Campanha de Dilma critica a Globo e diz não ao monopólio do debate público

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Assis Ribeiro

do Muda Mais

A Globo e o monopólio do debate público: não concordamos.

Formado por diversas rádios, TVs, jornais e revistas Brasil afora (somente na TV, a Globo possui 122 emissoras sendo 117 destas afililadas (link is external)), o Sistema Globo de Comunicação parece não aceitar muito bem recusas sobre a participação de candidatos em sua bancada.

Foi o que aconteceu nesta terça-feira (02/09) no Jornal da Globo, jornalístico da madrugada, quando a presidenta e candidata a reeleição Dilma Rousseff não aceitou participar da série de entrevistas com candidatos à Presidência da República.

Inconformados (entendemos, todos querem a Dilma) os apresentadores William Waack e Cristiane Pelajo exibiram ao público as perguntas que fariam à presidenta de maneira um tanto desafiadora, como se tivessem sido ultrajados.

Faz parte de uma democracia aceitar ou negar conceder entrevistas.

O Sistema Globo de Comunicação – repetimos, formado por diversas rádios, TVs, jornais e revistas pelo Brasil – coloca todo o seu aparato de veículos para demandar pedidos de entrevistas, o que é legítimo. O entendimento do comitê da candidata é o de que é preciso equilibrar os atendimentos para poder contemplar todos os grupos de comunicação e tipos de mídia. Afinal, não está nas mãos de um único grupo levar o debate político ao público.

Vamos analisar.

O Comitê de Campanha da candidata Dilma Rousseff atende a uma média mensal de 75 demandas do Sistema Globo de Comunicação, o que equivale a um total de 25% de todas as demandas.

Foram 226 demandas da Globo, das 908 atendidas, advindas de veículos nacionais entre junho e agosto.

Foram feitos, pelo Sistema Globo, 14 pedidos de entrevista com a candidata entre junho e agosto. Entre os veículos demandantes estavam O Globo, CBN, Extra, Revista Época, Marie Claire, Revista Quem. O mês de julho concentrou o maior número de solicitações: foram nove. Em junho foram registrados dois pedidos e em agosto três. 

É importante dizer que a candidata já concedeu entrevista exclusiva à Globonews (11 de julho) e ao Jornal Nacional (principal programa jornalístico do principal veículo do grupo) e participará do debate produzido pela TV Globo. Aliás, a candidata já participou dos debates da Band e do SBT e irá ainda ao debate promovido pela TV Record. 

Dilma Rousseff, além de candidata, é a atual presidenta do Brasil, o que obviamente a faz trabalhar muito. É preciso governar, tomar decisões, resolver problemas da máquina pública e ao mesmo tempo ser candidata. Se Dilma fosse atender todos os pedidos da Globo, ela teria que dedicar um dia por semana para a empresa.

Além do mais, é preciso elencar prioridades. Dilma esteve, como já dissemos aqui, na bancada do maior jornal da emissora, o Jornal Nacional, no dia 18 de agosto. Ajudou, inclusive, a aumentar a audiência do JN: foram 28 pontos no Ibope neste dia.

A verdade é que Dilma tem concedido entrevistas como nenhum candidato à reeleição deu antes. E tem feito isso atendendo a todos as redes e sem privilegiar grupos específicos. É de se estranhar que um grupo de comunicação demonstre irritação por não ver todas as suas inúmeras demandas atendidas. 

O Muda Mais tem memória e deixa uma perguntinha no ar: por que a Globo – que agora fica tão chateada com a não participação de uma das candidatas em um dos seus inúmeros programas –  não promoveu debates presidenciais em 1998, ano da reeleição de FHC? Por que será?

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Entrevista não

    Entrevista a esse hebreu ultradireitista, que diz bobagens no ar, que se vangloria de crianças palestinas torradas pelo bombardeio genocida, nunca.

  2. Parabéns pela decisão. A rede
    Parabéns pela decisão. A rede globo imagina, ainda, que estamos na época da inquisição tendo Bonner como inquisidor mor. Conheço e aprovo o governo da Dilma. Meu voto é dela. A globo podia mostrar o DARF. Hoje a globo parece uma loja de ferragens. Só tem picaretas. ..

  3. A CBN também noticiou a

    A CBN também noticiou a ausência de Dilma.

    A denúncia requentada sobre Erenice, e o ministro do TCU, segundo alguns jornalistas, pode ter sido a revanche da emissora pela ausência de Dilma ao Jonal da Noite. O que não falta é arquivo nas Organizões Globo para extrair um de acordo com suas conveniências, desde que atinja Lula, Dilma e o PT.

  4. Que tal..dar uma chacoalhada?

    Que tal..dar uma chacoalhada? Sem medo de perder eleição?

    Aproveitar os holofotes e ” sentar a ripa? Que tal Dilma..quem

    não gosta vai conbtinuar não gostanto, quem não conhece

    vai amar!

  5. Bem feito para Dilma !
    Quero

    Bem feito para Dilma !

    Quero ver se segundo mandato ela vai continuar preferindo o controle remoto.

    Não abra os olhos com o PIG para ver o que acontece.

    1. Gilson, depois de  trinta

      Gilson, depois de  trinta anos de militância no PT, tô com uma dificuldade danada de acreditar que a presidenta Dilma será reeleita. Me desculpe, mas eu já estou ficando deprimido e até a leitura dos blogs já me incomodam. Depois do “controle remoto” e dos ministros Bernardo e Zé Eduardo Cardoso, vai ficando cada dia mais difícil…

  6. Sabe, Nassif, é irritante

    Sabe, Nassif, é irritante este ódio que serviços de informações, nutrem pelo governo, chega à raias da imbecilidade. A liberdade de expressão servir de “bandeira política do partido de oposição que é a imprensa brasileira”. Veja, sou do tempo, não muito distantes, em que presidente candidatos à reeleição e eleição, dependendo de seu índice nas pesquisas se negavam á entrevistas e debates, com o aval deste que hoje por ser PIG se revoltam com Dilma, que aliás… foram os que nunca usaram deste recurso. Seria interessante fazer um retrospecto neste sentido, dos que faltaram a debates…

  7. Se fizer uma pesquisa, a

    Se fizer uma pesquisa, a maior parte da população brasileira odeia a goebbels e a oia, principalmente pessoas de esquerda. Enfrentå-las, não abaixar a cabeça com medo de retaliações, só irá trazer benefícios para a Dilma. Já passou a hora de chutar o balde dessa emissora de tv mafiosa.

  8. Um pé dentro outro fora; questão de segurança

    É por politicos como Suplicy que o PT está assim.

    E por favor, estou cansado de trajetória. Trajetória significa o que já aconteceu.

    Qualquer trajetória só se justifica no presente.

    Vejam a entrevista no Vi o mundo.

     

    Senador Eduardo Suplicy: “Estou fazendo a campanha da presidenta Dilma  Rousseff”

    Por Conceição Lemes

    Na quarta-feira, em sua coluna na Folha de S. Paulo, a jornalista Monica Bérgamo divulgou uma lista possíveis ministros de Marina Silva, caso candidata do PSB à presidência vença a eleição.

    Entre os nomes citados está o do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), candidato à reeleição.

    Conversamos há pouco com Suplicy sobre o assunto.

    – Não foi uma coisa da parte dela [Marina]– observa. — Eu estou na campanha da presidenta Dilma.  Não é assunto para agora.

    – Se eventualmente a Marina convidasse o senhor?

    – Isso por enquanto não está sendo considerado.  Tem ainda uma eleição para decidir.

    – O senhor tem bastante proximidade com a candidata Marina…

    – Sim, eu tenho. Tenho amizade, carinho, respeito pela  ex-ministra Marina Silva. Não cabe essa resposta a essa altura.

    – Mas…

    – Não cabe agora qualquer manifestação minha a respeito. Eu sou senador pelo PT, estou fazendo a campanha da presidenta Dilma  Rousseff.

    1. Deveria ter a dignidade de se afastar do partido

      Acho que a Marta teve toda a razao em se afastar do Suplicy.

      Politicamente, o cara sempre encontra um jeito de jogar bola fora ou mesmo fazer gol contra o partido ao qual pertence. E’ dificil discernir se ele e’ idiota ou cinico.

      ‘A distancia, acho que o pessoal do PT que convive com ele deve acha-lo intragavel. Posso estar enganado.

      Deveria ter a dignidade de pedir pra sair… ir pra Rede da Marina, da Neca Setubal; se sentiria muito mais em casa.

    1. É melhor calar-se e deixar

      É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que vc é um idiota, Dilma preferiu não falar para deixar a duvida.

      1. Já na expressão escrita os

        Já na expressão escrita os idiotas geralmente se traem por comentários como este. Aliás, me tira uma dúvida: tu és assim mesmo ou pegaste caxumba quando pequeno?

  9. certamente esse tipo de

    certamente esse tipo de acontecimento mostra que o segundo mandato d dilma

    promete ser muito mais emocionante

    pricipalmente para os que defendem 

    a redemocratatização dos meios de comunicação….

    1. Nem tanto… 12 anos de
      Nem tanto… 12 anos de expectativa pra que a democratização saísse do papel e nada. Nenhuma palha foi movida pra isso. Aí toda campanha volta essa ilusão.

  10. Timing…

    Ué! Só se manifestam 5 dias depois? E ainda buscam desculpas de 16 anos atrás? Mais: não foi depois de ter dito que iria, ou seja, furou. O resto é panfleto de diretório acadêmico.

    Este mimimi de criticar Globo, Coca-Cola, MC-Donald´s, enfim, qualquer um que faça sucesso, já está muito na cara, não?

    1.  Eu, pelo menos critico quem

       Eu, pelo menos critico quem está acima, em baixo, de um lado e do outro do verdadeiro criticado, e vc citou 3 deles. Critico quem não pode  sentir um cheiro de petróleo. Entendeu? Ou quá ! como se dizia nos tempos da vovó.

  11. Eles ainda não notaram que a

    Eles ainda não notaram que a presidência da República não é  nenhum time do Brasileirão. E que também ninguém é mais notado aparecendo na Globo. Ninguém ou quase ninmguém assiste mesmo…

  12. Bom………………

    Criticar a Globo, é válido, pois a mesma faz parte do que se diz Partido de Oposição!

    Ela está fazendo o papel a que se propôs, e ficar irritado pelo que, ao longo do governo Lula e Dilma, ela vem fazendo, é chover no molhado!

    O Lula, não conseguiu emplacar as recomendações do I Confecon, à frente Frankilim Martins, então agora está vendo no que deu!

    Disse ela” prefiro o barulho da imprensa, ao silêncio da ditadura”, ou algo parecido. Só que nem um nem outro a meu ver dever vigorar, pois uma mídia sem regulação, e ainda com o benefício das verbas publicitárias do governo federal, mostra que, ou têm medo,  ou sei lá o quê!!!!

    Aguardemos, mas na realidade, o que o sistema globo vem, desde que Lula foi eleito, é desconstruir tanto a ele quanto a Dilma!!

    será que só eles não vêem? 

  13. REDE GLOBO


    A globo está tão interessada com a presença da Dilma agora, no entanto boicotou seu governo o tempo todo !

    A dilma deveria não ir tambem no último debate ( cilada …!!! ) que ocorrerá na globo ás vesperas da eleição !

  14. Me avisem depois

    “O povo não é bobo, abaixo a rede globo”. Lembram-se? Isso tem 30 anos (carnaval de 1984).

    Eles não aprenderam, aliás como toda a Direita Raivosa que acabou ficando sem candidato no segundo turno.

  15. Não há disputa nas

    Não há disputa nas idéias…

    Ganha-se através da maracutaia, da mentira

    Para mim vale tudo em campanha, não ganha VOTO!

  16. Azulejos

    Assis,

    Tudo em paz ?

    Franklin Martins conhece até a cor dos azulejos dos banheiros daquela baiúca, portanto, ninguém melhor do que ele para enquadrar a cambada que ocupa aquele espaço dominado pela mentira permanente.

    DRousseff cometeu um baita de um erro, ao não botar prá frente o Ante-Projeto de FMartins para o setor de Comunicações. Talvez por conta de algum acordo, preferiu deixar o dito cujo pegando poeira numa das gavetas do incompetente Paulo Bernardo.

    1. Concordo, plenamente que

      Concordo, plenamente que nossa candidata deixou passar o tempo sem discutir a regularização da mídia, fortalecendo com isto o poderio da Globo e afiliadas.concordo também que tem um Ministro das Comunicações que não faz jus ao cargo. quanto ao debate, ela não deveria prestigiar sonegadores do porte da Globo. Portanto, faria muito bem não indo!

  17. com certeza 100% encurralada…

    não só com as perguntas diretas, também com os estratégicos “com comentários de”

    sequencia de “dedos na cara” nunca vistos em toda nossa história política

  18. daria um bom post, de muita utilidade pública…

    se o judiciário se manifestasse a respeito do o carnaval que estão fazendo com os segredos de justiça

  19. A Globo ainda vive na ilusão

    A Globo ainda vive na ilusão de que pode tudo. Ledo engano: a cada dia que passa perde audiência e prestígio. 

    Fosse eu a Dilma nem iria para esse debate no primeiro turno. Faria igual ao Lula em 2006.

    1. A MELHOR DEFESA É O ATAQUE. A VIDA QUER É CORAGEM (DILMA).

      Ou iria e quando perguntada a  quem farIa a primeira pergunta, responderia:

      Como o verdadeiro partido adversário de nossa candidatura, desde sempre, inclusive confessadamente, é a grande mídia, seria injusto não fazer a pergunta ao seu representante aqui presente, William Bonner. Bonner, por que a empresa em que trabalha, a Globo, não pagou ainda a autuação da sonegação de impostos efetuada na Copa de 2002 e por que escondem essa informação do público brasileiro?” 

      Se não responder a pergunta, levanta e sai do debate, informando antes ao telespectador, que não é aconselhável a presidenta permanecer em empresa autuada por sonegação e devedora, sem que a mesma ofereça as devidas explicações que tornariam sua presença possível, com o devido respeito à República.      

    2. Perfeita sua colocação, eu

      Perfeita sua colocação, eu também não irira ao debate da Globo, que como tudo que emissora faz, é contra o Governo Federal sob o comando do PT. Chega de privilegiar quem manipula informação, desinforma, omite, inventa…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador