Catástrofe social, econômica e ambiental ronda o Estado de SP, por Oded Grajew

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Rede Nossa São Paulo

Diante da crise da água em São Paulo, o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis faz um apelo às autoridades e aos cidadãos para que assumam as devidas responsabilidades.

ALARME, por Oded Grajew

A cidade de São Paulo está diante de uma catástrofe social, econômica e ambiental sem precedentes. O nível do sistema Cantareira está em cerca de 6% e segue baixando por volta de 0,1% ao dia. O que significa que, em aproximadamente 60 dias, o sistema pode secar COMPLETAMENTE!

O presidente da Sabesp declarou que o sistema pode ZERAR em março ou, na melhor das hipóteses, em junho deste ano. E NÃO HÁ UM PLANO B em curto prazo. Isto significa que seis milhões de pessoas ficarão praticamente SEM UMA GOTA DE ÁGUA ou com enorme escassez.  Não é que haverá apenas racionamento ou restrição. Poderá haver ZERO de água, NEM UMA GOTA.

Você já se deu conta do que isto significa em termos sociais, econômicos (milhares de estabelecimentos inviabilizados e enorme desemprego) e ambientais? Você já se deu conta de que no primeiro momento a catástrofe atingirá os mais vulneráveis (pobres, crianças e idosos) e depois todos nós?

O que nos espanta é a passividade da sociedade e das autoridades diante da iminência desta monumental catástrofe. Todas as medidas tomadas pelas autoridades e o comportamento da sociedade são absolutamente insuficientes para enfrentar este verdadeiro cataclismo.

Parece que estamos todos anestesiados e impotentes para agir, para reagir, para pressionar, para alertar, para se mobilizar em torno de propostas e, principalmente, em ações e planos de emergência de curto prazo e políticas e comportamentos que levem a uma drástica transformação da nossa relação com o meio ambiente e os recursos hídricos.

Há uma unanimidade de que esta é uma crise de LONGUÍSSIMA DURAÇÃO por termos deixado, permitido, que se chegasse a esta dramática situação. Agora, o que mais parece é que estamos acomodados e tranquilos num Titanic sem nos dar conta do iceberg que está se aproximando.

Nosso intuito, nosso apelo, nosso objetivo com este alarme é conclamar as autoridades, os formadores de opinião, as lideranças e os cidadãos a se conscientizarem urgentemente da gravíssima situação que vive a cidade, da dimensão da catástrofe que se aproxima a passos largos.

Precisamos parar de nos enganar. É fundamental que haja uma grande mobilização de todos para que se tomem ações e medidas à altura da dramática situação que vivemos. Deixar de lado rivalidades e interesses políticos, eleitorais, desavenças ideológicas. Não faltam conhecimentos, não faltam ideias, não faltam propostas (o Conselho da Cidade de São Paulo aprovou um grande conjunto delas). Mas faltam mobilização e liderança para enfrentar este imenso desafio.

Todos precisamos assumir nossa responsabilidade à altura do nosso poder, de nossa competência e de nossa consciência. O tempo está se esgotando a cada dia.

Oded Grajew

Rede Nossa São Paulo

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

159 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. SALVE, ODED!

    (Que bom ter o Oded por aqui!)

    Mas, amigo, falta mobilidade. Porque o efeito manada é ditado pela mídia que, também nesse caso, continua fazendo cara de paisagem.

    A culpa é do Lula, da Dilma e do PT.

    Abr.

  2. “É fundamental que haja uma

    “É fundamental que haja uma grande mobilização de todos para que se tomem ações e medidas à altura da dramática situação que vivemos”:

    Essa bola eu cantei no ano passado:  vai sobrar pro exercito.

    1. O mais lógico.

      O mais lógico frente o possível CAOS que vai enfrentar São Paulo era o governo Federal decretar intervenção no estado e colocar um General Engenheiro como interventor. Isto não será feito agora, porém para a infelicidade terá de ser feito daqui a três ou quatro meses quando a região metropolitana de São Paulo se tornar ingovernável.

  3. “Precisamos parar de nos

    “Precisamos parar de nos enganar. É fundamental que haja uma grande mobilização de todos para que se tomem ações e medidas à altura da dramática situação que vivemos. Deixar de lado rivalidades e interesses políticos, eleitorais, desavenças ideológicas. Não faltam conhecimentos, não faltam ideias, não faltam propostas (o Conselho da Cidade de São Paulo aprovou um grande conjunto delas). Mas faltam mobilização e liderança para enfrentar este imenso desafio.”

     

    Só faltou dizer que é preciso deixar lado responsáveis por esse problema e esquecer que decisões políticas levaram a esse quadro de crise sem precedentes, enquanto poucas pessoas – acionistas da Sabesp – ganharam muito dinheiro com o desvio dos recursos que deveriam ser investidos em novas fontes de abastecimento de água para a remuneração dos acionistas.

    1. Sobre o voto de Grajew

      http://brasileconomico.ig.com.br/brasil/mosaico-politico/2014-10-03/aecio-aposta-em-sp-e-minas-para-ir-ao-segundo-turno.html

      Empresário dá apoio pessoal a Marina

      Fundador do Instituto Ethos e do Movimento Nossa São Paulo, o empresário Oded Grajew anunciou seu apoio “pessoal” à presidenciável Marina Silva (PSB). Mas ele não mostra a mesma disposição para anunciar suas preferências políticas quando o assunto é a eleição para governador, principalmente em São Paulo, onde vota. Para ele, nenhum dos candidatos trouxe ao debate propostas sobre a sustentabilidade, apesar do Estado viver uma séria e previsível crise hídrica.

      Marineiro elogia gestão do petista Haddad

      O empresário Oded Grajew faz elogios à contestada administração do prefeito paulistano, Fernando Haddad (PT). Para ele, o petista tem feito um trabalho importante ao investir no transporte público, em ciclovias , gestão de resíduos sólidos, expansão da coleta seletiva e aumento da participação da sociedade no governo.

        1. A matéria é de um colunista

          A matéria é de um colunista do Brasil Econômico.

          É mais um jornal que está chamando blecaute de apagão, em manchetes escandalosas.

  4. nem todo dinheiro.

    Deve ser uma Ong, mais uma criação tucana, criadas para sustentar seus formadores de opiniões, devem estar apavoradas com os desserviços que fizeram ao povo paulistas, agora enxergam que seus dividendos podem secar em suas contas bancárias; não estão preoculpados com o povo sem água, tudo demagogia.

    1. Nem todo empresário é o capiroto

      Nada a ver.

      A Associação faz um trabalho sério e defende bandeiras como a democracia participativa, que tanto irrita à direita retrógrada. Por conta dessa postura, o imbecil do Reinaldo Azevedo acusou Oded de ser “ex-empresário e petista”, como isso fosse ofensivo.

      O fato concreto é que a crise hídrica é seríssima e o governo estadual, simplesmente, não sabe o que fazer. Está perdido, Não tem alternativa. Não tem plano B, a não ser o êxodo.

      A água vai acabar antes do meio do ano na RMSP e talvez antes disso no interior. Oded está certo. A sociedade tem que discutir isso, urgentemente. Sem mimimi.

       

  5. Aonde estavam os Oded’s

    quando, entre outras jóias,  o dr. Anibal chamou o presidente da ANA de vagabundo, no longínquo outubro de 2014, quando este afirmou apenas, que iria faltar água em São Paulo? 

  6. Até agora não vi ninguém

    Até agora não vi ninguém falando ou escrevendo sobre as consequências políticas que ocorreram caso falte água de verdade nas torneiras dos cidadãos de São Paulo. Será que a população ficará passiva como ficou durante o período eleitoral? Durante o ano passado a grande mídia e o governo paulista conseguiram maquiar a verdade sobre a crise hidrica. Nesse período havia ainda água nas torneiras e a torcida para uma boa quadra chuvosa. Porém o momento agora é outro, os reservatórios estão praticamente secos e São Pedro não está ajudando. Como a população paulista ficará em relação ao gocernador Geraldo Alkimim diante de uma possível falta de água? 

    1. Ficará como demonstrou a

      Ficará como demonstrou a pesquisa da folha: 53% dos paulistas acham que a culpa é da Dilma e do PT. A blindagem da mídia ao desgoverno de Alckmin é tanta que a população está em estado de letargia e assim vai continuar. A culpa pode ser de São Pedro, da Dilma, do PT, do Haddad e até do Lula, mas jamis do Alckmin e do PSDB….

    2. falta de água

      Acredito que o que vai aconter é a coisa mais óbvia … ja ouviu falar que todo mundo uma hora ou outra sofre a consequencia de seus atos? Que tudo na vida tem um preço? …. rs

  7. Os paulistas, em sua maioria,

    Os paulistas, em sua maioria, preferiram considerar que a fonte de todos os problemas era o PT e que Alckmin era a própria encarnação do bem. 

    Essa visão maniqueista é grave, muito deformante da própria capacidade de perceber a realidade, em suma, psicótica quando acomete pessoas adultas.

    A realidade contudo não se dobra e, nesses casos, o desastre é a consequência previsível.

    1. Perfeito, só acho que vc se

      Perfeito, só acho que vc se equivocou no tempo verbal… “os paulista prefeREM acreditar que a fonte de todos os problemas É o PT”… e duvido que essa mentalidade mude com o tempo

  8. MOBILIZAÇÃO E LIDERANÇA

    ‘Mas faltam mobilização e liderança para enfrentar este imenso desafio.’

    Como faltam mobilização e  liderança?

    Afinal o ALKIMIN não acabou de ser reeleito governador com 70 por cento do eleitorado paulista?

    Ele não é uma grande liderança?

    Não conseguiu mobilizar 70 por cento dos paulistas para votar nos seus projetos?

    Votou nele. Cobre dele.

    1. O futuro e hoje

      joão, o problema é sério para o futuro e esta tardando a providência.

      Mas o problema de hoje, a falta de agua em sp por irresponsabilidade do psdb/pig é graviiiisima. É iminente. Muito grave, e eles ainda desconversam, mesmo porque não têm nehuma justificativa o crime que cometeram. Muito grave e revelando o crime que cometem.

      Cabe ao pig a responsabilidade maior já que o alkimim é isso ai mesmo, não vê?

      1. Sem retorno

        Se prestar atenção nos vídeos e no relatório, verá que já ultrapassamos o ponto de rutura, e não importa mais quais sejam as “providências”, o clima se alterará  em um futuro muito próximo a níveis insuportáveis para a grande parte da vida no planeta: plantas, planctons, peixes e mamíferos, incluindo o homem.

        1. João, leia o que o IPCC escreveu, não

          João, leia o que o IPCC escreveu, não o que escreveram sobre os seus relatórios.

          EM NENHUM LOCAL DOS RELATÓRIOS TÉCNICOS DA IPCC há alguma afirmação como a que escreveste acima, há previsões de problemas, porém que já tenhamos atingido níveis insuportáveis para a grande parte da vida do planeta é uma imensa BOBAGEM.

          Se leste em algum trabalho técnico tal afirmação solicite que me envie com urgência, pois para mim será uma grande surpresa.

          1. Se não confiarmos na ciência?

            Caro João, a referência que indicas não se trata de um artigo científico nem de um artigo de vulgarização científica, procurei lê-lo mas ele derrapa na critica da ciência como todos os pesquisadores, professores e demais membros da comunidade científica fossem verdadeiros mercenários da ciência, em aproximadamente 30% do texto ele procura desqualificar toda a comunidade científica e posteriormente passa a levantar suas teses.

            Se a sistemática do mesmo seguisse uma formulação científica poder-se-ia lavá-lo em conta, porém ele escreve baseado em opiniões retiradas de jornais, dados sem mostrar a origem e mais uma série de tropeços que o desqualificam como uma publicação científica. Poderia mostrar que uma série de afirmações que ele faz são passíveis de uma constatação através de dados, mas não vou fazer isto, pois teria que levar uns quatro dias simplesmente para desnudá-las.

            Sugiro que procures melhores referências.

          2. Não foi isso eu entendi do relatório

            Não foi isso eu entendi do relatório, até porque o mesmo é também professor emérito respeitado na comunidade científica internacional.

          3. João, alguém apaixonado por uma causa também erra.

            Ser um professor emérito, respeitado pela comunidade científica não impede que a pessoa se apaixone por uma causa e de forma voluntária, sem interesses e sem malícia e distorça a sua própria visão.

            Há uma diferença entre cientista militante e militante cientista!

    2. O problema é local, não global!

      Há uma tendência a qualificar o problema de São Paulo como um problema global gerado, por exemplo, pelo aquecimento global, acho que este discurso trás doi sérios problemas.

      Primeiro nenhum modelador do clima, favorável a hipoótese do aquecimento global ou cético, atribuiria a seca em São Paulo ao aquecimento global, simplesmente porque até hoje modelos regionais nunca demonstraram nenhuma habilidade em descrever este tipo de fenomeno e também séries históricas de dados climatológicos mais longas demonstram que secas como esta já ocorreram no passado.

      Segundo, o que está em cheque é a Cidade de São Paulo, e não o globo terrestre. A organização da sociedade em megalópolis está com seus dias contados, pois a demanda por recursos em pontos limitados ultrapassa o ganho de escala que se obtém com uma grande cidade e passa a ser inviável e extremamente sensível a variações naturais do clima.

      Em resumo, não pode-se atribuir ao mundo o problema de São Paulo, o problema desta cidade foi gerado por ela mesmo e não por outros que vivem fora dela. A cidade nunca se preocupou com uma infraestrutura séria e com (caras) obras de mitigação dos efeitos das cheias e das secas, sempre se confiou na sorte e engenharia não se faz isto.

      1. Não exclusão

        Um fator não exclui o outro. A seca no sudeste é recorde enquanto que 2014 foi o ano mais quente da história moderna do planeta.  Nas mudanças climáticas globais inserem-se as alterações climáticas regionais, pois tudo está interligado e isso é tão óbvio…

        Contudo, SEM EXCLUIR O FATOR CLIMÁTICO, TAMBÉM é fato que não houve planejamento e execução em tempo hábil de obras de engenharias necessárias para CONTORNAR o problema hídrico agravado por essas mesmas alterações climáticas.

        1. Não é que dizem os registros de longa duração.

          O problema é político, Alckmin está preparando a defesa de sua incompetência através do Aquecimento Global Antopogênico (que na realidade quem modela clima através desta hipótese chega aconclusão que vai CHOVER MAIS EM SÃO PAULO), ou seja, se retira a responsabilidade do governo de São Paulo e se coloca no MUNDO.

          Quanto a seca do Sudeste ser recorde não é verdade, quando se utiliza séries mais curtas (depois de 1960) é este o resultado, porém se detecta por volta de 1930 uma seca pior do que esta, logo esta atribuição de efeitos regionais de secas e cheias sobre o clima que não são considerados como válidos pelo próprio IPCC (vide o relatório completo http://www.ipcc.ch/report/ar5/wg1/ , não Summary for Policymakers)

          Para não dizer que estou inventando publico a seguir a Tabela do últmo relatório do IPCC em que a previsão de secas é considerado como algo de Low confidence on a global scale, Likely changes in some regions, ou seja, sem a mínima confiança em termos globais e com uma confiança média em termos regionais.

          Poderia colocar também referências das autores brasileiros e internacionais que procuraram achar correlações exatamente na bacia do Paraná (modelos regionais) e não chegaram a nenhum resultado.

          LOGO, NÃO EXISTE INFLUÊNCIA COMPROVADA TECNICAMENTE QUE A SECA EM SÃO PAULO NÃO SEJA UMA  OCORRÊNCIA NORMAL DE LONGO PERÍODO DE RECORRÊNCIA, o resto é papo de jornal e de pesquisador querendo chamar a atenção para seu nome.

          1. Discordo

            Continuo discordando e acho que os seus argumentos não desmentiram a minha afirmação, baseada nos dados apontados nos links acima, e no bom senso, feita no sentido de as mudanças climáticas em escala global estão afetando os regimes regionais do clima. A simples tese por vc baseada em um relatório parcial do IPCC, de que as previsões de secas em escala global são de BAIXA (e não sem a mínima confiança como afirmado por vc) confiança, enquanto que em termos regionais são de média confiança, para refutar o que eu disse, em nada altera o quadro, pois tais dados do referido relatório do IPCC dizem respeito às PREVISÕES, e não às CONSEQUÊNCIAS.

            E no tocante às CONSEQUÊNCIAS, é mais do que evidente que as alterações no clima comprovadas em escala global estão afetando as regionais, pois a SOMA dos regimes regionais do clima COMPÕEM o clima global.

             

            O problema é político? Sim, mas não apenas.

             

          2. Gradientes, não valores absolutos.

            Vou tentar explicar porque da baixa correlação entre secas ou cheias com a variabilidade global da temperatura.

            Quando há uma variação da temperatura em um meio qualquer e esta variação for homogênea, ou seja, não se aumenta ou diminui diferença entre dois pontos distantes, não há o que se chama um aumento ou diminuição do gradiente de temperatura, e este gradiente é o que interessa para o movimento de massas de ar e não o valor médio absoluto.

            A variação sazonal da temperatura do mar e das massas de terra são muito maiores do que uma variação da ordem de 1°C a 2ºC como se postula para a variação antropogênica da temperatura global, poderia-se dizer que mesmo quanto as variações diárias da temperatura junto aos continentes, estas temperaturas variam da ordem de 10 vezes as temperaturas dos mares (diariamente e sazonalmente).

            Para teres uma ideia do que estou falando coloco abaixo os dados das anomalias de diferença de temperatura entre a terra e os oceanos (dados do Climate Research Unit (CRU) da University of East Anglia e do National Climatic Data Center (NCDC) da NOAA).

            (Figura retirada de http://www.climatedata.info/Temperature/reconstructions.html)

            Como podes ver claramente pela figura, não há uma tendência de crescimento ou de diminuição da diferença de temperatura entre a terra e dos oceanos.

            Olhando isoladamente a temperatura dos oceanos se percebe um comportamento que ninguém explica, com grandes ondas de oscilação, para melhor compreensão coloco os dados obtidos no mesmo site.

            Como podes ver as coisas não são tão simples como se imagina, poderia colocar aqui a temperatura dos oceanos junto aos trópicos e no Atlântico Sul, que tem mais oscilações do que as globais e apresentam variações grandes em ciclos curtos e modestas em ciclos longos.

            Logo colocar a afirmação 

            Aquecimento global => Secas na região sudeste

            além de temerária está errada.

          3. Gráficos

            Os dois gráficos, já desatualizados, apontam para uma forte tendência de crescimento a partir dos anos 70.

            Diversamente do alegado quanto ao segundo gráfico, o mesmo é explicável no referido site de onde foi extraído, quando se diz que: ” É geralmente aceite que o primeiro período de aquecimento era natural e o segundo foi um resultado de CO2 e outros gases de efeito estufa antropogênicos. Se for este o caso, então verifica-se que o aquecimento antropogénico afeta terra de forma diferente para os oceanos. Considerando que o aquecimento natural não faz . Outra explicação possível é que, apesar dos esforços dos meteorologistas para minimizar os efeitos da ilha de calor das temperaturas terrestres mais elevados são causados ​​por fontes de calor extra em torno e medições de temperatura baseados. Update: dezembro 2011 “

            O que essas equações não mostram é que RECENTEMENTE as mudanças passaram a ter caráter exponencial e não mais linear.

          4. João, os gráficos vão até dezembro de 2011!

            Não sei da onde tiraste que os gráficos estão desatualizados eles vão até dezembro de 2011. No texto ele se refere até 2005 mas se olhares na escala dos gráficos e em baixo do texto verás que ele foi atualizado em dezembro de 2011.

            Eu não utilizei o texto para nada, só peguei os gráficos do mesmo que seguem aos dados do CRU e NCDC. Poderia pegar os dados destes laboratórios e feito o meu gráfico, não é difícil, mas dá trabalho.

          5. Desatualizados

            Desatualizados em razão das mudanças estarem se intensificando de modo EXPONENCIAL e não mais linear. Isto quer dizer que de dezembro de 2011 para janeiro de 2015, esse aumento da temperatura continuou e continuará com a sua linha ascendente de modo cada vez mais acentuado, mais íngreme.

          6. Não de novo.

            João, sinto muito mas estás errado de novo, o que tem se notado nos últimos dez anos é uma desaceleração e não uma aceleração, isto ocorre tanto nas medidas de temperatura dos oceanos como da terra.

            Esta afirmação que faço é baseada no caso da terra por todas as medidas dos principais centros que trabalham com isto e no caso dos oceanos pelo fantástico projeto Argo que tem atualmente mais de 3000 boias medindo a temperatura e salinidade de zero a 1900m.

          7. Ilógico

            Assim fica difícil chegarmos a um consenso, pois os gráficos inicialmente postados por vc apontam exatamente no sentido  contrário, isto é, para uma clara tendência de ALTA das temperaturas dos mares.

          8. João não entendeste, estou falando

            João não entendeste, estou falando da diferença de temperatura entre terra e oceano!

  9. É o choque de gestão dos tucanalhas

    Imaginem se os tucanalhas tivesse voltado para o poder federal. Estaríamos sofrendo uma catástrofe nacional. 

     

  10. O povo paulista é

    O povo paulista é impermeável

    Quando se trata de política este povo, o paulista, é impermeável.

    Preferiram acreditar num governador sem credibilidade e se deixaram enganar e reconduzirou o irresponsável governador, quem nem amarrado, reconhece a gravidade do problema e não assume a responsabilidade dele na catastrofe que se avizinha.

    A midia escondeu, o governador se omitiu, e o povo não quis se mexer. Agora não adianta chorar e reclamar.

    Só o resta fazer o que o paulista faz de melhor na questão politica do estado, se resignar.

    Se algo tinha que ser feita, foi lá no inicio de 2014, quando ficou evidente a gravidade da situação. Agora não tem milagre.

    Paulista tem um partido no governo a 20 anos e temos uma segurança pessíma, uma educação caótica, uma saúde falida, temos um pedágio estorsivo e agora um Apagão Hidrico.

    Talvez o governador possa pedir ao povo omisso e impermeável de SP, para deitar no solo seco da Cantareira, para ver se a imperabilidade do paulista consegue segurar a água das próximas chuvas na própria represa e evitar que o chão seco cobre seu quinhão das chuvas, quando e se elas vierem.

  11. Cabe ao pig a solução

    Como o governo alkimim é isso mesmo cabe ao pig a irresponsabilidade por ter escondido durante tanto tempo o problema.

    É preciso que a sociedade civil e o pt ( nada de odeds que se calaram tanto tempo) cobrem dos jornalões e revista do esgoto as providências para mitigar o grande mal que fizeram pelo povo de s paulo.

    É incrível, um desastre grave pela frente e o psdb/pig fingindo que o problema é a petrobrás ou o pequeno problema de falta de energia de ontem. A ação do pig é criminosa, não vêem?

    Cabe ao pig fazer o que ainda pode, se pode, ser feito.

  12. E esta catástrofe não demora

    E esta catástrofe não demora a chegar no interior do estado. Um estado tomado por plantações de cana, laranja e eucalipto não demora a se transformar em deserto. Em regiões da Austrália onde houve o mesmo uso abusivo da água  aconteceu a mesma catástrofe.

    Os antipáticos  paulistas, que votam com o preconceito social, merecem passar sede. E o pior de tudo, o governador que elegeram em primeiro turno, até agora tem fingido que a falta d’agua não tem nada a ver com sua administração o que demonstra total desrespeito pela crise que se avizinha. Os capos da imprensa, que devem beber San Pelegrino ou Perrier, são cúmplices neste descalabro.

    Comprova-se que no estado mais “adiantado” da União está o maior número de analfabetos políticos.  Até agora só a mente dos paulistas eram carunchadas. Com a falta de água terão que se tornar carunchos por inteiro.

    1. os paulistas não merecem passar sede

      Eles foram dominados por uma imprensa criminosa que faz negócio e não comunicação e mesmo que os paulistas tenham caido com certa facilidade na suas conversa o resultado vai ser grave demais para merecerem esta desgraça.

      Se há tres ou mais anos o problema fosse levado a público, já se sabia, e medidas tomadas naquela época NÃO haveria problema. Foi a desinformação dirigida como o pig sempre faz. Ajudado pelos que lhe deviam cobrar responsabilidade e não cobraram. Onde estava o mpsp e o oded?

      O paulista não merece pagar tanto mesmo indo na conversa do pig. Foi criminosa a ação do pig.

      1. Mas se eu, que sou paulista,

        Mas se eu, que sou paulista, consigo fazer uma leitura do que ocorre no estado de São Paulo, porque os outros paulistas não podem fazer o mesmo? Nosso destino histórico tem que ser assumido por nós mesmos e não por uma elite dirigente.

        1. A cegueira, preconceito e

          A cegueira, preconceito e alienação é generalizada entre os paulistas supostamente mais instruídos. Onde trabalho todo mundo tem nível universitário, e a maioria absoluta detesta Dilma (e o PT) com todas as forças; mesmo com a catástrofe se aproximando não vejo ninguém aqui falando sobre isso, parece que tudo está às mil maravilhas. Mesmo quando (raramente) falam sobre o assunto nunca atribuem responsabilidade ao governos tucanos do estado. Divertimento desse pessoal é falar sobre Petrobrás, ou criticar qualquer coisa que a Dilma fala ou faça. É impressionante a falta de bom senso e a mesquinhez política dessa gente. O mundo está acabando em SP (água, luz) e eles ficam de picuinha contra Dilma e o PT.

    2. Razão parcial

      Cara Vera Lucia, concordo com vc quanto os argumentos do excesso de uso da terra em São Paulo, pois sempre foi o estado com a maior utilização da terra para agricultura. Este deve ser um alerta para outros estados, para que o erro não se repita. A sêca tambem abrange a parte do estado de Minas Gerais, na sua porção sul, locais onde o desmatamento foi grande para a formação de pastagens em terrenos não adequado para este fim. Terrenos montanhosos não são adaptados para usos agricolas extensivo ou pecuária tambem extensiva. Nestes locais estas atividades deveriam ser reduzidas e ainda com o uso de alta tecnologia, que minimisa o uso da terra e agua. 

      Atualmente com a APA Fernão Dias, o controle de derrubada de matas e uso da terra está bastante controlado, porem os resultados serão obtidos a longo prazo, como estamos sentindo no mpomento. A maioria das minas e poços das propriedades rurais secaram e a aguá diminuiu e muito. No sitio onde vivo, em Extrema, MG,  faço restauração de matas a quase 40 anos e mesmo assim a agua diminuiu  e muito, pois tambem temos uma mudança ambiental influido preponderantemente em todo o sudeste.

      Quanto ao seu ranço contra os paulista, não posso concordar. O Estado tem quase todos os meios de comunicação do PIG com suas sedes lá e os moradores, mesmo os mais pobres e humildes foram levados por estes meios a considerar-se elite, comparada aos demais brasileiros. A opinião foi deformada, propositalmente, para poderem ganhar eleições de qualquer  maneira  Mas, creio tambem, que a importante votação do PSDB no estado, foi em parte por fraude nas urnas e parte pela deformação da cabeça dos eleitores, o que levou o Aecio acreditar que seria eleito, contra toda a previsão de derrota.

      Agora, desejar que os paulistas se ferrem por falta de agua, já acho demais. São pessoas: criança, jovens, idosos e principalmente os mais pobres que sofrerão mais. Para mim é muito ranço.

      1. Eu não desejo que os paulista

        Eu não desejo que os paulista se ferrem. Eu moro no estado de São Paulo e a  falta d’água vai afetar a mim e a minha família. É constatação, não é desejo. E muitas vezes recebi desprezo quando tentava falar sobre a irresponsabilidade do governador paulista na última eleição.

        1. Vera Lucia, entendo você.

          Vera Lucia, entendo você. Também moro em SP  e sou ‘atendido’ pelo cantareira…

          “É constatação, não é desejo”

           

          Nas ultimas eleições quando tentava falar desta crise hídirica cheguei ao ouvir: “prefiro passar sede do que votar no PT”…. Ta ái

    3. Fatalidade

      Mas, Vera, a culpa não é do Governador Geraldo Alstom, que priorizou os dividendos dos “investidores” da Bolsa de Nova Iorque! A culpa é da Natureza, de São Pedro, de Deus etc.

    4. É muita maldade

      Os antipáticos  paulistas, que votam com o preconceito social, merecem passar sede.

      Como se pode ver por esse comentário infeliz, o autor do texto fala às paredes, prega no deserto. 

      Ninguém, nem mesmo quem vai passar necessidades, que achar solução. Querem apenas achar culpados.

       

      1. Paulista? Taca-lhe pau!

        Puxa! E pensar que os simpáticos moradores do sertão nordestino convivem com a inclemência climática desde os tempos do Brasil Colonia, do Império………l.. Depois dizem que Deus é brasileiro……

        Um jornalista perguntou a um judeu que orava junto ao Muro das Lamentações o que pedia a Deus. Ele respondeu que há muitos anos rezava alí, todos os dias,  pedindo pela paz entre judeus e palestinos e sua misericórdia para alguns comentaristas do blog do Nassif que gostam de espinafrar os pobres paulistas. Em seguida, perguntou como se sentia após tantos pedidos. Respondeu o judeu: é como se estivesse falando com a parede.

  13. No problemo. O caos social

    O caos social referido por Oded Grajew será resolvido rapidamente. Quando o povo começar a se manifestar por causa da falta de água, Geraldo Alckmin vai liberar o uso de munição real e a PM vai matar geral. Os cadáveres serão espremidos e a água dos corpos deles será recolhida para encher a piscina do Palácio Bandeirantes e o governador poderá seguir fugindo do calor em grande estilo. O Palácio do Planalto não fará absolutamente nada para nos salvar.

  14. Esquisito!

    Este artigo é de denúncia ou é de uma atitude de se isentar, pular fora, de um problema que ele mesmo foi responsável com o seu demorado silêncio cúmplice?

    Não cabia ao sr oded ter denunciado isso uns dois anos antes? Não creio que ele tenha sido lubridiado pelo PIG tanto tempo como foi o paulista comum, e não tenha visto o desastre que se aproximava.

    Acho que um dos capitães pula fora do barco preste a afundar. O pig não está nem aí, tinha o objetivo maior de derrotar a Dilma, não conseguiu. O objetivo do pig é agora destruir a petrobrás. S paulo…? Estes bobos que se danem, fiquem com o alkimim…. é o pensamento do pig.

    1. O Sr. Oded é uma pessoa séria e muito correto.

      O Oded é um empresário paulista e uma excessão aos mesmos, pois é correto nas suas ações e opiniões. 

      A questão de falarem só agora não é verdadeira! Os meios de comunicação não reverberam o assunto e as pessoa ficam na ignorância. Escrevo aqui no blog a mais de 01 ano que ficaremos sem água, pois as mudanças ambientais são melhores sentidas quando vc mora numa área rural. O que aconteceu é que o alquimin não tinha e não tem nehum estudo ou plano para resolver o problema. NÃO HÁ SOLUÇÃO MAIS. NÃO TEM MAIS O QUE FAZER! Ele não fez nada alem de privatizar a empresa e possibilitar aos americanos ganharem muita grana com os dividendos devido ao não investimento.

      Porem este pulha, com apoio irrestrito do PIG, escondeu as informações e ganhou a eleição (para mim tambem fraudadas)!

      Porem o episódio serve de aviso de que populações, mesmo alertadas do problema. tendem a acreditar que Deus dará a solução. São avestruzes, com a cabeça enfiada na areia, nos momentos de crises.

      Perguntei, a cerca de 20 dias atras,  a uma jovem senhora, bem instruida pela fala,  na entrada de um pronto socorro, se havia problema de água na sua casa e ela respondeu-me que como ela e o marido trabalhavam o dia todo, chegavam a noite e sempre havia agua na caixa de agua. Em suma não informou se havia algum problema de falta de agua, nem preocupação com o fato.

      AS PESSOAS SÃO IRRESPONSÁVEIS OU DESPREOCUPADAS COM RELAÇÃO AO ASSUNTO!

       Na casa de meus filhos, quando eu sugeri que comprassem uma caixa para estocar agua, concordaram e compraram uma com 300 litros. Quando eu disse que era pequena e não dava para nada, a sua mãe respondeu que colocar uma maior, ela ficaria feio no jardim dos fundos!

      Quando propus a uma antigo amigo que comprasse uma caixa de 6.000 llitros para estocar agua de chuva em seu sitio, visinho a meu, ele achou muito caro e comprou uma de 300 litros. Na ultima chuva ela encheu em questão de minutos e dois dias depois havia acabado a agua! ELES ESTÃO SEM NENHUMA GOTA DE AGUA. Vem buscar agua em casa, de carro, em galões,  para beber o fazer comida. Não perguntei sobre privadas e banho para não criar problemas.

      EM SUMA IGNORÂNCIA MATA OU CRIA OPRBLEMAS TERRIVEIS!

    2. Ainda mais que a seca em

      Ainda mais que a seca em Tucanópolis vai puxar o PIB do país para baixo, para alegria da Urubóloga, que por sinal, mora no Rio

  15. O Brasil parou…

    Eu que votei no PT tenho quase que uma certeza: o governo Dilma acabou em Junho de 2013. Minha percepção é de que este é um governo fechado que só age para abafar incendio! Sobre São Paulo, tenho pra mim que é o símbolo do Brasil atual, que engloba (desde sociedade civil, sua elite, seus representantes políticos, e seu meio de comunicação) numa dissonância cognitiva que tem o caos como o único destino! Dificil de acreditar que um Eduardo Cunha possa não somente ter sido eleito (e a maioria de seus eleitores serem evangélicos como eu), como ainda possa ser colocado como uma boa opção pela mídia para presidir a camara dos deputados – está aí meu caro reclamante o símbolo da representação do caos a se desenrolar diante dos seus olhos, e como disse Jesus: ‘como nos tempos de Noé casavam e se davam em casamento até que veio repentina destruição!’ E se pensar que nenhum filósofo ateu conseguiu produzir uma frase que descreva tão bem a situação de SP.

  16. O PT tem medo do Pig.

    Vão ficar calados. O Pig, não . Se tudo der errado, se livram do picolé, dão um jeito de colar a falta d’agua e o crescimento negativo da economia, caos urbano e social  e outros bônus dela decorrente na testa da Dilma e os paulistas elegem um tucano novinho em folha para governador em 2016. Se o mundo for perfeito, dr. Geraldo presidente. Ah, os bônus da Sabesp, em qualquer situação continuarão a fluir para irrigar a gloriosa big apple.

  17. A falta de água de sp, será

    A falta de água de sp, será culpa, EXCLUSIVAMENTE, pra variar, ou do PT ou do sobrenatural, ou do Haddad, ou da ciclovia vermelha da capital, ou de são pedro(nem de são paulo pode serkkkk). Ontem, ouvi, numa chamada televisiva do jn, a tal de sandra anhneberg(?), dizendo que tudo era culpa do órgão federal regulamentação de energia elétrica. Esses urubus contam com o total apoio dos eternos analfabetos políticos que dão sustentação aos projetos de poder da corrupta mídia..

  18. diz o texo…

    “Agora, o que mais parece é que estamos acomodados e tranquilos num Titanic sem nos dar conta do iceberg que está se aproximando.”

    Não acho,  o iceberg não está se aproximando. Ele já rasgou o casco do navio, que AINDA não começou a afundar.

    Mas como no caso da famosa embarcação, as classes abastadas irão abandonar o navio primeiro (rumo a Maiame! uhu o sono da coxinhada) e o ‘resto’ que se dane

  19. “Você já se deu conta do que

    “Você já se deu conta do que isto significa em termos sociais, econômicos (milhares de estabelecimentos inviabilizados e enorme desemprego) e ambientais? Você já se deu conta de que no primeiro momento a catástrofe atingirá os mais vulneráveis (pobres, crianças e idosos) e depois todos nós?”

    Hahaha, pra quem ele está escrevendo, meu deus?! Será que ele ainda tem esperança em alguma racionalidade no tucanistão?! Ora, ora, se existisse já teria “aparecido”. Se não deu as caras até agora é porque racionalidade não é.

    Querem derrubar o pt, o pt, o pt e não enxergam mais nada; vão morrer atirando.

    É de fato impressionante; difícil de acreditar, até. Mas a estupidez existe; não dá em poste, não: dá em gente. Gente besta, porém gente.

  20. Ninguém merece sofrer falta de água. Ninguém.

    Já viram a charge de dois caras em um bote, um rindo porque o lado do outro está furado? Estamos todos no barco Brasil. Tem uma imbecilidade por aí que diz, votou na Dilma, nao reclame do custo de vida, votou na Dilma nao reclame dos impostos, e cretinices que tais. É possível propor, votou Geraldo não USE água? A se confirmar a falta prevista, podemos ter fechamento de empresas e consequente desemprego e retrocesso econômico não em São Paulo apenas, no Brasil. Mas o pior cenário é o de calamidade no saneamento resultando em epidemias . Sou paulistano, não voto nos caras que estão a provocar isto tudo mas, rezo todos os dias por um milagre. Acho que todos os que crêem fazem o mesmo. Aos demais, já ensinou Chico: “e,eu que não creio, rezo a Deus por minha gente….”

  21. Sem água….fim da cerveja!

    A crise da água não se restringe a São Paulo e nem à região Sudeste. É nacional, é mundial, e atinge os 5 continentes.  Sinal dos tempos? Fim do mundo? Chegada do Armagedon;  a  vingança divina contra a iniquidade humana? Destruição do PSDB? Prova de que com Padilha a água teria voltado? Sei não.

    A região metropolitana de São Paulo utiliza água de 6 sistemas: Cantareira, Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro. Consultando o site da própria Sabesp, e especialmente as referências ao Sistema Cantareira,  é possível ponderar sobre alguns índices que nos sugerem maior cautela e racionalidade nos comentários.

    Ano

    % Volume

    Pluviometria/mês/mm

       

    2003

                                   29,7

    252,2

    2004

                                      4,4

    87,6

    2005

                                   35,6

    168,0

    2006

                                   45,2

    151,0

    2007

                                   45,8

    239,6

    2008

                                   33,7

    168,6

    2009

                                   55,7

    179,7

    2010

                                   96,8

    255,7

    2011

                                   96,2

    458,0

    2012

                                   72,3

    268,1

    2013

                                   52,0

    128,1

    2014

                                   24,4

    81,0

    15/05/2014

                                      8,2

     

    20/01/2015

                                      5,6

     

                      

    Bem, e a quantas andam os recursos do fantástico e inesgotável  Aquífero Guarani? E os projetos de dessalinização da água do mar? E as novas usinas nucleares para bombear água do litoral para o planalto. Sem agua, nada de energia elétrica. Energias  térmica, solar e  eólica não vão dar conta.  Desse jeito, até mesmo a Asa Branca……vai bater asas e “avoar”. 

    1. Falha minha

      Desculpem. Fiz a tabelinha em Excel e ao enviar ficou essa zona. Com algum esforço dá para entender. Vou tentar refazer o serviço porco. Rs.

      1. Não se dê ao trabalho, meu

        Não se dê ao trabalho, meu caro. Dispenso sua tabelinha.  A crise de água estrutural, ambiental e mundial é uma coisa. A crise em Tucanolândia é específica, tópica e muito bem identificável.

        A Sabesp previlegiou seus acionistas com massivos investimentos na bolsa de NY. E o dinheirinho para as obras necessárias para evitar a catástrofe secou. Simples, muito simples. A tabela da Exel não explica, mas o Pikety sim. A lógica do capital rentista concentra a riqueza e distribui a tragédia.

        1. Para o bom espremedor, meia laranja basta!

          Quando vi a tabelinha distorcida (usei excel qdo devia ter usado word) logo imaginei que ela não iria  interessar a vc ou, no mínimo, poderia trombar com suas limitações intelectuais.

          1. Estranha sua maneira de convencer as pessoas

            Chamar todos de ignorantes e limitados. Dever ser duro conviver com nossa insuportável limitação.

          2. Que tal usar a sua tabelinha

            Que tal usar a sua tabelinha prá seus pares e em outros blogs, que lhe renderiam palmas e mais palmas. Se é isto que o quatrocentão quer.

    2. Não se engane. Há responsáveis diretos.

      O problema é sério, mas a contribuição do alkimim e do seu pig é imensa. Toda cidade de grande porte planeja sua agua a muito longo prazo e levando em conta o pior dos históricos de seca da região. E sp é talvez a maior cidade do planeta, portanto… É assim em todo mundo.

      Havia relatórios do problema e pedia providências. Há mais de cinco anos a falta de providência da saqbesp, que foi privatizada, que priorizou lucros na bolsa de nyorke, falta de providências do estado e das autoridades encarregadas de cobrar,etc. Faltou obras de reforço, faltou corrigir as falhas de tubulação com vazamentos, faltou coordenar um sistema poços artesianos, faltou concientizar os paulistas, faltou tudo, menos desinformação do pig. NADA foi feito.

      Há dois anos o problema já era quase incontornável, mas a mentira prevaleceu e o problema e providencias foram escondidas porque o pt podia ganhar eleições. O pig correu para esconder e desinformar  e deixouu o alkimim no conforto. O “afair” petrobrás tem muito a ver com isso: despistamento.

      Então o pig com seu serviço criminoso sujo e o alkimim não têm desculpas. Nem o oded que ficou caladinho para não apanhar do pig.

      Incrível: ainda AGORA falta informação como denúncia o “retirante” ( eu falei, viu!) oded. Quer prova maior da irresponsabilidade do pig e do alkimim?

    3. Este é um paulista modelo !

      Este é um paulista modelo ! Deve ser funcionário do Est. de SP ou do PIG, os únicos e verdadeiros culpados, por terem impingido tanto, nos pobres paulistanos e paulistas, o  medo do Bolivarianismo. Morrem, mas morrem em pé, ainda se achando a locomotiva do Brasil. E não aceitam comentários contra o “Probo” governador e seu partido, que só souberam levar o estado de SP à situação caotica em que se encontram. Nem mencionam a devastação da terra p/ plantarem soja e cana de açúcar, não poupando nem as beiras dos rios e a falta de proteção aos mananciais. Preferem jogar toda a culpa na Amazônia. E quanto a ladroeira nos metrôs e trens, desde Mário Covas, ficam de bico calado, pois o que não sai nos jornalões e no fantástico, não existe. Enquanto não vestirem a carapuça e tirar as vendas dos olhos, a cera nos ouvidos, tudo irá de mal a pior. A USP e Sta Casa que o digam.

      1. Critique o conteúdo…..sem agredir a inteligência

        Em vez e perder tempo com essa catilinária e esse ânimo infantojuvenil procure dar uma analisada no que escrevi, na tabela (que não ficou legal, mas já expliquei). Use argumentos inteligentes. Joque esse discurso caipira no lixo.

        1. A sua resposta – acho que

          A sua resposta – acho que falha sua – mostra exatamenteque o meu discurso “caipira” lhe caiu como uma luva. Paulista quatrocentão não gosta quando lhes confrontam, e, sem argumentos começam a apelar.

  22. SISTEMAS AGROFLORESTAIS, A SOLUÇÃO!

    É FALSA a dicotomia preservação ambiental X produção de alimentos.

    É POSSÍVEL produzir alimentos recuperando solos, SEM venenos e SEM adubos químicos, e, sobretudo, RECUPERANDO NASCENTES E OLHOS D’ÁGUA.

    Vejam:

    http://agendagotsch.com/about/

    https://msrochambiental.wordpress.com/visitas-tecnicas-2/fotos-2/curso-de-agrofloresta-com-ernst-gotsch/

    ALÔ PATRUS ANANIAS! Bora difundir e apoiar essa técnica entre pequenos agricultores, assentados etc.

    Governadores responsáveis, vamos difundir e apoiar essa técnica!

     

     

  23. Apoio de Brasília

    Estou acompanhando este assunto desde o inicio do ano passado quando pela primeira vez o Blog anunciou que a crise hidríca seria potente e talvez irreversível se não fossem tomadas medidas a contento.

    O que vejo agora é algo surreal. A água vai acabar em Março e NINGUÉM tem um Plano B. Quando digo ninguém, incluo aí o governo federal. Tá que não gostamos do PSDB e queremos que ele se exploda! Tá que não gostamos de Alckimim, Serra e FHC (o maracujá de gaveta!), Mas daí concordar ou admitir que um estado inteiro, 8 milhões de pessoas (por baixo!), não tenham nada para beber vai uma grande diferença!

    Qual seria o impacto deste zeramento da água de São Paulo para pobres, crianças e idosos do estado? Qual o impacto para a economia do país que já anda em frangalhos? Qual o impacto social para os estados vizinhos que na primeira leva receberão de São Paulo o êxodo dos ‘sem água’? Quanto tempo todas estas questões anteriormente levantadas durarão e quais as suas consequencias para um futuro próximo?

    Acho que falta pulso do governo federal nessa questão do abastecimento. Vivemos num país federado e não pode ser admitida a intromissão do governo federal em assuntos estaduais. Mas quando estes assuntos afetam toda uma economia, quando 8 milhões podem levar à breca outros 200 milhões, aí necessita-se com urgência de um posicionamento mais insistente e mais consistente por parte de Brasília.

    Colocar o exército na jogada? Não sei! Fazer uma contingência para o êxodo momentâneo? Não sei! O que não se pode neste momento, como diria o próprio autor do Post, é ficar no Titanic São Paulo vendo o Iceberg se aproximando cada vez mais e não fazermos nada!

    Querendo ou não, o governo de São Paulo precisará do apoio de Brasília. E querendo ou não Brasília terá que ajudar São Paulo cedo ou tarde. E eu espero que não seja muito tarde para começar!!

    1. Que que brasilia tem com isso.

      O governo federal sitiado e atacado 24 horas por dia pelo pig não tem nada a ver com o problema da sede em sp. Nada. Seria o centézimo em uma fila de responsáveis. PIG, alkimim, sabesp, odeds calados, fiesp, mp, pf,….encabeçam a lista. Tinha e tem o grande problema da energia, que é cem vezes menos sério, e que ele vem planejando e atacando com sucesso, como exemplo positivo.

      Não quero o pior para sp, tomara  que chova canivete a partir de amanhã. Mas está ai a desgraça criada. Cabe ao pig e sua turma a responsabilidade. Desinformação programada acaba nisso.

      Ainda AGORA nãi fazen nada. AINDA tentam desinformar.

      Viu o destaque mentiroso que deram ontem a um pequeno problema no complexo, bem preparado e enorme sistema elétrico? Viu a gritaria das manchetes, pois é…

    2. “Querendo ou não, o governo

      “Querendo ou não, o governo de São Paulo precisará do apoio de Brasília. E querendo ou não Brasília terá que ajudar São Paulo cedo ou tarde. E eu espero que não seja muito tarde para começar!!”

      O que não vai acontecer – mas bem que poderia – é uma intervenção no estado.

      Outra que também não vai acontecer é Brasília responder mais ou menos assim: “confiamos não força de são paulo! Força! Vocês vão conseguir!”

    3. intervenção

      Sim, o governo federal pode decretar intervenção no estado. Nossa, estes petralhas finalmente vão colocar a farda e dar o golpe tão almejado para chegar no poder! Pera ai, Dilma intervindo no estado mais rico do pais. Isso é DITADURA. Se Alkmin c…, então que limpe, ou então pede água e peça desculpas por ter exisitido.

      Sim, 8 milhões vão comer o pão que o diabo amassou e o Sr Alkimin foi a mão. Consequentemente o responsavel pelo sofrimento e morte desta população tem nome. Alkimin. Tem casa: PSDB.

    4. Caro brasileiro

      Caro brasileiro orgulhoso,

       

      Poderia explicar como o governo federal poderia obrigar a Sabesp (empresa de capital misto, dirigida pelo governo paulista mas submetida a interesses privados nacionais e até estrangeiros) a re-investir pelo parte de seus lucros na sua atividade -fim?

       

      Poderia explicar como o governo federal obrigaria o orgulhoso governo do orgulhoso estado paulista a obrigar a Sabesp a não distribuir dividendos (e anúncios até no Acre) e fazer os investimentos mais que necessários, indispensáveis?

       

      Poderia explicar como o governo federal obrigaria o orgulhoso candidato à reeleição para governador a dizer a seus eleitores que era preciso racionar água para evitar um mal maior?

       

      Agora, diante de pedidos, a União vai colocar o suado dinheirinho de todo o País à disposição de Tucanópolis, o qual terá de contratar obras sem licitação por causa da emergência, obras essas que só estarão concluídas quando muitas coisas extremamente desagradáveis já terão acontecido, sobretudo com a população mais pobre, já que as orgulhosas elites paulistas e paulistanas poderão ir banhar-se em Miami sempre que o quiserem.

       

  24. Muito se fala da crise

    Muito se fala da crise hídrica em São Paulo, e esquece-se (não sei se de propósito) do estado do Rio.  A crise já chegou há muito no interior do estado.  A lavoura e a pecuária estão seriamente comprometidas.  Aqui, estado e município orquestrados pelo pmdb,  fingem apoiar o governo federal, e enquanto isso, distribui avalanches de dinheiro para calar a mídia golpista.  Sai uma notinha aqui, outra acolá, e só.  É evidente que SP deverá sofrer mais, por ser maior, mais populoso e com maior capacidade industrial, porém o RJ não está a salvo.  A situação poderá ficar desesperadora, num curto espaço de tempo.  Poderemos assistir um fato inédito em nossa história, o êxodo de pessoas para regiões com mananciais e abundância d’água dentro do próprio país.  Há mais que torcida pela vinda de chuvas, há desespero para que ela caia no lugar certo.  Enquanto isso…

     

    20/01/15 06:00

    Mesmo com falta d’água em diversas ruas, presidente da Cedae afirma que não há racionamento no Rio

    Moradores da Rua João Pereira fazem um protesto com baldes vazios pedindo água Moradores da Rua João Pereira fazem um protesto com baldes vazios pedindo água Foto: Fabiano Rocha / Agência O GloboBruno AlfanoTamanho do texto A A A

    O presidente da Cedae, Jorge Briard, declarou ontem, em entrevista exclusiva ao EXTRA, que o Rio não vive um período de racionamento de água. A afirmação vai ao encontro do sentimento dos moradores da Rua João Pereira, em Madureira, onde não cai uma gota da torneira desde o final de novembro. Ou seja: os moradores não têm nem para racionar.

    — Existe crise hídrica no Sudeste? Claro, evidente. Isso tem alguma relação direta com algum problema de racionamento iminente no Rio de Janeiro? Não. Não tem. O Estado não tem racionamento de água. A tarifa deve ser mexida de alguma forma? Isso não é necessário no momento — afirmou Briard, que assumiu o posto na última semana.

    Os moradores da Rua João Pereira, então, buscam respostas para o problema de abastecimento. A Cedae informou, em nota, que realizou desobstrução na rede da rua na semana passada e, segundo a companhia, o abastecimento já estava normalizado. Os moradores, no entanto, afirmaram que ainda estão sem água. A Cedae também declarou que vai vistoriar novamente a rede para verificar se há algum vazamento drenado ou obstrução, e a rua será incluída no programa de substituição de 600 km de redes em toda a cidade até o fim deste ano — obra que vai modernizar o sistema para diminuir os problemas de vazamento.

    — A gente tem um desperdício enorme no Rio. Desde a captação até o momento que a água chega na casa. Um programa de uso racional da água é essencial para minimizar os problemas de falta d’água no estado — afirmou o engenheiro sanitário Alexandre Pessoa, professor da Fundação Oswaldo Cruz.

    No último sábado, os moradores da Rua João Pereira protestaram na rua com baldes vazios. Entre os que gritavam “queremos água”, senhoras de idade e deficientes, como Maria de Lourdes Labre, de 64 anos, que não pode enxergar:

    — Tem uma semana que as torneiras de casa estão na secura total. Meu marido iria viajar a trabalho, mas não pode me deixar sozinha. Não tenho condições para arrumar água.

    A Cedae informou que 21 carros-pipas atendem à população em emergências — e o número subirá para 36. Briard disse que só há problemas na Zona Norte em locais que estão em pontos altos ou distantes, ou em ruas em que há vazamentos e serão incluídas no programa de troca de canos.

    — A Cedae não quer saber da gente. Eu não passei o Natal e o Réveillon em casa porque não tinha água. E a situação continua. Todo o verão é assim, mas agora ficou pior. E as contas estão chegando. O pior é que no mês que não teve nada de água a conta foi mais alta. Sempre paguei cerca de R$ 35, e agora chegou R$ 60. Como pode? A gente liga para lá e ninguém resolve nada. A gente já pediu carro-pipa e eles dizem que está sob análise. Em 2007, eu já ganhei um processo contra a Cedae por causa de falha no abastecimento e nada foi resolvido. A gente tem que ficar mendigando água com a família ou pagar um galão. Já gastamos uma base de mil reais — disse a moradora da Rua João Pereira, em Madureira, Wanda Alves.

     

    Jorge Briard está há uma semana na presidência da Cedae Jorge Briard está há uma semana na presidência da Cedae Foto: Urbano Erbiste

    Zona Oeste

    Briard: “Há um novo reservatório na Barra pronto e outro será erguido em Jacarepaguá. Essa obra ainda não começou. Cada um tem 20 milhões de litros, o tamanho de Guandu. Tudo ficará pronto até o fim do ano e, junto da construção de adultoras, resolverá o problema da Barra, Jacarepaguá e Recreio”

    Atrasos

    Briard: “Alguma coisa dessas obras já era para estar pronta, mas uma decisão do TCU parou praticamente todas as obras no país. Estamos esperando esse problema ser resolvido para retomarmos as obras”

    Dinheiro em caixa

    Briard: “A Cedae não tinha dinheiro para fazer investimento. Por isso, as obras não saíam. Agora, captamos R$ 3,6 bilhões. A empresa foi reestruturada”

    Baixada

    Briard: “Todo avanço de obras que tivermos, já vai começar a operar para buscar melhoras. Então, no verão de 2015 para 2016, a melhora que vai ser sentida será o que a gente conseguir integrar. Mas a solução é só no fim de 2016”

    Atendimento

    Briard: “Me surpreende a afirmação de que há reclamação do atendimento ao cliente. Tenho muito problema na Cedae, mas essa não é uma reclação que me traga uma preocupação diária. Pode melhorar? Sim. Melhoria constante é uma busca incessante aqui”.

    Ponta de linha

    Briard: “A Cedae tem que garantir mesmo se for alto ou ponta de linha. Isso não é uma justificativa para eu não abastecer, mas para mostrar quais são as localidades que sofrem mais com o aumento do consumo. A busca pela recuperação dos reservatórios e a implementação de novos vai resolver o problema mesmo nesses pontos”.

    Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/mesmo-com-falta-dagua-em-diversas-ruas-presidente-da-cedae-afirma-que-nao-ha-racionamento-no-rio-15099025.html#ixzz3PMrIVCKm

  25. Ilmo. Sr. Oded Grajew,

    Lamento muito pelo caos que nossos  irmãos paulistas têm pela frente.  Em abril próximo, completará 1 ano que através do Sr. Sérgio Reis, excelente comentarista deste Blog, tomamos conhecimento dessa injustiça que se fazia ao povo de São Paulo. Foram inúmeros artigos, com gráficos que nos inquietavam. Aqui do Rio de Janeiro, sempre que podia fazia meus pequenos comentários de alerta, baseada nos textos do Sr. Sérgio. Chegava à indignação. Se algum colega conseguir informar como chegar à tais comentários, gostaria que o senhor lesse.  Toda essa lamentável  situação era prevista, há quase 1 ano, como disse. Espero que se encontre uma saída e, que não cometam ( a mídia ) a injustiça de culpar o Governo Federal. Lamentável descaso, pois há dez anos o Governo de São Paulo foi alertado para as obras necessárias que evitariam essa crise.    

    1. Pense bem……

      Em  janeiro de 2010 e 2011 o volume do Sistema Cantareira era de 96,8 e 96,2%, respectivamente. Em 2012 o volume caiu para 72,3%. Foi o primeiro alerta. E a Sabesp abriu licitação para trazer agua do Rio São Lourenço (região Juquitiba e Juquiá). Atenção nivel do mar: 18m para +- 750m. Processo complicado, licenças ambientais, etc. As obras se iniciaram em abril/2014 e serão concluídas em mais 2 anos. Bombeamento por mais ou menos 85 km.

      É bom lembrar anos anteriores: 2003 (29,7%),  2004 (4,4%), 2005 (35,6%, e 2006 (45,2). Nada foi feito; a previsões de recuperação estavam corretas. Houve falha de gestão? Sim. Da mesma forma que o Governo Federal abaixou em 20% a energia elétrica, acabou acionando as térmicas e agora está corrigindo o erro nas costas do consumidor com aumentos de 20% (2015) e mais 20% (2016).

  26. Essa crise hídrica não pode
    Essa crise hídrica não pode ser tudo isso que estão dizendo por aí. Se fosse pra acabar toda, repito, toda a água da cidade até junho desse ano, nesse momento já teríamos pelo menos 1/5 da população (cerca de 2 milhões de pessoas) sem água pela metade do dia. Todo dia. Isso consequentemente levaria as pessoas às ruas. Porque por muito menos os paulistas estão indo às ruas. Se o aumento de 50 centavos nas passagens fez o maior rebuliço, com direito a Black Block, porrada da polícia e bomba de efeito moral imagine se essa juventude consciente iria ficar quieta sem água pela metade do dia, todo dia.Não consigo acreditar que a mesma população que foi para as ruas durante os protestos de 2013, quando nem tinha um motivo tão factível como a falta d’água para protestar, está em casa, com hora marcada para tomar banho e cozinhar. Isso não tem mídia que consiga esconder. Por mais teleguiado que o paulista seja ele também é gente. E chega uma hora que o ser humano não consegue mais conviver com o mau cheiro que vem do banheiro porque não é possível dar a descarga. Duvido que a situação esteja tão feia. Isso é intriga da situação.

  27. Nada foi feito?

    Em  janeiro de 2010 e 2011 o volume do Sistema Cantareira era de 96,8 e 96,2%, respectivamente. Em 2012 o volume caiu para 72,3%. Foi o primeiro alerta. E a Sabesp abriu licitação para trazer agua do Rio São Lourenço (região Juquitiba e Juquiá). Atenção nivel do mar: 18m para +- 750m. Processo complicado, licenças ambientais, etc. As obras se iniciaram em abril/2014 e serão concluídas em mais 2 anos. Bombeamento por mais ou menos 85 km.

    É bom lembrar anos anteriores: 2003 (29,7%),  2004 (4,4%), 2005 (35,6%, e 2006 (45,2). Nada foi feito; a previsões de recuperação estavam corretas. Houve falha de gestão? Sim. Da mesma forma que o Governo Federal abaixou em 20% a energia elétrica, acabou acionando as térmicas e agora está corrigindo o erro nas costas do consumidor com aumentos de 20% (2015) e mais 20% (2016).

    Essa ponderação talvez possa restabelecer algum equilibrio e racionalidade nos nossos comentários.

     

    1. Hã?

       

      Com 20 anos de PSDB em SP e vários alarmes, faz sentido Alckmin pedir água ao governo federal?

      Do Diário do Centro do Mundo

      Alckmin é a exceção que confirma a regra de que você pode enganar algumas pessoas por algum tempo, mas não todo o mundo o tempo todo.

      O governador de São Paulo pediu 3,5 bilhões de reais a Dilma Rousseff para combater a crise hídrica. O nível dos seis mananciais que abastecem a região metropolitana apresentou nova queda na segunda-feira.

      O problema mais grave diz respeito ao Sistema Cantareira, que opera atualmente com 11,3% da capacidade, percentual que inclui as duas cotas do famigerado volume morto.

      São oito obras. O próprio Geraldo afirma que não se trata de solução imediata, já que algumas levariam nove meses para ficar prontas e outras até 60. Um grupo de trabalho foi montado com gente do governo estadual e do governo federal.

      Alckmin abusa de uma espécie de bloqueio retórico-mental. Sua negação de uma série de fatos, porém, funciona como afirmação. Primeiro, insiste que não há racionamento. Depois, ao responder se a eleição atrasou uma tomada de atitude, falou que “o palanque acabou. Vamos trabalhar juntos para o benefício da população”.

      Ou seja, enquanto o palanque estava montado, o interesse da população foi posto de lado. Por quê? Porque é assim que funciona.

      É assombroso que em mais de duas décadas de continuidade do PSDB — alternância de poder, alguém? — no estado a questão da água tenha chegado a esse nível dramático. Esse é o choque de gestão?

      O alarme soou para o Cantareira em 2004, quando ele era governador. Num documento de concessão de outorga à Sabesp, estipulava-se a necessidade de “estudos e projetos que viabilizem a redução da dependência do sistema”.

      Em 2008, o Plano Diretor de Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista apontava que o atual sistema de abastecimento das 180 cidades deixaria pelo menos 79, entre elas São Paulo, Campinas, Piracicaba e Santos, com falta de água se houvesse “cenário equivalente ao da pior seca da história, entre 1951 e 1956″.

      O estudo registrava que a região “não dispõe de dispositivos hidráulicos capazes de garantir o suprimento quando da ocorrência de eventos críticos de escassez.” O relatório apontava que teriam de ser investidos de 4 bilhões a 10 bilhões em novos reservatórios, captações e sistemas de transferência.

      O que Geraldo entregou em 2004? Duas promessas: o fim das enchentes na Marginal Tietê e, veja que maravilha, a possibilidade de navegar no rio defunto. O aprofundamento da calha, no valor de 688 milhões de reais, seria acompanhado da construção de jardins floridos. “Teremos um Tietê muito mais saudável”, disse ele.

      Dez anos depois, enchentes continuam parando o trânsito na marginal, aquele esgoto continua obsceno, a situação do Cantareira piorou, Alckmin passou o chapéu em Brasília e os paulistanos não ficarão sequer a ver navios porque não haverá água para tanto.

    2. Como?

      Meu amigo, o que acioou as térmicas foi a falta de agua.NADA tem com o ótimo desconto de 30% na tarifa. Nada vezes nada. Elas existem é para isso mesmo. Sem falar que ainda que houvesse toda agua do mundo nos reservatórios muitas das termicas ainda teriam que funcionar.   Você anda lendo o pig, e acreditando…

      Assim fica dificil comentar…

      1. Leia de novo!

        O desconto foi dado sem se prever que faltaria água para produção de energia. Aí as termicas foram acionadas. A queda do faturamento das geradoras/distribuidoras descapitalizou o sistema. Daí o presente virou castigo. Isso chama-se erro de gestão. Ou, se quiser, populismo e demagogia preeleitoral. Vc simplesmente não interpretou corretamente. Abraços.

        1. O governo abaixou o preço da

          O governo abaixou o preço da energia para baixar custos de produçãoe e assim incentivar o investimento privado que era, e está baixo. Assim como todas aquelas exonerações fiscais, não deu certo, por isso desistiram desse caminho e retiraram tudo. 

          Num esforço em poupar os gestores de tucanolândia, voce distorce os erros do governo federal. Ele falhou na tentiva de incrementar o investimento privado, nada a ver com gestão energética. O nosso “estelionato eleitoral movido por demagogia” tem água, o seu vai a sêco mesmo 

        2. As térmicas e novas usinas

          As térmicas e novas usinas são uma realidade desde que Osmarina ainda era ministra do meio ambiente. Por isso não haverá racionamento de energia, apesar da maior crise hidrica do país.

          O projeto em relação a abastecimento de água de SP, obviamente, sempre esteve em segundo plano.

          Os acionistas da SABESP sabem bem, por que não se iniciou um plano de contingência antes da tragédia.

          Ao mencionar GESTÃO, é importante apontar: pra quais interesses.

    3. Realmente a comparação é

      Realmente a comparação é muito adequada, colocar no mesmo patamar a irresponsabilidade do governo de São Paulo e da SABESP, que em vez de fazer os investimentos necessários distribuiu dividendos à acionistas e está levando a maior cidade brasileira ao caos com o desabastecimento de água e a tentativa do governo federal de reduzir as tarifas de energia, que a estiagem acabou  provocando a mudança de planos.

      Os tucanos são reincidentes, ninguém esqueceu o racionamento de energia em 2001, racionamento esse provocado pela mesma incopetência e irresponsabilidade demonstrada hoje no apagão do abastecimento de água em São Paulo

      Tanto em 2001 como hoje, a mídia é cumplice nessa afronta à população.

    4. “Equilíbrio e racionalidade

      “Equilíbrio e racionalidade nos comentários” O Senhor não acha que já houve e demais da conta ? de parte do seu governo paulista e da imprensa comprada por ele? Conhece o livro  “Não verás país nenhum” de Ignácio de Loyola Brandão ? Tenho pensado muito no livro e acho que vou dar uma relida nele. É da década de 80.

      1. Não fique nervosinha!

        Equilibrio e racionalidade, para mim pelo menos, significa criticar erros e, por uma questão de honestidade, não omitir eventuais tentativas de de correção, acerto, etc. Dizer que nada foi feito é uma mentira conveniente. E quanto ao livro mencionado: já li, gostei e acho que é uma obra premonitória. Parabéns. Tem bom gosto literário. Boa releitura. Abraços.

    5. Respondendo sua

      Respondendo sua pergunta.

      Sim, nada foi feito.

      As obras que na verdade eram para ter iniciado muito antes disto, pois já havia previsão e solicitação da ANA para reduzir a dependência da Cantareira.

      Em 2003 a ANA autorizou a SABESP a retirar mais água da Cantareira além do então limite fixado, em troca do cumprimento da promessa de reduzir tal dependência.

      Assim uma obra que começou em 2014, com a crise já bem agravada, pois em Maio de 2014 foi autorizado a retirada da primeira cota do volume morto, nada deveria ser classificado como algo feito.

      Se em 2003, 2004, 2005 e 2006 já tinhamos uma situação que poderia ser classificada como critica, por que só em 2014 foi iniciada a obra para reduzir a dependência do Cantareira?

      Se este senhor que senta a bunda na cadeira de governador de SP, tivesse tido a coragem e a grandeza de impor o racionamento, rodizio ou o nome bonitinho que ele queira dar, já no inicio de 2014, com certeza a situação critica que viviamos não se transformaria na situação caótica que vivemos.

      Agora somente um diluvio ou obras superfaraonica e superfaturadas ao estilo do governo de SP poderá aliviar a situação na próxima decáda.

      Agora este argumento que tenta poupar os erros do governo de SP é deveras infantil.

      Então faltou chuva para encher as represas que abastecem água em SP, mas não faltou chuva para encher as represas que geram energia? KKKKKKK

      O calor que aumenta o consumo de água não aumenta o consumo de energia? KKKKK

      E qual estado mais do país está em situação tão caótica na questão hidrica quanto SP? Ou o calor só atinge SP?

      A verdade que pelo menos temos noticias que estão sendo construidas hidreletricas, eolicas, termicas e linhas de transmissão para integrar a geração de energia, visando  suprir o constante aumento de demanda de energia elétrica no país.

       

  28. Se parte dos empresários

    Se parte dos empresários brasileiros tivessem a responsabilidade social do Oded, estaríamos em situação melhor, em todos os sentidos.

  29. Lamentável

    Como já escrevi aqui anteriormente, estamos a beira do maior êxodo urbano da história.

    O autor é lobo em pele de cordeiro.

    O instituto dele, que poderia se chamar também Instituto British American Tobbaco, ou simplesmente Instituto Souza Cruz, já que é praticamente bancado pela mesma, já honrou a dita empresa pela sua “responsabilidade social”.

    Imagina se os caras não vendenssem doença em maço o que eles receberiam.

     

  30. Comentário.

    Eu não perdoo, não respeito e não discuto este assunto com quem votou nesse pessoal há vinte anos no poder paulista. Não dou presunção de desconhecimento nem de inocência. Não perdoo seja por causa do decote, seja pela fala mansa, seja pelos dentes; não perdoo seja pela nota de rodapé, pelo trinado, seja pela proximidade. Não perdoo por motivo algum.

    Foi o governador que esperou pelas águas, em vez de fazer política de gestão de águas, de preservação ambiental, de mata ciliar, de manaciais.

    Estou pronto pra bater balde e lata na Paulista por causa da água. E você?

  31. Sr. Oded está atrasado. Já

    Sr. Oded está atrasado. Já faz 20 anos que uma imensa catástrofe se abate sobre SP. É governo tucano atrás de governo tucano perpetuando a má gestão pública. 

    Parafraseando Mussolini, governar SP não é difícil, é inútil. Pelo menos se não mudar o comportamento de grande parte da população, arrogante e sem o mínimo de preocupação com o social, e do PIG.

  32. Hã???

    Alckmin pede dinheiro para água (futura) em SP. E o lucro da Sabesp, governador?

    10 de novembro de 2014 | 19:59 Autor: Fernando Brito

    Alckmin pede dinheiro para água (futura) em SP. E o lucro da Sabesp, governador?

    10 de novembro de 2014 | 19:59 Autor: Fernando Brito

    cielo

    O governador  Geraldo Alckmin saiu hoje do encontro com a Presidenta Dilma Rousseff anunciando que pede ao Governo Federal um aporte de R$ 3,5 bilhões para obras de melhoria no fornecimento de água para São Paulo.

    E é claro que o Governo Federal deve apoiar com todos os meios possíveis nos projetos que forem tecnicamente corretos e socialmente relevantes.

    Mas o pedido do Governador expõe uma questão vexatória.

    É que a Sabesp, empresa de água e esgoto do Estado distribuiu como lucro a seus acionistas – aqui e nos EUA – nada menos que R$ 3,8 bilhões, apenas nos dois últimos anos.

    Foi o que registrou, em março deste ano, o jornal Valor Econômico.

    Sinal de que sua capacidade de investir tinha folga, sobretudo quando se trata de uma empresa que, ao contrário de outras, não pode, em caso de necessidade, “comprar” no mercado o produto essencial de suas atividades: água potável.

    Até porque é escandaloso o que a Sabesp “investiu” em publicidade durante a “preparação” da candidatura José Serra. Em 2009 e 2010 foram gastos pela empresa, respectivamente, R$ 246,7 milhões e R$ 217 milhões. Corrigidos como se fossem empréstimos apenas à taxa Selic, perto de R$ 700 milhões em valores de hoje.

    Dados do insuspeito Estadão, insuspeito de “petismos bolivarianos”.

    No preço de varejo, o suficiente para comprar 2 bilhões de litros de água mineral para os paulistanos, com entrega domiciliar.

    Claro que os paulistanos têm de ser socorridos.

    Mas que a Sabesp tem de parar de jorrar dinheiro pelo ladrão, passou da hora.

     

  33. Foco

    O pessoal gasta energia criticando o Oded, que é um sujeito sério, e perde o foco da questão principal.

    A crise hídrica do sistema Cantareira tem pelo menos 10 anos:

    “Em 2004, ao ter renovada a outorga do Sistema Cantareira, a Sabesp se comprometeu em procurar novos mananciais para aliviar o sistema. Isso foi em 2004. Dez anos nos depois e com o resevatórios no fim, nenhuma obra foi concluída.” – Fonte: http://goo.gl/gefzPb

    Há mais de 1 ano esse assunto vem sendo tratado com a importância que merece na blogosfera independente, prinicipalmente, aqui no Nassif e em alguns fóruns acadêmicos. NADA foi feito.

    Vou repetir: NADA foi feito.

    A vida em SP é assim. O povo daqui só dá valor quando um “doutor” abre a boca. Espero que escutem o Oded.

  34. Outro dado

    O que o senhor oded devia estar comentando é que a desinformação do pig não permitiu que milhares de industrias se transferissem a tempo para o sul de minas (nem para isso o governo psdb de minas prestou) o que de certa forma até minoraria o problema que o pig e o alkimim criaram.

    O negócio esta preto, graças ao pig.

    1. Pela culatra

      Acho que não é prudente tomar como imbecis os agentes industriais que têm por obrigação acompanhar, cuidadosa e racionalmente, as mudanças logísticas atinentes ao assim chamado “ambiente empresarial”.

      Se eles fossem tão ingênuos e obtusos de se guiarem pelo PIG, sem outras fontes de informação (o que acho muito, mas muito pouco provável mesmo), então será bem feito para eles.

      E se as coisas se derem nessa ordem de relação, a consequência óbvia é que o PIG deu um tiro de canhão no pé da própria credibilidade.

      Não vejo nadinha de “preto” nessa situação toda. Ela estaria maravilhosa.

  35. Pelo jeito do texto o Oded

    Pelo jeito do texto o Oded Grajew esta pedindo que as manifestações sejam feitas em frente ao Pálacio dos Bandeirantes e neste ponto concordo com ele, nada mais justo. Todas as manifestações referente à falta de agua tem de ser feitas em frente ao Palácio do Bandeirantes.

    Passada a eleição, um grande numero de intelectuais e acadêmicos vem a público falar sobre este problema, quase nenhum deles fala sobre a má gestão dos recursos hídricos, esta tragédia que se aproxima, poderia ter sido evitada, não foi devido a omissão destes “ambientalistas de gabinete” que concorreram para que chegássemos a este estado de coisas, o PV – Partido Verde, ocupou a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo nos últimos 4 anos, pretenso defensor da causa ambiental nada fez que que justificasse suas bandeiras, nos últimos 20 anos o PSDB está no poder e a frente do Estado de São Paulo, no artigo acima não há uma única citação sobre a politica que levou a este desastre e sobre os responsáveis, se a população está apática é porque nunca foi suficientemente informada, na verdade foi habilmente manipulada para crer que tudo estava bem, o autor do texto tem credibilidade suficiente para convocar a sociedade, vez que fez autocrítica e tem um passado que o habilita para tal, no entanto seria interessante desde já que o Governador Geraldo Alckmin decretasse o racionamento, para que não faltar a gota necessária a vida, e isto implica que cada gota restante no sistema seja destinado ao consumo humano, deve-se parar as indústrias, reverterem para o estado todas a concessões aquíferas, se estamos diante de uma situação drástica, tem de ser tomadas decisões drásticas, e não simplesmente se lamentar ou colocar a culpa no consumidor, é hora de tomada de decisão ou o caos se instalará.

    1. É verdade. Se o problema é

      É verdade. Se o problema é tão grave assim, já passou da hora de privilegiar o consumo humano da água potavel, pois se esta faltar o desastre será de proporções bíblicas. Algum jornalista (dos poucos verdadeiros ainda remanescentes), deveria verificar a situação atual dos bairros pobres localizados em lugares altos da Grande São Paulo porque esse seria um bom indicativo do real estado das coisas.

       

  36. De fato, a situação é tão

    De fato, a situação é tão grave que a última coisa a se fazer é ficar com disputas ideológicas sobre a solução do prolema, mas, frente a tamanha tragédia que se avizinha, dar o nome dos “pais da criança” era o mínimo que o Sr. Grajew deveria ter feito, mesmo poque, pelo andar da carruagem, quando o apocalipse chegar já se sabe para quem a conta será enviada, e com certeza não será para quem de direito …

  37. Dilma

    Pergunta:

    O que a presidenta Dilma está esperando para lançar o programa “Minha Cisterna Minha Sede” paulista?

    Resposta:

    O compromisso formal assinado pelo governador vitalício (Aidimin) e pela SABESP de que NÃO serão cobradas taxas de esgoto dos consumidores que utilizarem agua da chuva captada em cisternas.

  38. “comportamento geral”

    a “passividade” tem nome, segundo os ‘jumentos’: o culpado é o pt, ou ‘çeji’, o eleitor do pt.

    diante disso …

    o hino em homenagem ao jumento moderno: “comportamento geral” do grande gonzaguinha … “vc merece!”.

    essa gente perdeu as eleições num único município no estado!

    eu não tenho pena nenhuma. e sou contra enterrar 1 ‘tusta’ que seja, dos impostos, para ‘enfrentar’ o problema.

    vai ser ótimo ver esse ferro-velho, chamada “locomotiva do brasil”, parar.

    … lata dágua na cabeça, lá vai … vai prá miami e não volte!

  39. O Oded puxa a brasa da

    O Oded puxa a brasa da sardinha do problema para a questão ambiental. Assim não ajuda a resolver. Só se resolve dando nomes aos bois. Os bois se chamam Alkmin, Folha e Estadão, respectivamente e a vaca, o povo paulista vai para o brejo. Isso porque enquanto ela caminhava para o local, o pig dizia quem não ia ter Copa, mais que teria água. A blogosfera foi ignorada

    E agora? E se a Dilma decretar intervenção em Sampa? Vão dizer que é por motivação política, visando detonar a candidatura de Alkimin para 2018. Então não sei, perguntem para a Cantenhede como se resolve isso 

  40. Não precisamos nos preocupar

    Não precisamos nos preocupar ! O MPL está aí para isso mesmo, ops para MARCHAR contra o aumento das passagens que o Haddad deu ! Água? falta? não estamos sabendo, não, dirão eles. E teve muita gente boa que foi atrás desse movimento, que jamais acreditei.

  41. Pitaquinho

    1. Implantação imediata de um racionamento capaz de equalizar as entradas e saidas do sistema, mesmo que seja 50% ou mais de corte de consumo, a fim de viabilizar a travessia dos meses de seca.

    2. Monitoramento diario e transparente dos indices de consumo para garantir que a equalização está sendo alcançada

    3. Operação de guerra para conter vazamentos e desperdícios

    4. Implantação de um Comitê Gestor da Crise plural e transparente, que se encarregue não só de adminitrar essa travessia, mas de discutir de forma ABERTA E TRANSPARENTE com a sociedade um Plano de Contingencia caso a travessia não seja conseguida.

    Deixar a água acabar, os reservatorios secarem e ainda discutirem um plano de contigencia a PORTAS FECHADAS é totalmente inadmissível.

  42. Essa crise hídrica não pode
    Essa crise hídrica não pode ser tudo isso que o Oded está falando. Se fosse pra acabar toda, repito, toda a água da cidade até junho desse ano, nesse momento já teríamos pelo menos 1/5 da população (cerca de 2 milhões de pessoas) sem água pela metade do dia. Todo dia. Isso consequentemente levaria as pessoas às ruas. Porque por muito menos os paulistas estão indo às ruas. Se o aumento de 50 centavos nas passagens fez o maior rebuliço, com direito a Black Block, violência da polícia e bomba de efeito moral imagine se essa juventude consciente iria ficar quieta sem água pela metade do dia, todo dia.Não consigo acreditar que a mesma população que foi para as ruas durante os protestos de 2013, quando nem tinha um motivo tão factível como a falta d’água para protestar, está agora em casa, com hora marcada para tomar banho e cozinhar. Isso não tem mídia que consiga esconder. Por mais teleguiado que o paulista seja ele também é gente. E chega uma hora que o ser humano não consegue mais conviver com o mau cheiro que vem do banheiro porque não é possível dar a descarga. Duvido que a situação esteja tão feia. Isso é intriga da situação.

  43. Sr. Pereira LF,O Alckmin e a

    Sr. Pereira LF,

    O Alckmin e a mídia venal são os responsáveis pelo caos aquático paulista. O sacana do Alckmin juntamente com os sacanas da Falha, Estadão, Goebbels e penduricalhos televisivos e radiofônicos esconderam da populàção o problema gravíssimo que se avizinhava. 

    Se o racionamento tivesse começado há um ano atrás, provavelmente hoje a situação não seria tão dramática.

    Não desvie o foco do assunto em questão. O tópico do texto é a merda na qual  os tucanos atolaram os paulistas, não tem nada a ver com produção de energia.

    1. Sr MarFig

      Não houve desvio do foco. Se se der ao trabalho de ler os diversos comentarios verá que não minimizei o problema e até concordei com erro de gestão. Vc não leu, com certeza. Veja a tabela, analise, veja que em 2010 a situação era tranquila. Em 2011 também. A partir de 2012 houve alerta……..e houve inicio de providências….formação EPP para trazer agua da Cachoeira da Fumaça…..Rio São Lourenço…..Juquiá…Juquitiba. E todo mundo só acusa e omite iniciativas. A situação é preocupante, critica, poderá ser catastrófica.Mas o objetivo é criticar por razões ideologicas e de forma conveniente. O problema não foi resolvido……mas omitir e negar fatos pouco ajuda.

      1. O fato é: Alckmin e sua mídia

        O fato é: Alckmin e sua mídia comprada esconderam o problema gravíssimo da escassez hídrica em SP até acabar a eleição. A mídia não alertou a população (claro, o governador é aliado, ou capacho, sei lá), o judiciário não fez absolutamente nada (como de costume, aquele bando só sabe comer, dormir e sugar o sangue da viúva) e Geraldo não implantou nem ao menos o racionamento, com medo de perder as eleições.

        Esse é o fato principal. Isso tem vários nomes: pode ser incompetência, velhacaria, maldade, burrice, pilantragem, você escolhe. 

         

      2. Como explica, espertão, o

        Como explica, espertão, o fato de Alckimin ter doado aos acionistas da Sabesp os mesmos R$ 4 bilhões que pede agroa à Dilma?

  44. Engraçado…rs
    Posts sobre S

    Engraçado…rs

    Posts sobre S Paulo geram tanta vontade de debater nos colegas do blog.

    Mas coisas como a responsabilidade da gestao da Senhora Dilma junto a petrobras, tanto por ter feito parte do conselho como ter sido ministra da area da energia ou o fato grave do ” suicidio ” em Buenos Aires  de um promotor que alegava dispor de provas que seriam apresentadas na data de hoje.

    Mas a turma que vive pedindo que a midia nao se paute por assuntos que apenas lhe seja interessante, nao tem apetite para debater coisas desse tipo …rs

      1. Engraçado para este risadinha

        Vai ser quando as industrias migrarem para outro estado por falta dágua para mover a produção. Aí, vai sobrar para todos Paulistanos e vizinhos DESEMPREGO! Fora falta dágua para limpesa, alimentação e higiêne pessoal. Ou o povão de Higienópolis vai cavar poço artesiano?

        1. Ainda que considere
          Ainda que considere improvável uma falta absoluta d’água em Higienópolis, caso ocorra o êxodo será indolor: “Maiame”, NY, quem sabe Paris… Hum, Paris melhor não …

    1. Cumpanhêru Leonidas,
       
      O

      Cumpanhêru Leonidas,

       

      O assunto aqui é falta de água, ou crise hídrica. Quando for falta de petróleo a gente chama você. Abraço.

  45. Desastre

    O fato é que haverá um desastre de proporções gigantescas. E, sempre é bom lembrar, Geraldo Alstom foi alertado, DESDE 2004, da necessidade de fazer um novo reservatório. Mas preferiu agradar aos “investidores” da Sabesp.

  46. Tem uma reportagem na Carta

    Tem uma reportagem na Carta Capital feita em outubro de 2014, que explica bem a tragedia que estamos sofrendo, seguem alguns trechos.

     

    O que o governo do estado deveria ter feito para evitar a falta de água?
    Em 2004, ao receber a concessão para uso do Sistema Cantareira, o governo de São Paulo e a Sabesp foram informados sobre a necessidade de planejamento e investimentos em novas fontes de captação, a fim de evitar a atual crise. Em seu artigo 16, o documento da concessão estipulava que a Sabesp “deveria realizar em 30 meses estudos e projetos que viabilizem a redução de sua dependência do sistema (Cantareira)”. Como a atual crise comprova, isso não foi feito.

    O governo criou algum novo sistema que pudesse compensar a seca do Cantareira?
    Não. O Sistema Produtor São Lourenço poderia ajudar, mas não resolver o problema. O problema é que a sua implementação, responsabilidade do governo estadual, está atrasada em dois anos. O São Lourenço colocaria cerca de 5 metros cúbicos por segundo a mais no sistema de abastecimento. Seria uma boa ajuda. Para se ter uma ideia, o Cantareira produz 33 metros cúbicos. Além do atraso nas obras, o projeto licitado pela gestão Alckmin é apenas parte de um projeto maior que deveria ter sido feito de acordo com os estudos do próprio governo estadual.

    O que mais o governo Alckmin poderia ter feito?
    Como tinham sido informados do problema, a Sabesp e o governo deveriam estar promovendo, há anos, medidas como: campanhas para o uso racional da água (que ficaram mais fortes apenas recentemente); mudar o sistema de cobrança, para encarecer a água de quem desperdiça e dar descontos para quem economizar e, por fim, reduzir o desperdício no sistema de distribuição (vazamentos etc.).

    A Sabesp é do governo do estado?
    A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo tem 50,26% das ações da Sabesp. Os outros 49,74% das ações estão nas mãos de acionistas privados.

    Por que os acionistas da Sabesp receberam bilhões do estado? O governo escolhe quanto vai pagar?
    Quem escolhe quanto os acionistas vão receber é o conselho gestor da companhia, composto por indicações do governo. O estatuto da empresa prevê um repasse de até 25% do lucro líquido para os acionistas, podendo ser menor, a depender da necessidade de aumento nos investimentos. Nos últimos anos, a Sabesp tem repassado valores acima desse porcentual aos seus acionistas.  Segundo o Ministério Público, do total de dinheiro enviado aos acionistas, 73% é obtido com a venda da água retirada do Cantareira. Em 2012 e 2013, o porcentual do lucro líquido destinado aos acionistas foi o mesmo: 27%, ou 534 milhões de reais. Em 2011, contudo, o porcentual foi bem maior: 43% do lucro líquido obtido com a venda de água para a população – o equivalente a 578 milhões de reais.

  47. Leônidas, trolleiro salto 45!

    Quando o Titanic paulista colidir com o iceberg, o Leônidas vai agradecer ao PSDB por ter acabado com a falta de gelo para o uísque dele, provocado pela Dilma!

  48. Água é direito humano inalienável

    Chegamos ao fundo do poço ou no fundo do “volume morto”. Os sinais de chuva são escassos. As gotas que ainda restam devem ser guardadas para pigar na boca seca do povo. Por isso, o governo tem que fazer um racionamento  e rodizio rigoroso para evitar o calapso.  Cessar o  pagamento de dividendos e investir tudo  reservatórios  de água potável.

    Concordo que, se houver vergonha na cara do governador, deve se criar uma governança coletiva com especialistas e lideranças da sociedade civil, com um comitê executivo com umas 3 pessoas e avaliação a cada mês da situação.

    Não pode descartar, na emergência, o transporte em navios tanques de água do Rio Amazonas e trazer para tratamento na baixada santista e subir a serra em caminhões pipas.

    1. Existem soluções mais simples.

      Arquimedes, São paulo tem uma série de reservatórios para geração de energia hidrelétrica que para isto o seus volumes estão baixos, porém para abastecimento é muita água.

      Outro exemplo é a utilização das hidrovias, pela própria hidrovia do Tietê poderia ser trazido água via fluvial de locais que tenham melhor qualidade, o transporte é relativamente barato e se pode trazer quande quantidade.

      1. Maestri
         No sertão nordestino

        Maestri

         No sertão nordestino em tempos de sêca prolongada nas décadas de 70 e 80 os trens da extinta RFFSA abasteciam as cidades. A pergunta que não quer calar: O que os governos tucanos fizeram com a malha ferroviária que ligava Santos a cidade de São Paulo? Ou a antiga Santos- Jundiaí? Como o feitiço se volta contra o feitiçeiro olhe o que os feitiçeiros tucanos fizeram com a malha ferroviária de SP:  A estrada de ferro hoje não funciona mais entre Santos e Jundiaí. Os trens de passageiros entre São Paulo e Santos foram extintos em 1996, meses antes da privatização, sobrando apenas o trecho entre Jundiaí e Paranapiacaba. A extensão regular a Paranapiacaba foi extinta em 2001, transformando Rio Grande da Serra no limite da linha, embora no final daquela década a CPTM tenha instituído um trem turístico quinzenal com destino àquela localidade. Desde 2011 a Linha 10 não alcança mais a Estação da Luz, eliminando da linha o trecho entre Brás e Luz. Dessa maneira, o nome Santos-Jundiaí hoje não faria mais sentido.

        1. Como solução de emergência!

          Como solução de emergência, mais como uma hipótese de que uma afirmação, poderia ser transportado água para São Paulo por meio ferroviário e hidroviário, pelo menos é mais barato do que com caminhões pipa!

  49. Leonardo Sakamoto 20/01/2015 07:47

    – Fodeu.

    – Fodeu o quê? Fodeu quem? Quem tá falando?

    – Dilma, é o Geraldo.

    – Geraldo, como é que você tem o número desse celular?

    – Consegui com uns procuradores do Paraná, história longa… Mas o que importa é que vamos ter que evacuar metade de São Paulo.

    – Mas… hein?

    – Can-ta-rei-ra. Sem água. Mais de uma semana. Não tem de onde tirar. Baby wipes também já sumiram nas gôndolas dos supermercados. Ontem, um exército de pessoas munidas de toalhas tentou derrubar os portões aqui do Palácio dos Bandeirantes porque descobriu que a gente é atendido pelo sistema Guarapiranga, que ainda tem água. Exigem banho.

    – Geraldo, eu te disse que esse negócio de ficar negando que a cidade estava secando não ia dar certo, não te disse? Faltou planejamento, querido, faltou fazer mais reservatórios, interligar sistemas, comunicar à população…

    – Ah, vai jogar na cara agora? Vai tripudiar, é?

    – Mas eu te disse.

    – Se é assim, então responde: por que a cidade está parecendo um pisca-pisca de Natal? Quando “acende” um bairro apaga outro.

    – Veja bem… No que se refere à falta de energia, eu digo… E-ner-gi-a… O Pronatec…

    – Dilma, como assim?

    – Esquece, força do hábito… E eu tenho culpa que o povaréu está comprando ar condicionado no crediário mesmo com o Levy arrepiando nos juros?

    – Tá vendo! Não fui apenas eu que dei uma de João-sem-braço! Você baixou o preço da energia e incentivou o consumo, dizendo que estava tudo bem, que podia comprar, que o país aguentava. Até indicou um ministro de Ciência e Tecnologia que não acredita lá muito em aquecimento global…

    – Olha, Geraldo, a gente tentou expulsar índios e outros moradores de suas terras para construir usinas hidrelétricas, como vocês, mas eles não arredam o pé. Antigamente era só trocar por miçangas. Cadê as tradições desse país que ninguém mais respeita? Esse negócio de direitos humanos atrapalha pacas.

    – Eu sei que atrapalha. A polícia não pode nem mais reprimir uma manifestaçãozinha que já aparece jornal do mundo inteiro reclamando.

    – Então, o que você quer de mim?

    – Dilma, como é mesmo? Fazer mais reservatórios, interligar sistemas, comunicar a população…

    – Engraçadinho. Pelo menos, no meu caso, a coisa vai e vem. No seu, até o volume morto morreu.

    – Sorte sua que ainda não estreou a terceira temporada de House of Cards. Imagina o pânico na população se a luz acabasse no meio de um episódio?

    – Nem me fale… Mas, Geraldo, vai fazer o quê, meu bom homem?

    – Vamos lançar, aqui em São Paulo, o Programa Casa Amiga Cidadã. Quem acolher uma família de refugiados ambientais paulistanos em sua residência terá desconto no IPVA. Além disso, irá concorrer a um carro zero quilômetro todo o mês.

    – Você sabe que isso não resolve absolutamente nada, né?

    – Sei. Mas qual a coisa que o paulistano adora mais que água? Carro zero! Deve prender a atenção deles por um tempo.

    – Se funcionar, avisa. A gente pode federalizar o programa. O que é bom não podemos ter vergonha de copiar.

     

    1. Tucanoide fazendo gracinha com a Dilma?

      Se liga bico longo. A responsabilidade é de vocês amantes do PSDB. Agora vai fazer graçinha com FHC, Alkmin ou Aécio. Dilma não tem “P” nenhuma com isto!

  50. a única limpidez disso tudo é

    a única limpidez disso tudo é a incompetencia recorrente

    tucana nestes vinte anos de equívocos em são paulo.

     

  51. Não é mais hora de fazer ondinha.

    Me parece que o Sr. Oded Grajew falou de forma extremamente correta e talvez pelas respostas de muitos alguns não entenderam, vou tentar reescrever o que ele escreveu de forma menos elegante e mais direta.

    São Paulo está numa situação como aquela piada suja, quando todo mundo está dentro de uma fossa de esgoto cheia até o nível do pescoço das pessoas e alguém grita:

    – Ninguém se mexe para não fazer ondinha.

    É exatamente isto. a cidade de São Paulo está numa das maiores MERD@S de sua história, o cenário de CATÁSTROFE SOCIAL, eu diria que está até atenuado, a cidade ficando sem nenhuma gota de água será além de tudo descrito um impacto na saúde pública, pois não é todo mundo que terá dinheiro para SAIR DA CIDADE.

    Coloquei o SAIR DA CIDADE como a única opção lógica das pessoas pois outra não haverá. Para ilustrar melhor posso criar cenários factíveis dentro de uma cidade desordenada, violenta e confusa como São Paulo que talvez chame atenção de todos.

    Imaginem um bairro popular ou de classe média sem água (os bairros mais ricos se as pessoas tiverem algum discernimento já estarão morando em outras regiões) neste bairro não tem água nem para beber, os supermercados da região já terão vendido todo o estoque de água mineral que dispunham, logo terão pessoas carentes de água para necessidades básicas como cozinhar. Numa avenida que cruza este bairro passa um caminhão pipa, este caminhão será saqueado e desviado para a região sem água. Se o pessoal estiver razoavelmente o problema ficará restrito a uma mera questão patrimonial, senão o tumulto começará já na repartição do butim, caso o proprietário do caminhão, já insatisfeito por ver o seu trigéssimo oitavo caminhão saqueado, ele chamará a polícia, daí para diante com a chegada da republicana, pacífica e confiável polícia paulista se terá mais um dos 184 núcleos de revolta social sendo combatido com balas (reais).

    Um cenário como assim proposto é o que o Sr. Oded Grajew chama de CATÁSTROFE SOCIAL, provavelmente ele idealizou coisas semelhantes, mas deve ter tido o pudor de não escrever.

    Uma coisa é certa, ENQUANTO TODOS CONTINUAREM A PROCURAR OS CULPADOS E JOGAR UNS CONTRA OS OUTROS, NADA SE FARÁ, E CADA VEZ SE APROXIMA MAIS A CATÁSTROFE SOCIAL.

  52. Cartilha explicativa!!!

    SP precisa urgente de uma cartilha explicativa, das atribuições  municipais estaduais e  federais;A Globo fez e faz uma bagunça proposital  na cabeça do povo. Vinte minutos de apagão para a globo é catástrofico, mas a água silencio total!!

    Se houver essa catástrofe anunciada  essa empresa e demais aliados,serão  tão criminosos  pela cumplicidade  como o Alckmin que sabotou as eleições!!!!

  53. Quando é que isso foi escrito?

     

    “O que nos espanta é a passividade da sociedade e das autoridades diante da iminência desta monumental catástrofe”

    Parece coisa de coxinha que só se deu conta da tragédia agora…

    Porra!!

    Nós dos blogs estamos alertando desde o fim de 2013!!

    O Fernando Brito do Tijolaço faz e faz análises e denúncias desde o princípio da crise em final de 2013!!!

    Os blogs e ativistas digitais clamam aos quatro ventos desde o início de 2014…..

     

    O safado do Geraldo Alkmin só pediu ajuda ao governo federal depois de vencer folgadamente a eleição dos energúmenos bandeirantes…

     

    Agora, o que podemos fazer se os paulistas não querem água?

    Parece que a lava (e vasa) a jato levou toda água e o juízo da paulistada…

  54. A Globo transmite ao VIVO,

    A Globo transmite ao VIVO, PIQUETES em portas de aeroportos quando a greve arranha a imagem subliminar do governo FEDERAL e são incapazes da fazerem uma SIMPLES correspondência BIUNÍVOCA entre a falta de água e falta de gestão dos governos do PSDB!

    É são pedro aqui, gastança de água acolá, mudança climática prá lá e gestão, NADA!

  55. “(…) Por falta d’água,

    “(…) Por falta d’água, perdi meu gado.

            Morreu de sede, meu alasão.”

                                     (Luiz “Lua” Gonzaga)

    Por muito tempo, os nordestinos clamamos – e reclamamos – a falta d’água!

    A “Nação”, desde a oferta voluntariosa de doar “última jóia da coroa”, feita por Dom Pedro II, nunca se importou muito com isso.

    Bem, agora o bicho vai pegar, no “coração do sistema”, na “locomotiva do desenvolvimento que não pode parar”.

    Não deixa de ser interessante observar, agora, como a “nação” vai reagir…

    Acho esse Alerta feito aqui absolutamente inócuo e oportunista:

    – Paulistas, abasteçam-se com carros pipas! Criem uma nova indústria da seca, agora paulista… Fiesp, incorpore a nova máquina produtiva… Governo Paulista, crie uma “agência operante” que nem o DNOCS…

    De longe, eu olho, e penso com o senso comum dos nordestinados descrimanados por uma parcela de paulistas:

    – Nada como um dia atrás do outro….

     

    1. Sou de Natal e sei o quanto o

      Sou de Natal e sei o quanto o povo do RN já sofreu com a indiferença dos paulistas. Pode parecer mesquinho, mas concordo com vc. Nada como um dia após o outro. Quando vai começar o êxodo?

  56. Catastrofe á vista

    O povo não está se importando porque acham que é mentira, quando se tornar realidade eu quero ver, vai começar a choradeira e protestos e mais protestos, as pessoas de São Paulo se dizem tão inteligentes e superiores e ainda não aprenderam a votar, é bem feito, porque agora sim vão enxergar a realidade e ver que canalha é esse que elegem anos e anos a governador

    1. Não seja

      Ana, não seja tão cruel com os paulitas e paulistanos lhe batento na moleira com seu salto fino. Podes perfurar seus cérebros unicelulares.

      Sugiro, data maxima venia, um salto anabela que ao balançar os parcos neurônios produza uma reação em cadeia e eles, assim, saiam da idade das trevas.

  57. Rede Nossa São Paulo

    Integrantes do colegiado de apoio

    Nome        –            organização

    Ana Moser – Instituto Esporte Educação

    Anamaria Schindler – Instituto Arapyaú

    Beloyanis Bueno Monteiro – Fundação SOS Mata Atlântica

    Carmem Cecilia de Souza Amaral (Caci) – Pastoral Fé e Política

    Chico Whitaker  CBJP – Comissão Brasileira de Justiça e Paz

    Danilo Miranda – Sesc São Paulo

    Dênis Mizne – Instituto Sou da Paz

    Eduardo Ferreira de Paula – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis

    George Winnik – GT Trabalho e Renda  

    Gilberto de Palma – Instituto Ágora

    Jorge Kayano – Instituto Pólis

    Jorge Luiz Numa Abrahão – UniEngenharia/Cives/Ethos

    Jorge Wilheim – JWCA

    José Vicente – Afrobras –  Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural

    Luiz Antonio de Souza Amaral –  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

    Marco Antonio Ramos de Almeida – Associação Viva o Centro

    Maria Alice Nassif – SESC-SP

    Mauricio Piragino (Xixo) – Escola de Governo

    Odilon Guedes  – Instituto Pólis/Fac Oswaldo Cruz

    Padre Jaime Crowe – Sociedade Santos Martires

    Padre Ticão – Paróquia São Francisco de Assis

    Ricardo Vacaro  – RL

    Salete Camba – Instituto Paulo Freire

    Sérgio Haddad  – Ação Educativa

    Sérgio Mauro (Sema) – Instituto Socioambiental

  58. Culpa é do povo.

    O Geraldo está certo, a culpa é do povo, que sempre acreditou no PSDB. Agora está vindo a fatura, cara, em forma de tragédia.

    Paciência. Oportunidades o povo teve para mudar isso e não quis. Agora, por ironia, vão todos pro Nordeste fugindo da seca do Sudeste. kkkkkkkkkkk

    1. galinha dos ovos de ouro

      Fácil meter o páu, nosso estado, manda para o governo Federal, parte substãncial dos recursos arrecadados aqui, e.. quando volta, é como se fosse um favor, do governo federal , para o povo paulista. oras bolas. Quando vc abre a galinha dos ovos de ouro, esta se arriscando a ficar sem nada. Se a nossa economia cair. o resto vai no rolo. Quanto á água, facil resolver, obrigar a todos os edifícios a instalar sisternas, por lei, para o reaproveitamento da agua do banho e agua de chuva. Aproveitar a água do mar. distante 50km aprox de SP, aproveitar todas as fontes do sub solo da cidade de SP olha que tem bastante. Caçar todos os vazamentos de água pela sabesp. quer mais.

       

      1. Caro leitor da VEJA, suas

        Caro leitor da VEJA, suas propostas são todas bem vindas como sugere o autor da reportagem, porém o senhor, como qualquer “coxinha” que se preze, está jogando a culpa no Governo Federal  e escondendo da população os 20 anos de desgoverno do PSDB no Estado de São Paulo. Enquanto o povo paulistano tentar jogar a culpa no Governo Federal e em São Pedro e não procurar uma solução para o problema, São Paulo ficará refem desse poder público inoperante que castiga o Estado a mais de 20 anos. Um dos maiores culpados pela crise hídrica no maior Estado da Federação (participação no PIB) é essa mídia fraudulenta (Folha/Veja/Estadão/Globo/BAND/SBT/ETC.) que devido a interesses escusos, tem protegido esses governantes incompetentes que governam São Paulo a tanto tempo. A solução da crise hídrica, passa pelo cidadão/poder público estadual e federal e vergonha na cara dessa imprensa fajuta (leia-se PIG). 

      2. …aproveitando a
        …aproveitando a oportunidade, gostaria de propor que o goveno de São Paulo solicitasse aos acionistas da Sabesp,a criação de um fundo – não o fundo do poço – mas um fundo para financiamentos de longo prazo com juros subsidiadosa pequenos e médios consumidores de água que queiram se adaptar. O mesmo vale para a auto suficiência enérgéticaresidencial. Além disso, acredito que em ambos os casos não haverá má vontade do sistema bancário privado em aderir a ideia.

  59. Exercito fazendo as obras…
    Diante da catastrofe que se avizinha, que os reeleitores do des-governo aiikimim solicitem interven¢ao do Exercito Brasileiro para as obras/a¢oes emergenciais que se farao necessarias. Custarao bem menos que “emergencias junto a empresas do mercado”…

  60. Ironia

    É o preocupante. O estado de desorganização social em que o estado mais rico de nosso país pode ser lançado, por conta da falta d’água, é digno de filme de catástrofe. Uma ironia para um país que sempre prodigalizou recursos naturais. Uma extrema ironia para o país que possui – ou pelo menos possuia – a maior reserva de água doce do mundo.

  61. AINDA DÁ TEMPO DE EVITAR MORTES!

    Se aproxima a catástrofe!  O tsunami é avistado em alto mar, ainda é possível tomar providências para evitar milhares de mortes!   A sociedade civil esclarecida precisa chacoalhar o poder público omisso, anestesiado pelo vício da inação.  É imprescindível um trabalho de INTELIGÊNCIA PRÓATIVA, pensando soluções de curtíssimo prazo para se evitar mortes!  Não será fácil, mas como disse Oded, o tempo está se esgotando a cada dia!  NÃO É MAIS HORA DE PROCURAR CULPADOS (até porque já sabemos quem são e eles serão inevitavelmente condenadoS).  PRECISAMOS SER SOLIDÁRIOS na busca de soluções de curtíssimo prazo para minorar o sofrimento de milhões.  PAREM COM ISSO DE NORTE X SUL, RICOS X POBRES, PSDB X PT.  Precisamos ser solidários e trabalhar forte para evitar as mortes que esse tsunami vai causar, se ficarmos omissos!  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador