Campanha da Sabesp de racionamento de água foi barrada

Jornal GGN – A Revista Fórum obteve o áudio de conversa da presidente da Sabesp, Dilma Pena, na qual ela admite que “superiores” não permitiram campanhas de redução de consumo de água. A executiva chegou a dizer que os colegas teriam que tomar banho com água mineral. Para ela, a mensagem de economia deveria estar presente na mídia. “Mas nós temos de seguir a orientação. Nós temos superiores. A orientação não tem sido essa. Mas é um erro, é um erro”, disse.

Escândalo na Sabesp: vaza áudio em que diretores admitem estelionato eleitoral

Por Renato Rovai

Da Revista Forum

O blogue teve acesso a um áudio vazado de uma reunião da diretoria da Sabesp em que  a presidenta da empresa, Dilma Pena, admite que a população deveria ter sido comunicada da crise hídrica, para que economizasse água. Porém, segundo ela, seus “superiores”  não permitiram. Em outras palavras, o governador Geraldo Alckmin não foi honesto com a população para não prejudicar sua candidatura à reeleição.

“A gente tem que seguir orientação…A orientação não tem sido essa, mas é um erro. Tenho consciência absoluta e falo para pessoas com quem converso sobre esse tema, mesmo meus superiores, acho um erro essa administração da comunicação dos funcionários da Sabesp, que são responsáveis por manter o abastecimento, com os clientes”, afirmou Dilma Pena.

A presidenta da Sabesp, durante todo o áudio, faz questão de demonstrar que estaria em desacordo com o que os “superiores” estão fazendo. “A Sabesp tem estado muito pouco na mídia, acho que é um erro. Nós tínhamos que estar na mídia, com os superintendes locais, nas rádios comunitárias, Paulo [Massato] falando, eu falando, o Marcel falando, todos falando, com um tema repetido, um monopólio: ‘Cidadão, economize água’.”

Também participou da reunião o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, que causou polêmica quando disse, no último dia 25 de maio, na Câmara Municipal de São Paulo, que ia “distribuir água de canequinha em São Paulo.”

Massato é mais alarmista e prevê o pior, caso não chova. “Essa é uma agonia, uma preocupação. Alguém brincou aqui, mas é uma brincadeira séria. Vamos dar férias [inaudível]. Saiam de São Paulo, porque aqui não tem água, não vai ter água pra banho, pra limpeza da casa, quem puder compra garrafa, água mineral. Quem não puder, vai tomar banho na casa da mãe lá em Santos, Ubatuba, Águas de São Pedro, sei lá, aqui não vai ter.”

Com as declarações de Dilma Pena, cai por terra todo o discurso do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que sempre afirmou não haver racionamento e nem motivo para tanto. Fica absolutamente claro que o tucano não foi honesto com a população para não se prejudicar nas urnas, alienando os paulistas que lhe confiaram o voto da tragédia que provavelmente vão viver.

A assessoria de comunicação da Sabesp procurou o blogue e enviou a nota abaixo:

NOTA DA SABESP

1) O objetivo da reunião operacional foi de ampliar ao máximo as ações de comunicação para o uso racional da água junto aos funcionários da companhia. Vale destacar que a comunicação da Sabesp é feita de forma autônoma. E as decisões ocorrem no âmbito da companhia. Naquele momento, a diretoria da Sabesp discutia com o conselho de administração da companhia (órgão superior) a estratégia de comunicação.

2) Também naquele momento a diretiva era diminuir ao máximo a dependência do Sistema Cantareira. O contexto era de convencer, de forma contundente, os gerentes operacionais da companhia da necessidade de redução. A estratégia tem dado certo. A dependência do Cantareira diminuiu de 9 milhões para 6,5 milhões de pessoas, uma redução de cerca de 30%.

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coitadinha. Como estava

    Coitadinha. Como estava pregada na cadeira não conseguiu pedir demissão, assim teve que compactuar com mais esse crime contra a humanidade cometido pelo geraldinho pinheirinho.

  2. Quem fez essa gravacao fez a

    Quem fez essa gravacao fez a coisa certa.  Dilma Pena esta agora protegida de ter tomado essa decisao em particular.  De todas as burradas da Sabesp, essa foi a pior, evidentemente, mas todos eles sempre podem alegar, com prova, que nao foi o que eles queriam:  eles preferiram destruir o Cantareira pra salvar o governador.

    Pensando bem…  nao sei se os “protege” muito que agora esta provado que a presidente da Sabesp tinha um “superior”…

    Como eu disse outro dia:  o PT aparelha pra capacitar.  Os tucanos aparelham pra destruir, e nem sequer duas dezenas de milhoes de pessoas importam pra eles.

  3. CVM também investigará?

    Da mesma forma que a União será investigada por abuso de poder de controle no caso do Petrolão, será que o Governo de São Paulo será investigado também por abuso de poder de controle?

  4. Estelionato eleitoral dá impeachment?

    Ou os paulistas vão deixar barato e por isso mesmo? Afinal, é ou não falta de decoro e uma irresponsabilidade expor a população, a riscos de desabastecimento de bens vitais, de falta de saneamento, de perigo para saúde pública, de propagação de epidemias, tudo para auferir vantagens pessoais, de somar mais quatro anos de cargo no poder?

    O racionamento liquida politicamente o novo mandato do “volume morto”. Uma vitória de Pirro, um governo natimorto, vem aí o ‘Xô, xuxu’!

  5. bastou a natureza não colaborar novamente

    e a tacanha visão tucana reapareceu. continua a mesma. 

    alguém podia imaginar um fim diferente, pra quem trata o suporte básico à vida como fonte de dinheiro?

    pobre são paulo,

    pobre paulista…

  6. os nazistas tb tinham um

    os nazistas tb tinham um superior – hitler.

    e deu no que deu.

    arendt lembrou bem em sua filosofia,

    caso eichann.

    tomar banho de água mineral.

    privatizaram já, sem dúvida.

    finalmente conseguiram sacrficar o povo de sp;

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador