Censura disfarçada de direitos autorais no YouTube , por Kiko Nogueira

Jornal GGN – Diversos vídeos sobre a vida pública de Aécio Neves estão sendo retirados da internet. Trata-se de trabalhos de jornalismo em formato de reportagem ou documentário, sobre diversos assuntos, como o helicóptero de cocaína dos Perrella, ou o relacionamento totalitário de Aécio com a mídia mineira. Na impossibilidade de ir pelos meios legais, a tática é usar perfis fakes para reclamar direitos autorais ao Youtube. O que faz com que o autor original tenha que provar a autoria.

Enviado por Anarquista Lúcida

O caso dos vídeos sobre Aécio Neves que estão sendo censurados no YouTube

Por Kiko Nogueira

Do Diário do Centro do Mundo

O documentário “Helicoca — o helicóptero de 50 milhões de reais”, produzido pelo DCM, foi retirado do YouTube por causa de uma reivindicação de direitos autorais.

O responsável pelo pedido, um certo “Jorge Scalvini”, não existe. É um perfil fake da internet. Recorremos ao Google há uma semana, mas até agora nada. Isso é resultado de uma prática kafkiana chamada “notice and take down”, em que o autor é obrigado a provar ao YouTube que existe, enquanto o denunciante só necessita de um CPF.

A derrubada do “Helicoca” está longe de ser um episódio isolado. Há pelo menos dois casos similares. Ambos envolvem Aécio Neves.

O primeiro é o do instigante “Liberdade, Essa Palavra”, filme sobre o qual já falei aqui. Foi o trabalho de conclusão do curso de jornalismo de Marcelo Baêta. “Liberdade…” trata da relação da imprensa mineira com o governo de Aécio em seu primeiro mandato (2003/2006).

São várias histórias sobre a pressão da administração aecista sobre jornalistas e as demissões que decorreram dela. Andrea Neves, irmã e braço direito, é um dos personagens principais. Na época, o PSDB mineiro colocou no ar uma resposta acusando Baêta de “petista” e seu trabalho de “manipulação” e “fraude”.

O original de “Liberdade, Essa Palavra” (um verso de Cecília Meireles) foi abatido do YouTube por causa de — adivinhe — reivindicação de direitos autorais.

A trajetória de “Gagged in Brazil” (“Amordaçados no Brasil”) não é muito diferente. Foi escrito e dirigido por Daniel Florêncio para a Current TV, canal por assinatura e portal da web criado por Al Gore.

Tema e período são os mesmos da obra de Baêta. Daniel mostra a cumplicidade da mídia com o projeto de poder de Aécio. Uma editora da TV Globo aparece, sem ser identificada, relatando que a emissora esperava que Aécio estivesse “do lado da Globo”.

Uma matéria no Jornal Nacional elogiava o “déficit zero” nas contas públicas do estado. Logo após a “notícia” narrada por Fátima Bernardes, entrava nos comerciais um anúncio do governo de MG repetindo quase ipsis verbis o que a âncora relatara.

“Gagged” foi ao ar na Current TV no Reino Unido e nos EUA em maio de 2008. Uma semana mais tarde, foi postado no YouTube, com legendas, e bombou em pouco tempo.

Quatro meses depois, sairia da Current.com. Florêncio — que mora em Londres há dez anos — escreveu noObservatório de Imprensa que sua editora lhe esclareceu o seguinte: “Os executivos seniors do canal nos EUA receberam cartas com severas considerações e críticas sérias em relação ao filme. As cartas foram enviadas pelo PSDB de Minas Gerais. O PSDB afirmava que meu filme tinha caráter político-partidário, que não representava a realidade no estado e questionava minha conduta ética”.

Por desejo do diretor de programação David Newman, o gerente de jornalismo Andrew Fitzgerald deu início a uma investigação. “Elaborei dossiês, contatei minhas fontes no Brasil, e escancarei meus procedimentos para Andrew Fitzgerald”, diz Daniel. Fitzgerald o avisaria, afinal, que “Gagged in Brazil” estava de volta à Current TV.

No YouTube, porém, o desfecho foi outro. No dia 3 de fevereiro deste ano, Florêncio recebeu um alerta de um desconhecido, querendo saber o que houve com o filme. Quando clicou no link, pumba!: infração de copyright, requisitado por um certo Gabriel Amâncio. Ganha um pão de queijo quem acredita que Gabriel Amâncio é um cidadão de carne, osso, miolos e músculo.

Como no caso de “Liberdade”, outras versões estavam disponíves. Mas a eliminada contava com quase meio milhão de visitas, além dos links em sites, blogs e nas redes sociais. Na internet, a relevância varia de acordo com o número de links e visitas. O objetivo era fazer com que o documentário se tornasse irrelevante no Google, Bing, Yahoo etc.

O PSDB perpetrou um vídeo-resposta a “Gagged” que explodiu milagrosamente no YouTube. Os comentários, veja só que curioso, eram de países da Ásia, África, Europa. Todos falsos. Daniel explicou a ciência por trás dessa façanha num outro filme curto, que eu posto abaixo. Basicamente, é um spam. Assista enquanto Jorge Scalvini não dá as caras.

Aécio tem processos contra Facebook, Twitter e Google. Quem o representa é o escritório de advocacia Opice Blum, tido como autoridade em direito digital. Segundo um perfil do candidato na Piauí, seu contrato é como pessoa física.

Uma advogada afirmou à revista que as ações contra buscadores fazem referência a “uma mentira que espalharam na rede dizendo que o senador é acusado em ação judicial promovida pelo Ministério Público de ter desviado 4,3 bilhões de reais”.

Foi o Opice Blum que moveu a ação contra o Twitter para descobrir os dados cadastrais de 66 contas que, supostamente, fariam parte de uma “rede virtual de disseminação de mentiras e ofensas”. Uma dessas contas é a do DCM.

Noves fora a onda de repulsa que essas arbitrariedades causam, a cada vídeo retirado aparecem outros, num efeito multiplicador. O “Helicoca”, por exemplo, tem cinco versões no YouTube no momento em que digito estas maltraçadas. Sem contar as do Vimeo e as do Daily Motion. Existem outras tantas de “Gagged” e de “Liberdade, Essa Palavra”.

Já dizia a fabulosa Hannah Arendt: “Somente quando as coisas podem ser vistas por muitas pessoas, numa variedade de aspectos, sem mudar de identidade, de sorte que os que estão à sua volta sabem que vêem o mesmo na mais completa diversidade, pode a realidade do mundo manifestar-se de maneira real e fidedigna”.

Marina Silva citava Hannah Arendt com frequência. Não sei se Aécio Neves tem ideia de quem se trata.

http://www.youtube.com/watch?v=mUxKKLmhcGg height:394]

http://www.youtube.com/watch?v=Cc3F4c5cZzg height:394]

[video:http://www.youtube.com/watch?v=Y7t20KC068Q height:394

[video:http://www.youtube.com/watch?v=zv6hdHbT_3w height:394

Sobre o Autor

Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

 

Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Nos links dados pelo Emerson, alguns dos vídeos proibidos…

      Vejam enquanto é possível. O Helicoca, o mais importante deles, tb foi posto aqui no Blog, no tópico sobre o “circo dos horrores”. Vejam e baixem, se puderem, porque ele está sendo retirado dos lugares. 

  1. Segundo o facebook eu não existo

    Isso é resultado de uma prática kafkiana chamada “notice and take down”, em que o autor é obrigado a provar ao YouTube que existe, enquanto o denunciante só necessita de um CPF.

    Meu facebook tinha mais de 3 mil contatos, usava meu nome civil, etc, mas o facebook veio com essa história de que teria que provar que eu era eu. Não há como provar isso se eles colocam imagens aleatórias, de festas por exemplo, para que eu reconhecesse quem era aquela pessoa que estava na relação dos meus contatos. O meu face foi removido e o tal fake que na verdade não existe, continua pintando e bordando por ai enquanto que eu, pessoa civil e assim registrada no facebook, NÃO EXISTO.

     

  2. Liberdade de imprensa so para os aliados

    Imaginem Aécio presidente ? O que sera dos blogs que fizerem oposição ? Todas as vezes que criticarem o governo de Aécio, ele vai contra-atacar com medidas, tais como essas citadas ? Ja sabemos como a familia Neves Cunha age em Minas Gerais, espero sinceramente que nunca alcaçem o Palacio do Planalto.

  3. Preocupa tal atitude

    Se com coisas menores, como um vídeo, tomam atitudes deste tipo, o que não estão fazendo com coisas muito piores e mais problemáticas.

    Vão afundando na lama cada vez mais.

    Aécio, põe a mão na consciência e desiste da candidatura o quanto antes.

  4. Complexo de inferioridade,

    Complexo de inferioridade, nao disse?

    Pra quem nao viu os videos acima:  ja vi todos varias vezes, sao excelentes.  Nao eh aa toa que Minas, que ja era uma merda ha 35 anos atraz, conseguiu ficar pior.

  5. ONDE MOSTRAR AS VERDADES ESCONDIDAS?

    Onde mostrar as verdades?

    Nos jornais e televisão, Neca de nada.

    No horário político, o TSE proibiu.  Só não proibe os jornais e televisão, que falam o que querem. Sempre dinamitando o governo federal..

    no Youtube, agora está na base da censura.

    Onde Meu Duas?

    Onde?

    Liberdade?!

    Ora, ora……

      1. Esse é um pedaço dele; o vídeo inteiro é maior

        Nao sei como replicar um vídeo postado como comentário em um tópico em outro tópico. Mas no tópico Atualizado: XXX, sobre o “circo dos horrores” (segundo o Nassif) o principal desses vídeos, o Helicoca foi postado. Nao sei se ainda está lá ou se conseguiram retirar tb. Aconselho todos a ver e a gravar se souberem como. 

  6. PERSEVERANÇA E INTELIGÊNCIA

    Esta retirada de conteúdo da internet, apontada no artigo em tela, certamente constitui mais uma tática desleal e inescrupulosa da direita golpista, que não só utiliza a repetição sistemática de mentiras e a manipulação de informações para induzir o eleitorado a erro, mas também é incapaz de encarar suas mazelas.

    E os fascistas ainda têm o desplante de acusar os adversários de fazerem aquilo que na verdade somente a direita golpista faz, que é utilizar exaustivamente a fórmula do funesto Goebbels, de repetir mentiras em escala industrial.

    Esta deletéria prática golpista, desonesta e inescrupulosa da direita fascista, precisa ser amplamente denunciada, através de uma urgente e ágil mobilização das instituições democráticas (partidos, sindicatos, associações, entidades de classe, etc). E precisa também ser demonstrada, com inteligência atenta e precisão cirúrgica, na propaganda eleitoral e nos diversos pronunciamentos políticos.

    Creio que a retirada de conteúdo da internet pode ser enfrentada a curto prazo através da obtenção e disponibilização do material escondido em outras fontes. Inclusive porque a própria rede mundial possui mecanismos para isto.

    No mais, vale lembrar da estratégia clássica do Judô, que prima por usar a força do oponente contra ele mesmo. Ou seja, a ampla divulgação de todas as artimanhas e golpes baixos utilizados pelos asseclas da direita fascista serve como excelente material de campanha para evidenciar quem é que tenta esconder a verdade.

    Vamos intensificar nossa militância, em todas as frentes, para fazer todo o possível com vistas a garantir o sucesso da reeleição da Presidente Dilma, cuja importância histórica é imensa, conforme está evidenciado.

  7. POESIA PODE AJUDAR

    Além dos procedimentos práticos que sugeri em comentário postado há pouco nesta página, creio que um pouco de poesia pode ajudar no embate político eleitoral. Seguem então dois poemas que cometi recentemente, sendo que o primeiro, postado ontem, é reapresentado na sequência com uma pequena alteração no quarto verso da segunda estrofe. Constumo escrever e reescrever algunas versos, e só divulguei antesa da decantação habitual devido à expectativa de ser útil para campanha. E creio que esta versão já é definitiva. Caso alguém queira compartilhar os versos, peço apenas que seja mantido o pseudônimo.

     

    DILMA PRESIDENTE II

     

    Nesta pátria reluzente,

    Emergente, transcendente,

    Onde o povo consciente,

    Destemido e irreverente,

    Quer seguir sempre ascendente,

    Um governo transparente,

    Verdadeiro, eficiente,

    Popular e independente,

    É com Dilma Presidente.

     

                                 19/10/2014

                                     MAAR

     

     

    DILMA PRESIDENTE

     

    Vamos nessa, minha gente,

    Ninguém fique indiferente.

    A campanha ta é quente.

    Cada esforço, de repente,

    Faz o todo mais potente.

    Cada voto que se tente

    Agregar é excelente…

    Pro Brasil seguir em frente,

    É com Dilma Presidente.

     

    Quem não quer ver, novamente,

    A direita inconseqüente,

    Mentirosa e decadente,

    Vir impor a deprimente

    Distorção, tão excludente,

    Do tucano hoje ausente,

    Seja firme, persistente…

    Pro Brasil seguir em frente,

    É com Dilma Presidente.

     

    Juventude inteligente,

    Todo o povo experiente,

    Que dá duro no batente,

    Que se informa e é coerente,

    Forte amor sincero sente,

    Sabe, o coração não mente…

    Pro Brasil seguir em frente,

    Ser Nação, feliz, decente,

    É com Dilma Presidente.

     

    18/10/2014

                                                         MAAR

     

  8. AnaLú, é revoltante o que

    AnaLú, é revoltante o que andam fazendo nessa campanha…é de dar nojo, tanta sordidez, maledicência…  Estamos no meio de um golpe e a sociedade só sabe repetir que odeia o PT.  Nem se dão conta que esse senhor Aécio, junto com o seu partido, representam o que de pior existe no nosso país.  Liberdade de expressão é algo que não conhecem assim como honestidade, moral, civilidade….  Estão desesperados e querem a chave do cofre a qualquer preço.  

    1. Campanha

      Pessoal, não podemos desistir agora. Nada de soltar o remo, vamos em frente denunciando os absurdos do Aócio nas redes sociais (nossa única arma pública), no boca a boca, enfim. Falta uma semana e sairemos vencedores apesar de todo o complô contra. Será uma vitória contra esse stablishment retrógrado que existe no Brasil.

       

      VAMOS À LUTA COMPANHEIROS!

    1. Tb está no tópico do “circo dos horrores”

      Na página 15 de quem começa pelos antigos; deve estar na página 2 de quem começa pelos mais recentes. 

      1. Infelizmente nao consegui; se alguém sabe como fazer, por favor

        É Adobe Player, nao sei se funciona aqui. 

        Mas a música é ÓTIMA, aprendamos a cantar, toquemos em público, etc. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador