesto, ocorrido há 41 anos, inevitavelmente associa a greve chilena com a brasileira atual e sente um frio na espinha porque os desdobramentos apontam na direção de uma crise institucional de consequências imprevisíveis. Allende sabia que seu destino já estava traçado muito antes de um golpe militar do qual a maioria dos chilenos se arrepende até hoje. 

A greve dos caminhoneiros paralisou o abastecimento da população e o funcionamento da indústria, estrangulando a jugular da economia do país. A imprensa chilena da época, radicalizada política e ideologicamente, cobriu apenas o factual do protesto, deixando de lado as causas e principalmente as consequências do movimento. A desconstrução do governo Allende deu origem a um golpe militar que se transformou num capítulo trágico na história do país.

Tanto em 1973, no Chile, como agora no Brasil o protesto dos caminhoneiros não tem uma estrutura sindical e nem um comando central visíveis. Ele assume a forma de uma guerrilha rodoviária onde há apenas indícios de um comando centralizado porque há coordenação dos bloqueios de estradas. Se tudo ficasse apenas nas mãos dos motoristas, o movimento não mostraria tanta eficiência.

Os principais jornais brasileiros até agora não foram mais fundo nas origens e estrutura do protesto, o que revela uma decisão editorial e política que tem inevitáveis desdobramentos. O principal deles é ampliação do clima de incerteza na população e nos segmentos empresariais. Uma incerteza que vem crescendo desde as eleições do ano passado e que pode chegar a um ponto crítico se a greve dos caminhoneiros provocar a falta de alimentos, combustíveis e produtos essenciais (como remédios, por exemplo) nas principais capitais brasileiras.

Isso aconteceu no Chile em 1973 e levou, na época, a população do país a um estado de perplexidade quase catatônica que neutralizou preventivamente qualquer tipo de resistência a uma ruptura institucional. Este tipo de alerta não está sendo veiculado pela imprensa, o que deixa o público sem uma noção exata dos riscos a que ele poderá estar sujeito. Um dos papéis-chave da imprensa em situações de pré-crise é fornecer à população elementos para que ela avalie como lidar com o um possível desabastecimento alimentar, com a paralisação dos transportes públicos e privados, e o aumento da insegurança pessoal.

O que estamos assistindo agora aqui no Brasil é um paulatino agravamento das tensões que geram irritação progressiva e perda de controle emocional e político. Protestos podem rapidamente degenerar em pancadaria, depredações e vítimas pessoais por conta do clima de polarização e radicalização de posicionamentos político-ideológicos.

Ao não tratar estes temas como uma preocupação pública, a imprensa está brincando com fogo. A omissão informativa pode ser coerente com a oposição ao governo Dilma Rousseff, mas qualquer analista político ou sociológico sabe que o risco de descontrole cresce na medida em que a governabilidade é transformada em arma na luta pelo poder.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E ontem mataram o principal

    E ontem mataram o principal opositor de Putin. Coincidentemente ele ia liderar protestos neste domingo em Moscou. Na Argentina o promotor “se suicidou” na véspera de denunciar a Cristina. Vamos ver agora o que vai acontecer na China.

    No Brasil o líder dos caminhoneiros mais renitente é do Rio Grande do Norte, terra do tesoureiro do Aécio. O movimento paradista dos caminhoneiros se dá com mais força na terra de Alvaro Dias e do Borhaunsen. É cada coincidência!!! E tem muita mentira no que é dito pela imprensa. Ontem eu li no G1 que na região de Bauru tinha caminhão parado e que fábricas de Jaú estavam funcionando do 40% de ociosidade. Mentira, moro na região e não tem um bloqueio por aqui.

    Por outro lado, o governo que desobstrua essas estradas e bote o exército para entregar mercadorias onde houver bloqueio. E apreenda os caminhões e máquinas que estão obstruindo as estradas. Quando a democracia está em jogo a ordem tem que imposta. 

     

    1. Eu estava esperando aparecer

      Eu estava esperando aparecer neste espaço a notícia do assassinato em  Moscou. E com o viés da moda: PUTIN, O SANGUINÁRIO, ELIMINOU UM OPONENTE.  Vc se antecipou, complicou um pouco. E a propósito do Presidente russo, mais uma novidade na imprensa do eixo USA/UK. O Putin foi o responsável pelo desaparecimento daquele outro avião da Malásia, o vôo MH-370. Segundo “especialistas”, ele teria ordenado o sequestro da aeronave que pousou no Casaquistão. O que fez com os passageiros não foi informado.

    2. Não Vera…

      não existe almoço de gratis.

      liderança “grevista” do RN, nome do qual nós os potiguares nunca ouvimos falar… RN de José Agripino Maia, aquele que quer ver Dilma fuzilada o quanto antes; “greve” mais forte exatamente no… Paraná… o front golpista mais explícito de que estamos tendo notícias… Moro, PF, promotores, Álvaro Dias… e a cereja do bolo: o entusiasmo da Globo em noticiar o andamento da “manifestação” dos “caminhoneiros”.

      Vi uma coisa incrível no sábado: uma “analista” no Globo News defendendo, acreditem, a greve… nada daquele papo de “prejuízo para a população” ou “ilegalidade”, nada disso, apenas palavras de elogios para os “grevistas” e uma explicação bem detalhada dos motivos que levaram ao “movimento”.

  2. Internauta descreveu ontem

    Internauta descreveu ontem situação no jornal da manha da RBS/Globo em Santa Catarina: Os ancoras chamam a reporter ao vivo, que pergunta ao comando da greve: Como esta a falta de mercadorias nos supermercados? Resposta: Não ha falta de mercadorias em nenhum supermercado. Reporter com cara de tacho chama o estudio. Agora vamos falar sobre os combustiveis com nossa reporter. Pergunta: A falta de combustivel esta afetando a vida das pessoas? Resposta: Não Ha falta de combustivel. Nos recebemos combustivel da região de biguaçu, onde nao tem bloqueio. Reporter devolve para estudio, que muda de assunto. 

  3. Os caminhoneiros que estão

    Os caminhoneiros que estão paralisados são autonomos!

    Só ganham rodando!

    Manifestações acabam quando acaba o dinheiro, esta está acontecendo porque eles estão perdendo dinheiro rodando!

    As pessoas estão de saco cheio, o mundo real é muito diferente do mundo cor de rosa do Palacio do Planalto.

    Quem paga a conta do enrosco que estamos metidos cansou!

    É simples assim, quer que desenhe?

     

    1. E qual seu mundo cor de Rosa?

      E qual seu mundo cor de Rosa? O governo da um bônus a cada caminhoneiro? E a tal meritocracia,  Livre concorrência, mão invisível do mercado, competência? Agora nada disso vale né?

      Quero o governo me socorrendo… Mas só quando me interessa!!!!

      1. Preço é a relação entre

        Preço é a relação entre oferta e demanda,

        Baixa demanda preços mais altos, excesso de demanda preços mais baixos, esse não é um instrumento do capital, do governo ou de quem quer que seja, é um instrumento humano.

        Nossa presidente achou por fazer ajustes em preços para a contenção da inflação e bondades eleitorais!

        Energia, combustiveis e juros são os exemplos mais claros.

        Vários preços foram desalinhados nessa politica, quando seus agentes podem os realinham com suas espectativas.

        Os caminhoneiros autonomos são uma parte desse processo, estão amarrados entre a prestação do leasing dos seus caminhões, precos do pedágio, pneus e diesel que estão subindo e fretes que estão baixando por excesso de oferta.

        O movimento surgiu em Lucas do Rio Verde e se espalhou voluntáriamente pais a fora.

        A conta deles chegou!

        A minha tambem já chegou!

        A de todos chegará!

        O Governo derreteu, com uma Gerente no comando, cometendo erros tipicos de Gerentes acima de sua capacidade.

        Por ultimo, participei ativamente da campanha de 2002 do Lula e o meu então trabalho à época foi um dos principais 

        financiadores.

         

         

         

  4. Greve dos caminhoneiros
    Destarte a legitimidade das reivindicações, considero um absurdo a sociedade virar refém de uma categoria profissional.

    1. Qual a pauta da

      Qual a pauta da negociações? 

      Pedágios estaduais e alta do preço combustível…

      Esqueci… Frete baixo!

      Baixo pra quem?

       

  5. Mas que leitura enviesada.

    Mas que leitura enviesada. Quer dizer que o problema da greve é a imprensa? E o Alvaro Dias tem estrutura e força politica para estalar os dedos e mandar milhares de caminhoneiros pararem?

    Um movimento dessa magnitude tem CAUSAS reais, tenha ou não comando centralizado. O aumento do diesel em uma situação de  diminuição do PIB significa que o caminheiro teve SEU custo AUMENTADO MAS COMO A ECONOMIA ENFRAQUECEU NÃO CONSEGUE REPASSAR ESSE AUMENTO DE CUSTO NO FRETE. Hoje há mais oferta que demanda

    de frete, a frota de caminhões aumentou muito. O aumento do diesel é um ato de extrema importancia, ao que tudo indica

    a decisão foi tomada entre um cafezinho e outro porque há escassez de massa cinzenta no grupo que toma decisões,

    é um tema que deveria envolver os Ministerios dos Transportes, da Agricultura, de Minas e Energia, da Fazenda.

    Porque não um aumento escalonado, porque tem que aumentar de uma pancada só?

    Quando se aumentou NÃO se previu reações? O governo não tem um serviço de inteligencia?

    O texto é pobre e contraditorio, uma hora diz que não há comando centralizado, depois disse que Bornhausen e Alvaro Dias é que fizeram parar mas a culpa é toda da imprensa.

    A unica semelhança entre as greves de Allende e de hoje é que se dão em meio a governos indecisos e sem estrategia.

    1. “Menas” a verdade

      No tempo de FGC os combustíveis subiam quase toda semana, e os caminhoneiros não hesitavm em aumentar o preço do frete, embora a economia de então estivesse, ai sim, em frangalhos.

      O que esses caras querem é o golpe, para entregar o pré-sal pras petroleiras americanas.

    2. Só que eu contrato todo dia.

      Só que eu contrato frete todo dia. E o frete subiu já há duas semanas. Foi repassado pra nós. E paralisação por causa do pedágio? As rodovias de São Paulo tem pedágios caríssimos e eu nunca vi um movimento forte contra o seu aumento abusivo.

      1. Só para se ter uma idéia do

        Só para se ter uma idéia do repasse. Um frete que eu contratei em janeiro por R$ 2 546,00,  nas mesmas condições de destino, valor de nota, quantidade de volume e peso, me foi cotado nesta semana por R$ 2 857,00 .

        Tem produtor rural obstruindo estradas com máquina.

    3. Repararam?

      Engraçado, curioso e enigmático, como nesses textos que sugerem uma conspiração da direita nacional e internacional, e a mão oculta do estado americano, o”erudito”  AA pula do sofá todo revoltadinho em altos brados sempre negando a mesma…

      Caminhoneiros não tem motivos justificados para uma revolta dessa magnitude. Há muito esperto defendendo interesses enviesados.

      Dia 15 de março está próximo e é preciso entornar o caldo e a insastifação popular…
       

  6. Ivar, nordestino?

    Vai pensando que esse tal Ivar Schmidt é nordestino. Nunca vi um nordestindo chamado “Ivar”, nem falando naturalmente com sotaque sulista.

  7. Vamos parar de alarmemos.

    Vamos parar de alarmemos. Igual ao Chile só a nomenclatura: greve de caminhoneiros. Só isso. Nas greves anteriores no Brasil não havia comando e também completa desorganização. Eles são assim. Não conseguem se organizar por isso pagam pedágios absurdos em SP e acham bom.

  8. Exatamente, essa turma está

    Exatamente, essa turma está brincando com fogo por pura irresposabilidade e arrivismo. Essa rixa om o PT já está indo longe demais. Emvez de Chile, a coisa está se encamunhando para uma “venezuelização” por causa desses boçais.

  9. A imprensa apresentou frangos

    A imprensa apresentou frangos mortos por falta de ração; supermercados sem alimentos nas pratileiras; e, nesse sentido, podemos chegar na agropecuaria com bois morrendo, plantações perdendo valor econômico,… Um caminhão paralizado nas estradas com carga de alimentos perecíveis já perderam a noção do seu destino e objetivo. Não bastasse o povo estar sentindo em profundidas os males pela falta d’água, agora se vê na iminência de ter dinheiro e não poder comprar o pão de cada dia.

    Estamos realmente diante de um problema muito sério, que tende a piorar a situação do Governo Federal, se ações eficazes não forem tomadas urgentemente.

  10. Brincando com fogo

    Quem está brincando com fogo é o governo. Os caminhoneiros querem aumento do frete?  Muito bem, parem seus caminhões em frente de suas casas, desfrutem um pouco a vida em família  e em tres dias os fretes subirão (se for na safra de soja, em tres minutos). Quantos dos caminhoneiros parados nas estradas foram contidos contra suas vontades por um grupo interessado na bagunça?  Será que o ministro da Justiça não sabe que o direito de um acaba onde começa o direito de outrem? Os caminhoneiros, ou quem quer que seja, devem ter o direito de manifestar o que desejarem – mesmo que seja o absurdo de o governo determinar o preço dos fretes.  Mas é óbvio que não lhes cabe o direito de bloquear rodovias, causando prejuizos milionários à agricultura, à indústria e ao comércio em geral. Ainda que as rodovias fossem deles, não poderiam fazer o que um grupo está fazendo. Em vez de conversas com as lideranças criminosas, o governo tinha que tirá-as direto das estradas para a cadeia.

  11. Paradoxos

    Se a imprensa interpretasse abertamente as razões desta greve como golpista ou conspiradora, o governo e seus partidários supostamente rebateriam de forma incisiva e acusatória contra a própria imprensa, a eterna insufladora de “golpes”. Como isto não aconteceu, faltou pauta para os desafetos do PIG.

    “…cobriu apenas o factual do protesto, deixando de lado as causas e principalmente as consequências do movimento.”

  12. É preciso entender o que aconteceu no Paraná em Fevereiro

    Caro Nassif e demais,

    Ol@ a tod@s, para entender este movimento, é preciso ver o que o ocorreu no Paraná em Fevereiro, a gande vitória dos trabalhadores contra o desmonte do estado. A greve começou a pipocar nas estradas paranaenses com faixas de apoio aos professores em greve, na ocasião nem “a grande imprensa” e nem a imprensa progressista deu destaque ao que vinha de fato ocorrendo no Estado, como até o momento não estão cobrindo uma das maiores manifestações que lutam contra o desmonte do estado, seja ele um projeto do governo richa ou do governo dilma. Os reflexos da luta paranaense não são contra os ataques promovidos apenas pelo governo richa, a reforma da previdência aqui já foi realizada antes pelo governo dilma, e aqui os trabalhadores não aceitaram a mesma reforma feita em Brasília. OS funcionários federais já haviam perdido parte dos direiros trabalhistas que richa tentou nos arrancar aqui e foi derrotado, tudo isso com milhares e milhares de trabalhador@s nas ruas.

    Todos os dias centenas de onibus com manifestantes cruzavam as estradas rumo a Curitba, onde um acampamento se  mantém forte há quase um mês. Quem se deslocava todos os dias percebia que os caminhoneiros reclamavam muito do custo de vida, do preço do frete e do pedágio no Paraná, um dos mais caros do país, além do aumento do preço do ipva no estado, do aumento de impsotos que estavam no pacotaço. Os caminhoneiros paranenses possuem filhos da escola pública e nas unviersidades públcias paranaenses, terão que pagar os 40% de aumento para seus carros no ipva e circulam por estradas pedagiadas até o pescoço, algo que faz uma viagem de Foz a Paranaguá se tornar inviável para carros e caminhões.

    Enquanto a imprensa dava destaque para os desfiles e festejos de momo, o Paraná se levantava contra tudo, e foi aqui que começou a luta tb, é muito diferente do CHile de 1973. Aqui o custo de vida se tornou insurpotavel, e foi contra o governo richa que tudo começou, mas por falta de diálogo do governo federal, que preferiu chamar para negociar os “eternos pelegos” de sempre, a greve aumentou ainda mais, o governo não entender nada, como richa no começo também não, precisou sofrer uma grande derrota da massa ´para entender que não dá mais para ignorar que o país não é o mesmo de junho de 2013, depois da eleição grega, depois do que vem ocorrendo na espanha. 

    Hoje todos se comuncam, os caminhoneiros de hoje são formados, muitos foram nossos alunos nas unviersidades e trabalham de forma autonomoa como pequenos empresários, se comunicam por rádio, face , wats e tudo mais e não aceitam mais a dominação dos “eternos pelegos” a negociar por uma categoria que nem é a mesma.

    O movimento é forte porque a greve paranaense contínua forte. Cada dia mais segmentos entram em greve, hoje são professores, universidades, detram, saúde e tudo mais.. 

    Precisamos fazer uma leitura e debate do que foi fevereiro no Paraná como o que foi junho de 2013 para o Brasil, se não ninguém vai entender oq ue vem ocorrendo. É preciso entender porque a mídia, todas, demorou dias para dar destaque ao levante paranense, fizemos compilações de todas as mídas, retirando a “velha mídia” paranaense que daa destaque cada vez maior ao que vinha ocorrendo, nem blog, nem jornais, nem site de fora do estado pareciam perceber  o que estava acontecendo aqui, nada, só depois da segunda ocupação pela massa da Assembleia legistativa é que começaram a aparecer relatos do que estava acontecendo,

    Naquele momento quem circulava por estradas, já via os primeiros bloqueios e quem circulava viu o primeiro acampamento na 277 reclamando do preço do pedágio..do diesel..depois se espalhou como pipoca..pois o governo se recusou a ouvir os caminhonheiros como o governo do Paraná se recusou a dialogar com os trabalhadores.

    Bom, a luta aqui começou  no final de dezembro, quando os servidores estaduais não receberam suas férias, em fevereiro veio o pacotaço e desde o dia 03 de fevereiro vivemos um levante histórico  dos trabalhadores paranaenses, que já derrotaram quase todo o projeto de destruição do estado, mais aidna faltam alguns pontos, e vamos lutar até derrotar todos. Está tudo junto e misturado.

    Seria importante que o blog fizesse uma análise dos post entre o final de dezembro e o dia da ocupação da Assembleia legistativa do Paraná, para ver como nada parecia acontecer..e enquanto o Brasil festejava a folia de momo, para nós paranenses o festejo foi outro, lutar contra o desmonte do estado. Se o carnaval aqui nunca foi o forte do estado, vamos celebrar fevereiro como o mes das grandes lutas populares.

    A braços,

    Alex

     

    1. Clareando sombras

      Nem todo vulto brando no escuro é assombração!

      Grande comentário esclarecedor.

      Os conflitos existem. Cabe-nos decifrar seus sentidos e motivos.

  13. “Ao não tratar estes temas

    “Ao não tratar estes temas como uma preocupação pública, a imprensa está brincando com fogo.”

    Tenho a impressão de que alguns analistas políticos são tão ingênuos quanto o governo federal. Tratam a nossa mídia golpista como se ela tivesse algum compromisso com a governabilidade do atual governo. Ela quer mesmo é que o circo pegue fogo, ela aposta nisso diariamente. A única forma da direita reconquistar o governo federal no Brasil e ainda por cima cortar direitos trabalhistas e conquistas sociais é criando um clima de caos total, para que a população, desavisada, implore por algum governo salvador – não importa que sejam militares ou juízes paladinos da moralidade ou caciques políticos poupados pela mídia.

  14. Caminhoneiros?

    Para início de conversa é bom que se esclareça, para desmestificar, que a grande maioria dos partipantes desse movimento NÃO são caminhoneiros no sentido bucólico – quase romântico – da pessoa que dirige seu caminhão Brasil a fora “transportando o progresso” para sustentar a família. A grande maioria é, na verdade, motorista de caminhão (empregado mal remunerado e muitas vezes obrigado a dirigir quase dia e noite a custa de “rebite”) de grandes, médias e pequenas empresas de trasnsporte, que estão lá boicotando o Brasil somente porque o patrão mandou. 

  15. Na boa, mano… Uma coisa é

    Na boa, mano… Uma coisa é certa e me deixa aliviado. Não faltará derivados de petróleo para queimar os cadáveres da guerra civil desejada pelos tucanos e milhares deles estarão nas fogueiras.  

  16. Teoria da conspiração ? Não

    Teoria da conspiração ? Não novo

    Teoria da conspiração ? Não há mais nenhuma teoria. O que estamos assistindo é uma conspiração efetiva, e que muitos preferem não falar, pois acham “demodê”, coisas de 1964. Mas ….. as listas estão chegando, com uma demora mt grande, a meu ver… A história tende a se repetir, muitas vezes por “forças ocultas”, ou nem tanto.

  17. Apologia subliminar ao nazismo no “Revoltados on Line”

    Post no blog dos revoltados on line de 14 de fevereiro de 2015, com o nome de “Uma noite em Hauntingland”. Na introdução para o link de um conto-cronica se encontra a seguinte frase: “Tal como na Alemanha da década de 1940, enquanto sonhamos de modo desconexo o Brasil está sendo invadido. A força de desembarque é o PT. Nossa Normandia já foi tomada”. Repare que não se diz que A Alemanha da década de 1940 que estava sendo ‘invadida’ era o terceiro Reich nazista; uma técnica de propaganda muito bem elaborada e um meio de se proteger contra processos judiciais. Para os revoltados on line o governo nazista da Alemanha foi vítima de uma ‘invasão’ por parte dos Aliados (ou seja o ‘invasor’ era a democracia liberal, não o ‘comunismo’ soviético!) e mais, a Normandia (território Frances) ocupada pelo governo nazista por terra era da Alemanha! Nossa Normandia? de quem cara pálida??? Não está claro que se trata de um grupo neonazista??? precisa de mais alguma evidencia? Não é obvio que esse post dos revoltados on line é senão uma demonstração de simpatia ao nazismo uma  apologia subliminar ao nazismo e um chamado aos grupos neonazistas para combater o ‘invasor’?????

  18. A imprensa tem consciência de

    A imprensa tem consciência de que “está brincando com fogo”, mas o que ela quer é exatamente o que você descreveu: revolta do povo e, como consequência, tomada no poder pelas forças retrógradas.

  19. Está mais que claro o

    Está mais que claro o propósito dessa paralização; é só atentar para o persistente insulamento midiático do movimento   O processo é sincronizado e visa prolongá-lo de modo a que seus reflexos atinjam a população pela via do desabastecimento e consequente descontentamento dando substância aos  protestos convocados para  março, um  pano de fundo  para o assalto ao poder   Sei não, mas a passividade como tudo isso está sendo encarado pelos governantes não tem nada a ver com autoconfiança; está me parecendo mais uma entrega dos pontos.  

  20. Na boa.

    Amigos de Pinochet já inham se decidido pelo golpe muito antes da greve de caminhoneiros no Chile , da mesma forma que golpistas brasileiros desenharam o  1 de abril de 64 muito antes do discurso de Goulart na Central. Ambos foram gatilhos , a senha para movimentos militares.

  21. Há direito ao manifesto por
    Há direito ao manifesto por um meio eficaz. Mas não há direito a paralisação do trânsito pois isso seria imposição de conduta, o que é indecente e ilegal.

  22. Toda analise politica que

    Toda analise politica que começa por uma “”TEORIA DA CONSPIRAÇÃO”” é falha. Movimentos de massa não nascem pela vontade um, dois ou meia duzia de conspiradores. Há necessidade de um motivo REAL, os conspiradores podem sim se aproveitar desse movimento mas não existe um grupo tão competente e poderoso que pode detonar um movimento nacional do porte desse dos caminhoneiros. Razões necessariamente devem exitir, homens não são apenas marionetes em eventos politicos em um regime democratico., uma visão apenas conspirativa é algo extremamente primario.

    Quando Lenine desencadeou a invasão do Palacio de Inverno poucos sabiam da grande operação articulada pelo Estado Maior Imperial Alemão para levar Lenine de Zurich até a fronteira da Finlandia com a Russia cheio de dinheiro MAS o movimento não existiria sem a fome causada pela guerra, as mortes no front e o desalento com o Czar. Quer dizer, a conspiração era UMA PARTE do enredo, sem a causa antecedente “fome e revolta”, não haveria a Revolução Russa.

     

    1. Toda análise política que

      Toda análise política que insiste na pura ‘espontaneidade’ para explicar movimentos persistentes de massa são falhas. Movimentos de massa não persistem e não crescem sem a vontade de algum(ns) grupos, sem organização que lhe forneça recursos politicos, ideológicos e materiais e sem lideranças que se dediquem a essa organização. Pode se estar na pior das situações mas sem um grupo ou grupos que organizem a insatisfação da massa o resultado pode ser simplesmente a apatia, a indiferença, movimentos fragmentados e sem continuidade e a busca por saídas individuais. O puro espontaneísmo é o mito reverso da teoria abrangente da conspiração. Nada é totalmente planejado, mas nada que persista e cresça é totalmente espontaneo. Mesmo que as lideranças e a organização tenham surgido inicialmente de forma espontanea só se sustentam no longo prazo se contarem com algum tipo de apoio.

      A noite dos cristais quando uma ‘massa’ de forma supostamente ‘espontanea’ saiu quebrando lojas e batendo em judeus na Alemanha foi um teatro de horror  muito bem planejado pelo partido nazista de Hitler para incentivar o anti-semetismo com o argumento de que ‘a massa’ ‘espontaneamente’ odiava os judeus e com isso oficializar a perseguição. Em muitos casos o apelo a ‘espontaneidade’ das massas é um meio de deixar suas lideranças invisíveis de forma a alcançar seu objetivo com o argumento de que ‘é a vontade do povo’. O espontaneismo é um mito revivido na era da internet onde tudo é dito como ‘surgindo nas redes’ e ‘convocado pelo facebook’. Nesse último caso a ‘vanguarda’ seria o facebook, o que obviamente é errado pois o facebook não convoca ninguém, são pessoas e grupos que convocam através do facebook. E esses são lideranças não são ‘massa’.

  23. Passei pela BR040 e posso

    Passei pela BR040 e posso afirmar que pelo menos uma parte deste movimento é uma farsa, não tem relação nenhuma com demandas de caminhoneiros.

    Na subida da serra de Petrópolis eu já havia achado estranha a quantidade de caminhões longos (com duas carrocerias). Uma parte era detransporte de combustível e a outra era carroceria comum. Uma coisa que chamou minha atenção era que os caminhões de carrocerias abertas estavam descarregados e todos desenvolviam boa velocidade na subida da serra.

    Reparei que existia pelo menos 2 grupos de caminhões de 2 empresas.

    Quando chegamos no km 62, na altura de Itaipava (RJ) o trânsito parou. Pensamos que tinha ocorrido algum acidente grave, mas logo veio um rapaz andando pela estrada avisando os motoristas dos carros para ficarem na pista da esquerda que veículos pequenos estavam conseguindo passar pelo problema.

    Em seguida veio uma mulher andando entre os carros. Perguntamos o que tinha acontecido e ela disse que era o “Fora Dilma”. Ela estava com uma camisa com uma camisa igual à camisa do rapaz com predominância da cor azul, mas parecia ter as demais cores da bandeira do Brasil. Quando passamos pelos caminhões que bloquearam a rodovia havia um grupo pequeno conversando e vi pelo menos duas pessoas segurando tecidos brancos com mensagem “Fora Dilma”.

  24. Quanto mais movimentos,

    Quanto mais movimentos, melhor.

    Não importa o tipo de movimento ou reivindicação. Pode ser até procissão para pedir chuva. Tendo diversos movimentos nas ruas será fácil para o olho que tudo vê coordená-los para o objetivo principal. A midia percebe sim mas ela tem que seguir ordens e as estratégias dos bandidos unidos. Lacaios unidos jamais serão vencidos.

  25. São Paulo, Quinta-feira, 29
    São Paulo, Quinta-feira, 29 de Julho de 1999   Texto Anterior | Próximo Texto | Índice 

    Greve nacional é mantida; FHC convocará o Exército

    da Redação 

    A greve nacional dos caminhoneiros, que paralisa as estradas do país, entrou ontem no terceiro dia marcada pela radicalização do movimento e pela ameaça do governo.
    O presidente Fernando Henrique Cardoso deu uma guinada na retórica conciliadora usada até então e disse que convocará as Forças Armadas caso os bloqueios continuem.
    Em São Paulo, as negociações entre grevistas e governo fracassaram. Depois de mais de quatro horas de reunião com o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, o líder dos caminhoneiros, Nélio Botelho, disse que a greve continua, mas fez apelo para que os bloqueios sejam suspensos.
    No interior do Estado, em meio a um clima de tensão, pelo menos dez caminhoneiros foram detidos pela tropa de choque da Polícia Militar na desocupação da Anhanguera. Para dispersar os manifestantes foram usadas bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. Em Minas Gerais, grevistas se armaram com pedaços de pau para enfrentar a polícia.
    Nas cidades, a situação de desabastecimento se agravou. Faltam combustíveis em vários Estados. Indústrias alimentícias tiveram a produção afetada. Mercados, feiras e sacolões deixaram de receber muitas mercadorias. Produtos perecíveis estão se deteriorando nas estradas.
    Horacio Piva, presidente da Fiesp, cobrou ação enérgica de FHC. Montadoras e outras empresas pararam parcialmente. Os estoques das indústrias, já baixos devido em parte aos juros elevados, continuam diminuindo.
    O movimento dos caminhoneiros conta com o apoio informal de empresas de transporte de carga.

     

  26. A esquerda governista está

    A esquerda governista está cometendo um erro gigante ao ignorar a dinâmica das redes sociais, transformar a grande discussão em “memes do FHC”, e tratar a todo o restante que não se enquadra no tucanismo como uma enorme massa de black blocs, mesmo que sejam ex-companheiros de bandeiras no PSOL.

    No Facebook, acompanhando uma página de viagem de motociclistas, tropecei no convite para uma “manifestação” de motoboys convocada para exatamente 15/03, “contra o aumento de combustíveis”.

    https://www.facebook.com/events/1420951868202768

    Não achei mera coincidência o fato de estar marcado no MASP, para o mesmo dia da maluquice do impeachment byGandra.

    Já são mais de 400 confirmados, e outros 3 mil convidados. Apenas 100 motoqueiros na Paulista já conseguem parar São Paulo. A suposta motivação são as manifestações de 2012 contra alguma taxa aqui na região, quando deram trabalho e tiveram sucesso. 

    O fato para quem tem o mínimo de percepção política é que estão instrumentalizando um movimento legítimo dos trabalhadores à época, aproveitando o vácuo que o Partido dos Trabalhadores deixou junto à base quando foi alçado aos gabinetes do poder, para insuflar um movimento golpista que não consegue articular um fundamento jurídico mínimo.

  27. Exatamente,  o que estamos
    Exatamente,  o que estamos assistindo agora aqui no Brasil é um paulatino agravamento das tensões
    por absoluta incapacidade da Presidente de gerir, administrar e resolver essas tensões, muitas causadas pelo diletantismo dela e de seus ministros.   E jogar agira a culpa ba imprensa e vir com teorias de conspiração, como existem atualmente aos montes. A imprensa tem noticiado tudo, inclusive o problema de abastecimento com frigoríficos parando de produzir. Agora imaginem se a imprensa entrasse mais aibda a fundo no tema com esse ALARMISMO sugerido pelo autor ?  Os sites iriam explodir em acusações contra uma imprensa alarmista, opirtunista e golpista para causar pânico na população e desestabilizar o governo. Sugestão , a meu ver, irresponsâvel fiante da grave crise do momento. Parem de olhar para o próprio umbigo e procurem as causas de toda essa crise dentro de casa. O povo se sente acéfalo,as crises pipocando e a Presidente não aparece, não explica,não conforta.  Parece que o oaís é governado pir Levy e Lula, que tem que ir a Brasilia para fazer as tarefas de casa  que  Dilma é incapaz de fazer, isto é, conversar com o pmdb e com o próprio pt para convencê-lo da necessidade dos ajustes. É o fim. O importante agira é discutir CAMINHOS PARA SAIR DA CRISE e não propostas vazias, alarmistas e conspiradiras por absoluta falta de reconhecer os próprios erros. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador