Cantareira chega a 3% e bônus para economizar água começa a valer em SP

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Fernanda Cruz

Da Agência Brasil

Começa a vigorar hoje (23), em São Paulo, a ampliação do desconto na conta dos consumidores que economizarem água. O bônus foi aprovado ontem (22) pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).

Com o novo programa de descontos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), as residências que reduzirem entre 10% e 15% no consumo terão desconto de 10%  na conta. As reduções entre 15% e 20%, receberão descontos de 20%. Já as que conseguirem reduzir em 20% ou mais permanecem com o desconto de 30%. O cálculo é feito sobre a média de consumo de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Conforme técnicos da Sabesp, a medida amenizará a maior crise hídrica da história de São Paulo. Hoje, o nível nos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece a região, registrou nova queda, chegando ao patamar de 3% de sua capacidade total de armazenamento. Há um ano, o volume armazenado era 38,1%.

O bônus na conta vale para cidades da região metropolitana de São Paulo (Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mogi das Cruzes (bairros da divisa), Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista) e capital.

Vale também para a região metropolitana de Campinas e região bragantina (Bragança Paulista, Hortolândia, Itatiba, Joanópolis, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem). 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Péssima piada.

    Como assim dar bônus a quem reduzir o consumo? Se tá faltando água, a família reduziu o consumo, quer queira, quer não. Eles vão pagar a quem economizar 100%?

    PSDB é o partido dos apagões. De energia elétrica, de água, de vergonha na cara…

  2. Economizar que água??Com 3%

    Economizar que água??

    Com 3% do reservatório mal há água suficiente para encher os baldes da casa. O governo de SP se atrasou em uns 35%.

  3. A Saída Para São Paulo é ir Buscar um Iceberg na Antárctica!

    Quatro rebocadores de alto mar podem guinchar um desses gigantescos icebergs que se desprendem da Antárctica e robocá-lo até a costa de Santos.

    De lá, cabos ligados a bombas de sucção drenariam a água da pedra de gelo até os reservatórios mais próximos.

    Estimativas por baixo dão conta de que um Iceberg pode armazenar, sob forma de gelo, até 2 milhões de metros cúbicos de água, o que representariam 2 bilhões de litros do precioso líquido.

    Parece loucura, mas é a saída (gambiarra) mais fácil e barata!

     

    1. E os outros países…

      … vão deixar? Ainda mais depois da briga com a ONU.

      Só rindo pra não chorar de um povo besta que há anos sofre com a estação Sé superlotada e agora sem água!

  4. Só p/ entender…

    Pessoal, sem ironia, só queria tentar entender: como é possível medir redução de consumo se falta água no fornecimento? Tá mais para “indenização” por falta de fornecimento do que bonus por redução de consumo…

  5. Gozaçao

    Sem Água é lógico que a conta vai diminuir!  ontem o prefeito já jogou no ventilador  que a presidente da Sabesp Dilma Pena já solicitou um mapa dos hospitais e creches que terao prioridade de abastecimento com caminhoes pipas .

  6. Cálculo errado

    Na verdade, com a exploração do primeiro estágio do volume morto, o nível do sistema Cantareira subiu quase 20 pontos (mais exatamente 18,5 pontos).

    Ou seja, utilizando a mesma base de comparação, se em outubro de 2013 o volume armazenado era de 38,1% da capacidade máxima, hoje está em menos 15,5%, uma espantosa redução de 53 pontos percentuais.

    Mais uma prova da total irresponsabilidade da atual gestão.

  7. E quem gasta pouco?

    Gostaria de saber o que faz a Sabesp em relação aos domicilios que gastam pouco. Explico.

    Moro sozinho, meu consumo médio é de 2 m3 por mês. Suponhamos que eu aumente em 400% meu consumo, o que em período de grave crise, seria uma loucura, pois minha conta aumentaria sobre maneira certo? ERRADO.

    Para a Sabesp, que recebe o que não entrega, pelo menos no meu caso, existe um mínimo a ser pago pelo usuário, mesmo que ele não use. São 10 m3 por mês. Eu gasto 2 m3 e pago por 10 metros todo mês. São na média R$ 33,64 reais todo mês. Se eu passar a gastar 400% a mais, vou continuar pagando o mesmo.

    Primeiro que entendo ser um absurdo ter de pagar pelo que não consumi. Segundo, só uma questão de conciência para fazer eu evitar que  eu começe a gastar cinco vezes o que gasto hoje, aguando mais vezes minhas plantas, lavando minha calçada e quintal, lavando minha moto ou minha louça com o tempo todo com a água ligada, tomando banhos mais prolongados, lavando mais vezes por mês minhas roupas, escovando os meus dentes sem fechar as torneiras no meio do tempo. Porêm a Sabesp não tem preocupações com as conciências morais nem ambientais, só preocupações financeiras.

    Moro em Caraguatatuba, onde não estamos tendo problemas com a falta de água ainda. Mas como eu existem muitas pessoas nas regiões atingidas pela falta de água. Então, eu recomendo que essas pessoas iguais a mim gastem mais. Gastem todo mês até o limite de 10 m3. Não disperdissem água, é claro, mas doe para vizinhos que consomem mais do que os 10 m3 e que estão precisando. Assim vc não gasta nenhum centavo a mais com água, ajuda as pessoas prejudicadas pela falta de chuvas e pela falta de sensibilidade da Sabesp e do governador Alckimin que só pensou na sua reeleição e na do declinante Aécio.

    Rogério Zanuto

  8. seria um bolsa água?

    Se o abastecimento chegar em 0% precisará de um vale água.

    Alkimin você e a imprensa são os culpados pela desinformação, se bem que ninguém tem o direito de se fazer iludir.

  9. Cantareira vai diminuindo rapido como se vingasse dos tucanos

    CBN Globo, as vózes suplicam a chuva,  como salvadora da Patria deles  claro!!!!Percebo que Cantareira vai diminuindo  para chegar dia 26 com 1.5  o que seria  a mesma coisa de zero!!!! vingança  da natureza  contra seus assassinos!

    Claro que o  volume morto  ja é um crime, pois  ele é de vital importancia para a não desertificação dos Mananciais e  mata ciliar.

    A Mídia  como cúmplice é assassina tb.Nos códigos penais esta lá escrito, é assassino quem mata como quem  facilita  o crime!!!!

  10. Abono pra morto? como assim????

    Como abonos pras torneiras vazias????o povo ta sem água  que seja dita a verdade!!!!Essa  história de abono, é como se existisse ainda água, um disfarce  no deserto como vendo um Oásis!!!!

  11. Nassif, tô comentando aqui

    Nassif, tô comentando aqui por falta de opção. Seu site está dando chabu quando tento passar para a segunda página. Aparece uma segunda página com o cabeçalho do site e sem os post’s. Não sei se é só comigo. E depois não volta mais para a primeira página, indo pro Google. Para visualizar novamente, tenho que clicar novamente no ícone dos favoritos. Pode não ser nada, mas… melhor dar uma olhada…

      1. Ivan, troquei de browser e

        Ivan, troquei de browser e deu certo. Estava com o Google Chrome e troquei pelo Mozila. Agora tá funcionando. Acho que tá dando algum conflito entre o Chrome e o site do Nassif. Seria bom investigar.

  12. mudou o blog?

    quando abro o post inteiro não aparece do lado direito da tela o antigo menu com  Posts do Dia, Fora de Pauta, Multimídia, e etc..houve alguma modificação no lay out do blog? 

  13. Será que nem com uma catástrofe vai ter tucano em cana ?

    Aécio pode ser preso por aeroporto de Claudio

    Por , postado em outubro 22nd, 2014 | 66 comentários

    As redes sociais transformam tudo em piada, mas não quer dizer que elas passam a mão na cabeça.

    O humor é uma maneira humana de lidar com a desgraça, como ter um presidente que usa verba pública para fazer aeroportos para uso privado, como foi o caso do aeroporto de Claudio.

    Aécio construiu um aeroporto dentro da fazenda de seu tio, para uso exclusivo seu.

    Só ele usava o aeroporto, e as chaves ficavam guardadas na casa de seu tio.

    Para cúmulo da ilegalidade, Aécio usava o aeroporto antes mesmo dele ser legalizado pela Anac.

    Aécio confessou, em artigo, que usou “algumas poucas vezes” (ou seja, muitas vezes) o aeroporto de Claudio, mesmo sabendo que não podia fazê-lo.

    A mesma situação de quando foi parado numa blitz de Lei Seca.

    Dirigia de carteira vencida, e quiçá sob efeito de álcool, por isso não soprou o bafômetro.

    Pois bem, agora o assunto já não é piada de rede social. É um inquérito aberto esta semana pelo Ministério Público Federal de Minas Gerais.

    ScreenHunter_5276 Oct. 22 09.14

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/10/22/aecio-pode-ser-preso-por-aeroporto-de-claudio/#sthash.jNFStGvb.dpuf

    Aécio pode ser preso por aeroporto de Claudio

      

    As redes sociais transformam tudo em piada, mas não quer dizer que elas passam a mão na cabeça.

    O humor é uma maneira humana de lidar com a desgraça, como ter um presidente que usa verba pública para fazer aeroportos para uso privado, como foi o caso do aeroporto de Claudio.

    Aécio construiu um aeroporto dentro da fazenda de seu tio, para uso exclusivo seu.

    Só ele usava o aeroporto, e as chaves ficavam guardadas na casa de seu tio.

    Para cúmulo da ilegalidade, Aécio usava o aeroporto antes mesmo dele ser legalizado pela Anac.

    Aécio confessou, em artigo, que usou “algumas poucas vezes” (ou seja, muitas vezes) o aeroporto de Claudio, mesmo sabendo que não podia fazê-lo.

    A mesma situação de quando foi parado numa blitz de Lei Seca.

    Dirigia de carteira vencida, e quiçá sob efeito de álcool, por isso não soprou o bafômetro.

    Pois bem, agora o assunto já não é piada de rede social. É um inquérito aberto esta semana pelo Ministério Público Federal de Minas Gerais.

    ScreenHunter_5276 Oct. 22 09.14

     

    http://linkis.com/www.ocafezinho.com/2/o4ImK

  14. Quer ter uma ideia do tamanho

    Quer ter uma ideia do tamanho da encrenca em que você está metido?

    Pegue um copo com 10 cm de altura e coloque nele 3 mm de água. É isso.

  15. Queria entender as contas do Aquimim e

    dessa Dilma Dágua (a tal da çabesp):

    eu economizo 10% de água e a conta diminui 10%; 

    eu economizo 20% de água e a conta diminui 20%; 

    eu economizo 30% de água e a conta diminui 30%.

    Mas péraí, agora em tempos do tal volume vivo, acontece a mesmíssima coisa: se eu ficar fora de casa 9 dias do mês, eu deixarei de gastar na minha casa a água de 9 dias, ou 30% da conta. 

    Então, onde é que estou ganhando? Ou será que essa dupla só mostrou um balão de ar quente, uma retórica vazia?

     

    E do lado dos acionistas dessa çabesp, as tricotadeiras da Obamia: se não tem água para vender, não tem bufunfa para receber, não é? 

    Se não tem bufunfa para receber, não tem dividendo, ou melhor a çabesp fica devendo o dividendo (quase rimou!).

    Se não tem dividendo, para quê as ações foram vendidas lá fora ? 

    Aquimim, Dilma Dágua, vocês nunca vão conseguir explicar!

    E como eleitor paulista se deixa enganar por candidatos incompetentes em aritmética !!! 

  16. E quem sempre economizou?

    Sempre paguei a água pelo valor mínimo, mas gasto metade desse valor. Eu gasto 5 e pago 10.

    Eu não tenho benefício algum em economizar água, ao contrário, sou penalizada ao pagar o dobro do que gasto. E agora, quem gastava mais vai ter desconto e bônus ao economizar. E eu estou fora dos benefícios por economizar sempre.

    Isso significa que o governo me estimula a consumir mais água, já que vou continuar a pagar o mesmo valor.

  17. Depois

    Depois do bonus, o que sera que vai acontecer, a sabesp  pedir para as pessoas pedirem a DEUS, para chover, e distribuir fitas e crucifixos para as pessoas, caso de certo.

  18.  
    “É incrível, mas até hoje,

     

    “É incrível, mas até hoje, em pleno século 21, o ABC não possui um sistema de coleta de esgoto”, alerta a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Sonia Lima. E não é por falta de uma estação de tratamento. A ETE-ABC, construída pela Sabesp, na divisa de São Paulo e São Caetano, recebe apenas 2% do esgoto da região. O resto vai para os rios. “Nós temos as redes que tiram o esgoto de nossas casas, mas não temos nada que o leve até a estação de tratamento. É como se uma casa tivesse torneiras, mas não canos que as ligassem à caixa d’água”, exemplifica. Segundo Sonia, a Sabesp tem planos para fazer esses coletores, mas são obras caras e difíceis de executar. Enquanto isso, os rios ficam irremediavelmente poluídos. “Não são apenas materiais orgânicos que são jogados lá, mas poluentes químicos vindos das indústrias e das residências. Planos para recuperação existem, mas são para longuíssimo prazo.”

    O presidente da entidade ambiental mais antiga da região – o SATS (Serviço Aéreo Terrestre de Salvamento e Proteção Ecológica) –, Hermínio Jerônimo Costa, não se conforma com essa situação. “Não tem como ver a nascente de um rio sem se emocionar. É como uma criança que nasce, vai crescendo e vai dar vida para outras vidas. Sem isso, não sobreviveríamos e o homem, que se diz inteligente, joga todo seu lixo na água, sem pensar que é essa mesma água poluída que vai entrar na casa dele”, diz.Mas a importância dessa área de preservação não fica apenas nos campos de abastecimento de água e de energia. Ela, como reserva verde, além de ser um absorvedouro de gás carbônico, é vital no controle do impacto térmico. “A metrópole é uma ilha de calor. Sem a Billings, o ambiente térmico seria desconfortável para a vida urbana”, completa Sonia Lima.

    Fonte = Circuito ABC

    Billings vira lixão com água mais baixa

     

    A Represa Billings, uma das caixas d’água que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, tem mais de oito quilômetros de margens tomados por toneladas de lixo – o mesmo que duas voltas completas no Autódromo de Interlagos ou o mesmo que 25 Torres Eiffel empilhadas. O problema está mais visível com o nível baixo das águas. A mancha de detritos – garrafas plásticas, papel, madeira, móveis inteiros e todo tipo de sujeira, além de esgoto in natura– se estende entre o Cantinho do Céu, região do Grajaú, zona sul da capital, até a cidade de Diadema, região do ABC.
    Uma das piores partes, um braço da Billings com mais de 2,5 quilômetros quadrados, fica entre o Jardim Apura e Balneário São Francisco, bairro Pedreira, zona sul de São Paulo. Nessa localidade, o cheiro dos detritos em decomposição e de esgoto é bastante forte. Urubus fazem a festa na imensidão de sujeira. Valas de esgoto a céu aberto cortam ruas das comunidades e deságuam diretamente no manancial. Junto com esses dejetos escorre também muito lixo. Calçadas são tomadas por entulho e sujeira. As fortes chuvas dos últimos dias apenas encobriu um pouco o tamanho do problema.
    A situação dramática levou o advogado e ambientalista Virgílio Alcides de Farias a ingressar com uma ação civil pública na Justiça para impedir a continuidade do bombeamento das águas sem tratamento do Rio Pinheiros para a Billings, exigir a remoção imediata do lixão na represa, além de iniciar operação em estações elevatórias de esgotos na região, para evitar o despejo de detritos residenciais nas águas do manancial.

    1. Brasil

      O mais dramatico é que os ambientalistas, os eco-chatos, os salvadores do mundo não escrevem uma linha, sequer sobre este verdadeiro crime ambiental. Se um coitado cortar uma arvorezinha, ou pegar um passarinho e colocar numa gaiola qualquer, corre o risco de ser preso.

      QUANTA PALHAÇADA!

      ISTO É BRASIL.

  19. Se vocês acham que vai chegar a 1% estejam enganados

    .Aliás, os peixes dessa água a QUALQUER MOMENTO vão submergir e a aágua ficará totalmente imprestável.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador