Clipping do dia

As matérias para serem lidas e comentadas.

Luis Nassif

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aécio quer um “abutre” na

    Aécio quer um “abutre” na Fazenda? Não? Devia ler O Globo, então

    Por todas as (altas) rodas comenta-se que Armínio Fraga, o homem das medias impopulares, seria o Ministro da Fazenda de Aécio Neves.

    Ainda bem que não será, porque o tucano não será eleito.

    Mas, de qualquer forma, é bom que os brasileiros saibam nas garras de quem essa turma quer colocar a economia brasileira.

    De alguém que, no mínimo, coopera com um banco internacional que especula com títulos públicos do nosso país.

    Banco que opera um “fundo abutre”, semelhante as estes que, com a cooperação da Justiça dos Estados Unidos, está tentando quebrar a Argentina.

    A acusação não é minha, ou de qualquer “blog sujo”.

    É informação publicada pelo jornal O Globo no domingo, em seu caderno de economia.

    “Grandes bancos estrangeiros como o Bank of America Merrill Lynch e Goldman Sachs também já operam nesse mercado, aqui, há algum tempo. Agora surgem mais competidores. A Gávea, criada pelo ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga e hoje controlada pelo JP Morgan, juntou-se à Jus Finance para formar a Gávea Jus, especializada em comprar recebíveis judiciais, entre eles precatórios em que a Fazenda Pública foi condenada a pagar em dez anos.”

    O esquema é simples e terrível. Comprar com deságio (desconto) forte sobre o valor e depois forçar o recebimento pelo valor de face, nem que seja levando o Estado à bancarrota, como na Argentina.

    Pode-se argumentar que Fraga vendeu o controle da Gávea ao JP Morgan e não posso dizer se ainda conserva participação societária.

    Mas participa da gestão da empresa, como está expressamente registrado no site da Gávea:

    “Em novembro de 2010, a Gávea anunciou a venda de participação majoritária no seu capital para o J.P. Morgan Asset Management, braço global de gestão de recursos do J.P. Morgan Chase & Co. O processo de investimento que caracteriza a gestão de nossos fundos Multimercado e de Private Equity continua a ser conduzido por Arminio Fraga Neto, Luiz Henrique Fraga e equipes.”

    O aeroporto do Aécio é vôo rasteiro.

    O dos abutres é muito mais alto.

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=19326

  2. Mídia Periférica e direito à

    Mídia Periférica e direito à comunicação
     

    O Mídia Periférica (link is external) nasceu em 2010, na comunidade Sussuarana, em Salvador. O trabalho começou a partir do projeto Promovendo o Direito de Jovens, que levou para a comunidade várias oficinas, entre elas a de educomunicação: rádio, grafite, dança e produção de audiovisual. A ideia inicial do Mídia Periférica era apresentar um olhar da comunidade a partir de quem está dentro dela.

    Enderson Araújo (link is external) é o criador do projeto. Ele contou ao Muda Mais que depois de conhecer as possibilidades da internet, começou a pensar na comunicação como direito humano (link is external). Ele percebeu que a mídia tradicional mostrava uma realidade diferente da que existia na sua comunidade e percebeu que poderia ser um agente da democratização da informação. Afinal, eles tinham algo a mais para mostrar.

    O início foi meio conturbado, já que os participantes tinham uma visão bastante imediatista, buscando resultado instantâneos, como lembra Enderson. Não conseguiam imaginar que, depois de quatro anos, aquele sonho ganharia um nome e um reconhecimento tal qual o projeto tem hoje. Enderson conta que se inspirou no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “O Lula nos ensinou como ser sonhador e não imediatista, o Lula não desistiu na primeira derrota”. Ele foi criado apenas pela mãe e agradece ao Bolsa Família pelo que é hoje.

    Ele lembra que no início sua avó não acreditava no projeto, mas hoje afirma preferir “que ele continue onde está; ele não está mudando só por ele, está mudando por uma comunidade”. Para Enderson, essa é a maior recompensa. Com apenas alguns apoiadores, o retorno financeiro não é muito grande, mas vai além disso, já que garante a eles conhecimento e aprendizado únicos. Sem contar do orgulho em representar sua comunidade e mostrar que ela possui aspectos muito positivos.

    Na divulgação do projeto, as redes sociais são bastante usadas, mas, como na comunidade onde ele mora não há acesso tão disseminado de internet, a forma mais fácil de chegar a todos é por um jornal impresso. Com uma edição simples, ele permite que todos tomem conhecimento do que acontece ao redor. A notícia consegue rodar e chegar a um número maior de pessoas.

    Um destaque no trabalho do Mídia Periférica são os cartões postais que retratam a realidade local (link is external). Enquanto quando se fala de Salvador, os postais são sempre de pontos turísticos tradicionais da cidade baiana, nos postais do Mídia as fotos são feitas pelos próprios moradores, a partir de suas janelas. É de lá que sai toda a inspiração para que eles sigam mostrando que a comunidade onde vivem não possui só coisas negativas, ela tem tudo para formar jovens que não desistem de seus sonhos.

    http://www.mudamais.com/ruas-e-redes/midia-periferica-e-direito-comunicacao

  3. Micro e pequenas empresas já

    Micro e pequenas empresas já respondem por 27% do PIB

     

    Estudo divulgado hoje (23), realizado pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Sebrae, revela que, em dez anos, os valores de produção gerados por micro e pequenas empresas do Brasil saltaram de R$ 144 bilhões para R$ 599 bilhões, crescimento de  316%. São cerca de 9 milhões de empresas que respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), em uma evolução constante. Para ter uma ideia, em 1985 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calculava em 21% essa participação, passou para 23,2% em 2001 e, em 2011, atingiu  27%.

    O estudo revelou ainda que as micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Comércio, respondendo por 53,4% do PIB do setor. Respondem também por 36,3% do PIB nos serviços e 22,5% na indústria. Outro dado importante: os pequenos negócios empregam 52% da mão de obra do país e respondem por 40% da massa salarial. Vale notar que o último ano abarcado pela pesquisa é 2011 (devido à periodicidade de medida dos dados utilizados). 

    De acordo com a publicação, a melhoria no ambiente de negócios (por exemplo, a criação do Supersimples, em 2007), o aumento da escolaridade (61% dos empreendedores tem ao menos o 2º Grau, em 2003 eram 43%) e a ampliação do mercado consumidor são os principais motivos para essa nova realidade.

    Além disso, mudou a motivação dos brasileiros ao abrir um negócio.  “Antes as pessoas abriam um negócio próprio quando não encontravam emprego. Hoje, de sete a cada 10 pessoas iniciam um empreendimento por identificar uma demanda no mercado, o que gera empresas mais planejadas e com melhores chances de crescer”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, no site do órgão.
     

    http://www.mudamais.com/divulgue-verdade/micro-e-pequenas-empresas-ja-respondem-por-27-do-pib

     

  4. Fim de crise para Dilma, que

    Fim de crise para Dilma, que atinge Aécio e Campos

    No sobe e desce da eleição, presidente sai por cima em caso da compra da refinaria de Pasadena, que consumiu rios de tinta da mídia tradicional; senador tucano é surpreendido por denúncia de aeroporto feito em fazenda de seu tio-avô, em Cláudio, Minas; ex-governador de Pernambuco sofre com investigação da PGR sobre relação entre o PSB e o Pros, sob suspeição de propina; TCU isentou Dilma Rousseff por negócio feito por diretores da Petrobras; Aécio Neves se bate para explicar plenamente decisão tomada como governador de Minas Gerais; Eduardo Campos experimenta revés em seus domínios; mudanças contínuas

    Para o bem ou para o mal, um dia após o outro faz mesmo muita diferença. Especialmente numa disputada eleição presidencial. É o que se vê, nesta quarta-feira 23, entre os três principais candidatos ao Palácio do Planalto.

    A presidente Dilma Rousseff, que passou os primeiros quatro meses do ano pressionada pelo caso Pasadena, acaba de ultrapassar essa crise. O senador Aécio Neves, até aqui flanando na ausência de problemas sérios a resolver, encontrou uma para ele administrar no caso do aeroporto instalado na fazenda de seu tio-avô, em Cláudio, quando ele era governador do Estado. No cargo, em Pernambuco, Eduardo Campos determinou desapropriação de terrenos na Zona a Mata, mas se tornou candidato a réu em ação popular impetrada por advogado. Além disso, vai ter de administrar autorização de abertura de investigação regional, determinada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre relacionamento entre o PSB regional e A inversão de papéis se dá num momento em que, com sinais trocados, a candidata a reeleição pelo PT e o postulante pelo PSDB são vistos de maneiras díspares pelos chamados analistas de pesquisas. Enquanto Dilma passaria a enfrentar problemas para vencer em primeiro turno, Aécio seria um duro adversário na segunda volta. Antes das projeções, porém, a situação se inverteu entre eles.

    Com uma decisão facilmente compressível, o Tribunal de Contas da União manteve o entendimento de que a compra da refinaria de Pasadena, pela Petrobras, deve continuar sendo investigada por suspeita de ter sido lesiva aos cofres da estatal. Mas esclareceu que a então presidente do Conselho de Administração não teve nada a ver, absolutamente nada, com evetuais maracutaias praticadas entre diretores. Hectolitros de tinta preta foram gastos pela mídia tradicional para atribuir responsabilidade à presidente no caso, mas muito menos devem ser usados para mostrar que, após investigação, ela foi isenta.

    Com o senador Aécio Neves está acontecendo diferente. Até aqui, ele não enfrentou nenhum grave problema em seu passado de administrador público. Duas vezes governador de Minas Gerais, ele se surpreendeu, dias atrás, com a denúncia de que teria, no cargo, construído um aeroporto, ou pista de pouso, dentro de uma fazendo de seu tio-avô, com pagamento de R$ 1 milhão pela compra. Com duas opiniões jurídicas de peso a seu favor, dos ex-presidentes do STF Carlos Velloso e Ayres Brito, ainda assim Aécio tem de ser explicar quando gostaria de, apenas, estar atacando.

    A troca de posição entre os dois primeiros colocados nas pesquisas tende a continuar, por um ou outro motivo, acontecendo. Afinal, trata-se de uma disputa que os dois lados – com o acréscimo, é claro, do tudo o que pode ser feito pelo presidenciável Eduardo Campos em termos de crescimento – consideram a mais acirrada desde 2002, quando o ex-presidente Lula chegou ao poder. Um tira-teima histórico no qual quem está por cima num dia, pode experimentar o inferno astral no outro.

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/147741/Fim-de-crise-para-Dilma-que-atinge-A%C3%A9cio-e-Campos.htm

  5. Santa Casa reabre; Chioro

    Santa Casa reabre; Chioro culpa SP por rombo

    Pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo volta a funcionar após liberação de verba emergencial de R$ 3 milhões pelo governo do Estado; ministro da Saúde, Arthur Chioro, alega que a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) não transferiu R$ 74,7 milhões ao hospital que haviam sido repassados desde o ano passado; já o secretário estadual de Saúde David Uip questionou administração da instituição e pediu auditoria 

    O pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo reabriu por volta das 22h desta quarta-feira (23), mediante a liberação de uma verba emergencial de R$ 3 milhões pelo governo do Estado.

    O ministro da Saúde, Arthur Chioro, alega que a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) não transferiu R$ 74,7 milhões ao hospital que haviam sido repassados pela pasta no período entre janeiro de 2013 e maio deste ano.

    “Há uma tentativa de partidarizar o problema. Talvez as afirmações do governador sejam uma maneira de transferir para o ministério a responsabilidade sobre a crise”, disse.

    A instituição fechou as portas do seu atendimento emergencial por 24 horas após acumular dividas de R$ 50 milhões.

    O secretário estadual de Saúde David Uip anunciou que irá exigir a abertura das contas do hospital para verificar como está sendo feita a gestão da instituição.

    “O que estamos vendo na Santa Casa de São Paulo reflete o que acontece em todas as Santas Casas do País. Queremos avaliar folha, custeio, desperdício, produção, etc. Vamos auxiliar com isso. Somos experientes nesse sentido. É um problema de gestão e financiamento. Não é um braço de ferro. Isso tem como objetivo atender a população que precisa. Não é uma luta de quem é mais forte”, completou.

    http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/147763/Santa-Casa-reabre;-Chioro-culpa-SP-por-rombo.htm

  6. Vereadores de Luz-MG votam 90 dias de férias
    Alguns vereadores de Luz voltam atrás e votarão contra lei que amplia recesso parlamentar
    Por:
    Carla Mariela
    Oito parlamentares da cidade de Luz aprovou em primeira votação o Projeto de 037/2014 que amplia o recesso parlamentar.  Atualmente, o recesso ocorre de 19 a 31 de julho e de 21 de dezembro a 31 de janeiro, num total de 55 dias. Pela aprovação do projeto na primeira votação, haverá recesso de 16 de dezembro a 31 de janeiro e de 1º a 31 de julho, num total de 75 dias.

    Os moradores da cidade estão indignados com a aprovação do projeto e já falam de manifestação na votação em segundo turno que ocorrerá no dia 04 de agosto. Nesse sentido, alguns vereadores que votaram a favor da lei na primeira votação, já afirma que voltarão atrás e votarão contra a lei. 

    A reportagem da Rádio Minas conversou com o vereador Antônio Carlos Xavier (PSDB), que afirmou que ele é um desses vereadores que voltarão atrás. Ele votou a favor e vai votar contra a proposta na segunda votação. Segundo o vereador, ele só votou a favor pela maneira com que foi apresentada a lei em plenário se referindo que em 2009 o recesso funcionava em 75 dias. Ele já está elaborando um requerimento para apresentar ao presidente da casa legislativa para a retirada do projeto da pauta  Já o vice-presidente da câmara de Luz, Rogério Silva (PTdoB) que também foi entrevistado, explicou que no dia da votação ele não estava em plenário por motivos de problemas de saúde. Ele é contra o projeto. Para o parlamentar,  não faz diferença porque ele comparece a câmara todos os dias.

    Desde que a matéria foi aprovada, a notícia vem sendo compartilhada nas redes sociais e no Facebook recebeu mais de 100 mil compartilhamentos.  A Câmara de Luz conta hoje com 11 Vereadores.

     

  7. Homem bom mirim convoca

    Homem bom mirim convoca veteranos de 1932 para a batalha final contra o comunismo

    http://www.hariovaldo.com.br/site/2014/07/24/homem-bom-mirim-convoca-veteranos-de-1932-para-retomarem-a-luta/

    A luta pelos valores democráticos e contra a usurpação marxista do poder com a indelével aniquilação dos princípios básicos de humildade e do cristianismo está no sangue, no DNA. Após Júlio Mesquita, Júlio de Mesquita Filho, Júlio de Mesquita Neto e seu irmão Ruy, falecido no ano passado, chegou a vez da quarta geração assumir a luta jornalística inglória contra o comunismo. Fernão, filho de Ruy, tem demonstrado em fabulosos artigos, ao longo de décadas, que levará adiante o legado dos antepassados. Mas desta vez o varão altaneiro superou-se em ensaio magistral onde compara o Apedeuta de Garanhus a Getúlio Vargas na teimosa sanha de estabelecer o comunismo no Brazil. Em 1930 Getúlio deu o golpe comunista, São Paulo levantou-se em armas em 1932 e obrigou o Caudilho ditador sulista a chamar a constituinte de 1934. Em 2002 Lula usurpou o poder reimplantando o comunismo. Outra vez São Paulo levantar-se-á em armas com os veteranos de 1932, que hão de ouvir a convocação de Fernão, e, numa nova Revolução Constitucionalista, varrerem, desta vez definitivamente, toda a imoralidade que os bolcheviques petralhas implantaram na Terra de Vera Cruz. O Ensaio lincado é soberbo, principalmente no trecho:

    Getúlio fechou o Congresso; o PT subornou o Congresso. Getúlio instalou um Poder Judiciário teleguiado; o PT criou um Poder Judiciário colonizado. Getúlio instituiu o regime em que “para os amigos, (o Estado dava) tudo; para os inimigos, (o Estado aplicava) a lei”; o PT instituiu o sistema dos vazamentos seletivos para a imprensa dos “podres” de seus adversários políticos, verdadeiros ou falsos, de par com as suítes especiais nos presídios para os poucos “amigos” condenados antes da desmontagem do Poder Judiciário. Getúlio criou a indústria de base e a distribuiu entre os “amigos” que financiavam o regime; o PT reverteu a economia democratizada que recebeu na política dos “campeões nacionais” donos de monopólios financiados com dinheiro público, hoje os maiores contribuintes de suas campanhas. Getúlio seduziu o povão com a outorga de direitos sem a contrapartida de deveres; o PT seduziu o povão com os salários sem a contrapartida do trabalho. Getúlio criou os sindicatos pelegos sustentados pelo Estado; Lula e o PT são o produto direto deles.

    São Paulo resistiu sozinho a Getúlio; São Paulo vem resistindo quase sozinho ao PT. A luta de 1932, portanto, ainda não acabou. E em outubro próximo haverá mais uma batalha decisiva.

    Realmente caros e caras, Lula é a reencarnação de Getúlio. Não resta mais dúvida. O fato de o Molusco já ter oito anos de idade quando Vargas matou-se é um detalhe a mais que compete aos comunistas explicarem. Confrades da Irmandade Serapiônica veteranos de 32… Chegou a hora…Ás armas.

  8. Mentira & omissão

    Do Dinheirovivo.pt

    Por Ana Margarida Pinheiro

    Presidente da CMVM afirma que há mais informação relevante para conhecer

    Carlos Tavares: “Como foi possível crise no BES? Iludindo”

    Carlos Tavares está hoje na Comissão de Orçamento e Finanças

    24/07/2014 | 11:28 |  Dinheiro Vivo

    Carlos Tavares, presidente da CMVM, lembrou hoje que a crise que está a ser vivida no Banco Espírito Santo e em todo o Grupo Espírito Santo só aconteceu porque foi prestada “informação incompleta e não verdadeira”.

    O responsável lembra que aquando da emissão de papel comercial em pequenas subscrições, para clientes de retalho, foi pedida informação pela CMVM – para aquelas operações não é necessário um prospecto informativo – mas foram obtidos resultados errados com “capitais próprios positivos”, o que não correspondia à realidade: “Pedimos um documento que continha as contas do BES e da Rioforte, mas não eram as verdadeiras como agora sabemos”, afirmou.

    Em resposta ao deputado socialista João Galamba, Carlos Tavares justificou que “os títulos foram vendidos com base em informação não verdadeira”, e que agora devem ser apuradas responsabilidades. “Como foi possível? Iludindo”, sublinhou.

    “Há muito tempo que me preocupa o facto de os bancos financiarem o seu capital através de empréstimos aos clientes ou usando a sua base de clientes para suportarem aumentos de capital”, sustentou o presidente da CMVM, afirmando ainda que, “tudo se passou num curto período de tempo com base em informação incompleta e não verdadeira” e que a CMVM “só teve acesso ao relatório de auditoria nas vésperas do aumento de capital”. O mesmo onde foi exigido um prospecto que acabou por apontar inúmeros riscos nas contas do Grupo Espírito Santo.

    O presidente da CMVM lembra que “os auditores têm responsabilidades que terão de ser apuradas”. E não só os auditores: “Todos os órgãos da sociedade”, referiu.

    Carlos Tavares referiu também esta manhã que “não podemos exigir informação que não sabemos que existe”, e assumiu que “haverá mais informação relevante” para além daquela que o prospecto já destapou.

    Apesar disto, entende que “a garantia [revogável]” que compensará os clientes “que compraram de boa fé papel comercial” deve ser honrada. E deixou um recado: “A palavra na banca vale tanto quanto um documento”.

  9. Página Dilma Bolada sai do ar

    Página Dilma Bolada sai do ar

    Redação

    quarta-feira 23/07/14

    Estudante Jeferson Monteiro, responsável pelo perfil no Facebook, confirmou que a página foi retirada das redes sociais

    Ricardo Chapola

    Atualizado às 19p9 – A página da personagem Dilma Bolada foi retirada do ar nesta quarta-feira, 23, pelo próprio dono do perfil, o estudante de publicidade Jeferson Monteiro. A página “fake” criada por Monteiro ficou famosa na internet pelas sátiras feitas à presidente Dilma Rousseff e pelas piadas com os pré-candidatos à Presidência Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

    Monteiro publicou em seu perfil pessoal no Facebook um post confirmando ter desativado o perfil de Dilma Bolada. “Pra todos que estão perguntando: tirei a Dilma Bolada do ar, OK? Sem drama e sem mimimi”, escreveu.

     

    Jeferson Monteiro chegou a ser recebido pela presidente Dilma Rousseff. Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação

    No início da noite desta quarta, Monteiro voltou a se explicar sobre ter desativado o perfil de Dilma Bolada em texto publicado em sua página pessoal do Facebook. A decisão foi tomada depois de avaliar que pode ser acusado de “fazer a diferença” a favor da candidata que satiriza agora que a campanha começou.

    “Entramos no período eleitoral e esse ano não vai ser mole. Há alguns dias foi liberada a campanha e é muito ruim saber que você pode fazer a diferença mas ver que está quase sozinho no meio de uma tormenta que é a internet, e que tem tudo para piorar conforme 05/10 se aproximar”, escreveu.

    Monteiro diz no texto que prevê um território hostil na internet durante a campanha e que isso o tem exposto demais. Ele, no entanto, não confirma se vai ou não ressuscitar a personagem depois do período eleitoral.

    Leia a íntegra do texto:

    Ontem à noite retirei a página da Dilma Bolada do ar por ora porque preciso de fato pensar um pouco sobre os tempos difíceis que estão por vir.

    Entramos no período eleitoral e esse ano não vai ser mole. Há alguns dias foi liberada a campanha e é muito ruim saber que você pode fazer a diferença mas ver que está quase sozinho no meio de uma tormenta que é a internet, e que tem tudo para piorar conforme 05/10 se aproximar. Chega a ser imoral a forma como aqueles que lutam contra a Dilma estão se portando e planejando se portar nas redes. É abominável as estratégias dos hipócritas que falam em “campanha limpa” mas que na realidade, têm suas equipes arquitetando para recrutar pessoas simpáticas seus partidos, além de influenciadores, blogueiros e páginas na internet para difamarem Dilma. Esse tipo de coisa é desanimador.

    Diferente do que alguns analfabetos digitais dizem, não há nenhum “submundo da rede” onde as pessoas inventam boatos. A internet é um território livre em que há pessoas bem e mal intencionadas. E acho que todos devem ter conhecimento de que veremos a intensificação da guerra da desinformação que já corre solta pela web. Torço para que os boatos e mentiras sejam combatidos e que os esforços de todos sejam concentrados para mostrar a verdade e trazer os pontos fortes de seus candidatos e os pontos fracos dos opositores(sem mentiras).

    Enfim, diante do que foi dito, creio que teremos um ambiente ainda mais hostil e que há algum tempo já venho sendo exposto. A decisão se continuo ou não, cabe única e exclusivamente a mim. A Dilma Bolada hoje possui, em números absolutos, mais de 2 milhões de seguidores, em sua grande maioria pessoas que passaram a simpatizar mais com Dilma e saber muitas ações do Governo depois que passaram a acompanhar a personagem. Antes não, mas hoje tenho a plena noção da dimensão do que ela se tornou. Por isso preciso avaliar qual será meu papel em todo esse processo.

    Todos sabem o quanto eu gosto, admiro, acredito e respeito a Dilma. Sempre a vi como uma mulher íntegra e nas duas oportunidades que tive de estar com ela, se mostrou uma pessoa extremamente gentil e carinhosa. Reitero que eu irei decidir o que deve ser feito. E já adianto que caso a Dilma Bolada não volte, estarei tranquilo e com sensação de dever cumprido. Mas caso volte, continuará sendo o que sempre foi, ainda mais forte e mais presente e o choro vai ser livre!

    Abraços”

    Polêmica. Em maio, o perfil de Dilma Bolada esteve envolvido numa polêmica após Monteiro ter dito que foi convidado a trabalhar para a campanha presidencial de Aécio.

    Ele afirmou na ocasião que foi procurado por uma agência de publicidade que prestava serviços a campanhas. “A agência tinha um plano de venda de apoio político das suas páginas para as Eleições Presidenciais deste ano”.

    “A tal agência, por sua vez, disse que eles queriam que eu assinasse um contrato de exclusividade para garantir uma amarra da Dilma Bolada a eles e que pudessem efetuar a transação com os tucanos. Eu, é claro, não assinei coisa alguma”, segue Monteiro que afirmou ter demonstrado interesse na proposta apenas para ver até onde a agência iria.

  10. Air Algérie AH5017: “Confirmo que caiu”, diz fonte oficial

    Do Publico.pt

     

    Avião da Air Algérie com 116 pessoas a bordo despenhou-se

    Em Actualização:

    24/07/2014 – 10:22

    Divulgada parte das nacionalidades dos seguiam a bordo. Não foi ainda dito onde estão os destroços.

      

    O avião da Air Algérie com 116 pessoas a bordo, que desapareceu dos radares quando sobrevoava o Norte do Mali, despenhou-se. “Confirmo que caiu”, disse uma fonte oficial argelina às agências noticiosas internacionais.

    A fonte não quis, porém, dar mais pormenores sobre o desastre, o segundo da aviação civil em 24 horas – na quarta-feira um aparelho despenhou-se devido ao mau tempo em Taiwan, matando 48 pessoas. 

    O voo AH 5017 fazia a ligação entre Ouagadougou, a capital do Burkina Faso, e Argel, a capital argelina. “Os serviços de navegação aérea perderam o contacto [com o avião] aos 50 minutos de voo”, anunciou, de manhã, a companhia. O aparelho partira à 1p7 (00p7 em Portugal continental) e não chegou a Argel à hora prevista, 5p0 (4p0 da manhã).

    A empresa privada de aviação espanhola Swiftair confirmou que se tratava de um dos seus aviões fretado pela Air Algérie, e que era um MD83. A Swiftair especificou que os dois pilotos e os quatro tripulantes de cabine são espanhóis. 

    Numa conferência de imprensa em Ouagadougou, uma representante da Air Argélie, Kara Terki, avançou que muitos dos passageiros se dirigiam para Argel para apanhar outros aviões que os levariam à Europa, Médio Oriente e Canadá. Deu a lista parcial das nacionalidades: 50 franceses, 24 cidadãos do Burkina Faso, oito libaneses, quatro argelinos, dois luxemburgueses, um belga, um suíço, um camaronês, um ucraniano e um romeno.  Mas no Líbano as autoridades avançaram que estavam dez libaneses no AH 5017.

    Uma fonte da empresa argelina explicou à AFP, sob anonimato, que o avião se aproximava já de território da Argélia quando, devido à fraca visibilidade, a torre de controlo pediu ao comandante para fazer um desvio de rota para evitar riscos de colisão com outro avião. “O avião não estava longe da fronteira argelina quando foi pedido à tripulação que se desviasse devido à má visibilidade e para evitar o risco de colisão com outro avião que fazia a ligação Argel-Bamako”, disse a fonte da AFP. “O sinal perdeu-se na mudança de rota”.

    O aparelho sobrevoava a região de Gao quando desapareceu. As autoridades da aviação do Burkina Faso explicaram que já tinham passado o voo à torre de controlo de Niamey, no Níger. Uma fonte diplomática em Bamako, a capital do Mali, disse à Reuters que o Norte do país esteve, nas horas em que o avião sobrevoou a zona, debaixo de uma “poderosa” tempestade de areia.

    Em Ouagadougou foi criada uma unidade de crise, para prestar informações e apoio aos familiares dos passageiros. Issa Saly Maiga, que chefia a aviação civil do Mali, disse que já estão em curso mecanismos de busca ao avião, mas acautelou. Ainda não foi revelado se os destroços foram detectados e onde. Pouco antes da confirmação da queda do avião a França anunciara que dois caças Mirage 2000 que integram o contigente que tem na África Ocidental iriam sobrevoar a zona onde o aparelho perdeu o contacto com a torre, de forma a perceber onde teria caído.

     

  11. Brasil convoca a consulta a embajador en Israel

    Brasil convoca a consulta a embajador en Israel

    El Ministerio de Relaciones Exteriores de Brasil considera inaceptable violencia entre Israel y Palestina. (foto: Archivo)

    La nación suramericana condenó el ataque desproporcionado por parte del Ejército israelí contra la Franja de Gaza, que ha cobrado la vida de más de 600 personas en dos semanas de bombardeos e incursiones terrestres.

     

    El Gobierno de Brasil informó este miércoles que llamó a consulta a su embajador en Tel Aviv, Henrique Sardinha Pinto, ante la ofensiva militar lanzada por Israel contra la Franja de Gaza.

    Un comunicado hecho público por el Ministerio de Relaciones Exteriores considera “inaceptable la escalada de violencia entre Israel y Palestina”, y condenó el uso desproporcionado de la fuerza contra la Franja de Gaza.

    Se trata del segundo comunicado lanzado por la Administración de Brasil desde el inicio del conflicto desde hace dos semanas, luego de que los bombardeos e incursiones militares en territorio palestino ocasionaron la muerte de más de 600 personas y al menos cuatro mil heridos.

    Ecuador y Chile también han convocados a sus cancilleres para consultar sobre la crisis en Palestina, y en el caso de la nación austral se estudia la posibilidad de congelar las relaciones comerciales y diplomáticas como medida de presión para el cese de hostilidades.

    Por su parte, el Consejo de Derechos Humanos de las Naciones Unidas aprobó una resolución de protección para Palestina, además de iniciar las investigaciones relativas al ataque de Israel contra civiles.

    La comunidad internacional se ha pronunciado en su mayoría para rechazar los ataques armados contra la Franja de Gaza e instó a las partes involucradas a retomar los diálogos suspendidos recientemente por el primer ministro israelí, Benjamín Netanyahu.

    http://www.telesurtv.net/articulos/2014/07/23/brasil-convoca-a-consulta-a-embajador-en-israel-4268.html

     

  12. Policiais disfarçados espionaram família de Jean Charles

    Policiais disfarçados espionaram família de Jean Charles Menezes, diz jornal

    Em 2005, o brasileiro Jean Charles de Menezes foi confundido com um terrorista e morto pela polícia britânica em uma estação de metro em Londres

    Em 2005, o brasileiro Jean Charles de Menezes foi confundido com um terrorista e morto pela polícia britânica em uma estação de metro em Londres

    Policiais disfarçados espionaram familiares de vítimas de brutalidade ou negligência da guarda metropolitana de Londres, no Reino Unido, segundo o jornal “Guardian”. Entre eles estariam parentes de Jean Charles Menezes, brasileiro morto pela polícia britânica em 2005 ao ser confundido com um terrorista.

    As famílias de Jean Charles de Menezes, Cherry Groce e Ricky Reel foram informadas pela Scotland Yard de que tinham sido alvo de “monitoramento inadequado”. O relatório com as informações será divulgado nesta quinta-feira (24) pela polícia britânica, afirma o jornal.

    A Scotland Yard alega, no entanto, que as famílias não foram alvo de operações específicas de espionagem. A autoridade informou que “informações sobre elas foram coletadas e guardadas inadequadamente” por agentes infiltrados em grupos políticos. 

    A revelação da espionagem vem à tona junto com a conclusão de uma investigação no Reino Unido sobre a falta de respeito a regras e leis no uso de policiais disfarçado pelo SDS (sigla em inglês para Esquadrão de Demonstração Especial) da guarda metropolitana.

    Cherry Groce foi morta em 1985 com um tiro dado por um policial que fazia buscas na sua residência. A morte dela fez eclodir na época uma série de protestos nas ruas e levou o chefe da guarda metropolitana londrina a fazer um pedido público de desculpas.

    Ricky Reel foi morto aos 20 anos em 1997 supostamente após ser atacado por racistas. A guarda metropolitana, na época, afirmou que a morte tinha sido acidental. A família de Reel, desde então, critica as autoridades, acusando-as de não levarem as investigações adiante pela vítima ser um descendente asiático.

    A mãe do jovem, Sukhdev Reel, disse ao “Guardian” que ficou chocada ao saber que o SDS tinha informações sobre seus passos em dez relatórios diferentes. A Scotland Yard não teria explicado a ela, no entanto, o teor dos relatórios.

    http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2014/07/23/policiais-disfarcados-espionaram-familia-de-jean-charles-menezes-diz-jornal.htm

  13. Sobrinha de Fidel Castro estava em avião argelino que caiu

    Sobrinha de Fidel Castro estava em avião argelino que caiu no Mali

    do UOL 

    Autoridades de Burkina Fasso confirmaram que Mariela Castro, sobrinha do ex-ditador cubano Fidel Castro, estava entre os passageiros do voo da Air Algérie que caiu no Mali nesta quinta-feira. Mariela é filha do dirigente cubano Raúl Castro, irmão de Fidel.

     O voo AH5017 havia partido de Uagadugu, capital de Burkina Fasso, em direção a Argel, capital argelina, mas sumiu dos radares 50 minutos após a decolagem. Estavam a bordo do MD-83 110 passageiros e seis tripulantes.

    Equipes francesas estacionadas no Mali localizaram os destroços do avião no meio do caminho entre as cidades de Gao e Kidal, uma zona desértica de acesso difícil.

    “Os serviços de navegação aérea perderam o contato com um avião da Air Algérie que voava nesta quinta-feira de Uagadugu a Argel, 50 minutos após a decolagem”, anunciou a companhia aérea, cujas informações foram divulgadas pela APS, agência estatal de notícias da Argélia.

     

    De acordo com o ministro dos Transportes de Burkina Fasso, Jean Bertin Ouedrago, o piloto do AH5017 pediu para mudar de rota à 1p8 por causa de uma tempestade. O avião enviou sua última mensagem por volta de 1p0, quando fez a solicitação ao controle aéreo de Níger, justificando que havia fortes chuvas na região.

    Um diplomata em Bamaco (capital do Mali) afirmou que uma forte tempestade de areia atingiu o norte malinês, região que está na rota de voo do avião, durante a noite.

    As autoridades argelinas informaram que seu último contato com o voo se deu a 1p5 quando o avião passava por Gao (Mali) e sumiu dos radares.

    http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/07/23/aviao-cai-em-taiwan-durante-pouso-de-emergencia-51-morrem.htm

    Autoridades de aviação de Burkina Faso, Mali, Níger, Argélia e Espanha também participavam das buscas.

    Burkina Faso fica ao sul da Argélia, e suas capitais estão distantes em uma linha quase reta passando pelo Mali –o norte do país enfrenta conflitos envolvendo islâmicos ligados à Al Qaeda e separatistas Tuareg.

    O incidente é mais uma na sequência de ocorrências aéreas internacionais dos últimos dias. Na semana passada, um avião da Malaysia Airlines com 298 pessoas  (a maioria cidadãos da Holanda) caiu no leste da Ucrânia quando voava de Amsterdam (Holanda) para Kuala Lumpur (Malásia). O governo dos Estados Unidos acusa separatistas pró-Rússia que controlam a região de terem derrubado o Boeing  777 que fazia o voo MH17.

    Na quarta (24), um avião da TransAsia Airways caiu nas ilhas Penghu, em Taiwan, com 58 pessoas (a maioria de Taiwan)–ao menos 48 morreram. O avião que fazia o voo GE222 tentava fazer um pouso de emergência quando caiu. Ainda não há confirmações sobre as causas do acidente, mas acredita-se que a passagem do tufão Matmo pela região tenha complicado as condições de tráfego aéreo. (Com agências internacionais)

    http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2014/07/24/sobrinha-de-fidel-castro-estava-a-bordo-de-aviao-argelino-que-caiu-no-mali.htm

    1. Desculpem nossa falha

      Hija de Raúl Castro no viajaba en avión argelino desaparecido

      Mariela Castro, hija del presidente de Cuba, Raúl Castro, no se encontraba en el avión de Air Agelie, desaparecido esta madrugada en el noreste de Mali con 116 personas a bordo.

      En una entrevista con Telesur, la sobrina del líder de la Revolución Cubana, Fidel Castro, señaló que se encuentra en La Habana donde presentó a su colectivo de trabajadores del Centro Nacional de Educación Sexual de Cuba, su tesis de doctorado sobre las personas transexuales.

      “En los próximos días veremos qué es lo que se pretende con ese tipo de noticia. Quizás los medios que las publicaron necesitaban un poco de publicidad, pero aquí estoy. Estoy vivita, coleando, feliz y saludable (…) Sinceramente no entiendo de dónde salió una noticia tan absurda como esta. Una vez más se confirma como hay medios que se dedican a desinformar y difundir mentiras (…) medios dedicados al show que recurren a este tipo de mecanismos absurdos”, sostuvo.

      Medios internacionales habían informado que Mariela Castro era parte de los pasajeros de dicha aeronave, basados en una información por el aeropuerto de Burkina Faso en su portal web y en su página de Facebook.

      Asimismo, indicó que coordinará esfuerzos con Air Algerie, compañía para la que operaba el vuelo, que partió de la capital de Burkina Faso con destino a Argel, y prestará toda la asistencia necesaria a las autoridades para esclarecer las causas de este incidente.

      Air Argelie confirmó que el avión, perteneciente a la compañía española Swiftair, perdió el contacto con los radares 50 minutos después de su despegue, cuando sobrevolaba la región de Gao, en Mali.

  14. Premiê ucraniano entrega renúncia ao Parlamento

    Premiê ucraniano entrega renúncia ao Parlamento

     

    KIEV (Reuters) – O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseny Yatseniuk, entregou sua renúncia ao Parlamento nesta quinta-feira depois de repreender os políticos por não aprovarem leis sobre energia e orçamento para aumentar o financiamento do Exército.

    “Anuncio a minha renúncia em conexão com o colapso da coalizão e o bloqueio às iniciativas do governo”, disse ele ao Parlamento.

    Dois partidos ucranianos anunciaram horas antes sua saída da coalizão majoritária no Parlamento para permitir que o presidente Petro Poroshenko convoque nova eleição e “livre” a Casa do que um político qualificou como “agentes de Moscou”.

    Políticos e ativistas se queixam de que a Ucrânia, embora tenha um novo presidente, ainda precisa eleger um novo Parlamento, algo que não foi feito depois da derrubada em fevereiro do presidente Viktor Yanukovich, aliado da Rússia, e também acusam os aliados do líder deposto de prejudicar a atividade parlamentar.

    De acordo com a Constituição ucraniana, o Parlamento tem 30 dias para tentar uma nova coalizão. Se isso fracassar, o presidente então dissolve a Casa e convoca eleições.

    (Reportagem de Elizabeth Piper e Natalia Zinets)

    http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2014/07/24/premie-ucraniano-entrega-renuncia-ao-parlamento.htm

     

  15. Lei promulgada por Aécio

    Lei promulgada por Aécio Neves dá nome de aeroporto em MG ao tio-avô do presidenciável

    Proposta foi apresentada por deputado tucano, aliado do candidato do PSDB

    Aécio Neves e Domingos Sávio (à direita) estão envolvidos politicamente com o aeroporto de Cláudio, em Minas Gerais Montagem R7

    Uma lei promulgada por Aécio Neves quando era governador de Minas Gerais em 2009 dá o nome do tio-avô do presidenciável, Deputado Oswaldo Tolentino, ao aeroporto construído no município de Cláudio. A obra foi realizada a um custo de aproximadamente R$ 14 milhões durante a gestão do tucano à frente do Estado.

    O projeto que deu o nome ao aeroporto foi apresentado anteriormente pelo então deputado estadual, e hoje federal, Domingos Sávio (PSDB), em março de 2009. Na sua proposição na Assembleia de MG, Sávio justifica a denominação do aeroporto já que, naquele local, Oswaldo Tolentino “fora o primeiro claudiense a nele pousar com seu próprio avião, de nome Aeronca, em meados de 1953”.

    Após a aprovação pela Assembleia mineira, Aécio promulgou lei em 15 de setembro do mesmo ano. O aeroporto ainda não possui autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para funcionar.

    Leia mais notícias de Eleições

    O terreno está sendo contestado na Justiça por outro tio-avô do senador, Múcio Tolentino, que recebeu um valor que considerou inadequado do governo mineiro. Atualmente, a posse da propriedade onde o aeroporto foi construído está sendo discutida juridicamente.

    Aécio publica nota para explicar construção de aeroporto

    Aeroporto em fazenda da família de Aécio Neves custou R$ 14 milhões

    Sávio, que é próximo a Aécio Neves, postou em junho deste ano uma foto em seu perfil do Twitter em um voo junto ao candidato tucano à Presidência.

    Leia a íntegra da lei promulgada por Aécio Neves:

    “LEI Nº 18.386, DE 15 DE SETEMBRO DE 2009.
    Dá denominação ao aeroporto localizado no Município de Cláudio.
    O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS,
    O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei:
    Art. 1deg. Fica denominado Aeroporto Deputado Oswaldo Tolentino o aeroporto localizado no Município de Cláudio.
    Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
    Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 15 de setembro de 2009; 221º da Inconfidência Mineira e 188º da Independência do Brasil.
    AÉCIO NEVES”

    Leia abaixo a íntegra do projeto de lei apresentado pelo deputado Domingos Sávio em março de 2009:

    “PROJETO DE LEI Nº 3.070/2009
    Dá a  denominação de Deputado Oswaldo Tolentino ao aeroporto situado no Município de Cláudio.
    A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
    Art. 1º – Fica  denominado Deputado  Oswaldo  Tolentino o aeroporto localizado no Município de Cláudio.
    Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
    Sala das Reuniões, 4 de março de 2009.
    Domingos Sávio

    Justificação: Visa este projeto de lei a dar denominação ao aeroporto  de  Cláudio, prestando justa homenagem  ao  ex-Deputado Oswaldo  Tolentino, um dos filhos mais ilustres do Município, que foi o primeiro claudiense a nele pousar com seu próprio avião,  de nome Aeronca, em meados de 1953.
    Oswaldo Tolentino tinha um carinho muito especial com o Município de Cláudio, tendo conseguido, entre outras coisas, recursos  para  a construção do fórum municipal. A viúva do  ex-Deputado Oswaldo Tolentino, Júlia Braga  Tolentino, mantém  até hoje, em Cláudio, a casa da família e a Fazenda Casa Rosada.
    – Publicado, vai o projeto às Comissões de  Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.”

    http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/lei-promulgada-por-aecio-neves-da-nome-de-aeroporto-em-mg-ao-tio-avo-do-presidenciavel-24072014

  16. DF: tucano quer ‘kit macho’ e chama Dilma de ‘presidanta’

    DF: tucano quer ‘kit macho’ e chama Dilma de ‘presidanta’

    Em sua página no Facebook, Sathler postou uma foto com o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), conhecido pelo discurso homofóbicoFoto: Facebook / Reprodução

    O candidato a deputado federal pelo PSDB no Distrito Federal Matheus Sathler, a exemplo de outros candidatos menos notórios, está usando as redes sociais para mostrar suas ideias polêmicas e se tornar uma opção conhecida para o eleitor. Com um discurso preconceituoso, o advogado gravou vídeos atacando gays e feministas e postou em sua página no Youtube. Em uma das gravações, ele propõe a criação do “kit macho” e do “kit fêmea”, para “ensinar” as crianças que “dois homens ou duas mulheres são família”.

    Ignorando conceitos de instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS), que rechaça o termo “homossexualismo”, pois homossexualidade não é doença, o candidato afirma que “prevenir o homossexualismo é melhor do que remediar”. “Eu me comprometo em criar o kit macho e também o kit fêmea, um nome carinhoso para poder rivalizar com o kit gay que está sendo distribuído nas escolas brasileiras, ensinando o homossexualismo ao seu filho a partir dos 4 anos de idade. Seu filho já vai ser educado que dois homens ou duas mulheres são família”, diz.

    Ao ser criticado na própria página do vídeo, Sathler – que se intitula “doutor” -, explica que, com seus kits, “a menina aprende a cuidar da casa, dos filhos, não desafiar o marido e o homem aprende a liderar a casa, a não ser violento, a ser fiel, trabalhador, exemplar”. Segundo ele, o kit terá “educação que previna quaisquer atitudes homossexuais e feministas”.

     

    O tucano também diz que “ninguém nasce homossexual” e que gays “são culpados e não vítimas de suas escolhas”. Sathler é rebatido pelos próprios internautas, que afirmam que “ninguém escolheria ser homo* em uma sociedade tão escrota, com pessoas como você, Matheus Sathler, que pregam ódio e intolerância contra minorias e mulheres”.

    publicidade

    Crítica a mulheres e à presidente
    Em outro vídeo, o candidato do PSDB direciona suas críticas à presidente Dilma Rousseff por seu discurso no Dia da Mulher. Segundo ele, o feminismo é “absurdo” e ele tem “orgulho” em ser chamado de machista. No vídeo, ele chama Dilma de “presidanta”.

    “Quando tive acesso a esse discurso da Dilma Rousseff, eu fiquei impressionado como ninguém se levantou para atacar esse discurso patético, feminista, absurdo e ridículo, e eu me senti profundamente motivado a rebater e a destruir esses argumentos. Eu quero começar com vocês, primeiramente, contra essa palhaçada da Dilma Rousseff querer ser chamada de presidenta. Na verdade é errado, na verdade ela não está querendo ser chamada de presidenta, mas de presidanta, uma justaposição de presidente com um animal irracional”, declarou.

    Em sua página no Facebook, Sathler postou uma foto com o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), conhecido pelo discurso homofóbico. O tucano também se descreve como “protestante, conservador e liberal econômico”.

    http://noticias.terra.com.br/eleicoes/df-tucano-quer-kit-macho-e-chama-dilma-de-presidanta,13e3684300967410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

  17. Deu merda.

    Exame de toque retal.

    <div id=”fb-root”></div> <script>(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1″; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));</script><div class=”fb-post” data-href=”https://www.facebook.com/photo.php?v=10202109823619828″ data-width=”466″><div class=”fb-xfbml-parse-ignore”><a href=”https://www.facebook.com/photo.php?v=10202109823619828″>Publicação</a> by <a href=”https://www.facebook.com/gramachoii”>Bruno Gramacho</a>.</div></div> 

  18. Isto é problema. O plástico no mar virou nossa cadeia alimentar

    Cientistas tentam entender o motivo de 99% do plástico dos oceanos ter sumido

    Por: Kelsey Campbell-Dollaghan  – para GIZMODO – 18 de julho de 2014 às 15:01

    Na semana passada, notícias estranhas surgiram na internet: muito do plástico que cientistas esperavam encontrar na superfície do oceano sumiu, e ninguém sabe exatamente para onde ele foi. Agora, os cientistas por trás dessa pesquisa compartilharam um mapa inédito do plástico no oceano na National Geographic – e ele pode ser a chave para solucionar esse mistério. Como o estudo publicado na The Proceedings of the National Academy of Sciences na semana explica, deveria ter mais plástico flutuando na superfície do oceano do que há atualmente. Mas a equipe liderada por Andres Cozar Cabañas navegou pelo mundo por nove meses coletando dados da superfície de todo o globo, e encontrou muito menos plástico do que esperava. E isso não é uma notícia boa. Isso é muito preocupante. Não é como se o plástico jogado no oceano sumisse sozinho. Em vez disso, é provável que ele esteja se quebrando em pedaços cada vez menores e tenha virado comida para os peixes. Isso significa que, graças à mágica da cadeia alimentar, nós também estamos comendo plástico – na verdade, existe um novo ecossistema baseado nesse plástico, chamado Platisfera. leia mais em: http://gizmodo.uol.com.br/plastico-oceano-sumido/

  19. Jovens de Israel recusam Exército: “Melhor ir para a prisão”

    Jovens de Israel recusam Exército: “Melhor ir para a prisão”

    É a primeira grande onda de recusa ao serviço militar desde 2001; os jovens não querem servir ao “Exército que comete crimes”

    Dafna Rothstein, em mobilização de jovens, em Tel AvivFoto: arquivo pessoal / Divulgação

    Em uma carta endereçada ao primeiro ministro Binyamin Netanyahu e ao público israelense, 60 jovens de ambos os sexos, de 16 a 19 anos, afirmam que pretendem se recusar a prestar serviço militar pois se opõem à ocupação dos territórios palestinos.

    Esta é a primeira grande onda de recusa ao serviço militar desde 2001, quando centenas de soldados da reserva se negaram a participar das ações militares de Israel na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, durante a segunda Intifada (levante palestino).

    A iniciativa, denominada Recusa 2014 (Seruv 2014), foi publicada neste domingo, 9, e, segundo integrantes do grupo, nas ultimas 24 horas o número de assinantes vem aumentando.

    “Nos territórios ocupados são cometidos diariamente atos definidos pela lei internacional como crimes de guerra “, declaram os jovens, “inclusive execuções extrajudiciais, construção de assentamentos em terras ocupadas, prisões sem julgamento, tortura, punição coletiva e distribuição desigual de recursos como eletricidade e água”.

    Itai AkninFoto: arquivo pessoal / Divulgação

    Polêmica
    A declaração dos jovens gera uma intensa polêmica na sociedade israelense, onde o serviço militar é obrigatório tanto para homens como para mulheres, depois de completarem 18 anos.

    Muitas vezes a polêmica adquire caráter violento e vários jovens entrevistados pelo Terra disseram que as reações que estão enfrentando “dão mêdo”.

    publicidade

    “Desde a publicação da nossa carta começamos a receber todos os tipos de insultos e até ameaças de morte por intermédio das redes sociais”, disse Itai Aknin, de 19 anos. Segundo ele, os integrantes do grupo “estão decididos” a não prestar serviço militar, apesar das pressões que estão sofrendo.

    Como porta-voz do grupo, Aknin é um dos jovens que mais se expõem. Nesta segunda feira ele foi entrevistado tanto no canal 2 da TV israelense como na radio Galei Israel.

    Em ambos os programas, ficou bem evidente o antagonismo e quase ódio de outros participantes contra a iniciativa. Um apresentador da rádio chamou o porta-voz de “moleque” durante a entrevista ao vivo. Na televisão, um dos participantes afirmou que a TV “nem deveria dar espaço para essa iniciativa desprezível”.

    “Não queremos participar dos abusos que o Exército comete contra os palestinos, queremos acabar com a ocupação”, disse Aknin. Ele acredita que a iniciativa pode influenciar outros jovens israelenses que estão prestes a se alistar no Exército.

    “Ao lerem a nossa carta, tenho certeza de que muitos jovens pensarão duas vezes antes de prestar serviço militar”, disse.

    “A guerra em Gaza, em 2008, foi o momento em que percebi que algo de muito errado estava acontecendo aqui”, contou, “naquela época, eu tinha 14 anos e me lembro que fiquei muito chocado quando descobri que o meu país estava bombardeando civis e matando inclusive crianças”.

    “Arrastei minha mãe para uma manifestação contra a guerra, em Tel Aviv”, disse. Aos 17 anos, ele começou a participar de manifestações conjuntas, de ativistas palestinos e israelenses, contra a construção do Muro na Cisjordânia.

    “Comecei a ir às manifestações em Bilin (aldeia palestina na Cisjordânia) e quando vi o que acontece lá ficou claro para mim que não posso, de maneira nenhuma, fazer parte do Exército”.

    “Melhor ir para a prisão”
    “Não tenho dúvida alguma de que é melhor ir para a prisão do que prestar serviço militar”, disse Udi Segal, de 18 anos.

    Udi SegalFoto: arquivo pessoal / Divulgação

    Segal, que mora em um kibutz (comunidade agricola) no norte de Israel, já recebeu a convocação para se alistar em julho deste ano.

    Muitos jovens são liberados do serviço militar por razões de saúde fisica ou mental.

    Segundo avaliações de especialistas, vários deles alegam problemas de saúde mental como estratégia para serem liberados do Exército.

    No entanto, Segal afirma que não pretende utilizar essa estratégia. “Quando chegar a hora de me alistar, pretendo dizer claramente que me recuso a prestar serviço militar por razões politicas, que sou contra a ocupação”, disse.

    “Não quero ajudar o Exército a tachar todos aqueles que se recusam como doentes mentais. Não sou doente mental. Não quero participar da repressão, da violência e da violação total de direitos humanos praticadas pelo Exército nos territórios ocupados”.

    “Pessoalmente acho que sou uma pessoa sã”, acrescentou.

    Militarismo
    Dafna Rothstein Landman, de 17 anos, está cursando o terceiro colegial em Tel Aviv e já recebeu a convocação para iniciar o serviço militar no próximo verão.

    Dafna RothsteinFoto: arquivo pessoal / Divulgação

    “Eu não poderia olhar para mim mesma se concordasse em servir o Exército”, disse.

    “Nós, os assinantes da carta, nos recusamos a prestar o serviço militar não só por sermos contra a ocupação mas também porque achamos que o Exército agrava o militarismo, o chauvinismo e a violência dentro da própria sociedade israelense”.

    “Até a educação que recebemos nas escolas é influenciada pelo Exército. Muitas vezes somos orientados a escolher matérias que podem nos garantir ‘um bom posto’ durante o serviço militar”, afirmou Landman.

    Seus pais ficaram preocupados com sua decisão. “Eles não gostaram da ideia pois temem que isso prejudique o meu futuro, mas sei que posso contar com o apoio deles”, concluiu.

    http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/jovens-de-israel-recusam-exercito-melhor-ir-para-a-prisao,0ef0e57639ca4410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

  20. A greve na USP e a ameaça de corte de ponto

    https://pt-br.facebook.com/greveusp2014

    http://pt-br.facebook.com/pages/Comiss%C3%A3o-de-Greve-USP/317250198428263

    Sobre um atentado ao direito de greve e uma violência aos servidores da USP

    Jorge Luiz Souto Maior(*)

    A Circular 12/2014 da CODAGE (Coordenadoria de Administração Geral) da USP constitui um atentado ao direito de greve e uma violência aos servidores da USP.

    O ato, aparentemente baseado em pressupostos jurídicos, apresentados em tese, tem, na verdade, o propósito de ameaçar os trabalhadores em greve, impondo-lhe um sentimento de medo.

    A Coordenadoria tenta escorar-se na legalidade, mas lida com o ordenamento jurídico de forma conveniente, pinçando apenas os aspectos que lhe interessa. Neste contexto, finge esquecer que a greve dos servidores, que é um direito fundamental, constitucionalmente assegurado, teve início porque a Administração da Universidade não cumpriu o preceito da Constituição Federal que garante aos servidores púbicos o direito à “revisão geral anual”, destinada à recomposição do poder aquisitivo da remuneração (art. 37, inciso X).

    A Administração da Universidade tenta fazer crer que não pode dar o reajuste porque o percentual máximo destinado aos gastos com pessoal já foi ultrapassado, como se o autor do ilícito pudesse ser beneficiado pela própria torpeza. Ora, a Administração da Universidade destinou verbas para várias finalidades indevidas e é completamente imprópria a discussão a respeito de quem, pessoalmente, foi o responsável por isso. A USP não é o reitor ou os membros do Conselho Universitário. Se houve gasto indevido a instituição deve arcar com os efeitos dessa situação, buscando, pela vias legais, a condenação pessoal dos eventuais responsáveis. O que não cabe é deixar de buscar essa responsabilização e ao mesmo tempo punir os trabalhadores, que nada tiveram com o ilícito praticado.

    E os equívocos administrativos na seara do orçamento são muitos, englobando, também, a própria falta de discussão a respeito da base de cálculo do orçamento, sobretudo em razão da expansão mal programada da Universidade, havida nos últimos anos.

    Em suma, a Universidade está em plena ilegalidade frente aos seus compromissos salariais com servidores e professores e tenta fazer crer que os trabalhadores em greve é que estão cometendo alguma ilegalidade.

    Mas que fique bastante claro: do ponto de vista estritamente jurídico, os trabalhadores (servidores e professores) não estão em greve por melhores condições de trabalho. De fato, estão em greve como forma de resistir à ilegalidade cometida pela Universidade, tentando, pela ação política (autorizada por lei), recompor a autoridade da ordem constitucional.

    Lembre-se que a ilegalidade da Administração ainda se torna maior quando esta se recusa a implementar uma negociação efetiva com as categorias em greve.

    Na realidade vivenciada na USP é inconcebível sequer sugerir que a greve de servidores e professores (com apoio essencial dos estudantes) seja ilegal ou abusiva e tanto a Administração da Universidade sabe disso que até hoje, passados 57 (cinquenta e sete) dias, não se predispôs a entrar com ação na Justiça para interromper a greve por decisão judicial.

    E artificializar a situação fez tão mal à Administração da Universidade que esta acabou aprofundando-se na ilegalidade ao tentar “massacrar” aqueles que deveria tratar como a essência da instituição (os servidores e professores), mas que passou a considerar como adversários a serem abatidos.

    Em meio ao contexto das ilegalidades cometidas, a Administração da Universidade viu-se legitimada a invocar a Lei n. 7.783/89 para ameaçar os servidores com o corte de salário e para chamar de “ímprobos”, ou seja, desonestos, os trabalhadores que registram seu comparecimento ao local de trabalho, mas que não trabalham.

    Ora, a Lei n. 7.783/89, que em muita medida já é restritiva do direito constitucional de greve, deve ser aplicada por inteiro e não seletivamente, devendo ser considera, também, a experiência jurisprudencial que lhe diz respeito.

    Do ponto de vista concreto, somente há desconto de salário na greve quando esta é considerada ilegal ou abusiva. Do contrário, a jurisprudência trabalhista jamais recusa aos trabalhadores em greve considerada legal o direito ao salário.

    Conforme Ementa, da lavra do Dr. Rafael da Silva Marques, aprovada no Congresso Nacional de Magistrados Trabalhistas, realizado em abril/maio de 2010: “não são permitidos os descontos dos dias parados no caso de greve, salvo quando ela é declarada ilegal. A expressão suspender, existente no artigo 7º. da lei 7.783/89, em razão do que preceitua o artigo 9º. da CF/88, deve ser entendida como interromper, sob pena de inconstitucionalidade, pela limitação de um direito fundamental não-autorizada pela Constituição federal”.

    Ora, se a greve é um direito fundamental não se pode conceber que o seu exercício implique o sacrifício de outro direito fundamental, o da própria sobrevivência. Lembrando-se que a greve traduz a própria experiência democrática da sociedade capitalista, não se apresenta honesto impor um sofrimento aos trabalhadores que lutam por todos, que, direta ou indiretamente, se beneficiam dos efeitos da greve.

    Para negar aos trabalhadores o direito ao recebimento de salário no período em que exercem o direito de greve escora-se em previsão contida na Lei n. 7.789/89, que assim dispõe:

    “Artigo 7º – Observadas as condições previstas nesta Lei, a participação em greve suspende o contrato de trabalho, devendo as relações obrigacionais, durante o período, ser regidas pelo acordo, convenção, laudo arbitral ou decisão da Justiça do Trabalho.”

    Imagina-se que este dispositivo tenha retirado dos trabalhadores o direito de recebimento de salário durante o período da greve, mas de fato, vale reparar, não há disposição expressa neste sentido. Aliás, nem poderia ser diferente porque a perda do salário só se justifica em caso de falta não justificada ao trabalho e é mais que evidente que a falta de trabalho, decorrente do exercício do direito de greve, está mais que justificada, afinal a greve é um direito do trabalhador.

    Quando o trabalhador está exercendo o direito de greve sequer se pode falar em “falta ao trabalho”, vez que a greve pressupõe ausência de trabalho e não ausência ao trabalho. Os trabalhadores em greve comparecem ao local de trabalho, para fazerem suas manifestações e reivindicações.

    Neste sentido, aliás, fazer constar a presença nos registros de freqüência não é desonestidade alguma, até porque há várias modalidades de greve, dentre elas, por exemplo, a conhecida “operação tartaruga”. O trabalhador em greve, idealmente, deve comparecer ao local de trabalho e não trabalhar e se comparece pode, e deve, registrar sua presença, pois a greve, legalmente falando, é ausência de trabalho e não fuga do local de trabalho.

    É interessante perceber que em alguns locais de trabalho a experiência humana, dos pontos de vista cultural, acadêmico, político e democrático, é muito mais intensa nos períodos de greve, quando se deixa de lado o trabalho burocratizado, mecanizado, e se estabelece um debate aberto sobre a própria estrutura na qual o trabalho se insere.

    Tratando, ainda, da questão jurídico-formal, cumpre acrescentar que na lei não há diferença entre interrupção e suspensão do contrato de trabalho, embora a doutrina tenha criado essa diferenciação em razão da expressão trazida como denominação do Capítulo IV da CLT: “Da Suspensão e da Interrupção”.

    O fato é que embora o nome do Capítulo seja o acima aludido, a própria CLT não definiu as figuras em questão. Por esforço classificatório, a doutrina nacional tratou de separar as hipóteses. Mas, sem o pressuposto de uma definição legal, formou-se na doutrina uma divergência a respeito do assunto, pois para alguns a suspensão seria caracterizada pela ausência total de efeitos jurídicos[1] enquanto que para outros a produção de alguns efeitos não a descaracterizaria[2]. Para estes últimos, o elemento diferenciador seria apenas o recebimento, ou não, do salário, com a conseqüente contagem do tempo de serviço.

    Na verdade, a discussão acadêmica acerca do melhor critério para separar interrupção e suspensão tem pouca ou nenhuma importância, pois os efeitos jurídicos atribuídos a cada situação devem ser determinados na lei.

    Assim, quando a Lei n. 7.783/89 traz a expressão suspensão não se pode atribuir a ela os efeitos jurídicos postos por uma classificação de caráter doutrinário, que sequer se apresenta de forma unânime.

    O que importa, unicamente, é saber o que a lei considera suspensão da relação de emprego e quais efeitos jurídicos são por ela, a lei, mantidos vigentes durante o período correspondente, sabendo-se que o efeito da manutenção da relação de emprego está sempre presente.

    Neste aspecto não pode haver dúvida de que a Lei n. 7.783/89, em nenhum momento, autorizou o desconto dos salários no período da greve. O que diz a Lei é: “…devendo as relações obrigacionais, durante o período, ser regidas pelo acordo, convenção, laudo arbitral ou decisão da Justiça do Trabalho.” – grifou-se

    Ora, o que se estabelece é que os efeitos obrigacionais não estão fixados pela lei. Assim, não pode o empregador, unilateralmente, dizer que está desobrigado de pagar salários durante a greve, pois não terá base legal nenhuma a embasá-lo.

    E, como se está procurando demonstrar, o direito do recebimento de salário é um efeito obrigacional inegável na medida em que, por lei, o não recebimento de salário somente decorre de falta injustificada ao serviço, ao que, por óbvio, não se equipara a ausência de trabalho em virtude do exercício do direito de greve. É evidente que o exercício de um direito fundamental, o da greve, não pode significar o sacrifício de outro direito fundamental, o do recebimento de salário.

    A interpretação extensiva dos termos da lei, implicando na negativa ao direito de recebimento de salários, é imprópria mesmo sob o prisma das técnicas de interpretação do direito comum, quando mais em se tratando de um direito social. É evidente que a preocupação do legislador, ao dizer que a greve “suspende o contrato de trabalho”, foi a de dar ênfase à preservação da relação de emprego, evitando que o empregador considerasse os dias parados como faltas ao trabalho e propugnasse pela cessação dos vínculos jurídicos. É o que consta, ademais, com todas as letras no parágrafo único do artigo 7º., da lei em questão: “É vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos, exceto na ocorrência das hipóteses previstas nos artigos 9º e 14.”

    Lembre-se que as ameaças econômicas, como represálias à adesão a atividades sindicais – e a greve é a principal delas – para intimidar e gerar medo nos trabalhadores, constituem atos antissindicais, tais como definidos na Convenção 98 da OIT (ratificada pelo Brasil, em 1952), que justificam, até, a apresentação de queixa junto ao Comitê de Liberdade Sindical da referida Organização.

    Em suma, ainda que em tese se pudesse sustentar que a greve suspende os contratos de trabalho, gerando o não pagamento de salários, não se aplicaria tal interpretação jurídica ao caso concreto vivenciado na greve da USP, ainda mais porque a manutenção dos salários está integrada ao patrimônio jurídico dos servidores como efeito do direito consuetudinário. Lembrando-se também que o direito não existe em abstrato, vale reparar que o argumento a favor do desconto dos salários no contexto atual serve unicamente para causar mal estar aos trabalhadores que, sabidamente, estão integrados a uma greve legal, que mesmo sob a lógica da posição assumida pela Universidade não geraria esse efeito, ainda que a greve fosse judicializada. Ademais, nenhum direito pode ser exercido com o propósito exclusivo de causar sofrimento ao outro, ainda mais quando se pretende por esse sofrimento persuadir o cidadão a abrir mão de um bem, constitucionalmente assegurado como um direito fundamental.

    Esperava-se que Universidade assumisse o grave problema da ausência de reajuste salarial que a má administração gerou aos trabalhadores, que são, como deveria saber, a essência da instituição, e que buscasse os meios necessários para solucionar a questão, negociando de forma clara e direta com as categorias em greve, e não que tentasse mascarar os próprios erros, jogando sobre os ombros dos trabalhadores o peso de uma pretensa ilegalidade, avaliada a partir de uma visão seletiva e conveniente do ordenamento jurídico, e que cometesse, ainda, o despropósito de violentar os trabalhadores com a acusação rasteira e desrespeitosa da desonestidade.

    Não sendo assim, o mínimo que se pode aguardar no presente momento, para que a crise não se instaure de forma incontornável na Universidade, é que a Coordenadoria de Administração Geral tenha a grandeza de rever seu posicionamento.

    São Paulo, 23 de julho de 2014.

    (*) Professor livre-docente da Faculdade de Direito da USP.

    [1]. SÜSSEKIND, Arnaldo e outros. Instituições de Direito do Trabalho. 21ª ed. Vol. 1. São Paulo: Ltr, 2003, p. 281 e 301.

    [2]. CATHARINO, José Martins. Contrato de emprego: comentários aos arts. 442/510 da CLT. 2a ed. Rio de Janeiro: Edições trabalhistas, 1965, p. 242; DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr. 2002. p. 1032.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador