Cinegrafista ferido continua internado em estado grave

Do G1

Cinegrafista ferido em protesto segue internado em estado grave no Rio
 
Santiago Andrade, da Bandeirantes, foi atingido por um artefato na cabeça. Manifestação foi contra o aumento da passagem de ônibus.

O repórter cinematográfico Santiago Ilídio Andrade, da Rede Bandeirantes, que ficou gravemente ferido na cabeça nesta quinta-feira (6) durante um protesto no Centro do Rio, continua internado no Hospital Souza Aguiar.

Ele teve afundamento de crânio, passou por uma cirurgia de aproximadamente 4 horas e seu estado de saúde é grave. A Polícia Militar afirma que a bomba foi atirada por vândalos. Mas um repórter da Globo News que acompanhava a manifestação disse que o artefato partiu da PM. (Assista ao lado à reportagem do Bom Dia Brasil).

Outras seis pessoas também foram levadas para o hospital. Cinco foram liberadas. Um homem, que não teve a identidade revelada, segue internado, mas sem risco de morte, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

No fim da tarde, cerca de mil pessoas se reuniram pacificamente na Igreja da Candelária. O protesto foi contra o aumento da tarifa de ônibus que passa, neste sábado, de R$ 2,75 para R$ 3 reais. O reajuste é de 9,09%. Estudantes, integrantes de partidos políticos e black blocs caminharam  em direção à Central do Brasil.

Dentro da estação de trem, mascarados subiram nas catracas. Algumas delas foram quebradas. Houve confronto com a Polícia Militar, e muita correria. Passageiros se sentiram mal. Outros fugiram do tumulto.

Do lado de fora, mais confusão. Um grupo atirou paus e pedras nos PMs. Os policiais lançaram bombas de efeito moral. Vândalos arrancaram placas de metal para usar como escudo e chutaram tapumes. Baderneiros também apedrejaram uma delegacia e fizeram fogueira no meio da rua, impedindo a passagem de carros e ônibus. Eles também derrubaram um dos portões principais da Central do Brasil.

Fotos da Agência Globo mostram o momento em que Santiago Ilídio Andrade, da TV Band, é atingido na cabeça. (Veja ao lado)

Montagem 2 - cinegrafista da Band é atingido em protesto no Rio (Foto: Agência O Globo)

O cinegrafista está em pé, com a câmera no ombro, trabalhando no meio da praça. No primeiro registro, vê-se um rastro de fogo com faíscas perto das costas dele.

Em seguida, a foto mostra uma explosão na cabeça. Uma grande quantidade de fogo se espalha. Na sequência, ele se curva, ainda com a câmera no ombro, e é possível ver muita fumaça.

Momentos depois, o repórter cinematográfico da TV Globo Júnior Alves se aproxima e registra a imagem do cinegrafista da Band caído no chão.

Comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM), Luis Henrique Marinho, informou à assessoria de imprensa da PM que, na hora do incidente, estava a 30 metros do local onde o cinegrafista foi atingido. O comandante disse ter visto pessoas vestidas de preto lançando morteiros, e um desses explosivos teria caído na cabeça do funcionário da Band.

Ao contrário do que afirmou o comandante, o repórter da Globo News Bernardo Menezes, que acompanhava a manifestação, relatou que no fim da noite de quinta, no Jornal das Dez, as bombas de efeito moral teriam partido da polícia. Segundo o jornalista, que estava a poucos metros da confusão, um desses arteatos estourou perto do cinegrafista da Band, que caiu na hora.

No início da madrugada desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde informou que a cirurgia do cinegrafista Santiago Andrade foi concluída e a hemorragia no ferimento da cabeça, controlada. Ele continua em estado grave, no CTI.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nota repudiando a agressão ao cinegrafista da Bandeirantes. A Abraji informa que ainda não se sabe quem disparou o artefato – se policiais ou manifestantes. Afirma também que é necessária uma apuração rápida do que ocorreu para que procedimentos sejam revistos e para que o estado proteja a liberdade de expressão, a liberdade de informação e o jornalista.

A TV Bandeirantes também divulgou nota, informando que o cinegrafista Santiago Andrade foi ferido na cabeça por um artefato – e que não se sabe, por enquanto, se por uma bomba de gás lacrimogêneo ou de fabricação caseira. O comunicado diz também que a Band espera no hospital, junto à família de Santiago, os resultados da cirurgia.

A TV Globo também lamenta profundamente o episódio e acompanhará de perto o caso até que tudo seja esclarecido. E se solidariza com a família do cinegrafista da Bandeirantes, Santiago Andrade.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dois bandos de sem-noção que

    Dois bandos de sem-noção que sabem muito bem o que estão fazendo: polícia e “brocopreto”. Coitado desse trabalhador, no fogo cruzado. Tomara que sobreviva.

  2. Vendo todos os vídeos e fotos

    Vendo todos os vídeos e fotos não dá para saber exatamente de onde partiu o artefato. Como não estava acontecendo nada neste momento e pessoas circulavam pela praça, e conhecendo a “expertise” de nossas Polícias, muito provável que a PM seja a responsável.

    Infelizmente, daqui para a frente, esses confrontos serão cada vez mais violentos. 

    Ou se restringe essas manifestações em áreas específicas (e isso não é para tolher a liberdade dos manifestantes não! é para proteger a sociedade da violência desenfreada e incontrolável da PM),  ou as maiores vítimas serão os jornalistas, fotógrafos e inocentes que estejam na hora errada ou no lugar errado. 

  3. Neurose black Bloc

    Alguns desses jovens mascarados vivem uma paranoia induzida, uma ilusão de que vão realmente iniciar uma revolução. Lembra o filme alemão Die Welle (A Onda), em que um experimento escolar vira uma ditadura fascista. Foram doutrinados por uma miscelânea de grupos radicais e pensadores neoanarquistas como os Anonymous, PSOL, Otpor, John Zerzan e Vladimir Safatle.

    O resultado, desastroso, levou um desses meninos ao delírio de fugir e reagir contra três policiais de SP com um estilete, e ser baleado.

     

    Além disso, há indícios de terem causado fogo em um fusca que transportava uma família e, agora, estourado uma bomba em um cinegrafista, ferindo-o gravemente.

    Contudo, insistem na paranoia coletiva de que todos os incidentes são ações de agentes infiltrados (P2).

     

    Mas por que usam esses jovens como massa de manobra? Hitler sabia a resposta:

     

    “Eu começo com os jovens. Nós, os mais velhos, estamos desgastados, mas meus jovens, magníficos!Existem melhores que esses em qualquer lugar do mundo? Olhe para todos esses homens e garotos! Que material! Juntos, nós podemos fazer um novo mundo!” Adolf Hitler

     

    A culpa não é desses jovens doutrinados, mas dos intelectuais da extrema-esquerda que se baseiam nos equívocos de pensadores como Bacunin e Theodor Adorno.

  4. Foto mostra homem que lançou artefato que feriu cinegrafista dur

    Foto mostra homem que lançou artefato que feriu cinegrafista durante protesto
     

    Não há como identificar o agressor
    Homem que supostamente lançou artefato que feriu cinegrafista Foto: Agência O Globo

    Homem que supostamente lançou artefato que feriu cinegrafista Agência O Globo

    RIO – Um fotógrafo do GLOBO viu e registrou o homem que acendeu o artefato que atingiu a cabeça do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade. Na imagem, ele está de camisa cinza e aparece correndo, segundos após a ativação do explosivo. No entanto, não há como identificar o agressor.

    — Eu estava acompanhando o protesto, quando vi um homem de calça jeans, camisa cinza e com lenço preto no rosto, abaixando e acendendo o fogo de artifício que estava no chão. Logo após, ele sai correndo. Consegui fazer a sequência do artefato atingindo o cinegrafista. A intenção de quem disparou era acertar os policiais que corriam na direção do grupo de manifestantes — disse o fotógrafo do GLOBO.

    O cinegrafista foi atingido durante um protesto contra o reajuste das passagens na Central do Brasil, no fim da tarde desta quinta-feira. O estado de saúde dele é muito grave, segundo a Secretaria municipal de Saúde informou na manhã desta sexta-feira.

    Segundo a Polícia Civil, 28 pessoas foram detidas e levadas para quatro diferentes delegacias. Vinte foram para a 19ª DP (Tijuca), sendo que duas responderão pelos crimes de desacato e resistência. Elas assinaram o termo circunstanciado e responderão em liberdade. Das 11 pessoas levadas para a 17ª DP (São Cristóvão), uma pessoa foi autuada por dano ao patrimônio público e outras duas por porte de drogas. Com a dupla foi apreendida uma pequena quantidade de cocaína e maconha. Uma pessoa foi detida e autuada na 5ª DP (Centro) por crime de tentativa de lesão corporal, após arremessar uma pedra contra um policial militar. Ela assinou termo circunstanciado e responderá pelo crime em liberdade.

    Além do cinegrafista, cinco pessoas ficaram feridas. Dois policiais militares foram atingidos por pedradas, mas sem gravidade, e três pessoas feridas foram socorridas no Hospital Souza Aguiar.

    O protesto, que começou pacífico na tarde desta quinta-feira, se transformou num confronto entre manifestantes e policiais na Central do Brasil, com cenas de vandalismo dentro e fora da estação de trens. Policiais atiraram bombas de gás e de efeito moral contra o grupo de aproximadamente 800 pessoas, que reagiu lançando artefatos.

  5. Acabei de ver no RJTV matéria

    Acabei de ver no RJTV matéria que prova que o artefato é usado pelos black blocs e mostra um mascarado autor do disparo. Parece que ontem no JN falavam que teria sido a polícia.

    Isso nem é tão importante, o mais é a vida do trabalhador. Mas é um subsídio para entender a postura da Globo. Essa matéria de hoje claramente criminaliza os black bloc.

    Seria um recuo, sentimento de culpa, por querer faturar com a Copa e incentivar os protestos ao mesmo tempo para desgastar o governo? Afinal de contas um colega trabalhador foi gravemente ferido.

    Gostaria muito de ver uma revolta contra o Kamel, entre os trabalhadores do pig. Essa mané se acha um gênio, e que conseguirá as duas coisas, o melhor dos mundos para a direita. Veremos

  6. Quantos ainda serão feridos e mortos?

    A quem interessa toda essa barbaridade? E pensar que OSMARINA SILVA conclamou os jovens para que violtassem às ruas! Seria ela tão inocente que não saiba como terminam todas essas manifestações????  Isto acontece porque não são os filhos dela que estão no meio dessa parafernália! Nem os supostos sobrinhos que, por conta do ofício, têm bombas explodidas em suas cabeças! Ah! Sra. Osmarina, melhor seria que tivesse ficado calada! Não ponha fogo no país! Isto aqui não é o Egito !     

     

  7. Dá pra confiar em perito da Globo

    Perito da Globo a gente já sabe como faz: a Globo precisa que alguém demonstre a tese que interessa a ela, e convoca um “perito” que corrobora a tal tese. Nas eleições, a bolinha de papel na cabeça do Serra virou um artefato mortífero, que só não tirou o candidato global da corrida eleitoral graças à intervenção providendial do santo de que ele é devoto (esqueci qual, mas tanto faz). Desconfio portanto que o perito contratado para essa reportagem tinha como missão comprovar que o tal artefato não faz parte do armamento da PM, logo foi atirado por vândalos. Pode ser. Mas o perito não esclareceu nem a repórter, claro, perguntou: rojão, que o perito identificou por fotos não muito elucidativas, rojão provoca afundamento craniano, e tão violento que deixa o atingido entre a vida e a morte?

    1. Deve ser do mesmo tipo

      Deve ser do mesmo tipo daquele lançado por um torcedor brasileiro na Bolívia e que matou aquele rapaz no estádio. Aquele cilindro de metal que sai igual um foguete e depois explode. Isso é uma arma, deveria ser proibida a venda.

      Engraçado que até ontem a globo estava veiculando a versão de que o artefato teria sido lançado pela PM, tentando, ao que parece, botar lenha na fogueira. Mas apareceu um reporter da tv russa que filmou tudo e desmentiu a versão. A globo, já com a credibilidade avariada, parece que resolveu então “contar a verdade”.

      Tem imagens também de um artefato desses lançado na Central do Brasil lotada de gente, que poderia ter causado uma tragédia. O grupo que utiliza essas táticas covardes e irresponsáveis de lançar bombas na hora do rush em terminais com imensa movimentação de pessoas deveria ser classificado como terrorista.

      Um terminal ferroviario não é lugar para manifestação, ainda mais no final do expediente. É tipo de atitude de quem está se lixando para as pessoas, embora se digam socialistas. As imagens da invasão da Central, com a tomada das roletas, com aquele bando de idiotas mascarados em pé em cima das mesmas, causando terror nas pessoas, com muitos idosos, mulheres e crianças, mostra bem o absurdo da situação. Juventude violenta nada diferente daquelas torcidas organizadas.

      Além de idiotas são covardes. Jogam bombas na polícia e saem correndo dizendo que não tem nada a ver com isso, se fazendo de vítimas, se dizendo reprimidos no seu direito de manifestação.

      Parece que agora mudaram de tática. Os palhaços fantasiados, o batman também estava lá, ficam na frente fazendo a coreografia, enquanto os que aprontam e jogam bombas saem de “paisano”.

      Benzadeus, com dizia um aqui.

  8. Agente interesses em campanha contra o Brasil

    Não é difíciil encontrá-los, por acaso fui ler os comentários daquela tal de Carla, do ChangeBrazil, no primeiro comentário um estrangeiro se mostra interessado em vir para o Brasil aprontas as suas no dia 25 de janeiro, vejam, brasileiros abram os olhos, querem transformar nosso pais numa Síria, e não é pela Copa não, se não fosse a Copa arrumariam outro motivo, antes da Copa era Belo Monte, enfim..

    http://lexometro1.blogspot.com.br/2014/01/noticias-da-nacao.html

    1. É isso!

      É isso, caro colega”F” !  Que a direita se junte  aos “agentes”, é fácil imaginar. O pior é ver os partidos de extrema esquerda sendo benéficos aos golpes que estão por vir através do ” Change Brazil”.  Já vimos esse filme em vários países, inclusive aqui na América Latina! Há algo de podre por trás de tudo isso. E ainda pesa saber que muitos jovens bem intencionados estão sendo utilizados como inocentes úteis aos que se consideram os donos do mundo. Nosso país, com o PRÉ SAL e com a maior porcentagem de água doce do mundo, está sendo cobiçado, e com a ajuda daqueles que o mantiveram no atraso por tanto tempo!        

  9. Como é a vida…

    O Boechat nas manisfetações de julho, elogiou a atitude dessa juventude que iria mudar o Brasil, dando total apoio aos movimento de rua e blá,bla blá.

    Ontem depois do infeliz acidente com um cinegrafista da Band, o Boechat soltou o verbo, inclusvie falou vários palavrões contra essa juventude que vai mudar o Brasil, os black blostas.

    Como o mundo dá volta …

    Esse caras torciam em favor do movimento, porque  pensavam que iriam atingir a Dilma, se deram mal !

    1. Boechat tá precisando fazer

      Boechat tá precisando fazer um estágio na blogosfera pq não tá dando uma dentro… O desespero dele com aqueles tocedores do Corinthians presos na Bolívia, era tão absurdo que eu cheguei a achar que tinha alguma sobrinho dele preso. Pior é que ele é que faz merda e depois fica revoltado com os outros.

  10. Nem de direita nem de

    Nem de direita nem de esquerda. Criminosos impunes. Nada mais.O resto é a esqueda e a direita, ambos em sua mesquinhez, querendo se apropriar do vitimismo. Tem que prender os bandidosa.

  11. Será?

    Será que, naquela “maior democracia do mundo” esses tipos de protestos seriam permitidos?

    Aqui, estamos com medo de proteger o direito da maioria, em face do respeito à livre manifestação de uma minoria que não sabe o que quer.

    Acho, que já passou da hora de “deixar o povo” se manifestar.

    Isso aí que está acontecendo e sendo divulgado não parte do “cidadão”!

    A Presidenta tem que “tomar tento”, senão….

    Vamos, a maioria, ficar refém de aguentar protestos contra “isso e aquilo”?

    Daqui a alguns meses estaremos iguais a alguns povos/vítimas, correndo pelas ruas, carregando corpos, protestando/reclamando.

    Já passou do limite do respeito aos demais, à maioria da população.

    Virou “molecagem”, ‘baderna”, “vandalismo”.

    Caso essas pessoas queiram ser ouvidas/atendidas, procedam com respeito ao direito dos demais.

    Existem meios legais para cobrar direitos e garantias individuais e coletivas.

    Sempre ouvi dizer que “o meu direito termina onde começa o direito do outro”.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador